sábado, 9 de outubro de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de São Paio)

Por Joaquim A. Rocha 



// continuação de 6/6/2021.


AMARO. // Foi exposto à porta de Urbano Gomes, residente em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 12/5/1798. // Nesse mesmo dia o padre João José do Couto (ou Souto) batizou-o, tendo por padrinhos o dito Urbano Gomes e Maria Rodrigues, casada com António Afonso, do dito lugar. 

 

ANA JOAQUINA. // Do lugar da Granja. // Faleceu solteira, a 12 de Janeiro de 1842, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ANA JOAQUINA. Filha de Manuel José e de Maria Rosa, do lugar do Picoto, freguesia de Nossa Senhora do Reclamo (?), termo de Vila Nova, comarca de Valença, moradores em Cavaleiro Alvo, São Paio de Melgaço. N.p. de Paulo José e de Luísa Marques (?), da freguesia de São João de Reboreda, termo e comarca de Valença, agora freguesia de Vila Nova de Cerveira; n.m. de José António e de Maria Luísa, da dita freguesia do Reclamo. Nasceu em São Paio a 3/6/1818 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves e sua mulher Ana Esteves, de Cavaleiro Alvo.

 

ANA MARIA. // Do lugar de Barata. // Viúva. // Faleceu com todos os sacramentos, e com testamento, a 3/12/1840, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ANA ROSA. // Do lugar de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 20/4/1821.

 

ANA VENTURA. // Foi casada com José Dias, de Soutulho. // Faleceu a 14/8/1818.

 

ANTÓNIO BENITO. // Do lugar da Gaia. // Faleceu a 18/10/1819. 

 

ANTÓNIO GAVE. // Natural de Baratas, São Paio. // Morreu em França, em combate, no ano de 1917 (JM 1181, de 27/10/1917). 

 

ANTÓNIO JOAQUIM. // Enjeitado. // Apareceu a 2/1/1837, na Granja de Cima, e foi batizado na igreja de São Paio pelo padre Manuel José Domingues. Madrinha: Maria Rosa, solteira, do dito lugar, filha de Manuel Joaquim Lourenço, onde fora exposto. 

 

ANTÓNIO JOSÉ. // Exposto. // Foi batizado na igreja de São Paio a 25/11/1826. Padrinhos: Diogo Ramos e filha, Maria Joana, do lugar da Gaia.

 

ANTÓNIO LUÍS. // Do lugar de Soutulho. // Faleceu a 29/12/1821.

 

ANTÓNIO MANUEL. // Exposto. // Foi entregue por Maria Joaquina de Carvalho, do lugar da Veiga. // Recebeu o batismo na igreja de São Paio a 30 de Agosto de 1828. // Padrinhos: Bento José e a dita Maria Joaquina Carvalho. 

 

ARAÚJO

 

ARAÚJO, Alberto. Filho de Manuel Joaquim de Sousa Araújo, natural de Prado, e de Joaquina Rosa Meleiro, natural de São Paio, moradores na Carpinteira. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, de Prado; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 2/10/1872 e foi batizado a sete desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues e sua mulher, Emília de Jesus de Sá Vilarinho, negociantes na Vila de Melgaço. // Negociante. // Morreu a 15/11/1908, no lugar da Carpinteira, sem quaisquer sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.  

 

ARAÚJO, Álvaro de Jesus. Filho de Rosalina de Araújo, solteira, serviçal, de São Paio. Neto materno de Manuel de Araújo e de Maria das Dores Soares. Nasceu no lugar de Barata, São Paio, a 22/6/1902 e foi batizado pelo padre António Esteves dois dias depois. Padrinhos: Francisco Joaquim Bamonde e Maria das Dores Vaz, solteiros, serviçais.

 

ARAÚJO, Amândio José Pinto. // Nasceu por volta de 1949. // Morreu na freguesia de São Paio a --/--/2021, com 72 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2021).

 

ARAÚJO, Ambrósio Custódio (Padre). Filho de António Luís de Araújo Pereira da Cunha da Rosa e de Maria Rosa Rodrigues Couto. N.p. do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo e de Maria dos Passos Mosqueira; n.m. do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves. Nasceu na Quinta da Gaia, São Paio, a 20/4/1805, e foi batizado a 25 desse mês pelo abade de Chaviães, padre Caetano José de Abreu. Padrinhos: João António de Abreu Araújo, capitão-mor de Melgaço, e sua mulher Maria Luísa dos Reis. // Foi pároco na freguesia de Remoães (1830). // Faleceu na Casa da Gaia a 27/8/1865, com todos os sacramentos. // Foi sepultado na igreja. // Fizera testamento.      

 

ARAÚJO, Antónia Luísa. Filha de José Araújo e de Maria Teresa da Silva, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Ana Maria Faustina, do lugar do Paço; n.m. de Constância da Silva, do lugar de Cavencas. Nasceu em São Paio a 10/2/1817 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia, solteiros, da Raza. // Casou com António José, filho de Manuel António Alves e de Maria Esteves, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 30/1/1851, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 31. // (Morreu de desgosto, depois de ver finar-se vários dos seus filhos).      

 

ARAÚJO, António. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 23 de Maio de 1836 e foi sepultado na igreja no dia 24, com ofício de corpo presente e com assistência de sete clérigos. 

 

ARAÚJO, António Jacinto. Filho de António Luís da Cunha Araújo (Pereira da Rosa) e de Maria Rosa Rodrigues Couto, da Casa da Gaia. N.p. do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo e de Maria dos Passos Mosqueira; n.m. do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves. Nasceu em São Paio a 29/7/1813 e foi batizado a 8 de Agosto desse ano. Padrinho: o cura João Durães. 

 

ARAÚJO, António José. Filho de António de Araújo e de Maria Rosa Gonçalves, residentes no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de Manuel de Araújo e de Luísa Lourenço, de Arnoia, bispado de Ourense; neto materno de Lourenço Gonçalves e de Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 24/4/1815 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Lopes e sua mulher Maria Afonso, do dito lugar de Cavaleiro Alvo.

 

ARAÚJO, António Luís. // De Carvalha Furada. // Faleceu a 21/2/1856, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 23. 

 

ARAÚJO, António Luís. Filho do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo, da Quinta da Gaia, e de Maria dos Passos Mosqueira, solteira, de Arbo, Galiza, mas moradora na Vila de Melgaço. Nasceu na segunda metade do século XVIII e morou na Quinta da Gaia, São Paio, que herdara de seu pai. // De acordo com o Dr. Augusto César Esteves (“O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, página 129) além das propriedades herdou também a prosápia do progenitor, pois requereu à rainha D. Maria I a sua entrada na fidalguia portuguesa. // Casou antes de 1809 com Maria Rosa, filha do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves, de Sante, Paderne. // Faleceu a 18/2/1815 e foi sepultado na igreja. // Deixou testamento. // Pai de Ambrósio José, de António Luís, de José António, de Maria Angélica, de Teresa de Jesus, de Tomaz Joaquim...    

 

ARAÚJO, António Luís (Padre). Filho de António Luís da Cunha Araújo e de Maria Rosa Rodrigues Couto. Neto paterno do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo e de Maria dos Passos Mosqueira; neto materno do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves. Nasceu em São Paio a 5/4/1815 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: padre João Durães, cura de São Paio, e Mariana Gertrudes de Araújo Cunha, da Quinta do Rio do Porto, Vila de Melgaço. // Faleceu na Casa da Gaia, com 68 anos de idade, a 20/7/1883, com todos os sacramentos. Foi sepultado na igreja (a seguir a ele começaram os corpos a ser enterrados no adro, e depois no cemitério, mas o povo não deve ter gostado, pois os padres tiveram que retroceder). // Fizera testamento. // A sua herdeira foi a sobrinha, Teresa Delfina Gomes Pinheiro, casada com Luís José Lobarinhas.    

 

ARAÚJO, Cândida Rosa. Filha de Manuel Joaquim de Sousa Araújo e de Joaquina Rosa Meleiro, moradores na Carpinteira. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, do Carvalhal, Prado; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 3/2/1864 e foi batizada a sete desse mês e ano. Padrinhos: José António Pinheiro e sua mulher, Joana Francisca de Sousa, da freguesia da Vila, moradores em Galvão, SMP, todos lavradores.

 

ARAÚJO, Carlota Joaquina. Filha de Maria Lourenço, solteira, de Troviscoso, Monção. N.m. de Rosa (?) de Araújo, solteira, da freguesia de Tiago de ---------------------, bispado de Tui. Nasceu em São Paio a 20/12/1823 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Durães, da Granja. 

 

ARAÚJO, Emília. Filha de ---------- Sousa Araújo e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1873. // Faleceu no lugar da Carpinteira a --/--/1933, com 60 anos de idade (NM 187, de 19/3/1933).

 

ARAÚJO, Emília de Jesus. Filha de Manuel Joaquim de Sousa Araújo, natural de Prado, e de Joaquina Rosa Meleiro, natural de São Paio, rurais, moradores na Carpinteira. Neta paterna de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, de Prado; neta materna de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 23/11/1870 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues de Castro e sua mulher, Emília de Jesus de Sá Vilarinho, da Vila de Melgaço. // Casou a 24/9/1899 com o seu conterrâneo Manuel José Esteves. // Mãe de Isaura, de Francisco, de Rosa, e do padre Hermenegildo Araújo Esteves.     

 

ARAÚJO, Ermezenda da Assunção. Filha de Manuel Joaquim de Sousa Araújo e de Joaquina Rosa Meleiro. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro. Nasceu em São Paio a 28/2/1877 e foi batizada a quatro de Março desse ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues e mulher, Emília de Jesus Vilarinho, negociantes da Vila de Melgaço. // Faleceu na Carpinteira, vítima de terrível enfermidade, a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 156, de 11/7/1915).   

 

ARAÚJO, Felismina. Filha de Manuel Joaquim de Sousa Araújo, natural de Prado, e de Joaquina Rosa Meleiro, natural de São Paio, moradores no lugar da Carpinteira. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo (Besteiro) e de Ana Luísa Pinto, de Prado; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 13/1/1866 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues de Castro e sua mulher, Emília de Jesus Vilarinho, negociantes na Vila de Melgaço (ambos assinaram). // Faleceu na sua freguesia a 10/2/1943.     

 

ARAÚJO, Francisco da Lapa Machado (Padre). // Foi abade de São Paio durante muitos anos; em Novembro de 1809 já tinha esse cargo. // Faleceu a 20/9/1829 e foi sepultado na igreja, em jazigo próprio, a 22 desse mês e ano.   

 

ARAÚJO, Gaspar Manuel. Filho de José de Araújo, de Santa Cristina de Baleixo, Galiza, e de Maria [Angélica] Alves Martins, natural de Paderne, rurais, moradores em Barata, São Paio de Melgaço. N.p. de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, galegos; n.m. de Francisco Martins e de Maria Rosa Alves, da Devesa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 27/4/1866 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António da Costa e Maria Soares, casada, lavradeira, ambos do lugar de Barata. // Teve a profissão de carpinteiro. // Casou na Vila a 21/12/1890 com Belmira Amélia (Funga), nascida a 1/2/1865, filha de Francisco Esteves e de Cândida Rosa Ribeiro, passando a morar no Louridal, SMP. Testemunhas: Frederico Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante, e Maria Rita Esteves, solteira, irmã da nubente, ambos da Vila. // A 17/6/1912 foi julgado em polícia correcional por crime de dano; porém, por falta de provas, o juiz absolveu-o (Correio de Melgaço n.º 3). // Morreu no Viso, lugar do Cruzeiro, Chaviães, em casa do filho Álvaro, a 12/4/1942 (ou 11/5/1942). // A sua viúva faleceu no Louridal a 19/5/1950.     

 

ARAÚJO, Hermenegildo José. Filho de Manuel Joaquim de Sousa Araújo, de Prado, e de Joaquina Rosa Meleiro, de São Paio, moradores na Carpinteira. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, do Cerdedo, Prado; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 4/2/1875 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: José Manuel Rodrigues de Castro e sua mulher, Emília de Jesus de Sousa Vilarinho, negociantes na Vila de Melgaço. // Faleceu no lugar da Carpinteira, a 9/11/1876, e foi sepultado na igreja.  

 

ARAÚJO, João José. Filho de António Luís da Cunha Araújo (Pereira da Rosa) e de Maria Rosa Rodrigues Couto. N.p. do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo e de Maria dos Passos Mosqueira, de SMP; n.m. do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves, de Sante. Nasceu na Casa da Gaia, São Paio, a 10/4/1811 e foi batizado pelo padre Dr. António José de Araújo e Cunha a 21 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel de Araújo e Cunha, capitão-mor de Melgaço, e sua esposa, Maria Luísa dos Reis, da Quinta e Casa do Rio do Porto, SMP. // Casou com Josefa Maria Torres, da Casa de São Julião de Cima. // A 20/5/1842, na igreja do Convento de Paderne, foi padrinho de Constança Teresa Rodrigues, nascida dois dias antes. A madrinha foi sua irmã, Teresa de Jesus Araújo.   

 

ARAÚJO, João Luís da Cunha (Padre Dr.) // Morou na Quinta da Gaia, São Paio, no século XVIII e XIX. // Embora presbítero, gerou em Maria dos Passos Mosqueira, solteira, moradora na Vila de Melgaço, a António Luís (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, vol. II, p. 129, de A.C.E.) // Essa senhora, natural de Arbo, Tui, morreu a 17/1/1814 e foi sepultada na igreja de São Paio. // Ele acabou seus dias a 7/7/1825 e foi sepultado também na dita igreja. // Fizera testamentos em vida; mas, não sei porque razão ficaram sem efeito!   

 

ARAÚJO, João Nepomuceno. Filho de Manuel Joaquim de Sousa Araújo e de Joaquina Rosa Meleiro, da Carpinteira. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, do Carvalhal, Prado; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 12/3/1862 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: João Nepomuceno de Castro Marinho, solteiro (advogado na Vila de Melgaço?), e Rosa Teresa de Araújo, solteira, lavradora, do Carvalhal, Prado. // Faleceu a 22/8/1863 e foi sepultado na igreja. 

 

ARAÚJO, José. // Do lugar de Cavencas. // Faleceu a 28/3/1818.

 

ARAÚJO, José. Filho de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, naturais de Santa Cristina de Baleixo, Galiza. Nasceu nessa freguesia do bispado de Tui por volta de 1824. // Lavrador. // Morreu a 12/10/1903, no lugar de Barata, São Paio de Melgaço, com todos os sacramentos, com 79 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Angélica Alves [Martins], sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério de São Paio.

 

ARAÚJO, José António. Filho de António Luís da Cunha Araújo e de Maria Rosa Rodrigues Couto. Neto paterno do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo e de Maria dos Passos Mosqueira; neto materno do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves. Nasceu na Casa da Gaia, São Paio, a 25/4/1807, e foi batizado na igreja dois dias depois pelo padre Caetano José, abade de Chaviães. Padrinhos: o padre Dr. António José de Araújo, abade de Cristóval, e sua irmã Mariana Gertrudes de Araújo, viúva, da Quinta do Rio do Porto, SMP. // Casou na sua terra natal a 25/11/1830 com Maria Joaquina, filha de Manuel Fernandes da Costa, do lugar de Pontizelas, e de Maria Angélica da Silva Lira, da freguesia de Santa Maria dos Anjos, Vila de Monção. // O casal morou em Pontizelas, Paderne, e também em Ventuzelo, subúrbios da Vila de Monção, onde ela morreu a 9/5/1844. // Com geração.    

 

ARAÚJO, José Augusto. Filho de --------- de Araújo e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 7/7/1916 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «ótimo»; era seu professor Manuel Francisco Gomes (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916).

 

ARAÚJO, José Eduarte. Filho de Rosalina de Araújo, solteira, jornaleira, de São Paio, moradora no lugar de Barata. Neto materno de Manuel de Araújo e de Maria das Dores Soares, lavradores. Nasceu em Barata, São Paio, a 3/12/1891, e foi batizado pelo padre MJV a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria de Sousa e sua irmã Maria Delfina de Sousa, solteiros, de Paderne, moradores no lugar do Pinheiro.

 

ARAÚJO, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim de Sousa Araújo, de Prado, e de Joaquina Rosa Meleiro, de São Paio, moradores na Carpinteira. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, de Prado; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 4/5/1868 e foi batizado a 11 do dito mês e ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues de Castro e sua mulher, Emília de Jesus Vilarinho, negociantes da Vila de Melgaço. // Casou com Augusta de Abreu. // Pai de Maria Celso, Bráulio, Maura, José e Joaquina.  

 

ARAÚJO, Laurinda de Jesus. Filha de Manuel Joaquim de Sousa Araújo e de Joaquina Rosa Meleiro, ele natural de Prado e ela natural de São Paio, moradores no lugar da Carpinteira. Neta paterna de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, do Cerdedo, Prado; neta materna de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 14/8/1879 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues de Castro e sua mulher, Emília de Jesus Vilarinho, negociantes na Vila de Melgaço. // Casou a 17/11/1906 com Albano Joaquim Cortes, natural de Paderne. // Faleceu no lugar da Carpinteira, São Paio, a 17/11/1940. // Com geração.

 

ARAÚJO, Ludovina. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1473, de 2/6/1963: «… no passado dia 25 faleceu em sua casa, sita na freguesia de São Paio, a senhora Ludovina de Araújo, que contava a idade de 78 anos. O seu funeral, realizado no dia seguinte, foi largamente concorrido. A toda a família em luto enviamos os nossos sentidos pêsames.» // José Pereira.   

 

ARAÚJO, Manuel. Filho de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, lavradores, naturais e residentes que foram em Santa Cristina de Baleixo, Tui. // Casou com Maria das Dores Soares, de quem ficou viúvo. // Lavrador. // Faleceu em Barata, São Paio, a 14/8/1884, com todos os sacramentos. // Tinha (segundo o padre) sessenta e dois anos de idade. // Foi sepultado no cemitério paroquial de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

ARAÚJO, Manuel. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 940, de 23/7/1950 (o dia é 13/7/1950): «… No mesmo dia foi julgado Manuel Araújo, casado, do lugar dos Lourenços, freguesia de São Paio, por ofensas corporais em Esperança Táboas, solteira, do mesmo lugar e freguesia, sendo condenado em 20 dias de prisão correcional, substituída por igual tempo de multa à razão de 25$00 diários que perfaz a multa total de 532$00 com os adicionais devidos, imposto de justiça de 300$00, com acréscimos legais e indemnização à ofendida de 90$00. Pena suspensa por quatro anos  

 

ARAÚJO, Manuel. Filho de --------- Araújo e de --------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Faleceu no Lar Pereira de Sousa a --/--/1995 (VM 1024).

 

ARAÚJO, Manuel José. Filho de José de Araújo e de Maria Angélica Martins, moradores no lugar de Barata. Neto paterno de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, de Santa Cristina de Baleixo, Tui; neto materno de Francisco Martins e de Maria Rosa Alves, de Barreira, Paderne. Nasceu em São Paio a 19/4/1855 e foi batizado a 22 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel de Araújo e Maria Angélica da Conceição, da Granja, ele tio paterno da criança. // Nota: deve ter morrido ainda bebé.   

 

ARAÚJO, Manuel José. Filho de José de Araújo e de Maria Angélica Martins, moradores no lugar de Barata. Neta paterna de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, de Santa Cristina de Baleixo; neta materna de Francisco Martins e de Maria Rosa Alves, de Barreira, Paderne. Nasceu em São Paio a 17/2/1857 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Durão e Manuela de Araújo, ele representado por Caetano ------------------ e ela pela filha daquele, Maria Angélica. // Oficial de pedreiro. // Morreu a 17/7/1904, no lugar de Barata, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.    

 

ARAÚJO, Manuel Luís. Filho de António de Araújo e de Maria Josefa, moradores no lugar de Carvalha Furada. Neto paterno de António de Araújo e de Teresa de Sousa (?), do dito lugar; neto materno de Manuel Alves e de Rosa Gonçalves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 20/1/1812 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel de Abreu e Antónia Ventura Domingues, de Carvalha Furada.

 

ARAÚJO, Maria Angélica. Filha de António Luís de Araújo Pereira da Cunha da Rosa e de Maria Rosa Rodrigues Couto, da Quinta da Gaia. N.p. do padre Dr. João Luís de Araújo da Cunha e de Maria dos Passos Mosqueira; n.m. do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves. Nasceu na Casa da Gaia a 6/1/1804 e foi batizada a 11 desse mês pelo padre Dr. António José de Araújo, abade de Cristóval, por comissão do padre João José do Couto. Os pais da criança invocaram para padrinho o anjo da guarda, representado pelo capitão-mor do termo, João António de Araújo, e por madrinha a Senhora das Dores, sendo representada por Maria Rosa Gomes Pinheiro, solteira, da Quinta da Torre, Paderne. // Proprietária. // Casou com Manuel Inácio Gomes Pinheiro, de quem ficou viúva. // Morou no Barral, salvo erro. // Faleceu na Casa da Gaia a 13/3/1885, somente com o sacramento da penitência, e foi sepultada no adro da igreja de São Paio, junto à eucaristia. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

ARAÚJO, Maria Angélica. Filha de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, lavradores. Nasceu em São Paio por volta de 1824. // Lavradeira. // Faleceu a 21/2/1903, no lugar de Barata, com todos os sacramentos, com 79 anos de idade, no estado de casada com José de Araújo, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de São Paio. // Nota: embora no assento de óbito conste como filha de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, tudo nos leva a crer que o seu nome é Maria Angélica Martins, filha de Francisco Martins e de Maria Rosa Alves, residentes no lugar da Barreira, Paderne; aquelas pessoas seriam os pais do seu marido, José de Araújo. // Ver Gaspar Manuel de Araújo, Manuel José de Araújo, e Teresa de Jesus de Araújo.     

 

ARAÚJO, Maria Angélica. Filha de José de Araújo e de Maria Angélica Martins (!), moradores no lugar de Barata. N.p. de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, de Santa Cristina de Baleixo, Tui; n.m. de Francisco Martins e de Maria Rosa Alves, da Barreira, Paderne. Nasceu em São Paio a 29/1/1859 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Alves, solteiro, de Barata, tio da criança (assistindo ao acto, com procuração, o padre Joaquim Tomaz de Araújo, da Quinta da Gaia), e Maria Angélica Meleiro, solteira, da Granja de Baixo. // Faleceu na Vila de Melgaço a 7/8/1940.   

 

ARAÚJO, Maria da Conceição. Filha de Rosalina de Araújo, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Barata. Neta materna de José Maria de Araújo e de Florinda Rosa de Caldas. Nasceu em São Paio a 20/1/1908 e foi batizada na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Feliciano Joaquim Soares, casado, e Maria das Dores Soares, solteira, jornaleiros. 

 

ARAÚJO, Maria Joaquina. Filha de José Ventura de Araújo e de Maria Teresa da Silva, de Cavencas. N.p. de Ana Maria de Araújo; n.m. de Antónia da Silva. Nasceu em São Paio a 1/3/1811 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia, solteiros, da Raza. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1013, de 17/2/1952: «Faleceram as senhoras Maria Joaquina de Araújo, do lugar da Carreira…» 

 

ARAÚJO, Maurício. // Nasceu na Galiza nos finais do século XVIII ou inícios do século XIX. // Casou com Maria Manuela, filha de António Rodrigues de Castro e de Isabel Domingues, lavradores, de Santa Cristina de Baleixo, bispado de Tui. // Morreu antes de 1869, pois nesse ano, a 14/10/1869, em Barata, São Paio de Melgaço, falecia a sua viúva, com todos os sacramentos, a qual foi sepultada na igreja de São Paio; não fizera testamento; deixou filhos. 

 

ARAÚJO, Pureza da Purificação. Filha de Rosalina de Araújo, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar de Barata. Neta materna de Manuel de Araújo e de Maria das Dores Soares. Nasceu em São Paio a 10/2/1906 e foi batizada na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Feliciano Joaquim Soares, casado, e Maria das Dores, solteira, lavradores.

 

ARAÚJO, Rosa Lina. Filha de Manuel de Araújo e de Maria das Dores Soares, ele de Santa Cristina de Baleixo e ela de São Paio, moradores em Barata. N.p. de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, da dita freguesia galega; n.m. de José Maria Soares e de Florinda Rosa de Caldas, de Real, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 3/10/1868 e foi batizada na igreja a seis desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Durão e sua irmã, Maria Luísa Durão, casada, da Granja. 

 

ARAÚJO, Rosa Teresa. Filha de Manuel Joaquim de Sousa Araújo e de Joaquina Rosa Meleiro, da Carpinteira, lavradores. N.p. de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Pinto, do Carvalhal, Prado; n.m. de João Manuel Meleiro e de Maria José Meixeiro, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 14/1/1861 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: João Nepomuceno de Castro Marinho Junior, estudante da Vila de Melgaço, e Rosa Teresa de Sousa Araújo, solteira, lavradora, tia paterna da criança, do Carvalhal, Prado. // Faleceu a 6/4/1861 e foi sepultada na igreja de São Paio.   

 

ARAÚJO, Teresa de Jesus. Filha de António Luís da Cunha Araújo (ou António Luís de Araújo Pereira da Cunha Rosa) e de Maria Rosa Rodrigues Couto, da Quinta da Gaia. Neta paterna do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo e de Maria dos Passos Mosqueira; neta materna do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves, de Sante. Nasceu em São Paio 29/1/1809 e foi batizada a 6 de Fevereiro desse ano pelo abade de Chaviães, Caetano José de Abreu Araújo. Padrinhos: o capitão-mor João António Araújo e Cunha e sua companheira Maria Luísa dos Reis. // A 20/5/1842, na igreja do Convento de Paderne, foi madrinha de Constança Teresa Rodrigues, nascida dois dias antes. // Casou a 9/10/1844 com António Caetano, nascido na Casa de Soengas, Chaviães, a 15/6/1798, filho de António Jacinto de Araújo Azevedo e de Jerónima Luísa de Abreu Araújo Magalhães, 3.º administrador do morgado do Campo da Feira de Fora. // O casal morou umas vezes na Casa da Gaia, outras na Vila, no Campo da Feira de Fora, e ainda outras vezes em Crastos, Paderne, onde ambos morreram: ela a 11/6/1877 e ele a 14/11/1878. // Com geração.          

 

ARAÚJO, Teresa de Jesus. Filha de José de Araújo e de Maria Angélica Martins, lavradores, residentes no lugar da Ponte. N.p. de Maurício de Araújo e de Maria Manuela Rodrigues, de Santa Cristina de Baleixo, Tui; n.m. de Francisco Martins e de Maria Rosa Alves, de Paderne. Nasceu em São Paio a 23/8/1862 e foi batizada a 26 desse mês. Padrinhos: padre Tomaz Joaquim Cunha Araújo e Teresa de Jesus Cunha Araújo, casada, ambos da Casa e Quinta da Gaia. 

 

ARAÚJO, Teresa de Jesus. Filha de --------- Araújo e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1866. // Faleceu no lugar de Barata a --/--/1916, com 50 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 227, de 3/12/1916). 

 

ARAÚJO, Tomaz Joaquim (Padre). Filho de António Luís da Cunha Araújo (Pereira da Rosa) e de Maria Rosa Rodrigues Couto, da Quinta da Gaia. N.p. do padre Dr. João Luís da Cunha e Araújo, da Casa da Gaia, e de Maria dos Passos Mosqueira, da Vila de Melgaço; n.m. do Dr. Manuel Rodrigues Couto e de Ana Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 30/6/1812 e foi batizado pelo pároco de Paderne, Luís António de Sousa Moreira, a 14 de Julho desse ano. Padrinhos: João António da Cunha Araújo, capitão-mor da Vila e termo de Melgaço, e sua mulher, Maria Luísa dos Reis, da Quinta do Rio do Porto, SMP. // A 2/8/1845 foi padrinho de Tomás de Aquino Vieites, nascido em São Paio a 31 de Julho desse ano. // Faleceu na Vila de Monção a 29/10/1876. 

 

ARAÚJO, Vitorina Rosa. Filha de Manuel de Araújo, de Manselos (?), batizado em Santa Cristina de Baleixo, bispado de Tui, província de Pontevedra, e de Maria das Dores Soares, do lugar de Real, São Paio, moradores no lugar de Barata. N.p. de Manuel Araújo e de Manuela Rodrigues, galegos; n.m. de José Maria Soares e de Florinda Rosa de Caldas, de Real, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 23/8/1863 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Caetano Manuel Meleiro, casado, lavrador, da Granja de Baixo, e Eulália Soares, solteira, lavradora, de Real. // Era solteira, serviçal, quando casou a 18/4/1907 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Codesso, solteiro, jornaleiro.

 

AZEVEDO

 

AZEVEDO, Baltazar Luís. Filho de António Caetano de Araújo Azevedo, natural de Chaviães, e de Teresa de Jesus da Cunha Araújo, natural de São Paio. Neto paterno de António Jacinto de Araújo Azevedo e de Jerónima Luísa de Abreu Araújo Magalhães, de Soengas, Chaviães; neto materno de António Luís da Cunha Araújo e de Maria Rosa Rodrigues Couto, do lugar da Gaia. Nasceu na Casa da Gaia a 27/7/1846, e foi batizado na igreja da freguesia três dias depois. Padrinhos: Baltazar José e Luís Vicente, tios paternos, da Casa de Soengas, Chaviães. // Proprietário. // Militou no Partido Progressista e ocupou vários cargos no governo local. // Faleceu no lugar de Crastos, Paderne, a 22/2/1910, em sua casa de morada, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, com testamento, e foi sepultado no adro da igreja de Paderne. // Embora nunca tivesse casado, gerou em Rosa Martins, solteira, jornaleira, de Crastos, dois filhos: Luís Albano (nasceu a 13/8/1886) e António (nasceu a 23/4/1893). // Também em Mariana de Jesus Domingues, solteira, lavradora, do dito lugar de Crastos, gerou a Maria do Patrocínio (nasceu em 1900).     

 

AZEVEDO, Joaquim Teotónio. Filho de António Caetano de Araújo Azevedo e de Teresa de Jesus da Cunha Araújo (Pereira da Rosa), moradores no Campo da Feira, Vila de Melgaço. Neto paterno de António Jacinto de Araújo Azevedo e de Jerónima Luísa de Abreu Araújo Magalhães, de Chaviães; neto materno de António Luís da Cunha Araújo (Pereira da Rosa) e de Maria Rosa Rodrigues Couto, da Quinta da Gaia. Nasceu na Casa da Gaia, São Paio, a 27/10/1849, e foi batizado a 4/11/1849 pelo padre Dr. Lourenço Garcia, abade de São Pedro da Torre, Padrenda, bispado de Ourense, Galiza. Padrinhos: Luís Vicente de Araújo e Azevedo e Maria Justina de Araújo e Azevedo, tios paternos, da Quinta de Soengas, Chaviães. // Em “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, volume I, página 563, o Dr. Augusto César Esteves escreveu: «Infelizmente foi este fidalgo quem completou a obra de descalabro da Casa de Soengas, principiando por em Agosto de 1879 meter nas mãos do comendador Carlos João Ribeiro Lima o souto dos Clérigos, no Louridal, hipotecando-lho e acabando por lhe vender ou com ele trocar outros bens sitos na Vila, segundo e conforme ele próprio conta numa escritura de 6/10/1883 a esclarecer e rectificar uma outra anterior.» // Morreu solteiro. // Sem geração.   

 

AZEVEDO, Maria Teresa. Filha de António Caetano de Araújo Azevedo, da Casa de Soengas, Chaviães, e de Teresa de Jesus da Cunha Araújo, da Casa da Gaia, São Paio, moradores no Campo da Feira, SMP. N.p. de António Jacinto de Araújo Azevedo e de Jerónima Luísa de Abreu Araújo Magalhães; n.m. de António Luís da Cunha Araújo e de Maria Rosa Rodrigues Couto. Nasceu na Casa da Gaia a 16/8/1847, e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente de Araújo Azevedo e Teresa de Araújo Azevedo, da Quinta de Soengas, Chaviães. // Faleceu na Vila, no Campo da Feira de Fora, de repente, a 27/10/1858, com apenas onze anos de idade!

   

BAMONDE

    

BAMONDE, António José. Filho de Joana Bamonde, solteira, lavradora, natural da freguesia de Santo Estêvão de Bontinhoro, Galiza, moradora na Granja, São Paio de Melgaço. Neto materno de António Bamonde e de Bernarda Conde, lavradores, naturais da dita freguesia espanhola, e residentes no dito lugar da Granja. Nasceu no lugar da Granja, São Paio, a 11/2/1890, e foi batizado pelo padre Manuel José Vaz no mesmo dia. Padrinhos: José Bamonde e sua mulher, Rosa Louça (ou Maria Joana Louça), artistas, espanhóis, paroquianos da Vila de Melgaço (e ali moradores?). // Gémeo de Artur. // Morreu a 5/1/1891 e foi sepultado na igreja paroquial.

 

BAMONDE, António José. Filho de Maria das Dores Bamonde, solteira, serviçal, natural de São Paio. Neto materno de Joana Bamonde, galega. Nasceu na Granja, São Paio, a 12/7/1900, e foi batizado pelo padre António Esteves a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António José Gomes e Maria Joaquina dos Ramos, casados, lavradores, de São Paio, moradores no lugar da Granja.

     

BAMONDE, Artur. Filho de Joana Bamonde, solteira, lavradora, natural de Santo Estêvão de Bontinhoro, Galiza, moradora no lugar da Granja, freguesia de São Paio de Melgaço. Neto materno de António Bamonde e de Bernarda Conde, da dita freguesia espanhola. Nasceu na Granja, São Paio, a 11/2/1890, e foi batizado pelo padre MJV no mesmo dia. Padrinhos: José Bamonde e sua mulher Rosa Louça (ou Maria Joana Louça), espanhóis, artistas, moradores na Vila de Melgaço. // (Gémeo de António José). // Morreu a 22/9/1890 e foi sepultado na igreja paroquial.              

 

BAMONDE, Atão de Jesus. Filho de José Bamonde e de Rosa Louça (ou Maria Joana Louça), espanhóis, moradores em Real, São Paio de Melgaço. N.p. de António Bamonde e de Bernarda Conde, galegos; n.m. de Romão Louça e de Manuela Vargas, de Santiago de Vila Longa, Espanha, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 17/4/1875 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Simões e sua mulher, Maria Angélica Meleiro, da Granja, São Paio. // Faleceu em Real a 28/8/1876, e foi sepultado na igreja.    

 

BAMONDE, Augusto José. Filho de José Bamonde e de Maria Joana Louça, da Corunha, lavradores, residentes em Real, São Paio de Melgaço. Neto paterno de António Bamonde e de Bernarda Conde, galegos; neto materno de Romão Louça e de Manuela Vargas, da freguesia de Santiago de Vila Longa, Espanha. Nasceu em São Paio a 24/9/1872 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Fernandes, casado, do lugar de Real, e Maria Joaquina Gonçalves, solteira, do lugar das Várzeas, Vila de Melgaço. // Morreu em Real, São Paio, a 26/3/1874, e foi sepultado na igreja.  

 

BAMONDE, César. Filho de Maria das Dores Bamonde, sampaiense, solteira, criada de servir, moradora no lugar da Granja. Neto materno de Joana Bamonde. Nasceu em São Paio a 21/7/1905 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Dias, servo da igreja da vila de Melgaço, e Maria Joaquina, padeira, casados. // Morreu na sua freguesia natal a 13/12/1989. // Morou na Granja, São Paio. // Em 1985, sendo solteiro, vendeu a António Maria Esteves e mulher, Zulmira Fernandes Ferreira, um prédio rústico (Campo da Granja), sito na Granja, São Paio (JM 212, de 6/8/2008; VM 960). // Nota: suponho que era filho de Manuel Joaquim Simões Durão (ver, em Alvaredo, no apelido Durães). 

 

BAMONDE, Esperança. Filha de Maria das Dores Bamonde, solteira, lavradora, residente em Real, São Paio. Neto materno de Joana Bamonde. Nasceu na Granja, São Paio, a 8/10/1894, e foi batizada pelo padre António Esteves a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Zeferino Gomes, solteiro, da Vila de Melgaço, e Maria do Carmo Bamonde, solteira, de Real, São Paio.

 

BAMONDE, Francisco Joaquim. Filho de Joana Bamonde, solteira, espanhola, moradora em Real. Neta materna de António Bamonde e de Bernarda Conde, galegos, residentes no dito lugar do concelho de Melgaço. Nasceu em São Paio a 29/4/1879 e foi batizado a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: Francisco José Rebelo, casado, do Cruzeiro, e Bernarda Conde, avó do bebé. 

 

BAMONDE, Glória da Conceição. Filha de Joana Bamonde, solteira, da freguesia de Santo Estêvão de Bontinoro, Galiza, moradora em Real, São Paio. Neta materna de António Bamonde e de Bernarda Conde, lavradores (e viajantes), galegos, residentes no lugar de Real. Nasceu em São Paio a 11/3/1877 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Rebelo, casado, do lugar do Cruzeiro, e Bernarda Conde, avó da criança.  

 

BAMONDE, Joana. Filha de António Bamonde e de Bernarda Conde, mendigos, espanhóis, da freguesia de Santa Leocádia de Bronza (?). Nasceu na freguesia de Santo Estêvão de Bontinoro, Galiza, ou na dita freguesia de Santa Leocádia, por volta de 1846 ou 1851. // Lavradeira. // Tinha 46 anos (!) de idade, era solteira, serviçal, quando casou na igreja de São Paio a 23/4/1897 com Manuel Joaquim da Costa, de sessenta anos de idade, viúvo de Florinda Rosa Domingues, lavrador, filho de Manuel da Costa e de Maria Joana Fernandes, jornaleiros, sampaienses, do lugar do Cruzeiro. // Faleceu no dito lugar do Cruzeiro, São Paio de Melgaço, a --/--/1916, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 192, de 26/3/1916). // Com geração (ver no apelido Bamonde).

 

BAMONDE, Joaquim Salvador. Filho de Maria das Dores Bamonde, solteira, serviçal, sampaiense, moradora no lugar da Granja, e de Manuel Joaquim Simões Durão, ou Durães (ver em Alvaredo). Neto materno de Joana Bamonde. Nasceu em São Paio a 19/2/1908 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Dias e Maria Joaquina de Sousa, casados, comerciantes. // Em 1992 estava solteiro, e morava na Granja de Baixo, São Paio (VM 960). // Morreu em São Paio a 13/11/1995.

 

BAMONDE, José. Filho de António Bamonde e de Bernarda Conde, galegos. Nasceu na província da Corunha por volta de 1841. // Lavrador. // Casou na igreja de São Paio de Melgaço a 3/6/1871 com Maria Joana, de 35 anos de idade, lavradeira, da freguesia de Santiago de Vila Longa, província de Lugo, filha de Romão Louça e de Manuela Vargas, lavradores, da Galiza. Testemunhas do acto religioso: Manuel Joaquim Vieites, casado, do lugar da Carreira, e Manuel Joaquim da Costa, do Cruzeiro. // Morou em São Paio. 

 

BAMONDE, José. Filho de Manuel Joaquim Bamonde e de Maria Fernandes Cela. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914). // Faleceu com apenas dois dias de vida. 

 

BAMONDE, José Joaquim. Filho de Maria das Dores Bamonde, solteira, serviçal, natural de São Paio, moradora no lugar da Granja, e de Manuel Joaquim Simões Dourão, ou Durães (ver em Alvaredo). Neta materna de Joana Bamonde. Nasceu na Granja, São Paio, a 1/10/1902 e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: António José Gomes e Maria Joaquina dos Ramos, casados, lavradores. 

 

BAMONDE, José Maria. Filho de Josefa Bamonde, solteira, mendiga, da Vila de Pontevedra (?), bispado de Santiago, Galiza. Neto materno de António Bamonde e de Bernarda Conde, mendigos, da sobredita Vila galega. Nasceu no lugar da Granja a 8/7/1869 e foi batizado na igreja de São Paio nesse dia. Madrinha: Maria Rosa Vargas, solteira, da freguesia de Santiago da Vila Longa, bispado de Lugo, Galiza.  

 

BAMONDE, Manuel Joaquim. Filho de Ramona Bamonde, solteira, da freguesia de Santiago de Lugo, moradora em Real, São Paio de Melgaço. Neto materno de António Bamonde e de Bernarda Conde, galegos, residentes no dito lugar de Real, lavradores. Nasceu em São Paio a 2/2/1877 e foi batizado a seis desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rebelo, casado, do Cruzeiro, e Rosa Bamonde, solteira, galega, moradora no sobredito lugar de Real. 

 

BAMONDE, Manuel Joaquim. Filho de Joana Bamonde, solteira, jornaleira, galega, moradora no lugar de Real. Neto materno de António Bamonde e de Bernarda Conde, de Santo Estêvão de Bontinoro, Galiza. Nasceu em Real, São Paio, a 1/3/1883 e foi batizado pelo padre JAF dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Veloso e Ana Joaquina Gonçalves, casados, lavradores, residentes no lugar da Carpinteira. // Morava no lugar do Cruzeiro quando casou na CRCM a 11/9/1912 com Maria, de 34 anos de idade, solteira, camponesa, natural e residente no lugar de Sante, freguesia de Paderne, filha de Vitorino José de Carvalho, do lugar da Costa, São Paio, e de Maria Luísa de Carvalho, de Sante, Paderne, lavradores. Testemunhas: Bento Vieites, casado, lavrador, do lugar da Carreira, Maria das Dores Vaz, casada, lavradeira, do lugar da Granja, ambos de São Paio, José Dias, casado, proprietário, e Mâncio Rosa Alves de Melo, casado, oficial da administração, ambos da Vila.   

 

BAMONDE, Manuel Joaquim. Filho de Maria das Dores Bamonde, solteira, jornaleira, e de Manuel Joaquim Simões Durão, ou Durães (ver em Alvaredo), casado. Neto materno de Joana Bamonde. Nasceu no lugar da Granja, São Paio, a 2/11/1896, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim dos Ramos e Maria Joaquina dos Ramos, solteiros, rurais, do dito lugar da Granja. // Penso que não chegou a frequentar a escola primária, pois nem sequer assinava o seu nome. // Lavrador-proprietário. // Casou na CRCM a 19/2/1917 com Guilhermina da Ascensão Meleiro, doméstica, do lugar de Real. // O casamento foi dissolvido por divórcio decretado por sentença de 29/1/1937, no tribunal de Melgaço, com fundamento nos números 4.º e 5.º do artigo 5.º do decreto de 3/11/1910 (ver NM 344, de 28/2/1937). // Depois de divorciado viveu na sua companhia uma senhora de nome Rosa; também morava com ele o seu filho Abel (ver em Durão). // Tinha uma quinta excelente, onde produzia bons vinhos tintos, e um branco morangueiro de se lhe tirar o chapéu, além de milho, centeio, batata, etc. // Matava um grande porco todos os anos, do qual fazia presunto e fumeiro, o que lhe permitia ter sempre a casa farta. // Morreu em São Paio a 20/9/1982. // Deixou (os bens que possuía) a seu filho: Manuel José Simões Durão, pois o Abel falecera em 1979.     

 

BAMONDE, Maria das Dores. Filha de Joana Bamonde, solteira, natural da freguesia de Cambados, província de Corunha, moradora no lugar de Real, São Paio de Melgaço. Neta materna de António Bamonde e de Bernarda Conde, galegos, lavradores. Nasceu em São Paio a 18/1/1875 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Bamonde, casado, e Antónia Joaquina Fernandes, ele de Espanha e ela de São Paio de Melgaço, residentes em Real. // Ainda jovem, foi trabalhar como empregada doméstica, ou jornaleira, para casa do casal Manuel Joaquim Simões Durão, ou Durães (ver em Alvaredo), e Maria Angélica da Conceição Meleiro; é provável que a sua patroa fosse adoentada, pois a Maria das Dores tornou-se amante do patrão. Ele, depois de viúvo, casou com ela, empregada, na igreja de São Paio a 15/7/1908. // Com geração. 

 

BAMONDE, Rosa. Filha de António Bamonde e de Bernarda Conde, da freguesia de Santo Estêvão de Bontinhoro, Galiza. A sua mãe residia, em 1884, em São Paio de Melgaço. // Faleceu na Granja de Cima, São Paio, a 21/10/1884, com todos os sacramentos, solteira, com apenas 25 anos de idade. // Não fizera testamento. // Foi sepultada no cemitério paroquial. // continua...  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário