segunda-feira, 9 de março de 2015




INVASÕES FRANCESAS

Por Augusto César Esteves


Apresentação


2

           As deficiências e as limitações do primeiro livro publicado pelo Dr. Augusto César Esteves, extensivas, em larga medida, a toda a sua obra, podem e devem ser corrigidas no decurso desta reedição, mas sem atentarmos minimamente contra a integridade do texto e as características estilísticas do autor. Convém, pois, esclarecer que deixamos intacto o texto, apenas corrigimos erros ortográficos, actualizamos a grafia dos textos antigos, em português, transcritos ou extractados e desenvolvemos abreviaturas. No que diz respeito especificamente às transcrições de documentos em latim e de fragmentos no mesmo idioma, pudemos, com a ajuda preciosa e amiga do Professor Doutor José Marques, consagrado académico e medievalista, apresentar, em nota de rodapé, breves resumos que possibilitam a compreensão do essencial desses textos. 
            As notas explicativas, postas, também, em rodapé, decorrem do natural imperativo de se tornar o texto mais inteligível hoje, dada a profusão de arcaísmos e de termos técnicos caídos em desuso.
Os trabalhos históricos e de intervenção cívica, moral e política do Dr. Augusto César Esteves irão sendo, assim, volume a volume, passo a passo recolocados à disposição não apenas dos que nasceram ou têm raízes familiares no rincão raiano de Melgaço, mas também dos que sabem e precisam de recolher nos estudos monográficos ensinamentos sempre pertinentes e indispensáveis - sobretudo nos estudos mais antigos feitos por monografistas amadores, publicistas e bairristas, repletos, por isso, de exageros, de incorreções e de flagrantes lacunas.     


                                                     Armando Malheiro da Silva/Joaquim Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário