sexta-feira, 26 de setembro de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paderne

Por Joaquim A. Rocha 




*


RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Alves Garelha, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias; n.m. de Manuel António Alves Garelha e de Rosa Domingues. Nasceu em Paderne a 20/8/1891 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, rural, e Luísa Alves Garelha, solteira, doméstica. // Faleceu a 22/8/1891 e foi sepultado na igreja. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Claudina Afonso, lavradores, residentes em Pomares. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neto materno de Tomaz Afonso e de Rosa Vaz. Nasceu em Paderne a 5/1/1897 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, rural, e Rosa Alves, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 11/2/1918 com Rosalina, de 22 anos de idade, padernense, filha de Daniel Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves. // Ambos faleceram em Rouças: a esposa a 27/4/1979 e ele a 29/5/1980.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia. N.p. de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito. Nasceu a 11/3/1899 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, casado, rural, e Teresa de Jesus Rodrigues, solteira, doméstica. // Faleceu em Paderne a 29/5/1989.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de João Manuel Rodrigues, soqueiro, e de Angelina Rosa Domingues, doméstica, moradores no lugar de Penelas. Neto paterno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Val; neto materno de Manuel José Domingues e de Marcelina Fernandes. Nasceu em Paderne a 1 de Janeiro de 1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Fernandes, casado, lavrador, e Ana Fernandes, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 7/11/1925 com a sua conterrânea Paulina Domingues, de 40 anos de idade, filha de João António Domingues e de Maria de Jesus da Rosa. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: a esposa a 21 de Agosto de 1955 e ele a 6/11/1973.   

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, trabalhador, e de Maria Teresa Vaz, doméstica, moradores no lugar de Fontes. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz; neto materno de António Luís Vaz e de Maria do Rosário Gonçalves. Nasceu em Paderne a 13/2/1908 e foi batizado na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Afonso, casado, lavrador, e Maria do Rosário Gonçalves, casada, doméstica. // Casou na capela da Peneda, Gavieira, a 29/5/1939, com Maria dos Prazeres Rodrigues. // Faleceu em Paderne a 18/12/1985.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de João Rodrigues e de Maria das Dores de Castro. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1826. // Rural. // Casou na igreja de Paderne a 5/2/1857 com a sua parente em 2.º grau de consanguinidade, Maria Dias, filha de António Dias e de Clara Afonso, todos de Pomares. Testemunhas: FASV e Jerónimo Manuel Ribeiro, casados, da Portela. // Morreu a 15/2/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, com todos os sacramentos, com 68 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Dias, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Francisco Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Luísa Maria Rodrigues, de Pomares, Paderne, lavradores. Nasceu em Pomares, Paderne, por volta de 1820. // Casou na igreja de Paderne a --/2/1857 com a parente no 4.º grau de consanguinidade, Rosa Seara, filha de Manuel António Seara e de Maria Luísa Marques, da freguesia de Cubalhão. Testemunhas: João Manuel Gonçalves, casado, e Manuel José da Silva, também casado, da Portela. // Faleceu no lugar de Pomares, onde morava, a 24/9/1883, com sessenta e três anos de idade, casado com Rosa Seara, e foi sepultado no adro da igreja. // Deixou descendência.   

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues. // Morava no lugar de Sante quando casou na igreja de Paderne, a 29 de Julho de 1857, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Maria Teresa, do dito lugar, filha de Francisco José de Carvalho e de Teresa Alves. Testemunhas presentes: Manuel Caetano Ribeiro, casado, da Portela, e Maria Joaquina Alves, tia materna, de Sante. 

 

RODRIGUES, Manuel António (Maia). Filho de José Luís Rodrigues e de Rosa Joaquina Fernandes, lavradores, padernenses, residentes no lugar de Estivadas. Nasceu em Paderne por volta de 1831. // Casou na igreja de Cousso a 17/8/1859 com a sua parente em 3.º grau, Maria Luísa, filha de António Alves Pedras e de Maria José Domingues, do lugar de Cousso. Testemunhas: António Joaquim Domingues e Manuel Joaquim Alves, casados, coussenses. // Morreu a 6/6/1908, no lugar de Cousso, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 77 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Luísa Alves, coussense, sem testamento, com filhos (ver, em Cousso, Vitorino Rodrigues), e foi sepultado no adro da igreja de Cousso.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel Rodrigues e de Vicência Rodrigues, lavradores. Neto paterno de Joaquim Rodrigues e de Maria José Covelo; neto materno de António Rodrigues e de Maria Luísa Vaz. Nasceu em Paderne a 5/5/1839 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e sua esposa, Maria Luísa, todos de Pomares. // Rural. // Casou na igreja de Paderne a 3/9/1868 com Maria Joana Vaz, de 20 anos de idade, solteira, padernense, residente em Fontes, filha de Matias Vaz e de Maria Teresa Alves, lavradores. Testemunhas: padre MADC, cura, e FASV, tio da noiva. // Morreu a 11/10/1901, em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, com todos os sacramentos, com 63 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Maria Violante Fernandes, moradores no lugar do Pinheiro. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Lourenço, de Golães; neto materno de Francisco Fernandes e de Vitória Joaquina Gomes, do Pinheiro. Nasceu a 12/12/1841 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Bernardo Pereira de Castro e mulher, Joana (?), de Remoães.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Maria Violante Fernandes. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Lourenço, de Golães; n.m. de Francisco Fernandes e de Vitória Joaquina Gomes, do Pinheiro. Nasceu a 1/4/1847 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: tio materno, António Manuel Gomes.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Margarida Rodrigues. Neto materno de Maria Rodrigues, ambas solteiras, da Cividade. Nasceu e foi batizado a 7/3/1848. Madrinha: a sua avó materna.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves. N.p. de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues; n.m. de Manuel Francisco Alves e de Joaquina Clara Soares. Nasceu a 6/3/1852 e foi batizado em casa, nesse dia, por Maria, filha de Francisco Alves; no dia seguinte foi levado à igreja. Padrinhos: a dita Maria Alves e Manuel António Alves Garelha, todos de Sante. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, de Penelas; n.m. de Luís de Brito e de Antónia Joaquina Alves, de Aldeia. Nasceu a 30/1/1853 e nesse dito dia foi batizado. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na igreja da freguesia de São Paio a 4/8/1887 com Teresa de Jesus, de 31 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, rurais, do lugar de Soutulho.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Ferreira, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires. Nasceu a 12/4/1893 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e esposa, Teresa de Jesus Codesseira, rurais. // Casou na CRCM a 8/5/1930 com Maria da Glória Alves. // Enviuvou a 8/11/1968. // Faleceu em Paderne a 25/1/1979.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de ----------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1971. // Faleceu em França no mês de Setembro de 2024, com apenas 53 anos de idade e foi sepultado no cemitério de Paderne.

 

RODRIGUES, Manuel Caetano. Filho de Manuel José Rodrigues e de Emília Rosa Afonso, moradores em Estivadas. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Joana Besteiro, de Queirão; n.m. de Manuel António Afonso e de Rosa Maria Pires, de Estivadas. Nasceu em Paderne a 19/7/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Pires e sua irmã, Maria Joana, solteiros. // Lavrador. // Casou na igreja do mosteiro a 5/4/1896 com Joaquina Matildes Esteves, de 24 anos de idade, solteira, doméstica, natural de São Paio, residente no lugar de Estivadas, Paderne, filha de António José Esteves e de Rosa Joaquina Gonçalves, lavradores, sampaienses. // Estava viúvo de Joaquina Matildes, morava no lugar de Estivadas, quando casou na igreja do mosteiro a 3/2/1902, em segundas núpcias, com a sua conterrânea Maria Joaquina Rodrigues, de 32 anos de idade, solteira, doméstica, residente no lugar de Sainde, filha de Manuel José Rodrigues e de Margarida Vieites, trabalhadores, padernenses. // Com geração.   

 

RODRIGUES, Manuel Cândido (Neca da Mariana). Filho de Mariana da Glória Rodrigues. Nasceu em Golães, Paderne, a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915). // Casou com ----------------------------. // Morreu no hospital de Viana do Castelo a 4/7/1994, com 79 anos de idade, viúvo, e foi sepultado no cemitério de Paderne. // Deixou filhos, filhas, e netos.   

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Joaquina Maria Rodrigues, solteira, camponesa, moradora em Pomares, Paderne. Nasceu em Paderne por volta de 1821. // Lavrador. // Casou na igreja de Penso a 5/6/1853 com Camila Domingues, de Casal Maninho, filha de Francisco José Domingues e de Maria Luísa Domingues, do dito lugar, neta paterna de Francisco Domingues e de Maria Preta, e neta materna de Maria Josefa da Lama, de Queirão, Paderne. // Faleceu em Casal Maninho, Penso, a 29/4/1878, já sem o uso da razão, com cerca de 57 anos de idade, viúvo de Camila Domingues, e foi sepultado na igreja de Penso. // Deixou descendência. 

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de António Luís Rodrigues e de Joana Luísa de Araújo. Nasceu e foi batizado em Paderne. // Era solteiro quando casou na igreja do mosteiro a 10/4/1867 com Maria do Carmo, solteira, exposta, batizada na freguesia de Santo Isidoro de (Ubeda?), bispado de (Jaen?) (Veleda?). Testemunhas: José Bernardino da Rosa e Manuel Segismundo. 

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Manuel José Rodrigues e de Genoveva Esteves. N.p. de António Joaquim Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, de Sante; n.m. de Matias Luís e de Maria Esteves, de Caria, Belmonte, bispado da Guarda. Nasceu a 2/6/1848 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Dias, do lugar de Sante, e Rosa Maria da Silva, do lugar de Lourenços, São Paio.  

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Francisco António Rodrigues e de Mariana Rodrigues, moradores na Portela. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Morais, de Crastos; n.m. de Joaquina Rodrigues, solteira, de Pomares. Nasceu em Dezembro de 1850 ou em Janeiro de 1851. No batismo teve por padrinhos o padre FASC e sua irmã, Quitéria Luísa das Dores Soares. // À margem do assento: «morto em 1852 (ou1854)».   

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1858. // Tinha trinta e dois anos de idade, era solteiro, camponês, morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja do mosteiro a 26/10/1890 com a sua conterrânea Rosa Rodrigues, de 26 anos de idade, solteira, doméstica, residente no dito lugar, filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito, rurais. // Morreu no lugar de Aldeia a --/--/1931, com 73 anos de idade (NM 112, de 7/6/1931).

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Alves Garelha, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias; n.m. de Manuel António Alves Garelha e de Rosa Maria Domingues. Nasceu a 13/9/1892 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, rural, e Maria Rosa Vieites, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 4/5/1914 com Júlia Fernandes. // Ambos faleceram em Paderne: a esposa a 10/1/1970 e ele a 1/4/1974. // Com geração. // Nota: deve ter sido a este senhor que Augusto Alves Pereira, solteiro, de 19 anos de idade, natural de Monção, roubou a quantia de 750$00, o qual foi preso pela GNR; era seu empregado (ver NM 806, de 2/2/1947).     

 

RODRIGUES, Manuel Henrique. Filho de Maria da Glória Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1932 (NM 145, de 17/4/1932). // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar de Queirão, freguesia de Paderne, a --/--/1996. // (VM 1052).

 

RODRIGUES, Manuel Inácio (Padre). Em 1857 era coadjutor do padre FASC.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Rodrigues, de Queirão, Paderne. // Casou na igreja de Rouças a 28/2/1828 com Ana Maria Esteves, filha de Manuel António Esteves e de Maria Teresa Gonçalves, do lugar de Cabreiros, Rouças. Testemunhas: o padre João Durães e Manuel José de Abreu, solteiro, do dito lugar de Cabreiros. // Com geração. // Lê-se no livro do Dr. Augusto César Esteves, Melgaço, Sentinela do Alto Minho, II Parte, 1.º volume, páginas 136, 137, e 138:

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Joana Dias, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1821. // Rural. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar da Cividade, sem sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Joaquina do Val, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1825. // Rural. // Morreu na sua casa do lugar de Aldeia, a 13/6/1889, com 64 anos de idade, no estado de viúvo de Francisca Luísa de Brito, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Bento Rodrigues e de Rosa Maria Fernandes. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, de Queirão; n.m. de Matias Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, de Penelas. Nasceu a 2/8/1840 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: padre Manuel José Esteves.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Isabel Maria Ferreira; neto materno de Manuel António da Lama e de Ana Lourenço. Nasceu no lugar da Várzea a 12/1/1848 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bento Alves e Clara Domingues. // Carpinteiro. // Casou na igreja do mosteiro a 17/1/1879 com a sua conterrânea Maria José Fernandes, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Golães, filha de Manuel António Fernandes e de Maria Rosa Besteiro. Testemunhas: António Silvério de Castro Araújo e Francisco Manuel Pereira, solteiros, lavradores. // Nota: o seu assento de batismo foi feito apenas a 20/1/1879; deve ser o mesmo senhor que faleceu em Sainde, Paderne, em 1935, com 88 anos de idade (NM 289, de 27/10/1935). 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Maria Emília Gonçalves, moradores na Portela. N.p. de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, de Barata, São Paio; n.m. de Ana Gonçalves, solteira, da Portela, Paderne. Nasceu a 4/8/1850 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: tia paterna, Carlota. 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Luís António Rodrigues e de Florinda Rosa Domingues. Neto paterno de Francisco Manuel Rodrigues da Silva e de Mariana Gertrudes de Castro, da Várzea; neto materno de José Luís Domingues e de Maria Luísa Gonçalves, de Golães. Nasceu a 6/8/1852 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel António Alves da Ribeira e sua criada, Maria Joana, galega. 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Rodrigues e de Maria Joaquina Gonçalves, moradores no lugar de Sainde. Nasceu em Paderne por volta de 1855. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja do mosteiro a 17/9/1884 com Ana Rosa Marques, de 31 anos de idade, solteira, natural de São Paio, moradora em Cavaleiro Alvo, filha de Manuel Marques e de Luísa Marques. // Enviuvou a 22/5/1890. // Tinha 35 anos de idade, era viúvo, quando casou na igreja do mosteiro a 5/10/1890 com a sua conterrânea Joaquina Rosa Esteves, de 40 anos de idade, solteira, doméstica, moradora no lugar de Estivadas, filha de João Manuel Esteves e de Maria Joaquina Lourenço, rurais. Testemunhas: Lourenço Rodrigues, casado, lavrador, residente no lugar de Estivadas, e António Joaquim Gregório...   

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Teresa Carvalho, moradores em Sante. N.p. de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Carvalho e de Teresa Alves Garelha, todos lavradores. Nasceu a 1/12/1863 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Joaquim Fernandes e sua esposa, Joaquina Rosa… 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Feliciano Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço, moradores em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Joaquina Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Rosa Pereira, todos lavradores. Nasceu a 26/4/1867 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Salvador Rodrigues, tio paterno, solteiro, e Ana Gonçalves, solteira, filha de José Gonçalves “Rei”, de Estivadas. // Faleceu a 14/8/1868.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias, moradores no lugar de Pomares. N.p. de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso; n.m. de António Dias e de Clara Afonso, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 22/5/1867 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Dias, tio materno, e Clara Afonso, avó materna. // Rural. // Casou na igreja do mosteiro a 21 de Abril de 1889 com a sua conterrânea Joaquina Alves, de 27 anos de idade, solteira, doméstica, residente no sobredito lugar de Pomares, filha de Manuel António Alves e de Maria Rosa Domingues, camponeses, padernenses. Testemunhas: Manuel Afonso, casado, lavrador, residente em Pomares, e José da Costa, solteiro, alfaiate, morador no lugar da Costa.                                      

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de José Manuel Rodrigues e de Maria [Claudina] Lourenço, moradores em Sainde. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Ferreira; n.m. de Bernardino Lourenço e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Estivadas, Paderne, a 3/10/1869, e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e esposa, Maria de Jesus Monteiro. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Estivadas, quando casou na igreja do mosteiro a 2/5/1898 com a sua conterrânea Rosa Alves, de 26 anos de idade, solteira, doméstica, residente em Pomares, filha de Joaquim Alves e de Ana Gonçalves. Testemunhas: Manuel Joaquim Pires, casado, lavrador, e Francisco Manuel Lourenço, solteiro, proprietário, morador no lugar do Covelo.    

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues, moradores em Queirão. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu a 8/10/1869 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinho: Manuel Joaquim Alves.   

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joana Vaz, moradores em Fontes. N.p. de Manuel Rodrigues e de Vicência -------------; n.m. de Matias Joaquim Vaz e de ------------------------------. Nasceu a 25/2/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o avô materno e Francisca, tia materna. // Faleceu a 13/3/1870. 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Feliciano José Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço, moradores em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Joaquina Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Rosa Pereira, todos lavradores. Nasceu a 15/4/1870 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Joaquim Pires. // Faleceu a 9/1/1872.  

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Vicência Rodrigues; neto materno de Matias Vaz e de Maria Teresa Alves, todos lavradores e padernenses. Nasceu no lugar de Fontes, Paderne, a 18/4/1871 e foi batizado na igreja no dia seguinte. // Era solteiro, tinha a profissão de carpinteiro, morava no dito lugar de Fontes, quando casou na igreja do mosteiro a 14/4/1902 com a sua parente e conterrânea Maria Teresa Vaz, de 25 anos de idade, doméstica, viúva de Justino Vaz, residente no lugar de Pomares, filha de António Luís Vaz e de Maria do Rosário Gonçalves, rurais, padernenses. Testemunhas: Francisco Manuel Fernandes, casado, lavrador, residente no lugar da Igreja, e João Manuel Afonso, casado, lavrador, residente no lugar de Pomares. // Faleceu na sua freguesia natal a 16/4/1949. // Com geração.    

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de [Maria] Rosa Alves, moradores em Pomares. Neto paterno de Joaquim Rodrigues e de Maria José Covelo; neto materno de António Rodrigues (!) [Alves] e de Maria Luísa Vaz. Nasceu a 25/5/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Vieites, solteiro, e sua mãe, Margarida Rodrigues, de Pomares. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Pomares, quando casou na igreja do mosteiro a 24/10/1895 com a sua conterrânea Claudina Afonso, de 22 anos de idade, solteira, doméstica, moradora no dito lugar, filha de Tomás Afonso e de Rosa Vaz, rurais, padernenses.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Teresa de Jesus Rodrigues, solteira, lavradora, residente no Pinheiro. Neto materno de Marcelino Rodrigues e de Rosa Dantas. Nasceu a 20/8/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: Manuel Joaquim Vieites, casado, lavrador, de São Paio.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Queirão. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de Domingos Joaquim Cerqueira e de Rosa Machado (confirmar). Nasceu em Paderne a 18/2/1904 e foi batizado na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Cerqueira, solteiro, camponês, tio materno do batizando, e Maria Angélica Alves, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 11/2/1933 com Maria do Rosário de Sousa Lobato (NM 183, de 17/2/1933, e NM 184, de 26/2/1933). // Faleceu na sua freguesia natal a 3/11/1984.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Júlia Fernandes. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 152, de 9/6/1915). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Amélia (*); a sua esposa faleceu no hospital de Viana a 30/1/1992, com 66 anos de idade, em consequência de uma queda; o seu corpo foi sepultado no cemitério de Paderne (A Voz de Melgaço n.º 957). // (ver Herculano Rodrigues). /// (*) Deve tratar-se de Amélia Barros, brasileira (confirmar).

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Cândido Rodrigues e de Helena Esteves. Nasceu em Paderne a --/--/1931 (NM 97, de 17/2/1931).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Rodrigues e de Rosa Esteves, padernenses. Nasceu e foi batizado em Paderne por volta de 1819. // Tinha 45 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja do mosteiro a 24/10/1864 com Margarida, de 39 anos de idade, solteira, natural de Parada do Monte, filha de Rosa Teresa Vieites, dessa freguesia.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1834. // Rural. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, a 31/10/1893, com todos os sacramentos, com 59 anos de idade, no estado de casado com Emília Rosa Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Fernandes. N.p. de Inácio Rodrigues e de Maria de Sousa; n.m. de Manuel Fernandes e de Antónia Luísa Lourenço, todos de Queirão. Nasceu a 20/12/1837 e foi batizado nesse dia. // Casou na igreja do mosteiro a 15 de Outubro de 1868 com Maria Rosa, de 33 anos de idade, solteira, sua parente no 4.º grau, filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, padernenses. Testemunhas: MCR, casado, da Portela, e António Joaquim Rodrigues, viúvo, irmão da noiva. // Faleceu no lugar de Queirão a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 22, de 3/11/1912). // Nota: aconteceu qualquer coisa, pois o casamento repetiu-se a 26/4/1873, tendo o casal já dois filhos «um dos quais, Manuel, é vivo…».    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro, moradores em Queirão. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Besteiro e de Caetana Fernandes, de Ferreiros, Alvaredo. Nasceu a 1/3/1840 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Domingues e sua filha, Joana Maria, de Felgueiras. // Morava em Queirão, era solteiro, quando casou na igreja de Paderne a 19/10/1870 com Emília Rosa, de 31 anos de idade, solteira, padernense, residente em Estivadas, filha de Manuel António Afonso e de Rosa Maria Pires. Testemunhas: Francisco Joaquim Pires, casado, tio materno da noiva, e Manuel, solteiro, irmão da noiva, todos lavradores.    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Rodrigues e de Rosa Lourenço. Neto paterno de Inácio José Rodrigues e de Maria de Sousa; neto materno de Manuel José Lourenço e de Maria Fernandes, todos de Queirão. Nasceu a 18/8/1840 e foi batizado nesse dia pelo cura (*) de Paderne, padre João Manuel Esteves. Madrinha: a sua avó materna. // Casou na igreja do mosteiro a 8/1/1879 com a sua conterrânea e parente no 4.º grau de consanguinidade, Mariana Pires, de 28 anos de idade, solteira, filha de Francisco Joaquim Pires e de Rosa Maria Vaz, moradora em Queirão. Testemunhas: Manuel António Vaz e Ponciano José Pires, solteiros, lavradores. /// (*) Nessa altura a freguesia tinha dois curas, além do reitor! 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro, moradores em Queirão. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Besteiro e de Caetana Fernandes, de Ferreiros, Alvaredo. Nasceu a 5/5/1841 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os avós maternos. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Pires, moradores em Aldeia. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, do dito lugar; n.m. de Maria Manuela Pires, de Longarinha. Nasceu a 24/3/1851 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel José Domingues, de Longarinha. // Faleceu no lugar de Aldeia em Dezembro de 1920 (Jornal de Melgaço n.º 1315, de 19/12/1920).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Val. N.p. de Manuel Rodrigues e de Joana Maria Dias, de Crastos; n.m. de José Joaquim do Val e de Maria Joana Lourenço. Nasceu a 17/2/1853 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José e Maria Joaquina, filhos de João Luís Rodrigues Torres, de Crastos. // Era solteiro, trabalhador, morava no lugar da Cividade, quando casou na igreja do mosteiro a 19/3/1888 com a sua conterrânea e parente no 2.º grau de afinidade, Albina Rodrigues, de 37 anos de idade, solteira, doméstica, moradora no lugar de Botafora, filha de Francisco José Rodrigues e de Ana Vicente, rurais. Testemunhas: Francisco Luís Fernandes, solteiro, camponês, morador em Botafora, e Luís Manuel Rodrigues, casado, lavrador, residente no lugar da Cividade.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1871. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, camponês, quando casou na igreja do mosteiro a 2/8/1899 com Maria Joaquina Cerqueira, de 31 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Penso, residente em Queirão, Paderne, filha de Domingos Joaquim Cerqueira, lavrador, natural de Ceivães, Monção, e de Carolina Rosa Machado, doméstica, natural de Penso, Melgaço. Testemunhas: Manuel Fernandes, solteiro, lavrador, residente no lugar de Penelas, e Manuel Joaquim Machado, solteiro, camponês, morador no lugar de Queirão. // Nota: lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1202, de 13/4/1918: «por sentença proferida em 28/4/1917, nos autos de falência, requerida por Sá Leitão & C.ª L.da, firma comercial da praça de Luanda, contra Manuel José Rodrigues, actualmente residente na aldeia de Paderne, concelho de Melgaço, pelo tribunal do Comércio da Comarca de Colungo Alto, Angola, foi este julgado reabilitado, levantada a interdição, remida a falência e ordenada a entrega de todos os bens e escrita que lhe haviam sido arrolados e depositados (…) E isto por o mesmo ter provado que pagou integralmente a seus credores, conforme a escritura de quitação de 27/4/1917 (…) E por escritura de 30/4/1917 (…) fez o referido Manuel José Rodrigues venda da propriedade (…) à firma comercial e agrícola, com sede em Caringa, circunscrição civil de Cazengo, Angola, Fernandes & Irmão…» = Será o mesmo?      

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Lourenço Rodrigues e de Maria dos Remédios Gonçalves, lavradores, residentes em Estivadas. N.p. de António Rodrigues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Camilo Gonçalves e de Teresa Rodrigues. Nasceu a 8/10/1889 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Esteves de Abreu, casado, rural, e Maria Rosa Domingues, casada, doméstica. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou em 1914 com Virgínia Alves (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Carolina Rodrigues, solteira, moradora em Sante. N.m. de António Rodrigues Calhegas e de Joaquina Alves. Nasceu a 12/6/1896 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Alves, casado, rural, e Maria Teresa Domingues, casada, doméstica. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de ------- Rodrigues e de -----------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em 1914 fez exame do 1.º grau na escola do sexo masculino de Paderne, com o professor António Dâmaso Lopes, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de -------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paderne, com a professora E.C. Outeiro, ficando aprovado. // (NM 411). // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Queirão a --/--/2000 (VM 1151).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Francisco António Rodrigues e de Maria Alves de Puga. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 75, de 31/8/1930).  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de ------------ Rodrigues e de Maria de Freitas, antiga “técnica” das alfândegas no posto da Guarda-Fiscal de São Marcos, Peso, Paderne. Nasceu no Souto, Paderne, por volta de 1938. // Foi funcionário da CGD em Lisboa. // Quando ia à terra natal passar férias cantava fados no Café do Luís, no Peso, e também na Vila. // Julgo que se mantém solteiro. // (Ver Abílio Conde, in A Voz de Melgaço n.º 1298, de 1/7/2008, p. 15).    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de --------- Rodrigues e de ----------- Gonçalves. Nasceu por volta de 1980. // Faleceu em Golães, Paderne, a --/--/1995, com apenas 15 anos de idade. // Deixou pais, irmãos… // (VM 1024).

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de José Rodrigues e de Maria Alves Garelha. N.p. de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso; n.m. de Manuel Alves Garelha e de (?), todos lavradores e padernenses. Nasceu em Pomares a 22/5/1873 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Joaquim Rodrigues, tio paterno, e Luísa Alves, tia materna, solteiros. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Pomares, quando casou na igreja do mosteiro a 13/5/1896 com a sua conterrânea Carolina Rosa Rodrigues, de 32 anos de idade, solteira, doméstica, residente no lugar de Sainde, filha de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto, rurais, padernenses. // Com geração.   

 

RODRIGUES, Manuel de Lurdes. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Gracinda Domingues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia. Neto paterno de Luís António Rodrigues e de Rosa Domingues; neto materno de João António Domingues e de Maria de Jesus da Rosa. Nasceu em Paderne a 15 de Outubro de 1910 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, rurais. // Faleceu em Paderne a 10/12/1942. 

 

RODRIGUES, Marcelina. Filha de José Manuel Rodrigues e de Maria Claudina Lourenço, moradores em Sainde. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Ferreira; n.m. de Bernardino Lourenço e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu a 31/8/1867 e foi batizada a 1 de Setembro desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e mulher, Maria de Jesus, lavradores, de Estivadas. // Faleceu em Paderne a 27/4/1948. 

 

RODRIGUES, Marcelina. Filha de João Manuel Rodrigues, da freguesia de Baleixe (morador em Alvaredo), e de Maria Júlia de Abreu, da Granja (lugar meeiro), moradores na Várzea. N.p. de João Rodrigues e de Rosa Pinheiro, de Baleixe (Santa Cristina?); n.m. de Bernardo de Abreu e de Maria Justina de Abreu. Nasceu a 20/7/1869 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Alves e esposa, Marcelina Alves, lavradores, da Granja. // Faleceu a 24/1/1871.

 

RODRIGUES, Marcelina Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1815. // Morreu no Pinheiro, onde residia, a 3/12/1887, com 72 anos de idade, viúva de Luís Manuel Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Marcelina Rosa. Filha de Francisco José Rodrigues e de Ana Vasques, moradores na Cividade. N.p. de Manuel Rodrigues e de Joana Maria Dias, de Crastos; n.m. de Luís Manuel Rodrigues, de Botafora, e de Maria Joana Vasques, solteira, de Chaviães. Nasceu a 22/3/1844 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Marques, de Cousso, e Marcelina Alves, da Granja.

 

RODRIGUES, Marcelina Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Rodrigues Vilarinho. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Francisca da Rocha, da Quinta do Mosteiro, Paderne; neta materna de Manuel Rodrigues Vilarinho e de Ana Maria de Araújo, de Badim, Monção. Nasceu em Paderne a 16/3/1846 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna, e o padre FASC. // Casou com Manuel António de Sousa Lobato, natural de Remoães. // Com geração (ver em Paderne). 

 

RODRIGUES, Marcelina Rosa. Filha de João Manuel Rodrigues e de Maria Júlia de Abreu. Neta paterna de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes (!); neta materna de Bernardo de Abreu e de Maria Justina, todos lavradores. Nasceu na Várzea a 29/4/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís António Alves e Marcelina Alves, da Granja. // Casou a 13/5/1896 com Manuel Joaquim Gonçalves, de 26 anos de idade, filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gomes de Sousa, padernense. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 29/12/1931 e ela a 26/4/1960. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Marcelino. Filho de José Rodrigues e de Rosa de Morais, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1818. // Rural // Morreu na sua casa do Barral, a 23/4/1892, com 74 anos de idade, casado com Rosa Dantas, e foi sepultado dentro da igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Marcelino. Filho de ------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu em Golães a --/--/1913, com 59 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 70, de 12/10/1913).

 

RODRIGUES, Margarida. Filha de Francisco Rodrigues e de Luísa Maria Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1820. // Faleceu a 11 de Março de 1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, com todos os sacramentos, com 87 anos de idade, no estado de viúva de José Joaquim Vieites, com testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Margarida. Filha de Joaquim Francisco Rodrigues, ferreiro, de Paderne, e de Maria Esteves, doméstica, de Alvaredo, moradores em Montarrão. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Carolina Rodrigues; n.m. de António Esteves e de Perpétua Domingues. Nasceu a 27/12/1896 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, rural, e Ludovina Rosa Rodrigues, solteira, doméstica, tios paternos da criança. // Faleceu em Carnaxide, Oeiras, a 16/4/1987.   

 

RODRIGUES, Margarida Carolina. Filha de João Manuel Rodrigues e de Maria (Quintela?), lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1819. // Morreu na Cividade, onde morava, a 27/4/1888, com 69 anos de idade, viúva de Manuel Joaquim Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Ana Rodrigues. Neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Marques, da Várzea. Nasceu a 28/3/1838 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Josefa Alves, do dito lugar.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Francisco José Rodrigues e de Ana Vicente Rodrigues.N.p. de Manuel Rodrigues e de Joana Maria Dias, de Crastos; n.m. de Luís Manuel Rodrigues, de Botafora, Paderne, e de Maria Joana Vasques, da Bouça, Chaviães. Nasceu a 19/4/1848 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís António Domingues e sua filha Maria, de Crastos. // Casou no ano de 1882 com o seu conterrâneo Elias de Jesus Domingues.  

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Ana Rodrigues. Neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Marques, da Várzea. Nasceu a 16/5/1851 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Camila Rosa, solteira, do dito lugar. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de António Rodrigues e de Maria Joaquina Gonçalves, moradores em Sainde. N.p. de Manuel Rodrigues e de Rosa Ventura Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Ana Rodrigues, de Crastos. Nasceu a 24/7/1852 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Domingues e esposa, Ana Maria, de Sainde.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de António Rodrigues “Dourado” e de Quitéria Giralda, lavradores. Nasceu na freguesia de São Martinho de Cabana Maior, Arcos de Valdevez, por volta de 1853. // Faleceu a 15/1/1901, em sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, freguesia de Paderne, com todos os sacramentos, com 48 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Paderne.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz, moradores em Pomares. N.p. de Manuel Rodrigues e de Vicência Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Matias Joaquim Vaz e de Maria Teresa Alves, de Poules, todos padernenses. Nasceu a 7/3/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a avó materna e Manuel Joaquim Dantas, viúvo, de Fontes. // Faleceu em Paderne a 29/1/1954. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Ferreira, residentes em Queirão. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito, de Aldeia; n.m. de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires, de Queirão, todos lavradores. Nasceu a 11/2/1886 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, residente em Aldeia, e Maria Rodrigues, moradora em Estivadas, solteiros, lavradores. // Faleceu em Paderne a 22/8/1949.    

 

RODRIGUES, Maria. Filha de João Manuel Rodrigues, soqueiro, e de Angelina Rosa Domingues, doméstica, moradores em Penelas. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Val; n.m. de Manuel José Domingues e de Marcelina Fernandes. Nasceu em Paderne a 5/9/1887 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Fernandes, casado, lavrador, e Ana Fernandes, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 7/1/1912, com José António Rei, de 26 anos de idade, filho de João Manuel Rei e de Joaquina Rosa Codesseira, de São Paio. // O seu marido morreu em Nice a 24/11/1934. // Ela faleceu em São Paio a 15 de Abril (de 1976?). 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Romão Rodrigues e de Albina Rosa Ribeiro, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1887. // Faleceu em casa dos pais, sita no lugar da Nogueira, a 21/5/1893, com apenas 6 anos de idade, e foi sepultada dentro da igreja paroquial (ver Miquelina Rodrigues).

 

RODRIGUES, Maria (*). Filha de Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Fernandes, lavradores, moradores nos Moinhos. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de Ventura Fernandes e de Florinda de Carvalho. Nasceu a 5/5/1888 (**) e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Fernandes, casado, rural, e Vicência Dias, casada, doméstica. // Foi criada do professor António Vitorino da Cunha, de Chaviães, com quem casou (depois desse senhor ter ficado viúvo), na CRCM, a 25/5/1921. // Enviuvou a 14/7/1945. // Moraram no lugar das Lages. // Faleceu a 19/3/1968 e está sepultada no cemitério de Chaviães, na mesma campa do marido. // Com geração. /// (*) No jazigo consta como Maria da Conceição. /// (**) Na campa consta 4/5/1888.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Romão Rodrigues, da freguesia de Santa Eufémia, concelho e diocese de Ourense, lavrador, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, de Paderne, moradores em Nogueira. N.p. de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; n.m. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu em Paderne a 23/9/1899 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme Joaquim Ribeiro, casado, rural, e Maria Domingues, casada, doméstica.  

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Vaz, trabalhadores, residentes no lugar de Fontes. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz; neta materna de António Luís Vaz e de Maria do Rosário Gonçalves. Nasceu em Paderne a 5/10/1903 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: João Manuel Afonso, casado, lavrador, e Maria do Rosário Gonçalves, doméstica. // Faleceu no dito lugar de Fontes, freguesia de Paderne, a 23/1/1941.  

 

RODRIGUES, Maria. // Nasceu por volta de 1930. // Faleceu no lugar de Pomares, Paderne, a --/--/2022, com 92 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/8/2022).

 

RODRIGUES, Maria Albina. Filha de Matias Joaquim Rodrigues, trabalhador, natural de Paderne, e de Felisménia Domingues, doméstica, natural de Cousso, moradores no lugar de Pomares. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz; neta materna de João Domingues e de Ana Ferreira. Nasceu em Paderne a 1/3/1902 e foi batizada na igreja a 3 desse mês e ano. Padrinhos: António Martins, solteiro, trabalhador, e Maria Martins, solteira, doméstica. // Faleceu em Cousso a 29/11/19-8.

 

RODRIGUES, Maria Alice. Filha de José Rodrigues, serralheiro, e de Rosa Alves. Nasceu no lugar do Pinheiro, Paderne, a 12/11/1931. // Casou com Armando Augusto Gonçalves, da Vila, comerciante. // Enviuvou a --/--/2000. // Depois da morte do marido ficou ela à frente da loja, perto do antigo hospital da SCMM. // Mãe Márcia do Rosário, de Ana Maria, e de Rui Armando. // Nota: é irmã de Norberto José, pai da ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

 

RODRIGUES, Maria Alice. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria da Glória Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 194, de 14/5/1933).

 

RODRIGUES, Maria Alice. Filha de José Manuel Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1933 (NM 207, de 3/9/1933).

 

RODRIGUES, Maria Angélica. Filha de Maria Rita Rodrigues, jornaleira, padernense. Nasceu em Paderne por volta de 1860. // Jornaleira. // Faleceu em Crastos, a 28/1/1885, com apenas 25 anos de idade, solteira, e foi sepultada no adro da igreja. // Mãe de Maria do Carmo.

 

RODRIGUES, Maria Angélica do Rosário. Filha de João António Rodrigues e de Marcelina Alves de Sousa, lavradores, do Pinheiro, Paderne. // Casou na igreja do mosteiro a 21/6/1854, com Vitorino Joaquim, filho de José Manuel da Cunha e de Maria Teresa de Sousa, do lugar da Barbosa, SMP. Testemunhas: padre Manuel Inácio Rodrigues, irmão da noiva, e Manuel Caetano Ribeiro, da Portela de Paderne. // Morreu na sua casa do lugar do Pinheiro, a 17/12/1891, com 65 anos de idade, casada com Vitorino Joaquim da Cunha, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Maria Angelina. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Pereira, moradores em Pomares. N.p. de Joaquina Rodrigues, solteira; n.m. de Luís Pereira e de Rosa Maria Domingues, de Parada do Monte. Nasceu a 8/3/1849 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó paterna e Manuel, filho de Francisco Rodrigues.   

 

RODRIGUES, Maria Benedita. Filha de José Rodrigues e de Custódia Esteves, lavradores, residentes em Longarinha. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Lourenço; n.m. de José Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu a 24/3/1880 e foi batizada na igreja no dia seguinte (*). Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu em Longarinha, Paderne, a 14/9/1946. /// (*) Fora batizada em casa, no dia do seu nascimento, pela avó materna.

 

RODRIGUES, Maria Cândida. Filha de Luís António Rodrigues e de Rosa Pires, moradores em Aldeia. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, do dito lugar; n.m. de Maria Manuela Pires, solteira, de Longarinha. Nasceu a 18/6/1849 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os seus tios paternos, padre António Manuel Rodrigues e Maria Violante Rodrigues.

 

RODRIGUES, Maria do Carmo. Filha de Luís António Rodrigues e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, do lugar de Golães, Paderne. Nasceu por volta de 1855. // Casou na igreja de São Paio, a 6/12/1877, com José Luís, de trinta anos de idade, filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Real, São Paio.  

 

RODRIGUES, Maria do Carmo. Filha de Maria Angélica Rodrigues, solteira, jornaleira, moradora em Crastos. Neta materna de Maria Rita Rodrigues, solteira. Nasceu a 12/9/1879 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, casado, de Baratas, São Paio, e Maria do Carmo Pereira, solteira, de Crastos, Paderne, jornaleiros. // A sua mãe, alegando pobreza, requereu à Câmara Municipal que admitisse a filha no hospício, o que aconteceu a 19 de Novembro de 1879, ficando registada no livro dos expostos sob o n.º 337. // As autoridades camarárias decidiram que a menina ficasse com a progenitora, agora no papel de ama-de-leite, recebendo dos cofres públicos a importância aproximada de 800 réis mensais. // Como a sua mãe faleceu a 28 de Janeiro de 1885, a criança ficou com a avó materna. // A 31/8/1886 a Câmara cessou os pagamentos. // Faleceu na Vila de Melgaço a 7/5/1941.

 

RODRIGUES, Maria do Carmo. // Nasceu por volta de 1937. // Faleceu no lugar do Pinheiro, freguesia de Paderne, a --/--/2021, com 84 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2021).

 

RODRIGUES, Maria Celeste de Ascenção. // (ver no apelido Cortes).

 

RODRIGUES, Maria Clara. Filha de António Rodrigues e de Maria Joaquina Gonçalves. N.p. de Manuel Rodrigues e de Rosa Ventura Alves, de Sainde; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Ana Luísa Rodrigues, da Portela. Nasceu a 23/10/1848 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: tios maternos, José e Maria Clara. // Casou em 1882 com Manuel Joaquim Marques, lavrador, natural de São Paio. // Ficou viúva a 3/4/1907. // Faleceu no lugar de Sainde a --/--/1917, com 65 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 242, de 25/3/1917). // Mãe de José Marques, solteiro, de Manuel Marques, casado, e de Vitorino Marques, solteiro, todos ausentes.  

 

RODRIGUES, Maria Clara. Filha de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Ferreira, de Estivadas; n.m. de Matias Esteves e de Ana Joaquina Domingues, de Aldeia. Nasceu a 16/3/1853 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José António de Sousa e Joaquina Falcão, da Casa da Zenha.

 

RODRIGUES, Maria Claudina. Filha de Francisco José Rodrigues e de Ana Rodrigues. N.p. de Manuel Rodrigues e de Joana Maria Dias, de Crastos; n.m. de Luís Manuel Rodrigues e de Maria Joana Vasques, de Botafora. Nasceu a 2/3/1846 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Guilherme Esteves, de Apião, e Maria, filha de Luís António Domingues, de Crastos.

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de José Maria Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Joaquina Domingues Casal, natural de Paderne, rurais, moradores em Sante. Neta paterna de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neta materna de José Joaquim Domingues Casal e de Custódia Maria Dias. Nasceu no dito lugar de Paderne a 28/5/1874 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Domingues Casal e Maria Benta Rodrigues, de Cubalhão. // Faleceu a 26/5/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.    

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de Maria Madalena Reinoso, solteira, galega, criada de servir, e de Maurício Rodrigues, viúvo, galego, fogueteiro, moradores no lugar de Crastos. Neta materna de Josefa Rodrigues. Nasceu no dito lugar de Paderne a 2/7/1874 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Valentim Mosqueira e Josefa Rodrigues. // Casou na igreja de Paderne a 28/10/1907 com o seu conterrâneo Manuel do Nascimento Vaz de Abreu. // Faleceu em Paderne a 18/5/1956. // Com geração.   

  

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de José Manuel Rodrigues, alfaiate, de Paderne, e de Carolina Rosa Rodrigues, doméstica, de Prado, moradores no Barral. N.p. de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas; n.m. de António Bento Rodrigues e de Eusébia Rosa Sarandão. Nasceu a 23/2/1893 e foi batizada a 3 de Março desse ano. Padrinhos: António Joaquim Sarandão, solteiro, rural, e Maria da Conceição da Rocha Sarandão, solteira, doméstica.

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de João José Rodrigues, jornaleiro, e de Maria Teresa da Silva, doméstica, moradores em Midão. N.p. de Maria José Rodrigues, solteira; n.m. de Manuel José da Silva e de Constança Teresa Cerdeira. Nasceu a 13/6/1897 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Augusto da Silva, casado, rural, e Maria Generosa Sistelo, casada, doméstica. // Faleceu em Paderne a 11/5/1975.

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de Francisco Joaquim Rodrigues e de Gracinda Domingues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia. Neta paterna de Luís António Rodrigues e de Rosa Domingues; neta materna de João António Domingues e de Maria de Jesus da Rosa. Nasceu em Paderne a 1/3/1907 e foi batizada na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues Lima, casado, proprietário, e Joana Rosa de Pinho, casada, proprietária, representados por João António Domingues, casado, lavrador, e Paulina Domingues, solteira, doméstica. // Faleceu na sua freguesia a 19/1/1952.

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de ------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paderne, com a professora MAG Pereira d’Eça, e ficou aprovada. // (Notícias de Melgaço n.º 411).

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de António Cândido Rodrigues e de Helena Esteves. Nasceu em Paderne a --/--/1935 (NM 290, de 10/11/1935).

 

RODRIGUES, Maria do Consolo. Filha de António Rodrigues e de Maria Miquelina da Costa. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 86, de 8/2/1914).

 

RODRIGUES, Maria das Dores. Filha de Feliciano José Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Joaquina Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Rosa Pereira, todos lavradores e padernenses. Nasceu em Sainde a 28/4/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Salvador Rodrigues, tio paterno, e Ana Gonçalves, solteira, de Estivadas.    

 

RODRIGUES, Maria das Dores. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Claudina Afonso, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Alves; n.m. de Tomaz Afonso e de Rosa Vaz. Nasceu a 25/7/1899 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Vieites, casado, rural, e Maria Luísa da Rocha, casada, doméstica. // Faleceu em Paderne a 25/1/1947.  

 

RODRIGUES, Maria da Encarnação. Filha de Januário (ou Inácio) Rodrigues, de Paderne, e de Maria Teresa, de Alveios, Galiza. N.p. de Antónia Maria (Martinez?), solteira; n.m. de Simão Vasques e de Joana de Covas, de Alveios. Nasceu na Várzea a 31/5/1873 e foi batizada nesse dia. Padrinho: Bento Vasques, tio materno, de Alveios. // Faleceu em Paderne a 27/12/1954. 

 

RODRIGUES, Maria de Fátima. Filha de Justino Rodrigues e de Justina Domingues. Nasceu em Paderne a --/--/1938. // (NM 383).

 

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de (Teresa?) de Jesus Rodrigues, jornaleira, moradora no Granjão. Neta materna de José Marcelino Rodrigues e de Rosa Dantas. Nasceu no dito lugar a 4/6/1874 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites (Beites), do lugar da Carreira, e Miquelina Rodrigues. // Faleceu em Paderne a 29/11/1940.

 

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de António José Rodrigues e de Maria Luísa Gomes, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Fernandes; n.m. de Francisco José Gomes e de Maria José Gonçalves. Nasceu a 29/9/1893 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves, casado, lavrador, e Teresa de Jesus Almeida, casada, doméstica. // Faleceu em Paderne a 12/5/1983. 

 

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Alves, lavradores, residentes em Estivadas. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Maria Claudina Lourenço; neta materna de Joaquim Alves e de Ana Gonçalves. Nasceu em Paderne a 23/5/1899 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 9/7/1918 com Joaquim Rodrigues. // Faleceu em Paderne a 16/7/1987. 

  

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia. Neta paterna de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito. Nasceu em Paderne a 9/1/1902 e foi batizada na igreja católica a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, e Noémia Augusta Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 4/12/1931 com Abílio Augusto Fernandes. // Faleceu em Aldeia, Paderne, a 23/10/1935, com apenas 33 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 290, de 10/11/1935).

 

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de Amélia Rodrigues, solteira, doméstica, moradora no lugar de Midão. Neta materna de Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Meixeiro. Nasceu em Paderne a 2/12/1906 e foi batizada na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Meixeiro, solteiro, trabalhador, e Marcelina Fernandes, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 14/1/1933 com o seu conterrâneo Dâmaso de Lurdes Fundinho. // Enviuvou a 20/3/1986. // Faleceu a 5/8/1999 na freguesia da Póvoa de Santo Adrião, Odivelas.   

 

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de Rodolfo Rodrigues, alfaiate, natural de Paderne, e de Rosa Pinho, doméstica, natural de Santa Cristina de Baleixo, Galiza, moradores no lugar da Várzea. Neta paterna de Luís Rodrigues e de Jerónima Rodrigues; neta materna de Ramona Pinho, solteira. Nasceu em Paderne a 6/6/1910 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Salvador Rodrigues, solteiro, lavrador, e Luísa Pinho, solteira, doméstica. // Faleceu no lugar da Várzea a --/--/1929, com apenas 19 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 45, de 12/1/1930). 

 

RODRIGUES, Maria Helena. Filha de António Evangelista Rodrigues e de Maria Fernandes Almeida. Nasceu no lugar de Aldeia, Paderne, a --/--/196-. // Tinha 27 anos quando casou na igreja do convento de Paderne a 25/7/1992 com Luís Manuel, de 29 anos de idade, natural da Barbosa, Vila, filho de Artur Manuel Fernandes (ver em Rouças) e de Eduarda de Jesus Dantas. O almoço foi servido no Restaurante “Adérito”.    

 

RODRIGUES, Maria de Jesus. Filha de Manuel António Rodrigues, natural de Paderne, e de Rosa Seara, natural de Cubalhão, moradores em Pomares. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Luísa Maria Rodrigues; neta materna de Manuel António Soeiro e de Maria Luísa Marques (!). Nasceu em Paderne a 16/5/1868 e foi batizada no dia seguinte. // Casou a 24/12/1899 com António Joaquim Alves, jornaleiro, nascido em São Paio em 1879. // Faleceu em Fiães a 11/4/1951. 

 

RODRIGUES, Maria de Jesus. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Carolina Rosa Rodrigues, moradores em Pomares. N.p. de José Rodrigues e de Maria Alves Garelha; n.m. de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto. Nasceu a 7/4/1900 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Benjamim Rodrigues, viúvo, lavrador, e Joaquina Rosa Pinto, viúva, doméstica. // Casou na CRCM a 6/8/1927 com Manuel Vaz. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 20/3/1977 e ela a 14/2/1986. 

 

RODRIGUES, Maria de Jesus. Filha de Manuel Caetano Rodrigues, lavrador, natural de Paderne, e de Joaquina Matildes Esteves, doméstica, natural de São Paio, moradores no lugar de Estivadas. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Emília Rosa Afonso; n.m. de António José Esteves e de Rosa Joaquina Gonçalves. Nasceu em Paderne a 6/5/1900 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, solteiro, rural, e Maria Rosa Soares, solteira, doméstica. // Faleceu a 3/9/1902 e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Maria de Jesus. Filha de Domingos José (exposto na roda), alfaiate, natural de SMP, Vila de Melgaço, e de Albina Rodrigues, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar de Aldeia. Neta materna de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Paderne a 15/12/1906 e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinhos: Manuel Fernandes, casado, lavrador, e Maria Rosa Soares, casada, doméstica. // Faleceu na freguesia de Rouças a 14/6/1986.

 

RODRIGUES, Maria Joana. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria José Covelo. Nasceu em Paderne por volta de 1817. // Lavradeira. // Morreu em Pomares, onde morava, a 26/6/1883, com cerca de 66 anos de idade, casada com Francisco Joaquim Vieites, e foi sepultada no adro da igreja do mosteiro. Deixou descendência. // Nota: foi o primeiro defunto a ser enterrado fora da igreja. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Vaz, de Pomares, Paderne. Nasceu em Paderne por volta de 1786. // Faleceu a 26/8/1866, com 80 anos de idade, solteira, em casa de José Luís Rodrigues, sita no lugar de Casal Maninho, Penso, lugar onde ela também morava, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.  

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Rodrigues e de Ana Domingues, lavradores. Nasceu em Sante por volta de 1810. // Lavradeira. // Morreu nesse lugar, onde morava, a 24/11/1885, com cerca de 75 anos de idade, viúva de Manuel António Alves Garelha, e foi sepultada na igreja de Paderne «pelas mulheres». // Deixou descendência.  

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de José Luís Rodrigues e de Rosa Maria de Carvalho, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1831. // Faleceu a 25/4/1910, em sua casa de morada, sita no lugar de Paúles, com todos os sacramentos, com 79 anos de idade, no estado de viúva de José Joaquim Esteves, com testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Zeferina Rodrigues, solteira. Neta materna de Manuel Rodrigues e de Isabel Ferreira, da Várzea. Nasceu a 22/10/1837 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António José e Maria Joaquina da Lama, solteiros, da Várzea. // Ver, em Paderne, Bento Alves, galego, e sua filha, Maria das Dores Alves.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Pereira. N.p. de Maria Joaquina Rodrigues, solteira, de Pomares; n.m. de Luís Manuel Pereira e de Rosa Maria Domingues, de Parada do Monte. Nasceu a 4/9/1845 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Francisco Rodrigues e sua mãe, Rosa Maria Alves, de Sainde.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de ------ Rodrigues e de ---------------------. Nasceu em ---------, por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Sante, Paderne, a --/--/1926, com 64 anos de idade.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de ------- Rodrigues e de --------------------. Nasceu por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Estivadas, Paderne, a --/--/1935, com 73 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 269, de 28/4/1935). 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Rodrigues, de Paderne, e de Maria Margarida Vieites, de Parada do Monte, moradores em Sainde. N.p. de Manuel Rodrigues e de Rosa Esteves; n.m. de Rosa Teresa, solteira, de Parada do Monte. Nasceu a 28/2/1870 e foi batizada a 1/3/1870. Padrinhos: Manuel António Pires, solteiro, e Joaquina Gomes, solteira, de Sainde, todos lavradores. // Faleceu no dito lugar de Sainde, Paderne, a 27/2/1939.

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de Agostinho Rodrigues e de Maria Teresa, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1797. // Proprietária. // Morreu na Portela, onde morava, a 24/3/1888, com 91 anos de idade, viúva de António Alves, e foi sepultada na igreja. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de Manuel Rodrigues e de Joana Maria Dias, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1819. // Morreu na sua casa de Crastos, a 12/2/1893, com 74 anos de idade, casada com Domingos Alves, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1830. // Morreu na sua casa de Estivadas, a 27/8/1890, com 60 anos de idade, casada com Daniel Gonçalves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas, moradores em Crastos. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Maria de Morais, do dito lugar; n.m. de Lourenço José Dantas e de Maria Benta Esteves, do Barral. Nasceu a 24/3/1840 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António Alves, de Golães, e Teresa de Jesus, da Casa da Gaia, São Paio. // Mãe solteira de Carlota Augusta Rodrigues.   

 

RODRIGUES, Maria Júlia. Filha de Zeferina Rodrigues, solteira. Neta materna de Manuel Rodrigues e de Isabel Ferreira, da Várzea. Nasceu a 12/4/1846 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Bento Pereira, solteiro, de Remoães, e (Ana?) Antónia, filha de Maria José Campela, da Várzea.

 

RODRIGUES, Maria Leonor. Filha de Ana Maria Rodrigues, solteira, lavradora, nascida na freguesia de São Paio por volta de 1908, moradora em Crastos, Paderne. N.m. de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina de Sousa Lobato. Nasceu no dito lugar de Paderne a 24/11/1931. // Faleceu no lugar onde nascera, a 13/12/1931. 

 

RODRIGUES, Maria Liberata. Filha de Félix Rodrigues, solteiro, lavrador, natural de Paderne. Nasceu em Arouca por volta de 1852. // Lavradeira. // Faleceu a 25/9/1899, em sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, Paderne, com todos os sacramentos, com 47 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro.  

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel José (ou Manuel António) Rodrigues e de Maria Luísa Fernandes, lavradores. N.p. de Inácio Rodrigues e de Maria de Sousa; n.m. de Manuel Fernandes e de Antónia Luísa Lourenço, todos de Queirão. Nasceu em Paderne a 12/7/1841 e foi batizada no dia seguinte pelo padre João de Nossa Senhora da Peneda. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu a 13/10/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Queirão, com todos os sacramentos, no estado de casada com Jerónimo Alves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Francisco Rodrigues (Farelos?) e de Teresa Maria Esteves. Neta paterna de António José Rodrigues e de Rosa Maria Alves, de Sainde; neta materna de João Esteves e de Maria Vicenta de Castro, de Ferreiros, Alvaredo. Nasceu a 2/12/1849 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: João Manuel Domingues (Couras?). 

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Francisco António Rodrigues e de Maria Teresa Fernandes, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1851. // Faleceu a 19/9/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, com todos os sacramentos, com 53 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Joana Esteves. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Rodrigues, de Sainde, Paderne; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Esteves, de Parada do Monte. Nasceu a 24/8/1851 e foi batizada no dia seguinte pelo padre Manuel António Pereira Codeço. Padrinhos: João Manuel Lourenço e esposa, Maria Luísa Gonçalves, de Estivadas. // Ver, em São Paio, Manuel António Gomes.   

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de -------- Rodrigues e de ------------------------. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu em Sainde a --/--/1916, com 62 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 186, de 13/2/1916).

 

RODRIGUES, Maria de Lurdes. Filha de Manuel Rodrigues e de Virgínia Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 37, de 10/11/1929). // Nota: deve ser a senhora que faleceu a --/--/2020, com noventa anos de idade (ver “A Voz de Melgaço” n.º 1441, de 1/8/2020).

 

RODRIGUES, Maria de Lurdes. Filha de António Caetano Rodrigues e de Rosa Esteves. Nasceu em Paderne a --/--/1931 (NM 104, de 12/4/1931).  

 

RODRIGUES, Maria de Lurdes. Filha de Delfim Augusto Rodrigues, natural de Paderne, Melgaço, e de Saladina Oliveira Gonzalez, natural da Galiza. Nasceu na década de 40 (ou 50) do século XX. Depois da 4.ª classe, frequentou o Colégio da Barbosa. Teve por colegas o Rui Solheiro, a Sameiro do Aprígio, entre outros. // Foi professora. // Em 2010 morava em São Vítor, Braga.   

 

RODRIGUES, Maria dos Prazeres. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Cerqueira, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de Domingos José Cerqueira e de Carolina Machado. Nasceu a 16/5/1901 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Cândido Cerqueira, solteiro, rural, e Beatriz Cerqueira, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 24/2/1927 com Luís, de 28 anos de idade, de Cousso, filho de Tomé Alves e de Rosa Alves. // Faleceu em Prado a 4/3/1982.

 

RODRIGUES, Maria da Pureza. Filha de Maria Rodrigues, solteira, doméstica, moradora no lugar de Sainde. Neta materna de Maria Esteves, solteira. Nasceu em Paderne a 16/12/1910 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, lavrador, e Maria Rosa Soares, casada, doméstica. 

 

RODRIGUES, Maria da Purificação. Filha de Francisco António Rodrigues e de Emília Joaquina de Abreu, lavradores, residentes no lugar da Igreja (ou Convento). N.p. de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Rodrigues; n.m. de Luís José de Abreu e de Maria Rosa Besteiro. Nasceu a 14/11/1891 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João de Abreu e Maria Luísa de Abreu, solteiros, rurais, tios maternos da criança. // Casou a 29/5/1916 com Francisco José Gomes, de São Paio. // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 20/1/1958 e ela a 20/5/1972. // Mãe de Emília das Dores e de Bento José.  

 

RODRIGUES, Maria Rita. Filha de José Rodrigues e de Rosa Maria Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1829. // Faleceu a 13/1/1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Crastos, com todos os sacramentos, com 68 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

RODRIGUES, Maria Rita. Filha de Manuel Francisco Rodrigues, natural de Penso, e de Maria Carolina Rodrigues, natural de Paderne, moradores na Quinta da Barqueira. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama. Nasceu a 16/6/1867 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís da Lama, casado, lavrador, da Portela, e Maria Rita, solteira, de Longarinha. // Faleceu em Sá, Monção, a 7/3/1940.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de João Manuel Rodrigues e de Maria Rosa, moradores na Cividade. Nasceu em Paderne por volta de 1814. // Morreu no lugar da Portela, onde habitava, a 18/3/1886, com 72 anos de idade; estava casada com João Gonçalves, lavrador; foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso, lavradores, de Pomares. Nasceu em Paderne por volta de 1837. // Morreu em Pomares, a 26/6/1883, com 46 anos de idade, casada com Sebastião José Lourenço, e foi sepultada na igreja do mosteiro. // Sem geração.  

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues do Val e de Rosa Teresa Esteves. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Rodrigues, de Estivadas; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Vieites, de Parada do Monte. Nasceu e foi batizada a 2/2/1848. Madrinha: tia paterna, Maria Rosa.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Manuel Rodrigues e de Maria Claudina Lourenço, moradores em Estivadas. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Ferreira; n.m. de Bernardino Lourenço e de Luísa Gonçalves. Nasceu em Paderne a 31/1/1864 e foi batizada a 1 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e sua esposa, Maria de Jesus, do dito lugar, lavradores. // Casou na igreja do mosteiro a 30/7/1888 com Manuel Gonçalves, de 27 anos de idade, natural de Lamas de Mouro; enviuvou a 11/12/1890. // Faleceu a 19/4/1903, em sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Manuel Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em -----------, a --/--/18--. // Faleceu em Paderne, onde morava, a 4/1/1938. Pegou às toalhas, entre outros, Artur Duque Barreiros. // Mãe de Noémia Rodrigues, casada com o coronel Almeida de Matos, residentes no Cacém. // Tia do Dr. António Cândido Esteves e do tenente Fernando Lopes.  

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Alves Garelha, lavradores, residentes no lugar de Pomares. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias; neta materna de Manuel António Alves Garelha e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em Paderne a 10/3/1900 e foi batizada 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, rural, e Maria Rosa Vieites, casada, doméstica. // Faleceu a 10/6/1909, no lugar de Pomares, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de António José Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1821. // Morreu em Sainde, a 23/9/1887, com 66 anos de idade, viúva de Manuel Francisco Alves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Maria Violante Fernandes. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Lourenço, de Golães; n.m. de Francisco Fernandes e de Vitória Joaquina Gomes, do Pinheiro. Nasceu em Paderne a 6/4/1839 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Bernardo Pereira de Castro e sua esposa, Joana, de Remoães. // Faleceu a 14/4/1897, em sua casa de morada, sita no lugar do Pinheiro, com todos os sacramentos, no estado de casada com Manuel Joaquim Soares, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de António Rodrigues e de Ana Alves, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1856. // Faleceu a 14/6/1896, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, com todos os sacramentos, com 40 anos de idade, no estado de casada com Domingos António Cerqueira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, Maria Ventura. Filha de João Francisco Rodrigues e de Joaquina Rodrigues, lavradores, de Paços. Nasceu nessa freguesia de Melgaço por volta de 1823. // Morreu no lugar da Várzea, onde morava, a 21/4/1887, com 64 anos de idade, viúva de Manuel António Alves, e foi sepultada na igreja de Paderne. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Violante. Filha de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Domingues, rurais. Nasceu em Paderne por volta de 1860. // Casou a 11/5/1890 com o seu conterrâneo Manuel José Lopes, dois anos mais novo do que ela, morador no lugar de Aldeia. // Faleceu em 1947, no dito lugar de Aldeia, com 86 anos de idade. // Com geração (NM 823, de 6/7/1947). // Era irmã do padre António Manuel Rodrigues.  

 

RODRIGUES, Mariana. Filha de Maria Joaquina Rodrigues, solteira, doméstica. Nasceu em Paderne por volta de 1825. // Faleceu a 17/2/1902, em sua casa de morada, sita no lugar da Portela, com todos os sacramentos, com 77 anos de idade, no estado de casada com Francisco António Rodrigues de Morais, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro. 

 

RODRIGUES, Mariana. Filha de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores em Aldeia. N.p. de José Rodrigues e de Ana Ferreira; n.m. de Matias Esteves de Abreu e de Ana Luísa Domingues. Nasceu no dito lugar a 30/12/1874 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís António Rodrigues e Rosa [Maria] Domingues, também de Aldeia.   

 

RODRIGUES, Mariana. Filha de António Rodrigues e de Albina Rosa Afonso, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Rosa Pires. Nasceu a 9/3/1877 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Joaquim Pires, casado, e sua filha, Mariana, solteira. // Faleceu na Vila a 2/12/1947.

 

RODRIGUES, Mariana. Filha de Joaquim Rodrigues, lavrador, natural de Paderne, e de Maria Esteves, doméstica, natural de Alvaredo, moradores em Montarrão. Nasceu a 24/11/1894 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo de Sousa Lobato, solteiro, rural, e Mariana Rodrigues, solteira, doméstica. // Faleceu em Paderne a 13/12/1975. 

 

RODRIGUES, Mariana das Dores. Filha de Luís Manuel Rodrigues, lavrador, e de Maria Joaquina de Castro, doméstica, moradores no Souto. N.p. de Luís Manuel Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha; n.m. de José António de Castro e de Vitorina Rosa de Castro. Nasceu a 29/12/1888 e foi batizada a 7/1/1889. Padrinhos: Manuel de Jesus Araújo, solteiro, guarda-fiscal, e Mariana das Dores Lourenço, solteira, doméstica.  

 

RODRIGUES, Matias Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Manuel Rodrigues e de Vicência Rodrigues; n.m. de Matias Vaz e de Maria Teresa Alves. Nasceu em Paderne a 11/3/1877 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Vaz e Francisca Vaz, solteiros, lavradores. // Era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja do mosteiro a 25/3/1901 com Felismina Domingues, de 28 anos de idade, solteira, natural de Cousso, onde morava, no lugar da Cela, filha de João Domingues, jornaleiro, e de Ana Pereira, doméstica. Testemunhas: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, carpinteiro de profissão, morador no lugar de Fontes, e Joaquim Gregório, solteiro, mordomo da igreja. // Faleceu em Cousso a 19/1/1951. // Com geração (ver naquela freguesia de Melgaço).    

 

RODRIGUES, Máxima Rosa. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Maria Violante Fernandes, moradores em Pinheiro. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Lourenço, de Golães; n.m. de Francisco José Fernandes e de Vitória Joaquina Gomes, do Pinheiro. Nasceu em Paderne a 1/6/1844 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Bernardo Pereira e sua esposa, Joana, de Remoães. // Casou na igreja a 28/5/1879 com o seu conterrâneo António Luís Alves. // Ficou viúva no dia 21/4/1904. // Faleceu no lugar do Pinheiro a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916). // Com geração.  

 

RODRIGUES, Mercedes. // Nasceu por volta de 1956. // Faleceu na freguesia de Paderne a --/--/2023, com 67 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2023). 

 

RODRIGUES, Miguel. Filho de Francisco António Rodrigues e de Maria Alves Puga. Nasceu em Paderne a --/--/1935 (Notícias de Melgaço n.º 269, de 28/4/1935). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Maria Alice Esteves, sua conterrânea; por volta de 1970 adquiriram (através de doação verbal feita por Rosa Maria Afonso e marido, pais dela, salvo erro, de Sante), um prédio rústico, designado “Fonte Nova”, com a área de 300 m2, a confrontar a norte com Francisco Fernandes Cela, a sul com José Joaquim Rodrigues, e a poente com Olívia da Luz Esteves; e ainda outro prédio rústico, designado “Castelo”, com a área de 340 m2, sito em Sante, Paderne, a confrontar a norte com Alberto Caldas, a nascente com José Domingues Casal, e a poente com Rosa da Glória Alves de Castro.    

 

RODRIGUES, Miquelina. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Emília Rosa Afonso, lavradores, residentes em Estivadas. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Rosa Maria Pires. Nasceu a 4/4/1878 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Camilo Gonçalves e mulher, Teresa Rodrigues, lavradores. // Faleceu em Paderne a 21/1/1963 (ou 1965).  

 

RODRIGUES, Miquelina. Filha de Romão Rodrigues, lavrador, da freguesia de Santa Eufémia, Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, de Paderne, moradores em Nogueira. N.p. de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; n.m. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu a 29/2/1888 e foi batizada a 1 de Março desse ano. Padrinhos: José Joaquim Ribeiro, casado, lavrador, e Maria Joaquina Dias, viúva, doméstica. 

 

RODRIGUES, Miquelina Rosa. Filha de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantes, moradores no Barral. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Maria Morais, de Crastos; n.m. de Lourenço Dantas e de Maria Benta Esteves, do Barral. Nasceu a 15/4/1851 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Madrinha: Teresa de Jesus, da Casa da Gaia, São Paio. 

 

RODRIGUES, Noémia. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Estivadas. Neta paterna de José Manuel Rodrigues e de Maria Claudina Lourenço; neta materna de Joaquim Alves e de Ana Gonçalves. Nasceu em Paderne a 17/3/1902 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Pires, casado, camponês, e Teresa Gonçalves, casada, doméstica. // Faleceu no lugar de Estivadas a --/--/1929 (NM 5, de 17/3/1929).

 

RODRIGUES, Norberto José. Filho de José Rodrigues, serralheiro, e de Rosa Alves, moradores no lugar do Pinheiro. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Delfina Laureana; neto materno de Manuel Inácio Alves e Delfina Rosa Pereira. Nasceu em Paderne a 4/5/1937. // Viveu em Lisboa durante algum tempo. Ali conheceu uma moça de Monção e ambos geraram uma menina, à qual deram o nome de Maria de Lurdes (*). // Embora tenha perfilhado a criança, não casou com a mãe desta. // A mocita cresceu, estudou, e em 2006 era a ministra da Educação no Governo do Partido Socialista. // Ele casou na igreja do mosteiro de Paderne a 15/10/1967 com Maria da Glória Rodrigues de Morais. // Parece que foram residir para a cidade do Porto. /// (*) A Dr.ª Maria de Lurdes nasceu em Lisboa a 19/3/1956. // Professora universitária. // Foi ministra da educação no governo de José Sócrates, tendo sido substituída por Isabel Alçada, devido em parte a uma grande polémica que se gerou à sua volta. 

 

RODRIGUES, Olímpia de Jesus. Filha de Francisco Joaquim Rodrigues e de Gracinda Domingues. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914).

 

RODRIGUES, Olívia. Filha de Luís Rodrigues e de Jerónima Rodrigues, jornaleiros, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1876. // Tinha 22 anos de idade, era solteira, doméstica, morava no lugar da Várzea, quando casou na igreja do mosteiro a 14/8/1898 com José Manuel Calvo Nogueira, de 23 anos de idade, solteiro, pedreiro, natural da freguesia de Tamel (São Pedro de Fins), Barcelos, morador no lugar da Ponte do Mouro, freguesia de Barbeita, Monção, filho de Manuel Calvo Nogueira, jornaleiro, natural da freguesia de Beiriz da Veiga, concelho de Genso do Lima, bispado de Ourense, e de Angelina Pires, jornaleira, natural da freguesia de Ceivães, Monção. Testemunhas: Luís Rodrigues, casado, jornaleiro, e Ladislau Augusto da Silva, casado, lavrador, residentes no lugar da Várzea, Paderne. // O seu marido morreu em Paderne a 27/7/1913, com apenas 37 ou 38 anos de idade. // Com geração.   

 

RODRIGUES, Ondina da Glória. Filha de -------- Rodrigues e de -----------------. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Paderne, com a professora MAG Pereira d’Eça, ficando aprovada (NM 411).

 

RODRIGUES, Orlando José. Filho de José Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 96, de 1/2/1931). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 938, de 9/7/1950: «Paderne, 2. Afogado no rio Minho. Quando no pretérito dia 29 do mês findo, pelas 16 horas, juntamente com uns companheiros tomava banho no rio Minho, no local denominado “Coto da Garça”, pereceu afogado Orlando Rodrigues, solteiro, de dezanove anos de idade, filho de Rosa Alves e de José Rodrigues (o Zé do Ferreiro), já falecido, do lugar do Pinheiro, desta freguesia. Apesar dos desesperados esforços que os seus companheiros fizeram para o salvar, não o puderam conseguir em virtude das fortes cachoeiras que a água faz naquele local. O rio foi imediatamente cordeado para recolher o cadáver assim que aparecesse à superfície. Depois de muitas pesquisas, só ontem é que o cadáver foi visto a boiar e quem o avistou primeiro foi um seu irmãozito de nome Umberto, que em altos gritos pedia que lhe tirassem o irmão que ia pelo rio abaixo. Imediatamente um vizinho, de nome António Soutelo, corajosamente se atirou ao rio e arrastou o cadáver para terra, e depois de cumpridas todas as formalidades legais, realizou-se o funeral para o cemitério desta freguesia, o qual causou uma sincera manifestação de pesar. À família enlutada apresentamos os nossos sentidos pêsames            

 

RODRIGUES, Paula Cristina. Filha de Diamantina Rodrigues, moradora no lugar da Fonte, Paderne. Nasceu a --/--/1971. // Casou na igreja do antigo convento de Paderne, com a idade de 20 anos, a --/--/1991, com João Paulo de Araújo, de 25 anos de idade, filho de Helena de Araújo, do lugar de Além.

 

RODRIGUES, Paulo da Cruz. Filho de Glória da Conceição Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1938. // (Notícias de Melgaço n.º 392).

 

RODRIGUES, Pureza. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Vaz. Nasceu em Paderne a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1178, de 6/10/1917).

 

RODRIGUES, Pureza da Ascenção. Filha de Manuel Rodrigues e de Emília de Castro. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 83, de 18/1/1914). // Faleceu a --/--/1914, com apenas nove meses de idade (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914). 

 

RODRIGUES, Recordina. Filha de António José Rodrigues e de Maria Luísa Gomes, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Fernandes, de Poules; n.m. de Francisco José Gomes e de Maria José Gonçalves, de Aldeia. Nasceu a 18/3/1885 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves e esposa, Teresa de Almeida, de Aldeia, lavradores. // Morreu a 27/5/1886 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.    

 

RODRIGUES, Recordina da Encarnação. Filha de António José Rodrigues, lavrador, e de Maria Luísa Gomes, doméstica, moradores em Aldeia. N.p. de Bento Rodrigues e de Rosa Fernandes; n.m. de Francisco José Gomes e de Maria José Gonçalves. Nasceu a 30/7/1887 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves, casado, lavrador, e Teresa de Jesus de Almeida, casada, doméstica.

 

RODRIGUES, Roberto. Filho de Romão Rodrigues, lavrador, da freguesia de Santa Eufémia, concelho e diocese de Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, de Paderne, moradores em Nogueira. N.p. de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; n.m. de Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu a 15/7/1895 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Lindolfo dos Santos Solheiro e Sara Maria Solheiro, solteiros, proprietários.

 

RODRIGUES, Rodolfo. Filho de Luís Rodrigues e de Jerónima Rodrigues, jornaleiros, moradores na Várzea. N.p. de João Rodrigues e de Joana Rodrigues, lavradores, do Souto; n.m. de José Rodrigues e de Joana Mendes, jornaleiros, do lugar de Esteves, Alvaredo. Nasceu a 20/9/1886 e foi batizado a 26 desse mês. Padrinhos: António Domingues de Araújo, solteiro, proprietário, morador no Maninho, Alvaredo, e Miquelina da Lama, solteira, jornaleira, da Várzea.   

 

RODRIGUES, Romão. // Era conhecido por “Cândido Rodrigues”, e morava no lugar da Nogueira. // Juntamente com José Fernandes, morador no lugar do Convento, na noite de uma terça-feira, bem avinhados, dirigiram-se a casa de Pedro da Nogueira à procura de um seu neto, com quem Romão tivera dias antes uma altercação; como não estivesse em casa, esperaram-no; quando chega, desatam à bordoada nele, tendo de gritar por socorro. Acodem os velhotes, que já estavam na cama, os quais também foram agredidos (Correio de Melgaço n.º 34, de 26/1/1913).    

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1824. // Morreu na sua casa de Sainde, a 31/12/1889, com 65 anos de idade, casada com Lourenço Domingues, e foi sepultada na igreja. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de José Rodrigues e de Francisca Roseira, de Cambeses. Nasceu no lugar de Milagres, Cambeses, Monção, por volta de 1830. // Foi criada de servir em Paderne. // Morreu em Crastos a 6/6/1883 com cerca de 50 anos de idade, solteira, sem geração. // Fizera testamento. // Foi sepultada na igreja do mosteiro. // Nota: os seus pais já tinham falecido.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de José Rodrigues e de Rosa Lourenço, lavradores. N.p. de Inácio Rodrigues e de Maria de Sousa; n.m. de Manuel José Lourenço e de Maria Fernandes, todos de Queirão. Nasceu a 12/3/1843 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e tio materno, Manuel Lourenço. // Morreu na sua casa de Queirão, a 14/1/1893, solteira, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Nota: no assento diz-se que ela tinha 45 anos de idade!

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Vilarinho. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Francisca da Rocha, de Paderne; n.m. de Manuel Rodrigues Vilarinho e de Ana Maria Coelho, de São Julião de Badim. Nasceu a 9/10/1843 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e o padre FASC. 

 

RODRIGUES, Rosa (de Orada). Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em ------------, por volta de 1852. // Faleceu em Queirão, Paderne, a --/--/1937, com 85 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 362). 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1861. // Faleceu no lugar de Além, Paderne, a --/--/1938, com 77 anos de idade (NM 385, de 30/1/1938).

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias, moradores em Pomares. N.p. de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso; n.m. de António Dias, de Cubalhão, e de Clara Afonso, de Paderne. Nasceu a 11/1/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Dias, solteiro, tio materno. // Casou na igreja a 28/10/1889 com o seu conterrâneo José Luís Vaz, de 36 anos de idade, solteiro.  

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues; n.m. de Luís de Brito e de Antónia Alves, todos lavradores e padernenses. Nasceu em Paderne a 30/11/1867 e foi batizada a 1 de Dezembro desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues e sua irmã Maria, solteiros, do lugar do Barbeito, Paderne. // Faleceu a 5/12/1903, em sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, com todos os sacramentos, no estado de casada com Manuel Francisco Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Emília Rosa Afonso. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Joana Besteiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Rosa Maria Pires, todos lavradores. Nasceu em Estivadas a 8/9/1871 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Afonso e Rosa Maria Vaz, tios maternos da neófita.

 

RODRIGUES, Rosa. Filho de Francisco Manuel Rodrigues e de Carolina Rodrigues. Neta paterna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues; neta materna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama. Nasceu no lugar da Barqueira a 10/1/1872 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: o seu avô materno. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Maria Júlia, solteira, jornaleira, moradora na Várzea. N.p. de Zeferina Rodrigues, solteira, jornaleira. Nasceu no dito lugar a --/9/1873 e foi batizada a 21/9/1873. Padrinhos: José Joaquim Besteiro e Rosa Maria, solteira, da Vila. // Faleceu em Paderne a 22/11/1948. 

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de José Rodrigues e de Maria Alves, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso; n.m. de João Alves e de Rosa Vieites. Nasceu a 6/10/1888 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: avós maternos. // Faleceu em Paderne a 8/6/1955.  

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Ferreira, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires. Nasceu a 4/12/1889 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Batista Vaz, casado, lavrador, e Rosa Ferreira, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 15/8/1921 com Manuel Inácio, de 31 anos de idade, padernense, filho de Ponciano Pires e de Joaquina Fernandes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 28/6/1966.  

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de João Manuel Rodrigues, soqueiro, e de Angelina Rosa Domingues, doméstica, moradores em Penelas. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Vale; n.m. de Manuel José Domingues e de Marcelina Fernandes. Nasceu a 18/8/1894 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Fernandes e Ana Fernandes, ambos casados, rurais. // Casou na CRCM a 18/6/1922 com António, de 31 anos de idade, alvaredense, filho de Manuel António Pires e de Jesuína Rodrigues. // O seu marido morreu em Miragaia, Porto, a 18/7/1947. // Faleceu na freguesia de Alvaredo a 1/7/1978.     

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Benjamim Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa (Pinto?); n.m. de Lourenço Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu a 18/5/1896 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, lavrador, e Umbelina Domingues, solteira, tia materna.

 

RODRIGUES, Rosa da Glória. Filha de Joaquim Augusto Rodrigues, lavrador, natural de Paderne, e de Maria do Patrocínio Domingues, doméstica, natural da Gave, moradores no lugar de Crastos. Neta paterna de Maurício Rodrigues e de Madalena Reinosa Rodrigues; neta materna de Maria Rosa Domingues, solteira. Nasceu em Paderne a 18/12/1903 e foi batizada na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José da Rocha, solteiro, camponês, e Rosa Ribeiro, solteira, doméstica. // Faleceu a 15/10/1906 e foi sepultada no adro.

 

RODRIGUES, Rosa de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, trabalhador, e de Maria Teresa Vaz, doméstica, moradores no lugar de Fontes. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz; neta materna de António Luís Vaz e de Maria do Rosário Gonçalves. Nasceu em Paderne a 20/6/1910 e foi batizada na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Afonso, casado, rural, e Maria do Rosário Gonçalves, casada, doméstica. // Casou na igreja de Paderne a 30/4/1942 com Manuel Joaquim Martins, natural de Cubalhão. // Faleceu em Cubalhão a 30/3/1983.

 

RODRIGUES, Rosa de Jesus. Filha de António José Rodrigues e de Maria Joaquina de Sousa Lobato. Nasceu em Paderne a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913).

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de José Rodrigues e de Rosa da Rocha, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1806. // Camponesa. // Faleceu a 25/9/1873, repentinamente, com 67 anos de idade, solteira, em casa de Bento Fernandes, sita em Carreira, Penso, lugar onde ela também residia, e foi sepultada na igreja de Penso. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.   

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Antónia Maria Caetana Rodrigues. Nasceu em Paderne por volta de 1829. // Faleceu a 21/1/1895, em sua casa de morada, sita no lugar do Barral, com todos os sacramentos, com 66 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro. 

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de João Manuel Rodrigues, de Santa Cristina de Baleixe, Tui, e de Maria Júlia de Abreu, de Paderne, moradores na Várzea. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Pinheiro, galegos; n.m. de Bernardo de Abreu e de Justina Maria Domingues, padernenses. Nasceu a 30/1/1868 e foi batizada a 4 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // (Parece que faleceu ainda bebé).

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de João Manuel Rodrigues e de Maria Júlia de Abreu. Neta paterna de José Luís Rodrigues e de Rosa Pinheiro; neta materna de Bernardo de Abreu e de Justina Maria Domingues, todos lavradores. Nasceu no lugar da Granja a 8/4/1871 e foi batizada na igreja de Paderne no dia seguinte. Padrinhos: Luís António Alves e sua esposa, Marcelina.  

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de João José Rodrigues, alfaiate, de Paderne, e de Maria Joaquina Cerdeira, tecedeira, de São Paio, moradores no Barral. N.p. de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas; n.m. de Manuel Joaquim Cerdeira e de Rosa Maria Lourenço. Nasceu a 22/8/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu a 25/9/1877. 

 

RODRIGUES, Rosa das Mercês. Filha de Maria Joaquina Rodrigues, solteira, doméstica, moradora no Barral. Neta materna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Paderne a 24/9/1890 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues, solteiro, trabalhador, e Maria Exposta, solteira, doméstica. 

 

RODRIGUES, Rosa do Patrocínio. Filha de Manuel José Rodrigues, ferreiro, de São Paio, e de Delfina Laureana Carneiro (Cela Cardoso), doméstica, da Vila de Melgaço, moradores em Pinheiro. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues; n.m. de José Joaquim Cela Cardoso e de Antónia Joaquina Carneiro. Nasceu a 26/7/1896 e foi batizada a 3 de Agosto desse ano. Padrinhos: José Joaquim de Abreu, casado, rural, e Delfina do Patrocínio Domingues, solteira. // Em 1918 a Câmara Municipal concedeu-lhe um subsídio de lactação por seis meses; morava no lugar do Pinheiro (Jornal de Melgaço n.º 1198, de 9/3/1918). // Faleceu no lugar do Pinheiro, freguesia de Paderne, a 12/12/1939. // Com geração.      

 

RODRIGUES, Rosinda da Purificação. Filha de Manuel Rodrigues e de Emília de Castro. Nasceu em Paderne a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 212, de 20/8/1916).

 

RODRIGUES, Salvador. Filho de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Domingas Esteves; n.m. de João Manuel Fernandes e de Maria Domingues, todos de Sainde. Nasceu a 18/4/1842 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís e Eufrásia, filhos de Domingos Domingues, de Felgueiras.

 

RODRIGUES, Salvador. Filho de Feliciano José Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço, moradores em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Joaquina Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Rosa Pereira, todos lavradores e padernenses. Nasceu a 4/1/1869 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Salvador, tio paterno, solteiro, e Ana, solteira, filha de José Gonçalves, de Estivadas. // Faleceu a 6/8/1870 (ou 1890?).   

 

RODRIGUES, Salvador. Filho de Manuel José Rodrigues e de Emília Rosa Afonso, lavradores, residentes no lugar de Estivadas. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima (Bastos?); neto materno de Manuel António Afonso e de Rosa Peres. Nasceu a 16/3/1881 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, casado, e sua filha, Maria, solteira, do lugar de Estivadas. // Faleceu a 20/11/1892 e foi sepultado dentro da igreja.  

 

RODRIGUES, Salvador. Filho de João Manuel Rodrigues e de Maria Júlia de Abreu, lavradores, residentes na Várzea. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Pinheiro; n.m. de Bernardo António de Abreu e de Justina Domingues. Nasceu a 3/4/1888 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Albino Domingues, solteiro, lavrador, e Maria Luísa de Abreu, solteira, doméstica. 

 

RODRIGUES, Silvério. Filho de ----------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em -------------------, a --/--/19--. // Faleceu em Longarinha, Paderne, a --/--/1994. // (A Voz de Melgaço n.º 1019). 

 

RODRIGUES, Silvina Campos. // Nasceu por volta de 1930. // Faleceu no lugar de Aldeia, Paderne, a --/--/2020, com 90 anos de idade (VM de 1/6/2020).

 

RODRIGUES, Sónia Maria E. // Nasceu por volta de 1975. // Faleceu em Paderne a --/--/2021, com quarenta e seis (46) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2021). 

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de -------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu em --------, por volta de 1833. // Faleceu em Paderne a --/--/1913, com oitenta (80) anos de idade (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913).

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, moradores em Penelas. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, de Queirão; n.m. de João Domingues e de Isabel Alves, de Barbeito. Nasceu a 27/9/1837 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Caetano Simões e sua mulher, Joaquina Rosa, naturais de Remoães. 

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de Ponciano Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Pereira. Nasceu a 15/8/1875 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Camilo Gonçalves e Teresa Rodrigues, do sobredito lugar.

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de João Manuel Rodrigues e de Maria Júlia de Abreu, lavradores, residentes na Várzea. Neta paterna de José Rodrigues e de Rosa Pinheiro; neta materna de Bernardo António de Abreu e de Justina Domingues. Nasceu em Paderne a 10/10/1878 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Alves e sua mulher, Marcelina Alves, lavradores, da Granja. // Casou na igreja do mosteiro a 31/10/1895 com o seu conterrâneo José Cândido de Oliveira, de 25 anos de idade, solteiro. // Enviuvou. // Casou em segundas núpcias, a 12/4/1903, com Ponciano Ferreira. // Do 1.º marido teve uma filha: Rosa da Glória de Oliveira. Do 2.º marido também teve filhos. // Faleceu a 16/11/1909, em sua casa de morada, sita no lugar da Várzea, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.    

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz, moradores em Pomares. N.p. de Manuel Rodrigues e de Vicência Rodrigues, de esse lugar; n.m. de Matias Joaquim Vaz e de Maria Teresa Alves, lavradores, de Fontes. Nasceu a 5/6/1884 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a avó materna e Manuel Joaquim Dantas, viúvo, de Fontes. // Morreu em Pomares a 16/4/1887 e foi sepultada na igreja. // Nota: o pároco atribuiu-lhe o seguinte nome – Teresa de Jesus Rodrigues.  

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de José Rodrigues e de Maria Alves, moradores em Pomares. N.p. de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso; n.m. de João Alves e de Rosa Vieites. Nasceu a 8/4/1892 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Joaquina Alves, solteira, doméstica. 

 

RODRIGUES, Teresa da Glória. Filha de José Manuel Rodrigues e de Ortelinda da Glória Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (NM 7, de 7/4/1929).

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas, moradores em Crastos. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Maria de Morais, do dito lugar; n.m. de Lourenço Dantas e de Maria Benta Esteves, do Barral. Nasceu a 28/9/1837 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: padre Ambrósio Custódio da Cunha, vigário de Remoães, e sua irmã Teresa. 

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de Teresa de Jesus Rodrigues, solteira, moradora no Barral. N.m. de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas, jornaleiros. Nasceu a 1/8/1867 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José de Caldas, casado, lavrador, de São Paio, e Maria José Rodrigues, solteira, tia materna da batizanda. 

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus (Pedreira). Filha de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores em Aldeia. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Ferreira; neta materna de Matias Esteves e de Ana Luísa Domingues, todos lavradores. Nasceu a 25/1/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís António Rodrigues e sua mulher, Rosa Domingues, de Aldeia. // Viveu maritalmente com Francisco António Esteves, da Vila, viúvo, proprietário. // Faleceu na Vila a 18/5/1945. // Mãe do médico, Dr. António Cândido Esteves, entre outros. // Tia do tenente Lopes.    

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de Maria Rita Rodrigues. Neta materna de José Rodrigues e de Rosa Morais. Nasceu a 7/8/1870 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre AJC (batizante) e Florinda Rodrigues, casada com Lourenço José Esteves, todos do lugar de Crastos.

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de Maria José Rodrigues, solteira, tecedeira, moradora no Barral. Neta materna de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas. Nasceu a 15/1/1877 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô Marcelino e a tia, Teresa de Jesus, solteira, jornaleiros.  

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Ferreira, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires. Nasceu a 10/2/1895 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, casado, rural, e Teesa de Jesus Codesseira, casada, doméstica. // Faleceu a 30/12/1895 e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de João Manuel Rodrigues, soqueiro, e de Angelina Rosa Domingues, doméstica, moradores em Penelas. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Vale; n.m. de Manuel José Domingues e de Marcelina Fernandes. Nasceu a 21/3/1898 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António Fernandes e Ana Fernandes, ambos casados, rurais. // Casou na CRCM a 21/5/1928 com Luís José, de 34 anos de idade, natural de Remoães, filho de Rita Lourenço. // O seu marido morreu em Remoães a 10/6/1954 (ou 10/7/1954). // Ela faleceu em Paranhos, Porto, a 27/2/1981. // Com geração.     

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus (Dr.ª) Filha de -------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // É licenciada em Ciências Históricas – ramos científico e educacional – pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. // Desde 1994 que é professora do 3.º Ciclo e Ensino Secundário. // A 5/11/1997, perante o júri constituído pelos Professores Doutores Humberto Baquero Moreno, Maria Teresa Nobre Veloso, e José Marques (orientador científico) obteve o grau de Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, defendendo a dissertação «O Entre Minho e Lima de 1381 a 1514», obra editada pelo Centro de Estudos Regionais de Viana do Castelo em 2002. // Teve a classificação máxima: «muito bom».


RODRIGUES, Teresa de Lurdes. Filha de --------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu no Barral a --/--/19--. // Faleceu no Lar Pereira de Sousa a --/--/1997. // (VM 1074). 

 

RODRIGUES, Teresa da Paixão. Filha de António José Rodrigues e de Maria Luísa Gomes, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Fernandes; n.m. de Francisco José Gomes e de Maria José Gonçalves. Nasceu a 18/4/1878 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves e mulher, Teresa de Almeida, lavradores, do sobredito lugar. // Casou na CRCM a 6/1/1915 com José Manuel, de 42 anos de idade, filho de Manuel José de Sousa e de Claudina Gonçalves. // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 1/5/1953 e ela a 18/4/1964.   

 

RODRIGUES, Timóteo. Filho de Maria Júlia Rodrigues, solteira, jornaleira. Neto materno de Zeferina Luísa Rodrigues, solteira, ambas moradoras na Várzea. Nasceu em Paderne a 10/3/1882 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Camilo José Gonçalves, solteiro, mestre-carpinteiro, do Souto, morador em Golães, e Maria Joaquina, solteira, filha de José António de Castro, do Souto, Paderne. // Faleceu a 10/5/1890 e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Vicência. Filha de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes em Pomares. Nasceu em Paderne por volta de 1818. // A 30/9/1861 colocaram à sua porta um bebé, Constantino António, o qual depois foi entregue à roda do concelho. // Morreu em Estivadas, onde morava, a 31/7/1887, com 69 anos de idade, casada com João Manuel Rodrigues; foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Vicência. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Afonso, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1821. // Morreu na sua casa de Pomares, a 12/2/1889, com 68 anos, casada com João Joaquim Vieites, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Vicência Engrácia. Filha de Frutuoso Manuel Rodrigues e de Margarida Domingues, moradores em Sainde. N.p. de Maria Benta Gonçalves, solteira, da freguesia de Santa Maria de Antrimo, bispado de Ourense; n.m. de Manuel José Domingues e de Josefa Lourenço. Nasceu e foi batizada em Paderne por volta de 1831. // Tinha 29 anos, era solteira, quando casou na igreja do mosteiro a 22/8/1860 com Francisco José, de 22 anos de idade, solteiro, batizado em São Paio, filho de Luís Manuel Gomes e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes em Sainde; n.p. de Manuel Luís Gomes e de Maria Joaquina. Testemunhas: FASV e Manuel António Gomes, solteiro, irmão do noivo.    

 

RODRIGUES, Virgínia de Jesus. Filha de João Manuel Rodrigues e de Maria Júlia de Abreu, moradores na Várzea. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Pinheiro; n.m. de Bernardo António de Abreu e de Justina Domingues. Nasceu a 21/2/1875 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim de Abreu e Maria Joaquina Pires. // Casou na igreja de Paderne a 9/5/1901 com Luís António, de 27 anos, padernense, filho de Domingos António Fontão e de Carolina Alves. // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 19/12/1935 e ela a 26/10/1961. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Vitorino. Filho de Lourenço Rodrigues e de Maria dos Remédios Gonçalves, lavradores, residentes em Estivadas. N.p. de António Rodrigues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Camilo Gonçalves e de Teresa Rodrigues. Nasceu a 17/2/1891 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves de Abreu, casado, rural, e Maria Rosa Domingues, casada, doméstica. 

 

RODRIGUES (*), Vitorino do Carmo. Filho de Zeferina Luísa Rodrigues, solteira. Neto materno de Manuel Rodrigues e de Isabel Maria Ferreira, todos da Várzea. Nasceu em Paderne a 16/7/1840 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José, solteiro, filho de António Bernardino de Castro, e Maria Joaquina Ferreira, da Várzea. // Lavrador. // Casou com Francisca Sanches, natural de Alvaredo. // Faleceu nessa freguesia de Melgaço, no lugar dos Esteves, a 9/3/1907. // Pai de Amélia de Castro, de Hermenegildo do Carmo Rodrigues, e de Cândida de Castro (ver em Alvaredo). /// (*) Na sua certidão de óbito aparece com o nome de Vitorino do Carmo Rodrigues de Castro.

 

RODRIGUES, Zeferina Luísa. Filha de Manuel Rodrigues e de Vicência Ferreira, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1816. // Faleceu a 30/3/1894, em sua casa de morada, sita no lugar da Várzea, com todos os sacramentos, com 78 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Zulmira. Filha de Joaquim Rodrigues, jornaleiro, e de Júlia do Rosário Lourenço, doméstica, moradores em Golães. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Joaquina Fernandes; neta materna de Luís Manuel Lourenço e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em Paderne a 4/11/1900 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Custódio do Patrocínio Gonçalves, casado, rural, e Rosa Lourenço, solteira, doméstica. 

                                  // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário