quarta-feira, 23 de agosto de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de  Cristóval

Por Joaquim A. Rocha



FARIA

 

FARIA, Abílio Mariz (Padre). // Foi nomeado pároco de Cristóval a 3/9/1953. // A 4/9/1957 transitou para Barcelinhos, Barcelos. // No assento de casamento de João Evangelista Pires com Teresa de Jesus Lobo Maia, realizado a 19/7/1959, diz-se que ele morava em Cristóval, Melgaço!    

 

FARIA, Alzira. Filha de Delfim Faria e de Ludovina Rosa Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1931 (NM 123, de 6/9/1931).

 

FARIA, António Manuel. Filho de Almerinda de Faria. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931).

 

FARIA, Rui Manuel. Filho de José Laurindo Faria, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Paderne, e de Alda Evangelista Rodrigues, natural de Penso. Nasceu em ------------- a --/--/19--. // Casou com Dina de Lurdes Bernardes. // Morou no lugar da Grova. // Foi promovido a cabo chefe da Guarda-Fiscal (VM 959, de 15/3/1992). // Aposentou-se em 1993 devido a limite de idade (VM 996). Fora comandante do posto de São Gregório. // Pai de Alda Maria.

 

FEIJÓ

 

FEIJÓ, José Vicente. Filho de Cândida Feijó, solteira, de Vila Nova dos Infantes, bispado de Ourense, moradora em São Gregório. Neto materno de Benito Feijó e de Antónia Mendes, da dita freguesia galega. Nasceu a 15/7/1862 e foi batizado na igreja de Cristóval a 17 desse mês e ano. Madrinha: Isidora Pinho, casada, de Doma. // Casou na igreja de Cristóval a 25/2/1884, com Maria, nascida a 16/4/1860, solteira, filha de Caetano José Gonçalves, mestre sapateiro, e de Luísa Domingues, moradores na Rua Verde de São Gregório. Testemunhas: Francisco António Domingues, casado, negociante, morador no lugar de Gorvela, e Celestino de Abreu, solteiro, da Rua Verde.   

 

FEIJÓ, Maria Josefa. Filha de Cândida Feijó, solteira, de Vila Nova dos Infantes, Ourense, jornaleira, moradora em São Gregório. Neta materna de Benito Feijó e de Antónia Mendes, lavradores, galegos. Nasceu a 25/1/1860 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: João Monteiro, solteiro, lavrador, residente em São Gregório, e Maria Josefa Alves, viúva, do lugar de Carvão.  

 

FEIJÓ, Rosa. Filha de Manuel Feijó e de Maria Durães, moradores que foram em São Gregório. // Faleceu nesse lugar de Cristóval a 28/6/1877, com 70 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

FERNANDES

 

FERNANDES, Albina Rosa. Filha de Francisco António Fernandes, natural de Paços, e de Teresa Alves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Pico. Neta paterna de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; neta materna de Francisco Alves e de Ana Lopes, do Pico, Cristóval. Nasceu a 22/12/1886 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Rodrigues, solteiro, proprietário, morador no lugar da Granja.

 

FERNANDES, Alexandrina. Filha de António José Fernandes e de Rosa Salgado, lavradores, moradores no Sobreiro. N.p. de António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, de Mareco, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do Sobreiro. Nasceu a 9/2/1884 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira, abade de Cristóval, e Antónia Esteves, solteira, do lugar de Laceiras, Castro Laboreiro.  

 

FERNANDES, Alfredo António. Filho de José Joaquim Fernandes, guarda da alfândega de Valença, e de Maria do Carmo Monteiro, moradores em São Gregório. N.p. de Josefa Luísa Fernandes, solteira, de São Mamede de Friestas, Valença; n.m. de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, de São Gregório. Nasceu a 19/11/1879 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: João Monteiro e sua irmã, Albina Monteiro, solteiros, lavradores, tios do bebé, residentes em São Gregório.

 

FERNANDES, Alfredo Henrique. // Morreu no lugar da Marga a --/--/1931, com apenas oito dias de vida (Notícias de Melgaço n.º 103, de 5/4/1931). 

 

FERNANDES, Amália Augusta. Filha de Romão Fernandes, solteiro, e de Rosa Gonçalves, solteira (*), moradora em Cevide. N.p. de Pedro Fernandes e de Benita Vasques, de Desteriz, Galiza; n.m. de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, do dito lugar de Cevide, Melgaço. Nasceu a 8/3/1869 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Joaquim da Conceição, casado, guarda da alfândega de Valença, em serviço no posto de Cevide, e Maria de Sousa Viana, casada, moradora em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 5/2/1891 com José Joaquim Fernandes, guarda-fiscal, em serviço em Cristóval, Melgaço, solteiro, nascido na freguesia de Gondarém a 9/5/1861, filho de José Fernandes e de Luísa Antónia. Testemunhas: António Correia dos Santos, casado, negociante, e o padre Luís Manuel Marques, residentes em São Gregório. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 23/12/1948 e ela a 8/11/1949. /// (*) Casaram posteriormente ao nascimento da criança.

 

FERNANDES, Ana. Filha de Ângelo Fernandes e de Maria Soeiro, de Soutelo, freguesia de São Benito do Rabinho, bispado de Ourense. // Faleceu no Coto de São Gregório a 7/8/1863, com setenta anos de idade, no estado de casada com Francisco Monteiro, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja. Mãe de João, Maria, Áurea, Francisca, e António Monteiro. 

 

FERNANDES, Ana Joaquina. Filha de António José Fernandes e de Rosa Salgado, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, de Campelo, Castro Laboreiro; neta materna de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do dito lugar do Sobreiro. Nasceu em Cristóval a 6/4/1872 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José António Fernandes, casado, tio da neófita, representado por seu pai, avô paterno da criança, e sua mulher, Isabel Maria Fernandes, de Campelo, Castro Laboreiro. // Casou com José Domingues, de 28 anos de idade, natural de Rouças, filho de Manuel José Domingues e de Florinda de Castro, na igreja de Rouças, a 30 de Junho (de 1889? de 1892?). // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 5/5/1947 e ela a 21/1/1962.     

 

FERNANDES, Ana Josefa. Filha de José Fernandes e de Francisca Gonçalves, moradores no lugar dos Casais. Neta paterna de Bento José Fernandes e de Joaquina Rosa, de São Vítor, Braga; neta materna de Luís Gonçalves e de Maria Josefa Durães, dos Casais. Nasceu a 16/12/1866 e foi batizada na igreja de Cristóval a 18 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Caetano Gonçalves, solteiro, lavrador, tio materno da neófita, e Catarina Maria, solteira, irmã da batizanda. 

 

FERNANDES, Ana Rosa. Filha de Francisco António Fernandes, natural de Paços, e de Teresa Alves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Pico. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; n.m. de Francisco Alves e de Ana Joaquina Lopes, do Pico, Cristóval. Nasceu a 10/12/1884 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Cristóvão Durães, viúvo, lavrador, da Granja, e Maria Fernandes, solteira, do Pico, irmã da recém batizada. 

 

FERNANDES, Ana Rosa. Filha de Filha de José Augusto Fernandes e de Albina Marques. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 187, de 20/2/1916). // Nota: deve tratar-se da mesma senhora que faleceu no lugar do Pico, Cristóval, a --/--/1997, com 83 anos de idade, no estado de viúva (VM 1068). // Confirmar. 

 

FERNANDES, Angelina. Filha de António José Fernandes e de Rosa Salgado, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. Neta paterna de António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, do lugar de Mareco, Castro Laboreiro; neta materna de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do lugar do Sobreiro, Cristóval. Nasceu a 23/3/1886 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Fernandes, solteiro, irmão da recém-nascida, e Antónia Esteves, viúva, natural de Rouças.  

 

FERNANDES, Angelina de Lurdes. Filha de Maria Fernandes. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1930 (NM 64, de 8/6/1930).

 

FERNANDES, Angelina Rodrigues. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1494, de 15 de Dezembro de 1963: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz um menino a senhora Angelina Rodrigues Fernandes.»

 

FERNANDES, Aníbal. Filho de José Augusto Fernandes, natural de Cristóval, e de Albina Marques, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Pico. Neto paterno de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves; neto materno de Manuel José Marques e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Cristóval a 16/1/1910 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Francisco António Fernandes, casado, lavrador, e Albina Maria Lopes, casada, lavradeira. // Casou a 9/4/1937, na CRCM, com Libânia Rodrigues. // Faleceu em França a 22/3/1962.     

 

FERNANDES, António. Filho de Caetano Fernandes e de Teresa de Jesus, moradores no lugar de Mouriga. // Tinha cinquenta e um anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cristóval, a 15/6/1867, com Florentina, de trinta e quatro anos de idade, solteira, batizada na freguesia de São João de Crespos, Ourense, moradora em Mouriga, Cristóval, criada de servir na casa do noivo, filha de Francisco Mosqueira e de Benta Salgado, do lugar de Varga, São João de Crespos. Testemunhas: José Pinheiro, casado, lavrador, do lugar do Ranhado; Bento Pires, casado, lavrador, do lugar da Porta; e o padre José Maria Mendes, dos Casais, Paços. // Faleceu em Mouriga a 22/7/1886, com 62 (!) anos de idade, de repente, sem testamento, casado, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja.

 

FERNANDES, António. Filho de Sebastiana Fernandes, solteira, do lugar de Voltamarão, Crespos, Ourense. Neto materno de António Fernandes e de Teresa Pires, galegos. Nasceu a 27/4/1842 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: António José Rodrigues, solteiro, e Maria Teresa Correia dos Santos Soares, viúva, ambos da Rua Verde. (À margem do assento: «ausentou-se da freguesia e por isso foi sem os santos óleos»).    

 

FERNANDES, António. Filho de ------- Fernandes e de --------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1907 morava no lugar dos Casais, Cristóval. Nesse ano solicitou à Câmara Municipal de Melgaço licença para construir um casebre no monte do Pedregal (Jornal de Melgaço n.º 707).

 

FERNANDES, António. Filho de Francisco Fernandes e de Maria de Brito, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Manuel Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro; neto materno de António de Brito e de Maria Joaquina Durães. Nasceu em Cristóval a 13/7/1897 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, lavrador, e Rosa de Jesus de Brito, casada.

 

FERNANDES, António. Filho de --------------- Fernandes e de -------------- de Sousa. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em São Gregório a --/--/1998 (VM 1088).

 

FERNANDES, António Augusto. Filho de José Joaquim Fernandes, guarda da alfândega, e de Amália Augusta Fernandes, moradores em Cevide. Neto paterno de José Fernandes e de Luísa Antónia Pereira, de Gondarém, Vila Nova de Cerveira; neto materno de Romão Fernandes e de Rosa Rodrigues, de Desteriz, Tui. Nasceu a 6/6/1892 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Madrinha: Clementina Fernandes, solteira, de Tarendo, Desteriz, tia materna do batizando.  

 

FERNANDES, António Evaristo. Filho de Manuel Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, caseiros, naturais da Vila de Melgaço, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Fernandes (Carvalho) e de Teresa Marques, da freguesia de ----------, bispado de Tui; neto materno de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, da Vila de Melgaço. Nasceu a 8/7/1893 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Sousa Viana, solteiro, da Vila de Monção, e Paula Bacelar, de Vigo, Galiza. // Faleceu a 14/11/1896 e foi sepultado na igreja.

 

FERNANDES, António Francisco. Filho de ------- Fernandes e de ------------------. Nasceu a --/--/19. // Fez exame do 1.º grau a 3/7/1914, na escola do sexo masculino de Cristóval, com o professor Abel Nogueira Dantas, obtendo a classificação de «ótimo».

 

FERNANDES, António Joaquim. Filho de ------ Fernandes e de -------------------. Nasceu no lugar de São Gregório por volta de 1843. // Faleceu a --/--/1938, com noventa e cinco anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 428, de 15/1/1939).

 

FERNANDES, António José. Filho de ------- Fernandes e de -------------------------. Nasceu por volta de 1835. // Pequeno proprietário de terrenos rurais. // Em 1913, com 78 anos de idade, morava no lugar da Sobreira. Pagava cerca de 6$00 de contribuição predial. Como andou nas obras da capela de Lurdes, em Merelhe, nos anos de 1905 e 1906, as finanças coletaram-no como mestre-de-obras! Os anos foram correndo e em 1913 até a sua casa estava penhorada! Teve de pagar mais de 60$00, incluindo uma pequena verba de contribuição urbana. A contribuição estava, para cúmulo, em nome de António da Sobreira! Quando ia à tesouraria para pagar, diziam-lhe sempre que nada havia em seu nome. Descobriram depois o equívoco e quem se tramou foi ele (ver Correio de Melgaço n.º 67, de 21/9/1913).   

 

FERNANDES, António José. Filho de António José Fernandes e de Rosa Salgado, moradores no Sobreiro. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, de Campelo, Castro Laboreiro; neto materno de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do Sobreiro. Nasceu a 8/5/1870 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. // Casou com Rosa Almeida dos Santos, filha de Nicolau Francisco dos Santos e de Joaquina Maria de Jesus, na igreja de Nevogilde, Porto, onde ela fora batizada, a 22/10/1892. Ambos faleceram na freguesia de Ramalde: a esposa a 6 de Julho de (1944?) e ele a 7/4/1959.   

 

FERNANDES, António José. Filho de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves, moradores no lugar do Pico. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; n.m. de Francisco Alves e de Ana Lopes, do Pico. Nasceu a 21/7/1879 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinho: o seu avô paterno, viúvo, lavrador. // Faleceu a 22/10/1879 e foi sepultado na igreja.    

 

FERNANDES, António José. Filho de -------- Fernandes e de ---------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (!). // Casou com Maria de Jesus Gonçalves, sua conterrânea. // Em 1998 o casal residia no lugar de Marga (VM 1090). // Morreu em Cristóval a --/--/2021, com 89 anos de idade (ver “A Voz de Melgaço”, de 1/5/2021).   

 

FERNANDES, António Lurdes. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar do Ramo. N.p. de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves; n.m. de António Esteves e de Rosa Vasques. Nasceu em Cristóval a 24/7/1908 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues e Angelina Rodrigues, solteiros, lavradores. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótimo; tinha por professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918).

 

FERNANDES, Arminda de Jesus. Filha de -------- Fernandes e de ---------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Cristóval, ficando distinta (NM 363). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 950, de 8/10/1950: «Também há dias se realizou na igreja paroquial de Cristóval o enlace matrimonial de Arminda Fernandes, professora oficial, com o nosso conterrâneo Sidónio Barros de Almeida, filho de Cristina Barros, desta Vila

 

FERNANDES, Artur. Filho de José Caetano Fernandes, natural de Chaviães, e de Esménia da Costa, natural de Cristóval, onde moravam, no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Bártolo Fernandes e de Antónia [Maria] Dias; neto materno de Manuel Joaquim da Costa e de Luísa Esteves. Nasceu em Cristóval a 2/3/1902 e foi batizado na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, casado, e Maria Francisca de Sousa, casada, proprietários.     

 

FERNANDES, Beatriz. Filha de Luís Fernandes e de Maria Francisca Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1937. // Casou com Augusto Gonçalves. // Faleceu no lugar da Porta, Cristóval, a 26/7/1999, no estado de viúva, e foi sepultada no cemitério da freguesia. 

 

FERNANDES, Beatriz Augusta. Filha de ---------- Fernandes e de ---------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com Arlindo Domingues, natural de Lamas de Mouro. // Em 1998 morava em Penso.  

 

FERNANDES, Benedita. Filha de José Fernandes e de Francisca Gonçalves, residentes no lugar dos Casais. N.p. de Bento José Fernandes e de Joaquina Rosa da Silva, de São Vítor, Braga; n.m. de Manuel Luís Gonçalves e de Maria Josefa Durães, dos Casais. Nasceu a 11/6/1855 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: João Batista Pires Pereira e sua filha, Benedita, de São Gregório.  

 

FERNANDES, Bento José. Filho de Manuel Fernandes e de Maria Benta Salgado, moradores no lugar do Ranhado. // Casou na igreja de Cristóval a 28/6/1828 com Maria Ventura Rodrigues, filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Porta. Testemunhas: Gregório Ventura Rodrigues, António Domingues e Josefa Alves, todos do lugar de Doma. // Morreu antes de 1876, pois nesse ano, a 2 de Janeiro, faleceu a sua esposa, no estado de viúva.

 

FERNANDES, Boaventura José. Filho de --------- Fernandes e de ---------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Comandou durante algum tempo o posto da Guarda-Fiscal, sito em Cevide; tinha a patente de 1.º cabo. // Casou a --/--/1919 com Julieta Monteiro (Jornal de Melgaço n.º 1262, de 14/9/1919). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 4, de 10/3/1929: «Foi submetido no posto às provas para o exame de 2.º sargento o nosso assinante BJF, 1.º cabo da Guarda-Fiscal em Cevide. Consta-nos que fez um bom exame, motivo porque ficou em número cinco no concurso, que dura até ao fim do ano.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 70, de 27/7/1930: «Veio do posto da Guarda-Fiscal de Castro Laboreiro para o de Cevide o nosso assinante senhor Boaventura José Fernandes, digno 1.º cabo da mesma guarda.» // A 1/8/1932 foi promovido a 2.º sargento e colocado em Castro Laboreiro (Notícias de Melgaço n.º 160, de 7/8/1932).

 

FERNANDES, Caetano. Filho de José Fernandes e de Francisca Gonçalves, moradores no lugar dos Casais. N.p. de Bento José Fernandes e de Joaquina Rosa, de São Vítor, Braga; n.m. de Luís Gonçalves e de Maria Josefa Durães, dos Casais. Nasceu a 7/8/1852 e foi batizado na igreja de Cristóval a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Gonçalves, tio materno, e Maria Justina Gomes, dos Casais.

 

FERNANDES, Caetano José. Filho de Manuel Francisco Fernandes e de Josefa de Castro, moradores no lugar dos Casais. N.p. de Francisco Fernandes e de Teresa Martins, de São Paio, Tui; n.m. de António de Castro e de Andrea de Lira, da freguesia de Oleiros, bispado de Tui. Nasceu a 22/10/1843 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Josefa Esteves e seu irmão, José, dos Casais, Cristóval.

 

FERNANDES, Camilo José. Filho de -------- Fernandes e de ------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Proprietário da “Cafetaria Chafarix”, inaugurada no Largo da Calçada, Vila de Melgaço, a 2/8/1997, no prédio Construminho. Tinha um anexo com taberna e petiscos. Mais tarde foi transformada em Restaurante. 

 

FERNANDES, Carmelo. Filho de Romão Fernandes e de Rosa Gonçalves, moradores no lugar de Cevide. Neto paterno de Pedro Fernandes e de Benita Vasques, do Coto da Mó, Desteriz, Tui; neto materno de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 3/5/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Carmelo Fernandes, lavrador, e Teresa Fernandes, solteiros, do Regueiro, Desteriz. // Faleceu a 9/12/1872 e foi sepultado na igreja. 

 

FERNANDES, Catarina Maria. Filha de José Fernandes e de Francisca Gonçalves, dos Casais. N.p. de Bento José Fernandes e de Joaquina Rosa, de São Vítor, Braga; n.m. de Luís Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Durães, dos Casais. Nasceu a 4/2/1851 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Manuel da Costa Pinho e Catarina Maria, de Braga, moradores em Desteriz, Galiza. 

 

FERNANDES, Clara. Filha de José Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Porta a 30/6/1893, com 61 anos de idade, viúva de Manuel Francisco Rodrigues, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja a 1 de Julho desse ano. // Morava no Regueiro. // Com geração.

 

FERNANDES, Claudino José. Filho de António José Fernandes e de Rosa Salgado, residentes no lugar do Sobreiro, Cristóval. N.p. de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, de Mareco, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do lugar do Sobreiro. Nasceu a 20/2/1877 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu no lugar do Sobreiro, Cristóval, a --/--/1919, com 42 anos de idade (JM 1251, de 22/6/1919).

 

FERNANDES, Clementina. Filha de Romão Fernandes e de Rosa Gonçalves, moradores em Cevide. Neta paterna de Pedro Fernandes e de Benita Vasques, do Coto da Mó, Desteriz; neta materna de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu a 1/3/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Fernandes, lavrador, do Regueiro, Desteriz, e Clementina de Montes, de Cevide, solteiros. 

 

FERNANDES, Deolinda Rosa. Filha de Nazário Fernandes e de Maria Gonçalves, proprietários, moradores no lugar de Marga. Neta paterna de Manuel Fernandes e de Martinha ---------, de Refojos, partido de Celanova, bispado de Ourense; neta materna de Manuel Gonçalves e de Rosa Domingues, de Marga, Cristóval. Nasceu a 25/12/1892 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves, solteiro, lavrador, do lugar do Sobreiro, e Rosa Gonçalves, solteira, do lugar da Granja. // Casou com Francisco da Costa, na CRCM, a 3/4/1916. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 29/2/1956 e ela a 26/4/1977.   

 

FERNANDES, Elisa. Filha de Abílio de Sá Fernandes e de Rosa de Sousa Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1933 (NM 195, de 21/5/1933).

 

FERNANDES, Ema. Filha de José António Gonçalves Fernandes e de Fátima Fernandes, moradores no lugar de Tortim. Nasceu em ----------- a --/--/19-- e foi batizada na igreja de Cristóval a 11/8/1999.

 

FERNANDES, Filomena. Filha de Francisco Manuel Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores-caseiros, residentes em São Gregório. Neta paterna de José Fernandes Carvalho e de Teresa Mosqueira, de Santo Estêvão de Nóvoa, bispado de Tui; neta materna de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, da Vila de Melgaço. Nasceu a 22/7/1887 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Martins Pires, casado, proprietário, morador em Sá, Paços, e Filomena Pires, solteira, filha do padrinho, maior de catorze anos de idade. // Casou a --/--/1915 com Jorge Américo (Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915). // O seu marido morreu na Vila de Melgaço a 24/2/1951 (?). // Ela faleceu na sua freguesia a 13/11/1958 (?). // Mãe de Olinda Maria Fernandes e de Vitorina Maria Fernandes. Mãe também de Guiomar Maria Américo Fernandes de Carvalho (ver).      

 

FERNANDES, Filomena Augusta. Filha de Francisco Fernandes e de Maria de Brito, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro; n.m. de António de Brito e de Joaquina Durães. Nasceu em Cristóval a 17/8/1894 e foi batizada na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes, casado, lavrador, e Maria Fernandes, solteira. // Casou a 8/11/1920, na CRCM, com Narciso Augusto Salgado. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/6/1927.   

 

FERNANDES, Firmino Cândido. Filho de António Joaquim Fernandes, solteiro, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Chaviães, e de Rosa Rodrigues, solteira, lavradora, natural de Cristóval, moradora no lugar da Fonte do Cabo. Neto paterno de Manuel Inácio Fernandes e de Ludovina Joaquina Gomes; neto materno de António Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 28/5/1906 e foi batizado na igreja a 3 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: António Cândido Quintela, solteiro, proprietário, do lugar do Sobreiro, e Albina Rosa da Silva, solteira, proprietária, do lugar da Porta. // Faleceu a 26/11/1907, em casa de morada dos pais, sita no lugar de Nogueira, freguesia de Chaviães, com apenas dezoito meses de idade, e foi sepultado no cemitério paroquial de Chaviães. 

 

FERNANDES, Francisca Rosa. Filha de José Bento Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, moradores no lugar do Ranhado. Neta paterna de Manuel Fernandes e de Maria Benta Salgado; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Maria Esteves, do lugar da Porta. Nasceu em Cristóval a 11/5/1841 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Domingues, do lugar de Mouriga, e Clara, irmã da batizanda. // Faleceu no lugar da Porta a 2/8/1874, no estado de casada com José Durães, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha: Maria Delfina.

 

FERNANDES, Francisco (Padre). // Nasceu em Cristóval no século XVII e aqui faleceu a 8/4/1724.  

 

FERNANDES, Francisco. Filho de José Bento Fernandes e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no Ranhado. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Maria Benta Salgado; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Maria Esteves, do lugar da Porta. Nasceu a 17/5/1836 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu no lugar do Ranhado a 2/8/1863, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja.   

 

FERNANDES, Francisco. Filho de Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro, moradores no lugar do Campo do Souto. Neto paterno de José Bento Fernandes e de Maria Rodrigues, do Ranhado; neto materno de Manuel Luís Ribeiro e de Maria Luísa Domingues, do Campo do Souto, todos lavradores. Nasceu a 8/4/1860 e foi batizado na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, do Campo do Souto, e Maria Fernandes, do Ranhado, tia do bebé, solteiros. // Casou na igreja da sua freguesia a 14/11/1888 com Maria, solteira, de 27 anos de idade, filha de António José de Brito e de Maria Joaquina Durães. Testemunhas: José Joaquim de Brito, casado, proprietário, morador no lugar de Viladraque, Paços, e José Joaquim Domingues, casado, lavrador, residente no lugar de Campo do Souto.  

 

FERNANDES, Francisco António. // Nasceu por volta de 1839. // Morreu no lugar do Pico, Cristóval, a --/--/1929, com 90 anos de idade (NM 10, de 28/4/1929).

 

FERNANDES, Francisco António. Filho de José Augusto Fernandes, natural de Cristóval, e de Albina Marques, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar do Pico. N.p. Francisco Fernandes e de Teresa Alves; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Cristóval a 3/4/1901 e foi batizado na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos do batizando, lavradores.    

 

FERNANDES, Germano. Filho de José Fernandes e de Albina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de Inácia Fernandes; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Gomes. Nasceu em Cristóval a 4/1/1909 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Germano Alves, solteiro, lavrador, e Ana Esteves, viúva, lavradeira. // Casou a 11/7/1983, na CRCM, com Elvira Domingues; a 17/3/1984 casaram catolicamente. // Faleceu na freguesia da Vila a 21/3/1984.

 

FERNANDES, Henrique. Filho de Felicidade da Glória Fernandes. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 159, de 1/8/1915).

                 

FERNANDES, Inácia. Filha de Manuel Fernandes e de Josefa Conde, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Crespos, diocese de Ourense, por volta de 1834. // Lavradeira. // Casou com António Marques, de quem enviuvou. // Faleceu no lugar da Porta, Cristóval, onde morava, a 25/4/1908, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, viúva de António Vaz, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Cristóval.    

 

FERNANDES, Jorge Daniel. Filho de Felicidade da Glória Fernandes. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917).

 

FERNANDES, José. Filho de Bento José Fernandes e de Joaquina Rosa, naturais da freguesia de São Vítor, Braga. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 12/11/1849 com Francisca, filha de Luís Gonçalves e Maria Josefa Durães, do lugar dos Casais, Cristóval. Testemunhas presentes: Manuel da Costa Pinho e Manuel António Fernandes, solteiro, ambos de Braga. // Ficou viúvo. // Tinha 58 anos de idade quando voltou a casar, na igreja de Cristóval, a 5/11/1877, com Francisca Guerreiro, de 33 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel Tomás Guerreiro e de Florentina Domingues, de Cevide. Testemunhas presentes: Júlio Guerreiro, solteiro; António Esteves, casado, ambos do lugar de Cevide; e Manuel Rodrigues, solteiro, do lugar da Porta, todos lavradores. // Faleceu em Cevide a 2/10/1895, com 69 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultado junto à capela do Senhor dos Passos. // Deixou uma filha.   

 

FERNANDES, José. Filho de José Bento Fernandes e de Maria Rodrigues, rurais, moradores no lugar do Ranhado. N.p. de Manuel Fernandes e de Maria Benta Salgado; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves, da Eira. Nasceu a 26/12/1834 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e José Domingues, de Mouriga. // Faleceu no Regueiro a 30/10/1892, solteiro, com todos os sacramentos, com escritura testamentária, e foi sepultado na igreja a 1 de Novembro. // Nota: o pároco atribuiu-lhe a idade de 36 anos!

 

FERNANDES, José. Filho de Inácia Fernandes, viúva, moradora no lugar de Mouriga. Neto materno de Manuel Fernandes e de Josefa Conde, de Várzea, São João de Crespos, Ourense. Nasceu em Cristóval a 4/9/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e sua mulher, Francisca Neves, lavradores, do lugar de Carvão. // Casou na igreja de Cristóval a 19/5/1902 com Albina Rosa, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar da Porta, filha de Manuel José Esteves e de Maria Gomes. Testemunhas presentes: Francisco António Esteves, lavrador, residente no lugar da Porta, e Luís Esteves, lavrador, residente no lugar de Marga. // Faleceu na sua terra natal em Junho de 1943. 

 

 

 

 

 

FERNANDES, José. Filho de --------- Fernandes e de ----------------------------------. Nasceu por volta de 1890. // Faleceu no Campo do Souto a --/--/1916, com apenas 26 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 192, de 26/3/1916).

 

FERNANDES, José. Filho de José Joaquim Fernandes, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira, e de Amália Augusta Fernandes, lavradeira, natural do lugar de Cevide, freguesia de Cristóval, onde moravam. Neto paterno de José Fernandes e de Luísa Antónia Pereira; neto materno de Romão Fernandes e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 28/2/1899 e foi batizado na igreja a 4 de Março desse ano. Madrinha: Maria Otero, viúva.   

 

FERNANDES, José Adelino. Filho de Francisco Fernandes e de Maria Luísa de Brito, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro, Cristóval. N.p. de Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro, do Campo do Souto; n.m. de António de Brito e de Maria Joaquina Durães, do Sobreiro. Nasceu a 14/5/1889 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Fernandes, solteiro, tio paterno, e Rosa de Brito, solteira, tia materna.

 

FERNANDES, José Ângelo. Filho de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves, moradores no lugar do Pico. Neto paterno de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; neto materno de Francisco Alves e de Ana Lopes, do lugar do Pico. Nasceu a 26/3/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Ângelo Pires e sua mulher, Rosa Lopes, lavradores, residentes no lugar do Pico. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 3/6/1900 com Albina Marques, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Adavelha, Fiães, filha de Manuel José Marques e de Maria Rosa Domingues. Testemunhas presentes: Manuel Batista Domingues, casado, lavrador, do lugar do Ramo, e José Joaquim Gomes, casado, lavrador, do lugar da Soalheira. // Faleceu no Pico, Cristóval, a 4/6/1941. 

 

FERNANDES, José António. Filho de Romão Fernandes e de Rosa Gonçalves, moradores em Cevide. Neto paterno de Pedro Fernandes e de Benta Vasques, do Coto da Mó, Desteriz; neto materno de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 17/4/1876 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Madrinha: Silvana Fernandes, solteira, tia do bebé, do Coto da Mó, Desteriz, Tui. 

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de Josefa Fernandes, de Ermegil, São Mamede de Friestas, Valença. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, guarda a pé de 2.ª classe da fiscalização externa da Alfândega de Valença, estacionado no ponto fiscal de São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval a 14/12/1871, com Maria do Carmo, de 24 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, de São Gregório. Testemunhas presentes: Manuel António Gonçalves, viúvo, guarda de 1.ª classe; Caetano José da Silva, casado, guarda de 2.ª classe, ambos da fiscalização da Alfândega de Valença, em serviço no posto de São Gregório; e o padre José Maria Mendes, de Paços, Melgaço. // Faleceu em São Gregório a 11/9/1894, com 52 anos de idade, no estado de casado, só com a extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja de Cristóval no dia seguinte.  

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de Bento José Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, moradores no lugar do Ranhado. N.p. de Manuel Francisco Fernandes e de Maria Benta Salgado; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Porta. Nasceu a 4/8/1848 e foi batizado na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José e Clara, irmãos do bebé.

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro (ou Luísa da Ribeira), moradores no Campo do Souto. Neto paterno de José Bento Fernandes e de Maria Rodrigues, do Ranhado; neto materno de Manuel Luís Ribeiro e de Maria Luísa Domingues, do Campo do Souto, todos lavradores. Nasceu a 18/5/1861 e foi batizado na igreja de Cristóval a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues, solteiro, do Campo do Souto, e a avó paterna do neófito, viúva. // Faleceu a 7/8/1867 e foi sepultado na igreja.

    

FERNANDES, José Joaquim. Filho de António José Fernandes e de Rosa Salgado, moradores no lugar da Grova. N.p. de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, de Mareco, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do Sobreiro. Nasceu a 17/5/1868 e foi batizado no dia seguinte pelo padre José Maria Mendes, do lugar dos Casais, Paços. Padrinhos: os avós maternos.  

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro, moradores no Campo do Souto. N.p. de José Bento Fernandes e de Maria Rodrigues, do Ranhado; n.m. de Manuel Luís Ribeiro e de Maria Luísa Domingues, do Campo do Souto. Nasceu a 4/6/1869 (*) e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: a avó paterna, viúva. // Casou na igreja de Cristóval a 12/10/1891 com Delfina Rosa, solteira, de 23 anos de idade, filha de António Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar da Fonte do Cabo. Testemunhas presentes: José Domingues, solteiro, oficial de carpinteiro, morador no lugar de Pouzadas, e Manuel Cousso, casado, lavrador, residente no lugar da Fonte do Cabo. // Em 1920 estava casado e encontrava-se em parte incerta; nesse ano foi citado pelo cartório do escrivão Soares a fim de assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que se procedia por óbito de sua mãe (Jornal de Melgaço n.º 1309, de 31/10/1920). /// (*) No assento de casamento o padre chama-lhe apenas José, e diz que tem 25 anos de idade.

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de José Fernandes e de Luísa Antónia. Nasceu em Cerveira a --/--/1---. // Soldado da Guarda-Fiscal. // Faleceu no lugar de Cevide, Cristóval, a 23/12/1948. 

 

FERNANDES, José Lourenço. Filho de Manuel Lourenço Fernandes e de Teresa Enriques, moradores em Marga. N.p. de José Lourenço e de Teresa Fernandes, de Leirado, Valongo, Ourense; n.m. de António Henriques e de Ramona Gonçalves, de Nogueira, Padrenda, Tui. Nasceu a 1/9/1876 e foi batizado na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Quintela, solteiro, lavrador, residente em Marga, e Maria Esteves, casada, moradora em Pousadas. // Faleceu a 27/8/1878.  

 

FERNANDES, José Maria. Filho de Raimunda Fernandes, solteira, de Desteriz, Tui. // Nasceu na Galiza. // Tinha vinte e oito anos de idade, era solteiro, carpinteiro, morava em São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval, a 23/5/1867, com Leopoldina Cerqueira, de vinte e cinco anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro, moradores em São Gregório. Testemunhas: João Manuel Gomes, solteiro, caixeiro, e Francisco José de Araújo, casado, carpinteiro de profissão, de São Gregório. (A noiva sabia assinar!)

 

FERNANDES, José Maria. Filho de Manuel Lourenço Fernandes e de Teresa Henriques, moradores no lugar de Marga. Neto paterno de José Lourenço e de Teresa Fernandes; neto materno de António Henriques e de Ramona Gonçalves, todos da Galiza. Nasceu a 18/2/1872 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Quintela, lavrador, e sua mulher, Teresa dos Santos, moradores em Campo do Souto. // Faleceu a 20/12/1873 e foi sepultado na igreja.

 

FERNANDES, Josefa (Francisca). Filha de Dores Fernandes, solteira, camponesa, natural de Outeiral, freguesia de São Martinho de Valongo, diocese de Ourense, moradora no lugar de Carvão. Neta materna de José Fernandes e de Pilara Gordona. Nasceu em Cristóval a 5/12/1898 e foi batizada na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, casado, lavrador, e Josefa Alves, casada.  

 

FERNANDES, Júlia. Filha de António José Fernandes e de Rosa Salgado, moradores no Sobreiro. N.p. de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, de Campelo, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do Sobreiro. Nasceu a 24/2/1879 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os avós maternos, lavradores. // Casou na igreja de Cristóval a 19/12/1910 com António Emílio, viúvo, de 50 anos de idade, cristovalense, filho de Manuel Pires e de Clara Esteves. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 13/2/1948 e ela a 23/11/1964. 

 

FERNANDES, Júlia. Filha de José Joaquim Fernandes, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira, e de Amália Augusta Fernandes, lavradeira, natural da freguesia de São Miguel de Desteriz, diocese de Tui, moradores na Rua Verde São Gregório. Neta paterna de José Fernandes e de Luísa Antónia Pereira; neta materna de Romão Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 7/5/1902 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Madrinha: Clementina Fernandes, solteira, camponesa. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótima»; era sua professora Maria Cândida Lopes (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 21/12/1970.    

 

FERNANDES, Júlia. Filha de Nazário Fernandes, lavrador, natural da freguesia de Refojos, distrito de Celanova, diocese de Ourense, e de Maria Gonçalves, lavradeira, natural de Cristóval, Melgaço, onde moravam, no lugar de Pousadas. N.p. de Manuel Fernandes e de Martinha Maneta (!); n.m. de Manuel Gonçalves e de Rosa Domingues. Nasceu em Cristóval a 19/8/1903 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, solteira, camponesa. // Casou a 20/10/1924, na CRCM, com António Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o seu marido a 9/5/1943 e ela a 23/1/1978.     

 

FERNANDES, Júlia. Filha de António Fernandes, trabalhador, natural da freguesia de Desteriz, Galiza, e de Maria Guerreiro, doméstica, natural de Cristóval, Melgaço, moradores no lugar de Cevide. N.p. de Francisco Fernandes e de Carmen Meleiro; n.m. de António Guerreiro e de Joaquina Veiga. Nasceu em Cristóval a 20/1/1911 e foi batizada na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Henrique Meleiro Alonso, solteiro, negociante, e Palmira Augusta dos Santos, solteira, doméstica.  

 

FERNANDES, Laureano Araújo. Filho de Maria de Araújo Fernandes, mendiga, moradora no lugar de São Gregório. Neto materno de Raimunda Fernandes, solteira, de Desteriz, Galiza. Nasceu em Cristóval a 6/12/1882 e foi batizado na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Luís de Sousa e Rosa de Sousa, solteiros (de acordo com aquilo que o padre deixou escrito, eles eram tios, pela parte paterna, do neófito), moradores no dito lugar de São Gregório.

 

FERNANDES, Luís. Filho de ---------- Fernandes e de --------------. Nasceu em Cristóval a --/--/18--. // Emigrou para o Brasil, tendo sido negociante em Cametá. // Em 1914 encontrava-se no Peso, a uso das águas minerais (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914). // Nota: deve ser filho de Miquelina Fernandes (1881-1950).

 

FERNANDES, Luís. Filho de José Caetano Fernandes, natural de Chaviães, e de Asménia da Costa, natural de Cristóval, jornaleiros, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Alberto Fernandes e de Antónia Dias; n.m. de Manuel da Costa e de Luísa Esteves. Nasceu em Cristóval a 16/3/1904 e foi batizado na igreja dois dias depois. Padrinhos: Luís Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Francisca de Sousa, casada, proprietária. // Morreu a 5/5/1904 e foi sepultado no cemitério paroquial.   

 

FERNANDES, Luís. Filho de Manuel Francisco Fernandes, natural da Gavieira, Arcos de Valdevez, e de Margarida Joaquina Fernandes, natural de Cristóval, rurais, moradores no lugar do Pico. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Maria Teresa Fernandes; neto materno de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves. Nasceu em Cristóval a 21/2/1909 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e Ana Rosa Fernandes, solteiros, lavradores. // Casou na igreja de Padrenda, Ourense, a 24/9/1931, com Júlia Rodrigues Fraga, de 19 anos de idade, natural de Vilar, filha de Gonzalo Rodrigues e de Maria Fraga Nóvoa.

 

FERNANDES, Luís. Filho de José Caetano Fernandes, natural de Chaviães, e de Asménia da Costa, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Alberto Fernandes e de Antónia Dias; neto materno de Manuel da Costa e de Luísa Esteves. Nasceu em Cristóval a 1/5/1909 e foi batizado na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e Elvira de Oliveira, casados, lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 7/4/1983. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1555, de 23 de Maio de 1965: «… vindo de Cristóval, lugar da Porta, deu entrada no hospital da SCMM Luís Fernandes, de 53 anos de idade, casado, o qual era portador de perfuração gástrica. Depois de observado pelo diretor clínico, Dr. António Cândido Esteves, seguiu na mesma ambulância para o hospital regional, onde foi operado de urgência…»

 

FERNANDES, Luísa. Filha de Caetano Fernandes e de Teresa de Jesus, lavradores. // Faleceu em Mouriga a 11/4/1881, com 56 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, com escritura testamentária, sem filhos, e foi sepultada na igreja no dia 13.

 

FERNANDES, Manuel. Filho de José Fernandes e de Francisca Gonçalves, chapeleiros, moradores no lugar dos Casais. Neto paterno de Bento José Fernandes e de Joaquina Rosa, de São Vítor, Braga; neto materno de Luís Gonçalves e de Maria Josefa Durães, lavradores, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 16/8/1863 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinho: Manuel da Costa Pinho.  

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Felícia Rosa Rainha, da freguesia da Sé, Guimarães. Neto materno de Miguel Rainha e de Catarina Rosa Azinheira, de Guimarães. Nasceu a 10/1/1840 e foi batizado na igreja de Cristóval a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Silva (?), de Boltelo (?), comarca do Porto, e Antónia Maria Mendes, dos Casais, Cristóval. (À margem: «depois de batizado apareceu Plácido Fernandes (?), soldado de “18”, granadeiro (?), da Companhia n.º 41, natural da cidade do Porto (…), dizendo que o dito Manuel António era seu filho e como tal o reconhecia»).  

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de António José Fernandes e de Rosa Salgado, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, do lugar de Campelo, Castro Laboreiro; neto materno de Manuel Domingues Salgado e de Francisca Rodrigues, do Sobreiro. Nasceu em Cristóval a 16/5/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua mulher, Maria Bernarda, moradores em Gondufe, Chaviães.

 

FERNANDES, Manuel Augusto. Filho de Francisco Fernandes e de Maria de Brito, lavradores, do Sobreiro. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro, do Campo do Souto; n.m. de António de Brito e de Maria Joaquina Durães, do Sobreiro. Nasceu a 18/10/1891 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o avô paterno e Maria Fernandes, solteira, tia paterna do neófito. // Faleceu em Cristóval a 28/12/1965. 

 

FERNANDES, Manuel Francisco de Lurdes. Filho de José Augusto Fernandes, natural de Cristóval, e de Albina Marques, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar do Pico. N.p. de António Fernandes e de Teresa Alves; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Cristóval a 9/6/1908 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Fernandes e Margarida Fernandes, casados, lavradores. // Faleceu no lugar do Pico a 19/4/1927.    

 

FERNANDES, Manuel Gomes. // Nasceu por volta de 1950. // Morreu no lugar de Tortim a --/--/2023, com 73 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2023).

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de José Bento Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Ranhado. // Casou na igreja de Cristóval a 12/10/1859, com Maria Luísa Ribeiro, filha de Manuel Luís Ribeiro e de Maria Luísa Domingues, do Campo do Souto. Testemunhas: Manuel Francisco Rodrigues, do lugar da Porta, e Francisco Domingues, solteiro, do Campo do Souto. // Faleceu no Campo do Souto a 6/1/1896, com cinquenta e oito anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, com testamento, e no dia seguinte foi sepultado junto à capela do Senhor dos Passos. // Tinha um filho ausente.

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves, moradores no lugar do Pico. Neto paterno de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; neto materno de Francisco Alves e de Ana Lopes, do Pico. Nasceu a 23/7/1876 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 3/2/1908 com a sua conterrânea Maria Joaquina, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Ramo, filha de António Esteves e de Rosa Vasques. // Em Dezembro de 1918 encontrava-se em parte incerta do Brasil (Jornal de Melgaço n.º 1232, de 3/1/1919). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 2, de --/2/1929: «Vendem-se as terras e montes de Manuel Joaquim Fernandes e de sua mulher Maria Joaquina Esteves, do lugar do Ramo, Cristóval, que produzem pão e vinho, tendo água dentro e viveiro para videiras, adega e casa para caseiros e casa de morada com bons rocios, que vende junto ou separado. Se alguém pretender pode tratar com a proprietária, M.J.E., do dito lugar do Ramo    

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de Bento José Fernandes e de Maria Luísa Esteves, lavradores, cristovalenses. Nasceu por volta de 1832. // Lavrador. // Faleceu a 31/3/1907, no lugar do Ranhado, onde morava, apenas com a extrema-unção, com 75 anos de idade, no estado de casado com Marcelina Esteves, sem testamento, e foi sepultado no cemitério local. // Nota: o Diário do Governo n.º 119, de 29/5/1883, avisa que vão ser arrematados em hasta pública propriedades de Manuel José Fernandes, sitas em Cristóval, em virtude dele estar ausente em parte incerta. Parece tratar-se de assuntos relacionados com impostos. Será o mesmo?

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de José Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, moradores no lugar do Ranhado. Nasceu nesse lugar de Cristóval por volta de 1838. // Tinha 62 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 23/5/1900 com Marcelina Esteves, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Luís Manuel Esteves e de Francisca Quintela, moradores no lugar da Porta. Testemunhas: José Vaz e Cristóvão Lopes, casados, lavradores. // Os noivos declaram no acto do casamento serem pais de Maria do Carmo.  

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de António José Fernandes, natural de Paços, carpinteiro de profissão, e de Ana Rosa Rodrigues, cristovalense, moradores no lugar da Granja, Cristóval. Neto paterno de Manuel Joaquim Fernandes e de Joaquina Salgado, de Paços; neto materno de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, de Cristóval. Nasceu a 26/2/1865 e foi batizado a 1 de Março desse ano. Padrinhos: o seu avô materno e Ramira Soeiro, viúva, do lugar da Granja.  

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de Joaquim Fernandes e de Dolores Alexandre, moradores em Sucastelo. N.p. de Pedro Fernandes e de Benita Vasques, do Coto da Mó; n.m. de Manuel José Alexandre e de Josefa Alexandre, todos de Desteriz. Nasceu a 5/9/1891 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim da Ribeira, solteiro, e Maria Teresa Durães, casada, ambos proprietários, moradores em Doma.  

 

FERNANDES, Margarida Joaquina. Filha de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves, moradores no lugar do Pico, Cristóval. Neta paterna de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; neta materna de Francisco Alves e de Ana Lopes, do Pico. Nasceu em Cristóval a 27/1/1874 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Cristóvão Durães e sua mulher, Margarida Lopes, lavradores, com a sua residência na Granja. // Camponesa. // Casou na igreja de Cristóval a 22/1/1908 com Manuel Francisco Fernandes, de 23 anos de idade, solteiro, lavrador, natural da Gavieira, Arcos de Valdevez, filho de Manuel Fernandes e de Maria Teresa Fernandes. // Faleceu na sua terra natal a 11/9/1950.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Bento José Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, moradores em Ranhado. Nasceu por volta de 1837. // Faleceu a 20/9/1879, em Campo do Souto, com 42 anos de idade, no estado de solteira, só com a extrema-unção, por se encontrar alienada, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

FERNANDES, Maria. Filha de Inácia Fernandes, viúva, moradora em Mouriga. Neta materna de Manuel Fernandes e de Josefa Conde, de São João de Crespos, Ourense. Nasceu a 24/7/1867 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Gonçalves, solteira, da Granja. // Faleceu a 6/7/1868 e foi sepultada na igreja.  

 

FERNANDES, Maria. Filha de José Augusto Fernandes, natural de Cristóval, e de Albina Marques, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar do Pico. N.p. de Francisco Fernandes e de Teresa Alves; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Cristóval a 20/7/1902 e foi batizada na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Fernandes e Teresa Alves, casados, lavradores. // Casou a 8/11/1933, na CRCM, com José Douteiro, de 39 anos de idade, natural de Paços, filho de Ana Douteiro. // O seu marido morreu na freguesia de Paços a 15/4/1935. // Ela faleceu igualmente na freguesia de Paços, a 28/2/1965. 

 

FERNANDES, Maria Amélia. Filha de Eduardo José Fernandes e de Emília Martins de Abreu. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 153, de 12/6/1932). // Em 2006 morava em Carrasqueira. // Nota: deve ser a senhora que casou com António Adão de Castro. // Faleceu no lugar da Carrasqueira, Alvaredo, a --/--/2020, com oitenta e oito anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1438, de 1/5/2020).

 

FERNANDES, Maria Benedita. Filha de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves, moradores no lugar do Pico. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; n.m. de Francisco Alves e de Ana Joaquina Lopes, do Pico. Nasceu a 4/7/1866 e foi batizada na igreja de Cristóval nesse dia. Padrinhos: o avô paterno e a avó materna. // Faleceu a 21/7/1866 e foi sepultada na igreja.    

 

FERNANDES, Maria Cândida. Filha de Manuel Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. Neta paterna de José Fernandes Carvalho e de Teresa Marques; neta materna de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes. Nasceu em Cristóval a 7/12/1897 e foi batizada na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues, casado, proprietário, e Maria Cândida Lopes, solteira. // Casou a 30/5/1925, na CRCM, com Armindo Rodrigues (Portela), de vinte e três anos de idade, natural de Rouças, filho de António Rodrigues e de Ana Rosa Domingues. // Enviuvou a 3/1/1975. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 11/8/1989, com noventa e um anos de idade.

 

FERNANDES, Maria do Carmo. Filha de António José Fernandes e de Ana Rosa Rodrigues, ele natural de Beleco, Paços, e ela natural de Sucastelo, Cristóval. Neta paterna de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco; neta materna de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, da Granja. Nasceu em Cristóval a 14/6/1870 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Madrinha: Maria Rodrigues, casada, moradora no lugar da Calçada do Ramo, Cristóval. // Faleceu no dito lugar da Calçada a 11/9/1870 e foi sepultada na igreja.     

 

FERNANDES, Maria do Carmo. Filha de Marcelina Esteves, lavradora, solteira, residente no Ranhado. Neta materna de Luís Manuel Esteves e de Francisca Quintela, do dito lugar. Nasceu a 13/12/1889 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Esteves, solteiro, maior de catorze anos, do Ranhado, primo da neófita, e Maria Domingues, casada, de Pousada. (Foi legitimada pelo pai, Manuel José, natural de Cristóval, filho de José Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, cujo casamento com a mãe, Marcelina, se realizou a 23/3/1900). // Casou com Alfredo Augusto, de 35 anos de idade, seu conterrâneo, filho de José Bernardo Domingues e de Joaquina Esteves, na CRCM, a 9/10/1919. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 1/4/1966.       

 

FERNANDES, Maria do Carmo. Filha de Francisco de Puga, oficial de alfaiate, e de Rosa Fernandes, moradores no lugar dos Casais, Cristóval. N.p. de avós ignorados; n.m. de José Fernandes e de Francisca Gonçalves, do sobredito lugar. Nasceu a 4/1/1892 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Gomes, solteiro, e Maria do Carmo Migueis, solteira, ambos do lugar dos Casais, freguesia de Paços. 

 

FERNANDES, Maria Delfina. Filha de Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro, moradores em Campo do Souto. N.p. de José Fernandes e de Maria Rodrigues, do Ranhado; n.m. de Manuel Luís Ribeiro e de Maria Domingues, do Campo do Souto. Nasceu a 23/3/1868 e foi batizada a 25 do mesmo mês e ano. Padrinhos: José Domingues, solteiro, lavrador, e a avó materna da criança, viúva. // Faleceu a 11/4/1868.  

 

FERNANDES, Maria de Jesus. Filha de José Fernandes e de Albina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de Inácia Fernandes; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Gomes. Nasceu em Cristóval a 31/10/1905 e foi batizada na igreja a 7 de Novembro desse dito ano. Padrinhos: Domingos António Alves e Maria Teresa Gomes, casados, negociantes. // Faleceu na sua freguesia natal a 30/5/1943. 

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves, moradores no lugar do Pico. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Joaquina Salgado, de Beleco, Paços; n.m. de Francisco Alves e de Ana Lopes, do Pico. Nasceu a 1/2/1868 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os avós paternos, lavradores. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 1/6/1886 com João dos Santos, solteiro, oficial de sapateiro, nascido a 7/4/1856, filho de José dos Santos e de Maria Leonor, natural da freguesia de Almacave, Lamego. Testemunhas: Ângelo Pires Nunes, lavrador, residente no lugar do Pico, e Alexandrina Augusta de Almeida, solteira, de São Gregório. // Em Dezembro de 1918 ela e o marido encontravam-se em parte incerta do Brasil (Jornal de Melgaço n.º 1232, de 3/1/1919). // Com geração.  

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de ----------- Fernandes e de ---------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou com Manuel Francisco Fernandes. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 207, de 3/9/1933: «Maria Joaquina Fernandes, do lugar do Pico, da freguesia de Cristóval, desta comarca de Melgaço, declara que tendo abandonado o domicílio conjugal seu marido, Manuel Francisco Fernandes, sem profissão, por isso que trabalhar não quer, mas só gastar sem pensar de onde lhe possa vir, não se responsabiliza por quaisquer dívidas que este venha a contrair para se manter na ociosidade. Melgaço, 8/9/1933. José Esteves, a rogo» (ver NM 209, de 24/9/1933).       

 

FERNANDES, Maria de Lurdes. Filha de José de Sá Fernandes e de Elvira de Sousa Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1935 (NM 261, de 17/2/1935). // Faleceu em Cristóval a --/--/2019, com 84 anos de idade (VM 1433, de 1/11/2019).

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de António José Fernandes e de Rosa Salgado, moradores no Sobreiro. N.p. de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, de Mareco, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do Sobreiro. Nasceu a 10/4/1867 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 10/1/1893 com José Maria Lourenço, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Remoães.  

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de António Fernandes, natural da freguesia de Salvador, Arcos de Valdevez, e de Clara Vaz, natural de Fiães, moradores no lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval. Neta paterna de Manuel José Fernandes e de Maria Cândida, de Salvador, Arcos; neta materna de José Bento Vaz e de Maria Joaquina de Almeida, do Chão da Cancela, Fiães. Nasceu em Cristóval a 20/10/1878 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, morador em São Gregório, e Maria Joaquina Trancoso, solteira, moradora no lugar do Ramo. // Lavradeira. // Casou na igreja de Cristóval a 7/4/1901 com José Maria Seixo, de 23 anos de idade, natural de Rouças, filho de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 8/7/1963. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1478, de 21/7/1963: «No passado dia 8 faleceu, em São Gregório, Maria Rosa Fernandes, de 87 anos de idade, casada com José Maria Seixo. Era mãe de Alzira da Glória, Maria dos Anjos, Flaviana Augusta, Elisa de Jesus, de Júlia Seixo, de Augusto, Artur e José Seixo.  

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de José Joaquim Fernandes, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira, e de Amália Augusta Fernandes, lavradeira, do lugar de Cevide, Cristóval, onde residiam. Neta paterna de José Fernandes e de Luísa Antónia Pereira; neta materna de Romão Fernandes e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 16/3/1894 e foi sepultada na igreja a 21 do mesmo mês e ano. Padrinhos: António Correia dos Santos, casado, negociante, e Clementina Augusta Fernandes, solteira. // Faleceu na sua terra a 19/6/1980.    

 

FERNANDES, Maria Teresa. Filha de Manuel Lourenço Fernandes e de Teresa Enriques, moradores no lugar de Marga. N.p. de José Lourenço e de Teresa Fernandes, de Leirado, Valongo, Ourense; n.m. de António Enriques e de Ramona Gonçalves, de Nogueira, Padrenda, Tui. Nasceu a 18/2/1872 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: José Quintela e sua mulher, Teresa dos Santos, moradores em Campo do Souto. // (Gémea de José Maria). // Casou com João, de Padrenda, Galiza, filho de Bento Ribeiro e de Isabel (Melias?), na igreja de Cristóval, a 3/4/1889.  

 

FERNANDES, Miguel José. Filho de Aníbal Fernandes e de Libânia Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1937 (NM 371).

 

FERNANDES, Miquelina. Filha de António José Fernandes e de Rosa Salgado, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. Neta paterna de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Esteves, do lugar de Mareco, freguesia de Castro Laboreiro; neta materna de Manuel Salgado e de Francisca Rodrigues, do lugar do Sobreiro, freguesia de Cristóval. Nasceu a 19/3/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira, abade de Cristóval, e Antónia Esteves, solteira, de Laceiras, Castro Laboreiro. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 947, de 17/9/1950: «Quando no passado dia 11 deitava um pouco de milho a secar caiu de um muro a senhora Miquelina Joaquina Fernandes, de 71 anos de idade, do lugar do Pico, Cristóval, do que resultou morte quase instantânea. Era mãe de Luís Fernandes, ausente em França

 

FERNANDES, Nazaré Augusta. // Nasceu por volta de 1940. // Faleceu no lugar de Carvalhas, freguesia de Cristóval, a --/--/2022, com oitenta e dois (82) anos de idade (ver A Voz de Melgaço de 1/1/2023).

 

FERNANDES, Olinda Maria. Filha de Jorge Américo e de Filomena Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917).

 

FERNANDES, Ortense. Filha de -------- Fernandes e de ------------------ Costa. Nasceu a --/--/1---. // Em 1938 estava solteira e morava em Doma. Nesse ano o Ministério Público movia-lhe um processo de execução. A multa a aplicar era de 121$00, por ter faltado à audiência de julgamento da ré Isolina Vidal, do mesmo lugar e freguesia, no dia 20/1/1938, não justificando a falta no prazo e termos legais.

 

FERNANDES, Palmira Augusta. Filha de Manuel Francisco Fernandes, natural da Gavieira, Arcos de Valdevez, e de Margarida Joaquina Fernandes, natural de Cristóval, Melgaço, lavradores, residentes no lugar do Pico. N.p. de Manuel Fernandes e de Maria Teresa Fernandes; n.m. de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves. Nasceu em Cristóval a 17/12/1910 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Vaz e Ana Rosa Fernandes, solteiros, lavradores.   

 

FERNANDES, Palmira Augusta. Filha de José Caetano Fernandes, natural de Chaviães, e de Esménia da Costa, natural da freguesia de Cristóval, onde residiam. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917). // Casou com José Augusto Esteves (Zeca Carteiro), soldado da Guarda-Fiscal, natural de Paderne. // Divorciou-se em 1950. «Tribunal judicial da comarca de Melgaço. Anúncio. Faz-se público que nos autos de ação ordinária de divórcio litigioso que correram nos seus termos pela secção de processos deste juízo, em que foi autor José Augusto Esteves, soldado da guarda-fiscal, residente no lugar da vila, Castro Laboreiro, e ré, sua mulher, Palmira Augusta Fernandes, doméstica, residente no lugar da Sobreira, Cristóval, ambos desta comarca, foi autorizado e decretado o divórcio entre estes cônjuges com fundamento no número 1 do artigo 4.º do decreto de 3/11/1910. Melgaço, 8/7/1950. O juiz de direito, Costa Fernandes; o chefe da secção, Arsénio Pinheiro

    

FERNANDES, Palmira de Jesus. Filha de Francisco Fernandes e de Maria Luísa de Brito, proprietários, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro; n.m. de António de Brito e de Maria Joaquina Durães. Nasceu em Cristóval a 3/12/1900 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e Maria de Jesus Domingues, solteiros. // Casou a 8/2/1922, na CRCM, com Avelino Domingues. // O seu marido morreu a 28/7/1975, num hospital do Rio de Janeiro, Brasil. // Ela faleceu em Cristóval a 23/10/1984.

 

FERNANDES, Porfírio Augusto. Filho de Francisco Manuel Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, da Vila de Melgaço, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Fernandes Carvalho e de Teresa Mosqueira, da freguesia de Santo Estêvão de Nóvoa, bispado de Tui; neto materno de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, da Vila de Melgaço. Nasceu a 10/5/1891 e foi batizado na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Bento Gomes, e sua irmã, Rosa Gomes Viana (o último apelido é do marido), casada, moradores em São Gregório. // Faleceu a 23/4/1893 e foi sepultado na igreja no dia 24.   

 

FERNANDES, Raul. Filho de ---------- Fernandes e de -----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1999 no lugar Poços, Cristóval, onde nascera. // (VM 1118).  

 

FERNANDES, Romão Benito. Filho de Pedro Fernandes e de Benita Vasques, de Desteriz, Galiza. // Galego. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, morava em Tarendo, quando casou na igreja de Cristóval, a 26/1/1870, com Rosa, de 32 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Testemunhas: Manuel Joaquim da Conceição, guarda da Alfândega de Valença, e de ponto na Valinha, Monção; José Ferandes, solteiro, lavrador, de Desteriz; e o padre José Joaquim de Abreu, de São Gregório. // Com geração. 

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Bento José (ou José Bento) Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, moradores no Ranhado. Neta paterna de Manuel Fernandes e de Maria Benta Salgado, do dito lugar; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 19/3/1843 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Pires e sua filha Rosa. // Faleceu a 22/7/1875, no lugar do Ranhado, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Manuel Francisco Fernandes e de Josefa de Castro, moradores no lugar dos Casais, freguesia de Cristóval. Neta paterna de Francisco Fernandes e de Teresa Martins, da freguesia de São Paio, bispado de Tui; neta materna de António de Castro e de Andreza de Lira, da freguesia de Oleiros, Tui. Nasceu a 18/5/1846 e foi batizada na igreja de Cristóval a 20 desse mês e ano. Madrinha: Josefa Durães, solteira, dos Casais. 

 

FERNANDES, Rosa Celeste. Filha de Manuel Fernandes (Batata), natural de Rouças, e de Aurora de Nazaré Calheiros, natural da Vila de Melgaço, moradores no lugar de São Gregório, Cristóval. Neta paterna de Camilo Fernandes, de Ourense, e de Aurélia Maria Rodrigues, de Paderne; neta materna de José Luís Calheiros e de Adelaide Procópia Rodrigues, de SMP. Nasceu a 15/4/1912 em São Gregório, Cristóval, onde os pais trabalhavam como caseiros agrícolas. // Cedo foi para a Vila, como criada de servir da família do médico Passos. // Não teria mais do que metro e meio de altura, mas era uma mulher bonita. // Depois da morte de Maria Alice da Rocha (1903-1929) casou com o seu viúvo, Geraldino Augusto Fernandes, de 36 anos de idade, marinheiro, filho de Maria Teresa Fernandes; casaram na Conservatória de Vila Nova de Cerveira a 15/7/1936. O Geraldino já tinha dois filhos da primeira esposa: Henrique e Rui. // Moraram muitos anos na Rua Direita, SMP, perto do Cine Pelicano. // O seu marido morreu na Vila a 24/4/1953. // Ela faleceu no Hospital de Viana do Castelo a 11/6/1997, sem geração. // Depois de viúva, foi servir para Lisboa, e também para França. Era uma mulher alegre, arrojada, sempre muito bem-disposta. Gostava de andar de bicicleta, interdita às mulheres nessa altura. // Enquanto foi casada, respeitou sempre o seu marido; depois de viúva teve os seus namorados, solteiros, sem compromissos. // Sem geração.  

 

FERNANDES, Rosa da Glória. Filha de Abílio de Sá Fernandes e de Rosa de Sousa Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 98, de 22/2/1931).

            

FERNANDES, Rosa de Jesus. Filha de José Fernandes e de Delfina Rodrigues. Neta paterna de Manuel Joaquim Fernandes e de Luísa Ribeiro; neta materna de António Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 17/4/1894 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues, casado, lavrador, e Rosa Rodrigues, solteira. // Em 1912 passou para o terceiro ano da Escola Normal de Viana do Castelo; em Julho desse ano veio passar as férias em sua casa de Cristóval (Correio de Melgaço n.º 6). // Casou a 29/11/1926, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com José Lourenço Viegas. // Faleceu em Cristóval a 25/12/1974.

 

FERNANDES, Rosa Joaquina. Filha de José Fernandes, chapeleiro, e de Francisca Gonçalves, proprietária, moradores no lugar dos Casais, Cristóval. N.p. de Bento José Fernandes e de Joaquina Rosa, de São Vítor, Braga; n.m. de Luís Manuel Gonçalves e de Maria Josefa Durães, dos Casais. Nasceu a 22/5/1859 e foi batizada na igreja de Cristóval a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Caetano Gonçalves, tio da neófita, e Rosa Vasques, solteira, dos Casais. // Casou na igreja da sua freguesia a 30/3/1891 com Francisco de Puga, batizado na igreja de SMP a 4/4/1850, Vila, criado como exposto no lugar das Granjas, Paços, solteiro, oficial de alfaiate. Testemunhas: Adriano Mendes, solteiro, e José Avelino Mendes, solteiro, lavradores, residentes no lugar dos Casais, Paços. // Com geração (ver em Cristóval, no apelido Puga).

 

FERNANDES, Sara Maria. Filha de ------- Fernandes e de -------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1994 na residência de seu genro, no lugar de São Gregório, com setenta e três anos de idade. // Mãe de Isabel Fernandes Romero e de Idalina Rodrigues Romero. // Sogra de Manuel de Oliveira Machado, serralheiro da Câmara Municipal de Melgaço. // (VM 1017, de 1/11/1994). 

 

FERNANDES, Virgínia do Espírito Santo. Filha de Joaquim Fernandes, guarda da alfândega, em serviço no posto de São Gregório, e de Francisca Alves de Sousa, ambos naturais de Penso. Neta paterna de Manuel Luís Fernandes e de Maria Joaquina Rodrigues, de Alempassa; neta materna de António Manuel Alves de Sousa e de Maria Rosa Gonçalves, de Telhada Pequena. Nasceu na Rua Verde de São Gregório a 18/11/1887, e foi batizada na igreja de Cristóval a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Ricardo Pinto de Azevedo, guarda da alfândega em São Gregório, casado, e Marcelina Alves de Sousa, solteira, tia materna da criança, com a sua morada em Telhada Pequena, Penso. // Costureira. // Casou na igreja de Penso a 11/5/1907 com Domingos Pires, solteiro, de vinte e seis anos de idade, caixeiro, natural da freguesia de Valadares, Monção, morador na freguesia de Penso, no lugar de Paradela, filho de Manuel Luís Pires, de Valadares, e de Maria José da Rocha, natural de Penso. Testemunhas: Francisco Alves Garcia, casado, e Leonel Ferreira de Passos, solteiro, camponeses. // O seu marido morreu em Arroios, Lisboa, a 7/11/1918. // Ela faleceu na freguesia de Santo Estêvão, Lisboa, a 5/10/1970.   

 

FERNANDES, Vitorina Maria. Filha de Jorge Américo e de Filomena Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 182, de 16/1/1916). // Faleceu no lugar de São Gregório a --/--/1916, com apenas dois meses de idade (Correio de Melgaço n.º 190, de 12/3/1916). // Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário