quinta-feira, 21 de novembro de 2024

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Rouças

Por Joaquim A. Rocha





FERREIRA

 

FERREIRA, José António. Filho de Matias Ferreira e de Teresa de Jesus, lavradores, vilaverdenses. // Nasceu na freguesia de S. Paio de Azões, Vila Verde. // Sapateiro. // Tinha 55 anos, estava viúvo de Águeda Teresa de Jesus, morava no Campo da Feira, Vila de Melgaço, quando casou na igreja de Rouças a 21/11/1867 com Ana [Rosa], de 39 anos de idade, solteira, camponesa, roucense, residente no lugar de Cabreiros, filha de Manuel Joaquim Rodrigues, de Paderne, e de Ana Maria Esteves, de Rouças, residentes no dito lugar de Cabreiros. // Testemunhas: José da Costa, casado, e João Pedro Pereira, casado, rurais, moradores no lugar da Igreja. // Faleceu no lugar onde residia, Cabreiros, a 17/5/1884, somente ungido, por não poder receber os demais sacramentos, com 78 anos, casado com a dita Ana Rosa, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério particular de Rouças.  

 

FERREIRA, Manuel Francisco. Filho de Manuel José Ferreira (*) e de Maria Dias de Carvalho, do lugar de Queirão, Paderne. // Casou na igreja de Rouças a 13/9/1838 com Clara Rosa, filha de Manuel António de Castro e de Maria Joaquina Vaz, de Sobral de Cima. // Testemunhas: padre José Bernardino Durães, do lugar da Igreja, e José António Domingues, do lugar do Crasto. /// (*) Já defunto em 1838.

 

FIGUEIROA

 

FIGUEIROA, Agostinho de Castro Bulhão. // Foi senhor da Casa e Torre do Fecho, e também da Casa e Quinta da Boavista, em Rouças. // Casou com Maria Amália de Queiroz Gusmão, filha de Estêvão de Queiroz Machado de Vasconcelos Pimenta da Gama, nascido a 22/8/1775 (nono senhor da Casa do Hospital, sargento-mor da Praça de Monção, e comandante da 1.ª brigada das ordenanças da província do Minho, compreendendo essa Brigada as capitanias-mores de Melgaço, Fiães e Castro Laboreiro, entre outras, além de ter sido Governador Militar de Guimarães ao tempo da invasões francesas; a 29/9/1817 foi nomeado Governador da Praça de Melgaço pelo marechal de campo João Wilson, tomando posse a 9 de Outubro), e de Joaquina Verea Aguiar y Mosquera, galega.  

 

FIGUEIROA, Manuel António (Padre). Filho do sargento-mor Francisco Pinheiro Figueiroa, de Cavaleiros, e de Ângela Sarmento Falcão. Neto materno de António Rosa Marinho e de Mariana Sarmento Quiroga. // Foi cura da freguesia de Rouças e provedor da SCMM nos anos de 1763 e 1764. // Faleceu a 14/6/1775. // Foi sua herdeira universal a prima, Luísa Caetana Nistroza Sotomaior, casada com Agostinho, filho de Bernardo Pereira Sotomaior e de Maria Luísa de Castro, da Casa de Eiró de Baixo. // Nota: deve ter sido ele o principal obreiro da capela de São Mamede de Cavaleiros. 

 

FONSECA

 

FONSECA, José António. Filho de ------- Fonseca e de -----------------------------. Nasceu em Corçães a --/--/19--. // Faleceu a --/8/2000 (VM 1144).

 

FONSECA, Maria Isilda de Jesus. // Nasceu por volta de 1944. // Faleceu na União de Freguesias Vila e Rouças a --/--/2023, com 79 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1 de Abril de 2023).

 

FRAGA

 

FRAGA, Deolinda. Filha de Manuel Pires Fraga e de Rosa Alves. Nasceu em Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 57, de 13/7/1913).

 

FREITAS

 

FREITAS, António. Filho de José Maria de Freitas (Garrilha do Fecho) e de Maria Domingues Trigo. Nasceu a --/--/1---. 

 

FREITAS, António Manuel. Filho de Miguel de Freitas e de Maria Durães, de Surribas. N.p. de António de Freitas e de Dominga Gomes, do lugar da Devesa, São Paio; n.m. de Pedro Durães e de Jerónima Esteves, de Surribas, Rouças. // Estava viúvo de Maria Gomes, morava em Surribas, quando casou na igreja de Rouças a 13/6/1802 com Maria Genoveva, viúva de Manuel José Marques, de Paçô, filha de António Alves e de Caetana da Silva; neta paterna de Gregório Alves e de Maria Salgado, de Cavaleiros, e neta materna de Manuel da Silva e de Bernarda da Silva, da Vila de Melgaço. Testemunhas: José Domingues, do lugar do Crasto, José Joaquim Cardoso, de Cavaleiros, e Manuel de Freitas, de Surribas.       

 

FREITAS, Domingos José. Filho de João Manuel de Freitas e de Rosa Maria Esteves. N.p. de Manuel de Freitas e de Maria do Souto; n.m. de Simão Esteves e de Perpétua Esteves, todos rurais, de Surribas. // Casou na igreja de Rouças a 1/12/1847 com a sua conterrânea Maria Joaquina, lavradeira, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Vaz, do lugar de Requeixo. // Testemunhas: padre António Joaquim Monteiro, de Cavaleiros, e Manuel Caetano Alves Salgado, de Surribas. // Morreu naquele lugar a 21/10/1861, com 48 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Joaquina Domingues, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha. // A sua viúva faleceu a 7/5/1889, no lugar de Surribas, com todos os sacramentos, com setenta anos de idade, sem testamento, sem filhos (morreram antes dela), e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

FREITAS, Esmeralda. Filha de Manuel Francisco de Freitas e de Felicidade Rodrigues. Nasceu em Rouças a --/--/1929 (NM 14, de 26/5/1929).

 

FREITAS, Francisco. Filho de Manuel António de Freitas e de Joaquina Rosa Codesseira, de São Paio, moradores na Quinta de Eiró, na qualidade de caseiros. N.p. de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa de Carvalho; n.m. de José Joaquim Codesseira e de Inácia Joaquina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 13/9/1886 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Maria Rita Alves, proprietários da dita Quinta. // Casou na igreja de SMP a 26/1/1908 com Maria José, de 22 anos de idade, solteira, natural da Vila, filha de João Cândido Marinho e de Maria Delfina Ribeiro Dias. Testemunhas: António Cândido Esteves e Teresa de Jesus Rodrigues, proprietários. // Morreu na Vila de Melgaço a 9/2/1964. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1501, de 17/2/1964: «No passado domingo, 9 do corrente, faleceu nesta vila, com a idade de setenta e sete (77) anos, Francisco de Freitas, casado com Maria José Marinho. Pai de António, Diamantino, Cândido, José, Maria, Silvéria, Rosa, Margarida e Armanda…»

 

FREITAS, Francisco José. Filho de Manuel de Freitas e de Maria do Souto. N.p. de Miguel de Freitas e de Maria Durães, todos de Surribas; n.m. de Sebastião do Souto e de Juliana Vaz, de Santo Amaro, Prado. // Casou na igreja de Rouças a 18/6/1800 com Maria José, filha de Manuel Afonso e de Páscoa Domingues, do lugar do Crasto; neta paterna de Manuel Afonso e de Domingas Fernandes, do lugar de Meijoeira, Castro Laboreiro; e neta materna de Manuel Domingues e de Ana Maria Domingues, do lugar dos Carvalhos, Rouças. Testemunhas: Dr. Luís Soares Calheiros, da Vila de Melgaço, e o padre Manuel Gomes Fernandes, do lugar da Eira, Rouças.     

 

FREITAS, Jacinto. Filho de António de Freitas e de Maria Esteves, de Surribas. Neto paterno de António de Freitas e de Maria Codesseira, de São Paio; neto materno de Jacinto Esteves e de Francisca Durães, de Surribas, Rouças. // Estava viúvo de Gertrudes Domingues, morava no lugar de Surribas, quando casou na igreja de Rouças, a 27/9/1804, com Francisca Maria de Barros, filha de Manuel de Barros e de Maria de Castro, do lugar da Cavada; neta paterna de Jerónimo de Barros e de Isabel Quintela, do lugar de Lobiô, e neta materna de Pedro de Castro e de Rosa Pereira, de Cavada. Testemunhas: Manuel António de Barros, de Cavada, e António Joaquim da Silva, do lugar da Igreja.     

 

FREITAS, João Manuel. Filho de Manuel de Freitas e de Maria do Souto. N.p. de Miguel de Freitas e de Maria Durães, todos moradores em Surribas; n.m. de Sebastião do Souto e de Juliana Vaz, de Prado. // Casou na igreja de Rouças a 19/4/1807 com a sua parente no 3.º grau, Rosa Maria, filha de Simão Esteves e de Perpétua Esteves; neta paterna de Manuel Esteves e de Ana Durães, todos de Surribas, e neta materna de António Esteves e de Maria Vidal, do lugar do Telheiro. Testemunhas: José António Domingues, do lugar do Crasto, padre Manuel António Quintela, do lugar da Corga, e Francisco José de Freitas, de Surribas, todos roucenses.

 

FREITAS, José. Filho de Domingos José de Freitas e de Maria Joaquina Domingues, moradores em Surribas. N.p. de João Manuel de Freitas e de Rosa Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Vaz, de Requeijo. Nasceu a 27/9/1859 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Esteves e sua esposa, Maria Francisca de Freitas, do lugar do Paço, São Paio. // Faleceu a 30/12/1860 e foi sepultado na igreja.   

 

FREITAS, José Eduardo (Zé do Garrilha). Filho de Manuel Francisco de Freitas, natural de São Paio, e de Felicidade Rodrigues, natural de Rouças. Neto paterno de José Maria de Freitas e de Maria Trigo; neto materno de Delfina Rodrigues. Nasceu no lugar do Telheiro, Rouças, a 8/12/1935 (NM 259, de 27/1/1935). // Depois da 4.ª classe foi aprendiz de tipógrafo na oficina de Fabiano da Costa, na Calçada. Não sei em que circunstâncias lhe amputaram uma das pernas, obrigando-o a andar com uma perna de pau, depois substituída por uma de borracha. // Mais tarde foi para Lisboa, sendo admitido na Santa Casa da Misericódia, nos serviços de totoloto e totobola. // Casou com Maria da Glória ------ Matos Nunes. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1527, de 20/9/1964: «Na igreja das Mercês, da cidade de Lisboa, realizou-se no passado dia 5 o enlace matrimonial do nosso conterrâneo José Eduardo de Freitas, da freguesia de Rouças, com Maria da Glória Pinto de Matos Nunes. Paraninfaram o ato por parte do noivo o Professor Dr. Arsénio Cordeiro e sua esposa, Maria Raposo Cordeiro; e por parte da noiva, Dr. Carlos Dinis da Fonseca, provedor adjunto da SCML, e sua esposa, Maria da Purificação… Findo o ato religioso foi servido em casa dos padrinhos da noiva um primoroso copo-d’água, servido pela acreditada Confeitaria Inglesa, daquela cidade… Na sua viagem de núpcias visitaram Melgaço.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1600, de 26/6/1966: (diz-nos que nesse ano lhes nasceu um filho, ao qual puseram o nome de António Maria). // Em 1998 já estava aposentado; tinha um filho, António Maria, e um neto. // Além da sua casa em Lisboa, possuía também uma moradia em Felgueiras, terra da esposa, onde passava algum tempo durante o ano. // Nessa altura tinha quatro irmãs a viver na capital do país. 

 

FREITAS, Manuel António. Filho de Jacinto de Freitas e de Maria Francisca de Barros, residentes em Surribas. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 30/6/1834 com Teresa Maria, filha de Tiago Alves e de Maria Manuela Alves, da Vinha de Cima. // Testemunhas: Domingos José Gonçalves, casado, e João Pedro Pereira, também casado, ambos do lugar da Igreja. // Faleceu em Surribas a 29/1/1880, com todos os sacramentos, com 72 anos, viúvo da dita Teresa Maria, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério particular.  

 

FREITAS, Maria. Filha de Manuel Francisco de Freitas e de Felicidade Rodrigues. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917). 

 

FREITAS, Maria Ludovina. Filha de Manuel António de Freitas e de Joaquina Rosa Codesseira, de São Paio, caseiros na Quinta de Eiró. N.p. de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa de Carvalho; n.m. de José Joaquim Codesseira e de Inácia Joaquina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 8/2/1890 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Freitas, solteiro, e Maria Rita Alves, viúva, da Quinta de Eiró. // Faleceu a 9/10/1891.

 

FREITAS, Maria de Lurdes. Filha de Francisco de Freitas e de Maria Cândida Marinho. Nasceu em Rouças a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916). // Casou em 1940 com Artur José Pereira (o Roque), caiador, natural da Vila. // O seu marido morreu na Assadura, onde moravam, a 18/5/1963. // Com geração. 

 

FREITAS, Maria Regina. Filha de Manuel Francisco de Freitas e de Felicidade Rodrigues. Nasceu a --/--/19--. // Era a mais nova de sete irmãos. // Foi para Lisboa, onde casou com o médico Nuno Cánova Xavier. // Faleceu em Fevereiro de 2023 (ver A Voz de Melgaço de 1/3/2023, página 21).

 

FREITAS, Matildes. Filha de Domingos José de Freitas e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Rouças por volta de 1850. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Surribas a 2/4/1883, sem sacramentos, devido a estar alienada de seu juízo, com trinta e três anos de idade, casada com Manuel Caetano Fernandes, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

FREITAS, Perfeita de Nazaré. Filha de Manuel de Freitas e de Felicidade Rodrigues. Nasceu em Rouças a --/--/1932 (NM 144 -?-, de 3/4/1932).

 

FREITAS, Rosa Maria. Filha de Francisco José de Freitas e de Maria José Afonso. // Lavradeira. // Faleceu em Surribas a 28/10/1870, com todos os sacramentos, com 71 (!) anos de idade, casada com Manuel Caetano Alves Salgado, sem testamento, com três filhos, e foi sepultada na igreja.     

 

GAMA

 

GAMA, Ana Luísa. Filha de Francisco Diogo da Gama e de Rosa Maria de Abreu. // Lavradeira. // Faleceu em Paçô a 2/7/1876, com todos os sacramentos, solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GAMA, Antónia Maria. // Faleceu a 21/5/1857, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era solteira e morava em Paçô. // Foi sepultada na igreja. // Não deixou testamento. 

 

GAMA, António. Filho de Baltazar Batista da Gama e de Florinda Rosa Esteves, rurais, moradores em Paçô. N.p. de João Batista (exposto) e de Gertrudes Maria Abreu da Gama; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Maria Joaquina Gomes. Nasceu em Rouças a 13/2/1871 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e Marcelina Monteiro, solteiros, lavradores, roucenses. // Morreu a 20/2/1871 e foi sepultado na igreja.  

 

GAMA, António Batista. Filho de Baltazar Batista da Gama e de Florinda Rosa Esteves, moradores em Paçô. Neto paterno de João Batista e de Gertrudes Maria Abreu da Gama; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Maria Joaquina Gomes (ou Alves). Nasceu em Rouças a 7/3/1875 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Esteves e Joaquina Gomes, casados, lavradores, roucenses. // Rural. // Casou na igreja paroquial a 28/12/1903 com Clara Domingues, de 37 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Cubalhão, residente em Rouças, filha de Joaquina Domingues. // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu no lugar de Paçô, Rouças, a --/--/1920, com 45 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920).

 

GAMA, Baltazar Batista. Filho de João Batista (exposto) e de Gertrudes Maria Abreu da Gama, moradores em Paçô. Neto materno de Francisco [José] Diogo [da Gama] de Sousa, de Viladraque, Paços, e de Rosa Maria de Abreu, de Paçô, Rouças. Nasceu em Rouças a 24, ou 25, de Fevereiro de 1836, e foi batizado na igreja de Rouças pelo padre António de Santa Isabel Monteiro a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o sacerdote batizante, de Cavaleiros, e Guiomar [Ventura] de Abreu, solteira, de Paçô, tia materna do batizando. // Estava viúvo de Maria José Alves, natural de Chaviães, quando voltou a casar, na igreja da sua terra natal, a 31/3/1870, com Florinda Rosa, nascida em Rouças a 3/12/1840 e batizada dois dias depois, solteira, camponesa, residente em Paçô, filha de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, roucenses. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado e Manuel Caetano Alves. // Morreu no lugar de Paçô a 8/8/1883, com todos os sacramentos, sem testamento, deixando sete filhos (três da primeira esposa e quatro da última).   

 

GAMA, Gertrudes Maria. Filha de Francisco [José] Diogo da Gama e de Rosa Maria de Abreu, moradores no lugar de Paçô, Rouças. Nasceu por volta de 1792. // Casou na igreja de Rouças a 27/10/1827, na presença do padre João Durães, coadjutor da freguesia, com João Batista, lavrador, exposto na década de noventa do século XVIII na freguesia de Chaviães, Melgaço. // Testemunhas da boda: Frutuoso José de Castro, casado, e José Bernardino Durães, clérigo diácono, ambos do lugar da Igreja. // O casal residiu algum tempo no lugar de Paçô. // Ela faleceu a 22/1/1864, às dezanove horas, repentinamente, com cerca de 72 anos de idade, em casa de Antónia Joaquina Alves, viúva, do lugar do Escuredo, Chaviães. // O seu viúvo morreu na sua casa do Escuredo, Chaviães, a 7/10/1866, às dezoito horas, com cerca de 72 anos de idade, e foi sepultado na igreja de Chaviães. // Mãe de Baltazar Batista da Gama.    

 

GAMA, Guiomar Ventura. Filha de Francisco José Diogo da Gama e de Rosa Maria de Abreu. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Paçô a 28/3/1873, sendo ungida e confessada somente, devido a não poder receber o sagrado viático, com 65 anos de idade, solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GAMA, Isabel Ventura. Filha de Francisco [José] Diogo da Gama (de Sousa) e de Rosa Maria de Abreu (Domingues?). // Lavradeira. // Faleceu em Paçô a 7/2/1866, com 76 anos de idade, com todos os sacramentos, casada com Manuel José Esteves (ver em Cousso), com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. // O seu viúvo morreu em 1874.

 

GAMA, José. Filho de Baltazar Batista da Gama e de Florinda Rosa Esteves, moradores em Paçô. N.p. de João Batista e de Gertrudes Maria da Gama; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Maria Joaquina Gomes, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 21/9/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves, casado, e Marcelina Gomes, solteira, rurais, roucenses. // Morreu no lugar de Paçô a 10/2/1886, sem sacramentos, por estar alienado, e foi sepultado no cemitério da freguesia.  

 

GAMA, Manuel. Filho de Baltazar Batista da Gama e de Florinda Rosa Esteves, moradores no lugar de Paçô. Neto paterno de João Batista e de Gertrudes Maria da Gama; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Maria Joaquina Gomes. Nasceu a 29/8/1879 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Esteves e Maria de Sousa, casados, lavradores, roucenses.

 

GAMA, Maria. Filha de Baltazar Batista da Gama e de Florinda Rosa Esteves, residentes em Paçô. N.p. de João Batista e de Gertrudes Maria da Gama; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Maria Joaquina Gomes (ou Alves). Nasceu a 20/4/1877 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Esteves e Maria Joaquina de Sousa, moradores na Pombeira.  

 

GAMA, Vitorino. Filho de Baltazar Batista da Gama e de Florinda Rosa Esteves, lavradores, residentes em Paçô. N.p. de João Batista e de Gertrudes Maria Abreu da Gama; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Maria Joaquina Gomes. Nasceu a 11/4/1882 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Esteves e Maria Joaquina de Sousa, lavradores, de Rouças.

 

GARCIA

 

GARCIA, Teresa. Filha de ---------- Garcia e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1832. // Faleceu no lugar do Fecho a --/--/1912, com oitenta e um anos de idade (Correio de Melgaço n.º 30, de 29/12/1912).

 

GIL

 

GIL, Palmira. // Residiu em Rouças. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1494, de 15/12/1963: «na maternidade do hospital da SCMM deu à luz uma menina…»

 

GLÓRIA

 

GLÓRIA, João Antunes. Filho de ---------- Glória e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Bilhões, Rouças, a --/--/2000. // Deixou irmãos… // (VM 1138). 

 

GOMES

 

GOMES, Abeilard do Nascimento. Filho de Alfredo Augusto Gomes e de Felismina Adelaide Fernandes. Nasceu em Rouças a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 153, de 20/6/1915). 

 

GOMES, António. Filho de Manuel Joaquim Gomes e de Teresa de Jesus [Domingues], moradores em Cerdedo. // Faleceu a 9/11/1858, repentinamente, e foi sepultado na igreja.

 

GOMES, António (ou António Joaquim). Filho de Narciso Albano Gomes e de Maria Caetana de Castro, lavradores, residentes no lugar do Requeijo. Neto paterno de Lourenço José Gomes e de Escolástica Maria Alves Salgado; neto materno de José Caetano de Castro e de Maria José Fernandes. Nasceu em Rouças a 21/8/1875 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano de Castro e Claudina de Castro, solteiros, lavradores, roucenses. // Rural. // Casou na igreja de Rouças a 19/4/1908 com Porcina Domingues, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Domingues e de Maria Gomes (Monteiro), lavradores, do lugar de Oleiros. // Enviuvou a 12/7/1937. // Morreu em Rouças a 30/10/1942. // Com geração.  

 

GOMES, António (Gama). Filho de Filomena Gomes (*). Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Maria Esteves. // Faleceu no lugar de Cavaleiros, Rouças, a --/--/1995, com 82 anos de idade. // Pai de José António, casado com Flor da Luz Fontes, e de Fernanda, casada com Ladislau Alves. // Avô de Bernardete Gomes, estudante do ensino superior em 1995, e de Madalena Alves, médica, casada com o tenente do exército, Paulo Lourenço. /// (*) Durante dez meses recebeu o subsídio de lactação.

 

GOMES, António Manuel. Filho de Manuel Gomes e de Maria da Ribeira Coelho, do lugar de Barraço, Chaviães. N.p. de Domingos Gomes e de Isabel Esteves, do lugar da Igreja, Chaviães; n.m. de Francisco Coelho, da Vila de Melgaço, e de Brízida da Ribeira, de Barraço, Chaviães. // Casou na igreja de Rouças a 9/3/1801 com Antónia Maria, filha de António Alves Monteiro e de Úrsula de Abreu, de Paçô; neta paterna de António Alves Monteiro e de Ana Pereira, de Cavaleiros, e neta materna de Manuel de Abreu e de Joana Fernandes, de Paçô, Rouças. Testemunhas: José António Domingues, do lugar do Crasto, e Francisco Xavier Domingues, de Cerdedo.     

 

GOMES, Bento. // Nasceu na Galiza por volta de 1826. // Lavrador. // Estava viúvo de Maria Rosa Pitães (ver em São Paio), morava em Eiró, quando casou na igreja de Rouças a 28/12/1868, com Maria [Justina] Gonçalves, nascida em Eiró a 4/10/1831 e batizada na igreja de Rouças quatro dias depois, solteira, camponesa, moradora no lugar onde nascera, filha de Maria José Gonçalves, solteira, camponesa, roucense. Testemunhas: padre Manuel José Alves Salgado, de Surribas, e Manuel Caetano Alves, casado, lavrador, do Telheiro. // Morreu a 25/12/1908, no lugar do Val, com todos os sacramentos, com 82 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Justina Gonçalves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial de Rouças.   

 

GOMES, Caetano. Filho de Manuel Joaquim Gomes e de Teresa de Jesus Domingues, moradores em Cerdedo. N.p. de Manuel José Gomes e de Rosa Maria Vaz, de Cavencas, São Paio; n.m. de Manuel José Domingues e de Isabel Durães, de Cerdedo, Rouças. Nasceu a 16/6/1859 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Lina Durães e seu filho, Manuel Vaz, de Cavencas. // Faleceu a 21/8/1860 e foi sepultado na igreja.    

 

GOMES, Clara. Filha de Manuel Joaquim Gomes e de Teresa de Jesus Domingues, lavradores. N.p. de Manuel José Gomes e de Rosa Maria Vaz, de Cavencas, São Paio; n.m. de Manuel José Domingues e de Isabel Durães, de Cerdedo, Rouças. Nasceu no lugar do Cerdedo a 20/10/1855 e foi batizada pelo padre José Bernardino Durães a 22 desse mês. Padrinhos: Lina Durães e seu filho, Manuel Vaz, de Cavencas. // Morava com seus pais no lugar da Devesa, São Paio, quando casou a 26/4/1875 com José Maria, de 36 anos de idade, lavrador, do Pombal, São Paio, filho de Manuel Luís Alves e de Maria Teresa Esteves, lavradores, desse lugar. 

 

GOMES, Claudina. Filha de Narciso Albano Gomes e de Maria Caetana de Castro, moradores em Requeijo. N.p. de Lourenço José Gomes e de Escolástica Maria Alves Salgado; n.m. de José Caetano de Castro e de Maria José Fernandes, todos lavradores, roucenses. Nasceu a 12/8/1872 e foi batizada a 18 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim Gomes, solteiro, comerciante em Valença (representado por António Caetano de Castro, solteiro, lavrador, de Rouças) e Claudina de Castro, solteira, camponesa, roucense.   

 

GOMES, David Firmino. Filho de Adelino Gomes e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Rouças a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 82, de 11/1/1914).

 

GOMES, Elisa Augusta. Filha de Alfredo Augusto Gomes e de Felismina Adelaide Fernandes, naturais da Vila de Melgaço, moradores no lugar de Corçães. Neta paterna de Ana Domingues Gomes; neta materna de Francisco Caetano Fernandes e de Angelina Cândida Esteves. Nasceu em Rouças a 31/12/1907 e foi batizada na igreja a 12/1/1908. Padrinhos: Cícero Solheiro, solteiro, proprietário, e Anésia Esteves, solteira, ambos da Vila de Melgaço.

 

GOMES, Ester da Conceição. // Nasceu por volta de 1931. // Faleceu no lugar de Eiró, Rouças, a --/--/2020, com 89 anos de idade (VM 1438, de 1/5/2020).

 

GOMES, Filomena Rosa. Filha de Lino Gomes e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Rouças a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 213, de 27/8/1916). 

 

GOMES, Filomena Rosa. Filha de Lino Gomes e de Rosa Marques, moradores em Corçães. N.p. de Manuel António Gomes e de Maria Luísa Rodrigues; n.m. de ------------------ e de ------------------. Nasceu a --/--/192-. // Casou a 6/8/1953 com Mário Francisco de Araújo, nascido na Vila em 1924, contabilista, filho de António Maria de Araújo, soldado da GNR, e de Aurora Augusta de Melo, doméstica. // Penso que foram residir para Caminha. // Enviuvou a --/--/----. // Mãe de Branca Maria (nascida em Caminha?), casada, sem geração.  

 

GOMES, Flor. Filha de António Gomes e de Porcina Domingues, lavradores, roucenses, residentes no lugar de Oleiros. Neta paterna de Narciso Albano Gomes e de Maria Caetana de Castro; neta materna de António Domingues e de Maria Gomes. Nasceu em Rouças a 3/2/1911 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves, solteiro, camponês, e Claudina de Castro, casada, camponesa, ambos do lugar da Igreja. // Faleceu a 11/2/1911.

 

GOMES, Isaura de Jesus. Filha de António Gomes, nascido em Requeijo, Rouças, por volta de 1874, e de Presigna Domingues, nascida em Oleiros, Rouças, por volta de 1877, lavradores. N.p. de Narciso Albano Gomes e de Maria Caetana de Castro; n.m. de António Domingues e de Maria Gomes Monteiro. Nasceu no lugar de Oleiros a 1/3/1912. // Casou na CRCM a 10/7/1937, com Álvaro, filho de Lucrécia das Dores de Sousa (e de Francisco Esteves “Chico Brasileiro”). // Ambos faleceram em Rouças: o marido a 16/10/1951 e ela a 9/1/1982. // Mãe do padre José Alberto de Sousa (ex-arcipreste de Melgaço), entre outros.

 

GOMES, João José. Filho de António Luís Gomes e de Maria Alves, do lugar das Bouças, Prado. // Casou na igreja de Rouças a 31/1/1820 com Ana Joaquina, filha de João Manuel Quintela e de Ana Maria Rodrigues, do lugar da Corga, Rouças. // Testemunhas: António Joaquim Rodrigues, solteiro, de Oleiros, e o mordomo da igreja, José António Domingues.    

 

GOMES, João Manuel. Filho de Manuel Gomes e de Jerónima Pereira, moradores no lugar do Telheiro. N.p. de Pedro Gomes e de Maria Sintroa, de Cavencas, São Paio; n.m. de António Pereira, do lugar de Parada, Chaviães. // Casou na igreja de Rouças a 29/3/1800 com Maria Inácia da Roza, filha de Domingos da Roza e de Maria Luísa Domingues, neta paterna de João da Roza e de Antónia de Fontes, todos do lugar da Costa, e neta materna de Domingos Domingues e de Ana Maria Soares, da Granja, todos da freguesia de São Paio. Testemunhas: José Alves e José António Durães, do lugar da Igreja, Rouças.      

 

GOMES, Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Gomes, lavrador, e de Teresa de Jesus Domingues, moradores em Cerdedo. N.p. de Manuel José Gomes e de Rosa Maria Vaz, de Cavencas, São Paio; n.m. de Manuel José Domingues e de Isabel Durães, de Rouças. Nasceu a 13/5/1861 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel de Sousa, lavrador, e sua esposa, Maria José de Sousa, da Pombeira. // Faleceu a 27/8/1862 e foi sepultada na igreja.

 

GOMES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Caetano Gomes e de Rosa Maria Esteves. // Lavradeira. // Faleceu em Corçães a 6/4/1872, sem sacramentos, por ter morrido de repente, com 32 anos, viúva de José Maria Gonçalves, sem testamento, com descendência, e foi sepultada na igreja. 

 

GOMES, José. Filho de António Gomes e de Presigna Domingues. Nasceu em Rouças a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 229, de 17/12/1916).

 

GOMES, José António. Filho de ------ Gomes e de ----------------------------------. Nasceu em Cavaleiros a --/--/19--. // Casou com Flor da Luz. // Em 1990 era emigrante em França. // Pai de Bernardete. // (VM 923).

 

GOMES, José Lino. Filho de Lino Gomes, lavrador, natural de Paderne, e de Rosa Gonçalves, lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar de Corçães. Neto paterno de Manuel António Gomes e de Maria Luísa Rodrigues; neto materno de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus. Nasceu em Rouças a 8/10/1909 e foi batizado na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Ferreira Las Casas, casado, proprietário, residente na Vila de Melgaço, representado por Manuel António Gomes, e Maria Durães, solteira, rural, do lugar da Igreja, Rouças. 

 

GOMES, Justino. Filho de António José de (Pessoa?) Gomes e de Rosa Joaquina Alves, da freguesia de Geme (São Cláudio), Vila Verde. Nasceu em Geme por volta de 1876. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, padeiro, morava em Rouças, Melgaço, quando casou na igreja de Rouças, a 31/3/1901, com Maria, de 20 anos de idade, solteira, padeira, de Santa Maria dos Anjos, Vila de Monção, moradora em Rouças, filha de Francisco Marques e de Joaquina Teixeira, lavradores, da dita freguesia monçanense. Testemunhas presentes: João da Cunha Morais, solteiro, morador no Rio do Porto, Rouças, e Manuel Coelho, casado, lavrador, do lugar da Igreja, Rouças. (O noivo e o pai da noiva não sabiam assinar). // Nota: os noivos deviam ser empregados de João da Cunha Morais.    

 

GOMES, Manuel. Filho de Narciso Albano Gomes e de Benedita Maria Cardoso, rurais, moradores em Cavaleiros. N.p. de Lourenço José Gomes e de Escolástica Maria Alves; n.m. de José Caetano Cardoso e de Ana Pires, todos lavradores. Nasceu a 20/8/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Cardoso e Maria José Cardoso, casados, camponeses, roucenses. // Faleceu a 22/12/1870 e foi sepultado na igreja. // Nota: no dia do seu nascimento morreu a sua mãe.    

 

GOMES, Manuel. Filho de Narciso Albano Gomes [de Abreu] e de Maria Caetana de Castro, lavradores, residentes no lugar do Requeijo. Neto paterno de Lourenço José Gomes de Abreu (ver na freguesia de Prado) e de Escolástica Maria Alves Salgado; neto materno de José Caetano de Castro e de Maria José Fernandes. Nasceu em Rouças a 27/5/1880 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gomes, solteiro, comerciante em Valença, representado pelo padre Manuel Caetano Alves Salgado, e Claudina Rosa de Castro, solteira, camponesa, de Rouças. // Casou na CRCM a 27/9/1919 com Maria de Sousa (*), de quarenta e um anos de idade, roucense, filha de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa Cerdeira. // A sua esposa faleceu em Rouças a 19/5/1935. // Ele morreu também em Rouças a 18/5/1967. /// (*) Maria de Sousa em 1916 dera à luz uma menina, Jurácia Augusta, cujo pai não é mencionado (Correio de Melgaço n.º 216, de 17/9/1916). 

 

GOMES, Manuel Caetano. Filho de José António Gomes e de Maria Josefa de Freitas. // Lavrador. // Faleceu em Corçães a 7/12/1874, com todos os sacramentos, com 82 anos, viúvo de Rosa Quintela, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

GOMES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Gomes e de Rosa Maria Vaz, moradores no lugar da Deveza, São Paio. // Casou na igreja de Rouças a 23/4/1840 com Teresa de Jesus, filha de Manuel José Domingues e de Isabel Durães, do lugar do Cerdedo, Rouças. Testemunhas presentes: frei António Lourenço, do lugar do Crasto, João Manuel Pedreira, e António Caetano Alves.    

 

GOMES, Manuel Joaquim. Filho de --------- Gomes e de ---------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Deolinda Alves (Notícias de Melgaço n.º 185, de 5/3/1933). // Com geração.

 

GOMES, Manuel José. Filho de -------- Gomes e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Morou em Paçô. // Devia ser muito pobre, pois em 1917 recebeu uma esmola dada pela administração do concelho; esse dinheiro estava relacionado com o produto de apreensões (Correio de Melgaço n.º 232, de 14/1/1917).

    

GOMES, Maria Alcinda. Filha de Isidoro José Gomes, natural de Vila Nova de Cerveira, mestre d’obras (*), e de Maria Olinda Gomes, natural de Melgaço. Nasceu em Rouças a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 161, de 21/8/1932). // Casou na igreja matriz da vila de Melgaço a 19/5/1948 com Francisco, mais velho do que ela onze anos, nascido em São Vítor, Braga, filho de José Maria Teixeira e de Emília Rosa da Silva, caseiros que foram no lugar do Louridal, Chaviães. O almoço da boda foi servido em sua casa (NM 858, de 23/5/1948). // Na década de cinquenta emigraram para a Argentina, levando com eles dois filhos, Maria do Carmo e José Carlos, nascidos na Vila de Melgaço. Nesse país de língua espanhola nasceu-lhes a filha Maria de Fátima. // Dali passaram para o Brasil, onde estiveram vários anos. // Deste país, na década de oitenta, vieram para a cidade da Amadora (**), Portugal, onde o “Chico” morreu anos mais tarde. // A 13/7/1996, na igreja da Senhora da Conceição, Queluz, foi madrinha (e o marido padrinho) de Laura Beatriz, nascida a 16/4/1996, filha dos engenheiros Manuel Peres Alonso e Celeste Maria da Rocha Fernandes. // Enviuvou em 1999. // Faleceu na cidade da Amadora a --/--/2---. /// (*) Foi ele que construiu, na parte de pedreiro, o edifício da Câmara Municipal de Melgaço, inaugurado em 1931 ou 1932. /// (**) O seu marido ainda esteve algum tempo em França, como trabalhador emigrante.   

 

GOMES, Maria do Carmo. Filha de Lino Gomes e de Rosa Marques. Nasceu (em Rouças?) a --/--/19--. // Casou com Valdemar de Jesus Soares. 

 

GOMES, Maria de Jesus. Filha de Claudina Gomes, lavradeira, moradora no Requeijo, Rouças. Neta materna de Narciso Albano Gomes e de Maria Caetana de Castro, lavradores, roucenses. Nasceu a 21/10/1896 e foi batizada em casa pela avó, por julgar que corria risco de vida; na igreja foi batizada a 25 desse mês e ano. Madrinha: a dita avó materna, viúva. // Casou a 22/10/1937 com Gustavo Marques (como apresentou atestado de pobreza, pagou apenas um escudo). O seu marido faleceu em Paderne a 28/3/1950. // Ela morreu em Rouças a 17/2/1972.  

 

GOMES, Maria de Jesus. Filha de ------------ Gomes e de Júlia -----------------. Nasceu no lugar do Requeijo, Rouças, a --/--/19--. // Casou com Armando de Castro. // Faleceu a 16/12/1990, com 45 anos de idade. // Mãe de Manuel e de José António. // Irmã de Fátima e de António, e cunhada de David, Maria Amélia, Henrique de Castro, Irene, e de José Nunes Tavares.   

 

GOMES, Maria Joaquina. Filha de António Gomes e de Antónia Joaquina Alves. // Lavradeira. // Faleceu em Paçô a 22/4/1883, com todos os sacramentos, viúva de Francisco Esteves, com testamento, com seis filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

GOMES, Maria Ludovina. // Faleceu a 23/4/1855, com os sacramentos da penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era casada e morava no lugar de Requeijo. // Foi sepultada na igreja. 

 

GOMES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Gomes e de Teresa de Jesus Domingues, roucenses. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cerdedo a 18/9/1871, com todos os sacramentos, com apenas 27 anos de idade, solteira, sem testamento, e foi sepultada na igreja.  

 

GOMES, Maria Teresa. Filha de Antónia Rosa Gomes, solteira. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Telheiro a 24/3/1877, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de casada com António Joaquim Pires, com testamento, com três filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GOMES, Maria Teresa. Filha de António Manuel Gomes e de Antónia Maria Alves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Paçô a 19/12/1878, ungida somente, devido à sua fragilidade, com 69 anos de idade, no estado de viúva de António Rodrigues Pereira, sem testamento, com um filho, e foi sepultada no cemitério particular.

 

GOMES, Mariana. Filha de Alberto Bento Gomes, agente da PSP, e de Celina Magali Marques Rodrigues. Foi batizada no santuário de Santa Rita, Rouças, pelo padre António Esteves. Padrinhos: David Miguel Marques Rodrigues e Vânia Alexandra Gomes Alves, tio e prima da criança. A festa do batismo realizou-se na casa dos seus avós maternos e reuniu cerca de oitenta convidados. (A Voz de Melgaço n.º 1299, de 1/8/2008). 

 

GOMES, Narciso Albano. Filho de Lourenço José Gomes de Abreu e de Escolástica Maria Alves Salgado, moradores no lugar de Requeixo. N.p. de José Luís Gomes de Abreu e de Caetana Maria Rodrigues, de Outeirão, Prado; n.m. de António Alves Salgado e de Maria Rosa Pires, da Pombeira, Rouças, todos rurais. // Nasceu em Rouças por volta de 1814. // Rural. // Em 1836 serviu de testemunha no casamento de Francisco Manuel Esteves com Maria Joaquina Gomes. // Tinha 46 anos de idade, estava solteiro, quando casou na igreja de Rouças a 1/10/1860 com Carlota Joaquina Lourenço, de 32 anos de idade, solteira, também roucense, filha de Manuel José Lourenço e de Antónia Maria Afonso, rurais, moradores no lugar do Crasto; neta paterna de António Lourenço e de Maria de Neiva, de Requeijo, São Paio, e neta materna de Manuel Afonso e de Páscoa Domingues, da Casa da Quinta, Cavaleiros. // Testemunhas: Lourenço José Gomes, viúvo, lavrador, de Requeijo, e Manuel José Afonso, casado, do lugar de Crastro, ambos os lugares de Rouças. // Tinha 54 anos de idade, estava viúvo, quando voltou a casar, na mesma igreja, a 23/9/1868, com Benedita Joaquina Cardoso, de 34 anos de idade, solteira, camponesa, moradora em Cavaleiros, filha de José Caetano Cardoso e de Ana Maria Pires, rurais, roucenses. // Testemunhas: Manuel José Cardoso, casado, lavrador, residente em Bilhões, e António José Alves, solteiro, do Cerdedo. // Morava em Requeijo, quando voltou novamente a casar, em virtude de se encontrar viúvo de Benedita Joaquina Cardoso, na sobredita igreja, a 11/8/1871, com a sua parente no 2.º e 3.º grau de consanguinidade, Maria Caetana de Castro, solteira, camponesa, nascida no lugar de Pombeira a 30/6/1846 e batizada a 1 de Julho desse ano, filha de José Caetano de Castro e de Maria José Fernandes, rurais, roucenses. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado e Manuel Caetano Alves. // Morreu em Rouças a 18/7/1885, com todos os sacramentos, com 73 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Caetana de Castro, sem testamento, com três filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

GOMES, Rosa das Dores Brito. // Nasceu por volta de 1940. // Faleceu no lugar de Paçô, Rouças, a --/--/2022, com 82 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/8/2022). 

 

GONÇALVES

 

GONÇALVES, Abílio (Chasco). Filho de Maria Ludovina Gonçalves, viúva, lavradeira, moradora no Requeijo, Rouças. Neto materno de José Manuel Gonçalves e de Teresa Domingues, lavradores, de Rouças. Nasceu em Rouças a 3/6/1894 e foi batizado na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Gomes, solteiro, e Maria Caetana de Castro, casada, lavradores, residentes no Requeijo. // Em 1914 continuava a morar no sobredito lugar; nesse ano, com uma grande bebedeira, muniu-se de um fueiro e toca de bater nas suas irmãs, que já estavam na cama, visto ser alta noite, as quais tiveram de fugir para a rua; alguém chamou o regedor, o qual teve de empregar a força bruta para o dominar; no dia seguinte libertou-o (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914).  

 

GONÇALVES, Acácio. Filho de Manuel Gonçalves (Capelão), lavrador, natural de Rouças, e de Elisa da Purificação Gonçalves Vaz, lavradeira, natural de São Paio, moradores no lugar de Corçães. Neto paterno de José Maria Gonçalves e de Joaquina Rosa Gomes; neto materno de José Caetano Vaz e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 22/10/1910 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo, casado, proprietário, do lugar da Carpinteira, São Paio, e Aurélia de Jesus Rodrigues, proprietária, natural da Vila de Melgaço. // Emigrante no Brasil, onde casou a 24 de Fevereiro de 1945 com Luduvina Nery Gonçalves, no Registo Civil do 1.º ofício de Londrina, Paraná. // Morreu em Londrina, Paraná, a 28/2/1973.

 

GONÇALVES, Adriano. Filho de Joaquim Tomaz Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, residentes em Rouças. N.p. de Francisco António Gonçalves, da freguesia de Santiago de Valdrões, bispado de Tui, e de Joaquina Rodrigues, de São João de Sá, arcebispado de Braga; n.m. de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo, de Carvalhos, Rouças, todos lavradores. Nasceu na Quinta da Boa Vista, Rouças, a 18/3/1867 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Madrinha: Josefa, solteira, da Quinta da Cordeira, a qual não assinou por não saber escrever. // Rural. // Casou a 25/8/1889, na igreja de São Paio, com Maria Rosa, de 24 anos de idade, solteira, filha de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Cerdeira, lavradores, residentes no Amial, São Paio. // A sua esposa faleceu em São Paio a 28/3/1948. // Ele finou-se também em São Paio a 20 de Dezembro de 1959. // Com geração.     

 

GONÇALVES, Agostinho José. Filho de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, de Lobiô. Nasceu em Rouças por volta de 1815. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 5/10/1853 com Joaquina Rosa, filha de Feliciano Fernandes e de Maria Engrácia Domingues, de Sobral de Baixo. Testemunhas: padre António Joaquim de Neiva, do lugar de Crasto, e José Manuel Fernandes, solteiro, do Sobral. // Enviuvou a 11/7/1895. // Morreu a 21/11/1897, no lugar de Lobiô, repentinamente, com 82 anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.   

 

GONÇALVES, Aida de Jesus. Filha de António Domingues Gonçalves e de Ludovina Rosa Gregório. Nasceu em Lobiô a --/--/1936. // Faleceu a --/--/1937 com apenas dezasseis meses de idade. // (NM 313 e NM 369).

 

GONÇALVES, Alberto Augusto. Filho de Filomena Adamastora Gonçalves. Nasceu em Rouças a --/--/1938. // (NM 411). // Nota: consta que foi gerado por Franklin Carneiro, natural da Vila de Melgaço.  

 

GONÇALVES, Alexandre Xavier. Filho de António Lourenço Gonçalves e de Maria Emília Dias, roucenses. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // Em 1993 ingressou na Universidade do Minho (Faculdade de Engenharia de Sistemas e Informática). // (VM 998).   

 

GONÇALVES, Alfredo Lourenço (Fê de Cavaleiros). Filho de -------------- Gonçalves e de --------------------------------. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/19--. // Sem mais notícias. // (confirmar este nome).

 

GONÇALVES, Amadeu. Filho de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus Exposta, rurais, moradores no lugar de Corçães. Neto paterno de Maria Teresa Gonçalves, solteira, camponesa, natural de Rouças. Nasceu a 16/11/1879 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Vaz e Maria Luísa Gomes, casados, lavradores, naturais da freguesia de São Paio.

 

GONÇALVES, Américo. Filho de José Albano Gonçalves e de Albina do Rosário Dias, caseiros, moradores na Quinta de Eiró de Cima, Rouças. N.p. de Domingos Gonçalves e de Maria Gonçalves, lavradores, da Vila; n.m. de António Joaquim Dias, de Prado, e de Maria Benedita Ribeiro, de Rouças. Nasceu a 18/1/1899 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, casado, proprietário, morador na Vila de Melgaço, e Carolina Gonçalves, solteira, irmã do bebé. // Casou na CRCM a 27/10/1923, com Miquelina da Glória Rodrigues. // A sua esposa faleceu em São Paio a 18/11/1973. // Ele morreu em Prado a 27/12/19-- (?). 

 

GONÇALVES, Ana. Filha Maria Justina Gonçalves, solteira, moradora no lugar do Val. Neta materna de Maria José Gonçalves, solteira, do dito lugar. Nasceu em Rouças a 7/1/1855 e foi batizada pelo padre José Bernardino Durães a 11 desse mês e ano. Madrinha: Ana Rosa Domingues, solteira, filha de Ventura Domingues, da Quinta de Cavaleiros. 

 

GONÇALVES, Ana. Filha de Agostinho José Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, moradores em Lobiô. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rorigues, do dito lugar; n.m. de Feliciano Fernandes e de Maria Engrácia Domingues, do Sobral. Nasceu a 11/12/1858 e foi batizada em casa nesse dia, por correr perigo de vida, por José Manuel Vieites, casado, da Eira, o qual viria a ser depois o padrinho; no dia 16 desse mês foi levada à igreja a fim de receber os santos óleos e demais cerimónias. // Faleceu a 6/10/1859 e foi sepultada na igreja.   

 

GONÇALVES, Ana. Filha de -------- Gonçalves e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1861. // Faleceu no lugar do Rio do Porto, Rouças, a --/--/1917, com 56 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1179, de 13/10/1917).

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de João Manuel Gonçalves e de Maria da Conceição. // Nasceu em Rouças por volta de 1812. // Lavradeira. // Casou na igreja de Rouças a 11/4/1838 com Francisco Manuel Lourenço, nascido na vila de Melgaço a 21/2/1808. // Faleceu no lugar da Cabana a 19/3/1876, com todos os sacramentos da igreja católica, com 64 anos de idade, no estado de casada com o dito Francisco Manuel Lourenço, sem testamento, com quatro filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja. // Nasceu por volta de 1817. // Lavradeira. // Faleceu no Telheiro a 14/7/1868, com todos os sacramentos, com 51 anos de idade, viúva de Manuel Joaquim Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de Bento Gonçalves e de Caetana Domingues. Nasceu por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Porto a 14/11/1868, com 33 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves e de Teresa Marques, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1842. // Camponesa. // Faleceu a 21/8/1902, no lugar de Lobiô, com todos os sacramentos, com 60 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia. 

 

GONÇALVES, Ana Rosa. Filha de António José Gonçalves e de Maria Josefa Esteves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1802. // Lavradeira. // Faleceu a 3/6/1894, no lugar de Corçães, apenas com o sacramento da penitência, com 92 anos de idade, no estado de viúva de Inácio José Gonçalves, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério. 

 

GONÇALVES, Ana Ventura. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, lavradores, da Jugaria, Fiães. // Faleceu no lugar de Lobiô, freguesia de Rouças, a 1/12/1861, com oitenta (80) anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Gonçalves, só com o sacramento da penitência, por não haver tempo para os restantes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Rouças.   

 

GONÇALVES, Antónia Joaquina. Filha de Manuel António Gonçalves e de Maria Joana Esteves. // Lavradeira. // Faleceu em Cavaleiros a 21/4/1873, com todos os sacramentos da igreja católica, com 36 anos de idade, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

GONÇALVES, Antónia Maria. Filha de João Manuel Gonçalves e de Maria da Conceição Dias. // Lavradeira. // Faleceu em Cavaleiros a 27/11/1864, com 41 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de António Joaquim Gonçalves e de José Gonçalves.

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Alves. N.p. de João Gonçalves e de Domingas Lourenço; n.m. de António Alves e de Domingas Lourenço, todos de Cavaleiro Alvo, São Paio. Nasceu por volta de 1771. // Casou na igreja de Rouças a 21/9/1806 com Ana, filha de António (?) Esteves e de ------------ Domingues, de Lobiô, Rouças; neta paterna de Domingos Esteves e de Maria Alves, de Lobiô, e neta materna de Bernardo Domingues e de ----------- Gonçalves. Testemunhas: Dr. António Joaquim Veloso Barreto, do lugar do Val, Caetano José Domingues, solteiro, do lugar de Crasto, e Manuel de Freitas, de Surribas. // Faleceu a 15/2/1860, com 89 anos de idade, só com o sacramento da extrema-unção, devido a perturbação mental, e foi sepultado na igreja de Rouças. // Era viúvo, lavrador, e morava em Lobiô. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.     

 

GONÇALVES, António. Filho de Inácio José Gonçalves e de Ana Gonçalves. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Corçães, freguesia de Rouças, a 2/12/1867, com 29 anos de idade, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

GONÇALVES, António. Filho de José Manuel Gonçalves e de Teresa de Jesus Domingues, moradores no lugar de Requeijo. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina, do Requeijo. Nasceu a 4/6/1854 e foi batizado pelo padre Diniz Ferraz de Araújo, abade da freguesia de Rouças, dois dias depois. Padrinhos: António Joaquim Durães e sua esposa, Maria Ludovina Gomes de Abreu, do lugar de Requeijo. // Faleceu a 16/12/1857 e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel António Gonçalves e de Ana Joaquina Domingues, moradores em Lobiô. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Ana Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Vieites, da Jugaria, Fiães. Nasceu a 8/7/1856 e foi batizado a 13 desse mês. Padrinhos: Manuel José Esteves e Teresa Lourenço, de Lobiô. // Faleceu a 25/9/1857 e foi sepultado na igreja.  

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Caetano Gonçalves e de Ana Maria Domingues, rurais, moradores em Cabreiros. N.p. de António Gonçalves e de Antónia Maria Fernandes, do lugar da Cabana; n.m. de Manuel Agostinho Domingues e de Ana Maria Domingues, de Cabreiros. Nasceu a 18/1/1858 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Alves, solteiro, do lugar da Cabana, e Teresa de Jesus, do lugar de Cabreiros. // Era solteiro, morava no lugar onde nascera, quando casou, na igreja da sua freguesia, a 28/5/1879, com Ana, solteira, lavradora, residente em Paçô, Rouças, onde nascera a 1/8/1858, batizada a 3 desse mês e ano, filha de José Caetano Gomes Monteiro e de Maria Joaquina da Gama, lavradores, roucenses. Testemunhas do ato: António Caetano de Castro, solteiro, e A.J. Durães, casado, lavradores, roucenses. // Faleceu em Rouças a 1 de (Junho?) de 1951.

 

GONÇALVES, António. Filho de Maria Justina Gonçalves, solteira, moradora no lugar do Val. Neto materno de Maria José Gonçalves, solteira, do dito lugar. Nasceu em Rouças a 8/12/1859 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Monteiro e Maria Teresa Domingues, solteira, ambos do lugar de Cavaleiros.

 

GONÇALVES, António. Filho de Joaquim Tomaz Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, moradores em Corçães. N.p. de Francisco António Gonçalves, de Baldrões, bispado de Tui, e de Maria José Rodrigues, de São João de Sá; n.m. de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo, roucenses, todos rurais. Nasceu em Rouças a 30/1/1873 e foi batizado na igreja a 2 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: António Joaquim Dias e Maria Benedita Pereira, casados, lavradores, da Vila de Melgaço.  

 

GONÇALVES, António. Filho de João António Gonçalves e de Antónia Joana Lourenço, moradores no lugar do Souto, Rouças. Neto paterno de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, de São Paio; neto materno de Maria da Graça Lourenço, solteira, natural de Rouças, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 14/11/1880 e foi batizado na igreja a 17 desse mês e ano. Madrinha: Maria Caetana de Castro, casada, lavradeira, natural de Rouças. // Camponês. // Morreu a 5/7/1902, no lugar do Crasto, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.   

 

GONÇALVES, António. Filho de José Manuel Gonçalves e de Rosa Gonçalves, lavradores, ele de Rouças e ela de Cubalhão, residentes no lugar de Orjaz. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes; n.m. de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites. Nasceu em Rouças a 9/10/1886 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Agostinho Gonçalves, casado, lavrador, e Delfina Gonçalves, solteira, ambos de Lobiô, Rouças.

 

GONÇALVES, António. Filho de Maria Gonçalves, solteira, lavradora, de Rouças, residente no lugar de Requeijo. Neto materno de José Manuel Gonçalves e de Teresa Domingues. Nasceu em Rouças a 5/4/1888 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Cândida Esteves, solteira, jornaleira, roucenses. // Morreu a 16/2/1896 e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, António. Filho de José Gonçalves e de Joaquina Rosa Soares. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917).

 

GONÇALVES, António. Filho de Veríssimo Gonçalves e da sua segunda esposa, Teresa de Jesus Marques. Nasceu a --/--/19--. // Casou na igreja de Prado a 4 de Outubro de 1948 com Maria Gonçalves Pereira (ver em Prado), filha de José Eugénio Gonçalves Pereira e de Maria da Costa Barreto (ver NM 875, de 10/10/1948). 

 

GONÇALVES, António (Dr.) Filho de --------- Gonçalves (Morgado) e de --------------------. Nasceu em Rouças a 6/9/1978. // Frequentou a escola primária de Fiães, tendo por professora Margarida Pompeu. // Foi aluno do Externato Liceal de Melgaço e depois do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga. // «Prestou serviço militar na unidade de paraqueditas, em Tancos, sendo depois transferido para a Base Aérea de São Jacinto, em Aveiro.» // Terminado o serviço militar, ingressou na Guarda-Fiscal, ficando a prestar serviço em Lisboa. No período compreendido entre 1986 e 1991 prestou serviço no posto de Melgaço. // Casou no ano de 1990 com Isabel Gonçalves, professora de francês. // Com a extinção da Guarda-Fiscal, por diploma de 2007, e já com o posto de sargento-mor, foi integrado na brigada fiscal da Guarda Nacional Republicana, tendo sido colocado em Caminha, onde esteve cerca de três anos (1992 a 1994), mudando posteriormente para Valença e Monção. A 1/1/1995 transferiram-no para Braga; no quartel do Campo da Vinha manteve-se durante dezassete anos. // Devido a um grave acidente de viação, que o obrigou a tratamento prolongado no hospital, passou à reserva em 2010. // Em Maio de 2017 foi aposentado. // No referido ano de 2017 estava a concluir na Universidade do Minho, Braga, o mestrado em gestão de recursos humanos. // Pai de Isabel, «profissional em medicina interna no Hospital Escola de Braga.» // (Ver A Voz de Melgaço n.º 1410, de 1/11/2017).      

 

GONÇALVES, António Augusto. Filho de ---------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/1---. // Faleceu no lugar de Santa Rita, Rouças, a --/--/1993. // (VM 986). 

 

GONÇALVES, António Daniel. Filho de Manuel José Gonçalves e de Ana Rosa Domingues, residentes em Lobiô. Neto paterno de Manuel António Gonçalves e de Ana Joaquina Domingues, de Rouças; neto materno de Manuel Domingues e de Maria Luísa Vaz, de Soutomendo, Fiães, todos lavradores. Nasceu a 11/7/1891 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Batista Domingues e sua mulher, Marcelina Martins, lavradores, de Soutomendo. // Casou a 20/7/1922 com Ludovina Rosa, de 30 anos de idade, natural de Fiães, filha de Vitorino José Gregório e de Maria Joaquina Domingues. // Faleceu em Rouças a 11/3/1963.

 

GONÇALVES, António Eduardo. Filho de Manuel Gonçalves, lavrador, natural de Rouças, e de Romalda Bernardes Alves, lavradeira, natural da freguesia de Monte Redondo, bispado de Ourense, moradores no lugar do Sobral. Neto paterno de António José Gonçalves e de Ana Joaquina Vaz; neto materno de José Bernardes Alves e de Joaquina Alves. Nasceu em Rouças a 12/12/1904 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Eduardo António Rodrigues, casado, camponês, do lugar da Costa, e Isabel Esteves, solteira, camponesa, do lugar da Cela, ambos roucenses. // Casou na CRCM a 31/12/1922 com a sua conterrânea Joaquina Gonçalves, de 23 anos de idade, filha de Maria Gonçalves. // Morreu em Rouças a 30/12/1976.

 

GONÇALVES, António de Jesus. Filho de Manuel Gonçalves, natural de Rouças, e de Elisa da Purificação Gonçalves Vaz, natural de São Paio, lavradores, residentes no lugar de Corçães. Neto paterno de José Maria Gonçalves e de Joaquina Rosa Gomes; neto materno de José Caetano Vaz e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 31/6/1905 e foi batizado na igreja a 2 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Correia Feijó, solteiro, proprietário, do lugar da Boa Vista, Rouças, e Aurélia de Jesus Rodrigues, viúva, da freguesia da Vila, SMP. // Morreu a 31/7/1905 e foi sepultado no cemitério.  

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Inácio José Gonçalves e de Antónia Maria Durães, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças a 16/7/1824 e foi batizado a 19 desse mês e ano. // Era solteiro, lavrador, morava em Oleiros, quando casou na igreja da sua terra natal a 27/2/1870 com Ludovina Domingues, nascida em Cubalhão a 15/7/1841 e batizada a 18 desse mês e ano, solteira, camponesa, moradora na sua freguesia de nascimento, filha de Manuel Domingues e de Florinda (ou Marcelina) Martins, rurais, cubalhanenses. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado, coadjutor do abade de Rouças, e Manuel Caetano Alves, casado, lavrador, de Cerdedo. // Enviuvou a 21 de Fevereiro de 1876. // Morreu a 4/4/1895, no lugar de Oleiros, apenas com o sacramento da extrema-unção, por ter perdido os sentidos, no estado de viúvo, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de António Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Fernandes. // Lavrador. // Nasceu por volta de 1832. // Faleceu a 20/5/1882, no lugar da Cabana, confessado e ungido somente, por não se encontrar em condições de receber os restantes sacramentos, com 50 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério. 

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Antónia Maria Gonçalves, solteira, camponesa, de Cavaleiros. Neto materno de João Manuel Gonçalves e de Maria da Conceição Dias, do dito lugar. Nasceu em Rouças a 15/8/1863 e foi batizado dois dias depois. Padrinho: padre António Monteiro, de Cavaleiros. // Como a sua mãe faleceu a 27/11/1864, ficou a residir com os avós maternos. // Como a miséria era muita a 11/4/1867, Maria Joana Gonçalves levou a criança à Câmara Municipal a fim de ser aceite na roda do concelho, ficando registado no livro dos expostos sob o nº 267. // Nesse dia o rapaz foi entregue à dita Maria Joana Gonçalves, de Cavaleiros, ama matriculada. // A 14/8/1870 findou a criação, por ter completado os sete anos de idade, ficando com a dita ama, e dando-se conhecimento do caso ao Juízo Orfanológico.   

 

GONÇALVES, António José. Filho de Belarmina Gonçalves. Nasceu em Rouças a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916).

 

GONÇALVES, António José. Filho de ------- Gonçalves e de ----------------------. Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Rouças, com o regente Manuel António Marques, ficando aprovado. // (NM 410).

 

GONÇALVES, António Luís. Filho de Francisco Gonçalves e de Páscoa Domingues da Vila, moradores no lugar da Ponte, São Paio. N.p. de Manuel Gonçalves e de Paula de Castro, do dito lugar; n.m. de Domingos da Vila e de Maria Lourenço, do lugar do Paço, São Paio. // Casou na igreja de Rouças a 7/9/1816 com Helena Vitória, filha de Manuel de Abreu e de Maria Gonçalves, moradores em Cabreiros; neta paterna de António de Abreu e de Ana Gomes, de Paçô, e neta materna de Luís Gonçalves e de Marta Domingues, de Cabreiros, todos estes de Rouças. Testemunhas: António Joaquim Gonçalves, casado, do lugar do Telheiro, e Caetano José Durães, solteiro, do lugar da Igreja.    

 

GONÇALVES, António Manuel. Filho de Quitéria Vaz, solteira. Neto materno de José Vaz e de Francisca Gonçalves, todos do lugar da Cela. // Casou na igreja de Rouças a 11/7/1813 com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Antónia Maria, filha de Sebastião Fernandes e de Maria Luísa da Vila, de Bilhões; neta paterna de Manuel Fernandes e de Páscoa Vaz, do dito lugar, e neta materna de Domingos da Vila e de Maria Lourenço, do lugar do Paço, São Paio. // Testemunhas: padre António Soares, de Corujeiras, José António Domingues, mordomo da igreja, e Manuel José Lourenço, do lugar do Crasto.   

 

GONÇALVES, António Manuel. Filho de António Júlio Gonçalves e de Piedade ---------------. Nasceu em Lobiô a --/--/19--. // Casou na igreja de Fiães a 1/9/1990 com a Dr.ª Isabel Maria, professora do Ensino Secundário em Barcelinhos, Barcelos, filha de Júlio José Abreu e de Maria dos Anjos Durães, residente nos Casais, Cristóval. Presidiu ao acto litúrgico o padre Manuel Miranda, professor de moral na Escola de Barcelinhos. A solenizar a eucaristia estiveram a soprano Dra. Maria Teresa Couto, professora de educação musical na Escola Preparatória Francisco Sanches, Braga, acompanhada ao órgão pelo Dr. António da Costa Gomes. // Residiu no lugar da Jugaria.  

 

GONÇALVES, Augusta da Pureza. Filha de Adriano Gonçalves, lavrador, natural de Rouças, e de Maria Táboas, lavradeira, natural de São Paio, moradores no lugar de Corçães, Rouças. Neta paterna de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas; neta materna de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Cordeiro. Nasceu em Rouças a 23/7/1902 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves Salgado, casado, proprietário, do lugar de Surribas, e Elisa Augusta Vaz, solteira, camponesa, do lugar de Corçães. // Casou na CRCM a 11/8/1933 com Armindo Augusto Vieites, de 25 anos de idade, natural de São Paio, filho de Luís Vicente Vieites e de Joaquina Rosa Rodrigues. // O seu marido morreu na freguesia de São Paio a 30/9/1961. // Ela faleceu na freguesia da Vila a 15/7/1991.

 

GONÇALVES, Augusto. Filho de Maria Luísa Gonçalves, viúva de José Caetano Vaz (ver em São Paio), jornaleira, moradora em Corçães, Rouças. Neto materno de Antónia Luísa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 3/3/1885 e foi batizado a 6 desse mês e ano. // Morreu a 31/8/1886 e foi sepultado no cemitério.

 

GONÇALVES, Augusto. Filho de Manuel Gonçalves (Capelão) e de Elisa da Purificação Vaz. Nasceu a --/--/1---. // S.m.n.

 

GONÇALVES, Augusto do Nascimento. Filho de Manuel José Gonçalves, lavrador, natural de Rouças, e de Elisa da Purificação Vaz, lavradeira, natural de São Paio, moradores no lugar de Corçães. Neto paterno de José Maria Gonçalves e de Joaquina Rosa Gomes; neto materno de José Caetano Vaz e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 3/8/1906 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Correia Feijó, solteiro, proprietário, do lugar da Boavista, e Aurélia de Jesus Rodrigues, viúva, da Vila de Melgaço. // Morreu na sua freguesia natal no dia 18/6/1974.

 

GONÇALVES, Aurora. Filha de Adriano Gonçalves e de Maria Fernandes. Nasceu em Rouças a --/--/1938. // (NM 411).

 

GONÇALVES, Belarmina. Filha de António Gonçalves e de Ana Gomes, lavradores, de Paçô, Rouças. N.p. de Manuel Gonçalves e de Ana Gonçalves; n.m. de José Caetano Gomes e de Maria Joaquina da Gama. Nasceu a 11/7/1883 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira e Maria Rosa de Abreu, lavradores, roucenses. // Casou a 4/1/1924 com José Caetano, de 52 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel António Lourenço e de Maria Joaquina Domingues. // Faleceu em Rouças a 9/8/1934. // Nota: em 1916 deu à luz uma criança do sexo masculino, à qual batizou com o nome de António José; em 1919 teve outro filho, José (ver em Gonçalves).

 

GONÇALVES, Benedita. Filha de Joaquim Tomaz Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, rurais, moradores em Corçães. N.p. de Francisco Gonçalves e de Maria José Rodrigues; n.m. de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo. Nasceu a 2/8/1876 e foi batizada a 6 desse mês. Padrinhos: António Joaquim Dias e Maria Benedita, casados, da Vila. // Faleceu em Paços a 19/9/1954. 

 

GONÇALVES, Bento Manuel. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, do lugar da Cela, Rouças. N.p. de Bernardo Gonçalves e de Maria Soares, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Rodrigues, do lugar de Portela (depois Portelinha), Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Rouças a 30/9/1801 com Mariana, filha de Jerónimo Domingues e de Maria Lourenço (*), do lugar do Porto; neta paterna de Sebastião Domingues e de Maria Domingues, de Sobral de Cima; n.m. de Domingos Lourenço e de Brígida Gonçalves, do lugar do Porto. Testemunhas: José António Domingues, do lugar da Igreja, e Caetano de Freitas, de Surribas. // Deve ter enviuvado, pois voltou a casar na igreja de Rouças com a sua parente no 3.º grau de afinidade a 7/4/1821, Caetana Maria, filha de António José Domingues e de Maria Luísa Domingues, do dito lugar da Cela. // Testemunhas: padre Manuel José Durães, de São Paio, e o mordomo da igreja de Rouças. /// (*) Já defunta aquando do casamento da filha.    

 

GONÇALVES, Cândido. Filho de Rosa Maria Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Porto. N.m. de Bento Manuel Gonçalves e de Caetana Maria Domingues, rurais, do dito lugar. Nasceu a 22/5/1866 e foi batizado a 26 desse mês. Madrinha: Maria Rosa Durães, casada, lavradeira, também do lugar do Porto. // Gémeo de Florência.  

 

GONÇALVES, Carolina. Filha de --------- Gonçalves e de --------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em sessão da Câmara Municipal de 5/6/1912 foi indeferido o seu requerimento a pedir subsídio de lactação.  

 

GONÇALVES, Carolina Rosa. Filha de Lourenço José Gonçalves e de Maria Teresa Alves, lavradores, residentes em Corçães. Nasceu em Rouças por volta de 1845. // Casou a 10/3/1869 com Manuel José, nascido em São Paio a 1 de Março 1826, filho de Domingos José Marques e de Maria José Esteves, da Raza, viúvo de Teresa Caetana Durães. // Enviuvou a 31/1/1902. // Com geração.   

 

GONÇALVES, Casimiro. Filho de -------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu em ----------------, a --/--/19--. // Concorreu com uma vaca ao Concurso Pecuário de 1964, promovido pelo Grémio da Lavoura, alcançando o 10.º lugar, no valor de 50$00 (ver Notícias de Melgaço n.º 1511, de 10/5/1964). // Morreu no lugar do Fecho, freguesia de Rouças, a --/--/2000. // (VM 1141).

 

GONÇALVES, Clara. // Faleceu a 21/1/1858, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era solteira e morava em Lobiô. // Foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Claudina. Filha de Francisco Luís Gonçalves e de Angélica Francisca Domingues, moradores no lugar do Porto. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, de Lobiô; n.m. de António Manuel Domingues e de Maria Vitória Domingues, do lugar de Peres. Nasceu a 21/3/1853 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Domingues e sua filha, Maria Teresa, do lugar de Aldeia.

 

GONÇALVES, Cláudio Augusto. Filho de António Manuel Gonçalves, padeiro, natural da freguesia de Ceivães, e de Rosa Nunes Martins, lavradeira, natural da freguesia de Sousa, ambos do concelho de Monção, moradores no Rio do Porto, Rouças. Neto paterno de Aires Augusto Gonçalves e de Maria Joaquina Pereira; neto materno de Manuel Nunes Martins e de Francisca Fernandes. Nasceu em Rouças, Melgaço, a 2/6/1904 e foi batizado na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: João Marques de Morais e Emília Cândida Gonçalves, solteiros, moradores na Vila de Melgaço

 

GONÇALVES, Delfina. Filha de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, moradores em Lobiô. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Feliciano Fernandes e de Maria Engrácia Domingues, do Sobral, todos rurais. Nasceu em Rouças a 23/5/1866 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano Gomes, solteiro, lavrador, e sua mãe Ana Joaquina de Freitas, casada, lavradeira, de Regueixo, São Paio. // Faleceu em Rouças a 28/2/1949.   

 

GONÇALVES, Delfina. Filha de António Joaquim Gonçalves e de Ana Gomes Monteiro, lavradores, residentes em Paçô, Rouças. Neta paterna de Manuel Gonçalves e de Ana Domingues; neta materna de José Caetano Gomes Monteiro e de Maria Joaquina da Gama. Nasceu em Rouças a 14/3/1881 e foi batizada na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira e Maria Rosa de Abreu, casados, lavradores, roucenses. // Casou na igreja de Rouças a 31/1/1907 com Francisco Guilherme Rodrigues, de 30 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Chaviães. // Enviuvou a 10/10/1943. // Faleceu em Rouças, lugar da Pombeira, a 6/12/1982, com 101 anos de idade, e foi sepultada no cemitério local. // Mãe de Simplício Augusto Rodrigues, nascido em Rouças em 1909.  

 

GONÇALVES, Delina. Filha de António Gonçalves e de Maria Gomes Monteiro, lavradores, de Rouças, residentes em Cabreiros. Neta paterna de Manuel Caetano Gonçalves e de Ana Maria Fernandes; neta materna de José Caetano Monteiro e de Maria Joaquina da Gama. Nasceu em Rouças a 17/9/1888 e foi batizada na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Meleiro e sua mulher, Ana Meleiro, lavradores, residentes em Rouças. // Faleceu na sua freguesia natal a 14 de Março (de 1960?).

 

GONÇALVES, Dionísia. Filha de Adriano Gonçalves e de Maria Táboas, ele de Rouças e ela de São Paio. N.p. de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, lavradores-caseiros, de Rouças; n.m. de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Cerdeira, lavradores, de São Paio. Nasceu em Rouças a 8/10/1897 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Venceslau Gonçalves, soldado da GF, e mulher, Dionísia do Carmo Gonçalves.   

 

GONÇALVES, Domingos. // Morou em Lobiô. // Em 1610 era vereador mais velho e juiz pela ordenação, apesar de ser analfabeto!

 

GONÇALVES, Domingos António. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, do lugar da Cela, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 3 de Agosto de 1820 com Maria Xaviela, filha de José Esteves e de Maria Josefa Domingues, de Corçães. // Testemunhas: Frutuoso José de Castro, do lugar da Igreja, e José Luís Esteves, de Corçães.    

 

GONÇALVES, Domingos José. Filho de Manuel Gonçalves e de Isabel Gomes, moradores em Soengas. N.p. de Domingos Gonçalves e de Maria da Silva, do lugar da Pena; n.m. de Manuel Gomes e de Ana Rodrigues, de Soengas, todos chavianenses. Nasceu no dito lugar de Soengas por volta de 1794. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 31/1/1813 com Josefa Francisca, filha de José Alves e de Francisca Soares, do lugar da Igreja, Rouças; neta paterna de Belchior Alves e de Maria Pereira, de Mijanços, e neta materna de Pedro Soares e de Domingas Fernandes, do dito lugar da Igreja. // Testemunhas: Caetano José Domingues, soldado, do lugar do Crasto, e Joaquim António Gomes Magalhães de Abreu, do lugar de Colmeiros, Rouças. // Faleceu no lugar da Igreja (onde residia) a 9/8/1864, com 70 anos, com todos os sacramentos, casado, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Rouças.     

 

GONÇALVES, Emília. Filha de António Joaquim Gonçalves e de Maria Cardoso. // Camponesa. // Faleceu no lugar do Porto, freguesia de Rouças, a 25/10/1875, com todos os sacramentos, com 24 anos de idade, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

GONÇALVES, Emília [Rosa]. Filha de Maria Joaquina Gonçalves, solteira, lavradora, de Rouças, residente no lugar do Porto. Neta materna de António Gonçalves e de Clara Rosa de Castro. Nasceu em Rouças por volta de 1889. Madrinha de batismo: a sua avó materna. // Lavradeira. // Casou a 18/10/1908 com o seu conterrâneo Manuel António, camponês, de 19 anos de idade, filho de Luís Vicente Rodrigues e de Maria Teresa Lourenço. // Ambos os cônjuges faleceram em Rouças: o marido a 18/4/1959 e ela a 8/1/1965.

 

GONÇALVES, Escolástica. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Domingues. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Pombeira a 18/10/1877, com todos os sacramentos, com sessenta e dois (62) anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Eulália de Jesus. Filha de Virgínia Gonçalves. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1921. // Casou com Eduardo Viegas Santos, natural da freguesia da Pena, Lisboa. // NOTA: deve ter casado em segundas núpcias com o citado Eduardo Viegas Santos, pois lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1439, de 24/6/1962: «Por notícias recebidas de Lisboa sabemos ter falecido naquela cidade, no passado dia 16, Albino Fidalgo, de 43 anos de idade, filho de Maria Gonçalves, do lugar da Cabana, casado com Eulália de Jesus Gonçalves, filha de Virgínia Gonçalves, do lugar dos Cabreiros, deixando um filho de tenra idade...» // Em 1978 adquiriram por doação verbal feita por António Joaquim Gonçalves e sua mulher, Ana Gomes Monteiro, do lugar de Cabreiros, um prédio rústico (Pousadouro), sito no lugar de Ameixeira, Rouças, com 1.380 m2, a confrontar a nascente com Álvaro Alberto Alves, e a poente com António Fernandes. // Em 1999 residiam no dito lugar de Cabreiros. // (VM 1124). // Faleceu a 26/4/2009, no lugar de Estar, com oitenta e oito anos de idade, no estado de viúva do citado Eduardo Viegas Santos.

 

GONÇALVES, Felicidade. Filha de ---------- Gonçalves e de -------------------------. Nasceu no lugar do Telheiro, Rouças, a --/--/189-. // Morou no lugar onde nascera quase até ao fim dos seus dias. // Faleceu no lugar de Lourenços, São Paio, a 12/12/1990, com noventa e sete (97) anos de idade, em casa de seu filho Maximiano Freitas, mas foi sepultada no cemitério de Rouças. // Tinha também outro filho, José, o qual vivia em Lisboa. // Irmã de Armanda, Esmeralda, Filomena, Idalina, e de Perfeita. // Ver, em Rouças, Felicidade Rodrigues.

 

GONÇALVES, Felisménia da Ascensão. Filha de Manuel Gonçalves (Capelão), lavrador, natural de Rouças, e de Elisa da Purificação Vaz, lavradeira, natural de São Paio, moradores no lugar de Corçães. Neta paterna de José Maria Gonçalves e de Joaquina Rosa Gomes; neta materna de José Caetano Vaz e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 22/5/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Vaz, comerciante no Brasil, representado por Manuel Joaquim de Araújo, casado, proprietário, natural de São Paio, e Aurélia de Jesus Rodrigues, viúva, natural da Vila de Melgaço. // Faleceu na freguesia de São José, concelho de Lisboa, a 6/2/1903, com noventa e quatro anos de idade.  

 

GONÇALVES, Filomena. Filha de Maria Gonçalves, solteira, lavradora. Neta materna de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, lavradores-caseiros, todos residentes na Quinta do Fecho. Nasceu em Rouças a 15/9/1892 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Vitorino Gonçalves, casado, tio da batizanda, e Joaquina Rosa Pires, casada, lavradeira, do Telheiro, Rouças. // Faleceu a 18/10/1892 e foi sepultada no cemitério.  

 

GONÇALVES, Filomena Adamastora. Filha de Manuel Gonçalves (Capelão) e de Elisa da Purificação Vaz. Nasceu a --/--/1---. // Teve de Franklin Carneiro (!!!) uma criança do sexo masculino, à qual deu o nome de Alberto Augusto.

 

GONÇALVES, Florência. Filha de Rosa Maria Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Porto. N.m. de Bento Manuel Gonçalves e de Caetana Maria Domingues, rurais, do dito lugar. Nasceu a 22/5/1866 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Riobom, solteiro, lavrador, residente no lugar da Eira, e Florência Fernandes, solteira, lavradora, do Sobral. // Faleceu a 29/9/1866 e foi sepultada na igreja. // Gémea de Cândido.  

 

GONÇALVES, Francisco. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Joaquina Fernandes. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Sobral a 24/3/1884, com todos os sacramentos, com 68 anos de idade, casado com Isabel Ventura Gonçalves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

GONÇALVES, Francisco António. Filho de Domingos Gonçalves e de Francisca Gonçalves, galegos. Nasceu na freguesia de Santiago, bispado de Tui, Galiza, por volta de 1794. // Lavrador. // Morreu no lugar de Corçães a 27/10/1884, com todos os sacramentos, com noventa anos de idade, no estado de casado com a monçanense Maria José Rodrigues (ver em Rouças), sem testamento, com três filhos, e foi sepultado no cemitério de Rouças. 

 

GONÇALVES, Francisco Luís. Filho de Agostinho Manuel Gonçalves e de Isabel Rodrigues, rurais, moradores em Lobiô. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 1/10/1834 com Maria Joaquina, filha de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Domingues, do lugar do Porto. // Testemunhas: Francisco José Meleiro, casado, do lugar da Carreira, e José Caetano Domingues, viúvo, do lugar de Peres, todos roucenses. // Morou no dito lugar do Porto. // Depois de viúvo casou na mesma igreja, a 20/9/1842, com Angélica Francisca, moradora no lugar de Peres, filha de António Manuel Domingues e de Vitória Maria Domingues. // Testemunhas: Manuel José Esteves, do lugar de Peres, Domingos José Gonçalves e frei Bento do Carmo, egresso, ambos do lugar da igreja. // Tinha 58 anos de idade, estava viúvo de Angélica Francisca, morava no dito lugar do Porto, quando casou novamente, na sobredita igreja, a 26/10/1865, com a sua parente no 2.º e 3.º grau de afinidade, Joaquina Rosa, de 49 anos, solteira, camponesa, moradora no lugar de Aldeia, filha de Pedro Caetano Fernandes e de Maria Teresa Domingues, rurais. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado, de Surribas, e Romão Rua, viúvo, do Telheiro.      

 

GONÇALVES, Graciosa da Purificação. Filha de Adriano Gonçalves, de Rouças, e de Maria Táboas, de São Paio, moradores em Corçães. N.p. de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, de Rouças; n.m. de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Cerdeira, de São Paio, todos lavradores. Nasceu a 5/11/1899 e foi batizada a 12 desse mês. Padrinhos: Manuel Gonçalves e Elisa da Purificação Vaz, solteiros, roucenses. // Casou na CRCM a 7/3/1935 com Avelino Marques, de Paderne. // O seu marido morreu em São Paio a 4/6/1966. // Ela faleceu em Paderne a 25/3/1993.   

 

GONÇALVES, Inácio José. Filho de António José Gonçalves e de Maria Josefa Esteves, do lugar de Corçães. // Casou na igreja de Rouças a 5/1/1823 com Antónia Maria Durães, filha de Bernardo António Durães e de Maria Rodrigues, do lugar de Oleiros. Testemunhas: José António Domingues, do lugar de Crasto, e António Joaquim Rodrigues Barreto, do lugar de Oleiros. 

 

GONÇALVES, Inácio José. Filho de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, moradores na Carpinteira, São Paio. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 27/10/1832 com Ana Rosa Gonçalves, filha de António José Gonçalves e de Maria Josefa Esteves, de Corçães. Testemunhas: padre José Bernardino Durães e Lourenço José Gonçalves, do lugar de Corçães. // Morreu no dito lugar de Corçães a 20/11/1870, com todos os sacramentos, com 65 anos de idade, no estado de casado com a dita Ana Rosa, com testamento, com quatro filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

GONÇALVES, Isabel Ventura. Filha de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1810. // Camponesa. // Faleceu a 13/4/1900, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 90 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Gonçalves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, Isaura dos Prazeres. Filha de Veríssimo Gonçalves e da sua primeira esposa, Virgínia Meixeiro. Nasceu a --/--/1912. // Faleceu a 9/2/1921.

 

GONÇALVES, Isaura dos Prazeres. Filha de Veríssimo Gonçalves, natural de Rouças, e da sua segunda esposa, Teresa de Jesus Marques, natural de São Paio. Nasceu em Rouças, no lugar de Corçães, salvo erro, a 31/8/1916. // Casou a --/--/1940 com António Cândido Pinto, natural de Chaviães. // A 31/8/2016 completou os cem anos de idade; residia no lugar da Igreja, Chaviães. Houve almoço num restaurante da vila de Melgaço, a que assistiram cerca de 50 pessoas, a maioria familiares, os quais eram emigrantes em França e Canadá; os gaiteiros da Gave animaram a festa.  

 

GONÇALVES, Jaime. Filho de ------- Gonçalves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Rouças, com o regente Manuel António Marques, ficando aprovado. // (NM 410).

 

GONÇALVES, João António. Filho de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires. Nasceu em Rouças por volta de 1834. // Lavrador. // Morreu no lugar do Crasto a 25/7/1898, com todos os sacramentos, com 64 anos de idade, no estado de casado com Antónia Joaquina Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.  

 

GONÇALVES, João Batista. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1834. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, rural, quando casou na igreja de Rouças a 7/7/1864 com Maria Joaquina, de 35 anos de idade, solteira, camponesa, também roucense, moradora no lugar da Picota, filha de Manuel José Gonçalves e de Antónia Maria. Testemunhas: padre António Joaquim Durães, do lugar da Igreja, e o padre António Joaquim de Neiva, do lugar do Crasto. // Morreu a 18/2/1896, no lugar da Pombeira, apenas com o sacramento da penitência, com 62 anos de idade, no estado de casado com Maria Joaquina Gonçalves, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.   

 

GONÇALVES, João Manuel. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, moradores no lugar da Cela, Rouças. N.p. de Bernardo Gonçalves e de Maria Soares, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Rodrigues, do lugar de Mareco, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Rouças a 10 de Novembro de 1813 com Maria da Conceição, filha de António Dias e de Maria Esteves, do lugar de Cavaleiros; neta paterna de Domingos Dias e de Maria de Sousa, do lugar do Vale, e neta materna de Pedro Esteves e de Francisca Alves, do lugar da Cabana, todos estes de Rouças. // Testemunhas: Domingos José Gonçalves, do lugar da Igreja, e José António Domingues, do lugar de Crasto, mordomo da igreja.    

 

GONÇALVES, Joaquim Tomaz. Filho de Francisco António Gonçalves, natural da freguesia de Santiago de Valdrões, bispado de Tui, e de Maria Joaquina Rodrigues, de São João de Sá, arcebispado de Braga, lavradores, residentes como caseiros na Quinta da Cordeira, Rouças. N.p. de Domingos Gonçalves, de S. João de Paramos, e de Tomásia Gonçalves, de Valdrões, galegos; n.m. de Maria Rodrigues, solteira, camponesa, de Sá. Nasceu na Quinta da Cordeira em 1838 e foi batizado nesse ano na igreja de Rouças pelo padre encomendado João da Rainha dos Anjos Cunha. Padrinhos: Joaquim Tomaz Correia Feijó e Caetana Delfina de Sousa Lima e Castro, fidalgos, moradores na Quinta da Cordeira, Rouças. (Ambos assinaram). // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava na dita Quinta da Cordeira, quando casou na igreja de Rouças a 23/9/1865 com Rosa, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, roucense, moradora no lugar de Carvalhos, filha de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo, rurais. // Testemunhas: Domingos José Esteves, casado, lavrador, e António Caetano Domingues, casado, lavrador, roucenses.        

 

GONÇALVES, Joaquim Tomaz. Filho de Adriano Gonçalves e de Maria Rosa Táboas, caseiros, moradores em Corçães, Rouças. N.p. de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, lavradores-caseiros, residentes na Quinta do Fecho, Rouças; n.m. de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Cerdeira, lavradores, de São Paio. Nasceu a 27/2/1892 e foi batizado pelo presbítero José Manuel Alves Salgado no dia seguinte. Padrinhos: os avós paternos. // Em 1913 apresentou-se em Infantaria 3, Viana, a fim de cumprir o serviço militar (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). // Deve ter escapado, pois foi considerado refractário (Correio de Melgaço n.º 53, de 9/6/1913). // Casou civilmente, a 25/11/1922, em Vila Maria, Município de Tercero Abajo, província de Córdoba, Argentina, com Maria Sasia.  

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Bento Manuel Gonçalves e de Caetana Maria Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças a 11/5/1836 e foi batizada na igreja a 15 desse mês e ano. // Era solteira, lavradora, morava em Cavaleiros, quando casou na igreja de Rouças a 14/2/1878 com Jerónimo Esteves, nascido em Paçô, Rouças, por volta de 1824, lavrador, viúvo de Rosa Esteves, castreja, filho de Bento Esteves e de Maria Esteves, lavradores, naturais de Castro Laboreiro. Testemunhas: AJD, casado, lavrador, e António Caetano de Castro, solteiro, lavrador, ambos da freguesia de Rouças. // O seu marido morreu a 7/7/1898, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local. // Ela faleceu a 17/1/1908, no dito lugar da Cela, no estado de viúva, sem testamento, e foi sepultada no cemitério da localidade.

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Marcelina Gonçalves, solteira, jornaleira, de Fiães, moradora na Cela, Rouças. N.m. de José Gonçalves e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 10/7/1888 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Esteves e Joaquina Gonçalves, roucenses.

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Inácio José Gonçalves e de Ana Rosa Gonçalves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1832. // Camponesa. // Faleceu a 18/7/1906, no lugar de Corçães, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da localidade.   

 

GONÇALVES, José. Filho de Lourenço Gonçalves e de Maria Rosa Alves, lavradores, naturais de Rouças, residentes em Corçães. Nasceu em Rouças por volta de 1830. // Lavrador. // Faleceu na Raza, São Paio, onde morava, com todos os sacramentos. // Tinha 48 anos de idade e foi sepultado na igreja de São Paio. // Fizera testamento.  

 

GONÇALVES, José. Filho de Antónia Maria Gonçalves, solteira, moradora em Cavaleiros. N.m. de João Manuel Gonçalves e de Maria da Conceição Dias. Nasceu a 8/9/1858 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinho: padre António Monteiro, de Cavaleiros. // Faleceu no sobredito lugar a 25/2/1865 e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, José. Filho de Manuel Caetano Gonçalves e de Ana Maria Domingues, lavradores, residentes em Cabreiros. N.p. de António Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Fernandes, do lugar da Cabana; n.m. de Manuel Agostino Domingues e de Ana Maria Fernandes, de Cabreiros. Nasceu a 20/2/1863 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues, casado, e Teresa de Jesus, solteira, lavradores, roucenses.  

 

GONÇALVES, José. Filho de Maria Joaquina Gonçalves, solteira, criada de servir em Surribas. Neto materno de Francisco Luís Gonçalves e de Maria Rosa Domingues, lavradores, todos de Rouças. Nasceu a 16/4/1874 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Damião de Oliveira, casado, lavrador, e (Plácida?) Gonçalves, criada de servir, roucenses.

 

GONÇALVES, José. Filho de João António Gonçalves, natural de São Paio, e de Antónia Genoveva Lourenço, natural de Rouças, lavradores, residentes em Crasto. N.p. de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires; n.m. de Maria da Graça Lourenço. Nasceu em Rouças a 13/9/1885 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, casado, lavrador, de Rouças. // Morreu a 2/1/1896, no lugar do Crasto, com o sacramento da penitência, e foi sepultado no cemitério da freguesia.   

 

GONÇALVES, José. Filho de António Joaquim Gonçalves e de Ana Gomes, lavradores, de Rouças, residentes em Paçô. N.p. de Manuel Gonçalves e de Ana Maria Domingues; n.m. de José Caetano Gomes Monteiro e de Maria Joaquina de Abreu (Gama). Nasceu em Rouças a 26/9/1885 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu na sua terra natal a 6/8/1961. 

 

GONÇALVES, José. Filho de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus, jornaleiros, ele de Rouças e ela exposta na Roda de Melgaço, moradores em Corçães. Neto paterno de Maria Teresa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 27/3/1889 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Simão António Gonçalves e Ludovina Domingues, solteiros, moradores em Rouças. // Morreu a 22/10/1892, no lugar de Corçães, e foi sepultado no cemitério.  

 

GONÇALVES, José. Filho de Manuel Gonçalves e de Romalda Bernardes Alves, residentes no Sobral, Rouças. N.p. de António José Gonçalves e de Ana Joaquina Vaz, de Rouças; n.m. de José Bernardes Alves e de Joaquina Alves, de Monte Redondo, bispado de Ourense, todos lavradores. Nasceu a 19/6/1892 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves e Teresa Vaz, casados, lavradores, residentes no Sobral. // Casou na CRCM a 14/3/1914 com Joaquina Rosa Soares. // Faleceu em Rouças a 29/12/1968. // Pai de António Gonçalves.   

 

GONÇALVES, José. Filho de José Albano Gonçalves e de Albina do Rosário Dias, lavradores, naturais da Vila, SMP, residentes no lugar de Eiró, Rouças. Neto paterno de Domingos José Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes; neto materno de António Joaquim Dias e de Maria Benedita Ribeiro. Nasceu em Rouças a 5/2/1903 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, casado, proprietário, natural da Vila de Melgaço, e Carolina Gonçalves, solteira, camponesa, natural de Rouças. // Morreu na freguesia da Vila, SMP, a 27/11/1973.

 

GONÇALVES, José. Filho de Belarmina Gonçalves. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

GONÇALVES, José. Filho de Veríssimo Gonçalves e de Teresa de Jesus Marques. Nasceu a --/--/19--. // S.m.n. 

 

GONÇALVES, José. Filho de --------- Gonçalves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Rouças, com o regente Manuel António Marques, ficando aprovado. // (NM 410). «Partiu para França, onde vai trabalhar pela primeira vez, José Gonçalves, casado, do lugar de Cabreiros, freguesia de Rouças. Vimo-lo partir com saudade, pois não quis seguir a sua viagem sem se despedir dos amigos, bem como da Senhora das Dores, no lugar dos Cavaleiros, deixando para esta e em mão da comissão daquele culto a quantia de 500$00…» A. Gonçalves.

 

GONÇALVES, José. Filho de Virgínia Gonçalves. Nasceu em Rouças a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930).

 

GONÇALVES, José António. Filho de Armando Américo Gonçalves e de Estefânia Aires. Nasceu em Rouças a --/--/1937 (NM 375).

 

GONÇALVES, José Augusto. Filho de Casimiro Gonçalves e de Teresa Durães. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917). // Morreu a 8/2/1947, em sua casa, sita no lugar da Carreira, com apenas trinta anos de idade, devido a doença pulmonar, no estado de casado, e foi sepultado no cemitério no dia seguinte. Era genro de José Lourenço Loureiro, irmão de Manuel Gonçalves, guarda-rios e proprietário, morador em Prado, e de Sara Gonçalves, do lugar da Igreja, Rouças.  

 

GONÇALVES, José da Conceição. Filho de Adriano Gonçalves e de Maria Rosa Táboas, lavradores-caseiros, residentes em Corçães. N.p. de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, de Rouças; n.m. de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Cerdeira, de São Paio. Nasceu em Rouças a 8/12/1893 e foi batizado a 10 desse mês. Padrinhos: os seus avós paternos. (Os pais do recém-nascido casaram na igreja de São Paio).  

 

GONÇALVES, José Manuel. Filho de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja. Nasceu em Rouças por volta de 1813. // Casou na igreja de Rouças a 2/3/1848 com Teresa de Jesus Domingues, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Vaz, de Requeijo. // Testemunhas: Manuel Caetano Alves Salgado, de Surribas, e padre António Monteiro, de Cavaleiros. // Rural. // Morreu no lugar do Requeijo a 8/11/1885, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, com um filho, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, José Manuel. Filho de Francisco Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia, freguesia de Rouças. Nasceu em Rouças por volta de 1843. // Lavrador. // Casou na igreja de São Paio a 25 (?) de Janeiro de 1879, com Ludovina Rosa Vaz, de 26 anos de idade, solteira, filha de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Marques, lavradores, do lugar dos Lourenços, São Paio. // Enviuvou a 20/5/1897. // Morreu a 2/1/1898, no lugar do Lagendo, São Paio, com todos os sacramentos, com 54 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, com geração, e foi sepultado no adro da igreja de São Paio.  

 

GONÇALVES, José Manuel. Filho de Maria Amélia Gonçalves. Nasceu em Rouças a 26/4/1960. // Trolha. // Casou com -----------------------. // Em 1995 andava fugido à justiça por crime de estrupo, e já não devia ser a primeira vez, pois o tribunal considerou-o contumaz. A sua última morada conhecida foi no lugar do Coto do Preto, Rouças. // O juiz de direito era na altura (21/12/1995) o Dr. Mário Sérgio Ferreira Rodrigues da Silva, e o escrivão adjunto era Vítor Roquinho. // (VM 1043).   

 

GONÇALVES, José Maria. Filho de António Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Fernandes, do lugar da Cabana. // Nasceu por volta de 1821. // Casou na igreja de Rouças a 18/7/1855 com Maria Teresa, filha de José Luís Fernandes e de Teresa Domingues, de Cabreiros. // Testemunhas: José Manuel Gonçalves, mordomo da igreja, de Requeijo, e António Caetano de Castro, do lugar da Igreja. // Faleceu a 7/12/1879, no lugar da Cabana, sem sacramentos, devido à sua família não avisar o pároco a tempo, com 58 anos de idade, casado, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério particular.

 

GONÇALVES, José Maria. Filho de Inácio José Gonçalves e de Ana Rosa Gonçalves, roucenses. // Nasceu por volta de 1831. // Lavrador. // Tinha 32 anos de idade, estava solteiro, quando casou na igreja de Rouças a 13/5/1863 com Joaquina Rosa, de 22 anos de idade, solteira, também nascida em Rouças, filha de Manuel Caetano Gomes e de Rosa Maria Esteves, roucenses. // Testemunhas: Frutuoso Joaquim de Castro, solteiro, e Domingos José Gonçalves, casado, lavradores, do lugar da Igreja. // Faleceu em Corçães a 18/2/1870, com todos os sacramentos, com apenas 39 anos de idade, casado com a dita Joaquina Rosa, sem testamento, com um filho, e foi sepultado na igreja. 

 

GONÇALVES, Júlio. Filho de José Albano Gonçalves e de Albina do Rosário Dias, caseiros, naturais da Vila de Melgaço, moradores na Quinta de Eiró de Cima, Rouças. N.p. de Domingos Gonçalves e de Maria Gonçalves, da Vila; n.m. de António Joaquim Dias, de Prado, e de Maria Benedita Ribeiro, de Rouças. Nasceu a 6 ou a 8/10/1896. Padrinhos de batismo: Vitorino Augusto dos Santos Lima, proprietário, do lugar da Baixa, Vila, e sua filha, Maria Julieta dos Santos Lima. // Casou na CRCM a 24/4/1939 com Aida Joaquina, de 21 anos de idade, solteira, doméstica, de Paderne. // Faleceu em Viana a 19/1/1976.     

 

GONÇALVES, Justino. Filho de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus, lavradores, residentes em Corçães. N.p. de Maria Teresa Gonçalves, solteira, lavradora, de Rouças. Nasceu em Rouças a 15/11/1881 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz e Maria Gonçalves, casados, lavradores, ambos de São Paio. // Era solteiro, criado de servir na Quinta do Peso, quando casou na igreja de Paderne a 13/9/1900 com Angelina Rodrigues, de 23 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, moradora no lugar de Apião, filha de Maria Júlia Rodrigues, padernense. Testemunhas: Vitorino José Rodrigues, casado, lavrador, residente no lugar da Granja, São Paio, e Carlos António Alves, viúvo, soqueiro, do lugar do Barral, Paderne. // Faleceu em Paderne a 29/5/1959.  

 

GONÇALVES, Laurinda. Filha de Marcelina Gonçalves, solteira, jornaleira, de Fiães, moradora na Cela, Rouças. N.m. de José Gonçalves e de Ana Luísa Esteves, lavradores, de Fiães. Nasceu a 13/9/1892 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Meixeiro, casada, lavradeira, moradora no lugar da Igreja, Rouças. // Em virtude da sua mãe ter falecido, o regedor da freguesia levou-a à Câmara Municipal no dia 17/5/1896, a fim de ser admitida no hospício, ficando registada no livro dos expostos sob o n.º 401. // Nesse dia 17 as autoridades camarárias entregaram-na à madrinha, agora no papel de ama, recebendo esta uma determinada mensalidade. // Faleceu na sua terra natal a 17/8/1947. // Mãe de Maria Gonçalves.   

 

GONÇALVES, Laurinda Rosa. Filha de Adriano Gonçalves e de Maria Fernandes. Nasceu em Rouças a --/--/1930 (NM 65, de 15/6/1930). // Faleceu na freguesia de Rouças a --/--/2020, com 89 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1435, de 1/2/2020).

 

GONÇALVES, Lourenço. // Faleceu a 12/9/1859, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Era viúvo e morava em Corçães.  

 

GONÇALVES, Lourenço José. Filho de António José Gonçalves, de Corçães, Rouças, e de Maria Josefa Esteves, do lugar de Ferreiros, Prado. // Casou na igreja de Rouças a 27/5/1829 com Maria Teresa, de Corçães, filha de Manuel António Alves, de Portelinha, Castro Laboreiro, e de Teresa Maria Rodrigues, de Corçães. // Testemunhas: padre José Bernardino Durães e Francisco Durães, ambos do lugar da Igreja.   

 

GONÇALVES, Ludovina. Filha de -------- Gonçalves e de --------------------------. Nasceu por volta de 1847. // Faleceu no lugar de Mijanços, freguesia de Rouças, a --/--/1933, com 86 anos de idade (NM 187, de 19/3/1933).

 

GONÇALVES, Ludovina. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Teresa de Jesus Meixeiro, moradores no lugar de Aldeia. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô; n.m. de Manuel José Meixeiro e de Maria Teresa Lourenço, de Aldeia. Nasceu a 18/81853 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António de São José e Florência Fernandes, solteira, ambos do lugar de Aldeia. 

 

GONÇALVES, Ludovina. Filha de António José Gonçalves, natural de Castro Laboreiro, e de Ana Joaquina Vaz, natural de Rouças, moradores no lugar do Sobral. N.p. de José Luís Gonçalves e de Domingas Rodrigues, castrejos, de Mareco; n.m. de Caetano José Vaz e de Maria Ventura Pires, roucenses, do Sobral, todos rurais. Nasceu em Rouças a 8/6/1864 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e sua filha Maria Teresa Vaz, solteira, camponesa, do Sobral. // Faleceu a 20/10/1866 e foi sepultada na igreja.      

 

GONÇALVES, Luís Augusto. Filho de Carolina Gonçalves, lavradeira, natural da Vila de Melgaço, moradora no lugar da Eira. Neto materno de José Albano Gonçalves e de Albina Rosária Dias. Nasceu em Rouças a 28/1/1906 e foi batizado na igreja a 4 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Luís Augusto Gomes, casado, e Cândida Augusta Afonso, solteira, ambos da Vila de Melgaço. // Morreu em Prado a 8/12/1951. 

 

GONÇALVES, Manuel. Filho natural de Faustino de Araújo, da comarca de Braga, e de Maria Meleiro, do Faval, Fiães. N.p. de avós incógnitos; n.m. de Gregório e de sua mulher (Laurentina?) Gregório, de Fiães. // Casou na igreja de Rouças a 16/6/1802 com Páscoa Domingues, do lugar da Quinta de Cavaleiros, viúva de Manuel Afonso, do lugar de Crasto. Testemunhas: José António Domingues, do lugar de Crasto, Manuel António Alves, e seu irmão, António Manuel Alves, ambos do lugar da Igreja.     

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Inácio Gonçalves e de Antónia Durães. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Oleiros a 19/12/1878, apenas confessado e ungido, por ser demente, com 44 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério particular.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Manuel António Gonçalves e de Ana Joaquina Domingues, moradores em Lobiô. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Ana Ventura, do dito lugar; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Vieites, da Jugaria, Fiães. Nasceu a 20/6/1853 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e esposa, Teresa Lourenço, de Lobiô. 

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, moradores em Lobiô. Neto paterno de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Feliciano Fernandes e de Maria Engrácia Domingues, de Sobral de Baixo. Nasceu a 14/7/1854 e foi batizado pelo padre José Bernardino Durães a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Fernandes e sua irmã, Maria José, do lugar de Sobral de Baixo, Rouças.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de José Maria Gonçalves e de Joaquina Rosa Gomes, residentes em Corçães. N.p. de Inácio José Gonçalves e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Caetano Gomes e de Rosa Maria Esteves, todos rurais, do dito lugar. Nasceu a 21/6/1864 e foi batizado a 26 desse mês. Padrinhos: José Luís Rodrigues, casado, lavrador, da Rasa, São Paio, e Maria Rosa Gonçalves, solteira, camponesa, de Corçães, Rouças. // Faleceu a 22/9/1864 e foi sepultado na igreja.  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de António José Gonçalves, de Castro Laboreiro, e de Ana Joaquina Vaz, de Rouças, lavradores, residentes no lugar do Sobral. N.p. de José Luís Gonçalves e de Domingas Rodrigues, castrejos; n.m. de Caetano José Vaz e de Maria Ventura Pires, do Sobral, Rouças. Nasceu a 14/11/1866 e foi batizado a 17 desse mês. Padrinhos: Caetano José Vaz, casado, lavrador, e sua filha, Maria Teresa, solteira, camponesa, do Sobral. // Tinha 24 anos, era solteiro, lavrador, morava no lugar de nascimento, quando casou, na igreja da sua freguesia, a 26/8/1891, com Romalda, de 29 anos, solteira, lavradora, de Monte Redondo, Ourense, filha (por subsequente matrimónio) de José Bernardes e de Joaquina Alves, galegos. Testemunhas presentes: Manuel Coelho, casado, e José Coelho, solteiro, lavradores, residentes no lugar da Igreja. 

 

GONÇALVES, Manuel (Capelão). Filho de José Maria Gonçalves e de Joaquina Rosa Sousa Gomes. N.p. de Inácio José Gonçalves e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Caetano Sousa Gomes e de Rosa Maria Esteves, todos lavradores, residentes em Corçães. Nasceu em Rouças a 19/9/1867 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Rodrigues, casado, rural, da Raza, São Paio, e Maria Rosa Gonçalves, solteira, camponesa, de Corçães. // Rural. // Casou na igreja de Rouças a 21/12/1903 com Elisa da Purificação, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, natural de São Paio, filha de José Caetano Vaz e de Maria Luísa Gonçalves. // Morreu no lugar de Corçães a 18/3/1939. // A sua viúva finou-se a 11/5/1958, com 86 anos de idade. // Com geração.  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de João António Gonçalves, natural de São Paio, e de Antónia Joaquina Lourenço, natural de Rouças, moradores em Crasto. N.p. de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, sampaienses; n.m. de Maria da Graça Lourenço, solteira, roucense, todos lavradores. Nasceu em Crasto, Rouças, a 24/3/1872, e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinho: Manuel António Domingues, solteiro, pedreiro, de São Paio. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar onde nascera, quando casou na igreja da sua freguesia a 17/12/1899 com Claudina, de 27 anos de idade, solteira, lavradora, de Requeijo, Rouças, filha de Narciso Albano Gomes e de Maria de Castro. Testemunhas presentes: António Gomes, solteiro, e Constantino Pires, casado, lavradores, de Requeijo. // Morreu na Vila a 25/2/1951 (NM 969, de 11/3/1951).  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de ---------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou na igreja de Rouças a --/--/1917 com Beatriz de Assunção Soares Calheiros (JM 1169, de 4/8/1917).

 

GONÇALVES, Manuel (*). Filho de Manuel José Gonçalves, natural de Rouças, e de Ana Rosa Domingues, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Lobiô. Neto paterno de Manuel António Gonçalves e de Ana Domingues; neto materno de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz. Nasceu em Rouças a 9/1/1885 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Domingues, solteiro, lavrador, e Maria Luísa Domingues, casada, lavradeira, ambos do lugar de Soutomendo de Baixo, Fiães. // Casou na CRCM a 17/11/1924 com Júlia Rosa Domingues, natural de Soutomendo de Baixo, Fiães. // Foi emigrante (**); andou pela Argentina durante cinquenta anos, onde arranjou dinheiro suficiente para mandar construir na Calçada, Vila de Melgaço, o prédio onde antes fora a casa do comerciante e político José Cândido Gomes de Abreu. // Morreu na Argentina a 18/6/1971. // Pai de Aida de Jesus Gonçalves, do Dr. Elpídio Gonçalves (ver em Fiães), de Margarida... /// (*) A partir de certa altura começou a assinar Manuel Batista Gonçalves. // (**) No Notícias de Melgaço n.º 110, de 24/5/1931, dá-se a notícia: «Partiu para a Argentina, onde conta demorar-se por um ano, Manuel Baptista Gonçalves  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Marcelina Gonçalves, solteira, jornaleira, natural de Fiães, moradora no lugar de Cela, Rouças. Neto materno de José Gonçalves e de Ana Luísa Domingues (da Ferraria). Nasceu em Rouças a 5/4/1885 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Jerónimo Esteves e Joaquina Rosa Gonçalves, casados, lavradores, residentes no dito lugar de Cela. // Devido a ter falecido a sua mãe, o regedor de Rouças levou-o, a 17/5/1896, à Câmara Municipal, a fim de ser admitido no hospício, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 400. // Nesse dia 17 foi entregue pelas autoridades camarárias a Joaquina Rosa Gonçalves, do lugar da Cela, Rouças. // Morreu no dito lugar da Cela a 27/5/1904, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Manuel Gonçalves e de Romalda Bernardes, residentes no lugar do Sobral, Rouças. N.p. de António José Gonçalves e de Ana Joaquina Vaz, de Rouças; n.m. de José Bernardes e de Joaquina Alves, de Monte Redondo, Galiza, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 24/7/1900 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Araújo, viúvo, do lugar de Aldeia, Rouças, e Maria Gonçalves, solteira, do lugar do Sobral, Rouças, lavradores. // Morreu a 14/3/1904 e foi sepultado no cemitério.  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de José Gonçalves e de Joaquina Rosa Soares. Nasceu em Rouças a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 192, de 26/3/1916).

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de --------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Viveu em Lisboa muitos anos. // Faleceu em Surribas, Rouças, a --/--/1996. // (VM 1057).

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de -------- Gonçalves e de -----------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Casou com -----------------------------. // Faleceu em Bilhões, Rouças, a 7/5/1997, viúvo. // Deixou dois filhos.

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de António Gonçalves e de Joana Esteves. // Nasceu por volta de 1808. // Lavrador. // Faleceu em Lobiô a 26/10/1866, com 58 anos de idade, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de Manuel José Gonçalves e de Ana Gonçalves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1834. // Rural. // Morreu a 14/1/1907, no lugar de Lobiô, com todos os sacramentos, com 73 anos de idade, no estado de viúvo de Ana Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.

 

GONÇALVES, Manuel Augusto. Filho de Casimiro Gonçalves e de Teresa Durães. Nasceu a --/--/192-. // A 22/7/1933 fez exame do 2.º grau do ensino primário, ficando distinto (NM 204, de 13/8/1933). // Funcionário das Hidráulicas. // Casou em primeiras núpcias com Angelina Perpétua Lopes. // Em segundas núpcias casou, a 28/9/1953, com Magnífica da Conceição Soares Calheiros. // Faleceu na sua casa da Corredoura, Prado, a --/--/1995, com 73 anos de idade. // Pai de Manuel José, agente da Polícia Judiciária, aposentado, casado com Maria Fernanda Rodrigues; de Maria das Dores, casada com Manuel Henrique Cordeiro da Rocha; de Leonor, casada com Ricardo Vitorino Gonçalves (filhos da primeira esposa); e da professora Flávia Maria, casada com Joaquim de Castro Pereira, gerente da agência da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Melgaço (filha da segunda esposa). // Avô de Vítor Gonçalves, de Ricardo Gonçalves, de Carla Gonçalves, de Paulo Rocha, de Joana Gonçalves, de Catarina Gonçalves, de João Manuel Gonçalves, de Pedro Paulo Gonçalves, e de Luís Miguel Gonçalves (VM 1023, de 15/2/1995).  

 

GONÇALVES, Manuel Batista (ver em Manuel Gonçalves).

 

GONÇALVES, Manuel Bento. Filho de Manuel Gonçalves e de Teresa Marques, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1838. // Rural. // Morreu a 24/4/1896, no lugar de Lobiô, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, com 58 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, Manuel Caetano. Filho de Manuel José Gonçalves (*) e de Maria Caetana Domingues, da Pombeira. // Casou na igreja de Rouças a 12/11/1845 com Maria Rosa (*), filha de José Luís Fernandes e de Teresa Joana (ou Caetana) Domingues (*), de Cabreiros, todos de Rouças. // Testemunhas: Frutuoso José de Castro e Bento Manuel de Nossa Senhora do Carmo, ambos do lugar da Igreja. // O casal teve pelo menos um filho, António Joaquim, nascido por volta de 1848, o qual morreu em SMP a 1/11/1860, devido a uma queda que deu num souto de Tomás José Gonçalves, da Vila de Melgaço. /// (*) Falecidos antes da data do sobredito casamento. 

 

GONÇALVES, Manuel Caetano. Filho de António Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Fernandes, do lugar da Cabana. Nasceu em Rouças por volta de 1814. // Rural. // Casou na igreja de Rouças a 4/3/1857 com Ana Maria Domingues, filha de Agostinho Manuel Domingues e de Ana Maria Fernandes, de Cabreiros. Testemunhas: Manuel José Domingues, do lugar da Cabana, e José Joaquim Fernandes, de Cabreiros. // A sua mulher faleceu no lugar dos Cabreiros, Rouças, a 29/1/1885. // Ele morreu a 6/4/1888, no dito lugar de Cabreiros, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.   

 

GONÇALVES, Manuel João. Filho de Domingos Gonçalves e de Maria Meixeiro (dos Santos), de Lobiô. N.p. de João Gonçalves e de Esperança Barreira, da Jugaria, Fiães, termo de Valadares; n.m. de Domingos Meixeiro e de Francisca Esteves, de Lobiô, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 11/10/1813 com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Maria Luísa, filha de Manuel Meleiro e de Maria Engrácia Meleiro, de Lobiô; neta paterna de Domingos Meleiro e de Maria Meixeiro, do lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, e neta materna de Gregório Meleiro e de Domingas Quintela, de Lobiô, Rouças. // Testemunhas: Luís Manuel Domingues, casado, e Manuel Alves, solteiro, do lugar da Igreja.    

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, rurais, moradores no lugar de Lobiô. Nasceu em Rouças por volta de 1818. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 26/2/1840 com Teresa de Jesus Meixeiro, filha de Manuel José Meixeiro e de Maria Teresa Lourenço, do lugar de Aldeia. Testemunhas: Manuel António Esteves e Manuel Domingues, ambos do dito lugar. // A sua esposa faleceu no lugar da Aldeia a 29/4/1895. // Ele morreu a 9/5/1895, no mesmo lugar, com os sacramentos da penitência e eucaristia, com 77 anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.     

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Cardoso, lavradores. // Pedreiro. // Faleceu no lugar do Porto a 30/6/1873, apenas com a confissão, por não poder receber os outros sacramentos, com apenas 32 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Maria Gonçalves, solteira, moradora no lugar da Picota. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 19/11/1827, na presença do padre João Durães, coadjutor da freguesia, com Antónia Maria, filha de Manuel António Esteves e de Maria Rosa da Costa, do lugar dos Carvalhos, Rouças. // Testemunhas: António Caetano Alves Salgado, casado, da Pombeira, e António Joaquim Esteves, casado, dos Carvalhos. // Faleceu no lugar da Picota a 6/11/1863, com setenta anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de viúvo da dita Antónia Maria, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha. 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de António Gonçalves e de Maria Josefa Gomes, do lugar de Corçães. // Casou na igreja de Rouças a 17/6/1818 com Maria Caetana, filha de Manuel António Domingues e de Mariana Gertrudes Pires, do lugar da Pombeira. // Testemunhas: António José Gonçalves, de Corçães, e o mordomo da igreja. 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues. // Lavrador. // Faleceu em Lobiô a 11/10/1873, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, viúvo de Joaquina Marques, com testamento, com dois filhos, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Manuel José (Chitas). Filho de Veríssimo Gonçalves e de Virgínia Meixeiro. Nasceu (*) a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916). // Casou em primeiras núpcias com Maria de (Freitas?). // A esposa deve ter falecido nova, pois ele casou-se em segundas núpcias, em Fevereiro de 1947, com Isabel, filha de Manuel Guerreiro e de Teresa Fernandes. Ele era na altura marinheiro-artilheiro em Vila Franca de Xira (NM 809, de 2/3/1947). // Ingressara na marinha de guerra, tendo sido promovido a sargento em 1962. // Pai de Maria Fernanda (nasceu a 21/7/1948). /// (*) Em outra parte diz-se que ele nasceu a 29/9/1914; pode ter acontecido que o casal teve dois filhos com o mesmo nome e o primeiro deles morreu ainda criança.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel José de Araújo Gonçalves e de Rosa Soares. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 245, de 15/4/1917).

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Celestino Gonçalves e de Maria Amélia Alves. Nasceu em Rouças a --/--/1932 (NM 174, de 27/11/1932).

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Armando Américo Gonçalves, natural de Prado, e de Estefânia Aires, de Rouças. Nasceu na freguesia de Rouças a 11/3/1934 (NM 229, de 15/4/1934).

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de --------- Gonçalves e de --------------------. Nasceu no lugar de Cabreiros, freguesia de Rouças, a --/--/1927. // Casou a --/9/1957 com Hortência, filha de Manuel António Pereira de Castro e de Adélia da Ascensão Rodrigues. // Foi gerente da “Tabacaria 13”, sita nos Restauradores, Lisboa. // Residiu na Amadora. // No ano 2000 visitou a terra, acompanhado da esposa e neta, Cláudia Sofia Gonçalves Marques, estudante, residente com seus pais na Amadora (VM 1144). // Em 2012 já estava aposentado. // Morreu a 17/9/2020, com noventa e três anos de idade. Foi sepultado no cemitério de Barcarena (A Voz de Melgaço de 1/10/2020).    

 

GONÇALVES, Manuel do Nascimento. Filho de António Gonçalves (Ferreirinho), serralheiro, natural de Monção, e de Maria Julieta de Melo, comerciante, natural de Melgaço, onde moravam. Neto paterno de Caetano Gonçalves e de Rosa Fernandes; neto materno de Ilídio Cândido de Melo e de Olímpia dos Anjos Rodrigues. Nasceu em Rouças a 25/12/1928 e foi batizado na igreja de SMP a 16/3/1930. Padrinhos: António Augusto Alves e Maria Cerdeira, casados, proprietários, da Vila de Melgaço. // Era fisicamente débil. // Comerciante. // Casou a 1/10/1967, na igreja matriz de SMP, com Maria da Conceição, filha de Manuel José Lopes e de Maria da Conceição Rodrigues Morado, naturais de Bertiandos, Ponte de Lima. Serviram de padrinhos os pais do noivo. // Morreu a 27/3/1983. // Com geração. 

 

GONÇALVES, Manuel Torres. Nasceu por volta de 1934. // Morreu na freguesia de Rouças a --/--/2022, com 88 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2022).   

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Manuel José Gonçalves e de Teresa Meixeiro. Nasceu no lugar da Eira, Rouças, onde morava. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Aldeia a 3/9/1869, com todos os sacramentos, com 27 anos de idade, casada com Manuel Pires, sem testamento, deixando dois filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Maria. Filha de António José Gonçalves e de Ana Joaquina Vaz, residentes no lugar do Sobral. Neta paterna de José Luís Gonçalves e de Domingas Rodrigues, de Mareco, Castro Laboreiro; neta materna de Caetano José Vaz e de Maria Ventura Pires, de Sobral, Rouças, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 26/11/1860 e foi batizada na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz, solteiro, tio materno da neófita, ausente, representado por seu pai, avô materno da criança, e Maria José Vaz, tia materna, moradora no lugar de Sobral. // Casou na igreja paroquial a 29/3/1906 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim de Araújo, viúvo, de setenta anos de idade, com quem vivia maritalmente. Após o casamento todos os filhos de ambos foram perfilhados (ver no apelido Araújo).   

 

GONÇALVES, Maria. // Nasceu por volta de 1861. // Faleceu no lugar de Aldeia, Rouças, a --/--/1929, com 68 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 21, de 14/7/1929).

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Agostinho José Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, moradores em Lobiô. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Feliciano Fernandes e de Maria Engrácia Domingues, do Sobral, todos rurais. Nasceu a 13/1/1865 e foi batizada a 22 desse mês. Padrinhos: José Manuel Vieites e esposa, Ana Maria Meixeiro, lavradores, da Eira. // Faleceu a 16/4/1865 e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Maria. Filha de António Joaquim Gonçalves, de São Paio, e de Clara Rosa Gonçalves, de Rouças, moradores no Sobral de Cima. N.p. de Maria Joaquina Gonçalves, solteira, de São Paio; n.m. de António Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Cardoso, do lugar do Porto, todos lavradores. Nasceu a 13/5/1866 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco de Castro, solteiro, lavrador, do dito lugar do Porto, o qual, por não poder estar presente, fez-se representar, e Maria Joaquina, solteira, tia materna da neófita. // Faleceu em Rouças a 6/5/19—.

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Joaquim Tomaz Gonçalves e de Rosa Dantas, rurais, moradores na Quinta da Boavista (*). N.p. de Francisco António Gonçalves e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo. Nasceu a 10/5/1869 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Dantas e Maria Ludovina Dantas, solteiros, lavradores, roucenses. /// (*) Deviam ser caseiros.

 

GONÇALVES, Maria. Filha de João António Gonçalves, de São Paio, e de Antónia Lourenço, de Rouças, rurais, moradores no lugar do Crasto. N.p. de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, sampaienses; n.m. de Maria da Graça Lourenço, solteira, roucense. Nasceu a 19/1/1876 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Narciso Albano Gomes e Maria de Castro, casados, lavradores, roucenses.   

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Marcelina Gonçalves, solteira, lavradora, natural de Fiães, residente no lugar de Cela, freguesia de Rouças. Neto materno de José Gonçalves e de Ana Luísa Gonçalves, lavradores, fenalenses. Nasceu em Rouças a 16/1/1881 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Esteves e Joaquina Gonçalves, casados, lavradores, roucenses. // Casou na igreja de Rouças a 30/1/1905 com o seu conterrâneo Manuel Rodrigues de Sousa, filho de Joaquina Rosa Rodrigues de Sousa. // Faleceu no sobredito lugar de Cela a 19/8/1941. 

 

GONÇALVES, Maria. Filha de António Joaquim Gonçalves e de Ana Gomes, lavradores, residentes no lugar da Cabana, Rouças. N.p. de Manuel Caetano Gonçalves e de Ana Maria Fernandes; n.m. de José Caetano Gomes e de Maria Joaquina da Gama. Nasceu em Rouças a 4/5/1892 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Maria Alves, solteiros, lavradores, residentes no lugar da Cabana. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30/3/1972.

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Manuel Gonçalves, de Rouças, e de Elisa da Purificação Vaz, de São Paio. Nasceu em Rouças a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 130, de 22/12/1914).

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Laurinda Gonçalves. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1917 (JM 1163, de 23/6/1917).

 

GONÇALVES, Maria Amélia. Filha de António Gonçalves e de Joaquina de Araújo. Nasceu em Rouças a --/--/1934 (NM 220, de 21/1/1934). 

 

GONÇALVES, Maria do Carmo. Filha de Manuel José Gonçalves, de Rouças, e de Ana Domingues, de Fiães, lavradores, residentes em Lobiô. N.p. de Manuel Gonçalves e de Ana Domingues; n.m. de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz. Nasceu a 21/3/1888 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Domingues e Maria Luísa Domingues, casados, lavradores, de Soutomendo de Baixo, Fiães. // Faleceu na freguesia de Fiães a 28/1/1975.

 

GONÇALVES, Maria Fernanda. Filha de Manuel José Gonçalves (Chitas), sargento da armada, e de Isabel Guerreiro. Nasceu a 21/7/1948.

 

GONÇALVES, Maria Joana. Filha de João Gonçalves e de Maria da Conceição Dias, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1820. // Camponesa. // Faleceu a 20/6/1888, no lugar de Cavaleiros, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 68 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, naturais de Rouças, moradores que foram no lugar de Corçães. Nasceu em Rouças nos inícios do século XIX. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Sante, onde morava, a 30/9/1864, com todos os sacramentos, no estado de solteira. Tinha cinquenta e cinco anos de idade. Foi sepultada na igreja de São Paio. Fizera testamento. Deixou filhos (ver em São Paio). // Teria sido ela uma das amantes do Tomás das Quingostas? (ver Augusto César Esteves, Melgaço, Sentinela do Alto Minho, II parte, 1.º volume, página 190).      

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Ana Gonçalves. // Lavradeira. // Faleceu em Lobiô a 23/10/1867, com 60 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de António José Gonçalves e de Joana Esteves. // Nasceu em Rouças. // Lavradeira. // Morou no lugar de Lobiô. // Faleceu a 21/3/1864 na Casa do Rio do Porto, SMP, com 54 anos de idade, com todos os sacramentos, casada com Domingos José Meleiro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja da sua freguesia natal.   

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro (Pereira?), lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1817. // Camponesa. // Casou com Manuel José Gonçalves. // Faleceu no lugar da Jugaria, freguesia de Fiães, a 9/1/1884, com 67 anos de idade, viúva, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja de Fiães. // Deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Durães. Nasceu em Rouças por volta de 1826. // Lavradeira. // Faleceu a 5/8/1908, em casa de morada do padre João Nepomuceno Vaz, sita no lugar de Adedela, Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, com 82 anos de idade, no estado de viúva de Joaquim Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Fiães.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1814. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Igreja a 18/1/1888, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 74 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Domingos António Gonçalves e de Maria Sabida (!), roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1823. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Cela, Rouças, a 15/2/1885, com todos os sacramentos, com 62 anos de idade, no estado de viúva de António Silvestre, sem testamento, com uma filha, e foi sepultada no cemitério da freguesia. 

 

GONÇALVES, Maria Justina. Filha de Manuel António Gonçalves e de Maria Joana Esteves. // Lavradeira. // Faleceu em Cavaleiros a 23/11/1876, com todos os sacramentos, com 44 anos de idade, casada com José Joaquim Cardoso, sem testamento, com seis filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

GONÇALVES, Maria Justina. Filha de Maria José Gonçalves, lavradeira, natural de Alvaredo. Nasceu em Rouças por volta de 1834. // Camponesa. // Faleceu a 18/10/1906, no lugar do Val, freguesia de Rouças, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de casada com Bento Gomes (galego), sem testamento, com filhos (teve-os quando era solteira), e foi sepultada no cemitério da localidade.  

 

GONÇALVES, Maria Leonor. Filha de Carolina Gonçalves, solteira, jornaleira, natural da Vila de Melgaço, moradora no lugar de Eiró. Neta materna de José Albano Gonçalves e de Albina do Rosário Dias. Nasceu em Rouças a 7 de Fevereiro de 1911 e foi batizada na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Zorobabel Martins Rodrigues (Abel Sapateiro), solteiro, e Maria Martins, solteira, ambos residentes na freguesia da Vila de Melgaço. // Casou na igreja paroquial de Santo Ildefonso, Porto, a 10/12/1966, com Manuel Antelo (!) Fernandes, de 57 anos de idade, natural de Bonfim, Porto, filho de Manuel Antelo (!) Ribeiro e de Consoelo Fernandes. // Faleceu em Prado, Melgaço, a 11/3/1910, com noventa e nove anos de idade.

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de António Gonçalves e de Antónia Fernandes. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cabana a 31/1/1875, sem sacramentos, por ter morte repentina, solteira, com 50 anos de idade, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de Antónia Luísa Gonçalves. Nasceu por volta de 1842. // Casou com José Caetano Vaz, nascido em São Paio (ver). // Morou em Corçães com o marido e filhos. // Enviuvou a 17/9/1882. // Faleceu a 4/1/1916, com 74 anos de idade. // Depois de viúva foi mãe de Augusto Gonçalves, nascido em Rouças no ano de 1885, o qual morreu a 31/8/1886.

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de -------- Gonçalves e de -----------------------. Nasceu por volta de 1866. // Faleceu em Corçães a --/--/1916, com 50 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 181, de 9/1/1916).

 

GONÇALVES, Maria de Lurdes. Filha de Virgínia Gonçalves. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 180, de 22/1/1933).

 

GONÇALVES, Maria de Nazaré. Filha de José Albano Gonçalves e de Albina do Rosário Dias, caseiros na Quinta de Eiró de Cima, Rouças, naturais da Vila de Melgaço. N.p. de Domingos Gonçalves e de Maria Gonçalves, lavradores, da Vila; n.m. de António Joaquim Dias, de Prado, e de Maria Benedita Ribeiro, de Rouças. Nasceu em Rouças a 2/3/1895 e foi batizada na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima e sua esposa, Maria de Nazaré Esteves, proprietários, moradores no lugar da Baixa, Vila. // Faleceu no estado de solteira, na Vila, a 31/7/1979. // Deixou bens e fez testamento. // Foi sepultada no cemitério municipal.  

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Inácio José Gonçalves e de Ana Teresa Gonçalves, lavradores, de Corçães, Rouças. Nasceu por volta de 1841 e casou na igreja de São Paio a 22/1/1872, com Manuel José Gonçalves (*), de 36 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Quingostas, filho de Maria Teresa Gonçalves, solteira. /// (*) É provável que Manuel José Gonçalves seja filho do Tomás das Quingostas.    

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Gonçalves (Capelão) e de Elisa da Purificação Vaz. Nasceu a --/--/1---. // Casou com Manuel Pereira (Pinto?).

 

GONÇALVES, Maria Teresa. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel Gonçalves. // Lavradeira. // Faleceu em Corçães a 15/9/1877, com todos os sacramentos, com 72 anos, solteira, sem testamento, com um filho, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Maria Teresa. Filha de Manuel Gonçalves e de Romalda Bernardes Alves, lavradores, residentes no lugar do Sobral, Rouças. N.p. de António José Gonçalves e de Ana Joaquina Vaz, de Rouças; n.m. de José Bernardes Alves e de Joaquina Alves, de Monte Redondo, Ourense. Nasceu em Rouças a 13/7/1895 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves e sua mulher, Teresa Vaz, lavradores, de Rouças.

 

GONÇALVES, Maria Vitória. Filha de Inácio Luís Gonçalves e de Antónia Maria Durães. // Lavradeira. // Faleceu em Oleiros a 6/3/1879, com todos os sacramentos, com 52 anos de idade, casada com Manuel Joaquim Durães, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultada no cemitério local. 

 

GONÇALVES, Mário de Jesus. Filho de António Daniel Gonçalves e de Ludovina Rosa Gregório. Nasceu em Rouças a --/--/1931 (NM 130, de 15/11/1931).

 

GONÇALVES, Miquelina. Filha de António Joaquim Gonçalves, natural de Rouças, e de Ludovina Domingues, natural de Cubalhão, moradores em Oleiros. N.p. de Inácio Luís Gonçalves e de Antónia Maria Durães, roucenses; n.m. de Manuel Domingues (Peneda) e de Marcelina Martins, cubalhanenses, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 7/8/1873 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Meleiro e Ana Meleiro, casados, proprietários, roucenses. // Faleceu em Rouças a 6/9/1942.

 

GONÇALVES, Paulo Jorge S. // Nasceu por volta de 1973. // Morreu na freguesia de Rouças a --/--/2021, com 48 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/9/2021). 

 

GONÇALVES, Piedade. Filha de António Daniel Gonçalves e de Ludovina Rosa Gregório. Nasceu em Rouças a --/--/1929 (NM 3, de 3/3/1929).

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Ana Ventura Gonçalves. Nasceu por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu em Lobiô a 4/10/1874, com todos os sacramentos, com 68 anos de idade, solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de António Gonçalves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Lobiô, naturais de Rouças. Nasceu por volta de 1819. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, onde residia, a 7/3/1890, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e um anos de idade, no estado de casada com Manuel José Meleiro, com testamento, com filhos (ver em São Paio), e foi sepultada na igreja paroquial.   

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, moradores em Lobiô. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Feliciano Fernandes e de Maria Engrácia Domingues, do Sobral, todos rurais. Nasceu a 23/5/1866 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano Gomes, solteiro, lavrador, e sua mãe Ana Joaquina de Freitas, casada, lavradeira, de Requeixo, São Paio. // Faleceu em Rouças a 2/12/1948.   

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus (exposta na Vila de Melgaço). Neta paterna de Maria Teresa Gonçalves, todos lavradores, residentes no lugar de Corçães, Rouças. Nasceu na freguesia de Rouças a 15/5/1884 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Tomaz Gonçalves e Rosa Joaquina Dantas, casados, lavradores, roucenses. // Casou na igreja de Rouças a 7/3/1909 com Lino Gomes, de 24 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Paderne. // O seu marido morreu em Rouças a 22/2/1953. // Ela faleceu em Vila Praia de Âncora, Caminha, a 3/6/1968. // Com geração.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria dos Anjos Trancoso. Nasceu em Rouças a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 100, de 8/3/1931). // Faleceu no lugar de Eiró a --/--/1931, com apenas oito dias de vida (NM 100, de 8/3/1931).

 

GONÇALVES, Rosa Joaquina. Filha de Domingos Gonçalves e de Maria Esteves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1823. // Camponesa. // Faleceu em Rouças a 29/4/1887, com todos os sacramentos, com 64 anos de idade, no estado de casada com Manuel Esteves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1823. // Faleceu a 18/9/1892, no lugar dos Peres, com todos os sacramentos, com 69 anos de idade, no estado de casada com José Manuel Lourenço, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de António Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Fernandes. Nasceu em Rouças por volta de 1829. // Camponesa. // Faleceu a 21/7/1898, no lugar da Cabana, com todos os sacramentos, com 69 anos de idade, no estado de casada com José Maria Alves, padernense, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de Bento Gonçalves e de Caetana Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1830. // Lavradeira. // Faleceu a 28/12/1902, no lugar do Porto, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúva de António Riobom, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da localidade.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de Adriano Gonçalves e de Maria Táboas, caseiros-lavradores, residentes no lugar de Corçães, Rouças. Neta paterna de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, de Rouças; neta materna de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Táboas, de São Paio. Nasceu em Rouças a 6/2/1896 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na CRCM a 23/12/1922, com Joaquim Batista. // Faleceu em São Paio a 31/1/1971.

 

GONÇALVES, Simão. Filho de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus, exposta, rurais, moradores no lugar de Corçães. Neto paterno de Maria Teresa Gonçalves, solteira, camponesa, roucense; neto materno de avós desconhecidos. Nasceu em Rouças a 22/1/1877 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Simão António Domingues e Emília Maria Gonçalves, casados, lavradores, de São Paio. // Casou na igreja de SMP a 5/12/1898 com Maria Rosa, de 25 anos de idade, filha de Inácio Luís Monteiro e de Rosa Maria Rodrigues, natural de Prado. Testemunhas: Rafael Paulo Fernandes e Manuel Joaquim Domingues. // A sua esposa faleceu na Vila a 7/12/1959 (confirmar). // Com geração.  

 

GONÇALVES, Teresa. Filha de José Manuel Gonçalves e de Teresa de Jesus Domingues, moradores em Requeijo. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Vaz, de Requeijo. Nasceu a 31/5/1859 e foi batizada a 2 de Junho desse ano. Padrinhos: padre António Monteiro, de Cavaleiros, e Teresa Gonçalves, solteira, do lugar da Igreja.

 

GONÇALVES, Teresa Caetana. Filha de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Igreja a 8 de Setembro de 1879, com todos os sacramentos, com 59 anos de idade, viúva de António Caetano Domingues, sem testamento, com um filho, e foi sepultada no cemitério particular.

 

GONÇALVES, Venceslau. Filho de Joaquim Tomaz Gonçalves e de Rosa Dantas, lavradores, de Rouças, residentes no lugar de Carvalhos. N.p. de Francisco António Gonçalves, de Valdrões, Tui, e de Maria Joaquina Rodrigues, de São João de Sá, arcebispado de Braga; n.m. de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo, de Carvalhos, Rouças. Nasceu a 20/11/1865 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Correia Feijó, solteiro, e sua mãe, Caetana Delfina Lima Sousa e Castro, fidalgos, da Quinta da Cordeira.

 

GONÇALVES, Veríssimo. Filho de Evaristo José Gonçalves, natural de Rouças, e de Teresa de Jesus (exposta), lavradores, residentes em Corçães, Rouças. Neto paterno de Maria Teresa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 30/9/1886 e foi batizado a 1 de Outubro desse ano. Padrinhos: Simão António Domingues e Aurélia Maria Gonçalves, casados, lavradores, residentes no lugar da Carpinteira, São Paio. // A 4/7/1912 respondeu em audiência de polícia correcional por ofensas corporais, tendo sido absolvido. // Foi combatente da I Grande Guerra, tendo ficado ferido, causando-lhe um certo grau de invalidez. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, soldado da 1.ª Companhia de Reformados, quando casou em primeiras núpcias, na igreja de Rouças, a 30/1/1911, com a sua conterrânea Virgínia Meixeiro, de 22 anos de idade, solteira, lavradora, do lugar de Surribas, filha de Manuel José Meixeiro e de Ana Maria Vaz, de quem se separou, com fundamento nos números 1.º e 5.º do artigo 4.º do decreto 3/11/1910 (ver NM 383, de 16/1/1938). Ele já residia em Corçães e ela em Surribas. No ano de 1939 o Ministério Público movia a ambos um processo (autos de execução por custas e selos) «para pagamento da quantia (…) de 1.440$52…». Para esse efeito, a 5/2/1939 iriam à praça bens seus (dele). (NM 430). // Casou em segundas núpcias, a 2/6/1942, com Teresa de Jesus Marques, natural de São Paio. // Morreu em Rouças a 30/3/1945. // A sua viúva finou-se em Chaviães a 13/6/1984, com 101 anos de idade. Pai de Isaura dos Prazeres Marques Gonçalves, nascida no lugar da Rasa, São Paio, a 31/8/1916.  

 

GONÇALVES, Virgínia. Filha de António Joaquim Gonçalves e de Ana Gomes Monteiro, lavradores, de Cabreiros, Rouças. N.p. de Manuel Caetano Gonçalves e de Ana Maria Fernandes; n.m. de José Caetano Gomes Monteiro e de Maria Joaquina da Gama. Nasceu a 12/2/1897 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Maria Alves, solteiros, lavradores, da Cabana, Rouças. // Faleceu em Rouças a 23/12/1990, em casa da filha Maria, sita na Costinha (Picouto!), com noventa e três anos de idade. // Mãe de Eulália de Jesus, de José, de Manuel, de Maria de Lurdes, e de Noémia. // Sogra de António Fernandes…       

 

GONÇALVES, Vitorino. Filho de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas, lavradores, caseiros na Quinta da Cordeira, Rouças. N.p. de Francisco António Gonçalves, galego, e de Maria José Rodrigues, de S. João de Sá, caseiros na Quinta da Boavista, Rouças; n.m. de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo, rurais, roucenses. Nasceu a 15/2/1871 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Dantas e Ludovina Rosa Dantas, solteiros, lavradores, roucenses. // Tinha 21 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava na Quinta do Fecho, Rouças, quando casou na igreja da sua freguesia, a 21/2/1892, com Ludovina, de 23 anos de idade, solteira, lavradora, do Telheiro, Rouças, moradora na Quinta de Corujeiras, SMP, filha de Dâmaso António de Castro e de Joaquina Rosa Pires, lavradores, de Rouças. Testemunhas presentes: Manuel Coelho, casado, e José Coelho, solteiro. // A 25/10/1897 faleceu no lugar da Orada uma sua filha, de nome Ana, que nascera (em Paços!), nove meses antes, a qual foi sepultada no cemitério municipal.

 

GONÇALVES, Vitorino. Filho de António Joaquim Gonçalves e de Ludovina Domingues, ele de Rouças e ela de Cubalhão, residentes em Oleiros. N.p. de Inácio José Gonçalves e de Antónia Maria Durães, roucenses; n.m. de Manuel José Domingues (Penedas) e de Marcelina Martins, cubalhanenses, todos lavradores. Nasceu a 22/2/1871 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Vitorino José Meleiro e Ana Meleiro, casados, rurais, roucenses. // Tinha 21 anos de idade, era solteiro, morava em Oleiros, Rouças, onde nascera, quando casou na igreja de Rouças, a 28/11/1892, com Rosa, de 24 anos de idade, solteira, lavradora, nascida e moradora na freguesia de Santa Maria de Lueda, bispado de Tui, filha de António Garcia e de Maria Carmen Peres, lavradores, galegos. Testemunhas presentes: padre José Manuel Alves Salgado de Castro, morador na Pombeira, Rouças, e Manuel Joaquim Dias, casado, lavrador, de Paderne, morador na Carpinteira, São Paio.

 

GONÇALVES, Vitorino. Filho de José Albano Gonçalves e de Albina do Rosário Dias, lavradores, naturais da vila de Melgaço, residentes no lugar de Eiró. Neto paterno de Domingos Gonçalves e de Maria Gonçalves; neto materno de António Joaquim Dias e de Maria Benedita Ribeiro. Nasceu em Rouças a 3/3/1901 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, casado, proprietário, morador na Vila, e Marcelina Gonçalves, solteira, tia materna do batizando. // Casou na CRCM a 30/1/1939 com Ermelinda da Rosa Domingues, solteira, camponesa, natural de São Paio. // Enviuvou a 11/1/1985. // Morreu na freguesia da vila a 20/8/1986.  

 

*

 

GRACIOSA DA FORTUNA. // Foi exposta e encontrada no pátio da casa de Maria Ludovina Gonçalves, do lugar de Requeijo, Rouças, por Maria da Glória da Costa, no dia 5/12/1908, tendo sido batizada na igreja nesse mesmo dia. Madrinha: Teresa de Jesus da Costa, solteira, camponesa, do dito lugar do Requeijo. // Faleceu na freguesia de Darque, Viana do Castelo, a 1/2/2006, com 97 anos de idade.

 

GREGÓRIO

 

GREGÓRIO, Domingas. // Faleceu a 8/11/1857, só com a extrema-unção, por estar demente. // Era casada e morava no lugar da Eira. // Foi sepultada na igreja. 

 

GUERRA

 

GUERRA, Anésia Augusta. // Nasceu por volta de 1928. // Faleceu na freguesia de Rouças a --/10/2020, com 92 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/11/2020).

                       

GUERREIRO

 

GUERREIRO, Fernando. Filho de António Guerreiro e de Maria das Dores Lourenço. Neto paterno de Manuel Guerreiro (Nelo de Cevide) e de Teresa Fernandes; neto materno de Narciso Lourenço e de Amélia Rosa Alves Conde. Nasceu em Rouças a --/--/1938 (NM 414, de 25/9/1938).

 

GUERREIRO, Idalina de Jesus. Filha de António Guerreiro e de Maria das Dores Lourenço. Nasceu em Rouças a --/--/1938 (NM 383, de 16/1/1938).

 

GUERREIRO, João de Jesus. Filho de ---------- Guerreiro e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1930. // Morreu no lugar de Cavaleiros, Rouças, a --/--/1931 (NM 118, de 19/7/1931).

 

GUERREIRO, José. Filho de Manuel Guerreiro (Nelo de Cevide), lavrador, natural de Cristóval, e de Teresa Fernandes, doméstica, natural de Desteriz, Ourense, moradores em Cavaleiros, Rouças. Nasceu em Rouças a --/--/1937. // Faleceu no lugar de Cavaleiros a 5/4/1949, com apenas doze anos de idade, de epilepsia. 

 

*

 

HELENA CLARA. // Exposta. // Faleceu no lugar da Cabana a 24/8/1880, com apenas dois dias de vida, em casa da sua ama, Claudina Rosa Lourenço, solteira, camponesa, e foi sepultada no cemitério particular de Rouças. 

 

IGREJA

 

IGREJA, José. Filho de Manuel Joaquim Igreja, exposto na freguesia de São Paio, lavrador, e de Clara Joaquina Vaz, residentes em Eiró, Rouças. Neto materno de Domingos José Vaz e de Maria Gertrudes Afonso. Nasceu a 11/1/1860 e foi batizado a 13 de esse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro e Joaquina Meleiro, casada, moradores na Rasa, São Paio.   

 

JANEIRO

 

JANEIRO, Maria da Graça. Filha de --------- Janeiro e de ---------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/2000. // Deixou filhos. // (VM 1138).

 

JESUS

 

JESUS, Álvaro (?). Filho de António de Jesus e de Libana -------- Domba (!). Nasceu em Rouças a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 105, de 19/4/1931). 

 

JESUS, Laura. Filha de Edmundo de Mendonça de Jesus, barbeiro, de Santiago de Tavira, e de Rosa Joaquina Alves, de Chaviães, residente em Rouças, recebidos na freguesia dos Anjos, Lisboa. N.p. de José de Jesus e de Francisca da Conceição Mendonça, de Santiago de Tavira; n.m. de Manuel Júlio Alves e de Ludovina Rosa Fernandes, de Rouças, lavradores. Nasceu na freguesia de Santiago de Tavira, bispado de Faro, a 27/4/1893, e foi batizado na igreja de Rouças a 20/11/1893. Padrinhos: Manuel Bernardo Alves, viúvo, lavrador, residente em Cavaleiros, e Ana Joaquina Alves, casada, de Cavaleiros, Rouças. 

 

*

 

JOÃO AUGUSTO. // Filho de pais incógnitos. // Nasceu em lugar incerto por volta de 1848. // Teria cerca de quatro anos quando apareceu na freguesia de Cristóval, completamente abandonado. // Morou ali muitos anos. Por volta de 1868 mudou a sua residencia para Rouças. // A 11/11/1870 foi batizado na igreja de Rouças pelo padre Miguel Rodrigues Torres, tendo por padrinho João Batista de Sousa, viúvo, lavrador, roucense. // Sem mais notícias.    

 

LAGO

 

LAGO, Filomena. Filha de Domingos Lago, viúvo, e de Rosalina Lago, solteira, marchantes, naturais da freguesia de Pesqueiras, partido de Salvaterra, Tui, moradores no Rio do Porto, Rouças. // Faleceu no Rio do Porto a 15/7/1893, com apenas 23 meses de idade, e foi sepultada no cemitério da Vila, SMP, com licença do pároco de Rouças. // Nota: Domingos Lago assumiu a paternidade da criança.

 

LAMAS

 

LAMAS, Adelino [António]. Filho de Manuel Joaquim Lamas, lavrador, natural de Paços, Melgaço, e de Maria Estrela de Oliveira, lavradeira, natural da freguesia de Desteriz, bispado de Tui, Galiza, moradores no lugar de Cavaleiros, Rouças. Neto paterno de José António Lamas e de Maria Rosa Vaz; neto materno de Bernardo de Oliveira e de Maria Cerqueira. Nasceu em Rouças a 2/11/1880 e foi batizado na igreja pelo padre Miguel Rodrigues Torres a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Dias, casado, camponês, natural da vila de Melgaço, e Ana Rosa Domingues, casada, lavradeira, natural de Rouças. // Este assento de batismo foi feito somente a 23/12/1902. // Foi emigrante em Santos, Brasil. // Casou na igreja de SMP a 4/1/1903 com Adelina das Dores de Castro, natural da Vila de Melgaço. // Pai de Constança Teresa Lamas, nascida em Melgaço a 18 de Outubro de 1903.   

 

LAMAS, Manuel Fernandes Moreira. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1431, de 8/4/1962: «O menor Manuel Fernandes Moreira Lamas, natural de Troviscoso, Areosa, Viana do Castelo, foi vítima de desastre no trabalho, tendo sido socorrido no banco do hospital da SCMM, ficando internado; andava a trabalhar nas obras da nova escola de Rouças. O seu estado não inspira cuidados.»

 

LARANJEIRA

 

LARANJEIRA, Justino. Filho de -------- Laranjeira e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 4/7/1914 fez exame do 1.º grau (3.ª classe) na escola do sexo masculino de Rouças, obtendo a classificação de «ótimo»; tinha por professor Urgel Barreira.

 

LARANJEIRA, Justino Morais. // Nasceu por volta de 1928. // Morreu no lugar do Rio do Porto a --/--/1930, com apenas 22 meses de idade (NM 85, de 9/11/1930).

 

LARANJEIRA, Luís. Filho de -------- Laranjeira e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 4/7/1914 fez exame do 1.º grau na escola do sexo masculino de Rouças, obtendo a classificação de «ótimo»; era seu professor Urgel Barreira. 

 

LIMA

 

LIMA, António. Filho de Luís de Lima, de Riba de Mouro, Monção, e de Maria Teresa Rodrigues, de Rouças, Melgaço, lavradores, residentes em Oleiros. N.p. de Manuel António de Lima e de Maria Isabel de Caldas (!); n.m. de António Manuel Rodrigues e de Mariana Gertrudes Alves. Nasceu em Rouças a 19/2/1888 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Rodrigues e sua mulher, Francisca Rosa de Caldas, lavradores, residentes em Rouças.

 

LIMA, António. Filho de Justiniano de Lima, lavrador, natural de Rouças, e de Albina Rosa Pinheiro, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Oleiros. Neto paterno de Luís de Lima e de Maria Pureza (ou Teresa) Rodrigues; neto materno de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela. Nasceu em Rouças a 16/4/1905 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António de Lima, solteiro, lavrador, e a avó paterna do batizando, ambos do lugar de Oleiros, freguesia de Rouças. // Morreu a 1/1/1910, no lugar de Oleiros, e foi sepultado no cemitério da freguesia.  

 

LIMA, António. Filho de Joaquim de Lima, natural de Rouças, e de Maria de Jesus Esteves, natural de Cristóval. Nasceu em Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 33, de 19/1/1913).

 

LIMA, Armindo. Filho de ---------- Lima e de -----------------------. Nasceu em -----------, a --/--/1911. // Faleceu no lugar da Igreja, Rouças, a --/12/1997, com 86 anos de idade. // (VM 1086). 

 

LIMA, Caetana Delfina. Filha de Lourenço José de Lima e de Rita Teresa Ventura de Castro. // Proprietária. // Faleceu na sua Casa e Quinta da Cordeira a 2/6/1875, somente ungida, por estar impedida de receber os demais sacramentos, que tinha recebido com antecipação, com 84 anos de idade, viúva de Joaquim Tomaz Correia Feijó, com testamento, com cinco filhos, e foi sepultada na igreja de Rouças.

 

LIMA, Euclides Eládio. Filho de Joaquim de Lima, natural de Rouças, e de Maria de Jesus Esteves, natural de Cristóval. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 170, de 17/10/1915).

 

LIMA, Horácio Vitorino. Filho de Alberto Esteves dos Santos Lima, natural da Vila, e de Maria Augusta Domingues, natural de São Paio. // Nasceu na freguesia de Rouças a 19/10/1922. // Foi motorista da Auto Viação Melgaço, Lda. // Casou na igreja de SMP, salvo erro, a 8/10/1950, com Maria de Fátima, natural da Vila, filha de Raul Ferreira Cardoso (Cataluna) e de Alzira da Costa Velho. // Ela abriu uma taberna na Loja Nova. // Moraram numa casa do Rio do Porto, perto do lavadouro, ou tanque, público. Foi ali que ele, aproveitando-se da ausência da esposa, violou uma rapariga, de seu nome Teresa, filha de uns caseiros da Quinta de Galvão, que lhe ia fazer limpeza à casa de vez, em quando. Dessa relação nasceu um menino, que ele não perfilhou. // Enviuvou a 26/2/2002. // Morreu a 20/1/2006 e foi sepultado no cemitério municipal da Vila. // Da esposa nasceu uma filha, Maria de Nazaré, nascida a 12/6/195-, a qual casou com Manuel Fernandes Codesseira, emigrante nos Estados Unidos da América.    

 

LIMA, Joaquim. Filho de Luís de Lima e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes em Oleiros, Rouças. N.p. de Manuel António de Lima e de Maria Isabel de Caldas (!), de Riba de Mouro, Monção; n.m. de António Manuel Rodrigues e de Mariana Gertrudes Alves, de Oleiros. Nasceu a 11/9/1884 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vitorino Rodrigues e sua mulher, Francisca Rosa de Caldas, lavradores, roucenses. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 4/11/1908 com Maria de Jesus, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Cristóval, moradora no lugar de Marga, filha de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela. Testemunhas presentes: Manuel Pereira da Costa, casado, proprietário, e António Evaristo Alves, casado, lavrador, ambos residentes no lugar da Porta. // Com geração.    

 

LIMA, José. Filho de Luís de Lima e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes em Oleiros, Rouças. N.p. de Manuel António de Lima e de Maria Isabel de Caldas (!), de Riba de Mouro; n.m. de Manuel António Rodrigues e de Maria Gertrudes Alves, de Rouças. Nasceu a 6/2/1882 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vitorino Rodrigues e Francisca de Caldas, casados, lavradores, de Rouças.

 

LIMA, José Augusto. Filho de Justiniano de Lima e de Albina Rosa Pinheiro. Nasceu em Rouças a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 125, de 17/11/1914).

 

LIMA, José Luís. Filho de Joaquim de Lima, lavrador, natural de Rouças, e de Maria de Jesus Esteves, jornaleira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Oleiros. Neto paterno de Luís de Lima e de Maria Teresa Rodrigues; neto materno de José Joaquim ----------- e de Francisca Quintela. Nasceu em Rouças a 21 de Janeiro de 1910 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, rurais, do lugar de Oleiros.

 

LIMA, Justiniano. Filho de Luís de Lima, lavrador, natural de Riba de Mouro, Monção, e de Maria Teresa Rodrigues, lavradeira, natural de Rouças, Melgaço. Neto paterno de Manuel António de Lima e de Maria Josefa Caldas; neto materno de António Manuel Rodrigues e de Maria Ana Alves. Nasceu na freguesia de Rouças a 6/1/1876 e foi batizado na igreja pelo padre Miguel Rodrigues Torres a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Ana Rodrigues, solteiros, camponeses, ambos do lugar de Oleiros (este assento de batismo foi feito somente a 29/10/1902). // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Oleiros, quando casou na igreja de Cristóval a 6/11/1902 com Albina Rosa Pinheiro, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Cristóval, filha de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela, cristovalenses. Testemunhas presentes: José Maria da Silva Rodrigues, proprietário, do lugar do Regueiro, e José Vaz, lavrador, do lugar do Ranhado, ambos de Cristóval. // Morreu na freguesia de Rouças a 20/7/1920. // A sua viúva finou-se também na freguesia de Rouças, a 16/2/1964. // Com geração.

 

LIMA, Laurinda Rosa. Filha de Joaquim de Lima, natural de Rouças, e de Maria de Jesus Esteves, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Oleiros. Neta paterna de Luís de Lima e de Maria Teresa Rodrigues; neta materna de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela. Nasceu em Rouças a 20/2/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 19/8/1910. // Nota: o padre escreveu, no assento de óbito, que ela era filha de Justiniano de Lima e de Albina Pinheiro!

 

LIMA, Lucília Augusta. Filha de Joaquim de Lima, natural de Rouças, e de Maria de Jesus Esteves, natural de Cristóval. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1175, de 15/9/1917).

 

LIMA, Luís. Filho de Manuel António de Lima e de Maria Teresa Gregório (!), lavradores, de Riba de Mouro. // Era solteiro, lavrador, nascera na citada freguesia de Monção a 20/2/1851, residia em Rouças, quando casou na igreja desta última freguesia a 11/11/1875 com Maria Teresa, solteira, camponesa, residente em Oleiros, onde nascera a 20/2/1850, filha de António Manuel Rodrigues e de Mariana Gertrudes Alves, rurais, roucenses. // Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado e António Durães. // Faleceu no lugar de Oleiros, Rouças, a --/--/1914, com 60 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914).

 

LIMA, Manuel. Filho de Luís de Lima, de Riba de Mouro, e de Maria Teresa Rodrigues, de Rouças, rurais, moradores em Oleiros. N.p. de Manuel António de Lima e de Maria Isabel de Caldas (!); n.m. de António Manuel Rodrigues e de Mariana Gertrudes Alves. Nasceu a 22/10/1879 e foi batizado a 24 desse mês. Padrinhos: Manuel Vitorino Rodrigues e Francisca de Caldas, casados, lavradores,

 

LIMA, Manuel Luís. Filho de Justiniano de Lima, lavrador, natural de Rouças, e de Albina Pinheiro, lavradeira, natural de Cristóval, residentes no lugar de Oleiros. Neto paterno de Luís de Lima e de Maria Teresa Rodrigues; neto materno de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela. Nasceu em Rouças a 7 de Novembro de 1907 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, rurais, de Oleiros. // Casou na CRCM a 9/12/1936 com Maria Esteves Calçada, natural de Chaviães. // A sua mulher faleceu na freguesia da Vila, SMP, a 5/6/1982. // Ele morreu na freguesia de Chaviães a 23/6/2001, com 93 anos de idade. // Pai do padre Manuel Armindo Lima, nascido em Chaviães no ano de 1938. // Nota: gerou (embora seja impossível provar) em ------------ Rodrigues, sua conterrânea, a José Rodrigues “Alpercatas”, nascido nos anos trinta do século XX; este José Rodrigues contou-me, a 28/2/2008, em Braga, onde possuía um apartamento, que comprara quando os filhos estudavam nessa cidade, que seu pai, Manuel Luís Lima, quando ele fez a quarta classe, lhe deu uma nota de vinte escudos!

 

LIMA, Maria. Filha de Luís de Lima e de Maria Teresa Rodrigues, ele de Quintela, Riba de Mouro, e ela de Rouças, moradores no lugar de Oleiros. N.p. de Manuel António de Lima e de Maria Isabel de Caldas (!); n.m. de António Manuel Rodrigues e de Maria Gertrudes Alves. Nasceu a 4/8/1893 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vitorino Rodrigues, casado, lavrador, e Ana Rodrigues, solteira, jornaleira, ambos de Oleiros, freguesia de Rouças. 

 

LIMA, Maria. Filha de Justiniano de Lima, lavrador, natural de Rouças, e de Albina Pinheiro, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Oleiros. Neta paterna de Luís de Lima e de Maria Teresa Rodrigues; neta materna de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela. Nasceu em Rouças a 2/8/1903 e foi batizada na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, rurais, do dito lugar de Oleiros. // Casou na CRCM a 4/2/1930 com o seu conterrâneo Augusto Pereira de Castro, de 28 anos de idade, filho de Bernardo António Pereira de Castro e de Ludovina Rosa Domingues. // O seu marido morreu em Rouças a 22/7/1972. // Ela faleceu na freguesia de Areosa, Viana do Castelo, a 9/12/1998, com 95 anos de idade.   

 

LIMA, Maria Esmália. Filha de Alberto Esteves dos Santos Lima, natural da Vila, e de Maria Augusta Domingues, natural de São Paio. Nasceu em ---------------, a 24/8/1920. // Exerceu a profissão de enfermeira no hospital militar de Campolide, Lisboa. // Casou nessa cidade a 25/7/1959 com o tenente reformado, Manuel José Ferreira, muito mais velho do que ela. // Moraram no Entroncamento. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1517, de 28/6/1964: «Por notícias recebidas do Entroncamento sabemos ter falecido o nosso assinante Manuel José Ferreira, tenente do exército, reformado, casado com a nossa conterrânea Maria Esmália dos Santos Lima, enfermeira no hospital daquela Vila. (…) Além de diversos cargos, ocupou ultimamente o de provedor da Misericórdia do Entroncamento…» // Ela faleceu na capital do país a 3/5/1973, no estado de viúva.

 

LIMA, Pureza. Filha de Justiniano de Lima e de Albina Rosa Pinheiro. Nasceu em Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 36, de 9/2/1913). // Faleceu no lugar de Leiros a --/--/1913, com apenas dez meses de idade (Correio de Melgaço n.º 79, de 14/12/1913).

 

LIMA, Rosa. Filha de Luís de Lima, de Riba de Mouro, e de Maria Teresa Rodrigues, de Rouças, lavradores, residentes em Oleiros. N.p. de Manuel António de Lima e de Maria Isabel de Caldas (!); n.m. de António Manuel Rodrigues e de Mariana Gertrudes Alves. Nasceu a 16/11/1890 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Rodrigues e sua mulher, Francisca de Caldas, moradores em Rouças.

 

LIMA, Rosa. Filha de Justiniano de Lima e de Albina Rosa Pinheiro. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 247, de 29/4/1917). // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário