terça-feira, 30 de setembro de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de São Paio

Por Joaquim A. Rocha 







JESUS

 

JESUS, Manuel Gonçalves. // Do lugar de Sante. // Faleceu, só com o sacramento da penitência e sagrado viático, sem extrema-unção, por não dar tempo a sua morte, a 21/2/1837, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Os herdeiros satisfizeram o seu bem de alma. (Casara com Antónia Maria Cerqueira). // Com geração (ver Gonçalves).

 

JESUS, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Gonçalves de Jesus e de Antónia Maria Cerqueira, moradores no lugar de Sante. Neto paterno de Gregório Vaz (!) e de Maria Rosa Afonso, do dito lugar; neto materno de Manuel Cerqueira e de Francisca Luísa da Silva, do lugar da Portela. Nasceu em São Paio a 7/5/1833 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Gonçalves de Carvalho e Teresa Maria, do lugar do Granjão, Paderne.  

 

JESUS, Maria Rosa. // Do lugar do Barral. // Faleceu a 9/2/1833 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

*

 

JOAQUINA ROSA. // Enjeitada. // Apareceu no lugar da Costa, São Paio, e foi batizada na igreja dessa freguesia, pelo padre Manuel José Meleiro de Castro, coadjutor, a 19/11/1832, tendo por padrinhos o dito padre e Maria Joaquina Gomes, do citado lugar da Costa.

 

*

 

JOSÉ. // Apareceu no lugar da Carpinteira ainda criança e por aí foi ficando; alguém o trouxera da vizinha Galiza. // Foi batizado na igreja de São Paio, já na idade adulta, pelo padre MJV, a 11/6/1868, teve por padrinho Manuel José Rodrigues, solteiro, lavrador, residente no lugar da Costa.    

 

*

 

JOSÉ DOMINGOS. // Do lugar da Gaia. // Faleceu solteiro, a 5/9/1824.  

 

*

 

JOSÉ JOAQUIM. // Filho de pais desconhecidos. // Foi batizado pelo padre Durão, na igreja paroquial de São Paio, a 5/4/1847. Padrinhos: José Joaquim Mendes ----------, da freguesia de São Salvador da Vila dos Arcos, e Maria Teresa de Carvalho, natural de Sante.  

 

*

 

JOSÉ LUÍS. Filho de Maria Luísa, da Granja de Cima. Nasceu em São Paio a 3/6/1832 e foi batizado pelo padre MJGC a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Fernandes e sua mulher Maria Caetana Alves, do lugar da Carreira, freguesia de São Paio.

 

*

 

JOSÉ MARIA. Morou na Quinta de Alote. Faleceu solteiro, a 12/2/1815.

 

*

 

JOSÉ DA TRINDADE. // Solteiro. // Preto (?). // Género siro (tipo sírio, de aspecto sírio?). // Faleceu na Casa da Gaia (devia ser criado, ou escravo), com todos os sacramentos, a 5 de Agosto (ou 5 de Setembro) de 1857, e foi sepultado na igreja de S. Paio a 7, com ofício de corpo presente de cinco padres. 

 

LAMA

 

LAMA, Ana Joaquina. Filha de José António da Lama e de Maria Rosa Alves, da Carreira. N.p. de António da Lama e de Ana Luísa Rodrigues, de Felgueiras, Paderne, termo de Valadares; n.m. de Manuel Alves e de Ana Vaz, da Carreira. Nasceu em São Paio a 10/4/1841 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro Castro e Maria Joaquina Vaz, do lugar da Carreira. // (Gémea de José Joaquim). 

 

LAMA, António Joaquim. Filho de António José da Lama, natural de Paderne, e de Maria Joaquina de Fontes, natural de São Paio, rurais, moradores no lugar dos Lourenços, São Paio. Neto paterno de José António da Lama e de Antónia Maria Vaz, do lugar de Aldeia, Paderne; neto materno de Rosa de Fontes, do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 5/10/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Meleiro e sua mulher, Maria Rosa Alves, dos Lourenços. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 10/4/1902 com Maria Rosa Valadares, de 45 anos de idade, solteira, serviçal, natural de Paderne, moradora no lugar da Gaia, filha de Antónia Maria Valadares, solteira, serviçal, padernense. // Morreu no lugar dos Lourenços, São Paio, a --/--/1932 (NM 165, de 18/9/1932).

 

LAMA, Caetano Maria. Filho de José António da Lama e de Maria Rosa Alves, da Carreira. N.p. de António da Lama e de Ana Luísa Rodrigues, de Felgueiras «hoje freguesia (queria dizer lugar) de Penso»; n.m. de Manuel Alves e de Ana Vaz, da Carreira. Nasceu em São Paio a 12/5/1838. (Gémeo de Manuel José). 

 

LAMA, Constantino. Filho de António José da Lama e de Joaquina Rosa de Fontes, ele de Aldeia, Paderne, e ela de São Paio, moradores em Lourenços. N.p. de José António Lama e de Luísa Vaz, de Aldeia, Paderne; n.m. de Maria Joaquina de Fontes, solteira, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 20/3/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Meleiro e sua mulher, Maria Rosa Alves, de Lourenços, todos lavradores. // Faleceu em casa dos pais, a 27/5/1867, e foi sepultado na igreja de São Paio.   

 

LAMA, Diogo. Nasceu no século XVI e é descendente de fidalgos galegos. Foi capitão de ordenanças e morou em São Paio. // Em 1609 era vereador mais velho e juiz pela ordenação. // Pai de João da Lama (y Puga) {casado com Ana, filha de Lopo de Castro de Azevedo (o Velho) e de Leonor Veloso Bacelar de Sousa e Magalhães, da Casa do Fecho, Rouças, provedor da SCMM em 1603 e 1604, proprietário em Prado de uma casa e alguns campos, embrião daquilo que viria a ser a Quinta da Serra; este João é o antepassado dos «Sousa Gama», da Casa da Serra.} 

 

LAMA, Francisco Manuel. Filho de Rosa Maria da Lama, de Carvalha Furada. N.m. de António Domingues e de Teresa da Lama, do mesmo lugar. Nasceu em São Paio a 19/3/1821 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Rodrigues Lameira (ou do Lameiro) e sua mulher Domingas de Castro. 

 

LAMA, Joaquina Rosa. Filha de José António da Lama e de Maria Rosa Alves, da Carreira. N.p. de António da Lama e de Ana Luísa Rodrigues, de Felgueiras, Penso, concelho de Valadares; n.m. de Manuel Alves e de Ana Maria Vaz, da Carreira. Nasceu em São Paio a 8/5/1844 e foi batizada no dia a seguir. Madrinha: Maria Joaquina Rodrigues, solteira, da Carreira. 

 

LAMA, José António. Filho de António José da Lama e de Maria Joaquina de Fontes, lavradores, de Lourenços. N.p. de José António da Lama e de Antónia Maria Vaz, de Aldeia, Paderne; n.m. de Rosa de Fontes, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 13/2/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Luís da Lama e Rosa Joaquina da Lama, tios do bebé. // Faleceu em Lourenços a 21/8/1862 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.   

 

LAMA, José Joaquim. Filho de José António da Lama e de Maria Rosa Vaz Alves, da Carreira. N.p. de António da Lama e de Ana Luísa Rodrigues, de Felgueiras, Paderne, termo de Valadares; n.m. de Manuel Alves e de Ana Vaz, da Carreira. Nasceu em São Paio a 10/4/1841 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro e Maria Joaquina Vaz, do lugar da Carreira. // (Gémeo de Ana Joaquina).   

 

LAMA, Manuel Francisco. Filho de António José da Lama e de Maria Joaquina de Fontes, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de José António da Lama e de Antónia Maria Vaz, de Paderne; n.m. de Rosa de Fontes, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 1/8/1851 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Luís da Lama e Rosa Joaquina da Lama, tios do bebé, ambos de Aldeia, Paderne. // Tinha 58 anos de idade, era solteiro, lavrador, residia no lugar dos Lourenços, quando casou na igreja local a 4/3/1908, com a sua conterrânea Rosa Teresa Pires, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Cavaleiro Alvo, filha de Manuel Joaquim Pires e de Rosa de Almeida, rurais.

 

LAMAS, Manuel Joaquim. Filho de --------- Lamas e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1845. // Faleceu no lugar de Lourenços a --/--/1935, com 90 anos de idade (NM 264, de 10/3/1935).

    

LAMAS, Manuel Joaquim. Filho de José António da Lama e de Maria Rosa Vaz Alves. Nasceu em São Paio por volta de 1850. // Casou com Maria Estrela de Oliveira, natural de Desteriz, Tui. // Foi caseiro na Quinta do Mascanho, e na Quinta dos Chãos, ambas situadas na freguesia da Vila, nesta última como caseiro de Ana Joaquina Vasques, viúva de José Cândido Gomes de Abreu. // Na madrugada de 1/7/1915, quando subia as escadas de um palheiro, caiu nos degraus, fraturando alguma costelas; em consequência da queda, adveio-lhe a morte. Tinha 65 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 156, de 11/7/1915). // Pai de Adelino António, casado com Adelina das Dores de Castro, da Vila, e de José, casado com Angelina da Luz de Abreu.

 

LAMA, Manuel Joaquim. Filho de António José da Lama e de Maria Joaquina Fontes, rurais, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de José António da Lama e de Antónia Maria Vaz, de Aldeia, Paderne; neto materno de Rosa de Fontes, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 10/4/1855 e foi batizado na igreja católica dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Meleiro e sua mulher, Maria Rosa Alves, do lugar dos Lourenços. // Lavrador. // Casou na igreja de São Paio a 1/10/1890 com Maria Rosa Gonçalves, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Pombal, filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, rurais.  

 

LAMA, Manuel José. Filho de José António da Lama e de Maria Rosa Alves, da Carreira. N.p. de António da Lama e de Ana Luísa Rodrigues, de Felgueiras «hoje (…) de Penso»; n.m. de Manuel Alves e de Ana Vaz, da Carreira. Nasceu em São Paio a 12/5/1838. // Gémeo de Caetano Maria. // Faleceu a 6/12/1845 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

LAMA, Maria. // Do Barral. // Estava viúva quando morreu, de repente, a 2276/1803. // Foi sepultada na igreja de São Paio.

 

LAMA, Maria Clara. Filha de Teresa da Lama, viúva, do lugar de Carvalha Furada. // Faleceu, no estado de solteira, a 11/9/1805, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.  

 

LAMAS, Maria Francisca. // Nasceu por volta de 1850. // Faleceu no lugar dos Lourenços a --/--/1930, com oitenta anos de idade (NM 64, de 8/6/1930).  

 

LAMA, Maria José. Filha de José António da Lama e de Maria Rosa Alves. N.p. de António da Lama e de Ana Luísa Rodrigues, de Felgueiras, Paderne, termo de Valadares; n.m. de Manuel Alves e de Ana Vaz, da Carreira. Nasceu em São Paio a 22/8/1836 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua filha Maria Joaquina Vaz, da Carreira.

 

LAMA, Maria Rosa. Filha de António José da Lama e de Maria Joaquina de Fontes, lavradores, de Lourenços. N.p. de José António da Lama e de Maria Vaz, de Aldeia, Paderne; n.m. de Rosa de Fontes, solteira, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 19/11/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Meleiro e mulher, Maria Rosa Alves, lavradores, de Lourenços.   

 

LAMA, Teresa. // De Carvalha Furada. // Faleceu viúva, a 15/10/1837, e foi sepultada na igreja a 17 desse mês e ano.

 

LAMEIRO

 

LAMEIRO, Maria Luísa. Filha de Francisco Domingues (ou Rodrigues) Lameiro e de Domingas de Castro, de Carvalha Furada. Neta paterna de José Domingues (ou Rodrigues) Lameiro e de Maria Rodrigues, de Virtelo, Cousso; neta materna de Manuel José de Castro e de Domingas Fernandes, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 30/8/1812 e foi batizada (primeiro em casa e depois na igreja) a 1/9/1812. Madrinha: Maria Gonçalves, solteira, criada de António de Castro, de Carvalha Furada.

 

*

 

LEÃO JOSÉ. // Do lugar do Paço. // Faleceu a 23/4/1839 e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

*

 

LIMA

 

LIMA, José. Filho de António Alcindo dos Santos Lima, natural da Vila, e de Maria de Nazaré Gomes, natural de São Paio. Nasceu a --/--/19--. // S.m.n.

 

LIMA, Julieta de Nazaré. Filha de António Alcindo dos Santos Lima, natural da Vila, e de Maria de Nazaré Gomes, natural de São Paio, lavradores. Neta paterna de Vitorino Augusto dos Santos Lima e de Maria de Nazaré Esteves; neta materna de José Joaquim Gomes e de Rosa Maria de Caldas. Nasceu na Carpinteira a 27/7/1929 (NM 25, de 11/8/1929). // Casou a 17/1/1954 com Manuel António, nascido em Castro Laboreiro a 11/3/1927, filho de António José Rodrigues (Lareiro) e de Emília Alves, castrejos, a morar no lugar do Mascanho, SMP. A cozinheira desta boda foi Maria Leonor da Rocha, natural da Vila de Melgaço. // Faleceu nas Carvalhiças, SMP, a 26/12/1995, e foi sepultada no cemitério municipal de Melgaço. // O seu viúvo finou-se a 28/9/2006 e foi enterrado ao lado da sua defunta esposa. // Com geração.  


LIMA, Maria de Nazaré. Filha de -------- Santos Lima e de -------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com Francisco David de Amorim Gonçalves, nascido em França. // Por volta de 1978, por doação verbal feita por Angelina Aires e marido, António Fernandes, moradores no lugar da Costinha, Rouças, adquiriram a “Leira Longa”, sita no lugar da Igreja, com 1800 m2, confrontando a norte com José Lourenço, a sul e poente com João Batista Vaz, e do nascente com Armindo Lima. // Em 1999 residiam no lugar de Galvão, freguesia da Vila. // (VM 1124). 

 

LIMA, Olívia da Conceição. Filha de António Alcindo dos Santos Lima, natural da Vila, e de Maria de Nazaré Gomes, natural de São Paio. Nasceu em São Paio a 21/2/1932. // Faleceu a --/--/1990 (A Voz de Melgaço n.º 923). 

 

*

 

LINA BENEDITA. // Enjeitada. // Apareceu na manhã de 27 de Abril de 1817 à porta de Florêncio (ou Fulgêncio) Pires, do lugar de Pontilhão. Foi batizada nesse dia na igreja de São Paio pelo padre Francisco da Lapa Machado de Araújo. Padrinhos: o dito Florêncio e Maria Rosa, solteira, do Granjão. 

 

LOBATO

 

LOBATO, Albina de Sousa. // Nasceu por volta de 1886. // Morou no lugar da Carpinteira, São Paio. // Faleceu no hospital da SCMM em finais de 1951, ou inícios de 1952, com 66 anos de idade (NM 1008, de 13/1/1952, e NM 1013, de 17/2/1952).

 

LOBATO, António. Filho de Joaquim António de Sousa Lobato e de Rosa Pereira, proprietários, sampaienses, moradores no lugar do Barral. Neto paterno de António José de Sousa Lobato e de Maria Angélica Fontes; neto materno de João António Pereira e de Maria Angélica Fernandes. Nasceu em São Paio a 31/3/1911 e nesse dia foi batizado na igreja. Madrinha: Teresa Pereira, solteira, camponesa, do lugar do Barral. // Casou na CRCM a 26/6/1940 com Maria Joaquina Martins, solteira, doméstica, natural de Paços. // A sua esposa faleceu no Centro de Saúde a 7/11/1990. // Ele morreu no lugar de Beleco (ou na Vila) a 19/12/1992, com 81 anos de idade, no estado de viúvo. // Pai do padre Manuel Joaquim de Sousa Lobato e de Rosa de Sousa Lobato, casada com Armando Afonso. // Avô de Fernando Afonso e de Manuel António Afonso.

 

LOBATO, Bento. Filho de -------- de Sousa Lobato e de ----------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Em um certame catequístico que se realizou em 1935 obteve 18 valores. // (NM 291).  

 

LOBATO, Frederico Artur. Filho de Joaquim de Sousa Lobato e de Rosa Pereira. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 52, de 2/3/1930).

 

LOBATO, Joaquim. Filho de -------- Sousa Lobato e de -----------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em 1934 morava no lugar do Barral, freguesia de São Paio. Na tarde de 13 de Maio desse ano caiu uma faísca em sua casa, matando um dos bois que se encontrava na corte, avaliado em 2.500$00; a faísca entrara pelo 1.º andar, onde estava uma filha do Joaquim, mas esta apenas apanhou um susto (JM 233, de 27/5/1934). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 942, de 13/8/1950: «Agosto, 11. Faleceu no passado dia 5, no Barral, o senhor Joaquim Lobato, proprietário. O funeral foi muito concorrido…»

 

LOBATO, José Joaquim. Filho de António José de Sousa Lobato e de Maria Angélica de Fontes, negociantes, com residência no Maninho, Alvaredo. N.p. de Francisco de Sousa Lobato e de Isabel Domingues de Araújo, lavradores, residentes no Maninho; n.m. de Policarpo José de Fontes e de Maria José Gomes Pinheiro, proprietários, moradores no Cruzeiro, São Paio. Nasceu em São Paio a 17/11/1883 e foi batizado pelo padre JAF. Padrinhos: os avós maternos.

 

LOBATO, José Joaquim. Filho de Joaquim António de Sousa Lobato e de Rosa Pereira. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 163, de 29/8/1915).

 

LOBATO, Manuel. // Do lugar da Carpinteira. // Faleceu solteiro, sendo sepultado na igreja a 16/4/1808. 

 

LOBATO, Maria. // Da Carpinteira. // Faleceu solteira, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 23/1/1807.

 

LOBATO, Olívia da Conceição. Filha de Joaquim António de Sousa Lobato e de Rosa Pereira. Nasceu em São Paio a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 30, de 29/12/1912).

 

LOBATO, Teresa. // Do lugar da Carpinteira. // Faleceu solteira, a 28/11/1813.

 

*

 

LOIRO (?), José Manuel. Filho de Ramona Loira (ou Lira?), da freguesia de São Pedro de Parada, província de Pontevedra, moradora em Soutulho, São Paio de Melgaço. Neto materno de José António Loiro (?) e de Maria Reina, lavradores, galegos. Nasceu em São Paio de Melgaço a 10/10/1875 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, casado, e sua irmã, Carlota Joaquina Rodrigues, solteira, moradores em Baratas.  

 

LOPES

 

LOPES, --------------. Filho/a de António José Lopes e de Maria Rosa Álvares, da Granja de Baixo. N.p. de José Lopes e de Maria Codesseira, de Barata; n.m. de Domingos Álvares e de Isabel Rodrigues, da Granja de Baixo. Nasceu em São Paio a 25/12/1803 e foi batizado/a a 27 desse mês pelo padre Miguel José Ferreira, de Remoães, por comissão do abade de São Paio. Padrinhos: Manuel António Barros e Francisca Maria de Barros, de Rouças.

 

LOPES, Angelina. Filha de Vitorino Lopes e de Albina Rosa Pinheiro, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de José Lopes e de Maria Esteves; neta materna de José António Pinheiro e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em São Paio a 21/7/1906 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Meleiro e Angelina Vaz, solteiros, rurais. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/7/1959.

 

LOPES, Aníbal José. Filho de Vitorino Lopes e de Rosa Maria Soares. Nasceu em São Paio a --/--/1933 (NM 205, de 20/8/1933). // Ver, na freguesia de Penso, Albertina Maria Afonso.  

 

LOPES, António. Filho de José Lopes e de Maria Luísa, de Santa Maria de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira, lavradores, residentes que foram no lugar do Souto. Nasceu na década de 80 do século XVIII. // Casou com Maria Domingues. // Moraram em Cavaleiro Alvo. // Faleceu na sua casa a 2/8/1864, com todos os sacramentos, tinha 78 anos de idade, e foi sepultado na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

LOPES, António. Filho de Clara Joaquina, viúva. Neto materno de José Pedro Lopes e de Maria Custódia Domingues, de Barata. Nasceu em São Paio a 22/9/1838 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João António Pinhão e Maria Teresa Afonso, da Carreira. 

 

LOPES, António Joaquim. Filho de António Lopes e de Maria Domingues. N.p. de José Lopes e de Maria Luísa; n.m. de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro. Nasceu em São Paio a 26/12/1830 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Francisco de Araújo e Maria Luísa Marques, todos de Cavaleiro Alvo. // Casou com Claudina Soares. // Lavrador. / Faleceu em Cavaleiro Alvo, a 8/12/1884, com todos os sacramentos. Foi sepultado no cemitério. Não fizera testamento. Deixou filhos.  

 

LOPES, António José. Do lugar da Granja de Baixo. Faleceu, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 18/9/1807. 

 

LOPES, António José. Filho de Vitorino José Lopes e de Maria Joaquina Pires, lavradores. N.p. de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Pires e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 15/3/1895, e foi batizado pelo padre António Esteves a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, proprietários, casados, do mesmo lugar.

 

LOPES, António Luís. Filho de Maria Josefa Lopes, solteira. Neto materno de António Lopes e de Maria Custódia Domingues. Nasceu em São Paio a 29/7/1823 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Luís Durães e Rosa Alves, todos de Barata.

 

LOPES, Carolina. Filha de Clara Maria Lopes, solteira ou viúva. Neta materna de José Pedro Lopes e de Maria Custódia Domingues. Nasceu em São Paio a 6/5/1836 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Cortes e sua mulher. // Lavradeira. // Casou com Francisco José Carpinteiro, lavrador, nascido em Santa Cristina de Baleixo, Galiza, por volta de 1829. // Moraram no lugar de Barata, São Paio de Melgaço. // Enviuvou a 10/11/1909. // Faleceu no lugar dos Barreiros a 12/11/1909, com todos os sacramentos, no estado de viúva, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério.

 

LOPES, Carolina Rosa. Filha de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues, lavradores. N.p. de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Manuel Domingues Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 24/5/1895, e foi batizada pelo padre António Esteves a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, casados, lavradores, do mesmo lugar. // Faleceu a 29/8/1897, no dito lugar de Cavaleiro Alvo, e foi sepultada no adro da igreja.

 

LOPES, Clara. Filha de José Pedro Lopes e de Maria Custódia Domingues. N.p. de António José Lopes e de Isabel Vieites, todos de Barata; n.m. de João Domingues e de Maria Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 30/3/1800 e foi batizada nesse dito dia. Madrinha: Maria Josefa, solteira, filha de João Domingues, avô materno da criança. (Deve ter morrido ainda bebé).  

 

LOPES, Clara Maria. Filha de José Pedro Lopes e de Maria Custódia Domingues. Neta paterna de António José Lopes e de Isabel Vieites, todos de Barata; neta materna de João Domingues e de Maria Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 30/3/1801 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Madrinha: Maria Josefa, solteira, filha de João Domingues, do Nogueiral. // Teve, no estado de solteira, ou viúva, uma filha: Carolina Lopes.   

 

LOPES, Constantino. Filho de António Lopes e de Claudina Soares. N.p. de António José Lopes e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Francisco José Soares e de Maria Luísa Marques, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 15/2/1867 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e mulher, Teresa Lourenço, de Lobiô, Rouças, todos lavradores. // Rural. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo a 21/12/1891, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.   

 

LOPES, Constantino. Filho de Vitorino José Lopes e de Albina Rosa Pinheiro, jornaleiros, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de José António Pinheiro e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 3/8/1901, e foi batizado pelo padre António Esteves a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Rodrigues e Maria Vaz, casados, todos lavradores. // Morreu a 20/11/1902 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

LOPES, Domingos José. Filho de António Lopes e de Maria Domingues, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de José Lopes e de Maria Luísa, do lugar do Picouto, freguesia da Veiga (?), termo de Vila Nova de Silveira (Cerveira?); neto materno de Manuel José Domingues (Romil?) e de Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 9/3/1820 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Meleiro, viúvo, e sua filha Maria Rosa. // Casou com Maria Rosa Esteves. // Lavrador. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo a 29/6/1893, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. // Com geração.   

 

LOPES, Firmino. Filho de Francisco Lopes e de Rita de Sotto, lavradores, naturais da freguesia de Sagre (!), bispado de Ourense. Nasceu por volta de 1830. // Morreu repentinamente, a 13/11/1894, nos limites do lugar do Regueiro, São Paio de Melgaço, com 64 anos de idade, no estado de casado com Rosalia Fernandes, do lugar de Barata, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja de São Paio. // A sua viúva, Rosalia Fernandes, jornaleira, natural do julgado do Carvalhinho, bispado de Ourense, faleceu no lugar da Costa a 21/1/1903, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 73 anos de idade, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério de São Paio.  

 

LOPES, Florência. // Nasceu em São Paio. // A 28/10/1785 fez o seu testamento; era viúva de Manuel Gonçalves de Carvalho.

 

LOPES, Francisco Manuel. Filho de Maria Josefa Lopes, solteira, moradora no lugar de Barata. Neto materno de José Pedro Lopes e de Maria Custódia Domingues, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 30/5/1820 e foi batizado pelo padre João Manuel Esteves a 2/6/1820. Padrinhos: Manuel António Gonçalves, solteiro, e Maria Rosa ------ (?), de Real.

 

LOPES, Generosa. // Nasceu por volta de 1877. // Faleceu em 1931, no lugar da Costa, São Paio, com 54 anos de idade (NM 116, de 5/7/1931).

 

LOPES, Joaquina. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 25/6/1888, e foi batizada pelo padre JAF a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Soares, morador em Cavaleiro Alvo, e Joaquina Rosa Esteves, moradora nos Lourenços, solteiros, todos lavradores. 

 

LOPES, Joaquina Rosa. Filha de António José Lopes e de Maria Domingues, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de José Lopes e de Maria Luísa Lourenço, da freguesia da Breia (?), termo de Vila Nova de Cerveira; n.m. de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 21/3/1823 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António e Maria, irmãos, filhos de Manuel José Gonçalves, casado, de Cavaleiro Alvo. // Lavradeira. // Casou com Domingos José Alves. // Enviuvou a 10/2/1893. // Faleceu no lugar de Cavaleiro Alvo a 9/4/1903, apenas com a extrema-unção, no estado de viúva, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério.  

 

LOPES, Joaquina Rosa. Filha de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves, lavradores. Neta paterna de António Lopes e de Maria Domingues; neta materna de Manuel António (ou Manuel Caetano) Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 2/6/1861 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves e sua mulher, Joaquina Rosa Lopes, tia paterna da criança, lavradores. // Faleceu a 19/2/1862, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

LOPES, Joaquina Rosa. Filha de José Bernardo Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues (Ramela?); n.m. de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em São Paio a 7/1/1863 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves e sua mulher, Joaquina Rosa Lopes, todos lavradores, de Cavaleiro Alvo.

 

LOPES, Joaquina Rosa. Filha de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Manuel Caetano Esteves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 6/4/1863 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Domingos Alves e sua mulher, Joaquina Rosa Lopes, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. 

 

LOPES, Joaquina Rosa. Filha de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues, lavradores. N.p. de Manuel Joaquim Lopes e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Rosa Rodrigues, moradores em Orjaz, Cubalhão. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 24/1/1888, e foi batizada pelo padre JAF a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Casou na igreja de São Paio a 19/5/1906 com António Joaquim Meleiro, de 28 anos de idade, sampaiense, filho de José Joaquim Meleiro e de Joaquina Rosa Gonçalves. // Ambos faleceram em São Paio: o marido a 10/12/1963 e ela a 1/6/1976. // Com geração. // Mãe de Rosa de Jesus Meleiro (1918-2019).

 

LOPES, José. Filho de António José Lopes e de Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo, São Paio. N.p. de José Lopes e de Maria Luísa Lourenço, do Outeiro, freguesia de (Loivo?), Vila Nova de Cerveira; n.m. de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 30/12/1830 e foi batizado pelo padre JD a 2/1/1831. Padrinhos: António (de Araújo?) e Maria Luísa Marques, de Cavaleiro Alvo. // Casou com Maria Esteves, filha de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro. // Com geração.  

 

LOPES, José. // Nasceu por volta de 1851. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, a --/--/1929, com 78 anos de idade (NM 32, de 29/9/1929).

 

LOPES, José. // Nasceu por volta de 1856. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, a --/--/1929, com 73 anos de idade (NM 31, de 22/9/1929).

 

LOPES, José. Filho de Vitorino José Lopes e de Balbina Rosa Pinheiro, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de José Lopes e de Maria Joaquina Meleiro; neto materno de José António Pinheiro e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em São Paio a 14/9/1903 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Rodrigues e Maria Vaz, casados, camponeses. // Casou na CRCM a 2/9/1926 com Rosa Maria Fernandes, de 21 anos de idade, natural de Fiães, filha de Francisco Fernandes e de Maria Rosa Marques.    

 

LOPES, José. Nasceu por volta de 1936. // Morreu no lugar do Barral, São Paio, a 9/02/2025, com 89 anos de idade (agência funerária Vilarinho).

                                                    

                                                                                                                                                                                                                                      

LOPES, José Bernardo. Filho de António Lopes e de Maria Domingues, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio. Neto paterno de José Lopes e de Maria Lourenço; neto materno de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro. Nasceu em São Paio a 17/3/1828 e foi batizado pelo padre JVC dias depois. Padrinhos: Manuel Bernardo Lopes e sua mulher, Maria Rosa Lopes, do lugar da Corga, Vila de Melgaço. // Casou com Maria Joaquina Esteves. // Lavrador. // Morreu em Cavaleiro Alvo, a 9/9/1881, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

LOPES, José Joaquim. Filho de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 23/5/1854 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves e Joaquina Rosa Lopes, todos de Cavaleiro Alvo. // Lavrador. // Casou a 5/2/1883 com Angelina da Glória, de 27 anos de idade, solteira, com a sua residência em Paderne, filha de pais incógnitos, lavradora. Testemunhas: M.J. da Costa, do Cruzeiro, e José Manuel Gonçalves, de Lourenços, ambos casados, lavradores. // A sua esposa faleceu a 23/12/1908, no lugar de Cavaleiro Alvo, com todos os sacramentos, com 56 (!) anos de idade, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.     

 

LOPES, José Joaquim. Filho de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço, de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Ramico (?), do dito lugar; n.m. de Manuel José Lourenço e de Rosa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 18/4/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Teresa Lourenço, de Lobiô. // Lavrador. // Casou a 17/4/1882 com Maria Joaquina, de 26 anos de idade, solteira, filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, de Orjaz, Cubalhão. Testemunhas: Manuel Inácio Rodrigues Torres, casado, lavrador, do Regueiro, e M.J. da Costa, casado, lavrador, do Cruzeiro. // Enviuvou a 2/10/1896.      

 

LOPES, José Manuel. Filho de Vitorino José Lopes e de Maria Joaquina Pires. N.p. de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Pires e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 2/12/1891, e foi batizado pelo padre MJV a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Rosa Maria Alves, do lugar de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Casou na CRCM, a 22/12/1929, com Ludovina, de 29 anos de idade, sampaiense, filha de Manuel Meleiro e de Luísa Gonçalves. // Faleceu na sua freguesia a 19/2/1953.

 

LOPES, Josefa Maria. // Da Carpinteira. // Faleceu com todos os sacramentos, com testamento, a 22/10/1856, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. 

 

LOPES, Ludovina Rosa. Filha de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves. Neta paterna de António José Lopes e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 28/4/1866 e foi batizada a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: Domingos José Alves e Joaquina Rosa Lopes, tia da criança, do sobredito lugar, todos lavradores. // Faleceu em casa dos pais a 6/12/1866 e foi sepultada na igreja.  

 

LOPES, Ludovina Rosa. Filha de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves, lavradores. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 2/11/1868 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves e sua mulher, Joaquina Rosa Lopes, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. // Faleceu em Cavaleiro Alvo, a 26/9/1869, e foi sepultada na igreja. 

 

LOPES, Ludovina Rosa. Filha de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves. Neta paterna de António Lopes e de Maria Domingues; neta materna de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. Nasceu em São Paio a 7/10/1870 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves e sua mulher, Joaquina Rosa Lopes, do sobredito lugar. // Lavradeira. // Casou a 7/5/1899 com o seu conterrâneo António José Alves. // Faleceu a 12/12/1900, no lugar de Cavaleiro Alvo, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. // Em 1901 o seu viúvo voltou a casar. // Nota: deve ter morrido de parto (ver a sua filha, Maria Teresa Alves – 1900-2001). 

 

LOPES, Ludovina Rosa. Filha de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves. Neta paterna de António José Lopes e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. Nasceu em São Paio a 21/8/1875 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Rosa Maria Alves, do sobredito lugar. // Era solteira, serviçal, quando casou na igreja a 24/6/1897 com o seu conterrâneo José Joaquim Marques. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 29/12/1940.

 

LOPES, Ludovina Rosa. Filha de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues. Neta paterna de Manuel José Lopes e de Maria Lourenço; neta materna de Manuel Domingues Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 22/9/1892, e foi batizada pelo padre António Esteves a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, casados, do mesmo lugar, todos lavradores. // Casou na CRCM a 27/3/1916 com Constantino José, de 22 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel António Pires e de Maria Rosa Lopes. // O seu marido faleceu em Paderne a 22/6/1938 e ela em São Paio a 31/10/1986.

 

LOPES, Ludovina Teresa. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel José Lourenço e de Rosa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 22/5/1858 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Teresa Lourenço, de Lobiô, tia materna da criança. // Casou a 11/7/1881 com José Meleiro, lavrador, filho de Domingos José Meleiro e de Maria Joaquina Gonçalves, natural de Rouças. // Faleceu a 7/1/1894, no lugar de Lobiô, Rouças, apenas com o sacramento da penitência, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia de Rouças.   

 

LOPES, Manuel. Filho de Vitorino José Lopes e de Balbina Rosa Pinheiro, jornaleiros. N.p. de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de José António Pinheiro e de Maria Afonso. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 14/7/1899, e foi batizado pelo padre António Esteves a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano Pinheiro, do lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, e Maria Vaz, do lugar de Lobiô, Rouças, solteiros, lavradores. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo a 25/8/1900 e foi sepultado no adro da igreja.   

 

LOPES, Manuel António. Filho de António Lopes e de Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo. N.p. de José Lopes e de Maria Luísa, do lugar de Freteiro (?), freguesia de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira; n.m. de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 30/4/1812 e foi batizado a 3/5/1812. Padrinhos: António Lourenço Soares e sua mulher Maria Afonso, de Cavaleiro Alvo. (Deve ter falecido ainda criança). 

 

LOPES, Manuel António. Filho de António Lopes e de Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo. N.p. de José Lopes e de Maria Lama (!), de Vila Nova de Cerveira; n.m. de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 6/3/1817 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Gertrudes Esteves, de Cavaleiro Alvo. // Casou com Maria, filha de Manuel Lourenço e de Rosa Meleiro, de Lobiô, Rouças. // Com geração.  

 

LOPES, Manuel António. Filho de António Joaquim Lopes e de Claudina Rosa Soares, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Francisco José Soares e de Maria Luísa Marques, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 29/4/1864 e foi batizado a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: José Esteves e sua mulher, Teresa Lourenço, lavradores, de Lobiô, Rouças.  

 

LOPES, Manuel Joaquim. Filho de Vitorino José Lopes e de Balbina Rosa Pinheiro, moradores em Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 6).

 

LOPES, Manuel José. Filho de António José Lopes e de Maria Rosa Domingues, rurais. Nasceu por volta de 1822. // Lavrador. // Morreu a 13/8/1896, no lugar de Cavaleiro Alvo, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de casado com Maria Rosa Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

LOPES, Manuel José. Filho de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel José Lourenço e de Rosa Maria Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 12/7/1851 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher Teresa Lourenço, tia do bebé, do lugar de Lobiô. // Faleceu a 7/11/1859 e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com missa cantada. 

 

LOPES, Manuel José. Filho de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de Manuel António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 8/2/1852 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Meleiro e sua mulher, Rosa Domingues, todos de Cavaleiro Alvo. // Lavrador. // Casou a 30/6/1888 com a sua parente em 2.º grau, Maria Rosa (ou Maria Joaquina) Lopes, nascida a 14/1/1855, solteira, lavradora, filha de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves, de Cavaleiro Alvo. Testemunhas: José Luís Lobarinhas de Brito, casado, proprietário, morador na Casa e Quinta da Gaia, e Manuel António Pires, casado, lavrador, de Cavaleiro Alvo. // Morreu a 21/2/1903, no lugar de Cavaleiro Alvo, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.  

 

LOPES, Manuel José. Filho de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves, de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de António José Lopes e de Maria Domingues Ramela; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em São Paio a 28/1/1858 e foi batizado a 1 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: António José Lopes e Rosa Maria Lopes, avô e tia paternos. // Casou a 22/9/1887 com a sua parente em 2.º grau de consanguinidade, Maria Rosa, de 22 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Meleiro, lavradores, de Cavaleiro Alvo. Testemunhas: José Luís Lobarinhas de Brito, proprietário, da Casa e Quinta da Gaia, e José Joaquim Dias, lavrador, do lugar de Soutulho, ambos casados.  

 

LOPES, Manuel José. Filho de António Joaquim Lopes e de Claudina Rosa Soares, de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Francisco José Soares e de Maria Luísa Marques, lavradores. Nasceu em São Paio a 25/4/1860 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves e mulher, Teresa Lourenço, lavradores, de Lobiô, Rouças. // Faleceu a 19/9/1860 e foi sepultado na igreja a 20, com missa cantada.

 

LOPES, Manuel José. Filho de ---------- Lopes e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1915 com Rosa Vieites (Correio de Melgaço n.º 163, de 29/8/1915).

 

LOPES, Manuel José. Filho de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues, lavradores. N.p. de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 18/6/1884, e foi batizado a 20 desse mês e ano. // Faleceu a 3/10/1885 e foi sepultado no cemitério. // Nota: durante uns anos niguém mais foi enterrado no cemitério, mas sim dentro da igreja.

 

LOPES, Manuel José. Filho de José Joaquim Lopes e de Angelina da Glória, lavradores. N.p. de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves; n.m. de avós incógnitos. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 13/7/1889, e foi batizado pelo padre JAF no mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, casados, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Morreu a 3/10/1889 e foi sepultado na igreja.

 

LOPES, Manuel José. Filho de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues. N.p. de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Rosa Rodrigues, estes de Orjaz, Cubalhão. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 5/3/1890, e foi batizado pelo padre MJV a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e sua mulher Rosa Maria Alves, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores.

 

LOPES, Manuel José. Filho de Manuel José Lopes e de Maria Joaquina Lopes. N.p. de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Lopes; n.m. de Bernardo José Lopes e de Maria Esteves, todos lavradores. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 5/3/1891, e foi batizado pelo padre MJV no dia seguinte. