sábado, 10 de julho de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Lamas de Mouro)

Por Joaquim A. Rocha 



// continuação de 11/03/2021.


PEREIRA, Luís Manuel. Filho de António Pereira e de Maria Domingues. Neto paterno de António Manuel Pereira e de Ana Domingues; neto materno de Manuel Domingues e de Florinda Moreira (?), da Peneda. Nasceu a 5/9/1855 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Domingues e sua mulher, Lina Domingues, do lugar de Alcobaça. // Tinha 33 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 14/10/1888, com Florinda Rosa, de 22 anos de idade, solteira, sua conterrânea, filha de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues, lamarenses.  

 

PEREIRA, Manuel. Filho de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, de Lamas de Mouro. // Faleceu a 20/7/1858, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte.

 

PEREIRA, Manuel. Filho de Luís Pereira e de Ana Gregório. Neto paterno de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neto materno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 29/8/1867 e foi batizado a 1 de Setembro de esse dito ano. Padrinhos: Bento Domingues e sua mulher, Rosa Gregório. (Gémeo de José).

 

PEREIRA, Manuel. Filho de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves, residentes no lugar de Touça. Neto paterno de Manuel Joaquim Pereira e de Ana Maria Gregório; neto materno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu a 13/4/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, e morava no sobredito lugar, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 8/7/1896, com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Emília, de 25 anos de idade, solteira, lavradora, residente no lugar de Cima, Lamas de Mouro, filha de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Testemunhas do ato religioso: José Manuel Pereira, casado, lavrador, de Touça, e Manuel Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, do lugar de Cima. // Faleceu no já referido lugar de Cima, freguesia de Lamas de Mouro, a --/--/1933, com 60 anos de idade (NM 197, de 11/6/1933).    

 

PEREIRA, Manuel. Filho de José Bento Pereira e de Rosa Teresa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Pereira “Bacelar” e de Perpétua Gregório; neto materno de António Joaquim Domingues e de Mariana Alves. Nasceu a 23/5/1891 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Fernandes e sua mulher, Maria Domingues, do Baleiral, Gavieira. 

 

PEREIRA, Manuel. Filho de José Pereira e de Maria da Assunção Domingues, lavradores, residentes no lugar de Touça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Luís Pereira e de Ana Gregório; neto materno de Joaquim Domingues e de Teresa Pereira. Nasceu em Lamas de Mouro a 8/11/1899 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Domingues, viúvo, rural, morador no lugar da Igreja, e Teresa Pereira, solteira, camponesa, do lugar da Touça.  

 

PEREIRA, Manuel. Filho de ---------- Pereira e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou em Lamas de Mouro a --/--/1933 com Pureza da Conceição (Notícias de Melgaço n.º 184, de 26/2/1933).

 

PEREIRA, Manuel. Filho de Manuel Pereira e de Emília Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves; neto materno de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 4/1/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 6 desse mês e ano. Madrinha: Albina Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cima. 

 

PEREIRA, Manuel. Filho de ---------- Pereira e de ------------------------------------. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/19--. // Casou com Maria de Fátima Rodrigues, sua conterrânea. // Emigrante em França. // Tem casa no lugar de Cima, Lamas de Mouro.

 

PEREIRA, Manuel. Filho de ----------- Pereira e de ------------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário em Lamas de Mouro, com a professora L. G. Ralha, ficando aprovado.

 

PEREIRA, Manuel Adriano. Filho de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Pereira Bacelar e de Perpétua Gregório; neta materna de António Domingues e de Maria José Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 17 de Março de 1893 e foi batizado na igreja paroquial a 19 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Rosendo de Pinho, casado, lavrador, residente no lugar de Cima, Lamas de Mouro, e Maria de Pinho, solteira, camponesa, do mesmo lugar e freguesia.

 

PEREIRA, Manuel António. // Faleceu em Lamas de Mouro a 10/4/1857 e foi sepultado na igreja desta freguesia a 12 desse mês e ano. // Foi casado com Maria, ou Maria Joaquina Rodrigues, natural do lugar da Cela, freguesia de Cousso. 

 

PEREIRA, Manuel Joaquim. Filho de Pedro Pereira e de Isabel Pereira, lavradores. // Faleceu em Lamas de Mouro a 7/12/1870, com 85 anos de idade, no estado de viúvo, e foi sepultado na igreja. // Com geração. 

 

PEREIRA, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Batista Pereira, empregado da Guarda-Fiscal, e de Clara Alves, camponesa, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de João Batista Pereira e de Ana Ferreira Vale, da freguesia de Lijó, concelho de Barcelos; neto materno de Prudente Alves e de Luísa Domingues, do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. Nasceu em Lamas de Mouro a 18/6/1893 e foi batizado na igreja paroquial a 29 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Maria Alves, casada, lavradeira, moradora na freguesia de Rouças, Melgaço.   

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de Ludovina Pereira, solteira, lavradora, residente em Touça. Neto materno de Francisco Luís Pereira, de Lamas de Mouro, e de Maria Luísa Rodrigues, natural da Peneda (freguesia de Rouças!). Nasceu a 4/12/1886 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, solteiro, e Maria Alves, solteira, lamarenses. // Faleceu a 27/4/1889 e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte, pelas 10 horas da manhã.

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de Luís Manuel Pereira e de Florinda Rosa Gregório, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Pereira e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Nasceu a 19/2/1890 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Maria Alves, estudante, e Antónia Alves, lavradora, solteiros, de Alcobaça, Fiães. // Faleceu a 8/9/1947.  

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de Maria Rosa Pereira, solteira, lavradora, residente no lugar de Touça, Lamas de Mouro. Neto materno de Ludovina Pereira, solteira, do dito lugar. Nasceu em Lamas de Mouro a 13 de Junho de 1896 e foi batizado na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Dias, solteiro, e Ana Alves, solteira, camponeses, moradores no lugar de Touça.

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de Joaquim Pereira e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório; neto materno de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 27/10/1901 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Alves e Maria Albina Domingues, camponeses, avós maternos do batizando. // Casou na CRCM a 23/6/1924 com a sua conterrânea Umbelina Bernardo, de 19 anos de idade, filha de António Bernardo e de Ana Joaquina Alves. // Faleceu na sua freguesia natal a 23/3/1978. 

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de -------- Pereira e de -------------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Lamas de Mouro, com a professora L. G. Ralha, ficando aprovado. // (NM 413).

 

PEREIRA, Maria. Filha de Manuel Joaquim Pereira e de Ana Gregório, lavradores, do lugar de Igreja, Lamas de Mouro. Nasceu em -----------, a --/--/181-. // Lavradeira. // Faleceu a 8/7/1901, com 84 anos de idade, viúva de José Alves, e foi sepultada no adro da igreja. // Teve três ofícios e sessenta missas. // Com geração.

 

PEREIRA, Maria. Filha de António Pereira e de Ana Maria Alves, lavradores. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 13/11/1868, com 50 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou os seus bens aos sobrinhos.

 

PEREIRA, Maria. Filha de Luís Pereira e de Ana Gregório, lavradores. // Faleceu em Touça a 11/11/1869, no estado de solteira, com apenas 18 anos de idade, e foi sepultada na igreja de Lamas de Mouro.

 

PEREIRA, Maria. Filha de José Bento Pereira e de Rosa Teresa Domingues. Neta paterna de José Pereira e de Perpétua Gregório; neta materna de António Joaquim Domingues e de Mariana Alves. Nasceu a 29/7/1884 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro nesse dia. Padrinhos: Luís Domingues e Emília Pereira, todos lavradores. // Faleceu a 6/12/1947. 

 

PEREIRA, Maria. Filha de Manuel Pereira, do lugar de Touça, e de Emília Gonçalves, do lugar de Cima, onde moravam, lavradores. Neta paterna de José Pereira e de Florinda Alves; neta materna de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 3/2/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lourenço Domingues, casado, rural, residente no lugar de Baleiral, freguesia da Gavieira, e Mariana Alves, viúva, camponesa, moradora no lugar de Cima, Lamas de Mouro.

 

PEREIRA, Maria. Filha de José Pereira e de Rosa Pereira. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 21, de 14/7/1929).

 

PEREIRA, Maria Albina. Filha de António Pereira e de Maria Domingues. Neta paterna de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neta materna de Manuel Domingues e de Florinda Moreira (?), da Peneda. Nasceu a 27/3/1858 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 29 desse mês e ano. Madrinha: Albina Maria, solteira. // Lavradora. // Faleceu no lugar de Igreja, Lamas de Mouro, a 5/10/1877, solteira. 

 

PEREIRA, Maria Albina. Filha de Joaquim Pereira e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório; neta materna de Manuel José Alves e de Albina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 20 de Abril de 1894 e dois dias depois foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos, Manuel José Alves e Albina Domingues, lavradores. // Casou na CRCM a 8/11/1920 com Manuel Domingues (Ferraria). // Faleceu na freguesia de Lamas de Mouro a 18/6/1974.  

 

PEREIRA, Maria Elísia. Filha de Manuel Pereira e de Emília Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Manuel Pereira e de Rosa Alves; neta materna de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 24/4/1897 e foi batizada na igreja paroquial a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Pereira, casado, camponês, do lugar de Touça, avô paterno da neófita, e Albina Gonçalves, solteira, camponesa, do lugar de Cima. // Faleceu a 7/3/1905 e foi sepultada no adro da igreja. 

 

PEREIRA, Maria de Jesus. Filha de Manuel José Pereira e de Umbelina Bernardo. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1931 (NM 130, de 15/11/1931).

 

PEREIRA, Maria Joaquina. Filha de José Pereira “Bacelar” e de Perpétua Gregório. Neta paterna de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neta materna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 19/2/1863 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Gregório e Ana Alves. // Faleceu no lugar de Igreja, Lamas de Mouro, a 8/7/1877.  

 

PEREIRA, Maria Joaquina. Filha de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Pereira e de Perpétua Gregório; neta materna de António Domingues e de Maria José Domingues. Nasceu a 11/5/1887 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e Joaquina Pereira. // Faleceu a 6/5/1956.

 

PEREIRA, Maria dos Prazeres. Filha de Virgílio Pereira e de Libânia Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1932 (NM 153, de 12/6/1932).

 

PEREIRA, Maria Pureza. Filha de --------- Pereira e de ------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Lamas de Mouro, com a professora L. G. Ralha, ficando aprovada. // (Notícias de Melgaço n.º 411).

 

PEREIRA, Maria Rosa. Filha de António Pereira, de Lamas de Mouro, e de Ana Domingues, de Cubalhão. // Faleceu no lugar de Igreja, Lamas de Mouro, a 2/9/1884, com 70 anos de idade, viúva de Joaquim Domingues, e foi sepultada no adro da igreja de Lamas de Mouro. // Com geração.

 

PEREIRA, Maria Rosa. Filha de Francisco Luís Pereira e de Maria Luísa Rodrigues. // Lavradeira. // Faleceu a 10/2/1897, na sua casa do lugar de Cima, Lamas de Mouro, com 68 anos de idade, viúva de Manuel António Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Com geração.  

 

PEREIRA, Maria Teresa. Filha de José Manuel Pereira e de Florinda Alves. Neta paterna de Manuel António Pereira e de Maria Rodrigues; neta materna de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu a 16/6/1869 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Lamas de Mouro a 2/6/1947. 

 

PEREIRA, Maria Teresa. Filha de José Pereira, do lugar de Touça, e de Maria da Ascensão Domingues, do lugar da Igreja, lavradores, residentes no dito lugar de Touça. Neta paterna de Luís Pereira e de Ana Gregório; neta materna de Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 17/11/1909 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: Teresa Pereira, solteira, camponesa, moradora no lugar de Touça, Lamas de Mouro. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 13/2/1946 com Oliveiros Alves, natural de Paderne. // Ambos os cônjuges faleceram em Lamas de Mouro: o marido a 4/2/1952 (ou 1962) e ela a 23 de Maio de 1966.   

   

PEREIRA, Miquelina Rosa. Filha de Joaquim Pereira e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima, freguesia de Lamas de Mouro. Neta paterna de João Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório; neta materna de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 18/9/1896 e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 6 de Abril de 1921 com José Joaquim Pereira. // Ambos os cônjuges faleceram em Lamas de Mouro: o marido a 14/6/1945 e ela a 10/9/1971.   

 

PEREIRA, Pureza. Filha de Avelino Pereira e de Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1933 (NM 205, de 20/8/1933).

 

PEREIRA, Pureza de Jesus. Filha de Justino Pereira e de Maria Bernardo. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 112, de 7/6/1931).

 

PEREIRA, Rosa. Filha de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1840. // Lavradeira. // Faleceu em sua casa, sita no lugar de Gavião, a 3/5/1906, com todos os sacramentos da igreja católica, com 66 anos de idade, no estado de viúva de António Dias, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

PEREIRA, Rosa. Filha de Luís Pereira e de Ana Gregório. Neta paterna de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neta materna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 15/1/1863 e foi batizada na igreja de Lamas a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Pereira “Bacelar” e sua mulher, Perpétua Gregório.

 

PEREIRA, Rosa. Filha de José Pereira e de Rosa Teresa Domingues, lavradores. Neta paterna de José Pereira e de Perpétua Gregório, do lugar da Igreja; neta materna de António Joaquim Domingues e de Mariana Alves, do lugar de Cima. Nasceu a 24/3/1887 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Pereira e Emília Pereira, solteiros, tios da neófita. // Casou a 22/12/1909 com o seu conterrâneo e parente Joaquim Domingues, de 28 anos de idade.   

 

PEREIRA, Rosa. Filha de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, freguesia de Lamas de Mouro. // Faleceu a 16/3/1900, com apenas cinco meses e meio de idade, e foi sepultada no adro da igreja.

 

PEREIRA, Rosa. Filha de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório; neta materna de António Domingues e de Maria José Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 8 de Fevereiro de 1901 e foi batizada na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Barreira, solteiro, camponês, do lugar de Cima, Lamas de Mouro, e Maria Gonçalves, viúva, lavradeira, do lugar do Ribeiro, freguesia de Castro Laboreiro. // Casou na CRCM a 10/6/1926 com José Pereira. // Faleceu na sua freguesia natal a 23/2/1947.

 

PEREIRA, Rosa. Filha de Arlindo Pereira e de Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 125, de 20/9/1931).

 

PEREIRA, Rosa. // Nasceu por volta de 1943. // Faleceu na freguesia de Lamas de Mouro a --/--/2020, com setenta e sete anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1437, de 1 de Abril de 2020).

 

PEREIRA, Rosa de Jesus. Filha de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório; neta materna de António Domingues (Ferraria) e de Maria José Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 31/10/1899 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: António Domingues (Ferraria), viúvo, lavrador, do lugar de Cima, Lamas de Mouro, e Maria Gonçalves, viúva, do lugar do Ribeiro, freguesia de Castro Laboreiro.  

 

PEREIRA, Rosa Maria. Filha de António Pereira e de Maria Domingues. Neta paterna de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neta materna de Manuel Domingues e de Florinda Moreira, estes da Peneda, Gavieira. Nasceu a 5/1/1863 e foi batizada na igreja de Lamas a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e mulher, Maria Pereira.

 

PEREIRA, Rosalina. Filha de José Bento Pereira e de Rosa Teresa Domingues, lavradores. Neta paterna de José Pereira “Bacelar” e de Perpétua Gregório, do lugar da Igreja; neta materna de António Joaquim Domingues e de Mariana Alves, do lugar de Cima. Nasceu a 28/4/1882 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pereira e Emília Pereira, do lugar da Igreja. // Faleceu a 31/12/1949. 

 

PEREIRA, Teresa Rosa. Filha de Luís Pereira e de Ana Gregório. Neta paterna de António Pereira e de Ana Domingues; neta materna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 27/1/1855 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Padrinhos: José Pereira “Bacelar” e sua mulher, Perpétua Gregório.

 

PEREIRA, Virgílio. Filho de Manuel Pereira e de Emília Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves; neto materno de Francisco Gonçalves e de Maria Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 3/6/1907 e foi batizado na igreja paroquial a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Cruz Alves e Albina Alves, solteiros, camponeses, moradores no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. // Casou na CRCM a 1/9/1928 com a sua conterrânea Libânia Domingues, de 19 anos de idade, filha de António Domingues e de Rosa Rodrigues. // Faleceu na freguesia de Prado (Santa Maria), Vila Verde, distrito de Braga, a 5/4/1967. 

 

PINHO

 

PINHO, Claudina. Filha de Rosendo de Pinho (ou Pina), natural da freguesia de Bosque de Mora (ou Mara), bispado de Tui, Galiza, e de Joaquina Gonçalves, natural de Lamas de Mouro, Melgaço, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José de Pinho e de Leonor de Vila, do lugar do Forno Telheiro (?), Várzea de Mera (Mora ou Mara), bispado de Tui; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Afonso, de Lamas de Mouro, concelho de Melgaço. Nasceu em Lamas de Mouro a 3/2/1877 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e sua mulher, Francisca Rodrigues. // Tinha 33 anos de idade, era solteira, camponesa, residia no sobredito lugar de Cima, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 21/8/1910 com o seu parente Manuel Joaquim Pires, de 34 anos de idade, solteiro, camponês, natural do lugar de Sá, freguesia de Paços, Melgaço.

 

PINHO, Constância. Filha de Rosendo de Pinho e de Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José de Pinho e de Leonor de Vila, da Várzea de Mera, Tui; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu a 8/3/1880 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 13 desse mês e ano. Madrinha: Maria Gonçalves, solteira, de Senra, Lamas de Mouro. // Faleceu em Moreira, Monção, a 11/6/1965.

 

PINHO, Maria Claudina. Filha de Rosendo de Pinho e de Joaquina Marinho Gonçalves. Neta paterna de José de Pinho e de Leonor de Vila; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Afonso. Nasceu a 25/7/1872 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Paços a 23/11/1949.

 

PINHO, Rosa. Filha de Rosendo de Pinho e de Joaquina Marinho Gonçalves. Neta paterna de José de Pinho e de Leonor de Vila, galegos; neta maternos de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu em Senra, Lamas de Mouro, a 26/7/1874, e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, residentes em Senra. // Lavradeira. // Faleceu a 10/3/1897, na casa dos pais, no lugar de Cima, Lamas de Mouro, pelas 9 horas da manhã, de morte quase repentina, solteira, e foi sepultada na igreja.    

 

PINHO, Rosendo. Filho de José de Pinho e de Leonor de Vila, de Várzea de Mera, província de Pontevedra, Galiza. Nasceu na dita freguesia de Várzea de Mera. // Tinha 28 anos de idade quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 13/8/1871, com Joaquina Marinho, de 27 anos de idade, filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Afonso, moradores em Lamas de Mouro. // Lavrador. // Faleceu a 9/2/1899, num monte, sito nos limites de Lamas de Mouro, com 56 anos de idade, casado, «ao vir da Peneda, freguesia da Gavieira, num dia de grande temporal e invernada», e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro. // Teve três ofícios e trinta missas. // Com geração.       

 

PIRES

 

PIRES, Constantino. Filho de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, camponeses, de Lamas de Mouro. Nasceu nesta freguesia da montanha por volta de 1843. // Tinha 43 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Rouças, a 20/12/1886, com Maria Caetana de Castro, de aproximadamente 40 anos de idade, viúva de Narciso Albano Gomes, nascida em Rouças. Testemunhas presentes: padre Manuel Caetano Alves Salgado, do lugar de Surribas, e António Caetano de Castro, solteiro, lavrador, do lugar da Igreja, Rouças. // Morreu a 24/2/1905, no lugar do Requeijo, freguesia de Rouças, com todos os sacramentos, com sessenta e um anos de idade, no estado de casado com Maria Caetana de Castro, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia de Rouças. // A sua viúva faleceu em Rouças a 4/1/1916.  

 

PIRES, Constantino. Filho de Luís Pires e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes em Gavião. Neto paterno de Manuel Pires e de Isabel Esteves, do dito lugar; neto materno de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 16/3/1887 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Pires e sua mulher, Maria Caetana de Castro, natural de Rouças. // Faleceu em Gavião, Lamas de Mouro, a 2/11/1888, e foi sepultado na igreja pelas nove horas da manhã do dia seguinte.

 

PIRES, Joaquim. Filho de Manuel António Pires e de Isabel Esteves. Neto paterno de Manuel António Pires e de Maria Gonçalves, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; neto materno de Simão Esteves e de Isabel Domingues, do lugar de Ervilhal. // Faleceu em Gavião, Lamas de Mouro, a 8/1/1861, com 10 (?) anos de idade. 

 

PIRES, José Maria. Filho de Manuel António Pires e de Maria Alves. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, morava em Lamas de Mouro, onde nascera, quando casou na igreja da sua terra, a 18/8/1869, com Ana Luísa, de 25 anos de idade, filha de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves.

 

PIRES, Luís Manuel. Filho de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, de Gavião, Lamas de Mouro. // Tinha 35 anos de idade quando casou, na igreja de Fiães, a 17/10/1881, com Rosa Teresa, de 23 anos de idade, também de Lamas de Mouro, filha de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro, todos lavradores. Testemunhas presentes: Manuel Domingues, casado, lavrador, e Manuel Joaquim Bernardo, solteiro, ambos do lugar de Adavelha, Fiães.    

 

PIRES, Manuel António. Filho de Manuel Pires e de Maria Gonçalves. // Lavrador. // Faleceu em Gavião, Lamas de Mouro, a 17/4/1876, com 83 anos de idade, casado com Isabel Esteves. // Deixou oito filhos.

 

PIRES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, rurais, moradores no lugar de Gavião. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro por volta de 1828. // Lavrador. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 12/10/1859 com Maria Rosa Meleiro, filha de Domingos Meleiro e de Maria Rosa Gomes, natural do lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio de Melgaço. // Enviuvou a 16/11/1869. // Morreu a 4/5/1907, com todos os sacramentos, no lugar de Cavaleiro Alvo, freguesia de São Paio, com 79 anos de idade, no estado de casado com [Maria] Rosa de Almeida, natural de Fiães, filha de José de Almeida e de Luísa Esteves, com testamento, com filhos de ambas as esposas (ver em São Paio), e foi sepultada no cemitério de São Paio.   

 

PIRES, Manuel José. Filho de Narciso Pires e de Maria Teresa Gonçalves. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, morava em Orjais, Cubalhão, onde nascera, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 17/4/1866, com Maria Joaquina, de 36 anos de idade, solteira, de Senra, Lamas de Mouro, filha de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. Testemunhas: José Pereira “Bacelar” e Manuel Domingues “Barreira”.

 

PIRES, Manuel Luís. Filho de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, de Gavião. // Tinha 41 anos de idade, era viúvo, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 14/2/1888, com a sua parente no 3.º e 4º grau de afinidade, Maria José, de 33 anos de idade, solteira, filha de António Rodrigues e de Antónia Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro, todos lavradores. Testemunhas do ato religioso: António Alves, casado, e Joaquim Pereira, solteiro, lamarenses.

 

PIRES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro, lugar de Gavião, por volta de 1838. // Lavradeira. // Faleceu em sua casa, sita no lugar de Gavião, a 10/2/1903, com 65 anos de idade, tendo recebido os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Domingos Domingues, com testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

PIRES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Luís Pires e de Rosa Teresa Gonçalves, moradores no lugar de Gavião. Neta paterna de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, do dito lugar; neta materna de Manuel António Gonçalves, castrejo, e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro, todos lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro a 2/8/1882 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Gonçalves, do lugar de Alcobaça, e Maria Domingues, do lugar de Gavião. // Casou na igreja da sua terra natal a 25/10/1909 com o seu conterrâneo Manuel do Espírito Santo Domingues, de 28 anos de idade, filho de Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Rodrigues. // Faleceu em Castro Laboreiro a 29/7/1956.    

 

PIRES, Rosa do Espírito Santo. Filha de Manuel Luís Pires e de Rosa Teresa Gonçalves, moradores no lugar de Gavião. Neta paterna de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, do dito lugar; neta materna de Manuel António Gonçalves, castrejo, e de Ana Maria Domingues, lamacense. Nasceu a 31/5/1884 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 4 de Junho desse mesmo ano. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu em Paderne a 17/1/1983, com noventa e oito (98) anos de idade.

 

RALHA

 

RALHA, Laurentina Gonçalves. // Foi provida no cargo de professora do ensino primário na escola mista de Lamas de Mouro no ano letivo de 1935-1936 (Notícias de Melgaço n.º 275). // Em 1937 e 1938 continuava a ser professora nesta freguesia da montanha (Notícias de Melgaço n.º 364, e Notícias de Melgaço n.º 397, de 15/5/1938). 

 

REGO

 

REGO, Joaquim. // Nasceu no lugar de Lordelo, freguesia de Cabreiro, concelho dos Arcos de Valdevez. // Foi preso em Lamas de Mouro em 1916 por crime de assassinato e levado para a cadeia da Vila de Melgaço. Depois de interrogado, confessou ser o autor do crime. // Era casado, lavrador (ver Correio de Melgaço n.º 192, de 26/3/1916).

 

RODRIGUES

 

RODRIGUES, Adelaide. Filha de José Rodrigues e de Teresa Domingues. Neto paterno de António Rodrigues e de Ana Esteves, de Alcobaça, Fiães; neto materno de Manuel José Domingues e de Ana Alves, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 5/7/1885 e foi batizada na igreja de Lamas do Mouro no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Domingues e Maria Domingues, de Alcobaça, Fiães. // Faleceu em Lamas a 9/9/1965.   

 

RODRGUES, Albina. // Nasceu por volta de 1889. // Faleceu no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, a --/--/1929, com 40 anos de idade (NM 45, de 12/1/1930).

 

RODRIGUES, Albina Rosa. Filha de José Rodrigues e de Maria Teresa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Domingos Rodrigues e de Ana Esteves; neta materna de Manuel José Domingues e de Ana Alves. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro a 3/5/1889 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Vaz, do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, e Albina Domingues, do lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, solteiros, lavradores. // Casou na igreja paroquial da sua freguesia a 7/1/1910 com o seu conterrâneo e parente, José Rodrigues. // Com geração.

 

RODRIGUES, Alfredo. Filho de José Rodrigues e de Albina Rosa Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 33, de 6/10/1929).

 

RODRIGUES, Alzerino. Filho de Manuel Rodrigues e de Angelina Pereira. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1925. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Lamas de Mouro e ficou distinto. // (Notícias de Melgaço n.º 413). // Casou com Pureza Alves. Moraram no lugar de Touça, Lamas de Mouro. // Pai do Dr. Aurélio Rodrigues.

 

RODRIGUES, António. Filho de ------- Pereira e de ---------------------------------. Nasceu em Alcobaça, Lamas de Mouro, a --/--/1---. // Faleceu na Beira Alta, a 1/2/1857; era casado com Antónia Domingues.

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues, lavradores, de Campelo, Castro Laboreiro, onde ele nascera. // Faleceu a 29/6/1901 na sua casa do lugar de Cima, Lamas de Mouro, com 65 anos de idade, lavrador, casado com Isabel Domingues, e foi sepultado no adro da igreja de Lamas de Mouro. // Com geração.  

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira, lavradores, residentes em Senra, Lamas de Mouro. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves; neta materna de Francisco Luís Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 24/5/1861 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gregório e Ana Rodrigues, casados, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. (Era o 4.º filho do casal).   

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves; neto materno de Francisco Luís Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 28/5/1867 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves “Senra” e sua mulher, Maria Pereira. // Tinha vinte e nove anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Cima, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 6/7/1896, com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Maria Teresa, de vinte e sete anos de idade, solteira, lavradora, residente em Touça, filha de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves. // Faleceu em Lamas de Mouro a 18/7/1945.

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de --------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Lamas de Mouro, ficando aprovado (Notícias de Melgaço n.º 364). 

 

RODRIGUES, Augusto. Filho de Manuel Rodrigues e de Angelina Pereira.

 

RODRIGUES, Aurélio (Dr.) Filho de Alzerino Rodrigues e de Pureza Alves, moradores no lugar de Touça. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Angelina Pereira; neto materno de José Alves e de Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 5/6/1954. // Saiu da sua terra natal para Braga, com seus pais, tinha ele sete anos de idade. // Casou a 15/5/1979 pelo civil, e a 29/7/1979 catolicamente, com Angelina de Carvalho Moreira. // Em 1993 era presidente da Administração de Saúde de Viana do Castelo. // Em 1994 foi nomeado coordenador sub-regional de Saúde de Viana. // A 20/10/1998, juntamente com Júlio do Nascimento Rodrigues, casado com Maria das Dores Domingues, e Ricardo Carvalho Rodrigues, criou a sociedade «Castrum Villae – Hotéis Rurais de Portugal, Lda.», com a sua sede na vila de Castro Laboreiro; ele e Júlio do Nascimento eram os gerentes. // Divorciou-se a 3/5/2005. // Com geração. // (ver “A Voz de Melgaço” n.º 986 e “A Voz de Melgaço” n.º 1000).

 

RODRIGUES, Beatriz. Filha de António Rodrigues, do lugar de Cima, onde moravam, e de Maria Teresa Pereira, do lugar de Touça, lavradores. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Pereira; neta materna de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 8/4/1903 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses, moradores em Touça. // Faleceu na freguesia de Prado, Vila Verde, a 20/5/1983.

 

RODRIGUES, Carolina Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves; neta materna de Francisco Luís Pereira e de Maria Luísa (!) Rodrigues. Nasceu a 9/3/1871 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues.

 

RODRIGUES, Domingos. Filho de António José Rodrigues e de Isabel Maria Domingues, de Campelo, Castro. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria José Domingues; neto materno de Alexandre Domingues e de Caetana Bernardo. Nasceu a 13/4/1884 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro nesse mesmo dia. Padrinhos: Domingos Domingues e Isabel Esteves, castrejos, lavradores, residentes em Lamas de Mouro. 

 

RODRIGUES, Domingos José. // Faleceu em Madrid, Espanha, a 6/12/1855. Escreveu o padre: «… e se lhe fez o seu funeral na forma do costume e de suas possibilidades». // Era casado, do lugar de Cima, Lamas de Mouro.  

 

RODRIGUES, Domingos José. // Faleceu em Madrid a 6/2/1856. // Estava casado com Clara Pereira.

 

RODRIGUES, Esperança Rosa. Filha de José Rodrigues, do lugar de Gavião, onde residiam, e de Albina Rodrigues, do lugar de Alcobaça, lavradores. Neta paterna de João Rodrigues e de Isabel Domingues; neta materna de José Rodrigues e de Maria Teresa Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 26/12/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, casado, e Rosa Rodrigues, solteira, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. // Casou na CRCM a 31/10/1960 com José Augusto Cardoso Reimão, de 41 anos de idade, natural de Fiães, filho de Vitorino Cardoso Reimão e de Ana Rosa Pires. // Enviuvou a 10/5/1989. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 31de Agosto de 1993 (ou 1999).

 

RODRIGUES, Florinda. Filha de João Rodrigues e de Isabel Domingues. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Ana Esteves; neta materna de João Batista Domingues e de Domingas Domingues. Nasceu a 20/7/1870 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Rodrigues, solteiro, e Ana Rodrigues, solteira, lamarenses.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves; neto materno de Francisco Luís Pereira e de Maria Luísa Rodrigues, todos do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Nasceu a 9/4/1876 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues (por procuração de Manuel Francisco Domingues) e sua mulher, Tomásia Rodrigues, do sobredito lugar. // Faleceu em Lamas de Mouro a 9/8/1942. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou a --/--/1913 com Rosalina Pereira (ver Correio de Melgaço n.º 71, de 19/10/1913).

 

RODRIGUES, Frutuoso António. Filho de João Fidalgo e de Francisca Rodrigues, naturais de São Miguel de Carvalheda, Tui. Nasceu em ----------, no século XVIII. // Casou na igreja de SMP, Vila de Melgaço, a 10/5/1801, com Maria Joaquina, filha de Manuel José da Costa e de Maria Josefa, de São Salvador da Vila dos Arcos de Valdevez. Testemunhas da boda: Pedro Francisco Martins, Manuel José Gomes… // O casal fixou residência no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. 

 

RODRIGUES, Henrique. // Faleceu em Lamas de Mouro a 19/4/1854, no estado de viúvo, e foi sepultado na igreja paroquial no dia seguinte. // Teve três ofícios de sete clérigos.

 

RODRIGUES, João. Filho de Manuel Rodrigues e de Ana Esteves. // Faleceu em Gavião, Lamas de Mouro, a 19/1/1888, com 60 anos de idade.

 

RODRIGUES, João. Filho de Manuel Rodrigues e de Ana Domingues. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, morava em Alcobaça, Lamas de Mouro, quando casou na igreja da sua terra, a 24/8/1863, com Isabel Domingues, de 29 anos de idade, solteira, do lugar de Gavião, filha de João Batista Domingues e de Domingas Domingues. // Com geração.

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Manuel Rodrigues e de Marcelina Afonso, lavradores, naturais da freguesia de Santa Eulália. Nasceu em Lamas de Mouro. // Faleceu em Senra, de repente, a 28/3/1865, com 73 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado na igreja paroquial de Lamas de Mouro. // Com geração.

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rodrigues. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves “Senra”; neto materno de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 9/4/1857 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 24/12/1868.      

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Vaz, moradores no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de António Rodrigues e de Antónia Domingues, de Alcobaça; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Rosa Pereira, do lugar da Igreja. Nasceu a 3/4/1879 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria José Rodrigues, solteira, tia paterna da batizanda. // Faleceu em Lamas de Mouro a 25/6/1940.

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Pereira. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Alves “Senra”; neto materno de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 13/11/1863 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gregório e sua mulher, Ana Rodrigues.

 

RODRIGUES, José. Filho de João Rodrigues e de Isabel Domingues. Nasceu no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, por volta de 1874. // Tinha 36 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 7/1/1910 com a sua parente e conterrânea Albina Rosa Rodrigues, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Alcobaça, filha de José Rodrigues e de Maria Teresa Domingues. Testemunhas: António Luís Vaz, casado, lavrador, residente no lugar de Adedela, freguesia de Fiães, e Francisco Carvalho, solteiro, camponês, morador no lugar de Aldeia Grande, freguesia de Parada do Monte.   

 

RODRIGUES, José. // Nasceu por volta de 1882. // Morreu no lugar do Gavião, Lamas de Mouro, a --/--/1930, com quarenta e oito anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 53, de 9/3/1930). Lê-se no referido jornal: «LAMAS DE MOURO, 10. A morte, esse mostrengo de fouces escancaradas, de ventre sem fundo, essa ave de rapina que, com suas asas negras, assombra o mundo de um polo ao outro, esse espectro horripilante e impiedoso, com a sua foice flamejante e sanguissedenta, continua a sua ceifa desoladora, prostrando para sempre vidas tão caras e tão necessárias, semeando ao mesmo tempo nos corações de filhos inocentes a desolação, o desamparo, a tristeza, a desgraça e a miséria… Esse fantasma notívago e feroz acaba de envolver para sempre, nas pregas do seu manto negro e nauseabundo a vida do senhor José Rodrigues, do Gavião, depois de ter engolido ferozmente em Janeiro passado sua dedicada e eternamente chorada esposa, senhora Albina Rodrigues. Que espetáculo desolador se nos depara ao pisarmos o solo desse lugar sertanejo e semiafricano! Que quadro tétrico, assustador, horripilante! // Dois pais extremosos, em pleno vigor vital, arrebatados impiedosamente do seio de sete filhinhos inocentes, todos menores, expostos à inclemência da vida, condenados a morrerem à míngua, sem o carinho, sem o aroma inebriante do carinho dos sorrisos paternos, sem terem quem lhes enxugue as lágrimas inocentes, pétalas odoríferas a desfolharem-se sobre os corações mais sensíveis que os levam a mitigar, a balsamizar dores cruciantes, exercendo essa virtude sublime, encantadora, fulgurante, que se chama Caridade Cristã. // Com o coração a verter sangue, horrorizados por tamanha catástrofe, pede-se a todos os vizinhos do Gavião e a toda a freguesia em geral, não regateiem a sua caridade em favor desses míseros inocentes, que choram tristemente, mas sem saber porquê, privados (alguns) do seio materno, que os alimentava com o seu suco (…), sem terem quem lhes parta um pedaço de pão, que se debatem nas agonias da mais triste solidão, espavoridos, pipilando plangentemente, como um ninho de implumes passarinhos na hora terrível de escarcéu. // Os desventurados pais, para quem o Céu brilhe no seu esplendor divino, eram respetivamente irmão e cunhada do senhor Manuel José Fernandes, de Pousafoles, e consequentemente tios dos nossos assinantes particulares e íntimos amigos Manuel Fernandes Domingues, importante capitalista na praça do Pará, José Fernandes, digníssimo 1.º sargento do S. M. da 1.ª Região Militar no Porto, e do nosso distinto colaborador C. A. F., segundanista de Teologia em Braga, a quem profundamente, contristados, enviamos o nosso cartão de sentidos pêsames e sinceras condolências.» // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário