terça-feira, 24 de outubro de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Rouças

Por Joaquim A. Rocha 





DOMINGUES, António Manuel. Filho de João Domingues e de Isabel Quintela, do lugar de Aldeia. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Domingues, de Sobral de Cima; n.m. de Francisco Quintela e de Maria Meleiro, de Aldeia, todos roucenses. // Casou na igreja de Rouças a 10/2/1812 com Maria Vitória, filha de Maria Rosa Domingues, do lugar do Sobreiro, Cristóval; neta materna de José Domingues e de Maria Domingues, do dito lugar e freguesia. // Testemunhas: Sebastião Domingues, de Sobral de Cima, João Domingues, de Aldeia, e Caetano Durães, do lugar da Igreja.  

 

DOMINGUES, António Manuel. Filho de Francisco Luís Domingues e de Maria Teresa Domingues, lavradores. // Nasceu em Rouças a 3/4/1842. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar da Carreira, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 10/12/1868 com Antónia, nascida em Rouças a 28/9/1845, solteira, camponesa, moradora em Bilhões, filha de João Manuel Rodrigues e de Teresa de Jesus, rurais. // Testemunhas: padre José Bernardino Durães, do lugar da Igreja, e padre Manuel Caetano Alves Salgado, de Surribas.   

 

DOMINGUES, Augusto. Filho de Maria Caetana Domingues, lavradeira, roucense, moradora no lugar de Cavaleiros. Neto materno de Manuel José Domingues e de Albina Clara da Silva. Nasceu em Rouças a 17/10/1901 e foi batizado na igreja católica a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Rodrigues, solteiro, lavrador, do lugar de Oleiros, e Maria Domingues, solteira, do lugar de Cabreiros. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 146, de 17/4/1932: «No dia 5 do corrente quando se dirigia a sua casa (…) ao chegar ao lugar da Barbosa, SMP, montou numa cavalgadura que um seu irmão conduzia e como esta se espantou caiu dela abaixo fraturando o crâneo, seguindo imediatamente para o Porto a fim de fazer uma operação, acompanhado dos médicos Dr. Esteves e Dr. Saavedra, sendo internado no hospital de Santo António onde faleceu no dia 9…» 

 

DOMINGUES, Augusto. Filho de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa, lavradores, roucenses, residentes no lugar de Bilhões. Neto paterno de Damião José Domingues e de Antónia Dias; neto materno de João Vicente Domingues de Sousa e de Clara Vitorina Fernandes. Nasceu em Rouças a 13/8/1905 e foi batizado na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues de Sousa, casado, lavrador, e Maria de Sousa, solteira, tios maternos do batizando, naturais de Rouças. // Casou na CRCM a 16/11/1928 com Rosa dos Prazeres da Ribeira, natural de Cristóval. // Enviuvou a 10/6/1986. // Morreu no dia 14/8/1988, na freguesia de Cristóval.   

 

DOMINGUES, Benezinda Rosa. Filha de --------- Domingues e de --------------. Nasceu no lugar de Vinha de Cima, Rouças, a 1/6/1920. // Faleceu em França, onde residia há vinte e dois anos, a 5/3/1996, e foi sepultada no cemitério de Rouças a um sábado, 9/3/1996. // Mãe de Maria e de Rosa, emigrantes. // Sogra de António Táboas e de António Fernandes. // Avó de Sílvia, Elisabete, Rosa Maria, Cristina, Natália (três delas já casadas aquando da morte da avó – com Filipe, Francisco, e Paulo).  

 

DOMINGUES, Bernardino. Filho de Manuel José Domingues e de Florinda Rosa de Castro, lavradores, ele natural de São Paio e ela natural de Rouças, onde moravam, no lugar de Cerdedo. N.p. de João Manuel Domingues e de Maria Luísa (ou Maria Rosa) Lourenço, de São Paio; n.m. de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves, de Rouças. Nasceu em Rouças a 15/7/1895 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Maria Caetana Domingues, lavradores, de Felgueiras, Penso. // Faleceu a 21/7/1895.

 

DOMINGUES, Boaventura. Filho de Manuel da Costa Domingues e de Maria Teresa Alves, moradores em Cabreiros. Neto paterno de João Domingues e de Violante da Costa, de Cavaleiros; neto materno de André Rodrigues e de Ana Alves, do lugar da Cabana. // Casou na igreja de Rouças a 21/10/1816 com Clara Francisca, filha de Manuel Afonso e de Páscoa Domingues, do lugar do Crasto; neta paterna de Manuel Afonso e de Domingas Fernandes, de Castro Laboreiro, e neta materna de Manuel Domingues e de Ana Maria Domingues, do lugar de Carvalhos, Rouças. // Testemunhas: Manuel José Lourenço, casado, do lugar do Crasto, e Francisco José de Freitas, viúvo, de Surribas. // Lavrador. // Faleceu em Cavaleiros a 24/2/1868, com 85 anos de idade, com todos os sacramentos, viúvo da dita Clara Francisca, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, Brazelina. Filha de Joaquim Domingues, lavrador, natural de Castro Laboreiro, e de Isabel Maria Fernandes, lavradeira, natural de Castro Laboreiro, residentes no lugar de Cavaleiros, Rouças. Neta paterna de António Bento Domingues e de Maria Antónia Alves; neta materna de Custódio Fernandes e de Antónia Domingues (ou Rodrigues). Nasceu em Rouças a 31/1/1919. // Em 1936, ou 1937 (ver Notícias de Melgaço n.º 377, de 21/11/1937) foi violada por Tito Alves, proprietário, dono de uma quinta nas Adegas, tendo recebido, por sentença em tribunal, a indemnização de 3.000$00. // Mais tarde foi mãe solteira de três filhos: um rapaz, José Domingues (confirmar) e duas raparigas (uma nascida em Dezembro de 1951 ou Janeiro de 1952 – ver NM 1009, de 20/1/1952 - e Maria Isabel Domingues, esta nascida em 1960). Segundo consta, as duas moças são filhas do “Carrocinha”, engraxador e tendeiro, com quem ela viveu maritalmente nos anos cinquenta e sessenta. // Faleceu em Rouças a 13/4/2001. 

 

DOMINGUES, Caetana. Filha de Manuel José Domingues e de Albina Clara da Silva Moura, rurais, moradores no lugar da Quinta. Neta paterna de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso; neta materna de Francisco Manuel da Silva Moura e de Damiana Teresa de Castro Coelho. Nasceu em Rouças a 2/2/1869 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Afonso e Caetana Maria de Neiva, casados, lavradores, de Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 30/10/1907 com Firmino Vieites, de 25 anos de idade, natural de Paderne. // O seu marido morreu no lugar de Bilhões, Rouças, a 9/10/1908. // Com geração.

 

DOMINGUES, Caetana da Conceição. Filha de Manuel José Domingues, natural de São Paio, e de Florinda Rosa de Castro, natural de Rouças, moradores no lugar de Crasto. N.p. de João Manuel Domingues e de Maria Luísa (ou Maria Rosa) Lourenço, sampaienses; n.m. de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves, roucenses, todos rurais. Nasceu em Rouças a 28/1/1874 e foi batizada a 4 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: padre Caetano José de Castro, abade em São Jorge dos Arcos, e Emília Fernandes, solteira, criada de servir na dita freguesia arcoense. // Faleceu em Chaviães a 10/11/1957.

 

DOMINGUES, Caetana Gertrudes. Filha de Manuel Agostinho Domingues e de Ana Fernandes, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu a 23/6/1890, no lugar de Cabreiros, sem quaisquer sacramentos, por ter morrido de repente, com 70 anos de idade, no estado de viúva de José Joaquim Fernandes, sem testamento, com uma filha, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Carlota Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Ana Lourenço, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1845. // Camponesa. // Faleceu a 24/10/1907, no lugar de Aldeia, com todos os sacramentos, com 62 anos de idade, no estado de casada com Leopoldino Pires, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local.

 

DOMINGUES, Carolina. Filha de Joaquim Domingues e de Alexandrina Fernandes, ele natural de Viladraque, Paços, e ela natural de Rouças, onde moravam. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Ana Joaquina de Matos, de Paços; neta materna de Manuel Caetano Fernandes e de Matildes de Freitas, de Rouças, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 2/4/1900 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Benedita Gomes, solteira, lavradora, de Paços. // Faleceu no lugar de Surribas a 20/10/1906, e foi sepultada no cemitério local.    

 

DOMINGUES, Clara. Filha de Manuel Francisco Domingues e de Maria Joaquina Quintela. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes; n.m. de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues, todos rurais, do lugar da Cela. Nasceu em Rouças a 17/1/1865 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e sua esposa, Teresa de Jesus, rurais, moradores no lugar de Aldeia. // Casou na igreja de Rouças a 16/1/1901 com Manuel Lourenço, de 27 anos de idade, de Rouças, filho de António Joaquim Lourenço e de Ana Joaquina Fernandes. // Faleceu em Rouças a 25/4/1946. // Com geração.

 

DOMINGUES, Clara. Filha de Manuel Domingues e de Ana Maria de Araújo, lavradores, residentes no lugar da Eira. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Josefa Vaz; neta materna de Manuel Bento de Araújo e de Joaquina Esteves. Nasceu em Rouças a 18/7/1880 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Araújo e Joaquina Rosa Domingues, casados, rurais, roucenses. // Casou na igreja de Rouças a 5/2/1906 com o seu parente e conterrâneo, José da Conceição de Sousa (Domingues), de 26 anos de idade, filho de José da Conceição de Sousa (Domingues) e de Clara Rosa Domingues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 16/10/1920. // Com geração.

 

DOMINGUES, Clara ---------. Filha de Joaquim Domingues e de Isabel Fernandes. Nasceu em Rouças a --/--/1929 (NM 11, de 5/5/1929).

 

DOMINGUES, Clara Rosa. Filha de José Domingues e de Josefa Domingues. // Nasceu por volta de 1804. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Costinha a 19/12/1872, e foi somente ungida pelo pároco de Rouças, por ter ficado sem fala, com 68 anos de idade, viúva de José Caetano Domingues, sem testamento, com três filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Clara Rosa. Filha de José Domingues e de Isabel Quintela. // Nasceu por volta de 1808. // Lavradeira. // Faleceu em Corçães a 15/6/1879, sem sacramentos, por ter morrido de repente, com 71 anos de idade, solteira, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultada no cemitério particular. 

 

DOMINGUES, Clara Rosa. Filha de Filipe José Domingues e de Ana Maria, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1813. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Surribas a 23/11/1885, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Meixeiro, com testamento, com três filhos, e foi sepultada no cemitério local.

 

DOMINGUES, Clara Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Joaquina Rosa Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1843. // Lavradeira. // Faleceu a 27/9/1904, no lugar dos Peres, com todos os sacramentos, com 61 anos de idade, no estado de viúva de José da Conceição de Sousa, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.    

 

DOMINGUES, Clara Rosa. Filha de Francisco Luís Domingues e de Maria Teresa Domingues. Nasceu a --/--/18--. // Casou com António Joaquim, filho de João Manuel Esteves e de Maria Teresa Pires, de Bilhões. // Morou no lugar da Carreira, Rouças. // Faleceu por volta de 1919. // Mãe de Manuel.

 

DOMINGUES, Claudina. Filha de António Joaquim Domingues e de Maria Gomes, rurais, moradores em Oleiros. N.p. de Lourenço José Domingues e de Maria José Domingues; n.m. de José Caetano Gomes e de Maria de Abreu. Nasceu em Rouças a 5/10/1873 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Rouças a 28/12/1936.

 

DOMINGUES, Constantino. Filho de António Domingues e de Ana Pires. // Nasceu por volta de 1841. // Tinha 45 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Rouças, onde nascera, quando casou na igreja da sua freguesia, a 5/5/1886, com Joaquina, de 36 anos de idade, solteira, lavradora, sua conterrânea, filha de Manuel Francisco Fernandes e de Feliciana Alves. Testemunhas presentes: padre MCAS e ACC.

 

DOMINGUES, Constantino. Filho de Ana Rosa Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar de Corçães. Neto materno de João Caetano Domingues e de Clara Rosa Domingues, do lugar da Costa, Rouças. Nasceu em Rouças a 11/4/1863 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Alves, lavrador, solteiro, de Chaviães, e Joaquina Rosa Codesseira, solteira, tecedeira, do lugar do Telheiro, Rouças.

 

DOMINGUES, Constantino A. // Nasceu por volta de 1924. // Morreu no lugar das Adegas, Rouças, a --/--/2022, com 98 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2023).

 

DOMINGUES, Damiana. Filha de Manuel José Domingues e de Albina Clara da Silva Moura, rurais, moradores na Quinta de Cavaleiros, Rouças. Neta paterna de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso; neta materna de Francisco Manuel da Silva Moura e de Damiana Teresa de Castro Coelho. Nasceu em Rouças a 3/3/1880 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves, casado, e Maria José Domingues, solteira, lavradores, roucenses. // Casou na igreja paroquial a 28 de Março de 1910 com o seu conterrâneo José Rodrigues, de 18 anos de idade, lavrador, filho de António Rodrigues (o Portela – natural de Rouças, filho de Manuel José Rodrigues e de Clara Rosa Alves) e de Ana Rosa Domingues (natural de Castro Laboreiro, filha de João Domingues e de Maria Rosa Pires), caseiros da Quinta dos Frades. // Faleceu na Quinta de Cavaleiros a 16/10/1912, de parto; o médico disse que provavelmente teria gémeos, o que lhe foi fatal (ver Correio de Melgaço n.º 20, de 20/10/1912). //  

 

DOMINGUES, Damião. Filho de José António Domingues e de Teresa de Jesus, rurais, moradores no lugar da Verdade. // Lavrador. // Faleceu nesse dito lugar a 22/5/1865, às seis horas da manhã, repentinamente, com apenas 19 anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, Damião José. Filho de Domingos José Domingues e de Josefa Antónia Rodrigues, lavradores, roucenses, residentes no lugar de Carvalhos. Nasceu em Rouças por volta de 1842. // Rural. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cristóval, a 16/1/1867, com Antónia, cristovalense, de 24 anos de idade, solteira, filha de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório. Testemunhas: Manuel Francisco Rodrigues, casado, lavrador; Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, do lugar da Porta; e António da Silva, casado, chapeleiro, de São Gregório. // Morreu no lugar de Bilhões a 20/4/1909, com todos os sacramentos, com sessenta e sete anos de idade, no estado de casado com Antónia Dias, cristovalense, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Delfina. Filha de Florinda Rosa Domingues, solteira, jornaleira, do lugar do Porto, Rouças. Nasceu em Rouças a 13/2/1891 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Aires e sua mulher, Teresa Caetana Fernandes, lavradores, do lugar do Porto, Rouças. // Faleceu a 13/8/1892, no dito lugar do Porto, e foi sepultada no cemitério local.  

 

DOMINGUES, Deolinda. Filha de Manuel Domingues e de Emília Fernandes, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Damiana Quintela; neta materna de António Fernandes e de Claudina Lourenço. Nasceu em Rouças a 29/9/1905 e foi batizada na igreja a 4 de Outubro desse ano. Padrinhos: António Domingues, casado, camponês, do lugar da Eira, e Maria Fernandes, solteira, camponesa, do lugar da Cela. // Casou na CRCM a 27/10/1928 com Casimiro Esteves, de 24 anos de idade, natural de São Paio, filho de António Joaquim Esteves e de Teresa de Jesus Domingues. // Enviuvou a 8/6/1963. // Faleceu em Fiães a 15/5/1988.   

 

DOMINGUES, Domingos. Filho de Francisco Manuel Domingues e de Domingas Domingues, do lugar de Gavião, Lamas de Mouro, concelho de Valadares. // Casou na igreja de Rouças a 24/8/1836 com Josefa Antónia, filha de Matias Joaquim Rodrigues e de Inês Antónia Rodrigues, do lugar de Carvalhos, Rouças. // Testemunhas: Francisco Meleiro, do lugar da Carreira, e Manuel António Domingues, do lugar de Peres.    

 

DOMINGUES, Domingos José. Filho de Jerónimo Domingues e de Maria Lourenço, do lugar do Porto. N.p. de Sebastião Domingues e de Maria Domingues, do Sobral; n.m. de Domingos Lourenço e de Brízida Domingues, do dito lugar do Porto. // Casou na igreja de Rouças a 14/11/1805 com Rosa Maria, filha de João Domingues e de Isabel Domingues; neta paterna de José Domingues e de Ana Gonçalves, e neta materna de João Domingues e de Antónia Lourenço, todos de Virtelo, Cousso, termo da Vila de Valadares (*). Testemunhas: João Francisco Domingues, de Carvalha Furada, São Paio, Pedro José Domingues, do lugar do Porto, e Manuel Domingues, de Virtelo, Cousso. /// (*) Em Outubro de 1855 o concelho de Valadares foi extinto, passando Cousso para o concelho de Melgaço.    

 

DOMINGUES, Emília. Filha de Maria Teresa Domingues, solteira, moradora no lugar da Quinta, Cavaleiros. Neta materna de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso, do dito lugar. Nasceu a 5/8/1855 e por correr perigo de vida foi batizada em casa por sua tia materna, Ana Rosa Domingues, solteira; no dia 8 desse mês foi a criança à igreja a fim de receber os santos óleos, cujas cerimónias foram realizadas pelo padre Domingos José Meleiro, de São Paio. Padrinho: padre António de Santa Isabel Monteiro, natural de Cavaleiros, Rouças.    

 

DOMINGUES, Emília. Filha de Teresa Domingues, solteira. Nasceu na Cabana a --/--/1860. // Faleceu a 12/3/1928.

 

DOMINGUES, Emília. Filha de João Vicente Domingues (Sousa) e de Clara Vitorina Fernandes, moradores no lugar da Eira. N.p. de Francisco Caetano Domingues e de Maria de Jesus Domingues; n.m. de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, todos lavradores. Nasceu a 6/6/1870 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Cardoso e Maria José Cardoso, casados, rurais, todos roucenses. // Casou com o seu conterrâneo, António Domingues. // Mãe de Maria Rosa Domingues.

 

DOMINGUES, Emília. Filha de Manuel José Domingues, natural de São Paio, e de Florinda Rosa de Castro, natural de Rouças, moradores no lugar do Cerdedo. N.p. de João Manuel Domingues e de Maria Luísa (ou Maria Rosa) Lourenço, sampaienses; n.m. de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves, roucenses, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 24/9/1870 e foi batizada a 11 de Outubro desse ano. Padrinhos: padre Caetano José de Castro, abade de São Jorge dos Arcos, e Emília Maria Fernandes, solteira, criada de servir na dita freguesia de São Jorge.  

 

DOMINGUES, Emília. Filha de José Domingues e de Maria Esteves, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela; neta materna de Francisco José Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu em Rouças a 1/4/1906 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Esteves, casado, rural, do lugar dos Peres, e Emília Esteves, solteira, camponesa, do lugar da Cela. // Casou na CRCM a 24/7/1926 com Manuel José Domingues, de 21 anos de idade, filho de Maria Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Rouças: o marido a 26/12/1974 e ela a 21/6/1987. 

 

DOMINGUES, Esperança Rosa. Filha de António Domingues e de Delfina Rodrigues. Nasceu em Rouças a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 130, de 22/12/1914).

 

DOMINGUES, Felisménia. Filha de Manuel José Domingues e de Florinda Rosa de Castro, moradores no Cerdedo. N.p. de João Manuel Domingues e de Maria Lourenço, de São Paio; n.m. de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves, roucenses, todos rurais. Nasceu em Rouças a 24/1/1880 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e Maria Teresa Rodrigues, lavradores, naturais da freguesia de Penso.  

 

DOMINGUES, Fernando António. Filho de Domingos Domingues e de Maria Joaquina Domingues, do lugar dos Peres. N.p. de Manuel Domingues e de Custódia Gaspar, do lugar da Cela; n.m. de António Domingues e de Antónia Domingues, de Peres. // Casou na igreja de Rouças a 20/1/1813 com Maria Rosa, filha de Manuel Esteves e de Josefa Quintela; neta paterna de Domingos Esteves e de Maria Marques, e neta materna de Francisco Quintela e de Maria Meleiro, todos do lugar de Aldeia, Rouças. Testemunhas: o pai da noiva e João Domingues Carpinteiro, de Aldeia.

 

DOMINGUES, Filipe José. Filho de Domingos Domingues (dos Santos) e de Faviana Domingues, de Bilhões. N.p. de Sebastião Domingues e de Maria Domingues Esteves, do Sobral de Cima; n.m. de Francisco Domingues e de Domingas Fernandes, de Bilhões. // Casou na igreja de Rouças a 13/1/1802 com Isabel Ventura Esteves, filha de Manuel Esteves e de Luísa Domingues Alves, do lugar do Porto; neta paterna de António Esteves e de Bárbara Álvares, do lugar do Telheiro; e neta materna de António Domingues Álvares, do lugar do Porto, e de Dominga Domingues, do lugar da Eira. Testemunhas: José António Domingues, do lugar de Crasto, Manuel Agostinho Domingues, de Bilhões, e Manuel Esteves, do lugar do Porto. // Enviuvou, voltando a casar na mesma igreja, a 1/9/1811, com Ana Maria, filha de Manuel Lourenço e de Margarida Rodrigues, do lugar do Portal, freguesia de Prado; neta paterna de António Lourenço e de Maria Gomes, do dito lugar de Prado; e neta materna de Custódio Rodrigues e de Ana Lourenço, do lugar de Várzea, Paderne. // Testemunhas: João Lourenço, de Surribas, João Luís Fernandes, do lugar da Lágia, e Lourenço José Gomes de Abreu, do Outeirão, ambos de Prado.          

 

DOMINGUES, Florinda. Filha de Francisco Caetano Domingues e de Miquelina Rosa Coelho, moradores em Cavaleiros. N.p. de Francisco Caetano Domingues de Sousa e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de Silvestre José Coelho, natural da freguesia de Santo Estêvão de Vila Chã, Gouveia, comarca de Vila Real, e de Maria de Castro, de Cavaleiros, Rouças. Nasceu a 6/3/1861 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José de Sousa e Maria Rita Domingues, solteira, de Bilhões, tios da batizanda pela parte paterna.   

 

DOMINGUES, Florinda. Filha de Maria José Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar do Porto. Neta materna de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Domingues, do dito lugar. Nasceu a 6/5/1863 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua esposa, Teresa de Jesus, rurais, do lugar de Peres. // Faleceu no lugar do Porto, Rouças, a 9/2/1942.

 

DOMINGUES, Fortunato Joaquim. Filho de Maria Teresa Domingues, solteira, moradora no lugar da Cela. // Faleceu no estado de solteiro, repentinamente, a 8/11/1857, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Domingos José Domingues, de Gavião do Couto, Fiães, e de Josefa Antónia Rodrigues, de Carvalhos, Rouças. N.p. de Francisco Domingues e de Dominga Domingues, fenalenses; n.m. de Matias Rodrigues e de Inês Rodrigues, roucenses. Nasceu a 17/6/1852 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Domingues, tio paterno, e Maria Rosa Lourenço, de Aldeia, Rouças.   

 

DOMINGUES, Francisco Caetano. Filho de João Manuel Domingues e de Maria Engrácia de Sousa, de Bilhões. // Casou na igreja de Rouças a 12 de Setembro de 1828 com Maria José Domingues, filha de Manuel José Domingues e de Isabel Durães, do Cerdedo. // Testemunhas: padre João Durães, coadjutor, e Francisco José de Sousa, solteiro, da freguesia de São Miguel de Fontoura, termo de Valença. // Com geração.   

 

DOMINGUES, Francisco José. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço, rurais, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel Domingues e de Páscoa Esteves. Nasceu em Rouças por volta de 1821. // Lavrador. // Tinha 39 anos de idade quando casou na igreja de Rouças a 30/5/1860 com Damiana Rosa, de 21 anos de idade, solteira, filha de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues, rurais, do lugar da Cela; neta paterna de Manuel António Quintela e de Maria Rosa Durães, e neta materna de Joana Teresa Domingues, solteira, do lugar do Porto. Testemunhas: padre José Bernardino Durães, do lugar da Igreja, e o padre Manuel José de Sousa, de Bilhões. // Faleceu no lugar da Cela a 26/7/1884, sem sacramentos, por ter morrido de repente, com 63 anos de idade, casado com a dita Damiana Rosa, sem testamento, com cinco filhos, e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, Francisco José. Filho de João Caetano Domingues e de Ana Maria Fernandes, lavradores, residentes no lugar do Telheiro, Rouças. Nasceu em Rouças por volta de 1837. // Casou na igreja de São Paio a 12/4/1873, com Joaquina Rosa Domingues, de 35 anos de idade, filha de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, lavradores, do lugar da Carpinteira. // Morreu no lugar da Carpinteira, São Paio, a 22/1/1874, com todos os sacramentos. // Tinha 37 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos.  

 

DOMINGUES, Francisco Luís. Filho de Manuel Domingues e de Isabel Esteves, do lugar dos Peres de Vilela, Rouças. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 24/8/1836 com Maria Teresa, filha de Francisca Luísa Domingues, do lugar da Carreira. Testemunhas: Francisco Meleiro, do lugar da Carreira, e Manuel António Fernandes, de Surribas. // Morreu no lugar da Carreira a 19/4/1881, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Teresa Domingues, com testamento, com seis filhos, e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, Guilhermina Rosa. Filha de Jerónimo Martins, lavrador, natural de Rouças, e de Olivana (ou Libânia) da Luz Gonçalves, lavradeira, natural de São Paio, moradores no lugar de Cavaleiros. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Albina Clara da Silva [Moura]; neta materna de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu em Rouças a 16/6/1903 e foi batizada na igreja católica a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Gonçalves, casado, camponês, e Guilhermina da Conceição Gonçalves, solteira, camponesa, tios maternos da neófita. // S.m.n.

 

DOMINGUES, Herculana. Filha de António Joaquim Domingues e de Maria Esteves Monteiro, moradores em Oleiros. N.p. de Lourenço José Domingues e de Maria José Domingues; n.m. de José Caetano Alves (!) e de Maria Joaquina de Abreu, todos lavradores, roucenses. Nasceu a 6/1/1871 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel de Barros, solteiro, estudante, e Maria Joaquina de Abreu, solteira, camponesa, roucenses. // Faleceu em Rouças a 26/2/1948.  

 

DOMINGUES, Isabel. Filha de ---------- Domingues e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1880. // Faleceu no lugar do Rodeiro a 15/6/1951, com 71 anos de idade (NM 985, de 15/7/1951).

 

DOMINGUES, Isabel Maria. Filho de João Manuel Domingues e de Teresa Caetana Lourenço, de Sobral de Baixo. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Eira a 21/4/1868, com 71 anos de idade, com todos os sacramentos, viúva de António Manuel Fernandes, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Jerónimo. Filho de Manuel José Domingues e de Albina Clara da Silva Moura, residentes na Quinta de Cavaleiros. N.p. de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso; n.m. de Francisco Manuel da Silva Moura e de Damiana Teresa de Castro Coelho, todos lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças (na meia quinta de Cavaleiros) a 22/10/1871 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Pires, casado, comerciante em Castro Laboreiro, e sua filha, Deolinda Matildes Pires, solteira. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua terra, Rouças, a 27/8/1901, com Olivana (ou Libânia) da Luz, de 30 anos de idade, solteira, lavradora, natural de São Paio, filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, lavradores, daquela freguesia de Melgaço. Testemunhas presentes: Policarpo José Quintela, casado, lavrador, do lugar do Telheiro, e José Joaquim Soares, casado, lavrador, do lugar das Adegas, ambos roucenses. // A sua esposa faleceu no lugar da Carpinteira a 12/12/1935, com 64 anos de idade. // Ele morreu no dito lugar de São Paio a 8/1/1945. // Com geração. // Lê-se em O Meu Livro das Gerações Melgacenses, de Augusto César Esteves, I volume, página 273: «Foi crismado em 1903 por D. Manuel Baptista da Cunha, reverendo arcebispo primaz e nesse acto mudou o nome para Inocêncio.» E mais à frente: «Alienaram por venda a sua quarta parte na Quinta de Cavaleiros e fixaram residência no lugar da Carpinteira…» // Com geração. 

 

DOMINGUES, Joana. Filha de José António Domingues e de Isabel Pires. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Igreja a 17/9/1863, com 82 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Joana. Filha de João Caetano Domingues e de Ana Maria Fernandes, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1835. // Faleceu a 19/2/1893, no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, com 58 anos de idade, no estado de solteira, a morar no lugar do Telheiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, João Caetano. Filho de José António Domingues, natural de Castro Laboreiro, e de Isabel Pires, natural de Rouças, moradores no lugar da Igreja. N.p. de Francisco Domingues e de Isabel Domingues, da vila de Castro Laboreiro; n.m. de Domingos Pires e de Esperança Durães, do lugar da Igreja, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 22/1/1816 com Ana Maria Fernandes, filha de Sebastião Fernandes, de Bilhões, Rouças, e de Maria Luísa da Vila, do Paço, São Paio; neta paterna de Manuel Fernandes e de Páscoa Vaz, do dito lugar, e neta materna de Domingos da Vila e de Maria Lourenço, do lugar do Paço, São Paio. Testemunhas: José António Durães e seu filho, Caetano José Durães, do lugar da Igreja. // Pai de Luís, nascido em Rouças a 8/11/1830, e de Joana, nascida por volta de 1835.    

 

DOMINGUES, João Caetano. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Josefa Gonçalves, do lugar da Costinha, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 25/10/1829 com Clara Rosa, filha de José António Domingues e de Maria Josefa Gomes, do lugar do Crasto. Testemunhas: António Joaquim Durães, solteiro, do lugar da Igreja, e José António Domingues, sacristão. 

 

DOMINGUES, João Manuel. Filho de Pedro Domingues e de Isabel Esteves, lavradores, naturais de São Paio. Nasceu em Rouças por volta de 1808. // Rural. // Morreu em Rouças a 13/4/1886, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 78 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Luísa Lourenço, sem testamento, com um filho, e foi batizado no cemitério local. 

 

DOMINGUES, João Vicente. Filho Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões. // Casou na igreja de Rouças a 9/10/1854 com Clara Vitorina, filha de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, do lugar da Eira. // Testemunhas: padre José Bernardino Durães e Francisco Gonçalves, viúvo, do lugar do Porto.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Lourenço José Domingues e de Maria José Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1847. // Lavrador. // Morreu a 8/12/1889, no lugar dos Oleiros, com todos os sacramentos, com 42 anos de idade, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.

 

DOMINGUES, Joaquim. // Morreu no lugar de Cavaleiros em 1948, com sessenta e um anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 874, de 3/10/1948).

 

DOMINGUES, Joaquim José. Filho de Jerónimo (por crisma, Inocêncio) de Moura Domingues, lavrador, natural de Rouças, e de Olivana da Luz Gonçalves, lavradeira, natural de São Paio, moradores na Quinta de Cavaleiros. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Albina Clara da Silva Moura; neto materno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu em Rouças a 31/1/1908 e foi batizado na igreja a 29 de Fevereiro desse dito ano. Padrinhos: Joaquim José Gonçalves, casado, camponês, e Guilhermina da Conceição Gonçalves, solteira, camponesa, ambos do lugar do Pombal, São Paio. // Emigrou para o Brasil, onde casou no Rio de Janeiro, a 30/1/1930, com Joaquina de Araújo, filha de José Araújo e de Augusta de Araújo, comerciantes naquela cidade brasileira. // Morreu no Rio de Janeiro a 14/7/1979.

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Francisco Luís Domingues e de Maria Teresa Domingues, moradores no lugar da Carreira, Rouças. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Esteves, dos Peres; n.m. de Francisca Luísa Domingues, solteira, da Carreira. Nasceu em Rouças a 3/7/1854 e foi batizada na igreja pelo padre José Bernardino Durães a 5 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina, irmã da batizanda.

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues, todos rurais, do lugar da Cela. Nasceu a 22/7/1866 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva. // Faleceu no lugar da Cela a 18/10/1867 e foi sepultada na igreja.    

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela, rurais, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 16/7/1869 e foi batizada a 19 desse mês. Madrinha: Maria Rosa da Silva, solteira, camponesa, roucense.  

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Manuel José Domingues e de Ana Maria de Araújo, rurais, moradores no lugar da Eira. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Josefa Domingues; n.m. de Manuel Bento de Araújo e de Joaquina Rosa Esteves. Nasceu em Rouças a 20/6/1874 e foi batizada na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Araújo e Joaquina Rosa Domingues, casados, lavradores, roucenses.

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de António Joaquim (ou António Caetano) Domingues e de Teresa de Jesus Fernandes, rurais, moradores no lugar dos Peres. N.p. de António Manuel Domingues e de Maria Vitória Domingues; n.m. de Pedro Fernandes e de Maria Teresa Domingues. Nasceu em Rouças a 13/6/1877 e foi batizada na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Araújo e Joaquina Domingues, casados, lavradores, roucenses. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar dos Peres a 17/11/1903, apenas com o sacramento da penitência, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Ludovina Domingues, viúva. Neta materna de Francisco Luís Domingues e de Maria Rosa Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças a 17/5/1883 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Madrinha: Joaquina Domingues, solteira, lavradora, roucense.  

 

DOMINGUES, Joaquina. // Faleceu no lugar da Carreira, Rouças, a --/--/1929, com 44 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 14, de 26/5/1929).

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de -------- Domingues e de ------------------------. Nasceu em Rouças a --/--/1902. // Morreu em Palheiros, Prado, a --/--/1994, com 92 anos de idade. // Mãe de José Domingues (Vitória). // Sogra de Rosa Domingues, de Pureza Cândida de Araújo (Domingues), e de Maria Vieites Domingues.

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de António Domingues, lavrador, natural de Rouças, e de Maria Domingues, lavradeira, natural de Fiães, moradores no lugar de Bilhões. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Antónia de Jesus Rodrigues; neta materna de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Pinheiro. Nasceu em Rouças a 17/4/1903 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, camponeses, do lugar de Bilhões. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 21/1/1953.   

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Emília Fernandes, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Damiana Quintela; neta materna de António Fernandes e de Claudina Lourenço. Nasceu em Rouças a 1/2/1908 e foi batizada na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, casado, lavrador, do lugar da Cela, e Joaquina Domingues, solteira, camponesa, do lugar de Bilhões. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Vieira do Minho (!) a 13/3/1952 (confirmar) com Manuel Francisco Domingues, natural de São Paio de Melgaço. // Enviuvou a 21/3/1959. // Faleceu em Rouças a 14/8/1979.  

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de António Domingues e de Maria Rodrigues. Nasceu a --/--/1919. // Casou em 1944 com Manuel Gonçalves. // Faleceu em Bilhões a --/--/1994, com 74 anos de idade, no estado de casada. // Mãe de Maria Fernanda, casada com ------ Costa; e de António. // Avó do Dr. Manuel António Costa, médico dentista, um dos proprietários da Clínica de Medicina Dentária “Climelgaço”, sita na Vila, casado com Maria Salomé Soares; de Paulo Jorge Costa, estudante universitário em 1994; e de Marco André Gonçalves.    

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Lourenço Domingues e de Isabel Esteves. Nasceu por volta de 1789. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Peres a 15/10/1873, tendo recebido os sacramentos da igreja católica, com 84 anos de idade, viúva de Manuel António Domingues, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Fernando António Domingues e de Maria Rosa Esteves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1823. // Faleceu a 26/1/1894, no lugar dos Carvalhos, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 71 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Esteves, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Teresa Caetana Esteves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1828. // Camponesa. // Faleceu a 24/2/1890, no lugar da Aldeia, sem quaisquer sacramentos, com sessenta e dois anos de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim de Araújo, sem testamento, sem filhos (devem ter morrido antes dela), e foi sepultada no cemitério local.

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Ana Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar da Cela, Rouças. Nasceu por volta de 1842. // Lavradeira. // Casou a 27/8/1870 com Manuel Luís Vergara, morador no lugar da Devesa, São Paio, filho de António José Vergara e de Joana Luísa Vaz, do dito lugar e freguesia. // Faleceu a 15/7/1907, no lugar da Deveza, São Paio, com todos os sacramentos, com 66 anos de idade, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de São Paio.   

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de --------- Domingues e de -----------------. Nasceu a --/--/1860. // Faleceu no lugar do Telheiro, Rouças, a --/--/1938, com 78 anos de idade (NM 427).

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Joaquina Gonçalves, moradores no Telheiro. N.p. de João Caetano Domingues e de Ana Fernandes, do dito lugar; n.m. de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja. Nasceu a 19/3/1852 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano Domingues, solteiro, soldado da 5.ª Companhia de Infantaria 3 de Viana do Castelo, e Teresa Caetana Gonçalves, ambos de Rouças. O padrinho, por não poder estar presente, delegou em José Manuel Gonçalves, casado, do lugar de Requeixo, Rouças.

 

DOMINGUES, José. Filho de Maria Teresa Domingues, solteira, moradora na Quinta de Cavaleiros. N.m. de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso, do dito lugar. Nasceu a 10/6/1858 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Monteiro, de Cavaleiros, representado por Manuel José Domingues, tio do batizando, e Maria Benta, filha de João José de Araújo e Cunha e de Josefa Maria Torres, da Vila de Melgaço. 

 

DOMINGUES, José. Filho de João Vicente Domingues e de Clara Vitorina Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Eira. N.p. de Francisco Caetano Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, da Eira. Nasceu a 12/12/1866 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: João Crisóstomo Cardoso e esposa, Maria Domingues, rurais, moradores em Bilhões.

 

DOMINGUES, José. Filho de Damião José Domingues, natural de Rouças, e de Antónia Dias, natural de São Gregório, Cristóval, comerciantes, moradores no lugar de Bilhões. Neto paterno de Domingos Domingues e de Josefa Antónia Rodrigues, lavradores, roucenses; neto materno de José Luís Dias e de Antónia Alves, comerciantes, de São Gregório, Cristóval. Nasceu em Rouças a 17/1/1870 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Dias, casado, e Luísa Alves, solteira, comerciantes em São Gregório. // Tacheiro. // Casou em primeiras núpcias, na igreja de São Paio, a 12/5/1895, com Maria da Conceição Domingues, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Paço, freguesia de São Paio, filha de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues, rurais, de quem ficou viúvo a 31/8/1901 (ver em São Paio). // Casou em segundas núpcias na igreja de Cristóval a 20/4/1903 com Ludovina Rosa Arias, de 38 anos de idade, solteira, camponesa, moradora em São Gregório, filha de Luís Vicente (exposto) e de Maria Benta Arias, cristovalenses. Testemunhas presentes: José Joaquim Pereira da Costa e Manuel Pereira da Costa, casados, proprietários, moradores no lugar da Porta, Cristóval. // Faleceu em São Paio a 9/8/1945. // Com geração (ver, na freguesia de São Paio, Laurinda Domingues).

 

DOMINGUES, José. Filho de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela, rurais, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Bento Quintela e de Maria Rosa da Silva. Nasceu a 15/3/1874 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço e Rosa Joaquina Gonçalves, lavradores, roucenses. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Cela, Rouças, onde nascera, quando casou na igreja da sua freguesia, a 15/2/1900, com Maria Esteves, de 27 anos de idade, solteira, lavradora, do dito lugar, filha de Francisco José Esteves e de Ana Maria Domingues. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado e Ladislau Domingues, solteiro, lavrador, de Cela. // Faleceu em Rouças a 10 de Novembro de 1946.  

 

DOMINGUES, José. Filho de António Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Fernandes, moradores em Peres. N.p. de António Manuel Domingues e de Maria Vitória Domingues; n.m. de Pedro Fernandes e de Maria Teresa Fernandes, todos rurais. Nasceu a 3/9/1874 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Araújo e Joaquina Domingues, casados, lavradores, roucenses. // Era solteiro, lavrador, morava nos Perzes, quando casou na igreja da sua freguesia natal, a 29/6/1896, com Claudina, de 41 anos de idade, solteira, lavradora, residente no dito lugar, filha de Manuel Rodrigues de Sousa e de Maria Benedita Domingues, lavradores, roucenses. Testemunhas: Manuel Joaquim de Araújo, viúvo, de Aldeia, e António Joaquim Fernandes, casado, dos Perses, lavradores, roucenses. // Faleceu na sua freguesia natal a 28/2/1949. 

 

DOMINGUES, José. Filho de António Joaquim Domingues e de Maria Gomes, rurais, moradores em Oleiros. N.p. de Lourenço José Domingues e de Maria José Domingues; n.m. de José Caetano Gomes e de Maria da Gama. Nasceu a 20/1/1876 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: avós maternos. 

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel José Domingues e de Florinda de Castro, lavradores, residentes em Cerdedo. N.p. de João Manuel Domingues e de Maria Luísa Lourenço; n.m. de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu a 3/2/1877 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Gonçalves, casada, lavradeira, de São Paio. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no Cerdedo, quando casou na igreja da sua freguesia, a 30/1/1899, com Ana Joaquina, de 27 anos de idade, solteira, lavradora, natural de Cristóval, onde residia, filha de António José Fernandes e de Rosa Salgado, lavradores, cristovalenses. Testemunhas do ato: Fortunato Rodrigues Portela, casado, lavrador, do Cerdedo, e Manuel António Fernandes, solteiro, lavrador, de Cristóval. (Apenas assinou o noivo). // Faleceu na freguesia de Cristóval a 5/5/1947.

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rita Aires, lavradores, de Rouças, residentes no lugar da Costinha. N.p. de António Caetano Domingues e de Teresa Caetana Gonçalves; n.m. de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães. Nasceu a 17/3/1887 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Teresa de Jesus Domingues, solteira, criada de servir. // Faleceu em Rouças a 23/10/1953. 

 

DOMINGUES, José. Filho de Maria Domingues, solteira, lavradora, natural de Rouças, residente no lugar de Cabreiros. Neto materno de Ana Rosa Domingues. Nasceu em Rouças a 24/4/1887 e foi batizado a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: José de Jesus Esteves, solteiro, da Vila de Melgaço, e Belarmina Cândida Esteves, solteira, de Rouças. // Nota: lê-se no Notícias de Melgaço n.º 251, de 4/11/1934: «Para o Rio de Janeiro partiu, acompanhado de sua esposa, o nosso prezado amigo e assinante, senhor José Domingues, do lugar dos Cabreiros, Rouças.» Era negociante no Brasil.  

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel Domingues e de Florinda Rosa Riobom, lavradores, de Eira, Rouças. N.p. de António Caetano Domingues e de Teresa Fernandes; n.m. de Caetano Joaquim Riobom e de Maria José Lourenço. Nasceu a 14/4/1900 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e sua mulher, Claudina Rodrigues, de Perzes, Rouças. // Casou na CRCM a 19/12/1923 com Joaquina Rosa Fernandes. // Faleceu em Prado a 18/7/1976. 

 

DOMINGUES, José. Filho de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Bilhões, Rouças. N.p. de Damião José Domingues e de Antónia Dias; n.m. de João Vicente Domingues de Sousa e de Clara Vitorina Fernandes. Nasceu em Rouças a 18/10/1900 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues de Sousa, casado, e Maria de Sousa, solteira, lavradores, tios maternos do batizando. // Morreu no lugar de Bilhões a 23/10/1903 e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, José. Filho de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa, lavradores, roucenses, residentes no lugar de Bilhões. Neto paterno de Damião José Domingues e de Antónia Dias; neto materno de João Vicente Domingues de Sousa e de Clara Vitorina Fernandes. Nasceu em Rouças a 15/4/1907 e foi batizado na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues de Sousa, casado, rural, da freguesia de São Cristóvâo, bispado de Tui, e Maria Domingues de Sousa, solteira, camponesa, natural de Rouças.

 

DOMINGUES, José. Filho de Felismina (ou Felisménia) Domingues, lavradeira, roucense, moradora no lugar do Cerdedo. Neto materno de Manuel José Domingues e de Florinda Rosa de Castro. Nasceu em Rouças a 14/4/1909 e foi batizado na igreja a 17 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, do lugar do Cerdedo.   

 

DOMINGUES, José. Filho de Alfredo Domingues e de Prudenciana Durães. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 244, de 8/4/1917).

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel José Domingues e de Emília Domingues. Nasceu em Rouças a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 45, de 12/1/1930).

 

DOMINGUES, José. Filho de --------------- Domingues. Nasceu no lugar de Cavaleiros a --/--/193-. // Casou com Custódia Gonçalves, natural da Vila de Melgaço, filha de José Gonçalves e de Rosa da Mota. // Na década de sessenta emigraram para França. // Pai de Maria Cristina (aluna da Universidade de Sorbone em 1994), e de Alberto (casado e com geração). // (VM 1014). 

 

DOMINGUES, José Filho de ---------- Domingues e de ---------------------------. Nasceu em Rouças a --/--/19--. // Casou com Áurea Aires Gonçalves, sua conterrânea. // Em 1996 residiam no lugar da Igreja (VM 1060). // Faleceu a 7/6/2000, vítima de doença prolongada. // Pai de José (emigrante na América); e de António, Armando, Amaro, Abílio, Madalena (emigrantes em França). // Deixou viúva, nora e genros, oito netos e duas irmãs. // A filha Maria Madalena casou em 1991 com José Augusto, de São João da Madeira, filho de Abel Almeida Santos e de Impompina dos Santos Cunha; o almoço foi servido na Estalagem de Castro Laboreiro; nesse mesmo dia foi batizada uma neta de José e de Áurea, de seu nome Emília, já com quatro anos (VM 945).   

 

DOMINGUES, José. Filho de ------- Domingues e de ---------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Cela, Rouças, a --/--/2000 (VM 1132, de 15/2/2000).

 

DOMINGUES, José (Carrocinha). Filho de Brazelina Domingues, solteira, camponesa, natural de Rouças. Neto materno de Joaquim Domingues e de Isabel Maria Fernandes. Nasceu em -------- a --/--/195-. // Deve ter feito apenas a quarta classe da instrução primária. // Foi funcionário da Câmara Municipal de Melgaço, ligado ao abastecimento da água à Vila. // A alcunha adquiriu-a devido à sua mãe ter vivido maritalmente com um indivíduo chamado Francisco Rodrigues, tendeiro e engraxador, mais conhecido por «Carrocinha».

 

DOMINGUES, José Alves. // Nasceu por volta de 1954. // Morreu no lugar do Estar, Rouças, a --/06/2021, com 67 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2021).

 

DOMINGUES, José Albano. Filho de José Joaquim Domingues, natural de Prado, e de Maria Rosalina Domingues Pereira de Castro, natural de Rouças. Neto paterno de António Bento Domingues e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de Maria Luísa Domingues Pereira de Castro. Nasceu em Rouças a 15/1/1951. // Depois da 4.ª classe foi estudar para o Liceu, e depois fez o Curso do Magistério Primário. Lecionou em Braga, onde residiu com a esposa, Maria de Fátima, também professora do ensino primário, nascida na Vila de Melgaço a 15/12/1951, filha de Agostinho Teixeira, cabo da Guarda-Fiscal, e de Maria das Dores Guerreiro, doméstica. // Pai de José Pedro (nasceu a 17/4/1972; em 1992 era aluno do 2.º ano na Universidade do Minho, em Braga), e de Júlio Manuel.    

 

DOMINGUES, José António. Filho de Domingos Domingues e de Maria Xavier Alves, de Oleiros. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 9 de Junho de 1836 com Teresa de Jesus, filha de Manuel Domingues e de Isabel Maria Meleiro, do lugar de Requeixo. // Testemunhas: António Joaquim Alves, solteiro, da Vinha de Cima, e José António Domingues, sacristão. // Faleceu no lugar da Verdade a 2/3/1882, com todos os sacramentos, com 80 anos de idade, viúvo da dita Teresa de Jesus, sem testamento, com um filho, e foi sepultado no cemitério.

 

DOMINGUES, José Caetano. Filho de António Manuel Domingues e de Maria Vitória Domingues, rurais, moradores no lugar de Peres. Nasceu em Rouças por volta de 1808. // Casou na igreja de Rouças a 23/5/1836 com Rosa Joaquina Codesso, filha de José Codesso e de Maria Teresa Meleiro de Castro, nascida no lugar das Quingostas, São Paio de Melgaço, a 8/7/1799. Testemunhas: José António Domingues, sacristão, e Francisco Luís Durães, solteiro, do lugar da Igreja. // Moraram no lugar da Carreira, Rouças. // Em 1838 nascia-lhes o filho Tomaz Joaquim, cujo padrinho foi seu tio materno, o célebre “Tomaz das Quingostas”. // A 17/4/1853, e na igreja de Rouças, juntamente com sua esposa, foi padrinho de Maria Dias. // A sua esposa faleceu no lugar da Carreira, Rouças, a 6/9/1874, com 75 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Rouças, deixando uma filha viva. // Ele morreu a 8/12/1891, no lugar da Carreira, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, com 83 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, e foi sepultado no cemitério da freguesia.     

 

DOMINGUES, José Caetano. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Domingues. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Costinha a 23/10/1872, tendo recebido os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, no estado de casado com Clara Rosa Domingues, sem testamento, com três filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, José Caetano. Filho de Maria Francisca Domingues, solteira, lavradeira, moradora no lugar do Crasto. Nasceu em Rouças a --/--/1836. // Lavrador. // Casou a 24/8/1865 com Maria Joaquina, de 28 anos de idade, filha de Vicente Ribeiro e de Rosa Maria Carvalho, do Nogueiral, São Paio. // Enviuvou e voltou a casar, na igreja de São Paio, a 2/4/1873, com Maria José Gonçalves, solteira, de 25 anos de idade, filha de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, lavradores, do lugar do Nogueiral.    

 

DOMINGUES, José Caetano. Filho de Maria Teresa Domingues, lavradeira, roucense. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar da Cela, onde nascera a 7/3/1841 (batizado na igreja no dia seguinte), quando casou na igreja de Rouças a 23/10/1874, com Joaquina Rosa, solteira, camponesa, do citado lugar da Cela, onde nascera a 12/6/1833, tendo sido batizada a 16 desse mês e ano, filha de Caetano José Vaz e de Maria Pires, rurais, roucenses. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado e António Durães, casado, lavrador. // A sua mulher faleceu em Rouças a 4/11/1887. // Era viúvo de Joaquina Rosa Vaz, morava em Rouças, quando casou na igreja dessa freguesia, a 26/1/1888, com Maria Esteves, de 36 anos de idade, solteira, castreja, moradora em Rouças, filha de Jerónimo Esteves e de Rosa Esteves, de Castro Laboreiro. Testemunhas: ACC, solteiro, e Manuel Coelho, casado, lavradores, do lugar da Igreja. // Morreu a 25/9/1891, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, no estado de casado, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local. 

 

DOMINGUES, José Caetano. Filho de Manuel José Domingues, natural de São Paio, e de Florinda Rosa de Castro, natural de Rouças, rurais, moradores no lugar do Cerdedo. Neto paterno de José Manuel Domingues e de Maria Luísa Lourenço; neto materno de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 1/1/1869 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: padre Caetano José de Castro, reitor da Gavieira, representado pelo abade de Rouças, padre Miguel Rodrigues Torres, e Ana Clara de Castro, solteira, camponesa, roucense. // Faleceu a 2/10/1869 e foi sepultado na igreja paroquial.       

 

DOMINGUES, José da Conceição. Filho de Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, roucenses. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Rouças a 9/3/1864 com Clara Joaquina Domingues, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, também roucense, filha de Manuel António Domingues e de Joaquina Rosa Domingues. // Testemunhas: João Batista de Sousa, viúvo, de Bilhões, e Manuel Caetano Lourenço, casado, do lugar de Peres, lavradores.

 

DOMINGUES, José Francisco. Filho de Manuel Domingues e de Rosa da Conceição Alves Pereira. Nasceu em Rouças a --/--/1929 (NM 44, de 5/1/1930).    

 

DOMINGUES, José Manuel. Filho de Domingos Domingues, de Lamas de Mouro, e de Josefa Antónia Rodrigues, de Rouças, lavradores, residentes no lugar de Carvalhos. N.p. de Francisco Manuel Domingues e de Domingas Domingues, rurais, de Lamas; n.m. de Matias Joaquim Rodrigues e de Inês Antónia Rodrigues, rurais, de Rouças. Nasceu em Rouças a --/--/1837 e foi batizado nesse ano pelo padre João da Rainha dos Anjos Cunha. Padrinhos: José Manuel Lourenço, casado, lavrador, de Prado, e Maria Rosa Lourenço, solteira, de Aldeia, Rouças. // Lavrador. // Faleceu a 2/9/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Ladronqueira, freguesia de Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Maria Antónia Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério de Fiães.   

 

DOMINGUES, José Maria. Filho de Gregório Domingues e de Ana Rodrigues, do lugar de Aldeia, Paderne. N.p. de Manuel Domingues Costa e de Isabel Costa Vaz, de Sainde, Paderne; n.m. de Feliciano Rodrigues e de Maria Gonçalves, de Aldeia de Cima. // Estava viúvo de Maria José quando casou, na igreja de Rouças, a 21/3/1802, com Antónia Maria, filha de Manuel Gomes e de Jerónima Pereira, do lugar do Telheiro, Rouças; neta paterna de Pedro Gomes e de Maria Cintroa, de São Paio, e neta materna de António Pereira e de Maria Rodrigues, do lugar de Parada, Chaviães. Testemunhas: Joaquim António Gomes, do lugar dos Colmeiros, João Caetano Domingues, do lugar da Igreja, e José Domingues, do lugar do Crasto.   

 

DOMINGUES, José Maria. Filho de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, do lugar de Requeijo. // Casou na igreja de Rouças a 11/2/1828 com Isabel Ventura, filha de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, natural do lugar da Costa, São Paio. Testemunhas: padre João Durães, coadjutor do abade de Rouças, e Manuel António Pereira de Castro, solteiro, da Quinta de Eiró. // Enviuvou a 18/1/1859. // Lavrador. // Morreu no lugar do Regueiro a 12/4/1864, com todos os sacramentos, menos a extrema-unção «que pela arreliação da noite não recebeu», com 61 anos de idade, e foi sepultado na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, José [Maria] (o Roxo). Filho de Manuel José Domingues e de Albina Teresa da Silva, rurais, moradores na Quinta de Cavaleiros. N.p. de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso; n.m. de Francisco Manuel da Silva Moura e de Damiana Teresa de Castro Coelho. Nasceu a 11/6/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Maria de Sousa e Ana Rosa Domingues, lavradores, roucenses. // Faleceu no Brasil, solteiro e sem geração (ver O Meu Livro das Gerações Melgacenses, de Augusto César Esteves, I volume, página 272).

 

DOMINGUES, Júlia. Filha de Maria José Domingues, solteira, moradora no lugar do Porto. N.m. de Pedro José Domingues e de Isabbel Maria Domingues, do dito lugar. Nasceu a 6/3/1858 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa, casada, do sobredito lugar. // Faleceu a 30/8/1858. 

 

DOMINGUES, Júlia. Filha de Manuel José Domingues e de Florinda Rosa de Castro, lavradores, residentes no lugar do Cerdedo. Neta paterna de João Manuel Domingues e de Maria Luísa Lourenço; neta materna de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 5/6/1888 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, casado, lavrador, natural de Penso, e Maria Domingues, solteira, natural de Rouças.

 

DOMINGUES, Júlio. Filho de Maria José Domingues, solteira, moradora no lugar do Porto, Rouças. Neto materno de Pedro José Domingues, lavrador, e de Isabel Maria Domingues, residentes no dito lugar. Nasceu a 20/4/1860 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa de Araújo, casada, do dito lugar. // Pela madrinha assinou Frutuoso Joaquim de Castro, solteiro, rural, residente no lugar da Igreja.

 

DOMINGUES, Júlio. Filho de ----------- Domingues e de ------------- de Sousa. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Rouças, com o regente Manuel António Marques, ficando aprovado (NM 410).

 

DOMINGUES, Júlio de Sousa. Filho de Ladislau de Sousa Domingues e de Albertina dos Anjos Vieites, residentes no lugar de Perzes. Neto paterno de José de Sousa Domingues e de Clara Domingues; neto materno de -------- Vieites e de -----------------------. Nasceu na freguesia de Rouças a 13/1/1947. // Aquando do serviço militar, pertenceu aos comandos, com a patente de furriel miliciano, tendo sido mobilizado para a então província de Moçambique. // Após o serviço militar cumprido, ingressou no Ministério das Finanças, onde foi inspetor. // Casou com Maria da Luz Afonso. // Residiram em Longos Vales, Monção. // Pai de Sónia Catarina Domingues, casada e com uma filha, a morar na cidade de Viana do Castelo.   

 

DOMINGUES, Justino. Filho de ---------- Domingues e de ------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Paçô, Rouças, a --/--/2000 (VM 1139).

 

DOMINGUES, Ladislau. Filho de António Joaquim Domingues e de Teresa Alves, residentes no lugar da Cela. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Bento José Alves e de Ana Ventura Rodrigues, de Oleiros, todos lavradores. Nasceu a 17/7/1867 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento de Araújo e sua filha, Ana de Araújo, rurais, do lugar da Eira.  

 

DOMINGUES, Ladislau. Filho de José de Sousa Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Rouças a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 149, de 16/5/1915). // Casou com Albertina dos Anjos Vieites. // Residiu em Perzes, Rouças, e depois em Longos Vales, Monção. // Faleceu em 1991, tendo sido sepultado no cemitério de Longos Vales, Monção, a 30 de Junho desse ano, com 76 anos de idade. // Pai de Júlio, inspetor de Finanças, residente em Longos Vales, casado com Maria da Luz Afonso. // Avô de Sónia Catarina Domingues.   

 

DOMINGUES, Ladislau. Filho de --------- Domingues e de -----------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1998 residia no lugar de Carvalhos. // Nesse ano (juntamente com o cabo Lima, do Sobral, José António Lourenço, de Corçães, António Augusto Esteves, de Lobiô, Manuel Luís Esteves, da Igreja, António Carvalho, de Bilhões, e de Manuel António Fernandes, da Costinha) fez parte da Comissão de Festas da padroeira de Rouças, Santa Marinha, a qual decorreu nos dias 18, 19 e 20 de Julho. Foi pregador o pároco de Chaviães, Paços, Cristóval e Fiães, padre Domingos Vieira Lourenço.

 

DOMINGUES, Ladislau Augusto. Filho de --------- Domingues e de --------------------------. Nasceu na Cela, Rouças, a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1936, com apenas nove meses de vida (NM 306).

 

DOMINGUES, Lina Teresa. // Faleceu a 1/2/1856, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era solteira e morava no lugar da Cabana. // Foi sepultada na igreja. // Não deixou testamento.

 

DOMINGUES, Lourenço José. Filho de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, do lugar de Requeixo. Nasceu em Rouças por volta de 1814. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 8/5/1834 com Maria José, filha de Domingos Domingues e de Maria Xabiela Alves, do lugar de Oleiros. Testemunhas: Lourenço José Gomes de Abreu (*) e Manuel Caetano Domingues, ambos casados, do mesmo lugar de Requeixo. // Morreu a 23/3/1889, no lugar de Oleiros, apenas com os sacramentos da confissão e extrema-unção, com 75 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, com quatro filhos, e foi sepultado no cemitério. /// (*) Apenas assinou Lourenço José Gomes.

 

DOMINGUES, Luciana. Filha de --------- Domingues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1845. // Casou com o seu conterrâneo Manuel Esteves, lavrador. // Enviuvou a 24/12/1908. // Faleceu no lugar dos Carvalhos, Rouças, a --/--/1915, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915). // Por deliberação do conselho de família alguns prédios que lhe pertenceram foram arrematados a 6/6/1920 (Jornal de Melgaço n.º 1290, de 23/5/1920).

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Esteves. Nasceu na Cabana a --/--/1855. // Casou com António Joaquim, filho de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina. // Enviuvou a 1/2/1921. // Faleceu a 11/5/1939.

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de Manuel Francisco Domingues e de Maria Joaquina Quintela. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes; n.m. de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues, todos rurais, do lugar da Cela, Rouças. Nasceu a 9/4/1862 e foi batizada a 20 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves, lavrador, e esposa, Teresa de Jesus Meixeiro, do lugar de Aldeia. // Faleceu no sobredito lugar da Cela a 28/1/1879, ungida somente, por estar alienada de seu juízo, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério particular.

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de Maria Domingues, solteira, lavradora, de Bilhões, Rouças. N.m. de António Joaquim Domingues e de Antónia Rodrigues, lavradores, do dito lugar. Nasceu em Rouças a 25/8/1894 e foi batizada a 28 desse mês. Madrinha: Maria Teresa Domingues, viúva, lavradeira, da Carreira, Rouças. // Casou na CRCM a 21/9/1912 com o seu conterrâneo Manuel Fernandes. // Foi decretado, por sentença do Tribunal de Melgaço de 20/1/1927, o divórcio entre ambos. // Faleceu em Rouças a 29/1/1991.

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa, lavradores, roucenses, residentes no lugar de Bilhões. Neta paterna de Damião José Domingues e de Antónia Dias; neta materna de João Vicente de Sousa e de Clara Vitorina Fernandes. Nasceu em Rouças a 14/1/1903 e foi batizada na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os seus tios maternos, José de Sousa, casado, lavrador, da freguesia de São Cristóvão, bispado de Tui, e Maria de Sousa, solteira, camponesa, do lugar da Eira, Rouças. // Casou a 1/6/1923 com o seu conterrâneo Manuel Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de São Paio: o marido a 1/9/1958 e ela a 22/5/1977.   

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de José Domingues e de Maria Esteves, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela; neta materna de Francisco José Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu em Rouças a 6/4/1910 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Pires, solteiro, lavrador, do lugar de Aldeia, e Emília Esteves, solteira, camponesa, do lugar da Cela, ambos de Rouças. // Faleceu no lugar da Cela, Rouças, a --/--/1913, com apenas três anos de idade (Correio de Melgaço n.º 79, de 14/12/1913).

 

DOMINGUES, Luís. Filho de João Caetano Domingues e de Ana Maria Fernandes, moradores no lugar do Telheiro. Neto paterno de José António Domingues, de Castro Laboreiro, e de Isabel Pires, do lugar da Igreja, Rouças; neto materno de Sebastião Fernandes, de Bilhões, Rouças, e de Maria Luísa da Vila, do lugar do Paço, São Paio. Nasceu em Rouças a 8/11/1830 e foi batizado pelo padre José Bernardino Durães a 10 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Domingues e Mariana Domingues, do sobredito lugar da Igreja, tios paternos do batizando. // Nota: parece ser o mesmo senhor que morreu no lugar da Vinha de Cima a 2/8/1935, com 105 anos de idade, o qual foi casado e teve pelo menos um filho, de seu nome Duarte. 

 

DOMINGUES, Luís Manuel. Filho de José António Domingues e de Isabel Pires, do lugar da Igreja, Rouças. N.p. de Francisco Domingues e de Isabel Domingues, natural da vila de Castro Laboreiro; n.m. de Domingos Pires e de Esperança Durães, do lugar da Igreja, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 5 de Março de 1810 com Rita, filha de Simão Esteves e de Perpétua Esteves, do lugar de Surribas; neta paterna de Manuel Esteves e de Ana Durães, do dito lugar de Surribas, e neta materna de António Esteves e de Maria Vidal, do lugar do Telheiro, todos estes roucenses. // Testemunhas: Manuel Bento Domingues, do lugar do Cerdedo, Frutuoso José de Castro e João Caetano Domingues, ambos do lugar da Igreja, Rouças.       

 

DOMINGUES, Luísa. Filha de --------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu em Bilhões, Rouças, a --/--/1914, com 80 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 108, de 21/7/1914).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Domingos Domingues e de Catarina Vaz, do lugar dos Carvalhos. // Morou no lugar da Picota. // Era viúvo de Antónia Gonçalves quando casou a 8/12/1749 com Quitéria de Araújo de Castro, filha de António Rodrigues e de Maria de Araújo (ver O Meu Livro das Gerações Melgacenses, de Augusto César Esteves, volume I, página 343). 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de João Domingues e de Isabel Quintela, do lugar de Aldeia. // Casou na igreja de Rouças a 10/9/1823 com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Teresa Caetana, filha de Manuel Esteves e de Josefa Quintela, também do lugar de Aldeia. // Testemunhas: Francisco José Meleiro, do lugar da Carreira, e José António Domingues, do lugar do Crasto, todos roucenses.  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Vitória Domingues. Nasceu por volta de 1813. // Lavrador. // Natural e morador no lugar de Peres. // Faleceu no Sítio dos Lameiros, Rouças, a 30/10/1881, sem sacramentos, por ter aparecido morto, com 68 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Rouças por volta de 1849. // Lavrador. // Morava no lugar do Paço, São Paio (juntamente com sua mãe), quando casou a 3/10/1875 com Teresa Caetana, lavradeira, de 32 anos de idade, moradora no Ameal, São Paio, filha de António José Cerdeira e de Maria Joaquina Vaz, lavradores, do referido lugar.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Lourenço José Domingues e de Maria José Domingues, moradores em Oleiros. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Isabel Maria Meleiro, de Requeijo; neto materno de Domingos Domingues e de Maria Xavier Alves, de Oleiros. Nasceu em Rouças a 14/7/1852 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pires Gomes e sua esposa, Maria Caetana Domingues, do lugar de Oleiros.

 

DOMINGUES, Manuel (ou Manuel José). Filho de António Caetano Domingues e de Teresa Caetana Gonçalves, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Rouças. N.p. de João Caetano Domingues e de Ana Maria Fernandes, do Telheiro; n.m. de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja. Nasceu a 27/6/1861 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, lavrador, e sua esposa, Ana Joaquina Gonçalves, do lugar do Telheiro. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia a 23/5/1883 com Maria [Rita], nascida no lugar da Costinha, Rouças, a 9/5/1858, batizada a 12 desse mês e ano, solteira, lavradora, filha de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, lavradores, de Rouças. Testemunhas presentes: padre Manuel Caetano Alves Salgado, coadjutor na igreja de Rouças, e Manuel Coelho, casado, lavrador, de Rouças. // Morreu a 7/3/1900, no lugar da Costinha, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com um filho, e foi sepultado no cemitério local.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de João Vicente Domingues e de Clara Vitorina Fernandes, residentes no lugar da Eira. N.p. de Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, da Eira, todos lavradores. Nasceu a 27/4/1864 e foi batizado a 1 de Maio desse ano. Madrinha: Isabel Maria Domingues, viúva, lavradeira, do lugar da Eira. 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Joaquim Domingues e de Teresa Alves, residentes no lugar da Cela, Rouças. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Bento José Alves e de Ana Ventura Rodrigues, de Oleiros, todos lavradores. Nasceu a 8/12/1864 e foi batizado a 11 desse mês. Padrinhos: Manuel Bento de Araújo, casado, e sua filha Ana, solteira, camponesa, do lugar da Eira. // Faleceu no sobredito lugar da Cela a 12/5/1870 e foi sepultado na igreja.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Maria José Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar do Porto. N.m. de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Domingues, lavradores, do dito lugar. Nasceu a 19/1/1866 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Joaquina Luísa Gonçalves, solteira, rural, da Cela, Rouças. 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Francisco Caetano Domingues e de Miquelina Rosa Coelho, rurais, moradores em Cavaleiros. Neto paterno de Francisco Caetano Domingues de Sousa e de Maria José Domingues, de Bilhões; neto materno de Silvestre José Coelho, natural da freguesia de Santo Estêvão de Vila Chã, concelho de Gouveia, comarca de Vila Real, e de Maria de Castro, de Cavaleiros, Rouças. Nasceu a 13/6/1866 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e esposa, Rosa Alves, lavradores, do lugar de Cavaleiros.  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Fernandes, moradores no lugar de Peres. N.p. de António Manuel Domingues e de Maria Vitória Domingues; n.m. de Pedro Fernandes e de Maria Teresa Domingues, todos rurais. Nasceu a 1/10/1870 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Araújo e Joaquina Domingues, casados, lavradores, roucenses. // Era solteiro, lavrador, morava em Peres, Rouças, onde nascera, quando casou na igreja da sua freguesia a 16/4/1899 com Florinda, de 34 anos, solteira, camponesa, da Eira, Rouças, filha de Caetano Joaquim Riobom e de Maria José Lourenço. Testemunhas: Manuel Coelho, casado, lavrador, do lugar da Igreja, Rouças, e Manuel Joaquim de Araújo, viúvo, lavrador, do lugar de Aldeia, Rouças. // Faleceu em Rouças a 26/10/1945.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Francisco José Domingues e de Damiana Quintela, lavradores, roucenses. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço; neto materno de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa da Silva. Nasceu no lugar da Cela, Rouças, a 15/11/1876, e foi batizado na igreja pelo padre Miguel Rodrigues Torres a 18 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Maria Domingues, lavradeira, natural da freguesia de Rouças. (Este assento foi feito somente em 1902). // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 13/10/1902 com a sua conterrânea Emília Fernandes, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Fernandes e de Claudina Lourenço. Testemunhas: o padre João Nepomuceno Vaz e Vítor Manuel Meleiro, solteiro, capitalista, moradores no lugar da Igreja, Rouças.    

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de ---------- Domingues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1878. // Faleceu no lugar da Cela, Rouças, a --/--/1913, com apenas 35 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 54, de 22/6/1913).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel José Domingues e de Ana Maria de Araújo, lavradores, de Eira, Rouças. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Josefa Vaz; n.m. de Manuel Bento de Araújo e de Joaquina Rosa Esteves. Nasceu a 28/1/1884 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Araújo e Joaquina Rosa Domingues, casados, lavradores, roucenses.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de José Domingues e de Maria Esteves, lavradores, de Cela, Rouças. N.p. de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu em Rouças a 11/7/1900 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Esteves e Emília Esteves, solteiros, tios do batizando. // Casou na CRCM a 31/12/1922 com Rosa da Conceição, de 21 anos de idade, natural de São Paio, filha de Francisco José Alves Pereira e de Maria do Livramento Gomes. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que a 4/7/1914 fez exame do 1.º grau na escola do sexo masculino de Rouças, obtendo a classificação de «ótimo»; era seu professor Urgel Barreira.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Rosa Domingues, solteira, camponesa, roucense, moradora no lugar de Bilhões. Neto materno de António Joaquim Domingues e de Antónia Rodrigues. Nasceu em Rouças a 29/6/1906 e foi batizado na igreja a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: António Domingues e Maria Domingues, lavradores, tios maternos do batizando, do lugar de Bilhões. // Casou no domicílio dos nubentes, sito no lugar de Bilhões, Rouças, a 27/12/1969, com ----------------------- (?). // Ambos os cônjuges faleceram em Rouças: a esposa a 23/9/1972 e ele a 13/10/1984.  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, roucenses, residentes no lugar de Bilhões. Neto paterno de Teresa Domingues; neto materno de José António Rodrigues e de Teresa Esteves. Nasceu em Rouças a 15/5/1907 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: João Fernandes e sua mulher, Marcelina Rodrigues. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que morreu no lugar de Bilhões a --/--/1916, com apenas nove anos de idade (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916). 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de --------- Domingues e de ---------------------------. Nasceu a --/--/1916. // Faleceu no lugar de Bilhões a --/--/1917, com apenas treze meses de idade (Jornal de Melgaço n.º 1164, de 30/6/1917).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Domingues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 241, de 18/3/1917).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Domingues e de Delfina Rodrigues. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 243, de 1/4/1917).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Jaime Domingues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Rouças a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 58, de 27/4/1930).

 

DOMINGUES, Manuel (Manel da Sancha). Filho de Maria Domingues. Nasceu no lugar da Cela, Rouças, a --/--/1931 (NM 131, de 22/11/1931). // Casou com Piedade. // Morreu com 62 anos de idade e foi sepultado a 24/8/1994. // Deixou mãe (cega e com mais de 90 anos de idade), esposa, filhos, noras, genro, netos, irmãos… // Ver, em Rouças, Maria de Jesus Deomingues (1903-1995).

 

DOMINGUES, Manuel. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1419, de 10/12/1961: «No passado domingo, 26 do mês findo, realizou-se na paroquial da freguesia de Rouças, o enlace matrimonial do nosso assinante Manuel Domingues, do lugar dos Perzes, filho de António Domingues e de Maria Rosa Táboas, com Maria de Lurdes, filha de Manuel de Sousa e de Maria Joaquina Cardoso. Foi celebrante o padre Justino Domingues, pároco da vila…»

 

DOMINGUES, Manuel Agostinho. Filho de Domingos Domingues e de Faviana Domingues, rurais. N.p. de Sebastião Domingues e de Maria Domingues, do Sobral; n.m. de Francisco Domingues e de Antónia Domingues, de Bilhões. // Faleceu em Cabreiros a 6/11/1861, com 79 anos de idade, casado com Ana Maria Fernandes, só com o sacramento da extrema-unção, por se encontrar perturbado mentalmente, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Rosa Domingues, solteira, moradora no lugar de Covilhós. // Casou na igreja de Rouças a 15/9/1824 com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Joaquina Rosa, filha de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Esteves, do lugar de Peres. // Testemunhas: Domingos José Gonçalves, do lugar da Igreja, e José António Domingues, do lugar do Crasto. // Parece ser o mesmo que faleceu a 16/10/1857, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era casado e morava no lugar de Peres. // Foi sepultado na igreja.    

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de José Domingues e de Maria Freitas. Neto paterno de Pedro Domingues e de Maria Pires; neto materno de Manuel de Freitas e de Maria Esteves, todos do lugar da Deveza, São Paio. // Casou na igreja de Rouças a 21/3/1808 com Maria Rosa, filha de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, do lugar da Cela, Rouças; neta paterna de Bernardo Gonçalves e de Rosa Soares, do mesmo lugar, e neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Rodrigues. Testemunhas: João Manuel Vaz, de Sobral de Cima, Francisco José Meixeiro e Manuel José Pires, ambos do lugar de Aldeia, Rouças. // Parece ser o memo que faleceu a 11/1/1859, com os sacramentos da penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era viúvo e morava no lugar da Cela. // Deixou testamento.  

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Manuel Domingues e de Páscoa Domingues, do lugar da Cela. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Meixeiro, do dito lugar; n.m. de Pedro Domingues e de Ana Gonçalves, do lugar dos Peres, todos de Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 3/7/1809 com Maria Rosa, filha de António Lourenço e de Marcelina Lourenço, de Sobral de Baixo; neta paterna de Manuel Lourenço e de Antónia Afonso, de Cavaleiro Alvo, São Paio, e neta materna de Diogo Lourenço e de Páscoa Gonçalves, de Sobral de Baixo, Rouças. Testemunhas: Miguel Aires, do lugar da Carreira, João Manuel Domingues, do lugar dos Senhor dos Aflitos, e Manuel Bento Domingues, do Cerdedo.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Braz Domingues e de Teresa Lourenço. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Codesseira, do lugar da Carreira; n.m. de Diogo Lourenço e de Páscoa Gonçalves, de Sobral de Baixo, todos roucenses. // Casou na igreja de Rouças a 14/8/1809 com Caetana Gertrudes, filha de ----------- Domingues e de Faviana Domingues, de Bilhões; neta paterna de Sebastião Domingues e de Maria Domingues, de Sobral de Cima. Testemunhas: José António Domingues, do lugar de Crasto, e Agostinho Manuel Domingues, de Bilhões.       

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, do lugar de Requeixo. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 11/6/1836 com Maria Gertrudes, filha de Domingos António de Sousa e de Maria Francisca Cardoso, do lugar da Pombeira. Testemunhas: padre António Joaquim Durães, e seu irmão, Francisco Luís Durães, ambos do lugar da Igreja. // Faleceu no lugar do Requeijo a 17/9/1862, com 69 anos de idade, com todos os sacramentos, casado com a dita Maria Gertrudes, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de João Domingues e de Isabel Quintela. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Aldeia a 15/1/1874, com todos os sacramentos, com 84 anos de idade, viúvo de Teresa Caetana Esteves, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Manuel Augusto. Filho de Manuel Domingues, guarda da floresta, e de Marcelina Rosa Alves. Nasceu em Paçô, Rouças, a --/--/19--. // Casou com a professora Mercês, natural de Cousso, a lecionar em Fiães. // Faleceu em França, a 4/2/1992, com um ataque cardíaco. // Pai de Paula. // Irmão da professora Duartina, casada, residente no Porto (VM 957).   

 

DOMINGUES, Manuel Caetano. Filho de Domingos Domingues e de Maria Xavier Alves, lavradores, residentes em Oleiros. // Casou na igreja de Rouças a 11/2/1831 com Maria José, filha de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, do lugar de Requeijo. Testemunhas: Bento Marques, viúvo, e António Joaquim Durães, ambos do lugar da Igreja. // Faleceu em Oleiros a 12/7/1883, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, casado com a dita Maria José, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério. 

 

DOMINGUES, Manuel Caetano. Filho de Fernando António Domingues e de Maria Rosa Esteves, lavradores, do lugar dos Peres. Nasceu em Rouças por volta de 1819. // Rural. // Casou na igreja de Rouças a 1/12/1852 com Francisca Joaquina, filha de Francisco Manuel Cardoso e de Maria Ventura Domingues, do lugar da Eira. Testemunhas: António de São José, do lugar de Aldeia, e Manuel José Cardoso, solteiro, de Bilhões. // Morreu a 3/1/1896, no lugar dos Peres, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 77 anos de idade, no estado de viúvo de Francisca Joaquina Cardoso, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Manuel Carlos. Filho de ---------- Domingues. Nasceu a --/--/19--. // Em 1995 estava casado e era emigrante em França. // Irmão de José (Zé de Cavaleiros). 

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes. Nasceu em Rouças por volta de 1817. // Casou na igreja de Rouças a 2/3/1857 com Maria Joaquina, filha de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues, todos do lugar da Cela. Testemunhas: padre José Bernardino Durães, coadjutor da freguesia, e Domingos José Gonçalves, ambos do lugar da Igreja. // Morreu no lugar da Cela a 2/2/1894, com os sacramentos da penitência e eucaristia, com 77 anos de idade, no estado de casado com Maria Joaquina Quintela, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.  

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Domingues e de Ana Maria de Castro, da Pombeira. N.p. de Francisco Domingues e de Domingas Durães, do lugar da Igreja; n.m. de Pedro de Castro e de Rosa Pereira, todos roucenses. // Casou na igreja de Rouças a 30/3/1814 com Maria Joaquina, filha de António Vaz e de Maria Domingues, de Requeijo, Rouças; neta paterna de Manuel Vaz e de Bernarda Domingues, da Jugaria, Fiães, e neta materna de António Domingues e de Mariana Domingues, de Requeijo, Rouças. // Testemunhas: António Joaquim Gonçalves, de Cerdedo, e Manuel António de Barros, do lugar da Pombeira. 

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de João Caetano Domingues e de Ana Maria Fernandes, do lugar do Telheiro. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças com Ana Joaquina Gonçalves, filha de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja. // Testemunhas: António Caetano Alves Salgado, do lugar da Pombeira, e Bento do Carmo, do lugar da Igreja. // Faleceu no lugar do Telheiro a 19/6/1865, com 46 anos de idade, com todos os sacramentos, casado com a dita Ana Joaquina, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de João Vicente Domingues, lavrador, e de Clara Vitorina Fernandes, moradores no lugar da Eira. N.p. de Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, da Eira. Nasceu em Rouças a 8/4/1860 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. Pela madrinha assinou o padre António Joaquim Durães. // Faleceu a 10/4/1860 e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Jerónimo [de Moura] Domingues, lavrador, natural de Rouças, e de Olivana (ou Libânia) da Luz Gonçalves, lavradeira, natural de São Paio, moradores no lugar de Cavaleiros. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Albina Clara da Silva [Moura]; neto materno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu em Rouças a 16/6/1903 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Lamas e sua mulher, Maria Rosa Gonçalves, rurais, do lugar do Pombal, São Paio. // Morreu na freguesia de Vila Boa, concelho de Barcelos, a 13/5/1964, no estado de solteiro, alienado.   

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de -------- Domingues e de ----------------. Nasceu em Paçô a --/--/19--. // Foi guarda-florestal. // Casou com ---------------. // Já se encontrava aposentado quando faleceu a --/--/1992. // Pai de Duartina e sogro da professora Mercês. // Avô de --------------------------------------.  

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim (Vitória). Filho de Joaquina Domingues (confirmar), natural de Rouças. Nasceu em Rouças a 7/9/1926. // Permaneceu algum tempo em França, como emigrante. // Casou com ---------------. // Residiu cerca de quarenta anos em Chaviães. // No dia 16/3/1997 levaram-no para o hospital de Viana do Castelo, devido a enfarte. // Morreu no lugar do Barraço, Chaviães, em sua casa, a 4/5/1997. // Era pai de dois filhos e de uma filha, emigrantes em França, e avô de três netos. // Consta que foi um ótimo caçador à perdiz.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Bento Domingues e de Maria Arcângela Meixeiro, do lugar de Cerdedo. N.p. de António Domingues e de Antónia Fernandes, do lugar de Carvalhos; n.m. de Agostinho Meixeiro e de Ana Codesseira, do Cerdedo. // Casou na igreja de Rouças a 21/1/1801 com Isabel Durães, filha de João Durães e de Maria de Freitas, de Cavencas, São Paio; neta paterna de João Durães e de Bernarda Pires, de Aldeia, Rouças; e neta materna de António de Freitas e de Luzia Gomes, de Cavencas, São Paio. Testemunhas: José António Domingues, do lugar do Crasto, e Agostinho Domingues, do Cerdedo, e seu irmão Francisco.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de João Domingues e de Maria Álvares, do lugar de Lourenços. N.p. de Manuel Domingues e de Engrácia Lourenço, do lugar da Costa; n.m. de António Álvares e de Luísa Fernandes, de Sante, todos da freguesia de São Paio. // Casou na igreja de Rouças a 26/5/1802 com Maria Josefa, filha de Pedro Gonçalves e de Mariana Soares, da Costinha, Rouças; neta paterna de José Gonçalves e de Maria Domingues, do lugar do Ameal, São Paio; n.m. de Pedro Soares e de Dominga Fernandes, do lugar da Igreja. Testemunhas: José António Domingues, do lugar de Crasto, José Álvares, do lugar da Igreja, e Pedro Gonçalves, do lugar da Costinha, roucenses.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Domingues e de Maria Pires, do lugar da Cela. N.p. de Sebastião Domingues e de Maria Andreza Dias (?); n.m. de António Pires e de --------- Esteves. // Casou na igreja de Rouças a 31/12/1812 com Antónia Maria, filha de João Manuel Fernandes e de Maria Vaz, do lugar da Eira; neta paterna de Manuel Fernandes e de Maria Vieites, do lugar da Cela, e neta materna de Manuel Vaz e de Isabel Lourenço, do lugar da Eira. // Testemunhas: João Caetano Domingues e Bento Marques, ambos do lugar da Igreja, e Manuel Luís, do lugar do Crasto.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, moradores no lugar do Porto. // Nasceu por volta de 1811. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 28/10/1832 com Ana Maria, filha de José Lourenço e de Maria Luísa Domingues, do lugar da Cela. Testemunhas: Manuel Caetano Lourenço e José António Domingues, ambos do lugar de Crasto. // Faleceu no lugar da Cela a 27/3/1881, somente com a confissão, por não darem parte a tempo, com 70 anos, viúvo da dita Ana Maria, com testamento, com três filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço, lavradores, roucenses, do lugar da Cela. Nasceu em Rouças por volta de 1810. // Rural. // Casou na igreja de Rouças a 17/9/1840 com Maria Josefa Vaz, filha de António Vaz e de Maria Rosa Domingues, do lugar da Eira. Testemunhas: Francisco Meixeiro e José Manuel Salgado. // Morreu no lugar da Eira, Rouças, a 31/3/1886, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 76 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com um filho, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Agostinho Manuel Domingues e de Ana Maria Fernandes, do lugar dos Cabreiros. // Nasceu por volta de 1813. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 10/10/1847 com Maria Teresa Pires, filha de Inácio António Pires e de Custódia Maria Esteves, do lugar da Cabana. Testemunhas: José Joaquim Fernandes, solteiro, do lugar de Cabreiros, e Manuel José Pires, solteiro, do lugar da Cabana. // Faleceu no lugar da Cabana a 14/2/1877, sem sacramentos, com 64 anos de idade, no estado d casado com a dita Maria Teresa, sem testamento, com duas filhas, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1817. // Tinha 50 anos de idade, era solteiro, rural, morava em Cavaleiros, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 7/8/1867 com Albina Teresa (ou Albina Clara da Silva Mouraver O Meu Livro das Gerações Melgacenses, I vol., p. 271), de 18 anos de idade, lavradeira, roucense, moradora na Quinta das Adegas, filha de Manuel Francisco (ou Francisco Manuel) da Silva Moura, natural da Vila de Melgaço, e de Damiana Teresa de Castro Coelho, natural de Rouças, camponeses. Testemunhas: o presbítero António Joaquim de Neiva, do lugar do Crasto, e padre Manuel Caetano Alves Salgado, de Surribas. // Morreu a 16/7/1888, no lugar de Cavaleiros, apenas com a extrema-unção, com setenta e dois anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com quatro filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.   

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Josefa Vaz, rurais, roucenses. Nasceu em Rouças a 30/1/1845 e foi batizado a 2 de Fevereiro desse ano. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar da Eira, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 15/7/1869 com Ana Maria de Araújo, nascida em Rouças a 19/9/1842 e batizada a 25 desse mês e ano, solteira, camponesa, residente no dito lugar da Eira, filha de Bento Manuel de Araújo e de Joaquina Rosa Esteves, rurais, roucenses. Testemunhas: Manuel Caetano Alves, casado, lavrador, do Cerdedo, e Francisco José Domingues, casado, lavrador, do lugar da Cela. // Enviuvou a 18/7/1889. // Morreu a 24/12/1894, no lugar da Eira, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, com 49 anos de idade, no estado de viúvo de Ana Maria de Araújo, sem testamento, com três filhos, e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António Caetano Domingues e de Ana Joaquina Domingues. // Nasceu por volta de 1847. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Peres a 18/3/1867, repentinamente, com apenas 20 anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Teresa de Jesus Domingues, solteira, jornaleira, da Costinha, Rouças. Neto materno de Maria Francisca Domingues, solteira, jornaleira, roucense. Nasceu a 29/10/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Fernandes, viúvo, rural, do lugar de Paço, São Paio, e Maria Teresa de Castro, viúva, lavradeira, do lugar da Igreja, Rouças. // Faleceu a 1/6/1873 e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Nasceu no século XIX. // Casou com Ana Maria Lourenço. // Em 1885 moravam no lugar da Cela, Rouças. Uma filha do casal, Joaquina Rosa, casou com Manuel Luís Vergara, de São Paio.   

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa, lavradores, de Cela, Rouças. N.p. de Damião José Domingues e de Antónia Dias; n.m. de João Vicente Domingues de Sousa e de Clara Vitorina Fernandes. Nasceu em Rouças a 5/1/1894 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José de Sousa e Maria Joaquina de Sousa, tios maternos do bebé.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Maria Domingues, solteira, camponesa, roucense, moradora no lugar da Cela. Neto materno de António Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Alves. Nasceu em Rouças a 6/4/1906 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Albano de Araújo e sua mulher, Joaquina Gonçalves, lavradores, do lugar da Eira. // Casou na CRCM a 24/7/1926 com a sua conterrânea Emília Domingues, de 21 anos de idade, filha de José Domingues e de Maria Esteves. // Morreu na freguesia de Rouças a 26 de Dezembro de 1974.   

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de ------- Domingues e de ---------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar de Estar, Cavaleiros, Rouças, a 5 de Junho de 1998 (VM 1118).

 

DOMINGUES, Manuel do Nascimento. Filho de ------- Domingues e de --------------------. Nasceu a --/--/192-. Fez exame do ensino primário em 1938, na escola de Rouças, com o professor L.A.A.B., ficando aprovado (NM 410). 

 

DOMINGUES, Manuela Francisca. Filha de Domingos Domingues e de Maria Joaquina Domingues, rurais, do lugar de Peres. N.p.de Manuel Domingues e de Custódia Gaspar, da Cela; n.m. de António Lourenço Domingues e de Antónia Domingues, de Peres. // Faleceu em Bilhões a 19/1/1862, com 71 anos, casada com Manuel José Cardoso, com os sacramentos da penitência e da eucaristia, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Margarida da Piedade. Filha de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Rouças a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 52, de 2/3/1930).

 

DOMINGUES, Maria. // A 4/2/1734 já estava viúva e residia em Corçães. Nesse dia vendeu ao tenente de cavalos, Jerónimo de Castro e Sousa, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, morador na sua Quinta do Fecho, uma leira de campo pelo preço de 20.000 réis, pagando de sisa a quantia de mil réis (OJM, de ACE, p. 67).

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Esteves. Nasceu a --/--/18--. // Casou com Manuel Alves.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Caetano Domingues e de Ana Joaquina Esteves, moradores no lugar dos Peres. N.p. de Pedro José Domingues e de Isabel Maria, do lugar do Porto; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Joana Domingues, de Peres. Nasceu em Rouças a 16/2/1854 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Durães e sua esposa, Maria Teresa, do dito lugar dos Peres.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Joaquina Gonçalves, moradores no Telheiro. N.p. de João Caetano Domingues e de Ana Fernandes, do dito lugar; n.m. de Domingos José Gonçalves e de Josefa Francisca Alves, do lugar da Igreja, todos de Rouças. Nasceu a 8/6/1854 e foi batizada pelo padre José Bernardino Durães a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves e sua irmã, Maria Luzia, do lugar da Cabana, Rouças.    

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Ana Rosa Domingues, solteira, moradora no lugar da Costa, Rouças. N.m. de João Caetano Domingues e de Clara Rosa Domingues, do dito lugar. Nasceu a 29/5/1857 e foi batizada nesse dia em casa pela avó, por correr perigo de vida; no dia 31 desse mês foi levada à igreja a fim de receber os santos óleos «com todas as mais cerimónias».

 

DOMINGUES, Maria. Filha de João Vicente Domingues e de Clara Vitorina Fernandes, moradores no lugar da Eira. N.p. de Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, da Eira. Nasceu a 21/1/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: avós maternos. // Faleceu na Carpinteira, S. Paio, a 13/7/1942.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Ana Rosa Domingues, solteira, moradora na Quinta de Cavaleiros. N.m. de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso, da dita Quinta. Nasceu a 18/2/1858 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António da Costa Barreto e sua filha, Teresa de Jesus, solteira. // Faleceu em Rouças a 10/1/1944. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Francisco Domingues e de Maria Joaquina Quintela. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes; n.m. de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues, todos do lugar da Cela, Rouças. Nasceu a 7/9/1859 e foi batizada na igreja. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e esposa, Teresa de Jesus Meixeiro, do lugar de Aldeia. // Faleceu no lugar da Cela a 24/1/1869, sem quaisquer sacramentos, por não os poder receber, e foi sepultada na igreja.   

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela, rurais, moradores na Cela, Rouças. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues, todos do sobredito lugar. Nasceu em Rouças a 9/4/1861 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues e sua esposa, Maria Josefa Vaz, lavradores, do lugar da Eira. // Camponesa. // Faleceu a 4/5/1908, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, com 43 anos de idade, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de José da Conceição Domingues e de Clara Joaquina Domingues, residentes no lugar de Peres. N.p. de Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de Manuel António Domingues e de Joaquina Rosa Domingues, de Peres, todos lavradores. Nasceu a 27/1/1867 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Caetano Lourenço e sua mulher, Maria Joaquina Domingues, rurais, de Peres. // Faleceu no lugar do Sobral a --/--/1917, com 50 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1185, de 1/12/1917). // Nota: aquando da morte, o jornal chama-lhe Maria de Sousa Domingues.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Maria José Domingues, solteira, jornaleira, do lugar do Porto, Rouças. N.m. de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu a 17/11/1869 e foi batizada a 21 desse mês. Padrinhos: Manuel Caetano Alves, casado, do Cerdedo, Rouças, e Maria Cândida Esteves, solteira, criada de servir, da freguesia do Casal, bispado de Ourense, moradora em Rouças. // Por acórdão da Câmara Municipal de 7/2/1872, e a pedido de seus familiares, foi admitida no hospício do concelho. Foi seu tio, António Domingues, do lugar de Perzes, Rouças, que, a 7/2/1872, a apresentou ao presidente da Câmara, ficando registada no livro dos expostos sob o n.º 280. // Nesse dia 7/2/1872 foi entregue à ama de seco, Maria Benedita Travaços, casada com José Maria Lopes, residentes na Rua do Pio, Vila. // A 6/2/1877 findou a época da criação, e a criança ficou com a ama, dando a Câmara conta do sucedido ao Juízo Orfanológico.    

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Alves, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes; n.m. de Bento Joaquim Alves e de Ana Maria Rodrigues, todos lavradores, roucenses. Nasceu a 24/4/1870 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento de Araújo e Joaquina Rosa Esteves, casados, rurais, também de Rouças. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 21/12/1941.   

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Domingues e de Ana Maria de Araújo, moradores no lugar da Eira. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Domingues; n.m. de Manuel Bento de Araújo e de Joaquina Rosa Esteves, todos lavradores, roucenses. Nasceu a 1/7/1871 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Araújo e Joaquina Rosa Domingues, rurais, de Rouças. // Faleceu na sua freguesia natal a 26/3/1935. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Francisco Domingues e de Maria Joaquina Quintela, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria (Garolas?); n.m. de Bento Manuel Quintela e de Rosa Maria da Silva, todos rurais, roucenses. Nasceu a 16/5/1872 e foi batizada a 19 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e Teresa de Jesus Meixeiro, lavradores, de Rouças. // Faleceu no lugar da Cela a 2/4/1873 e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Domingues e de Teresa de Jesus Fernandes, moradores em Peres. N.p. de António Domingues e de Vitória Ventura; n.m. de Pedro Fernandes e de Teresa Caetana Quintela, todos lavradores, roucenses. Nasceu a 30/12/1872 e foi batizada a 1/1/1873. Padrinhos: Manuel Joaquim de Araújo e Joaquina Rosa Domingues, casados, rurais, de Rouças. // Faleceu a 13/9/1873 e foi sepultada na igreja.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Teresa de Jesus Domingues, solteira, jornaleira, moradora no lugar da Costinha. N.m. de Maria Francisca Domingues, roucense. Nasceu a 13/5/1874 e foi batizada a 16 desse mês. Padrinhos: António Caetano de Castro, solteiro, e Maria Teresa de Castro, viúva, lavradores, roucenses. // Faleceu em Rouças a 22/6/1943.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Joaquim Domingues e de Antónia Rodrigues, moradores no lugar da Carreira. Neta paterna de Francisco Luís Domingues e de Maria Teresa Domingues; neta materna de José Manuel Rodrigues e de Teresa de Jesus, todos rurais, roucenses. Nasceu a 26/9/1874 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de José Maria Domingues e de Ana Gonçalves, de Paderne, lavradores-caseiros na Quinta de Eiró. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Maria José -----------; neta materna de António da Ana e de Antónia Gonçalves. Nasceu em Rouças a 6/9/1879 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves “Melgaço”, casado, e Maria Esteves, solteira, proprietários, roucenses.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Domingues e de Maria Gomes, lavradores, residentes em Oleiros. Neta paterna de Lourenço José Domingues e de Maria José Domingues; neta materna de José Caetano Gomes e de Maria Joaquina da Gama. Nasceu em Rouças a 23/3/1880 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: os avós maternos. // Casou na igreja paroquial a 22/2/1906 com o seu conterrâneo Manuel Alves. // Faleceu em Rouças a 12/10/1944.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Rita Aires, lavradores, da Costa, ou Costinha, Rouças. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Teresa Caetana Gonçalves, do lugar da Igreja; neta materna de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, do lugar da Costa, ou Costinha. Nasceu em Rouças a 4/4/1891 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Madrinha: Teresa de Jesus Domingues, solteira, jornaleira, roucense. // Faleceu a 22/7/1893 e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de José Domingues e de Maria Esteves, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela; neta materna de Francisco José Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu em Rouças a 10 de Março (!) de 1903 e foi batizada na igreja a 15 desse mês (!) e ano. Padrinhos: Constantino Esteves, casado, rural, do lugar dos Peres, e Emília Esteves, solteira, camponesa, do lugar da Cela, ambos da freguesia de Rouças. // Nota: parece ser a mesma menina que faleceu no lugar da Cela, Rouças, a --/--/1915, com apenas treze anos de idade (Correio de Melgaço n.º 177, de 5/12/1915). 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Domingues e de Delfina Rodrigues, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Eira. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela; neta materna de Joaquim Rodrigues e de Claudina Rodrigues. Nasceu em Rouças a 23/1/1906 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Pires, solteiro, camponês, do lugar de Aldeia, e Maria da Soledade Vieites, solteira, camponesa, do lugar dos Cabreiros. // Casou na CRCM a 16/4/1930 com o seu conterrâneo João Crisóstomo Cardoso. // Em 1930, ou 1931, deu à luz uma criança (ver Notícias de Melgaço n.º 94, de 18/1/1931). // O seu marido morreu em Rouças a 15/11/1971. // Ela faleceu na freguesia da Vila a 25/8/1976.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Felisménia Domingues, lavradeira, roucense, moradora no lugar de Cerdedo. Neta materna de Manuel José Domingues e de Florinda Domingues. Nasceu em Rouças a 3/5/1906 e foi batizada na igreja a 5 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, camponesa, do dito lugar de Cerdedo. // Faleceu na sua freguesia natal a 29/4/1990.   

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Maria Teresa Domingues, solteira, jornaleira, roucense, moradora no lugar da Igreja. Neta materna de Teresa Domingues. Nasceu em Rouças a 7/8/1906 e foi batizada na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Maria Rodrigues, lavradores, do lugar de Bilhões.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de --------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1911. // Faleceu em Surribas, Rouças, a --/--/1914, com apenas dois anos e dez meses de idade (Correio de Melgaço n.º 124, de 10/11/1914).

 

DOMINGUES, Maria. Filha de -------- Domingues e de -------------------. Nasceu a --/--/19--. // Mãe solteira de: Adelaide (casou em Paderne); Alberto (gerado por Albertinho de Galvão); Alípio (gerado por Albertinho de Galvão); Carlos; José (“Zé de Cavaleiros”, casado com Custódia Gonçalves, esta natural da Vila);

 

DOMINGUES, Maria Alberta Gentil. Filha de José Domingues (Zé Grande) e de Rosa de Jesus Rodrigues. Nasceu a --/--/194-. // Casou na igreja de Rouças a 28/1/1962 com Alfredo Aristeu, filho de Alfredo Augusto Afonso e de Maria das Dores Esteves (Maria das Adegas). // Ela e o marido emigraram para França. // Regressaram anos depois e abriram um restaurante e uma discoteca que – devido a despesas insuportáveis – tiveram de trespassar ou arrendar. // Faleceu no lugar das Adegas, freguesia de Rouças, a --/--/2021, com 76 anos de idade (“A Voz de Melgaço” de 1/5/2016). // Mãe de Maria da Graça, Francisca de Jesus, Sílvia Maria e Cátia de Jesus.    

 

DOMINGUES, Maria Benedita. Filha de Maria Francisca Domingues, solteira, camponesa. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Crasto a 17/6/1872, com todos os sacramentos, com 48 anos de idade, viúva de Manuel Rodrigues de Sousa, sem testamento, com seis filhos, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Caetana. Filha de Manuel António Domingues e de Mariana Pires. // Lavradeira. // Faleceu na Pombeira a 18/4/1870, com 78 anos de idade, viúva de Manuel José Gonçalves, com testamento, com dois filhos, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Caetana. Filha de João Manuel Domingues e de Isabel Ventura Domingues. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Crasto a 9/2/1872, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, viúva de Joaquim Pires (ver), com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Maria Caetana. Filha de Manuel José Domingues, natural de São Paio, e de Florinda Rosa de Castro, natural de Rouças, residentes no lugar do Cerdedo. N.p. de João Manuel Domingues e de Maria Rosa Lourenço, da Carreira, São Paio; n.m. de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves, do Cerdedo, Rouças, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 16/3/1865 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: padre Caetano José de Castro, reitor da Gavieira, que não pôde estar presente, passando procuração ao batizante, padre José Bernardino Durães, e a avó materna da neófita. // Casou com --------------------? // Depois de viúva deu à luz uma filha, Leonídia da Conceição Domingues, nascida no lugar de Felgueiras, Penso, a 1/4/1901; além desta, nasceu-lhe outra filha, também em Penso, a 24/1/1906, à qual deram o nome de Olívia Domingues. // Nota: no dia 25/2/1901 morreu o seu filho António Domingues, nascido em 1889.    

 

DOMINGUES, Maria Engrácia. Filha de João Manuel Domingues e de Teresa Caetana Lourenço. // Lavradeira. // Faleceu em Sobral de Baixo a 11/12/1867 com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, viúva de Feliciano Fernandes, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Fernanda. Filha de José Joaquim Domingues, de Prado, e de Maria Rosalina Domingues Pereira de Castro, de Rouças. N.p. de António Bento Domingues e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de Maria Luísa Domingues Pereira de Castro. Nasceu em Rouças a --/--/1945. // Depois da 4.ª classe estudou no Liceu e, posteriormente, tirou o Curso do Magistério Primário. // Lecionou em Braga, onde casou com o seu colega de profissão, professor Fernando Vaz Alves, nascido em Fiães em 1944. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Maria Francisca. Filha de José António Domingues e de Maria Josefa Gomes, do lugar de Crasto. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Costinha a 30/10/1864, com 71 anos de idade, com todos os sacramentos, solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // Nota: era sogra de João Batista Palhares (ver em Prado).   

 

DOMINGUES, Maria Hermínia. Filha de ----------- Domingues e de --------------------------. Nasceu a --/--/192-. Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Rouças, com a regente Maria Cristina de Barros, ficando aprovada (NM 410).

 

DOMINGUES, Maria Isabel. Filha de Brazelina Domingues, solteira, natural da freguesia de Rouças, moradora no lugar de Paçô, e de Francisco Rodrigues (?), conhecido por “Carrocinha”, feirante e engraxador. Neta materna de Joaquim Domingues e de Isabel Fernandes. Nasceu em Rouças a 29/8/1960. // Foi funcionária do Centro de Saúde de Melgaço, ajudante de cozinha, salvo erro. // Casou a 29/3/1980 com José Augusto, filho de José Augusto Caldas e de Joaquina Certal, naturais de Ceivães, Monção. // Em 2014 acho que já estava aposentada, em virtude de indiciar princípios de demência. // Morava em Paçô. // Mãe do frade Marco Paulo Domingues Caldas, nascido na freguesia da Vila de Melgaço a 19/12/1980.   

 

DOMINGUES, Maria de Jesus (ou Maria da Conceição). Filha de José António Domingues e de Maria de Jesus Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1837. // Camponesa. // Faleceu a 29/7/1908, no lugar da Verdade, com 71 anos de idade, no estado de casada com Miguel Rodrigues, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Maria de Jesus. Filha de Manuel Domingues e de Emília Fernandes, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Damiana Quintela; neta materna de António Fernandes e de Claudina Lourenço. Nasceu em Rouças a 7/6/1903 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e Maria Fernandes, solteiros, camponeses, do lugar da Cela. // Faleceu em São Paio a 24/11/1995, com com 92 anos de idade.

 

DOMINGUES, Maria Joana. Filha de Luís Manuel Domingues e de Rita Esteves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1814. // Lavradeira. // Faleceu a 19/7/1896, no lugar da Igreja, repentinamente, com 82 anos de idade, no estado de viúva de Domingos José Esteves, sem testamento, com três filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. // Faleceu a 17/11/1855, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era casada e morava no lugar de Aldeia. // Foi sepultada na igreja. // Deixou testamento.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Vaz, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1819. // Faleceu a 7/5/1889, no lugar de Surribas, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, no estado de viúva de Domingos José de Freitas, sem testamento, sem filhos (morreram antes dela), e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Inácio Domingues e de Francisca da Ribeira, pacenses. // Nasceu na freguesia de Paços por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Aldeia, Rouças, onde residia, a 21/7/1876, tendo recebido os sacramentos da igreja católica, com 56 anos de idade, casada com Manuel António Pires, sem testamento, com um filho, e foi sepultada na igreja de Rouças.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Joaquina Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1831. // Camponesa. // Faleceu a 4/4/1899, no lugar dos Peres, com todos os sacramentos, com 68 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Caetano Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José Caetano Domingues, natural de Rouças, e de Rosa Joaquina Codesso, natural do lugar de Quingostas, São Paio, moradores no lugar da Carreira. Nasceu em Rouças por volta de 1841. // Tinha 19 anos de idade quando casou na igreja de Rouças em 1860 com o seu conterrâneo Manuel António Lourenço. // Enviuvou a 4/3/1888. // Faleceu no lugar da Carreira a --/--/1915, com 75 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915). // Com geração.     

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de --------- Domingues e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1872. // Faleceu em Rouças a --/--/1912, com 40 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 9, de 4/8/1912).

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Maria Teresa Domingues, lavradeira, roucense, moradora no lugar do Porto. Neta materna de Florinda Rosa Domingues. Nasceu em Rouças a 18/4/1909 e foi batizada na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinho: Leopoldino Pires, viúvo, lavrador, do lugar de Aldeia, Rouças. // Casou na CRCM a 12/4/1933 com o seu conterrâneo António Domingues, de 23 anos de idade, filho de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa. // Faleceu na Vila de Melgaço a 10/4/1941. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José da Conceição de Sousa Domingues e de Clara Domingues, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Eira. Neta paterna de José da Conceição de Sousa Domingues e de Clara Rosa Domingues; neta materna de Manuel Domingues e de Ana Maria de Araújo. Nasceu em Rouças a 25/8/1909 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Ladislau Domingues, solteiro, camponês, do lugar da Cela, e Joaquina Domingues, solteira, camponesa, do lugar da Eira. // Casou na igreja de São Cipriano de Padrenda, Ourense, a 27/--/1932 com António Manuel Rodrigues, de 26 anos de idade, filho de Manuel Rodrigues de Sousa e de Joaquina Gonzalez. // Enviuvou a 27/12/1965. // Faleceu em Rouças a 14/6/1984.

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Manuel José Domingues, natural de Rouças, e de Isabel Durães, natural de São Paio. // Nasceu por volta de 1803. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Coto do Preto a 13/1/1873, sem sacramentos, devido a morte repentina, com 73 (!) anos de idade, viúva de Francisco Caetano de Sousa, com testamento, com quatro filhos legítimos e duas filhas naturais, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Domingos Domingues e de Maria Xaviela Alves. // Nasceu por volta de 1803. // Lavradeira. // Faleceu em Oleiros a 12/4/1879, com todos os sacramentos, com 76 anos de idade, casada com o seu conterrâneo Lourenço José Domingues, sem testamento, com quatro filhos, e foi sepultada no cemitério particular.  

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Domingos Domingues e de Isabel Maria Meleiro, lavradores, roucenses. // Nasceu por volta de 1809. // Faleceu no lugar de Oleiros a 24/7/1883, sem sacramentos, devido a problemas da mente, com 74 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Caetano Domingues, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério. 

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço. // Nasceu por volta de 1812. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cela a 28/11/1872, tendo recebido os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Rodrigues. // Nasceu por volta de 1829. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Porto a 2/1/1872, sem sacramentos, solteira, com 43 anos, sem testamento, com cinco filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Bilhões, Rouças. Neta paterna de Damião José Domingues e de Antónia Dias; neta materna de João Vicente Domingues de Sousa e de Clara Vitorina Fernandes. Nasceu em Rouças a 30/12/1895 e foi batizada a 2/1/1896. Padrinhos: José de Sousa e Maria de Sousa, solteiros, lavradores, do lugar da Eira, Rouças, tios maternos da criança. // Faleceu a 9/6/1904 e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Alfredo Domingues e de Prudenciana Durães. Nasceu em Rouças a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de ---------- Domingues, e de -----------------------. Nasceu em Rouças a --/--/192-. Nos finais dos anos trinta, princípios dos anos quarenta, do século XX, teve dois filhos de Alberto de Castro “Albertinho de Galvão”, viúvo. // Em 2008 ainda estava viva, assim como os filhos – residiam em França. 

 

DOMINGUES, Maria Luísa. // Faleceu a 19/8/1855, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era casada e morava no lugar de Carvalhos. // Foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria de Lurdes. Filha de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Rouças a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 100, de 8/3/1931).

 

DOMINGUES, Maria de Lurdes. Filha de Manuel Domingues e de Emília Domingues. Nasceui em Rouças a --/--/1931 (NM 126, de 5/10/1931).

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Páscoa Domingues, do lugar da Cela. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Eira a 21/9/1864, com oitenta anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de viúva de António Francisco Vaz, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.    

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Domingos Domingues e de Josefa Antónia Rodrigues, roucenses. N.p. de Francisco Manuel Domingues e de Dominga Domingues; n.m. de Matias Joaquim Rodrigues e de Inês Antónia Rodrigues. Nasceu a --/4/1839 e nesse mês foi batizada na igreja de Rouças pelo padre João da Rainha dos Anjos Cunha, encomendado desta freguesia. Padrinhos: Francisco Domingues e Dominga Domingues, lavradores, naturais de Lamas de Mouro, já falecidos em Abril de 1873, quando este assento foi feito por ordem do arcebispo.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de --------- Domingues e de ---------------------. Nasceu a --/--/1865. // Faleceu no lugar de Bilhões, freguesia de Rouças, a --/--/1938, com 73 anos de idade (NM 421).  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António Domingues, lavrador, natural de Rouças, e de Maria Domingues, lavradeira, natural de Fiães, moradores no lugar de Bilhões. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Antónia de Jesus Rodrigues; neta materna de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Pinheiro. Nasceu em Rouças a 21/5/1905 e foi batizada na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, rural, e Rosa Domingues, solteira, camponesa, ambos do lugar de Bilhões. // Casou na CRCM a 27/5/1936 com José Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram em Rouças: o marido a 27/5/1971 e ela a 23/2/1990.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António Domingues e de Emília Domingues (de Sousa). Nasceu em Rouças a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 25, de 24/11/1912).

 

DOMINGUES, Maria Rosa (Tacheira). Filha de --------- Domingues e de -------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Bilhões de Cima, Rouças, na casa do filho, Manuel da Carvalho, a 28/11/1991. // Mãe também de Lindalva Rosa e de Maria Pureza. // Avó de ------------.  

 

DOMINGUES, Maria do Sameiro. Filha de José Domingues e de Maria de Fátima Sousa, residentes em Sobral de Cima, Rouças. // Quando jovem, ajudava na catequese e cantava no grupo coral de Santa Rita. // Residia em Sobral de Cima, era estudante de Direito, quando casou na capela de Santa Rita, Rouças, a 19/8/1990, com José Maria, graduado da GF/GNR, filho de José Maria Braz de Lima e de Teresa Martins Alves Felgueiras, de Gandra, Esposende. O almoço foi servido na Pensão Boavista, Peso.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Manuel Agostinho Domingues e de Ana Fernandes. // Nasceu por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cabreiros a 3/4/1872, sem sacramentos, por ter morrido de repente, com 62 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Manuel José Domingues e de Antónia Fernandes. Nasceu por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cela a 18/6/1874, com todos os sacramentos, com 64 anos de idade, solteira, com testamento, com um filho, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Boaventura Domingues e de Clara Francisca Afonso, lavradores, roucenses. Nasceu no lugar da Quinta, Rouças, por volta de 1823. // Camponesa. // Faleceu a 21/11/1900, no lugar dos Cabreiros, com todos os sacramentos, com 77 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local.  

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Francisca Domingues, lavradeira, roucense. Nasceu em Rouças por volta de 1825. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Carreira a 3/3/1905, com todos os sacramentos, com 80 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Luís Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Manuel António Domingues e de Teresa Caetana Esteves. // Nasceu por volta de 1825. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Aldeia a 19/3/1866, com 41 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Florinda Rosa Domingues, solteira, lavradora, de Rouças, residente no lugar do Porto. Neta materna de Maria José Domingues. Nasceu em Rouças a 27/7/1888 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Aires e sua mulher, Teresa Caetana Fernandes, lavradores, residentes em Rouças. // Faleceu na sua freguesia natal a 9/3/1967.

 

DOMINGUES, Maria Vitória. Filha de Rosa Domingues, solteira, camponesa, natural da freguesia de Cristóval. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Peres, Rouças, sua terra natal, a 12/5/1869, com 73 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, viúva de António Manuel Domingues, sem testamento, deixando quatro filhos, e foi sepultada na igreja local.

 

DOMINGUES, Mariana. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Carreira, lavradores, monçanenses. Nasceu na freguesia de Badim, concelho de Monção, por volta de 1814. // Camponesa. // Morou no lugar de Galvão, SMP. // Faleceu a 14/2/1902, no lugar da Cordeira, Rouças, Melgaço, com todos os sacramentos, com 88 anos de idade, no estado de viúva de João José Cerdeira (ver na freguesia de Paderne), sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Rouças.

 

DOMINGUES, Miquelina. Filha de João Vicente Domingues e de Clara Vitorina Fernandes, moradores no lugar da Eira. N.p. de Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, da Eira. Nasceu a 28/7/1855 e foi batizada a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: padre António Monteiro, de Cavaleiros, e Maria José Domingues, solteira, de Bilhões.  

 

DOMINGUES, Paulo Carlos. Filho de Manuel Domingues e de Piedade de Sousa Rodrigues, moradores no lugar da Cela, Rouças. Nasceu a --/--/19--. // Casou a 3/1/1993, na capela de Santa Rita, com Maria Teresa, filha de Manuel Fernandes e de Margarida Rodrigues, de Perzes. Padrinhos da boda: Manuel Fernando Esteves, de Carvalhos, e Maria Alberta Fernandes, de Perzes. O almoço foi servido no Restaurante Zé Maria, sito em Valença.   

 

DOMINGUES, Pedro José. Filho de Jerónimo Domingues e de Maria Lourenço (*), do lugar do Porto. N.p. de Sebastião Domingues e de Maria Domingues, do Sobral de Cima; n.m. de Domingos Lourenço e de Brízida Lourenço, do lugar do Porto. // Casou na igreja de Rouças a 4/7/1805 com Isabel Maria Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues e de Catarina Domingues (**), de Paçô; neta paterna de João Rodrigues, solteiro, da Pombeira, e de Francisca Domingues, solteira, do lugar dos Carvalhos, e neta materna de Manuel Domingues e de Gregória Fernandes, de Paçô. Testemunhas: o pai da contraente, e Simão António de Araújo, do lugar da Eira, e Domingos José Domingues, irmão do noivo, do lugar do Porto. // Com geração. /// (*) Já tinham falecido quando o filho casou. /// (**) Quando a sua filha casou já eles tinham morrido.

 

DOMINGUES, Porcina. Filha de António Domingues e de Maria Gomes, lavradores, do lugar de Oleiros, Rouças. Neta paterna de Lourenço José Domingues e de Maria Domingues; neta materna de José Caetano Gomes e de Maria Joaquina da Gama. Nasceu em Rouças a 26/7/1883 e foi batizada a 29 desse mês. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na igreja paroquial a 19 de Abril de 1908 com o seu conterrâneo António Joaquim Gomes, de 32 anos de idade, solteiro, camponês. // Em 1914 deu à luz um nado-morto (Correio de Melgaço n.º 98, de 3/5/1914). // Nesse ano de 1914 foi ao Porto a fim de ser submetida a uma intervenção cirúrgica (Correio de Melgaço n.º 121, de 20/10/1914). // Faleceu em Requeijo, Rouças, a 12/7/1937 (Notícias de Melgaço n.º 362).

 

DOMINGUES, Preciosa. Filha de Joaquim Domingues, lavrador, natural de Paços, e de Alexandrina Fernandes, lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar de Surribas. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Ana Joaquina de Matos; neta materna de Manuel Caetano Fernandes e de Matildes de Freitas. Nasceu em Rouças a 6/11/1904 e foi batizada na igreja a 9 desse mês e ano. Madrinha: Carlota Lourenço, casada, lavradeira, do lugar de Surribas. // Casou na CRCM a 20/1/1928 com o seu conterrâneo Gervásio Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 1/4/1977.    

 

DOMINGUES, Pureza de Jesus. Filha de Maria Domingues, solteira, criada de servir, do lugar da Igreja, Rouças. Neta materna de Teresa de Jesus Domingues, solteira, jornaleira, roucense. Nasceu em Rouças a 13/5/1897 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e Teresa Durães, solteiros, lavradores, do lugar da Igreja. // Faleceu em Rouças a 18/1/1955.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Francisco Luís Domingues e de Maria Teresa Domingues, moradores no lugar da Carreira, Rouças. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Esteves, dos Peres; n.m. de Francisca Luísa Domingues, solteira, da Carreira. Nasceu em Rouças a 2/7/1857 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina Domingues, irmã da batizanda.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Quintela, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel António Domingues e de Rosa Lourenço; n.m. de Bento Quintela e de Maria Rosa da Silva, todos lavradores, roucenses. Nasceu a 14/8/1872 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Lourenço e Rosa Joaquina Gonçalves, casados, rurais, de Rouças. // Faleceu a 24/4/1873 e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de António Joaquim Domingues e de Antónia Rodrigues, lavradores, de Bilhões, Rouças. N.p. de Francisco Luís Domingues e de Maria Teresa Domingues; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Teresa Vaz. Nasceu a 2/8/1883 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Joaquina Domingues, solteira, lavradora. // Faleceu em Rouças a 2/12/1958.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Florinda Rosa de Castro, lavradores, residentes no Cerdedo. N.p. de João Manuel Domingues e de Maria Luísa Lourenço; n.m. de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Rouças a 24/9/1885 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Policarpo Quintela e Maria Domingues, solteiros, lavradores, de Rouças.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de António Domingues e de Emília Domingues de Sousa, lavradores, de Bilhões, Rouças. N.p. de Damião José Domingues e de Antónia Dias; n.m. de João Vicente de Sousa e de Clara Vicente Fernandes. Nasceu a 3/11/1898 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues de Sousa, casado, e Maria Joaquina Domingues de Sousa, solteira, tios da batizanda.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de António Domingues e de Maria Rosa Táboas. Nasceu em Rouças a --/--/1933 (NM 182, de 5/2/1933).

 

DOMINGUES, Rosa Esperança. Filha de -------- Domingues e de ---------------. Nasceu em Bilhões, Rouças, a --/--/19--. // Faleceu a --/12/1997 (VM 1086).

 

DOMINGUES, Rosa Joaquina. // Nasceu por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Surribas a --/--/1932, com 70 anos de idade (NM 178, de 24/12/1932).

 

DOMINGUES, Sara de Jesus. Filha de Manuel Domingues e de Rosa da Conceição Pereira. Nasceu em Rouças a --/--/1933 (NM 182, de 5/2/1933).

 

DOMINGUES, Sebastião (Padre). Nasceu em Rouças e aqui faleceu a 24 de Agosto de 1775.

 

DOMINGUES, Simão António. Filho de --------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu no lugar da Eira, Rouças, a --/--/1917, com oitenta e três anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1175, de 15/9/1917).

 

DOMINGUES, Teresa. Filha de -------- Domingues e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1850. // Faleceu no lugar da Igreja, Rouças, com 65 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 154, de 27/6/1915).

 

DOMINGUES, Teresa. Filha de João Vicente Domingues e de Clara Vitorina Fernandes, moradores no lugar da Eira. N.p. de Francisco António Domingues e de Maria José Domingues, de Bilhões; n.m. de António Manuel Fernandes e de Isabel Maria Domingues, da Eira, todos rurais. Nasceu em Rouças a 18/4/1861 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu na freguesia da Vila de Melgaço (confirmar) a 27/6/1941.

 

DOMINGUES, Teresa. Filha de Manuel Francisco Domingues e de Maria Joaquina Quintela, rurais, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes (Garolas?); neta materna de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa da Silva (ou Domingues). Nasceu em Rouças a 15/10/1869 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e Teresa de Jesus Meixeiro, casados, lavradores, roucenses. // Casou na igreja paroquial a 13/6/1904 com o seu conterrâneo António Esteves. // Faleceu em Rouças a 11/1/1950.   

 

DOMINGUES, Teresa. Filha de António Joaquim Domingues e de Antónia Rodrigues, rurais, moradores em Bilhões. N.p. de Francisco Luís Domingues e de Maria Teresa Domingues; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Teresa Vaz. Nasceu em Rouças a 15/5/1879 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores, roucenses.

 

DOMINGUES, Teresa Caetana. Filha de Fernando António Domingues e de Maria Rosa Esteves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1820. // Camponesa. // Faleceu a 22/2/1899, no lugar da Eira, apenas com o sacramento da extrema-unção, com setenta e nove anos de idade, no estado de viúva de Fernando António Cardoso, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, de Requeijo. Nasceu em Rouças por volta de 1818. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Verdade com 47 anos de idade, a 21/1/1865, com todos os sacramentos, no estado de casada com José António Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.   

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu por volta de 1822. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Requeijo a 17/1/1874, com todos os sacramentos, com 52 anos de idade, no estado de casada com José Manuel Gonçalves, sem testamento, com um filho, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel Agostinho Domingues e de Ana Maria Fernandes, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1828. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Cabreiros a 20/2/1888, com todos os sacramentos, com 60 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Maria José Domingues, viúva, lavradeira. Nasceu em Rouças por volta de 1846. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Pombeira a 16/6/1890, com todos os sacramentos, com 44 anos de idade, no estado de casada com António Justiniano Alves Salgado, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local. 

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Florinda Rosa Domingues, solteira, jornaleira, do lugar do Porto, Rouças. N.m. de Maria José Domingues, jornaleira, do mesmo lugar. Nasceu em Rouças a 3/10/1894 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Aires e sua mulher, Teresa Caetana Fernandes, lavradores, do sobredito lugar. // Faleceu em Rouças a 12/6/1970.

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Ludovina Domingues, solteira, lavradora, natural da Carpinteira, São Paio. Neta materna de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, lavradores, sampaienses. Nasceu em Corujeiras, Rouças, a 7/3/1895, e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó e Joaquim Eusébio Domingues, solteiro, tio materno. // Casou na CRCM a 13/10/1919 com Alberto, de 24 anos de idade, natural da Vila de Melgaço, filho de António Joaquim Lourenço e de Rosa Cerdeira. // O seu marido faleceu em Rouças a 15/7/1963. // Ela faleceu na Vila a 13/7/1970. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Teresa Joaquina. Filha de João Caetano Domingues e de Clara Rosa Domingues, de Rouças. Foi batizada pelo pároco encomendado padre João da Rainha dos Anjos Cunha. // Nota: este assento foi feito em 1865, a pedido da própria, não se provando todavia o dia, mês e ano em que nasceu e foi batizada.  

 

DOMINGUES, Teresa Maria. // Faleceu a 9/3/1859, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção, e foi sepultada na igreja. // Era casada com Caetano José Durães e morava em Cavaleiros. // Deixou testamento.   

 

DOMINGUES, Tomaz Joaquim. Filho de José Caetano Domingues e de Rosa Joaquina Codesso, moradores na Carreira, Rouças. N.p. de António Domingues e de Maria Vitória Domingues, de Perzes, Rouças; n.m. de José Codesso e de Maria Teresa de Castro, de Quingostas, São Paio. Nasceu em Rouças a 10/8/1838 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Tomaz Joaquim Codesso (Tomás das Quingostas) e sua irmã, Joaquina Matildes Codesso, do lugar das Quingostas, São Paio, tios maternos da criança.  

 

DOMINGUES, Venâncio. Filho de Maria José Domingues, solteira, moradora no lugar do Porto, Rouças. N.m. de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 13/7/1855 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Madrinha: Joaquina Rosa Fernandes, solteira, do sobredito lugar do Porto. // Faleceu a 6/9/1858 e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Ventura Maria. // Faleceu a 24/9/1858, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era viúva e morava no lugar da Eira. // Foi sepultada na igreja. // Deixou testamento.

 

DOMINGUES, Vitorino. Filho de Francisco José Domingues e de Damiana Rosa Lourenço, lavradores, residentes no lugar da Cela. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Lourenço, do dito lugar; n.m. de Bento Manuel Quintela (!) e de Maria Rosa Domingues, também da Cela. Nasceu a 14/12/1863 e foi batizado a 20 desse mês. Padrinhos: Manuel Bento de Araújo, casado, e sua filha Ana, solteira, rurais, da Eira. // Faleceu a 20/8/1865 e foi sepultado na igreja.  

 

DOMINGUES, Vitorino. Filho de Manuel Francisco Domingues e de Maria Joaquina Quintela, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel José Domingues e de Antónia Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Bento Manuel Quintela e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Rouças a 18/3/1867 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e sua esposa, Teresa de Jesus Meixeiro, todos lavradores. // Camponês. // Morreu a 26/10/1905, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.

 

DOMINGUES, Vitorino Joaquim. Filho de João Caetano Domingues e de Clara Rosa Gonçalves (!), roucenses, lavradores. // Morreu no lugar do Paço, São Paio, onde residia, a 13/10/1892, com todos os sacramentos, no estado de viúvo de Ana Teresa Domingues, sampaiense, sem testamento, com filhos (ver em São Paio), e foi sepultado na igreja paroquial de São Paio de Melgaço. 

 

DOMINGUES, Zulmira Ana. Filha de Ludovina Rosa Domingues, solteira, criada de servir, natural do lugar da Carpinteira, São Paio, moradora em Eiró, Rouças. Neta materna de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, lavradores, de São Paio. Nasceu a 31/7/1898 e foi batizada a 8/8/1898. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu em Rouças a 19/5/1974. // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário