domingo, 27 de fevereiro de 2022

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 24/10/2021.



ENES

 

ENES, Adriano. Filho de Constantino Enes e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neto paterno de Luís Enes e de Maria Josefa Gregório; neto materno de Manuel Joaquim Alves e de Maria Balbina Rodrigues. Nasceu na Gave a 17/11/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, casado, e Maria José Alves, solteira, camponeses. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 23/12/1936 com Angelina da Conceição Lourenço. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Prado, Melgaço: a esposa a 2/12/1981 e ele a 15/5/1988, e foram sepultado no cemitério dessa freguesia melgacense. // Com geração. // Pai de Agostinho. // Nota: a “Casa da Serra”, sita em Prado, no ano de 2000 estava na posse da família Enes, da freguesia da Gave.

 

ENES, Agostinho. Filho de Adriano Enes e de Angelina da Conceição Lourenço. Nasceu na Gave a --/--/1938 (NM 402).

 

ENES, Américo. Filho de Constantino Enes e de Maria Rosa Alves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 101, de 15/3/1931). // Foi emigrante em França. // Casou com Anésia Domingues (confirmar), natural de São Paio. // Em 2016 morava no lugar da Serra, Prado. Tinha com ele a sua esposa e a sua sogra, Rosa Joaquina de Freitas, nascida em São Paio a 27/2/1918, a qual estava numa cadeira de rodas; esta senhora faleceu a 13/3/2019, com cento e um (101) anos de idade. // Morreu no lugar da Serra, Prado, a --/--/2022, com noventa (90) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2022). // Com geração (ver Notícias de Melgaço n.º 1542, de 24/1/1965).

 

ENES, Ana Maria. Filha de Luís Enes e de Maria Josefa Gregório, lavradores, residentes em São Cosme. Neta paterna de António Bento Enes e de Maria Rodrigues; neta materna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório. Nasceu a 1/5/1864 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: José Gregório e Ana Maria Gregório.

 

ENES, Constantino. Filho de Luís Enes, natural de Virtelo, Cousso, e de Maria Josefa Gregório, natural da Gave, onde residiam, no lugar de São Cosme. Neto paterno de António Bento Enes e de Maria Rodrigues; neto materno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório. Nasceu na Gave a 17/7/1876 e foi batizado na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Maria Luísa Enes, parentes do batizando, de Aldeia de Virtelo. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, proprietário, quando casou na igreja da sua terra natal a 19/6/1902 com a sua conterrânea e parente Maria Rosa Alves, de 16 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Balbina Rodrigues. // Em Janeiro de 1918 tomou posse de membro da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia da Gave. Além dele faziam parte: José Pereira, António Joaquim Fernandes, Justino Domingues (do Val), e Agostinho Domingues (Jornal de Melgaço n.º 1190, de 12/1/1918). // Faleceu na Gave a 26/2/1933. // A sua viúva finou-se a 2/4/1963.   

 

ENES, José. Filho de Constantino Enes e de Rosa Alves. Nasceu na Gave a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 226, de 26/11/1916).

 

ENES, Justino. Filho de Constantino Enes e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neto paterno de Luís Enes e de Maria Josefa Gregório; neto materno de Manuel Joaquim Alves e de Maria Balbina Rodrigues. Nasceu na Gave a 22/8/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Domingues, casado, e sua filha Maria Domingues, solteira, camponeses. // Faleceu na Gave a 10 de Junho de 1951. 

 

ENES, Luís. Filho de António Bento Enes e de Maria Rodrigues, de Virtelo, Cousso. // Casou na igreja da Gave a 3/10/1858 com Maria Josefa, filha de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, de São Cosme, Gave. Testemunhas do ato religioso: Pedro Gregório e António Gregório.  

 

ENES, Manuel. // Nasceu por volta de 1912. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1601, de 10/7/1966: «No passado dia 24, dia de São João, quando tentava prender uma videira de uma ramada, caiu da escada em que estava suspenso, o senhor Manuel Enes, de 54 anos de idade, do lugar de São Cosme, desta freguesia, que sofreu fratura da coluna vertebral. Chamado o médico de urgência, que nada lhe pôde fazer, foi o mesmo transportado na ambulância da SCMM para o hospital de São João, da cidade do Porto, onde veio a falecer no dia 27. O seu corpo, transladado em auto fúnebre para o cemitério desta freguesia, foi acompanhado de Pomares por muitas pessoas de todas as categorias sociais, pois o saudoso extinto era pessoa de bom comportamento e muito estimado na freguesia, sendo a sua morte muito sentida. Que Deus o tenha em bom lugar e a toda a família enlutada apresentamos os nossos sentidos pêsames  

 

ENES, Manuel Joaquim. Filho de Luís Enes e de Maria José Gregório, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neto paterno de António Bento Enes e de Maria Rodrigues, do lugar de Virtelo, freguesia de Cousso; neto materno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme, Gave. Nasceu na Gave a 1/2/1867 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e Maria Luísa Enes, casados, rurais, do lugar de Virtelo, Cousso. 

 

ENES, Manuel José. Filho de Luís Enes e de Maria Josefa Gregório, lavradores, residentes em São Cosme. Neto paterno de António Bento Enes e de Maria Rodrigues, de Virtelo, Cousso; neto materno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório. Nasceu a 27/3/1860 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Gregório, casado, lavrador, e Ana Maria Gregório, viúva, moradores em São Cosme. 

 

ENES, Maria. Filha de Constantino Enes e de Maria Rosa Alves. Nasceu na Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).  

 

ENES, Maria Rosa. Filha de Luís Enes, natural de Virtelo, Cousso, e de Maria Josefa Gregório, gaviense, lavradores, residentes no lugar de São Cosme, Gave. Neta paterna de António Bento Enes e de Maria Rodrigues, do lugar de Virtelo; neta materna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 20/9/1871 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues Machado, e Maria Rosa Domingues Machado, solteiros, camponeses, do lugar de São Cosme. // Mãe de Silvério Enes. 

 

ENES, Pedro Manuel. Filho de Luís Enes e de Maria Josefa Gregório, lavradores, residentes em São Cosme. Neto paterno de António Bento Enes e de Maria Rodrigues; neto materno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório. Nasceu a 14/1/1862 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Pedro Manuel Gregório e Maria Rosa Duque, casados, lavradores, residentes nos Chãos. // Casou em Petrópolis, Brasil, a 13/8/1910. 

 

ENES, Silvério. Filho de Maria Rosa Enes, lavradeira, moradora no lugar de São Cosme. Neto materno de Luís Enes e de Maria Josefa Gregório, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 5/10/1894 e foi batizado na igreja paroquial a 7 desse mês e ano. Madrinha: Ana Maria Enes, casada, tia materna do batizando, moradora no lugar das Tumbias, Gave. // Faleceu a 1 de Março de 1897, ou 1899. 

 

ESTEVES

 

 

ESTEVES, Abraão. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1486, de 29/9/1963: «Na basílica de N. Sr.ª do Sameiro, Braga, realizou-se há dias o casamento de Abraão Esteves, do lugar de Eiriz, com Maria Fernanda Vieites, do lugar da Cela, Cousso…»

 

ESTEVES, Adelaide. Filha de Luís Manuel Esteves e de Maria da Purificação Alves, do Lameiro. Nasceu na Gave a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 15, de 15/9/1912).

 

ESTEVES, Adélia. Filha de Luís Manuel Esteves, natural da Gave, e de Maria da Purificação Alves, natural de Santa Catarina de Valongo, diocese de Lamego, lavradores. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires. Nasceu na Gave a 3/1/1897 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Luís Esteves, casado, camponês, e Carolina Rosa Esteves, solteira, tecedeira. // Faleceu na Gave a 19/8/1983.  

 

ESTEVES, Adriano. Filho de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Eiriz, Gave. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque, rurais, moradores no lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 18/9/1886 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Duque, solteiro, lavrador, residente no dito lugar de Lijó, Riba de Mouro. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja paroquial a 23 de Abril de 1910 com a sua conterrânea Rosa da Cunha, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Joaquim Tomás da Cunha e de Maria Rosa Domingues, rurais. // A sua esposa faleceu na Gave a 9/4/1964.    

 

ESTEVES, Adriano. Filho de Maria Esteves, solteira, lavradora, residente no lugar da Sobreira. Neto materno de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves. Nasceu na Gave a 20/8/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Lourenço e sua mulher, Maria Adelaide Alves, lavradores. // Faleceu a 10/9/1903.

 

ESTEVES, Adriano. Filho de Maria Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Lameiro. Neto materno de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 24 de Agosto de 1903 e foi batizado na igreja paroquial a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves e Maria Rosa Esteves, solteiros, lavradores.

 

ESTEVES, Adriano. Filho de José Esteves e de Maria Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). 

 

ESTEVES, Adriano Manuel. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Gregório, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neto paterno de Maria Esteves, solteira, do lugar dos Coelhos; neto materno de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, também desse lugar, todos rurais. Nasceu na Gave a 28/12/1871 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Manuel Rosendo Gregório, casado, e Constância de Jesus Gregório, solteira, camponeses, do lugar dos Coelhos. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/8/1953.

 

ESTEVES, Agostinho (o Corga). Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, rurais, moradores no lugar de Eiriz; neto materno de Bento Manuel Rodrigues e de Luísa Rosa Domingues, camponeses, moradores no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 8/6/1886 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: João António Esteves e Joaquina Domingues, casados, rurais, moradores no lugar da Lage. // Nota: é provável que seja a mesma pessoa que a 16/8/1912 seguiu para a penitenciária de Lisboa, numa leva de presos que se encontravam nas cadeias da Relação do Porto; fora condenado no tribunal de Melgaço na pena de cinco anos e quatro meses de prisão maior celular, seguidos de treze anos e quatro meses de degredo, ou na alternativa de dezoito anos e quatro meses, pelo crime de homicídio voluntário na pessoa de “José do Manco”, ou “Manco de Alijó”, natural da freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção, ocorrido a 9/10/1910 (Correio de Melgaço n.º 11). // Em 1917 acabou de cumprir a pena de prisão maior celular e seguiu para Luanda a fim de cumprir os treze anos de degredo (ver Jornal de Melgaço n.º 1174, de 8/9/1917).    

 

ESTEVES, Agostinho. Filho de Adriano Esteves e de Rosa da Cunha. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1176, de 22/9/1917).

 

ESTEVES, Agostinho. Filho de Albino Esteves e de Maria Gonçalves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1932 (NM 161, de 21/8/1932).

 

ESTEVES, Aires. Filho de António Joaquim Esteves e de Rosa Teresa Alves, do lugar do Lameiro. Nasceu na Gave por volta de 1847. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 6/7/1870 com a conterrânea Maria Rosa Esteves, sua parente no 2.º grau de consanguinidade, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar da Sobreira, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso. Testemunhas presentes: Manuel Luís de Carvalho, casado, mestre ferreiro, do lugar da Lage, e Manuel Pereira, casado, camponês, do lugar de Barroca.

 

ESTEVES, Aires. Filho de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, lavradores, do lugar da Sobreira. Nasceu na Gave por volta de 1848. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 9/12/1872 com Ana Joaquina, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, exposta na roda da vila e praça de Valença, a 14/10/1844, e batizada na igreja matriz daquela vila, domiciliada na freguesia de Parada (São Pedro), Paredes de Coura. // Com geração.  

 

ESTEVES, Albertina. Filha de Joaquim Esteves e de Felicidade Afonso. Nasceu na Gave a --/--/1932 (NM 175, de 4/12/1932).

 

ESTEVES, Alexandrina. Filha de Aires Esteves, da Gave, e de Ana Joaquina, exposta na Praça de Valença quando era criança, casados na igreja da Gave, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, do lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 6 e foi batizada na igreja a 7/1/1880. Padrinhos: António Domingues Machado, solteiro, do lugar de São Cosme, e Rosa de Araújo, solteira, do lugar do Lameiro. // Faleceu a 26/1/1880 e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Alexandrina. Filha de Maria Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves. Nasceu na Gave a 29/10/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 31 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Pires, casado, lavrador, e Libânia Esteves, solteira, costureira. // Casou na CRCM a 11/2/1925 com o seu conterrâneo Frederico Afonso, de 22 anos de idade, filho de Francisco Afonso e de Maria Gregório. // O seu marido faleceu na Gave a 26/5/1962.  

 

ESTEVES, Alfredo. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Baldosa. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Domingues, camponeses, moradores no lugar da Lagarteira, freguesia de Parada do Monte; neta materna de José Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues, agricultores, residentes em Baldosa. Nasceu na Gave a 17/7/1882 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Luís Pereira, solteiro, negociante, do lugar dos Chãos, e Maria Rosa Alves, solteira, do lugar da Baldosa. // Camponês. // Casou com Maria Luísa Rodrigues, de 27 anos de idade, filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Florinda Esteves, natural da freguesia de Parada do Monte, em cuja igreja se matrimoniou a 27/9/1905. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues e Manuel Joaquim Esteves, camponeses, moradores em Parada do Monte. // A sua esposa faleceu em Parada do Monte a 15/3/1945. // Ele morreu também nessa freguesia de Melgaço a 5 de Junho de 1959.    

 

ESTEVES, Álvaro. Filho de ---------- Esteves e de ---------------------------. Nasceu em Cavenca, Riba de Mouro, Monção, a --/--/19--. // Casou com Maria Fernanda Caldas, nascida em Eiriz, Gave. // Foram emigrantes em França. Nesse país nasceu-lhes o filho José Fernando. // Nota: devem ter vindo para a terra natal, pois o dito filho ganhou, nos VII Jogos Florais de Melgaço, o 3.º prémio em fotografia; a 26/7/1998 foi ordenado presbítero; em 1999 sendo pároco (juntamente com outro colega), de Soajo, Ermelo e Gavieira, e ainda da capelania da Peneda, foi nomeado formador do Seminário Diocesano de Educação Cristã de Viana e assistente do Secretariado Diocesano de Educação Cristã e Juventude.

 

ESTEVES, Amadeu. Filho de Maria da Conceição Esteves, lavradeira, moradora no lugar do Cerdeiral. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Florinda Rodrigues. Nasceu na Gave a 21/3/1896 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Dias Monteiro e Luísa Domingues, lavradores. // Faleceu a 17/4/1896.     

 

ESTEVES, Amadeu. Filho de Joaquim Esteves e de Madalena Gregório. Nasceu na Gave a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917). // Nota: deve ser o senhor que casou com Clementina Alves, sua conterrânea; em 1996 residiam no lugar de Eiriz, Gave (A Voz de Melgaço n.º 1057). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1494, de 15/12/1963: «Em 6 do corrente, na freguesia da Gave, (…), por questões familiares, Justino Fernandes agrediu barbaramente à sacholada o sogro Amadeu Esteves, com quem vivia, causando-lhe cinco ferimentos na cabeça com fratura do crâneo, e ainda não satisfeito continuou a agressão a pontapé, partindo-lhe sete costelas. // A vítima foi conduzida em estado grave para o hospital desta vila onde lhe foram prestados socorros de urgência pelo Dr. Gonçalves Ribeiro, ficando internado. O seu estado continua grave. A G.N.R. tomou conta da ocorrência, prendendo o agressor, que remeterá a juízo para lhe ser aplicado o castigo que merece.»   

 

ESTEVES, Américo. Filho de ----------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/1—-. // Casou na igreja da Gave a --/--/1938 com Maria Luísa de Carvalho (Notícias de Melgaço n.º 393). 

 

ESTEVES, Américo. Filho de Manuel Esteves e de Alzira Fernandes. Nasceu na Gave a --/--/1931 (NM 121, de 16/8/1931).

 

ESTEVES, Ana. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Domingues, dos Coelhos, Gave. // Faleceu no dito lugar (onde residia), a 31/7/1872, com 65 anos de idade, lavradeira, viúva de José Luís Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos. 

 

ESTEVES, Ana Maria. Filha de João Manuel Esteves e de Maria Joana Fernandes, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 1/6/1840 e foi batizada na igreja nesse dito dia. // Era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 30/6/1884 com Manuel Domingues Ramos, viúvo de Quitéria Maria Afonso, lavrador, residente no lugar de Baldosa. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Esteves e Frederico Fernandes, casados, rurais, moradores no lugar do Lameiro.    

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de José Esteves e de Isabel ----------------, lavradores. // Faleceu na Costa, Gave, a 24/6/1877, com cerca de sessenta e sete anos de idade, viúva de Manuel José Esteves, e foi sepultada na igreja. // Deixou testamento. 

 

ESTEVES, Angelina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave por volta de 1855. // Tinha trinta e sete anos de idade, era solteira, quando casou na igreja paroquial de Parada do Monte a 2/4/1892, com Manuel José Gonçalves (o Fontes), negociante, nascido na freguesia de Fiães por volta de 1822, viúvo de Maria Engrácia Gonçalves, filho de Manuel José Gonçalves (da Fonte) e de Antónia Maria Vieites, do lugar da Jugaria, Fiães. // Com geração (ver em Parada do Monte, no apelido Fontes).

 

ESTEVES, António. Filho de José Esteves e de Maria Rosa Gregório, moradores no lugar da Lage. Neto paterno de Maria Esteves, solteira; neto materno de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, todos do lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 11/12/1874 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e António Gregório, viúvo, tio afim do batizando. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, solteiro, camponês, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 16/6/1898 com a sua conterrânea e parente, Maria Domingues, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Joaquim Domingues e de Cândida Rosa Alves. // Faleceu na freguesia da Gave a 10/3/1942.

 

ESTEVES, António (Ramalheira). Filho de Luís Esteves, natural de Lijó, Riba de Mouro, e de Maria Rosa Alves, natural da Gave, Melgaço, residentes no lugar de Eiriz. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque. Nasceu na Gave a 14/3/1880 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: a sua avó materna, e Francisco Duque, casado, de Lijó, Riba de Mouro. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 14/12/1905 com a coussense Maria Pereira, filha de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. // Faleceu na dita freguesia de Cousso a 28/6/1949. // Pai de Artur, de Dorinda, de Maria, e de Máximo José (ver na freguesia de Cousso). 

 

ESTEVES, António. Filho de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 24/7/1891 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Domingues Machado, morador no lugar de São Cosme, e Matildes Gregório, moradora no lugar dos Chãos, solteiros, lavradores.    

 

ESTEVES, António. Filho de Maria Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neto materno de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves. Nasceu na Gave a 22/2/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Pires, casado, e Libânia Esteves, solteira. 

 

ESTEVES, António. Filho de Adriano Esteves e de Rosa da Cunha. Nasceu na Gave a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 33, de 6/10/1929).

 

ESTEVES, António João. Filho de Margarida Esteves, solteira, lavradora, residente na Sobreira. Neto materno de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Afonso, lavradores, dos Coelhos. Nasceu a 23/6/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José Esteves e Maria Rodrigues, casados, lavradores, residentes no lugar de Coelhos.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de João Manuel Esteves e de Maria Rosa Duque, lavradores, nascidos e moradores no lugar do Lameiro. // Pedreiro. // Casou na igreja da Gave a 20/9/1855 com Maria Rosa Gonçalves, do sobredito lugar. Testemunhas do ato religioso: José Rodrigues e António Domingues. // Faleceu no dito lugar a 8/4/1875, com sessenta anos de idade, no estado de viúvo da segunda esposa, Maria Rosa Gonçalves, e foi sepultado na igreja. // Com geração. 

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de João Manuel Esteves e de Maria Joana Fernandes. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Maria Rosa Duque; neto materno de Manuel António Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu a 14/11/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Esteves e Ana Maria Fernandes.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Angelina Rosa Esteves, solteira, residente no lugar do Lameiro. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 31/10/1884 e foi batizado na igreja paroquial a 2 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: António Pires, solteiro, camponês, morador no lugar da Igreja, e Emília Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar do Val. // Faleceu no dito lugar da Lage, a 27/10/1886, com apenas dois anos de idade, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Angelina [Rosa] Esteves, solteira, moradora no lugar da Lage. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 6/5/1887 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Pires, casado, morador no lugar da Igreja, e Maria Genoveva Esteves, solteira, tia materna do batizando. // Casou em Padrenda, Espanha, a 18/8/1909. 

 

ESTEVES, António José. Filho de António Esteves e de Maria Luísa Esteves, lavradores, residentes que foram no lugar de Coelhos, Gave. // Lavrador. // Morava no referido lugar, quando faleceu, na Igreja, Gave, a 3/1/1886, com 79 anos de idade, viúvo de Ana Maria Domingues, sendo sepultado na igreja paroquial. // Com geração.

 

ESTEVES, António Manuel. Filho de Genoveva Maria Esteves, solteira, residente no lugar da Sobreira. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 19/5/1885 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: António Manuel Domingues e Carolina Rodrigues, casados, rurais, moradores no lugar do Lameiro. // Faleceu no lugar da Sobreira a 29/9/1885, com apenas quatro meses de vida, e foi sepultado no cemitério.

 

ESTEVES, António Manuel. Filho de Genoveva Maria Esteves, solteira, moradora no lugar da Igreja. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 26/12/1889 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Manuel Domingues e Carolina Rodrigues, casados, camponeses, moradores no lugar do Lameiro. 

 

ESTEVES, Arminda. Filha de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar de São Cosme. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, camponeses, moradores no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 25/2/1895 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Domingues Machado e Maria Joaquina Rodrigues, solteiros, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. // Faleceu na Gave a 21/8/1949. 

 

ESTEVES, Augusto. // Nasceu por volta de 1924. // Morreu no lugar dos Coelhos, Gave, a --/--/1929, com apenas cinco anos de idade (NM 41, de 8/12/1929).

 

ESTEVES, Balbina. // Nasceu por volta de 1856. // Faleceu no lugar de Eiriz, freguesia da Gave, a --/--/1929, com 73 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 44, de 5/1/1930).

 

ESTEVES, Baltazar. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Madalena Gregório, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de Florinda Esteves; neto materno de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 27/3/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Félix Domingues, casado, e Clementina Afonso, solteira, camponeses. // Faleceu na Gave a 20/10/1986.

 

ESTEVES, Belarmina. Filha de António Esteves e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de José Esteves e de Maria Rosa Gregório; neta materna de António Joaquim Domingues e de Cândida Rosa Alves. Nasceu na Gave a 31 de Março de 1899 e foi batizada na igreja católica local a 3 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 23/12/1921 com Manuel Domingues. // Faleceu na sua freguesia natal a 25/4/1977.   

 

ESTEVES, Cândida. Filha de Luís Manuel Esteves, natural da Gave, e de Maria da Purificação Alves, natural de Valongo. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires. Nasceu na Gave a 14/12/1902 e foi batizada na igreja paroquial dois dias depois. Padrinhos: Manuel Luís Esteves, casado, rural, e Carolina Rosa Esteves, solteira, tecedeira. // Casou no posto do registo civil de Riba de Mouro a 17/12/1937 com Maximiano Martins, de 25 anos de idade (confirmar), natural de Riba de Mouro, Monção, filho de Felicidade Martins. // O seu marido morreu em Riba de Mouro a 5/2/1964. // Ela faleceu também em Riba do Mouro a 1/9/1986.  

 

ESTEVES, Carolina. Filha de Luís Manuel Esteves, natural da Gave, Melgaço, e de Maria da Purificação Alves, natural de Valongo, diocese de Lamego, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires. Nasceu na Gave a 16/1/1899 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Luís Afonso, viúvo, camponês, e Carolina Rosa Esteves, solteira, tecedeira.

 

ESTEVES, Carolina Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Engrácia Rodrigues, lavradores, residentes no Lameiro. Neta paterna de Manuel Esteves e de Maria Luísa Afonso; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Esteves. Nasceu na Gave a 24/7/1862 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco José de Carvalho, casado, ferreiro, e Carolina Rosa Rodrigues, solteira. // Tinha 45 anos de idade, era solteira, tecedeira, morava no lugar da Igreja, quando casou na igreja paroquial a 18 de Novembro de 1907 com o seu parente João António Esteves, de 67 anos de idade, lavrador, viúvo de Joaquina Rosa Domingues, residente no lugar da Lage, filho de Manuel Esteves e de Joaquina Gonçalves de Castro. Testemunhas presentes: José Maria Claro, negociante, e Bento Manuel Afonso, lavrador, casados, gavienses. // Faleceu no lugar dos Coelhos, Gave, a 30/4/1940.

 

ESTEVES, Carolina Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Gregório, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neta paterna de Maria Esteves, solteira, do lugar dos Coelhos; neta materna de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, também do lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 26/3/1867 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Maria Afonso, casado, lavrador, residente no lugar do Pombal, e Constança de Jesus Gregório, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Coelhos.  

 

ESTEVES, Casimiro. Filho de Luís Manuel Esteves, natural da Gave, e de Maria da Purificação Alves, natural da freguesia de Valongo, diocese de Lamego, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires. Nasceu na Gave a 29/11/1910 e foi batizado na igreja paroquial a 1 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Luís Afonso, casado, gaviense, e Libânia Esteves, casada, natural de Parada do Monte, camponeses. // Casou na igreja da Gave a 20 de Setembro de 1950 com a sua conterrânea Rosa Domingues. // A sua mulher faleceu na Gave a 21/12/1975. // Ele morreu também na freguesia da Gave a 13/1/1997.

 

ESTEVES, Casimiro José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues. N.p. de Maria Teresa Esteves, solteira; n.m. de Maria Rodrigues, solteira. Nasceu a 23/12/1856 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues e mulher, Rosa Maria Afonso.

 

ESTEVES, Celine. Filha de Fernando Esteves e de Rosa da Natividade Alves, moradores em Lameiro, Gave. Nasceu a --/--/19— e foi batizada a 15/8/1993. 

 

ESTEVES, Constantino. Filho de Francisco Manuel Esteves e de Florinda Rosa Rodrigues, moradores no lugar do Cerdeiral. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Francisco Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, todos camponeses. Nasceu na Gave a 31/5/1875 e foi batizado na igreja católica local a 1 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: Constantino Esteves e Justina Esteves, solteiros, tios paternos do batizando, do lugar do Val, Gave.   

 

ESTEVES, Constantino. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Gregório, moradores no lugar da Lage. Neto paterno de Maria Esteves, solteira; neto materno de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave a 23/7/1877 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Joaquina de Caldas, solteira, do lugar da Lage. // Faleceu na Gave a 24/7/1951.   

 

ESTEVES, Custódia. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Domingues, lavradores, naturais da freguesia da Gave. // Faleceu no lugar dos Coelhos, onde morava, a 7/3/1877, com cerca de 55 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja.  

 

ESTEVES, Dalmira. Filha de Maria Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves. Nasceu na Gave a 13 de Junho de 1902 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves e Libânia Esteves, tios maternos da neófita, solteiros, rurais. // Casou na igreja católica a 10/11/1928 com Francisco Marinho Gonçalves. // O seu marido morreu em Lalim a 21/5/1950. 

 

ESTEVES, Dany Alexandre. Filho de Manuel Adriano Esteves e de Arminda do Carmo Gonçalves, da Baldosa, Gave. Nasceu a --/--/19— e foi batizado a 8/8/1993.   

 

ESTEVES, David Augusto. Filho de Joaquim Esteves e de Felicidade Afonso. Nasceu na Gave a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 112, de 7/6/1931).

 

ESTEVES, Delfina. Filha de Manuel Joaquim Esteves, natural do lugar de Carrascal, Parada do Monte, e de Rosa Maria Esteves, natural da Gave, onde o casal residia, no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Manuel Luís Esteves e de Margarida Gregório; neta materna de Manuel José Esteves e de Rosa Maria Domingues. Nasceu na Gave a 26 de Junho de 1875 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Joaquim Esteves, solteiro, do lugar de Cortegada, e Florinda Esteves, solteira, do lugar do Carrascal, tia paterna da neófita, ambos de Parada do Monte. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 19/2/1944.    

 

ESTEVES, Diamantino. Filho de Américo Esteves e de Maria de Carvalho. Nasceu na Gave a --/--/1938 (NM 428).

 

ESTEVES, Eduardo. Filho de Libânia Esteves, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neto materno de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves. Nasceu na Gave a 5/5/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves e Luísa Rosa Alves, casados, lavradores, avós maternos do batizando. // Faleceu a 23/3/1908. 

 

ESTEVES, Elisa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Madalena Gregório, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Florinda Esteves, solteira; neta materna de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 18/3/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Afonso, viúvo, camponês, e Clementina Afonso, solteira, camponesa. // Faleceu a 16/8/1908.

 

ESTEVES, Elvira. Filha de Rosa Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 21, de 27/10/1912).

 

ESTEVES, Elvira da Luz. Filha de Rosa Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 22/11/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua irmã, Josefina Esteves, solteiros, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos.

 

ESTEVES, Esmeralda da Conceição. Filha de ---------- Esteves e de -----------------------. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Casou com ------------------------------. // Por volta de 1976 adquiriu – por doação verbal de Manuel Esteves e esposa, Alzira Fernandes, residentes que foram no lugar de Baldosa, Gave – um prédio rústico, designado “Nogueira”, de pastagem, sito no lugar de Nogueira, Gave, com a área de 400 m2, a confrontar a norte com Maria do Sameiro Domingues, e a sul com Esperança de Jesus Esteves. // Em 2000 já estava viúva e residia no lugar da Costa, Gave (VM 1134).    

 

ESTEVES (*), Felicidade. Filha de Maria Joaquina Esteves, solteira. Neta materna de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, moradores no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 7/5/1874 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha Maria Rosa Esteves, casada, do lugar da Costa, Gave. // Tinha 18 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar de Ferrão, quando casou na igreja paroquial a 8/6/1892 com António Joaquim Alves, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Carvalho, natural de Riba de Mouro, Monção, filho de Manuel José Alves e de Ana Domingues, rurais. // O seu marido, António Joaquim Alves, morreu a 27/10/1950 na freguesia de Riba de Mouro, Monção. // Ela faleceu na dita freguesia de Riba de Mouro a 16/3/1958. // (*) O seu apelido passou a ser Domingues, em virtude de seu pai, Manuel Joaquim Domingues, ter casado com a sua mãe no dia 15/12/1875.

 

ESTEVES, Felismina do Carmo. Filha de Rosa da Conceição Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914). // Ver, na Gave, Ricardo Alves.    

 

ESTEVES, Filomena. Filha de Maria Balbina Esteves, solteira, lavradora, residente no lugar do Val, Gave. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Alves, camponeses, moradores no sobredito lugar. Nasceu na Gave a 4 de Julho de 1882 e foi batizada na igreja paroquial a 6 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Esteves, tia materna da neófita. // Faleceu a 3/10/1882, com apenas quatro meses de vida, e foi sepultada na igreja onde fora batizada.

 

ESTEVES, Filomena. Filha de José Joaquim Esteves, natural da Gave, e de Joaquina Alves, natural de Cousso, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Alves, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves, moradores no lugar de Cousso. Nasceu na Gave a 10/2/1886 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial (já fora batizada em casa por Maria Balbina Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Val, devido ao facto da criança mostrar debilidade). Padrinhos: José Fernandes, morador no lugar dos Chãos, e Maria Balbina Esteves, moradora no lugar do Val, solteiros. // Faleceu na freguesia de Cousso a 8 de Outubro de 1966.   

 

ESTEVES, Florinda Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Luísa Afonso, lavradores, do lugar de Coelhos. // Faleceu no Lameiro, Gave, a 9/4/1869, com 40 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha.

 

ESTEVES, Florinda Rosa. Filha de Maria Esteves, jornaleira, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 14 de Agosto de 1899 e foi batizada na igreja paroquial a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher Florinda Pires, lavradores, residentes na freguesia de Parada do Monte. // Casou na CRCM em Julho de 1958 com Manuel Lama. // O seu marido morreu a 2/8/1967. // Ela faleceu na Gave a 25/9/1977.    

 

ESTEVES, Francisco. Filho de -------- Esteves e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1889. // Em Junho de 1912 tinha 23 anos de idade e estava ainda solteiro; nesse mês e ano embarcou para o Rio de Janeiro, Brasil, juntamente com José Gonçalves, de 31 anos de idade.  

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Lijó, Riba de Mouro, Monção; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque, rurais, moradores no lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 6/12/1891 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves, irmão do batizando, e Maria de Jesus Alves, camponeses, moradores no lugar de Eiriz. // Casou na CRCM a 14/7/1920 com Olívia (ou Otília) Afonso. // Faleceu na Gave a 31/1/1977. // Com geração.

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Alves. Nasceu na Gave a 5/4/1847. // Casou na igreja paroquial a 11 de Março de 1874 com a sua parente Florinda Rosa Rodrigues, nascida a 9/7/1848, solteira, moradora no lugar de Cerdeiral, filha de Francisco Rodrigues e de Luísa Domingues, todos gavienses.   

 

ESTEVES, Germana. Filha de ----------------------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1845. // Faleceu no lugar de Eiriz, freguesia da Gave, concelho de Melgaço, a --/--/1934, com 89 anos de idade (NM 220, de 21/1/1934).

 

ESTEVES, Germana. // Nasceu por volta de 1863. // Faleceu no lugar do Ferrão, freguesia da Gave, a --/--/1930, com 67 anos de idade (NM 56, de 6/4/1930).

 

ESTEVES, Gracinda. Filha de Aires Esteves, alfaiate, e de Maria Rosa Esteves, moradores no lugar do Lameiro. Neta paterna de António Joaquim Esteves e de Rosa Teresa Alves, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso, residentes no lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 7/3/1881 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: José Duque, solteiro, lavrador, residente no lugar da Costa, e Genoveva Maria Esteves, solteira, moradora no sobredito lugar do Lameiro, tia materna da neófita. // Casou na Gave a 17 de Janeiro de (?). // Faleceu no lugar do Lameiro a --/--/1931 (NM 117, de 12/7/1931).

 

ESTEVES, Guilhermina. Filha de Gracinda Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 19/7/1903 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves, carpinteiro, e Delfina de Carvalho, tecedeira, solteiros. // Faleceu a 26/5/1905.  

 

ESTEVES, Horácio. Filho de Francisco Esteves e de Atília Afonso. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1934 (NM 220, de 21/1/1934). 

 

ESTEVES, Isaura. Filha de Libânia Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de António Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves. Nasceu na Gave a 8/7/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues e sua mulher, Luísa Domingues, camponeses.   

 

ESTEVES, Jeremias. Filho de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 11/8/1893 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Domingues Machado e Maria Luísa Lourenço, solteiros, camponeses, moradores no lugar de São Cosme. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Monção a 10/12/1912 com Jesuína Esteves, de 18 anos de idade, filha de Albina Esteves, natural de Tangil, Monção. // Enviuvou a 14/4/19-- (confirmar esta data). // Faleceu na freguesia da Sé, concelho do Porto, a 16/12/1958.

 

ESTEVES, Jesufina da Conceição. Filha de Rosa Esteves, solteira, camponesa, do lugar do Lameiro. Neta materna de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 15/7/1903 e foi batizada na igreja paroquial a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves e Jesufina Esteves, solteiros, lavradores. // Casou na igreja de Santa Eufémia do Norte, Espanha, a 10/11/1938, com Joaquim Teixeira de Andrade. // Enviuvou a 20/6/1963. 

 

ESTEVES, Jesuína da Conceição. Filha de Rosa Esteves, lavradeira, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 20/4/1900 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Manuel Esteves e Josefina Esteves, solteiros, camponeses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 25 de Abril de 1990.         

 

ESTEVES, Joana Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Domingues, lavradores. // Faleceu no lugar dos Coelhos (onde morava), a 12/2/1875, com cerca de 46 anos, solteira, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, João António. Filho de Manuel José Esteves e de Joaquina Gonçalves de Castro, lavradores, do lugar da Lage. Nasceu na Gave por volta de 1842. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 31/10/1872 com Joaquina Rosa Domingues, sua parente no 3.º grau de consanguinidade, de 39 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar do Lameiro, filha de João Manuel Domingues e de Ana Maria Gonçalves de Castro, rurais, do dito lugar do Lameiro. // Enviuvou. // Casou em segundas núpcias, na igreja da Gave, a 18/11/1907, com a sua parente e conterrânea Carolina Rosa Esteves, de 45 anos de idade, solteira.  

 

ESTEVES, João Francisco. Filho de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves. Nasceu no lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro, Monção, por volta de 1838. // Tinha 38 anos de idade, era solteiro, morava no lugar de Eiriz, Gave, Melgaço, quando casou na igreja paroquial desta freguesia a 2/4/1876 com Mariana Rosa Duque, de 45 anos de idade, natural da Gave, residente no lugar de Eiriz, filha de Manuel António Duque e de Maria Domingues. // Faleceu no lugar de Eiriz, da freguesia da Gave, a --/--/1914, com 76 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914). // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário