sexta-feira, 16 de maio de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Cristóval

Por Joaquim A. Rocha 



*


RODRIGUES

 

RODRIGUES, Abilio Augusto. Filho de Perpétua Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1931 (NM 117, de 12/7/1931). // Morreu a --/--/1931, com apenas dois meses de idade (NM 123, de 6/9/1931).

 

RODRIGUES, Adelino. Filho de Maria Rodrigues, solteira, proprietária, moradora no lugar da Granja, Cristóval. Neto materno de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira (?) de Sousa (?), do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 23/8/1888 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Araújo e sua mulher, Albina Rodrigues, lavradores, tios da criança, residentes no lugar de Carvão (?). // Casou com Rosa Alves, de 25 anos de idade, filha de António José Alves e de Albina da Silva, de Cristóval, na CRCM, a 23/10/1918. // Morreu na sua terra a 18/11/1959. // Com geração.

 

RODRIGUES, Adolfo José. Filho de Josefa Rodrigues, solteira, moradora no lugar de Cevide, freguesia de Cristóval. Neto materno de Maria Rodrigues, solteira, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 14/12/1874 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Madrinha: Maria Adelaide de Mesquita, solteira, de Desteriz, Galiza.

 

RODRIGUES, Adriano Luís. Filho de Joaquim Luís Rodrigues e de Benedita Mendes, moradores no lugar de Cevide. Neto paterno de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara; neto materno de Ana Luísa Mendes, solteira, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 20/8/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: José Luís Rodrigues, casado, lavrador, tio do batizando, de São Fagundo, Desteriz. // Foi emigrante no Brasil. // Casou com Raimunda, a qual lhe deu um filho. // Em 1918, aquando da morte de seu pai, alguém escreveu no Jornal de Melgaço n.º 1204, de 27/4/1918: «… Adriano Rodrigues dos Santos Sobrinho, importante capitalista da cidade de Lisboa.» // Faleceu nos Restauradores, Lisboa, a 7/12/1942 (ou 1943). // Lê-se em A Voz de Melgaço n.º 1394, de 1/7/2016, página 35, escrito por Helena Martins: «Em 1937 a capela de Santo António (sita em Cevide) é vendida por particulares ao ilustríssimo Sr. Adriano Rodrigues dos Santos Sobrinho, assim referido em escritura pública, proprietário da Casa de Cevide, mas com residência em Lisboa.» Logo a seguir pode-se ler: «… homem endinheirado, que na época comprou diversas propriedades em Cevide, inclusive a emblemática casa de seus pais, hoje conhecida por Quinta da Netinha.» Mais abaixo lemos: «A capela de Santo António de Cevide é propriedade de Mário Olímpio Máximo Monteiro, legado de seus pais, António de Jesus Monteiro e Júlia de Fátima Crispim, advinda de seu tio-bisavô Adriano Rodrigues dos Santos Sobrinho, que após a sua morte em 1943 lega aos sobrinhos partes do seu património     

 

RODRIGUES, Albana. Filha de --------- Rodrigues e de --------------. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame a 3/7/1914 na escola feminina de Cristóval, com a prof.ª Maria Cândida Lopes, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914).

 

RODRIGUES, Albertina Augusta. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 8, de 28/7/1912). 

 

RODRIGUES, Alberto. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Júlia Pires, trabalhadores, residentes no lugar de Mouriga. Neto paterno de Maria Rodrigues; neto materno de Rosa Pires. Nasceu em Cristóval a 21/2/1911 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, viúvo, proprietário, e Rosa Pires, solteira, jornaleira. // Casou com -------------------------------. // Foi sacristão durante 50 anos! // Faleceu a 20/11/1997, no estado de viúvo, no lugar de Esquipa, freguesia de Cristóval, em casa de uma sua filha. // (VM 1084). 

 

RODRIGUES, Albina. Filha de Joaquim Francisco Rodrigues e de Francisca Caetana Gonçalves, lavradores. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Gonçalves e de Ana Luísa Ribeira, todos de São Gregório. Nasceu a 27/4/1842 e foi batizada a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues e sua irmã, Luísa, solteiros, tios paternos da neófita. // Faleceu em São Gregório a 9/7/1881, casada com Francisco Rodrigues, rural, apenas com a extrema-unção, por estar demente, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos.  

 

RODRIGUES, Albina. Filha de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, moradores no lugar da Granja. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do lugar da Calçada; n.m. de Vicente Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães. Nasceu a 2/9/1848 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel Joaquim Fernandes, da Casa do Rego, e a avó materna da criança. // Casou na igreja de Cristóval a 6/11/1884 com Francisco José de Araújo, seu conterrâneo, de 27 anos de idade, solteiro, lavrador. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Albina. Filha de Francisco José Rodrigues e de Rosa Pires, moradores no lugar da Granja. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Porta; neta materna de Manuel Francisco Pires e de Guiomar Ventura Esteves, da Granja. Nasceu em Cristóval a 2/4/1857 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: o seu avô materno. // Faleceu no lugar da Granja a --/--/1933, com 75 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 185, de 5/3/1933).

 

RODRIGUES, Albina. Filha de Joaquim Luís Rodrigues e de Benedita Mendes, residentes no lugar de Cevide. Neta paterna de José Luís Rodrigues e de Ângela Claro; neta materna de Ana Luísa Mendes, solteira, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 3/9/1858 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna.

 

RODRIGUES, Albina. Filha de José Rodrigues e de Teresa Branco, com a sua residência em São Gregório. Neta paterna de José Rodrigues e de Rosaria Rodrigues, do lugar de Garavelos, freguesia de São Lourenço de Furtaes; neta materna de Joaquim Branco e de Madalena de Puga, de Matamá, Santa Maria de Pao, todos do bispado de Ourense, lavradores. Nasceu a 14/10/1860 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Fernandes, lavrador, casado, do lugar de Beleco, Paços, e sua filha, Albina Fernandes, solteira.  

 

RODRIGUES, Albina. // Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar da Cruz, Cristóval, a --/--/1930, com 65 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 56, de 6/4/1930).

 

RODRIGUES, Albina. Filha de António Rodrigues e de Maria Domingues, moradores em Fonte do Cabo. N.p. de Maria Luísa Mendes, solteira, do dito lugar; n.m. de Joaquim Domingues e de Florinda Esteves, do lugar do Sobreiro. Nasceu em Cristóval a 18/3/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Duarte Esteves, casado, lavrador, e sua filha Albina, solteira, do Sobreiro. // Gémea de Rosa.

 

RODRIGUES, Albina. Filha de ----------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/1---. // Em 1935 morava no lugar de São Gregório, Cristóval. Nesse ano o Ministério Público movia-lhe uma execução fiscal administrativa (Notícias de Melgaço n.º 266, 267, e 271). // A 19/5/1935 iriam à praça alguns dos seus bens, por ter falhado a arrematação em hasta pública de 5/5/1935.

 

RODRIGUES, Albina. Filha de ---------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1901. // Faleceu no lugar de Carvão a --/--/1917, com apenas dezasseis anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1179, de 13/10/1917).

 

RODRIGUES, Albina Isabel. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, jornaleiro, natural de Chaviães, e de Maria Constança de Abreu, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de João António Rodrigues e de Carolina Rosa Gonçalves; neta materna de Manuel de Abreu e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 17/4/1898 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Manuel Marques e Albina Isabel de Araújo, solteira. // Casou em 1919 com o seu conterrâneo António Eduardo Domingues. // Emigrou.

 

RODRIGUES, Albina Rosa. Filha de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, doméstica, moradores em São Gregório. N.p. de Domingues José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; n.m. de Manuel Joaquim Salgado e de Francisca Salgado, de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 1/3/1842 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinho: José António Rodrigues, irmão da batizanda. // Faleceu no lugar de São Gregório a 15/9/1863, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Sem geração.

 

RODRIGUES, Albina Rosa. Filha de José Bento Rodrigues e de Fortunata de Jesus, moradores no lugar do Pico. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Manuela Vasques, de Tarendo, Desteriz; neta materna de avós incógnitos. Nasceu em Cristóval a 31/12/1869 e foi batizada a 2/1/1870. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Faleceu em Cristóval a 11/12/1962 (?), com noventa e dois anos de idade? 

 

RODRIGUES, Alexandre José. Filho de Manuel Ventura Rodrigues e de Maria José de Abreu e Abendanho. Neto paterno de João Manuel Rodrigues “Tábuas” e de Ana Domingues; neto materno de Francisco José de Abreu Lima e Castro e de Maria Engrácia de Araújo Lira de Abendanho, todos residentes no lugar de São Gregório. Nasceu a 14/7/1842 (*) e foi batizado na igreja pelo padre Manuel António Domingues, de Cristóval, a 16 desse mês e ano. Padrinho: Alexandre José de Araújo, da Rua Verde de São Gregório (*). // Morreu ainda bebé. /// (*) No livro do Dr. Augusto César Esteves – O Meu Livro das Gerações Melgacenses –, volume I, página 603, diz-se que ele nasceu a 24/9/1843, e que teve por madrinha Maria de Sousa, esposa do padrinho.   

 

RODRIGUES, Alexandre José. Filho de Manuel Ventura Rodrigues e de Maria José de Abreu e Abendanho. Neto paterno de João Manuel Rodrigues “Tábuas” e de Ana Domingues; neto materno de Francisco José de Abreu Lima e Castro e de Maria Engrácia de Araújo Lira de Abendanho, todos residentes em São Gregório. Nasceu em Cristóval a 24/9/1843 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Alexandre José de Araújo e sua mulher, Maria de Sousa. // Morreu em São Gregório a 20/4/1866, nas ruínas da casa de negócio de Joaquim ------------, incidente ocorrido pelas 8 horas e 30 minutos desse dia, onde pereceram outras pessoas. Era solteiro e demente; foi sepultado na igreja paroquial.  

 

RODRIGUES, Alícia. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Júlia Pires, jornaleiros, moradores no lugar de Mouriga. N.p. de Maria Rodrigues; n.m. de Rosa Pires. Nasceu em Cristóval a 21/5/1905 e foi batizada na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues e Maria Francisca de Sousa, casados, proprietários. // Casou a 1/7/1931, na Vila de Melgaço, com Luís António da Silva, seu conterrâneo. // Enviuvou a 8/2/1989. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 7/5/1992.

 

RODRIGUES, Álvaro Augusto de Lurdes. Filho de Francisca Rodrigues, solteira, camponesa, moradora em Cevide. Neto materno de Maria Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 27/1/1908 e foi batizada na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, e Maria Fernandes, casada, lavradeira.

 

RODRIGUES, Amadeu António. Filho de António José Rodrigues e de Maria Amália de Sousa Viana, proprietários, moradores na Rua Verde. Neto paterno de João Rodrigues e de Francisca Gonçalves; neto materno de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Ferreira da Cunha, todos de São Gregório. Nasceu a 28/6/1887 e foi batizado a 1 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Júlio de Sousa Viana e Amália Correia dos Santos, solteiros, ambos parentes em 3.º grau do bebé. // Morreu na Rua Verde a 22/10/1901, com todos os sacramentos, e foi sepultado no cemitério.  

 

RODRIGUES, Ana. // Faleceu em Marga a 4/3/1859, no estado de solteira, sem sacramentos, de repente, devido a uma queda, por ser cega; estando sozinha em casa foi encontrada por seu filho junto à porta, com um golpe na cabeça, já morta; foi sepultada na igreja no dia 5, com ofício de cinco padres.  

 

RODRIGUES, Ana [Luísa]. Filha de José Rodrigues e de Rosa Alves, moradores que foram no lugar do Sobreiro. // Faleceu no lugar de Marga a 1/11/1868, com sessenta anos de idade, no estado de casada com Francisco Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Manuel Pires.

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de Francisco Rodrigues e de Albina Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, da Granja; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Francisca Gonçalves, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 9/8/1867 e foi batizada no dia 10 do dito mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Rodrigues, solteira, tia materna, moradora em São Gregório. // Lavradeira. // Casou com António Emílio, de 35 anos de idade, cristovalense, filho de Manuel Pires e de Clara Esteves, na igreja de Cristóval, a 17/2/1896. // Faleceu em São Gregório, Cristóval, a 28/5/1902, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de José [Bernardo] Rodrigues e de Maria [Ventura] Pires, residentes no lugar da Granja. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins; neta materna de Pedro Pires e de Antónia Esteves. Nasceu em Cristóval a 6/3/1837 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Pires e Caetana Pires, de Carvão. // Lavradeira. // Casou na igreja de Cristóval a 3/12/1863 com António José Fernandes, nascido em Paços a 18/2/1839, carpinteiro de profissão. // Moraram na freguesia de Cristóval, na Calçada do Ramo. // Faleceu a 30/9/1906, em São Gregório, com todos os sacramentos, no estado de casada, com testamento, e foi sepultada no cemitério local. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Angelina. Filha de José de Lurdes Rodrigues e de Silvana de Lurdes Lourenço, moradores no lugar de Mouriga. Nasceu em Cristóval a --/--/1933. // Faleceu a 4/11/1947, pelas dezasseis horas, devido a um carro de bois, carregado de lenha, se ter virado, esmagando-a; os bois, por qualquer razão, tinham-se espantado (ver Notícias de Melgaço n.º 838, de 9/11/1947). 

 

RODRIGUES, Aníbal. Filho de Manuel Rodrigues, natural de Paderne, e de Maria Joaquina Domingues, natural de Cristóval, jornaleiros, moradores no lugar da Rua Verde. N.p. de António Rodrigues e de Albina Rosa Afonso; n.m. de João Manuel Domingues e de Caetana Areas. Nasceu em Cristóval a 17/12/1902 e foi batizado na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, casado, lavrador, e Mariana Rodrigues, solteira, camponesa. // Fez exame do 1.º grau a 3/7/1914, na escola masculina de Cristóval, com o professor Abel Nogueira Dantas, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914).

 

RODRIGUES, Aníbal António. Filho de Maria Rodrigues, solteira, camponesa, moradora no lugar da Granja. Neto materno de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro. Nasceu em Cristóval a 5/1/1898 e foi batizado na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, e Benta Joaquina Soeiro, solteira.  

 

RODRIGUES, Antónia. // Faleceu a 4/5/1805, foi amortalhada com túnica de São Francisco e sepultada na igreja de Cristóval. // Estava casada com António Fernandes, natural de São Gregório, freguesia de Cristóval.

 

RODRIGUES, Antónia. Filha de Francisco José Rodrigues e de Maria Joaquina Pires, lavradores. // Faleceu no lugar da Porta a 14/7/1897, com 67 anos de idade, viúva de Francisco da Silva, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.

 

RODRIGUES, Antónia de Jesus. Filha de ---------- Rodrigues e de ------------- Silva. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com --------- Marques. // Residiu no lugar da Porta. // Faleceu a --/--/1995, em casa da filha, em Braga, com oitenta e sete anos de idade, e foi sepultada no cemitério de Cristóval. // Mãe de António, de José, de Manuel (falecido antes de 1995), e de Rosa. // (VM 1022, de 1/2/1995). 

 

RODRIGUES, António. Filho de Luísa Mendes, solteira, moradora no lugar da Fonte do Cabo. Foi batizado em Cristóval. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cristóval a 27/2/1867, com Maria Luísa, de 26 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Joaquim Domingues e de Florinda Esteves, do lugar do Sobreiro. Testemunhas: José Maria de Araújo, solteiro, carpinteiro de profissão, de São Gregório; José Luís Esteves, viúvo, lavrador, do Sobreiro; e Francisco Domingues, solteiro, ferreiro, do Campo do Souto. // Irmão de Manuel Rodrigues. // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Fonte do Cabo a --/--/1915; no Correio de Melgaço n.º 173, de 7/11/1915, diz-se que ele morreu com 75 anos anos de idade, mas os jornais nem sempre acertavam cem por cento.

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, moradores no lugar da Porta. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do dito lugar; neto materno de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, da Granja, todos lavradores. Nasceu em Cristóval a 15/11/1860 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Maria Rodrigues, tendeiro, e Maria Rodrigues, casados, moradores na Calçada, Cristóval. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 25/4/1903 com Delfina Gonçalves, de 46 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Soutomendo de Baixo, Fiães, filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques. Testemunhas presentes: José Joaquim Gomes, casado, lavrador, e José Maria da Silva Rodrigues, casado, proprietário, ambos da freguesia de Cristóval.      

 

RODRIGUES, António. // Natural de Cristóval. // No sítio da Soalheira foi-lhe apreendida uma porção de tabaco espanhol e fósforos, no valor de 910 réis, pelo soldado da Guarda-Fiscal, José Albano Domingues, pagando de multa 8$620 réis (Correio de Melgaço n.º 8, de 28/7/1912). 

 

RODRIGUES, António. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 83, de 26/10/1930: «Pelo 2.º sargento Ferreira e soldado 179, Oliveira, do posto da Guarda-Fiscal em São Gregório, foi apreendido um isqueiro, com isca e dez gramas de tabaco espanhol, que António Rodrigues, de Cevide, usava em contravenção das leis fiscais. Pagou 283$00 de multa e alcabalas do processo. É de lamentar que ainda haja tolos desta natureza, usando isqueiros sem a respetiva licença

 

RODRIGUES, António. Filho de ------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com Rosa dos Santos Gonçalves, natural de Chaviães. // Em 1973 adquiriram, por compra verbal a Augusto Cândido Afonso e sua mulher, Maria Esteves, na altura moradores em Soengas, Chaviães, um prédio rústico, designado “Quintas”, com a área de 1200 m2, a confrontar a norte com Júlio Gonçalves, a sul e nascente com Armando Afonso, e a poente com Ortelinda de Castro. // Em 2000 residiam em Chaviães, no lugar de Quintas (A Voz de Melgaço n.º 1145). 

 

RODRIGUES, António. // Nasceu por volta de 1923. // Morreu no lugar da Mouriga, Cristóval, a --/--/1929, com apenas seis anos de idade (NM 41, de 8/12/1929). 

 

RODRIGUES, António. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 975, de 29/4/1951, acerca da morte do presidente da Republica: «Na capela de São Gregório e mandada rezar pelo Ex.mo senhor António Rodrigues, muito digno chefe do posto da PIDE naquela localidade, celebrou missa de “requiem” o reverendo padre Manuel José Pereira. A esse acto assistiram inúmeras pessoas de todas as classes sociais

 

RODRIGUES, António Álvaro. Filho de Manuel Rodrigues, natural de Paderne, e de Maria Joaquina Domingues, natural de Cristóval, jornaleiros, moradores em São Gregório. Neto paterno de António Rodrigues e de Albina Rosa Afonso; neto materno de João Manuel Domingues e de Caetana Arias. Nasceu no lugar de São Gregório, Cristóval, a 27/3/1905, e foi batizado na igreja a 2 de Abril desse dito ano. Padrinhos: António Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Rodrigues, solteira, camponesa. // Casou com ---------------------. // Morreu antes de 1995. // Pai de Nelson, emigrante no Brasil naquele ano. // Tio de José de Lurdes Lima, emigrante em França, e de Henriqueta, residente no lugar de São Gregório. // (VM 1027, de 15/4/1995).

 

RODRIGUES, António Bento. Filho de Francisco Rodrigues e de Luísa Marques, moradores no lugar de Carvão. N.p. de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, do dito lugar; n.m. de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar da Granja. Nasceu em Cristóval a 22/6/1842 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António José Pires e sua mulher, Benta Rodrigues, da Granja.

 

RODRIGUES, António Caetano. Filho de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, doméstica, moradores em São Gregório. Neto paterno de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; neto materno de Manuel Joaquim Salgado e de Francisca Salgado, do lugar de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 23/1/1840 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinho: Caetano Marques, de São Gregório. // Faleceu a 1/1/1841.  

 

RODRIGUES, António Carlos. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, jornaleiro, natural de Chaviães, e de Maria Constança de Abreu, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de João António Rodrigues e de Carolina Rosa Gonçalves; neto materno de Manuel de Abreu e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 7/11/1899 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Manuel Marques e Diana de Araújo, solteira. // Morreu a 6/11/1903 e foi sepultado no cemitério.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           RODRIGUES, António C. // Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Júlia Pires. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1179, de 13/10/1917). 

 

RODRIGUES, António Daniel. Filho de Daniel José Rodrigues, proprietário, natural do lugar do Regueiro, Cristóval, e de Antónia de Sylos, proprietária, natural da cidade Casa Branca, Brasil, moradores no lugar da Porta, na “Casa Branca” de Cristóval. Nasceu na cidade de Casa Branca, estado de São Paulo, Brasil, a 13/6/1887. // Casou na Repartição do Registo Civil de Melgaço, sita à Rua Teófilo Braga, Vila, a 9/8/1916, com Pureza de Jesus Rodrigues, de 16 anos de idade, solteira, filha de Francisco José Rodrigues (já falecido em 1916) e de Maria Rodrigues, proprietários, todos do lugar da Porta, Cristóval. Testemunhas: os pais do noivo, mais António Augusto de Araújo, viúvo, comerciante, do lugar de São Gregório, e António Porfírio Rodrigues, solteiro, proprietário, do lugar da Porta, Cristóval. // Casaram com separação de bens. // Segundo se diz no assento de casamento o noivo era surdo. // Lê-se no jornal Notícias de Melgaço n.º 25, de 11/8/1929: «Foi ao Porto o nosso amigo e assinante senhor António Daniel Rodrigues, da Casa Branca, de onde já regressou.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930: «Da capital regressou à “Casa Branca” em Cristóval, acompanhado da esposa, Pureza de Jesus Rodrigues, o nosso assinante senhor António Daniel Rodrigues, que nos colégios daquela cidade deixou internados os seus filhos.» // Morreu a 11/4/1953 na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa. // Pai de Clara Gilda Rodrigues…

 

RODRIGUES, António Francisco. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Constança de Abreu, lavradeira, natural de Cristóval. N.p. de João António Rodrigues e de Carolina Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Joaquim de Abreu e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 27/12/1905 e foi batizado na igreja a 1/1/1906. Padrinhos: Francisco Guilherme Rodrigues, solteiro, lavrador, e Claudina Marques, viúva, negociante. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótimo; tinha por seu professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918).  

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de ---------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Foi jurado pela freguesia de Cristóval no 2.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915).

 

RODRIGUES, António José. Filho de Francisco Rodrigues e de Antónia Mendes, de Moselos, Paredes de Coura. // Casou na igreja de Cristóval a 26/2/1827 com Maria Josefa, filha de José João de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, de São Gregório. Testemunhas presentes: Manuel José Pires, do lugar de Doma; António Esteves e seu genro Manuel José Rodrigues, do lugar da Porta. // Faleceu em São Gregório a 24/2/1859, no estado de casado, com todos os sacramentos, e foi sepultado a 26 na igreja (capela-mor), onde lhe foi concedida sepultura eclesiástica pelo Cardeal Arcebispo Primaz, Pedro Paulo de Figueiredo e Melo, tendo ofício de dez padres. Fizera testamento, no qual dispôs por sua alma os três ofícios do costume, de 10 padres, e 800 missas, e mais 350 missas por diferentes tenções!    

 

RODRIGUES, António José. Filho de Joaquim Rodrigues e de Francisca Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. Nasceu em Cristóval por volta de 1854. // Casou na igreja de Cristóval a 20/6/1885 com Maria Amália, de trinta e quatro (!) anos de idade, solteira, filha de Manuel de Sousa Viana e de Joaquina da Cunha Ferreira, proprietários, moradores na Rua Verde. Testemunhas presentes: padre Luís Manuel Marques e Júlio de Sousa Viana, solteiro, proprietário.   

 

RODRIGUES, António José. Filho de Joaquim Francisco Rodrigues e de Francisca Caetana Gonçalves. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues; neto materno de Francisco José Gonçalves e de Ana Luísa Ribeira, todos de São Gregório. Nasceu a 8/7/1855 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu em São Gregório, Cristóval, a 2/2/1940.

    

RODRIGUES, António José. Filho de ---------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/1858. // Faleceu no lugar da Granja, Cristóval, a --/--/1938, com oitenta anos de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 414). // Nota: deve ser o mesmo senhor que foi jurado pela freguesia de Cristóval em 1908 (Jornal de Melgaço n.º 743); voltou a ter esse cargo em 1915 (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915), e no 2.º semestre de 1916 (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916).

 

RODRIGUES, António Luís. Filho de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, doméstica, moradores em São Gregório. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; n.m. de Manuel Joaquim Salgado e de Francisca Salgado, de Beleco, Paços. Nasceu a 30/10/1844 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bernardo António Rodrigues (ver em Paços), irmão do bebé. 

 

RODRIGUES, António Manuel. // A 19/3/1952, na capela de Santa Bárbara, sita em São Gregório, realizou-se o seu casamento com Rosa Augusta do Paço. O almoço foi servido em casa da noiva (NM 1019, de 30/3/1952).

 

RODRIGUES, António Maria. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Rodrigues, rurais, moradores em São Gregório. Nasceu por volta de 1817. // Casou na igreja de Cristóval a 18/8/1850 com Maria Rodrigues, filha de José Bernardo Rodrigues e de Maria Pires, da Granja. Testemunhas: Cristóvão Durães, do lugar da Granja, e Manuel José Pires, do lugar de Carvão. // Enviuvou a 17/1/1901. // Faleceu na Calçada do Ramo a 11/12/1901, com oitenta e quatro anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.  

 

RODRIGUES, António Maria. Filho de Francisco Rodrigues e de Albina Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de José Bernardo Rodrigues e de Maria Pires, da Granja; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Francisca Gonçalves, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 20/12/1863 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Rodrigues, negociante, e Maria Rodrigues, casados, do lugar da Calçada. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 23/5/1897 com Ludovina Augusta, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de São Gregório, filha de Francisco de Araújo e de Benedita Cerqueira, cristovalenses. Testemunhas: Júlio Augusto de Sousa Viana e António Alberto do Outeiro Esteves, negociantes.  

 

RODRIGUES, António Porfírio. Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Rodrigues, lavradores. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues Alves e de Josefa Esteves; n.m. de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, todos do lugar da Porta. Nasceu em Cristóval a 13/2/1893 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Rodrigues, solteiro, proprietário, e Francisca Gonçalves, viúva, moradores em São Gregório. // Casou com Rosa, de 23 anos de idade, brasileira, de São Paulo, filha de Francisco Rodrigues e de Ana Rosa do Outeiro, na CRCM, a 13/12/1922. // Morreu em Troviscoso, Monção, a 6/1/1965. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «No passado dia faleceu em casa de seu genro, Dr. José Amoedo Gomes, abalizado clínico na vizinha vila de Monção, o nosso assinante A.P.R., comerciante em Cristóval. O saudoso extinto, que contava a idade de 71 anos, era casado com Rosa Rodrigues, pai de Pureza Gilda, avô de José António, Fernando Francisco, António Paulo, António Carlos e Luís Manuel Rodrigues Gomes, cunhado de Manuel José Rodrigues e tio de Maria Teresa Alves Carabel e de Germano Henrique Alves Carabel, ausente no Rio de Janeiro...» 

 

RODRIGUES, Armindo. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Júlia Pires. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 96, de 19/4/1914).

 

RODRIGUES, Augusta Henriqueta. Filha de Francisco Máximo Rodrigues e de Deolinda Viana Gomes, comerciantes e proprietários, moradores em Cevide. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes; n.m. de Manuel António Gomes e de Delfina de Sousa Viana. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a 11/4/1910, e foi batizada na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Bento Gomes e Henriqueta Viana da Silva, casada, proprietária. // Casou na CRCM a 3/9/1939 com Augusto César ------------ Junior, solteiro, ajudante de farmácia, natural da freguesia de São Julião, Setúbal. // Divorciou-se do marido. // Faleceu no Lar Pereira de Sousa a 21/10/1999.   

 

RODRIGUES, Augusto. Filho de Francisco Máximo Rodrigues e de Deolinda Viana Gomes, comerciantes. Nasceu em São Gregório a --/--/18--. // Em finais de 1912, ou inícios de 1913, embarcou para São Paulo, Brasil, no “Arlanza”; no mesmo vapor seguia Gervásio Araújo, lente catedrático naquela cidade. // Nota: era sobrinho do padre Manuel Bento Gomes e de Carlos Teixeira Gomes Viana.     

 

RODRIGUES, Benta. // Faleceu em Ponte do Cabo a 4 de Agosto de 1859, no estado de casada com Manuel Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, dia 5, com ofício de cinco padres; rezaram por sua alma trinta missas e teve os ofícios do costume. 

 

RODRIGUES, Benta. Filha de Maria Rodrigues, solteira, moradora no lugar da Granja. Neta materna de Luís Rodrigues e de Ramira Soeiro. Nasceu em Cristóval a 12/12/1893 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, do lugar do Sobreiro, e Benta Soeiro (avó materna?), do lugar da Granja. 

 

RODRIGUES, Benta Joaquina. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, moradores que foram no lugar da Calçada. // Faleceu no lugar da Granja a 30/12/1871, com sessenta anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

RODRIGUES, Benta Joaquina. Filha de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, moradores no lugar da Granja. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do lugar da Calçada; neta materna de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, do lugar de Ladronqueira, Fiães. Nasceu em Cristóval a 29/9/1853 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel Joaquim Fernandes, da Casa do Rego, e Benta Joaquina Rodrigues, solteira, da Granja. // Faleceu a 15/9/1869, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja.   

 

RODRIGUES, Bento Isidoro. Filho de Domingos José Rodrigues, mestre-carpinteiro, e de Luísa Francisca Pires, naturais da Vila de Melgaço. // Boticário. // Morreu em São Gregório a 30/1/1861, com sessenta e dois anos de idade, no estado de casado com Rosa Maria, filha de Manuel Joaquim Salgado e de Francisca Gomes, naturais de Beleco, Paços, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval. // A sua viúva finou-se também em São Gregório a 17/1/1881, com setenta e quatro anos de idade, e foi sepultada na igreja de Paços no dia 19. // Pai de Bernardo António, José, Francisco Luís, e de Albina Rosa Rodrigues.

 

RODRIGUES, Bernarda. // Faleceu sem testamento, a 24/2/1839, e como pobre foi sepultada na igreja de Cristóval. Morava no lugar da Calçada.

 

RODRIGUES, Bernardo António (Padre). // (ver em Paços).   

 

RODRIGUES, Bernardo José. Filho de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, residentes no lugar da Soalheira. // Rural. // Faleceu em São Gregório a 2/3/1886, com 80 anos de idade, casado com Maria Ventura Pires, moradores na Granja, com todos os sacramentos, com testamento, e no dia seguinte foi sepultado na igreja. 

 

RODRIGUES, Berta Raimunda de Lurdes. Filha de Francisco Máximo Rodrigues e de Deolinda Viana Gomes, proprietários, moradores em Cevide. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes; n.m. de Manuel António Gomes e de Delfina de Sousa Viana. Nasceu em Cristóval a 5/1/1908 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano dos Santos Rodrigues e Raimunda Campelo Rodrigues, casados, capitalistas, representados por Vitorino José Esteves, casado, proprietário, e Júlia Correia dos Santos, solteira, proprietária. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de ótimo; era aluna da professora Maria Cândida Lopes (Jornal de Melgaço n.º 1169, de 4/8/1917). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 8/9/1977. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1012, de 10/2/1952: «VENDEM-SE ou ARRENDAM-SE – As propriedades pertencentes às senhoras D. Augusta Henriqueta Rodrigues e D. Berta Raimunda de Lurdes Rodrigues, sitas no lugar dos Caneiros, em São Gregório, com terreno de pão e vinho e diversos montes (!), tendo uma casa de moradia e um moinho com duas rodas, em perfeito estado de elaboração. Junto às mesmas, também se vende a propriedade Cano. Tratar com as ditas senhoras em São Gregório.» // Suponho que tinham por caseiros António Mesquita Leite, natural de Mondim de Basto, e sua esposa, Maria Esteves, natural de Rouças, Melgaço.

 

RODRIGUES, Caetano. Filho de José Rodrigues e de Rosa Alves. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 28/8/1872, com setenta anos de idade, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. 

 

RODRIGUES, Caetano. Filho de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, residentes no lugar da Granja. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, da Soalheira; n.m. de Pedro Pires e de Antónia Maria Esteves, da Granja. Nasceu em Cristóval a 21/1/1834 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano do Souto, do lugar de Marga, e Lúcia Gonçalves, do lugar de Doma.    

 

RODRIGUES, Caetano. Filho de Joaquim Rodrigues e de Josefa Rodrigues, moradores na Rua Verde, Cristóval. N.p. de Manuel Rodrigues e de Teresa Gonçalves, da Vila de Celanova, Ourense; n.m. de Lourenço Rodrigues e de Francisca Bouças, de São Cristóvão de Ribadávia, Tui. Nasceu em Cristóval a 22/7/1855 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria Domingues, solteira, da Rua Verde.

 

RODRIGUES, Caetano Maria. Filho de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, doméstica. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; n.m. de Manuel Joaquim Salgado e de Francisca Salgado, de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval (casualmente, pois seus pais ainda moravam certamente em Paços; depois passaram a residir em São Gregório, onde havia mais população, logo mais clientes para os seus medicamentos) a 8/9/1837 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinho: Caetano Marques, de São Gregório. // Morreu a 20/6/1840.  

 

RODRIGUES, Carlos. Filho de José Avelino Rodrigues e de Isaura Quintela. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 92, de 4/1/1931). 

 

RODRIGUES, Carlota de Jesus. Filha de Manuel Ventura Rodrigues, lavrador, natural de Cristóval, e de Maria José de Abreu e Abendanho, lavradeira, natural de São Martinho de Alvaredo. Nasceu em Cristóval a 6/12/1832. Padrinhos de batismo: Luís Manuel de Abreu, de São Gregório, e Maria Joaquina de Abreu, de Alvaredo. // Camponesa. // Faleceu a 5/11/1904, em São Gregório, onde morava, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Quintela, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.  

 

RODRIGUES, César Augusto. Filho de Claudina Rodrigues, solteira, moradora no lugar de Sucastelo. Neto materno de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 5/1/1901 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Emílio de Araújo e Carlota do Outeiro, solteiros. // Morreu a 17/10/1918. 

 

RODRIGUES, Clara Gilda. Filha de António Daniel Rodrigues e de Pureza de Jesus Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (JM 1163, de 23/6/1917).

 

RODRIGUES, Clara Luísa. Filha de José Rodrigues e de Rosa Maria Morais, naturais do lugar de Crastos, Paderne. // Faleceu no lugar de Doma a 23/12/1892, com 76 anos de idade, viúva de Luís António, só com a extrema-unção, e foi sepultada fora da igreja, junto à capela do Senhor dos Passos, no dia 24. // Sem geração.

 

RODRIGUES, Claudina. Filha de Petra Rodrigues, solteira, de Santa Maria Madalena de Ribadávia. Neta materna de Florêncio Rodrigues e de Joana Alonso Rei, da dita freguesia galega. Nasceu em Cevide a 7/3/1859 e foi batizada na igreja de Cristóval a 13 de esse mês e ano. Madrinha: Manuela Arias, solteira, do lugar da Ponte, Arnoia. 

 

RODRIGUES, Claudina Júlia. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria da Cruz Lopes, proprietários, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Alves, do lugar da Porta; neta materna de Joaquim Lopes e de Josefa Durães, de São Gregório. Nasceu a 8/8/1886 e foi batizada na igreja de Cristóval a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Francisca Rodrigues, solteira, tia da criança, proprietários-lavradores. // Faleceu ainda bebé.

 

RODRIGUES, Claudina Rosa. Filha de Jacobo Rodrigues e de Antónia Vaz, residentes no lugar de Sucastelo. N.p. de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, de Requeijo, Pontedeva, Ourense; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Joaquina Fernandes, de Sucastelo. Nasceu a 11/6/1870 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim da Ribeira e sua mulher, Luísa Monteiro, lavradores, de Sucastelo.  

 

RODRIGUES, Daniel. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Clara Fernandes, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Baldera, da Rua Verde; n.m. de José Fernandes e de Maria Rodrigues, do Ranhado. Nasceu em Cristóval a 1/9/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Sousa Viana e Joaquina de Araújo, solteira, de São Gregório. 

 

RODRIGUES, Daniel José. Filho de (*). Nasceu no lugar do Regueiro, Cristóval, a --/--/18--. // Emigrou para o Brasil, onde conseguiu angariar alguma fortuna. // Deve ter sido ele que mandou construir a “Casa Branca” em Cristóval. // Casou ainda no século XIX com Antónia de Sylos, brasileira. // Foi com o seu dinheiro que se construiu a torre da igreja de Cristóval, inaugurada a 20/9/1903, o que deu ensejo a enorme banquete. Lê-se em uma placa de mármore: «Mandada construir por Daniel José Rodrigues em obediência à vontade de sua esposa Antónia de Silos Rodrigues 1902.» // Em 1908 regressava de Lisboa à sua «Casa Branca», uma bela vivenda mandada construir na freguesia de Cristóval, acompanhado da família. Tinha um filho, António Daniel, nascido a 13/6/1887; nesse dia e no ano de 1912 festejou-se em sua casa o aniversário desse filho. Também era pai de Honório e de Rafael Daniel. // Lê-se no Correio do Melgaço n.º 17, de 29/9/1912, página 3: «Foi à capital do Minho Braga, o senhor Daniel José Rodrigues.» // Os seus filhos, António Daniel e Rafael Daniel, em 1913 deslocaram-se a Coimbra a fim de contratarem técnicos que lhes fizessem a instalação elétrica na sua “Casa Branca”. // Em 1913 enviou ofício à Câmara Municipal de Melgaço a dizer que declinava a nomeação de vogal da Comissão de Assistência escolar do concelho; para o substituir nomearam José Joaquim Pereira da Costa, do lugar da Porta (ver Jornal de Melgaço n.º 717 e n.º 733, de 14/5/1908, Correio de Melgaço n.º 2, Correio de Melgaço n.º 46, de 20/4/1913, Correio de Melgaço n.º 61, de 10/8/1913, e Correio de Melgaço n.º 80, de 21/12/1913). // Morreu a --/--/1923 (**). // Pai de António Daniel, de Carlos, de Honório, de Rafael Daniel (este senhor teve um filho, de seu nome Rafael Val Rodrigues, conhecido por “Felito da Casa Branca”, de quem o Manuel Igrejas (natural da Vila de Melgaço, emigrante no Brasil) fala em “A Voz de Melgaço” n.º 933, de 15/2/1991, dizendo que se voltaram a encontrar ao cabo de vinte (20) anos; era seu compadre, padrinho da Deise Igrejas; residia em São Paulo; era casado com Sara e já tinha cinco netos, três da filha Maria e dois do filho Rafael; Rafael Val Rodrigues morreu nesse ano de 1991). // (ver A Voz de Melgaço n.º 950, de 1/11/1991, página 8; e “A Voz de Melgaço” n.º 1035, de 1/9/1995, página 14). /// (*) (ver Correio de Melgaço n.º 17, de 29/9/1912). /// (**) No Notícias de Melgaço n.º 42, de 21/1/1923, diz-se que morreu em Lisboa o proprietário da “Casa Branca”.

 

RODRIGUES, Daniel José. Filho de Carlos Vítor Rodrigues e de Hermínia dos Anjos Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 21, de 14/7/1929).

 

RODRIGUES, Delfina. Filha de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, da Calçada; neta materna de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, residentes em Ladronqueira, Fiães. Nasceu em Cristóval a 20/8/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues, lavrador, e Joaquina Bermudes, casados, do lugar de Sucastelo. // Lavradeira. // Faleceu a 2/8/1907, no lugar da Granja, Cristóval, onde morava, sem sacramentos, casada com Romão Mendes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.   

 

RODRIGUES, Delfina Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, natural de Chaviães, e de Maria Constança de Abreu, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de João António Rodrigues e de Carolina Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Joaquim de Abreu e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 7/3/1909 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Rodrigues, casado, lavrador, e Maria de Abreu, solteira, camponesa. // Casou a 17/12/1931, na CRCM, com Jorge de Castro Esteves, de dezanove anos de idade, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, filho de José Alves Esteves Junior e de Rosa Luísa. // Faleceu em Santa Maria Maior, Viana, a 13/6/1961.   

 

RODRIGUES, Delfina Rosa. Filha de António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, moradores na Fonte do Cabo. N.p. de Maria Luísa Mendes, do dito lugar, solteira; n.m. de Joaquim Domingues e de Floinda Esteves, do Sobreiro. Nasceu a 5/9/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, lavrador, e sua mãe, Ana Esteves, casada, moradores em Pousadas. // Casou na igreja de Cristóval a 12/10/1891 com o seu conterrâneo, e parente no 4.º grau, José Fernandes, de 25 anos de idade, lavrador. // Faleceu em Cristóval a 23/11/1956 (confirmar). 

 

RODRIGUES, Ermelinda. Filha de Joaquim Rodrigues, taberneiro, e de Benedita Mendes. N.p. de José Luís Rodrigues e de Ângela Claro, lavradores; n.m. de Ana Luísa Mendes, solteira, todos moradores em Cevide. Nasceu em Cristóval a 10/9/1861 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Teresa Veloso, casada, moradora na Vila de Monção. // Faleceu a 13/11/1863 e foi sepultada na igreja.

 

RODRIGUES, Ermelinda. Filha de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. N.p. de José Luís Rodrigues e de Ângela Claro; n.m. de Ana Luísa Mendes, solteira, todos de Cevide. Nasceu em Cristóval a 17/12/1867 e foi batizada no dia seguinte pelo padre José Maria Mendes, dos Casais, Paços. Padrinhos: Francisco Luís Rodrigues, casado, lavrador, do lugar da Ponte, Santa Marinha da Ribeira, Colegiada de Crecente, Tui, e a avó materna da neófita. // Faleceu em Cristóval a 10/1/1940.  

 

RODRIGUES, Ermendina de Lurdes. Filha de Maria Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 74, de 9/11/1913). // Faleceu em Cristóval a --/--/1914, com apenas dez meses de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

RODRIGUES, Evaristo António. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Constança de Abreu, lavradeira, natural de Cristóval, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de João António Rodrigues e de Carolina Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Joaquim de Abreu e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 19/7/1903 e foi batizado na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Rodrigues, casado, lavrador, e Ludovina de Araújo, casada, lavradeira. // Fez exame do 1.º grau a 6/7/1916 na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916).

 

RODRIGUES, Fernando Carvalho (Monsenhor). Nasceu em São Paio de Segude, concelho de Monção. // Foi pároco de Cristóval de 29/9/1957 a Outubro de 1958, pelo facto de ter ido para Roma, para a Universidade Gregoriana. // Faleceu a 5/7/1998, domingo, com 64 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1098, de 15/7/1998). // Trabalhava nos Serviços Centrais da diocese de Braga, onde era magno chanceler, professor do seminário, e ainda capelão das religiosas teresianas.  

 

RODRIGUES, Filomena. Filha de Armindo José Rodrigues e de Maria Cândida Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1933 (NM 194, de 14/5/1933).

 

RODRIGUES, Francisca. // Faleceu a 18 de Março de 1805, foi amortalhada em túnica de São Francisco e sepultada na igreja paroquial de Cristóval. // Era viúva. // Mãe de Frutuoso (?) António Rodrigues, de São Gregório.

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de Francisco Rodrigues e de Francisca Monteiro. Nasceu por volta de 1795. // Faleceu no lugar do Ramo a 3/1/1865, com setenta anos de idade, no estado de viúva de Caetano José Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Maria.

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de Joaquim Rodrigues e de Maria Bernardes. Nasceu por volta de 1815. // Lavradeira. // Faleceu no Sobreiro a 2/8/1891, com 76 anos de idade, casada com Manuel Salgado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 4. // O seu viúvo morreu a 26/1/1894. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, moradores no lugar da Granja. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, da Soalheira; n.m. de Pedro Pires e de Antónia Maria Esteves, da Granja. Nasceu a 27/5/1835 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: o seu avô paterno. // Faleceu a 23/11/1858, apenas com o sacramento da extrema-unção, por estar demente havia já oito ou nove anos, e foi sepultada na igreja a 24, com ofício de cinco padres.   

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves, lavradores, cristovalenses. Nasceu por volta de 1840. // Faleceu no lugar da Porta, Cristóval, onde morava, a 28/2/1902, com sessenta e dois anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local. 

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de -------- Rodrigues e de -------------------------. Nasceu em ---------------------, a --/--/18--. // Em sessão da Câmara Municipal de 3/7/1912 foi-lhe concedido o subsídio de lactação. 

 

RODRIGUES, Francisca Rosa. Filha de Maria José Rodrigues, solteira. Neta materna de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara, todos de Cevide. Nasceu a 6/5/1872 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Caetana Rodrigues, viúva, moradora no mesmo lugar. // Nota: deve ser a mãe de Maria Rodrigues e avó materna de Maria Luísa Rodrigues, nascida em Cevide a 23/2/1939.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Gregório Rodrigues e de Teresa Salgado, de São João de Crespos, bispado de Ourense. // Casou na igreja de Cristóval a 11/8/1827 com Joaquina, da Granja, filha de Francisco Domingues e de Antónia do Outeiro. Testemunhas: Joaquim Gomes, do lugar da Porta, e Maria Teresa Pires, de Carvão. 

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires. Nasceu por volta de 1809. // Morreu no lugar de Carvão a 30/7/1869, com 60 anos de idade, casado com Luísa Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Manuel, de António, de Maria, e de Josefa. 

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues, moradores que foram em São Gregório. Nasceu por volta de 1810. // Faleceu no dito lugar a 29/9/1879, com 69 anos de idade, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Pires, moradores no lugar da Porta. // Casou na igreja de Cristóval, a 15/11/1847, com Rosa, filha de Manuel Francisco Pires e de Guimar Esteves, da Granja. Testemunhas: padre Manuel Joaquim Fernandes, do lugar do Rego, e António Pires, do lugar de Doma. 

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Francisco Rodrigues e de Joana Maria Martins, da Soalheira; neto materno de Pedro Pires e de Antónia Esteves, da Granja. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cristóval, a 23/1/1860, com Albina, de 18 anos de idade (teve de obter licença do juiz dos órfãos, José Augusto Osório Sarmento, por ser menor e órfão de pai, e o consentimento da mãe, sua tutora), cristovalense como o noivo, filha de Joaquim Francisco Rodrigues e de Francisca Gonçalves, lavradores, de São Gregório; neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues, e neta materna de Francisco Gonçalves e de Ana Luísa Ribeira, de São Gregório. Testemunhas: António Maria Rodrigues, casado, negociante, da Calçada; Manuel António Rodrigues, casado, do lugar da Porta; e António Martins, viúvo, de Sucastelo. // A sua esposa faleceu em São Gregório a 9/7/1881. // Ele morreu também em São Gregório, a 30/1/1897, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Francisco. // Nasceu por volta de 1859. // Morreu no lugar da Cruz, Cristóval, a --/--/1859, com 73 anos de idade (NM 174, de 27/11/1932).    

 

RODRIGUES, Francisco António. Filho de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, moradores no lugar de Carvão. // Casou na igreja de Cristóval a 16/12/1833, com Luísa, filha de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. // Faleceu antes de 1891, pois nesse ano, a 7 de Julho, finou-se a sua viúva. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Francisco António. Filho de José Bento Rodrigues, natural de Desteriz, Galiza, e de Fortunata de Jesus Lopes, natural de Cristóval, moradores no lugar do Pico. N.p. de Manuel Rodrigues e de Manuela Vasques, do Tarendo, Desteriz, Tui; n.m. de avós incógnitos. Nasceu a 29/12/1875 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e sua mulher, Josefa Alves, lavradores, do lugar de Carvão. // Casou na igreja de Cristóval a 14/10/1903 com Libânia de Jesus, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Ramo, filha de José Maria Quintela e de Rosa Domingues. // Faleceu na sua freguesia natal a 28/4/1952. 

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, moradores que foram no lugar da Porta. Nasceu por volta de 1816. // Morreu na Granja a 30/4/1876, com 60 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou quatro filhos: Francisco, Maria, Albina, e José.  

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves. Nasceu por volta de 1846. // Tinha 38 anos de idade, era solteiro, oficial de alfaiate, quando casou na igreja de Cristóval a 18/5/1884 com a sua parente no 3.º e 4.º grau de consanguinidade, Maria Rodrigues, solteira, de 21 anos de idade, filha de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, todos lavradores, residentes no lugar da Porta. Testemunhas: Constantino Domingues, casado, lavrador, e Francisco da Costa, casado, lavradores, ambos residentes no lugar da Costa.  

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Francisco José Rodrigues e de Rosa Pires, residentes no lugar da Granja. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Porta; n.m. de Manuel Francisco Pires e de Guimar Esteves, da Granja. Nasceu a 2/871848 e foi batizado na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Pires, de Doma. // Devia ser uma pessoa com muita imaginação, pois segundo consta inventou um novo arado (ver o jornal “Valenciano” n.º 1268, de 24/7/1892). // Nota: é provável que seja o senhor que foi nomeado regedor substituto de Cristóval no ano de 1908 (Jornal de Melgaço n.º 727); deve ser o mesmo senhor que faleceu no lugar da Porta a --/--/1914; no jornal diz-se que ele tinha 68 anos de idade, mas isso é irrelevante (ver Correio de Melgaço n.º 83, de 18/1/1914). 

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria da Cruz Lopes, lavradores e proprietários, residentes em São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves, do lugar da Porta; n.m. de Joaquim Júlio Lopes e de Maria Josefa Durães, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 17/12/1883 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, alfaiate, do lugar da Porta, tio paterno, e Claudina Júlia Lopes, de São Gregório, tia materna, solteiros. // Faleceu a 1/7/1886 e no dia seguinte foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Francisco Máximo. Filho de Joaquim Luís Rodrigues e de Benedita Mendes. Neto paterno de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara; neto materno de Ana Mendes, solteira, todos de Cevide. Nasceu a 12/11/1873 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: o presbítero Francisco Máximo Rodrigues, de Chaviães, e Caetana Rodrigues, viúva, tia paterna do bebé, de Cevide. // Em 1904 foi padrinho de Mário Máximo Monteiro. // Casou na igreja de Cristóval a 30/1/1907 com a sua conterrânea Deolinda, de 34 anos de idade, solteira, proprietária, moradora em São Gregório, filha de Manuel António Gomes, natural de Chaviães, e de Delfina de Sousa Viana, cristovalense. Testemunhas presentes: Aníbal José Alves, casado, proprietário, morador em Cevide, e Júlio Augusto de Sousa Viana, negociante, morador em São Gregório. // Pode ler-se no Notícias de Melgaço n.º 54, de 16/3/1930: «Tomou posse do cargo de presidente da Junta Administrativa desta freguesia o nosso assinante senhor F.M. Rodrigues, de São Gregório, que segundo nos consta tenciona terminar com as obras do cemitério a quem se deve o seu início no último cargo que exerceu.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930: «Pelo que nos contam está terminado o alargamento do cemitério paroquial desta freguesia, cujas obras há muito tempo que vinham prendendo as atenções do senhor presidente da Junta Administrativa da mesma, que tem sido incansável na sua terminação. Elas importaram em cerca de nove mil escudos e se não fosse a boa vontade do nosso amigo e assinante senhor Francisco Máximo Rodrigues tarde ou nunca seriam concluídas porque a Junta não tem fundos e o dinheiro foi emprestado particularmente por um amigo deste senhor. Só temos que louvar a ação deste cavalheiro e pena é que criaturas desta força não estejam sempre à frente das corporações locais, com o que muito teria a lucrar a República e o bem comum. Não teríamos caminhos arruinados, cemitérios todos sujos, e escolas, uma vergonha, como temos notado em muitas partes.» // Morreu na freguesia de Cristóval a 9/3/1953 (ou 1963). // Com geração.

 

RODRIGUES, Grácia. // Faleceu a 1/5/1805, foi amortalhada em túnica de São Francisco e sepultada na igreja de Cristóval. // Era viúva, do Coto de São Gregório.

 

RODRIGUES, Honório. Filho de Daniel José Rodrigues (ver no apelido Salgado), natural de Cristóval, Melgaço, Portugal, e de Antónia de Sylos, natural de São Paulo, Brasil. Nasceu a --/--/18--. // O correspondente em Cristóval do Jornal de Melgaço escreveu: {«No passado domingo houve na igreja paroquial desta freguesia missa solene e sermão pelo padre Artur de Ascensão Almeida, de Penso, em cumprimento dum voto feito pelo nosso amigo senhor Honório D. Rodrigues, ao Senhor dos Aflitos. Finda a missa, orador e orquestra seguiram, acompanhados do senhor Honório, para sua casa, onde a todos foi servido um opíparo jantar que desde princípio correu com a maior animação. A meio talvez, ou antes do jantar, aquele mimoso cantor deliciou-nos com uma linda e importante ópera italiana. Mais dois pratos, e o mesmo cantor nos delicia com nova e não menos importante ópera, mas então em português, de forma que todos nós percebemos. Era na verdade encantadora. Mais alguns pratos ainda e vinhos finos e brindes e sobremesas e depois um dos comensais, ao mesmo tempo que magistralmente acompanhava em violão, cantou a seguinte quadra tão adequada: «Mais vinho que é sangue virgem,/Mais vinho que o bebo eu;/Se o vinho nos leva ao inferno,/Primeiro nos mostra o céuEm seguida, qual saraivada no mês de Dezembro, caem garrafas de vinho para cima da mesa que os comensais vão esvaziando, enquanto o senhor Rafael, irmão do Honório, tão belamente nos entretém, dedilhando admiravelmente em violão uma das mais clássicas músicas que conheço, e depois ao acompanhamento de violão em mãos de mestre, o nosso amigo Honório canta ainda as seguintes quadras: «Vive na grande roda, no seu meio,/De luxo imenso e de atenções cercada./A vida para ela é só recreio,/Inúteis passatempos e… mais nada./Precisa, ao seu dispor, um cofre cheio,/Para a vida que vive, regalada,/Oiro gastando sem pudor nem freio…/Quando no mundo há tanta desgraçadaDepois das competentes palmas, já se vê, deu-se por encerrada a sessão, indo dali toda a gente para a igreja assistir ao Mês de Maria. Como eu tenho saudades daquele dia»} (ver Jornal de Melgaço n.º 1248, de 1/6/1919). // No Jornal de Melgaço n.º 1268, de 26/10/1919, diz-se que ele esteve numa festa em Paços, integrado na filarmónica de São Gregório, «que apresentou uma orquestra como raras vezes temos ouvido, o que não admira, porque nela estavam incorporados os famosos cantores Honório Rodrigues, de Cristóval, e Nóvoas, de Paderne.» // Em 1933 embarcava com seu irmão Rafael para o Rio de Janeiro (NM 216, de 17/12/1933).   

 

RODRIGUES, Idália Angélica. // Nasceu por volta de 1937. // Faleceu na Rua Verde, Cristóval, a --/--/2020, com 83 anos de idade (VM 1438, de 1/5/2020).      

 

RODRIGUES, Isabel Ventura. // Faleceu no lugar da Porta a 14/12/1858, no estado de viúva de Joaquim Gomes, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, 15, com ofício de cinco padres.

 

RODRIGUES, Jacoba. Filha de --------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1877. // Faleceu no lugar de Sucastelo, freguesia de Cristóval, a --/--/1933, com 56 anos de idade (NM 186, de 12/3/1933). 

 

RODRIGUES, Jacobo. Filho de José Rodrigues e de Rosa Alves, lavradores, naturais de Requeijo, Pontedeva. Nasceu em Pontedeva, Ourense. // Tinha 33 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Doma, quando casou na igreja de Cristóval, a 13/2/1865, com Antónia, de 32 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel José Vaz e de Maria Joaquina Fernandes, de Sucastelo. Testemunhas: Manuel Domingues, casado, lavrador; Manuel da Ribeira, casado, carpinteiro, ambos do lugar de Sucastelo; e o padre José Maria Mendes. // Enviuvou a 2/2/1908. // Com geração.

 

RODRIGUES, Jerónimo. Filho de José Rodrigues e de Maria Rodrigues (viúva), residentes no lugar da Calçada. // Casou na igreja de Cristóval a 7/4/1834 com Maria Benta, filha de Manuel Marques e de Teresa Loné, da Rua Verde de São Gregório. Testemunhas: Vitorino da Costa e Manuel Domingues, de Pousadas.

 

RODRIGUES, Jerónimo Manuel. Filho de António Manuel Rodrigues e de Maria Claudina, da freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção. // Casou na igreja de Cristóval a 4/8/1850, com Rosa Inocência, filha de Roque de Araújo e de Teresa Carvalha, da freguesia de Santa Maria de Sobrado, bispado de Ourense, moradora em Cristóval havia muitos anos. Testemunhas: Bento Pires, solteiro, de Conle, e Francisco Arias, de São Gregório. // Faleceu a 18/11/1904, na Rua da Calçada, SMP, onde morava, com 75 anos de idade, só com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério municipal de Melgaço.   

 

RODRIGUES, João António. Filho de Francisco António Rodrigues e de Luísa Marques, moradores no lugar de Carvão. N.p. de António Rodrigues e de Teresa Pires, do dito lugar; n.m. de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu a 30/6/1849 e foi batizado a 9 de Julho desse ano. Padrinhos: António Pires, da Granja, viúvo, e Isabel Marques, viúva, de Pousafoles, Fiães.

 

RODRIGUES, João de Ascensão. // Nasceu por volta de 1926. // Morreu no lugar de São Gregório a --/--/1930, com apenas quatro anos de idade (NM 87, de 23/11/1930).

 

RODRIGUES, João Manuel. // Faleceu no lugar do Ranhado a 13/12/1859, viúvo de Guiomar Pires, apenas com a extrema-unção, por ter sido atacado de apoplexia, que lhe tirou os sentidos, andando ele de saúde, e foi sepultado na igreja a 14. Fizera testamento nas Notas do escrivão Baião, na Vila; deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Joaquim Augusto. Filho de Rita Tomásia (exposta), solteira, criada na freguesia de São Pedro de Sequeiros, distrito de Braga, moradora em São Gregório, e de Belchior Batista Rodrigues, solteiro, guarda da nova fiscalização do Porto, batizado na freguesia de São Pedro de Este, Braga, postado no ponto de Ponte Vargas, São Gregório. N.p. de João Batista Rodrigues e de Maria das Neves, lavradores, de São João do Souto, Braga. Nasceu em Cristóval a 2/12/1862 e foi batizado na igreja da freguesia a 7 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Durães, casada, de São Gregório. (O pai da criança assinou o assento de batismo). // Guarda da Alfândega. // Casou na igreja de Prado, Melgaço, a 21/11/1886, com Paulina das Neves Batista, nascida naquela freguesia em 1865. // Com geração (ver em Prado). 

 

RODRIGUES, Joaquim Eusébio. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Clara Fernandes, moradores no lugar do Regueiro. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Baldera, de São Gregório; n.m. de José Bento Fernandes e de Maria Rodrigues, do Ranhado. Nasceu em Cristóval a 24/5/1865 e foi batizado a 26 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo, solteiro, negociante, e sua irmã, Miquelina Emália de Araújo, solteira, do lugar de São Gregório.

 

RODRIGUES, Joaquim Francisco. Filho de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues. // Casou na igreja de Cristóval a 18/7/1841, com Francisca Caetana Gonçalves, filha de Francisco Gonçalves e de Ana Luísa Ribeira. Testemunhas: Luís Manuel de Abreu e Bento Manuel Veloso, todos do lugar de São Gregório. // Faleceu no lugar da Cruz de São Gregório a 6/9/1858, repentinamente, quando se encontrava à mesa a comer, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de sete padres. A sua viúva mandou rezar por alma do defunto quarenta missas. // Francisca Caetana Gonçalves finou-se a 6/10/1901.  

 

RODRIGUES, Joaquim José. Filho de Francisco Rodrigues e de Albina Rodrigues, moradores no lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval. Nasceu em Janeiro de 1872. // Faleceu a 20/2/1872 e foi sepultado na igreja. 

 

RODRIGUES, Joaquim Luís. Filho de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara, residentes no lugar de Cevide. Nasceu a --/--/18--. // Proprietário. // Casou na igreja de Cristóval a 4/1/1857 com Benedita Mendes, filha de Ana Mendes, solteira, do lugar de Cevide. Testemunhas: Caetano José Marques, negociante, do lugar de São Gregório, e Manuel de Mesquita e Sousa. // Morreu em Cevide a --/--/1918. // Era pai de Adriano Luís Rodrigues [dos Santos Sobrinho], «importante capitalista da cidade de Lisboa» (Jornal de Melgaço n.º 1204, de 27/4/1918).

 

RODRIGUES, Joaquim Luís. Filho de ---------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótimo; tinha por professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918).

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, do lugar de Carvão. // Faleceu a 30/9/1859, com todos os sacramentos, com testamento (feito nas Notas do escrivão Almeida), e foi sepultada na igreja a 1 de Outubro. 

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de Francisco Rodrigues e de Francisca Monteiro. // Faleceu no lugar do Ramo a 13/3/1866, com 70 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja. // Sem geração.

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de José Rodrigues e de Maria Ventura do Souto. // Faleceu em Doma a 22/11/1873, com 60 anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa (Táboas). Filha de Manuel Ventura Rodrigues e de Maria José de Abreu e Abendanho. Neta paterna de João Manuel Rodrigues “Tábuas” e de Ana Domingues; neta materna de Francisco José de Abreu Lima e Castro e de Maria Engrácia de Araújo Lira de Abendanho. Nasceu a 14/12/1830 e foi batizada na igreja. Padrinhos: os seus tios maternos José Joaquim de Abreu e Joana Rosa de Abreu. // Casou na freguesia de Paços com Manuel Joaquim de Abreu, filho de Frutuoso de Abreu e de Maria Rosa do Outeiro. // Faleceu em São Gregório a 17/3/1889, com cinquenta e quatro anos (!) de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim de Abreu, natural de Paços, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 19. // Deixou dois filhos: Luís José de Abreu e de Maria Constança de Abreu. // O seu viúvo morreu no dito lugar a 23/10/1900.   

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Maria Amália de Sousa Viana, lavradores, residentes no lugar da Rua Verde. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Francisca Gonçalves; n.m. de Manuel de Sousa Viana e de Joaquina Ferreira da Cunha. Nasceu em Cristóval a 30/6/1895 e foi batizada na igreja a 7 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, e Rosa Gomes, casada. // Faleceu na freguesia de Cristóval a --/10/1942 (confirmar).

 

RODRIGUES, Jorge. Filho de ------------ Rodrigues e de ------------- Silva. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/19--. // Casou a 24/7/1999, na igreja de Paços, Melgaço, com Angelina Maria Esteves.

 

RODRIGUES, Jorge. // Nasceu por volta de 1943. // Morreu no lugar de Arroteia, freguesia de Cristóval, a --/--/2022, com 79 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2022).  

 

RODRIGUES, José. // Faleceu no lugar dos Casais, Cristóval, a 24/7/1805, e foi amortalhado em túnica de São Francisco e sepultado na igreja.  

 

RODRIGUES, José. Filho de Maria José Rodrigues, solteira, moradora no lugar de Cevide. Neto materno de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara, do dito lugar. Nasceu a 19/11/1859 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria Teresa Guerreiro, solteira, do lugar de Cevide.

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel Rodrigues, galego, da diocese de Ourense, e de Josefa Alves, lavradores, residentes no lugar de Carvão. N.p. de Bento Rodrigues e de Benta Alves; n.m. de Francisco Alves e de Francisca Pereira. Nasceu em Cristóval a 9/5/1894 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Alves, casado, lavrador, e Rosa Rodrigues, casada. // Morreu em Paços a 23/9/1967.

 

RODRIGUES, José. Filho de António Rodrigues e de Maria Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

RODRIGUES, José (Soutulho). Filho de ------------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/191-. // Casou com Julieta de Jesus Coelho. // Faleceu na sua casa de São Gregório, Cristóval, a --/--/1995, com oitenta anos de idade. // Pai de Armando, de Joel Júlio, de Maria do Carmo, de Maria Manuela, e de João Paulo. // Sogro de Maria Guilhermina Ribeiro da Silva, de Laurinda Alves Puga, de Alberto de Amorim, de Guilherme e Fernando António Domingues. // Avô de José Eduardo, de Joel José, de Luís Jorge, de Maria de La Salete, e de Susana Teresa. // Bisavô de Helena Isabel e de Cátia Lopes. // Irmão de Manuel Rodrigues e de Abílio Rodrigues. // (VM 1022, de 1/2/1995).    

 

RODRIGUES, José. Filho de António Rodrigues e de Ricardina de Jesus Vieites. Nasceu em Cristóval a --/--/1934 (NM 230, de 22/4/1934).

 

RODRIGUES, José António. Filho de Antónia Rodrigues, solteira, moradora no lugar de São Gregório. Neto materno de Patrício Rodrigues e de Páscoa Vasques, da freguesia de Vide, Abadia de Crastelo, Julgado de Ribadávia. Nasceu em Cristóval a 29/5/1872 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José António Pereira, guarda de 2.ª classe da fiscalização da alfândega de Valença, casado, em serviço no posto de São Gregório, e Mariana Rosa de Lassos (?), solteira, de São Mamede, Valença, moradora ocasionalmente em São Gregório, Melgaço.

 

RODRIGUES, José Batista. Filho de ----------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1916 o Diário do Governo publicou um despacho que o nomeava juiz de paz da freguesia de Cristóval (ver Correio de Melgaço n.º 200, de 21/5/1916).

 

RODRIGUES, José Bento. Filho de Manuel Rodrigues e de Manuela Vasques, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Desteriz, Galiza, por volta de 1838. // Lavrador. // Faleceu a 25/11/1904, no lugar do Pico, onde morava, com todos os sacramentos, com 66 anos de idade, no estado de casado com Fortunata de Jesus, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Cristóval.     

 

RODRIGUES, José Bento de Lourdes. Filho de Francisco António Rodrigues e de Libânia de Jesus Quintela, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Neto paterno de José Bento Rodrigues e de Fortunata de Jesus; neto materno de José Maria Quintela e de Rosa Domingues. Nasceu em Cristóval a 9/1/1908 e foi batizada na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento Afonso Marques, solteiro, professor oficial da instrução primária, e Albina Rosa Rodrigues, solteira, camponesa. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de ótimo; era aluno do professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1169, de 4/8/1917).  

 

RODRIGUES, José Caetano. Filho de Manuel Ventura Rodrigues e de Maria Rodrigues, moradores que foram no Ramo. // Faleceu em São Gregório a 21/4/1873, com 80 anos de idade, no estado de viúvo de Francisca Ribeira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Antónia Rodrigues.

 

RODRIGUES, José Cândido. Filho de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, moradores no lugar da Porta. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do dito lugar; n.m. de José Bernardo Rodrigues e de Maria Pires, da Granja. Nasceu em Cristóval a 22/10/1869 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Maria Rodrigues, e sua mulher, Maria Rodrigues, negociantes, moradores no lugar da Calçada, Cristóval. // Faleceu a 19/11/1869 e foi sepultado na igreja.  

 

RODRIGUES, José Carlos. Filho de Francisco Máximo Rodrigues e de Deolinda de Sousa Viana. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 44, de 6/4/1913).

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Francisco António Rodrigues e de Maria Luísa Marques, da Granja. Neto paterno de António Rodrigues e de Teresa Pires, de Carvão; neto materno de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu em Cristóval a 21/6/1838 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Josefa Pires, tia do neófito. // Faleceu em Agosto de 1839.  

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Joaquim Rodrigues, taberneiro, e de Benedita Mendes. N.p. de José Luís Rodrigues e de Ângela Claro; n.m. de Ana Mendes, solteira, todos moradores em Cevide. Nasceu a 20/3/1864 e foi batizado na igreja de Cristóval a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Queirós, negociante e proprietário, natural de Penso, e Claudina Marques, solteira, de São Gregório.    

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Francisco Rodrigues e de Albina Rodrigues, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de José Bernardo Rodrigues e de Maria Pires, da Granja; n.m. de Joaquim Francisco Rodrigues e de Francisca Gonçalves, de São Gregório. Nasceu a 11/1/1872 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, lavrador, e a avó materna, viúva. // Faleceu a 20/2/1872 (?).

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Caetano Quintela e de Maria de Jesus, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Jerónimo José Quintela e de Maria Pires, do Regueiro; neto materno de avós incógnitos. Nasceu em Cristóval a 28/1/1872 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Meleiro e sua mulher, Maria Teresa Vaz, lavradores, do lugar do Faval, Fiães. 

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Francisco José Rodrigues, oficial de alfaiate, e de Maria Rodrigues. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves; n.m. de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, todos moradores no lugar da Porta, Cristóval. Nasceu a 25/11/1888 e foi batizado na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, e Francisca Rodrigues, solteira, tia paterna do bebé. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Porta, Cristóval, a 2/8/1902, apenas com o sacramento da extrema-unção, e foi sepultado no cemitério paroquial.   

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de António Esteves Rodrigues e de Maria Estrela da Luz Esteves. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1935 (NM 289, de 27/10/1935).

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de João Rodrigues e de Sabina Josefa, lavradores, da Vila de Melgaço. Nasceu por volta de 1777. // Faleceu em Cevide a 19/9/1861, com 84 anos de idade, casado com Ângela Clara, com todos os sacramentos, sem testamento. // Pai de Caetana, de Maria José, de Joaquim, de Francisco, e de José. 

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de José Maria Rodrigues e de Fortunata de Jesus Exposta, lavradores, residentes no Pico. N.p. de Manuel Rodrigues e de Manuela Vasques, de Desteriz; n.m. de avós desconhecidos. Nasceu a 5/12/1863 e foi batizado na igreja de Cristóval a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José Francisco Fernandes, solteiro, lavrador, do lugar do Ranhado, e Maria Gomes, solteira, do lugar da Porta.

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de Francisco Rodrigues e de Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar da Granja. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar da Porta; n.m. de Manuel Francisco Pires e de Guiomar Esteves, da Granja. Nasceu em Cristóval a 18/6/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Luís Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, lavradores, do lugar da Cruz.

 

RODRIGUES, José de Lurdes. Filho de Manuel Rodrigues, natural de Paderne, e de Maria Joaquina Domingues, natural de Cristóval, jornaleiros, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de António Rodrigues e de Albina Rosa Afonso; neto materno de João Manuel Domingues e de Caetana Arias. Nasceu em Cristóval a 30/12/1907 e foi batizado na igreja a 5/1/1908. Padrinhos: António Rodrigues, casado, lavrador, e Júlia Augusta Domingues, solteira, camponesa. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 13/11/1948.  

 

RODRIGUES, José de Lurdes. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Júlia Pires, jornaleiros, moradores no lugar de Mouriga. N.p. de Maria Rodrigues; n.m. de Maria Rosa Pires. Nasceu em Cristóval a 31/8/1908 e foi batizado na igreja a 6 de Setembro desse dito ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, viúvo, proprietário, e Maria Rosa Pires, solteira, camponesa. // Casou com Silvana Lourenço. // Enviuvou a 29 de Outubro de 1939. // Morreu na sua freguesia natal a 14/6/1981. // Pai de Angelina.

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de Armindo José Rodrigues e de Maria Cândida Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (NM 77, de 14/9/1930).

 

RODRIGUES, José Vicente. Filho de José (ou Luís) Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, moradores no lugar da Granja. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, da Calçada; neto materno de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães. Nasceu a 29/1/1855 e foi batizado na igreja de Cristóval a 5 de Fevereiro desse dito ano. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira e sua irmã, Maria Benedita Pereira, solteira, naturais de Castro Laboreiro. // Faleceu a 22/6/1858 e foi sepultado na igreja no dia 23.  

 

RODRIGUES, Josefa. Filha de José Rodrigues e de Rosa Alves, lavradores, residentes que foram no lugar do Sobreiro. Nasceu por volta de 1816. // Faleceu no lugar de Marga a 13/8/1894, com 78 anos de idade, no estado de solteira, só com a extrema-unção, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja no dia 15. 

 

RODRIGUES, Josefa. Filha de Maria José Rodrigues, solteira, do lugar de Cevide. Neta materna de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara, do dito lugar. Nasceu a 25/10/1852 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Domingues, solteiro, de Desteriz, Galiza, e Maria Joaquina Mendes, solteira, de Cevide. // Faleceu no dito lugar de Cevide a --/--/1932, com 80 anos de idade (NM 138, de 7/2/1932). 

 

RODRIGUES, Josefa. Filha de Francisco António Rodrigues e de Luísa Marques, residentes no lugar da Cruz. N.p. de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, do dito lugar; n.m. de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu em Cristóval a 12/5/1853 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 17/4/1887 com Manuel Joaquim Bernardo, natural de Fiães, filho de João Bernardo e de Joaquina Esteves, lavradores. // Com geração.   

 

RODRIGUES, Josefa. Filha de --------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar de Carvão, freguesia de Cristóval, a --/--/1915, com cinquenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915).

 

RODRIGUES, Júlia Fausta. Filha de Francisco José Rodrigues, alfaiate, e de Maria Rodrigues, proprietária. Neta paterna de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, todos do lugar da Porta. Nasceu a 19/12/1886 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e Francisca Rodrigues, solteira, tia da batizanda. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua freguesia a 30/8/1909 com Martinho, de 23 anos de idade, solteiro, pedreiro, morador em São Gregório, natural de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, filho de Manuel José de Amorim e de Marta Gonçalves Grela. // Faleceu em Cristóval a 16/12/1949. // Na cerimónia do casamento apresentaram ao sacerdote e testemunhas presentes uma criança, Manuel António, nascido a 17/11/1905, batizado na igreja a 23 desse mês e ano, filho de ambos. // Mãe também de Pureza de Amorim, nascida em Cristóval em 1915, e de outros.    

 

RODRIGUES, Júlia Maria. Filha de --------- Rodrigues e de ------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com Manuel da Costa Fernandes, de Adaúfe, Braga. // Em 1996 residiam no lugar de Ranhado, Cristóval. // (VM 1058).  

 

RODRIGUES, Júlio. Filho de António José Rodrigues e de Maria Amália de Sousa Viana, proprietários, moradores na Rua Verde. Neto paterno de João (ou Joaquim) Rodrigues e de Francisca Gonçalves; neto materno de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Ferreira da Cunha, todos do lugar de São Gregório. Nasceu a 13/11/1888 e foi batizado na igreja de Cristóval a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme Cândido de Sousa Viana e Vergita Amália de Sousa Viana, proprietários, moradores em Valença, ambos naturais de Cristóval, Melgaço, tios do bebé.

 

RODRIGUES, Júlio Augusto. Filho de António José Rodrigues e de Maria Amália de Sousa Viana, proprietários, moradores na Rua Verde. Neto paterno de Joaquim Rodrigues e de Francisca Gonçalves; neto materno de Manuel de Sousa Viana e de Joaquina da Cunha Ferreira, todos de São Gregório. Nasceu a 1/3/1886 e foi batizado na igreja de Cristóval a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio de Sousa Viana, negociante, parente da criança em 3.º grau, e Amália Correia dos Santos, solteiros, moradores em São Gregório. // Faleceu a 11/3/1886. 

 

RODRIGUES, Júlio Augusto. Filho de Adelino Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu a 19/8/1927. // Emigrou para o Brasil em 1946.

 

RODRIGUES, Júlio de Lurdes. // Morreu no lugar de Mouriga, freguesia de Cristóval, a --/--/1930, com apenas 23 dias de vida (NM 75, de 31/8/1930).

 

RODRIGUES, Justina Rosa. Filha de Inácio Rodrigues e de Maria Domingues. // Faleceu no lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval, a 21/5/1879, com 82 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou quatro filhos. // (ver Ana Gonçalves).

 

RODRIGUES, Laura. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, natural de Chaviães, e de Maria de Abreu, natural de Cristóval, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de João António Rodrigues e de Carolina Rosa Gonçalves; neta materna de Manuel Joaquim de Abreu e de Joaquina Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 27/8/1901 e foi batizada na igreja a 1 de Setembro desse ano. Padrinhos: Francisco do Outeiro Esteves, viúvo, negociante, e Claudina Marques, viúva, negociante. // Casou a 13/10/1924, na CRCM, com Gonçalo Gonçalves Novo. // Enviuvou a 13/7/1968. // Faleceu a 21/1/1989, na freguesia e concelho de Mafra. // Com geração.

 

RODRIGUES, Lina Rosa. Filha de João Rodrigues e de Guiomar Pires, moradores no lugar do Ranhado. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 21/8/1864, com 60 anos de idade, no estado de casada com José Luís Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Maria, de Francisco, e de Joaquim. 

 

RODRIGUES, Ludovina Augusta. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria de Abreu. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 83, de 18/1/1914). // Faleceu no lugar de São Gregório a --/--/1914, com apenas cinco meses de idade (Correio de Melgaço n.º 105).

 

RODRIGUES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Josefa Alves, lavradores, residentes no lugar de Carvão, Cristóval. N.p. de João Bento Rodrigues e de Benta Alves, do lugar de Freiria (?), freguesia de Souto, alcaidia de Gomezende (?), bispado de Ourense; n.m. de Francisco Alves e de Francisca Pereira, do lugar de Carvão. Nasceu em Cristóval a 15/10/1889 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Alves e sua mulher, Rosa Gonçalves, lavradores, tios da criança, residentes em Carvão. // Casou com Delfim de Faria, natural de Santo Estêvão de Gião, Vila do Conde, a 17/12/1926. // Faleceu na sua freguesia natal a 11 ou 21/11/1957. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Luís Manuel. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, residentes no lugar da Calçada. // Casou na igreja de Cristóval a 6/3/1848 com Ramira, filha de Vicente Soeiro e de Luísa Fernandes, rurais, moradores no lugar de Ladronqueira, Fiães, concelho de Melgaço. Testemunhas: padre Manuel Joaquim Fernandes, da Granja, e Manuel Gomes, do lugar da Porta. // A sua esposa faleceu no lugar da Granja, Cristóval, a 27/5/1904, no estado de viúva. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Luís Manuel. Filho de Manuel Ventura Rodrigues e de Maria José de Abreu e Abendanho, moradores em São Gregório. Neto paterno de João Manuel Rodrigues Tábuas e de Ana Domingues, desse dito lugar; neto materno de Francisco José de Abreu Lima e Castro e de Maria Engrácia de Araújo Lira e Abendanho, do lugar da Charneca, Alvaredo. Nasceu em Cristóval a 29/3/1838 e foi batizado a 1 de Abril desse dito ano. Padrinhos: Luís Manuel de Abreu e sua irmã, Joana Rosa de Abreu, tios maternos do batizando.

 

RODRIGUES, Luísa. Filha de Antónia Rodrigues, solteira. // Faleceu no lugar da Porta a 12/7/1866, com 60 anos de idade, viúva de José Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Constantino.  

 

RODRIGUES, Luísa. Filha de André Rodrigues e de Perpétua Marques, lavradores. // Nasceu por volta de 1817. // Faleceu no Campo do Souto a 30/12/1881, com 64 anos de idade, no estado de solteira, camponesa, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 31. // Sem geração.

 

RODRIGUES, Luísa. Filha de João Rodrigues e de Ana Domingues. // Proprietária. // Faleceu no lugar de São Gregório a 2/12/1885, com cinquenta e oito anos de idade, no estado de solteira, sem sacramentos, por não darem parte, com testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultada na igreja paroquial. 

 

RODRIGUES, Manuel (Táboas). Filho de João Rodrigues e de Ana Domingues. // Lavrador. // Faleceu em São Gregório a 2/12/1882, com oitenta anos de idade, no estado de casado com Maria José de Abreu (ver), com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial no dia 4.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Ana Rodrigues, solteira, do lugar do Sobreiro. Neto materno de José Rodrigues e de Rosa Alves (?), do dito lugar. Nasceu a 4/12/1833 e foi batizado nesse dito dia em casa; à igreja foi receber os santos óleos a oito desse mês e ano. Padrinho: Manuel Luís Pires, do lugar do Sobreiro.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Maria Ventura Rodrigues, solteira, moradora no Campo do Souto. Neto materno de André Rodrigues e de Perpétua Marques, lavradores. Nasceu por volta de 1835. // Morreu no dito lugar a 11/6/1861, com apenas 26 anos de idade, solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e sem filhos.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Luísa Mendes. Nasceu por volta de 1835. // Lavrador. // Faleceu em Fonte do Cabo a 3/9/1897, com 62 anos de idade, solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco Rodrigues e de Luísa Marques, moradores no lugar de Carvão. Neto paterno de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, do dito lugar; neto materno de Manuel Marques e de Maria Rodrigues, da Granja. Nasceu em Cristóval a 7/3/1835 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e sua mulher, Antónia Pires, de Carvão. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de ------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1838. // Morreu em Cristóval a --/--/1913, com 75 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 38, de 23/2/1913, e Correio de Melgaço n.º 39).

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco José Rodrigues e de Rosa Pires, moradores no lugar da Granja. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Porta; neta materna de Manuel Francisco Pires e de Guiomar Esteves, da Granja. Nasceu em Cristóval a 11/4/1850 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e a sua segunda mulher, Ventura Pires.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Jerónimo Manuel Rodrigues e de Rosa de Araújo, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de António Manuel Rodrigues e de Maria Claudina Pereira, da Vila de Monção; neto materno de Roque de Araújo e de Maria Teresa de Carvalho, do lugar da Igreja, freguesia de Sobrado, Ourense. Nasceu a 20/5/1852 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: Manuel, solteiro, filho de António José de Sousa Viana, de São Gregório. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de António Rodrigues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (JM 1166, de 14/7/1917).

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de ---------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu no lugar do Ramo, Cristóval, a --/--/193-. // Faleceu a --/--/1937, com apenas catorze meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 367).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, residentes no lugar da Porta. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 30/6/1858, com Luísa Rodrigues, filha de José Bernardo Rodrigues e de Maria Pires, da Granja. Testemunhas: António Maria Rodrigues, casado, do lugar da Calçada, e Manuel Joaquim Torres, viúvo, da Rua Verde. // Morreu no lugar da Porta a 28/11/1889, com 62 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 30. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Rodrigues, lavradores. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves; n.m. de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, todos do lugar da Porta. Nasceu a 14/3/1885 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. // Faleceu em casa dos pais, no lugar da Porta, Cristóval, a 11/9/1901, com todos os sacramentos, e foi sepultado no cemitério em jazigo de família.

 

RODRIGUES, Manuel Bento. Filho de Francisco António Rodrigues e de Libânia de Jesus Quintela, lavradores, residentes no lugar do Ramo. N.p. de José Bento Rodrigues e de Fortunata de Jesus; n.m. de José Maria Quintela e de Rosa Domingues. Nasceu em Cristóval a 10/3/1909 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento Afonso Marques, solteiro, professor oficial da instrução primária, e Rosa de Jesus Domingues, solteira, camponesa. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótimo; tinha como seu professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918).

 

RODRIGUES, Manuel Cândido (Dr.) Filho de José Rodrigues (Sabino) e de Isaura Rodrigues (*), conhecidos pela designação de “Ferreiros”. Nasceu no lugar de Sobreiros, Cristóval, a --/--/19--. // Emigrou para o Brasil na década de sessenta. Licenciou-se em Filologia Românica e em Direito. A 7/7/1995, às 17 horas, no Tribunal Regional do Trabalho, 3.ª Região de Belo Horizonte, foi empossado como Juiz Togado, por decreto do Presidente da República daquele país. // Exercia a advocacia e dava aulas na Universidade. // Em Julho de 1998 visitou a sua terra natal. // (VM 1039, de 1/11/1995, página 10). /// (*) Faleceram ambos antes de 1995.

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Joaquina Pires. Nasceu por volta de 1815. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Porta a 13/2/1891, com 76 anos de idade, no estado de viúvo de Josefa Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 16.

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Rodrigues, da Rua Verde de São Gregório. Nasceu a --/--/18--. // Foi emigrante no Brasil. // Casou na igreja de Cristóval a 16/10/1854, com Clara, filha de José Fernandes e de Maria Ventura Rodrigues, do lugar do Ranhado. Testemunhas: Manuel José de Sousa Viana e Joaquina Maria de Araújo, ambos de São Gregório. // Faleceu no lugar de Regueiro, salvo erro, por volta de 1880 (ver Diário do Governo n.º 140, de 27/6/1881). // A sua viúva finou-se a 30/6/1893. // Com geração.

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Joaquim Rodrigues e de Francisca Ribeira Gonçalves, lavradores. N.p. de João Rodrigues e de Ana Luísa Domingues; n.m. de Francisco Gonçalves e de Ana Ribeira, todos de São Gregório. Nasceu a 14/5/1847 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e sua mulher, Isabel Ventura Ribeira, do lugar de Carvão. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 29/4/1889 com Maria Benta Gonçalves, solteira, de 40 anos de idade, filha de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingues de Barros, lavradores, residentes no lugar do Coto da Encruzilhada de São Gregório. Testemunhas presentes: António José Rodrigues, casado, proprietário, morador na Rua Verde de São Gregório, e Caetano Alves, casado, lavrador, residente no lugar de São Gregório.   

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de José Bento Rodrigues e de Fortunata de Jesus, moradores no lugar do Pico. N.p. de Manuel Rodrigues e de Manuela Vasques, de Desteriz, Galiza; n.m. de avós desconhecidos. Nasceu em Cristóval a 17/8/1873 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Domingues, solteira, de Mouriga. // Faleceu a 14 ou 21/10/1874 e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Maria Rodrigues, solteira, proprietária (!). Neta materna de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, da Granja. Nasceu a 28/2/1884 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco de Araújo, solteiro, lavrador, do lugar de Carvão, e Albina Rodrigues, solteira, da Granja, tia do neófito. (O assento não levou estampilha por a mãe da criança ser pobre!). // Jornaleiro. // Casou na igreja de Cristóval a 15/5/1905 com a sua conterrânea Júlia, de 18 anos de idade, solteira, costureira, moradora no lugar de Mouriga, filha de Rosa Pires, cristovalense.     

 

RODRIGUES, Manuel Isaías. Filho de ---------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu em ----, a --/--/19--. // Em 1997 residia em Cristóval. // (A Voz de Melgaço n.º 1080).

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. // Era viúvo, e morava em Viladraque, Paços, quando casou na igreja de Cristóval a 7/7/1841 com Francisca Domingues, filha de Guimar Domingues, solteira, do lugar do Sobreiro. Testemunhas: José Joaquim da Costa, do lugar da Porta, e Angélica Esteves, solteira, do lugar do Ranhado.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, moradores no lugar da Granja. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do lugar da Calçada; neto materno de Vicente Soeiro e de Luísa Fernandes, do lugar de Ladronqueira, Fiães. Nasceu em Cristóval a 9/2/1850 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Joaquim Fernandes e sua criada Benta Joaquina Rodrigues, solteira, tia paterna do bebé.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Francisca Domingues, residentes no lugar de Mouriga. N.p. de Custódio José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, do Val, Chaviães; n.m. de José Maria Domingues e de Antónia Rodrigues, de Mouriga. Nasceu em Cristóval a 15/7/1856 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Diogo Rodrigues e sua irmã, Maria Joaquina, tios paternos do neófito. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 22/11/1880 com Estrela, nascida a 5/10/1850, batizada em Desteriz, solteira, filha de Rosa Meleiro, residentes e proprietárias nessa freguesia galega. Testemunhas: Constantino Domingues, viúvo, e Francisco José da Costa, casado, lavradores, do lugar da Porta.   

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Porta, freguesia de Cristóval. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do dito lugar; n.m. de Bernardo José Rodrigues e de Maria Ventura Pires, da Granja. Nasceu a 3/1/1863 e foi batizado nesse dito dia. Padrinhos: António Maria Rodrigues, negociante, e Maria Rodrigues, casados, da Calçada, Cristóval. // Faleceu a 5/1/1863 e foi sepultado na igreja.  

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de ----------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1872. // Faleceu no lugar de São Gregório, Cristóval, a --/--/1934, com sessenta e dois anos de idade (NM 231, de 6/5/1934).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, moradores no lugar de Carvão. Nasceu por volta de 1829. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 14/8/1859 com Francisca das Neves, filha de António Marques e de Mariana Esteves, de Soutomendo, Fiães. Testemunhas: Caetano José de Almeida, solteiro, do Coto de São Gregório, morador na Vila de Melgaço, e Francisco Rodrigues, solteiro, da Granja. // Faleceu a 24/1/1903, no lugar de Carvão, com 74 anos de idade, viúvo, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Ana Rodrigues (Pelôa), moradora no lugar de Fonte do Cabo. Neto materno de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Afonso, do lugar de Marga. Nasceu em Cristóval a 25/10/1837 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Madrinha: Maria do Souto, do lugar de Merelhe, Paços. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 13/6/1861 com Maria Domingues, de 26 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel Domingues e de Isabel da Costa, de Pousadas; neta paterna de Francisco Domingues e de Maria Rosa Pires, do mesmo lugar; e neta materna de António da Costa e de Maria Ventura, do lugar da Porta, todos lavradores. Testemunhas: Manuel José Domingues, casado, de Pousadas; Vitorino Pereira da Costa, casado, do Sobreiro; e Caetano Gonçalves, casado, de São Gregório.   

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Francisco José Rodrigues e de Rosa Pires, moradores no lugar da Granja. Neta paterno de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Porta; neto materno de Manuel Francisco Pires e de Guimar Ventura Esteves, do lugar da Granja. Nasceu em Cristóval a 19/11/1852 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Francisco Rodrigues, natural de Fiães, e de Ana Rosa do Outeiro, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Cruz de Carvão. Neto paterno de Domingos Rodrigues e de Rosa Esteves; neto materno de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires. Nasceu em Cristóval a 31/1/1906 e foi batizado na igreja a 27 de Março desse dito ano. Padrinhos: Manuel José do Outeiro, negociante, representado por Manuel Batista Domingues, lavrador, e Maria Albina Domingues, casada, lavradeira. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótimo»; era seu mestre Abel Nogueira Dantas (CM 160). // Casou a 28/7/1934, na CRCM, com a sua conterrânea Elvira da Conceição Outeiro. // Enviuvou a 3/5/1969. // Casou a 23/1/1971, em segundas núpcias, na igreja de Gondomar (São Cosme), sita no concelho de Gondomar, com Maria Albina M. Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/1/1988.   

 

RODRIGUES, Manuel Júlio. Filho de Francisco Máximo Rodrigues, comerciante em Cristóval, e de Deolinda de Sousa Viana Gomes. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes; n.m. de Manuel António Gomes e de Delfina de Sousa Viana. Nasceu a 21/3/1912. // Comerciante. // Casou em Prado a 25/1/1943 com Maria Hermínia, de 21 anos de idade, filha de José Maria Pereira e de Rosa Hermínia Rodrigues, comerciantes na Vila. // Faleceu a 1/8/1976. // Pai de Manuel José, de Francisco, de Joaquim António, e de Rosa Maria (ver a biografia deles na Vila).    

 

RODRIGUES, Manuel Ventura. Filho de João Rodrigues e de Ana Domingues, residentes em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 29/7/1829, com Maria José, filha de Francisco José de Abreu e de Maria Engrácia de Araújo e Abendanho, da Charneca, Alvaredo, termo de Valadares. Testemunhas presentes: Bento Monteiro, Francisco Rodrigues e José de Abreu, todos de São Gregório.   

 

RODRIGUES, Marcelina Rosa. // Nasceu na Galiza. // Lavradeira. // Faleceu na Rua Verde a 18/3/1896, com 69 anos de idade, viúva de José Luís Lopes, nascido em Paços, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério de Cristóval, junto à capela do Senhor dos Passos. // Morara em Beleco, Paços.  

 

RODRIGUES, Maria. // Faleceu a 30/11/1804, foi amortalhada em túnica de São Francisco e sepultada na igreja de Cristóval. // Era viúva e morava no lugar de Carvão. 

 

RODRIGUES, Maria. // Faleceu a 2 de Abril de 1805, no estado de viúva, e foi sepultada na igreja de Cristóval. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Maria Rosa, solteira, moradora que foi no lugar da Cacheira, Cristóval. // Faleceu no lugar da Calçada a 10/12/1861, com oitenta anos de idade, no estado de viúva de José do Outeiro, com todos os sacramentos, sem testamento. // Mãe de Manuel do Outeiro. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Francisco Rodrigues e de Joaquina Domingues. Nasceu por volta de 1829. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Carvão a 7/7/1883, com 54 anos de idade, no estado de casada com Manuel Lopes, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 9. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Maria. Filha de José Bernardo Rodrigues e de Maria Pires. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu na Calçada do Ramo a 17/1/1901, com sessenta e seis anos de idade, no estado de casada com António Maria Rodrigues, sem sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério. // Nota: é a primeira pessoa a morrer em Cristóval no século XX.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Francisco José Rodrigues e de Rosa Pires, moradores no lugar da Granja. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Porta; neta materna de Manuel Francisco Pires e de Guiomar Ventura Esteves, do lugar da Granja. Nasceu em Cristóval a 9/9/1854 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua segunda mulher, Maria Ventura Pires, do dito lugar da Granja. // Faleceu em Cristóval a 11/3/1947.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, residentes no lugar da Granja. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, da Calçada; n.m. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães. Nasceu a 31/7/1857 e foi batizada a 1 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro e sua mulher, Maria Teresa do Outeiro, da Granja.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do dito lugar; n.m. de Bernardo José Rodrigues e de Maria Pires, da Granja. Nasceu em Cristóval a 24/8/1864 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Rodrigues, negociante, e sua mulher, Maria Rodrigues, moradores na Calçada, Cristóval. // Faleceu em Cristóval a 16/8/1951.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Estrela Meleiro, lavradores, residentes no lugar de Mouriga. N.p. de António Joaquim Rodrigues e de Francisca Domingues, do dito lugar; n.m. de Rosa Meleiro, solteira, do lugar de Epinhões (?), São Miguel de Desteriz, Tui. Nasceu em Cristóval a 12/7/1883 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Diogo José Rodrigues, viúvo, lavrador, de Quintas, Chaviães, e a avó paterna da neófita, viúva, proprietária. // Casou na CRCM a 24/10/1913 com António Rodrigues, natural de Paços. Residiram em Mouriga. Ambos faleceram em Cristóval: o marido a 26/11/1955 e ela a 26/6/1972.   

 

RODRIGUES, Maria Albina. Filha de Jacobo Rodrigues e de Antónia Vaz, moradores em Sucastelo. N.p. de José Rodrigues e de Maria Rosa, de Requeijo, Pontedeva, Ourense; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Joaquina, de Sucastelo. Nasceu a 13/2/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Ribeiro e sua mulher, Luísa Monteiro, lavradores, de Sucastelo. // Faleceu a 31/8/1869. 

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de Francisco António Rodrigues e de Luísa Marques, moradores no lugar da Cruz. Neta paterna de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, do dito lugar; neta materna de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu em Cristóval a 20/9/1846 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinho: António José Pires, da Granja. // Lavradeira. // Faleceu a 5/12/1906, no lugar de Carvão, com todos os sacramentos, no estado de casada com João Monteiro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local.   

 

RODRIGUES, Maria da Anunciação. Filha de Francisco Máximo Rodrigues e de Deolinda Viana Gomes, proprietários, moradores em Cevide. Neta paterna de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes; neta materna de Manuel António Gomes e de Delfina de Sousa Viana. Nasceu em Cristóval a 25/3/1909 e foi batizada na igreja a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: Carlos António Gomes, solteiro, proprietário, e Benedita Mendes, casada, proprietária.

 

RODRIGUES, Maria Benta. Filha de António Rodrigues e de Maria Luísa de Puga, naturais de Crespos, Ourense. // Faleceu em São Gregório a 24/7/1872, com 80 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Francisco Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos.

 

RODRIGUES, Maria Benta. Filha de José Rodrigues e de Rosa Alves, lavradores, residentes que foram no lugar do Sobreiro. // Faleceu em Marga a 18/9/1884, com sessenta e seis anos de idade, no estado de solteira, sem filhos, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada no cemitério no dia 20.

 

RODRIGUES, Maria do Carmo. Filha de Jacobo Rodrigues e de Antónia Vaz, residentes no lugar de Sucastelo. N.p. de José Rodrigues e de Maria Rosa, do Requeijo, Pontedeva, Ourense; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Joaquina, de Sucastelo. Nasceu a 31/12/1872 e foi batizada a 2/1/1873. Padrinhos: Joaquim da Ribeira e sua mulher, Luísa Monteiro, lavradores, de Sucastelo. // Casou na igreja de Cristóval a 17/11/1897 com o seu conterrâneo Manuel Vidal, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador, residente em São Gregório. // Faleceu em Cristóval a 27/4/1950. 

 

RODRIGUES, Maria da Conceição (*). Filha de António Joaquim Rodrigues, natural de Fiães, e de Feliciana Maria Lopes, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de Francisco António Rodrigues e de Joaquina Vaz, do Faval, Fiães; n.m. de Manuel José Lopes e de Maria Rodrigues, do lugar da Cruz do Carvão. Nasceu a 8/11/1887 e foi batizada em casa nesse dia, por correr perigo de vida, por Joaquina Durães, viúva, do Sobreiro, e na igreja, pelo padre António José Afonso, de Pousafoles, Fiães, a 13 desse mês e ano. Madrinha: a tal senhora, Joaquina Durães. // Casou na igreja de Cristóval a 1/2/1906 com o seu conterrâneo Joaquim Pereira da Costa, de 30 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar do Sobreiro, de quem se divorciou. /// (*) Aquando do seu casamento, o padre chama-lhe Olívia da Conceição.

 

RODRIGUES, Maria das Dores. Filha de António José Rodrigues e de Maria Amália de Sousa Viana, proprietários, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Francisca Gonçalves; n.m. de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Ferreira da Cunha. Nasceu em Cristóval a 18/3/1897 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Manuel Marques e Germana Augusta de Araújo, viúva. // A 15/7/1907 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo um «ótimo». // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/3/1964.  

 

RODRIGUES, Maria das Dores. Filha de --------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/2/1937. // Casou com -------------------------------. // Enviuvou a --/--/2018. // Com geração. // Depois de ter ficado viúva foi para Braga, freguesia de São Vicente, para casa de uma filha. 

 

RODRIGUES, Maria Francisca. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, do lugar da Porta; n.m. de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, da Granja. Nasceu a 22/1/1837 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. 

 

RODRIGUES, Maria de Jesus. Filha de António Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar da Fonte do Cabo. Neta paterna de Maria Luísa Mendes, solteira, do dito lugar; neta materna de Joaquim Domingues e de Florinda Esteves, do Sobreiro. Nasceu a 16/6/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, da Fonte do Cabo, tio da batizanda, e Maria Pires, solteira, de Mouriga. // Casou com José, de 24 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Antónia Domingues, na CRCM, a 18/1/1915. // Enviuvou a 9/10/1959 e faleceu em Cristóval a 26/1/1978, com 96 anos de idade. // Mãe de Ilda Maria.    

 

RODRIGUES, Maria de Jesus. Filha de Francisca Rodrigues, solteira, camponesa, moradora em Cevide. Neta materna de Maria Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 20/11/1904 e foi batizada na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, casado, proprietário, e Maria de Pinho, solteira, camponesa. // Casou na igreja da sua freguesia natal, a 24/9/1947, com Lindolfo Augusto, nascido em Prado em 1916, filho de Manuel Augusto, da Póvoa de Varzim, e de Preciosa da Luz Marques, de Prado, Melgaço, agricultores. // Morou com o marido em Cevide. // Lindolfo Augusto morreu no hospital da SCMM, Rua Nova de Melo, Vila, a 25/7/1963, com 47 anos de idade. // Ela finou-se em Cristóval a 19/12/1971.     

 

RODRIGUES, Maria Joana. // Faleceu sem testamento, a 2 de Março de 1839, e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Estava casada com Francisco Rodrigues e morava no lugar da Soalheira. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Ventura Rodrigues, cirurgião, e de Maria Rosa Rodrigues. // Faleceu no lugar do Ramo a 29/8/1862, com 70 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António da Ribeira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Francisca.  

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de José Maria Rodrigues e de Fortunata de Jesus Exposta, moradores no lugar do Pico. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Manuela Vasques, de Tarendo, Desteriz. Nasceu em Cristóval a 9/12/1866 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Josefa Lopes, viúva, moradora no lugar da Igreja, nas Casas da Residência Paroquial. // Casou com António Cândido Domingues, cristovalense, filho de Manuel Caetano Domingues e de Maria Tomásia Domingues, na igreja de Cristóval, a 1/11/1891. // Ambos os cônjuges morreram em Cristóval: o marido a 7/12/1904 (?) e ela a 18 ou 20/5/1963, com noventa e seis (96) anos de idade. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1472, de 26/5/1963: «No dia 18 do corrente faleceu no lugar do Ramo, Cristóval, M.J.R., viúva, de 87 anos de idade, mãe de Albertina Rosa e Eulália, e de Manuel, ausente em Espanha, e avó de José Joaquim Monteiro e António Cândido Domingues, primeiros-cabos da guarda-fiscal…» // Mãe de Albertina Rosa, de Eulália, e de Manuel, emigrante em Espanha. // Avó de José Joaquim Monteiro e de António Cândido Domingues, primeiros cabos da Guarda-Fiscal.      

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara Rodrigues. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu no lugar de Cevide a 14/11/1888, com 53 anos de idade, no estado de solteira, de repente, e por isso sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 16. // Deixou filhos.  

 

RODRIGUES, Maria Josefa. Filha de Joaquim Rodrigues e de Francisca Caetana Gonçalves, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Luísa Domingues; n.m. de Francisco Gonçalves e de Ana Ribeira. Nasceu em Cristóval a 9/1/1845 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e sua mulher, Isabel Ventura Ribeira, de Carvão.   

 

RODRIGUES, Maria Josefa. Filha de Joaquim Rodrigues e de Francisca Caetana Gonçalves. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Ana Luísa Domingues; neta materna de Francisco Gonçalves e de Ana Ribeira, todos de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 10/2/1850 e foi batizada a treze desse mês e ano. Padrinhos: o seu tio paterno, Francisco Rodrigues, e a sua avó materna.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Maria Rodrigues, solteira, moradora que foi no lugar do Ranhado. Nasceu na freguesia de Cristóval por volta de 1786. // Faleceu em Viladraque, Paços, a 6/11/1866, com oitenta anos de idade, no estado de viúva de Caetano Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Mãe de Manuel, Joaquim, Francisca, e Marcelina.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vaz, naturais de Paços. Nasceu em ------------, por volta de 1831. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de São Gregório a 25/3/1901, com setenta anos de idade, no estado de viúva de João de Sousa, sapateiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério de Cristóval. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves, do lugar da Porta. Nasceu por volta de 1842. // Lavradeira. // Faleceu no Campo do Souto a 2/1/1900, com 58 anos de idade, casada com José Joaquim Domingues, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Duarte Augusto Meira, solteiro, de Longos Vales, Monção, residente que foi no lugar de Cevide, Cristóval, e de Maria Rodrigues (Farruca), solteira, moradora que foi em Cevide. Neta paterna de Joaquim José Meira e de Laurinda Afonso; neta materna de Francisca [Rosa] Rodrigues. Nasceu no lugar de Cevide a 23/2/1939. // Casou na igreja de Santiago de Lisboa a 7/4/1962, com Francisco Cancela Roda, de Lanhelas, Caminha. Emigraram para França. // O primeiro filho do casal nasceu em Lanhelas em 1963, o qual, devido a problemas de saúde, ficou inválido. Os outros filhos: um rapaz e uma rapariga, já nasceram em França e são, segundo disse a sua mãe, completamente perfeitos. // Tem um apartamento em Moledo do Minho, onde passa as suas férias.     

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Domingues, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Pedro Bandanha e de Maria Rosa Rodrigues, solteira, de Viladraque, Paços; n.m de Guimar Domingues, do Sobreiro. Nasceu a 25/5/1842 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e sua irmã, Antónia Maria, solteiros, de Viladraque, Paços.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de António Porfírio Rodrigues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 2, de --/2/1929). // Faleceu no lugar da Porta com apenas cinco horas de vida (Notícias de Melgaço n.º 2, de --/2/1929).

 

RODRIGUES, Maria Ventura. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, moradores que foram no lugar da Porta. Nasceu por volta de 1806. // Casou com Bento José Fernandes. // A 2/1/1876, pelas onze horas da manhã, na margem do ribeiro (*), que divide Cristóval da Galiza, no sítio denominado Pontilhão do (?), foi encontrada morta; tinha setenta anos de idade e já estava viúva; foi sepultada na igreja. // Fizera testamento e deixou cinco filhos: Joaquim, Clara, Manuel, Maria, e José. /// (*) Trata-se do rio Trancoso.   

 

RODRIGUES, Miquelina. Filha de Petra Rodrigues, solteira, de Ribadávia, a morar acidentalmente em Cevide. Neta materna de Florêncio Rodrigues e de Joana Rodrigues, galegos. Nasceu em Cristóval a 7/1/1867 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luísa Rodrigues, solteira, de Cevide. 

 

RODRIGUES, Miquelina Rosa. Filha de José Bento Rodrigues, galego, e de Fortunata de Jesus, exposta, lavradores, residentes no lugar do Pico. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Manuela Vasques, de Tarendo, Desteriz; neta materna de avós incógnitos. Nasceu a 10/6/1881 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Maria Joaquina Rodrigues, solteira, do Pico, maior de 14 anos de idade, irmã da neófita. // Casou na igreja de Cristóval a 20/1/1908 com Manuel, de 34 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Santa Maria de Pao, Ourense, residente em Paços, Melgaço, filho de Romão Nunes e de Cármen Lourenço. Testemunhas presentes: Luís Douteiro, solteiro, proprietário, do lugar do Outeiro, Paços, e José Joaquim de Araújo, viúvo, proprietário, do lugar de São Gregório. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 7/6/1936 e ela a 14/3/1963. // Mãe de Abílio Augusto Lourenço.     

 

RODRIGUES, Nathalie. Filha de José da Calva Rodrigues, chefe de chantier, e de Maria Esteves de Sousa. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Foi secretária de uma empresa de construção em França. // Casou a 17/8/1991 na capela da Senhora de Fátima, sita no Facho, Cristóval, com José Augusto, emigrante, filho de Júlio Manuel Alves e de Maria Beatriz Alves. Padrinhos da noiva: a sua irmã, Maria Vitória de Sousa Rodrigues, e José Augusto Pinheiro Bravo. Padrinhos do noivo: Carlos Augusto Alves e Angelina Olinda Alves. O almoço foi servido na Pousada de Castro Laboreiro. 

 

RODRIGUES, Noémia. Filha de António José Rodrigues e de Maria Amália de Sousa Viana, proprietários, moradores na Rua Verde. Neta paterna de Joaquim Rodrigues e de Francisca Gonçalves; neta materna de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Ferreira da Cunha. Nasceu a 13/10/1890 e foi batizada na igreja de Cristóval a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme de Sousa Viana, casado, e Vergita Amália de Sousa Viana, casada, proprietários, ambos tios maternos da criança, moradores em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 22/11/1909 com José Augusto Cardoso, de trinta anos de idade, solteiro, negociante, natural de Ceivães, concelho de Monção, morador em Messegães, filho de Custódio José Cardoso, negociante na Valinha, Monção, natural de Rendufe, Amares, e de Claudina Rosa Alves de Brito, natural de São Paio de Segude, Monção. // O seu marido teve loja em Valadares, mas vendo que o negócio estava fraco emigrou em Maio de 1913 para terras brasileiras; a sorte foi-lhe adversa, acabando por falecer na cidade de Fonte Nova, Minas, a 27/6/1914, com apenas 33 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 108). // Ela faleceu em Matosinhos a 14 ou 24 de Janeiro de 1980.

 

RODRIGUES, Olívia Isabel. Filha de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes, lavradores. Neta paterna de José Luís Rodrigues e de Ângela Clara; neta materna de Ana Mendes, solteira, todos de Cevide. Nasceu em Cristóval a 8/4/1883 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo, casado, negociante, da Rua Verde, e Germana Augusta de Araújo, solteira, do mesmo lugar. // Casou na igreja de Cristóval a 24/9/1903 com Aníbal José Alves, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Chaviães, filho de José Augusto Alves e de Carlota Maria Rodrigues. // Faleceu em São Vítor, Braga, a 26/11/1926. // Com geração.

 

RODRIGUES, Palmira Fausta. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria da Cruz Lopes, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves, do lugar da Porta; n.m. de Joaquim Júlio Lopes e de Josefa Durães, de São Gregório. Nasceu a 19/10/1889 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Francisca Rodrigues, solteira, do lugar da Porta, tia da criança. // Casou com José Avelino Cousso, na CRCM, a 21/8/1916. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 13 ou 23/6/1970 e ela a 2/6/1971.

 

RODRIGUES, Pureza. Filha de António Porfírio Rodrigues e de Rosa Rodrigues, comerciantes. Nasceu a --/--/19--. // Casou na igreja de Cristóval a 30/5/1948 com o Dr. José Amado Gomes, filho de Adriano Gomes, natural do Porto. Padrinhos da boda: Maria Teresa Alves “Carabel” e seu irmão Germano Henrique Alves “Carabel”. O almoço foi servido no Grande Hotel Ranhada (NM 860, de 6/6/1948).

 

RODRGUES, Pureza. Filha de Alice Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 75, de 31/8/1930).

 

RODRIGUES, Pureza Gilda. Filha de António Porfírio Rodrigues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (NM 47, de 26/1/1930).

 

RODRIGUES, Pureza de Jesus. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria da Cruz Lopes, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves, do lugar da Porta; n.m. de Joaquim Júlio Lopes e de Josefa Durães, de São Gregório. Nasceu a 10/3/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, solteiro, lavrador, do lugar da Porta, tio paterno da neófita, e Claudina Júlia Lopes, solteira, de São Gregório, tia materna. // Faleceu a 4/5/1898, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.   

 

RODRIGUES, Pureza de Jesus. Filha de Francisco José Rodrigues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Porta. Neta paterna de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 18/6/1900 e foi batizada na igreja católica a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, solteiro, e Júlia Fausta Rodrigues, também solteira, irmãos da neófita. // Casou a 9/8/1916 com António Daniel Rodrigues (ver), brasileiro, filho de Daniel José Rodrigues, natural de Cristóval, e de Antónia de Silos, natural de São Paulo, Brasil. // O seu marido morreu a 11/4/1953, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa. // Com geração.


RODRIGUES, Pureza da Purificação. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria da Cruz Lopes, proprietários, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves; n.m. de Joaquim Júlio Lopes e de Josefa Durães. Nasceu em Cristóval a 30/1/1900 e foi batizada na igreja a 2 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, casado, lavrador, e Rufina de Jesus Rodrigues, solteira. // Casou a 9/2/1925, na CRCM, com Jesuina Afonso, natural da Vila e concelho de Monção. // O seu marido faleceu na freguesia de Cristóval a 30/9/1976. // Ela finou-se também em Cristóval, a 6/3/1986.   

         

RODRIGUES, Rafael Daniel. Filho de Daniel José Rodrigues, natural de Cristóval, proprietário, e de Antónia de Sylos, natural de São Paulo, Brasil, proprietária, moradores no Brasil e também no lugar da Porta, Cristóval, Melgaço, onde tinham uma vivenda, designada Casa Branca. Nasceu em São Paulo, Brasil, por volta de 1891. // Casou por volta de 1920 com Maria de Jesus do Val, nascida em Fiães, Melgaço, a 8/7/1897. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 7, de 7/4/1929: «Há dias o senhor Rafael Daniel Rodrigues, da Casa Branca, deu conhecimento ao senhor José C. de Amorim, regedor da freguesia, que tendo entregado dois mil escudos, para pagamento de madeiras, a um tal António C. Pouzadas, este se fez roubado com o intuito de receber nova importância. A autoridade administrativa apurou que o dinheiro estava em poder do burlão, prontificando-se a fazer os pagamentos e pedindo para que o seu mau procedimento não fosse ventilado, no que não foi atendido. Este cavalheiro é useiro e vezeiro em proezas de toda a costa, porém esta não ficou no rol das que tem praticado.» // Morreu em Cristóval, Melgaço, a 22/3/1939, com apenas quarenta e oito anos de idade. // (ver A Voz de Melgaço n.º 1002, de 1/3/1994). // Com geração.

 

RODRIGUES, Romão. Filho de Bernardo Rodrigues e de Josefa Fernandes. Foi batizado na freguesia de São Roque do Freixo, bispado de Tui. // Tinha trinta anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cristóval a 15/8/1878 com Claudina Guerreiro, de vinte e um anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel Tomás Guerreiro e de Florentina Domingues, do lugar de Cevide. Testemunhas: Benito Rei, solteiro; José Rodrigues, casado; e José Maria Esteves, solteiro, todos lavradores, de São Roque do Freixo, Galiza.   

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de José Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do lugar de Chão de Carreira (?). // Faleceu no lugar do Sobreiro a 29/8/1864, com setenta anos de idade, viúva de José Maria Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Benedita, de Clara, e de Maria.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Francisca Domingues, moradores no lugar de Mouriga. N.p. de Custódio José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, do Val, Chaviães; n.m. de José Maria Domingues e de Antónia Rodrigues, de Mouriga, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 1/4/1854 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinho: Constantino Domingues, solteiro, primo da batizanda. // Casou na igreja de Chaviães a 15/11/1877 com o seu parente em 2.º grau de consanguinidade, Antero Manuel Rodrigues, da mesma idade, também solteiro, natural da freguesia de Chaviães, filho de Manuel José Rodrigues e de Ana Joaquina Pereira.  

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues. // Ver no apelido Salgado.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António Rodrigues e de Maria Domingues, residentes em Fonte do Cabo. N.p. de Maria Luísa Mendes, solteira, do dito lugar; n.m. de Joaquim Domingues e de Florinda Esteves, do Sobreiro. Nasceu a 18/3/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Duarte Esteves, casado, lavrador, e sua filha Albina, solteira, do Sobreiro. (Gémea de Albina). // Casou na igreja de Cristóval a 4/7/1906 com António Joaquim Fernandes, guarda-fiscal, de 39 anos de idade, solteiro, morador em Cevide, natural de Chaviães. // Mãe de Firmino Cândido Fernandes.

 

RODRIGUES, Rosa Augusta. Filha de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. N.p. de José Luís Rodrigues e de Ângela Claro; n.m. de Ana Mendes, solteira, todos de Cevide. Nasceu em Cristóval a 23/7/1876 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Durães, viúva, proprietária, moradora em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 16/12/1896 com o seu conterrâneo Gaspar António Monteiro, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Cristóval a 17/4/1954.

 

RODRIGUES, Rosa Beatriz. Filha de Adelino Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931).

 

RODRIGUES, Rosa Clara. Filha de Joaquim Rodrigues e de Francisca Ribeira. Neta paterna de João Rodrigues e de Ana Luísa Domingues; neta materna de Francisco Gonçalves e de Ana Ribeira. Nasceu em Cristóval a 7/5/1852 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues, tio da batizanda, e sua sobrinha, Carlota, todos de São Gregório.

 

RODRIGUES, Rosa Francisca. Filha de Joaquim Francisco Rodrigues e de Francisca Caetana Gonçalves da Ribeira. Neta paterna de João Rodrigues e de Ana Domingues; neta materna de Francisco José Gonçalves e de Ana Luísa Ribeira, todos de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 1/9/1858 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Madrinha: Francisca Caetana Alves, solteira, da Rua Verde.

 

RODRIGUES, Rufina de Jesus. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria da Cruz, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel Francisco Rodrigues e de Josefa Esteves, do lugar da Porta; neta materna de Joaquim Júlio Lopes e de Josefa Durães, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 15/7/1879 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, solteiro, lavrador, do lugar da Porta, tio paterno da neófita, e Claudina Júlia Lopes, solteira, proprietária, de São Gregório, tia materna. // Casou com Manuel José, de 33 anos de idade, filho de João Joaquim da Costa Coelho e de Maria Josefa Mendes, natural de São Paio, Melgaço, na CRCM, a 5/1/1912. // Faleceu em Cristóval a 5/10/1954. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Rui. Filho de António Rodrigues, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Messegães, Monção, e de Ricardina de Jesus Vieites, melgacense. Neto paterno de Maria Umbelina Rodrigues; neto materno de Manuel Joaquim Vieites e de Delfina Pires Vieira. Nasceu em Cevide a 6/1/1933. // Casou na igreja de Cristóval a 4/3/1962 com Glória de Jesus, de dezoito anos de idade, sua conterrânea, filha de Antero José Pires e de Rosa de Barros. // Foi emigrante em França durante muitos anos. // Depois de aposentado fixou residência no lugar de nascimento, mas pouco tempo viveu, devido a problemas de saúde. // Faleceu na freguesia da Vila de Melgaço a 16/6/2006. // A sua viúva e um filho (Antero, salvo erro) ficaram a residir em Cevide.

 

RODRIGUES, Rui Daniel. Filho de António Daniel Rodrigues e de Pureza de Jesus Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1919 (JM 1234).

 

RODRIGUES, Sara. Filha de ---------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/1---. // Emigrou para o Brasil. // (A Voz de Melgaço n.º 1142).

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de José Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Gonçalves. // Faleceu no Campo do Souto, freguesia de Cristóval, a 6/3/1900, com setenta e quatro anos de idade, no estado de casada com José Quintela, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

RODRIGUES, Valdemar José. Filho de José Rodrigues e de Perpétua Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1934 (NM 235, de 10/6/1934).

 

RODRIGUES, Ventura. Filha de André Rodrigues e de Perpétua Marques, de Campo do Souto. // Faleceu a 20/4/1857, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval no dia 21, com ofício de cinco padres; posteriormente foram-lhe rezadas vinte e cinco missas, além dos ofícios do costume. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário