quarta-feira, 17 de agosto de 2022

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Fiães

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 19/05/2022...

DOUTEIRO

 

DOUTEIRO, António. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «À Administração Geral dos CTT. Caixa postal de Adavelha, Fiães. Desde criança nos lembramos de sempre existir uma caixa de correio no lugar de Adedela, em casa da família do saudoso padre João N. Vaz. Com a morte deste nosso querido mestre e a retirada de sua família para Rouças esteve esta populosa parte da freguesia (…) sem caixa do correio. Para obstar a este grande inconveniente tomamos a iniciativa de fazer uma subscrição para documentar um novo depositário no mesmo lugar. Aí se conservou a caixa até há cerca de um ano e tal. Não sabemos porquê, nessa altura passou a mesma para o estabelecimento comercial de Albano Esteves, no lugar de Soutomendo. Há pouco tempo – e não sabemos de quem partiu a iniciativa – foi colocada nova caixa postal, servida por uma mala privativa, no estabelecimento comercial de António d’Outeiro, também conhecido por “Major”, do lugar de Adavelha. A ideia de colocar nesse lugar nova caixa postal merece os maiores louvores e é mais um motivo de agradecimento para a benemérita ação dos CTT. Apenas é de deplorar que não houvesse mais cuidado em escolher a pessoa encarregada de tal caixa e de receber a respetiva mala… Essa pessoa não tem nada que a recomende para o bom desempenho dessa melindrosa missão. Já há motivos de queixa e estamos ainda no princípio!... Nem moral nem politicamente tal pessoa é idónea para o desempenho desse cargo. Brevemente diremos porquê… Hoje apenas queremos fazer saber que o seu estabelecimento comercial do lugar de Adavelha é apenas um proforma, pois o verdadeiro comércio de mercearia, vinhos e outras coisas, exerce-o na sua casa de morada, no lugar do Fulão, à distância de cem metros de Espanha, sem conhecimento da Alfândega e da Câmara, que assim são lesados nos seus direitos. Isto diz-se para que conste… Da mesma forma, a correspondência recebida passeia da Adavelha para o Fulão, e vice-versa, anda por mãos da mulher, que é analfabeta, e dos filhos, que são rapazes… E já se ameaçam as pessoas que não estão nas suas boas graças, com a devolução da correspondência que lhe seja dirigida! Isso ainda não é o pior, porque não juramos que amanhã não possa haver correspondência violada… Lamentamos que à boa vontade dos Correios em servirem esta parte da freguesia não correspondesse a escolha de uma pessoa séria e honesta – que os há – para depositário da caixa e da mala do correio. Esperamos que os Serviços dos Correios remediarão este mal para não termos de novamente voltar ao assunto, embora isso custe a dois ou três. 20/9/1952 – Ascensão Afonso.»

 

DOUTEIRO, António Abel. Filho de António Douteiro, natural de Paços, e de Maria Antas, natural do lugar do Fulão, Fiães, onde moravam. Neto paterno de Luís Manuel Douteiro e de Rosa Esteves; neto materno de Manuel Francisco Dantas, do Fulão, Fiães, e de Maria das Dores Afonso, da Vila de Melgaço. Nasceu no dito lugar do Fulão a --/--/1934. // Frequentou durante seis anos o Seminário de Braga, no tempo do Óscar Marinho e do Eurico Rodrigues, mas desistiu. Depois foi para a Polícia Judiciária, mas também abandonou esse emprego, ingressando num Banco em Braga. // Casou com uma bracarense, a professora Maria José Pinheiro de Sousa. // Uma filha do casal, Dr.ª Maria Flora, licenciada em História das Ciências Sociais, que lecionava a disciplina de História numa escola dos Açores, casou na capela da Quinta da Armada, Braga, a 23/7/1994, com Fernando Jorge, açoreano, operador de televisão e aluno do curso de Gestão de Empresas da Universidade dos Açores, filho de Viriato Cabral Paiva e de Odília Mendonça Cabral.   

 

DOUTEIRO, Isaura Alzira. Filha de António Douteiro, de Paços, e de Maria Antas, de Fiães. Nasceu em Fulão, Fiães, a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1938, com apenas seis meses de vida (NM 406).

 

DOUTEIRO, José Luís. // Lê-se em A Voz de Melgaço: «Fiães: José Luís Douteiro, 57 anos. Com 91 votos JLD mantém a liderança na gestão da freguesia de Fiães. Sem qualquer outra lista na corrida, o projeto socialista assegurou a continuidade com 91,9% dos votos. Registaram-se ainda sete votos em branco e um nulo, dos noventa e nove eleitores que exerceram o direito de voto. Nas autárquicas de 2017 a freguesia de Fiães registou 296 eleitores inscritos

 

DURÃES

 

DURÃES, António Joaquim. // A 11/9/1861 leccionava na escola de Fiães.

 

ENES

 

ENES, Antónia. // Faleceu a 28/8/1837, viúva de Manuel Gonçalves, de Lapela, Fiães, e foi sepultada na igreja a 30 desse mês e ano. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Não fizera testamento. // Seus filhos pagaram um ofício e 25 missas. 

 

ESMERIZ

 

ESMERIZ, João Matias. Filho de Francisco Carlos de Esmeriz e de Florinda Rosa de Araújo. Nasceu na freguesia de São Cipriano, Vila Nova de Cerveira, por volta de 1865. // Cabo da Guarda-Fiscal. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, fazia serviço no posto fiscal de Alcobaça, Melgaço, quando casou na igreja de Fiães a 19/9/1891 com Maria da Conceição, de 18 anos de idade, solteira, natural e moradora na freguesia de São Pedro de Seixas, filha de António Casais (?) e de Maria Josefa da Conceição. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Domingues, solteiro, carpinteiro de profissão, do lugar da Congosta, Manuel António Rodrigues, solteiro, lavrador, do lugar de Alcobaça, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, lavrador, do lugar de Ladronqueira, todos de Fiães.   

 

ESTEVES

 

ESTEVES, Abílio. Filho de Joaquim Esteves e de Rosalina Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1933 (NM 207, de 3/9/1933). // Faleceu no lugar de Adavelha a --/--/1934, com apenas cinco meses de idade (NM 221, de 28/1/1934).

 

ESTEVES, Adriano. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 139, de 17/2/1932: «2.ª publicação. Nos termos do artigo 19 do decreto de 3/11/1910 se faz público que por sentença de 20/1/1932, que transitou em julgado, foi autorizado o divórcio definitivo dos cônjuges Rosa Domingues e Adriano Esteves, lavradores, de Soutomendo de Cima, Fiães, como consta da respetiva ação no cartório do 2.º ofício. O escrivão Augusto César Esteves. Verifiquei – o juiz de direito Faria Sampaio.

   

ESTEVES, Aida de Jesus. Filha de José Esteves e de Isaura Rosa Vaz. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 371).

 

ESTEVES, Albina. Filha de -------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1849. // Faleceu no lugar do Fulão a --/--/1913, com 64 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 47, de 27/4/1913).

 

ESTEVES, Albina. Filha de António Esteves e de Maria Esteves. N.p. de Francisco Esteves e de Rosa Bernardo; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha. Nasceu a 11/7/1857 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na igreja de Fiães a 27/7/1891 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Esteves, de 35 anos de idade, solteiro, lavrador.  

 

ESTEVES, Albina (Serôdia). Filha de --------- Esteves e de --------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a --/10/1912 (Correio de Melgaço n.º 20, de 20/10/1912). 

 

ESTEVES, Albina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Quintela, do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Ventura Alves; n.m. de Manuel Quintela e de Maria Ventura Marques. Nasceu a 28/4/1861 e foi batizada a 5 de Maio desse dito ano. Padrinhos: João Manuel Esteves e sua mulher, Joaquina Quintela, lavradores, de Portocarreiro.

 

ESTEVES, Albina Rosa. Filha de Manuel António Esteves e de Benedita Alves, moradores no lugar de Ladronqueira. Nasceu em Fiães a --/--/1889. // Casou com António Esteves (1875-1950), natural de Castro Laboreiro, aspirante de Finanças, ex-padre. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1534, de 15/11/1964: «No passado dia 13 faleceu confortada com os sacramentos da santa igreja, no lugar de Corçães, Rouças, Albina Rosa Esteves, que contava a bonita idade de 75 anos. Mãe de Beatriz de Jesus, esposa de Armando da Ressurreição Rodrigues...» Mãe de Beatriz de Jesus, nascida em 1922 (casou na década de quarenta, salvo erro, com Armando da Ressurreição Rodrigues, irmão do padre António de Jesus Rodrigues, natural de Fiães).

 

ESTEVES, Alcindo. Filho de José António Esteves e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Fiães a 30 de Novembro (de 1941?). Estudou no Liceu Sá de Miranda, Braga, a seguir fez o curso do Magistério Primário, também na capital do Minho, acabando por, depois do serviço militar (cumprido parte dele em África, na guerra colonial, com a patente de alferes) ingressar na Guarda Nacional Republicana. // Casou com a professora Maria de Fátima Silva, natural de Braga. // No ano letivo 1993/4 frequentou o curso de oficial superior do Instituto dos Altos Estudos Militares, em Pedrouços. // A 27/7/1994 foi promovido a major e ficou colocado na chefia do comando distrital de Castelo Branco. // Por portaria de 11/1/1999 do Ministério da Administração Interna foi promovido a tenente-coronel. Comandou o Grupo Territorial da GNR em São João da Madeira, distrito de Aveiro. // (VM 1016, de 15/10/1994; VM 1109, de 1/2/1999).

 

ESTEVES, Alda da Ascensão. Filha de Aurora de Jesus Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1938 (NM 403).

 

ESTEVES, Alice da Conceição. Filha de Artur Esteves (*), de Ladronqueira, e de Filomena Rosa Domingues (**), de Candosa, lavradores. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Benedita Alves; neta materna de Manuel Domingues e de Ludovina Rosa Gonçalves. Nasceu no lugar da Candosa, Fiães, a 30/4/1922. // Em 1935 fez exame do 2.º grau, ficando aprovada (NM 283). // Casou na igreja de SMP, Vila de Melgaço, a 31/1/1944, com Adelino Fernandes, nascido na Vila de Melgaço em 1915, guarda-fios), filho de António José Fernandes e de Delfina Pereira. // Enviuvou a 9/3/1990. // Faleceu em Troviscoso, Monção, a 16/1/2006. // Mãe do Dr. Manuel Jaime Fernandes (economista) e de José Maria Fernandes (subgerente da CGD). // Nota: a declaração de nascimento foi feita por José Maria Domingues, solteiro, proprietário, do sobredito lugar de Candosa, tio materno de Alice da Conceição. /// (*) Nasceu por volta de 1894. /// (**) Nasceu por volta de 1890.    

 

ESTEVES, Alzira Cândida. Filha de Artur Esteves e de Filomena Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 227, de 3/12/1916).

 

ESTEVES, Amadeu. Filho de Maria Rosa Esteves, solteira, jornaleira. // Faleceu no Fulão a 14/11/1893, com apenas cinco meses de idade, e foi sepultado na igreja. 

 

ESTEVES, Ana. // Casou com Manuel Gonçalves, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu a 28/7/1836 e foi sepultada na igreja do convento no dia seguinte. Teve ofício da sepultura da irmandade. // O seu viúvo pagou três ofícios e 70 missas.    

 

ESTEVES, Ana. // Faleceu a 30/8/1837, no estado de casada com Manuel Esteves, de São João de Portocarreiro, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Seus filhos pagaram ao pároco oitenta missas.

 

ESTEVES, Ana. Filha de Manuel Esteves e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães por volta de 1798. // Lavradeira. // Faleceu na Eira de Lapela a 28/2/1866, com 68 anos de idade, viúva de Manuel Alves. // Não deixou filhos.

 

ESTEVES, Ana. Filha de Francisco Esteves e de Rosa Vaz, lavradores. Nasceu por volta de 1812. // Faleceu no lugar de Alcobaça a 29/9/1894, com 82 anos de idade, viúva de Manuel Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Ana. Filha de António Esteves e de Ana Joaquina Martins, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1821. // Jornaleira. // Faleceu a 20/12/1905, em sua casa de morada, sita no lugar da Congosta, com todos os sacramentos da igreja católica, com 84 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ESTEVES, Ana Joaquina. Filha de Manuel Esteves, de Padrenda, Galiza, e de Guiomar Esteves, de Fiães. Nasceu por volta de 1821. // Lavradeira. // Faleceu em Lapela a 27/11/1883, com 62 anos de idade, viúva de José Alves, com o sacramento da penitência, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Fiães.  

 

ESTEVES, Ana Joaquina. Filha de Manuel Esteves e de Maria -------- Esteves, moradores em Adedela. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Esteves, de Pousafoles; n.m. de Pedro Domingues e de Luísa Esteves, da Cela, Padrenda, Galiza. Nasceu a 1/5/1836 e foi batizada a 8 desse mês e ano.  

 

ESTEVES, Ana Joaquina. Filha de José Esteves e de Vicência Gonçalves, moradores em Portocarreiro. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria dos Prazeres, de Lamas de Mouro. Nasceu a 26/10/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: São Bento e Maria José Gonçalves, tia materna da batizanda. 

 

ESTEVES, Ana Luisa. // Faleceu em Pousafoles, solteira, a 29/2/1844, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 2/3/1844.

 

ESTEVES, Ana Luísa. Filha de Maria Esteves. Nasceu por volta de 1827. // Jornaleira. // Faleceu na Jugaria a 19/11/1886, com 59 anos de idade, viúva de Ventura Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. // Morava em Ervedal.

 

ESTEVES, Ana Luísa. Filha de Ventura Esteves, solteira, de Adavelha. N.m. de Jerónimo Esteves e de Maria Gonçalves. Nasceu a 5/6/1844 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Esteves, da Congosta, e Ana Luísa, solteira, do mesmo lugar.   

 

ESTEVES, Ana Maria. // Faleceu a 4/1/1841, viúva de Francisco Domingues (Chairas?), do Faval, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da casa, e 170 missas, e ofício da irmandade, e «reza amica» (?), como determinara no seu testamento.  

 

ESTEVES, Ana Maria. // Casou com Domingos Gonçalves, de Soutomendo. // Faleceu a 16/8/1854 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.  

 

ESTEVES, Ana Maria. Filha de Manuel Luis Esteves e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Fiães por volta de 1784. // Lavradeira. // Faleceu no Fulão, onde morava, a 28/2/1864, com 80 anos de idade, viúva de José Vaz. // Com geração. 

 

ESTEVES, Ana Maria. Filha de Sebastião Esteves e de Maria Fernandes. Nasceu em São Cipriano de Padrenda, Tui, por volta de 1805. // Lavradeira. // Faleceu no Fulão, Fiães, a 22/2/1869, com 64 anos de idade, casada com Manuel António Ferreira. // Deixou dois filhos. 

 

ESTEVES, Ana Maria. Filha de Sebastião Esteves e de Ângela ------------------. Nasceu por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu em Portocarreiro, onde morava, a 11/10/1876, com 70 anos de idade, viúva de Francisco Quintela, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Fizera testamento. // Deixou herdeira de seus bens a sua sobrinha, por não ter filhos. 

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Guiomar Marques, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1796. // Faleceu a 27/4/1864, no lugar de Sá, Paços, onde morava, com 68 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Manuel José Gomes, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial de Paços.

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de ----------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1837. // Faleceu em Fiães a --/--/1917, com oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917).

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de José Luís Esteves e de Maria Domingues, residentes no lugar de Adedela. N.p. de Francisco Esteves e de Joaquina Esteves, do dito lugar; n.m. de João Domingues e de Luísa Gonçalves, de Soutomendo de Cima. Nasceu a 12/5/1856 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, do Porto, e Ana Rosa Domingues, tia da batizanda, solteiros. // Casou com o seu conterrâneo Manuel José Marques, filho de Maria Marques. // Enviuvou a 28/5/1905. // Com geração. // Nota: deve tratar-se da senhora que faleceu em 1929, no lugar da Adedela, com setenta e cinco anos de idade (ver Notícias de Melgaço n.º 27, de 25/8/1929, e Notícias de Melgaço n.º 29, de 8/9/1929): «também faleceu no mesmo lugar Ana Rosa Esteves, viúva, de setenta e cinco anos de idade  

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Portocarreiro. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Bernardo; neta materna de António Gonçalves e de Maria Joaquina Marques. Nasceu em Fiães a 12/2/1897 e foi batizada na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Bernardo e sua mulher, Rosa Gonçalves, camponeses, do lugar do Fulão, freguesia de Fiães.  

