segunda-feira, 3 de abril de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Fiães

Por Joaquim A. Rocha 



// continuação de 9/12/2022.


EXPOSTOS

 

EDUARDO AUGUSTO. // Apareceu à porta de Francisco Domingues, do lugar de Pousafoles, aparentando ter 15 dias de vida; faleceu no dito lugar a 29/10/1873. 

 

JOSÉ MARCELINO. // Apareceu à porta de Joaquim Domingues, do lugar de Pousafoles. Foi batizado na igreja de Fiães, pelo padre José Joaquim Marques, a 25/9/1849. Padrinhos: o padre-cura que o batizou e Maria Caetana Domingues, casada com Joaquim Domingues, de Pousafoles.

 

ROSA BARCELINA. // Apareceu à porta de João António da Rocha, do lugar de Pousafoles, a 28/5/1863, pelas nove horas da noite. A sua roupa era um vestido de chita cor-de-rosa, etc.; trazia com ela um escrito dizendo estar sem batizar, e no qual pediam lhe pusessem o nome de Barcelina. O padre José Joaquim Marques batizou-a, na igreja de Fiães, a 30/5/1863. Padrinhos: o dito João António da Rocha, lavrador, e sua mulher, Rosa Gonçalves. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu antes ou em 1919. Lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1265, de 5/10/1919: «Pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço e cartório do 3.º ofício correm editos de 30 dias (…) citando todos os herdeiros incertos para na 2.ª audiência depois de findo o prazo dos editos deduzirem a respetiva habilitação para reaverem a herança dos bens que ficaram por óbito de Rosa Exposta, solteira, moradora que foi no lugar de Pousafoles, freguesia de Fiães…»

 

FARIA

 

FARIA, Clara. Filha de João Faria e de Maria Esteves, lavradores. N.p. de Manuel António Faria e de Ana Maria Esteves; n.m. de Luís Esteves Joaquina Quintela, todos do Fulão. Nasceu a 18/7/1873 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o avô paterno e Ventura Esteves, solteira, tia materna da criança. // Faleceu no sobredito lugar de Fiães a 13/6/1942 (?).

 

FERNANDES

 

FERNANDES, Adelino. Filho de Francisco Fernandes e de Rosa Emília Gonçalves. N.p. de Manuel Fernandes e de Teresa Gonçalves; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Vaz, todos da Jugaria, lavradores. Nasceu a 12/7/1882 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua mulher, Maria Rosa Vaz, do sobredito lugar. // Faleceu no lugar da Jugaria a 23/6/1895, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja.

 

FERNANDES, Adelino. Filho de Manuel José Fernandes, de Lamas de Mouro, e de Maria Joaquina Domingues, de Fiães, lavradores. // Faleceu no lugar de Alcobaça a 10/4/1894, com apenas dois anos de idade, e foi sepultado na igreja.

 

FERNANDES, Albertina de Jesus. Filha de Manuel José Fernandes, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, lavradeira, natural de Fiães, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Luís Fernandes e de Isabel Maria Domingues; neta materna de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 3/1/1907 e foi batizada na igreja católica local a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes, lavrador, e Maria Albertina Domingues, doméstica, solteiros. // Casou na CRCM a 3/10/1927 com António Batista, de 29 anos de idade, natural da freguesia de Aldeia da Ribeira, concelho de Sabugal, filho de Paulino Batista e de Ana Gomes. // O seu marido morreu em Fiães a 29/12/1946. // Ela faleceu em Monserrate, Viana do Castelo, a 25/8/1998. // Com geração.     

 

FERNANDES, Ana. Filha de Manuel Fernandes e de Bernarda Domingues. // Lavradeira. // Faleceu a 3/6/1866, em Portocarreiro, com 84 anos de idade, viúva de Luis Gonçalves. // Fizera testamento. // Deixou dois filhos. 

 

FERNANDES, Ana Luísa. Filha de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues. Neta paterna de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Vieites, todos da Jugaria. Nasceu a 29/3/1850 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Ana Domingues, tia da neófita. // Casou com o seu conterrâneo José Joaquim Gonçalves. // Com geração.   

 

FERNANDES, Antónia. // Casou com Manuel Domingues, do lugar de Lourenços, Fiães. // Faleceu a 4/4/1853 e foi sepultada na igreja do mosteiro a 6 desse mês e ano.

 

FERNANDES, António. Filho de -------- Fernandes e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1843. // Faleceu no Fulão a --/--/1916, com 73 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916).

 

FERNANDES, António. Filho natural de Luísa Fernandes, casada com Vicente José Soeiro, de Ladronqueira. Neto materno de Manuel Fernandes e de Bernarda Esteves, do dito lugar. Nasceu a 1/4/1844 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Rodrigues, reitor de Castro Laboreiro, e Ramira Soeiro, irmã do batizando. // Nota: o marido da Luísa devia estar ausente; a criança provavelmente morreu nos primeiros meses de vida, pois à margem do assento está escrito: «óbito».

 

FERNANDES, António. Filho de ------- Fernandes e de ----------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/1---. // Foi aluno do padre João Nepomuceno Vaz. // Em 1939 era professor do Colégio Bartolomeu dos Mártires, em Braga (Notícias de Melgaço n.º 434).

 

FERNANDES, António. Filho de ------- Fernandes e de --------------------------. Nasceu em Pousafoles a --/--/1913. // Fez o Curso Liceal e depois ingressou no Ministério das Finanças, tendo trabalhado nas repartições de Valença, Cerveira, e Braga, que chefiou até a sua aposentação. // Faleceu na capital do Minho em 1992, com 79 anos de idade. // Teve um filho engenheiro, o qual morreu antes dele. // Era tio do padre Orlando. // Deixou esposa, uma filha casada, e a nora viúva. // VM 965. 

 

FERNANDES, António. Filho de --------- Fernandes e de ---------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Em 1935 regressava a casa de férias após ter concluído o 2.º ano do liceu com quinze valores (NM 278, de 21/7/1935).

 

FERNANDES, Arminda. Filha de Francisco Fernandes e de Maria Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Tiago António Fernandes e de Antónia Ferreira; neta materna de Manuel José Marques e de Clara Quintela. Nasceu em Fiães a 6/2/1911 e foi batizada na igreja católica local a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Fernandes e Clara Quintela, irmão e avó materna da neófita. // Casou na CRCM a 8/4/1936 com António Vaz. // Enviuvou a 21/10/1948. 

 

FERNANDES, Avelino de Jesus. Filho de Manuel José Fernandes, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Luís Fernandes e de Isabel Maria Domingues; neto materno de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 6/5/1901 e foi batizado na igreja católica local a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Rodrigues, solteira, camponesa. // Faleceu a 30/12/1902 e foi sepultado no cemitério paroquial.

 

FERNANDES, Cândido. Filho de Francisco Fernandes e de Rosa Emília Gonçalves, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Fernandes e de Teresa Gonçalves; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu a 18/4/1885 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua mulher, Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes no lugar da Jugaria.  

 

FERNANDES, Carlos António. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Ludovina Rosa Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1932 (NM 155, de 3/7/1932).

 

FERNANDES, Carlos Manuel. Filho de Miguel Fernandes (*) e de Rosa Moreira, moradores no lugar de Telhada, Penso. Nasceu na freguesia de Fiães (**) a --/--/19--. // Casou com Aurélia Lemos. // Faleceu em Lisboa, onde exercia a profissão de taxista, a 8/6/1995, com 59 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Quintela da Lapa, Sernancelhe. // Pai de António Carlos. // Irmão de Manuel Artur, Maria da Glória, e de Palmira Fernandes. /// (*) Morreu no lugar de Telhada Grande, Penso, em 1995. /// (**) Confirmar a freguesia de nascimento.   

 

FERNANDES, Clara. // Casou com José Gonçalves (do Rego?), da Jugaria. // Faleceu a 26/6/1849 e foi sepultada na igreja do mosteiro a 27 desse mês e ano.   

 

FERNANDES, Clara. Filha de Rosa Maria Fernandes, solteira. Neta materna de Tomás Fernandes e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu a 8/8/1844 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves, solteiro, e sua irmã, Ana Teresa Gonçalves, todos de Lapela. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Lapela a 31/7/1886, no estado de casada com Joaquim de Carvalho, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // Nota: o pároco atribuiu-lhe a idade de 36 anos!

 

FERNANDES, Claudino. // Era solteiro, morava no lugar do Fulão, Fiães, quando deu, no dia 2/6/1929, uma queda de uma cerdeira, da qual resultou a sua morte cinco dias depois (ver Notícias de Melgaço n.º 17, de 16 de Junho de 1929).

 

FERNANDES, Constantino. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Teresa Gonçalves. N.p. de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz; n.m. de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Quintela, todos da Jugaria. Nasceu a 9/5/1852 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, do sobredito lugar.

 

FERNANDES, Constantino António (Padre). Filho de Manuel José Fernandes, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, natural de Fiães, camponeses, moradores no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Luís Fernandes e de Isabel Maria Domingues; neto materno de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 3/8/1908 e foi batizado na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino José Domingues e sua esposa, Rosa Marques, lavradores. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 20, de 7/7/1929: «Fez ato do 1.º ano de teologia Constantino Fernandes, que obteve a classificação de treze valores.» // Ordenou-se sacerdote no seminário de Braga a 15 e cantou missa nova na capela da Senhora do Alívio de Pousafoles a 28/8/1932. // Em 1935 era pároco da freguesia de Cerdal, Valença (NM 296). // Na sobredita capela veio festejar as suas bodas de prata sacerdotais a 25/8/1957. // Faleceu na citada freguesia de Cerdal, concelho de Valença do Minho, a 6/4/1977. // Tinha sete irmãos.

 

FERNANDES, Domingos. Filho de Tomás Fernandes e de Ana Maria Gonçalves, lavradores, fenalenses. Nasceu em Lapela, Fiães, por volta de 1827. // Rural. // Morreu a 11/2/1890, no lugar da Carreira, Rouças, onde residia, com todos os sacramentos, com sessenta e três anos de idade, no estado de casado com Maria Rosa de Araújo, sem testamento, com três filhos, e foi sepultado no cemitério de Rouças.

 

FERNANDES, Elvira de Jesus. Filha de Domingos José Fernandes, lavrador, natural de Castro Laboreiro, e de Esperança Domingues Miranda, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Clara Domingues; neta materna de Joaquim Domingues Miranda e de Ana Luísa Meleiro. Nasceu em Fiães a 30/6/1906 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês, e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues Miranda, casado, e Miquelina Domingues Fernandes, solteira, camponeses. // Casou a 29/4/1933 com o seu conterrâneo Justino Domingues. // O seu marido morreu em Fiães a 30/12/1969. // Ela faleceu na dita freguesia a 19/11/1980.   

 

FERNANDES, Faustino. Filho de Manuel José Fernandes, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, lavradeira, natural de Fiães, onde residiam, no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Luís Fernandes e de Isabel Domingues; neto materno de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 21/9/1896 e foi batizado na igreja católica da localidade a 27 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna, viúva, lavradeira, e José Rodrigues, solteiro, lavrador, ambos residentes no lugar do Gavião, freguesia de Lamas do Mouro.  

 

FERNANDES, Francisca. Filha de Manuel Fernandes e de Bernarda Esteves. // Lavradeira. // Faleceu a 2/4/1874, em Ladronqueira, casada com Manuel Alves. // Deixou um filho.

 

FERNANDES, Francisco Manuel. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Teresa Gonçalves. N.p. de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz; n.m. de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Quintela, todos da Jugaria. Nasceu a 11/3/1848 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Pires e sua mulher, de Lobiô, Rouças.  

 

FERNANDES, Hortelinda. Filha de Manuel José Fernandes, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, doméstica, natural de Fiães, moradores no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Luís Fernandes e de Isabel Maria Domingues; neta materna de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 2/3/1904 e foi batizada na igreja católica a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes, solteiro, estudante de primeiras letras, irmão da neófita, e Maria Joaquina Rodrigues, solteira, camponesa, tia paterna (!) da batizanda. // Casou na CRCM a 30/4/1927 com José Custódio Alves. // Enviuvou a 29/5/1986. // Faleceu na sua terra natal a 28/3/1994.

 

FERNANDES, Joaquim. Filho de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz. // Casou na igreja de Fiães, a 16/8/1848, com Maria, filha de Francisco Domingues e de Maria Vieites, todos da Jugaria. Testemunhas do ato: José Manuel Fernandes, mestre das primeiras letras, e José Gregório, de Vila do Conde, Fiães. // Escreveu o pároco: «declararam os contraentes, na minha presença e das testemunhas, que por fragilidade humana tiveram, antes de casar, uma menina, a qual reconheciam por sua filha 

 

 FERNANDES, Joaquim. Filho de Manuel Francisco Fernandes e de Quitéria Marques, lavradores, da Congosta, Fiães. N.p. de Manuel Fernandes e de Isabel Ferreira; n.m. de Sebastião Marques e de Isabel Maria Vaz. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães, a 16/9/1848, com Maria, filha de Manuel Rodrigues e de Rosa Alves, de Crespos, Ourense. Testemunhas do ato religioso: António Marques, de Portocarreiro, e Manuel Gregório, de Vila do Conde. // Tinha 48 anos de idade, era viúvo de Maria Rodrigues, quando casou na igreja de Fiães, a 20/9/1860, com a sua parente no 2.º e 3.º grau de consanguinidade, Joaquina, de 28 anos de idade, solteira, fenalense como ele, filha de Manuel Quintela e de Maria Ventura Marques, lavradores, de Adavelha; neta paterna de Domingos Quintela e de Ângela Vaz, e n.m. de António Marques e de Isabel Esteves. Testemunhas do ato religioso: Manuel Joaquim Esteves, lavrador, casado, do Fulão, e Manuel António Alves, casado, lavrador, da Congosta. // Faleceu a 30/7/1862, na Congosta, com 50 anos de idade, casado com Joaquina Quintela, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.     

 

FERNANDES, Joaquim. Filho de Tiago António Fernandes e de Antónia Ferreira, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1874. // Lavrador. // Tinha 32 anos de idade, morava em Desteriz, Galiza, estava viúvo de Ramona Rodrigues, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 18/3/1906 com a sua conterrânea Ana Bernardo, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, filha de João Bernardo e de Joaquina Esteves, fenalenses. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Meleiro, casado, lavrador, do lugar de Adavelha, Fiães, e Manuel Joaquim Bernardo, casado, lavrador, do lugar de Carvão, Cristóval.   

 

FERNANDES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Fernandes e de Maria Joaquina Pires, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Rosa Fernandes; n.m. de António Pires e de Maria Luisa Quintela. Nasceu a 17/7/1884 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Fernandes e mulher, Maria Rosa Araújo, lavradores, da Carreira, Rouças.

 

FERNANDES, José. Filho de Manuel José Fernandes, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, natural de Fiães. Neto paterno de Luís Fernandes e de Isabel Maria Domingues; neto materno de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu no lugar de Pousafoles, Fiães, a 9/5/1894. // Fez exame do 1.º grau na Escola Conde de Ferreira, na Vila de Melgaço, a 15/7/1907, obtendo um «ótimo». // Devia ter alguns estudos, pois na tropa foi segundo sargento do regimento de cavalaria 11, 1.º esquadrão. // Quando embarcou com destino a França, 20/1/1917, no cais de Alcântara, Lisboa, ainda era solteiro; ia incorporado no CEP (Corpo Expedicionário Português). A 8/7/1917 integrou uma diligência à 2.ª secção do Trem Divisionário, onde ainda se encontrava adido a 29/11/1917. A 8/12/1917, por ordem do comando da 2.ª divisão do CEP foi apresentar-se, que à data era o 1.º grupo de metralhadoras. Sabe-se que passou ao Depósito de Pessoal de Metralhadoras Pesadas a 4/5/1918 «por ter sido suprimido o 1.º grupo de metralhadoras, unidade em que estava integrado à data.» A 20 de Junho de 1918 é levado para o hospital, tendo alta a 30/6/1918. No dia seguinte, 1 de Julho, seguiu para o 3.º grupo de metralhadoras, unidade em que permaneceu até 10 de Setembro de 1918. Nesse dia foi transferido para o Depósito de Infantaria. Embarcou no porto marítimo de Cherbourg, França, com destino a Portugal, desembarcando no cais de Alcântara, Lisboa, a 13 (confirmar) de Setembro de 1918. // Em 1930 o jornal designa-o por 1.º sargento (Secretaria Militar do Porto; ver Notícias de Melgaço n.º 92, de 4/1/1931). // Casou em Lisboa a a 7/7/1935 com Maria da Soledade. // Morreu na freguesia da Lapa, concelho de Lisboa, a 20/2/1975. // Irmão do padre Constantino António, entre outros.     

 

FERNANDES, José. Filho de Francisco Fernandes, lavrador, natural do lugar da Cela de Cima, Padrenda, e de Maria Rosa Marques, lavradeira, natural de Adavelha, Fiães, onde moravam. Neto paterno de Tiago António Fernandes e de Antónia Ferreira; neto materno de Manuel José Marques e de Clara Quintela. Nasceu em Fiães a 21/3/1902 e foi batizado na igreja católica a 23 desse mês e ano. Madrinha: Clara Quintela, viúva, lavradeira.    

 

FERNANDES, José. Filho de -------- Fernandes e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1912. // Faleceu no lugar da Congosta a --/--/1914, com apenas dois anos de idade (Correio de Melgaço n.º 82, de 11/1/1914).

 

FERNANDES, José Batista Barbosa. Filho de Maria Joaquina Fernandes, solteira, jornaleira, de São Cipriano de Padrenda, Galiza, moradora no lugar da Congosta, Fiães. Neto materno de Manuel Fernandes e de Rosa Domingues. Nasceu a 21/9/1885 e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José António Ferreira Soares, solteiro, sapateiro, de Tabuaço, bispado de Lamego, e Ludovina Esteves (que batizara a criança no dia do nascimento, por julgar que corria risco de vida), solteira, jornaleira, moradora na Congosta. 

 

FERNANDES, José Cândido. // Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com a sua conterrânea Maria Irene Esteves (consultar “A Voz de Melgaço” de 1/10/2022, página 16).

 

FERNANDES, José Joaquim. Filho de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1894. // Faleceu no lugar de Alcobaça, Fiães, a 10/1/1897, com apenas três anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

FERNANDES, José Manuel. // Em 1848 era mestre das primeiras letras, ou ensino primário, na freguesia de Fiães.

 

FERNANDES, Júlio. Filho de Manuel José Fernandes, de Lamas de Mouro, e de Maria Joaquina Domingues, de Fiães, lavradores. // Faleceu no lugar de Alcobaça a 8/5/1892, com apenas dois meses de idade, e foi sepultado na igreja paroquial de Fiães.

 

FERNANDES, Júlio. Filho de Domingos José Fernandes, trabalhador, natural de Castro Laboreiro, e de Esperança Domingues Miranda, doméstica, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Clara Domingues; neto materno de Joaquim Domingues Miranda e de Ana Meleiro. Nasceu em Fiães a 14/5/1909 e foi batizado na igreja católica local a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues Miranda, casado, e Miquelina Domingues, solteira, lavradores. // Faleceu a 27/10/1912 (Correio de Melgaço n.º 22, de 3/11/1912).

 

FERNANDES, Ludovina. Filha de Francisco Fernandes e de Rosa Gonçalves, lavradores. N.p. de Manuel Fernandes e de Teresa Gonçalves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, todos da Jugaria. Nasceu a 26/1/1881 e foi batizada na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Rosa Maria Esteves, de Portocarreiro. // Faleceu em Fiães a 2/9/1969.

 

FERNANDES, Luís. Filho de Tomás Fernandes, de Lapela, Fiães, e de Ana Maria (?). Faleceu solteiro, a 30/4/1844, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 2/5/1844. 

 

FERNANDES, Luísa. // Casou com Vicente José Soeiro, de Ladronqueira. // Faleceu a 18/12/1848 e foi sepultada na igreja do mosteiro a 20 desse mês e ano.

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Tomás Fernandes e de Ana Maria Gonçalves, de Lapela. // Morreu no estado de solteiro, a 6/4/1837, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Seus pais encarregar-se-iam do seu bem d’alma. // Teve mais um ofício e dez missas. 

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 18/7/1841, com Teresa, filha de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Gonçalves, todos da Jugaria. Testemunhas do ato religioso: Joaquim Fernandes e António Alves, ambos do dito lugar. // Faleceu na Jugaria a 1/3/1892, com 79 anos de idade, no estado de viúvo, sem sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.   

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Rosa Fernandes. Neto materno de Tomás Fernandes e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu a 16/1/1854 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Teresa Gonçalves, solteira, todos do lugar de Lapela. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 12/11/1883 com Maria Joaquina Pires, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Eira de Lapela, filha de António Pires e de Maria Luísa Quintela, fenalenses. Testemunhas: Joaquim Carvalho, casado, ferreiro, e António Gonçalves, solteiro, lavrador, ambos do lugar de Lapela, Fiães. 

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Francisco Fernandes e de Rosa Emília Gonçalves. Nasceu por volta de 1855. // Lavrador. // Faleceu na Jugaria a 21/5/1895, com quaren40 anos de idade, solteiro, sem sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Antónia Esteves, lavradores. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Teresa Gonçalves; neto materno de Daniel Esteves e de Joaquina Pires, todos da Jugaria. Nasceu a 19/6/1881 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Pires e sua mulher, Joaquina Rosa Gonçalves, de Lobiô, Rouças. // Casou na CRCM a 27/4/1914 com Ludovina, de 23 anos de idade, sua conterrânea, filha de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. // Faleceu em Fiães a 15/4/1962.  

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Manuel José Fernandes, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, natural de Fiães. Nasceu em Fiães a --/--/18--. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 20, de 7/7/1929: «Chegou a esta freguesia depois da sua ausência de alguns anos, a dar-nos a honra da sua visita, Manuel Fernandes, filho de Manuel [José] Fernandes e de Maria do Carmo Domingues, do lugar de Pousafoles, que se achava no Pará há vinte e dois anos. É irmão do ilustre seminarista Constantino Fernandes, e irmão do distinto 1.º sargento, da Secretaria Militar do Porto, José Fernandes. Todos aparentam gozar da mais bela saúde, pelo que os felicitamos.» // Ver Notícias de Melgaço n.º 92, de 4/1/1931, página 5.

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Francisco Fernandes, natural da freguesia de Padrenda, bispado de Ourense, e de Maria Rosa Marques, natural de Fiães, Melgaço, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neto paterno de Tiago António Fernandes e de Antónia Ferreira; neto materno de Manuel José Marques e de Clara Quintela. Nasceu em Fiães a 15/7/1899 e foi batizado na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, lavradeira, do lugar de Adavelha. // Faleceu no dito lugar de Adavelha, Fiães, a 15/11/1912, com apenas treze anos de idade.

 

FERNANDES, Manuel Augusto. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1016, de 9/3/1952: «No passado dia 2, às três da madrugada, declarou-se um incêndio numa casa pertencente ao lavrador Manuel Augusto Fernandes (o Toca B … sita), no lugar de vila do conde, freguesia de Fiães, sendo os prejuízos avaliados em cerca de 20.000$00. O referido prédio serviu de arrecadação de alfaias agrícolas e corte para gado. Desconhecem-se as causas do incêndio e os haveres que estavam segurados 

 

FERNANDES, Manuel Francisco. // Faleceu no lugar da Congosta a 14/8/1837 e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Seus filhos pagaram três ofícios e 67 missas. 

 

FERNANDES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Fernandes e de Teresa Gonçalves, da Jugaria. N.p. de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz; n.m. de Pedro Gonçalves e de Maria Gertrudes Vaz. Nasceu a 24/3/1844 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Manuel Pires e sua mulher, Maria Teresa Vaz, do lugar de Lobiô, freguesia de Rouças.   

 

FERNANDES, Manuel de Jesus. Filho de Esperança Ferreira (!). Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931).

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Fernandes e de Teresa Gonçalves. Neto paterno de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz; neto materno de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Alves, todos da Jugaria. Nasceu a 4/2/1846 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves (do Rego) e sua mulher, Maria Gonçalves, do sobredito lugar.

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues. N.p. de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Vieites, todos da Jugaria. Nasceu em Fiães a 23/2/1852 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Lavrador. // Casou em primeiras núpcias com a sua conterrânea Maria Rosa Afonso, de quem ficou viúvo. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Fiães, a 12/2/1885, com Angelina, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Rouças, filha de Manuel Caetano Alves e de Rosa Joaquina Vaz, freguesia onde passaram a residir. Testemunhas presentes: João Alves da Costa, casado, lavrador, residente no lugar de Vila do Conde, e António José Esteves, casado, lavrador, residente no lugar de Ladronqueira. // Com geração.     

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Tiago Fernandes e de Antónia Ferreira. Nasceu em Fiães por volta de 1866 e foi batizado na igreja católica de Padrenda, bispado de Tui. // Jornaleiro. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Fiães a 22/1/1892 com Silvina Rodrigues, de 28 anos de idade, solteira, natural e moradora na freguesia de São João de Guntimil, bispado de Ourense, filha de Domingos Rodrigues e de Cândida Blanco. Testemunhas presentes: Francisco de Jesus Alves e Manuel Joaquim Alves, solteiro, lavradores, do lugar de Ladronqueira.

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Fernandes, natural de Padrenda, Galiza, e de Maria Rosa Marques, natural de Fiães, Melgaço, onde moravam, no lugar de Adavelha. Neto paterno de Santiago António Fernandes e de Antónia Ferreira; neta materna de Manuel José Marques e de Clara Quintela. Nasceu em Fiães a 18/9/1897 e foi batizado na igreja católica local a 22 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e a sua avó materna, viúva, ambos lavradores. // Deve ter falecido ainda criança.    

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Ludovina Rosa Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 144, de 11/4/1915).

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de Manuel José Fernandes, natural de Lamas de Mouro, e de Maria Joaquina Domingues, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Fiães. N.p. de José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de António Domingues “Amigo” e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 21/6/1886 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna.  

 

FERNANDES, Marcelina Laura. Filha de António Fernandes, lavrador, natural de Padrenda, Galiza, e de Maria José Reinales, lavradeira, natural de Fiães, Melgaço, onde moravam, no lugar da Congosta. Neta paterna de José Fernandes e de Rosa Alves; neta materna de Francisco Manuel Reinales e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu em Fiães a 19/9/1909 e foi batizada na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Reinales e sua mulher, Marcelina Vaz, camponeses.

 

FERNANDES, Maria. // Faleceu a 23/5/1842, no estado de casada com Joaquim Alves, de Ladronqueira, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente e algumas missas por sua alma. 

 

FERNANDES, Maria. // Nasceu por volta de 1847. // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1930, com 83 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 67, de 6/7/1930).

 

FERNANDES, Maria do Carmo. Filha de Manuel José Fernandes, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Maria do Carmo Domingues, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Luís Fernandes e de Isabel Domingues; neta materna de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 27/1/1899 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica da localidade. Padrinhos: José Rodrigues, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Rodrigues, ambos do lugar de Gavião, freguesia de Lamas de Mouro.        

 

FERNANDES, Maria da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Fernandes e de Leopoldina Rosa Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1929 (NM 46, de 19/1/1930). // Em 1993 estava viúva e residia no lugar da Jugaria (VM 991). 

 

FERNANDES, Maria das Dores. Filha de António Fernandes, lavrador, natural de Padrenda, bispado de Tui, e de Maria José Reinales, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar da Congosta. Neta paterna de João Fernandes e de Rosa Alves; neta materna de Francisco Manuel Reinales e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu em Fiães a 25/3/1906 e foi batizada na igreja católica local a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Reinales, solteiro, e Maria Joaquina Vaz, viúva, lavradores.

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Fernandes e de Teresa Gonçalves. N.p. de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz; n.m. de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Quintela. Nasceu a 30/6/1842 e foi batizada na igreja católica a 3 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e Maria Joaquina Gonçalves, todos do lugar da Jugaria.

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de Rosa Maria Fernandes, solteira, moradora no lugar de Lapela. Neta materna de Tomás Fernandes e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu a 22/11/1847 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Teresa Gonçalves, solteira, do sobredito lugar.

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Fernandes e de Maria Rodrigues, da Congosta. N.p. de Manuel Fernandes e de Quitéria Marques, do dito lugar; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa, de São Tiago, Crespos, bispado de Ourense. Nasceu a 27/7/1849 e foi batizada a 4 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: José Joaquim da Ribeira e sua mulher, Maria Joaquina, de Viladraque, Paços.

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Fernandes e de Maria Rodrigues, da Congosta, Fiães. N.p. de Manuel Francisco Fernandes e de Quitéria Marques, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria de São Tiago de Friaens de Crespos. Nasceu a 22/2/1852 e foi batizada a 26 desse mês pelo padre José Joaquim Marques, cura da igreja de Fiães. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mãe, Maria Joaquina Marques, do Faval.

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de Manuel Fernandes e de Maria Rodrigues. Nasceu em Fiães por volta de 1804. // Faleceu a 19/12/1862, em Candosa, com 58 anos de idade, viúva de Manuel Domingues, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos. // O padre escreveu: «era pobre mendiga».  

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de Manuel Fernandes e de Maria Afonso. // Faleceu a 1/10/1878, em Alcobaça, Fiães, com 73 anos de idade, viúva de Manuel Francisco Afonso, ambos lavradores e residentes que foram em Portelinha, Castro Laboreiro. // Foi sepultada na igreja de Fiães a 3 do dito mês e ano.

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/18--. // Casou com Manuel José, de São Paio, filho de Francisco António Soares e de Ana Maria Meleiro. A 15/3/1898 batizaram uma filha, Preciosa, que nascera em São Paio a 11 desse mês e ano.  

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de Francisco Fernandes e de Maria Rosa Marques, trabalhadores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Tiago António Fernandes e de Antónia Ferreira; neta materna de Manuel José Marques e de Clara Quintela. Nasceu em Fiães a 19/2/1904 e foi batizada na igreja católica local a 23 desse mês e ano. Madrinha: Clara Quintela, viúva, doméstica. // Casou na CRCM a 13/11/1930 com José Joaquim Gonçalves, de 22 anos de idade, natural de Paços, filho de Manuel António Gonçalves e de Maria do Outeiro. // Faleceu em Paços a 9/3/1982.    

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Fernandes e de Ludovina Rosa Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 216, de 17/9/1916).

 

FERNANDES, Miquelina. Filho de António Fernandes e de Antónia Ferreira, lavradores, do Fulão. N.p. de Manuel Fernandes e de Rosa Pregal (?), da freguesia de (Santa Baia de Mondariz?), bispado de Tui; n.m. de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves, de Fiães. Nasceu a 12/4/1881 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Madrinha: Maria José Ferreira, casada, de Lapela, tia materna da neófita.

 

FERNANDES, Miquelina. Filha de Manuel Fernandes e de Maria Joaquina Pires, lavradores, residentes em Lapela, Fiães. N.p. de Rosa Fernandes; n.m. de António Pires e de Maria Luísa Quintela. Nasceu a 19/3/1886 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Fernandes e sua mulher, Maria Rosa Araújo, lavradores, da Carreira, Rouças.

 

FERNANDES, Ortelinda Augusta. Filha de -------- Fernandes e de ---------------------------. Nasceu a --/--/1904. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, viúva, a 28/3/1994, com 90 anos de idade. // Mãe de Porfírio Alves, casado com Maria, e de Celeste Alves.  

 

FERNANDES, Rosa Maria. Filha de Francisco Fernandes e de Maria Rosa Marques, lavradores, residentes em Adavelha. Neta paterna de Tiago António Fernandes e de Antónia Ferreira; neta materna de Manuel José Marques e de Clara Quintela. Nasceu em Fiães a 15/2/1907 e foi batizada na igreja católica local a 17 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 2/9/1926 com José Lopes, de 22 anos de idade, natural de São Paio, filho de Vitorino José Lopes e de Balbina Rosa Pinheiro. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30/12/1985.  

 

FERNANDES, Teresa. // Faleceu a 17/10/1845, no estado de casada com Francisco Alves, de Candosa, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

FERNANDES, Tomaz. // Faleceu, repentinamente, em Lapela, Fiães, a 25/4/1858, sem sacramentos, viúvo, e foi sepultado na igreja a 27 desse mês.

 

FERNANDES, Vítor. Filho de Angelina Fernandes. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 52, de 1/6/1913). 

 

FERNANDES, Vitorino. Filho de Rosa Fernandes, solteira, residente no lugar de Lapela. Neto materno de Tomás Fernandes e de Maria Rosa Gonçalves, do dito lugar. Nasceu a 27/5/1858 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Fernandes e sua mulher, Maria Rosa, de Vilela (?), Rouças.    

 

FERREIRA

 

FERREIRA, Ana Maria. Filha de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves, lavradores, fenalense. Nasceu em Fiães por volta de 1846. // Camponesa. // Casou com Manuel Domingues. // Faleceu no lugar do Fulão a 14/6/1896, com 50 anos de idade, viúva, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Fiães.

 

FERREIRA, Antónia. Filha de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves. // Lavradeira. // Faleceu no Fulão a 6/7/1881, com 42 anos de idade, casada com António Fernandes, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou cinco filhos.

 

FERREIRA, António. // Faleceu no Faval, no estado de viúvo, a 25/12/1838, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os seus herdeiros pagaram três ofícios e 21 (ou 121) missas.

 

FERREIRA, António. Filho de Clara Ferreira, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Fulão. Neto materno de João Ferreira e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a 9/6/1904 e foi batizado na igreja católica local a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco de Jesus Alves, casado, lavrador, e Rosa Maria Ferreira, solteira, jornaleira. // Casou na igreja da sua terra a 5/10/1950 com Isaura Pereira, natural de Ceivães, Monção. // Enviuvou a 24/8/1992. // Faleceu em Rouças a 22/12/1998.  

 

FERREIRA, António. // Morreu no lugar do Fulão, Fiães, a --/--/1929, com apenas um ano de idade (Notícias de Melgaço n.º 23, de 28/7/1929). 

 

FERREIRA, António José. Filho de Manuel Ferreira e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. N.p. de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves; n.m. de Francisco Gonçalves e de Ana Quintela. Nasceu a 29/1/1864 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores, do Fulão. // Casou na igreja de Fiães a 22/6/1892 com a sua conterrânea e parente, Maria Joaquina Domingues, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Domingues e de Rosa Maria Marques. Testemunhas presentes: Francisco de Jesus Alves e Manuel Joaquim Alves, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira.   

 

FERREIRA, António Luís. Filho de Manuel José Ferreira e de Antónia Rodrigues. N.p. de Pedro Ferreira e de Ana Rosa Fernandes, todos do Faval; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques, de Portocarreiro. Nasceu a 29/6/1837.

 

FERREIRA, António Luís. Filho de Manuel José Ferreira e de Antónia Gonçalves, de Padrenda, bispado de Tui. Nasceu nessa freguesia galega por volta de 1842. // Lavrador. // Faleceu em Portocarreiro a 6/6/1884, com 42 anos de idade, casado com Rosa de Almeida, sem sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja de Fiães.

 

FERREIRA, António Ventura. Filho de João Ferreira e de Maria Esteves, lavradores, do Fulão. N.p. de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves; n.m. de Luís Esteves e de Maria Joaquina Quintela. Nasceu a 19/11/1870 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, lavrador, e Ventura Esteves, solteira, lavradora, tia materna do batizando.

 

FERREIRA, Armando. Filho de Germana Ferreira. Nasceu em Fiães a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 95, de 25/1/1931).

 

FERREIRA, Augusto. Filho de ----------- Ferreira e de ----------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com Felicidade de Jesus Pinheiro, sua conterrânea. // Em 1977 adquiriram – por compra verbal feita a Casimiro Augusto Pinheiro e a sua mulher, Aurora de Fátima Bravo, de Soutomendo de Cima – uma casa de morada com dois pavimentos, com 40 m2, logradouro e páteo com 300 m2, sita em Soutomendo de Baixo. // Em 2000 residiam nesse lugar. // (VM 1132).  

 

FERREIRA, Avelino. Filho de Maria Ferreira, solteira, camponesa, moradora no lugar do Fulão. Neto materno de Manuel António Ferreira e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a 25/8/1899 e foi batizado na igreja católica local a 28 desse mês e ano. Madrinha: Clara Ferreira, solteira, camponesa, do dito lugar do Fulão. // Faleceu a 20/8/1901 e foi sepultado no cemitério.

 

FERREIRA, Avelino. Filho de Germana Ferreira. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913).

 

FERREIRA, Benezinda de Jesus. Filha de Clara Ferreira, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Fulão. Neta materna de João Ferreira e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a 20 de Novembro de 1908 e foi batizada na igreja católica local a 22 desse mês e ano. Madrinha: Joaquina Rosa Antas, solteira, camponesa. // Faleceu em Fiães a 24/4/1968. 

 

FERREIRA, Deolinda. Filha de António Ferreira e de Maria Joaquim Domingues. Neta paterna de -------------------- Ferreira e de ----------------------------------------; neta materna de ------------------------------------ e de ------------------------------------------. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1913, ou 1914 (ver o jornal «Correio de Melgaço» n.º 82, de 11 de Janeiro de 1914). // Casou com Artur Alves. // Faleceu no estado de viúva, a 22 de Junho de 2014, no Lar Pereira de Sousa, salvo erro, com cem anos de idade. // Foi sepultada no cemitério da freguesia de Fiães.  

 

FERREIRA, Domingas. // Casou com Manuel Alves, do Fulão. // Faleceu a 23/3/1852 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

FERREIRA, Duartina Augusta. Filha de Maria da Conceição Ferreira. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1933 (NM 190, de 9/4/1933).

 

FERREIRA, Esperança. Filha de Clara Ferreira, camponesa, moradora no lugar do Fulão. Neta materna de João Ferreira e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a 11/3/1899 e foi batizada na igreja católica local a 16 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Domingues, solteira, camponesa, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu em Fiães a 10/8/1968. // Mãe de Manuel de Jesus (Fernandes ou Ferreira).

 

FERREIRA, Filomena Rosa. Filha de Rosa Maria Ferreira, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Fulão. Neta materna de João Ferreira e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a 26/2/1907 e foi batizada na igreja católica local a 2 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, solteiro, trabalhador, e Maria Alves (Penedas), casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 8/7/1937 com Manuel de Pinho. // Faleceu na freguesia da Vila a 27 de Abril de 1990. 

 

FERREIRA, Germana. Filha de --------- Ferreira e de --------------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/18--. // Em sessão da CMM foi-lhe concedido um subsídio de lactação por seis meses (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913). // Mãe de Avelino Ferreira, nascido em 1913, e de Jesuíno, nascido em 1917.

 

FERREIRA, Jesuíno. Filho de Germana Ferreira. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 237, de 18/2/1917). // Faleceu no lugar do Fulão a --/--/1917, com apenas 24 dias de vida (Correio de Melgaço n.º 237).   

 

FERREIRA, João. Filho de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves. // Lavrador. // Faleceu no Fulão a 16/12/1873, com 40 anos de idade, casado com Maria Esteves. // Deixou quatro filhos. // A sua viúva, filha de Luís Esteves e de Maria Joaquina Quintela, faleceu no dito lugar a 27/3/1895, com 56 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja.  

 

FERREIRA, Joaquim. // Faleceu no lugar do Fulão, no estado de solteiro, a 17/1/1850, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 19 desse mês e ano.

 

FERREIRA, José Luís. Filho de António Luís Ferreira, de Padrenda, Tui, e de Rosa de Almeida, de Fiães, lavradores, residentes na Cela de Baixo, Padrenda. N.p. de Manuel Ferreira e de Antónia Rodrigues; n.m. de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques. Nasceu a 15/3/1872 e foi batizado na igreja de Fiães a 18 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos, lavradores, de Portocarreiro.

 

FERREIRA, Josefina. Filha de António José Ferreira e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Manuel Ferreira e de Maria Joaquina Domingues; Neta materna de Manuel Domingues e de Rosa Maria Marques. Nasceu em Adavelha, Fiães, a 18/6/1896, e foi batizada na igreja católica da localidade a 21 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e sua mulher, Marcelina Rosa Quintela, camponeses, do lugar de Adavelha. // Casou na CRCM a 1/6/1921 com Darlindo José Esteves. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Fiães: o marido a 3/12/1977 e ela a 16/9/1992, com 96 anos de idade. // Com geração.

 

FERREIRA, Laurinda. Filha de Manuel Joaquim Ferreira e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1163, de 23/6/1917).

 

FERREIRA, Ludovina. Filha de Manuel Joaquim Ferreira e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

FERREIRA, Manuel. Filho de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves, do lugar do Fulão. Nasceu por volta de 1832. // Lavrador. // Faleceu em Adavelha a 18/2/1882, com 50 anos de idade, casado com Rosa Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou um filho. 

 

FERREIRA, Manuel. Filho de António Luís Ferreira e de Rosa Maria de Almeida. Nasceu em Padrenda, Galiza. // Faleceu em Portocarreiro, Fiães, a 24/9/1870, com três anos de idade (deve ter havido engano por parte do padre que elaborou o assento, pois a seguir diz que ele era solteiro e lavrador).

 

FERREIRA, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Ferreira e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1913, ou 1914 (Correio de Melgaço n.º 82, de 11/1/1914). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Ludovina Rosa Gonçalves; faleceu em Ladronqueira a 24/12/1995, com 82 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Fiães; era pai de Manuel Augusto, casado com Maria Julieta Rodrigues, e avô de Daniel e de Susana, estudantes nesse ano; a sua viúva ainda era viva em 1999 – residia em Chão de Cancelas. 

 

FERREIRA, Manuel António. Filho de Sebastião Ferreira e de Domingas Gonçalves. Nasceu por volta de 1813. // Lavrador. // Faleceu em Adavelha a 15/3/1881, com 68 anos de idade, viúvo de Ana Maria Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou um filho e netos.

 

FERREIRA, Manuel Augusto. Filho de Manuel Ferreira e de Ludovina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com Maria Julieta Rodrigues, natural de Rouças. // Em 1999 o casal morava em Chã de Cancela. // (VM 1110).

 

FERREIRA, Manuel Avelino. Filho de Teresa Ferreira. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 170, de 17/10/1915).

 

FERREIRA, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Ferreira e de Rosa Gonçalves, lavradores, do Fulão. N.p. de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves, do mesmo lugar; n.m. de Francisco Gonçalves e de Ana Quintela, de Adavelha. Nasceu a 27/4/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os avós paternos, lavradores. // Faleceu a 16/8/1862.

 

FERREIRA, Manuel Joaquim. Filho de ----------- Ferreira e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou em 1912 com Maria Rosa Alves (Correio de Melgaço n.º 6, de 14/7/1912). // Em 1977 o casal morava em Chã de Cancela; nesse ano doaram (contrato verbal) a Manuel Ferreira e mulher, Ludovina Rosa Gonçalves, um prédio rústico, designado “Olheiros de Cima”, com 600 m2, sito em Ladronqueira. // Em 1995 já ambos tinham falecido. // Pai de Rosa, casada com Inocêncio Pereira, da Vila, de Laurinda, e de Ludovina.  

 

FERREIRA, Manuel José. Filho de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves. Neto paterno de Sebastião Ferreira e de Domingas Gonçalves, todos do Fulão; neto materno de Sebastião Esteves e de Maria Fernandes, da Cela de Baixo, Padrenda. Nasceu a 16/4/1837 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Esteves e sua mulher, Maria Joaquina Esteves, da Cela de Baixo.

 

FERREIRA, Manuel Ventura. Filho de Manuel José Ferreira e de Antónia Rodrigues, da Congosta. N.p. de Pedro Ferreira e de Ana Rosa Fernandes; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques. Nasceu a 13/4/1844 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Ventura Rodrigues, tio do batizando, e Luísa Marques, ambos de Portocarreiro.

 

FERREIRA, Maria. // Faleceu a 26/5/1845, já viúva de Manuel Rodrigues, do lugar do Fulão, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

FERREIRA, Maria. Filha de António José Ferreira e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Manuel Ferreira e de Rosa Gonçalves; neta materna de Manuel Domingues e de Rosa Maria Marques. Nasceu em Fiães a 13/7/1899 e foi batizada na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e sua mulher, Marcelina Rosa Quintela, lavradores, do lugar de Adavelha, freguesia de Fiães. // Faleceu a 24/4/1900 e foi sepultada no adro da igreja.   

 

FERREIRA, Maria. Filha de António José Ferreira e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Manuel Ferreira e de Rosa Gonçalves; neta materna de Manuel Domingues e de Rosa Maria Marques. Nasceu em Fiães a 22/4/1901 e foi batizada na igreja católica local a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e sua mulher, Marcelina Rosa Quintela, camponeses. // Sem mais notícias.

 

FERREIRA, Maria Albina. Filha de João Ferreira e de Maria Esteves, lavradores, do Fulão. N.p. de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves; n.m. de Luís Esteves e de Maria Joaquina Quintela. Nasceu a 22/11/1865 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores, do Fulão. // Sem mais notícias.

 

FERREIRA, Maria da Conceição. Filha de Rosa Maria Ferreira, solteira, camponesa, moradora no lugar de Adavelha. Neta materna de João Ferreira e de Maria Esteves, jornaleiros, residentes no lugar do Fulão. Nasceu em Fiães a 16/5/1903 e foi batizada na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Madrinha: Maria Esteves, solteira, jornaleira, do lugar da Congosta, Fiães. // Faleceu na sua freguesia natal a 6/1/1982.  

 

FERREIRA, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves, do Fulão. // Faleceu a 25/10/1840 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

FERREIRA, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Ferreira e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Fiães a 27/4/1915. // Casou em 1940 com António José, lavrador, nascido na freguesia de Chaviães a 24/11/1918, filho de José Augusto Alves e de Esperança Alves. // Morou com o marido e filhos na dita freguesia de Chaviães, junto ao rio Minho. // Enviuvou a 20/1/1994. // Faleceu a 20/2/2005 e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // É irmã de Rosa Ferreira, casada com Inocêncio Augusto Pereira (Caixa), carpinteiro de obras, natural da Vila de Melgaço. // Nota: é mãe de uma das crianças gémeas que foi vendida à célebre “Palina”, quando esta quis ludibriar o amante castrejo (Carabel), dizendo que estava grávida dele, a fim de poder herdar os seus bens; o crime descobriu-se, e a Palina foi presa e condenada a prisão e desterro de seis meses para Monção.      

 

FERREIRA, Pedro. // Faleceu no lugar do Faval, no estado de viúvo, a 5/3/1837, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 7 desse mês e ano. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Como não testou, os filhos teriam de fazer o seu bem d’alma.

 

FERREIRA, Rosa. Filha de João Ferreira e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Fulão. Neta paterna de Manuel António Ferreira e de Ana Maria Esteves; neta materna de Luís Esteves e de Maria Joaquina Quintela. Nasceu a 3/1/1868 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

FERREIRA, Rosa. Filha de António José Ferreira e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Manuel Ferreira e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Manuel Domingues e de Rosa Joaquina Marques. Nasceu em Fiães a 12/4/1906 e foi batizada na igreja católica local a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Ferreira e Josefina Ferreira, solteiros, lavradores. // Casou na CRCM a 30/5/1927 com Manuel José Rodrigues. // Faleceu em Fiães a 5/3/1944. 

 

FERREIRA, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Ferreira e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Fiães por volta de 1910. // Casou na década de trinta com Inocêncio Augusto, filho de António Augusto Pereira (Caixa) e de Leonor Augusta Pereira, carpinteiro de obras, natural da Vila de Melgaço. // O casal morou nas Carvalhiças (SMP) e teve os seguintes filhos: António, Fernando, Augusta, José, Maria, Adolfo e Fátima. // Andava sempre descalça, mas na década de cinquenta, mais precisamente a 1/7/1957, saiu um decreto-lei obrigando as pessoas a usar calçado – foi um drama, mas com o tempo habituou-se. As multas eram de 5$00 (1.ª vez) e de 20$00 (2.ª vez e seguintes). O que lhe valeu, a ela e aos demais, foram as alpercatas galegas, que eram baratíssimas. Hoje tem uma sepultura em mármore, muito vistosa, mandada ali colocar pelos filhos emigrantes. É assim a vida: anda-se sujo e andrajoso e depois de morto fato novo! // O seu marido morreu em Cerveira, na residência da filha Augusta, em 1993, com 84 anos de idade. // Ela finou-se em França, em casa dos seus familiares, em finais de 1993, e foi sepultada, tal como o marido, no cemitério municipal da Vila de Melgaço. // (ver A Voz de Melgaço 981, de 15/3/1993, e A Voz de Melgaço n.º 1000, de 1/2/1994). 

 

FERREIRA, Rosa Maria. Filha de Sebastião Ferreira e de Domingas Gonçalves, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1816. // Lavradeira. // Casou com João Manuel Gonçalves. // Faleceu no lugar do Fulão a 8/11/1896, com 80 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da sua freguesia de nascimento.

   

GARCIA

 

GARCIA, Augusto César do Carmo. Filho de Maria Joana do Carmo Garcia, do lugar de Paredes, freguesia de Cabração, Ponte do Lima. N.m. de Páscoa do Carmo Garcia, da paróquia de São Jorge de Águas Santas (?), alcaidaria de Salvador (?), bispado de Lugo. Nasceu a 16/11/1873 e foi batizado na igreja de Fiães a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Duarte José Lourenço e sua mulher, Maria Teresa de Sousa, da Peneda, Gavieira. 

 

GERALDES

 

GERALDES, Armando. Filho de -------- Geraldes e de ------------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com Rosa Esteves Dominguez, de Azureira, Padrenda, Galiza. // Em 1996 tinham a sua residência no lugar de Alcobaça, Fiães.

 

GERALDES, Isaura. Filha de Filomena Augusta Geraldes. Nasceu em Fiães a --/--/1913, ou 1914 (Correio de Melgaço n.º 82, de 11/1/1914). // continua...  

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário