segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia  de Parada do Monte)

Por  Joaquim A. Rocha


// continuação de 7/8/2021.


ESTEVES, Bento (Videira). Filho de António Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte, no lugar de Pereiral, por volta de 1818. // Camponês. // Morreu no lugar de Aldeia Grande a 22/12/1903, com 85 anos de idade, sem quaisquer sacramentos, no estado de viúvo de Mariana Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.  

 

ESTEVES, Bento. Filho de Bento Esteves e de Isabel Alves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1822. // Camponês. // Morreu no lugar do Paço a 3/9/1906, com 84 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Luísa Esteves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

ESTEVES, Bento. Filha de Francisco Esteves e de Mariana de Sousa, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1825. // Camponês. // Faleceu no lugar de Cortegada a 18/3/1901, com 76 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Florinda Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.

 

ESTEVES, Bento. Filho de Maria Esteves, lavradeira, moradora no lugar de Chão do Bezerro. Neto materno de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 12/3/1895 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Bento Manuel Esteves, viúvo, lavrador, residente no lugar do Pereiral, e Felisménia Esteves, solteira, moleira, tia materna do batizando, moradora em Chão do Bezerro. 

 

ESTEVES, Bernardo. Filho de Custódio Esteves e de Palmira (ou Zulmira) Domingues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de António Esteves e de Joana Alves; neto materno de Manuel Domingues e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 3/1/1911 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Luís Gregório, casado, lavrador, e Angelina Afonso, casada, lavradeira. 

 

ESTEVES, Caetano. Filho de Manuel Esteves e de Florinda Afonso, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1865. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 12/2/1906 com a sua conterrânea e parente Rosa Pires, de 36 anos de idade, camponesa, moradora no lugar de Aldeia Grande, filha de António Luís Pires e de Maria Pires, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Pires e Manuel Alves, camponeses, naturais desta freguesia.   

 

ESTEVES, Caetano. Filho de José Joaquim Esteves e de Maria José Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1870. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 20/3/1900 com a sua parente e conterrânea Rosa Alves, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto Santo, filha de Narciso Alves e de Engrácia Afonso, rurais. Testemunhas presentes: Nicolau Pereira e Manuel Rodrigues, casados, lavradores. 

 

ESTEVES, Camilo. Filho de Manuel Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar do Paço. Neto paterno de Francisco Esteves e de Rosa Esteves; neto materno de Raimundo Alves e de Maria Cerqueira. Nasceu em Parada do Monte a 24/7/1882 e foi batizado na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, e Rosa Esteves, viúva, lavradeira, do lugar do Paço. // Camponês. // Morava no lugar de Aldeia Grande quando casou na igreja paroquial a 13/10/1904 com Maria Rosa Fernandes, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Trigueira, filha de Raimundo Fernandes e de Maria Lourenço, rurais. Testemunhas presentes: Manuel José Domingues e Manuel Pires, camponeses. // Os noivos declararam ao pároco e às testemunhas que reconheciam como filho uma criança do sexo masculino, de nome Manuel, nascido nesta freguesia a 2/9/1904. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/11/1957.  

 

ESTEVES, Cesário. Filho de Justino Esteves e de Maria Vieites. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 23, de 10/11/1912).

 

ESTEVES, Claudina. Filha de Domingos Esteves e de Rosa Esteves de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1831. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 10 de Agosto de 1906, com 75 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel Caetano Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Constantino. Filho de Porfírio Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1935 (NM 260, de 3/2/1935).

 

ESTEVES, Custódio. Filho de António Esteves e de Joana Alves, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de Bento Esteves e de Mariana Alves, rurais, do dito lugar; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, moradores no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 26/3/1882 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Custódio José Pereira e Vitória Alves, casados, camponeses, moradores no lugar de Tabulado. // Lavrador. // Morava no lugar de Carrascal quando casou na igreja da sua freguesia a 19/10/1904 com a sua conterrânea Zulmira da Luz Domingues, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Francisco Domingues e de Rosa Esteves. Testemunhas presentes: Luís Domingues e Manuel José Domingues, camponeses. // Enviuvou a 18/5/1964. // Morreu na sua freguesia de nascimento, onde falecera também a esposa, a 24/8/1970.

 

ESTEVES, Dalmira. Filha de Francisco Esteves e de Luísa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Pereiral. Neto paterno de Francisco Esteves e de Joaquina Alves; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 18/9/1910 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Esteves, solteiro, lavrador, e Rosa Esteves, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 12/1/1927 com o seu conterrâmeo Manuel Esteves, de 27 anos de idade, filho de José Esteves e de Maria Fernandes. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Parada do Monte: o marido a 18/4/1982 e ela a 21/5/1987.  

 

ESTEVES, Deolinda. Filha de José Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Maria Rodrigues; neta materna de Francisco Esteves e de Joaquina Alves. Nasceu em Parada do Monte a 29/11/1896 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Carvalho, solteiro, morador no lugar de Aldeia Grande, e Albina Esteves, solteira, moradora no lugar de Pereiral, tia materna da neófita. // Faleceu no lugar do Carrascal a 23/1/1900 e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

ESTEVES, Domingos. Filho de António Esteves e de Ana Maria Alves, lavradores, de Cortegada. // Rural. // Faleceu nesse lugar, onde residia, viúvo, a 12/7/1862, com 94 anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Deixou cinco filhos.

 

ESTEVES, Emília. Filha de Francisco Esteves e de Adriana Esteves, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1833. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 16/3/1896, com 63 anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúva, sem testamento, e foi sepultada no adro. // Deixou uma filha.

 

ESTEVES, Emília. Filha de António Esteves e de Lina Cerqueira, lavradores, residentes em Trigueira. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Pereira, de Cortegada; n.m. de Francisco Cerqueira e de Ana Pires, de Trigueira. Nasceu a 3/12/1872 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Joaquim Esteves, viúvo, rural, morador em Trigueira, e Maria Esteves, viúva…

 

ESTEVES, Esperança. Filha de Justino Esteves e de Maria Vieites. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 80, de 5/10/1930).

 

ESTEVES, Eufigénia Rita. Filha de Maria Esteves. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a --/--/1932 (NM 159, de 31/7/1932).

 

ESTEVES, Felicidade. Filha de Vitorino Esteves e de Joaquina de Lucena, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neta paterna de António Esteves e de Ana Maria Pereira; neta materna de Luís Manuel de Lucena e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 19/7/1891 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Maria da Rocha, solteira, camponesa, do lugar de Aldeia Grande. // Faleceu na freguesia de Semelhe, Braga, a 1/1/1979.

 

ESTEVES, Felisménia. Filha de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues, moradores em Chão de Bezerro. N.p. de António José Esteves e de Maria Rosa Alves, do Coto; n.m. de Manuel Luís Domingues (Lobo de Oliveira) e de Luísa Pires, de Chão do Bezerro. Nasceu em Parada do Monte a 6/10/1859 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Joaquim Domingues e Maria de Jesus Domingues, de Tablado.

 

ESTEVES, Fernando. // Nasceu por volta de 1965. // Morreu na freguesia de Parada do Monte a --/--/2020, com 55 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/11/2020).

 

ESTEVES, Firmino. Filho de José Esteves e de Florinda Pires, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Alves; neto materno de Manuel Pires e de Margarida Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 15/7/1897 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel de Barros e Rosalina Pires, casados, camponeses, moradores no lugar da Trigueira, tios maternos do bebé. // Morreu a 30/5/1899 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Florinda. Filha de Alfredo Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel Rodrigues e de Florinda Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 11/11/1908 (!) e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinhos: Joaquim Rodrigues, solteiro, lavrador, e Florinda Rosa Alves, solteira, camponesa.  

 

ESTEVES, Florinda. Filha de Manuel Luís Esteves e de Margarida Gregório, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 18/4/1846. // Era solteira, lavradora, morava no lugar de Carrascal, quando casou na igreja paroquial a 15/9/1877 com o seu conterrâneo Manuel Francisco Rodrigues, nascido a 3/5/1827, solteiro, lavrador. 

 

ESTEVES, Florinda. Filha de Manuel Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1861. // Tinha 37 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 14/11/1898 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Esteves, de – anos de idade, solteiro, lavrador, filho de António Luís Esteves e de Ana Pereira, rurais, moradores no lugar de Cortegada. Testemunhas presentes: Manuel Domingues e Manuel Pereira “Aires”, casados, camponeses, moradores no lugar de Cortegada.   

 

ESTEVES, Florinda. Filha de --------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1863. // Faleceu no lugar de Cortegada, freguesia de Parada do Monte, a --/--/1933, com 70 anos de idade (NM 192, de 30/4/1933).

 

ESTEVES, Florinda. Filha de Francisco Esteves e de Miquelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 24/6/1866 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António José Esteves, viúvo, rural, morador em Coto do Paço, e Maria Florinda, solteira, camponesa, de Pereiral. // Faleceu em Parada do Monte a 23/9/1934.  

 

ESTEVES, Florinda. Filha de Constantino Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes em Trigueira. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Ana Rodrigues. Nasceu a 13/9/1868 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco Pereira e Joaquina Esteves, casados, camponeses, moradores em Aldeia Grande.

 

ESTEVES, Florinda. Filha de Alfredo Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel Rodrigues e de Florinda Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 11 de Novembro de 1908 e foi batizada na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Rodrigues, solteiro, camponês, e Florinda Rosa Alves, solteira, camponesa. // Faleceu no lugar de Cortegada a 5/9/1910 e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Florinda Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Nasceu nesse lugar de Parada do Monte a 15/7/1855. // Tinha 22 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 3/6/1878 com Manuel Luís Afonso, nascido na Gave a 10/6/1856, solteiro, lavrador.

 

ESTEVES, Fortunata. Filha de Maria Angélica Esteves, camponesa, moradora no lugar do Paço. // Faleceu a 15/11/1905, apenas com dois meses de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Fortunato. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Alves, moradores em Pereiral. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Ana Domingues, de Coto Santo. Nasceu a 20/10/1856 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Esteves e Margarida Esteves, de Pereiral.

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Domingos Esteves e de Maria Pereira, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1807. // Camponês. // Faleceu no lugar de Cortegada a 24/12/1895, com 88 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 15/4/1855. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar do Paço, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 7/11/1877, com Maria Joaquina Alves, nascida a 26/3/1854, solteira, camponesa, moradora em Coto do Paço, batizada na igreja da Gave, filha de Manuel António Alves e de Ana Pires, rurais, moradores em Baldosa, Gave. Testemunhas: Manuel Domingues, casado, rural, e Bento Esteves, casado, rural, moradores no sobredito lugar do Paço. 

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Bento Esteves e de Mariana Alves, moradores no lugar de Pereiral. Neto paterno de António José Esteves e de Maria Rosa Alves, de Coto do Paço; neto materno de José Manuel Alves e de Joaquina de Araújo, de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte a 5/3/1857 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves e Maria Esteves, de Coto do Paço. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 10 de Março de 1902 com Maria Esteves, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Pereiral, filha de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Alves. Testemunhas presentes: José Esteves e António Esteves, casados, camponeses.    

 

ESTEVES, Francisco. Filho de José Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues, moradores em Coto Santo. N.p. de Bento Esteves e de Rosa Esteves, de Cortegada; n.m. de Francisco Domingues e de Mariana Pires, de Coto Santo. Nasceu a 5/8/1857 e foi batizado dois dias depois. Padrinho: avô materno. // Em 1913, com 56 anos de idade, foi preso em Espanha a pedido da polícia portuguesa de emigração, quando seguia para a cidade de Vigo, a fim de embarcar clandestinamente para o Brasil; os espanhóis entregaram-no às autoridades portuguesas de Valença do Minho (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913).  

 

ESTEVES, Francisco. // Nasceu por volta de 1862. // Morreu no lugar do Pereiral, Parada do Monte, a --/--/1932 (NM 161, de 21/8/1932). 

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Zeferino Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes em Trigueira. Neto paterno de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues; neto materno de Manuel Caetano Alves e de Rosa de Sousa. Nasceu a 17/9/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Lourenço, casado, rural, e Maria Alves, casada, lavradeira, ambos moradores no mesmo lugar. // Faleceu a 27/9/1862 e foi sepultado na igreja.    

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Bento Esteves, natural de Cubalhão, e de Florinda Pereira, natural de Parada do Monte, moradores no lugar de Cortegada. Neto paterno de Francisco Esteves e de Mariana de Sousa; neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 29/11/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pereira, solteiro, rural, e Maria Perpétua Domingues, viúva, lavradeira, ambos moradores em Cortegada. // Camponês. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 15/5/1893 com a sua parente e conterrânea Maria Pereira, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Pereira e de Maria Vieites, do lugar de Tabulado. Testemunhas presentes: António Vieites de Carvalho, do lugar de Cortegada, e Francisco Pereira, do lugar de Tabulado, casados, rurais. // Casou na igreja paroquial a 8/1/1902, no estado de viúvo, com a sua parente Rosa Esteves, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Além, freguesia de Cubalhão, filha de Manuel Luís Esteves e de Rosa Alves, rurais. Testemunhas presentes: Francisco Pereira e Justino Pereira, casados, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 3/12/1951.

 

ESTEVES, Francisco. Filho de António Esteves e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Pires; neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Ana Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 7/2/1865 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, rural, e Rosa Pereira, solteira, moradores em Cortegada. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja paroquial a 23/5/1894 com a sua parente Maria Pereira, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto Santo, filha de Nicolau Pereira e de Luísa Esteves. Testemunhas presentes: o padre Francisco Esteves e Nicolau Pereira. // Enviuvou a 12/9/1947. // Faleceu em Parada do Monte a 4/5/1953. 

 

ESTEVES, Francisco. Filho de ---------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1867. // Morreu em Pereiral a --/--/1915, com 48 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Ana Maria Pires; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 29/7/1873 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Afonso, rural, e sua esposa, Maria Pereira, moradores em Aldeia Grande. // Casou na igreja paroquial a 15/1/1908 com a sua parente Luísa Esteves, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Aldeia Grande, filha de Manuel Esteves “Corga” e de Maria Alves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel José Domingues e Manuel Gregório, camponeses. // A sua esposa faleceu em Parada do Monte a 5/4/1949. // Nota: este senhor, ou o de baixo, partiu para o Rio de Janeiro em Junho de 1912.

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel José Esteves e de Florinda Fernandes, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Mariana Afonso, do lugar de Cortegada; neto materno de Francisco Fernandes e de Francisca Rodrigues, do lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 2/8/1873 e foi batizado na igreja nesse dito dia. Padrinhos: Francisco Lourenço, rural, e Maria Lourenço, camponesa, solteiros, do lugar de Aldeia Grande. // Artista. // Casou na igreja de Parada do Monte a 2/8/1896 com Carmem Táboas Alves, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, natural da freguesia de Guizo, diocese de Tui, Galiza, filha de José Táboas e de Joaquina Alves, galegos. Testemunhas presentes: Francisco Lourenço, casado, camponês, natural e morador no lugar de Aldeia Grande, e Manuel Lourenço, solteiro, camponês, do mesmo lugar.        

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de Bento Esteves Videira e de Mariana Alves. Nasceu em Parada do Monte a 6/6/1891 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Pires, do lugar do Coto do Paço, e Florinda Afonso, do lugar de Pereiral, ambos solteiros, camponeses. // Gémeo de Miguel Esteves.  

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel Esteves, lavrador, residente nesta freguesia de Parada do Monte; o padre não sabia o nome da mãe da criança, por ser de outra freguesia. Nasceu por volta de 1894. // Morreu no lugar do Carrascal a 22/3/1897, com apenas três anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de António Esteves e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, residentes em Pereiral. N.p. de Bento Esteves e de Rosa Alves; n.m. de Francisco José Gonçalves e de Maria Tomásia (ou Teresa) Pires. Nasceu a 27/5/1865 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Gonçalves, casado, rural, morador em Lagarteira, e Maria Cerqueira, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. 

 

ESTEVES, Gaspar. Filho de Manuel Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Rosa Alves; neto materno de António Pereira e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 10/3/1890 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Pereira e Maria Pereira, solteiros, camponeses, do sobredito lugar.

 

ESTEVES, Germano. Filho de António Esteves e de Maria Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1900. // Morreu a 31/7/1901, com apenas um ano de vida, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Germano. // Casou a --/--/1930 com Silvana Esteves (Notícias de Melgaço n.º 58, de 27/4/1930). // Pai de Maria Esteves (ver Notícias de Melgaço n.º 98, de 22/2/1931).

 

ESTEVES, Glória de Jesus. Filha de --------- Esteves e de ------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Em um certame catequístico que se realizou em 1935 obteve 20 valores (Notícias de Melgaço n.º 291).

 

ESTEVES, Gracinda. Filha de José Esteves e de Florinda Pires, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Alves; neta materna de Manuel Pires e de Margarida Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 9/6/1895 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues e Balbina Domingues, casados, camponeses, moradores no lugar de Pereiral. // Casou na CRCM a 23/11/1914 com Manuel Joaquim Alves, de 23 anos de idade, natural da freguesia da Gave, filho de Manuel Joaquim Alves e de Florinda Rosa Duque. // O seu marido morreu na Gave a 11/9/1966. // Ela faleceu também na dita freguesia da Gave a 8/4/1979.   

 

ESTEVES, Isaura da Conceição. Filha de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 75, de 31/8/1930).

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1824. // Rural. // Faleceu em Aldeia Grande, a 6/8/1864, com 40 anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de António José Esteves e de Maria Rosa Vieites, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1826. // Camponês. // Morreu no lugar de Coto do Paço a 23/10/1902, com setenta e seis anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Maria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, moradores no lugar do Paço. Neto paterno de Bento Esteves e de Isabel Alves, do dito lugar; neto materno de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires, do lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte a 11/5/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues e sua esposa, Rosa Domingues, do lugar do Paço. // Tinha 25 anos de idade (*), era solteiro, lavrador, morava no lugar do Paço, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 1/9/1884, com a sua conterrânea e parente no 4.º grau de consanguinidade, Maria Esteves, de 38 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Cortegada, filha de António Esteves e de Ana Pereira. Testemunhas: Manuel Esteves, casado, rural, de Aldeia Grande, e Miguel Afonso, casado, rural, de Lagarteira. // Pai de Manuel Francisco. /// (*) O padre escreveu que ele tinha 30 anos de idade.  

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de António Esteves, lavrador, e de Joaquina Pereira, residentes em Lagarteira. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Pires, do dito lugar; neto materno de Manuel António Pereira e de Mariana Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 10/1/1860 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: os seus tios maternos, Manuel Pereira, solteiro, camponês, e Rosa Pereira, de Cortegada.  

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de José Esteves e de Ana Pires, lavradores, residentes no lugar do Paço. Neto paterno de Manuel Esteves e de Ana Pires; neto materno de Joaquim Pires e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 14/8/1860 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Alves, casado, camponês, e Maria Pires, casada, ambos moradores no lugar de Carrascal. // Faleceu a 30/4/1863 e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de António Esteves e de Lina Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Domingos Esteves e de Maria Pereira; neto materno de Francisco Cerqueira e de Ana Pires. Nasceu em Parada do Monte a 22/8/1860 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Lourenço Esteves, casado, rural, morador no lugar de Cortegada, e Maria Esteves, casada, moradora no mesmo lugar. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia, a 26/5/1886, com Maria Alves, de 25 anos de idade, solteira, do lugar de Cortegada, filha de Manuel Alves e de Maria Lourenço, rurais, desse lugar. Testemunhas: António Esteves e José Esteves, solteiros, lavradores, de Trigueira. // Faleceu em Parada do Monte a --/12/1943.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de António Esteves e de Joaquina Pereira, moradores em Lagarteira. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Pires, do dito lugar; n.m. de Manuel António Pereira e de Mariana Rodrigues, de Cortegada. Nasceu a 10/1/1861 e foi batizado a (?). Padrinhos: tios maternos: Manuel Pereira e Rosa Pereira, de Cortegada. 

 

ESTEVES, Joaquim. // Nasceu por volta de 1861. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte, a --/--/1937, com 76 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 369). // Nota: deve ser o mesmo indivíduo de cima.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1863. // Tinha vinte e três anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 7/10/1886, com a sua conterrânea e parente no 4.º grau de consanguinidade, Balbina Esteves, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Carrascal, filha de José Esteves e de Maria Rodrigues, rurais, desse lugar. Testemunhas: Luís Manuel de Lucena (assinou Manuel Luís), do lugar de Trigueira, e José Manuel Esteves, do lugar de Coto Santo, casados, rurais. // Tinha trinta e seis anos de idade quando casou na igreja paroquial a 26/10/1899, no estado de viúvo, com Maria Alves, de trinta e cinco anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Carrascal, filha de Albino Alves e de Maria Pires, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Alves, viúvo, camponês, e Manuel António da Rocha, camponês.      

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neto paterno de José Esteves e de Maria Domingues, rurais, do lugar do Coto Santo; neto materno de António Esteves e de Maria Rosa Alves, rurais, do Coto do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 11/5/1882 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves, viúvo, lavrador, e Rosa Esteves, solteira, camponesa, do lugar do Coto do Paço.  

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel [Joaquim] Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neto paterno de José Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues, do lugar de Coto Santo; neto materno de Joaquim Esteves (Videira) e de Maria Domingues, rurais, do lugar do Coto do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 15/5/1884 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Esteves, solteira, camponesa, do Coto do Paço. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 15/7/1907 com a sua parente Maria Rosa Pereira, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto Santo, filha de Manuel Pereira e de Maria Esteves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Luís Domingues e Justino Esteves, lavradores.    

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Neto paterno de António Esteves e de Maria Rosa; neto materno de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Pires. Nasceu em Parada do Monte a 9 de Setembro de 1886 (no assento registaram 1884, mas é lapso) e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Pires e Maria Domingues, casados, camponeses, do lugar do Chão de Bezerro.  

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de António Esteves e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Neto paterno de António Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de Manuel Rodrigues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 9/6/1896 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves, viúvo, tio paterno do batizando, morador no lugar de Chão do Bezerro, e Felismina Esteves, solteira, camponesa, tia paterna da criança, moradora no mesmo lugar do padrinho. // Morreu a 25/6/1896.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Alfredo Esteves e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de António Esteves e de Rosa Gonçalves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1833. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 14/2/1898, com 65 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Francisco Pereira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro.    

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1840. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 15/5/1900, com 60 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Joaquim Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de José Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues, rurais, moradores no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Bento Esteves e de Rosa Esteves, de Cortegada; neta materna de Francisco Domingues e de Mariana Pires, de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 4/9/1855 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Domingues e Mariana Alves, do lugar do Casal. // Tinha 25 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 15 de Maio de 1881 com o seu conterrâneo Francisco Vieites, nascido a 28 de Julho de 1856, solteiro, lavrador.  

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Esteves e de Ana Pires, moradores em Parada do Monte. Nasceu nesta freguesia serrana por volta de 1827. // Casou com a sua conterrânea Ana Pires, de quem enviuvou a 27/4/1895. // Tinha 70 anos de idade, estava viúvo, morava no lugar do Paço, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 27/4/1897 com Maria da Cunha, de 47 anos de idade, solteira, natural e moradora no lugar da Portela, freguesia de São Pedro de Riba de Mouro, filha de João da Cunha e de Maria Teresa Afonso, moradores na dita freguesia de Monção. Testemunhas presentes: Manuel Esteves “Corga”, casado, camponês, e Manuel Pereira, casado, ambos de Parada do Monte. // Morreu no lugar do Paço a 7/8/1901, com setenta e cinco (75) anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com a dita Maria da Cunha, com testamento, com filhos do primeiro casamento, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. // A sua viúva casou a 7/3/1905 com Manuel Esteves, natural de Parada do Monte.   

 

ESTEVES, José. Filho de Bento Esteves e de Mariana Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de António José Esteves e de Maria Rosa Alves; neto materno de João Alves e de Maria José de Araújo. Nasceu em Parada do Monte a 27/1/1860 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: José Pires, casado, e Maria Joaquina Pires, casada, ambos moradores em Coto do Paço. // Era o 4.º varão do casal.

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 14/8/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Alves, solteiro, rural, morador em Coto Santo, e Maria Joana Alves, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Pereiral, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 27/5/1889, com Florinda Pires, também de 26 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Paço, filha de Manuel José Pires e de Margarida Esteves, desse lugar. Testemunhas: Joaquim Lourenço, de Coto Santo, e Justino Esteves, do Paço, solteiros. // Casou (em segundas núpcias - confirmar), na CRCM, a 7/8/1913, com ------------------, filha de Manuel Luís Esteves e de Maria Esteves, de Penso. // Morreu em Pereiral, Parada do Monte, a 5/1/1940. // A sua viúva deve ter morrido em Janeiro de 1962.  

 

ESTEVES, José. Filho de ---------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1865. // Faleceu em Carrascal a --/--/1915, com 50 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915).

 

ESTEVES, José. Filho de António Esteves e de Lina Cerqueira, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de Domingos Esteves e de Maria Pereira; neto materno de Francisco Cerqueira e de Ana Pires. Nasceu em Parada do Monte a 27/4/1866 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves, lavrador, e Maria Cerqueira. // Casou na igreja da sua freguesia a 1/8/1894 com Maria Fernandes, de 23 anos de idade, solteira, moradora no lugar de Cortegada, filha de Francisco Fernandes e de Joaquina Pereira. Testemunhas presentes: António Esteves e Justino Esteves, lavradores, residentes em Trigueira.  

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel [António] Esteves e de Margarida Esteves, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Domingues, do lugar de Lagarteira; neto materno de Manuel José Esteves e de Maria Pires, do lugar de Pereiral, todos lavradores. Nasceu em Parada do Monte a 8/9/1874 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: José Esteves (Raposeira), casado, rural, morador no lugar do Paço, e Ana Pereira, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 2/1/1902 com a sua parente Maria Esteves, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Baldosa, Gave, filha de Luís Esteves e de Ana Duque, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Luís Domingues e Manuel Joaquim Vieites, lavradores. // Em 1913, com 40 anos de idade, foi preso em Espanha, a pedido da polícia de emigração portuguesa, quando seguia para Vigo a fim de embarcar clandestinamente para o Brasil; os espanhóis entregaram-no às autoridades portuguesas de Valença do Minho. Também foi preso o seu conterrâneo Manuel José, de 54 anos de idade, entre outros (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913).     

 

ESTEVES, José. Filho de António Esteves e de Maria Joana Alves, moradores no lugar de Pereiral. Neto paterno de Bento Esteves e de Mariana Alves, do dito lugar; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, de Coto Santo, todos rurais. Nasceu em Parada do Monte a 15/11/1875 e foi batizado nesse dito dia. Padrinhos: José Esteves e Maria Luísa Rodrigues, casados, camponeses, residentes em Coto Santo. // Casou na igreja de Parada do Monte, a 7/9/1898, com a sua parente Rosa Alves, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Carrascal, filha de Joaquim Alves e de Maria Esteves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Alves, casado, camponês, morador no lugar do Carrascal, e Manuel Gregório, solteiro, camponês, morador no lugar de Coto Santo. // Faleceu em Parada do Monte a 15/8/1958.   

 

ESTEVES, José. Filho de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Ana Maria Pires, moradores no dito lugar; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, moradores no lugar do Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 6/6/1877 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Afonso e Maria Teresa Alves, casados, camponeses, moradores no lugar do Pereiral. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 8/5/1955.

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Rosa Alves, camponeses; neto materno de António Pereira e de Rosa Esteves, rurais, todos do sobredito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 20/2/1887 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Esteves e Maria Esteves, solteiros, camponeses, também moradores no dito lugar de Cortegada.  

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neto paterno de José Manuel Esteves e de Maria Domingues; neto materno de Joaquim Esteves e de Maria Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 11/2/1889 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves, viúvo, e Rosa Esteves, solteira, camponeses, do Coto do Paço. 

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de Bento Esteves (Videira) e de Mariana Alves. Nasceu em Parada do Monte a 17/5/1889 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Rosa Rodrigues, solteiros, camponeses, do lugar do Paço.  

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves, moradores no lugar de Coto do Paço. Neto paterno de José Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Joaquim Esteves e de Maria Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 28/9/1894 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pereira e Maria Pereira, solteiros, camponeses. // Morreu a 28/10/1897 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, José. Filho de --------- Esteves e de ---------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1913 com Rosa Esteves (Correio de Melgaço n.º 61, de 10/8/1913).

 

ESTEVES, José. Filho de António Esteves e de Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1903. // Morreu no dito lugar a 10/10/1907, com apenas quatro anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Caetano Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Francisco Esteves e de Joaquina Alves; neto materno de Bento Esteves e de Florinda Pereira. Nasceu em Parada do Monte a 8/7/1909 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves, casado, camponês, e Florinda Pereira, casada, lavradeira. 

 

ESTEVES, José. Filho de ----------- Esteves e de ------------ Pereira. Nasceu a --/--/1---. // Em 1934 foi nomeado juiz de paz para a freguesia de Parada do Monte (Notícias de Melgaço n.º 227, de 25/3/1934).

 

ESTEVES, José. Filho de Justino Esteves e de Maria Vieites, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Francisco Vieites e de Joaquina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 2/10/1910 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que faleceu no lugar de Cortegada a --/--/1913, com apenas quatro (!) anos de idade (Correio de Melgaço n.º 32, de 12/1/1913). 

 

ESTEVES, José. Filho de Justino Esteves e de Maria Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 103, de 5/4/1931). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1438, de 17/6/1962: «Na ambulância da SCMM foi transportada de urgência para a cidade do Porto a senhora Maria P. Esteves, esposa do nosso amigo senhor José Pereira Esteves, de Parada do Monte, a qual foi operada no hospital de São Francisco, onde se encontra internada.»

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Esteves e de Piedade Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (NM 425).

 

ESTEVES, José Belarmino. Filho de -------- Esteves e de -------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou com Maria do Sameiro Carvalho, natural da Gave. // Por volta de 1975 Adriano de Carvalho, solteiro, maior, de Coelhos, Gave, doou-lhes, verbalmente, uma casa de morada: rés-do-chão, 1.º andar, e sótão, com a área de 120 m2, e rossios com 20 m2, no referido lugar de Coelhos. // Em 1998 residiam em Cortegada (VM 1100).  

 

ESTEVES, José Elias. Filho de --------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou a 23/8/1992 com Maria Fernanda Afonso, sua conterrânea.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Francisco Esteves e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar do Carrascal. Nasceu em Parada do Monte a 5/4/1798. // Tinha 76 anos de idade, era viúvo de Maria Rosa Esteves, lavrador, morava no dito lugar, quando casou em segundas núpcias, na igreja da sua terra natal, a 3/6/1874, com Maria José, nascida a 26/2/1832 e batizada com o nome de Maria Ana, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar, filha de Lourenço Rodrigues e de Maria Rosa, rurais, de Coto Santo. Testemunhas: Zeferino Esteves e Francisco José Pereira, casados, rurais, moradores no lugar de Trigueira.

 

ESTEVES, José Maria. Filho de ---------- Esteves e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1873. // Faleceu no lugar do Paço, freguesia de Parada do Monte, a --/--/1933, com 60 anos de idade (NM 201, de 16/7/1933).

 

ESTEVES, José Zeferino (Padre). Filho de Manuel José Esteves e de Maria da Conceição Domingues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/195-. Ordenou-se sacerdote no seminário de Braga no ano de 1978. // Em 2020 residia na Casa Sacerdotal de Braga. // Irmão do padre António Luís Esteves, de Maria Cândida, professora da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, e de Margarida de Jesus, residente em França (ver “A Voz de Melgaço” n.º 1444, de 1/11/2020).  

 

ESTEVES, Júlia. Filha de ---------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/2000 (VM 1138). 

 

ESTEVES, Júlia da Conceição. Filha de Manuel Esteves e de Conceição Domingues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931).

 

ESTEVES, Júlio. Filho de ----------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou com Maria das Dores Pires, da mesma freguesia. // Por volta de 1978 adquiriram – através de uma doação verbal feita por Caetano Pires e sua mulher, Pureza Afonso, de Corgas – uma casa de morada, composta por rés-do-chão e 1.º andar, com a área de 104 m2, sito no referido lugar. // Em 1999 residiam no lugar das Corgas, Paderne (VM 1130). 

 

ESTEVES, Justina. Filha de Manuel José Esteves e de Florinda Fernandes, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Mariana Afonso, rurais, moradores no lugar de Cortegada; neto materno de Francisco Fernandes e de Francisca Rodrigues, camponeses, moradores no dito lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 6/1/1878 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Lourenço e Maria Lourenço, solteiros, rurais, moradores no lugar de Aldeia Grande. 

 

ESTEVES, Justina. Filha de ----------- Esteves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/1912. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1913, com apenas nove meses de idade (Correio de Melgaço n.º 34, de 26/1/1913).

 

ESTEVES, Justina da Luz. Filha de Manuel Esteves “Corga” e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Francisco Esteves e de Rosa Esteves; neta materna de Manuel Francisco Pereira e de Maria Luísa Afonso, todos do sobredito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 10/4/1892 e foi batizada na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua irmã, Rosa Alves, solteiros, camponeses, moradores no lugar do Coto Santo. // Casou com --------------------------. // Faleceu em --------------, a --/--/19--.

 

ESTEVES, Justino. // Nasceu por volta de 1857. // Morreu no lugar do Pereiral, freguesia de Parada do Monte, a –/--/1932, com 75 anos de idade (NM 145, de 17/4/1932).

 

ESTEVES, Justino. Filho de António Esteves e de Lina Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Domingos Esteves e de Ana Pereira; neto materno de Francisco Cerqueira e de Ana Pires. Nasceu em Parada do Monte a 13/6/1864 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, rural, morador no lugar de Cortegada, e Maria Esteves, solteira, do mesmo lugar. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 23/3/1903 com a sua conterrânea Joaquina Esteves, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto Santo, filha de Francisco Esteves e de Balbina Esteves, rurais. Testemunhas presentes: Aires Esteves e António Esteves, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 29/3/1952.

 

ESTEVES, Justino. Filho de José Manuel Esteves e de Rufina Esteves, lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Manuel Caetano Esteves e de Maria Ana Domingues; n.m. de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves. Nasceu a 9/8/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Caetano Esteves, casado, rural, morador em Coto Santo, e Maria Antónia Esteves, viúva, lavradeira, moradora em Aldeia Grande. 

 

ESTEVES, Justino. Filho de António Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Neto paterno de António Esteves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Manuel Luís Domingues Lobo de Oliveira e de Maria Luísa Pires. Nasceu em Parada do Monte a 20/4/1865 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Pires, casado, rural, e Maria Domingues, casada, lavradeira, ambos do sobredito lugar. // Camponês. // Casou na igreja da sua freguesia a 1/10/1893 com a sua parente Rosa Esteves, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Coto do Paço, filha de Joaquim Esteves e de Maria Domingues. Testemunhas presentes: Luís Domingues, do lugar do Paço, e Manuel Joaquim Esteves, do lugar do Coto do Paço. // Morava no lugar de Pereiral quando casou na igreja da sua freguesia, no estado de viúvo, a 25/7/1907, com Florinda Afonso, de 46 anos de idade, solteira, camponesa, residente no mesmo lugar, filha de Manuel José Afonso e de Maria Teresa Alves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Esteves e António Joaquim Cerqueira, camponeses.        

 

ESTEVES, Justino. Filho de Zeferino Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes em Trigueira. N.p. de Manuel Caetano Esteves e de Maria Ana Domingues; n.m. de Manuel António Alves e de Rosa de Sousa. Nasceu a 18/9/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, rural, e Maria Alves, casada, lavradeira, moradores no supracitado lugar.  

 

ESTEVES, Justino. Filho de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, residentes em Pereiral. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires; n.m. de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu a 11/1/1870 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires, casado, rural, morador em Tablado, e Joana Alves, solteira, camponesa, moradora em Coto Santo. 

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Florinda Afonso, lavradores, residentes em Lagarteira. N.p. de Manuel Esteves e de Teresa Esteves; n.m. de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves, todos do dito lugar. Nasceu a 7/8/1872 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, do mesmo lugar, e Maria Alves, casada, moradora em Chão do Bezerro.

 

ESTEVES, Justino. Filho de Bento Esteves e de Florinda Pereira, lavradores, residentes em Cortegada. N.p. de Bento Francisco Esteves e de Mariana de Sousa, de Além, Cubalhão; n.m. de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues, de Cortegada, Parada do Monte. Nasceu a 16/8/1872 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Pereira e esposa, Matildes Esteves, moradores em Tablado, todos rurais. // Morreu em Parada do Monte a 16 (ou 17) de Outubro de 1950. 

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Carolina Domingues, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de António Domingues e de Rosa Afonso, todos rurais, do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 17/6/1874 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel António Vieites (Beites), casado, camponês, morador em Tabulado, e Maria Duque, casada, lavradeira, do mesmo lugar. // Rural. // Casou na igreja da sua freguesia a 29/7/1895 com Rosa Fernandes, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, do dito lugar de Cortegada, filha de Dinis Fernandes e de Marcelina Vieites. Testemunhas presentes: Francisco Esteves e José Pires, rurais, moradores no sobredito lugar de Cortegada.

 

ESTEVES, Justino. Filho de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, residentes em Pereiral. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, de Coto Santo. Nasceu a 8/2/1875 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Vieites (Beites), casada, lavradeira. 

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Rosa Alves; neto materno de António Pereira e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 23/5/1884 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pereira e Maria Rosa Esteves, solteiros, camponeses, do lugar de Cortegada. // Camponês. // Em 1905 estava a cumprir o serviço militar; nesse ano desertou. // Em 1908, se o quisesse, poderia beneficiar da amnistia concedida pelo rei Manuel II (decreto de 12/2/1908) se voluntariamente se apresentasse no distrito de recrutamento e reserva n.º 3, em Viana do Castelo, até 20/4/1908 (Jornal de Melgaço n.º 727, de 26/3/1908). Não sei o que aconteceu posteriormente. // Casou na igreja paroquial a 31/10/1910 com a sua parente Florinda Pereira, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no dito lugar de Cortegada, filha de Justino Pereira e de Rosa Pereira, rurais. Testemunhas presentes: Manuel de Barros e Manuel Pereira, camponeses. // A sua esposa faleceu em Parada do Monte a 7/10/1918.     

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco Esteves e de Rosa Esteves; neto materno de Raimundo Alves e de Maria Cerqueira. Nasceu em Parada do Monte a 11/5/1885; e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves, casado, e Maria Esteves, viúva, camponeses, do lugar do Paço.

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de António Luís Esteves e de Mariana Domingues; neto materno de João Afonso e de Maria Gregório. Nasceu em Parada do Monte a 10/4/1893 e foi batizado na igreja paroquial a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso e Justina Afonso, solteiros, camponeses. // Morreu a 28/3/1895.

 

ESTEVES, Justino. Filho de Joaquim Esteves e de Balbina Esteves, moradores no lugar de Carrascal. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de José Esteves e de Maria Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 17/6/1894 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque, casado, e sua filha, Maria Rosa Duque, solteira, camponeses. // Em 1913 foi preso em Espanha, a pedido da polícia portuguesa de emigração, quando seguia para Vigo, a fim de embarcar clandestinamente para o Brasil; os espanhóis entregaram-no às autoridades portuguesas de Valença do Minho (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913). // Casou a 5/10/1932 com a sua conterrânea Albina Esteves (ver Notícias de Melgaço n.º 171, de 30/10/1932). // Enviuvou a --/--/19--. // Morreu na sua freguesia de nascimento a --/--/19--.  

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. // Nasceu em Parada do Monte no ano de 1896. // Morreu a 21/2/1897, com apenas oito meses de idade, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Alves, lavradores. Neto paterno de António Esteves e de Mariana Gonçalves; neto materno de José Rodrigues e de Catarina (!) Alves. Nasceu em Parada do Monte a 29/6/1897 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô paterno e Felicidade Afonso, solteira, camponesa. // Casou com -------------------. // Enviuvou a --/--/19--. // Morreu a --/--/19--.  

 

ESTEVES, Justino. Filho de Francisco Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1901. // Morreu no dito lugar a 5/12/1902, com apenas catorze meses de idade, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

ESTEVES, Justino. Filho de -------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1901. // Faleceu no lugar de Cortegada, Parada do Monte, a --/--/1913, com apenas doze anos de idade (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913).

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. // Morreu no dito lugar a 23/6/1907, apenas com três dias de idade, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Justino. Filho de -------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1908. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1912, com apenas quatro anos de idade (Correio de Melgaço n.º 20, de 20/1/1912).

 

ESTEVES, Justino. Filho de Alfredo Augusto Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Manuel Rodrigues e de Florinda Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 8/6/1910 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, lavrador, e Florinda Alves, solteira, camponesa. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 4/4/1993.

 

ESTEVES, Justino. Filho de José Maria Esteves e de Maria Rosa Duque. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917). // Faleceu no lugar do Paço, Parada do Monte, a --/--/1917, com apenas 24 dias de vida (Jornal de Melgaço n.º 1170, de 11/8/1917).  

 

ESTEVES, Justino. Filho de ---------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou em Parada do Monte, a --/--/1938, com Pureza Pires (Notícias de Melgaço n.º 421). // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Cortegada, Parada do Monte, a --/--/1993 (VM 987).

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Belmira Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1933 (NM 195, de 21/5/1933).

 

ESTEVES, Libânia. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires; neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 23/9/1870 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial pelo padre José Maria Soares da Silva. Padrinhos: Caetano Alves e Maria Vieites, rurais, moradores na freguesia. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 28/3/1950.  

 

ESTEVES, Lina. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 23 de Julho de 1852. // Tinha vinte e cinco anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 19/6/1878 com o seu conterrâneo Manuel Vieites, nascido a 22/3/1853, solteiro, lavrador. // O seu marido morreu em Parada do Monte no ano de 1933.

 

ESTEVES, Ludovina. Filha de Bento Esteves (Videira) e de Mariana Alves, moradores no lugar de Pereiral. Nasceu por volta de 1853. // Tinha 36 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 22/12/1889, com Joaquim Pires, de 35 anos de idade, solteiro (*), lavrador, residente no lugar de Cortegada, filho de José Pires “Borges” e de Maria Engrácia, da freguesia e concelho de Nelas. Testemunhas: Custódio José Pereira, casado, de Tablado, e Bento Esteves “Videira”, viúvo, de Pereiral, rurais. // Com geração. /// (*) O padre a seguir escreve que ele é viúvo de Joaquina Vieites (Beites)!    

 

ESTEVES, Luísa. Filha de ---------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1842. // Faleceu em Coto Santo a --/--/1914, com 72 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914).

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 12 de Agosto de 1848. // Tinha 31 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 10/9/1879 com o seu parente e conterrâneo Miguel Afonso, nascido a 16/6/1850, solteiro, lavrador. // Faleceu no lugar de Lagarteira a 17/2/1907, com cinquenta e nove anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Miguel Afonso, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

ESTEVES, Luísa. Filha de José Manuel Esteves e de Maria Domingues, moradores no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Bento Esteves e de Rosa Esteves, do lugar de Cortegada; neta materna de Francisco Domingues e de Mariana Pires, do lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 31/10/1859 e foi batizada a (?). Padrinhos: Luísa Rodrigues e Francisco Domingues, do lugar de Coto Santo. // Tinha 32 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar de Coto Santo, quando casou na igreja paroquial a 9/8/1891 com o seu conterrâneo Manuel Rodrigues, de 39 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Constantino Esteves e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves; neta materna de Ana Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 16/6/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António Esteves, casado, rural, morador em Trigueira, e Rosa Lourenço, casada, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 9/9/1901, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Manuel Esteves e de Rufina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues; neta materna de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 8/5/1864 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial pelo padre José Maria Soares da Silva, pároco da freguesia. Padrinhos: Caetano Esteves e Maria Antónia Esteves. // Casou a 31/7/1892 com o seu conterrâneo Francisco Manuel Lourenço, nascido por volta de 1854. 

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Manuel Esteves (Corga) e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, camponeses, do lugar do Paço; neta materna de António Alves e de Luísa Afonso, rurais, do lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 10/4/1888 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Miguel Afonso e Maria Luísa Esteves, casados, lavradores, do lugar da Lagarteira. // Casou na igreja paroquial a 15 de Janeiro de 1908 com o seu parente Francisco Esteves, de 36 anos de idade, solteiro, camponês. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/4/1949.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco Esteves e de Maria Lourenço, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1794. // Faleceu no lugar de Carrascal a 22/5/1864, com 70 anos de idade, no estado de casado com Maria Ana Esteves, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Maria Pereira. Nasceu por volta de 1801. // Faleceu com todos os sacramentos, no lugar de Lagarteira, a 19/7/1861, com 60 anos de idade, no estado de viúvo. // Deixou quatro filhos. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Bento Esteves e de Isabel Gonçalves. N.p. de Francisco Esteves e de Francisca Esteves; n.m. de Manuel Alves e de Maria Gonçalves. Nasceu por volta de 1811. // Faleceu com todos os sacramentos, a 1/1/1861, em Cortegada, com 50 anos de idade, casado com Rosa Domingues. // Deixou três filhos.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Maria Pires, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1816. // Camponês. // Morreu no lugar de Carrascal a 10/3/1905, com 89 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Luísa Lourenço, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco Esteves e de Joana Pereira, moradores no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1824. // Lavrador. // Morreu no dito lugar a 2/4/1896, com 72 anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúvo, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Bento Esteves e de Rosa Esteves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1827. // Camponês. // Morreu no lugar de Cortegada a 14/2/1907, com 80 anos de idade, repentinamente, no estado de viúvo de Maria Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Teresa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1830. // Camponês. // Morreu no dito lugar a 29/1/1895, com 65 anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúvo de Florinda Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Manuel (Videira). Filho de Bento Esteves “Videira” e de Mariana Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Nasceu por volta de 1840. // Tinha cinquenta anos de idade, era viúvo, lavrador, morava em Aldeia Grande, quando casou na igreja de Parada do Monte a 8/12/1890, com Joaquina Esteves, de 34 anos de idade, solteira, camponesa, de Riba de Mouro, filha de Pedro Manuel Esteves e de Rosa Esteves, rurais, monçanenses. Testemunhas: Bento Esteves “Videira” e o presbítero Manuel António Rodrigues, do lugar do Ribeiro, Riba de Mouro.

 

ESTEVES, Manuel (Corga). Filho de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1853. // Tinha 38 anos de idade, era lavrador, viúvo de Maria Alves, morava no lugar de Aldeia Grande, quando voltou a casar, na igreja de Parada do Monte, a 11/6/1891, com Maria Pereira (*), de 31 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Francisco Pereira e de Maria Afonso, rurais. Testemunhas: Manuel Esteves “Videira” e António Luís Esteves, casados, camponeses, todos do dito lugar de Aldeia Grande. // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Parada do Monte em 1912, com 60 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 4). /// (*) Ver Maria Luísa Pereira.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 15/4/1855. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 26/11/1877, com Maria Alves, nascida a 10/6/1854, solteira, camponesa, moradora em Aldeia Grande, filha de António Luís Alves e de Luísa Afonso, moradores que foram nesse lugar. Testemunhas: Bento Esteves, casado, rural, morador em Paço, e Vitorino Esteves, casado, rural, morador em Trigueira. // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar de Aldeia Grande, freguesia de Parada do Monte, com 77 anos de idade, a --/--/1932 (ver NM 159, de 31/7/1932). Tinha a alcunha de “Videira”.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves (Travessa) e de Lina Cerqueira, rurais, moradores no lugar de Trigueira. Neto paterno de Domingos Esteves e de Maria Pereira, do lugar de Cortegada; neto materno de Francisco Cerqueira e de Ana Pires, do lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 17/5/1856 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Joaquim Esteves e Maria Cerqueira, do lugar de Trigueira. // Tinha 35 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar de Trigueira, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 8/6/1891, com Rosa Alves, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Cortegada, filha de Manuel Alves e de Maria Lourenço, rurais, desse lugar. Testemunhas: José Esteves “Travessa” e António Esteves “Travessa”, solteiros, rurais, de Trigueira. // Faleceu em Parada do Monte a 7/6/1942.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Rufina Esteves, moradores em Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues, de Coto Santo; neto materno de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves, de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 8/4/1857 e foi batizado a -------------. Madrinha: a sua avó materna. // Casou com ----------------------. // Faleceu no lugar da Trigueira a --/--/1932, com 75 anos de idade (ver Notícias de Melgaço n.º 137, de 31/1/1932).  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Luís Esteves e de Mariana Domingues Ramos, moradores em Aldeia Grande. N.p. de Bento Esteves e de Rosa Maria Esteves, de Cortegada; n.m. de Manuel Francisco Domingues Ramos e de Maria Rosa Vieites, de Aldeia Grande. Nasceu a 4/6/1857 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e Maria Rosa Vieites (Beites), do mesmo lugar. // Casou a 8/8/1890 com ----------------------------. // Faleceu a 16/7/1933 (ou 1935).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1858. // Camponês. // Morreu no dito lugar a 5/1/1903, com 45 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves e de Joaquina Pereira, moradores em Lagarteira. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Pires, do dito lugar; n.m. de Manuel António Pereira e de Mariana Rodrigues, de Cortegada. Nasceu a 3/7/1858 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Pereira e Maria Esteves. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Florinda Afonso, moradores em Lagarteira. N.p. de Manuel Francisco Esteves e de Teresa Esteves, da Trigueira; n.m. de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves, de Lagarteira. Nasceu a 5/2/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Afonso e Maria Afonso, de Lagarteira.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Zeferino Esteves e de Rosa Alves, moradores em Trigueira. N.p. de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues, de Coto Santo; n.m. de Manuel António Alves e de Rosa de Sousa, da Trigueira. Nasceu a 12/3/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Alves, tia materna da criança.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Cerqueira, moradores em Trigueira. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Pereira, de Cortegada; n.m. de Francisco Cerqueira e de Ana Pires, de Trigueira. Nasceu a 11/5/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves e Ana Cerqueira, ambos de Trigueira. // Gémeo de António. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel José Esteves e de Rufina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues; neto materno de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 4/5/1860 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno, casado, rural, morador em Coto Santo, e Maria Antónia Esteves, viúva, moradora em Aldeia Grande. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 28/5/1900 com a sua parente Rosa Esteves, de 18 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Trigueira, filha de Miguel Esteves e de Margarida Domingues, rurais. Testemunhas presentes: António Luís Esteves e Luís Afonso, camponeses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 1/1/1932.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Luís Esteves e de Mariana Domingues Ramos, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Bento Esteves e de Rosalina (ou Rosa Maria) Esteves; neto materno de Manuel Francisco Domingues Ramos e de Maria Rosa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 15/7/1860 e foi batizado na igreja nesse dito dia. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues Ramos, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Maria Rosa Vieites, casada, moradora no mesmo lugar. // Tinha 26 anos de idade (*) de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar de Aldeia Grande, quando casou na igreja da sua freguesia, a 26/5/1887, com Maria Rosa Afonso, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Fojo, freguesia de Cousso, filha de João Afonso e de Maria Gregório, coussenses. Testemunhas: António Luís Esteves e Manuel Esteves Videiro/a, casados, rurais, do lugar de Aldeia Grande. // Tinha 45 anos de idade, estava viúvo, quando casou na igreja paroquial a 7/3/1905 com Maria da Cunha, de 48 (!) anos de idade, camponesa, viúva de José Esteves, natural de Riba de Mouro, concelho de Monção, filha de João Manuel da Cunha e de Maria Teresa Afonso, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Esteves “Corga” e Manuel Esteves, camponeses. // Morreu no lugar de Aldeia Grande a 25/3/1911, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com a dita Maria da Cunha, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. /// (*) O padre atribuiu-lhe 28 anos de idade!   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco José Esteves e de Balbina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves; neto materno de Francisco Esteves e de Mariana Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 13/8/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Aires Esteves, solteiro, rural, morador no lugar de Trigueira, e Emília Esteves, solteira, lavradora, do mesmo lugar. // Camponês. // Morreu no lugar de Coto Santo a 30/5/1905, com 42 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco Esteves e de Marcelina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Manuel Caetano Esteves e de Maria Ana Domingues; neto materno de Bento Domingues e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 23/3/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Caetano Esteves e Maria Ana Domingues, casados, rurais, moradores em Coto Santo. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar de Trigueira, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 29/3/1891, com Maria Rosa de Carvalho, de vinte e seis anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Aldeia Grande, filha de Manuel José Carvalho e de Maria Ana Fernandes, rurais, moradores nesse lugar. Testemunhas: Manuel José de Carvalho, casado, e Francisco de Carvalho, solteiro, rurais, residentes em Aldeia Grande. // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu em Trigueira, Parada do Monte, a --/--/1938, com 75 anos de idade (NM 414).   

 

ESTEVES, Manuel (Videira). Filho de Manuel Esteves “Videira” e de Maria Duque Domingues, lavradores, residentes em Aldeia Grande. Neto paterno de Bento Esteves “Videira” e de Mariana Alves; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Duque. Nasceu em Parada do Monte a 17/7/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves, casado, rural, e Maria Ana Domingues, casada, lavradeira, ambos moradores no supracitado lugar. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, mendigo, morava em Aldeia Grande, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 19/3/1891, com Rosa Rodrigues Exposta, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Maria Rodrigues, da freguesia de Fornelos. Testemunhas: Manuel Esteves “Videira”, de Aldeia Grande, e Manuel Joaquim Duque, de Coto do Paço, casados, rurais, de Parada do Monte.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Bento Esteves, natural de Cubalhão, e de Florinda Pereira, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes em Cortegada. Neto paterno de Francisco Esteves e de Maria Ana de Sousa; neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues. Nasceu a 2/2/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pereira, solteiro, rural, e Maria Perpétua Domingues, viúva, lavradeira, moradores no sobredito lugar.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Margarida Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Domingues; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Ana Pires. Nasceu em Parada do Monte a 23/3/1867 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, rural, morador no lugar do Paço, e Rosa Esteves, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Camponês. // Casou na igreja da sua freguesia a 7/7/1892 com Rosa Afonso, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, do sobredito lugar de Pereiral, filha de Manuel Afonso e de Maria Teresa Alves, rurais. Testemunhas: Luís Manuel de Lucena e Manuel José Pires, casados, lavradores. // Faleceu em Parada do Monte a 17/6/1948 (confirmar).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Paço. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Ana Afonso; neto materno de Luís Domingues e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 30/9/1868 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: Bento Esteves e Luísa Esteves, casados, rurais, moradores no lugar do Paço. // Casou na igreja de Parada do Monte a 19/12/1895 com Rosa Domingues, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, sua conterrânea, filha de João Manuel Domingues e de Maria Pires, rurais. Testemunhas presentes: Luís Domingues, casado, camponês, do lugar do Paço, e Manuel José Domingues, casado, lavrador, do lugar do Coto do Paço. // Faleceu em Parada do Monte, freguesia onde nascera, no lugar do Coto do Paço, a 28/6/1934 (NM 238, de 8/7/1934). // A sua viúva deve ter morrido em Outubro de 1961.    

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Bento Esteves e de Florinda Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Francisco Esteves e de Maria Ana de Sousa; neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 2/5/1869 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pereira, casado, rural, morador no lugar de Trigueira, e Matildes Esteves, casada, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 31/8/1898 com Florinda Pereira, de 18 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Tabulado, filha de Francisco Pereira e de Matildes Esteves, rurais. Testemunhas: Francisco Vieites, solteiro, lavrador, residente no lugar de Tabulado, e Francisco José Pereira, casado, camponês, morador no lugar da Trigueira. // Faleceu em Parada do Monte a 26/5/1946.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Carolina Domingues, lavradores, residentes em Cortegada. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa Domingues; n.m. de António Domingues e de Ana Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 26/12/1871 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Vieites (Beites), solteiro, rural, morador em Tablado, e Maria Vieites (Beites), solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neto paterno de José Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues, rurais, moradores no lugar de Coto Santo; neto materno de Joaquim Esteves e de Maria Domingues, camponeses, moradores no lugar do Coto do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 12/7/1880 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e Rosa Esteves, tia materna, solteira, camponesa, moradora no lugar do Coto do Paço.    

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Pereiral. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues, camponeses, moradores no lugar do Chão de Bezerra; neto materno de Bento Esteves e de Vitória Maria Alves, rurais, do lugar do Pereiral. Nasceu em Parada do Monte a 16/4/1887 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Francisco Pires e Rosa Vieites, casados, do lugar do Coto do Paço. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 24/5/1951.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de José Esteves e de Florinda Pires, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Alves; neto materno de Manuel José Pires e de Margarida Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 8/11/1891 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel de Barros e Rosalina Pires, camponeses, do lugar da Trigueira.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Bento Esteves e de Florinda Pereira; neto materno de Manuel Pereira e de Maria Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 23/9/1893 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves e Maria Esteves, solteiros, camponeses.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de António Esteves e de Joana Pereira; neto materno de Nicolau Pereira e de Luísa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 2/10/1896 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves e Maria Esteves, solteiros, camponeses, moradores no lugar da Lagarteira, tios paternos do bebé. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 24/8/1970.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Rosa Esteves, lavradeira, moradora no lugar de Pereiral. Neto materno de Francisco Esteves e de Joaquina Alves. Nasceu em Parada do Monte a 13/1/1897 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, camponês, morador no lugar de Cortegada, e Albina Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Pereiral. // Faleceu na sua freguesia natal a 25/3/1945. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de --------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1901. // Em 1913, apenas com doze anos de idade, foi preso em Espanha, a pedido da polícia portuguesa de emigração, quando seguia em companhia de outros conterrâneos para Vigo, a fim de embarcar clandestinamente para o Brasil; os espanhóis entregaram-no às autoridades portuguesas de Valença do Minho (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913).   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de --------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1904. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1914, com apenas dez anos de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Justino Esteves e de Maria Vieites, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. // Morreu no dito lugar a 22/3/1908, com apenas cinco meses de idade, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Justino Esteves e de Maria Vieites, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Francisco Vieites e de Joaquina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 16/4/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves, casado, camponês, e Maria Luísa Fernandes, casada, lavradeira. // Morreu no dia 28/8/1909 e foi sepultado no adro da igreja.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves; neto materno de Manuel Pereira e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 22/7/1909 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Miguel Pires, casado, camponês, e Marcelina Pereira, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 18/1/1933 com a sua conterrânea Piedade Rodrigues. // Enviuvou a 3/4/1993. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 19/8/1993.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de ---------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou em Parada do Monte a --/--/1933 com Piedade Rodrigues (Notícias de Melgaço n.º 180, de 22/1/1933, e NM 184, de 26/2/1933). 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de ---------- Esteves e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou na igreja de Parada do Monte a --/--/1935, com Rosa Vieites (NM 269, de 28/4/1935).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de ---------- Esteves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou na igreja de Parada do Monte a --/--/1938, com Maria Pires (NM 421).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de --------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou na igreja de Parada do Monte a --/--/1938, com Júlia Esteves (NM 427).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de --------- Esteves e de ----------------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou com Maria da Conceição Pereira. // Em 1998 residiam em Coto Santo, Parada do Monte (VM 1086).

 

ESTEVES, Manuel (Videira). Filho de ----------- Esteves “Videira” e de ------------------------. Nasceu em -------------, por volta de 1920. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1994, com 74 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1009). 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de José Esteves e de Generosa Afonso. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 100, de 8/3/1931).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Germana Domingues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1932 (NM 156, de 10/7/1932).

 

ESTEVES, Manuel. // Nasceu por volta de 1934. // Morreu na freguesia de Parada do Monte a --/--/2020, com 86 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/9/2020). 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Libânia Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1937 (NM 371).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Porfírio Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (NM 386, de 6/2/1938).

 

ESTEVES, Manuel. // Nasceu por volta de 1943. // Morreu no lugar do Pereiral, Parada do Monte, a --/--/2020, 77 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020).

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de António Esteves e de Maria Pires, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1824. // Camponês. // Faleceu no lugar de Chão do Bezerro a 16/7/1898, com 74 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel António Esteves e de Mariana Afonso, de Cortegada, Parada do Monte. Nasceu por volta de 1843. // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços, Melgaço, a 17/9/1877, com Ana Joaquina, de 30 anos de idade, solteira, lavradora, filha de Francisco José Douteiro e de Maria Francisca Monteiro, da Pedreira. Testemunhas: António Douteiro, casado, lavrador, da Pedreira, e BS, casado, lavrador, do Outeiro. // Enviuvou. // Casou em segundas núpcias, na dita igreja de Paços, a 17/6/1899, com Constância Douteiro, sua parente no 1.º e 2.º grau de afinidade, de 37 anos de idade, viúva de Francisco de Araújo, filha de António Douteiro e de Miquelina de Castro, rurais, moradores no lugar da Pedreira, freguesia de Paços. Testemunhas presentes: João Crispim, casado, carpinteiro de profissão, morador na Portela do Couto, freguesia de Chaviães, e Delfina Rosa Igrejas, casada, do lugar da Ferreira, Paços. // Faleceu no lugar da Pedreira, Paços, a --/--/1916, com 72 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 227, de 3/12/1916). 

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de António Esteves e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues, camponeses, do lugar do Chão de Bezerro; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, rurais, do lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 30/8/1889 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Caetano Alves e Albina Rodrigues, rurais, da Trigueira. 

 

ESTEVES, Manuel Caetano. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Alves, moradores em Pereiral. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, de Coto Santo. Nasceu a 10/4/1858 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Caetano Alves e sua criada, Miquelina Alves, de Pereiral. 

 

ESTEVES, Manuel Caetano. Filho de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 27/3/1865 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial pelo padre José Maria Soares da Silva, pároco da freguesia. Padrinhos: Manuel Caetano Alves e Maria Vieites, casados, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 3/10/1896 com Maria Esteves, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cortegada, filha de Bento Esteves e de Florinda Pereira, rurais. Testemunhas presentes: Gaspar Pereira Caldas e Justino Pereira Caldas, solteiros, moradores no lugar de Coto Santo. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 9/5/1943.  

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de -------------- Esteves e de ----------------. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1804. // Faleceu em Trigueira, a 1/11/1864, com 60 anos de idade, casado com Teresa Maria Esteves...

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de Jacob Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes em Trigueira. Neto paterno de Ana Maria Esteves; neto materno de Rosa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 19/5/1863 e foi batizado na igreja católica nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Alves, casado, camponês, morador no lugar de Carrascal, e Maria Alves, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Aprendeu a profissão de pedreiro. // Estava viúvo de Ludovina Rosa, falecida na freguesia de Vale de Anta, concelho de Chaves, quando casou na igreja de Penso, Melgaço, a 4/5/1896, com Rosa Gomes, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Penso, residente no lugar das Lages, onde ele passou também a residir, filha de Anacleto Gomes e de Damiana Pires. Testemunhas presentes: Evaristo Esteves e Caetano Alves, solteiros, naturais de Penso. // A sua esposa faleceu na referida freguesia ribeirinha a 19/12/1955. // Pai de Júlio Esteves (1897-1973), de Idalina Esteves (1900-1915), de António Esteves (nasceu em Penso a 8/7/1906), e de Manuel Esteves (nasceu em Penso a 3/2/1909).  

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de Ludovina Esteves, solteira, camponesa, do lugar do Pereiral. Neto materno de Bento Esteves (Videira) e de Mariana Alves, lavradores, do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 1 de Agosto de 1884 e foi batizado na igreja paroquial a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves e Maria Pires, solteiros, camponeses, oradores no sobredito lugar do Pereiral. 

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Esteves, moradores no lugar do Paço. Neto paterno de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no dito lugar; neto materno de António Esteves e de Ana Pereira, camponeses, do lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 17/8/1885 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Esteves e Maria Alves, casados, rurais, do lugar de Baldosa, freguesia da Gave.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Luís Esteves e de Ana Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de --/--/18--. // Casou na igreja paroquial a 14/11/1898 com a sua conterrânea Florinda Esteves, de 37 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Esteves e de Maria Alves.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 22/5/1853. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 1/10/1879, com Maria Esteves, nascida a 24/3/1858, sua conterrânea e parente no 3.º grau de consanguinidade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto do Paço, filha de Joaquim Esteves e de Maria Domingues, rurais, do mesmo lugar. Testemunhas: professor António Joaquim de Neiva, morador em Tablado, e Manuel Joaquim Alves, casado, rural, morador no lugar de Coto Santo.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Luís Esteves e de Mariana Gonçalves, rurais, moradores no lugar de Pereiral. Neto paterno de Bento Esteves e de Maria Rosa Alves, do dito lugar; neto materno de Francisco José Gonçalves e de Maria Teresa Pires, do lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 20/4/1858 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: a sua avó materna e tio materno, Manuel Joaquim Gonçalves. // Tinha trinta e dois anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Pereiral, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 8/8/1890, com Maria Alves, de vinte anos de idade, solteira, camponesa, filha de Bento Alves e de Rosa Rodrigues, rurais, do mesmo lugar. Testemunhas: António Luís Esteves, casado, e Bento Alves, viúvo, camponeses, do dito lugar de Pereiral. // Faleceu em Parada do Monte a 16/7/1933 (NM 205, de 20/8/1933). // A sua viúva finou-se em 1959.     

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Esteves e de Maria Joana Alves, lavradores, residentes no lugar do Pereiral. Neto paterno de Bento Esteves e de Mariana Alves, rurais, moradores no dito lugar; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, camponeses, moradores que foram no lugar do Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 28/8/1877 e foi batizado na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira e Maria de Jesus Domingues, casados, lavradores, residentes no lugar do Tabulado.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Esteves “Travessa” e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de António Esteves “Travessa” e de Lina Cerqueira; neto materno de Manuel Alves e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a 28 de Fevereiro de 1891 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Alves e Rosa Alves, solteiros, camponeses, moradores no sobredito lugar.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Esteves e de Balbina Esteves, lavradores, residentes no lugar do Carrascal. Neto paterno de António Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de José Esteves e de Maria Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 10/2/1892 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque e sua mulher, Luísa Afonso, camponeses, do sobredito lugar do Carrascal. // A fim de cumprir o serviço militar, tinha que se apresentar em Infantaria 3, Viana do Castelo, entre 12 e 15 de Maio de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). // Como não compareceu, foi considerado refractário (Correio de Melgaço n.º 53, de 9/6/1913).

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1818. // Camponês. // Morreu no dito lugar a 5/9/1902, com 84 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Maria Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Ana Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 21/12/1840. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador e moleiro, morava no lugar de Cortegada, quando casou na igreja da sua terra natal, a 6/7/1870, com Florinda Rosa Fernandes, nascida na mesma freguesia a 7/6/1834, solteira, camponesa, moradora no lugar de Trigueira, filha de Francisco José Fernandes, natural da Gave, e de Francisca Luísa Rodrigues, natural de Parada do Monte. Testemunhas: Francisco Alves, viúvo, rural, morador no lugar de Coto Santo, e Joaquim Esteves, casado, camponês, morador no lugar de Carrascal. // Morava no dito lugar de Trigueira quando casou a 13/11/1901, no estado de viúvo, com Carolina Duque, de 48 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Cela, Cousso, filha de Pedro Duque e de Ana Rosa Alves, camponeses, naturais de Cousso. Testemunhas presentes: Manuel Francisco Alves Loureiro e Miguel Pires, rurais. // Morreu no sobredito lugar da Trigueira a 27/9/1910, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Carolina Duque, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.        

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de (*) Manuel José Esteves, do lugar de Pereiral, e de Ana Pires, do lugar do Paço. Neto paterno de Manuel Esteves e de Ana Maria Pires, do lugar de Pereiral; neto materno de Manuel Joaquim Pires e de Maria Rosa Esteves, do lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 22/8/1855 e foi batizado ainda nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires e Margarida Esteves, ambos do lugar do Paço. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar do Paço, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 19/10/1887, com Maria Afonso, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Pereiral, filha de Joaquim Afonso e de Rosa Domingues, rurais, desse lugar. Testemunhas presentes: Joaquim Afonso, casado, camponês, de Pereiral, e José Esteves, casado, do Paço. /// (*) Os pais da criança não estavam casados.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Justino Esteves e de Florinda Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 7, de 21/7/1912).

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Esteves e de Maria da Conceição Domingues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1929 (NM 33, de 6/10/1929).

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de António Esteves e de Rosa Domingues, camponeses, moradores no lugar de Chão do Bezerro. Neto paterno de António José Esteves e de Maria Rosa Alves, do lugar de Coto do Paço; neto materno de Manuel Luís Domingues e de Luísa Pires, do lugar de Chão do Bezerro. Nasceu em Parada do Monte a 6/3/1856 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Luís Domingues e Luísa Pires. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia, a 21/2/1880, com a sua conterrânea Maria Esteves, nascida a 22/1/1852, solteira, camponesa, moradora no lugar de Pereiral, filha de Bento Esteves e de Mariana Alves, rurais, do dito lugar. Testemunhas: António Joaquim Cerqueira, casado, rural, morador no lugar de Chão do Bezerro, e Francisco José Pereira, casado, rural, morador no lugar de Trigueira.

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de --------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1870. // Em 1913, com quarenta e três anos de idade, foi preso em Espanha a pedido da polícia portuguesa de emigração, quando seguia com outros conterrâneos para Vigo, a fim de embarcar clandestinamente para o Brasil; os espanhóis entregaram-no às autoridades portuguesas de Valença do Minho (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913).

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Francisco Esteves e de Maria Ana Esteves; neto materno de Manuel Francisco Esteves e de Teresa ---------------, de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 16/7/1874 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Luís Domingues, casado, rural, e esposa, Maria Afonso, moradores no sobredito lugar.

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Esteves e de Maria Pereira, lavradores. Neto paterno de ---------- Esteves e de ------------------------------; neto materno de ----------- Pereira e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/5/1881 e foi batizado na igreja paroquial a --/--/1881. Padrinhos: ------------------- e Rosa Esteves, avó materna, viúva, lavradeira, moradora no lugar de Cortegada. 

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Vitorino Esteves e de Maria Joaquina de Lucena, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de António Esteves e de Ana Pereira; neto materno de Luís Manuel de Lucena e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 15/6/1895 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Luís Manuel de Lucena, viúvo, camponês, do lugar de Trigueira, e Maria Afonso. // Morreu no dia 1/7/1895 e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de --------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu no lugar de Cortegada, Parada do Monte, a --/--/19--. // Casou com Beatriz Domingues. // A sua esposa deu à luz uma criança, a qual foi batizada no dia 1/1/1995.  

 

ESTEVES, Margarida. Filha de --------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu no lugar do Paço, Parada do Monte, a --/--/1915, com oitenta e um anos de idade (Correio de Melgaço n.º 138, de 23/2/1915). 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Bento Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1819. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 15/5/1899, com 80 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves e de Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar da Lagarteira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1829. // Lavradeira. // Faleceu no citado lugar a 21/9/1892, com 63 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Alexandre Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1832. // Faleceu no dito lugar de Lagarteira, a 23/7/1892, com sessenta anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com António Luís Esteves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Caetano Esteves e de Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1835. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Coto Santo a 15/1/1911, com 76 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de José Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 21/5/1836. // Era solteira, camponesa, morava no lugar de Cortegada, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 2/8/1869 com Francisco Manuel Pereira, solteiro, lavrador, nascido na freguesia de Cousso a 30/6/1844, filho de Manuel Pereira e de Maria Rodrigues, moradores no lugar da Cela. // Faleceu antes de 1891, pois nesse ano o seu viúvo casou com Filomena da Cunha, de Riba de Mouro.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de --------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1843. // Faleceu em Trigueira a --/--/1917, com 74 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917).

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves e de Ana Pereira, camponeses. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1846. // Tinha 38 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar de Cortegada, quando casou na igreja paroquial a 1/9/1884 com o seu conterrâneo e parente Joaquim Esteves, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar do Paço.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Bento Esteves e de Mariana Alves, lavradores, residentes no lugar do Pereiral. Nasceu em Parada do Monte a 22/1/1852. // Tinha 28 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 21/2/1880 com o seu conterrâneo Manuel Luís Esteves, nascido a 6/3/1856, solteiro, lavrador.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Luísa Lourenço, lavradores. Nasceu em Parada do Monte a 30/12/1852. // Era solteira, camponesa, morava no lugar do Carrascal, quando casou na igreja a 18/6/1873 com o seu conterrâneo Manuel Pires, solteiro, lavrador. // Faleceu no lugar de Carrascal a 4/5/1904, com 51 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Manuel Pires, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de --------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1855. // Faleceu no Coto do Paço, Parada do Monte, a --/--/1938, com 83 anos de idade (NM 414). 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Constantino Esteves e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1856. // Tinha 27 anos de idade, era solteira, quando casou na igreja paroquial a 3/1/1883 com o seu conterrâneo Francisco Rodrigues, de 30 anos de idade, solteiro, lavrador.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Luís Esteves e de Mariana Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1857. // Tinha 25 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 20/9/1882, com o seu conterrâneo Joaquim Alves, de 30 anos de idade, solteiro, rural.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Pereira, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves, do dito lugar; neta materna de Bento Pereira e de Rosa de Barros, do Coto do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 27/2/1858 e foi batizada nesse dia. Madrinha: a sua avó paterna.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Domingues, moradores no lugar de Coto do Paço. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Alves, do dito lugar; neta materna de Luís António Domingues e de Maria Esteves, do lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte a 24/3/1858 e foi batizada a (?). Padrinhos: Francisco Esteves e Maria Esteves, tios da neófita. // Tinha 21 anos de iade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar de Coto do Paço, quando casou na igreja paroquial a 1/10/1879 com o seu conterrâneo e parente Manuel Joaquim Esteves, nascido a 22/5/1853, solteiro, lavrador.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues, rurais, moradores no lugar de Chão de Bezerro. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Alves, de Coto do Paço; neta materna de Manuel Luís Domingues (de Oliveira) e de Luísa Pires, de Chão de Bezerro. Nasceu em Parada do Monte a 24/5/1858 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Esteves e Maria Esteves, do Coto do Paço. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Chão do Bezerro a 6/7/1901, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Francisco José Esteves e de Balbina Esteves, moradores no lugar de Coto Santo. Neta paterna de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves, de Aldeia Grande; neta materna de Francisco Esteves e de Mariana Esteves, de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 1/7/1858 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó paterna. // Casou na igreja paroquial a 23/8/1906 com Manuel Domingues, de 44 anos de idade, solteiro, camponês, «natural e morador no lugar da Trigueira, desta freguesia, tendo sido nascido e baptizado na de Santa Maria de Cubalhão», filho de Manuel Domingues e de Rosa Esteves, camponeses, naturais e moradores na freguesia de Cubalhão. Testemunhas presentes: Manuel Esteves e Nicolau Pereira, lavradores, de Parada do Monte.      

 

ESTEVES, Maria. Filha de Francisco Esteves e de Balbina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1860. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 10/10/1892, com 32 anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Florinda Afonso, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neta paterna de Manuel Francisco Esteves e de Teresa Esteves; neta materna de António Luís Afonso e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a 2/9/1860 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Esteves, casado, rural, morador em Trigueira, e Maria Esteves, solteira, moradora no mesmo lugar. // Casou com Manuel Rodrigues, do lugar do Paço.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Ana Maria Pires; neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 30/8/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires, solteiro, rural, morador em Aldeia Grande, e Maria Pires, solteira, do mesmo lugar. // Camponesa. // Casou na igreja paroquial a 30/8/1895 com o seu conterrâneo José Esteves, de 34 anos de idade, solteiro, camponês, do lugar de Carrascal, filho de Maria Rodrigues, falecida antes de 1895. // Testemunhas presentes: Manuel Pires, morador no lugar de Trigueira, e Manuel Pereira, morador no lugar de Casal. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 27 de Novembro de 1947 (confirmar).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Bento Esteves, natural de Cubalhão, e de Florinda Pereira, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Francisco Esteves e de Mariana de Sousa; neta materna de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 20/12/1863 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial pelo padre José Maria Soares da Silva, pároco da freguesia. Padrinhos: Francisco Pereira, lavrador, e Maria Pereira. // Casou na igreja paroquial no dia 3/10/1896 com o seu conterrâneo Manuel Caetano Esteves, solteiro, lavrador.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Zeferino Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de Caetano Esteves e de Maria Ana Domingues; neta materna de Manuel António Alves e de Rosa de Sousa. Nasceu em Parada do Monte a 21/5/1864 e foi batizada nesse dito dia. Padrinhos: Manuel Lourenço, casado, rural, e Maria Alves, casada, camponesa, moradores no sobredito lugar. // Casou na igreja paroquial a 12/11/1890 com o seu conterrâneo Francisco Domingues, de 22 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar de Coto do Paço.    

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Luís Esteves e de Mariana Domingues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1864. // Tinha 24 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 14/5/1888 com o seu conterrâneo Manuel José Fernandes, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de António Fernandes e de Margarida da Rocha. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves e de Maria Domingues Ramos, lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Bento Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de Manuel Francisco Domingues Ramos e de Maria Vieites (Beites). Nasceu a 20/9/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Esteves, casado, rural, morador em Coto Santo, e Maria Domingues, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Lagarteira. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Pires; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Pires. Nasceu a 15/4/1865 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires, solteiro, camponês, morador em Pereiral, e Maria Ana Pires, viúva, camponesa, de Lagarteira.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel [José] Esteves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Manuel Esteves e de Ana Pires; neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 20/5/1865 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Alves, solteiro, rural, e Florinda Alves, solteira, camponesa, ambos moradores em Coto Santo. // Casou na igreja paroquial a 10/3/1902 com o seu conterrâneo Francisco Esteves, de 44 anos de idade, solteiro, camponês. // Faleceu em Parada do Monte a 27/7/1946.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Francisco Esteves e de Balbina Esteves, lavradores, residentes em Coto Santo. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Antónia Esteves; n.m. de Francisco Esteves e de Maria Ana Esteves. Nasceu a 14/8/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Aires Esteves, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Joaquina Domingues, casada, lavradeira, do mesmo lugar. // Faleceu no lugar de Coto Santo, Parada do Monte, a --/--/1930 (NM 90, de 14/12/1930).  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Jacob Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neta paterna de Ana Maria Esteves de Abreu; neta materna de Rosa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 5 de Fevereiro de 1866 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Alves e Maria Alves, casados, camponeses, do referido lugar de Carrascal. // Tinha 24 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 17/6/1891 com o seu conterrâneo Francisco de Carvalho, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador.    

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Florinda Afonso, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neta paterna de Manuel Esteves e de Teresa Esteves; neta materna de António José Afonso e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a 11/3/1868 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Caetano Alves, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Maria Vieites (Beites), casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Tinha 29 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar de Lagarteira, quando casou na igreja paroquial a 12/9/1889 com o seu conterrâneo Manuel Rodrigues, de 27 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar do Paço.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Margarida Esteves, lavradores, residentes em Pereiral. N.p. de António Esteves e de Luísa Domingues; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Pires. Nasceu a 29/10/1868 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Esteves e Ana Pires, casados, rurais, moradores em Paço.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes em Paço. N.p. de Manuel Esteves e de Mariana Afonso, do dito lugar; n.m. de Luís Domingues e de Maria Esteves, de Pereiral. Nasceu a 23/8/1872 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Bento Esteves e Luísa Esteves, rurais, moradores no lugar do Paço. // Faleceu em Parada do Monte a 21/2/1949. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Miguel Esteves e de Margarida Domingues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neta paterna de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues, rurais, moradores no lugar do Coto Santo; neta materna de Manuel Domingues e de Rosa Alves, camponeses, moradores que foram no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 15/4/1877; e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu tio paterno, Manuel Esteves, e Rufina Esteves, casados, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. // Casou na igreja de Parada do Monte a 14 de Novembro de 1900 com o seu conterrâneo e parente Manuel Pereira, de 35 anos de idade, filho de António Pereira e de Maria Esteves. // Ambos os cônjuges faleceram na sua freguesia de nascimento: o marido a 7/7/1947 e ela a 1 de Abril de 1962.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Felismina Esteves, moradora no lugar de Chão do Bezerro. Neta materna de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Domingues, lavradores, do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 15 de Outubro de 1884 e foi batizada na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e Maria Esteves, solteiros, camponeses, do sobredito lugar. // Faleceu em Lamas de Mouro a 22/6/1971.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves (Videira) e de Joaquina Esteves, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Bento Esteves (Videira) e de Mariana Alves; neta materna de Pedro Manuel Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 17/10/1891 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: Maria Cerqueira, solteira, camponesa, do lugar de Chão do Bezerro. // Faleceu em Riba de Mouro, concelho de Monção, a 19 de Março de 1960.     

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de António Esteves e de Rosa Domingues, camponeses, do lugar de Chão do Bezerro; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, rurais, do lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 12/4/1892 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves e sua irmã Maria Alves, solteiros, camponeses, moradores na Trigueira.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1893. // Faleceu no dito lugar a 28/5/1893, com apenas vinte dias de idade (confirmar), e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Domingues; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Luisa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 9 de Maio de 1893 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pereira e Maria Pereira, solteiros, camponeses. // Faleceu no lugar de Chão de Bezerro a --/--/1916, com apenas vinte e três anos de idade (Correio de Melgaço n.º 181, de 9/1/1916).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Justino Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Domingues; neta materna de António Esteves e de Rosa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 7/6/1895 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves e Maria Esteves, casados, camponeses, moradores no lugar do Coto do Paço. // Casou na CRCM a 13/5/1925 com Albano Afonso. // O seu marido morreu a 9/8/1927. // Faleceu na sua freguesia natal a 6/7/1969.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Rosa Afonso, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de António Esteves e de Mariana Domingues; neta materna de João Afonso e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 7/2/1896 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, camponês, e Rosa Esteves, viúva, lavradeira, moradores em Cortegada. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de José Esteves e de Maria Fernandes, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de António Esteves e de Luísa Cerqueira; neta materna de Francisco Fernandes e de Joaquina Pereira. Nasceu em Parada do Monte a 24/7/1897 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Esteves e Maria Esteves, solteiros, camponeses, tios paternos da neófita, moradores no lugar da Trigueira. // Casou com Manuel ----------, a --/--/19--. // Enviuvou a --/--/19--. // Faleceu a 7/12/1980 (confirmar).   

 

ESTEVES, Maria (de Clau). Filha de --------- Esteves e de -------------------------. Nasceu a --/--/1900. // Casou com -----------------------. // Enviuvou a 13/7/1950. // Faleceu em Parada do Monte a 29/1/1992, com noventa e dois anos de idade.

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves e de Maria Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1904. // Faleceu no dito lugar a 10/10/1905, apenas com um ano de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Maria. Filha de ---------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1911. // Faleceu no lugar do Pereiral, Parada do Monte, a --/--/1933, com apenas vinte e dois anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 184, de 26/2/1933).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Alfredo Esteves e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 9, de 4/8/1912). // Nota: deve ser a mesma menina que faleceu em Cortegada a --/--/1917, com apenas quatro anos de idade (Correio de Melgaço n.º 243, de 1/4/1917).  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Florinda Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 210, de 6/8/1916).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Albina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 50, de 17/2/1930). // Emigrou para o Brasil em 1973.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Germano Esteves e de Silvana Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 98, de 22/2/1931). // Faleceu no lugar do Paço, Parada do Monte, a --/--/2021, com noventa (90) anos de idade (ver A Voz de Melgaço de 1 de Novembro de 2021).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Rosa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 378).  

 

ESTEVES, Maria Ana. Filha de António Esteves e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes em Lagarteira. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Pires; n.m. de Manuel António Pereira e de Maria Ana Rodrigues. Nasceu a 11/6/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires, solteiro, camponês, morador em Pereiral, e Maria Ana Pires, viúva, camponesa, moradora em Lagarteira. // Casou na igreja de Parada do Monte, a 8/2/1899, com Miguel, de 29 anos de idade, filho de Francisco Lourenço e de ------------------------. // Ambos faleceram em Parada do Monte: o marido a 14/10/1938 e ela a 12/3/1965.  

 

ESTEVES, Maria Caetana. Filha de Manuel Esteves e de Rufina Esteves, de Aldeia Grande. N.p. de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues, de Coto Santo; n.m. de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves, de Aldeia Grande. Nasceu a 5/4/1858 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de António Esteves e de Lina Cerqueira, moradores em Trigueira. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Pereira, de Cortegada; n.m. de Francisco Cerqueira e de Ana Pires, de Trigueira. Nasceu a 9/3/1859 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna, viúva. // Faleceu em Aldeia Grande, Parada do Monte, a --/--/1936, com 77 anos de idade (NM 311).

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de Manuel Esteves e de Maria Rosa de Carvalho, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Francisco Esteves e de Mariana Domingues; neta materna de Manuel José de Carvalho e de Maria Fernandes. Nasceu em Parada do Monte a 4/4/1891 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco de Carvalho, do lugar de Aldeia Grande, e Maria Esteves, do lugar do Carrascal, solteiros, camponeses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 6/12/1945. 

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de Manuel Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de António Esteves Travessa e de Lina Cerqueira; neta materna de Manuel Alves e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a 26/7/1891 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Esteves e Maria da Conceição Esteves, solteiros, camponeses, do lugar da Trigueira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 16/11/19— (confirmar).

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de Joaquim Esteves “Travessa” e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de António Esteves “Travessa” e de Lina Cerqueira; neta materna de Manuel Alves e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a 22 de Junho de 1893; e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Esteves e Maria da Conceição Esteves, solteiros, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 20 ou 30/6/1918. 

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de Manuel Esteves e de Conceição Vieites. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 33, de 6/10/1929).

 

ESTEVES, Maria das Dores. Filha de Francisco Esteves e de Miquelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 5/6/1863 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António José Esteves, casado, rural, morador em Coto do Paço, e Maria Florinda, solteira, camponesa, moradora em Pereiral. // Lavradeira. // Casou na igreja de Parada do Monte, a 12/8/1890, com Manuel Alves, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de Alexandre Alves e de Maria Esteves, rurais, do lugar de Lagarteira. Testemunhas presentes: Joaquim Esteves, solteiro, de Lagarteira, e Francisco Esteves, casado, de Pereiral, lavradores.   

 

ESTEVES, Maria das Dores. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de António Luís Esteves e de Mariana Gonçalves; neta materna de Bento Alves e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 7/10/1892 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Alves e sua mulher, Maria Esteves, tia paterna da neófita. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 29/4/1966.

 

ESTEVES, Maria Engrácia. Filha de Francisco Esteves e de Maria Lourenço, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1804. // Faleceu no lugar de Carrascal, a 7/5/1864, com 60 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Deixou testamento.  

 

ESTEVES, Maria Engrácia. Filha de José Esteves e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1858. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 29/1/1895, com 37 anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria da Graça. Filha de --------- Esteves e de -------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1990 era uma jovem catequista em Parada do Monte (VM 926).

 

ESTEVES, Maria de Jesus. // Nasceu por volta de 1920. // Faleceu no lugar do Couto, freguesia de Parada do Monte, a --/--/2021, com cento e um (101) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1 de Agosto de 2021).

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Esteves e de Ana Maria Pereira, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1803. // Faleceu em Cortegada, a 5/11/1863, com 60 anos de idade, viúva de Manuel António Alves, e foi sepultada na igreja. // Deixou seis filhos.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de -------- Esteves e de --------------------------. Nasceu por volta de 1837. // Faleceu no lugar do Carrascal, Parada do Monte, a --/--/1912, com 75 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912).

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de --------- Esteves e de -------------------------. Nasceu por volta de 1858. // Faleceu no lugar de Trigueira, Parada do Monte, a --/--/1938, com 80 anos de idade (NM 392).

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Ludovina Esteves, solteira, camponesa, moradora em Pereiral. Neta materna de Bento Esteves e de Maria Ana Alves, lavradores, residentes no dito lugar. Nasceu a 16/8/1874 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Esteves, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Maria Esteves, solteira, camponesa, moradora em Pereiral. // Faleceu em Parada do Monte a 6/3/1954. 

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Esteves e de Isabel Videira, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1773. // Faleceu a 4/3/1863, em Coto do Paço, onde morava, com 90 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de José Esteves e de Maria Afonso, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1794. // Faleceu em Trigueira, a 21/1/1864, com 70 anos de idade, viúva de Francisco Manuel Rodrigues; recebera apenas o sacramento da extrema-unção, por não se encontrar em condições de receber os outros; foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Cerqueira, lavradores. Nasceu no lugar da Trigueira, Parada do Monte, a 6/8/1849. // Lavradeira. // Casou na igreja paroquial a 12/1/1874 com o seu conterrâneo António Pereira, camponês, nascido a 26/12/1845.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Vitorino Esteves e de Maria Joaquina de Lucena. Neta paterna de António Esteves e de Ana Pereira; neta materna de Luís Manuel de Lucena e de [Maria] Rosa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 24/2/1880 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno, lavrador, residente no lugar da Trigueira, e Maria Esteves, tia paterna da mesma neófita, solteira. // Faleceu em Parada do Monte a --/7/1946 (confirmar).

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Joaquim Esteves e de Balbina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues, camponeses, do lugar do Chão de Bezerro; neta materna de José Joaquim Esteves e de Maria Rodrigues, do lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte a 3/4/1888 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque e Luísa Caetana Afonso, casados, lavradores, do lugar do Paço.  

 

ESTEVES, Maria de Lurdes. Filha de Manuel Esteves e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (NM 425).

 

ESTEVES, Maria dos Prazeres. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1933 (NM 300, de 1/10/1933).

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de -------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1830. // Faleceu no lugar de Lagarteira, Parada do Monte, a --/--/1913, com 83 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 60, de 3/8/1913). 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Ana Esteves de Abreu, lavradeira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1832. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 9/3/1902, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel José Rodrigues, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1835. // Camponesa. // Morou no dito lugar. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 23/4/1905, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Francisco Pereira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Margarida Esteves, lavradeira, moradora em Pereiral. N.m. de Manuel Esteves e de Ana Pires. Nasceu a 16/9/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Esteves, casado, rural, morador no lugar do Paço, e Ana Pires, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Nota: deve ser a mãe de Maria Gregório.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de António Esteves e de Joana Alves, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Bento Esteves e de Maria Ana Fernandes, do dito lugar; neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, de Coto Santo, todos rurais. Nasceu em Parada do Monte a 25/3/1874 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Bento Esteves, casado, camponês, morador em Pereiral, e Maria Esteves, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Casou na igreja paroquial a 15/2/1902 com o seu conterrâneo Manuel José Vieites, solteiro, camponês. // Faleceu em Trigueira, Parada do Monte, a 26/11/1941.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neta paterna de José Manuel Esteves e de Maria Domingues, camponeses, do lugar de Coto Santo; neta materna de Joaquim Esteves e de Maria Domingues, rurais, do lugar do Coto do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 11/1/1887 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Esteves, solteira, camponesa.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel Esteves e de Rosa Alves; neta materna de António Pereira e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 18/2/1894 e foi batizada na igreja paroquial a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira, tio materno da neófita, e Maria Rosa Esteves, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. // Casou na CRCM a 27/10/1919 com Joaquim Rodrigues. // Enviuvou a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1975 (confirmar).

 

ESTEVES, Maria da Saudade. Filha de Justino Esteves e de Isaura Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou com José Rui, filho de Oliveiros Rodrigues (*) e de Maria Rosa Esteves; o almoço foi servido na Pensão Boavista (VM 932, de 1/2/1991). /// (*) Oliveiros Rodrigues em 1991 já tinha falecido.  

 

ESTEVES, Matildes. Filha de Manuel Esteves e de Teresa Esteves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1842. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Tabulado a 5/5/1906, com sessenta e quatro anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Francisco Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Máximo de Jesus. Filho de Rosalina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 27, de 25/8/1929).

 

ESTEVES, Miguel. Filho de Caetano Esteves e de Maria Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 15/5/1844. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar de Coto Santo, quando casou na igreja da sua terra, a 17 de Agosto de 1874, com Margarida Domingues Ramos, nascida em Parada do Monte a 3/4/1843, solteira, camponesa, do lugar de Trigueira, filha de Manuel José Domingues Ramos e de Rosa Maria Alves, lavradores, do mesmo lugar. Testemunhas: José Manuel Esteves, casado, rural, de Coto Santo, e Manuel Esteves Pereira, casado, rural, de Aldeia Grande.  

 

ESTEVES, Miguel. Filho de Manuel Esteves e de Carolina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de António Domingues e de Ana Maria Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 22/2/1878 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Miguel Vieites e Maria Pereira, casados, camponeses, moradores no lugar de Cortegada.

 

ESTEVES, Miguel. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de Bento Esteves Videira e de Mariana Alves. Nasceu em Parada do Monte a 6/6/1891 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues e Albina Domingues, camponeses, do lugar de Pereiral.  

 

ESTEVES, Mirandolina. Filha de Francisco Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Bento Esteves e de Florinda Pereira; neta materna de Manuel Pereira e de Maria Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 20/1/1896 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: ----------------- e --------------------. // Em 1962 foi operada de urgência no hospital da SCMM «por ser portadora de hérnia estrangulada», tendo corrido tudo bem (Notícias de Melgaço n.º 1453, de 18/11/1962). // Faleceu na sua freguesia natal a 27/4/1981. 

 

ESTEVES, Paulino. Filho de José Esteves e de Florinda Pires, lavradores, residentes no lugar do Paço. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Alves; neto materno de Manuel José Pires e de Margarida Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 1/6/1893 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel de Barros e Rosalina Pires, casados, camponeses.

 

ESTEVES, Ortelinda. Filha de Albano Esteves e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (NM 407).

 

ESTEVES, Perfeito. Filho de Camilo Esteves e de Rosa Fernandes. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 199, de 14/5/1916).

 

ESTEVES, Porfírio. Filho de Maria Esteves, jornaleira, moradora no lugar de Pereiral. Neto materno de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Alves. Nasceu em Parada do Monte a 4/4/1897 e foi batizado na igreja paroquial a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Custódio Esteves e Maria Esteves, solteiros, moradores no lugar do Pereiral. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a --/03/1955. 

 

ESTEVES, Prazeres de Jesus. Filha de Adelaide Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 114, de 21/6/1931). 

 

ESTEVES, Pureza. Filha de José Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 94, de 5/4/1914).

 

ESTEVES, Pureza. Filha de Benjamim Esteves e de Maria Pereira. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 12, de 12/5/1929).

 

ESTEVES, Pureza. Filha de Manuel Esteves e de Conceição Domingues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (NM 397).

 

ESTEVES, Quitéria. Filha de Maria Rosa Esteves, lavradeira, natural de Cubalhão. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1826. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Chão do Bezerro a 17/8/1904, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Ana Pires, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Paço, com 84 anos de idade, sem quaisquer sacramentos, no estado de viúva de Francisco Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Rosa. Filha de António Luís Esteves e de Maria Antónia (!) Esteves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1821. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 12/6/1899, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Duque, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1831. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Lagarteira a 4/3/1903, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Joaquim Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Bento Esteves e de Rosa Esteves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1834. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Cortegada a 22/10/1906, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de António Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Francisco Manuel Esteves e de Maria Ana Esteves. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1844. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 7/7/1869 com Manuel Francisco Domingues, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Lamas de Mouro, filho de António Domingues e de Maria José Afonso, lamacenses. Testemunhas presentes: José Rodrigues, solteiro, camponês, morador no lugar de Coto Santo, Parada do Monte, e Francisco Alves, viúvo, rural, morador também no dito lugar de Coto Santo. // 

 

ESTEVES, Rosa. Filha de José Esteves e de Maria Luísa Domingues, paradenses. Nasceu em Parada do Monte a 28/3/1849. // Era solteira, camponesa, morava no lugar de Coto Santo, quando casou na igreja paroquial a 18/8/1871 com o seu conterrâneo, e parente no 3.º e 4.º grau de consanguinidade, Manuel António da Rocha, solteiro, lavrador. // Faleceu antes de 1898, pois nesse ano o seu viúvo voltou a casar.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Luís Esteves e de Margarida Gregório, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 4/9/1849. // Tinha 28 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar do Carrascal, quando casou na igreja paroquial a 29/8/1878 com o seu conterrâneo Joaquim de Carvalho, de 21 anos de idade, solteiro, artista, morador no lugar de Aldeia Grande. // Enviuvou a 19/7/1902. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar de Carrascal a --/--/1915, com 65 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Constantino Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, moradores no lugar de Trigueira. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, do dito lugar; neta materna de Ana Maria Rodrigues, do lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 2/4/1858 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: António Esteves e sua esposa, Rosa Lourenço, de Trigueira. // Camponesa. // Casou na igreja paroquial a 17/12/1888 com o seu conterrâneo Joaquim Rodrigues, de 27 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar de Trigueira. // Enviuvou a 6/2/1897. // Faleceu no dito lugar a 16/9/1903, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Joaquim Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Alves, moradores no lugar de Cortegada. Neta paterna de Bento Esteves e de Rosa Esteves; neta materna de Manuel Luís Alves e de Rosa Gonçalves, todos do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 25/6/1858 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Cortegada a 24/12/1905, apenas com o sacramento da penitência, no estado de casada com Manuel Pereira (Aires), sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neta paterna de António Esteves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Luís Domingues e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 24/4/1861 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Luís Domingues, casado, rural, morador em Coto do Paço, e Rosa Pires, solteira, moradora no mesmo lugar. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Pereiral a 15/4/1902, com 40 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Justino Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.    

 

ESTEVES, Rosa. Filha de António Esteves e de Lina Cerqueira, lavradores, residentes em Trigueira. N.p. de Domingues Esteves e de Maria Pereira; n.m. de Francisco Cerqueira e de Ana Pires. Nasceu a 8/2/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Domingos Alves, viúvo, rural, morador em Coto Santo, e Ana Pires, viúva.  

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Rufina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues; neta materna de António Luís Esteves e de Maria Antónia Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 2 de Maio (*) de 1862 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Antónia Esteves, viúva, do lugar de Aldeia Grande. // Camponesa. // Casou na igreja paroquial a 17/9/1890 com o seu conterrâneo Justino Afonso, do lugar de Chão do Bezerro, solteiro, lavrador. /// (*) Pela ordem cronológica dos assentos de batismo, devia ser dois de Junho e não dois de Maio.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Florinda Afonso, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neta paterna de Manuel Francisco Esteves e de Teresa Esteves; neta materna de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a 19/8/1863 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco Afonso, solteiro, rural, e Rosa Afonso, solteira, camponesa, todos moradores no mesmo lugar. // Casou na igreja paroquial a 9/10/1901 com o seu parente Justino Pires, de 28 anos de idade, solteiro, camponês. // Faleceu a 20 de Janeiro de (1941?).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Francisco Esteves e de Joaquina Alves, lavradores, residentes em Pereiral. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Pires; n.m. de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu a 16/2/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Afonso, casado, rural, e Rosa Domingues, casada, lavradeira, moradores no supracitado lugar. // Faleceu em Parada do Monte a 24/11/1948.  

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel Esteves e de Rosa Alves; neta materna de António Alves e de ---------- Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 1/4/1878 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves, tio paterno da neófita, solteiro, lavrador, e -----------, viúva, lavradeira, ambos moradores no lugar do Paço.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Vitorino Esteves e de Maria Joaquina de Lucena, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neta paterna de António Esteves e de Ana Pereira, camponeses, moradores no lugar de Cortegada; neta materna de Luís Manuel de Lucena e de Rosa Domingues, rurais, moradores no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 26 de Abril de 1878 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Secundino de Lucena, solteiro, camponês, tio materno da neófita, morador no lugar da Trigueira, e Maria Esteves, tia paterna, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cortegada.   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Luís Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de António Esteves e de Rosa Domingues, rurais, moradores no lugar do Chão de Bezerro; neta materna de Bento Esteves e de Mariana Alves. Nasceu em Parada do Monte a 22/2/1880 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e Filomena Esteves, solteira, tia paterna da neófita, camponesa, moradora no lugar do Chão de Bezerro. // Casou com o seu conterrâneo José Esteves, etc. (ilegível).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Miguel Esteves e de Margarida Domingues, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues; neta materna de Manuel Domingues e de Rosa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 23 de Julho (ou Outubro) de 1881 e no dia seguinte foi batizada na igreja. Padrinhos: António Domingues, tio materno da batizanda, casado, camponês, morador no lugar da Trigueira, e Albina Esteves, casada, lavradeira. // Etc. // Casou na igreja paroquial a 28/5/1900 com o seu parente Manuel Esteves, solteiro, camponês, morador no lugar de Aldeia Grande. // O seu marido morreu no dia 1 de Janeiro de 1932.   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de António Esteves e de Lina Cerqueira, do lugar da Trigueira; neta materna de Manuel Alves e de Maria Lourenço, do lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 27 de Julho de 1887 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Alves, solteira, camponesa, do lugar de Cortegada. // Faleceu em Parada do Monte a 12/12/1921 (confirmar).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Maria Domingues; neto materno de Joaquim Esteves e de Maria Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 4/3/1891 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Esteves, viúvo, e Rosa Esteves, solteira, camponeses, do sobredito lugar. // Faleceu em Parada do Monte a 27/10/1949.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Justino Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte no ano de 1901. // Faleceu no dito lugar a 8/3/1902, com apenas nove meses de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de António Luís Esteves e de Maria Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Maria Pereira; neta materna de António Joaquim Cerqueira e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 27/2/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses. // Faleceu no lugar de Cortegada a --/--/1913, com apenas quatro anos de idade (Correio de Melgaço n.º 32, de 12/1/1913).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Justino Esteves e de Rosa Fernandes, lavradores. Neta paterna de Manuel Esteves e de Carolina Domingues; neta materna de Dinis Fernandes e de Marcelina Vieites (ou Beites). Nasceu em Parada do Monte a 19/1/1910 e foi batizada na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: Justino Fernandes, solteiro, lavrador, e Maria Fernandes, casada, lavradeira. // À margem: «sem efeito». // Nota: a criança não devia ser filha de Justino Esteves, mas sim de um amante da mãe (ver, em Parada do Monte, Rosa Fernandes).   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de -------- Esteves e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1911. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1913, com apenas dois anos de idade (Correio de Melgaço n.º 35, de 2/2/1913).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Custódio Esteves e de Zulmira Domingues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1181, de 27/10/1917).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1935 (NM 269, de 28/4/1935).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Germano Esteves e de Silvana Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1937 (NM 378).

 

ESTEVES, Rosa da Conceição. Filha de Manuel Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de António Esteves “Travessa” e de Lina Cerqueira; neta materna de Manuel Alves e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a 9/7/1893; e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Esteves e Maria da Conceição Esteves, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 11/8/1919 com --------- ------------. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a – de Agosto de 1968 (confirmar). 

 

ESTEVES, Rosa de Jesus. Filha de Manuel Esteves e de Maria Domingues. Nasceu no lugar de Trigueira, Parada do Monte, a --/--/1938 (NM 419, de 30/10/1938). // Faleceu a --/--/1938, com apenas dois meses de vida (NM 427).

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes em Cortegada. N.p. de Bento Esteves e de Rosa Maria Esteves; n.m. de Manuel Luís Alves e de Rosa Gonçalves. Nasceu a 3/3/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bento Esteves, casado, rural, morador em Cortegada, e Rosa Gonçalves, viúva, moradora no mesmo lugar. 

 

ESTEVES, Rosa Teresa. Filha de Manuel José Esteves e de Ana Maria Vieites, lavradores, naturais de Parada do Monte. Nasceu nesta freguesia serrana por volta de 1815. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, Paderne, 7 de Fevereiro de 1889, com 74 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Rodrigues, e foi sepultada na igreja do mosteiro de Paderne. // Com geração.

 

ESTEVES, Rosa Umbelina. Filha de -------- Esteves e de --------------------------. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a --/--/19--. // No dia 22/8/1992 casou com -------------------------, ainda jovem, natural da Peneda, Gavieira. 

 

ESTEVES, Rosalina. Filha de Vitorino Esteves e de Maria Joaquina de Lucena, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de António Esteves e de Ana Maria Pereira, camponeses, do lugar de Cortegada; neta materna de Luís Manuel de Lucena e de Rosa Domingues, rurais, do dito lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 25 de Agosto de 1887 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Pereira e Rosa Alves, solteiros, camponeses, do lugar de Cortegada. // Casou na igreja de Penso a 29/4/1908 com o seu parente Eduardo da Rocha, solteiro, lavrador, de 26 anos de idade, natural daquela freguesia de Melgaço, filho de Matias da Rocha e de Benta Joaquina Rodrigues. // Faleceu em Penso a 2/12/1967, no estado de casada. // Com geração (ver em Penso).  

 

ESTEVES, Rosalina. Filha de Manuel Esteves e de Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de José Esteves e de Ana Pires, camponeses, do lugar do Paço; neta materna de Joaquim Afonso e de Maria Rosa Domingues, rurais, do lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte a 29/4/1890 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 4 de Outubro de 1976.

 

ESTEVES, Rosalina. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de António Esteves “Travessa” e de Lina Cerqueira; neta materna de Manuel Alves e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a 8/7/1895 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves e Maria Alves, solteiros, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/7/1994, com cerca de 99 anos de idade.

 

ESTEVES, Rosalina de Jesus. Filha de José Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916).

 

ESTEVES, Salvador. Filho de Camilo Esteves e de Maria Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Alves; neto materno de Raimundo Fernandes e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a 26/12/1910 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroaquial. Padrinhos: Manuel Esteves, casado, lavrador, e Isolina Esteves, solteira, camponesa. // Deve ser o mesmo indivíduo que faleceu em Trigueira a --/--/1916, com apenas cinco anos de idade (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916).

 

ESTEVES, Silvana. Filha de Francisco Esteves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de António Esteves e de Joaquina Pereira; neta materna de Nicolau Pereira e de Luísa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 8/4/1909; nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses. // Faleceu na sua freguesia natal a 22/12/19--. (confirmar). // Nota: deve ser a mesma senhora que casou com Germano Esteves; se for, é mãe de Maria Esteves, nascida em 1931 (Notícias de Melgaço n.º 98, de 22/2/1931).

 

ESTEVES, Silvestre. Filho de Caetano Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1901. // Morreu no dito lugar a 9/8/1903, com apenas dois anos e meio de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, Vitória. Filha de António Esteves e de Joana Alves, lavradores, residentes no lugar do Pereiral. Neta paterna de Bento Esteves e de Mariana Alves, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, rurais, moradores no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 23/7/1880 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Custódio José Pereira, casado, lavrador, e Maria Vitória Alves, casada, lavradeira, residentes no lugar do Tabulado.  

 

ESTEVES, Vitorino. Filho de António Esteves e de Ana Pereira, lavradores. Nasceu a 20/6/1849. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, agricultor, morava no lugar de Cortegada, quando casou na igreja de Parada do Monte a 5/9/1877, com Joaquina de Lucena, nascida a 21/8/1853, solteira, camponesa, moradora no lugar de Trigueira, filha de Luís Manuel de Lucena e de Rosa Domingues, rurais, do mesmo lugar. Testemunhas: Manuel José Rodrigues, casado, rural, morador em Trigueira, e Francisco José Alves, viúvo, rural, morador em Coto Santo. 

 

ESTEVES, Zeferino. Filho de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues, lavradores, residentes em Coto Santo. Nasceu por volta de 1828. // Tinha 49 anos de idade, era viúvo, lavrador, morava no lugar da Trigueira, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 8/11/1877, com a sua conterrânea Felicidade da Rocha, solteira, nascida a 13/2/1851, camponesa, moradora em Aldeia Grande, filha de Rosa da Rocha, solteira, lavradora, residente no mesmo lugar. Testemunhas: Luís Manuel de Lucena e Vitorino Esteves, casados, rurais, moradores em Trigueira. // Faleceu no lugar da Trigueira a --/--/1913, com 84 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 32, de 12/1/1913).    

Sem comentários:

Enviar um comentário