sexta-feira, 24 de outubro de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Castro Laboreiro

Por Joaquim A. Rocha 




*


RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel Rodrigues e de Catarina Afonso. Neto paterno de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves, moradores em Alagoa; neto materno de António José Afonso e de Sebastiana Domingues, moradores em Laceiras. Nasceu por volta de 1834. // Casou a 28/10/1861 com a sua parente em 3.º grau, Maria, de 30 anos de idade, solteira, filha de Manuel Domingues e de Ana Rodrigues, neta paterna de António Domingues e de Antónia Gonçalves, e neta materna de Manuel Rodrigues e de Antónia Domingues, moradores em Ameijoeira. Testemunhas: Pedro Rodrigues e António Fernandes, estudantes.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Rodrigues e de Maria Rodrigues, residentes em Curveira. Nasceu por volta de 1852. // Faleceu a 7/1/1859, com apenas sete anos de idade, e foi sepultado na igreja no dia 8. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Joaquim Rodrigues e de Maria Esteves, residentes em Mareco. Nasceu por volta de 1852. // Casou a 15/8/1883 com a sua parente em 3.º grau, Maria Antónia, de 21 anos de idade, filha de António Fernandes e de Ana Rosa Domingues, de Cainheiras. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de João Rodrigues e de Isabel Rodrigues. N.p. de Francisco António Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de Francisco António Rodrigues e de Domingas Lourenço. Nasceu a 3/1/1856 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim da Rocha, solteiro, representado por Manuel António Esteves Morgado, e mulher, Francisca Rodrigues, todos da vila de Castro. // Casou a 1/9/1880 com Maria Luísa, de 24 anos de idade, solteira, de Várzea Travessa, filha de Manuel José Esteves e de Luísa Esteves. Testemunhas: Manuel Luís Domingues, solteiro, negociante, da vila de Castro.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de --------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1859. // Faleceu no lugar de Seara a --/--/1938, com 79 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 415, de 2/10/1938).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Rodrigues e de Maria Rodrigues, moradores no lugar de Curveira. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Teresa Domingues, de Ameijoeira; n.m. de António Rodrigues e de Maria Esteves, de Curveira, todos lavradores. Nasceu a 20/4/1862 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô paterno.

 

RODRIGUES, Manuel António. // Nasceu por volta de 1862. // Morreu no lugar de Campelo a --/--/1929, com 67 anos de idade (NM 7, de 7/4/1929).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Fernandes, ela de Picotim e ele de Bico, onde habitavam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Isabel Maria Fernandes; n.m. de José Fernandes e de Rosa Gonçalves. Nasceu a 6/6/1868 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Rodrigues e sua filha Rosa, solteira. // (Ver Manuel Joaquim Rodrigues, falecido em Bico a 12/3/1874). 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de António Rodrigues e de Antónia Enes, ela de Ramisqueira e ele de Bico, onde residiam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Angélica Rodrigues; n.m. de Manuel Enes e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 27/1/1869 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Bernardo e sua mulher, Maria Enes.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, lavradores. N.p. de António José Rodrigues e de Benedita Fernandes; n.m. de Manuel José Domingues e de Rosa Gregório. Nasceu a 16/4/1880 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Fernandes, casado, pela pessoa de João Batista Esteves, e a irmã deste, Maria Antónia Esteves, solteiros, todos da vila de Castro, à exceção dos avós maternos que eram do lugar do Vido. // Faleceu a 13 de Abril, ou 13 de Agosto, de 1881, e foi sepultado na igreja como era costume nessa altura.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de João Ventura Rodrigues e de Maria Rodrigues, ele de Assureira e ela de Bico, onde moravam. N.p. de Francisco Ventura Rodrigues e de Isabel Esteves; n.m. de Fortunato Rodrigues e de Ana Fernandes. Nasceu a 21/5/1887 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Serafim Esteves e sua filha, Ana Maria Esteves, solteira, de Dorna. // Faleceu a 28/11/1942.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Francisca Rodrigues, ela de Pontes e ele de Ameijoeira, onde habitavam. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Rodrigues e de Vitorina Alves. Nasceu a 9/7/1887 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e sua mulher, Maria Antónia Fernandes, de Cainheiras. // Casou com Teresa Teodósia, de dezoito (18) anos de idade, (de Almeria, Espanha?), filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Fernandes, na igreja de Castro, a 20/7/1907. // Enviuvou a 13/1/1965. // Faleceu a 10/2/1970. // Pai do padre Aníbal Rodrigues. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Antónia Fernandes, moradores em Mareco. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de António Fernandes e de Ana Rosa Domingues. Nasceu a 20/7/1889 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Isabel Fernandes, solteira, tia materna do batizando.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, moradores em Covelo. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Domingues; n.m. de Bento Esteves e de Joaquina Rosa Alves. Nasceu a 17/2/1892 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves (representado por Manuel José Rodrigues) e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, de Covelo. // Em 1913 foi recrutado para Infantaria n.º 3, Viana do Castelo; como não compareceu consideraram-no refractário.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Rodrigues e de Maria Alves, moradores em Corveira. N.p. de Manuel Rodrigues e de Vitorina Alves; n.m. de Manuel Alves e de Maria Francisca Alves. Nasceu a 20/7/1893 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Alves e sua mulher, Maria Rosa Fernandes, de Corveira. // Faleceu a 5/8/1893.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos José Rodrigues e de Isabel Maria Esteves, moradores em Cainheiras. N.p. de José Rodrigues e de Maria Custódia Rodrigues; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 5/8/1893 e foi batizado no dia 6. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, de Corveira.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Joaquim Rodrigues e de Maria Alves, ele de Podre e ela de Várzea Travessa, onde moravam. N.p. de Domingos Rodrigues e de Rosa Esteves. Nasceu a 3/2/1894 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Bento Rodrigues e de Isabel Maria Afonso, ele de Bico e ela de Cainheiras, onde residiam. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de Manuel Afonso e de Antónia Joaquina Afonso. Nasceu a 25/4/1896 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António José Afonso (representado por Sebastião Alves) e sua mulher, Maria José Alves. // Casou com Rosa, de 28 anos de idade, filha de António José Afonso e de Maria José Alves (?), na CRCM, a 2/12/1926. // Faleceu a 14/11/1965. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de -------- Rodrigues e de -------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Maria Rosa Domingues (NM 199, de 25/6/1933).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de --------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Isabel Maria Rodrigues (NM 200, de 2/7/1933).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de ------- Rodrigues e de --------------------. Nasceu por volta de 1903. // Quando no dia 1/11/1958, pelas dezassete horas, andava à caça, foi vítima de um acidente; a espingarda que levava com ele disparou, esfacelando-lhe a parte direita da face e crânio, tendo morte instantânea. Tinha 55 anos de idade e morava no lugar dos Portos (Notícias de Melgaço n.º 1298, de 9/11/1958). 

 

RODRIGUES, Manuel António. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1572, de 17/10/1965: «No lugar de Cortinhas, Prado, faleceu no dia 10 do corrente, com 63 anos de idade, Adrienne Leontine Mariaux, natural de Lile, França, esposa do nosso conterrâneo Manuel António Rodrigues, natural da freguesia de Castro Laboreiro. O funeral, que se realizou no dia seguinte para o cemitério da freguesia de São Paio, onde o marido é comerciante e proprietário, foi largamente concorrido…» 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de -------- Rodrigues e de -------------------. Nasceu em -----------, a --/--/1---. // Casou com Maria Rosa Domingues. // Residiram no lugar de Portos. // Em 1970 doaram uma casa de morada, sita em Corveira, com a área coberta de 115 m2, a José Rodrigues e esposa, Francelina Domingues. // Em 1998 já ambos tinham falecido. // (VM 1095).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de António José Rodrigues (Lareiro) e de Emília Alves. Nasceu a 11/3/1927. // Foi com os pais e irmãos para a Quinta do Mascanho, SMP, em 1933. // Casou a 17/1/1954 na Carpinteira, São Paio, com Julieta de Nazaré (1929-1995), filha de António Alcindo dos Santos Lima e de Maria de Nazaré Barros. Padrinhos da boda: António do Nascimento de Carvalho, soldado da Guarda-Fiscal, e sua mulher, Rosalina Rodrigues, irmã do noivo. O banquete foi na casa da noiva e a cozinheira chamava-se Maria Leonor da Rocha, de SMP. // Dedicou-se à agricultura. // Faleceu a 28/9/2006. // Pai do Dr. António José, médico ortopedista em Viana, casado com a Dr.ª Maria Teresa de Castro Ribeiro, também médica; de Manuel Alcindo, casado com Alberta Sarandão; da Dr.ª Maria Emília, casada com o Eng.º José Augusto de Carvalho, chefe do Departamento da EDP em Viana; da Dr.ª Fernanda, casada com Manuel Loureiro; e da Dr.ª Julieta...       

 

RODRIGUES, Manuel Batista. Filho de Francisco Rodrigues e de Maria Esteves, rurais, moradores na vila de Castro. N.p. de Domingos Rodrigues e de Cristina Alves, do dito lugar; n.m. de Jorge Esteves e de Teresa Rodrigues, do Barreiro. Nasceu a 29/7/1862 e foi batizado a 3 de Agosto desse ano. Padrinhos: Batista Esteves e sua mulher, Engrácia Esteves, de Laceiras. // Morreu a 29/7/1864 e foi sepultado na igreja.  

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Cristina Rodrigues, solteira. Nasceu por volta de 1843. // Casou a 15/11/1865 com Rosa, de 26 anos de idade, solteira, filha de Manuel Esteves e de Maria Pires, todos da vila de Castro. Testemunhas: Joaquim Pereira, professor, e o presbítero Domingos José Bernardo.

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Sebastião Rodrigues e de Maria Fernandes. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Afonso; neto materno de António Fernandes e de Ana Rosa Gonçalves. Nasceu a 15/6/1857 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Fernandes e sua irmã, Isabel Fernandes, todos da vila de Castro Laboreiro. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «Faz-se público que por sentença de 26 de Julho findo foi decretada e autorizada a separação de pessoas e bens nos termo do n.º 4 do artigo 4.º do decreto de 3/11/1910, entre autor e ré, nos autos de ação ordinária que Manuel Francisco Rodrigues, lavrador, do lugar de Coriscadas, moveu a Isabel Fernandes, doméstica, do lugar de Várzea Travessa, ambos de Castro Laboreiro, desta comarca. Melgaço, 8/7/1950. Costa Fernandes (juiz de direito); Arsénio Pinheiro (chefe de secção).»    

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Isabel Maria Fernandes. Nasceu em Bico por volta de 1840. // Casou a 22/8/1866 com Maria Rosa, de 23 anos de idade, de Podre, moradora em Picotim, filha de José Fernandes e de Rosa Francisca Gonçalves.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Ventura Rodrigues e de Isabel Esteves. Nasceu em Assureira por volta de 1841. // Casou a 4/8/1873 com Clara, de 21 anos de idade, do lugar do Ribeiro, filha de António Bernardo e de Rosa Maria Bernardo. // Nota: parece ser este senhor que faleceu no Ribeiro de Baixo em 1912, com 70 anos de idade.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Ventura Rodrigues. Nasceu em Portelinha por volta de 1845. // Casou a 25/10/1874 com a sua parente em 2.º grau de afinidade, Maria, de 27 anos de idade, de Caspadoza, diocese de Ávila, Espanha, moradora em Portelinha, filha de Bento Domingues, castrejo, e de Flora Mongas, de Caspadoza.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves, residentes em Covelo. Nasceu por volta de 1849. // Casou a 9/7/1884 com a sua parente em 4.º grau, Maria Antónia, de 24 anos de idade, solteira, filha de António Bernardo e de Maria Domingues, de Alagoa. A 22/6/1917 corriam éditos de 30 dias «… a notificar Manuel Joaquim Rodrigues, viúvo, Manuel Rodrigues, solteiro, e José Rodrigues, solteiro, ausentes no Brasil, para no prazo de trinta dias virem distratar o contrato de usura celebrado a 14/7/1908 pelo qual aquele Manuel Joaquim Rodrigues e sua mulher, Maria Antónia Bernardo, hoje representada pelos dois outros notificandos e outros, se constituíram devedores a Manuel José Fernandes, viúvo, de Várzea Travessa, crédito que foi cedido por escritura de 2/6/1915 a Manuel Monteiro, casado, lavrador, do Rodeiro, que é o representante da notificação. São notificados os cidadãos mencionados na qualidade indicada e também na de possuidores dos bens hipotecados, sob pena de não cumprindo no prazo estipula-se instaurar e prosseguir a devida execução 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. // Nasceu por volta de 1860. // Morreu no lugar da Corveira a --/--/1929, com 69 anos de idade (NM 3, de 3/3/1929).

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes, lavradores, castrejos. // Faleceu em Bico a 12/3/1874, com seis anos de idade. // (Ver Manuel António Rodrigues, nascido em 1868). 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Fortunato Rodrigues e de Ana Fernandes, lavradores, ela de Cainheiras e ele de Bico, onde moravam. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Rosa Domingues, de Bico; n.m. de António Fernandes e de Joaquina Fernandes, de Cainheiras. Nasceu a 30/5/1868 e foi batizado a 1 de Junho desse ano. Madrinha: Maria Fernandes, solteira, tia materna do batizando. // Faleceu a 13/9/1874.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim (Padre). Filho de ---------------- Rodrigues e de ------------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // No Correio de Melgaço n.º 19, de 13/10/1912, pode ler-se: «Pelo tribunal marcial de Braga foi mandada à autoridade administrativa, para ser afixada no lugar de Pontes, Castro Laboreiro, cópia da sentença em que aquele tribunal condenou o missionário padre Manuel Joaquim Rodrigues a dois meses de prisão correccional   

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos Rodrigues e de Rosa Monteiro. N.p. de José Rodrigues e de Maria Luísa Domingues; n.m. de João Monteiro e de Andreza Monteiro. Nasceu a 3/7/1881 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e sua mulher, Isabel Maria Monteiro, todos de Várzea Travessa.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues, ela de Mareco e ele de Curveira, onde residiam. N.p. de José Rodrigues e de Maria Custódia Rodrigues; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu a 4/7/1887 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Madrinha: Maria Fernandes, viúva, de Mareco.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves, moradores em Podre. N.p. de Domingos Rodrigues e de Rosa Esteves; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu a 26/7/1890 e foi batizado a 28 desse mês. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Maria Joaquina Rodrigues, de Dorna.    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Bernardo Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu por volta de 1834. // Casou a 17/8/1872 com a sua parente em 3.º grau, Isabel Maria, de 29 anos de idade, solteira, filha de João Manuel Monteiro e de Andreza Monteiro, de Várzea Travessa. Testemunhas: Pedro Rodrigues e Vicente Conde, ambos clérigos in minoribus.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel [António] Rodrigues e de Luísa Esteves. Nasceu em Assureira por volta de 1846. // Casou a 16/8/1875 com Ana Rosa, de 22 anos de idade, filha de Custódio Esteves e de Engrácia, de Laceiras. // Faleceu no lugar da Orada, Vila de Melgaço, a --/--/1923, com 77 anos de idade. // Pai de Ana Maria, casada com José Bento Domingues. // Avô do professor Abílio Domingues, entre outros. // (Notícias de Melgaço n.º 45, de 18/2/1923).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de António José Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu em Covelo por volta de 1848. // Casou a 9/10/1876 com a sua parente, Isabel, de 24 anos de idade, solteira, de Portelinha, filha de Luís Alves e de Maria Domingues.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de António Rodrigues e de Rosa Esteves. Nasceu em Bico por volta de 1855. // Casou a 12/10/1881 com a sua parente em 4.º grau, Maria Joaquina, de 23 anos de idade, de Dorna, filha de Manuel Esteves e de Rosa Rodrigues.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Sebastião Rodrigues e de Joaquina Gonçalves. N.p. de Manuel Rodrigues e de Angélica Rodrigues, do Vido; n.m. de Domingos Gonçalves e de Isabel Bernardo, de Ameijoeira. Nasceu a 23/2/1857 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua irmã, Maria Esteves, solteiros, de Varziela. // Faleceu a 1/3/1857. // (Gémeo de Maria Rosa).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Rodrigues e de Ana Rosa Esteves, residentes em Entalada. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Sebastiana Domingues; n.m de José António Esteves e de Domingas Luísa Afonso, de Bago de Cima. Nasceu a 27/5/1857 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Rodrigues e Antónia Rodrigues, solteiros, ambos de Bago de Cima.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Fortunato Rodrigues e de Ana Fernandes, residentes em Bico. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Rosa Domingues, do dito lugar; n.m. de António Fernandes e de Joaquina Fernandes, de Cainheiras, todos lavradores. Nasceu por volta de 1860. // Faleceu a 26/2/1862, menor de dois anos e 18 dias de idade.    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Isidoro Rodrigues e de Joaquina Esteves, ele de Corveira e ela de Bago de Cima, onde moravam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues; n.m. de José Esteves e de Domingas Luísa Afonso. Nasceu a 25/5/1863 e foi batizado a 26 desse mês. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Antónia Rodrigues, solteiros, tios paternos do bebé.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Domingos Rodrigues e de Ana Rosa Esteves, ela de Várzea Travessa e ele de Picotim, onde habitavam. N.p. de António Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de António Esteves e de Isabel Esteves. Nasceu a 9/5/1865 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bernardo e Maria Rosa Esteves. // Faleceu a 4/6/1865.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Domingos Rodrigues e de Ana Rosa Esteves, ela de Várzea Travessa e ele de Picotim, onde moravam. N.p. de António José Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de António José Esteves e de Isabel Esteves. Nasceu a 25/6/1869 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves, solteiro.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Rodrigues e de Isabel Maria Monteiro, lavradores, castrejos. // Faleceu a 28/3/1874, em Várzea Travessa, com apenas dez meses de idade.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Afonso, ele de Corveira e ela de Laceiras, onde moravam. N.p. de Pedro Rodrigues e de Margarida Esteves; n.m. de Manuel António Afonso e de Francisca Rodrigues. Nasceu a 22/7/1876 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu a 10/3/1952. // Nota: deve ter sido este senhor que em 1908 foi nomeado regedor de Castro; era seu substituto Manuel Joaquim Monteiro. // (Jornal de Melgaço n.º 727, de 26/3/1908). 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Francisco Rodrigues e de Joaquina Afonso, ele de Alagoa e ela de Barreiro, onde moravam. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Catarina Afonso; n.m. de Manuel António Afonso e de Maria Alves. Nasceu a 14/5/1877 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: o avô materno e sua mulher, Luísa Pires. // Pedreiro. // Morou no lugar da Felgueira. // Faleceu no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a 15/7/1897, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de solteiro, e foi sepultado no cemitério municipal.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Rodrigues e de Ana Esteves, lavradores, residentes em Laceiras. N.p. de Manuel Rodrigues e de Luísa Esteves; n.m. de Custódio Esteves e de Engrácia Afonso. Nasceu a 15/1/1879 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu a 14/2/1880.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, moradores na vila de Castro. N.p. de João Rodrigues e de Isabel Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Luísa Esteves. Nasceu a 10/4/1882 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu a 20/5/1882.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Rodrigues e de Maria José Afonso, moradores em Covelo. N.p. de José Rodrigues e de Maria Luísa Domingues; n.m. de António Afonso e de Joaquina Domingues. Nasceu a 10/3/1889 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. // Casou com Umbelina (?) Cruz (?), na igreja de Castro, a 6/9/1951. // Faleceu a 5/12/1951.   

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Bento Rodrigues e de Maria Domingues, moradores no Covelo. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Domingues; n.m. de José Domingues e de Maria Afonso. Nasceu a 14/6/1889 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, tia paterna do neófito. // Faleceu a 3/8/1889. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa Alves, lavradores, residentes em Corveira. N.p. de António Rodrigues e de Rosa Alves; n.m. de José Alves e de Ângela Fernandes. Nasceu a 9/4/1892 e foi batizado no dia 10. Padrinhos: Manuel José Gonçalves (representado pelo padre José A. Afonso) e sua irmã, Ana Rosa Gonçalves, solteiros, de Corveira. // Faleceu a 15/5/1893 e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------. Nasceu no Rodeiro a --/--/1---. // Em 1913 partia, na companhia de José Esteves (Cocote), para a Argentina – ia trabalhar como pedreiro.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, ela de Laceira e ele de Várzea Travessa, onde moravam. N.p. de Pedro Rodrigues e de Maria Alves; n.m. de Joaquim Esteves e de Maria Afonso. Nasceu a 10/4/1896 e foi batizado no dia 12. Padrinhos: Manuel Afonso e sua mulher, Ana Rosa Domingues. // Parece que se referem a ele estes éditos de 30 dias: «… a citar Manuel José Rodrigues, solteiro, maior, ausente no Brasil, para assistir a todos os termos até final do inventário por óbito de seu pai Manuel Joaquim Rodrigues…» (Melgaço, 8/5/1917). 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de --------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1939 com Aurora Domingues (NM 456, de 6/8/1939).

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de João Rodrigues e de Isabel Domingues, lavradores, castrejos. // Faleceu a 16/7/1880, em Bago de Cima, com 86 anos de idade, viúvo de Senhorinha Fernandes. // Com geração.

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, ele da vila de Castro e ela do Vido, onde moravam. N.p. de António José Rodrigues e de Benedita Fernandes; n.m. de Manuel Domingues e de Rosa Gregório. Nasceu a 17/6/1887 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e sua mulher, Clara (?) Domingues, do Vido.

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Gonçalves, moradores em Entalada. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ana Rosa Esteves; n.m. de Marcelino Gonçalves e de Ana Rosa Fernandes. Nasceu a 16/6/1892 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e sua mulher (avó paterna da criança).

 

RODRIGUES, Manuel Serafim. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria da Conceição Esteves. Nasceu a --/--/1932 (NM 156, de 10/7/1932).

 

RODRIGUES, Manuel Serafim. Filho de Júlio Rodrigues, de Castro Laboreiro mas residente em São Paio, numa quinta que ali comprou, e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1945. // Em 1964 era estudante no Liceu Nacional de Braga. // Faleceu em Dezembro desse ano, no Porto, onde fora submetido a diversas e melindrosas operações cirúrgicas; o seu corpo foi transladado em auto-fúnebre para o cemitério de São Paio. // Irmão de Oliveiros, aluno do 7.º ano no dito Liceu de Braga (Notícias de Melgaço n.º 1540, de 3/1/1965).

 

RODRIGUES, Margarida. Filha de Pedro Rodrigues e de Maria Monteiro, lavradores, castrejos. // Faleceu no lugar de Entalada a 7/3/1875, com 67 anos de idade, no estado de viúva de José Esteves. // Com geração.

 

RODRIGUES, Margarida. Filha de Francisco Ventura Rodrigues e de Isabel Esteves, lavradores. N.p. de Manuel Rodrigues e de Isabel Alves; n.m. de Manuel Esteves e de Isabel -------, todos de Assureira. Nasceu a 13/7/1856 e foi batizada no dia 16. Padrinhos: Joaquim -------------- e sua mulher, Carlota Rodrigues, de Várzea Travessa. // Faleceu em Queimadelo a 24/5/1878, devido a ter caído uma parede da casa em cima dela. // Era solteira.

 

RODRIGUES, Maria. // Nasceu em Portelinha. // Faleceu a 23/10/1857, com todos os sacramentos, sem testamento, casada com Manuel Monteiro, e foi sepultada na igreja a 24 do mesmo mês e ano.

 

RODRIGUES, Maria. // Faleceu a 11/5/1858, com todos os sacramentos, casada com Sebastião Fernandes, do lugar de Podre, e foi sepultada na igreja a 13.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel Rodrigues e de Rosa Afonso. Nasceu por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu a 15/2/1891, na vila de Castro, com 85 anos de idade, viúva de Domingos Fernandes, e foi sepultada no adro. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de António Rodrigues e de ------------------------------, castrejos. // Nasceu por volta de 1820. // Faleceu em Corveira a 25/2/1885, com 65 anos de idade, casada com José Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu por volta do ano de 1824. // Lavradeira. // Faleceu a 19/4/1893, com 69 anos de idade, no lugar de Laceiras, viúva de Pedro Afonso, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, castrejos. Nasceu por volta de 1833. // Faleceu em Corveira a 23/7/1870, com 37 anos, solteira, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Domingos Rodrigues e de Sebastiana Domingues. Nasceu por volta de 1836. // Lavradeira. // Faleceu em Entalada a 30/8/1894, com 58 anos de idade, casada com Manuel Esteves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Domingos José Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu em Pontes. // Faleceu solteira, a 25/3/1858, só com o sacramento da penitência, por não poder receber o sagrado viático, e foi sepultada na igreja a 27 do mesmo mês e ano. 

 

RODRIGUES, Maria. // Faleceu em Portelinha a 8/12/1859, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 10.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Pedro Rodrigues e de Margarida Esteves. Nasceu por volta de 1840. // Lavradeira. // Faleceu em Bago de Cima a 19/1/1897, com 57 anos de idade, viúva de José Rodrigues, e foi sepultada no adro. // Fez escritura testamentária. // Não deixou filhos.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Fortunato Rodrigues e de Ana Fernandes, ela de Cainheiras e ele do Bico, onde moravam. N.p. de Domingos Rodrigues e de Rosa Domingues; n.m. de António Fernandes e de Joaquina Fernandes. Nasceu a 24/3/1864 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. // Faleceu a 19/12/1943. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Francisco Rodrigues e de Joaquina Afonso, moradores no Barreiro. N.p. de Manuel Rodrigues e de Catarina Afonso, de Alagoa; n.m. de Manuel António Afonso e de Maria Alves. Nasceu a 3/5/1880 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de -------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1882. // Faleceu no lugar do Barreiro, Castro Laboreiro, a --/--/1929, com 47 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 14, de 26/5/1929).

 

RODRIGUES, Maria. Filha de --------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Faleceu no lugar do Rodeiro a 24/11/1913, no estado de viúva. // Era ainda uma mulher nova. // Deixou cinco filhos de menor idade.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Justino Rodrigues e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1930 (NM 25/7/1930). 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Umbelina Rodrigues. Nasceu a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 113, de 14/6/1931).

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1934 (NM 224, de 4/3/1934). // Faleceu no lugar dos Portos a --/--/1934, com apenas três meses de idade (NM 235, de 10/6/1934).

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Adelino Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1962 prestou provas na cidade de Braga de admissão ao liceu, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 1442, de 29/7/1962).

 

RODRGUES, Maria. // Nasceu por volta de 1936. // Faleceu no lugar de Eiras, Castro Laboreiro, a --/--/2020, com 84 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2020).  

 

RODRIGUES, Maria. Filha de --------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 2007 estava casada com José Albano Domingues. 

 

RODRIGUES, Maria. // Nasceu por volta de 1941. // Faleceu no lugar da Várzea, Castro Laboreiro, a --/--/2022, com 81 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2022).

 

RODRIGUES, Maria Antónia. // Nasceu por volta de 1792. // Faleceu solteira, demente, a 28/2/1858, com 66 anos de idade, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja a 2/3/1858.

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de Manuel Rodrigues e de Isabel Alves. // Faleceu no Ribeiro a 1/3/1875, casada com João Manuel Bernardo, e foi sepultada na capela do dito lugar. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de Manuel Rodrigues e de Angélica Rodrigues, lavradores, residentes em Bico. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Esteves, de Mareco. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu em Bico a 20/3/1861, com 27 anos, sem sacramentos, por não darem parte, e foi sepultada na igreja a 22.

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de João Rodrigues e de Isabel Rodrigues. N.p. de Francisco António Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de Francisco Rodrigues e de Domingas Lourenço. Nasceu a 19/7/1858 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Madrinha: Antónia Fernandes, da vila de Castro.

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Antónia Esteves, ela de Bago de Baixo e ele de Bico. N.p. de Manuel Rodrigues e de Angélica Rodrigues; n.m. de Manuel Esteves e de Florinda Esteves. Nasceu a 22/6/1873 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. // Faleceu a 24/11/1873.

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de José Bento Rodrigues e de Rosa Fernandes, lavradores, residentes na vila de Castro. N.p. de António José Rodrigues e de Benedita Fernandes; n.m. de Domingos Fernandes e de Maria Rodrigues. Nasceu a 12/5/1876 e foi batizada no dia 14. Padrinhos: Francisco Fernandes, pela pessoa de Manuel José Gonçalves, e mulher, Maria Antónia Esteves. // Faleceu a 22/7/1878 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes, ele da vila de Castro e ela de Dorna, onde habitavam. N.p. de Sebastião Rodrigues e de Maria Fernandes; n.m. de Duarte Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu a 24/4/1886 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Bento Domingues e sua mulher, Maria Antónia Alves, de Alagoa. // Faleceu a 3/5/1886.

 

RODRIGUES, Maria do Carmo. Filha de Francisco José Rodrigues, soldado da Guarda-Fiscal, e de Antónia Rosa Fernandes, moradores na vila de Castro. N.p. de Joaquina Rodrigues; n.m. de António Luís Fernandes e de Teresa Joaquina de Sousa. Nasceu a 6/12/1894 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, praça graduada da Guarda-Fiscal, natural de Cubalhão, em serviço no posto de Portelinha, e Ana Rodrigues, solteira, jornaleira, da vila de Castro. // Casou com Serafim Fernandes, na CRCM, a 6/2/1922. // Enviuvou a 24/11/1944. // Faleceu a 17/1/1979. 

 

RODRIGUES, Maria Clara. Filha de António Rodrigues e de Isabel Maria Domingues, residentes em Corveira. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues; n.m. de Alexandre Domingues e de Caetana Bernardo, de Mareco. Nasceu a 26/5/1880 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves e Clara Gonçalves, solteiros, de Corveira. // Casou na igreja de Cousso a 23/8/1909 com Manuel Joaquim Domingues, de 33 anos de idade, natural da freguesia de Cousso, filho de Manuel Domingues e de Maria Gonçalves.   

 

RODRIGUES, Maria Francisca. Filha de Domingos José Rodrigues e de Maria Gonçalves, moradores em Pontes. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves; n.m. de António Gonçalves e de Francisca Afonso. Nasceu a 25/5/1862 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves, solteiro, e Maria Afonso, viúva. // Nota: pode ser a mesma senhora que faleceu no lugar de Mareco a 18/2/1939, com 76 anos de idade (NM 435, de 12/3/1939).

 

RODRIGUES, Maria Francisca. Filha de Manuel Rodrigues e de Vitorina Alves, moradores em Ameijoeira. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Teresa Domingues; n.m. de Manuel António Alves e de Ana Fernandes. Nasceu a 8/4/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Maria Francisca Alves. // Faleceu a 15/5/1863.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Fortunato Rodrigues e de Ana Fernandes. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Rosa Domingues, de Bico; n.m. de António Fernandes e de Joaquina Fernandes, de Cainheiras. Nasceu a 7/7/1858 e foi batizada a 8 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Antónia Joaquina, de Cainheiras.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, ele de Alagoa e ela de Ameijoeira, onde habitavam. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Catarina Afonso; n.m. de Manuel Domingues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 8/7/1866 e foi batizada no dia 11. Padrinhos: Joaquim Esteves e sua mulher, Joaquina Rodrigues. // Faleceu a 8/2/1874. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de José Bento Rodrigues e de Rosa Fernandes. N.p. de António Rodrigues e de Benedita Fernandes; n.m. de Domingos Fernandes e de Maria Rodrigues. Nasceu a 1/6/1867 e foi batizada a 2 do mesmo mês e ano. Padrinhos: os avós paternos.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Maria Domingues, solteira. N.m. de Bento Domingues (Portela) e de Florentina (Monges?), de Portelinha. Nasceu a 12/5/1874 e foi batizada no dia 17. Padrinhos: Joaquim Fernandes, solteiro, de Viladraque, Paços, e sua irmã, Maria Fernandes, solteira, de Portelinha. // Nota: ficou legitimada aquando do casamento do pai, Manuel Joaquim Rodrigues, com sua mãe.   

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Domingos Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, moradores na vila de Castro. N.p. de António José Rodrigues e de Benedita Fernandes; n.m. de Manuel José Domingues e de Rosa Gregório, do Vido. Nasceu a 4/4/1881 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Fernandes, casado, da vila de Castro, pela pessoa de Joaquim Esteves, e a irmã deste, Maria Antónia Esteves, solteiros. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de João Ventura Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues, ele de Assureira e ela de Bico, onde moravam. N.p. de Francisco Rodrigues e de Isabel Esteves; n.m. de Fortunato Rodrigues e de Ana Fernandes. Nasceu a 15/4/1894 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves e sua mulher, Catarina Esteves, de Bico. // Faleceu a 16/4/1895 e foi sepultada na igreja.

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de Pedro Rodrigues e de Maria Alves Conde, de Várzea Travessa. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Antónia Pires, de Podre; n.m. de Serafim Alves Conde e de Isabel Rodrigues, de Várzea Travessa. Nasceu a 19/3/1858 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Rodrigues, de Bago de Cima, representado por Manuel Rodrigues, solteiro, e sua irmã Joaquina, solteira, de Podre.

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de Domingues Rodrigues e de Maria Joaquina Monteiro, moradores em Bico. N.p. de Sebastião Rodrigues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de António Monteiro e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu a 20/1/1897 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Monteiro e Maria José Gonçalves.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------------, lavradores, castrejos. Nasceu em Bago de Cima. // Faleceu no lugar do Ribeiro a 4/7/1870, viúva de Domingos Alves, e foi sepultada na capela do dito lugar do Ribeiro. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Senhorinha Fernandes, lavradores, castrejos. // Faleceu em Bago de Cima a 19/8/1872, com 38 anos de idade, solteira.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de António Rodrigues e de Florinda Rodrigues, moradores em Podre. Neta paterna de Manuel Luís Rodrigues e de Senhorinha Fernandes, moradores em Bago de Cima; neta materna de Domingos José Rodrigues e de Maria Antónia Pires (?), moradores no lugar de Podre. Nasceu a 26/1/1862 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião Rodrigues e sua mulher, Maria Luísa Rodrigues. // Faleceu a 4/8/1941.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Isidoro Rodrigues e de Joaquina Esteves, ele de Corveira e ela de Bago de Cima. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues; n.m. de José Esteves e de Domingas Afonso. Nasceu a 9/8/1876 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Rodrigues e sua mulher, Senhorinha Fernandes.

 

RODRIGUES, Maria dos Prazeres. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Antónia Bernardo, residentes em Alagoa. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de António Bernardo e de Antónia Domingues. Nasceu a 12/5/1896 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: a avó paterna e Manuel Bernardo, tio materno. // Faleceu em Prado a 21/12/1985.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Ana Vaz, castrejos. // Nasceu em Castro Laboreiro. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Covilhós a 23/2/1867, com 88 anos de idade, com todos os sacramentos, viúva de Bento Francisco Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Rouças. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Isabel Esteves, lavradores. Nasceu por volta de 1795. // Faleceu em Entalada a 22/8/1865, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, viúva de António Esteves, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu no lugar de Seara a --/--/1912, com 77 anos de idade.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de -------- Rodrigues e de ------------------------. Nasceu por volta de 1853. // Faleceu no lugar de Coriscadas a --/--/1932, com 79 anos de idade (NM 146, de 17/4/1932).

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Sebastião Rodrigues e de Joaquina Gonçalves. N.p. de Manuel Rodrigues e de Angélica Rodrigues, todos do Vido; n.m. de Domingos Gonçalves e de Isabel Bernardo, de Ameijoeira. Nasceu a 23/2/1857 e foi batizada no dia 24. Padrinhos: Manuel Esteves e sua irmã Maria, solteiros, de Varziela. // Faleceu a 2/5/1857. // (Gémea de Manuel José).

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Joaquim José Rodrigues e de Maria Esteves, residentes em Mareco. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Gonçalves, de Alagoa; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Antónia Gonçalves, de Mareco. Nasceu a 27/3/1859 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Pedro Afonso e sua mulher, Maria Rodrigues, de Laceiras. // Faleceu na Vila de Melgaço a 3/2/1946.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Pedro Rodrigues e de Maria Rosa Alves Conde, lavradores, ele de Podre e ela de Várzea Travessa, onde moravam. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Antónia Pires; n.m. de Serafim Alves Conde e de Isabel Rodrigues. Nasceu a 16/3/1866 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Rodrigues, casado, e Florinda Rodrigues, casada. // Faleceu a 25/7/1867 e foi sepultada na igreja. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Isidoro Rodrigues e de Joaquina Esteves, ele de Corveira e ela de Bago de Cima, onde residiam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues; n.m. de José Esteves e de Domingas Afonso. Nasceu a 13/7/1866 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente Esteves e sua mulher, Ana Esteves.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Teresa Esteves, ela de Entalada e ele de Pontes, onde moravam. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Maria Gonçalves; n.m. de João Esteves e de Antónia Fernandes. Nasceu a 12/4/1872 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Fernandes e sua mulher, Maria Rosa Esteves.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Isabel Monteiro, residentes em Várzea Travessa. N.p. de José Bernardo Rodrigues e de Maria Domingues; n.m. de João Monteiro e de Andreza Monteiro. Nasceu a 19/4/1875 e foi batizada a 20 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Serafim Alves Conde, pela pessoa de Manuel José Alves Conde, e mulher, Ana Rosa Esteves. // Faleceu a 9/3/1942.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Vitorina Alves, ela de Corveira e ele de Ameijoeira, onde habitavam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Teresa Domingues; n.m. de Manuel António Alves e de Ana Maria Fernandes. Nasceu a 5/6/1875 e foi batizada a 6 do mesmo mês e ano. Madrinha: Ana Esteves, casada com Daniel Esteves. // Casou com Joaquim, de 27 anos de idade, filho de Manuel Fernandes e de Maria Esteves, na igreja de Castro, a 19/8/1901. // Faleceu a 16/3/1944. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Isabel Alves. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Domingues, de Covelo; n.m. de Luís Alves e de Maria Antónia Domingues, de Portelinha. Nasceu a 14/7/1878 e foi batizada a 15 desse mês. Padrinhos: os avós paternos.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Domingues, residentes em Várzea Travessa. N.p. de Maria Rodrigues, solteira, de Corveira; n.m. de Manuel Domingues e de Gertrudes Pires. Nasceu a 17/5/1880 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Madrinha: Isabel Domingues, solteira, de Várzea Travessa.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves, ela de Pontes e ele de Podre, onde moravam. N.p. de Domingos Rodrigues e de Rosa Esteves; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Ana Rodrigues. Nasceu a 19/2/1885 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento Alves e sua irmã, Maria Rosa, solteiros, de Podre (assistiu ao acto, com procuração do padrinho, o avô paterno da criança). // Faleceu a 23/12/1887 e foi sepultada no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Domingos José Rodrigues e de Joaquina Esteves, ele de Covelo e ela de Pontes, onde residiam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu a 5/4/1885 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, solteiro, e a avó paterna da criança (o padrinho foi substituído pelo padre José António Afonso). // Casou com Joaquim, de 34 anos de idade, filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, na CRCM, em 1917. // Enviuvou a 6/1/1964. // Faleceu a 15/2/1975.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Antónia Fernandes, ela de Cainheiras e ele de Mareco, onde moravam. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de António Fernandes e de Ana Rosa Domingues. Nasceu a 19/3/1886 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua irmã Rosa, solteiros, de Pontes (o padrinho foi substituído pelo avô paterno da criança). // Faleceu a 10/4/1963.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Bento Rodrigues e de Maria José Afonso, ele de Várzea Travessa e ela de Covelo, onde residiam. N.p. de José Rodrigues e de Maria Luísa Conde; n.m. de António Afonso e de Joaquina Domingues. Nasceu a 26/2/1887 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. // Casou com Luís (Matos?), na igreja de Castro, a 10/7/1907. // Enviuvou a 28/2/1943. // Faleceu a 11/9/1975.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Bernardo, moradores em Covelo. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de António José Bernardo e de Maria Antónia Domingues. Nasceu a 21/7/1889 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, solteiro, tio paterno, e a avó paterna. // Morreu a 7/8/1889.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues, residentes em Corveira. N.p. de José Rodrigues e de Maria Rodrigues; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu a 21/3/1890 e foi batizada a 24 desse mês. Madrinha: Maria dos Prazeres Domingues, casada, moradora em Cainheiras. // Faleceu a 24/4/1890.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa Alves, moradores em Corveira. N.p. de António Rodrigues e de Rosa Alves; n.m. de José Alves e de Ângela Fernandes. Nasceu a 1/4/1890 e foi batizado a 7 desse mês. Padrinhos: António José Domingues e mulher, Ana Rosa Rodrigues, de Corveira. // Faleceu no lugar dos Portos a 23/10/1954.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves, moradores em Várzea Travessa. N.p. de Domingos Rodrigues e de Rosa Esteves; n.m. de Manuel Alves e de Maria Bernardo. Nasceu a 1/5/1890 e foi batizada no dia 2. Madrinha: a avó materna. // Faleceu a 6/3/1973.   

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Rodrigues e de Maria Alves, residentes em Corveira. N.p. de Manuel Rodrigues e de Vitorina Alves; n.m. de Manuel Alves e de Maria Francisca Alves. Nasceu a 1/4/1895 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Alves (representado por seu pai) e sua mulher, Maria Rosa Fernandes. // Faleceu a 2/3/1966.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Domingos Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, ela de Várzea Travessa e ele do Covelo, onde habitavam. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Domingues; n.m. de Bento Esteves e de Joaquina Alves. Nasceu a 21/5/1896 e foi batizada nesse dito dia. Padrinhos: Manuel Esteves (Frade) e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, tios da criança. // Faleceu a 5/12/1943 (?).  

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Rodrigues e de Maria Joaquina Domingues, ele de Covelo e ela de Laceiras, onde residiam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de Pedro Domingues e de Francisca Esteves. Nasceu a 10/3/1898 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso e sua mulher, Isabel Esteves, de Laceiras. // Faleceu a 29/9/1985.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Bento Rodrigues e de Isabel Maria Afonso, ela de Cainheiras e ele de Bico, onde moravam. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de Manuel Afonso e de Antónia Joaquina Afonso. Nasceu a 12/3/1898 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos. // Casou com José Rodrigues, na CRCM, a 24/10/1922. // Faleceu a 16/2/1971.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Teresa Teodósia Rodrigues. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Francisca Rodrigues; n.m. de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes. Nasceu a 31/3/1916. // Irmã do padre Aníbal Rodrigues. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Emília Alves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1929 (NM 7, de 7/4/1929). // Faleceu no lugar dos Portos a --/--/1930, com apenas um ano de idade (NM 67, de 6/7/1930).

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de Francisco António Rodrigues e de Domingas Lourenço, moradores na vila de Castro. // Faleceu no dito lugar a 16/8/1862, com 35 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, solteira, e foi sepultada na igreja. // Sem geração.

 

RODRIGUES, Miguel António. Filho de António Rodrigues e de Isabel Domingues, ela de Mareco e ele de Corveira, onde residiam. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues; neto materno de Alexandre Domingues e de Caetana Bernardo. Nasceu a 1/4/1876. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves, pela pessoa de Miguel Gonçalves, e sua mulher, Isabel Esteves.

 

RODRIGUES, Olinda de Fátima. Filha de Germano Rodrigues e de Matilde Rodrigues, moradores no lugar do Rodeiro. Nasceu nesse lugar de Castro Laboreiro a --/--/1958 (NM 1299, de 16/11/1958).  

 

RODRIGUES, Oliveiros. Filho de Manuel António Rodrigues e de Ana Rosa Afonso. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1930 (NM 75, de 31/8/1930). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Maria Alberta Alves Pires, natural de Fiães. Em 1970 adquiriraram (por doação verbal feita por seus sogros, Vitorino José Pires e Palmira Alves, de Vila do Conde, Fiães), o “Campo do Porto”, sito no lugar de Porto (Eira), Rouças, a confrontar a norte com Diamantino José Gonçalves, a sul com Manuel Maria Gregório... Em 2000 residiam no lugar do Coto, São Paio. (A Voz de Melgaço n.º 1137).

 

RODRIGUES, Oliveiros. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria da Conceição Esteves. Nasceu a --/--/1934 (NM 238, de 8/7/1934).

 

RODRIGUES, Oliveiros (Dr.) Filho de António Rodrigues e de Isabel Maria Pereira, comerciantes. Nasceu a 8/7/1936. // Em 1950 o professor António Pinho levou-o a exame de admissão aos liceus no qual brilhou; até mereceu que o presidente do júri, logo de entrada na prova oral, lhe dissesse: «- rapaz, tu foste um herói; tens tudo certo; desta massa precisamos cá nós.» Isto dispô-lo bem para a prova escrita, que foi distinta (NM 954, de 5/11/1950). // Estudou no Colégio do Minho, Viana do Castelo, acabando por concluir o antigo 5.º ano no Colégio Dom Nuno, Póvoa de Varzim. Terminou o ensino secundário no Porto. // Casou na igreja do mosteiro de Fiães a 15/8/1959 com Aurora de Jesus, professora do ensino básico em Podame, Monção, natural de Adavelha, Fiães, filha de António Rodrigues e de Esperança Augusta Domingues, e irmã do professor Rodrigues. Assistiram ao ato cerca de 150 convidados, que foi presidido pelo irmão da noiva, padre António de Jesus Rodrigues, tendo a missa nupcial sido celebrada pelo padrinho de batismo e de casamento, padre Manuel José Rodrigues; a madrinha de casamento da noiva foi Aurora Gonçalves Pires. Padrinhos do noivo: seu primo, padre Albertino Pereira, e sua mãe. Findo o ato religioso, teve lugar um opulento almoço, oferecido pela família da noiva em casa da sua parente Maria Teresa, na Vila de Melgaço. // Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra por volta de 1961, concluindo o Curso em 1965 (é o 1.º licenciado da freguesia). Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1556, de 30/5/1965: «Concluiu a sua formatura na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra o Dr. Oliveiros Rodrigues, natural de C. L… // O Dr. O.R. esteve como oficial miliciano em missão de soberania na província de Angola, onde foi muito estimado pela sua devoção patriótica e brio militar.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1560, de 4/7/1965: «Foi nomeado Conservador interino dos Registos Predial e Civil do concelho de Paredes de Coura o Dr. Oliveiros Rodrigues…» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1563, de 28/7/1965: «Tomou posse do cargo de Conservador do Registo Predial de Paredes de Coura…» // Fez a tropa, cumprindo dois anos em Angola, com a patente de alferes. Antes do serviço militar fora colocado como Conservador interino na Conservatória do Registo Civil e Predial de Paredes de Coura, fazendo simultaneamente estágio e preparando o concurso para Conservador-Notário. Apesar de ter sido aprovado, optou pela advocacia. Instalou-se em Melgaço, na sede do concelho, abrindo escritório ao público (mais tarde abriu outro em Monção). O Comando Geral da Legião Portuguesa aproveitou essa oportunidade e, por despacho, nomeia-o delegado da Legião em Melgaço. Substituiu António José Machado Duarte, comandante de lança, na altura chefe da Secretaria do Tribunal Judicial da Comarca (NM 1710, de 12/1/1969). // Em termos ideológicos era defensor acérrimo do modelo corporativista. // Foi vice-presidente dos BVM e desde 1986 que pertence à Associação Jurídica de Braga. // Divorciou-se da esposa. // É referido no livro de Alberto Pereira de Castro (As Gerações Valencianas, vol. I, p. 51): «A fonte ficou a ser conhecida entre os populares por “Fonte dos Nobres”, e foi, segundo informações fidedignas, oferecida, há poucos anos, pelo então proprietário, ao advogado Dr. Oliveiros Rodrigues, de Melgaço, que a levou para a quinta de seus pais, nas Cainheiras, em Castro Laboreiro.» // Sem geração.

 

RODRIGUES, Oliveiros. // Nasceu por volta de 1956. // Morreu no lugar de Eiras, Castro Laboreiro, a 12/05/2025, com 69 anos de idade (agência funerária Vilarinho). 

 

RODRIGUES, Ortelinda. Filha de Felismina Rodrigues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1931 (NM 113, de 14/6/1931). // S. m. n.

 

RODRIGUES, Otílio. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves. Nasceu a --/--/1940 (Notícias de Melgaço n.º 483, de 25/2/1940). // Em Janeiro de 1963 sofreu um acidente de automóvel para os lados de Penso; o carro era conduzido por Adelino Medela (Notícias de Melgaço n.º 1458, de 13/1/1963). // Casou com Arminda Esteves. // Em 1984 adquiriram (por doação verbal de José Joaquim Rodrigues e sua mulher, [Maria] Rosa Alves, moradores no lugar do Teso), um prédio urbano, com cerca de 170 m2 (A Voz de Melgaço). // Em 2006 residiam no dito lugar do Teso.

 

RODRIGUES, Palmira. Filha de António Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1931 (NM 97, de 17/2/1931). // Nota: deve ser a mesma senhora que casou com José Joaquim Esteves (Cobelo), da vila de Castro; em 1951 deu à luz uma menina, Maria de Jesus (NM 965, de 4/2/1951, e NM 1101, de 31/1/1954). 

 

RODIGUES, Palmira. Nasceu a --/--/1944. // Faleceu no lugar de Coriscadas, freguesia de Castro Laboreiro, a 4/12/2024, com 80 anos de idade (agência funerária Vilarinho).

 

RODRIGUES, Pedro. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Antónia Pires, residentes em Podre. // Lavrador. // Casou a 8/6/1857 com Maria, filha de Serafim Alves Conde e de Isabel Rodrigues, de Várzea Travessa. // Faleceu a 4/1/1896, em Várzea Travessa, com 64 anos de idade, viúvo, e foi sepultado na igreja. // Com geração.    

 

RODRIGUES, Preciosa. Filha de Adelino Rodrigues e de Rosa Rodrigues. Nasceu a --/--/1940 (NM 492, de 5/5/1940).

 

RODRIGUES, Recordina. Filha de Manuel José Rodrigues e de Isabel Alves, ela de Portelinha e ele de Covelo, onde moravam. Neta paterna de António José Rodrigues e de Rosa Domingues; neta materna de Luís Alves e de Maria Domingues. Nasceu a 4/7/1894 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Isabel Domingues e Luís Rodrigues, tio paterno, solteiros, de Covelo. 

 

RODRIGUES, Ricardo. // A 20/10/1998, na CRCM, juntamente com Aurélio Rodrigues e sua mulher, Angelina Carvalho Moreira Rodrigues, e Júlio do Nascimento Rodrigues, casado com Maria das Dores Domingues, criou a empresa «Castrum Villae – Hotéis Rurais de Portugal, L.da», com sede na vila de Castro Laboreiro. 

 

RODRIGUES, Rosa. // Faleceu a 3/11/1858, com todos os sacramentos, sem testamento, casada com António José Bernardo, de Várzea Travessa, e foi sepultada na igreja a 4 do mesmo mês e ano. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de -------------------------------, lavradores, castrejos. // Faleceu em Covelo a 16/9/1876, com 77 anos de idade, casada com Manuel Afonso. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Rosa. // Nasceu por volta de 1807. // Faleceu no Ribeiro a 23/1/1885, com 78 anos de idade, viúva de Francisco Fernandes, do Soajo, e foi sepultada na capela do dito lugar. // Constava que deixara um filho.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Teresa Domingues. Nasceu em Virtelo, Cousso, por volta de 1813. // Faleceu na vila de Castro a 14/6/1897, com 84 anos de idade, viúva de Inácio Domingues, e foi sepultada no dia 16 daquele mês e ano. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António Rodrigues e de Maria Esteves, lavradores. Nasceu por volta de 1816. // Faleceu a 13/10/1868, com 52 anos de idade, sem sacramentos, sem testamento, casada com Damião Fernandes, e foi sepultada na igreja.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António Rodrigues e de Maria Monteiro. Nasceu por volta de 1822. // Lavradeira. // Faleceu a 28/2/1891, em Dorna, com 69 anos de idade, sem sacramentos, por não dar tempo, viúva de Manuel Esteves, e foi sepultada no adro. // Com geração.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Senhorinha Fernandes. Nasceu por volta de 1840. // Lavradeira. // Faleceu em Bago de Cima a 3/8/1890, com 50 anos de idade, casada com António Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Rosa Domingues, lavradores, castrejos. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu em Covelo a 17/5/1871, com apenas 17 anos de idade, solteira.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Domingos José Rodrigues e de Maria Gonçalves, residentes em Pontes. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves, de Alagoa; n.m. de António José Gonçalves e de Francisca Afonso, de Pontes. Nasceu a 7/4/1857 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel José Gonçalves, representado por António José Fernandes, e a mulher deste, Ana Rosa Gonçalves, da vila de Castro.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Sebastião Rodrigues e de Maria Fernandes, lavradores. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Afonso; n.m. de António José Fernandes e de Ana Rosa Gonçalves. Nasceu a 6/7/1859 e foi batizada a 7 do dito mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Gonçalves e sua tia, Ana Rosa Gonçalves, todos da vila de Castro. // Faleceu a 21/9/1869, só com a extrema-unção, e foi sepultada na igreja. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António Rodrigues e de Florinda Rodrigues, ele de Bago de Cima e ela de Podre. N.p. de Manuel Luís Rodrigues e de Senhorinha Fernandes; n.m. de Domingos Rodrigues e de Maria Antónia Pires. Nasceu a 17/4/1864 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Pedro Rodrigues e sua mulher, Maria Alves Conde. // Faleceu em Podre a 1/6/1884, solteira, e foi sepultada no adro. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Isabel Alves, residentes em Covelo. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Domingues; n.m. de Luís Alves e de Maria Domingues, de Portelinha. Nasceu a 10/5/1881 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves, moradores em Podre. N.p. de Domingos Rodrigues e de Rosa Esteves; n.m. de Francisco Manuel Esteves e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu a 17/2/1888 e foi batizada no dia 19. Padrinhos: os avós paternos. // Faleceu a 19/12/1965.

 

RODRIGUES, Rosa Benta. // Faleceu a 6/9/1858, com todos os sacramentos, sem testamento, viúva de Manuel Domingues, do Barreiro, e foi sepultada na igreja no dia 8 do mesmo mês e ano.

 

RODRIGUES, Rosalina. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, ela de Várzea Travessa e ele da vila de Castro, onde moravam. N.p. de João Rodrigues e de Isabel Rodrigues; n.m. de Manuel Esteves e de Luísa Esteves. Nasceu a 13/4/1883 e foi batizada no dia 15. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Rosa Monteiro, do Ribeiro, negociantes.

 

RODRIGUES, Rosalina. Filha de António José Rodrigues (Lareiro) e de Emília Alves. Nasceu a 3/6/1931 (NM 115, de 28/6/1931). // Foi com seus pais para a Vila de Melgaço, para a Quinta do Mascanho, em 1932 ou 1933; aí casou, a 11/1/1953, com o 2.º cabo da Guarda-Fiscal, António do Nascimento Carvalho. // Faleceu no hospital de Viana do Castelo (confirmar) a 15 ou 16/4/2014. // Mãe de Germano (oficial do exército), de Manuel António (residiu em Caminha), e de Maria Luísa.

 

RODRIGUES, Sebastião. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes em Curveira. // Faleceu a 1/1/1861, no dito lugar, com 82 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, viúvo de Luísa Domingues, rural, e foi sepultado na igreja a 3 daquele mês e ano. 

 

RODRIGUES, Sebastião. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Afonso, lavradores, residentes na vila de Castro. Nasceu por volta de 1815. // Faleceu no dito lugar a 30/4/1863, com 48 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, casado com Maria Fernandes, rural, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Sebastião. Filho de Manuel Rodrigues e de Angélica Rodrigues, residentes em Bico. Nasceu por volta de 1823. // Casou a 5/11/1855 com Joaquina, filha de Domingos Gonçalves e de Isabel Bernardo, de Ameijoeira. // Faleceu no lugar de Bico a 6/10/1887, com 64 anos de idade, casado com a dita Joaquina Gonçalves, e foi sepultado no adro.

 

RODRIGUES, Sebastião. Filho de Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Esteves. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves, de Alagoa; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Gonçalves, de Mareco. Nasceu a 14/4/1862 e foi batizado a 16 desse mês. Padrinhos: Sebastião Alves e Isabel Rodrigues, de Alagoa. // Faleceu no lugar de Vila Verde d’Oura, freguesia de Oura, Chaves, pelo meio-dia de 23/1/1875, e foi sepultado no adro da capela daquele lugar. // (O pároco de Castro recebeu, a 10/6/1875, uma certidão a narrar o facto).   

 

RODRIGUES, Sebastião José. Filho de Manuel António Rodrigues e de Rosa Domingues, ele de Bico e ela de Dorna, onde habitavam. N.p. de Sebastião Rodrigues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Benta Alves. Nasceu a 26/3/1897 e foi batizado a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: Sebastião Monteiro (representado por José Joaquim Alves) e sua mulher, Maria Rosa Fernandes. // Em 1918 foi preso em Espanha, juntamente com outros castrejos: Manuel Esteves, Alfredo Esteves, José Domingues Lengo, Abílio Esteves, Manuel Afonso, Manuel António Esteves, José Rodrigues, Joaquim Rodrigues, Manuel Domingos (ou Domingues), António Esteves Domingos (ou Domingues), António Afonso, Domingos Pereira, Adelino do Espírito Santo, Manuel Joaquim Fernandes, José Rodrigues, Manuel António Domingos (ou Domingues), António Domingos (ou Domingues), Manuel Afonso, e Francisco Afonso. A sua idade variava entre os 17 e os 55 anos. Segundo parece iam trabalhar como pedreiros; acontece que alguns deles estavam na idade do serviço militar, estava a decorrer a guerra, e as autoridades pensaram que eles queriam fugir a essa obrigação. O cônsul português em Ourense enviou-os para Valença do Minho (JM 1198, de 9/3/1918). // Casou a 15/1/1923, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com Maria Rosa Esteves. // Faleceu a 17/12/1967. // Nota: lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1661, de 26/11/1967, «pelo juízo de direito da comarca de Melgaço, na execução sumária para pagamento de quantia certa, pendente na secção de processos, movida por Joaquim Rodrigues e Sebastião José Rodrigues, casados, lavradores, residentes no Rodeiro, Castro Laboreiro, contra Manuel Monteiro e mulher, moradores em parte incerta de Espanha, e outros, são citados os seguintes executados – José Rodrigues, solteiro, agricultor, com a última residência no Rodeiro; Maria Bernardo, solteira, maior, com a última residência na vila de Castro; e Manuel Rodrigues, solteiro, maior, agricultor, com a última residência no Rodeiro, todos a residir em parte incerta, e a Maria Bernardo em parte incerta do Brasil, para no prazo de cinco dias, que começa a correr depois de finda a dilacção de trinta dias, contados da data da 2.ª e última publicação do anúncio, pagarem cada um a importância de 1.470$00 e um centavo, e juros legais ao exequente Joaquim Rodrigues, e a quantia de 852$94, e respectivos juros, ao credor Sebastião José Rodrigues, ou nomearem bens à penhora, suficientes para o mencionado pagamento, sob pena de, não o fazendo, se devolver esse direito aos mesmos exequentes.» // (ver também Notícias de Melgaço n.º 1710, de 12/1/1969).   

 

RODRIGUES, Senhorinha. Filha de Francisco Ventura Rodrigues e de Isabel Esteves, residentes em Assureira. N.p. de Manuel Rodrigues e de Isabel Alves; n.m. de Manuel Esteves e de Isabel Esteves. Nasceu a 22/4/1864 e foi batizada a 23. Padrinhos: Manuel Enes e sua mulher, Maria José Fernandes.

 

RODRIGUES, Serafim. Filho de Isidoro Rodrigues e de Joaquina Esteves, lavradores, ele de Corveira e ela de Bago de Cima, onde moravam. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues; n.m. de José Esteves e de Domingas Afonso. Nasceu a 23/2/1868 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Madrinha: Isabel Domingues, solteira. // Faleceu a 5/7/1875.

 

RODRIGUES, Serafim. Filho de Francisco Rodrigues e de Joaquina Afonso, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de Manuel Rodrigues e de Catarina Afonso; n.m. de Manuel Afonso e de Maria Alves. Nasceu a 9/4/1891 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Fernandes e sua mulher, Antónia Afonso, de Várzea Travessa.

 

RODRIGUES, Serafim. Filho (único) de José Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu (em Castro ou em Paços?) a --/--/19--. // Casou com Amabélia Mendes. // Residiu em Sá, Paços, por terem (seus pais?) comprado a Quinta dos Durães. // Faleceu no dito lugar em 1991, devido a ter tombado o seu tractor quando pretendia executar uma manobra! // (A Voz de Melgaço n.º 949).

 

RODRIGUES, Serafim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Rosa Afonso. Nasceu a --/--/1931 (NM 120, de 9/8/1931). 

 

RODRIGUES, Serafim. Filho de José Rodrigues e de Ana Gonçalves. Nasceu a --/--/1934 (NM 230, de 22/4/1934).

 

RODRIGUES, Sofia. Filha de Adelino Rodrigues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 371, de 10/10/1937).

 

RODRIGUES, Sofia Augusta. Filha de Manuel José Rodrigues e de Isabel Alves, ela de Portelinha e ele de Covelo, onde residiam. N.p. de António Rodrigues e de Rosa Domingues; n.m. de Luís Alves e de Maria Domingues. Nasceu a 9/6/1884 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Madrinha: Isabel Domingues, solteira, de Covelo. // Casou com Francisco, de 24 anos de idade, filho de Manuel Bernardo e de Luísa Bernardo, na igreja de Castro, a 26/8/1906. // Enviuvou a 13/5/1952. // Faleceu a 20/10/1962. 

 

RODRIGUES, Teresa. // Faleceu no Barreiro a 12/4/1856, com todos os sacramentos, sem testamento, viúva de Jorge Esteves, e foi sepultada na igreja a 14 daquele mês e ano.

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de Pedro Rodrigues e de Maria Rosa Monteiro, castrejos. // Faleceu em Laceiras a 3/2/1887, com 81 anos de idade, viúva de Luís Esteves, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Domingues, residentes em Portelinha. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ventura Rodrigues; n.m. de Bento Domingues e de Florentina Mangas. Nasceu a 1/1/1880 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Domingos Domingues e sua mulher, Teresa Pereira, da vila de Castro. // Faleceu a 27/1/1880. // (Gémea de Ana Maria).

 

RODRIGUES, Teresa Teodora (ou Teodósia). Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes. Nasceu por volta de 1890. // Casou com Manuel António Rodrigues. // Faleceu no lugar de Formarigo a 13/1/1965, com setenta e cinco (75) anos de idade. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1542, de 24/1/1965: «No lugar de Formarigo, C. L., faleceu no passado dia 13, T.T.R., de 75 anos de idade, casada com Manuel António Rodrigues, mãe do padre Aníbal Rodrigues, pároco de Castro, de Umbelina, casada com José Fernandes, e de Albertina, casada com Adelino Fernandes...»

 

RODRIGUES, Umbelina de Jesus. Filha de Manuel António Rodrigues e de Teresa Teodósia Rodrigues. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Francisca Rodrigues; n.m. de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes. Nasceu a 15/6/1911. // Casou a --/10/1935 com António (ou José) Fernandes (Notícias de Melgaço n.º 290, de 10/11/1935). // Irmã do padre Aníbal Rodrigues.

 

RODRIGUES, Ventura. Filha de António Rodrigues e de Domingas Alves. // Lavradeira. // Faleceu na vila de Castro a 3/2/1889, com 72 anos de idade, casada com Manuel Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Com geração. // Nota: parece que já estava viúva, quando morreu.  

 

RODRIGUES, Zulmira. // Nasceu por volta de 1936. // Faleceu no lugar do Rodeiro, Castro Laboreiro, a --/--/2021, com 85 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2021).

 

SANTOS

 

SANTOS, José Bento. Filho de Pedro Domingues Santos e de Francisca Esteves. N.p. de Manuel Domingues Santos e de Maria Antónia Domingues, de Laceiras; n.m. de António Esteves e de Maria Rodrigues, de Entalada. Nasceu a 30/4/1857 e foi batizado a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: Salvador Esteves, viúvo, e sua filha, Maria Joaquina Esteves, do lugar de Laceiras.

 

SANTOS, Manuel. Filho de Domingos Domingues Santos e de Maria Enes. // Faleceu em Laceiras a 28/1/1857, com todos os sacramentos, sem testamento, viúvo de Maria Antónia Domingues, e foi sepultado na igreja no dia 30.

 

SANTOS, Maria. Filha de Manuel Domingues Santos e de Maria Antónia Domingues. N.p. de Domingos Domingues Santos e de Maria Enes; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Domingues, do Barreiro. Nasceu a 8/2/1820 e foi batizado pelo padre-cura, Francisco António Domingues, no dia 11. Padrinhos: Manuel António Fernandes, viúvo, da vila de Castro, e Isabel (Enes?), de Ramisqueira. (Este assento foi feito pelo padre Manuel José Gonçalves a 12/9/1855).

 

SECO

 

SECO, Otília. Filha de António Seco e de Emília Alves, vendedores ambulantes, ele de Rio Caldo, Terras de Bouro, e ela de Gontim, partido judicial de Ginço, Ourense, moradores em Rio Caldo. N.p. de Manuel Seco e de Vicenta Fernandes; n.m. de Maria Alves. Nasceu na vila de Castro Laboreiro a 12/8/1895 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Luís Pereira e sua mulher, Maria Joaquina Rodrigues. // Sem mais notícias.

 

SILVA

 

SILVA, Domingos. Filho de Francisco Domingues Silva e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu a 9/8/1913.

 

SILVA, Franklin. Filho de José Ferreira da Silva e de Maria da Costa. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 165, de 18/9/1932). // Casou com Emília da Conceição Gomes, de São Paio. // Por volta de 1968, através de compra verbal feita a Aníbal Esteves e sua mulher, Maria Pires, da vila de Castro, adquiriram um prédio rústico, designado «Perguntouro», com a área 1360 m2, confrontando a norte com Constança Esteves e a nascente com Ermezinda Domingues. // Em 1998 moravam na vila de Castro. // (A Voz de Melgaço n.º 1098). // Morreu na vila de Castro Laboreiro a 20/11/2024, quarta-feira, com 92 anos de idade (agência funerária Vilarinho).    

 

SILVA, Manuel. Filho de Manuel António Silva e de Maria Rosa da Cruz, mendigos «que diziam ser naturais de Golfeiros, Mirandela, diocese de Bragança.» Nasceu a 1/3/1877 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Madrinha: Maria Domingues, casada com António Pires, de Portelinha. // Sem mais notícias.    

 

SILVA, Maria. Filha de Maria da Silva, de Vila da Feira, Ovar. // Faleceu no lugar do Ribeiro a 30/3/1892, com 28 anos de idade, sem sacramentos, por não dar tempo; era casada com António Francisco, soldado da Guarda-Fiscal no ponto do Ribeiro, e foi sepultada na capela de esse lugar. // Com geração.

 

SILVA, Maria Josefa. // Nasceu no concelho (*) de Prado, Braga, por volta de 1782. // Faleceu no lugar do Ribeiro, Castro Laboreiro, a 10/12/1866, com 84 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, viúva de António Xavier, rural, e foi sepultada na igreja. /// (*) Depois de 1855 Prado passou a ser freguesia de Vila Verde.

 

SILVA, Miquelina. Filha de Guilherme Silva, soldado da Guarda-Fiscal, e de Maria da Esclavitude Tapia, moradores em São Gregório, Cristóval. N.p. de António Silva e de Maria Dias; n.m. de Francisco Tapia e de Teresa Tapia, de São Miguel de Desteriz, Tui. Nasceu a 13/5/1889 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Carlos Alberto da Cunha, guarda, solteiro, de São Vicente da Raia, Chaves, e Miquelina Gonçalves, solteira, moradora no lugar do Ribeiro.

 

SILVA, Virgínia. Filha de Guilherme Silva, soldado da Guarda-Fiscal, de Cristóval, e de Maria de Esclavitude Tapia, de Desteriz, bispado de Tui, moradores no lugar do Ribeiro. N.p. de António Silva e de Maria Dias; n.m. de Teresa Tapia. Nasceu no Ribeiro de Cima a 10/1/1894 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Gonçalves (representado por José Joaquim da Rocha, casado, taberneiro) e sua mulher, Delfina Esteves, do Ribeiro de Baixo.      

 

SOARES

 

SOARES, Maria Luísa. Filha de Maria Antónia Esteves. // Faleceu no Ribeiro a 1/4/1884, com 64 anos de idade, casada com Sebastião Bernardo, e foi sepultada junto à capela do dito lugar. // Deixou filhos.

 

SOUSA

 

SOUSA, Adelaide. Nasceu por volta de 1905. // Em 1945 estava solteira, era doméstica, e morava no lugar da vila de Castro.

 

SOUSA, Adolfo. Filho de ---------- de Sousa e de ------------- Domingues. Nasceu a --/--/18--. // A 24/6/1913 veio visitar a família; era empregado comercial em Lisboa; partiu para a capital a 11 de Agosto desse ano.  

 

SOUSA, Ana de Jesus. Filha de José de Sousa, escrivão, e de Isabel Alves, moradores na vila de Castro. // Faleceu no dito lugar a 8/7/1864, com 50 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha. 

 

SOUSA, António. Filho de Manuel Caetano de Sousa e de Maria Domingues, moradores no lugar da vila de Castro. N.p. de José de Sousa e de Isabel Alves; n.m. de António Domingues e de Maria Antónia Alves, da Ponte do Barreiro. Nasceu a 14/5/1858 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Luís Fernandes e sua mulher, Teresa de Sousa, da vila de Castro.

 

SOUSA, António Cândido. Filho de Alfredo de Sousa e de Palmira Fernandes. Nasceu por volta de 1955. // Residiu no lugar do Monte de Prado, freguesia de Prado, concelho de Melgaço. // Faleceu na freguesia de Vila Fonche, Arcos de Valdevez, a 28/8/2013, com 58 anos de idade. // O seu funeral realizou-se no dia seguinte, quinta-feira, partindo da Casa Mortuária para o cemitério de Castro Laboreiro. // Era irmão do engenheiro Sousa.  

 

SOUSA, António Joaquim. Filho de Maria de Jesus da Rocha de Sousa, moradora no lugar da vila de Castro. N.m. de Domingos Joaquim Rocha Sousa, de Sabadim, Arcos de Valdevez, e de Maria José Rodrigues de Sousa Ramalho, de São Miguel de Messegães, Valadares, negociantes na vila de Castro. Nasceu a 5/3/1866 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua mulher, Rosa Domingues.    

 

SOUSA, António José. Filho de José de Sousa e de Luísa Fernandes, ela da Ponte do Barreiro e ele do lugar da vila de Castro, onde moravam. N.p. de Manuel Caetano de Sousa e de Maria Domingues; n.m. de António Fernandes e de Maria Domingues. Nasceu a 21/5/1888 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, e sua filha, Maria Esteves, solteira, da vila de Castro.

 

SOUSA, Aurora. Filha de Basílio de Sousa e de Luísa Rodrigues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1939 (NM 441, de 23/4/1939).

 

SOUSA, Casimiro. Filho de ----------- Sousa e de ----------------. Nasceu em Espanha a 28/03/1955. // Morreu no lugar de Falagueiras, Castro Laboreiro, a 20/05/2021, com 66 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Castro (A Voz de Melgaço de 1/6/2021 e CFAM).

  

SOUSA, Domingos José da Rocha. // Em 1857 morava em Castro Laboreiro. Nesse ano, a 12 de Janeiro, juntamente com Maria de Jesus da Rocha de Sousa, também da freguesia de Castro Laboreiro, foi padrinho de Maria Teresa Rebelo, nascida em São Paio de Melgaço a 7/1/1857.

 

SOUSA, Joaquina de Jesus. Filha de Domingos Joaquim da Rocha de Sousa e de Maria José Rodrigues de Sousa Ramalho, negociantes na vila de Castro Laboreiro. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu no lugar da vila de Castro a 28/11/1863, com 28 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Sem geração. 

 

SOUSA, José. Filho de Manuel Caetano Sousa e de Maria Domingues. Nasceu no lugar da vila de Castro por volta de 1841. // Casou a 31/10/1881 com a sua parente em 3.º grau, Luísa, de 32 anos de idade, solteira, do Barreiro, filha de Manuel Fernandes e de Maria Domingues.

 

SOUSA, José Joaquim. Filho de Domingos Joaquim da Rocha Sousa e de Maria José Rodrigues de Sousa Ramallho. Nasceu na vila de Castro por volta de 1830. // Casou a 26/9/1870 com Carlota Joaquina Gomes de Sousa, de 30 anos de idade, viúva de Guilherme Cândido de Barros, da Vila de Melgaço, todos comerciantes. Testemunhas: Joaquim Pereira, casado, professor, e José António Alves, solteiro, sobrinho do padre. // Ferrador. // Faleceu a 15/12/1896, no lugar onde nascera, com 69 anos de idade, casado, e foi sepultado no adro. // Com geração. 

 

SOUSA, Manuel Caetano. Filho de José de Sousa e de Isabel Alves. // Lavrador. // Faleceu no lugar da vila de Castro a 5/3/1893, com 75 anos de idade, viúvo de Maria Domingues, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

SOUSA, Manuel José. Filho de Maria de Jesus da Rocha Sousa, solteira. N.m. de Domingos Joaquim da Rocha Sousa e de Maria José Rodrigues de Sousa Ramalho, negociantes na vila de Castro. Nasceu a 15/9/1861 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião Rodrigues e sua mulher, Maria Fernandes, todos moradores na vila de Castro. 

 

SOUSA, Manuel José. Filho de José Sousa e de Luísa Fernandes, ela do Barreiro e ele da vila de Castro, onde moravam. N.p. de Manuel Caetano Sousa e de Maria Domingues; n.m. de Manuel Fernandes e de Maria Domingues. Nasceu a 14/6/1883 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes e Rosa Antónia Fernandes, irmãos, solteiros, da vila de Castro. // Casou com Delfina, de 25 anos de idade, filha de Manuel Domingues e de Maria Pires, na CRCM, a 10/1/1916. // Enviuvou a 17/5/1959.  

 

SOUSA, Maria. Nasceu a --/--/1941. // Faleceu na vila de Castro Laboreiro a 31 de Julho de 2025, com 84 anos de idade (agência funerária Vilarinho).

  

SOUSA, Maria de Jesus. Filha de Domingos Joaquim da Rocha Sousa e de Maria José Rodrigues de Sousa Ramalho. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da vila de Castro a 16/11/1896, com 67 anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada no adro a 18 do dito mês e ano. // Com geração. 

 

SOUSA, Maria Joaquina. Filha de Maria de Jesus da Rocha de Sousa. Neta materna de Domingos Joaquim da Rocha de Sousa e de Maria José Rodrigues de Sousa Ramalho, todos negociantes na vila de Castro. // Faleceu a 11/8/1860, menor de quinze meses de idade, e foi sepultada na igreja no dia 12.   

 

SOUSA, Máximo. Filho de ---------- de Sousa e de ------------------------------------. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1943. // Casou com Sara Fernandes, também castreja. // Em 1972, por doação verbal de Alfredo de Sousa e sua mulher, Palmira Fernandes, da vila de Castro, adquiriram uma casa de morada (rés-do-chão, 1.º e 2.º andar), com a área de 64 metros quadrados, a confrontar a sul com Umbelina Rodrigues, a poente com Herculano Fernandes, e a norte com o próprio Máximo de Sousa. // Em 2000 residiam no dito lugar. // (A Voz de Melgaço n.º 1122 e n.º 1144). // Morreu na vila de Castro Laboreiro a --/--/2020, com 77 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/9/2020).

 

SOUSA, Perfeita. Filha de --------- de Sousa e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Serafim. // Morou na vila de Castro. // Em 1954 ela e o marido saíram de Castro Laboreiro com destino a França; na sua companhia seguiu Adelino Pires, também do lugar da vila de Castro (NM 1132, de 7/11/1954).  

 

SOUSA, ------------------ (Sousinha). Filho de Alfredo de Sousa e de Palmira Fernandes. Neto paterno de ---------------- Sousa e de --------------------------------; neto materno de ------------------ Fernandes e de ----------------------------------------. Nasceu na Vila de Castro Laboreiro (confirmar) a --/--/195-. // Depois da instrução primária e estudos secundários, tirou um curso de engenharia. // Antes de Abril de 1974 cumpriu o serviço militar, parte do qual em Angola. // Na década de noventa, salvo erro, abriu na Vila de Melgaço uma espécie de farmácia para plantas e animais.

  

SOUTO

 

SOUTO, Manuel José. Filho de Manuel Domingues do Souto e de Isabel Bernardo, residentes em Várzea Travessa. N.p. de Manuel Domingues do Souto e de Margarida Rodrigues, de Portelinha; n.m. de António José Bernardo e de Rosa Rodrigues. Nasceu a 18/3/1856 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bernardo, representado por Manuel Alves, e sua mulher, Maria Bernardo, de Várzea Travessa.

 

TEIXEIRA

 

TEIXEIRA, Domingos Augusto. Filho de José Augusto Teixeira, soldado da Guarda-Fiscal, em serviço em Castro Laboreiro, e de Maria Teixeira, de Sugadães, Valença. Neto paterno de José Teixeira. Nasceu a --/--/1913.

 

*

 

TERESA JOAQUINA. // Faleceu a 12/2/1862, às nove horas da manhã, no lugar da Gaia, São Paio de Melgaço, em casa de Maria Angélica. // Aparecera por ali mendigando; dissera chamar-se Teresa Joaquina, natural de Castro Laboreiro. Indicava ter à volta de 33 anos de idade, tinha o rosto redondo e alvo, olhos castanhos, sobrancelhas do mesmo modo. Era baixa: a sua altura pouco ultrapassaria as 50 polegadas. O traje era composto por uma mantelete de saragoça pela cabeça, uma rabona azeitonada, uma saia de lã, tudo já em uso, ou seja, gasto, e usava uns socos fechados. Dizia ser solteira. Foi sepultada na igreja de São Paio no dia seguinte. Recebera os sacramentos, menos a extrema-unção, pela brevidade da morte. // Deixou um filho, de menor idade.  

 

VAZ

 

VAZ, Avelino. Filho de José Vaz, da Guarda-Fiscal, em serviço no posto da vila de Castro, e de Maria Angélica Domingues de Barros, naturais de Cubalhão. N.p. de Francisco Vaz e de Ana Ventura Pereira; n.m. de José Domingues Barros e de Francisca de Paula Ferreira. Nasceu a 16/12/1892 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, soldado da Guarda-Fiscal, e sua mulher, Antónia Rosa Fernandes. // Sem mais notícias.

 

VAZ, Duartina da Natividade. Filha de ------------ Vaz e de --------------------. Nasceu a --/--/1933. // Faleceu no lugar de Portelinha, Castro Laboreiro, a 29 ou 30/11/2024 com noventa e um (91) anos de idade (agência funerária Vilarinho).    

VELOSO

 

VELOSO, Adriano. Filho de ------------- Veloso e de ------------- Pinto. Nasceu a --/--/19--. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1487, de 6/10/1963: «Pelo hospital – foi socorrido o menor Adriano Pinto Veloso, de Castro Laboreiro, que sofreu traumatismo craniano, em virtude de acidente de afogamento. Depois de tratado recolheu a sua casa 

 

*

 

VICENTE. // Nasceu em Soutelinho da Raia, Chaves. // Pobre mendigo. // Faleceu em Castro Laboreiro a 20/8/1859, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 21 do dito mês e ano. 

 

XAVIER

 

XAVIER, Aida da Conceição. Filha de Manuel Xavier e de Constança Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 430, de 29/1/1939).

 

XAVIER, Albertino. Filho de Augusto Xavier e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1933 (NM 197, de 11/6/1933). 

 

XAVIER, Alberto. Filho de ------------- Xavier e de --------------------------------------. Nasceu no lugar de Ribeiro de Cima a --/--/19--. // Casou na igreja de Castro Laboreiro a 21/1/1954 com Virgínia Rodrigues, do lugar de Bico. // Em casa dos noivos foi servido um lauto almoço aos 280 convidados!

 

XAVIER, Álvaro. Filho de Domingos Xavier e de Ricardina Domingues. Nasceu a --/--/1940 (NM 491, de 28/4/1940). // Sem mais notícias.

 

XAVIER, Ana Maria. Filha de Manuel José Xavier e de Maria Luísa Xavier, camponeses, moradores no lugar do Ribeiro. N.p. de João Batista Xavier e de Inácia Alves Conde; n.m. de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 5/11/1888 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Bernardo e sua mulher, Custódia Rodrigues, da Peneda, Gavieira. // Faleceu a 13 de Outubro de 1910, no lugar do Fojo, freguesia de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Cousso.

 

XAVIER, Aníbal. Filho de ------------- Xavier e de ----------------------------------. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/19--. // Casou em 1958 com Maria Rosa Domingues, também castreja (NM 1270, de 17/2/1958). // Em 1997 residiam no Ribeiro de Baixo (A Voz de Melgaço n.º 1073).

 

XAVIER, Aníbal. // Nasceu por volta de 1935. // Morreu em Castro Laboreiro a --/--/2023, com 88 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/8/2023). // Nota: deve ser o senhor de cima.

 

XAVIER, António. Filho de António Xavier e de Maria Josefa da Silva, lavradores. Nasceu por volta de 1811. // Faleceu no lugar do Ribeiro a 1/7/1879, com 68 anos de idade, viúvo de Sebastiana Fernandes, e foi sepultado na capela daquele lugar. // Fizera testamento.  

 

XAVIER, António. Filho de António Xavier e de Sebastiana Fernandes. Nasceu por volta de 1850. // Lavrador. // Faleceu a 19/4/1892, no Ribeiro, com 42 anos, sem sacramentos, solteiro, e foi sepultado na capela desse lugar.

 

XAVIER, António José. Filho de Manuel José Xavier e de Maria Luísa Xavier, lavradores, residentes no lugar do Ribeiro. N.p. de João Batista Xavier e de Inácia Alves Conde; n.m. de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 15/7/1881 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António Luís Domingues, solteiro. // Faleceu a 8/9/1883 (ou a 14/10/1883).

 

XAVIER, Claudina. Filha de Augusto Xavier e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1935 (Notícias de Melgaço n.º 293, de 8/12/1935). 

 

XAVIER, Constantino. Filho de Manuel António Xavier e de Sebastiana Domingues. Neto paterno de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves; neto materno de Francisco Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu a 1/11/1874 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues (que o "batizara" em casa devido a ser fraco) e sua mulher, Luísa Domingues. // A 15/8/1897, juntamente com sua irmã Maria do Nascimento, ambos solteiros, foi padrinho de Constantino Domingues, do Ribeiro. // Casou com Amélia Gonçalves. // No dia 19/5/1930 participou em um crime horrendo na pessoa de António José Domingues, mais conhecido por o “Suajo”; este andava de relações cortadas há um ano com Constantino Xavier e sua mulher, com Manuel António Bernardo “Redondo” e com a amante deste, Rosa Gonçalves, devido a uma questão de águas com os primeiros e de uma servidão com os segundos; e como o “Suajo” tentasse uma ação junto da Direção das Hidráulicas e esta lhe deu parecer favorável, a amante do “Redondo” principiou logo, de harmonia com os restantes, a formar o plano de se desfazerem do “Suajo”…» (Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930). Como o homem era forte, duro de roer, foram contratar à Gavieira um fortalhaço para dar uma coça bem dada no “Suajo”. Porém, o indivíduo em questão recusou. Ainda tentaram contratar outro, mas não tiveram êxito. Assim, decidiram ser eles a malhar no António José. Porém, a coça foi de tal ordem, e ainda por cima lhe deram umas quantas facadas, que acabaram por matá-lo! Na altura andava ele no monte, com o rebanho, mais a jovem Maria Gonçalves (a pastora) que também ajudou na matança, embora coagida! Os cinco criminosos foram condenados pelo tribunal de Melgaço a penas severas. // Morreu em Lisboa a 7/1/1943, no Asilo Psiquiátrico Miguel Bombarda (assim consta de um ofício enviado da Cadeia Penitenciária de Coimbra para a Conservatória do Registo Civil de Melgaço). // A jovem Maria e sua tia (uma das acima mencionadas) regressaram, depois da pena cumprida, à sua terra natal.     

 

XAVIER, Domingos. Filho de ---------- Xavier e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1930 com Ricardina Domingues (NM 91, de 21/12/1930).

 

XAVIER, Fortunato. Filho de António Xavier e de Maria Josefa da Silva. Nasceu por volta de 1827. // Casou com Maria Rosa Esteves, de quem enviuvou. // Contraiu novo matrimónio, a 20/6/1859, com Joaquina, filha de Domingos José Alves (defunto) e de Maria Luísa Rodrigues, de Bago de Cima. Testemunhas: Joaquim José Esteves e seu irmão, João Manuel, solteiros, moradores na vila de Castro. // Enviuvou segunda vez. // Casou de novo, a 8/10/1862, com a cunhada, Antónia, de 46 anos de idade, solteira, de Bago de Cima, filha de Domingos José Alves e de Maria Luísa Rodrigues. // Com geração. 

 

XAVIER, Francisco. Filho de António Xavier e de Sebastiana Fernandes. Nasceu no Ribeiro por volta de 1843. // Casou a 16/8/1869 com Rosa, de 23 anos de idade, de Lelos (?), São Lourenço da Ilha, partido de Bande, bispado de Ourense, filha de Roque Esteves e de Anastácia de Sousa.

 

XAVIER, Francisco. Filho de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves. N.p. de António Xavier e de Maria Josefa da Silva; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Antónia Bernardo. Nasceu a 8/3/1857 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, casado, e sua filha Rosa Domingues, todos do lugar do Ribeiro. 

 

XAVIER, Francisco. Filho de --------- Xavier e de --------------------------------------. Nasceu a --/--/1922 (?). Morou no lugar de Ribeiro de Cima. // Em reunião da Câmara Municipal de 6/6/1958 foi lido um seu requerimento, assim como de António Domingues, de Falagueiras, de Emília Rodrigues e de Manuel Fernandes, de Várzea Travessa, no qual pediam licença para construção de casa. Os requerimentos foram entregues à Comissão Municipal de Higiene a fim de esta dar parecer (NM 1283, de 15/6/1958). // Morreu no Ribeiro de Cima a --/--/2020, com noventa e oito (98) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020).

 

XAVIER, Germano. Filho de Augusto Xavier e de Rosa Gonçalves. Nasceu a --/--/1931 (NM 119, de 26/7/1931).

 

XAVIER, Ilda da Conceição. Filha de Manuel Xavier e de Constança Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 430). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1438, de 17/6/1962: «pelo juízo de direito da comarca de Melgaço, na ação ordinária de separação de pessoas e bens, pendente na secção de processos da secretaria judicial desta comarca, movida pela autora, Ilda da Conceição Xavier, doméstica, residente em Ribeiro de Baixo, contra Manuel Joaquim Domingues, lavrador, ausente em França, é o réu citado para contestar, apresentando a sua defesa no prazo de 20 dias, que começa a correr depois de finda a dilação de 30 dias, contada da data da 2.ª e última publicação deste anúncio, na qual a autora pede que seja decretada a separação de pessoas e bens entre ela e o réu. Melgaço, 6/6/1962  

 

XAVIER, João Batista. Filho de Augusto Xavier e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 406, de 24/7/1938).

 

XAVIER, João Manuel. Filho de António Xavier e de Sebastiana Fernandes. Nasceu no lugar do Ribeiro por volta de 1840. // Casou a 23/2/1870 com a sua parente por afinidade (1.º grau dobrado), Joaquina Rosa, de 28 anos de idade, solteira, filha de Antónia Alves, solteira, de Bago de Cima. 

 

XAVIER, Joaquim. Filho de ------------ Xavier e de -------------------------------------. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1926. // Faleceu no Ribeiro de Cima a --/--/1938, com apenas doze anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 411, de 28/8/1938).

 

XAVIER, José. Filho de Manuel Xavier e de Constança Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1931 (NM 95, de 25/1/1931).

 

XAVIER, Justino. Filho de João Manuel Xavier e de Rosa Alves, moradores no lugar do Ribeiro. N.p. de António Xavier e de Sebastiana Fernandes; n.m. de Antónia Alves. Nasceu a 27/3/1881 e foi batizado no dia 29. Padrinhos: Manuel Fernandes e Maria Antónia Bernardo. // Faleceu a 8/2/1948.

 

XAVIER, Manuel António. Filho de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves. Nasceu por volta de 1852. // Casou a 22/10/1873 com Sebastiana, de 31 anos de idade, solteira, filha de Francisco Domingues e de Isabel Maria Domingues.

 

XAVIER, Manuel José. Filho de João Batista Xavier e de Inácia Alves Conde. Nasceu por volta de 1846. // Casou a 30/10/1872 com a sua parente em 2.º grau, Maria Luísa, de 18 anos de idade, filha de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves, todos do lugar do Ribeiro.

 

XAVIER, Manuel Luís. Filho de João Manuel Xavier e de Joaquina Rosa Alves, ela de Bago de Cima e ele do Ribeiro, onde moravam. N.p. de António Xavier e de Sebastiana Fernandes; n.m. de Antónia Alves, solteira. Nasceu a 26/12/1870 e foi batizado no dia 27. Padrinhos: Luís Domingues e sua mulher, Ana Esteves. // Faleceu a 4/5/1874 e foi sepultado na capela do dito lugar.  

 

XAVIER, Maria Luísa. Filha de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves, lavradores. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar do Ribeiro a 12/1/1892, com 38 anos de idade, casada com Manuel José (ou Manuel António) Xavier, e foi sepultada na capela daquele lugar. // Com geração.

 

XAVIER, Maria do Nascimento. Filha de Manuel António Xavier e de Sebastiana Domingues, moradores no lugar do Ribeiro. N.p. de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Francisco Domingues e de Isabel Maria Domingues. Nasceu a 16/12/1880 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, casado, pela pessoa de João Manuel Domingues, solteiro, e sua mãe, Joaquina Alves, viúva. // Casou com Albino, de 23 anos de idade, filho de Rosa Domingues, na igreja de Castro, a 20/5/1901. // Enviuvou a 20/12/1944. // Faleceu a 21/12/1960.

 

XAVIER, Maria Rosa. Filha de Manuel José Xavier e de Maria Luísa Xavier. Neta paterna de João Batista Xavier e de Inácia Alves Conde; neta materna de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves, todos do lugar do Ribeiro. Nasceu a 10/7/1875 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves Conde e sua mulher, Ana Rosa Esteves. // Faleceu a 27/11/1957.   

 

XAVIER, Olinda. Filha de Manuel Xavier e de Rosa Augusta Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1939 (NM 467, de 22/10/1939).

 

XAVIER, Rosa. Filha de Domingos Xavier e de Ricardina Domingues. Nasceu a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 126, de 5/10/1931).

 

XAVIER, Rosa. // Nasceu por volta de 1943. // Faleceu no lugar de Ribeiro de Baixo, Castro Laboreiro, a --/--/2020, com setenta e sete anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1441, de 1/8/2020). 

 

XAVIER, Rosalina. Filha de Manuel José Xavier e de Maria Luísa Xavier. N.p. de João Batista Xavier e de Inácia Alves Conde; n.m. de Fortunato Xavier e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 18/3/1884 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Alves e sua mulher, Rosa Domingues, do lugar do Ribeiro. 

 

XAVIER, Umbelina. Filha de Manuel Xavier e de Constança Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1933 (NM 207, de 3/9/1933). // Sem mais notícias. 

                                                      FIM                                                                         






Sem comentários:

Enviar um comentário