segunda-feira, 20 de junho de 2022

 GENTES DO CONCELHO MELGAÇO 

Freguesia de Paderne

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 2/4/2022...

CALHEIROS

 

CALHEIROS, Albertina. Filha de José Manuel Gomes Calheiros e de Teresa de Jesus Esteves. Nasceu na Cividade a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914). // Casou com Albano Manuel, mais velho do que ela cerca de três anos, filho de Manuel Ventura de Abreu e de Constança Augusta de Sousa Lobato, de Alvaredo. // Enviuvou a 6/9/1953.  

 

CALHEIROS, João António. Filho de António Joaquim Gomes Calheiros, lavrador, natural de Prado, e de Marcelina Rosa da Cunha, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar do Pinheiro. N.p. de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Rosa Fernandes Torres; n.m. de Vitorino Joaquim da Cunha e de Maria Angélica Rodrigues. Nasceu em Paderne a 7/12/1897 e foi batizado na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: João António da Cunha, solteiro, rural, e Rita Augusta da Cunha, solteira, doméstica, tios maternos do batizando. // Faleceu a 30/1/1898 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

CALHEIROS, João António. Filho de António Joaquim Gomes Calheiros, lavrador, natural de Prado, e de Marcelina Rosa da Cunha, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar do Pinheiro. N.p. de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Rosa Fernandes Torres; n.m. de Vitorino Joaquim da Cunha e de Maria Angélica Rodrigues. Nasceu a 7/3/1899 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: João António da Cunha, solteiro, rural, e Rita Augusta da Cunha, solteira, doméstica, tios maternos do batizando. // Em 1912 era aluno na escola de Remoães, onde lecionava o professor Carlos Manuel da Rocha; nesse ano foi fazer exame do 2.º grau na escola central de Valença, ficando distinto (Correio de Melgaço n.º 13, de 1/9/1912). // Casou na CRCM a 30/12/1927 e na igreja de Prado a 5/1/1938, com Blademir, filha de João Luís Pinheiro e de Genoveva Augusta Lopes. // Fez parte da Junta de Freguesia de Prado. // Ambos faleceram em Prado: a esposa a 10/9/1963 e ele a 24/6/1978.  

 

CALHEIROS, José Manuel. Filho de ---------- Gomes Calheiros e de ------------------------. Nasceu a --/--/18--. // No 1.º semestre de 1915 foi jurado por Paderne para as causas-crime (CM 132).

 

CALVO

 

CALVO, Armando de Lurdes. Filho de José Manuel Nogueira Calvo, pedreiro, e de Olívia Rodrigues, doméstica, moradores no lugar da Várzea. Neto paterno de Manuel Nogueira Calvo e de Angelina Pires; neto materno de Luís Rodrigues e de Jerónima Rodrigues. Nasceu em Paderne a 7/11/1909 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vasques, solteiro, trabalhador, e Maria Rosa Vasques, solteira, doméstica. // Faleceu a 9/12/1911. 

 

CALVO, Isaura. Filha de José Manuel Nogueira Calvo, pedreiro, de Sanfins de Tamel, Barcelos, e de Olívia Rodrigues, doméstica, de Paderne, moradores na Várzea. Neta paterna de Manuel Nogueira Calvo e de Angelina Pires; neta materna de Luís Rodrigues e de Jerónima Rodrigues. Nasceu a 18/5/1901 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Lamas, solteiro, jornaleiro, e Guilhermina Martins, solteira, doméstica.

 

CALVO, Maria da Glória. Filha de José Manuel Nogueira Calvo, pedreiro, natural de Sanfins de Tamel, Barcelos, e de Olívia Rodrigues, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar da Várzea. Neta paterna de Manuel Nogueira Calvo e de Angelina Pires; neta materna de Luís Rodrigues e de Jerónima Rodrigues. Nasceu em Paderne a 3/11/1907 e foi batizada na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Nogueira, solteiro, trabalhador, e Angelina Pires, viúva, doméstica, avó paterna da neófita.    

 

*

 

CAMILA. // Exposta à porta de João Manuel Lourenço, casado, de Estivadas, na noite de 15/7/1846. Nesse dito dia foi batizada na igreja do mosteiro pelo cura Francisco Garcia. Padrinhos: o dito João Manuel e esposa, Maria Luísa.

 

CAMILA RITA. // Nasceu em Penafiel por volta de 1814. // Faleceu a 14 de Dezembro de 1902, em sua casa de morada, sita no lugar da Várzea, Paderne, Melgaço, sem sacramentos, com 88 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Paderne.   

 

CAMPELO

 

CAMPELO, João Marcelino. Filho de Ana Rodrigues (Campelo?), solteira, moradora na Várzea. N.m. de Maria José Campelo. Nasceu a 14/8/1865 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinho: António Manuel Esteves, lavrador, casado, natural de Alvaredo.   

 

CAMPOS

 

CAMPOS, Alberto Cândido. Filho de Jerónimo de Campos, da Vila de Monção, e de Petronila Júlia de Castro, natural de Paderne, caseiros na Quinta da Torre, Várzea. N.p. de António de Campos e de Joana Durães; n.m. de Adão de Castro e de Vitória Maria Marques. Nasceu em Paderne a 6/2/1884 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Justiniano de Sousa e Castro, viúvo, advogado, proprietário, morador na Vila, e Genoveva Augusta, solteira, filha de João José Lopes, proprietário, dos Bouços, Prado.     

 

CAMPOS, Alberto Magno. Filho de Jerónimo de Campos, da Vila de Monção, e de Petronila Júlia de Castro, natural de Paderne, Melgaço, moradores na Várzea. Neto paterno de António de Campos e de Joaquina Durães; neto materno de Adão de Castro e de Maria Vitória Marques, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 12/9/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Alberto Magno de Sousa e Castro (filho de Frederico de Sousa) e sua mãe, Mariana de Sousa, da Vila de Melgaço. // Faleceu a 14/9/1870.   

 

CAMPOS, Alberto Magno. Filho de Jerónimo de Campos e de Petronila Júlia de Castro. N.p. de António de Campos e de Joaquina Durães; n.m. de Adão de Castro e de Maria Vitória Marques, da Várzea. Nasceu na Quinta da Torre, Paderne, a 28/11/1871, e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Justiniano de Sousa e Castro (representado por Alberto Magno de Sousa e Castro) e Mariana Carolina Araújo Sousa e Castro. // Faleceu a 2/2/1873. 

 

CAMPOS, Emílio. Filho de António Azevedo de Campos, proprietário. Nasceu em Miragaia por volta de 1842. // Residiu na Rua de Santo António, n.º 137, cidade do Porto. // Faleceu a 11/9/1906, pelas duas horas da manhã, no Grande Hotel Ranhada, sito no Peso, Paderne, concelho de Melgaço, sem sacramentos, com 64 anos de idade, no estado de viúvo de Adelaide Augusta Carneiro Campos, com testamento, feito no Porto, e ia ser sepultado no cemitério de Agramonte, Porto, em jazigo de família. // Deixou cinco filhos. 

 

CAMPOS, Genoveva. Filha de Jerónimo de Campos e de Petronila Júlia de Castro, lavradores, residentes na Quinta da Torre, Paderne. N.p. de António de Campos e de Joana Durães; n.m. de Adão de Castro e de Maria Vitória Marques. Nasceu a 10/3/1886 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Júlio Esteves, residente na Folia, Remoães, e Genoveva Augusta Lopes, residente em Bouços, Prado, solteiros, lavradores. // Casou na igreja do mosteiro a 22/10/1906 com o seu conterrâneo Manuel Ferreira, de 26 anos de idade, solteiro. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 1/7/1933 e ela a 31/1/1970. // Mãe de Aldemiro. 

 

CAMPOS, Jerónimo. Filho de António de Campos e de Joaquina Durão (ou Durães), do lugar de Vertizelo, Monção. Nasceu e foi batizado em Monção. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, morava em Paderne, quando casou na igreja do mosteiro a 19/10/1868, com Petronila Júlia, de 26 anos de idade, solteira, padernense, residente na Várzea, filha de Adão de Castro e de Maria Vitória Marques, lavradores, de Paderne. Testemunhas: FASV e Manuel Francisco Gonlaves, solteiro, ambos da Portela. // Enviuvou a 5/3/1904.   

 

CAMPOS, Júlio Albano. Filho de Jerónimo de Campos, de Monção, e de Petronila Júlia de Castro, de Paderne, caseiros na Quinta da Torre. N.p. de António de Campos e de Joana Durães; n.m. de Adão de Castro e de Vitória Maria Marques. Nasceu em Paderne a 7/1/1879 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Justiniano de Sousa e Castro, casado, advogado, e Felismina da Glória (ou Felismina do Rosário) de Almeida, solteira.

    

CAMPOS, Maria da Conceição. Filha de Jerónimo de Campos, de Monção, e de Petronila Júlia de Castro, de Paderne, lavradores, caseiros na Quinta da Torre. N.p. de António de Campos e de Joana Durães; n.m. de Adão de Castro e de Vitória Maria Marques. Nasceu em Paderne a 2/8/1876 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Francisco António dos Santos Vaz e sua mulher, Francisca Soares Coutinho (representada por Maria Rita Ribeiro, solteira). // Morreu na Quinta da Torre, Paderne, a 9/3/1886, e foi sepultada na igreja a 11.   

 

CAMPOS, Olímpia Aurora. Filha de Jerónimo de Campos, natural de Monção, e de Petronila Júlia de Sousa e Castro, natural de Paderne. N.p. de António de Campos e de Joana Durães; n.m. de Adão de Castro e de Vitória Maria Marques, todos lavradores, caseiros na Quinta da Torre, Paderne. Nasceu em Paderne a 12/1/1874 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís José Vaz, de Remoães, e Felismina Aurora de Sousa e Castro, da Calçada, Vila. // Morreu na Várzea, a 12/12/1888, e foi sepultada na igreja.     

 

CARDADEIRO

 

CARDADEIRO, Mário Dias. Filho de António Francisco Cardadeiro e de Maria da Encarnação Santos Dias. Nasceu em Cantanhede a 9/1/1940. // Trabalhou até aos 17 anos na agricultura e no comércio com seu pai. Com essa idade torna-se ajudante de motorista. Permanecerá nessa actividade até aos 21 anos. // Em 1961 vai cumprir o serviço militar, aproveitando para tirar a carta de condução. Acabada a tropa, emprega-se como motorista na firma “Belarmino Santos Figueiredo”, passando depois para “Francisco Martins Povo”, em Mongofores, estando aí cerca de ano e meio. // Em 1963 resolve vir para Melgaço, como motorista, trabalhar na empresa “Sílvio Rodrigues Pires”, acabando por casar com Maria do Rosário, filha do seu patrão. // Decorridos dois anos, estabelece-se por conta própria, adquirindo um camião para transporte de materiais de construção. Alguns anos depois compra o alvará de aluguer de camiões, enveredando pelo serviço internacional, com vinte e duas unidades de camionagem e cerca de quarenta empregados. // Durante algum tempo experimentou a política, integrando as listas do PSD, sendo vereador da Câmara Municipal de Melgaço em dois mandatos, chegando a vice-presidente no último deles, e membro da Assembleia Municipal. // Pai de Vítor, Sílvio, e Mário João. // Nos últimos tempos, zangou-se com a esposa e foi viver com uma amante. // Nota: não sei se foi ele, ou o sogro, que comprou a Quinta e Solar do Reguengo (a esclarecer).    

 

CARDADEIRO, Víctor (Dr.) Filho de Mário Dias Cardadeiro, empresário, natural de Cantanhede, e de Maria do Rosário Lourenço, natural de (?). Neto paterno de António Francisco Cardadeiro e de Maria da Encarnação Santos Dias. Foi gerado na freguesia de Paderne na década de sessenta, ou setenta, do século XX, mas nasceu no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço. // No seu concelho de nascimento fez a instrução primária e a tele-escola «até ir estudar para o Porto, e daí para Coimbra, onde se licenciou em Economia» (A Voz de Melgaço n.º 1407, 1/8/2017). // No dia 30/4/2011, no decorrer da Festa do Fumeiro e do Alvarinho de Melgaço, foi entrevistado por uma jornalista da RTP-1; encontrava-se na Quinta do Reguengo, cujos donos são os seus pais. // Nessa Quinta produz-se um vinho alvarinho de qualidade. // Em 2017 candidatou-se pelo PSD e CDS à presidência da Câmara Municipal de Melgaço, mas perdeu. // Foi vereador da CMM.      

 

CARDOSO

 

CARDOSO, António. Filho de Francisco José Cardoso, jornaleiro, natural de São Paio, e de Joaquina Rosa Gomes de Sousa, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. Neto paterno de Manuel Joaquim Cardoso e de Joaquina Rosa Dias; neto materno de José Joaquim Gomes de Sousa e de Maria Justina Dias. Nasceu em Paderne a 1/4/1904 e foi batizado na igreja a 3 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, casado, rural, e Emília Cândida Gonçalves, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 27/10/1927 com Maria da Pureza Durães. // Faleceu em Paderne a 26/8/1969. // Com geração.  

 

CARDOSO, Arquelinda Cândida. Filha de Francisco José Cardoso, ferreiro, natural de São Paio, e de Joaquina Rosa Gomes de Sousa, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. Neta paterna de Manuel Joaquim Cardoso e de Joaquina Rosa Dias; neta materna de José Joaquim Gomes de Sousa e de Maria Justina Dias. Nasceu em Paderne a 14/2/1902 e foi batizada na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues Casal, casado, lavrador, e Emília Cândida Gonçalves, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 11/8/1927 com Manuel Francisco Lourenço. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/3/1979.        

 

CARDOSO, Emília da Glória. Filha de Albertina Cândida Cardoso. Nasceu em Paderne a --/--/1939 (NM 432).

 

CARDOSO, Glória Cândida. Filha de António Cardoso e de Maria da Pureza Durães. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930). // Morou no lugar do Barral. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1520, de 26/7/1964: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz uma menina a senhora Glória Cândida Cardoso.» // Faleceu em Paderne em 1997; era professora (A Voz de Melgaço n.º 1080). 

 

CARDOSO, Hermezinda D. C. // Nasceu por volta de 1939. // Faleceu no lugar de Sante, freguesia de Paderne, a --/--/2020, com oitenta e um (81) anos de idade (ver “A Voz de Melgaço” n.º 1445, de 1 de Dezembro de 2020).

 

CARDOSO, Maria Olívia. Filha de Francisco José Cardoso, jornaleiro, natural de São Paio, e de Joaquina Rosa Gomes de Sousa, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. N.p. de Manuel Joaquim Cardoso e de Joaquina Rosa Dias; n.m. de José Joaquim Gomes de Sousa e de Maria Justina Dias. Nasceu a 16/12/1899 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Júlio Dias, solteiro, criado de servir, e Maria Joaquina Domingues, casada, doméstica.

 

CARDOSO, Marieta Cândida. Filha de Francisco José Cardoso, natural de São Paio, e de Joaquina Rosa Gomes de Sousa, natural de Paderne. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 171, de 24/10/1915). // Faleceu no lugar de Sante, Paderne, em 1998 (A Voz de Melgaço n.º 1089).

 

CARDOSO, Olga do Céu. Filha de Marieta Cândida Cardoso. Nasceu em Sante, Paderne, a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 393). // Faleceu nesse ano, com três meses de vida (Notícias de Melgaço n.º 403). 

 

CARPINTEIRO

 

CARPINTEIRO, Alberto. Filho de César Augusto Carpinteiro, trabalhador, natural de São Paio, e de Joaquina Rosa Rodrigues, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. Neto paterno de Francisco José Carpinteiro e de Carolina Lopes; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Maria Teresa de Carvalho. Nasceu em Paderne a 26/4/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves Garelha, casado, lavrador, e Maria Joaquina Rodrigues, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 15/5/1926 com Laurinda da Pureza Afonso, natural de São Paio. // A sua esposa faleceu a 8/3/1984. // Ele morreu em São Paio a 19/4/1985.      

 

CARPINTEIRO, Carlos Augusto. Filho de César Augusto Carpinteiro, trabalhador, natural de São Paio, e de Joaquina Rosa Rodrigues, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Sante. Neto paterno de Francisco José Carpinteiro e de Carolina Lopes; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Maria Teresa de Carvalho. Nasceu em Paderne a 24/7/1905 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves Garelha, casado, rural, e Maria Joaquina Rodrigues, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 23/9/1934 com a sua conterrânea Orádia (!) Cândida Cardoso. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: a esposa a 15/6/1972 e ele a 18/5/1992. // Com geração.

 

CARPINTEIRO, Guilherme Augusto. Filho de Carlos Augusto Carpinteiro e de Urânia Cândida Cardoso. Nasceu em Paderne a --/--/1940 (NM 480, de 4/2/1940). 

 

CARPINTEIRO, Maria. Filha de Carlos Augusto Carpinteiro e de Orádia Cândida Cardoso. Nasceu em Sante, Paderne, a --/10/1935 (NM 290, de 10/11/1935). // Faleceu em 1938, com apenas três anos de idade (NM 425). 

 

CARVALHO

 

CARVALHO, Abílio. Filho de Constança de Carvalho, solteira, doméstica, moradora no lugar de Paúles. Neto materno de Bento de Carvalho e de Emília Ferreira Passos. Nasceu em Paderne a 16/3/1903 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Daniel Carvalho, solteiro, trabalhador, e a avó materna do batizando, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 21/11/1929 com Maria Vaz (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929). // Enviuvou a 16/6/1987. // Morreu em Paderne a 6/11/1990.

 

CARVALHO, Adelaide Mercedes. Filha de Albino de Carvalho e de Maria Esteves Vaz. Nasceu em Paderne a --/--/1935 (NM 263, de 3/3/1935).

 

CARVALHO, Adelino. Filho de Daniel de Carvalho e de Maria Rita de Abreu. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 98, de 3/5/1914).

 

CARVALHO, Aida de Jesus. Filha de Juvêncio de Carvalho e de Deolinda do Rosário Domingues. Nasceu em Paderne a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 221, de 22/10/1916). 

 

CARVALHO, Albertina. Filha de Abílio de Carvalho e de Maria Esteves Vaz. Nasceu em Paderne a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 96, de 1/2/1931). // Faleceu no lugar de Poules, Paderne, a --/--/2021 (A Voz de Melgaço n.º 1455, de 1/10/2021).

 

CARVALHO, Alfredo. Filho de ----------- Carvalho e de ------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 259, de 27/1/1935: «Alfredo Carvalho, casado, lavrador, do lugar de Covelo, freguesia de Paderne, vem declarar que a procuração que passou a sua mulher deixa de ter efeito. Paderne, 23/1/1935.» // (ver também Notícias de Melgaço n.º 261, de 17/2/1935).

 

CARVALHO, Amadeu. Filho de Abílio de Carvalho e de Maria Esteves Vaz. Nasceu em Paderne a --/--/1937 (NM 376). 

 

CARVALHO, António do Carmo. Filho de Arminda do Carmo de Carvalho. Nasceu em Pomares, Paderne, a --/--/1938 (NM 393). // Faleceu nesse ano de 1938 com três meses de vida (NM 407). 

 

CARVALHO, António Manuel. Filho de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa Lobato, moradores em Poules. N.p. de Domingos José de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, da Cela, Cousso; n.m. de Matias de Sousa Lobato e de Joana Barbosa Lobo, de Poules, Paderne. Nasceu a 31/5/1836 e foi batizado a 1/6/1836. Padrinhos: António José de Sousa e esposa, Ana da Rocha, do Rego, Alvaredo. 

 

CARVALHO, António Manuel. Filho de Bento de Carvalho, de Paderne, e de Emília Ferreira Passos, de Penso, moradores em Poules. N.p. de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa Lobato; n.m. de Francisco Ferreira Passos e de Ana Luísa Esteves. Nasceu no dito lugar a 13/12/1874 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Domingues Caldas e Benta Domingues Caldas, do Barbeito. // Casou na igreja de Alvaredo a 5/12/1900 com Maria, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco Manuel de Araújo e de Maria José Gonçalves, natural de Alvaredo, residente no lugar de Ferreiros. Testemunhas: Bento de Carvalho, casado, lavrador, e Manuel Caldas, solteiro, também lavrador. // Pai de Jaime de Carvalho (ver em Alvaredo).      

 

CARVALHO, Bento. Filho de Luís António de Carvalho, natural de Cousso, e de Maria José de Sousa, natural de Paderne. N.p. de Domingos José de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, de Cousso; n.m. de Raimundo de Sousa e de Joana Barbosa, de Poules, Paderne. Nasceu a 23/7/1850 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel e Mariana, filhos de Matias Gonçalves, do Barbeito. // A 6/8/1916 foi eleito membro substituto da Comissão Venatória concelhia (CM 211). // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Fontes, quando casou na igreja de Penso a 9/4/1873 com Emília, de 18 anos de idade, solteira, costureira, nascida em Penso e residente no lugar da Carreira, filha de Francisco Ferreira de Passos, de Alvaredo, e de Ana Luísa Esteves, de Penso. Testemunhas: pai da noiva e José Esteves, solteiro, de Felgueiras.   

 

CARVALHO, Clara Maria. Filha de Domingos José de Carvalho e de Maria Joana Lourenço, lavradores. Neta paterna de João Carvalho e de Ana Afonso; neta materna de Manuel Lourenço e de Luísa Teresa Lourenço, todos do lugar de Sante. Nasceu em Paderne a 8/5/1840 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Codeço e Maria Luísa Dias, do dito lugar. // Faleceu a 18/3/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, sem sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro. 

 

CARVALHO, Clara Rosa. Filha de José de Carvalho e de Maria Joaquina Lourenço, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1820. // Faleceu a 24 de Outubro de 1898, em sua casa de morada, sita no lugar de Covelo, sem sacramentos, com 78 anos de idade, no estado de casada com António Francisco Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro.

 

CARVALHO, Constança. Filha de Bento de Carvalho, lavrador, de Paderne, e de Emília Ferreira de Passos, costureira, de Penso, moradores em Paules. N.p. de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa; n.m. de Francisco Ferreira de Passos e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 14/5/1879 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e sua mulher, Rosa Esteves, lavradores, de Parada do Monte. // Faleceu em Paderne a 7/11/1952. // Mãe de Leonel de Carvalho.

 

CARVALHO, Daniel. Filho de Bento de Carvalho, natural de Paderne, e de Emília Ferreira Passos, natural de Penso, moradores no lugar de Poules. Neto paterno de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa; neto materno de Francisco Ferreira Passos e de Ana Luísa Esteves. Nasceu em Paderne a 15/2/1885 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António de Sousa Lobato e irmã, Ana, solteiros, do lugar do Rego, Alvaredo, todos lavradores. // Morou em Queirão. // Carpinteiro e proprietário. // Casou na igreja do mosteiro a 24/8/1910 com a sua conterrânea [Maria] Rita de Abreu, de 38 anos de idade, solteira, residente no lugar de Queirão, filha de Custódio José de Abreu e de Maria Angélica de Almeida, rurais, padernenses. // A sua esposa deve ter falecido de parto em 1914 (ver Adelino de Carvalho). // Casou em segundas núpcias com a sua conterrânea Emília Lourenço. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: a esposa a 11/10/1954 e ele a --/12/1956.     

 

CARVALHO, Delfina. Filha de Manuel Joaquim de Carvalho e de Rosa Maria Lourenço. N.p. de Francisco José de Carvalho e de Teresa Alves Garelha; n.m. de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues, todos lavradores, de Sante. Nasceu a 6/4/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José de Carvalho e Maria Alves, casada com Domingos Alves Pereira, lavradores. // Faleceu em Paderne a 10/8/1945.     

 

CARVALHO, Erminda de Jesus. Filha de Caetano Marques de Carvalho e de Carmen das Mercês (ou da Glória) Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 250, de 20/5/1917).

 

CARVALHO, Estrela da Luz. Filha de António Armindo de Carvalho e de -----------------. Nasceu no Barral, Paderne, a --/--/19--. // Casou com Carlos Alberto Rodrigues, emigrante em França. // A 17/1/1995 comemoraram as bodas de prata (25 anos de casados).

 

CARVALHO, Firmino. Filho de Bento de Carvalho, natural de Paderne, e de Emília Ferreira Passos, natural de Penso, moradores no lugar de Poules. Neto paterno de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa, padernenses; neto materno de Francisco Ferreira Passos e de Ana Luísa Esteves, pensenses, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 31/12/1881 e foi batizado na igreja do mosteiro pelo padre MASL a 4/1/1882. Padrinhos: o sacerdote batizante e Maria Gonçalves, solteira, de Paderne. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja do mosteiro a 12/6/1910 com a sua conterrânea Emília Pires, de 25 anos de idade, solteira, doméstica, residente no lugar de Queirão, filha de Ponciano Pires e de Joaquina Fernandes. Testemunhas: Daniel de Carvalho, solteiro, carpinteiro de profissão, morador no lugar de Paúles, e Francisco Manuel Fernandes, casado, lavrador, residente no lugar da Igreja.

 

CARVALHO, Francisco. Filho de Antónia Joaquina Carvalho, de Golães. // Lavrador. // Morreu nesse lugar, onde morava, a 14/2/1885, com 62 anos de idade, solteiro, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

CARVALHO, Guilherme. Filho de José de Carvalho e de Maria Olinda Almeida Pinto, emigrantes em França. N.p. de António de Carvalho e de Maria da Conceição Alves Garelha, residentes em Sante; n.m. de Alexandre Queirós Pinto e de Margarida Vilela Almeida, moradores em Vila Real de Trás-os-Montes. // Fez a sua 1.ª comunhão a 15/8/1990, na capela da Senhora dos Remédios, Sante, Paderne. Presidiu à cerimónia o padre José Alberto de Sousa, acolitado pelo cónego António Luís Vaz.  

 

CARVALHO, Ismael Dias. // Nasceu em Fragoso, Barcelos, por volta de 1916. // Fez o Curso Geral dos Liceus em Viana e o Curso do Magistério Primário em Braga. Foi professor agregado em Capareiros e em Darque. Teve uma promoção ao quadro geral em 1940, sendo colocado na escola de Paderne, Melgaço. Aqui casou com Dulcinda, filha de António Manuel Gonçalves e de Dulcineia Nóvoas. // Desempenhou o cargo de vereador, secretário da União Nacional, presidente da Comissão Venatória, e presidente da Liga dos Antigos Combatentes. // Aquando das feiras de Paderne, era ele que impedia que alguns feirantes prendessem os seus cavalos nas árvores, estragando-as (ver NM 856, de 2/5/1948, página 4). // Morreu a 25/1/1948 (ver um artigo escrito pelo professor A. Pinho, natural de Paderne, no Notícias de Melgaço n.º 848, de 1/2/1948, página 2, e ainda outro artigo escrito pelo professor Ascensão Afonso, natural de Fiães, no Notícias de Melgaço n.º 849, de 17/2/1948, página 2). // O professor Ascensão Afonso escreveu outro artigo sobre ele no Notícias de Melgaço n.º 887, de 30/1/1949. // Deixou uma filha, Virgínia, com apenas dez meses de idade. // A sua viúva casou em segundas núpcias com o professor do ensino primário Manuel Pinho Gonçalves, e teve mais filhos.      

 

CARVALHO, Joaquim. Filho de Bento de Carvalho, lavrador, de Paderne, e de Emília Ferreira de Passos, doméstica, de Penso, moradores em Poules. N.p. de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa; n.m. de Francisco Ferreira de Passos e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 30/4/1891 e foi batizado a 6/5/1891. Padrinhos: Joaquim Pereira, casado, professor oficial da freguesia de Penso, e Maria Rosa Martins Peixoto, casada, doméstica. // Faleceu a 10/11/1891 e foi sepultado no adro da igreja.

 

CARVALHO, José. Filho de Bento de Carvalho, lavrador, natural de Paderne, e de Emília Ferreira de Passos, doméstica, natural de Penso, moradores no lugar de Poules. Neto paterno de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa; neto materno de Francisco Ferreira de Passos e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 12/2/1888 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António de Sousa Lobato, solteiro, lavrador, e Maria de Sousa Lobato, solteira, doméstica. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930: «Tivemos a honra de cumprimentar no nosso escritório o senhor José de Carvalho, do lugar de Poules, desta freguesia, e que poucos dias havia que tinha regressado do Brasil. Se por ventura não é assinante do Notícias de Melgaço a redação deverá mandar-lhe o jornal que é da sua terra e que ele, com certeza, não se negará a recebe-lo e, por consequência, a pagar a sua assinatura. Acompanhou-o um seu irmão e um sobrinho que sendo casado no vizinho reino de Espanha para lá foram residir. Logo que saibamos do seu nome lho indicaremos também para que o Notícias lhe leve lá fora as notícias da sua terra 

 

CARVALHO, José António. Filho de Manuel Joaquim de Carvalho e de Rosa Maria Lourenço, moradores no lugar de Sante. N.p. de Francisco José de Carvalho e de Teresa Alves Garelha; n.m. de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Paderne a 7/12/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Manuel de Carvalho e Maria Alves, de Soutulho.    

 

CARVALHO, José António. Filho de -------- de Carvalho e de ------------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // É ajudante na Conservatória do Registo Civil de Melgaço. // Casou com Lídia ---------------. // Em 2012, em sociedade com seu filho Daniel, engenheiro informático, “casado” com Manuela Fernandes, de Nogueiró, Braga, abriu uma agência imobiliária na Vila de Melgaço, que batizaram de “UKUBO – Mediação Imobiliária, L.da” (Licença AMI n.º 9383). 

 

CARVALHO, José Joaquim. Filho de Manuel José de Carvalho e de Isabel Alves, lavradores, residentes em Covelo. Nasceu por volta de 1800. // Morreu no dito lugar, a 29/4/1883, com 83 anos de idade, no estado de solteiro, sem geração, e foi sepultado na igreja do mosteiro.

 

CARVALHO, José Joaquim. Filho de Caetano Marques de Carvalho, natural de Remoães, e de Carma das Mercês Gonçalves, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar do Souto. Neto paterno de José Severo de Carvalho e de Leopoldina Rosa Marques; neto materno de Manuel Francisco Gonçalves e de Miquelina Rosa de Castro. Nasceu em Paderne a 1/10/1903 e foi batizado na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vicente Gonçalves, solteiro, trabalhador, e Esménia Gonçalves, solteira, doméstica, tios maternos do batizando. // Faleceu a 8/11/1910 e foi sepultado no adro da igreja.

  

CARVALHO, José Joaquim. Filho de ---------- de Carvalho e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1908. // Faleceu no Barral, Paderne, a --/--/1915, com apenas sete anos de idade (Correio de Melgaço n.º 135, de 2/2/1915). 

 

CARVALHO, José Luís. Filho de Manuel António Gonçalves de Carvalho e de Joana Lourenço de Neiva, lavradores, residentes em Covelo. Nasceu em Sante por volta de 1814 e morreu nesse lugar, onde morava, a 14/3/1886, com 72 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja de Paderne a 16. // Fizera testamento. // Lavrador.

 

CARVALHO, José Luís Casal. // De Sante, Paderne. // Em 1881 estava solteiro. // Lê-se no “Diário do Governo” n.º 51, de 7/3/1881: «deve pagar ao exequente, Manuel José Esteves, casado, negociante, do Peso, a quantia de 17$615 réis 

 

CARVALHO, Juvêncio. // Casou com Deolinda do Rosário Domingues. // Morreu a 19/1/1949, no hospital da SCMM, sito na Vila, com 54 anos de idade. // Pai de António Cândido e de Aida de Jesus de Carvalho (NM 887, de 30/1/1949). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 64, de 8/6/1930: «Devido a uma pertinaz doença, que já há anos lhe vinha minando a existência, veio a traiçoeira morte pôr termo aos seus dias, à menina Maria de Carvalho, filha do senhor Juvêncio de Carvalho…»

 

CARVALHO, Leonel. Filho de Constança de Carvalho. Nasceu em Paderne a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 199, de 14/5/1916).

 

CARVALHO, Leonel. // Morreu no lugar de Queirão a --/--/1930, com apenas vinte e oito dias de idade (Notícias de Melgaço n.º 47, de 26/1/1930).  

 

CARVALHO, Luís Custódio. Filho de Daniel de Carvalho, carpinteiro, e de Rita de Abreu, doméstica, moradores em Queirão. Neto paterno de Bento de Carvalho e de Emília Ferreira de Passos; neto materno de Custódio José de Abreu e de Maria Angélica de Almeida. Nasceu em Paderne a 4/10/1910 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: o seu avô materno e Delfina Alves, solteira, doméstica. // Faleceu a 30/6/1911. 

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Bento de Carvalho, lavrador, de Paderne, e de Emília Ferreira de Passos, costureira, de Penso, moradores em Longarinha. N.p. de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa; n.m. de Francisco Ferreira Passos e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 4/4/1877 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel de Sousa e sua mulher, Rosa Alves, rurais. 

 

CARVALHO, Manuel. Filho de --------- Carvalho e de --------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1291, de 30/5/1920: «Pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço, escrivão do 2.º ofício, correm editos de 30 dias a citar Manuel de Carvalho, solteiro, maior, ausente em parte incerta do Brasil, para assistir a todos os termos do inventário por óbito de Rosa Alves Garelha, que foi do lugar de Sante, freguesia de Paderne…»   

 

CARVALHO, Manuel. // Casou a --/--/1932 com Albertina Avieira (NM 153, de 12/6/1932).

 

CARVALHO, Manuel. Filho de ------- Carvalho e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1976 morava no lugar do Souto e estava casado.

 

CARVALHO, Manuel António. Filho de Paulo de Carvalho e de Maria Joaquina Fernandes, lavradores, residentes em Sante. Neto paterno de Domingos José de Carvalho e de Maria Joana Lourenço; neto materno de João Manuel Fernandes e de Maria Teresa Domingues. Nasceu a 21/6/1877 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, solteiro, empregado da Alfândega, e Maria Petronila Fernandes, lavradeira, de Sante (que batizara a criança em casa, devido a correr risco de vida). // Casou na igreja de Cristóval a 8/7/1907 com Claudina, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Doma, Cristóval, de onde era natural, filha de Manuel José da Ribeira e de Maria Teresa de Araújo.  

 

CARVALHO, Manuel Francisco. Filho de Caetano Marques de Carvalho, trabalhador, natural de Remoães, e de Carmem das Mercês Gonçalves, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar do Souto. Neto paterno de José Severo de Carvalho e de Leopoldina Rosa Marques; neto materno de Manuel Francisco Gonçalves e de Miquelina Rosa de Castro. Nasceu em Paderne a 4/9/1905 e foi batizado na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vicente Gonçalves, solteiro, trabalhador, e Esménia Gonçalves, solteira, doméstica. // Casou a 26/11/1936 com Iracema Monteiro. // A sua esposa faleceu a 11/8/1989. // Faleceu em Rouças a 2/1/2000.

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de José de Carvalho e de Maria Joaquina Lourenço, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1819. // Rural. // Faleceu a 12/8/1903, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, com todos os sacramentos, com 84 anos de idade, no estado de casado com Carlota Dias, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco de Carvalho e de Teresa Alves Garelha, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1829. // Rural. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, a 17/10/1893, com todos os sacramentos da igreja católica, com 64 anos de idade, no estado de casado com Rosa Maria Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de José (ou João) Alves Carvalho e de Maria Joaquina Lourenço, de Covelo. Nasceu e foi batizado em Paderne. // Casou na igreja do mosteiro a 28/7/1859 com Rosa Maria, filha de Manuel de Jesus Gonçalves e de Antónia Maria Cerqueira. Testemunhas: Francisco Rodrigues e António Manuel Rodrigues, de Covelo. // Enviuvou. // Tinha 34 anos de idade, morava em Covelo, quando voltou a casar, na dita igreja, a 21/10/1868, com Florinda Rosa, da mesma idade, solteira, padernense, residente em Sante, sua parente no 3.º grau de consanguinidade, filha de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues (defunta), lavradores. Testemunhas: MCR, casado, e Daniel Lourenço, solteiro, irmão da noiva.     

 

CARVALHO, Manuel José. Filho de José de (Faro? Faria?) de Carvalho e de Antónia Joaquina Cerdeira, padernenses. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja do mosteiro a 2/2/1866, com Marcelina Rosa, de 33 anos de idade, solteira, também nascida e batizada em Paderne, filha de Ana Rosa Fernandes, solteira. Testemunhas: José Joaquim Rodrigues, casado, e Luís Manuel Fernandes, casado, do Pinheiro, lavradores.

 

CARVALHO, Manuel José. Filho de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa. N.p. de Domingos José de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, de Cousso; n.m. de Raimundo José de Sousa e de Joana Barbosa Lobo, de Poules. Nasceu a 18/4/1840 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre António de Sousa e sua irmã Emília, solteira. 

 

CARVALHO, Maria. Filha de Manuel António Carvalho e de Rosa Maria Lourenço. N.p. de Francisco de Carvalho e de Teresa Alves; n.m. de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues, todos de Sante, lugar de Paderne e São Paio. Nasceu a 24/10/1855 e foi batizada no dia seguinte pelo reitor Francisco António Soares Coutinho. Padrinhos: Manuel António Rodrigues Calhegas e Maria, filha de Manuel António Alves, de Sante. 

 

CARVALHO, Maria. Filha de Vitorino José de Carvalho, de São Paio, e de Maria Luísa de Carvalho, de Sante, lavradores, residentes em Sante. N.p. de Manuel António de Carvalho e de Joaquina da Rosa; n.m. de Manuel Francisco de Carvalho e de Maria Domingues. Nasceu a 23/4/1878 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Sebastião Alves, casado, lavrador, de Sante, e a Senhora dos Remédios. Escreveu o padre, mecanizado: «os quais sei serem os próprios.» // Casou na CRCM a 11/9/1912 com Manuel Joaquim, nascido em Real, São Paio, em 1883, filho de Joana Bermudes, galega. // Faleceu em Sante a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913).  

 

CARVALHO, Maria… // Nasceu por volta de 1880. // Faleceu em Paderne a --/--/1931, com 51 anos de idade (NM 131, de 22/11/1931).

 

CARVALHO, Maria Angélica. Filha de Domingos José de Carvalho e de Maria Joana Lourenço, lavradores. N.p. de João de Carvalho e de Antónia Afonso; n.m. de Manuel Lourenço e de Luísa Teresa Lourenço, todos de Sante. Nasceu em Paderne a 30/1/1836 e foi batizada na igreja a 2 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Francisco José Codeço e Maria Luísa Lourenço, solteiros, do dito lugar. // Lavradeira. // Casou na igreja de São Paio a 8/1/1875, com Manuel José, de 35 anos de idade, rural, residente em Soutulho, filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Dias. // Enviuvou a 20/5/1877. // Faleceu a 21/1/1903, no lugar de Sante, com todos os sacramentos, no estado de viúva, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de São Paio.  

 

CARVALHO, Maria Angélica. Filha de Maria da Conceição Carvalho, solteira, doméstica, moradora em Sante. Neta materna de Manuel Joaquim Carvalho e de Rosa Lourenço. Nasceu a 20/6/1888 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Maria Gomes, casado, lavrador, e Maria Angélica Afonso, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 22/1/1927 com Manuel José, de 55 anos de idade, de São Paio, filho de Daniel Lourenço, e de Maria Joaquina (Aires?). // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 15 (de?) de 1956 e ela a 17/9/1965. 

 

CARVALHO, Maria Augusta. Filha de Daniel de Carvalho e de Emília Lourenço. Nasceu a 14/10/1926. // Doméstica. // Casou com -------------------------. // Emigrou para o Brasil no ano de 1952. // Mãe de Amélia da Glória e de Celeste de Jesus. // S.m.n.   

 

CARVALHO, Maria da Conceição. Filha de -------- de Carvalho e de ------------------------. Nasceu em Sante, Paderne, a 8/10/1861, mas foi registada na Conservatória do Registo Civil em 1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913).

 

CARVALHO, Maria da Conceição. Filha de Bento de Carvalho, lavrador, natural de Paderne, e de Emília Ferreira de Passos, doméstica, natural de Penso. Neta paterna de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa; neta materna de Francisco Ferreira de Passos e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 28/12/1892 e foi batizada na igreja a 1/1/1893. Padrinhos: Joaquim Pereira, casado, professor oficial de Penso, e Maria Rosa Martins Peixoto, casada, doméstica. // Faleceu na Amadora a 16/1/1952.  

 

CARVALHO, Maria das Dores. Filha de Manuel José (de Faria?) Carvalho e de Claudina (ou Marcelina) Rosa Fernandes. N.p. de José (de Faria?) Carvalho e de Antónia Joaquina Cerdeira; n.m. de Ana Rosa Fernandes. Nasceu a 26/8/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Lourenço, casado, lavrador, e Maria, tia paterna, todos do lugar do Pinheiro.

 

CARVALHO, Maria da Glória. Filha de Paulo José de Carvalho, lavrador, e de Maria Joaquina Fernandes, doméstica, moradores em Sante. N.p. de Domingos José de Carvalho e de Maria Joana Lourenço; n.m. de João Manuel Fernandes Cela e de Maria Teresa Domingues. Nasceu a 23/3/1888 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves Garelha, casado, lavrador, e Clara Maria de Carvalho, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 26/5/1919 com Hipólito Vitorino Soares Calheiros. // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: o marido a 1/2/1944 e ela a 15/3/1980.     

 

CARVALHO, Maria da Glória. Filha de Caetano de Carvalho, trabalhador, natural de Remoães, e de Carma das Mercês Gonçalves, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar do Souto. Neta paterna de José Severo de Carvalho e de Leopoldina Rosa Marques; neta materna de Manuel Francisco Gonçalves e de Miquelina Rosa de Castro. Nasceu em Paderne a 23/8/1907 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Francisco Gonçalves, solteiro, trabalhador, e Leopoldina Rosa Marques, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 20 de Novembro de 1929 com Lindoso César Gonçalves (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929). // O seu marido morreu a 22/8/1992. // Ela faleceu no lugar do Souto, Peso, a 28/12/1996. 

 

CARVALHO, Maria Joaquina. Filha de Manuel António de Carvalho e de Joana Lourenço de Neiva, lavradores, de Covelo. // Morreu em Sante, onde residia, a 11/3/1883, com cerca de 87 anos de idade, casada com Manuel António Alves, do lugar de Covelo, e foi sepultada na igreja do mosteiro. // Fizera testamento. // Deixou descendência. (JLPCM)

 

CARVALHO, Maria Joaquina Alves. Filha de Antónia Joaquina de Carvalho, solteira, doméstica. Nasceu em Paderne por volta de 1822. // Faleceu a 8/2/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, com todos os sacramentos, com 80 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

CARVALHO, Maria José. Filho de Manuel Joaquim de Carvalho e de Carlota Dias. N.p. de José de Carvalho e de Maria Joaquina Esteves, de Covelo; n.m. de Francisco Dias e de Maria ---------------, de Sante. Nasceu em Sante a 7/10/1871 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues Casal e Mariana Domingues, tios maternos da neófita.

 

CARVALHO, Maria Luísa. Filha de José Maria de Carvalho e de Maria Joaquina Esteves, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1811. // Faleceu a 5/5/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, com 83 anos de idade, no estado de casada com Francisco José Alves de Macedo, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

CARVALHO, Maria da Purificação. // Nasceu por volta de 1914. // Faleceu no lugar de Regueirigo a --/--/1930, com apenas dezasseis anos de idade (NM 65, de 15/6/1930).

 

CARVALHO, Maria Teresa. Filha de -------- de Carvalho e de ---------------------. Nasceu por volta de 1826. // Faleceu no lugar do Covelo a --/--/1913, com 87 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 65, de 7/9/1913).

 

CARVALHO, Maria Teresa. Filha de Francisco José de Carvalho de Teresa Alves Garelha, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1827. // Faleceu a 10/12/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, sem sacramentos, com 78 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

CARVALHO, Mariana. Filha de Luís António de Carvalho e de Maria José de Sousa. N.p. de Domingos José de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, de Cousso; n.m. de Raimundo José de Sousa e de Joana Barbosa Lobo, de Poules. Nasceu a 18/8/1843 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel e Mariana, solteiros, filhos de Matias Gonçalves, do Barbeito.   

 

CARVALHO, Paula Eliana Rodrigues. // Nasceu por volta de 1985. // Faleceu no Pontilhão, Paderne, em 1996, com apenas 11 anos de idade, devido a doença. // Deixou pais, avós, irmão…

 

CARVALHO, Rosa Maria. Filha de Domingos José de Carvalho e de Maria Joana Lourenço, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1843. // Faleceu a 21/8/1899, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 56 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

CARVALHO, Rosa Maria. Filha de Manuel Joaquim de Carvalho e de Rosa Maria Lourenço, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1870. // Faleceu em Sante, onde morava, a 14/10/1887, com apenas 17 anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada na igreja do mosteiro.  

 

CARVALHO, Rosalina da Glória. Filha de Abílio de Carvalho e de Maria Vaz. Nasceu em Paderne a --/--/1932 (NM 179, de 8/1/1932).

 

CARVALHO, Rosalina de Jesus. Filha de Caetano Marques de Carvalho, natural de Remoães, e de Carmen das Mercês (ou da Glória) Gonçalves, natural de Paderne. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário