sábado, 14 de junho de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Prado

Por Joaquim A. Rocha 




*



SOUTO

 

SOUTO, Ana Rosa. Filha de Domingos António do Souto e de Maria Rosa Gomes, moradores no lugar de Bouça Nova. Neta paterna de Manuel José Souto e de Ana Fernandes; neta materna de ----------- Gomes e de ------------------------------. // Foi admitida na Confraria das Almas de Prado a 20/12/1814. // Namorou com José Caetano de Magalhães, natural do lugar da Carvalheira, Chaviães, nascendo desse idílio Maria Teresa (Souto de Magalhães), que viria a ser bisavó de Aldomar Rodrigues Soares (Mário de Prado). // Nota: posteriormente teve mais dois filhos, cujo pai se desconhece, um de nome José Joaquim do Souto Dias, o qual tocou a campainha da Confraria das Almas de Prado em 1838, e o outro de nome António Luís do Souto.     

 

SOUTO, António Joaquim. Filho de Maria da Glória do Souto. Neto materno de Valeriano Exposto e de Teresa de Jesus do Souto. Nasceu a --/--/1912. // Morreu no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a 24/12/1930. 

 

SOUTO, António Joaquim. Filho de José Arlindo Cruz do Souto e de Carolina Rosa Gonçalves. Nasceu em ----------------, a 16/10/1941. // Pereceu afogado no rio Minho a 22/7/1956.

 

SOUTO, António Luís. Filho de Domingos António do Souto e de Maria Rosa Gomes, moradores no lugar de Bouça Nova. Neto paterno de Manuel José do Souto e de Ana Fernandes; neto materno de ----------- Gomes e de -----------------------------------. // Casou com ------------------------. Em 1820 já estava casado; morava em Bouça Nova. // Era dono de um pomar sito no lugar do Buraco.

 

SOUTO, Cândida de Jesus. Filha de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neta paterna de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues (defunta), de Bouça Nova, Prado; neta materna de Filipe José Domingues e de Ana Maria Lourenço (defuntos), de Surribas, Rouças. Nasceu em Prado a 23/5/1854 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias e sua esposa, Teresa de Jesus Ferreira, do lugar de Queirão, freguesia de Paderne, julgado de Melgaço.

 

SOUTO, Carolina Rosa. Filha de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neta paterna de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues, do lugar de Bouça Nova, Prado; neta materna de José Filipe Domingues e de Ana Maria Lourenço, do lugar de Surribas, Rouças. Nasceu em Prado a 11/1/1851 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias, do lugar de Queirão, Paderne, e Maria Joaquina Rodrigues, solteira, do lugar dos Bouços, Prado. // Foi admitida na Confraria das Almas a 11/12/1864. // Casou com Manuel Caetano, ferreiro, filho de Manuel Joaquim Gonçalves, ferreiro, e de Maria Rita Alves. // Mãe de José Luís Gonçalves, “casado” com Pureza da Conceição Araújo.    

 

SOUTO, Domingos António. Filho de Manuel José do Souto e de Ana Fernandes. // Admitiram-no na Confraria das Almas de Prado a 15/5/1757, por duzentos e quarenta réis. // Casou com Maria Rosa Gomes. // Herdou a casa do pai, sita no lugar de Bouça Nova, onde morou. // Pai de Ana Rosa, de António Luís, de João Luís, e de Josefa Clara do Carmo do Souto. // Era tetravô de Aldomar Rodrigues Soares (Mário de Prado).

 

SOUTO, Elvira das Dores. Filha de Luís Augusto do Souto e de Honória Alves, moradores no lugar dos Bouços, freguesia de Prado. Neta paterna de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, do dito lugar; neta materna de João Manuel Alves e de Maria Rosa Gonçalves, da freguesia de Riba de Mouro, Monção, todos lavradores. Nasceu em Prado a 17/9/1876 e foi batizada na igreja paroquial a 21 desse dito mês e ano. Padrinhos: Valeriano Exposto e sua esposa, Teresa de Jesus do Souto, rurais, pradenses. // - Ver assento.

 

SOUTO, Filipe António. Filho de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neto paterno de João Luís do Souto e de Maria Josefa Rodrigues, do lugar de Bouça Nova, Prado; neto materno de Filipe José Domingues e de Ana Maria Lourenço, do lugar de Surribas, Rouças. Nasceu em Prado a 11/3/1844 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e tia paterna, Joana Rosa do Souto, do lugar de Bouça Nova. // Morreu no dia 20/8/1846. 

 

SOUTO, Joana Rosa. Filha de João Luís do Souto e de Maria Josefa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Bouça Nova, freguesia de Prado. Neta paterna de Domingos António do Souto e de Maria Rosa Gomes; neta materna de António José Rodrigues e de ------------------------. Nasceu nesse lugar de Prado entre 1815 e 1820, talvez em 1819. // Tinha cinquenta e dois anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja de Prado a 28/10/1872 com o seu companheiro de há muitos anos, Luís Augusto Gonçalves, de 65 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Remoães, filho de Bernardo Gonçalves e de Rita Joaquina de Sousa, rurais, remoalenses. Testemunhas presentes: o padre Elias de Jesus Marques e António Joaquim Rodrigues, solteiro, rural, do lugar do Rego. // Nota: o casal já tinha filhos crescidos quando contraíram matrimónio (ver Maria Joaquina Gonçalves). // Faleceu no lugar de Bouça Nova, Prado, a 20/3/1903, com oitenta e quatro anos de idade, no estado de viúva do dito Luís Augusto, sem testamento, e foi sepultada no cemitério local.   

 

SOUTO, João Luís. Filho de Manuel José Souto e de Ana Fernandes. Nasceu no século XVIII. // Foi admitido na Confraria das Almas de Prado a 10 de Fevereiro de 1760, por 240 réis.

 

SOUTO, João Luís. Filho de Domingos António do Souto e de Maria Rosa Gomes. Neto paterno de Manuel José do Souto e de Ana Fernandes; neto materno de ----------- Gomes e de -----------------------. // Casou com Maria Josefa Rodrigues. // Com geração.  

 

SOUTO, José Arlindo Cruz. Filho de Maria da Glória do Souto. Neto materno de Valeriano Exposto e de Teresa de Jesus do Souto. Nasceu a --/--/1909. // Casou a 25/5/1938 com Carolina Rosa, filha de José Luís Gonçalves e de Pureza da Conceição Araújo, primos no 2.º grau de consanguinidade. // Pai de António Joaquim; de Manuel José; e de Maria da Conceição.

 

SOUTO, Josefa Clara do Carmo. Filha de Domingos António Souto e de Maria Rosa Gomes, moradores no lugar de Bouça Nova. // Foi admitida na Confraria das Almas de Prado a 30/11/1814. // Casou com João Luís Pinheiro. 

 

SOUTO, Luís Augusto. Filho de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar dos Bouços. Nasceu nesse lugar de Prado por volta de 1840. // Foi admitido na Confraria das Almas de Prado a 28 de Março de 1852; pagava um tostão de côngrua em 1886 «sinal evidente de que se era herdado.» // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia natal, a 19/11/1872, com Miquelina Rosa, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar da Carpinteira, São Paio, filha de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, rurais, do mesmo lugar. Testemunhas: padre Elias de Jesus Marques e padre Luís Caetano Soares Calheiros. // Estava viúvo de Miquelina Rosa (falecida em Bouços, Prado) quando casou em segundas núpcias, na igreja de Prado, a 17/11/1875, com Honória, de 39 anos de idade, solteira, camponesa, de Riba de Mouro, Monção, filha de João Manuel Alves e de Maria José Gonçalves, rurais, de Riba de Mouro. Testemunhas: Manuel José Fernandes, viúvo, lavrador, do lugar do Carvalhal, Prado, e Pedro Rodrigues, clérigo in minoribus, de Castro Laboreiro. 

 

SOUTO, Manuel Joaquim. Filho de Luís Augusto do Souto e de Miquelina Rosa Gonçalves, moradores no lugar dos Bouços. Neto paterno de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, do dito lugar; neto materno de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, do lugar da Carpinteira, São Paio, todos lavradores. Nasceu em Prado a 28/4/1874 e foi batizado na igreja paroquial a 3 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: Valeriano Exposto e sua esposa, Teresa de Jesus do Souto, rurais, de Bouços. // - ver assento.   

 

SOUTO, Manuel José. Filho de Sebastião do Souto e de Juliana Vaz. Nasceu no século XVIII. // Foi admitido na Confraria das Almas de Prado a 20 de Janeiro de 1752, por duzentos e quarenta réis. // Casou com Ana, filha de José Fernandes e de Domingas Esteves. // Residiram no lugar de Bouça Nova. // Pai de Domingos António e de João Luís do Souto.

 

SOUTO, Manuel José. Filho de José Arlindo da Cruz Souto e de Carolina Rosa Gonçalves. Nasceu em Prado a 9/2/1939 (Notícias de Melgaço n.º 435). // Por volta dos 21 anos de idade ingressou no serviço militar; a 21/4/1961 embarcava para uma expedição a Angola.

 

SOUTO, Maria da Conceição. Filha de José Arlindo da Cruz do Souto e de Carolina Rosa Gonçalves. Nasceu em Prado a 12/10/1945 e foi batizada na igreja paroquial a 27 de Novembro desse mesmo ano.

 

SOUTO, Maria da Glória. Filha de Valeriano Exposto e de Teresa de Jesus do Souto. Neta paterna de Maria Serafina Gonçalves (ou Maria Martins); neta materna de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, todos rurais, moradores no lugar dos Bouços. Nasceu em Prado a 6/1/1878 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano Marques, casado, do lugar do Rego, e Antónia Fernandes, solteira, do lugar de Leiros, todos de Prado. // Faleceu na sua freguesia natal, no lugar dos Bouços, a 22/1/1940, no estado de solteira (ver Notícias de Melgaço n.º 480, de 4/2/1940). // Mãe de António Joaquim do Souto (1912-1930), e de José Arlindo da Cruz do Souto, casado com Carolina Rosa Gonçalves.  

 

SOUTO, Maria Joaquina. Filha de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, moradores no lugar dos Bouços. Neta paterna de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues, do lugar de Bouça Nova, Prado; neta materna de Filipe José Domingues e de Ana Maria Lourenço (defunta), de Surribas, Rouças. Nasceu em Prado a 20/2/1846 e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias, de Longarinha, Paderne, e Maria Joaquina Alves, de Bouça Nova, Prado, solteiros. // Faleceu a 27/2/1849.

 

SOUTO, Maria Joaquina. Filha de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, moradores no lugar de Bouços. Neta paterna de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues, do lugar de Bouça Nova, Prado; neta materna de José Filipe Domingues e de Ana Maria Fernandes, do lugar de Surribas, Rouças. Nasceu em Prado a 21/2/1853 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias, do lugar de Queirão, Paderne, e Maria Joaquina Rodrigues, do lugar de Bouços, Prado.

 

SOUTO, Maria Justina. Filha de Joana Rosa do Souto, solteira, moradora no lugar de Bouça Nova, Prado. Neta materna de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues, do dito lugar. Nasceu em Prado a 2/9/1850 e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinhos: a sua avó materna e o padre Francisco António Vaz, do lugar da Breia. // Faleceu a 24/12/1853. 

 

SOUTO, Sebastião. // Viveu no lugar de Bouça Nova, casado com Juliana Vaz. // Eram seus descendentes: Ana Maria, Antónia, padre João Manuel do Souto (foi admitido na Confraria das Almas a 25/5/1766), Manuel José, e Maria do Souto. // Era sexto avô de Aldomar Rodrigues Soares (Mário de Prado).  

 

SOUTO, Teresa de Jesus. Filha de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neta paterna de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues, do lugar de Bouça Nova, Prado; neta materna de Felipe José Domingues e de Ana Maria Lourenço (defunta), do lugar de Surribas, Rouças. Nasceu em Prado a 21/12/1848 e foi batizada na igreja três dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias, do lugar de Longarinha, Paderne, e Maria Joaquina Rodrigues, criada de José Manuel de Araújo, do lugar de Bouços, Prado, solteiros. // Casou na igreja de Prado a 3/8/1865 com Valeriano, de quarenta anos de idade, solteiro, lavrador, exposto em Paderne, em casa de João Manuel Rodrigues, sita no lugar de Estivadas, e batizado na igreja dessa freguesia, filho de Maria Serafina Gonçalves (*), solteira, lavradora, residente no lugar do Souto, Prado. Testemunhas presentes: José Caetano Marques, casado, rural, do lugar do Rego; e António Joaquim Lourenço, solteiro, lavrador, do lugar do Souto. // O seu marido morreu no lugar dos Bouços, Prado, a 8/1/1903, com todos os sacramentos da igreja católica, com 78 anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério de Prado. // Ela faleceu a 23/11/1928. // Mãe de Maria da Glória do Souto (1878-1940). /// (*) Só mais tarde é que se soube quem era a mãe; no assento de óbito de Valeriano diz-se que ele é filho natural de Maria Martins.    

 

SOUTO, Valeriano António. Filho de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues, moradores no lugar de Bouça Nova, Prado. Nasceu em Prado a --/--/18--. // Casou na igreja de Prado a 19/9/1839 com Maria Rosa Domingues, filha de Filipe José Domingues e de Ana Maria Rodrigues, do lugar de Surribas, Rouças. Testemunhas: António Cândido de Sousa e Castro, da Casa e Quinta do Pombal, Remoães; António Joaquim Esteves, solteiro, de Prado; e Jorge José Pinto Barbosa, de Arnoia, Ourense. // Fixaram a sua residência na freguesia de Prado. // Ambos foram admitidos na Confraria das Almas: ele a 6/6/1841, por 1.600 réis; e ela a 3/9/1843, por 960 réis. // A sua esposa faleceu por volta de 1881 (Diário do Governo n.º 36, de 16/2/1881 – inventário orfanológico por óbito de Maria Rosa Domingues. Melgaço, 10/2/1881).    

 

SOUTO, Vitorino José. Filho de Valeriano António do Souto e de Maria Rosa Domingues, moradores no lugar dos Bouços, freguesia de Prado. Neto paterno de João Luís do Souto e de Josefa Maria Rodrigues (defunta), do lugar de Bouça Nova, Prado; neto materno de Filipe José Domingues e de Ana Maria Lourenço (defuntos), do lugar de Surribas, Rouças. Nasceu em Prado a 21/11/1855 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte pelo padre Luís Manuel do Souto Monteiro, pároco de São Julião de Sarafão, Guimarães, residente em Leiros, Prado. Padrinhos: Vitorino José de Castro, de Bouça Nova, e Josefa Marques, de Bouços, solteiros. // Morreu a 10/8/1856. 

 

TÁBOAS

 

TÁBOAS, Adozinda Augusta. Nasceu por volta de 1939. // Faleceu na freguesia de Prado a --/--/2024, com 85 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2024).

 

TEIXEIRA

 

TEIXEIRA, José. Filho de José Rodrigues Lima e de Maria Gonçalves Teixeira. Nasceu em --------------, Minho, a --/--/1865. // Casou com Maria do Livramento, nascida em Ponte do Lima em 1882. // Foi guarda dos tabacos em Melgaço. // Em 1933 era regedor da freguesia da Vila; em Dezembro de 1932 fez uma subscrição a fim de arranjar dinheiro para melhorar as refeições de alguns presos muito pobres; como as despesas foram maiores do que as receitas, ele pagou a diferença (ver Notícias de Melgaço n.º 179, de 8/1/1933). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 257, de 6/1/1934: «Este nosso amigo, que há pouco tempo retirou para Viana do Castelo, deixou nesta vila um lugar vago bem difícil de preencher. Tomou desde há tempos o árduo, mas nobre, encargo de fornecer aos presos da cadeia ceia melhorada na noite do Natal e jantar no dia de Ano Novo, andando para isso a bater à porta dos seus numerosos amigos a fim de angariar os necessários donativos. Por todos era sempre bem recebido, não só pelo fim a que a esmola era destinada, como também porque o amigo Teixeira tinha muitas simpatias neste concelho, onde foi sempre funcionário muito correto como fiscal dos tabacos. (…) Quem de futuro substituirá neste bem-fazer o amigo Teixeira?» // Morreu em Prado a 2/2/1945. // A sua viúva finou-se também em Prado a 21/11/1961.

 

TEIXEIRA, José. Filho de José Rodrigues Lima Teixeira e de Maria do Livramento. Neto paterno de José Rodrigues Lima e de Maria Gonçalves Teixeira; neto materno de ----------------------------- e de ------------------------------. Nasceu em -------------, a 28/4/1904. // Aprendeu a arte de consertar e fazer calçado. // Teve oficina de sapateiro nos lugares de Bouços, Souto, e finalmente na Corredoura, aqui em casa própria, que comprara aos herdeiros de Euclides Pinto. // Casou em primeiras núpcias a 26/1/1927 com Rosa da Conceição Ferreira, nascida na freguesia de São Paio de Melgaço a 20/5/1903. // A sua esposa faleceu na freguesia de Paderne a 26/9/1927. // Em segundas núpcias contraiu matrimónio, a 24/1/1938, com Teresa de Jesus Ribeiro, vendedora de pão, de 32 anos de idade, pradense, filha natural de José Maria Alves (Zinona), serralheiro na Vila de Melgaço, e de Elvira Augusta Ribeiro, natural de Prado. // Teresa de Jesus Ribeiro era solteira, mas mãe de uma filha, Maria Beatriz Ribeiro. // Faleceram ambos em Prado, e no mesmo mês e ano: ele a 11/1/1997, com 92 anos de idade, e ela a 25/1/1997, com 90 anos de idade. // Sem geração.   

 

TEIXEIRA, Maria. Filha de João Manuel Teixeira e de Ana Domingues. Nasceu em Prado a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913). 

 

TEIXEIRA, Natália (Dr.ª) Filha de José Fernando Dias Teixeira e de Maria da Conceição Bermudes. Nasceu em Prado a --/--/19--. // Em 1998 concluiu o Curso de Comunicação Social na Universidade do Minho, Braga (VM 1095).

 

TORRES

 

TORRES, Ana Delfina. Filha de Diogo António Fernandes Torres (ver no apelido Fernandes) e de Maria Luísa Pinheiro. Nasceu em Prado a --/--/18--. // Casou com João Luís Domingues Salgado (Grovas), filho de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares. // Enviuvou a 1/4/1881. // Com geração.

 

TORRES, António Joaquim. Filho de Maria Vicenta Fernandes Torres (ver Maria Vicenta Fernandes), moradora no lugar dos Raposos, Prado. Neto materno de Manuel Caetano Fernandes Torres e de Teresa Garcia, de São Cristóval de Mourentão, Caniça, Tui. Nasceu em Prado a 22/2/1856 e foi batizado na igreja paroquial dois dias depois. Padrinhos: António Valeriano Pinheiro, do lugar do Souto, e Bebiana de Jesus, do lugar de Raposos, solteiros. // Morreu a 2/2/1859. 

 

TORRES, Duarte Vaz (Padre). // Foi pároco da freguesia de Prado durante uns anos, e provedor da Santa Casa da Misericória de Melgaço em 1751. // Morreu a 23/6/1764.

 

TORRES, Joana Rosa. Filha de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães (Barreiros). Nasceu em Prado a –/--/1---. // Faleceu em Prado a 7/4/1870.

 

TORRES, João Manuel. Filho de Francisco Afonso [Vaz] (?) e de Esperança da Gaia [Torres] (?), naturais de São Lourenço de Prado. Nasceu no século XVIII. // Casou na igreja de SMP a 19/2/1798 com Maria Ventura de Sousa, filha de pais incógnitos. Testemunhas da boda: Joaquim António, José Manuel Pinheiro, e MPF. // Ficaram a residir no lugar da Oliveira, freguesia da Vila.

 

TORRES, Maria Benedita. Filha de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães (Barreiros). Nasceu em Prado a --/--/17--. // Foi admitida na Confraria das Almas a 30/8/1801. // Casou com José Maria Soares Calheiros, da Vila. // Moraram em Prado. // Com geração. 

 

TRANCOSO

 

TRANCOSO, Adolfo Olímpio. Filho de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado. Nasceu na freguesia de Prado a 11/4/1916 (Correio de Melgaço n.º 197, de 30/4/1916). // Casou a --/--/1942 com Celeste de Jesus, filha de Manuel de Jesus Lourenço e de Elvira Rodrigues Oliveira. // Morreu a --/--/1999 (A Voz de Melgaço n.º 1127). // Pai de Júlio, nascido a 30/4/1943 e batizado a 16 de Maio desse ano; de Manuel Faustino, nascido a 27/6/1945 e batizado a 5 de Agosto desse ano; de José, nascido a 19/8/1947 e batizado a 5 de Outubro desse ano; e de Ricardo de Jesus, nascido a 5/9/1950 e batizado a 1 de Outubro desse ano.

 

TRANCOSO, Albino. Filho de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado. Nasceu a 18/6/1914. // Casou a 4/1/1934 com Virgínia dos Prazeres Lourenço, pradense. // Emigrou para o Brasil. // Pai de António José, nascido a 19/3/1934; e de José, nascido a --/--/1938.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

TRANCOSO, Alice. Filha de Miguel Trancoso e de Cecília Gonçalves, lavradores, naturais do lugar de Várzea, freguesia de Paderne, residentes no lugar de Bouça Nova, freguesia de Prado. Neta paterna de Maria Benta Trancoso; neta materna de Justino José Gonçalves e de Etelvina Teixeira. Nasceu em Prado a 20/2/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Loureiro, casado, e Leopoldina Fernandes, viúva, ambos do lugar de Santo Amaro. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Monção a 14/12/1936 com Artur José Vieites. // Enviuvou a 17/7/1967. // Faleceu em Monção a 1/3/1996, com oitenta e nove anos de idade.

 

TRANCOSO, Alice Amara. Filha de Albino Cândido Trancoso, jornaleiro, natural da Vila, e de Maria Augusta Afonso, jornaleira, natural de Prado. Neta paterna de Jerónimo José Trancoso, natural da Vila, e de Maria Teresa Esteves, natural de Rouças; neta materna de José Afonso e de Mariana de Jesus Gomes, naturais de Prado. Nasceu em Prado a 29/12/1909 e foi batizada na igreja paroquial a 6/1/1910. Padrinhos: Constantino Afonso, solteiro, lavrador, do lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, e Erminda Afonso, solteira, do lugar de Santo Amaro, Prado. // Casou na 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 2/9/1937 com Alberto Rodrigues Pascoal, de 25 anos de idade, filho de José Rodrigues Pascoal e de Maria da Conceição Rodrigues, natural da freguesia de Barcarena, Oeiras. // Enviuvou a 17/8/1985. // Ela faleceu a 9/2/1996, na freguesia do Pragal, concelho de Almada.  

 

TRANCOSO, Alice Augusta. Filha de Maria da Glória Trancoso. Neta materna de Miguel Vitorino Trancoso, natural da freguesia de Paderne, concelho de Melgaço, e de Cecília Gonçalves, natural da freguesia de Ancede, concelho de Baião. Nasceu na freguesia de Prado, concelho de Melgaço, a 15 de Julho de 1930. // Casou com Jorge Cerdeira Gonçalves (ver). // Faleceu a – de Janeiro de 2012, com oitenta e um anos de idade. // Com geração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

TRANCOSO, Amália Albertina. Filha de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado. Neta paterna de Jerónimo José Trancoso e de Maria Teresa Esteves; neta materna de José Afonso e de Maria de Jesus Gomes. Nasceu em ---------------, a --/--/190-. // Mãe de Isilda Rosa, nascida a 19/10/1923, a qual faleceu a 23/10/1926; e de Palmira da Luz, nascida a 10/7/1932.

 

TRANCOSO, António Joaquim. Filho de Miguel Vitorino Trancoso e de Cecília Gonçalves, moradores no lugar de Bouça Nova, freguesia de Prado. Neto paterno de Maria Benta Trancoso, solteira; neto materno de Justino José Gonçalves e de Etelvina de Jesus Teixeira. Nasceu em Prado a 6/4/1910 e foi batizado na igreja paroquial a catorze desse dito mês e ano. Padrinhos: José Loureiro, casado, e Leopoldina Fernandes, viúva, ambos do lugar de Santo Amaro, Prado. // Casou na CRCM a 2/2/1934 com Capitolina de Jesus Rodrigues. // Morreu em Matosinhos a 3/10/1975.

 

TRANCOSO, António Paulo. Filho de Bento Trancoso e de Aderinda (ou Adozinda) Maria da Glória Domingues. Nasceu em Prado a --/--/1929 (NM 44, de 5/1/1930).

 

TRANCOSO, Augusto Doming. // Nasceu por volta de 1937. // Morreu na freguesia de Prado a --/--/2023, com 86 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2023).

 

TRANCOSO, Aurora. Filha de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado. Nasceu a 29/8/1918.

 

TRANCOSO, Bento. Filho de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila de Melgaço, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado, jornaleiros, moradores no lugar de Santo Amaro. Neto paterno de Jerónimo José Trancoso e de Maria Teresa Esteves; neto materno de José Afonso e de Maria Gomes. Nasceu em Prado a 28/10/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 4 de Novembro desse dito ano. Padrinhos: Manuel José Solheiro, solteiro, natural de Prado, e Maria Julieta dos Santos Lima, solteira, natural da vila de Melgaço. // A 20/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde Ferreira, Vila, obtendo a classificação de ótimo; frequentava a escola do sexo masculino de Remoães, cujo professor era José Caetano Gomes (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918). // Assentou praça no Regimento de Sapadores Mineiros do Porto. // Casou na CRCM a 27/4/1927 com a sua conterrânea Adozinda Maria da Glória, de 22 anos de idade, filha de Paulo António Domingues (Salgado) e de Rosa Maria Alves de Macedo, pradenses. // A sua esposa faleceu em Prado a 30/12/1973. // Casou a 16/8/1974, no santuário da Senhora de Fátima, Vila Nova de Ourém, com Emília Gomes da Graça. // Morreu na freguesia de Alcântara, Lisboa, a 2 de Janeiro de 1978. // Pai de António Paulo, nascido a 26/11/1929; de Fernando, nascido a 2/7/1932 e batizado a 30 desse mês e ano, o qual casou em Belém, Lisboa, a 1/9/1957 com Maria Judite Chaves Cardoso; de Augusto, nascido a 26/7/1936, o qual casou com Carolina, filha de João Bernardino Gonçalves e de Rosa da Glória, do lugar do Barral, Paderne; e de Bento, nascido a 16/5/1946.   

 

TRANCOSO, Cícero Cândido. Filho de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado. Nasceu em Prado a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 7).  

 

TRANCOSO, Emília de Jesus. Filha de ---------- Trancoso e de -------------------------------. Nasceu em ---------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Breia, Prado, a --/--/1995 (A Voz de Melgaço n.º 1042, de 15/12/1995).  

 

TRANCOSO, Fernando. Filho de Bento Trancoso e de Adozinda (ou Adorinda) Maria da Glória Domingues. Neto paterno de Albino Cândido Trancoso e de Maria Augusta Afonso; neto materno de Paulo António Domingues e de Rosa Maria Alves de Macedo. Nasceu em Prado a 2/7/1932 (NM 159, de 31/7/1932). // Parece que participou no filme “Rosa da Alfama”. // Foi figurante em “Os Três da Vida Airada” e “Duas Causas”.

 

TRANCOSO, Glicínia. Filha de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila de Melgaço, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado, jornaleiros, residentes no lugar do Cerdedo. Neta paterna de Jerónimo José Trancoso e de Maria Teresa Esteves; neta materna de José Afonso e de Mariana Gomes. Nasceu em Prado a 3/5/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Cícero Solheiro e Leolinda Solheiro, solteiros, proprietários, naturais de Prado. // Casou na CRCM a 26/12/1932 com Jorge Pereira Mendes, nascido em 1904, padeiro, filho de António José Mendes e de Narcisa Pereira. // Faleceu em Penso a 6/3/1971. // Mãe de Maria de Fátima Trancoso, nascida a 1/6/1931, a qual casou em Lisboa, em Abril de 1952, com Jorge do Carmo; e de Maria Fernanda, nascida a 5/12/1933.  

 

TRANCOSO, Isabel Maria. Filha de Miguel Vitorino Trancoso, natural do lugar da Várzea, freguesia de Paderne, e de Cecília Gonçalves, natural de Ancede, Baião, lavradores, residentes no lugar de Bouça Nova, Prado. Neta paterna de Maria Benta Trancoso; neta materna de Justino José Gonçalves e de Etelvina de Jesus Teixeira. Nasceu em Prado a 17/3/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 21 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Loureiro, casado, guarda-fiscal, e Leopoldina Fernandes, viúva, ambos do lugar de Santo Amaro. // Faleceu na freguesia e concelho de Póvoa de Lanhoso a 18/3/1982. // Mãe de Maria Alice Trancoso.

 

TRANCOSO, José. Filho de Albino Esteves Trancoso e de Virgínia dos Prazeres Lourenço. Nasceu em Prado a --/--/1938. // (Notícias de Melgaço n.º 425).

 

TRANCOSO, José Amador. Filho de Miguel Vitorino Trancoso, natural de Paderne, e de Cecília Gonçalves, natural de Ancede, Baião, moradores no lugar de Bouça Nova, Prado, Melgaço. Neto paterno de Maria Benta Trancoso, solteira; neto materno de Justino José Gonçalves e de Etelvina de Jesus Teixeira. Nasceu em Prado a 29/12/1897 e foi batizado na igreja a 12/1/1898. Padrinhos: José Maria de Sousa Pinto e Carolina Augusta Lopes, solteiros.   

 

TRANCOSO, José Manuel. Filho de Miguel Vitorino Trancoso, natural de Paderne, e de Cecília Gonçalves, natural de Ancede, Baião, moradores no lugar de Bouça Nova, freguesia de Prado. Neto paterno de Maria Benta Trancoso, solteira; neto materno de Justino José Gonçalves e de Etelvina de Jesus Teixeira. Nasceu em Prado a 20/2/1902 e foi batizado na igreja a 2 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: José Loureiro, casado, guarda-fiscal, e Leopoldina Fernandes, viúva, camponesa, ambos do lugar de Santo Amaro.  

 

TRANCOSO, Júlio. Filho de Albino Cândido Trancoso, natural da Vila, e de Maria Augusta Afonso, natural de Prado. Nasceu a 24/12/1923 e foi batizado no dia seguinte. // Casou com Adozinda da Conceição Rodrigues. // Morreu a 18/9/1995 e foi sepultado no cemitério de Prado. 

 

TRANCOSO, Maria. Filha de Miguel Vitorino Trancoso, natural do lugar da Várzea, Paderne, e de Cecília Gonçalves, natural de Ancede, Baião, moradores em Prado, Melgaço, no lugar de Bouça Nova. Neta paterna de Maria Benta Trancoso, solteira; neta materna de Justino José Gonçalves e de Etelmira de Jesus Teixeira. Nasceu em Prado a 13/8/1899 e foi batizada na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Fernandes, solteiro, natural de Remoães, e Leopoldina Fernandes, de Santo Amaro, Prado. // Casou na CRCM a 21 de Dezembro de 1916 com Augusto Soares. // Faleceu em Prado a 21/3/1985.   

 

TRANCOSO, Maria Adelina. Filha de Maria da Glória Trancoso. Neta materna de Miguel Vitorino Trancoso e de Cecília Gonçalves. Nasceu em Prado a 6/8/1927. // Casou com Henrique Fernando Bermudes, guarda da floresta, nascido na Vila de Melgaço a 3/3/1919. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1560, de 4/7/1965: «teve há dias a sua feliz delivrance, dando à luz um interessante menino, a senhora Maria Adelina Trancoso, esposa do nosso amigo e assinante Henrique Fernandes Bermudes, guarda-florestal em Merufe, Monção, a quem apresentamos os nossos parabéns.»

 

TRANCOSO, Maria Alice. Filha de Isabel Maria Trancoso. Nasceu na freguesia de Prado a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931).

 

TRANCOSO, Maria de Fátima. Filha de Glicínia Trancoso. Nasceu em Prado em 1931 (NM 116, de 5/7/1931).

 

TRANCOSO, Maria Joaquina. Filha de Margarida Joaquina Trancoso (ver na Vila), solteira. Neta materna de José Bento Trancoso e de Andreza Antónia Preta, galegos, residentes no lugar das Várzeas, Vila de Melgaço. Nasceu em Prado a 9 de Dezembro de 1805 e foi batizada na igreja paroquial a 11 desse mês e ano, com licença do pároco da Vila. Padrinhos: António Manuel de Sousa e Gama, solteiro, e sua mãe, Maria Antónia da Ribeira, viúva, moradores na Quinta da Serra, Prado. Testemunhas: António Lourenço e MJG. // Lavradeira. // Casou com Lourenço Caetano Rodrigues, mais conhecido por “Caçolas”. // Faleceu no lugar das Carvalhiças, Vila, a 24/12/1890, no estado de viúva. // Com geração (ver na Vila, no apelido Rodrigues).   

 

TRANCOSO, Palmira da Luz. Filha de Amália Albertina Trancoso. Nasceu em Prado a --/--/1932 (NM 161, de 21/8/1932).  

 

TRANCOSO, Vitorino Lourenço. Filho de Isabel Maria Trancoso. Nasceu na freguesia de Prado a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 26, de 18/8/1929).

 

VAL (ou VALE)

 

VAL, Elias de Jesus. Filho de Tomásia Joaquina do Val, solteira, moradora no lugar do Coto. Neto materno de José Luís do Val e de Luísa Vitória Lourenço, do dito lugar, todos lavradores. Nasceu em Prado a 1/11/1879 e foi batizado três dias depois. Padrinhos: padre Elias de Jesus Marques, do lugar da Corredoura, e Maria Violante Sousa Gama, viúva, do lugar do Carvalhal.  

 

VAL, João José. Filho de José Luís do Val e de Luísa Vitória Lourenço, moradores no lugar do Coto, Prado. Neto paterno de João Manuel do Val e de Luísa Gonçalves Romeira, de Cacharia, Ganfei, Valença do Minho; neto materno de Ana Joaquina Lourenço, solteira, do lugar de Cerdedo, Prado. Nasceu em Prado a 6/6/1854 e foi batizado na igreja dois dias depois. Padrinhos: João José Lopes, viúvo, do lugar de Bouços, Prado, e Maria Joaquina de Magalhães, da Quinta de Eiró de Baixo, Rouças. // Proprietário. // Casou na igreja de SMP a 14/11/1910 com Maria Engrácia Trancoso, de 37 anos de idade, solteira, de serviço doméstico, natural da Vila, filha de Joaquina Rosa Trancoso. Testemunhas: Manuel José Fernandes, proprietário, morador em Prado, e Júlia Augusta da Cunha, proprietária, moradora na Vila. // Foi nomeado jurado para o 2.º semestre de 1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913). // Durante quinze anos foi o encarregado do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço. // Morreu na Vila a 11/1/1931 (Notícias de Melgaço n.º 95, de 25/1/1931). // A sua viúva finou-se também na Vila a 2/3/1962, com 89 anos de idade. // Com geração.     

 

VAL, José Luís. Filho de João Manuel do Val e de Luísa Gonçalves Romeira, do lugar de Cacharia, freguesia de São Salvador de Ganfei, concelho de Valença do Minho. // Casou na igreja de Prado a 4/3/1841 com Luísa Vitória (Monteira), filha de Ana Joaquina Lourenço (defunta), do lugar do Cerdedo, Prado, e neta de Manuel Lourenço, do Portal. Moraram no lugar do Coto. // Foi admitido na Confraria das Almas de Prado a 26/4/1859, por mil e duzentos réis. // Com geração. 

 

VAL, Maria do Carmo. Filha de José Luís do Val e de Luísa Vitória Lourenço, moradores no lugar do Coto, Prado. Neta paterna de João Manuel do Val e de Luísa Gonçalves Romeira, de Cacharia, Ganfei, Valença; neta materna de Ana Joaquina Lourenço, solteira, do lugar de Cerdedo, Prado. Nasceu em Prado a 1/7/1850 e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinhos: Luís de Sousa e Gama, viúvo, da Casa e Quinta da Serra, e Maria José Adelaide de Mendonça Machado e Araújo, da Casa e Quinta de Amioza, concelho de Valadares, a residir no Cerdedo, Prado. // Faleceu a 1/5/1857.  

 

VAL, Tomásia Joaquina. Filha de José Luís do Val e de Luísa Vitória Lourenço, moradores no lugar do Coto, Prado. Neta paterna de João Manuel do Val e de Luísa Gonçalves Romeira, da Cacharia, Ganfei (São Salvador), Valença do Minho; neta materna de Ana Joaquina Lourenço, solteira (defunta), do lugar de Cerdedo, Prado. Nasceu em Prado a 26/4/1847 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim de Queirós Machado e Vasconcelos, da Casa e Quinta do Hospital, sita em Ceivães, Valadares, e Tomásia Rita Carolina de Mendonça Machado e Araújo, da Casa e Quinta da Amiosa, Valadares, nessa altura a morar na residência paroquial de Prado, Melgaço, com seu irmão padre. // Lavradeira. // Casou na igreja de Prado a 24/12/1879 com José Manuel (Morte), de 28 anos de idade, solteiro, rural, do lugar de Santo Amaro, filho de Caetano Rodrigues e de Maria Rosa Gomes, lavradores, do mesmo lugar de Prado. Testemunhas: padre Elias de Jesus Marques e Manuel Joaquim de Castro, casado, rural, do lugar do Coto. // Faleceu em Santo Amaro a 15/5/1913. // O seu viúvo finou-se 6/10/1934, com 85 anos de idade.      

 

VASQUES

 

VASQUES, Diogo Luís. Filho de Manuel Vasques e de Maria Luísa Dias, moradores no lugar dos Raposos. Neto paterno de José Vasques e de Maria Joana Marques, da Gandra, freguesia de São Martinho de Meis, jurisdição de São Tomé do Mar, arcebispado de Santiago, Galiza; neto materno de Manuel José Dias e de Rosa Joaquina Lourenço, do lugar da Carreira, São Paio de Melgaço. Nasceu em Prado a 19/8/1837 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Diogo Luís Gomes de Sousa e sua esposa, Maria José Domingues, do lugar do Granjão, Paderne, termo de Melgaço. // Morreu a 13/7/1841.  

 

VASQUES, Isabel Maria. Filha de Manuel Vasques e de Maria Luísa Dias, moradores no lugar do Souto, Prado. Neta paterna de José Vasques e de Maria Joana Marques, de Gandara, São Martinho de Meis, jurisdição de São Tomé do Mar, arcebispado de Santiago, Galiza; neta materna de Manuel José Dias e de Rosa Joaquina Lourenço, do lugar da Carreira, São Paio. Nasceu em Prado a 3/7/1843 e foi batizada na igreja a seis desse dito mês e ano. Padrinhos: António de Sousa e Gama, solteiro, da Quinta da Serra, e Isabel Maria Sierra, do lugar da Serra, Prado. // Gémea de Maria Engrácia.  

 

VASQUES, Maria Engrácia. Filha de Manuel Vasques e de Maria Luísa Dias, moradores no lugar do Souto, Prado. Neta paterna de José Vasques e de Maria Joana Marques, galegos; neta materna de Manuel José Dias e de Rosa Joaquina Lourenço, do lugar da Carreira, São Paio. Nasceu em Prado a 3/7/1843 e foi batizada na igreja a seis desse mês e ano. Padrinhos: António de Sousa e Gama, da Quinta da Serra, e Maria Engrácia, solteira, do lugar da Serra, Prado. // Gémea de Isabel Maria.   

 

VASQUES, Narciso Álvaro. Filho de Manuel Vasques e de Maria Luísa Dias, moradores no lugar do Souto, Prado. Neto paterno de José Vasques e de Maria Joana Marques, da freguesia de São Martinho de Meis, arcebispado de Santiago, Galiza; neto materno de Manuel José Dias e de Rosa Joaquina, da Carreira, São Paio. Nasceu e Prado a 1/11/1834 e foi batizado na igreja a 5 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Luís Gomes e sua esposa, Maria Teresa, do lugar do Outeirão, Prado. // Morreu a 4/1/1838. 

 

VASQUES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel Vasques e de Maria Luísa Dias, moradores no lugar do Souto, Prado. Neta paterna de José Vasques e de Maria Joana Marques, de Gandara, São Martinho de Meis, jurisdição de São Tomé do Mar, arcebispado de Santiago, Galiza; neta materna de Manuel José Dias e de Rosa Joaquina Lourenço, do lugar da Carreira, São Paio. Nasceu em Prado a 9/4/1840 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Diogo Ribeiro e sua esposa, Marcelina Luísa Dias, do lugar do Souto. // Faleceu a 20/8/1841.     

 

VAZ

 

VAZ, Adelaide. Filha de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia. Neta paterna de Joaquim Vaz e de Escolástica Teresa Alves, do dito lugar; neta materna de Francisco Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, Cousso, todos lavradores. Nasceu em Prado a 23/3/1870 e foi batizada na igreja paroquial dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel Rodrigues, reitor colado em Tangil, Monção, e serviu de madrinha Gaspar da Rocha (*), solteiro, 2.º oficial da Delegação da Vila de Melgaço. // Faleceu em Prado, no lugar da Breia, a 7/6/1950 (NM 936, de 18/6/1950). // Com geração. /// (*) Gaspar de Brito e Rocha era natural dos Arcos de Valdevez e chefiava a delegação da alfândega de Melgaço.   

 

VAZ, Adjuto Joaquim. Filho de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia. Neto paterno de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, Cousso, todos lavradores. Nasceu em Prado a 12/3/1868 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel Rodrigues, reitor colado em Tangil, Monção. // Casou na igreja de Prado a 28/12/1905 com Maria Rosa Alves de Sousa Araújo (Besteira), de 36 anos de idade, viúva de Manuel Crispim de Oliveira, filha de José Manuel Alves e de Rosa Teresa de Sousa Araújo. Testemunhas presentes: José Justino de Sousa, mordomo da igreja, e Elvira Augusta Ribeiro, solteira, pradense. // Moraram no lugar do Carvalhal. // A sua esposa faleceu a 8/3/1946, com 78 anos de idade. // Pai de Adjuto Manuel, nascido em Prado a 29/12/1906.      

 

VAZ, Adjuto Joaquim. Filho de Adelaide Vaz, solteira, camponesa, moradora no lugar da Breia. Neto materno de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Prado a 6/4/1901 e foi batizado na igreja paroquial a 10 de esse mesmo mês e ano. Padrinhos: os seus tios maternos, Adjuto Joaquim Vaz e Germana Vaz, solteiros. // Assentou praça em 1922, no quartel de Valença, juntamente com João Cândido da Rocha e Aníbal José Esteves. // Casou na CRCM a 31/1/1930 com sua prima Virgínia de Nazaré Soares Calheiros, de 24 anos de idade, filha de Luís Vicente Soares Calheiros e de Rosa Vaz. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 12/4/1980. // Com geração. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que em 1913 frequentava a escola primária de Remoães; nesse ano, a 16 de Julho, foi fazer exame à escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «ótimo».

 

VAZ, Adjuto Manuel. Filho de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia, Prado. Neto paterno de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do referido lugar; neto materno de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, freguesia de Cousso. Nasceu em Prado a --/--/18--. // Morreu no Brasil em 1907, vitimado pela febre-amarela, ainda homem novo (Jornal de Melgaço n.º 716).

 

VAZ, Adjuto Manuel. Filho de Adjuto Joaquim Vaz, do lugar da Breia, e de Maria Rosa Alves de Araújo, do lugar do Carvalhal, onde residiam, lavradores. Neto paterno de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso; neto materno de José Manuel Alves e de Rosa Teresa de Sousa Araújo. Nasceu em Prado a 29/12/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 26/6/1907. Padrinhos: Manuel António Esteves, casado, sargento da Guarda-Fiscal aposentado, morador na vila de Melgaço. 

    

VAZ, António Joaquim. Filho de Manuel Luís Vaz, de Santo Amaro, e de ------------------. Nasceu no século XIX. // Tocou a campainha da Confraria das Almas em 1829 e 1830.

 

VAZ, Aurélio Augusto. Filho de Manuel José Vaz, natural de Prado, e de Maria Rosa Afonso, natural de Cousso, proprietários, moradores no lugar da Breia, freguesia de Prado. Neto paterno de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, de Virtelo, Cousso, na altura ainda concelho de Valadares. Nasceu no lugar da Breia a 29/1/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o tio paterno, padre Francisco António Vaz, da Breia, e Ana Vaz, solteira, da Granja (Paderne e Alvaredo). // Em 1875 era estudante no Liceu de Braga. // Foi escrivão e notário na comarca de Melgaço, e presidente da Junta de Freguesia de Prado. // Padrinho de Fausto, filho de Augusto César Gomes Pinheiro. // Era solteiro, proprietário, quando casou na igreja de Penso a 21/7/1889 com Carolina Cândida Gomes Pinheiro, nascida em Paderne a 30/8/1857, solteira, proprietária, filha de Luís Vicente Gomes Pinheiro, natural de Paderne, e de Alexandrina Augusta Sousa Gama, natural de Prado, da Casa da Serra. Testemunhas presentes: o padre Inocêncio José da Gaia Torres e José Esteves Cordeiro, casado, lavrador, natural de Penso. // Morreu no Barral a 5/4/1934 (ver Notícias de Melgaço n.º 230, de 22/4/1934). // Sem geração.      

 

VAZ, Belarmina Rosa. Filha de Adjuto Joaquim Vaz e de Virgínia de Nazaré Soares Calheiros. Nasceu a 3/1/1932 e foi batizada a 1 de Fevereiro desse ano (NM 141, de 28/2/1932). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1578, de 5/12/1965: «No dia 20 do mês p. p. realizou-se na igreja paroquial desta freguesia o enlace matrimonial de Belarmina, filha de (…), com Heitor, filho de José Domingues, já falecido, e de Deolinda Domingues. Foram padrinhos a mãe do noivo e o tio da noiva, Paulo Calheiros. (…) Em casa dos pais da noiva foi servido aos numerosos convidados um lauto jantar, após o qual os noivos seguiram no seu automóvel em viagem nupcial pelo sul do país…»

 

VAZ, Carolina. Filha de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia, Prado. Neta paterna de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, Cousso. Nasceu em Prado a 26/8/1856 e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinho: padre Manuel José Rodrigues, reitor de Castro Laboreiro, todos da comarca de Melgaço. // Faleceu na sua casa da Breia a 21/5/1935.  

 

VAZ, Domingas Maria da Ressurreição. Filha de João Vaz e de Isabel Gonçalves. Nasceu em Prado a --/--/17--. // Casou a --/--/179- com Inácio António da Cunha, natural da Vila, filho de Manuel da Cunha e de Paula Gomes. // Moraram no Bairro do Carvalho, SMP, junto às muralhas do castelo. // Com geração.

 

VAZ, Eduardo Joaquim. Filho de Vitorino Joaquim Vaz e de Angelina da Glória Pinheiro. Nasceu em Prado a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 96, de 1/2/1931). // A 29/4/1952 teria de se apresentar no B.E., Amadora, a fim de cumprir o serviço militar (Notícias de Melgaço n.º 1021, de 20/4/1952). // Morreu em Prado a --/--/2019, com oitenta e oito anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/12/2019).  

 

VAZ, Germana. Filha de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia. Neta paterna de Joaquim Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, Cousso, todos lavradores. Nasceu em Prado a 13/2/1866 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel Rodrigues, do lugar de Virtelo, Cousso, na altura reitor colado em Tangil, Monção. // Faleceu em Prado a 27/3/1953.  

 

VAZ, Hermenegildo da Fortuna. Filho de Maria Josefa Vaz, moradora no lugar de Santo Amaro. Neto materno de Manuel Luís Vaz e de Maria Ruvina, do dito lugar. Nasceu em Prado a 10/4/1837 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, do lugar do Coto, Prado, e Maria Caetana de Araújo, do lugar das Carvalhiças, Vila de Melgaço. // Morreu em 1839. 

 

VAZ, João. Filho de João Vaz, do lugar do Cerdedo, e de ------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou com Maria do Souto. // Morou em Ferreiros. // Uma filha do casal foi casada com Luís Domingues (Salgado). 

 

VAZ, Joaquim José. Filho de Manuel Vaz e de Maria Esteves, do lugar da Granja, lugar meeiro de Alvaredo e Paderne. Nasceu no seculo XVIII. // Casou no lugar da Breia, Prado, por volta de 1818, com Escolástica Teodora, filha de Manuel Alves e de Joana Costa Gil, neta paterna de António Alves, e bisneta de Estêvão Alves e de Domingas Vaz, todos da Breia. // Com geração. 

 

VAZ, José Manuel. Filho de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, moradores no lugar da Breia. Neto paterno de Manuel Vaz e de Maria Esteves, do lugar da Granja (Alvaredo e Paderne), termo de Valadares; neto materno de Manuel Alves Lobarinhas e de Joana da Costa Gil, do lugar da Breia, Prado. Nasceu em Prado a 19/8/1825 e foi batizado na igreja paroquial pelo padre Manuel Joaquim Gomes, pradense, dois dias depois. Padrinhos: Frutuoso Manuel Alves e sua irmã, Maria Clemência Alves, da Breia.   

 

VAZ, José Maria. Filho de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia. Neto paterno de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, Cousso, todos lavradores. Nasceu em Prado a 2/7/1872 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Rodrigues, reitor colado em Tangil, Monção, e Maria Joaquina Pereira de Castro, do lugar do Coto, Prado. // Casou na igreja de Prado a 23/5/1897 com Agata Joaquina Barbosa Pinto, solteira, de 26 anos de idade, natural da freguesia de Badim (São Julião), concelho de Monção, filha de Domingos Barbosa Pinto e de Francisca Justina Lourenço. Testemunhas presentes: Veríssimo Amador Vaz e Adjuto Joaquim Vaz.   

 

VAZ, Justina. Filha de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia, Prado. Neta paterna de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, todos rurais. Nasceu em Prado a 16/9/1862 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse dito mês e ano. Padrinhos: padre Francisco António Vaz, do lugar da Breia, Prado, e Joaquina Afonso, casada, lavradeira, de Virtelo, Cousso.

 

VAZ, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Luís Vaz, do lugar de Santo Amaro, e de Maria Ventura [Vieites], lavradores. Nasceu em Prado por volta de 1823. // Tocou a campainha da Confraria das Almas em 1835. // Tinha 65 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar da Várzea, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 12/11/1888 com Bebiana Rosa Gomes, de 48 anos de idade, solteira, doméstica, natural da freguesia de Paderne, residente no dito lugar da Várzea, filha de Caetano José Gomes e de Francisca Antónia Domingues, camponeses, padernenses. Testemunhas: Francisco Luís Fernandes, solteiro, rural, morador no lugar de Botafora, e José da Costa, solteiro, alfaiate, residente no lugar da Costa, ambos os lugares da freguesia de Paderne. // Morreu a 10/6/1910, em sua casa de morada, sita no lugar da Várzea, freguesia de Paderne, com todos os sacramentos, com 87 anos de idade, no estado de viúvo de Bebiana Rosa Gomes, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial de Paderne.    

 

VAZ, Manuel José. Filho de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, moradores no lugar da Breia. Neto paterno de Manuel Vaz e de Maria Esteves, da Granja (Paderne e Alvaredo); neto materno de Manuel Alves e de Joana Costa Gil, da Breia, Prado. Nasceu em Prado a 25/10/1831 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua irmã, Ana Vaz, do dito lugar da Granja. // Casou com Maria Rosa Afonso. // Foram ambos admitidos na Confraria das Almas a 11/6/1854, ficando remidos por 1$200 réis. // Faleceu na sua casa, sita no lugar da Breia, Prado, a 24/1/1917 (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917). // Com geração. 

 

VAZ, Maria Adelaide. Filha de Adjuto Joaquim Vaz e de Virgínia de Nazaré Soares Calheiros. Nasceu na freguesia de Prado a 22/11/1934 e foi batizada na igreja a 10 de Dezembro desse dito ano. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1585, de 30/1/1966: «… no dia 8 do corrente (…) recebeu o nome de Paulo José um robusto menino, filho de Aníbal Domingues e de sua esposa Maria Adelaide Vaz, tendo como padrinhos seus tios, Heitor Domingues e esposa, Belarmina Rosa Vaz…»

 

VAZ, Maria Luísa. Filha de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, moradores no lugar da Breia, Prado. Neta paterna de Manuel Vaz e de Maria Esteves, do lugar da Granja (Paderne e Alvaredo), termo de Valadares; neta materna de Manuel Alves e Joana da Costa Gil Trancoso, do lugar da Breia, Prado. Nasceu em Prado a 20/12/1828 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Manuel (Martinho?) e sua esposa, Maria Luísa Vaz, do citado lugar da Granja.

 

VAZ, Rosa. Filha de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Prado a 19/5/1860. // Casou na igreja da Prado a 9/2/1891 com Luís Vicente Soares Calheiros, proprietário, natural de São Paio. // Com geração.

 

VAZ, Veríssimo Amador. Filho de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Breia, Prado. Neto paterno de Joaquim José Vaz e de Escolástica Teodora Alves, do dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Virtelo, Cousso. Nasceu em Prado a 6/2/1858 e foi batizado três dias depois. Padrinho: o seu tio paterno, padre Francisco António Vaz, do lugar da Breia. // Em 1875 era estudante. // A 10/3/1913 tomou posse como presidente da Junta de Paróquia de Prado. Os vogais eram: Manuel António Domingues, Manuel Joaquim Salgado, José Lopes, e António Xavier Alves.

 

VELOSO

 

VELOSO, Mariana. // Casou com o Dr. Francisco Daniel, médico do partido. // Foi admitida, juntamente com seu marido, na Confraria das Almas de Prado a 30/11/1752.

 

VENDA

 

VENDA, Maria José. Filha de -------- Gomes da Venda e de -----------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 20/7/1933 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando distinta (NM 204, de 13/8/1933).

 

VENTURA

 

VENTURA, António Justiniano. Filho de Antónia Ventura, de Frianes, freguesia de São Veríssimo de Ponte Adeva, jurisdição de Milmanda, moradora em Prado, Melgaço. Neto materno de Francisco Ventura e de Constância (Guiraldes?), do dito lugar galego. Nasceu em Prado, Melgaço, a 1/1/1834, e foi batizado na igreja desta freguesia dois dias depois. Padrinhos: António de Sousa e Gama, da Quinta da Serra, e Maria Benita, do lugar do Souto, freguesia de Redemoinhos, jurisdição de Milmanda, Galiza.    

 

VIEITES

 

VIEITES, Maria do Céu. Filha de Aníbal Vieites, natural de Paderne, 1.º cabo da Guarda-Fiscal, e de Idalina Palmira Domingues, doméstica, natural da freguesia de Prado, onde moravam. Nasceu em Prado a 18/5/1938 e foi batizada na igreja paroquial a 2 de Agosto desse ano. // Casou com António José Alves, 1.º sargento do exército. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1581, 26/12/1965: «No passado dia 8 do corrente realizou-se na basílica do Sameiro, Braga, o enlace matrimonial de Maria do Céu, filha de (…), abastados proprietários desta freguesia, com António José, 2.º sargento do GACA n.º 3, aquartelado em Espinho, filho de Júlio Alves e de Ana Joaquina Pires. Paraninfaram o ato por parte da noiva José Henrique Pinheiro Calheiros, chefe da secção de processos no tribunal desta comarca, e sua esposa, Felicidade Gomes de Sousa Calheiros; e por parte do noivo José Martins da Costa Lobo Maia e sua esposa, Pureza Pires Maia, conduzindo as alianças o menino Ladislau de Sousa Calheiros. Após o ato cerimonial (…) foi servido aos seletos convidados um lauto jantar no acreditado Hotel (…) Americano, do Bom Jesus…» // Em 1991 residia em Prado.

 

VIEITES, Maria Fernanda. // Nasceu por volta de 1950. // Faleceu em Prado a 15 de Janeiro de 2024, com 74 anos de idade (“A Voz de Melgaço” de 1/02/2024 e agência funerária Mira). // FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário