segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO 

(Freguesia de Cousso)

Por Joaquim A. Rocha



// continuação de 11/09/2021.


FERNANDES

 

FERNANDES, Adelino. Filho de Adelino Fernandes e de Felismina Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 107, de 3/5/1931).

 

FERNANDES, Adjuto. Filho de António Luís Fernandes e de Rosa Rodrigues, camponeses, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Joana Maria Alves; neto materno de José Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cousso a 24/11/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Marques, casado, e sua filha Teresa Marques, solteira, do sobredito lugar, lavradores. // Faleceu a 16/2/1870, no lugar da Cela, e foi sepultado na igreja.  

 

FERNANDES, Adoindo Joaquim. Filho de Luciano Fernandes e de Rosa Gonçalves, lavradores, ele de Linhares, Riba de Mouro, e ela de Cousso, residentes nesta última freguesia, no lugar de Virtelo. N.p. de Francisco Fernandes e de Joaquina Rosa Esteves; n.m. de Francisco Gonçalves Roldão e de Joana Gonçalves. Nasceu a 4/1/1896 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves Paradela, viúvo, lavrador, e Ludovina Gonçalves Paradela, solteira, lavradora. // Faleceu a 21/5/1896 e foi sepultado no adro da igreja.

 

FERNANDES, Álvaro. // Nasceu por volta de 1934. // Morreu em Cousso a --/--/2021, com 87 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2022).

 

FERNANDES, Alzira. Filha de Maria Fernandes, lavradeira, moradora no lugar de Cousso. Neta materna de Angelina Fernandes. Nasceu em Cousso a 2/5/1903 e foi batizado na igreja católica a 6 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Caetano Alves, casado, lavrador, e Luísa Fernandes, solteira, camponesa.

 

FERNANDES, Amabélia. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1513, de 31/5/1964: «Quando pretendia subir a uma cerejeira, caiu sobre um muro, que por sua vez se desmoronou, a menor de oito anos, Amabélia Fernandes, filha de António Fernandes, do lugar da Cela, da freguesia de Cousso, cujas pedras a atingiram na cabeça, causando-lhe fratura do crâneo. Imediatamente conduzida ao nosso hospital, seguiu na ambulância da SCMM para o hospital regional de Viana do Castelo, onde foi internada de urgência.»   

 

FERNANDES, Amália. Filha de ------------- Fernandes e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1912, com apenas cinco anos de idade (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912).

 

FERNANDES, Amália. Filha de Ladislau Fernandes e de Maximiana Fernandes. Nasceu em Cousso a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916).

 

FERNANDES, Américo. Filho de Maximiana Fernandes, solteira, lavradora, residente no lugar da Cela, Cousso. Neto materno de António Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu a 30/4/1899 e foi batizado a 7 de Maio desse ano. Padrinhos: Maximiano Fernandes e Maria Alves, solteiros, lavradores. // Faleceu a 30/3/1900, no lugar da Cela, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

FERNANDES, Américo da Consagração. Filho de Ladislau Fernandes e de Maximiana Fernandes, lavradores, coussenses, residentes no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Fernandes e de Maria Fernandes; neto materno de António Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 12 de Agosto de 1910 e foi batizado na igreja católica local a catorze desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José Comba, solteiro, lavrador, e Maria Comba, solteira, camponesa.

 

FERNANDES, Ana Maria. // Faleceu na Cela, Cousso, com testamento verbal, no estado de viúva, a 7/11/1857, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.   

 

FERNANDES, Ana Rosa. Filha de Domingos Fernandes e de Ana de Carvalho. Nasceu em Cousso por volta de 1826. // Faleceu a 4/1/1903, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, com 77 anos de idade, viúva de Manuel Joaquim Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

FERNANDES, Angelina. Filha de Maria Fernandes, solteira, coussense. Neta materna de Joaquim Fernandes e de Joana Rosa Gonçalves. Nasceu na freguesia de Cousso a 14/2/1857 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Luísa Fernandes, solteira, irmã da mãe da batizanda. // Camponesa. // Faleceu a 25/12/1882, no lugar de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha: Maria.     

 

FERNANDES, Angelina. Filha de Teresa Fernandes, solteira, camponesa, coussense, moradora no lugar da Cela. Neta materna de António Luís Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 18/3/1905 e foi batizado na igreja católica a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gregório, casado, lavrador, e Angelina Afonso, casada, camponesa. // Faleceu a 1/12/1971.

 

FERNANDES, António. Filho de Manuel António Fernandes e de Joana Alves, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1814. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 7/3/1859, com Rosa Lourenço, filha de Manuel José Lourenço e de Luísa Domingues, todos do lugar da Cela. Testemunhas: Manuel António Gonçalves Junior e António Alves, estudantes, sobrinhos do pároco de Cousso, padre Manuel António Gonçalves. // Faleceu a 26/4/1879, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 65 anos de idade, no estado de casado com Rosa Rodrigues (!), sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

FERNANDES, António. // Nasceu por volta de 1871. // Morreu em Cousso a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 97, de 17/2/1931).   

 

FERNANDES, António. Filho de José Fernandes e de Maria Pires, lavradores, ele de Cousso e ela natural de Baldosa, Gave, com residência na Cela, Cousso. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Maria de Araújo; neto materno de Bento Pires e de Maria Clara Duque. Nasceu a 7/8/1889 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues Gilde, cirurgião, e sua mulher, Maria Luísa Enes. // Faleceu a 5/12/1889, no lugar da Cela, e foi sepultado na igreja.   

 

FERNANDES, António. Filho de José Fernandes (Mordomo), natural do lugar da Cela, Cousso, onde residiam, e de Maria Pires, natural do lugar de Baldosa, freguesia da Gave. Neto paterno de Manuel Fernandes (Mordomo) e de Maria José de Araújo; neto materno de Manuel Bento Pires e de Maria Clara Duque. Nasceu em Cousso a 13/8/1902 e foi batizado na igreja católica a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues e sua mulher, Conceição de Araújo, lavradores. // Casou a 15/6/1921, na CRCM, com Amélia Gregório, de vinte e quatro anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel Luís Gregório e de Angelina Afonso.    

 

FERNANDES, António. Filho de -------- Fernandes e de ----------------------------. Nasceu em Cousso a --/--/19--. // Casou com Maria dos Prazeres Bernardo, sua conterrânea. // Em 1997 o casal residia na Rua Souto de Magos, Cristelo Novo, Valença (VM 1069). 

 

FERNANDES, António Joaquim. Filho de Bento Fernandes e de Caetana Luísa Afonso, naturais do lugar de Quintela, freguesia de São Pedro do Riba de Mouro, concelho de Monção. Nasceu por volta de 1827. // Faleceu a 28/11/1891, no lugar de Cerdeiras, freguesia de Cousso, Melgaço, apenas com o sacramento da extrema-unção, com sessenta e quatro anos de idade, no estado de casado com Luísa Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Cousso.  

 

FERNANDES, António José. Filho de Secundino Fernandes e de Felicidade Domingues. Nasceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 17, de 29/9/1912). // Faleceu a --/--/1992 (A Voz de Melgaço n.º 974).

 

FERNANDES, António Luís. Filho de Manuel António Fernandes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Abril de 1816. // Casou com Rosa Lourenço, de quem ficou viúvo. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Cousso, a 7/10/1866, com Rosa Rodrigues, nascida em Julho de 1832, solteira, filha de José Rodrigues e de Maria Gonçalves. Testemunhas: Manuel Joaquim Fernandes e José Fernandes, solteiros, filhos de Luísa de Carvalho, viúva, todos do lugar da Cela.

 

FERNANDES, Arlindo. Filho de Ladislau Fernandes e de Maximiana Fernandes, lavradores, coussenses, residentes no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Fernandes e de Maria Fernandes; neto materno de António Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 2 /7/1908 e foi batizado na igreja católica local a 2 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: António José Alves, casado, lavrador, e Maria Alves, solteira, camponesa. // Casou a 16/12/1936, na CRCM, com Esmeralda Pereira, sua conterrânea. // Faleceu na sua freguesia natal a 31/12/1990.   

 

FERNANDES, Armando. Filho de Maria Fernandes, solteira, camponesa, coussense. Neto materno de Angelina Fernandes. Nasceu em Cousso a 22/3/1909 e foi batizado na igreja católica a 25 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Caetano Alves, casado, lavrador, e Luísa Fernandes, solteira, camponesa. // Casou a 30/12/1929, na CRCM, com Zulmira Vaz, de 23 anos de idade, filha de Rosa Vaz, natural da freguesia de Paderne. // Faleceu na freguesia de Cousso a 28/12/1964. 

 

FERNANDES, Armando. Filho de ------ Fernandes e de ----------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cousso, tendo por mestre o regente Elizeu Lemos, ficando aprovado (NM 411). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 815, de 27/4/1947: «Nos termos do art.º 567 e seus parágrafos do Código do Processo Penal, correm editos notificando os réus Armando Fernandes, solteiro, lavrador, natural do lugar da Cela, freguesia de Cousso, desta comarca, e ausente em parte incerta, para no prazo de sessenta dias a contar da segunda e última publicação deste se apresentar em juízo, para assistir ao processo de querela que lhe move o Ministério Público pelo crime previsto e punido pelo artigo 349 do Código Penal e ainda o crime do artigo 253, parágrafo 1.º, do Código Penal…» Melgaço, 24/4/1947. O juiz de direito era, na altura, Manuel Pereira de Oliveira.      

 

FERNANDES, Baltazar. Filho de Manuel Fernandes e de Ana Fernandes. N.p. de Francisco Fernandes e de Maria Joana Domingues; n.m. de Domingos Fernandes e de Ana Carvalho. Nasceu em Cousso a 28/3/1859 e foi batizado no dia imediato. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Luísa, filha de António Rodrigues, todos da Cela. 

 

FERNANDES, Beatriz. Filha de António Fernandes e de Umbelina Alves, lavradores, coussenses. N.p. de Manuel Fernandes e de Rosa Enes; n.m. de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu a 9/5/1909 e foi batizada na igreja católica local a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Daniel Fernandes, solteiro, lavrador, e Florinda Domingues, solteira, camponesa. // Faleceu a 6/10/1990, na sua freguesia de nascimento.   

 

FERNANDES, Bento. Filho de José Fernandes e de Maria Joana Esteves. Nasceu em Cousso, no lugar da Cela, por volta de 1826. // Lavrador. // Faleceu a 11/9/1886, em casa de Manuel António Rodrigues de Gorito, sita na freguesia de Gontinhães, concelho de Caminha, no estado de solteiro, com sessenta anos de idade, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja de Gontinhães. 

 

FERNANDES, Carlota. Filha de João Manuel Fernandes e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1825. // Faleceu a 30/12/1894, no lugar da Cela, apenas com o sacramento da penitência, com 69 anos de idade, no estado de solteira, entrevada, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

FERNANDES, Claudina. // Faleceu na Cela, Cousso, sem testamento, a 26/5/1859, e foi sepultada na igreja no dia seguinte; era casada com Guilherme Fernandes.    

 

FERNANDES, Claudina. Filha de Joaquim Fernandes, natural de Cousso, e de Maria Fernandes, natural de Pomares, Paderne, camponeses, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel António Fernandes e de Joana Alves; n.m. de José Joaquim Fernandes e de Joaquina Rosa Alves, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 21/2/1869 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires, solteiro, mestre sapateiro, natural de Aldeia Grande, Parada do Monte, e Claudina Carvalho, solteira, do lugar da Cela, lavradora. // Faleceu a 14/11/1872 e foi sepultada na igreja paroquial.

 

FERNANDES, Clementina. Filha de Manuel Fernandes e de Ana Fernandes. N.p. de Francisco Fernandes e de Maria Domingues; n.m. de Domingos Fernandes e de Ana Carvalho, todos da Cela, lavradores. Nasceu em Cousso a 31/12/1862 e foi batizada a 1/1/1863. Padrinhos: José Esteves e Maria Luísa Rodrigues, solteiros, lavradores.

 

FERNANDES, Constança. Filha de António Fernandes e de Umbelina Alves, coussenses, lavradores. Neta paterna de Manuel Fernandes (------) e de Rosa Enes; neta materna de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu na freguesia de Cousso a 2/10/1906 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: Daniel Fernandes, solteiro, carpinteiro, e Florinda Domingues, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 29/6/1969.  

 

FERNANDES, Daniel. Filho de Manuel Luís Fernandes e de Rosa Enes, moradores no lugar de Cousso. N.p. de Francisco Fernandes e de Maria Rodrigues; n.m. de Manuel António Enes e de Maria Afonso. Nasceu em Cousso a 9/1/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Fernandes, solteiro, tio paterno do bebé, e Maria Joaquina Enes, viúva, tia materna, lavradores. // Faleceu na sua terra a 14/3/1957.

 

FERNANDES, Daniel. Filho de António Fernandes e de Umbelina Alves. Neto paterno de Manuel Joaquim Fernandes e de Rosa Enes; neto materno de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu a 25/3/1899 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Daniel Fernandes e Maria Rodrigues, solteiros, lavradores. // Faleceu 16/1/1905, no lugar de Cousso, e foi sepultado no adro. 

 

FERNANDES, Daniel. Filho de António Fernandes (Fontinha) e de Umbelina Alves, lavradores, coussenses. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Rosa Esteves; neto materno de João Manuel Alves e de Rosa Teresa. Nasceu em Cousso a 7/8/1905 e foi batizado na igreja a 10 desse mesmo ano. Padrinhos: Daniel Fernandes, solteiro, lavrador, e Florinda Domingues, solteira, camponesa. // Faleceu a 23/10/1905, no lugar de Cousso, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

FERNANDES, Daniel Castro. // Nasceu por volta de 1958. // Faleceu na freguesia de Cousso a --/--/2021, com 63 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/8/2021). 

 

FERNANDES, Domingos. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, sem testamento, a 2/5/1857, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

FERNANDES, Esperança. Filha de Maximiana Fernandes, solteira, camponesa, coussense, moradora no lugar da Cela. Neta materna de António Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 7/5/1905 e foi batizada na igreja católica a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, lavrador, e Maria Alves, solteira, camponesa. // Faleceu a 11/10/1907.

 

FERNANDES, Filipe. Filho de José Fernandes e de Maria Joana Esteves. Nasceu por volta de 1829. // Casou na igreja de Cousso a 4/4/1859, com Maria Luísa, filha de José Fernandes e de Rosa Martins, todos do lugar da Cela. Testemunhas: Manuel Alves e Joaquim Alves, solteiros, irmãos, do lugar de Cousso. // (Os pais dos noivos já tinham falecido). // Faleceu a 31/7/1892, no lugar da Cela, de repente, com 63 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou um irmão.     

 

FERNANDES, Francisco. Filho de Manuel António Fernandes e de Micaela Alves. Nasceu em Cousso por volta de 1799. // Camponês. // Faleceu a 31/7/1869, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, viúvo de Maria Joana Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

FERNANDES, Francisco. Filho de António Fernandes e de Umbelina Alves, lavradores, coussenses. Neto paterno de Manuel Fernandes (Fontinha) e de Rosa Enes; neto materno de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu em Cousso a 22/3/1911 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Daniel Fernandes, solteiro, lavrador, e Florinda Domingues, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 6/12/1985.  

 

FERNANDES, Guilherma. Filha de António Luís Fernandes e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Manuel António Fernandes e de Joana Maria Alves; neta materna de José Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cousso a 2/5/1868 e foi batizada pelo presbítero António José Rodrigues, padre encomendado da freguesia de Cousso, no dia imediato. Padrinhos: Guilherme Fernandes, tio paterno da criança, viúvo, e Maria Rosa Fernandes, mulher de José Esteves, todos do mesmo lugar, lavradores. // Faleceu a 11/1/1969, no lugar da Cela, e foi sepultada na igreja paroquial.        

 

FERNANDES, Guilherme. Filho de Manuel António Fernandes e de Joana Alves. Nasceu por volta de 1824. // Casou na igreja da freguesia de Cousso a 27/8/1856 com Claudina Fernandes, sua parente em 3.º e 4.º grau, filha de Francisco Fernandes e de Maria Joana Domingues, todos do lugar da Cela. Testemunhas: Manuel Joaquim Gregório, casado, e José Gregório, solteiro, ambos do lugar de Cousso. // Faleceu a 8/8/1895, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 71 anos de idade, no estado de viúvo da sobredita Claudina Fernandes, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou uma filha.

 

FERNANDES, Jerónimo. Filho de ---------- Fernandes e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Cousso a --/--/1997 (VM 1074).

 

FERNANDES, Joana Rosa. Filha de José Fernandes e de Rosa Martins. Nasceu em Cousso por volta de 1808. // Lavradeira. // Faleceu a 6/5/1876, no lugar da Cela, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, viúva de Agostinho Rodrigues, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

FERNANDES, João. Filho de Manuel António Fernandes e de Joana Alves, da Cela, Cousso. // Faleceu a 26/4/1856 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

FERNANDES, Joaquim. Filho de Manuel António Fernandes e de Micaela Alves, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1803. // Lavrador. // Faleceu a 4/3/1877, no lugar de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

FERNANDES, Joaquim. Filho de Manuel António Fernandes e de Joana Alves. Nasceu no lugar da Cela, Cousso, a 22/6/1827. // Lavrador. // Casou com Rosa Teresa Domingues, de quem ficou viúvo. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Cousso, a 3/5/1866, com Maria, nascida em Pomares, Paderne, a 28/1/1841, filha de José Joaquim Fernandes e de Joaquina Rosa Alves, solteira, moradora, como criada de servir, na Cela, Cousso. Testemunhas: Guilherme Fernandes, viúvo, irmão do noivo, e Joaquim Alves, casado, do lugar de Cousso. // Faleceu a 23/3/1878, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

FERNANDES, Joaquina. // Faleceu no lugar da Cela, freguesia de Cousso, a 28 de Maio de 1857, e foi sepultada na igreja a 30 desse mês e ano.

 

FERNANDES, Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Fernandes, natural de Cousso, e de Maria Luísa Alves, natural de Pomares, Paderne, moradores na Cela. N.p. de José Fernandes e de Maria Luísa Esteves Soeiro; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu em Cousso a 21/8/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bento Manuel Fernandes, solteiro, tio paterno da batizanda, e Maria Luísa Fernandes, casada com Filipe Fernandes, tia, por afinidade, da criança, da Cela, lavradores. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 23/2/1942.  

 

FERNANDES, José. // Faleceu na Cela, Cousso, a 12/1/1859, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte; era viúvo de Maria Joana Esteves. 

 

FERNANDES, José. Filho de ---------- Fernandes e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1841. // Morreu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1931, com noventa (90) anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 120, de 9/8/1931).     

 

FERNANDES, José. Filho de Manuel António Fernandes (*) e de Joana Alves, lavradores. Nasceu por volta de 1832. // Faleceu no lugar da Cela a 8/8/1864, com 32 anos de idade, no estado de solteiro, rural, sem testamento, e foi sepultado na igreja. /// (*) Manuel António Fernandes morreu antes de 1864. 

 

FERNANDES, José. Filho de Manuel José Fernandes e de Luísa de Carvalho. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Micaela Alves; neto materno de Domingos de Carvalho e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 18/2/1845 e foi batizado pelo padre Manuel António Gonçalves a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José de Carvalho e Florinda de Carvalho, tios maternos do bebé. (Este assento foi feito a 21/9/1873). // Casou na igreja de Cousso a 11/9/1873, com Vicência, de 36 anos de idade, solteira, natural de Pomares, Paderne, filha de António Dias e de Clara Afonso. Testemunhas: Manuel Fernandes e Luís Fernandes, irmãos do noivo. // Enviuvou. // Casou em segundas núpcias, a 24/7/1907, na igreja paroquial de Cousso, com Rosa de Carvalho, de 49 anos de idade, solteira, camponesa, natural e moradora no lugar da Cela, filha de António de Carvalho e de Rosa Fernandes.

 

FERNANDES, José. Filho de Manuel Fernandes e de Maria José de Araújo, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Domingos Fernandes e de Ana Carvalho, do dito lugar; neto materno de José Joaquim de Araújo e de Maria Ana Alves, da Gave. Nasceu em Cousso a 5/2/1849 e foi batizado pelo padre Manuel António Gonçalves dois dias depois. Padrinhos: José Manuel de Araújo e Ana Rosa Fernandes, tios do batizando. (Este assento foi feito pelo padre JLPCM a 23/6/1872). // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 15/1/1877 com Teresa, de 34 anos de idade, solteira, filha de José Marques e de Francisca de Nóvoa, da Cela. Testemunhas: Luís Manuel Marques, casado, lavrador, residente no lugar de Orjaz, freguesia de Cubalhão, e Maria Joaquina Alves, casada, lavradeira, do lugar da Cela, Cousso.    

 

FERNANDES, José. Filho de Manuel Joaquim Fernandes, da Cela, Cousso, e de Maria Luísa Alves, de Pomares, Paderne, moradores no lugar da Cela. N.p. de José Fernandes e de Maria Luísa Esteves Soeiro; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu em Cousso a 11/4/1868 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Filipe Fernandes e sua mulher Maria Luísa Fernandes, tios consanguíneos e afins do batizando, lavradores. // Faleceu na sua freguesia a 13/1/1950.

 

FERNANDES, José. Filho de Justino Fernandes e de Rosa Fernandes, lavradores, ambos coussenses. Neto paterno de José Fernandes (Mordomo) e de Teresa Marques; neto materno de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Luísa Alves. Nasceu em Cousso a 10/10/1903 e foi batizado na igreja católica a 13 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Joaquim Fernandes, solteiro, lavrador, e Joaquina Fernandes, casada, lavradeira. // Faleceu em Outubro de 1918.   

 

FERNANDES, José. Filho de -------- Fernandes e de -------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cousso, ficando aprovado. O seu professor chamava-se Elizeu Júlio P. Lemos (NM 411).

 

FERNANDES, José. Filho de -------- Fernandes e de --------------------------------. Nasceu em Cousso a --/--/19--. // Casou com Anésia Domingues, sua conterrânea. // No ano de 1974 comprou uma quinta ali para os lados da Pontepedrinha, perto do monte do “Lareiro” e do regato, afluente do rio Minho. Na altura não fez escritura. Entretanto os vendedores – António Augusto Marinho (Chencho) e sua mulher, Albina de Jesus Carvalho – faleceram. Assim, tiveram de registar a propriedade na Conservatória ao abrigo da lei de usucapião (mais de vinte anos na sua posse). // Em 1997 residiam no lugar das Carvalhiças, SMP (VM 1084).       

 

FERNANDES, José. Filho de --------- Fernandes e de -------------------------------. Nasceu em Cousso a --/--/19--. // Casou com Danielle Jeanne Tittareli, de Neuves Maisons, França. // Em 1968 Armando Fernandes e sua mulher, Zulmira Vaz, residentes em Cousso, ofereceram-lhes uma casa de morada com 47 m2, e logradouro com 457 m2. // Em 1999 residia na sua freguesia de nascimento (VM 1110).   

 

FERNANDES, José. Filho de ------------ Fernandes e de ----------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria dos Prazeres Gonçalves, nascida também em Cousso. // Por volta de 1973, e por doação verbal de Manuel Gonçalves e sua mulher, Esperança Mendes, desta freguesia, lugar de Virtelo, adquiriu três prédios rústicos: Regos, Campo Redondo, Sua Cova. // Em 1999 o casal residia no citado lugar.  

 

FERNANDES, José. Filho de António Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a --/--/1938 (NM 414).

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de Francisco Fernandes e de Maria Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1841. // Lavrador. // Faleceu a 15/1/1910, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 69 anos de idade, viúvo de Joana Enes, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de ---------- Fernandes e de ------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Isaura Lourenço (ver Notícias de Melgaço n.º 205, de 20/8/1933).

 

FERNANDES, José Vicente. Filho de Manuel João Fernandes e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1816. // Faleceu a 25/9/1884, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, viúvo de Clara Marques, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

FERNANDES, Júlio. Filho de Maria Fernandes, solteira, do lugar de Cousso, lavradora. Neto materno de Joaquim Fernandes e de Joana Rosa Gonçalves, lavradores, do dito lugar. Nasceu na freguesia de Cousso a 27/12/1863 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Florinda Lopes, solteira, tendeira, do sobredito lugar. // Faleceu a 21/6/1863 e foi sepultado na igreja paroquial.

 

FERNANDES, Júlio. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Delfina Marques, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel José Fernandes e de Luísa Carvalho; n.m. de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes. Nasceu em Cousso a 3/7/1880 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Cipriano Marques e sua mulher, Maria Marques, tia do bebé. // Faleceu na sua terra natal a 13/3/1943.    

 

FERNANDES, Justina. Filha de Maria Joaquina Fernandes, viúva. Nasceu em Cousso por volta de 1867. // Faleceu a 12/12/1889, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas 22 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja.

 

FERNANDES, Justino. Filho de José Fernandes (Mordomo) e de Teresa Marques, lavradores, residentes na Cela. Neto paterno de Manuel Fernandes (Mordomo) e de Maria de Araújo, ambos da freguesia da Gave; neto materno de José Marques e de Francisca de Nóvoa, de Longos Vales, Monção. Nasceu em Cousso a 27/5/1881 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Marques, tio do bebé, solteiro, e Maria Rosa Duque, solteira, lavradora, residente na freguesia da Gave. // Casou na igreja da freguesia de seu nascimento a 16/4/1902 com a sua conterrânea, Rosa Fernandes, de trinta e um anos de idade, solteira, do lugar da Cela, filha de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Luísa Alves, lavradores. Testemunhas presentes: Francisco Joaquim Alves e Joaquim Fernandes, rurais, também residentes no lugar da Cela. // Faleceu na Cela, Cousso, a 22/7/1939. // Com geração.   

 

FERNANDES, Ladislau. Filho de Joaquim Fernandes, natural de Cousso, e de Maria Fernandes, natural de Pomares, Paderne, com residência na Cela. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Joana Alves; neto materno de José Joaquim Fernandes e de Joaquina Rosa Alves. Nasceu em Cousso a 14/2/1867 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques e ---------------------, solteira, naturais do lugar de Cousso. // Casou na igreja da sua freguesia, a 22/8/1907, com Maximiana, de trinta e dois anos de idade, filha de António Fernandes e de Rosa Rodrigues. Testemunhas: Luís Alves, solteiro, mestre-carpinteiro, morador no lugar de Cousso, e Ana Esteves, solteira, camponesa, residente no lugar da Cela. // Faleceu a 8/10/1945 e a sua viúva a 26/1/1961. // Com geração.  

 

FERNANDES, Luciano. Filho de Francisco Fernandes e de Joaquina Rosa Esteves. Nasceu na freguesia de Riba do Mouro (São Pedro), por volta de 1861. // Tinha trinta anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cousso, Melgaço, a 13/1/1891, com Rosa Gonçalves, de trinta e oito anos de idade, lavradeira, natural de Cousso, viúva de Inácio Gonçalves Paradela, moradora no lugar de Aldeia. Testemunhas presentes: Manuel Gonçalves Paradela, viúvo, lavrador, e seu irmão, António Gonçalves Paradela, casado, lavrador, ambos de Virtelo.   

 

FERNANDES, Luís. Filho de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Alves, lavradores. Nasceu na Cela por volta de 1843. // Casou aos 31 anos de idade, na igreja de Cousso, a 4/1/1874, com Marcelina, de 33 anos de idade, solteira, do lugar da Carreira, Alvaredo, filha de Fernando António Domingues e de Maria José Alves, lavradores. Testemunhas: Luís Manuel Afonso Tojeira e Raimundo Fernandes.

 

FERNANDES, Luís. Filho de António Fernandes e de Umbelina Alves, lavradores, coussenses. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Rosa Esteves; neto materno de João Alves e de Rosa Pereira. Nasceu em Cousso a 18/5/1903 e foi batizado na igreja católica a 21 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Daniel Fernandes, solteiro, lavrador, e Florinda Domingues, solteira, camponesa. // Morreu em Cousso a 2/1/1915, com apenas doze anos de idade (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915).

 

FERNANDES, Luísa. Filha de Manuel António Fernandes e de Micaela Alves, ambos do lugar da Cela. Nasceu em Cousso por volta de 1793. // Faleceu a 5/6/1881, no dito lugar da Cela, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 88 anos de idade, viúva de Joaquim Lúcio Barreiro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.   

 

FERNANDES, Luísa. Filha de --------- Fernandes e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1833. // Faleceu em Cousso a --/--/1913, com oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913).

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Domingos Fernandes e de Ana Carvalho, lavradores. Nasceu por volta de 1808. // Faleceu no lugar da Cela a 27 de Junho de 1866, com cerca de 58 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de casado com Maria de Araújo, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos.  

 

FERNANDES, Manuel. Filho de António Joaquim Fernandes e de Luísa Gonçalves, residentes no lugar de Cerdeiras. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Caetana Luísa Afonso, de Quintela, Riba de Mouro, Monção; neto materno de Francisco Gonçalves (Eira Velha) e de ---------------------, do lugar de Cerdeiras. Nasceu em Cousso a 21/9/1851 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinho: o reitor de Castro Laboreiro. // (Este assento foi feito pelo padre MAG a 30/12/1857).

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Joaquim Fernandes e de Maria Fernandes, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Joana Alves (?), do dito lugar; neto materno de José Joaquim Fernandes e de Joaquina Rosa Alves, de Pomares, Paderne. Nasceu em Cousso a 15/7/1873 e foi batizado pelo padre encomendado, António Esteves, a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Raimundo Duque e Claudina de Carvalho, solteiros, ambos da Cela.

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Secundino Fernandes e de Felicidade Domingues, lavradores, coussenses. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Delfina Marques; neto materno de Manuel Domingues e de Maria Gregório. Nasceu em Cousso a 14/4/1907 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, solteira, camponesa.

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Félix Joaquim Fernandes e de Teresa Fernandes, lavradores, coussenses, residentes no lugar da Cela. Neto paterno de Jerónimo Fernandes e de Maria Fernandes; neto materno de António Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 29/7/1910 e foi batizado na igreja católica local a 6 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Manuel Luís Gregório, casado, lavrador, e Angelina Afonso, casada, lavradeira. // Faleceu em Cousso a 1/5/1972.

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Adelino Fernandes e de Felismina Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1920 (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920).

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Armando Fernandes e de Zulmira Rodrigues. Nasceu em Cousso a --/--/1932 (NM 140, de 21/2/1932).

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Alexandre Fernandes e de Ana Pires, lavradores. // Faleceu no lugar da Cela a 4/7/1863, com oitenta anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de casado com Ana Alves, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos. 

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Manuel Luís Fernandes e de Rosa Enes, do lugar de Cousso, lavradores. Neto paterno de Francisco Fernandes e de Maria Rodrigues; neto materno de Manuel António Enes e de Maria Afonso. Nasceu em Cousso a 28/4/1868 e foi batizado em casa pela sua avó paterna, Maria Rodrigues, viúva, pelo facto de ter um aspeto muito frágil; nesse mesmo dia recebeu os santos óleos na igreja. // Lavrador. // Casou na sua freguesia de nascimento, na igreja católica, a 3/8/1893, com a sua conterrânea Umbelina Alves, de vinte e três anos de idade, solteira, camponesa, filha de João Manuel Alves, e de Rosa Pereira, esta natural da freguesia de Cubalhão. Testemunhas presentes: Manuel Alves, viúvo, lavrador, e Manuel Joaquim Afonso, solteiro, camponês, ambos coussenses.   

 

FERNANDES, Manuel Casimiro. Filho de Manuel Fernandes (Mordomo) e de Maria de Araújo, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Ana Carvalho, do dito lugar; neto materno de José Joaquim de Araújo e de Ana Alves, naturais da Gave. Nasceu em Cousso a 19/3/1859 e foi batizado em casa por Maria, irmã do bebé; na igreja teve por padrinhos a dita sua irmã e José de Araújo, tio materno. // Casou na igreja de São Paio, a 12/10/1881, com Ana Rosa, de 22 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Cerdeira e de Rosa Maria Lourenço, lavradores, natural do lugar do Barral, São Paio. 

 

FERNANDES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Fernandes e de Maria Joana Esteves, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1812. // Rural. // Faleceu a 19/1/1872, no lugar da Cela, apenas com o sacramento da extrema-unção, com cinquenta e nove anos de idade, no estado de casado com Maria Luísa Domingues, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

FERNANDES, Manuel Francisco. Filho de Luciano Fernandes e de Rosa Gonçalves, lavradores, ele de Riba de Mouro e ela de Cousso, residentes em Aldeia. N.p. de Francisco Fernandes e de Joaquina Rosa Esteves; n.m. de Francisco Gonçalves Roldão e de Joana Gonçalves. Nasceu a 24/5/1894 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Fernandes, casado, lavrador, e Maria Gonçalves, solteira.  

 

FERNANDES, Manuel de Jesus. Filho de José Fernandes e de Rosa Joaquina Martins. Nasceu por volta de 1824. // Faleceu a 23/3/1896, no lugar da Cela, repentinamente, com setenta e dois anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou sobrinhos…

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Fernandes e de Maria Joana Domingues. Nasceu por volta de 1831. // Casou na igreja de Cousso a 7/4/1858, com Ana Rosa, filha de Domingos Fernandes e de Ana de Carvalho, todos do lugar da Cela. Testemunhas: Manuel José Alves, viúvo, do lugar da Tojeira, e Marcos Esteves, solteiro. // Faleceu a 9/4/1892, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, apenas com o sacramento da eucaristia, com sessenta e um anos de idade, no estado de casado com a sobredita Ana Rosa, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Fernandes e de Luísa de Carvalho. Nasceu a 30/7/1836. // Casou na igreja de Cousso, a 1/9/1870, com Delfina, nascida em 1841, solteira, sua parente no 2.º e 3.º grau, filha de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes, moradores no lugar da Cela. Testemunhas: Luís Fernandes, solteiro, irmão do noivo, e o pai da noiva, todos lavradores. 

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de José Fernandes e de Maria Luísa Esteves Soeiro, lavradores, coussenses. Nasceu no lugar da Cela a 2/5/1838. // Camponês. // Casou na igreja de Cousso, a 28/8/1865, com Maria Luísa, nascida em Pomares, Paderne, a 28/6/1839, solteira, filha de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Testemunhas: Joaquim Alves, solteiro, irmão da noiva, e Manuel Afonso, solteiro, tio da noiva, ambos de Pomares, e Bento Manuel Fernandes, solteiro, da Cela, irmão do noivo, todos lavradores. // Faleceu a 22/5/1906, no lugar onde nascera, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. // Nasceu por volta de 1853. // Faleceu a 15/2/1890, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas 37 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja paroquial de Cousso.

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de António Fernandes e de Umbelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Cousso. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Rosa Enes; n.m. de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu a 3/1/1896 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes e sua mulher, Rosa Enes, lavradores. // Faleceu a 2/4/1896 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

FERNANDES, Manuel José. // Morreu no lugar da Cela, Cousso, a 11/9/1859, e foi sepultado na igreja a 13 desse mês e ano; era casado com Luísa de Carvalho.

 

FERNANDES, Manuel Luís. Filho de Francisco Fernandes e de Maria Rodrigues. Tinha vinte e nove anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cousso, a 30/6/1867, com Rosa Enes, de trinta e quatro anos de idade, solteira, filha de Manuel António Enes e de Maria Afonso, do lugar de Cousso. Testemunhas: o pai da noiva, viúvo; Manuel Joaquim Rodrigues, casado, da Tojeira, cunhado do noivo; e José Fernandes, solteiro, irmão do noivo, todos lavradores.   

 

FERNANDES, Marcelina Rosa. Filha de Alexandre Fernandes e de Ana Pires, lavradores. // Faleceu no lugar da Cela a 23/2/1868, com cerca de 73 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos. 

 

FERNANDES, Maria. Filha de José Manuel Fernandes e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1814. // Lavradeira. // Faleceu a 19/1/1875, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e um anos de idade, solteira, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Manuel José Fernandes e de Luísa Carvalho, lavradores. Nasceu por volta de 1838. // Faleceu no lugar da Cela a 13/6/1864, com vinte e seis anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Sem geração.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Joaquim Fernandes e de Joana Gonçalves. Nasceu em Cousso por volta de 1840. // Faleceu a 21/2/1874, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos, com 34 anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada na igreja.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Manuel Fernandes e de Maria José de Araújo, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1843. // Camponesa. // Faleceu a 15/9/1879, no lugar da Cela, onde ela morava, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, com trinta e seis anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

FERNANDES, Maria. Filha de Manuel Fernandes e de Ana Fernandes. Neta paterna de Francisco Fernandes e de Maria Domingues; neta materna de Domingos Fernandes e de Ana Carvalho, todos da Cela. Nasceu em Cousso a 21/4/1867 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Fernandes e sua irmã, Maria Fernandes, solteiros, primos carnais da criança, lavradores.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Fernandes, natural de Cousso, e de Maria Luísa Alves, natural de Pomares, Paderne, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de José Fernandes e de Maria Luísa Esteves Soeiro; neta materna de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu em Cousso a 30/3/1872 e foi batizada a 2/4/1872. Padrinhos: Bento Fernandes, solteiro, tio paterno da criança, e Maria Luísa Fernandes, casada, tia afim, do dito lugar da Cela, lavradores.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Manuel Fernandes e de Delfina Marques, lavradores, residentes no lugar da Cela. N.p. de Manuel José Fernandes e de Luísa de Carvalho; n.m. de Manuel Marques e de Rosa Lourenço. Nasceu em Cousso a 3/4/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Fernandes, solteiro, tio paterno da criança, e Carolina, solteira, filha de Pedro Duque. // Faleceu na Cela, Cousso, a 24/5/1940.  

 

FERNANDES, Maria. Filha de José Joaquim Fernandes e de Joana Enes, lavradores, residentes no lugar de Cousso. N.p. de Francisco Fernandes e de Maria Rodrigues; n.m. de Manuel António Enes e de Maria Afonso. Nasceu em Cousso a 10/4/1877 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Enes e Luísa Enes, solteiros, lavradores, tios da bebé. // Faleceu a 31/10/1878, no lugar de Cousso, e foi sepultada na igreja.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Ludovina Fernandes, solteira e lavradora, da Cela. Neta materna de José Vicente Fernandes e de Clara Marques, do mesmo lugar. Nasceu em Cousso a 22/6/1879 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, casado, lavrador, do sobredito lugar, e Maria Alves, solteira, de Pomares, Paderne. // Casou (*) na CRCM a 28/11/1923 com Manuel Francisco, de 50 anos de idade, natural de Parada do Monte, filho de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso. // Ambos os cônjuges se finaram em Cousso: o marido a 7/3/1931 e ela a 1/5/1966. /// (*) Deve tratar-se da mesma senhora que casou em primeiras núpcias na igreja de Cousso a 21/6/1904 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Rodrigues.  

 

FERNANDES, Maria. Filha de Angelina Fernandes, solteira e lavradora. Neta materna de Maria Fernandes, também solteira, ambas do lugar de Cousso. Nasceu a 17/4/1881 e foi batizada a 19 do dito mês e ano. Padrinhos: padre José Douteiro, pároco da freguesia de Cousso, e Maria Alves, solteira, do lugar acima indicado. // Faleceu na sua terra a 18/3/1972. 

 

FERNANDES, Maria. Filha de António Fernandes (Fontinha) e de Umbelina Alves, de Cousso. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes (Fontinha) e de Rosa Enes; n.m. de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu a 10/3/1894 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os avós paternos. // Faleceu a 24/11/1894 e foi sepultada na igreja.   

 

FERNANDES, Maria. Filha de António Fernandes e de Umbelina Alves, lavradores, de Cousso. N.p. de Manuel Joaquim Fernandes e de Rosa Enes; n.m. de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu a 10/3/1897 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu na sua freguesia a 2/9/1951. 

 

FERNANDES, Maria. Filha de Maximiano Fernandes e de Teresa Fernandes. Nasceu em Cousso a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 197, de 30/4/1916).

 

FERNANDES, Maria. Filha de Daniel Fernandes e de Rosa Alves. Nasceu em Cousso a --/--/1920 (Jornal de Melgaço n.º 1307, de 10/10/1920).

 

FERNANDES, Maria Amália. Filha de José Joaquim Fernandes e de Isaura Lourenço. Nasceu em Cousso a --/--/1937 (NM 380).

 

FERNANDES, Maria Ana. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 13/2/1857, sem testamento, no estado de solteira, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

FERNANDES, Maria Antónia. Filha de João António Fernandes e de Rosa Maria Xavier. Nasceu no lugar de Linhares, freguesia de Riba do Mouro, concelho de Monção, por volta de 1867. // Faleceu a 14/11/1894, na sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, com todos os sacramentos da igreja católica, com 27 anos de idade, casada com Francisco Gonçalves “Sarafina”, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Cousso.

 

FERNANDES, Maria da Glória. Filha de António Fernandes e de Avelina Alves, coussenses. N.p. de Manuel Fernandes e de Rosa Enes; n.m. de João Manuel Alves e de Rosa Pereira. Nasceu em Cousso a 16/6/1901 e foi batizada na igreja católica a 18 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Daniel Fernandes e Maria Rodrigues, ambos solteiros, lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 27/5/1937.  

 

FERNANDES, Maria de Jesus. Filha de Felicidade Domingues, solteira, camponesa, coussense, moradora no lugar da Cela, e de Secundino Fernandes, solteiro (*). Neta materna de Manuel Domingues e de Maria Gregório. Nasceu em Cousso a 13/2/1905 e foi nesse dia batizada em casa por a família achar que a criança corria rico de vida; batizaram-na na igreja católica a 17 do dito mês e ano. Madrinha: Maria Esteves, solteira, camponesa, que já a batizara em casa. // Faleceu a 4/4/1992 na sua freguesia de nascimento. /// (*) Casaram na igreja de Cousso a 27/5/1905 e reconheceram esta criança.

 

FERNANDES, Maria Joana. Filha de Manuel Francisco Fernandes e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso por volta de 1842. // Lavradeira. // Faleceu a 26/4/1880, no lugar da Tojeira, onde ela morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas trinta e oito anos de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de José Manuel Fernandes e de Rosa Maria Esteves, naturais de Quintela, freguesia de Riba do Mouro. Nasceu por volta de 1808. // Faleceu a 22/3/1884, no lugar de Pousada, freguesia de Cousso, repentinamente, com 76 anos de idade, no estado de casada com João Manuel Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Cousso.

 

FERNANDES, Maria Luísa. Filha de José Fernandes e de Rosa Martins. Nasceu em Cousso por volta de 1826. // Faleceu a 11/7/1884, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 58 anos de idade, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

FERNANDES, Maria Luísa. Filha de António Joaquim Fernandes e de Luísa Gonçalves, de Cerdeiras. N.p. de Manuel Fernandes e de Caetana Luísa Afonso, de Quintela, Riba de Mouro; n.m. de Francisco Gonçalves (Eira Velha) e de ---------------------. Nasceu em Cousso a 20/11/1857 e foi batizada em casa pelo padre Manuel Rodrigues, reitor de Castro Laboreiro, que serviu de padrinho aquando da cerimónia na igreja.

 

FERNANDES, Maria dos Prazeres (*). Filha de Darlindo Fernandes e de Esmeralda Pereira. Nasceu em Cousso a --/--/1937 (NM 360). // Nota: parece ser a mesma senhora que faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1994 (VM 1020). /// (*) No jornal aparece como Maria dos Prazeres Domingues!

 

FERNANDES, Maximiana. Filha de António Fernandes e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes na Cela. N.p. de Manuel António Fernandes e de Joana Alves; n.m. de José Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cousso a 21/2/1875 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio Esteves e Rosa Dias, lavradores, solteiros, do dito lugar. // Casou na igreja da sua freguesia a 22/8/1907 com Ladislau, seu conterrâneo, filho de Joaquim Fernandes e de Maria Fernandes. // Faleceram em Cousso: o marido a 8/10/1945 e ela a 26/1/1961. // (Gémea de Rodrigo). // Com geração.  

 

FERNANDES, Maximiano. Filho de Joaquim Fernandes, natural de Cousso, e de Maria Fernandes, natural de Pomares, Paderne, com residência no lugar da Cela. N.p. de Manuel António Fernandes e de Joana ----------------; n.m. de José Joaquim Fernandes e de Joaquina Rosa Alves, lavradores. Nasceu em Cousso a 16/4/1871 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires, casado, mestre sapateiro, de Aldeia Grande, Parada do Monte, e Claudina de Carvalho, solteira, da Cela, Cousso. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 9/5/1908 com Teresa Fernandes, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Cela, filha de António Luís Fernandes e de Rosa Rodrigues. Testemunhas: António Alves, solteiro, lavrador, residente no lugar de Cousso, e Ana Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Cela. // Faleceu na sua freguesia natal a 29/9/1950. // Com geração.

 

FERNANDES, Raimundo. Filho de Manuel António Fernandes e de Joana Alves, lavradores, residentes no lugar de Cela, Cousso. Nasceu em Cousso a 3/8/1846. // Tinha trinta e quatro anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar de Cousso, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 17/4/1881, com Maria Lourenço, nascida em Parada do Monte a 6/4/1854, solteira, camponesa, moradora no lugar de Trigueira, filha de Manuel José Lourenço e de Maria Alves, rurais, moradores nesse lugar. Testemunhas presentes: João Domingues, casado, camponês, e Francisco Pires, solteiro, rural, residentes no lugar de Coto do Paço. // Morou no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte. // Faleceu por volta de 1920; por sua morte foi citada pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço, cartório do primeiro ofício, Rosa da Conceição Fernandes, solteira, maior, filha do falecido, residente em parte incerta do Brasil, para assistir a todos os termos do inventário a que se procedia por óbito de seu pai (Jornal de Melgaço n.º 1282, de 21/3/1920).

 

FERNANDES, Raimundo. Filho de José Vicente Fernandes e de Maria Clara Marques. N.p. de João Manuel Fernandes e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Manuel Marques e de Rosa Lourenço, todos da Cela. Nasceu em Cousso a 23/3/1856 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Raimundo Esteves e sua mulher Ana Esteves, do dito lugar. // Morreu a 20/8/1858 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.   

 

FERNANDES, Raimundo. Filho de Joaquim Fernandes, natural de Cousso, e de Maria Fernandes, natural de Pomares, Paderne, com residência no lugar da Cela, Cousso. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Joana Alves; neto materno de José Joaquim Fernandes e de Joaquina Rosa Alves. Nasceu em Cousso a 4/7/1877 e foi batizado a seis desse mês e ano. Padrinhos: Raimundo Duque e Umbelina Fernandes, solteiros, lavradores, do lugar da Cela.

 

FERNANDES, Rodrigo. Filho de António Luís Fernandes e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes na Cela. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Joana Maria Alves; neto materno de José Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cousso a 21/2/1875 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: David Alves, solteiro, e Ana Rodrigues, casada, lavradores, ambos do sobredito lugar.

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Manuel Fernandes (Mordomo) e de Maria Joana Esteves, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1816. // Camponesa. // Faleceu a 4/5/1878, no lugar da Cela, onde tinha a sua residência, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e dois anos de idade, no estado de casada com António Rodrigues Gil, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. // O seu viúvo casou dois anos depois.  

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Joaquim Fernandes e de Joana Gonçalves, coussenses. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1842. // Lavradeira. // Faleceu a 14/12/1876, no lugar de Cousso, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas 34 anos de idade, solteira, sem filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Fernandes, natural de Cousso, e de Maria Luísa Alves, natural de Pomares, Paderne, a morar no lugar da Cela. Neta paterna de José Fernandes e de Maria Luísa Esteves Soeiro; neta materna de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu em Cousso a 13/4/1870 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bento Fernandes, tio paterno da criança, solteiro, e Maria Luísa Fernandes, casada, tia afim da batizanda, lavradores, do sobredito lugar. // Lavradeira. // Casou na igreja católica a 16/4/1902 com o seu conterrâneo Justino Fernandes. // Faleceu em Março de 1906, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, tendo recebido os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com o dito Justino Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Secundino Fernandes e de Felicidade Domingues, lavradores, coussenses, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Manuel Fernandes e de Delfina Marques; neta materna de Manuel Domingues e de Maria Gregório. Nasceu a 26/3/1910 e foi batizada na igreja católica local a 29 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, casado, lavrador, e Maria Esteves, solteira, camponesa. // Faleceu em Cousso a 3 ou 4/1/1997. 

 

FERNANDES, Rosa Maria. Filha de Manuel Fernandes e de Maria Joaquina Pires. Nasceu em Cousso por volta de 1820. // Faleceu a 4/6/1884, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 64 anos de idade, viúva de António de Carvalho, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

FERNANDES, Secundino. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Delfina Marques, lavradores. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Luísa de Carvalho; neto materno de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes, todos do lugar da Cela. Nasceu em Cousso a 20/5/1877 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Fernandes, tio do bebé, e Carolina Duque, solteiros, lavradores, residentes no sobredito lugar. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso, a 27/5/1905, com Felicidade, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, sua conterrânea, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Gregório. Na cerimónia do casamento reconheceram como filha de ambos uma criança do sexo feminino, por nome Maria de Jesus, nascida a 10/2/1905. // Morreu no lugar da Cela, freguesia de Cousso, a 4/12/1940.    

 

FERNANDES, Teresa. Filha de António Luís Fernandes e de Rosa Rodrigues, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Manuel António Fernandes e de Joana Maria Alves; neta materna de José Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cousso a 13 de Julho de 1871 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Marques, casado, e sua filha Teresa Marques, solteira, do sobredito lugar, lavradores. // Casou na igreja de Cousso a 9/5/1908 com o seu conterrâneo, Maximiano Fernandes, de 38 anos de idade, solteiro, lavrador. // Ambos os cônjuges faleceram em Cousso: o marido a 29/9/1950 e ela a 25/10/1952. // Com geração.   

 

FERNANDES, Umbelina. Filha de Guilherme Fernandes e de Claudina Fernandes. Neta paterna de Manuel António Fernandes e de Joana Alves; neta materna de Francisco Fernandes e de Maria Joana Domingues, todos da Cela. Nasceu em Cousso a 14/5/1859 e foi batizada a (?). Padrinhos: Joaquim Fernandes, tio paterno da criança, e Maria Fernanda, filha de Manuel Marques, do sobredito lugar.

 

FERNANDES, Vicência. Filha de José Manuel Fernandes e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1819. // Lavradeira. // Faleceu a 20/12/1875, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 56 anos de idade, no estado de solteira, sem filhos, e foi sepultada na igreja. // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário