quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paderne 

Por Joaquim A. Rocha 


// Continuação de 23/11/2023.


DUQUE

 

DUQUE, Luís. Filho de Benezinda Duque. Nasceu em Paderne a --/--/1939 (NM 432). // Morreu no lugar de Sainde, Paderne, a --/--/1940, com um ano de vida (NM 480).

 

DUQUE, Maria de Jesus. Filha de José Duque e de Idalina de Jesus Vieites. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 52, de 2/3/1930).

 

DUQUE, Paulo. // Nasceu por volta de 1938. // Morreu no lugar de Sainde, Paderne, a --/--/2020, com oitenta e dois anos de idade (VM 1438, de 1/5/2020). 

 

DUQUE, Teresa de Jesus. Filha de José Duque e de Idalina de Jesus Vieites. Nasceu em Paderne a --/--/1932 (NM 144 -?-, de 3/4/1932).

 

DURÃES

 

DURÃES, ----------. Filha de Francisco Joaquim Durães e de Maria Rodrigues, moradores em Queirão. Neta paterna de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves; neta materna de António José Rodrigues e de Inácia Rosa. Nasceu a 4/6/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias e sua esposa, Teresa de Jesus Ferreira. // Faleceu em Alvaredo a 16/4/1945. 

 

DURÃES, Ana. Filha de João Manuel Durães e de Maria Luísa Gonçalves. N.p. de José Maria Durães e de Maria rosa Esteves, de Queirão; n.m. de Pedro José Gonçalves e de Rosa Teresa Rodrigues, da Granja. Nasceu a 24/12/1854 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: padre António Manuel Fernandes, de Alvaredo, e Ana Vaz, solteira, da Granja. // Casou com Francisco Cortes. // Faleceu a 3/5/1896, na sua casa do lugar da Granja, com todos os sacramentos, viúva, sem testamento, com filhos, e no dia seguinte foi sepultada na igreja paroquial de Alvaredo. // Nota: no estado de viúva deu à luz uma menina, Glória Durães, a qual faleceu no lugar do Maninho, Alvaredo, a 20/9/1896, menor de cinco meses de idade, tendo sido sepultada no dia seguinte na igreja paroquial de Alvaredo.    

I

DURÃES, Ana. Filha de Joaquim Durães e de Maria Justina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar da Granja. N.p. de João Manuel Durães e de Maria Luísa Gonçalves; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Joaquina Rosa Domingues. Nasceu a 21/4/1893 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: José Joaquim de Castro, solteiro, rural, e Ana Vaz, casada, doméstica. // Faleceu em Alvaredo a 5/12/1969.

    

DURÃES, Angélica. Filha de Manuel Joaquim Durães e de Maria Pires Esteves. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves, de Queirão; n.m. de Maria Manuela Pires, solteira, de Longarinha. Nasceu a 19/7/1852 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel Inácio Rodrigues e sua irmã, Maria Angélica, do Pinheiro. // Mãe solteira.

 

DURÃES, António Joaquim. // Em Julho de 1932 fez exame do 2.º grau, 4.ª classe, ficando aprovado (Notícias de Melgaço n.º 158, de 24/7/1932).

 

DURÃES, António [Manuel]. Filho de Francisco José Durães e de Domingas Lourenço, lavradores. N.p. de Maria Rosa Durães, solteira, do Barral; n.m. de Francisco Lourenço e de Rosa Vieites, de São Paio. Nasceu em Paderne a 18/3/1853 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Ferreira e sua esposa, Marcelina Pires, de Queirão. // Era solteiro, camponês, morava no lugar do Barral, quando casou na igreja do mosteiro a 31/1/1900 com a sua conterrânea Teresa Vidal, de 32 anos de idade, solteira, doméstica, residente no mesmo lugar, filha de António Joaquim Vidal e de Joaquina Miquelina Ribeiro, rurais. Testemunhas: Carlos António Alves, viúvo, soqueiro, e Luís António Alves, solteiro, soqueiro, moradores no lugar do Barral, Paderne. // Faleceu a 29/10/1904, em sua casa de morada, sita no lugar do Barral, com todos os sacramentos, com 54 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com geração, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.   

 

DURÃES, Cândida. Filha de Manuel Joaquim Durães e de Maria Pires, moradores em Queirão. N.p. de João Maria Durães e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Maria Joaquina Pires, solteira, todos lavradores, padernenses. Nasceu a 16/3/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Esteves e Mariana, irmã da batizanda.

 

DURÃES, Elisa. Filha de Manuel Exposto, trabalhador, e de Justina Rosa Durães, doméstica, moradores em Queirão. Neta materna de Manuel Joaquim Durães e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 8/7/1889 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Caldas, solteiro, lavrador, e Mariana Durães, casada, doméstica.

 

DURÃES, Eugénia. // Nasceu por volta de 1848. // Faleceu no lugar de Crastos, freguesia de Paderne, a --/--/1929, com oitenta e um (81) anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 44, de 5/1/1930). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 61, 18/5/1930: «Arrematação (2.ª publicação). No dia 8 de Junho próximo, por 12 horas, à porta do tribunal judicial desta comarca, vão à praça, a fim de serem arrematados e entregues a quem maior lanço oferecer acima do preço da avaliação, os bens seguintes: (…) Estes prédios vão à praça para pagamento de custas do referido inventário e do pagamento aos credores inscritos no mesmo, por deliberação do conselho de família, no inventário por óbito de Eugénia Durães, viúva, que foi do lugar de Crastos, Paderne, ficando a cargo dos arrematantes o pagamento das custas da praça e de toda a contribuição de registo. Os prédios acima referidos encontram-se descritos na Conservatória Predial desta comarca. Ficam, por este, citadas todas as pessoas e credores incertos que se julguem com direito aos mencionados prédios, ou ao seu produto, para o deduzirem no prazo legal. Melgaço, 2/5/1930. Carlos Augusto Fontes Saavedra (juiz de direito); Honório de Almeida Soares (escrivão).» 

 

DURÃES, Evaristo. Filho de Francisco Joaquim Durães e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves; n.m. de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Rodrigues. Nasceu a 2/4/1878 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Exposto, solteiro, jornaleiro, e Justina Rosa Durães. // Faleceu em Penso a 24/3/1936.

 

DURÃES, Floripes. Filha de Manuel Exposto e de Justina Rosa Durães, residentes no lugar da Várzea. Neta paterna (!) de Camila Rita, solteira, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Durães e de Maria Luísa Esteves, residentes em Queirão. Nasceu a 15/4/1886 e foi batizada 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Besteiro, morador na Várzea, e Maria Pereira, moradora em Apião, solteiros, todos lavradores.     

 

DURÃES, Francisco Joaquim. Filho de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Paderne por volta de 1821. // Jornaleiro. // Morreu a 5/1/1896, no lugar de Felgueiras, Penso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 75 anos de idade, no estado de casado com Maria Joaquina Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Penso. 

 

DURÃES, Francisco José. Filho de Maria Rosa Durães, solteira. Nasceu em Paderne por volta de 1818. // Lavrador. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar do Barral, a 11/6/1893, com todos os sacramentos da igreja católica, com 75 anos de idade, no estado de viúvo de Domingas Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DURÃES, Isabel de Jesus. Filha de Laurinda Durães, solteira, doméstica, moradora no lugar de Queirão. Neta materna de Angélica Durães, solteira. Nasceu em Paderne a 30/6/1910 e foi batizada na igreja a 3 de Julho desse ano. Padrinhos: Daniel de Carvalho, casado, carpinteiro, e Rita de Abreu, casada, doméstica.  

 

DURÃES, João Manuel. Filho de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Paderne por volta de 1829. // Lavrador. // Casou com Maria Luísa Gonçalves. // Morou no lugar da Granja. // Faleceu a 4/3/1892, com todos os sacramentos, com 63 anos de idade, viúvo, sem testamento, com filhos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja de Alvaredo.   

 

DURÃES, Joaquim (ou José Joaquim). Filho de João Manuel Durães, do lugar de Queirão, e de Maria Luísa Gonçalves, do lugar da Granja. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves, de Queirão; n.m. de Pedro José Gonçalves e de Rosa Teresa Rodrigues, da Granja. Nasceu no lugar da Granja a 23/12/1852 e foi batizado na igreja de Paderne a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel e sua mãe, Marcelina Rodrigues, viúva, da Cividade. // Casou na igreja do mosteiro a 17/1/1883 com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Maria Justina Gonçalves, de 31 anos de idade, solteira, nascida no lugar de Golães, filha de Manuel António Gonçalves e de Joaquina Rosa Domingues. Testemunhas: Manuel Joaquim Alves, solteiro, Francisco Cortes, casado, do dito lugar da Granja, e Manuel António Esteves, solteiro, do lugar de Golães. // A sua esposa faleceu em Alvaredo a 6/1/1900, com 48 anos de idade. // Ele morreu em Alvaredo a 20/12/1938. // Com geração. // Nota: deve ser o mesmo senhor que foi jurado em 1907 – 2.º semestre – e 1908 (Jornal de Melgaço nº 743).

 

DURÃES, José. Filho de Angélica Durães, solteira. N.m. de Manuel Joaquim Durães e de Maria Esteves, lavradores. Nasceu a 9/4/1883 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Rosa Teresa Ferreira, solteira, todos de Queirão.

 

DURÃES, José Cândido. Filho de Francisco Joaquim Durães e de Maria Rodrigues, moradores em Queirão. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves; n.m. de António José Rodrigues e de Inácia Rosa, todos lavradores e padernenses. Nasceu a 7/6/1872 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu a 4/9/1872.  

 

DURÃES, José [Joaquim]. Filho de Manuel Exposto e de Justina Rosa Durães, moradores na Várzea. Neto materno de Manuel Joaquim Durães e de Maria Esteves, lavradores, de Queirão. Nasceu a 20/6/1883 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Alves, alfaiate, e sua mulher, Mariana Durães, tia materna do batizando, de Crastos. // Faleceu a 11/9/1888 e foi sepultado na igreja.  

 

DURÃES, José Joaquim. Filho de Joaquim Durães e de Maria Justina Gonçalves, lavradores, residentes na Granja. N.p. de João Manuel Durães e de Maria Luísa Gonçalves; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Joaquina Domingues. Nasceu a 18/8/1890 e foi batizado a 20 desse mês. Padrinhos: José Joaquim de Castro, solteiro, rural, e Ana Vaz, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 28/3/1918, com Maria Alves. // Faleceu em Paderne a 23/4/1973. 

 

DURÃES, José Maria. Filho de Francisco José Durães e de Domingas Lourenço, moradores no Barral. N.p. de Maria Rosa Durães, solteira, de Paderne; n.m. de Francisco Lourenço e de Rosa Vieites, de São Paio. Nasceu a 18/3/1859 e foi batizado pelo padre FASC no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lourenço, casado, e Maria Joaquina Lourenço, solteira, de Chaviães, todos lavradores. // Nota: este assento foi feito pelo padre JLPCM a 5/7/1882. 

 

DURÃES, Justina. Filha de ----------- Durães e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1851. // Faleceu no lugar de Queirão a --/--/1914, com 63 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914).

 

DURÃES, Justina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Durães e de Maria Esteves, padernenses, moradores no lugar de Queirão. Nasceu em Paderne por volta de 1855. // Casou na igreja do mosteiro a 16/10/1881 com Manuel, nascido em Novembro de 1854, solteiro, enjeitado, morador desde criança no lugar da Várzea, freguesia de Paderne, batizado na igreja da freguesia de São Miguel de Messegães, vila de Valadares, onde fora encontrado na roda. Testemunhas: João Manuel Gonçalves, casado, do lugar da Costa dos Moinhos, mordomo da igreja, e António Besteiro, solteiro, filho de António Joaquim Besteiro e de Prudência Rosa Gonçalves, lavradores. // Mãe de Maria Durães...   

 

DURÃES, Laurinda. Filha de Angélica Durães, solteira, doméstica, moradora em Queirão. N.m. de Manuel Joaquim Durães e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 7/4/1891 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Custódio de Abreu, casado, lavrador, e Maria Rita de Abreu, solteira, doméstica. // Faleceu na freguesia de Santa Isabel, Lisboa, a 23/9/1973.

 

DURÃES, Leopoldina. Filha de Manuel Joaquim Durães e de Maria Esteves Pires. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves, de Queirão; n.m. de Maria Joaquina Pires, solteira, de Longarinha. Nasceu a 1/4/1854 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel Inácio Rodrigues e sua irmã, Maria Angélica.

 

DURÃES, Ludovina. Filha de Joaquim Durães e de Maria Justina Gonçalves, lavradores, residentes na Granja. N.p. de João Manuel Durães e de Maria Luísa Gonçalves; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Joaquina Domingues. Nasceu a 18/3/1887 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim de Castro, solteiro, proprietário, e Ludovina Gonçalves, solteira, doméstica. // Faleceu em Alvaredo a 16/8/1943.   

 

DURÃES, Manuel. Filho de Francisco Joaquim Durães, de Paderne, e de Maria Joaquina Rodrigues, de Felgueiras, Penso, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1850. // Casou com Maria Teresa Gonçalves. // Faleceu numa casa do lugar do Maninho, Alvaredo, a 10/3/1916, com 66 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Alvaredo. // Deixou bens. // Pai de Rosa, casada; e de Deolinda, solteira, com dezassete anos de idade em 1916, residentes no sobredito lugar do Maninho. // Nota: ver Manuel António Durães, nascido a 16/2/1854. 

 

DURÃES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Durães e de Maria Esteves, moradores em Queirão. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Maria Manuela Pires, solteira, todos lavradores. Nasceu a 27 de Fevereiro de 1868 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato, de Vilar, e Mariana, irmã do batizando. // Morreu em Queirão, Paderne, a 6/2/1942.   

 

DURÃES, Manuel. Filho de Eugénia Durães (*), solteira, doméstica, moradora em Queirão. N.m. de Manuel Joaquim Durães e de Maria Esteves. Nasceu a 22/11/1892 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, casado, rural, e Joaquina Rosa de Sousa, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 17/1/1924 com Clemência de Jesus de Sousa Lobato, padernense. // Faleceu na região do Amazonas, Brasil, a 15/9/1953. /// (*) Segundo um documento da Conservartória dos Registos Centrais ele seria filho de José Durães e de Mariana Durães. Deve haver qualquer lapso. Ver Angélica Durães.

 

DURÃES, Manuel António. Filho de João Manuel Durães e de Maria Luísa Gonçalves. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves, de Queirão; n.m. de Pedro Gonçalves e de Rosa Teresa Rodrigues, da Granja. Nasceu a 2/12/1850 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António José Rodrigues e sua esposa, Inácia Rosa, da Quinta do Mosteiro. 

 

DURÃES, Manuel António. Filho de Francisco Joaquim Durães e de Maria Joaquina Rodrigues. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves, de Queirão; n.m. de António José Rodrigues e de Inácia Rosa, do lugar da Igreja. Nasceu a 16/2/1854 e foi batizado três dias depois. Padrinhos: os avós maternos. // Jornaleiro. // Casou na igreja de Alvaredo a 1/10/1888 com Maria Teresa, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco Gonçalves e de Carlota da Lama, natural da freguesia de Alvaredo, onde residiu. // Pai de Avelino e de Rosa Durães (ver em Alvaredo).

 

DURÃES, Manuel António. Filho de António Manuel Durães e de Teresa Vidal, lavradores, residentes no lugar do Barral. Neto paterno de Francisco José Durães e de Domingas Lourenço; neto materno de António Joaquim Vidal e de Joaquina Miquelina Ribeiro. Nasceu em Paderne a 18/1/1902 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto Vidal, casado, trabalhador, e Joaquina Miquelina Ribeiro, casada, doméstica. // Em 1914 fez exame do 1.º grau na escola do sexo masculino de Paderne, com o professor António Dâmaso Lopes, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // Faleceu a 6/4/1955, em Chateau-Thierry, França.   

 

DURÃES, Manuel Joaquim. Filho de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1814. // Morreu na sua casa de Queirão, a 13/2/1890, com 76 anos de idade, viúvo de Maria Joaquina Esteves, e foi sepultado na igreja. // Com geração.  

 

DURÃES, Manuel Luís. Filho de Francisco José Durães e de Domingas Lourenço. N.p. de Maria Rosa Durães, solteira, do Barral; n.m. de Francisco Lourenço e de Rosa Vieites, de Barata, São Paio. Nasceu a 19/2/1849 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Cortes, solteiro, e Maria Joana Esteves, casada, do Barral.  

 

DURÃES, Maria. Filha de Justina Rosa Esteves Durães, solteira, moradora em Queirão. Neta materna de Manuel Joaquim Durães e de Maria Esteves, lavradores, residentes no dito lugar. Nasceu a 14/9/1880 e foi batizada em casa pela madrinha nesse mesmo dia. Madrinha: a sua avó materna. // Casou com António Pereira. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 15/11/1953 e ela a 6/9/1959.   

 

DURÃES, Maria de Jesus. // Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar do Barral, Paderne, a --/--/1932, com 78 anos de idade (NM 170, de 23/10/1932). // Nota: ver, na freguesia de São Paio, Maria de Jesus Durães.

 

DURÃES, Maria da Pureza. Filha de António Manuel Durães, trabalhador, e de Teresa Vidal, doméstica, moradores no lugar do Barral. Neta paterna de Francisco José Durães e de Domingas Lourenço; neta materna de António Joaquim Vidal e de Miquelina Joaquina Ribeiro. Nasceu em Paderne a 17/1/1905 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto Vidal, casado, trabalhador, e Miquelina Joaquina Ribeiro, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 27/10/1927 com António Cardoso. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 26/8/1969 e ela a 14/3/1990.  

 

DURÃES, Maria Teresa. Filha de Francisco José Durães e de Domingas Lourenço. N.p. de Maria Rosa Durães, de Paderne; n.m. de Francisco Lourenço e de Rosa Vieites, de Baratas, São Paio. Nasceu em Paderne a 22/3/1851 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel, filho de Dionísio Cortes, e Maria Joana de Fontes, todos do Barral. // Casou a 3/8/1889 com José Maria Gomes.   

 

DURÃES, Mariana. Filha de Manuel Joaquim Durães e de Maria Pires Esteves. N.p. de José Maria Durães e de Rosa Maria Esteves; n.m. de Manuela Pires, solteira, todos de Queirão. Nasceu a 6/8/1850 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António Manuel Esteves, de Felgueiras, e Ana Rosa Rodrigues, de Aldeia. // Casou na igreja do mosteiro a 18/2/1875 com o seu conterrâneo José Joaquim Alves. // Faleceu no lugar de Crastos a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912). // Ver, em Paderne, Clemência de Jesus Sousa Lobato.

 

DURÃES, Recordina. Filha de Francisco Joaquim Durães e de Maria Rodrigues. Neta paterna de José Maria Durães (ou Durão) e de Maria Rosa Esteves; neta materna de António José Rodrigues e de (Inácia?) Rosa, todos lavradores e padernenses. Nasceu em Paderne a 13/7/1873 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: padre António José Rodrigues e Marcelina Teresa. 

 

DURÃES, Rosa. // Faleceu no lugar de Queirão, Paderne, a --/--/1930, com apenas dois meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 55, de 30/3/1930). 

 

DURÃES, Silvino. Filho de Francisco Joaquim Durães e de Maria Rodrigues, moradores no lugar de Queirão. N.p. de José Maria Durães e de Maria Rosa Esteves; n.m. de António José Rodrigues e de Inácia Rosa, todos lavradores e padernenses. Nasceu em Paderne a 17/7/1869 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António e Marcelina, tios maternos do batizando. // Camponês. // Casou na igreja de Penso a 25/11/1895 com Marcelina Rosa Alves, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Penso, residente no lugar do Coto de Santa Comba, filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Ludovina Fernandes. Testemunhas presentes: Lino Alves, solteiro, rural, e o padre Custódio Esteves Cordeiro. Os noivos declararam ao sacerdote que eram pais de Leonel, nascido no Coto de Santa Comba Dão a 8/4/1895. // Morreu em Penso, onde morou depois do casamento, a 11/12/1955. // Com geração.  

 

DURO

 

DURO, António José. // Nasceu no século XIX. // Casou com Amabélia Cerqueira. // Foi diretor clínico das Águas de Melgaço onde, em colaboração com o Professor Charles Lepierre, escreveu “As Águas Minerais de Melgaço”, obra editada pela empresa gráfica “A Universal”, do Porto, em 1915. // Faleceu antes de 1939. // Um filho do casal, com o mesmo nome do pai, casou com Lídia Judite, filha de Macker Luís Teixeira Pinto e de Sofia Lopes, os quais viveram em Malange, onde ele era funcionário da Junta de Exportação de Algodão.  


EÇA

 

EÇA, Abel José. Filho de José Joaquim Pereira de Eça e da professora Maria Amália Gonçalves Pereira. Nasceu em -------------- a --/--/19--. // Casou com Maria Edite e viveram em Angola. // Pai de Maria Filomena, de José Carlos, e de Luís Filipe. // Morreu antes de 1990. // Ver os seus escritos no Notícias de Melgaço. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1421, de 24/12/1961: «Esteve nesta redação a agradecer-nos a notícia dada da sua chegada a esta terra o nosso assinante tenente Abel Pereira d’Eça. (…) pediu-nos para retificar a notícia já dada em que o tratávamos como capitão (segundo informações que tínhamos obtido) quando o seu posto é de tenente. Aqui fica a retificação senhor tenente Pereira d’Eça, que certos estamos de que brevemente teremos de lhe chamar capitão.» // NOTA: de facto, passado algum tempo foi promovido a capitão. // «Parabéns, senhor capitão Pereira d’Eça.» «Aquando da sua chegada a esta terra, vindo de (…), Notícias de Melgaço, congratulando-se com a sua estadia entre nós, por engano chamou-o, numa local, capitão, do que o senhor mui honestamente veio pedir a retificação, porquanto era tenente e não capitão. Fizemos a retificação e nela profetizávamos que muito em breve lhe chamaríamos capitão. Essa hora chegou e “Notícias” alegra-se com a promoção, enviando-lhe mais uma vez os seus sinceros parabéns.» (Notícias de Melgaço n.º 1487, de 6/10/1963). «Melgacenses que honram a terra. Pelo que significa de honroso, não só para o visado e sua família mas também para o nosso concelho, é com muita satisfação que nas colunas deste jornal inserimos o louvor que a seguir se transcreve: “LOUVOR, publicado na Ordem de Serviço n.º 191, do batalhão n.º 3, da Região Militar de Angola. Quartel em Carmona, 14/8/1963. Justiça e disciplina. LOUVORES: Louvo o capitão miliciano de Artilharia, AJPE, porque durante todo o tempo que no B.C. 3 desempenhou as funções de comandante da C. Art.ª 119 revelou no cumprimento de todas as missões um interesse, competência e dinamismo notáveis, que contribuíram para que a ação do batalhão fosse bastante facilitada. O capitão Pereira d’Eça pelo conhecimento perfeito que tinha no meio civil nativo da área da sua subunidade, aliado à coordenação e cooperação estreitas que estabeleceu com as autoridades administrativas locais, desenvolveu uma ação bastante eficiente nos aspetos da ação psicossocial, nos trabalhos das regedorias e na pesquisa de informação. Dotado de ótimas qualidades militares e de caráter, tem imprimido em todos os atos de comando uma orientação criteriosa e sensata, o que situou a C. Art.ª 119 num nível que foi objeto de grande apreço de todos os seus superiores.» // Ao capitão Abel José Pereira d’Eça (…) que na portuguesíssima província de Angola está a exercer ação tão notável, a sua família, especialmente a sua querida mãe, professora D. Maria Amália, de Paderne, os nossos efusivos parabéns! Que o exemplo do capitão Abel d’Eça frutifique e faça heróis! // Ascensão Afonso.

 

EÇA, Álvaro. Filho de José Joaquim Pereira de Eça e de Maria Amália Gonçalves Pereira. Nasceu em Crastos, Paderne, a --/--/1929. // Faleceu a --/--/1938, com apenas nove anos de idade (NM 392).

 

EÇA, António Cândido. Filho de José Joaquim Pereira de Eça e da professora Maria Amália Gonçalves Pereira. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 58, de 27/4/1930). // Professor. // Aquando da morte de seu pai ainda era vivo.    

 

EÇA, José Joaquim. Filho de --------- Pereira de Eça e de ------------------------. Nasceu em Valadares a --/--/1---. // Aspirante de Finanças em Melgaço. // Em 1947, a seu pedido, foi transferido para o 7.º Bairro Fiscal de Lisboa (Notícias de Melgaço n.º 819, de 8/6/1947). // Casou com a professora Maria Amália, filha de Miguel Augusto Gonçalves Pereira (Pereirinha de Crastos) e de Alzira de Barros. // Morreu a 13/8/1962 e jaz no cemitério de Valadares. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1444, de 19/8/1962: Na velha casa fidalga da Aldeia de Crastros, Paderne, faleceu no dia 13 José Joaquim Pereira de Eça, natural de Valadares e casado que foi com Maria Amália Gonçalves Pereira, abalizada professora primária oficial daquela freguesia. A doença, que o fizera aposentar há poucos meses, acabou por o arrancar agora ao convívio dos seus, sendo o féretro conduzido para a terra natal do finado. Àquela distinta senhora e aos filhos, senhores capitão Abel Pereira d’Eça e professor António Cândido Pereira d’Eça, e mais família enlutada, apresentamos sentidas condolências.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1447, de 16/9/1962: «Agradecimento: Maria Amália G. Pereira Eça, Abel P. E., Maria Edite Teixeira Eça, António Cândido P. E., Maria Nieza T. Pereira Eça.»

 

EÇA, Rui. Filho de José Joaquim Pereira de Eça e da professora Maria Amália Gonçalves Pereira. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1926. // Ver os seus poemas no jornal Notícias de Melgaço a partir da década de quarenta. 

 

*

 

EDELINDA ROSA. Filha de Delfina Rosa, solteira, criada de servir, moradora no Granjão. Neta materna de Maria Justina, solteira, enjeitada, jornaleira, residente na Várzea. Nasceu a 4/10/1884 e foi batizada dois dias depois. Madrinha: Maria Teresa Esteves, viúva, moradora no lugar da Gaia, na companhia de uma sua filha casada. // Faleceu no lugar da Várzea, Paderne, a 27/3/1941.   

 

ESMERALDA DA GLÓRIA. Filha de Adelinda do Rosário. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914). // Faleceu no lugar da Várzea a --/--/1914, com 98 dias de idade (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914). 

 

ESTÊVÃO AUGUSTO. Filho de Delfina Rosa, solteira, criada de servir, do Granjão. Neto materno de Maria Justina, solteira, enjeitada, jornaleira, moradores no dito lugar. Nasceu a 20/7/1881 e foi batizado pelo presbítero Albano Júlio de Castro Araújo a 27 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Casou na CRCM a 10/1/1934, com Maria Amélia, de 42 anos de idade, sua conterrânea, filha de António Nunes e de Rosa Besteiro. // Ambos faleceram em Paderne: a esposa a 22/7/1947 e ele a 10/11/1965.    

 

ESTEVES

 

ESTEVES, Abel. Filho de Francisco António Esteves, lavrador, natural de Paderne, e de Belarmina Cândida Rodrigues, doméstica, natural de Chaviães, moradores em Moinhos. N.p. de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço; n.m. de João Domingues Rodrigues e de Ana Rosa (Maceira?) Rodrigues. Nasceu em Paderne a 23/12/1899 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Jaime Francisco Rodrigues, solteiro, e tocou com a coroa da Senhora do Rosário, Claudino Cândido Martins Peixoto, solteiro, rural.  

 

ESTEVES, Adão. Filho de José Joaquim Esteves e de Erminda Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1917 (JM 1176, de 22/9/1917).

 

ESTEVES, Adelaide da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Esteves, caiador, e de Maria Rosa Afonso, doméstica, moradores em Nogueira. N.p. de Constantino de Jesus Esteves e de Teresa de Jesus Vaz; n.m. de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves. Nasceu em Paderne a 7/10/1900 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Alberto José de Caldas, casado, rural, e Adelaide da Conceição de Caldas, solteira, doméstica. // Faleceu a 18/12/1902 e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

ESTEVES, Albano. Filho de Manuel António Esteves, de Paderne, e de Maria Joaquina de Sousa Lobato, lavradores, residentes na Granja, onde ela nascera. N.p. de João Manuel Esteves e de Maria Gonçalves; n.m. de António José de Sousa Lobato e de Vitória Fernandes. Nasceu a 28/10/1890 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: padre Albano Júlio de Castro Araújo e Miquelina de Jesus Esteves, casada, doméstica. // Faleceu a 14/8/1901, em uma casa do lugar da Granja, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja da freguesia de Alvaredo.

 

ESTEVES, Albertino. Filho de ------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1998 residia no lugar de Várzea, Paderne.  

 

ESTEVES, Alberto. Filho de José Luís Esteves, soqueiro, de Real, São Paio, e de Maria do Carmo Domingues, de Paderne, moradores em Golães. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, sampaienses; neto materno de Luís António Rodrigues e de Florinda Rosa Domingues, padernenses, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 8/6/1884 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante, e Ludovina da Glória Álvares de Barros, solteira, moradora no Rio do Porto, ambos da Vila. // Casou na CRCM a 6/2/1941 com Isabel Esteves Cordeiro. // Faleceu em Penso a 3/12/1960.    

 

ESTEVES, Alexandrina Áurea. Filha de Francisco António Esteves e de Belarmina Cândida Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 236, de 11/2/1917). // A 22/7/1931 fez exame do 2.º grau, ficando aprovada (NM 119, de 26/7/1931).

 

ESTEVES, Alfredo. // Nasceu por volta de 1877. // Morreu no lugar do Peso, Paderne, a --/9/1949, com 72 anos de idade (NM 911, de 18/9/1949).

 

ESTEVES, Alfredo. Filho de Manuel José Esteves, lavrador, natural de São Paio, e de Joaquina Alves Garelha, doméstica, natural de Paderne, moradores em Sante. N.p. de Domingos José Esteves e de Maria Teresa Meleiro; n.m. de Francisco Alves Garelha e de Maria Domingues Longarinha. Nasceu a 3/11/1893 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, rurais. // Casou na igreja de São Paio a 19/4/1947 com Maria Cândida Marques, sampaiense. // Faleceu em São Paio a 31/3/1981.     

 

ESTEVES, Alfredo. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes em Nogueira. Neto paterno de Constantino de Jesus Esteves e de Teresa de Jesus Vaz; neto materno de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves. Nasceu a 24/3/1898 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Alberto José de Caldas, casado, rural, e Maria Esteves, casada, doméstica. // Faleceu a 6/11/1906 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Alfredo Cândido. Filho de Francisco António Esteves, lavrador, natural de Paderne, e de Belarmina Cândida Rodrigues, doméstica, natural de Chaviães, moradores no lugar dos Moinhos. Neto paterno de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço; neto materno de João Domingos Rodrigues e de Ana Rosa Maceira. Nasceu em Paderne a 12/6/1908 e foi batizado na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Alfredo Cândido Rodrigues, solteiro, camponês, e Ana Cândida Rodrigues, solteira, doméstica, tios maternos do batizando. // Faleceu no lugar de Moinhos, Paderne, a 23/5/1938, com apenas 29 anos de idade.

 

ESTEVES, Almerinda Augusta. Filha de Manuel José Esteves e de Albina Augusta Álvares de Barros (Exposta), jornaleiros, moradores em Golães. Neta paterna de João Francisco Esteves e de Joaquina Clara Esteves, lavradores, de Crastos; neta materna de Margarida Carolina Álvares de Barros, solteira, e de Caetano José de Abreu Cunha Araújo, fidalgo da Casa do Rio do Porto. Nasceu no lugar de Golães a 27/11/1886 e foi batizada a 5 de Dezembro desse ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, solteiro, proprietário, morador no Campo da Feira, e Maria das Dores, solteira, costureira, ambos da Vila de Melgaço. // Casou com Manuel Francisco Barbeitos, nascido em Barbeita, Monção, em 1868, sapateiro, a morar na Vila de Melgaço, viúvo de Albina da Conceição Alves (ver na Vila), pai de Vitorino de Jesus Maria (1888-1963) e de João Manuel (1894-1963). Penso que ficaram a residir em Golães, onde ela já tinha casa. // Mãe de Preciosa de Jesus, de Rosendo…    

 

ESTEVES, Amélia. Filha de Cândido Augusto Esteves e de Delfina Rosa Marques. Nasceu em Paderne a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 21, de 27/10/1912).

 

ESTEVES, Américo. Filho de Francisco Esteves e de Maria Rosa Soares, lavradores, residentes no lugar de Sainde. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Camila Pires; neto materno de Manuel António Soares e de Maria Gertrudes Soares. Nasceu em Paderne a 17/4/1905 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Fernandes, solteiro, rural, e Carlota Fernandes, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 3/2/1934 com Laurinda de Jesus Gonçalves. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 866, de 25/7/1948: «Quando no passado dia 18 se encontrava a vigiar uma água de regadio, foi barbaramente agredido à sacholada o senhor Américo Esteves, casado, lavrador, do lugar de Sainde, freguesia de Paderne. A agressão foi fútil e traiçoeira, pois a vítima estava a dormir tranquila e sossegadamente, nunca supondo que fosse agredido por vigiar uma coisa que era pertença sua. Como acima dissemos, a vítima dormia, quando os algozes se aproximaram e começaram a praticar o seu nefando crime. Ao único grito de socorro, aproximaram-se duas raparigas; os criminosos, segundo nos consta, ao pressentirem a aproximação das raparigas, deixaram a vítima e investiram contra elas, ameaçando-as de morte se descobrissem alguma coisa. A vítima apresenta três profundos golpes na cabeça, um dos quais de alguns centímetros de profundidade, pelo que teve de levar quinze pontos, sendo o seu estado melindroso. Os agressores são Vitorino Marques (o papa-la-bacha), casado, lavrador, e seu filho Manuel Marques, solteiro, do mesmo lugar e freguesia. Esta repugnante agressão causou consternação em todas as pessoas que tiveram conhecimento, pois a vítima era estimada por toda a gente. Os agressores, embora até à data tenham sido pessoas de bem, deram no último momento provas dos seus maus instintos. As autoridades tomaram conta da ocorrência, e os curativos estão a cargo do Ex.mo Sr. Dr. Sérgio Saavedra.» // Morreu na sua freguesia de nascimento a 9/11/1991. // A sua viúva faleceu em 1996.  

 

ESTEVES, Ana. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rodrigues. Neta paterna de João Luís Esteves e de Francisca Alves, da Cividade; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Francisca Alves, da Granja. Nasceu a 28/3/1838 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno. 

 

ESTEVES, Ana de Jesus. Filha de Alfredo de Jesus Esteves, negociante, natural de Paderne, e de Carma Mosqueira, doméstica, natural de Mourentão, Tui, moradores no lugar do Peso, Melgaço. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Joaquina Clara Mendes de Castro; neta materna de António Mosqueira e de Sofia Moscoso. Nasceu em Paderne a 4/11/1906 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José de Sá Sotomaior, solteiro, proprietário, e Maria das Dores Mosqueira, solteira, doméstica, tia materna da neófita. // Faleceu na freguesia de Parede, concelho de Cascais, a 12/12/1975. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 49, de 9/2/1930: «Comarca de Melgaço (1.ª publicação). Pelo cartório do escrivão Soares correm editos de 30 dias a contar da 2.ª e última publicação deste anúncio, intimando o requerido José Alves Puga, guarda-fiscal, ausente, para no prazo legal contestar, querendo, o pedido para concessão de assistência judiciária a fim de intentar ação de paternidade ilegítima a requerente Ana de Jesus Esteves, solteira, por si e como representante legal de seu filho menor José do Nascimento Esteves, do lugar do Peso, Paderne… O presidente da assistência judiciária, Augusto César Ribeiro Lima. O escrivão de assistência, Honório de Almeida Soares

 

ESTEVES, Ana Maria. Filha de Manuel Luís Esteves e de Maria Joana Domingues, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1826. // Morreu na sua casa de Golães, a 9/12/1890, com 64 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. 

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de Constantino de Jesus Esteves, de São Paio, e de Maria Teresa Vaz, de Paderne, moradores no lugar do Barral. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Vaz e de Francisca Rosa Pereira. Nasceu a 10/11/1869 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos. // Em sessão da Câmara Municipal de 23/10/1912 foi-lhe concedido um subsídio de lactação por dez meses. // Faleceu na Vila a 6/10/1950. // Mãe de Constança Esteves, nascida no Barral, Paderne, a 10/9/1912.  

 

ESTEVES, Ângela. Filha de Joana Rosa Esteves, solteira, de Apião. // Casou, na igreja de Paderne, a 15/11/1857, com Manuel António, filho de José Luís Alves Sanches e de Ana Maria Soares de Castro, de Canda, Alvaredo. Testemunhas: Guilherme Esteves, irmão da noiva, e FASV, casado.  

 

ESTEVES, Aníbal. Filho de José Bento Esteves e de Umbelina Esteves. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (NM 52, de 2/3/1930). // Morreu no lugar de Pomares, Paderne, a --/--/1931, com apenas dozes meses de idade (NM 118, de 19/7/1931).

 

ESTEVES, Aníbal José. Filho de Francisco António Esteves, lavrador, de Paderne, e de Belarmina Cândida Rodrigues, doméstica, de Chaviães, moradores em Pinheiro. N.p. de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço; n.m. de João Domingues Rodrigues e de Ana Rosa Rodrigues Maceira. Nasceu a 27/10/1901 e foi batizado a 1 de Novembro desse ano. Padrinhos: Aníbal José Alves, solteiro, rural, e Ana Rosa Maceira Rodrigues, viúva, doméstica. // A 13/7/1912 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «bom»; era seu professor António Dâmaso Lopes. // Casou na CRCM a 5/1/1922 com Armanda da Luz, de 18 anos de idade, padernense, filha de João José Rodrigues e de Maria Teresa da Silva. // Ingressou na Guarda-Fiscal; em 1947 era 2.º cabo em Montalegre (NM 834, de 28/9/1947, e NM 853, de 4/4/1948). // A sua esposa faleceu em Paderne a 10/10/1976. // Casou em segundas núpcias na igreja do mosteiro a 17/11/1979, com Maria Gonçalves Rodrigues. // Finou-se em Paderne a 9/2/1986.

 

ESTEVES, António. Filho de Manuel José Esteves, carpinteiro, natural de Paderne, e de Albina Augusta Álvares de Barros (exposta), doméstica, natural da Vila de Melgaço, moradores em Golães. Neto paterno de João Francisco Esteves e de Joaquina Clara Esteves; neto materno de Margarida Carolina Álvares de Barros, solteira, e do fidalgo da Casa do Rio do Porto, Caetano José de Abreu Cunha Araújo. Nasceu no lugar de Golães a 4/11/1888 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Besteiro, solteiro, lavrador, e Miquelina Rosa de Castro, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 22/5/1916 com Júlia, de 23 anos de idade, padernense, filha de João Lúcio Rodrigues de Morais e de Maria Besteiro. // Morreu em Paderne a 26/2/1966. // Pai de Isabel da Glória, casada com José Augusto da Costa. 

    

ESTEVES, António. Filho de ------------- Esteves e de ------------- Gonçalves. Nasceu em ----------- a --/--/18--. // Foi negociante de madeiras. // Morreu no Barral, Paderne, a --/--/1907 (JM 706).

 

ESTEVES, António. Filho de ----------- Esteves e de ----------- Rodrigues. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Sante, Paderne, a --/--/1993 (VM 998).

 

ESTEVES, António. Filho de --------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Paderne com a professora E.C. Outeiro, ficando distinto (NM 413). 

 

ESTEVES, António. Filho de Manuel Luís Esteves e de Esperança Sequeira. Nasceu em Paderne a --/--/1938 (NM 425).

 

ESTEVES, António. Filho de Adolfo Esteves e de Maria dos Anjos Puga. Nasceu em Paderne a 28/10/1948. // Foi agente da PIDE (2.ª classe) até ao dia 25/4/1974, por essa polícia ter sido extinta. // Depois do dito dia 25/4/1974 ele teve de arranjar trabalho, ingressando na Segurança Social, tendo sido colocado em Melgaço. // Casou com a professora do ensino primário, Fernanda, natural da Vila, filha de Henrique José Fernandes (Gui) e de Maria Helena Esteves.

 

ESTEVES, António Cândido. Filho de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Rodrigues, lavradores, residentes em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Luís António Rodrigues da Silva e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu a 3/6/1891 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Cândido de Sousa e Castro Moraes Sarmento, viúvo, proprietário, da Casa do Pombal, Remoães, e Cândida Augusta Barros, solteira, doméstica. // Faleceu a 5/11/1892 e foi sepultado na igreja de Paderne.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Lourenço. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 204, de 25/6/1916). Lê-se no Notícias de Melgaço: Poema Por Melgaço sinto saudades. // De um Portugal pequenino/ Sou filho; prende-me um laço./ E sinto em mim grande orgulho/ Em dizer: «sou de Melgaço». // Em Paderne nasci eu,/ Nessa terrinha tão bela,/ Junto ao cruzeiro existente,/ No meu lugar da Portela. // Foi lá que senti prazeres/ Foi lá que tive carícias/ E hoje pra recordar/ Só tenho o nosso Notícias. // Este belo semanário/ Que todos devemos ler/ Provém do nosso Melgaço/ E eu assino com prazer. // Este jornal pequenino/ Que ao longe nos diz verdades/ Vem lembrar a nossa terra/ E nos mitiga as saudades. // Sacavém, 5/5/1949. A. J. Esteves.   

 

ESTEVES, António José. Filho de João Bento Esteves e de Rosa Esteves, de São Paio, onde ele nasceu e foi batizado. // Tinha 28 anos de idade quando casou na igreja de Paderne a 31/1/1865 com Rosa Joaquina, da mesma idade, filha de Manuel Luís Gonçalves e de Vicência Engrácia Fernandes, padernenses, residentes em Sainde. Testemunhas: João António de Sousa, casado, do Barral, e João Manuel Gonçalves, casado, da Portela.  

 

ESTEVES, António de Lurdes. Filho de João Manuel Esteves, trabalhador, natural de Paderne, e de Mariana Rodrigues, doméstica, natural de Alvaredo, moradores no lugar do Barbeito. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço; neto materno de José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu na freguesia de Paderne a 26/3/1911 e foi batizado na igreja paroquial a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves, solteiro, e Deolinda Gonçalves, solteira.  

 

ESTEVES, António da Ressurreição. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Domingues. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Rosa Gonçalves; neto materno de João Manuel Domingues e de Maria Dias, todos lavradores e padernenses. Nasceu em Estivadas a 1/4/1866 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel António Lourenço e Rosa Esteves, tios maternos do batizando.

 

ESTEVES, António Xavier. Filho de Manuel José Esteves, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes de Figueiredo e Castro, natural de Paderne, negociantes no lugar do Peso, onde moravam. Neto paterno de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo; neto materno de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro e de Maria Joaquina Mendes. Nasceu a 11/10/1892 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, solteira, e António Xavier Ribeiro de Figueiredo e Castro, estudante, tio materno do batizando. // Morreu a 27/9/1894 e foi sepultado dentro da igreja.  

 

ESTEVES, António Xavier. Filho de Manuel José Esteves, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes de Figueiredo e Castro, natural de Paderne, moradores no lugar do Peso. Neto paterno de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Araújo; neto materno de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro e de Maria Joaquina Mendes. Nasceu no lugar do Peso, Paderne, a 31/7/1895, e foi batizado na igreja a 7 de Agosto desse ano. Madrinha: a sua avó materna. // Ainda jovem, emigrou para o Brasil. Por lá casou, fixando a sua residência no Rio de Janeiro.   

 

ESTEVES, Aparício Augusto. Filho de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Rodrigues, lavradores, residentes em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Luís António Rodrigues da Silva e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu a 25/3/1889 e foi batizado a 12/4/1889. Padrinhos: António Cândido de Sousa e Castro Morais Sarmento, viúvo, proprietário, de Remoães, e Ludovina da Glória, solteira, doméstica. // Faleceu a 3/12/1892 e foi sepultado dentro da igreja.

 

ESTEVES, Armanda de Fátima. Filha de ------- Esteves e de ---------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. Em 1997 estava divorciada e residia no lugar do Granjão (VM 1078).

 

ESTEVES, Armando. Filho de Ana Rosa Esteves, solteira, doméstica, moradora no lugar do Barral. Neto materno de Constantino de Jesus Esteves e de Teresa de Jesus Vaz. Nasceu em Paderne a 7/8/1904 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Eusébio de Oliveira, solteiro, trabalhador, e Maria Esteves, casada, doméstica. // Casou a 9/5/1917 (esta data não corresponde à realidade; saber o que se passa) com Capitolina de Jesus Rodrigues. // Morreu em São Paio a 4/7/1981.  

 

ESTEVES, Armando José. Filho de Faustino Esteves e de Rosa da Glória Fernandes. Nasceu a --/--/19--. // Em 1947 alistou-se na G.N.R. Esteve colocado em Tangil. 

 

ESTEVES, Artur. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina de Sousa Lobato, lavradores, residentes no lugar da Granja. N.p. de João Esteves Maria Gonçalves; n.m. de António de Sousa Lobato e de Vitória Fernandes. Nasceu em Paderne a 14/11/1892 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Inácio Domingues, viúvo, professor oficial do ensino primário em Lufrei, Amarante (representado por António de Sousa Lobato, casado, lavrador) e Miquelina de Jesus Esteves, casada, doméstica. // Faleceu a 14/12/1894 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Artur. Filho de Carlos Braz e de Maria da Glória Esteves. Nasceu a --/--/1937. // Casou com Maria da Glória, nascida também em Paderne, a --/--/1938, filha de Manuel Carlos Nogueira e de Laura de Jesus. // Moraram no Peso. // Com geração.

 

ESTEVES, Augusta Edviges. Filha de Manuel José Esteves, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes Ribeiro de Figueiredo e Castro, natural de Paderne. Neta paterna de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo; neta materna de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro e de Maria Joaquina Mendes. Nasceu no lugar do Peso a 3/2/1887. // Faleceu a 19/10/1888. 

 

ESTEVES, Augusta Pia. Filha de Manuel José Esteves, carpinteiro, natural de Paderne, e de Albina Augusta Álvares de Barros, doméstica, (exposta), da Vila de Melgaço, moradores em Golães. Neta paterna de João Francisco Esteves e de Joaquina Clara Esteves; neta materna de Margarida Carolina Álvares de Barros, solteira, e do fidalgo da Casa do Rio do Porto, Caetano José de Abreu Cunha Araújo. Nasceu em Golães a 5/2/1897 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Augusto Jaime de Almeida e Maria Pia Pereira de Castro, solteiros, proprietários, da Vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 11/2/1918 com António Joaquim Pereira de Castro, de vinte e um anos de idade, padernense, filho de Maria Joaquina Pereira de Castro, solteira. // Faleceu em Paderne a 15/10/1960. // Mãe de António Manuel, de Fernando, e de José Manuel Pereira de Castro.   

 

ESTEVES, Augusto (Abelzinho). Filho de --------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Após 36 anos de serviço foi aposentado de funcionário do Tribunal de Trabalho de Viana. Passou a residir em Aldeia, Paderne (VM 985, de 15/5/1993).

 

ESTEVES, Augusto Edwiges. Filho de Manuel José Esteves, de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes Figueiredo e Castro, de Paderne, negociantes na Várzea, Paderne. N.p. de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Araújo, lavradores, da Folia, Remoães; n.m. de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro, solteiro, e de Maria Joaquina Mendes, solteira, costureira, moradores na Portela de Paderne. Nasceu na Várzea a 3/2/1887 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Daniel Pereira e Maria da Glória Pereira, solteiros, negociantes, moradores nos Moinhos, Paderne. // Faleceu no lugar da Várzea a 17/9/1888 e foi sepultado na igreja do Convento.      

 

ESTEVES, Aureliano. Filho de Faustino Esteves e de Rosa da Glória Fernandes. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). // Faleceu em Paderne a --/--/1914, com apenas seis meses de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).    

 

ESTEVES, Benedita de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Esteves (Veloso) e de Maria José Gonçalves, moradores no Granjão. N.p. de António José Esteves e de Rosa Alves; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria de Castro. Nasceu em Paderne a 20/2/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Elias de Jesus Marques e Maria de Castro, tia materna da batizanda. // Casou a 6/1/1897 com Francisco José Vieites, natural de São Paio. // Enviuvou a 7/12/1906. // Faleceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 10/2/1940. // Com geração.

 

ESTEVES, Bento. Filho de Francisco Manuel Esteves e de Francisca Luísa Vaz. N.p. de João Manuel Esteves e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Caetano Vaz e de Maria Silvéria Rodrigues, todos de Felgueiras, Paderne. Nasceu a 20/3/1836 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José, tio materno, e Rosa, tia paterna, do citado lugar.

 

ESTEVES, Bernardo. Filho de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Rodrigues (Cuca do Peso), lavradores, residentes em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de António Rodrigues da Silva e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu a 11/3/1895 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Bernardo António de Sousa e Castro e Maria do Carmo de Sousa e Castro, solteiros, proprietários. // Foi mobilizado para combater na I Grande Guerra. No regresso, como Melgaço não lhe oferecia grandes perspetivas de futuro, tentou a sorte em Moçambique. Quando vinha passar férias ao seu torrão natal deixava cair no chão do quarto, propositadamente, algumas libras, a fim de sua mãe comentar com os vizinhos a sua riqueza! No entanto, certa vez, para voltar a África, teve de pedir dinheiro emprestado ao irmão, comerciante em Penso. // Casou a 14/3/1926 com Maria Aldora, nascida na Vila de Santa Cruz da Preciosa em 1898, filha do juiz de Direito, Dr. Manuel José Alves (Juiz de Cavaleiros) e de Serafina Silvina Silva. // Em 1936 ele e a esposa chegavam à sua vivenda da Várzea, Peso, vindos da Zambésia, Inhantomba, África Oriental (Notícias de Melgaço n.º 302). // Faleceu a --/--/1940. // Nota: a 31/1/1926, na maternidade do Hospital de São José, em Lisboa, nasce um filho seu, Rogério, gerado em Maria dos Anjos Fernandes, da Vila de Melgaço, a qual partiu, logo que soube que estava grávida, para a capital do país, envergonhada; ele não perfilhou a criança, mas tacitamente reconheceu-a.     

 

ESTEVES, Camilo José. Filho de Mariana Gertrudes [Gonçalves], solteira, do lugar da Fontainha. Nasceu em Paderne a --/--/1828. // Casou com a sua conterrânea Bárbara Albina Lourenço. // Enviuvou a 19/12/1906. // Faleceu no lugar dos Moinhos, Paderne, a --/--/1914, com 86 anos de idade. Lê-se no jornal: fora regedor de Paderne por diversas vezes, perito em questões de partilhas, juiz eleito, jurado, e até à morte juiz de paz do círculo de São Paio, desempenhando todos esses cargos com correção e imparcialidade (Correio de Melgaço n.º 86, de 8/2/1914). // Com geração.   

ESTEVES, Cândido Augusto. Filho de José Luís Esteves, soqueiro, de São Paio, e de Maria do Carmo Domingues, lavradeira, de Paderne, moradores em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Luís António Rodrigues e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu em Paderne a 7/3/1880 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e Filomena Cândida Dias, solteiros, lavradores. // Era solteiro, camponês, morava no lugar de Golães, quando casou na igreja de Paderne a 24/1/1902 com a sua conterrânea Delfina Rosa Marques, de 32 anos de idade, moradora em Golães, viúva de António Joaquim Besteiro, filha de João Lourenço Marques e Maria do Rosário Taboada, rurais, padernenses. // A sua esposa faleceu na freguesia de Paderne a 8/8/1938. // Ele finou-se na Vila de Melgaço a 14/7/1962. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1441, de 22/7/1962: «No dia catorze do corrente faleceu no hospital da Santa Casa da Misericórdia desta vila o antigo componente da nossa banda de música, senhor C.A.E., de oitenta e dois (82) anos de idade, no estado de viúvo, do lugar de Golães, freguesia de Paderne…» // Com geração.     

 

ESTEVES, Carlos Manuel (Dr.) Filho de Artur Esteves, subchefe da PSP, e de Maria da Glória Nogueira, residentes no lugar de Sainde. Neto paterno de Carlos Braz e de Maria da Glória Esteves; neto materno de Manuel Carlos Nogueira e de Laura de Jesus. // Nasceu no Peso a 19/2/1957. // Depois da 4.ª classe foi aprendiz de alfaiate na oficina do Arlindo Vilas. // Casou a 14/8/1977 na igreja de Remoães com Maria Irene Vieites, de Parada do Monte. // Por sentença de 13/6/2007 foi decretado o divórcio entre ambos. No entanto, foi «ordenado o cancelamento do averbamento n.º 1, por despacho da Conservadora, de 18/2/2011. Processo de Despacho n.º 599/2011 da Conservatória do Registo Civil de Melgaço.» Se bem entendi, o divórcio ficou sem efeito. // Foi agente da PSP em Braga, na área das Relações Públicas; antes estivera em Lisboa e dois anos nos Açores. // Licenciou-se em História na Universidade do Minho e posteriormente matriculou-se na Universidade Católica de Braga onde, em 2000, estava a concluir o curso de Teologia. Foi ordenado diácono na Cripta do Sameiro a 19/11/2000, às quinze horas. // Requereu licença ilimitada da PSP, onde era subchefe, e tornou-se comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga (*) os quais passaram, em 2012, de 75 para 95 efetivos. // A sua esposa trabalhava no Patronato de Nossa Senhora da Torre, da freguesia da Sé, em Braga. // Pai de Ana Cristina, nascida na Vila de Melgaço a 11/6/1980, licenciada em História. /// (*) Tinha contrato até 2013. // Nota: a sua filha trabalha no Centro de Turismo de Braga; veio para a capital da província do Minho com apenas quatro anos de idade.

 

ESTEVES, Carolina Rosa. Filha de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço. Nasceu em Sainde, Paderne, por volta de 1843. // Casou com o seu parente no 2.º grau de consanguinidade, Elias Esteves, natural de Cousso, mas o casamento foi anulado pela igreja católica; voltaram a casar, na igreja do mosteiro de Paderne, a 6/4/1875. // Faleceu a 23/9/1889, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 46 anos de idade, casada com o dito Elias Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial de Cousso.  

 

ESTEVES, Clara Rosa. Filha de Maria Joaquina Esteves, solteira, padernense. Nasceu em Paderne por volta de 1822. // Morreu na sua casa do lugar da Deveza, a 3/12/1892, com 70 anos, solteira, e foi sepultada dentro da igreja. // Não deixou filhos.

 

ESTEVES, Claudina da Glória. Filha de Manuel José Esteves, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes [Ribeiro de Figueiredo e Castro], da Portela de Paderne, moradores, como negociantes, junto à Quinta do Peso. Neta paterna de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, lavradores, de Remoães; neta materna de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro, de Paderne, e de Maria Joaquina Mendes, solteira, costureira, de Cristóval. Nasceu no lugar da Várzea a 8/6/1884 e foi batizada dois dias depois pela avó materna, em casa dos pais da criança, julgando que corria perigo de vida; a 13 desse mês levaram-na à igreja do mosteiro a fim de ser confirmado o batismo. // Casou na CRCM a 18/10/1913, com Albino Domingues, de 25 anos de idade, padernense, filho de José Joaquim Domingues e de Mariana Besteiro. // Morreu em Remoães a 22/3/1961.         

 

ESTEVES, Claudina Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Domingues, moradores em Estivadas. Neta paterna de João Manuel Esteves e de Rosa Gonçalves; neta materna de João Manuel Domingues e de Maria Dias, todos lavradores e padernenses. Nasceu em Paderne a 8/2/1869 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António e sua mulher, Claudina Gonçalves, de Estivadas. // Faleceu a 4/4/1870. 

 

ESTEVES, Clementina. Filha de Rosa Maria Esteves, solteira, moradora em Golães, Paderne. Neta materna de Veríssimo Esteves e de Rosa Esteves, todos de Merufe, Monção. Nasceu em Paderne a 9/1/1865 e foi batizada pelo padre FASC no dia seguinte. Padrinho: Maurício Galego, morador em Golães. // Casou na igreja do mosteiro a 16/5/1887 com Eleutério da Silva, natural de Rouças.    

 

ESTEVES, Constança. Filha de Ana Rosa Esteves, solteira, do Barral. Neta materna de Constantino de Jesus Esteves, do lugar da Veiga, São Paio, e de Teresa de Jesus Vaz, do lugar do Barral, Paderne, lavradores. Nasceu em uma casa do Barral, Paderne, a 10/9/1912. // Casou na CRCM a 1/11/1935 com David Augusto de Oliveira, lavrador, natural de Prado. // Foram caseiros na quinta do Dr. António Cândido Esteves. // O seu marido morreu a 1/8/1991. // Ela faleceu a 10/11/1994 no hospital de Viana do Castelo. // Com geração.    

 

ESTEVES, Constança Mercedes. Filha de António Esteves e de Engrácia da Cunha Esteves. Nasceu em Paderne a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 63, de 24/8/1913).

 

ESTEVES, Custódio. Filho de Manuel José Esteves e de Rita Esteves, moradores em Felgueiras. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Esteves, naturais de Penso; neto materno de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Esteves, de Felgueiras. Nasceu a 13/7/1837 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinho: o seu tio paterno, padre Manuel José Esteves Cordeiro.

 

ESTEVES, Daniel. Filho de Manuel José Esteves, de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes [Ribeiro de Figueiredo e Castro], de Paderne, negociantes, moradores no Peso, juradia da Várzea. N.p. de Manuel Bernardo Esteves e de Maria Rosa de Covas (*), lavradores, de Remoães; n.m. [de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro] e de Maria Joaquina Mendes, solteira, costureira, de Cristóval. Nasceu a 25/8/1881 e foi batizado na igreja do Convento a 31 desse mês e ano. Padrinhos: António Júlio Esteves, casado, tio paterno, e Mariana Esteves, solteira, ambos da Folia, Remoães. /// (*) O Dr. Augusto César Esteves diz-nos que a esposa de MBE era Mariana de Jesus Araújo (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, volume I, página 495).     

 

ESTEVES, Delfina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria José Gonçalves, moradores no Granjão. N.p. de António José Esteves e de Marcelina Alves; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria de Castro. Nasceu a 13/3/1870 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: padre Elias de Jesus Marques, de Prado. // Casou na igreja do mosteiro a 28/8/1897 com o seu conterraneo José António Alves. // Faleceu em Paderne a 25/12/1943.  

 

ESTEVES, Delfina da Conceição. Filha de João Francisco Esteves e de Joaquina Esteves. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Teresa Cerdeira; n.m. de Luís Manuel Esteves e de Maria Joaquina Soares, todos lavradores e padernenses. Nasceu no Granjão a 20/4/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: padre Manuel António Domingues da Costa, que a batizara. 

 

ESTEVES, Deolinda de Jesus. Filha de Cândido Augusto Esteves e de Delfina Rosa Marques. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 146, de 25/4/1915).

 

ESTEVES, Eleutério da Glória. Filho de Manuel José Esteves, negociante, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes de Figueiredo e Castro, natural de Paderne, moradores no Peso. N.p. de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo; n.m. de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro e de Maria Joaquina Mendes. Nasceu a 24/11/1889 e foi batizado a 26 do dito mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Eleutério da Glória Ribeiro de Figueiredo e Castro, solteiro, negociante, tio materno do bebé. // Casou na CRCM a 1/11/1924 com Rita Emília de Sousa Pinto, de 23 anos de idade, natural de Remoães. // Morreu a 27/10/1938 na Rua Francisco de Almeida, 66, Vilópolis, Rio de Janeiro, Brasil. // A sua viúva faleceu a 14/1/1986.    

 

ESTEVES, Elvira. Filha de José Luís Esteves, soqueiro, natural de São Paio, e de Maria do Carmo Domingues, lavradeira, natural de Paderne, moradores em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Luís António Rodrigues e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu a 23/9/1878 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e Filomena Cândida Dias, solteiros, lavradores. // Faleceu em Paderne a 18/9/1956.  

 

ESTEVES, (Elvira? Helena?) de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Apolónia Lourenço, moradores na Cividade. N.p. de Francisco Manuel Esteves e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Manuel Lourenço Lamego e de Maria Joaquina Pereira. Nasceu a 15/4/1874 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Pitães e Maria Helena (ou Maria Elvira) Esteves. // Faleceu em Paderne a 10/7/1942.   

 

ESTEVES, Engrácia Rosa. Filha de António de Jesus Esteves e de Maria Joana Esteves, moradores em Sainde. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte; neta materna de Matias Esteves e de Luísa Antónia Rodrigues, de Sainde. Nasceu em Paderne a 21/4/1851 e foi batizada no dia seguinte pelo padre João da Peneda. Padrinhos: Luís Manuel (Rodrigues?) e sua irmã Florinda, de Sainde. // Casou na igreja do mosteiro a 23/12/1894 com Francisco Marques, viúvo, natural de Cousso.  

 

ESTEVES, Ermezinda Rosa. Filha de José Joaquim Esteves, trabalhador, natural de São Paio, e de Ermelinda Domingues Casal, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues; neta materna de Francisco Domingues Casal e de Vicência Dias. Nasceu em Paderne a 14/7/1907 e foi batizada na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, casado, rural, e Rosa Domingues Casal, solteira, doméstica.

 

ESTEVES, Esmeralda de Jesus. Filha de João de Deus Esteves e de Libânia Rosa Cordeiro, lavradores, residentes no lugar do Granjão. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria José Gonçalves; neta materna de Simão António Cordeiro e de Clementina Rosa Alves. Nasceu em Paderne a 24/8/1909 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Francisco de Sousa Araújo, solteiro, proprietário, e Venceslã Maria Pereira, viúva, proprietária. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 21/9/1932 com o seu conterrâneo Jaime da Silva, de 24 anos de idade, filho de Manuel da Silva e de Rosa Ribeiro. // Faleceu na sua freguesia natal, no lugar de Crastos, a 21/12/1961 (ver Notícias de Melgaço n.º 1422, de 7/1/1962). // Com geração.  

 

ESTEVES, Esperança. Nasceu por volta de 1933. // Faleceu em Paderne a --/--/2024, com noventa e um (91) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/02/2024). 

 

ESTEVES, Ester. Filha de Francisco Esteves e de Maria Rosa Soares. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 144, de 11/4/1915). // Faleceu em Sainde a --/--/1917, com apenas vinte e um meses de idade (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917).

 

ESTEVES, Ester Isabel. Filha de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (NM 87, de 23/11/1930). // Faleceu no lugar do Granjão, Paderne, a --/--/1932, com apenas dezoito meses de idade (NM 144 -?-, de 3/4/1932).

 

ESTEVES, Eusébio Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues. N.p. de João Luís Esteves e de Maria Teresa Lourenço, da Granja; n.m. de José Luís Rodrigues e de Rosa Maria (Alves?), de Poules. Nasceu entre Julho e Setembro de 1853. Na igreja teve por padrinhos: Manuel José Esteves e prima, Maria Ângela Esteves, da Granja, residentes na Vila de Melgaço. 

 

ESTEVES, Faustino. Filho de José Joaquim Esteves, natural de Chaviães, e de Claudina de Castro Araújo, proprietários, moradores na Portela de Paderne. N.p. de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves; n.m. de Manuel Joaquim de Castro Araújo e de Rosa Teresa Domingues de Araújo. Nasceu a 29/7/1893 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: padre Albano Júlio de Castro Araújo e Ludovina do Rosário de Castro Araújo, solteira, proprietária, tios maternos do batizando. // Casou na CRCM a 2/6/1913 com Rosa da Glória Fernandes. // Em 1917 partiu para França, onde foi combatente na guerra de 1914-1918. // Morreu na Portela de Paderne a 10/12/1957. // Pai de Armando José, soldado da G.N.R. em Tangil, Monção.  

 

ESTEVES, Felicidade. Filha de José Luís Esteves, de Paderne, e de Joaquina Rosa Afonso, de São Paio, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Lopes. Nasceu a 15/10/1875 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Lourenço, jornaleiro, e Marcelina Rosa Esteves, lavradeira, solteiros. // Casou na igreja do mosteiro a 6/7/1901 com José Manuel Fernandes, seu conterrâneo. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o seu marido a 28/2/1961 e ela a 9/5/1966. // Mãe de Faustino (1917-1991).   

 

ESTEVES, Filomena. Filha de Júlio Esteves, lavrador, de Rouças, e de Maria Rosa Alves, doméstica, de Paderne, moradores em Sante. N.p. de Francisco António Esteves e de Maria Rosa Alves; n.m. de Francisco Manuel Alves e de Teresa Rodrigues Monteiro. Nasceu a 1/7/1897 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues Casal, solteiro, rural, e Joaquina Rosa Rodrigues, casada, doméstica.  

 

ESTEVES, Filomena. Nasceu por volta de 1923. // Faleceu no lugar de Sante, Paderne, a --/--/2022, com 99 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/12/2022).

 

ESTEVES, Filomena da Purificação. Filha de José Luís Esteves, soqueiro, de Real, São Paio, e de Maria do Carmo Rodrigues, de Paderne, moradores em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, sampaienses; n.m. de Luís António Rodrigues e de Florinda Rosa Domingues, padernenses, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 2/2/1882 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante, da Vila de Melgaço, e Filomena da Glória de Sousa Araújo, solteira, filha família, da Portela de Paderne. // Faleceu a 12/8/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, e foi sepultada na igreja.  

 

ESTEVES, Fortunato. Filho de Maria do Carmo, solteira, natural de Crescente, bispado de Tui, moradora na Portela de Paderne. Neto materno de Pedro Esteves e de Bernarda Lobarinhas, galegos. Nasceu e foi batizada a 23/4/1847. Padrinhos: Manuel Caetano Ribeiro, da Portela, e Joana Rita de Castro. 

 

ESTEVES, Francisca Luísa. Filha de Manuel Luís Esteves e de Maria Joana Barros, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1817. // Morreu na sua casa de Golães, a 2/9/1889, com 72 anos, solteira, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Maria Joaquina Esteves. Neta materna de Manuel António Esteves e de Ana Mendes, da Deveza. Nasceu a 20/2/1836 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.  

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel José Esteves, de Sainde, e de Camila Rosa Pires, de Estivadas, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de António de Jesus Esteves e de Maria Joana Esteves; n.m. de Manuel José Pires e de Josefa Gonçalves. Nasceu em Paderne a 24/3/1876 e foi batizado nesse ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Pires, casado, lavrador, e Marcelina Esteves, solteira, tia paterna do batizando. // Casou na igreja de Paderne a 8/5/1902 com Maria Rosa Soares, de 27 anos de idade, solteira, doméstica, natural de São Paio, residente no lugar de Sainde, filha de Manuel António Soares e de Maria Gertrudes Soares, rurais. // Faleceu em Sainde, Paderne, a 13/11/1935 (NM 291). // Com geração.   

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço. Neto paterno de Mariana Gertrudes, solteira; neto materno de Manuel Lourenço e de Camila Rosa Domingues, todos lavradores e padernenses. Nasceu no lugar dos Moinhos a 9/3/1871 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: padre Francisco António Soares Coutinho (batizante) e a Senhora do Rosário. // Carteiro rural. Exerceu a sua atividade em Alvaredo, etc. // Casou na igreja paroquial de Chaviães a 29/6/1899 com Belarmina Cândida, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Chaviães, filha de João Domingos Rodrigues e de Ana Rosa Maceira. Testemunhas: José Augusto Alves, casado, e Aníbal José Alves, solteiro, lavradores, residentes no lugar da Portela de Chaviães. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 44, de 5/1/1930: «Peso, 26/12/1929. Correu aqui o boato que dois indivíduos e uma mulher tentaram matar o nosso amigo senhor Francisco António Esteves, distribuidor rural, desta localidade, na noite de 15 do corrente; como isto fosse a conversa do dia fomos junto do senhor Esteves e por curiosidade averiguamos dele o que havia de verdade e ele então narrou-nos o seguinte: que no dia referido, seriam 19 horas, fora regar uma propriedade que possui próximo à ponte de Lages e quando já estava de regresso a sua casa lhe apareceram Jerónimo de Sousa Lobato, Artur Augusto Ceprião e sua mãe, Maria Cepriana, que principiaram por o insultar e ameaçando-o de morte, dizendo-lhe que a sepultura seria o regato. Que poucos momentos depois apareceram no local Isaías de Abreu e Luís Rodrigues de Morais a quem o Esteves pediu socorro e que o acompanhassem a casa porque aqueles indivíduos o queriam matar e atirá-lo ao regato e que ele se lembrava que há poucos anos já ali aparecera morto um seu cunhado e disse na presença do Abreu e do Morais que se aparecesse morto ou ferido que se não queixava de mais ninguém. Mais nos informou que este facto já está afeto ao comandante do posto da G.N.R. a fim de enviar a queixa respetiva ao juiz de direito. // Faleceu em Paderne a 30/1/1946. // A sua viúva finou-se em Beleco, Paços, a 19/5/1969, com noventa (90) anos de idade. // Pai de Alexandrina Áurea; de Alzira de Jesus; de Aníbal, cabo da Guarda-Fiscal; de Jerónimo, cabo da Guarda-Fiscal, de José (Zeca Carteiro), soldado da Guarda-Fiscal; e de Maria. // Sogro de José Evangelista Pereira, cabo da Guarda-Fiscal; de Manuel Esteves, cabo da GNR; e de Júlio Douteiro, proprietário em Paços. // Avô da Dr.ª Belarmina Nunes Esteves; do tenente-médico Dr. José Albano Nunes Esteves; de Camilo Nunes Esteves; de José Ferreira de Carvalho Esteves, escriturário da firma “Quintas & Quintas”, da Póvoa de Varzim; de António Pereira, empregado de escritório em Lisboa; de Abel Pereira, enfermeiro da PSP; de Alfredo Esteves, 1.º marinheiro; de João Esteves, furriel do exército; de Francisco; de António; de Abílio Esteves; de José Douteiro; e de António Vieira da Silva.      

 

ESTEVES, Francisco Joaquim. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rodrigues. Nasceu na freguesia de Paderne por volta de 1835. // Tinha 36 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja do mosteiro a 27/7/1871, com Miquelina, de 26 anos de idade, solteira, sua parente no 3.º e 4.º grau de consanguinidade, padernense, filha de José Gil e de Maria Teresa Soares, todos lavradores, de Crastos. Testemunhas: António José Rodrigues, minorista, do lugar do Convento, e Rosa Domingues, casada, do lugar da Portela de Paderne. 

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de Manuel Francisco Esteves, lavrador, e de Marcelina Rosa Rodrigues, doméstica, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1834. // Rural. // Morreu na sua casa da Cividade, a 4/12/1888, com 54 anos de idade, casado com Miquelina Rosa Gil, e foi sepultado na igreja. // Com geração. // A sua viúva voltou a casar.   

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de António de Jesus Esteves e de Maria Joana Esteves. N.p. de Manuel José Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte; n.m. de Matias Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, de Sainde. Nasceu a 12/3/1842 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Manuel Domingues e mulher, Maria Luísa Pires, de Parada do Monte.

 

ESTEVES, Genoveva Augusta. Filha de António Joaquim Esteves e de Maria Violante de Sousa Gama, de Prado. N.p. de Matias Esteves e de Maria Joana Lourenço, do Maninho, Alvaredo; n.m. de António Caetano de Sousa Gama e de Rita Joaquina de Vasconcelos, da Quinta das Várzeas, Vila de Melgaço. Escreveu o pároco: «foi solenemente batizada e postos os santos óleos nesta igreja (de Paderne) pelo padre Francisco Garcia, meu cura, sendo madrinha Maria Luísa Esteves (!), solteira, do Granjão, Paderne, a cuja porta foi exposta na noite deste dia; e porque os pais desta menina se casaram em legítimo matrimónio e a reconheceram por sua filha legítima, como justificaram perante o reverendo provisor do arcebispado, por despacho seu faço este termo, referindo-me ao que fiz do mesmo batismo no ano de 1846, a 6 do mês de Novembro, folhas 185.» (padre FASC, Junho de 1853).

 

ESTEVES, Germana. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Domingues. N.p. de João Manuel Esteves e de Rosa Gonçalves; n.m. de João Manuel Domingues e de Maria Dias. Nasceu em Estivadas a 26/2/1871 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José de Sousa e Claudina Lourenço, casados, de Estivadas. // Faleceu em Paderne a 12/6/1946.  

 

ESTEVES, Idalina da Glória. Filha de Cândido Augusto Esteves, soqueiro, e de Delfina Rosa Marques, doméstica, moradores no lugar de Golães. Neta paterna de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Fernandes; neta materna de João António Marques e de Maria do Rosário Taboada. Nasceu em Paderne a 2 de Julho de 1908 e foi batizada na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Maximiano Perfeito de Magalhães, solteiro, proprietário, e Maria Rita de Abreu, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 18/2/1937 com Eduardo Augusto Monteiro. // Faleceu em Remoães a 19/4/1987.

 

ESTEVES, Idalina de Jesus. Filha de Cândido Augusto Esteves e de Delfina Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar de Golães. Neta paterna de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Fernandes; neta materna de João António Marques e de Maria do Rosário Taboada. Nasceu em Paderne a 21 de Setembro de 1902 e foi batizada na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Cândido Rodrigues, solteiro, trabalhador, e Elvira Esteves, solteira, doméstica. // Faleceu a 1/11/1902 e foi sepultada no adro da igreja.   

 

ESTEVES, Isaura dos Prazeres. Filha de Ana Rosa Esteves, solteira, doméstica, moradora no lugar do Barral. Neta materna de Constantino Esteves e de Ana Vaz. Nasceu em Paderne a 27/9/1910 e no dia seguinte foi batizada na igreja. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, solteiro, trabalhador, e Isaura dos Prazeres Salgado, solteira, doméstica. // Faleceu a 13/1/1911, no lugar do Barral, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Jerónimo Cândido. Filho de Francisco António Esteves e de Belarmina Cândida Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 147, de 2/5/1915).

 

ESTEVES, Jerónimo José. Filho de António José Esteves, natural de São Paio, e de Rosa Joaquina Gonçalves, natural de Paderne, moradores em Sainde. N.p. de João Bento Esteves e de Rosa Esteves, de São Paio; n.m. de Manuel Luís Gonçalves e de Vicência Engrácia Fernandes, de Paderne. Nasceu no lugar de Estivadas a 29/3/1866 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: o fidalgo Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro, solteiro, padernense, e sua mãe, Margarida Clementina de Lima Azevedo de Sousa e Castro, da Casa da Cordeira, Rouças.  

 

ESTEVES, Joana Rita. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Teresa Cerdeira, lavradores, de Midão. Nasceu em Paderne por volta de 1832. // Casou na igreja do mosteiro a 4/8/1859, com Manuel José de Nóboa (ou Nóvoas), filho de Ana Joaquina do Outeiro, de Sá, Paços. Testemunhas: Manuel Caetano Ribeiro, casado, da Portela; José, irmão da noiva; e Rita, casada, de Midão. // Morreu na sua casa de Midão, a 16/6/1890, com 58 anos de idade, casada com o dito Manuel José, e foi sepultada na igreja. // Com geração. // O seu viúvo voltou a casar.   

 

ESTEVES, João. Filho de Joaquina Rosa Esteves, viúva, moradora em Queirão. Neto materno de João Manuel Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, do lugar de Felgueiras. Nasceu a 8/8/1847 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias e esposa, Teresa de Jesus.   

 

ESTEVES, João de Deus. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria José Gonçalves, lavradores, residentes no Granjão. N.p. de António José Esteves e de Rosa Alves; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Rosa de Castro. Nasceu a 6/3/1875 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinho: padre Elias de Jesus Marques, cura de Paderne. // Casou na igreja de Paderne a 8/4/1908 com a sua conterrânea Libânia Rosa Cordeiro, de 29 anos de idade, solteira, residente no lugar de Nogueira, filha de Simão António Cordeiro e de Clementina Rosa Alves, rurais. Testemunhas: Bento José Gomes, casado, lavrador, e Francisco Joaquim Gomes, solteiro, camponês, moradores no dito lugar da Nogueira. // Morreu em Paderne a 12/3/1932. // Com geração.

 

ESTEVES, João José. Filho de Manuel dos Anjos Esteves e de Alzira de Jesus Esteves. Nasceu em Paderne a 25/11/1945. // Foi agente da Pide/Dgs, segunda classe, em Moçambique, somente até ao dia 25/4/1974, por essa polícia ter sido extinta.

 

ESTEVES, João Manuel. Filho de Francisco António Esteves e de Mariana Gonçalves. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Luísa Esteves, de Felgueiras, Paderne; n.m. de João Manuel Gonçalves e de Rosa Pires, de Casalmaninho, Alvaredo. Nasceu a 29/2/1836 e foi batizado na igreja do Convento a 1 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: a sua avó materna e António Pires.

 

ESTEVES, João Manuel (Vaz). Filho de Maria Joaquina Esteves, solteira, doméstica. Nasceu em Paderne por volta de 1851, ou 1856. // Tinha à volta de 45 anos de idade, era solteiro, caiador, morava no lugar de Queirão, quando casou na igreja do mosteiro a 3/10/1901 com a sua conterrânea Rosa Cerqueira, de 29 anos de idade, solteira, residente no dito lugar de Queirão, filha de Domingos Joaquim Cerqueira, pedreiro, e de Carolina Rosa Machado, doméstica. Testemunhas: Cândido Cerqueira, solteiro, camponês, e Manuel José Rodrigues, casado, lavrador, residentes no lugar de Queirão. // Com geração. // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Queirão a --/--/1934, com 83 anos de idade (ver Notícias de Melgaço n.º 221, de 28/1/1934).

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de --------- Esteves e de ----------------------------------. Nasceu por volta de 1844. // Faleceu em Fontes a --/--/1914, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 83, de 18/1/1914).

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Francisco Joaquim Esteves e de Miquelina Rosa Gil, residentes na Cividade. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Marcelina Rosa Alves, do dito lugar; neto materno de José Gil e de Teresa Soares, residentes em Crastos, todos lavradores. Nasceu a 25/7/1886 e foi batizado a 1 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Berdega e sua esposa, Maria Teresa, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Cristóval. // Faleceu a 10/10/1891 e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Cândida de Sousa. Nasceu em Paderne a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917). // Em Julho de 1932 fez exame do 2.º grau, 4.ª classe, ficando aprovado (NM 158, de 24/7/1932).

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel José Esteves, lavrador, natural de Paderne, e de Albina Augusta Álvares de Barros, doméstica, da Vila de Melgaço, moradores em Golães. Neto paterno de João Francisco Esteves e de Joaquina Clara Esteves; neto materno de Margarida Carolina Álvares de Barros, solteira, e do fidalgo da Casa do Rio do Porto, Caetano José de Abreu Cunha Araújo. Nasceu em Golães a 30/3/1891 e foi batizado a 5 de Abril desse ano. Padrinhos: José Caetano de Almeida, solteiro, proprietário, e Maria Pia Pereira de Castro, solteira, proprietária, da Casa de Galvão.

 

     «Devido à terrível tuberculose, que já há muito lhe vinha minando a existência, acaba de falecer, no dia 29 do mês p.p., na casa de seus pais, no lugar de Golães, o senhor José Esteves. O falecido, que ainda há pouco tempo tinha regressado dos Estados Unidos da República Argentina, tinha-se estabelecido com uma mercearia nesta localidade, onde os poucos meses que a traiçoeira morte o deixou conviver connosco só arranjou mais amigos, devido ao seu leal e bondoso coração; e bem o provou o seu funeral, que foi concorridíssimo, onde vi incorporadas pessoas de todas as classes sociais, e em cada uma se sentia um gemido, e se viam lágrimas nos olhos. Foram-lhe oferecidas muitas e variadas coroas de flores, com várias dedicatórias. Aos seus extremosos pais, bem como a seus irmãos e tios, os nossos mais sentidos pêsames  

 

ESTEVES, José. Filho de Alfredo de Jesus Esteves, negociante, natural de Paderne, e de Carma Mosqueira, doméstica, natural de São Cristóvão de Mourentão, Galiza, moradores no lugar do Peso. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Joaquina Clara Mendes [de Castro]; neto materno de António Mosqueira e de Sofia Moscoso. Nasceu em Paderne a 24/12/1908 e foi batizado na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José de Sá Sotomaior, solteiro, proprietário, e Maria das Dores Mosqueira, doméstica, tia materna do batizando. // Casou em Seixas, Caminha, a 19/1/1933, com Aida Afonso Batalha. // Faleceu em Chateaugnay, Canadá, a 17/12/1988.      

 

ESTEVES, José Augusto (Zeca Carteiro). Filho de Francisco António Esteves, lavrador, natural de Paderne, e de Belarmina Cândida Rodrigues, doméstica, natural de Chaviães, moradores no lugar do Pinheiro. Neto paterno de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço; neto materno de João Domingos Rodrigues e de Ana Rosa Maceira. Nasceu em Paderne a 1/1/1907 e foi batizado na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Augusto Alves, casado, rural, e Florentina de Jesus Rodrigues, solteira, doméstica, tia materna do batizando. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou em primeiras núpcias com Palmira Augusta Fernandes, natural de Cristóval. Por sentença de 26/6/1950 foi decretado o divórcio definitivo com a sua mulher, Palmira Augusta Fernandes (ver em Cristóval). // Casou a 3/6/1951 com Rita Ferreira de Carvalho, natural da vila e concelho de Póvoa de Varzim. // Com geração (ver na Vila, e em Paderne Abel Francisco Pereira)

 

ESTEVES, José Bento. Filho de --------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 17/7/1913 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «suficiente». 

 

ESTEVES, José Cândido. Filho de Cândido Augusto Esteves e de Delfina Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar de Golães. Neto paterno de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Fernandes; neto materno de João António Marques e de Maria do Rosário Tabuada. Nasceu em Paderne a 21/3/1904 e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Cândido Rodrigues, solteiro, trabalhador, e Elvira Esteves, solteira, doméstica. // Morreu em Golães a --/--/1932 (NM 165, de 18/9/1932).

 

ESTEVES, José Clemente. Filho de Constantino de Jesus Esteves, lavrador, natural de São Paio, e de Maria Teresa Vaz, doméstica, natural de Paderne. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa Domingues, de São Paio; n.m. de Manuel Joaquim Vaz e de Francisca Rosa Marques, de Paderne. Nasceu no Barral a 2/11/1872 e foi batizado na igreja no dia seguinte (fora batizado em casa, por Valentina Esteves (?), no dia do nascimento, por correr perigo de vida). // Faleceu a 6/12/1900, em sua casa de morada, sita no lugar do Barral, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, e foi sepultado no adro.  

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de João Luís Esteves e de Maria Teresa Lourenço, lavradores. Nasceu na Granja por volta de 1817. // Morreu em Longarinha, onde morava, a 1/3/1884, com 67 anos de idade, casado com Maria Joaquina Rodrigues, do dito lugar da Granja, e foi sepultado no adro da igreja de Paderne. // Com geração.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Francisco Manuel Esteves e de Francisca Vaz, naturais de Paderne. Nasceu nesta freguesia por volta de 1832. // Tinha 41 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Rabosa, Penso, quando casou na igreja de Penso a 11/5/1873 com Joaquina Rosa Vaz, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, nascida também em Paderne, residente igualmente em Rabosa, filha de Manuel Francisco Vaz e de Maria Teresa Esteves, padernenses. Testemunhas: padre CEC e Bento Esteves, lavrador, do lugar de Rabosa.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de António José Esteves e de Rosa Teresa Alves, moradores no Granjão. N.p. de António José Esteves e de Jerónima Joaquina, de Paços; n.m. de Manuel Alves e de Maria Luísa, do Granjão. Nasceu a 16/5/1839 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim e Rosa, solteiros, filhos de Manuel Codeço, da Corredoura, Prado.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores em Longarinha. N.p. de João Luís Esteves e de Maria Teresa, da Granja; n.m. de José Luís Rodrigues e de Rosa Maria de Carvalho. Nasceu em Paderne a 5/3/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Domingues, pintor, e esposa, Ludovina Rodrigues, do lugar de Cabo d’Aldeia, Paderne. // Casou na igreja do mosteiro a 19/10/1884 com a sua conterrânea Rosa Lourenço, de 24 anos de idade, solteira, residente no lugar de Queirão, filha de Sebastião José Lourenço e de Vicência Rosa Gonçalves, rurais. // Enviuvou a 28/12/1885. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a (18/1/1942?). // Pai de Ludovina Lourenço Esteves.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes em Nogueira. N.p. de Constantino de Jesus Esteves e de Teresa de Jesus Vaz; n.m. de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves. Nasceu a 6/11/1892 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Afonso, solteiro, rural, e Maria Esteves, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 1/9/1917 com Erminda, de 23 anos de idade, padernense, filha de Manuel José Rodrigues e de Delfina Laureana Cela Cardoso. // Ambos os cônjuges faleceram na Vila de Melgaço: a esposa a 12/4/1969 e ele a 10/12/1974. // Com geração.   

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de -------- Esteves e de ----------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Paderne, com a professora E. C. Outeiro, ficando distinto (NM 413).

 

ESTEVES, José Lourenço. Filho de João Manuel Esteves e de Maria Gonçalves. Nasceu em Sainde, Paderne, por volta de 1890. // Faleceu em Alvaredo, lugar do Barbeito, a 24/10/1902, com apenas doze anos de idade, e no dia seguinte foi sepultado no adro da igreja de Alvaredo.

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Joana Domingues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1823. // Rural. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, José Luís (o Real). Filho de Manuel Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de Matias Esteves e de Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte. Nasceu a 8/12/1847 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e esposa, Maria de Jesus, de Estivadas. // Casou a 24/12/1870 com Joaquina Rosa Afonso, de 30 anos de idade, lavradeira, nascida em São Paio, residente em Cavaleiro Alvo, filha de Manuel Afonso e de Maria Lopes, desse lugar e freguesia. // Foi encontrado morto a 23/10/1913, pelas seis horas da tarde, entre a sua casa de morada e o Hotel Ranhada; tinha 65 anos de idade, era casado, tamanqueiro, lavrador e músico. No dia anterior, pelas 18 horas, estivera a consertar o beiral de um telhado numa sua propriedade nas traseiras da sua casa que ficava contígua ao dito hotel; tendo-se debruçado sobre um muro de tijolo, este cedera ao peso do seu corpo. Presume-se que ao cair tivesse batido com a cabeça em uma pedra. A família, quando deu pela sua falta, procurou-o, mas longe dali, só o encontrando na manhã seguinte (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913). 

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Manuel José Esteves e de Ludovina Rosa de Sousa, lavradores, residentes em Estivadas. Neto paterno de José Luís Esteves e de Joaquina Rosa Afonso; neto materno de Manuel José de Sousa e de Claudina Lourenço. Nasceu em Paderne a 14/6/1898 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Manuel de Sousa, solteiro, rural, tio materno do batizando, e Felicidade Esteves, solteira, doméstica.  

 

ESTEVES, Josefa. Filha de Manuel António Esteves e de Ana Maria Mendes, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1806. // Faleceu a 3/2/1895, em sua casa de morada, sita no lugar da Devesa, com todos os sacramentos, com 89 anos de idade, no estado de viúva de Ventura António, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Júlio. Filho de ----------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1861. // Faleceu no lugar de Sante a --/--/1917, com 56 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1180, de 20/10/1917).

 

ESTEVES, Júlio Manuel. Filho de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço, moradores nos Moinhos. N.p. de Mariana Gertrudes, solteira; n.m. de Manuel Lourenço e de Camila Rosa Domingues, todos lavradores. Nasceu a 12/4/1868 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco António de Araújo e Maria, filha de Rosa Gonçalves, solteira, do mesmo lugar.    

 

ESTEVES, Justino. // Nasceu por volta de 1935. // Morreu em Paderne a --/--/2023, com 88 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/11/2023).

 

ESTEVES, Laurinda. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Lourenço (Nasceu em Paderne a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).

 

ESTEVES, Leandro. Filho de Avelino Esteves e de Ana Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1938 (NM 392).

 

ESTEVES, Leonídia Augusta. Filha de Cândido Augusto Esteves e de Delfina Rosa Marques, lavradores, residentes em Golães. Neta paterna de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Fernandes; neta materna de João António Marques e de Maria do Rosário Taborda. Nasceu em Paderne a 25/7/1906 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Cândido Rodrigues, solteiro, carpinteiro, e Maria Rita de Abreu, solteira, doméstica.

 

ESTEVES, Lourenço. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Domingues. N.p. de João Manuel Esteves e de Rosa Gonçalves; n.m. de João Manuel Domingues e de Maria Dias, todos lavradores e padernenses. Nasceu em Sainde a 28/3/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Lourenço e Rosa Maria Esteves.

 

ESTEVES, Lourenço José. Filho de Manuel Joaquim Esteves, jornaleiro, e de Maria Teresa Cerdeira, moradores em Midão. N.p. de Luísa Esteves, solteira; n.m. de João Cerdeira e de Quitéria Alves, do dito lugar. // Tinha 26 anos, era solteiro, quando casou, na igreja do Convento, a 24/6/1861, com Marcelina Rosa, de 31 anos, solteira, filha de Luís Manuel Esteves e de Maria Joaquina Soares, residentes em Crastos; n.p. de João Esteves e de Maria Luísa Pereira, e n.m. de Manuel José Soares e de Maria Domingues, de Crastos. Testemunhas: FASV e João Manuel Gonçalves, casados, da Portela, todos padernenses. // Enviuvou. // Tinha 31 anos de idade quando voltou a casar, na dita igreja, a 29/5/1867, com Florinda Rosa, de 34 anos de idade, solteira, padernense, filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores. Testemunhas: António José Rodrigues, casado, rural, a trabalhar na Quinta do extinto Mosteiro, e seu filho Manuel, solteiro.   

 

ESTEVES, Ludovina. Filha de José Joaquim Esteves e de Rosa Lourenço, residentes no lugar de Longarinha. N.p. de José Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Sebastião José Lourenço e de Vicência Rosa Gonçalves, de Queirão, todos lavradores. Nasceu a 24/7/1885 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Joaquim Domingues, viúvo, pintor, do Cabo de Aldeia, e Ana Lourenço, solteira, de Queirão, tia da batizanda. // Casou na igreja do mosteiro a 3/4/1904 com Manuel Fernandes. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 26/12/1950 e ela a 16/7/1951. // Com geração.   

 

ESTEVES, Ludovina da Glória. Filha de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Domingues, moradores em Golães. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Real, São Paio; neta materna de Luís António Rodrigues e de Florinda Rosa Domingues, de Golães, todos lavradores. Nasceu a 31/10/1886 e foi batizada a 4/11/1886. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima e Filomena de Sousa Araújo, solteiros, moradores na Vila de Melgaço. // Casou na igreja do mosteiro a 2/3/1908, com Justino, de 26 anos de idade, padernense, filho de José Luís da Silva e de Maria Rita Alves. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 4/9/1920 e ela a 17/2/1962. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1428, de 4/3/1962: «no lugar da Cividade faleceu com a idade de 74 anos a senhora Ludovina Esteves, mais conhecida pela alcunha “Ambulância». // Com geração.   

 

ESTEVES, Ludovina Rosa. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores em Poules. N.p. de João Luís Esteves e de Maria Esteves; n.m. de José Luís Rodrigues e de Rosa Alves, todos lavradores. Nasceu a 22/2/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Domingues e sua mulher, Ludovina Rodrigues (Pinto?). // Faleceu a 15 de Agosto de 1868.    

 

ESTEVES, Luís de Jesus. Filho de Elias Esteves, natural de Cousso, e de Carolina Rosa Soeiro, de Paderne, moradores em Sainde. N.p. de Raimundo Esteves e de Ana Esteves Soeiro; n.m. de João Manuel Esteves Soeiro e de Maria Joana Lourenço. Nasceu a 10/3/1875 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Luís Manuel Gonçalves e Maria de Jesus Monteiro. // Casou na igreja de Cousso a 29 de Novembro de 1905 com Alexandrina Esteves, de 18 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Cela, Cousso, filha de Inácio Esteves e de Francisca Rosa Domingues. Testemunhas presentes: João Domingues Souto, viúvo, lavrador, residente no lugar da Cela, Cousso, e Tomé Alves, lavrador, residente também no lugar de Cela. // Faleceu em Cousso a 25/12/1938. // Com geração.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Ana Mendes, lavradores e residentes no lugar de Covelo, Paderne. Nasceu por volta de 1809 (?). // Lavrador. // Morou no lugar da Veiga, São Paio. Nessa freguesia casou, a 9/9/1870, já no estado de viúvo de --------------- Domingues Ribeiro, com Carlota Rosa (ou Carlota Joaquina), solteira, de 42 anos de idade, lavradora, residente na Veiga, filha de José Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Carvalho, lavradores, residentes na Raza, São Paio.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco José Esteves e de Maria Joaquina Vasques, lavradores, residentes em Barbeito. N.p. de Manuel Esteves e de Teresa de Sousa, do dito lugar; n.m. de Matias Vasques e de Maria Antónia Pires, de São João de Barcela, bispado de Tui. Nasceu em Paderne e foi batizado em Alvaredo por volta de 1841. // Tinha 19 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Paderne a 21/9/1860, com Luísa Amália, de 19 anos de idade, filha de João Manuel Dias e de Maria Joaquina de Castro; neta paterna de Manuel Dias e de Maria Alves, e neta materna de Maria Joana de Castro, solteira, da Várzea. Testemunhas: José Rodrigues, casado, soldado, e Caetano Maria Teixeira, solteiro, de Apião. // A sua esposa morreu nova e foi sepultada em Paderne. // Morava na sua freguesia de nascimento quando voltou a casar, na mesma igreja, a 13/12/1866, com Amélia Rosa (*), de 25 anos de idade, solteira, filha de José Maria Soares e de Florinda Rosa de Caldas, de São Paio, e ali moradores. // Morreu nas Carvalhiças, SMP, onde residia, a 13/9/1908, com 67 anos de idade, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado no cemitério municipal; era lavrador, e deixou descendência. /// (*) Noutra parte aparece como Emília Rosa.      

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Tomaz Esteves e de Maria Luísa da Lama. Neto paterno de Francisco Esteves e de Maria do Souto, da freguesia de São Martinho de Valongo, bispado de Tui; neto materno de José António da Lama e de Antónia Vaz, do lugar de Aldeia, Paderne. Nasceu entre Maio e Julho de 1854.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Esteves, da Cividade, e de Maria Apolónia Lamego, da Veiga, lavradores, residentes no primeiro lugar indicado. N.p. de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Manuel Lourenço Lamego e de Maria Joaquina Pereira Bacelar. Nasceu a 27/3/1876 e foi batizado nesse dia. Padrinho: padre Albano Júlio de Castro Araújo. // Faleceu em Paderne a 6/12/1940.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco Joaquim Esteves e de Miquelina Rosa Gil, moradores na Cividade. N.p. de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rodrigues; n.m. de José Gil e de Maria Teresa Soares. Nasceu a 24/5/1883 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro e sua esposa, Maria Teresa Douteiro, de Cristóval, todos lavradores. // Casou na CRCM a 5/5/1913, com Cândida de Sousa Lobato, padernense.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de João Manuel Esteves (Vaz), caiador, e de Rosa Cerqueira, doméstica, moradores no lugar de Queirão. Neto paterno de Maria Joaquina Esteves, solteira; neto materno de Domingos Joaquim Cerqueira e de Carolina Rosa Machado. Nasceu em Paderne a 17/7/1902 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Joaquina Cerqueira, casada, doméstica.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Avelino Esteves e de Ana Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (NM 3, de 3/3/1929).

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de António José Esteves e de Rosa Gonçalves, moradores em Estivadas. N.p. de João Bento Esteves e de Rosa Esteves, de São Paio; n.m. de Manuel Luís Gonçalves e de Rosa Fernandes, de Paderne. Nasceu a 26/1/1870 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Vieites, casado, e Marcelina Esteves, solteira, de Sainde.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1829. // Tinha 44 anos de idade, era solteiro, camponês, quando casou na igreja da sua freguesia a 10/5/1873, com Maria Apolónia, de 27 anos de idade, solteira, padernense, filha de Manuel Lourenço Lamego e de Maria Joaquina Pereira Bacelar, lavradores. Testemunhas: Manuel Ribeiro, solteiro, negociante, e João António de Morais, da Portela. // Faleceu a 28/1/1907, em sua casa de morada, sita no lugar da Cevidade, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 79 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António José Esteves, natural de Paços, e de Rosa Teresa Alves, natural de Paderne. Nasceu e foi batizado nesta última freguesia na década de trinta do século XIX. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no Granjão, quando casou na igreja do mosteiro a 4/5/1863, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Maria José, de 27 anos de idade, solteira, padernense, residente no lugar do Pinheiro, filha de Manuel António Gonçalves e de Rosa Teresa de Castro. Testemunhas: João Manuel de Araújo Sarmento, solteiro, do Pinheiro, e FASV, casado, da Portela. // Faleceu a 30/1/1903, em sua casa de morada, sita no lugar do Granjão, com todos os sacramentos, com 70 (!) anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Agostinho Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues. N.p. de António Esteves e de Ana Gonçalves, de Montarrão; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Mariana Vaz, de Felgueiras, todos de Paderne. Nasceu a 27/3/1837 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim e irmã, Maria, filhos de Francisco Dias, de Longarinha.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco José Esteves e de Joaquina Vaz, moradores em Barbeito. N.p. de Manuel Esteves e de Teresa de Sousa, do dito lugar; n.m. de Matias Vaz e de Maria Antónia Pires, da freguesia de São João de Barcela, bispado de Tui. Nasceu a 11/4/1837 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel e Maria, solteiros, filhos de João Esteves, do Barbeito.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço. N.p. de -------------- Esteves e de -------------------------------; n.m. de Francisca Lourenço, solteira, de Sainde. Nasceu a 7/6/1837 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e mulher, Maria de Jesus, de Estivadas. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Ventura António e de Josefa Esteves, moradores em Covelo. N.p. de Maria Jacinta, da freguesia de Maceira, bispado de Tui; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Mendes, de Covelo. Nasceu a 22/6/1844 e foi batizado nesse dia. Madrinha: avó materna. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Rosa Esteves, moradores em Sainde. N.p. de Matias Esteves e de Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte. Nasceu a 18/3/1846 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e esposa, Maria de Jesus, de Estivadas.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Esteves e de Rosa Esteves, moradores em Sainde. N.p. de Matias Esteves e de Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte. Nasceu a 19/7/1852 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues, de Parada do Monte, e Maria Luísa Esteves, do lugar do Barbeito. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Constantino de Jesus Esteves, natural de São Paio, e de Maria Teresa Vaz, natural de Paderne, moradores no Barral. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Vaz e de Francisca Rosa Pereira. Nasceu em Paderne a 18/9/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e Valentina Esteves, solteira. // Lavrador e caiador. // Casou na igreja do mosteiro a 10/2/1892 com a sua conterrânea Maria Rosa Afonso, de 22 anos de idade, solteira, doméstica, moradora no lugar da Nogueira, filha de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves, rurais, padernenses. Testemunhas: Manuel Afonso, casado, lavrador, residente no lugar de Gramoinha, e Francisco Ferreira, casado, rural, morador no Barral. // Morreu a 14/12/1902, em sua casa de morada, sita no lugar da Nogueira, sem sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.         

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Esteves, de Cousso, e de Maria Rosa Lourenço, de Paderne, lavradores, residentes em Fontes. N.p. de Maria Esteves, solteira; n.m. de José Manuel Lourenço e de Maria Rosa Afonso. Nasceu a 15/9/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Cerqueira e Maria Rosa Afonso, casados, lavradores. // Casou na igreja do mosteiro a 28/11/1908 com a sua parente e conterrânea Maria Lourenço, de 26 anos de idade, solteira, residente no lugar de Pomares, filha de António Lourenço e de Ana Pereira. // Morreu em Pomares, Paderne, a 26/9/1948 (NM 874, de 3/10/1948). // Com geração.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves, de Chaviães, e de Claudina de Castro Araújo, de Paderne, proprietários, moradores na Portela de Paderne. N.p. de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves; n.m. de Manuel Joaquim de Castro Araújo e de Rosa Teresa Domingues de Araújo. Nasceu a 3/1/1880 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Albano Júlio de Castro Araújo e sua irmã, Ludovina do Rosário de Castro Araújo. // Faleceu a 26/1/1880. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de António de Jesus Esteves e de Maria Joana Esteves. Nasceu por volta de 1840. // Tinha 31 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Paderne a 4/9/1871 com Camila Rosa Pires, de 37 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Pires e de Josefa Gonçalves, todos lavradores, padernenses. // Ficou viúvo a 24/10/1907. // Com geração.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de João Manuel Esteves e de Rosa Gonçalves. Neto paterno de Lourenço José Esteves e de Ana Maria Esteves, de Sainde; neto materno de António Gonçalves e de Francisca Maria Alves, de Estivadas. Nasceu a 24/7/1841 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e Josefa Lourenço, viúva, de Sainde. // Morava em Sainde quando casou na igreja do mosteiro a 2/7/1865, com Maria Rosa, de 24 anos de idade, solteira, sua conterrânea, residente em Estivadas, filha de João Manuel Domingues e de Maria Dias. Testemunhas: Manuel Joaquim Dias, casado, proprietário, tio da noiva, e FASV.  

 

ESTEVES (*), Manuel José. Filho de João Francisco Esteves e de Joaquina Clara Esteves, moradores em Crastos. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Cerdeira; neto materno de Luís Manuel Esteves e de Maria Joaquina Soares, todos lavradores. Nasceu a 11/3/1859 e foi batizado na igreja do mosteiro pelo padre Francisco António Soares Coutinho dois dias depois. Padrinhos: José de Almeida e Marcelina Rosa Esteves, tia materna do bebé. // Este assento de batismo foi redigido pelo padre João Luís Pereira de Castro Marinho a 14/7/1882, por ordem do arcebispo primaz. // Casou na igreja do mosteiro a 17/8/1884 com Albina Augusta [Álvares de Barros], de 22 anos de idade (completava-os em Novembro), solteira, exposta que foi na vila de Melgaço, criada e residente no lugar da Granja desde criança, batizada na igreja da vila (filha de Margarida Carolina de Castro Álvares de Barros, de SMP, e do fidslgo do Rio do Porto, Caetano José de Abreu Cunha Araújo). Testemunhas: António Evangelista Pereira e Daniel José Pereira, solteiros; os dois negociantes no lugar dos Moinhos, freguesia de Paderne. // Morreu em Golães em 1935, com 76 anos de idade (NM 261, de 17/2/1935). Pai de Almerinda Pereira… /// (*) No seu assento de casamento aparece como Manuel José Pereira!

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Joaquim Esteves, trabalhador, e de Maria Lourenço, doméstica, moradores no lugar de Pomares. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Lourenço; neto materno de António Lourenço e de Ana Pereira. Nasceu em Paderne a 31/1/1910 e foi batizado na igreja a 2 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: Luís Vaz, casado, lavrador, e Maria da Esperança, solteira, doméstica. // Faleceu em Paderne a 4/12/1981.  

 

ESTEVES, Marcelina Rosa. Filha de António de Jesus Esteves e de Maria Joana Esteves, rurais, moradores no lugar de Sainde. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte; neta materna de Matias Esteves e de Luísa Antónia Rodrigues, de Sainde. Nasceu em Paderne a 1/2/1846 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Fernandes e sua irmã, Marcelina, do lugar de Sainde. // Casou a 25/7/1894 com Manuel José de Sousa. // Faleceu a 8/6/1910, em sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Luís Esteves e de Maria Joana Domingues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1816. // Faleceu a 2/11/1895, em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, sem sacramentos, com 79 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuela Pires, solteira, jornaleira, moradora em Longarinha. Nasceu em Paderne por volta de 1826. // Morreu em Queirão, onde residia, a 26/1/1886, com 60 anos de idade; estava casada com Manuel Joaquim Durães, lavrador; foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Deixou descendencia.

 

ESTEVES, Maria (ou Maria de Jesus). Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria José Gonçalves, moradores no lugar do Granjão. Neta paterna de António José Esteves e de Rosa Alves, do dito lugar; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Rosa de Castro, do lugar do Pinheiro. Nasceu em Paderne a 25/2/1864 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: padre Elias de Jesus Marques, natural de Prado, e Maria de Castro, tia materna da criança. // Casou na igreja do mosteiro a 30/11/1895 com o seu conterrâneo Manuel Francisco Gomes. // Faleceu no lugar de Além, freguesia de Paderne, a 11/5/1941. // Com geração.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Constantino de Jesus Esteves, natural de São Paio, e de Maria Teresa Vaz, natural de Paderne, moradores no Barral. Neta paterna de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Vaz e de Francisca Rosa Pereira. Nasceu em Paderne a 21/10/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e (Valentina?) Rodrigues, solteira, do Barral. // Casou a 21/10/1895 com Francisco José, ou Francisco Joaquim, Meleiro, camponês, natural de São Paio. // Faleceu em São Paio a 2/12/1935.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Justina Rosa Esteves, solteira, padernense. Nasceu em Setembro de 1880. // Faleceu em Queirão, onde morava com sua mãe, a 1/4/1884, e foi sepultada no adro.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Joaquim Esteves, natural de Cousso, e de Maria Rosa Lourenço, natural de Paderne, moradores em Fontes. N.p. de Maria Esteves, solteira, da Cela, Cousso; n.m. de José Manuel Lourenço e de Maria Rosa Afonso, de Fontes, Paderne. Nasceu a 18/1/1882 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Cerqueira e Maria Rosa Afonso, casados, do dito lugar de Fontes. // Faleceu em Paderne a 29/5/1956. // Nota: deve ser a mesma senhora que casou em 1917 com António Luís Rodrigues.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de -------- Esteves e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no Granjão, Paderne, a --/--/1998 (VM 1088).

 

ESTEVES, Maria. Filha de ---------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Pomares a --/--/1998 (VM 1098). 

 

ESTEVES, Maria Albertina. Filha de João de Deus Esteves e de Libânia Rosa Cordeiro. Nasceu em Paderne a --/--/1923. // Casou em 1944 com Fausto José Gonçalves. // Enviuvou a --/--/19--. // Faleceu no Granjão, Paderne, a 13/10/1991, com 68 anos de idade. // Mãe de Francisco, emigrante na América, e de Maria das Dores, casada com Manuel Luís Gomes. // Sogra de Maria do Céu Gonçalves… // Avó de Jésica Gonçalves, de Stefane Gonçalves, de Fernanda Gonçalves, e de Miguel Gomes.  

 

ESTEVES, Maria Alice. Filha de Francisco Esteves e de Rosa Maria Afonso. Nasceu em Paderne a --/--/1937 (NM 380).

 

ESTEVES, Maria Amália. Filha de Manuel Esteves e de Luísa Amália, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1861. // Camponês. // Casou na igreja do mosteiro a 22/12/1881 com Eduardo Manuel de Castro, de 23 anos de idade, solteiro, carpinteiro, natural da freguesia de São Mamede de Friestas, Valença do Minho, filho de Joaquim de Castro e de Ana Maria Pereira. Testemunhas: Manuel António de Sousa, casado, Francisco António Rodrigues, solteiro, lavradores, e António de Sousa, solteiro, natural de Penso, criado de servir no lugar de Crastos, freguesia de Paderne. // Com geração.   

 

ESTEVES, Maria do Amparo. Filha de Alfredo de Jesus Esteves, negociante, natural de Paderne, e de Carma Mosqueira, doméstica, natural da freguesia de São Cristóvâo de Mourentão, bispado de Tui, moradores no lugar do Peso. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Joaquina Clara Mendes; neta materna de António Mosqueira e de Sofia Moscoso. Nasceu em Paderne a 18 de Outubro de 1903 e foi batizada na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José de Sá Sotomaior, solteiro, proprietário, e Maria das Mercês Mosqueira, solteira, doméstica, tia materna da neófita. // Casou na CRCM a 12/11/1923 com Manuel Gonçalves, de 23 anos de idade, natural de Bela, concelho de Monção, filho de Narciso Cândido Gonçalves e de Ludovina Alves Pereira.

 

ESTEVES, Maria Angelina. Filha de Maria [Antónia] Esteves, solteira, criada de servir, de Lapela, Fiães, moradora em Pomares. N.m. de João [Manuel] Esteves e de [Maria Teresa Rodrigues]. Nasceu a 18/2/1880 e foi batizada na igreja do Convento nesse mesmo dia. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Maria Angelina Rodrigues, solteiros, lavradores.

 

ESTEVES, Maria da Ascenção. Filha de José Joaquim Esteves, natural de Chaviães, e de Claudina de Castro Araújo, natural de Paderne, proprietários, moradores na Portela de Paderne. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves; neta materna de Manuel Joaquim de Castro Araújo e de Rosa Teresa Domingues de Araújo. Nasceu em Paderne a 11/5/1891 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: padre Albano Júlio de Castro Araújo e Ludovina do Rosário de Castro Araújo, solteira, proprietária, tios maternos da criança. // Casou na igreja do mosteiro a 13/11/1910 com o seu conterrâneo António Fernandes, de 35 anos de idade, solteiro, lavrador.   

 

ESTEVES, Maria Cândida. Filha de Maria Rosa Esteves, moradora na Várzea. N.m. de Domingos Esteves e de Maria Rosa Fernandes, de Merufe, Monção. Nasceu a 8/12/1854 e foi batizada dois dias depois. Madrinha: Maria dos Prazeres.

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de José Joaquim Esteves e de Ermelinda Domingues Casal. Nasceu em Paderne a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 192, de 26/3/1916). // Casou com ---------------------. // Por volta de 1970 tomou posse, através de uma doação verbal feita por Arlindo de Lurdes Ribeiro, residente que foi em Sante, alguns imóveis rústicos: o 1.º com 270 m2, no lugar da Costa, o qual confronta a norte com Francisco Lourenço, a sul com António Alves, a nascente com Vitalina Esteves, e a poente com José Fernando Alves Meleiro; o 2.º com 1900 m2, sito no lugar do Chão do Souto, a confrontar a norte com Manuel Joaquim Alves, a sul e poente com António Cerqueira, e a nascente com Elvira Pureza Lourenço; o 3.º com 40 m2, em Sante, confrontando a norte com Olívia Alves de Castro, e a poente com Oliveiros Alves de Castro. // Por volta de 1972, por doação verbal do mesmo, adquiriu dois prédios rústicos, um com 120 e outro com 130 m2, ambos sitos no lugar de Sante. // Em 2000 estava viúva e residia no referido lugar de Paderne (VM 1122; VM 1138). 

 

ESTEVES, Maria de Fátima. // Nasceu por volta de 1966. // Faleceu em Pomares, Paderne, a --/--/2020, com 54 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1435, de 1/2/2020).

 

ESTEVES, Maria da Glória. Filha de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Rodrigues, lavradores, residentes em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de António Rodrigues da Silva e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu a 9/8/1900 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Cândido Augusto Esteves, solteiro, soqueiro, e Elvira Cândida Esteves, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 10/5/1925 com António, de 29 anos de idade, natural de Alvaredo, filho de Luís Manuel Fernandes e de Angelina Gonçalves. // O seu marido morreu em Paderne a 25/1/1966. // Ela faleceu em Rouças a 19/3/1973.  

 

ESTEVES, Maria da Glória. Filha de Avelino Esteves e de Ana Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 92, de 4/1/1931).

 

ESTEVES, Maria Isabel Afonso. // Nasceu por volta de 1937. // Faleceu em Paderne a --/--/2024, com 87 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/02/2024). 

 

ESTEVES, Maria Joana. Filha de Matias Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1815. // Faleceu na sua casa de Sainde, a 29/3/1891, com setenta e seis anos de idade, no estado de viúva de António de Jesus Esteves, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Esteves e de Maria Caetana Lourenço. // Faleceu no lugar de Crastos, onde residia, a 16/10/1884, com 85 anos de idade, no estado de viúva de João Luís Rodrigues Torres, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou descendência.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Caetano Esteves e de Francisca Fernandes, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1811. // Faleceu no lugar de Estivadas, onde morava, a 24/3/1887, com 76 anos de idade, no estado de viúva de José Gonçalves, e foi sepultada na igreja. // Com geração. 

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Teresa Cerdeira, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1831. // Faleceu a 17 de Agosto de 1895, em sua casa de morada, sita no lugar do Pinheiro, sem sacramentos, com 64 anos de idade, no estado de casada com António Ferreira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Matias Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu por volta de 1836. // Casou com António Francisco Rodrigues. // Faleceu no lugar de Aldeia a --/--/1915, com 79 anos de idade; o funeral realizou-se a 24/9/1915. // Mãe de Luís (ou Luís António) Rodrigues, industrial em Paderne (Correio de Melgaço n.º 167, de 26/9/1915), e de Marcelina Rodrigues, casada com José Joaquim Dias (Solheiro), da Vila de Melgaço.

    

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de João Manuel Esteves (Soeiro?), trabalhador, e de Mariana Rodrigues, doméstica, moradores no lugar do Barbeito. Neta paterna de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço; neta materna de José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu em Paderne a 18/3/1909 e foi batizada na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Portas Alonso, casado, alfaiate, e Maria Gonçalves Esteves, casada, doméstica. 

 

ESTEVES, Maria Leonor. Filha de Manuel José Esteves, lavrador, natural de Paderne, e de Albina Augusta Álvares de Barros, doméstica, (exposta), natural da Vila de Melgaço, moradores em Golães. N.p. de João Francisco Esteves e de Joaquina Clara Esteves; n.m. de Margarida Carolina Álvares de Barros, solteira, e do fidalgo do Rio do Porto, Caetano José de Abreu Cunha Araújo. Nasceu a 26/4/1894 e foi batizada a 6 de Maio desse ano. Padrinhos: José Caetano de Almeida, solteiro, proprietário, e Maria Pia Pereira de Castro, solteira, proprietária. // Faleceu em Paderne a 8/10/1955, no estado de solteira, sem geração. 

 

ESTEVES, Maria de Lurdes. Filha de Francisco António Esteves, lavrador, natural de Paderne, e de Belarmina Cândida Rodrigues, doméstica, natural de Chaviães, moradores no lugar dos Moinhos. Neta paterna de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço; neta materna de João Domingos Rodrigues e de Ana Rosa Maceira. Nasceu em Paderne a 3/1/1910 e nesse dito dia foi batizada na igreja. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, rural, e Florentina de Jesus Rodrigues, solteira, doméstica, tia materna da neófita.   

 

ESTEVES, Maria da Luz. Filha de --------- Esteves e de ------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // Em 1997 estava solteira e morava no lugar do Granjão (VM 1078).

 

ESTEVES, Maria do Patrocínio. Filha de António José Esteves, de São Paio, e de Rosa Joaquina Gonçalves, de Paderne, moradores em Sainde. N.p. de José Bento Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de Manuel Luís Gonçalves e de Vicência Engrácia Fernandes, todos lavradores. Nasceu a 10/11/1867 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Esteves, solteiro, tio paterno, de São Paio, e Miquena Rosa de Passos.   

 

ESTEVES, Maria Rita. Filha de Lourenço José Esteves e de Marcelina Esteves, moradores em Crastos. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Teresa Cerdeira; n.m. de Luís Manuel Esteves e de Maria Joaquina Soares, lavradores. Nasceu a 21/2/1864 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Domingues e esposa, Maria Rita, tios maternos. // Faleceu a 23/9/1865. 

 

ESTEVES, Maria Rita. Filha de Francisco Joaquim Esteves e de Miquelina Rosa Gil, lavradores, residentes na Cividade. N.p. de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rodrigues; n.m. de José Gil e de Maria Teresa Soares. Nasceu a 7/8/1876 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro e Maria Teresa Douteiro, casados, lavradores, de Cristóval.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de ------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1827. // Faleceu no lugar da Granja a --/--/1915, com 88 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 147, de 2/5/1915).  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Paderne por volta de 1835. // Faleceu a 20/3/1908, em sua casa de morada, sita no lugar da Deveza, com todos os sacramentos, com 73 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel de Jesus Esteves e de Maria Joana Esteves. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte; neta materna de Matias Esteves e de Luísa Rodrigues, de Sainde, Paderne. Nasceu a 21/4/1838 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua tia paterna, Rosa Esteves, e João José Rodrigues, solteiros.

 

ESTEVES, Maria Rosalina. Filha de José Joaquim Esteves, trabalhador, natural de São Paio, e de Ermelinda Domingues Casal, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues; neta materna de Francisco Domingues Casal e de Vicência Dias. Nasceu em Paderne a 5/11/1905 e foi batizada na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, casado, rural, e Maria Rosa Sérvio, solteira, doméstica. 

 

ESTEVES, Maria R. – Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Cândida de Sousa Lobato. Nasceu em Paderne a --/--/1919 (JM 1262, de 14/9/1919).

 

ESTEVES, Maria do Rosário. // Nasceu por volta de 1849. // Faleceu no lugar dos Moinhos, Paderne, a --/--/1929 (NM 16, de 9/6/1929, e NM 17, de 16/6/1929).

 

ESTEVES, Maria do Rosário. Filha de Tomaz Esteves e de Maria Luísa da Lama. Neta paterna de Francisco Esteves e de Maria do Souto, da freguesia de São Martinho de Valongo, bispado de Ourense; neta materna de José António da Lama e de Antónia Vaz, do lugar de Aldeia, Paderne. Nasceu a 25/4/1852 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Francisca Rita, irmã do padre FASC.

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1832. // Morreu no lugar de Crastos, onde morava, a 16/5/1885, com cinquenta e três anos de idade, no estado de casada, em segundas bodas, com José Manuel Cerqueira, e foi sepultada no adro da igreja. Deixou filhos de ambos os matrimónios.

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Rosa Esteves. Neta materna de Agostinho Esteves e de Maria Teresa Mendes, de Verdelha. Nasceu a 1/7/1849 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Lourenço e sua esposa, Marcelina, de Sante. 

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Francisco Joaquim Esteves e de Miquelina Rosa Gil, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1874. // Tinha 27 anos de idade, era solteira, doméstica, morava no lugar da Cividade, quando casou na igreja do mosteiro a 23/1/1901 com o seu conterrâneo Salvador Augusto Gomes, de 26 anos de idade, solteiro, jornaleiro. // Com geração. // Nota: parece ser a mesma senhora que faleceu no lugar da Cividade a --/--/1929, com 52 anos de idade (NM 8, de 14/4/1929).

 

ESTEVES, Mariana. Filha de Francisco José Esteves e de Joaquina Vaz, moradores no Barbeito. N.p. de Manuel Esteves e de Teresa de Sousa, do dito lugar; n.m. de Matias Vaz e de Maria Antónia Pires, da freguesia de São João de Barcela, Tui. Nasceu a 12/8/1844 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Carlos de Sousa e sua esposa, Mariana, do lugar do Pinheiro, Paderne.

 

ESTEVES, Mariana Rosalina. Filha de Camilo José Esteves, carpinteiro, e de Bárbara Albina Lourenço, moradores no lugar dos Moinhos. N.p. de Mariana Gertrudes Gonçalves, solteira, da Fontainha; n.m. de Manuel Lourenço e de Camila Rosa Domingues, dos Moinhos, lavradores. Nasceu a 5/7/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco Gonçalves e Maria Claudina, prima paterna, da Fontainha. // Casou a --/--/1913 com Manuel António Gonçalves, seu conterrâneo (Correio de Melgaço n.º 34, de 26/1/1913). // O seu marido morreu assassinado no lugar dos Moinhos a 11/3/1916 (*). // Ela faleceu na freguesia de Cristóval a 1/11/1942. /// (*) Parece que o marido dela, embora tenha o mesmo nome, não é aquele que foi assassinado (confirmar).      

 

ESTEVES, Matias. Filho de Matias Esteves e de Luísa Antónia Rodrigues, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1805. // Morreu em Aldeia, onde morava, a 23/1/1885, com 80 anos de idade, viúvo de Ana Luísa Domingues, e foi enterrado no adro da igreja. Deixou uma filha. /// A sua esposa morrera no dito lugar de Aldeia em 1881 (Diário do Governo n.º 58, de 15/3/1881).  

 

ESTEVES, Maximiano José. Filho de Teresa Esteves, solteira, de Sainde. // Foi exposto na Roda de Melgaço a 1/3/1860, à noite, teria dois dias de vida, ficando registado sob o n.º 218. O pároco da Vila batizou-o, tendo por padrinhos Domingos José Coutinho e José Maria Pereira, soldado veterano. // A 2/3/1860 foi entregue à ama Ermelinda Rosa Rodrigues, casada com Manuel António Rodrigues, do lugar do Forte, Vila, a fim de o criar. // Descobriram quem era a mãe e a 6/6/1866 entregaram-lho por intimação.   

 

ESTEVES, Miguel Cândido. Filho de José Luís Esteves e de Maria do Carmo Rodrigues, lavradores, residentes em Golães. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Luís António Rodrigues da Silva e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu a 22/9/1892 e foi batizado a 29 desse mês. Padrinhos: António Cândido de Sousa e Castro Moraes Sarmento, viúvo, proprietário, da Casa do Pombal, Remoães, e Maria do Carmo de Sousa e Castro, solteira, proprietária. // Tinha que se apresentar em Infantaria 3, Viana, entre 12 e 15 de Abril de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45).  

 

ESTEVES, Miquelina de Jesus. Filha de Francisca Luísa Esteves, solteira. Neta materna de Manuel Luís Esteves e de Maria Joana de Barros, de Golães. Nasceu e foi batizada a 29/8/1848 pelo padre Manuel Joaquim Esteves, cura de Paderne. Padrinhos: Manuel José Gomes, solteiro, e Ana, solteira, filha de Manuel José Meleiro, do sobredito lugar. // Casou a 26/6/1868 com António de Sousa Lobato, da Granja. // Faleceu em Golães a --/--/1934, com 85 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 223, de 17/2/1934). // Com geração.

 

ESTEVES, Olívia das Mercês. Filha de Faustino Esteves e de Rosa da Glória Fernandes, moradores no lugar da Portela. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 169, de 10/10/1915). // Casou com José Pereira. Não residiam em Paderne, pois em 1947, ela, seu marido, o filho José, e seu irmão António Esteves, estiveram de visita à família e à terra natal (NM 820, de 15/6/1947).       

 

ESTEVES, Ortelinda. Filha de Manuel António Esteves, trabalhador, de Riba de Mouro (São Pedro), e de Maria Joaquina Rodrigues, doméstica, de São Paio. // Nasceu em Paderne por volta de 1884. // Morreu no lugar da Nogueira, a 5/2/1889, com cinco anos, e foi sepultada na igreja do Convento.  

 

ESTEVES, Ortelinda da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes em Nogueira. N.p. de Constantino de Jesus Esteves e de Teresa de Jesus Vaz; n.m. de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves. Nasceu a 17/5/1895 e foi batizada a 21 desse mês. Padrinhos: Alberto José de Caldas, casado, rural, e Maria Esteves, solteira, doméstica. // Casou na 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 11 de Novembro de 1931, com César Lourenço. // Enviuvou a 23/1/1970. // Faleceu na freguesia de S. João de Brito, Lisboa, a 28/12/1980.

 

ESTEVES, Palmira. Filha (adulterina) de Mariana Esteves, casada com Inácio Rodrigues (*), lavradeira, nascida no lugar do Barbeito (meeiro de Paderne e Alvaredo), moradora em Longarinha. Neta materna de Francisco Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu a 1/5/1879 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Durães e Maria Vaz, solteiros, jornaleiros. /// (*) Devia estar ausente há mais de nove meses. 

 

ESTEVES, Rosa. Filha de José Luís Esteves e de Joaquina Rosa Afonso. Neta paterna de Manuel Esteves e de Rosa Esteves; neta materna de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Lopes, de Cavaleiro Alvo, São Paio. Nasceu a 31/8/1873 e foi batizada a 1 de Setembro desse ano. Padrinhos: Manuel Esteves Soeiro e irmã, Marcelina, de Sainde. // Faleceu em Paderne, onde nascera, a 6/2/1953 (deve haver equívoco – ver a Rosa a seguir).  

 

ESTEVES, Rosa. Filha de José Luís Esteves, de Paderne, e de Joaquina Rosa Afonso, de Cavaleiro Alvo, São Paio, moradores em Sainde. N.p. de Manuel Esteves, de Paderne, e de Rosa Esteves, de Parada do Monte; n.m. de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Lopes. Nasceu a 6/4/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Lourenço, casado, da Gave, paroquiano da freguesia de São João de Sá, comarca de Monção, e Engrácia Rosa Esteves, solteira, de Estivadas, Paderne. // Casou na CRCM a 26/10/1911 com António, de 32 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel António Gomes e de Maria Luísa Rodrigues. // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 7/5/1919 e ela a 9/4/1962. // Com geração.    

 

ESTEVES, Rosa. Filha de ---------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1914 deu à luz duas crianças nado-mortas, ambas do sexo feminino (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Júlio Esteves, lavrador, natural de Rouças, e de Maria Rosa Alves, doméstica, de Paderne, moradores em Sante. N.p. de Francisco António Esteves e de Maria Rosa Alves; n.m. de Francisco Manuel Alves e de Teresa Rodrigues Monteiro. Nasceu a 28/7/1891 e foi batizada 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Fernandes, solteiro, rural, e Joaquina Rosa Rodrigues, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 10/2/1915 com José (*), de 21 anos de idade, natural de São Paio, filho de Rosa Maria Domingues. // Faleceu em São Paio a 21/10/1918. /// (*) No Correio de Melgaço n.º 151, de 30/5/1915, informa-se os leitores de que nesse ano casaram em Paderne Alberto Domingues com Rosa Esteves.

 

ESTEVES, Rosa. // Nasceu por volta de 1927. // Faleceu no lugar de Estivadas, Paderne, a --/--/1929, com apenas 28 meses de idade (NM 32, de 29/9/1929).

 

ESTEVES, Rosa da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Lourenço. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (NM 47, de 26/1/1930). // Faleceu no lugar de Pomares, Paderne, a --/--/2022, com 92 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/8/2022).

 

ESTEVES, Rosa da Glória. Filha de Francisco Joaquim Esteves e de Miquelina Gil, lavradores, residentes no lugar da Cividade. Neta paterna de Manuel Francisco Esteves e de Marcelina Rodrigues; neta materna de José Gil e de Maria Teresa Soares. Nasceu em Paderne a 17/3/1880 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro e sua mulher, Maria Teresa Douteiro, lavradores, de Cristóval. // Faleceu a 22/3/1896, em sua casa de morada, sita no lugar da Cividade, sem sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Rosa de Jesus. Filha de Francisco Esteves e de Maria Rosa Soares, lavradores, residentes no lugar de Sainde. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Camila Pires; neta materna de Manuel António Soares e de Maria Gertrudes Soares. Nasceu em Paderne a 23/6/1903 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Sousa, casado, rural, e Marcelina Rosa Esteves, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 14/1/1920 com António Caetano Rodrigues. // Faleceu em Sainde, Paderne, a 23/2/1942.

 

ESTEVES, Rosa Joaquina. Filha de Agostinho Esteves e de Maria Teresa Mendes, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1827. // Faleceu a 6 de Janeiro de 1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Covelo, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro.

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Luís Esteves e de Maria Joana Domingues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1821. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Apião, a 24/11/1893, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de casada com Felisberto José Cortes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada dentro da igreja. // O seu viúvo morreu no mês seguinte.  

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filho de João Manuel Esteves e de Rosa Maria Gonçalves. N.p. de Lourenço Esteves e de Ana Maria Rodrigues; n.m. de António Gonçalves e de Francisca Maria Alves, todos da Juradia de Sainde (!). Nasceu a 6/8/1837 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.   

 

ESTEVES, Rosa da Natividade. Filha de José Joaquim Esteves, natural de Chaviães, e de Claudina de Castro Araújo, padernense, proprietários, moradores na Portela de Paderne. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves; neta materna de Manuel Joaquim de Castro Araújo e de Rosa Teresa Domingues de Araújo. Nasceu em Paderne a 7/9/1889 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: padre Albano Júlio de Castro Araújo e Ludovina do Rosário de Castro Araújo, solteira, doméstica, tios maternos da neófita. // No dia 30/9/1905, na igreja de Paços, foi madrinha de Rosa do Rosário Douteiro. // Casou na igreja de Paderne a 3/10/1909 com o professor António Dâmaso Lopes, solteiro, de 30 anos de idade, natural de Paços. // Faleceu em Paderne a 7/6/1918. // O seu viúvo voltou a casar. // Com geração.  

 

ESTEVES, Simão. Filho de Avelino Esteves e de Ana Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1932 (NM 174, de 27/11/1932).  

 

ESTEVES, Tomaz. Filho de Francisco Esteves e de Maria do (Soto?), lavradores, residentes na freguesia de Valongo, bispado de Ourense. Nasceu em Paderne (!) por volta de 1812. // Rural. // Morreu em Cabo [de Aldeia], onde morava, a 27/5/1886, com 74 anos de idade; estava casado com Maria Luísa da Lama, lavradeira; foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Com geração.

 

ESTEVES, Vitalina de Jesus. Filha de José Joaquim Esteves, trabalhador, natural de São Paio, e de Emília Domingues Casal, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues; neta materna de Francisco Domingues Casal e de Vicência Dias. Nasceu em Paderne a 18/2/1910 e foi batizada na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, casado, rural, e Miquelina dos Remédios Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 4/11/1933 com António José Marques, de 24 anos de idade, natural de São Paio, filho de Felicidade dos Anjos Marques. // O seu marido morreu em Paderne a 21/12/1960. // Ela faleceu em Crastos, Paderne, a 8/4/1997.

 

ESTEVES, Vitorino Manuel (Sabino). Filho de Manuel José Esteves, carpinteiro, natural de Paderne, e de Albina Augusta, exposta na Roda da freguesia da Vila, moradores no lugar de Crastos. Neto paterno de João Francisco Esteves e de Joaquina Clara Esteves, lavradores, do dito lugar; neto materno de Margarida Carolina Álvares de Barros e do fidalgo da Casa do Rio do Porto, Caetano José de Abreu Cunha Araújo. Nasceu em Paderne a 30/10/1884 e foi batizado a 6 de Novembro desse ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante, natural da Vila, e Alexandrina Augusta de Sousa e Gama, casada, da Quinta da Serra, natural de Prado. // Aprendeu a profissão de carpinteiro com seu pai, mas depois tornou-se comerciante. // Casou na igreja matriz de SMP a 25/11/1906 com Maria da Glória, de 23 anos de idade, nascida na Vila, filha de João Evangelista Lourenço e de Laureana do Carmo de Sousa. // A partir de certa altura as coisas começaram a correr mal. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 150, de 22/5/1932: «Declaração. Vitorino Manuel Esteves “Sabino”, conhecedor da falta de dignidade e correção que na atualidade muitos (…) em suas transações e (…) reparo, em relações as (…) com que transaciona, declara que não se responsabiliza pelas dívidas contraídas ou que venha a contrair sua mulher, Maria da Glória Lourenço, (…) desta vila. Melgaço, 14/5/1932. Reconheço a assinatura supra por ser feita pelo próprio perante mim. Emolumento: um escudo e cinquenta centavos. Melgaço, 14/5/1932. O notário: José Joaquim da Rocha.» // O casal divorciou-se a 31/10/1932 (ver Notícias de Melgaço n.º 180, de 22/1/1933, página 8). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 217, de 24/12/1933: «Na madrugada do dia 16 deste mês audaciosos gatunos penetraram na cozinha do negociante senhor Vitorino Esteves (Sabino), roubando todo o fumeiro que ali se encontrava a secar, constante de 110 chouriços e um quilo de polvo, pertencente ao senhor João Cândido de Carvalho, proprietário de uma casa de pasto à rua Dr. Afonso Costa, desta vila.» // Enveredara pelo comércio de mercearia, abrindo um estabelecimento nos baixos do prédio do médico Passos, com filial na Carpinteira. Os negócios deram para o torto e começou a pedir dinheiro emprestado. Às tantas, já tinha dívidas incomportáveis. Assim, desesperado, suicida-se. Tudo aconteceu a 11/2/1940. O “Notícias de Melgaço” n.º 503, de 21/7/1940, informa-nos de que ele deixara um ativo de 3.700$00 e um passivo de 33.697$15 «sendo por isso, o dito inventariado, declarado em estado de insolvência.» // Era tido como um homem de espírito. // Foi pai de Francisco (Chico do Sabino), de Flórido Augusto, e ainda de um nado morto (1913). // (ver Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913; NM 482, de 17/2/1940; VM 1054, de 1/7/1996). // Teve também outro filho, Fernando do Nascimento, mais conhecido por “Menano”, gerado em Maria José Saraiva. // Nota: o professor Ribeiro da Silva dedicou uma das suas gazetilhas ao estabelecimento comercial. // «… Tão puro, tão cristalino!/ Mas nada chega ao toucinho/e ao fumeiro do Sabino» (ver Notícias de Melgaço n.º 385, de 30/1/1938). // continua... 

Sem comentários:

Enviar um comentário