 

ESTEVES, Anésia Maria. Filha de Esperança Rosa Esteves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1933 (NM 193, de 7/5/1933).

 

ESTEVES, Angelina. Filha de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Joaquina Alves. Nasceu a 22/8/1886 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou com Manuel do Espírito Santo, de 27 anos de idade, do dito lugar, filho de Francisco Manuel Esteves e de Helena Alves, na igreja de Fiães, a 17/12/1908. // Faleceram ambos em Fiães: o marido a 3/1/1952 e ela a 2/12/1967. // Com geração.  

 

ESTEVES, Aníbal. Filho de Manuel Justino Esteves, lavrador, natural de Padrenda, Galiza, e de Alexandrina Vaz, lavradeira, natural de Fiães, moradores no lugar de Adavelha. Neto paterno de Manuel Joaquim Pereira e de Joaquina Esteves; neto materno de Manuel Caetano Vaz e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Fiães a 25/10/1909 e foi batizado na igreja católica local a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Aníbal Domingues e Rosa Domingues, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 29/6/1932 com a sua conterrânea Angelina Rosa de Jesus Vaz, de 26 anos de idade, filha de António José Vaz e de Maria Delfina Antas. // A sua esposa faleceu na freguesia de Fiães a 25/12/1946. // Ele morreu na freguesia de Paços a 30/4/1964. 

 

ESTEVES, Aníbal. Filho de Manuel do Espírito Santo Esteves e de Angelina Esteves, lavradores. Neto paterno de Francisco Manuel Esteves e de Helena Alves; neto materno de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu no lugar de Ladronqueira a 20/4/1924. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou civilmente, a 20/4/1974, com Deolinda Augusta de Melo, filha de Gaspar de Melo e de Julieta Costas. // Morou muitos anos na Vila de Melgaço, onde morreu a 1/11/2004. // Está sepultado no cemitério municipal. // Sem geração.

 

ESTEVES, Antónia. Filha de Domingos Esteves e de Maria Pires. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Ladronqueira, com 30 anos de idade, a 5/7/1874, no estado de casada com Francisco Esteves. // Deixou um filho. 

 

ESTEVES, Antónia Maria. Filha de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Portocarreiro a 26/4/1887, com 74 anos de idade, no estado de viúva de Luís Bernardo, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ESTEVES, António. // Faleceu em Lourenços a 17/4/1837, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Seu irmão, como herdeiro, pagou três ofícios e 40 missas.

 

ESTEVES, António. Filho de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. // Faleceu a 17/11/1841, devido à catástrofe que se abateu sobre o lugar de São João de Portocarreiro, onde residia. Com ele pereceram também sua mãe e quatro irmãos. Teve ofício de corpo presente da irmandade, e os de casa, além de duzentas missas que foram ditas por sua alma e de seus parentes vítimas do desastre.  

 

ESTEVES, António. // Estava casado com Maria Benta, de Portocarreiro, Fiães, quando faleceu, na freguesia de Monsanto, bispado de Castelo Branco, onde trabalhava no ofício de pedreiro, no mês de Agosto de 1844 «por mo certificarem seus companheiros», escreveu o padre Lourenço, de Fiães.

 

ESTEVES, António. Filho de Francisco Esteves e de Rosa Bernardo, do Ervedal. // Casou na igreja de Fiães a 3/7/1848, com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Maria, filha de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha. Testemunhas presentes: José Manuel Fernandes, mestre do ensino primário, e o padre José Joaquim Marques, cura da igreja de Fiães.

 

ESTEVES, António. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues. N.p. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves; n.m. de Custódio Domingues e de Luísa Rodrigues. Nasceu a 21/4/1844 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Maria Gonçalves, todos de Lapela, Fiães.

 

ESTEVES, António. Filho de ------------ Esteves e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1846. // Faleceu na Jugaria a --/--/1916, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 228, de 10/12/1916).

 

ESTEVES, António. Filho de Manuel Esteves e de Joaquina Vaz, lavradores, da Eira de Lapela. N.p. de João Esteves e de Luísa Marques; n.m. de Manuel Vaz e de Luísa Esteves. Nasceu a 5/3/1869 e foi batizado na igreja de Fiães a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques e sua mulher, Rosa de Almeida, lavradores, de Adavelha. (A criança já tinha sido batizada em casa pela madrinha no próprio dia do nascimento). 

 

ESTEVES, António (Padre). // Tomou conta da paróquia de Fiães em 1902, substituindo o presbítero encomendado José Maria Alves.

 

ESTEVES, António. Filho de Francisco Esteves e de Helena Alves, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel Alves e de Francisca Monteiro. Nasceu a 24/1/1882 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu em Fiães a 18/3/1956.

 

ESTEVES, António. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Esteves, lavradores. // Faleceu em Ervedal a 22/11/1890, com cinco meses de idade, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, António. Filho de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Ana Marques; neto materno de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques. Nasceu na freguesia de Fiães a 17/8/1898 e foi batizado na igreja católica da localidade a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, casado, lavrador, do lugar de Soutomendo de Baixo, e Clara Rosa Gonçalves, viúva, do lugar de Pousafoles. // Morreu a 6/12/1905 e foi sepultado no cemitério local.

 

ESTEVES, António. Filho de Maria Albina Esteves, solteira, jornaleira, moradora no lugar da Ladronqueira. Neto materno de Manuel António Esteves e de Benedita Alves. Nasceu em Fiães a 3/4/1904 e foi batizado na igreja católica local a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves, solteiro, presbítero da igreja romana, e Maria Conde, solteira, criada de servir. // Faleceu a 1/8/1905 e foi sepultado no cemitério local. 

 

ESTEVES, António (o da Lama). Filho de ---------- Esteves e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Adedela, Fiães, a --/--/1992 (VM 977).

 

ESTEVES, António Augusto. Filho de --------- Esteves e de ------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com Maria dos Anjos Fernandes Esteves, natural de Rouças. // Em 1994 residiam em Bilhões, Rouças (VM 1019).

 

ESTEVES, António Jacinto. Filho de Francisco Esteves e de Maria da Cunha, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Adedela; n.m. de Rosa Maria da Cunha, solteira. Nasceu a 8/2/1859 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, tio do batizando, e Silvânia Marques, solteira, de Soutomendo de Baixo. (A criança fora batizada em casa pela madrinha, no mesmo dia em que nascera, por ser fraquinha de aspeto). // Gémeo de José Maria. 

 

ESTEVES, António Jacinto. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Joaquina Rosa Martins, lavradores. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 1/10/1890, com cerca de dois meses de idade, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

ESTEVES, António de Jesus. Filho de pais incógnitos, perfilhado por António Esteves Gonçalves e Albertina Rosa Esteves. Nasceu em Fiães a 1/12/1948. // Foi agente da PIDE/DGS (2.ª classe) até ao dia 25/4/1974, em virtude dessa polícia ter sido extinta. // Casou com Aurora de Fátima Esteves. // Sem mais notícias.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Pedro Celestino Esteves e de Francisca Pires. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Esteves, todos de Pousafoles; n.m. de Manuel Pires (do Canto?), de Portelinha, Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Domingues (Mansa), de Pousafoles. Nasceu a 3/7/1838 e foi batizado a 8 desse mês e ano. 

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de José Esteves, de Fiães, e de Vicência Gonçalves, de Lamas de Mouro, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Esteves; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria dos Prazeres. Nasceu a 11/8/1864 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Pereira e sua mulher, Maria Domingues, lavradores, de Lamas de Mouro. // Faleceu em Outubro de 1866.  

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Leopoldina de Almeida, lavradores, da Quingosta. N.p. de Manuel Esteves e de Guimar Esteves; n.m. de José de Almeida e de Luísa Esteves. Nasceu a 22/8/1869 e foi batizado a 5 de Setembro desse dito ano. Padrinhos: José Alves (Florindo) e sua mulher, Ana Joaquina Esteves, lavradores, tios do batizando, de Lapela.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de José Esteves e de Maria Joaquina Marques, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves, de Castro Laboreiro; n.m. de António Marques e de Margarida Afonso, de Lapela. Nasceu a 2/2/1881 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz, lavradores, de Portocarreiro. N.p. de Luís Esteves e de Maria Joaquina Quintela; n.m. de Francisco António Vaz e de Ana Maria Ferreira. Nasceu a 23/1/1883 e foi batizado na igreja a 25 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina Vaz, casada, lavradeira, de Portocarreiro, a qual batizara a criança em casa, no dia do nascimento. // Faleceu a 15/2/1883 e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Manuel Maria Esteves e de Maria Vaz, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de José Esteves da Fonte e de Vicência Gonçalves; n.m. de Manuel Vaz e de Ana Domingues. Nasceu a 27/10/1884 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Esteves, solteiro, jornaleiro, e Albina Cerqueira, viúva, ambos de Eira de Lapela, Fiães. // Casou com Rosa Maria Guerreiro, na CRCM, a 29/12/1913. // Faleceu em Fiães a 13/2/1947. (A sua viúva deve ter falecido em Março de 1971). // Pai de Augusto, nascido em Fiães em 1916.   

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Portocarreiro. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Ana Bernardo; neto materno de António Gonçalves e de Maria Joaquina Marques. Nasceu em Fiães a 28/8/1901 e foi batizado na igreja católica local a 5 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Bernardo, casado, lavrador, e Rosa Gonçalves, casada, lavradeira.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Joaquim Esteves e de Rosalina Domingues. Nasceu em Fiães por volta de 1923. // Casou a 14/1/1946 com Ana Rosa, nascida em 1924, filha de Manuel Luís Bernardo, castrejo, e de Maria Francisca Alves. 

 

ESTEVES, António José. Filho de Manuel Esteves, de Fiães, e de Maria Joaquina Domingues, de Lamas de Mouro, lavradores, residentes em Adedela. N.p. de Manuel Esteves e de Maria José Domingues; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu a 5/9/1863 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião José Domingues e mulher, Clara Gonçalves, lavradores, de Adedela. 

 

ESTEVES, António José. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Rosa de Almeida, lavradores. N.p. de João Manuel Esteves e de Joaquina Quintela; n.m. de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria Rodrigues, todos de Portocarreiro. Nasceu a 30/8/1881 e foi batizado a 2 de Setembro desse ano. Padrinhos: avós maternos. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou em 1912 com Alexandrina Rosa de Jesus (ver Correio de Melgaço n.º 9, de 4/8/1912).

 

ESTEVES, António José. Filho de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Pousafoles. N.p. de Jerónimo Esteves e de Maria Bernardo, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Domingues e de Isabel Ventura Domingues, de Pousafoles, Fiães. Nasceu a 16/8/1882 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: a avó paterna. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 14/5/1917 com Maria Joaquina Esteves.  

 

ESTEVES, António José. Filho de -------- Esteves e de --------------------------. Nasceu em Pousafoles, Fiães, a --/--/1888. // Faleceu a --/--/1938, com 50 anos de idade (NM 387).

 

ESTEVES, António José. Filho de Maria Rosa Esteves, lavradeira, moradora no lugar da Congosta. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Quintela. Nasceu em Fiães a 8/9/1899 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica da localidade. Padrinhos: António José Vaz e sua mulher, Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar do Fulão, Fiães. // Morreu a 2/4/1900 e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, António Luís. Filho de Joaquim Esteves e de Ana Marques, moradores no lugar de Pousafoles. N.p. de Isabel Esteves, viúva; n.m. de António Marques e de Mariana Esteves. Nasceu a 28/6/1861 e foi batizado a 8 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, e sua irmã, Maria Rosa Domingues, casada, lavradores, de Lapela. // Rural. // Casou na igreja de Fiães a 30/3/1892 com a sua conterrânea Rosa Maria Esteves, de 19 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques, fenalenses. Testemunhas presentes: João Manuel Domingues, casado, lavrador, do lugar de Pousafoles, Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, do lugar do Faval, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, rural, de Ladronqueira.     

 

ESTEVES, António Modesto. Filho de Maria Rosa Esteves. Neto materno de Pedro Esteves e de Isabel Vaz, todos de Lapela. Nasceu a 17/10/1841 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Modesto Gregório, do lugar do Vido, freguesia de Castro Laboreiro, e Maria Domingues, do lugar de Portocarreiro, freguesia de Fiães.

 

ESTEVES, António Ventura. Filho de António Esteves e de Rosa Alves, do Fulão. // Casou na igreja de Fiães a 21/11/1844, com Rosa Maria, filha de Maria Esteves, de Lapela, sua parente no 4.º grau de consanguinidade. Testemunhas do ato religioso: Manuel José Quintela, da Eira de Lapela, e Gaspar Soeiro, de Ladronqueira. 

 

ESTEVES, António Ventura. Filho de António Esteves e de Rosa Alves, moradores no lugar do Fulão. // Casou na igreja de Fiães a 14/7/1847, com Maria Joaquina, filha de Joaquim Vaz e de Maria Ventura Marques, de Portocarreiro. Testemunhas do ato religioso: Francisco Esteves, do lugar da Cela, e Manuel Esteves, solteiro, do Fulão. (Parece ser o de cima, mas nesse caso teria que ser viúvo; o padre não diz absolutamente nada a esse respeito). // Faleceu em Portocarreiro a 6/3/1883, com cerca de 66 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, Araújo Augusto. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria da Conceição Araújo. Nasceu em Fiães a --/--/1931 (NM 120, de 9/8/1931).

 

ESTEVES, Armando. Filho de ------------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Fiães, com o professor João Nepomuceno Vaz, ficando aprovado (NM 413). // Nota: deve ser o Armando Justino de Araújo Esteves, bis-sobrinho do padre João Nepomuceno Vaz, que em 1938 foi a Braga, na companhia do dito sacerdote, fazer exame de admissão ao Seminário, ficando aprovado com 12 valores, pelo que no ano letivo 1938/9 iria frequentar o 1.º ano de preparatórios no Seminário da Senhora da Conceição (NM 416, de 9/10/1938).  

 

ESTEVES, Armando Augusto. Filho de Aníbal Esteves e de Angelina Rosa Vaz. Nasceu em Fiães a --/--/1938 (NM 427, de 1/1/1939). 

 

ESTEVES, Armando Justino. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1428, de 4/3/1962: // No pretérito dia 3 realizou-se o enlace matrimonial de Armando Justino Esteves, de Soutomendo, Fiães, com Aida Outeiro, de São Gregório, Cristóval. Apadrinhou o noivo o Dr. Rodrigues e Maria do Rosário Vaz, aluna do Liceu Nacional de Braga. A noiva foi apadrinhada pelo Dr. médico Amoedo e sua esposa. A seguir à cerimónia religiosa foram encher a barriguinha ao Hotel Ranhada, sito no lugar do Peso.

 

ESTEVES, Artur. Filho de Manuel António Esteves e de Benedita Alves. Nasceu no lugar de Ladronqueira por volta de 1894. // Lavrador. // Casou a --/--/1915 com Filomena Rosa Domingues, nascida no lugar de Candosa por volta de 1890, (Correio de Melgaço n.º 144, de 11/4/1915). // Pai de Alzira Cândida, nascida em Fiães em 1916, e de Alice da Conceição (1922-2006), e de José Armando, nascido em 1929. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 107, de 3/5/1931: «(1.ª publicação). Pelo juízo de direito desta comarca e cartório do 1.º ofício, e na ação sumária que Artur Esteves, casado, lavrador, do lugar da Candosa, Fiães, move contra José Gonçalves, casado, do mesmo lugar e freguesia, e Ludovina Cardoso e marido, Manuel Fernandes de Sousa, lavradores, dos lugar dos Perzes, Rouças, correm editos de 30 dias citando aquele José Gonçalves, casado, do lugar de Candosa, Fiães, ausente em parte incerta da República Espanhola, para no prazo de dez dias, findos que sejam os trinta dos editos, impugnar, querendo, o pedido da mesma ação, que é a quantia de 1.840$00 (mil oitocentos e quarenta escudos), juros desde o protesto, despesa deste, e mais despesas legais com o máximo de Procuradoria, como credor da mesma letra, sob pena de não impugnando dentro do referido prazo ser imediatamente condenado no pedido nos termos do artigo 4.º do decreto n.º 18.552. Melgaço, 24/4/1931. Verifiquei: o juiz de direito Faria Sampaio. O escrivão do 1.º ofício, João Afonso.»

  

ESTEVES, Augusta de Jesus. Filha de José Justino Esteves e de Maria Rosa Henriques. Nasceu em Fiães a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 33, de 6/10/1929).

 

ESTEVES, Augusto. Filho de António Joaquim Esteves e de Rosa Maria Guerreiro. Nasceu em Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 188, de 27/2/1916).

 

ESTEVES, Augusto. Filho de Elvira de Jesus Esteves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1933 (NM 190, de 9/4/1933).

 

ESTEVES, Áurea. Filha de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 419).

 

ESTEVES, Aurora Augusta. Filha de Maria Albina Esteves. Nasceu no lugar de Adavelha, freguesia de Fiães, a --/--/1920. // Casou em regime de comunhão de bens a 21/2/1955 com Manuel, de cinquenta e um anos de idade, solteiro, agricultor, filho de António Joaquim Alves e de Ana Joaquina Marques, natural de Fiães. // O seu marido morreu na freguesia de Fiães a 29/3/1979. // Ela faleceu no estado de viúva, a 23/4/1993, com setenta e dois anos de idade. // A sua mãe morrera com noventa anos de idade e a sua sogra com 106 anos de idade.  

 

ESTEVES, Aurora de Jesus. Filha de Justino Esteves e de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 116, de 15/9/1914).

 

ESTEVES, Avelino. Filho de António Esteves e de Rosa Maria Guerreiro. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). // Casou a 13/3/1958 com a sua conterrânea Deolinda Rosa Martins. // Faleceu no lugar de Adedela, Fiães, a 29/4/1996, com oitenta e um anos de idade. // Pai de Augusto José, emigrante no Brasil. // Irmão de Maria, viúva. 

 

ESTEVES, Avelino. Filho de ---------- Esteves e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 21/7/1931 fez exame do 2.º grau, ficando aprovado (NM 119, de 26/7/1931).

 

ESTEVES, Beatriz de Jesus. Filha de António Esteves, aspirante de Finanças (ex-padre), natural de Castro Laboreiro, e de Albina Rosa Esteves, natural de Fiães. Neta paterna de António José Esteves e de Emília Alves; neta materna de Manuel António Esteves e de Benedita Alves. Nasceu em -------------, a 24/12/1922. // Casou com Armando da Ressurreição Rodrigues, irmão do professor Rodrigues, do padre António de Jesus Rodrigues, entre outros.   

 

ESTEVES, Bento Manuel. Filho de Manuel António Esteves e de Isabel Maria Afonso. Nasceu em Fiães por volta de 1832. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Sá, freguesia de Paços, a 28/6/1899, com todos os sacramentos da igreja católica, com 67 anos de idade, viúvo da sua conterrânea Maria Joaquina Domingues, sem testamento e foi sepultado no adro da igreja de Paços. // Deixou uma filha.    

 

ESTEVES, Bernarda. // Já estava viúva de José Esteves quando morreu, a 17/11/1841, em consequência da catástrofe que ocorreu nesse dia em São João de Portocarreiro. Com ela pereceram sua filha, Maria Rosa Esteves, casada com Torcato de Almeida, e seu neto Manuel, filho do dito casal. Foi sepultada na igreja do mosteiro. Teve ofício de corpo presente da irmandade, segundo o costume. Por sua alma, e dos parentes mortos, foram ditos três ofícios de casa e rezadas 180 missas.  

 

ESTEVES, Caetano José. Filho de João Esteves e de Domingas Afonso. // Lavrador. // Faleceu em Portocarreiro, a 2/12/1874, com 80 anos, viúvo de Rosa Quintela. // Deixou um filho. 

 

ESTEVES, Carlos António. Filho de António José Esteves e de Alexandrina Rosa de Jesus. Nasceu em Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914).

 

ESTEVES, Carlos Mário. Filho de Albano Esteves e de Maria de Carvalho. Nasceu no lugar de Fulão, freguesia de Fiães, a 18/11/1935. // Em Agosto de 1997 visitou a sua terra, vindo do Brasil, onde se encontrava há quarenta e quatro anos; trabalhava na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro.  

 

ESTEVES, Cesário de Jesus. Filho de Estefânia Augusta Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 201, de 16/7/1933). // Casou com Palmira Soares, natural de Rouças. // Na década de sessenta ou setenta adquiriram o prédio rústico “Campo Santo”, com 810 m2, que confronta a norte e nascente com Manuel Luís Vaz e filhos, a sul com Augusto Cândido Vaz, e a poente com António Gonçalves, sito na Jugaria. // Em 1996 e 2000 residiam no lugar da Jugaria, Fiães (VM 1049 e VM 1147). 

 

ESTEVES, Clara. Filha de Francisco Esteves e de Ana Afonso. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso; n.m. de Manuel Afonso e de Luisa Esteves, do Fulão. Nasceu a 8/6/1850 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e São Bento. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua freguesia a 5/5/1887 com o seu conterrâneo, António Marques. // Faleceu no lugar do Fulão a 10/6/1896, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou um filho.  

 

ESTEVES, Clara. Filha de Domingos Esteves e de Joaquina Gonçalves, lavradores, do Fulão. N.p. de João Esteves e de Teresa Rosa Rodrigues; n.m. de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela. Nasceu a 19/1/1872 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ferreira e sua mulher, Rosa Gonçalves, lavradores, tios maternos da neófita, de Adavelha. // Em Maio de 1937, com 65 anos de idade, e com 30$00 no bolso, e provavelmente broa e chouriço na mochila, parte de Melgaço até Fátima a pé, demorando nove dias. Esteve lá o tempo necessário para pagar a promessa e voltou à sua freguesia natal novamente a pé; quando chegou, perguntaram-lhe se o dinheiro fora suficiente. Respondeu: «ainda me sobraram sete mil réis.» E mais: no regresso visitou o Bom Jesus e o Sameiro em Braga. Nesse dia alcançou o Peso, onde pernoitou. Escreveu o jornalista: «muito pode a boa vontade.» // Faleceu em Fiães a 4/12/1938. // (NM 360 e NM 427).

 

ESTEVES, Clara. Filha de António Modesto Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves, de Lapela. N.p. de Maria Esteves, solteira; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Antónia Alves. Nasceu a 2/6/1872 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Rosa (?) Maria Gonçalves, solteira, lavradora, de Lapela.

 

ESTEVES, Clara. Filha de José Esteves (Calçada) e de Maria Joaquina Marques. Nasceu na freguesia de Fiães por volta de 1878. // Camponesa. // Tinha trinta anos de idade, morava em Padrenda, Galiza, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 13/4/1908 com o seu conterrâneo Francisco António Domingues, de quarenta e um anos de idade, solteiro, lavrador. 

 

ESTEVES, Clara Joaquina. Filha de Maria Rosa Esteves, viúva, de Lapela, Fiães. // Faleceu a 6/9/1845 e foi sepultada na igreja do mosteiro a 8 desse mês e ano.

 

ESTEVES, Clara Rosa. Filha de António Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Ervedal. N.p. de Francisco Esteves e de Rosa Bernarda; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Maria Afonso. Nasceu em Fiães a 23/7/1860 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e Rosa Maria Gonçalves, solteiros, de Adavelha. // Faleceu no lugar de Ervedal a 18/3/1896, casada com António José Gregório, natural de Castro Laboreiro, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // O seu viúvo casou com a sua irmã Maria Rosa Esteves, também viúva.  

 

ESTEVES, Clara Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Quintela, lavradores, residentes no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Ventura Alves; n.m. de Manuel Quintela e de Maria Ventura Marques. Nasceu a 10/7/1864 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, lavrador, e Clara Rosa Quintela, solteira, tia materna da neófita, lavradora, do lugar de Adavelha. // Faleceu em Cristóval a 17/8/1944.

 

ESTEVES, Claudina. Filha de José Esteves e de Maria Marques, lavradores, de Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves, de Castro Laboreiro; n.m. de António Marques e de Margarida Afonso, de Lapela. Nasceu a 23/3/1873 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

ESTEVES, Claudina. Filha de Manuel António Esteves e de Joaquina Meleiro, lavradores, residentes no lugar de Soutomendo de Cima. N.p. de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Manuel Meleiro e de Luísa Domingues. Nasceu a 23/5/1883 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto Alves e sua mulher, Maria Vaz, lavradores, do lugar da Jugaria. // Casou na CRCM a 19/9/1917, com António, de 29 anos de idade, fianense, filho de Manuel António Esteves e de Benedita Alves. // Faleceu em Fiães a 2/4/1966.

 

ESTEVES, Clementina. Filha de Manuel Maria Esteves e de Maria Bernarda. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 151, de 30/5/1915).

 

ESTEVES, Conceição. Filha de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes em Pousafoles. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Ana Marques; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 15/1/1905 e foi batizada na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, solteiro, e Clara Rosa Gonçalves, viúva, camponeses. // Casou na CRCM a 12 de Maio de 1962 com o seu conterrâneo Manuel Francisco Domingues, de 54 anos de idade, filho de José António Domingues e de Florinda Domingues. // Enviuvou a 5/6/1967. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 25/5/1984.      

 

ESTEVES, Daniel. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa Afonso, castrejos. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Mosteiro a 20/8/1886, com 71 anos de idade, casado com Joaquina Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Fiães.  

 

ESTEVES, Darlindo José. Filho de Manuel José Esteves e de Ludovina Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Luísa Vaz; neto materno de Francisco [Alves] e de Maria Gonçalves. Nasceu em Fiães a 10 de Julho de 1898 e foi batizado na igreja católica local a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Esteves, solteiro, e Maria Luísa Vaz, casada, lavradeira, ambos da Jugaria. // Casou na CRCM a 1/2/1921 com Josefina Ferreira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 3 de Dezembro de 1977.  

 

ESTEVES, Domingos. // Faleceu no estado de casado, no lugar do Fulão, a 9/11/1842, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ESTEVES, Domingos. // Faleceu a 3/9/1848, no estado de viúvo de Teresa Cortes, de Balsada, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Domingos. // Faleceu a 30/9/1859 e foi sepultado na igreja do mosteiro a 2/10/1859. Era viúvo de Maria Luisa Marques, de Lapela, Fiães.

 

ESTEVES, Domingos. Filho de João Esteves e de Teresa Rodrigues, rurais, moradores no Fulão. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida, do dito lugar; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Portocarreiro. Nasceu a 23/12/1843 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinho: Ventura, do Fulão. // Faleceu no lugar do Fulão a 7/9/1894, casado com Joaquina Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, Domingos José. Filho de Manuel Esteves e de Maria Ventura Vaz, moradores no lugar da Eira de Lapela. N.p. de Simão Esteves e de Isabel Domingues, de Ervedal; n.m. de José Vaz e de Ana Maria Esteves, do Fulão. Nasceu a 22/3/1845 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

ESTEVES, Elvira de Jesus. Filha de Joaquim Esteves e de Rosalina Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 84, de 25/1/1914).

 

ESTEVES, Elvira de Jesus. Filha de Justino Esteves e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 55, de 30/3/1930).

 

ESTEVES, Elvira Rosa. Filha de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Ana Marques; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 19/12/1909 e foi batizada na igreja católica local a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves e sua mulher, Maria Domingues, camponeses. // Casou na igreja de Fiães a 26/10/1940 com o seu conterrâneo Francisco António Bernardo de Oliveira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 9/3/1965.

 

ESTEVES, Emília. Filha de Daniel Esteves e de Joaquina Pires, lavradores, naturais de Castro Laboreiro. Nasceu em Fiães por volta de 1852. // Camponesa. // Faleceu a 13/10/1909, em sua casa de morada, sita no lugar de Vila do Conde, com 57 anos de idade, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Fiães.

 

ESTEVES, Ermesinda Rosa. Filha de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 2, de 16/6/1912).

 

ESTEVES, Estefânia Augusta. Filha de Manuel José Esteves e de Ludovina Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Luísa Vaz; neta materna de Francisco Alves (de Baixo) e de Maria Gonçalves. Nasceu em Fiães a 24/8/1905 e foi batizada na igreja católica local a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Esteves, de Fiães, e sua mulher, Estefânia Augusta Gomes, de Cristóval, proprietários. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/1/1986.

 

ESTEVES, Eugénia. Filha de --------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1895. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a --/--/1916, com apenas 21 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 184, de 30/1/1916).

 

ESTEVES, Felicidade. Filha de Manuel Esteves e de Luísa Quintela, lavradores, do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Ventura Alves; n.m. de Manuel Quintela e de Ventura Marques. Nasceu a 14/5/1866 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno, lavrador, e Clara Quintela, tia materna, lavradeira, ambos de Adavelha.

 

ESTEVES, Felismina Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Bernardo. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 54, de 22/6/1913). // Faleceu em Portocarreiro a --/--/1914, com onze meses e dezassete dias (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914).   

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel Esteves e de Maria Rodrigues. Nasceu em Fiães por volta de 1797. // Lavrador. // Faleceu no Ervedal, a 22/6/1864, com 67 anos de idade, viúvo de Rosa Bernardo. // Deixou um filho.

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, residentes em Adavelha. Nasceu por volta de 1816. // Casou na igreja de Fiães a 23/3/1841, com Ana, filha de Manuel Afonso e de Luísa Esteves, do Fulão. Testemunhas do ato religioso: Manuel Esteves, de Adavelha, e Manuel Esteves, viúvo, de Portocarreiro. // Lavrador. // Faleceu no Fulão a 23/5/1886, com 70 anos de idade, casado com a dita Ana, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Fiães. // Deixou duas filhas. // Nota: desde 1884 que morava na Cela de Cima, Padrenda, provavelmente em casa de uma das suas filhas.

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel Esteves e de Maria Gonçalves, de Lugo (?). Nasceu por volta de 1840. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Jugaria, freguesia de Fiães, a 5/7/1872, com apenas 32 anos de idade, solteiro. 

 

ESTEVES, Francisco. Filho de ------- Esteves e de Luísa Domingues. N.p. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves; n.m. de Custódio Domingues e de Luísa Rodrigues. Nasceu a 5/6/1846 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e sua mulher, Maria Rosa Fernandes, todos de Lapela, Fiães.

 

ESTEVES, Francisco. Filho de José Esteves, natural de Fiães, e de Albina Cerqueira, natural de Cristóval, lavradores, residentes na Eira de Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Ventura Vaz; n.m. de Manuel José Cerqueira e de [Teresa de Jesus Ribeiro]. Nasceu a 22/11/1870 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Domingues, solteiro, lavrador, do lugar da Congosta, e Joaquina Vaz, casada, de Lapela.

 

ESTEVES, Francisco António. // Estava viúvo de Maria Ventura Alves quando casou na igreja de Fiães, a 2/8/1840, com Joaquina, filha de José Vaz e de Ana Maria Esteves, do Fulão. Testemunhas do acto: Luís Vaz, do Faval, e Francisco Esteves, do Ervedal.

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Esteves, de Adedela. // Casou na igreja de Fiães, a 29/10/1851, com Maria, filha de Ana Rosa da Cunha, solteira, de Soutomendo de Baixo. Testemunhas do ato religioso: Manuel Marques, solteiro de Soutomendo de Baixo, e Gaspar Soeiro, de Chã da Cancela.

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de João Manuel Esteves e de Maria Luísa Marques. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Vaz, todos de Portocarreiro; n.m. de José Marques e de Maria Esteves Afonso, de Adavelha. Nasceu a 6/9/1837 e foi batizado a --/--/18--. Padrinhos: Francisco António Esteves e sua mulher, ------------- Alves, de Pousafoles. // Faleceu a 17/11/1841, em consequência do terramoto ocorrido nesse dia em São João de Portocarreiro, e foi sepultado na igreja do mosteiro. Só teve uma missa rezada, por ser ainda menino.   

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de Joaquim Esteves e de Joaquina Esteves, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Alves; n.m. de António Esteves e de Maria Benta Domingues, de Portocarreiro. Nasceu a 7/3/1857 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Esteves, tia do batizando, de Portocarreiro. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 24/9/1884 com a sua conterrânea Miquelina Rosa Meleiro, de 30 anos de idade, solteira, filha de Ana Rosa Meleiro, solteira, fenalense. Testemunhas presentes: Manuel António Esteves Meleiro, viúvo, lavrador, e Joaquim Meleiro, casado, camponês, moradores em Soutomendo de Baixo. // Enviuvou. // Casou na igreja de Fiães em segundas núpcias, a 12/10/1899, com a sua conterrânea, Maria Joaquina Domingues, de 52 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco Domingues e de Isabel Marques, lavradores. Testemunhas presentes: António José Esteves, casado, lavrador, de Ladronqueira, e Manuel José Esteves, casado, lavrador, de Soutomendo de Baixo. // Com geração.    

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de Manuel José Esteves e de Ventura Vaz, lavradores, de Balsada. N.p. de Manuel José Esteves e de Ventura Vaz; n.m. de Manuel Marques e de Maria Caetana Domingues. Nasceu a 14/2/1862 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves e Mariana Vaz, casados, lavradores, de Portocarreiro. // Faleceu no Faval, Fiães, a 18/4/1941.

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de Domingos José Esteves, de Fiães, e de Albina Cerqueira, de Cristóval, lavradores, residentes na Eira de Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Ventura Vaz; n.m. de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro. Nasceu a 3/10/1868 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna, casada, lavradeira, do lugar da Eira de Lapela.   

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Ana Marques; neto materno de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 8/11/1900 e foi batizado na igreja católica local a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, casado, lavrador, e Clara Rosa Gonçalves, viúva, lavradeira, ambos de Soutomendo de Baixo. // Faleceu a 26/12/1904 e foi sepultado no cemitério local.

 

ESTEVES, Francisco José. Filho de Manuel Esteves e de Maria ------------ Gonçalves, da Jugaria. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa; n.m. de António Gonçalves e de Maria Fernandes, da Jugaria. Nasceu a 8/7/1840 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Alves e sua mulher, Teresa Fernandes, da Candosa.

 

ESTEVES, Francisco José. Filho de Pedro Celestino Esteves e de Francisca Pires. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Esteves, todos de Pousafoles; n.m. de Manuel Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Esteves, de Pousafoles. Nasceu a 28/4/1841 e foi batizado a 3 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco Marques e sua mulher, Maria Luísa Marques, de Pousafoles, Fiães.

 

ESTEVES, Francisco José. Filho de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, de Adedela. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, do dito lugar; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 15/4/1860 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves, tio paterno do bebé, e sua mulher, Maria da Cunha, lavradores, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu a 20/4/1865.  

 

ESTEVES, Francisco Manuel. // Nasceu por volta de 1845. // Morreu no lugar de Ladronqueira a --/--/1930, com 85 anos de idade (NM 67, de 6/7/1930).

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de Ludovina Esteves, jornaleira. // Faleceu no lugar da Congosta a 3/3/1892, com apenas oito dias de idade, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, Georgina. Filha de Manuel António Esteves e de Benedita Alves, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neta paterna de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; neta materna de Manuel José Alves e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 2/1/1899 e foi batizada na igreja católica da localidade a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Fernandes e sua mulher, Albina Maria Ribeiro, lavradores, residentes no lugar de Viladraque, Paços. // Casou na CRCM a 25/6/1919 com o seu conterrâneo Hermínio Esteves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 3/5/1956. // Com geração.  

 

ESTEVES, Guimar. // Faleceu a 4/1/1856 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Estava casada com Agostinho Vaz, de Soutomendo.

 

ESTEVES, Guimar. // Faleceu solteira, em Soutomendo de Baixo, a 13/12/1857, e foi sepultada na igreja a 15 desse mesmo mês e ano.

 

ESTEVES, Hermínio (ou Ermindo). Filho de Manuel José Esteves e de Ludovina Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Luísa Vaz; neto materno de Francisco Alves e de Maria Gonçalves. Nasceu em Fiães a 9/11/1896 e foi batizado na igreja católica a 15 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna, lavradeira, do lugar da Jugaria, e António Pires, casado, lavrador, natural de Rouças. // Casou na CRCM a 25/6/1919 com Georgina Esteves. // A sua esposa faleceu em Fiães a 3/5/1956. // Ele morreu na freguesia de Afife, Viana, a 10/3/1980. // Com geração.  

 

ESTEVES, Hugo Marcelo. Filho de Salvador António Esteves e de Maria Aurora Soares, moradores na Jugaria. Nasceu em ----------- a --/--/19— e foi batizado na igreja de Fiães a 15/8/1999.

 

ESTEVES, Ilda. Filha de José António Esteves e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Fiães a 15/3/1946. // Professora.

 

ESTEVES, Ilda de Jesus. Filha de Darlindo José Esteves e de Josefina Ferreira. Nasceu em Fiães a --/--/1937 (NM 370).

 

ESTEVES, Isabel. // Faleceu em Adavelha, já viúva, a 11/4/1843, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ESTEVES, Isabel. // Casou com António Esteves, de Portocarreiro. // Faleceu a 13/9/1853 e foi sepultada na igreja do mosteiro a 15 desse mês e ano.

 

ESTEVES, Isabel. Filha de João Esteves e de Ana Luisa Quintela. Nasceu por volta de 1799. // Lavradeira. // Morava na Cela de Cima quando morreu, repentinamente, no Fulão, Fiães, a 2/9/1875, com 76 anos de idade, viúva de Manuel José Ferreira. // Deixou quatro filhos.

 

ESTEVES, Isabel. Filha de Pedro Esteves e de Isabel Vaz. Nasceu por volta de 1800. // Lavradeira. // Faleceu em Lapela a 31/8/1880, com 80 anos de idade, viúva de João Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos. 

 

ESTEVES, Isabel. Filha de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves, lavradores. Nasceu por volta de 1822. // Faleceu na Eira de Lapela, Fiães, onde morava, a 24/10/1879, com 57 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Os irmãos foram seus herdeiros. 

 

ESTEVES, Isabel. Filha de Manuel Esteves e de Maria Alves. Nasceu em Fiães por volta de 1823. // Lavradeira. // Faleceu em Chã de Cancela, com 50 anos de idade, a 5/3/1873, casada com Manuel de Almeida. // Não deixou filhos.

 

ESTEVES, Jerónimo. // Faleceu em Adavelha, viúvo, a 22/9/1836, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade, segundo o costume, e um pequeno da casa, e 20 missas, 10 pela sua alma e 10 pelas almas de suas obrigações.

 

ESTEVES, João. Filho de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida. N.p. de Manuel Luis Esteves e de Rosa Vaz; n.m. de Manuel de Almeida e de Domingas Gonçalves. Nasceu por volta de 1812. // Lavrador. // Faleceu no Fulão, a 14/5/1862, com 50 anos de idade, casado com Maria Teresa Rodrigues. // Deixou quatro filhos.

 

ESTEVES, João. Filho de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu por volta de 1821. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Lapela, onde residia, a 12/3/1881, com 60 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, viúvo de Maria Teresa, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou quatro filhos.

 

ESTEVES, João António. Filho de Pedro Celestino Esteves e de Francisca Pires, de Pousafoles. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Esteves, de Pousafoles, Fiães. Nasceu a 3/6/1845 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: João António Alves e sua mulher, Joaquina Domingues, de Portelinha.

 

ESTEVES, João Manuel. Filho de Domingos Esteves e de Maria de Almeida. // Casou na igreja de Fiães, a 20/6/1841, com Maria Teresa, filha de Manuel Rodrigues e de Luisa Alves. Testemunhas do ato religioso: Manuel Alves, da Corga, e Manuel de Almeida, todos do Fulão.

 

ESTEVES, João Manuel. Filho de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. Nasceu por volta de 1822. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 6/11/1843, com a sua parente no 3.º e 4.º grau, Maria Joaquina Quintela, de Portocarreiro, viúva, fenalense. Testemunhas do ato religioso: Manuel de Almeida, de Ladronqueira, e Manuel Quintela, solteiro, de Adavelha. // Faleceu em Portocarreiro a 21/9/1880, com 58 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou três filhos.   

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso. Nasceu por volta de 1800. // Lavrador. // Faleceu em Soutomendo de Cima a 21 de Julho de 1893, com 93 anos de idade, viúvo de Maria Angélica Martins, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. // Casou na igreja de Fiães, a 5/6/1837, com Maria Rosa, filha de João Manuel Esteves e de Maria Luisa Marques, de Portocarreiro. Testemunhas presentes: José Alves e Domingos Alves Morgado.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela, de São João de Portocarreiro. // Faleceu a 24/10/1840 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Simão Esteves e de Isabel Domingues, de Ervedal. // Casou na igreja de Fiães, a 10/8/1839, com Ana, filha de Manuel Bernardo e de Maria Ventura Marques, de S. João de Portocarreiro. Testemunhas do ato religioso: Francisco Esteves e Manuel Vaz, ambos do lugar do Ervedal.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. // Casou na igreja de Fiães a 5/6/1849, com Joaquina, filha de António Esteves e de Maria Rita Domingues, de Portocarreiro. Testemunhas do ato religioso: Manuel Esteves, solteiro, de Portocarreiro, e Francisco Esteves, solteiro, de Candosa. 

 

ESTEVES, Joaquim (da Porta). Filho de Isabel Esteves, lavradeira. Nasceu em Fiães por volta de 1834. // Rural. // Faleceu no lugar de Pousafoles a 20/5/1898, com 64 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, viúvo de Ana Marques, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Luís Esteves e de Joaquina Quintela. N.p. de António Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de Manuel António Quintela e de Francisca Vaz, todos do Fulão. Nasceu a 23/3/1845 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingos …… e sua mulher, Clara Vaz, de Soutomendo de Baixo. 

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Francisco António Esteves e de Maria da Cunha, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Adedela; n.m. de Ana Rosa da Cunha, de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 8/11/1855 e foi batizado a 15 desse mês pelo padre António Luís Lourenço. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, tio paterno do batizando, e a avó paterna do mesmo. // Faleceu no dito lugar de Soutomendo de Baixo, a 10/9/1877, solteiro, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de José Esteves “Calçada”, de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Marques, de Fiães, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves; n.m. de António Marques e de Margarida Afonso. Nasceu a 1/4/1885 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Fiães a 14/3/1950. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou em 1913 com Rosalina Domingues (ver Correio de Melgaço n.º 36, de 9/2/1913).   

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Portocarreiro. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Bernardo; neto materno de António Gonçalves e de Maria Joaquina Marques. Nasceu em Fiães a 9/6/1899 e foi batizado na igreja católica local a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Bernardo e sua mulher, Rosa Gonçalves, camponeses, do lugar do Fulão, freguesia de Fiães. // Morreu a 25/9/1900 e foi sepultado no adro da igreja. 

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de -------------- Esteves e de ----------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 2012 era uma espécie de almocreve: transportava na sua carrinha, ele e o seu filho Nuno, encomendas várias entre o Porto e Melgaço, passando por Braga. 

 

ESTEVES, Joaquim Amaro. Filho de Manuel António Esteves e de Benedita Alves, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel José Alves e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu a 14/1/1884 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Madrinha: Albina Maria Ribeiro, casada, lavradeira, de Viladraque, Paços. 

 

ESTEVES, Joaquim José. Filho de Luís Esteves e de Joaquina Quintela. N.p. de António Esteves e de Rosa Alves; n.m. de Manuel António Quintela e de Francisca Vaz, todos do Fulão. Nasceu a 20/3/1841 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Pedro Pires e Ana Luísa Pires, do Outeiro, Paços.

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. // Faleceu a 17/11/1841, devido à catástrofe ocorrida nesse dia em São João de Portocarreiro, onde residia. No acidente, pereceram igualmente sua mãe e quatro irmãos. // Foi sepultada na igreja do mosteiro. // Teve ofício de corpo presente, e os de casa, segundo o costume, e depois foram ditas, por sua alma e dos parentes mortos, 200 missas.  

 

ESTEVES, Joaquina. // Faleceu em Adedela, viúva, a 26/4/1857, e foi sepultada na igreja a 28 desse mês e ano. // Teve dois ofícios e 30 missas, por sua alma.

 

ESTEVES, Joaquina. // Faleceu no lugar da Ganchinha (!), Fiães, solteira, a 7/1/1859, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de António Esteves e de Maria Benta Domingues. Nasceu por volta de 1817. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Cima a 10/8/1885, com 68 anos de idade, no estado de viúva de Joaquim Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Almeida. Nasceu por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu em Adavelha a 29/5/1895, com 60 anos de idade, no estado de viúva de João Bernardo, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de ----------------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Soutomendo, Fiães, a --/--/1995 (VM 1043).

 

ESTEVES, Joaquina Rosa. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1896. // Faleceu no lugar de Portocarreiro a 4/8/1898, com apenas dois anos de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, José (da Fonte). Filho de Manuel Esteves e de Ana Esteves, de Portocarreiro. Nasceu a --/--/18--. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 6/9/1849, com a sua parente no 4.º grau de afinidade, Vicência, filha de Manuel Gonçalves e de Maria dos Prazeres, de Lamas de Mouro. Testemunhas do acto: Gaspar Soeiro e José Alves (de Bento), de Ladronqueira. // O padre escreveu no assento: «declaro que os contraentes já tinham sido casados em Lamas de Mouro, mas passados alguns tempos se descobriu haver entre eles parentesco, para o que foi necessário obterem dispensa e tornar a dar novo consentimento.» // Faleceu em Portocarreiro, a 25/10/1879, com 52 anos de idade, casado com Vicência, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Deixou quatro filhos, dois dos quais menores. 

 

ESTEVES, José. Filho de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu por volta de 1821. // Lavrador. // Faleceu em Lapela a 2/3/1881, com 60 anos de idade, viúvo de Maria Teresa, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou quatro filhos.

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Esteves e de Maria [Ventura] Vaz. Nasceu por volta de 1842. // Lavrador. // Faleceu na Eira de Lapela a 25/7/1880, com 38 anos de idade, casado com Albina Cerqueira (natural de Cristóval), com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento; deixou cinco filhos. 

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Rosa Gonçalves, lavradores, residentes em Adedela. N.p. de José Luis Esteves e de Maria Domingues; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 7/8/1885 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Domingues e sua irmã, Maria Rosa Domingues, solteiros, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. // Rural. // Faleceu a 2/9/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Adedela, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.   

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel António Esteves e de Benedita Alves, lavradores, residentes em Ladronqueira. Neto paterno de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; neto materno de Manuel José Alves e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 3/4/1901 e foi batizado na igreja católica local a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Fernandes e sua mulher, Albina Maria Ribeiro, camponeses, do lugar de Viladraque, Paços. // A 14/7/1913 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótimo». // Casou na CRCM a 11/6/1925 com Sara de Jesus Alves, de 24 anos de idade, natural de São Paio, filha de José António Alves e de Rosa da Conceição Soares. // Faleceu em Prozelo, Arcos de Valdevez, a 16/2/1963.

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel António Esteves e de Carlota Vaz, lavradores, residentes no lugar do Faval. Neto paterno de João Esteves e de Maria Joaquina Ferreira; neto materno de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Benedita Alves. Nasceu em Fiães a 22/9/1910 e foi batizado na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, casado, e Rosa Marques, solteira, camponeses. // Casou na CRCM a 2/7/1936 com Isaura Rosa Vaz. // Enviuvou a 16/3/1983. // Faleceu em Abelenda, Valongo, Cortegada, Ourense, a 16/9/1999.

 

ESTEVES, José António (Froula). Filho de ---------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu em Soutomendo, Fiães, a --/--/1913. // Casou com Maria Rosa Alves. // Radicou-se em Prado, por ter comprado a “Quinta dos Leiros”, aos Fontainha de Monção. // Faleceu na cidade do Porto, na residência da filha, a --/--/1992, com 79 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Fiães. // Pai do tenente-coronel da Guarda Nacional Republicana, Alcindo, e da professora Ilda. 

 

ESTEVES, José Armando. Filho de Artur Esteves e de Filomena Rosa Domingues. Nasceu no lugar da Candosa, freguesia de Fiães a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 26, de 18/8/1929), e foi batizado a 15/8/1929. Teve por padrinhos seu tio materno, José Domingues, e sua prima, Maria Alves (Notícias de Melgaço n.º 27, de 25/8/1929). // Morreu no lugar do Terreiro, freguesia de Fiães, a --/--/2020, com noventa anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1437, de 1 de Abril de 2020).

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário