segunda-feira, 22 de maio de 2023

 POEMAS DO VENTO

Por Joaquim A. Rocha


MOTE

 

Ai quem me dera voltar

Aos maus tempos de criança;

Voltar a viver, sonhar,

Ressuscitar a esperança.

 

GLOSAS

 

O importante na vida

É ser alegre, contente;

Ter cérebro, boa mente,

Bom vinho, boa comida;

Ótima casa, guarida,

Dinheiro para gastar;

E companhia para amar.

O jogo, só a feijão…

Ao tempo do arco e pião

Ai quem me dera voltar.

 

Estudar na juventude,

A fim de ganhar futuro,

É como fazer seguro…

Sustentar nossa virtude

Ter muita energia, saúde…

Sabermos entrar na dança,

Sem termos de ir para França

Ou pra outro país da Europa;

Prefiro voltar à tropa,

Aos maus tempos de criança.

 

Não roubem meu lindo sonho,

A minha ânsia de viver;

Longe de mim o sofrer,

O pesadelo medonho,

Que nos deixa assaz tristonho.

Ninguém me vai derrotar,

Eu nasci pra suportar…

Tenho anos de experiência,

Quero com arte e ciência

Voltar a viver, sonhar.

 

Regresso à minha terra,

Ao belo rio e regato,

Acariciar cão e gato…

Fujo da louca cidade,

Onde não há claridade,

Onde até pomba é mansa…

Mas nos olhos há vingança…

Quero a memória matar,

Rever à noite o luar,

Ressuscitar a esperança.









 

Sem comentários:

Enviar um comentário