terça-feira, 30 de maio de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paços

Por Joaquim A. Rocha 



//  continuação de 18/02/2023


LOURENÇO

 

LOURENÇO, Amadeu Alberto. Filho de Manuel Bento Lourenço, lavrador, natural de São Paio, e de Júlia Pires, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Merelhe. Neto paterno de Tomás Joaquim Lourenço e de Maria Rosa Marques; neto materno de Luís Pires e de Maria Esteves. Nasceu em Paços a 10/7/1894 e foi batizado na igreja paroquial a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Firmino Pereira, casado, camponês, e Maria Pires, solteira, camponesa, ambos do lugar de Merelhe.   

 

LOURENÇO, Ana Maria. Filha de ---------- Lourenço e de --------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paços, com a professora Felicidade A. Silva, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 409). 

 

LOURENÇO, Ana Rosa. Filha de José Maria Lourenço, lavrador, natural de Paderne, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, natural de Cristóval. Neta paterna de Ludovina Rosa Lourenço; neta materna de António José Fernandes e de Rosa Salgado. Nasceu em Sá, Paços, a 2/1/1903 e foi batizada na igreja paroquial a 5 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 31/12/1924 com o seu conterrâneo José Camilo Gonçalves, de 23 anos de idade, filho de Francisco Gonçalves e de Maria Vaz. // A 25/7/1937, às doze horas, à porta do tribunal de Melgaço, iriam à praça alguns dos seus bens, assim como do marido e António Batista Gonçalves, ausentes em França, cujo exequente era António Alberto Pires, casado, proprietário, do lugar do Outeiro, Paços (NM 361, de 18/7/1937). // O seu marido morreu em França a 6/10/1940. // Ela faleceu também França, em Tours, a 26/6/1998, com 95 anos de idade.   

 

LOURENÇO, António José. Filho de José Maria Lourenço, natural de Paderne, e de Maria Rosa Fernandes, natural de Cristóval, lavradores, residentes no Outeiro, Paços. N.p. de Ludovina Rosa Lourenço; n.m. de António José Fernandes e de Rosa Salgado. Nasceu a 25/10/1893 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Jerónimo Fernandes de Barros e Isabel Maria Gonçalves, negociantes, moradores em Prado, ela representada pelo padre Francisco António Gonçalves, reitor da freguesia de Prado. // Casou na 4.ª Conservatória de Lisboa, a 10/4/1921, com Cristina da Costa e Sousa, de 24 anos de idade, natural (exposta) em Lagoa, filha de Gertrudes da Conceição Sequeira. // Celebraram o casamento católico, na igreja de São João de Deus, Lisboa, a 24/2/1962. // Enviuvou a 6/2/1971. // Faleceu em São Domingos de Benfica, Lisboa, a 4/10/1974.

 

LOURENÇO, Bebília. Filha de António Luís Lourenço, lavrador, natural de São Paio, e de Rosa Umbelina Rodrigues, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Merelhe, Paços. Neta paterna de Tomás Joaquim Lourenço e de Maria Rosa Marques; neta materna de Emília Rodrigues. Nasceu em Paços a 10/3/1900 e foi batizada na igreja paroquial a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Alves, solteiro, serralheiro, natural da Vila, e sua mãe, Maria Teresa Lourenço, viúva, moradores na Rua Direita. // Faleceu no lugar de Sá a 29/5/1903, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

LOURENÇO, Claudina Rosa. Filha de ---------- Lourenço e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1847. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a --/--/1917, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 244, de 8/4/1917). 

 

LOURENÇO, Domingos Vieira (Padre). // A 3/5/1998 tomou posse (provisória) de pároco de Paços, Cristóval, Fiães, e Chaviães, a fim de substituir o padre Pombal, que se retirara da vida religiosa. // O padre Lourenço tinha sido até então secretário do bispo da diocese de Viana do Castelo.

 

LOURENÇO, Jerónimo Augusto. Filho de José Maria Lourenço, lavrador, natural de Paderne, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar do Outeiro, Paços. Neto paterno de Ludovina Rosa Lourenço; neta materna de António José Fernandes e de Rosa Salgado. Nasceu em Paços a 10/12/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Fernandes de Barros, casado, negociante, e sua filha Deolinda.

 

LOURENÇO, José Augusto. Filho de António Luís Lourenço, lavrador, natural de São Paio, e de Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Tomás Joaquim Lourenço e de Maria Rosa Marques; neto materno de Emília Rodrigues. Nasceu em Paços a 1/9/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Salgado, solteiro, camponês, do lugar de Beleco, e Angelina Gonçalves, solteira, camponesa, do lugar de Vila do Conde, freguesia de Fiães. // Faleceu a 19/8/1906 e foi sepultado no adro da igreja.

 

LOURENÇO, José Manuel. Filho de José Maria Lourenço, lavrador, natural de Paderne, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar do Outeiro, Paços. Neto paterno de Ludovina Rosa Lourenço; neto materno de António José Fernandes e de Rosa Salgado. Nasceu em Paços a 19/7/1898 e foi batizado na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Fernandes de Barros e sua esposa, Isabel Gonçalves, moradores na Vila, SMP. // Faleceu a 13/7/1899 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

LOURENÇO, Manuel Alberto. Filho de António Luís Lourenço, lavrador, natural de São Paio, e de Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de Paços, residentes no lugar de Merelhe. Neto paterno de Tomás Joaquim Lourenço e de Maria Rosa Marques; neto materno de Emília Rodrigues. Nasceu em Paços a 12/3/1896 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lopes, casado, lavrador, do lugar de Merelhe, e Ludovina Rodrigues, solteira, camponesa, tia do batizando. // Casou na CRCM a 11/11/1923 com a sua conterrânea Maria Pires, de quarenta (40) anos de idade, filha de José Joaquim Pires e de Alexandrina Pires. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 7/1/1943.      

 

LOURENÇO, Olívia. Filha de Manuel Bento Lourenço, lavrador, natural de São Paio, e de Júlia Pires, lavradeira, moradores no lugar de Merelhe. Neta paterna de Tomás Lourenço e de Maria Rosa Marques; neta materna de Luís Pires e de Maria Esteves. Nasceu em Paços a 18/4/1900 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Lopes, músico, do lugar de Sá, e Olívia Domingues, lavradeira, do lugar da Corga, ambos solteiros, pacenses. 

 

LOURENÇO, Rosa Maria. Filha de José Maria Lourenço, natural de Paderne, e de Maria Rosa Fernandes, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Casal, freguesia de Paços. Neta paterna de Ludovina Rosa Lourenço; neta materna de António José Fernandes e de Rosa Salgado. Nasceu em Paços a 1/9/1900 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: a sua avó materna, Rosa Salgado. // Faleceu a 6/10/1910, no lugar da Sobreira, Cristóval, onde morava com seus pais, com apenas dez anos de idade, e foi sepultada no cemitério de Cristóval.  

 

LUÍS

 

LUÍS, Alberto José (Capitão). Filho de -------- Luís e de -----------------------------. Nasceu em Miragaia, Porto, a --/--/1882. // Casou com Virgínia Augusta Crispim, filha de Júlio do Outeiro (?). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 863, de 4/7/1948: «Acompanhado de sua esposa retirou para Lisboa o senhor capitão Alberto José Luís.» // No Notícias de Melgaço n.º 872, de 12/9/1948, lê-se: «Vindo de Lisboa, encontra-se a residir definitivamente na sua casa da Ferreira, Paços, com sua família, o nosso estimado assinante senhor capitão Alberto José Luís.» // A sua esposa faleceu a 8/1/1958. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1572, de 17/10/1965: «Na sua casa de residência no lugar da Ferreira, freguesia de Paços, faleceu no passado dia 10 do corrente o senhor capitão AJL, reformado do exército. (…) contava a idade de 83 anos de idade (…). O seu funeral (…) foi concorrido, tendo-se incorporado no féretro as irmandades da freguesia bem como a da SCMM, a Liga dos Combatentes da Grande Guerra do núcleo de Melgaço, com o seu estandarte, … A urna foi coberta com as bandeiras nacional e da Liga dos Combatentes...»

 

MACEDO

 

MACEDO, Manuel (Padre). // Nasceu na freguesia de Paços, Melgaço. // Faleceu na Vila, SMP, a 8 de Novembro de 1784. 

 

MAGALHÃES

 

MAGALHÃES, Domingos. Filho de João Alves de Magalhães e de Maria Rosa de Jesus, da freguesia de Santo Ildefonso, Porto. // Casou na igreja de Paços a 25/4/1838 com Maria Joaquina Vaz, filha de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, do lugar do Outeiro, freguesia de Paços. Testemunhas: padre António Manuel Gonçalves e Bento Manuel Ribeiro, do Casal. 

 

MAGALHÃES, Elisa. Filha de ------------- Magalhães e de ------------- Esteves. Nasceu a --/--/19--. // A 13/7/1916 fez exame do 1.º grau (terceira classe de ensino primário), na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 207, de 16/7/1916). 

 

MAGALHÃES, José Joaquim. Filho de Domingos Alves de Magalhães e de Maria Joaquina Vaz, moradores no Outeiro. N.p. de João Alves de Magalhães e de Maria Rosa de Jesus, de Santo Ildefonso, Porto; n.m. de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, do Outeiro, Paços. Nasceu a --/--/18--. Padrinhos: Tiago José Gomes e sua filha, Joaquina Gomes, do Outeiro. 

 

MAGALHÃES, Manuel. // Lê-se em Melgaço, Sentinela do Alto Minho, de ACE, II parte, 2.º volume, páginas 179 e 180: «Ora como as necessidades da vida a essa loja (*) levaram também Manuel Alves de Magalhães, moço solteiro e de maior idade, natural da Grova de Paços, mas residente na cidade do Porto, aí se passou em poucos segundos uma lamentável ocorrência: - por quanto apresentando o ofendido o revólver que havia trazido da cidade do Porto ao caixeiro daquele negociante, para que visse o seu calibre e pudesse dizer se tinha ou não balas que lhe servissem, fora nessa ocasião que o escrivão de Direito, Francisco António da Costa e Brito, lhe perguntou se o mesmo estava ou não carregado, e como o ofendido lhe respondesse negativamente, principiou o dito escrivão a examiná-lo, mexendo e bulindo-lhe nos fechos, sendo por isso que o revólver se disparou, fazendo o ferimento de que se trata – no próprio dono do revólver, na parte inferior lateral do seu tórax, ainda assim com quatro dias de impossibilidade para o trabalho e seis de doença.» /// (*) Refere-se à loja do comerciante José Cândido Gomes de Abreu.

 

MALHEIRO

 

MALHEIRO, Ermezinda da Glória. Filha de ----------- Malheiro e de --------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Faleceu em Beleco, Paços, a --/--/1995. // (VM 1026 e VM 1031).

 

*

 

MARIA JOAQUINA. Filha de Ana Rosa, solteira, do lugar das Vinhas, Paços. Nasceu a 1/9/1813 e foi batizada a quatro desse mês e ano. Padrinho: João Manuel Mendes, do Outeiro, Paços.

 

MARIA LUÍSA. Nasceu em Paços, Melgaço. // Faleceu a 5/6/1844, solteira, no lugar da Costa, Remoães, em casa do padre José Monteiro, com todos os sacramentos, à exceção do sagrado viático, pelo não poder receber, por impedimento na garganta, procedido de moléstia. Foi sepultada na igreja de Remoães no dia seguinte, com ofício de sepultura, por ser dia impedido; no primeiro dia desimpedido fizeram-lhe ofício de corpo presente, com mais outro ofício, cada um de assistência de oito sacerdotes.   

 

MARIA VENTURA. Filha de Ana Joaquina, solteira, da Lavandeira, Paços. Nasceu a 4/2/1819 e foi batizada a sete desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Maria Ventura Gomes, do Casal, Paços. 

 

MARQUES

 

MARQUES, Ana Rosa. Nasceu em Paços por volta de 1805. // Servente. // Faleceu no estado de solteira, a 23/9/1877, com 72 anos de idade, em sua casa da Rua da Calçada, SMP, e foi sepultada no dia seguinte no cemitério público, recentemente inaugurado. // Deixou uma filha: Maria Caetana Marques, a qual por sua vez foi mãe solteira de Gaspar Eduardo de Almeida (ver).

 

MARQUES, António. Filho de Maria Joaquina Marques, viúva, lavradeira, moradora no lugar de Viladraque. Neto materno de José Francisco Marques e de Ana Joaquina da Ribeira. Nasceu em Paços a 7/7/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Douteiro e sua mulher, Constância Mendes, “brasileiros”, moradores no lugar dos Casais, Paços. // Faleceu na sua freguesia natal a 8/7/1968.

 

MARQUES, Francisco Domingos (Chico da Requelinda). Filho de Manuel José Marques e de Requelinda Augusta Pereira. Nasceu em Paços a --/--/1960. // Casou em 1982 com Rosália Teixeira Barbeitos Soares. // Faleceu no lugar de Cevide, Cristóval, a 9/10/1997, em casa de sua mãe, com apenas 37 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado no cemitério de Paços. 

 

MARQUES, Leonor Felisbela. Filha de -------- Marques e de ---------------------. Nasceu em Paços a --/--/189-. // Em 1907 foi a Viana fazer o exame do 2.º grau, ficando aprovada.

 

MARQUES, Manuel. Filho de ------------ Marques e de ---------------- Afonso. Nasceu em ------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Paços, com o professor António Dâmaso Lopes, ficando aprovado. // (NM 413).

 

MARQUES, Maria Augusta. // Nasceu por volta de 1934. // Faleceu na freguesia de Paços a --/--/2020, com 86 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1437, de 1/4/2020).

 

MARTINS

 

MARTINS, Adelino. Filho de -------- Martins e de ----------- Cascão. Nasceu em Candelães, Vieira do Minho, a --/--/1937. // Casou com Balbina Rosa Dias da Cunha, de Vilar da Veiga, Terras de Bouro. // Em 1994 residiam no lugar da Cruz, Paços, Melgaço. // (VM 1011). // Morreu no lugar da Cruz, Paços, a --/--/2023, com 86 anos de idade (ver A Voz de Melgaço de 1 de Fevereiro de 2023, página 20).   

 

MARTINS, Ana. Filha de Maria Joaquina Martins, solteira, do lugar das Vinhas, Paços. Neta materna de Maria Gertrudes do Souto, solteira, do dito lugar. Nasceu a 29/3/1817 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Pinheiro e sua mulher, Ana Besteiro, do Outeiro, Paços. (À margem do assento: «morreu»).

 

MARTINS, António. Filho de Manuel António Martins e de Benta de Castro, do lugar de Ameixoeira, freguesia de Felgueiras, Galiza, moradores em Paços. N.p. de António Martins e de Josefa Gomes, da freguesia de Paço dos Reis, bispado de Tui; n.m. de Miguel de Castro e de Maria Afonso, da Ameixoeira, Galiza. Nasceu em Beleco, Paços, a 10/9/1838 e foi batizado a 13 desse mês. Padrinhos: António Martins, tio do bebé, e Ana Durães, solteira, dos Casais, Cristóval.

 

MARTINS, Caetano José. Filho de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues, moradores no lugar de Sá. N.p. de José António Martins e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa da Ribeira, todos de Paços. Nasceu a 5/7/1814 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José Martins e sua irmã, Maria Joaquina Martins, de Sá. // Casou na igreja de Paços a 27/5/1838 com Maria Teresa, filha de Manuel José Pires e de Francisca Rosa do Outeiro, da Corga, todos de Paços. Testemunhas presentes: António de Araújo e Manuel José da Ribeira, de Sá. // Pai de Francisco José Martins Pires, casado, e comerciante na Vila de Melgaço, entre outros.   

 

MARTINS, Carolina de Jesus. Filha de José Luís Martins e de Rosa Clara Salgado, lavradores. Neta paterna de José Joaquim Martins e de Ana Rosa Domingues; neta materna de Francisco José Salgado e de Antónia Maria Gonçalves, todos de Beleco. Nasceu a 4/11/1877 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente Esteves, casado, lavrador, do dito lugar, e Maria Pires, solteira, do lugar de Igreja. // Casou na CRCM a 9/6/1915 com Vitorino José, de 28 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Francisco António Pires e de Maria Joaquina Pires. // Ao fim de uns anos o casal deixou de se entender e assim ela separou-se do marido… Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 155, de 3/7/1932: «C.J.M., casada, do lugar de Beleco, freguesia de Paços, desta comarca, declara que se não responsabiliza por dívidas que seu marido, Vitorino José Pires, faça ou tenha feito desde 13 do corrente mês, dia em que desapareceu de sua companhia. Mais declara que por seu marido se encontrar sem crédito, há mais de de seis a oito anos que ela, declarante, tem tratado do governo de casa, como provará. Melgaço, 23/6/1932.» // O divórcio foi decretado por sentença de 23/2/1933, com fundamento no n.º 4 do artigo 4.º, do decreto de 3/11/1910. // Desse matrimónio não houve filhos (NM 193, de 7/5/1933). // Faleceu na freguesia de --------, concelho de Melgaço, a 17/12/1962.  

 

MARTINS, Elisa Augusta de Jesus. Filha de Francisco José Martins e de Alexandrina Rosa Esteves. Nasceu em Paços a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 181, de 27/10/1917).

 

MARTINS, Francisca. Filha de Caetano José Martins e de Maria Teresa Pires, moradores no lugar da Corga. Neta paterna de Francisco José Martins e de Rosa Rodrigues, do lugar de Sá; neta materna de Manuel José Pires e de Francisca Rosa do Outeiro, da Corga. Nasceu a 10/11/1838 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco do Outeiro e sua mulher, Teresa Maria Gomes, de Sá.

 

MARTINS, Francisco José. Filho de José Luís Martins e de Rosa Salgado, lavradores, residentes em Beleco. N.p. de José Joaquim Martins e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Salgado e de Antónia Gonçalves. Nasceu a 21/9/1889 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // No ano de 1912 foi nomeado, como substituto, para a comissão que iria rever as matrizes na freguesia de Paços; o efetivo era José Avelino Mendes. // Casou na CRCM a 19/9/1912 com Alexandrina Rosa, de 25 anos de idade, sua conterrânea, filha de José Joaquim Esteves e de Maria Clara Salgado, do lugar de Sá. // Ambos faleceram em Paços: a esposa a 19/7/1937 e ele 29/4/1964. // Com geração.  

 

MARTINS, José Joaquim. Filho de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues. N.p. de José António Martins e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa da Ribeira, todos de Sá. Nasceu a 24/3/1816 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António José Martins e Antónia Maria Rodrigues, tios do batizando. // Casou na igreja de Paços, a 7/5/1838, com Ana Rosa, filha de José Domingues e de Maria Sebastiana Mendes, de Beleco. Testemunhas: bacharel José António Marques Lobarinhas e José Pires Ramos, do Outeiro.

 

MARTINS, José Luís. Filho de José Joaquim Martins e de Ana Rosa Domingues, pacenses, moradores em Beleco. N.p. de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues, de Sá; n.m. de José Manuel Domingues e de Maria Sebastiana Mendes, de Beleco. Nasceu a 4/7/1848 e foi batizado a 9 desse mês. Padrinhos: padre Luís Manuel Esteves e Maria Esteves, solteira, do Campo das Bouças. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços, a 31/7/1876, com Rosa, de 23 anos de idade, solteira, filha de Francisco José Salgado e de Antónia Maria Gonçalves, lavradores, do lugar de Beleco. Testemunhas presentes: João Francisco Lopes, de Beleco, solteiro, estudante, e António Manuel Lopes, solteiro, amanuense da administração. // Foi jurado por Paços para as causas-crime no 1.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 132). Teve essa mesma responsabilidade no 2.º semestre de 1919. Foram também nomeados: José Avelino Mendes, António Manuel Lopes, e Manuel José Lopes (Jornal de Melgaço n.º 1256, de 27/7/1919).      

 

MARTINS, Júlia de Jesus. Filha de José Luís Martins e de Rosa Salgado, lavradores, residentes no lugar de Beleco. N.p. de José Joaquim Martins e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Salgado e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu a 7/1/1892 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente Esteves e Maria Clara Salgado, casados, lavradores, de Beleco. // (À margem do assento: «falecida»).

 

MARTINS, Júlia de Jesus. Filha de Francisco José Martins e de Alexandrina Rosa Esteves. Nasceu na freguesia de Paços a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 166, de 19/9/1915).

 

MARTINS, Ludovina de Jesus. Filha de José Luís Martins e de Rosa Salgado, lavradores, residentes em Beleco. N.p. de José Joaquim Martins e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Salgado e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu a 17/6/1887 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu no lugar de Beleco a --/--/1915, com apenas 27 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915, e Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).  

 

MARTINS, Luís. Filho de José Joaquim Martins e de Ana Rosa Domingues, moradores em Beleco. N.p. de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues, de Sá; n.m. de José Manuel Domingues e de Maria Sebastiana Mendes, de Beleco. Nasceu a 11/2/1839 e foi batizado a 13 desse mês. Padrinhos: António Domingues “Reiganha” e sua mulher, Joaquina Gonçalves, do Casal, Paços. // Era solteiro, lavrador, morava em Beleco, quando casou na igreja de Paços, a 7/7/1862, com Rosa, de 25 anos de idade, solteira, sua conterrânea, moradora no mesmo lugar do noivo, filha de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires. Testemunhas: Francisco Esteves, lavrador, e Francisco Douteiro, pacenses. 

 

MARTINS, Luís. Filho de José Luís Martins e de Rosa Salgado, lavradores, residentes no lugar de Beleco. N.p. de José Joaquim Martins e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Salgado e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu a 4/2/1884 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente Esteves, casado, lavrador, do sobredito lugar, e Maria Pires, solteira, moradora em Parada do Monte.

 

MARTINS, Manuel Francisco. Filho de Caetano José Martins e de Maria Teresa Pires, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Manuel José Pires e de Francisca Rosa do Outeiro, da Corga. Nasceu a 26/2/1841 e foi batizado a 3 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Francisco do Outeiro e sua mulher, Ana Martins, de Sá.

 

MARTINS, Manuel José. Filho de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues. N.p. de José António Martins e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa da Ribeira, todos de Sá. Nasceu a 3/5/1819 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Antónia Rodrigues, tia do batizando.

 

MARTINS, Maria. Filha de José Luís Martins e de Rosa Salgado, proprietários, moradores em Beleco. N.p. de José Joaquim Martins e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Salgado e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu a 4/12/1881 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente Esteves, proprietário, e Maria Pires. 

 

MARTINS, Maria Caetana. Filha de Luís Martins e de Caetana Douteiro, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neta paterna de Teresa Pires; neta materna de Manuel Douteiro e de Ana Martins. Nasceu a 6/8/1876 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pires, negociante na Vila de Melgaço, e Tomásia Douteiro, lavradeira, do lugar de Sá, ambos solteiros. // Faleceu em Paços a 9/5/1947. 

 

MARTINS, Maria Joaquina. Filha de José Joaquim Martins e de Ana Rosa Domingues, moradores no lugar de Beleco. Neta paterna de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues, do lugar de Sá; neta materna de José Manuel Domingues e de Maria Sebastiana Mendes, do lugar de Beleco. Nasceu a 4/4/1843 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís Pires e sua mãe, Maria Joaquina Martins, de Sá.  

 

MARTINS, Maria Joaquina. Filha de ----------- Martins e de ------------------------. Nasceu na freguesia de Paços a --/--/19--. // Casou com António de Sousa Lobato, natural de São Paio. // Faleceu no Centro de Saúde a --/--/1990. // Mãe do padre Manuel Joaquim de Sousa Lobato, coadjutor do pároco de Sameiro, Braga, e de Rosa de Sousa Lobato, casada com Armando Afonso. // (A Voz de Melgaço n.º 928).

 

MATOS

 

MATOS, Ana Joaquina. Filha de José de Matos e de Antónia Maria Esteves. Nasceu por volta de 1823. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Viladraque, Paços, a 20/11/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, com 77 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

MELEIRO

 

MELEIRO, Alfredo. Filho de ----------- Meleiro e de -----------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Casou com Ercília da Glória Alves, natural de Cristóval. // Em 1996 residiam no lugar de Marga. // (VM 1056). 

 

MELEIRO, Álvaro Vítor. Filho de --------- Meleiro e de -------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/196-. // Casou com ---------------------. // Morreu afogado no rio Minho a 25/11/1995, quando andava à pesca no sítio denominado Coial de Paços. // Tinha apenas 33 anos e residia no lugar da Pena, Chaviães. // Deixou viúva e um filho com oito anos de idade.  

 

MELEIRO, Alzira da Glória. Filha de ----------- Meleiro e de ------------------------. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Em 1970 ela e António José Meleiro adquiriram, por compra verbal feita a Augusto Meleiro, viúvo, a viver em Lisboa, o “Campo da Sobreira”, de cultura arvense de regadio e vinha em ramada, sito no lugar de Sobreira, a confrontar a sul com António Cardoso Rodrigues. // Em 1999 estava solteira, e morava no citado lugar. // (VM 1129)

 

MELEIRO, Amadeu Vitorino. Filho de Daniel Meleiro e de Carlota Joaquina de Sousa. Nasceu no Outeiro, Paços, a --/--/1915 ou 1916 (Correio de Melgaço n.º 181, de 9/1/1916). // Casou com --------------------------------. // Faleceu em Lisboa a --/--/1997, com 82 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado num cemitério dessa cidade (A Voz de Melgaço n.º 1086).    

 

MELEIRO, Ana Maria das Dores. Filha de José Meleiro, natural de Paços, e de Mariana Esteves, natural de Penso, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. Neto paterno de Bento Meleiro e de Dina Domingues; neto materno de Caetano Manuel Esteves e de Teresa Esteves. Nasceu a 27/4/1882 e foi batizada a 1 de Maio desse mesmo ano. Madrinha: Maria Luísa Esteves, viúva, lavradeira, da Rabosa, Penso. // (À margem do assento: «falecida»). // Camponesa. // Faleceu na praia de Âncora a 7/10/1907, era meio-dia de domingo (*), com apenas 25 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Paços a 8/10/1907. // (Jornal de Melgaço n.º 704). /// (*) No assento de óbito diz-se que ela faleceu às seis horas da manhã.

 

MELEIRO, António José. Filho de --------- Meleiro e de -----------------------------. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Casou na igreja da sua freguesia a --/--/1935 com Júlia de Lurdes Rodrigues (NM 293). // Com geração. // Nota: deve ser o mesmo senhor que em 1999 estava viúvo e residia no lugar de Sobreira (ver VM 1129). 

 

MELEIRO, Augusto. Filho de ---------- Meleiro e de -----------------------------------. Nasceu no lugar do Outeiro, Paços, a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Paços, ficando distinto (NM 364). // Morreu em Lisboa com 72 anos de idade, a --/--/1996, e foi sepultado no cemitério da sua terra natal (VM 1048).

 

MELEIRO, Bento. Filho de Manuel Meleiro e de Maria Feijó, de Lordelo, Desteriz, Galiza. // Casou na igreja de Paços a 2/3/1840 com Lina, filha de Inácio Domingues e de Francisca da Ribeira, do Outeiro. Testemunhas presentes: Caetano José da Ribeira, do Outeiro, e Inocêncio António Fernandes, do Campo das Bouças.

 

MELEIRO, Daniel. Filho de José Meleiro, natural de Paços, e de Mariana Esteves, natural de Penso, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. N.p. de Bento Meleiro e de Dina Domingues; n.m. de Caetano Manuel Esteves e de Teresa Esteves. Nasceu em Paços a 27/3/1885 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Luísa Esteves, viúva, lavradeira, do lugar de Rabosa, Penso. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 7/5/1910 com a sua conterrânea Carlota Joaquina de Sousa, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Sá, filha de Vitorino António de Sousa e de Maria Luísa Gomes. Testemunhas presentes: José Vitorino Rodrigues e António Vaz, solteiros, rurais, pacenses. // Em 1937 andava adoentado; um filho dele, Bento, nascido por volta de 1927, caiu nesse ano de 1937 de uma figueira, fraturando um braço e deslocando o outro, e ainda fez uma contusão na testa (NM 367). // Morreu em Paços, no lugar do Outeiro, a 25/5/1966. Pai de António, José, Amadeu, Manuel, Júlio, Augusto, Bento, Henrique, e de Maria; e tio de António da Rocha, residente em Lisboa (NM 1598, de 5/6/1966). 

 

MELEIRO, Fernando. Filho de António Meleiro e de Júlia de Lurdes Rodrigues. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 996, de 7/10/1951: «Quando no passado dia 29, pelas 18.30 horas, brincava na sacada de um prédio, sito no lugar da Ferraria, Paços, caiu, fraturando o crâneo, Fernando Meleiro, de quatro anos de idade, filho de António Meleiro e de Júlia de Lurdes Rodrigues. A infeliz criança teve morte quase instantânea, pois a altura da queda foi do 2.º andar

  

MELEIRO, Henrique. Filho de Daniel Meleiro e de Carlota Joaquina de Sousa. Neto paterno de José Meleiro e de Mariana Esteves; neto materno de Vitorino António de Sousa e de Maria Luísa Gomes. Nasceu na freguesia de Paços, concelho de Melgaço, a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 300, de 1/10/1933). // Faleceu a 31 de janeiro de 2016, salvo erro devido a um desastre de automóvel. A missa do sétimo dia realizou-se no dia 6 de fevereiro de 2016

 

MELEIRO, Hilário de Lurdes. Filho de António Meleiro (*) e de Maria de Jesus do Souto, moradores nos Casais, Paços. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Martins Barbosa. // Morreu em 1992, com 45 anos de idade; caiu-lhe uma árvore em cima da cabeça, quando a cortava; levaram-no para o hospital de São João, no Porto, mas de nada lhe valeu: finou-se logo depois (ver A Voz de Melgaço n.º 959). /// (*) Morreu antes de 1992.

 

MELEIRO, José Joaquim. Filho de Bento Meleiro e de Lina Domingues, moradores no Outeiro. N.p. de Manuel Meleiro e de Maria Feijó, de Desteriz, Galiza; n.m. de Inácio Domingues e de Francisca da Ribeira, do Outeiro, Paços. Nasceu a 23/2/1844 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Pires Ramos e sua mulher, Maria Durães.

 

MELEIRO, José Joaquim. Filho de Daniel Meleiro e de Carlota Joaquina de Sousa. Nasceu em Paços a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 57, de 13/7/1913).

 

MELEIRO, Júlia. Filha de ---------- Meleiro e de ----------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Morou no lugar dos Casais, Paços. // Faleceu por volta de 1919, pois nesse ano o Juízo de Direito da comarca de Melgaço citava Avelino Alves, ausente em parte incerta do Brasil, a fim de assistir a todos os termos do inventário a que se procedia por sua morte (Jornal de Melgaço n.º 1241, de 6/4/1919).

 

MELEIRO, Júlio Augusto. Filho de --------- Meleiro e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 18/7/1933 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando distinto (NM 204, de 13/8/1933).

 

MELEIRO, Manuel. // Em Julho de 1932 fez exame do segundo grau, quarta classe, ficando aprovado (NM 158, de 24/7/1932).

 

MELEIRO, Manuel Casimiro. Filho de José Meleiro e de Mariana Esteves, lavradores, residentes no Outeiro. Neto paterno de Bento Meleiro e de Dina Domingues, de Paços; neto materno de Caetano Esteves e de Teresa Esteves, de Penso. Nasceu a 11/5/1874 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinho: Tomé (?) Esteves, tio do batizando, solteiro, lavrador. // Foi emigrante. // Devia ter bom coração, pois em 1908 trouxe com ele, para a sua casa de Paços, o seu amigo cubano, Romão Gonzalez, de dezanove (19) anos de idade, que estava tuberculoso. Pensava que os ares de Melgaço, e a boa comida, o curariam, mas isso não aconteceu, pois Romão faleceu a 15/7/1908, sendo sepultado no dia seguinte no cemitério de Paços.     

 

MELEIRO, Maria. Filha de ---------- Meleiro e de -------------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Paços, ficando aprovada. // (Notícias de Melgaço n.º 363).

 

MELEIRO, Maria Luísa. Filha de José Meleiro e de Mariana Esteves, lavradores, residentes no lugar do Outeiro, Paços. Neta paterna de Bento Meleiro e de Dina Domingues; neta materna de Caetano Manuel Esteves e de Teresa Esteves. Nasceu em Paços a 15/2/1877 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Tomé Esteves e Maria Luísa Esteves, lavradores, de Felgueiras, Penso. // Casou na igreja de Penso, a 9/2/1898, com Domingos José, de 32 anos de idade, filho de José da Rocha e de Rosa Esteves, de Penso. // O seu marido morreu na freguesia de Penso a 22/11/1932. // Ela faleceu em Santo Condestável, Lisboa, a 14/6/1963.  

 

MELEIRO, Paulo Jorge. Filho de ---------- Meleiro e de --------- de Sousa Lobato. Nasceu na freguesia de Paços a --/--/197-. // A 25/12/1990, à tardinha, tinha ele então 20 anos de idade, era solteiro, conduzindo um automóvel, levando a seu lado o amigo Daniel Esteves Alves, também solteiro, de 18 anos de idade, natural de Chaviães, foi contra o veículo de Fernando Manuel Fernandes Lira, bancário, solteiro, de 24 anos de idade, natural de Paderne. O Daniel teve morte imediata; o Paulo Jorge ficou gravemente ferido; o Fernando Manuel sofreu pequenas escoriações. // Em 1998 abriu, na Rua José Cândido Gomes de Abreu, Vila, a “Electro Paulo Meleiro”. // (VM 1097).  

 

MELEIRO, Rosa. Filha de José Meleiro e de Mariana Esteves, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. Neta paterna de Bento Meleiro e de Dina Domingues; neta materna de Caetano Manuel Esteves e de Teresa Esteves. Nasceu a 25/8/1879 e foi batizada na igreja a 1 de setembro desse dito ano. Padrinhos: José Esteves, casado, e Maria Luísa Esteves, viúva, ambos do lugar de Felgueiras, freguesia de Penso. // Casou com António Pereira, natural de Penso. // Faleceu na freguesia de Penso, onde residia, a 12/8/1952 (Notícias de Melgaço n.º 1037, de 17/8/1952). Lê-se no referido jornal: «Penso, 13/8/1952. Depois de prolongada e pertinaz doença faleceu ontem, com a idade de 72 anos, a senhora Rosa Meleiro, esposa de António Pereira, do lugar das Lages. Possuidora de excelsas qualidades, quer como esposa quer como dona de casa e mãe; criou dez filhos, educando-os nos sãos princípios da moral e da religião, motivo por que todos vivem hoje, uns em Lisboa e outros em Caminha, do seu trabalho honesto e souberam sempre rodeá-la daqueles carinhos que enobrecem e dignificam, muito especialmente sua filha, a Dr.ª Maria Manuel Pereira, que foi a enfermeira dedicadíssima de sua querida mãe durante quatro anos, sujeitando-se, com inefável paciência, a todos os sacrifícios para que nada lhe faltasse, recomendação constante de toda a família. Infelizmente os seus sobrehumanos esforços foram inúteis, mas resta-lhe a consolação de ter cumprido os seus deveres filiais com aquela renúncia de que só as almas bem formadas são capazes. O funeral da senhora Rosa realizou-se hoje, com a assistência de todos os filhos, genros, noras, e mais parentes, que numa impressionante manifestação de pesar a acompanharam até à última morada, tendo-se incorporado no préstito inúmeras pessoas deste concelho (Melgaço) e do de Monção, e até algumas de Lisboa e Caminha…»

 

MELEIRO, Teresa. Filha de José Meleiro, natural de Paços, e de Mariana Esteves, natural de Penso, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. Neta paterna de Bento Meleiro e de Dina Domingues, de Paços; neta materna de Caetano Manuel Esteves e de Teresa Esteves, de Penso, moradores no lugar de Felgueiras. Nasceu em Paços a 30/11/1871 e foi batizada na igreja a 3 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na igreja a 26/2/1890 com Francisco Rodrigues, natural de Penso. // O seu marido morreu no lugar de Felgueiras, Penso, a 28/9/1909, com apenas quarenta anos de idade. // Ela faleceu em Penso a 6/11/1957. // Com geração. // Nota: os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 3/2/1871. O noivo tinha 27 anos de idade e era solteiro; a noiva tinha 20 anos de idade e também era solteira. Testemunhas: José Esteves, solteiro, morador em São Gregório, Cristóval, e António Lopes, solteiro, de Paços.

 

MELEIRO, Vitorino. Filho de ---------- Meleiro e de ----------------------------------. Nasceu em -------- a --/--/19--. // A 16/7/1931 fez exame do 2.º grau, ficando aprovado (NM 119, de 26/7/1931).

 

MELO

 

MELO, António Augusto. Filho de Francisca da Glória, natural da Vila de Melgaço. Nasceu em Paços a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929). // Sem mais notícias. // Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário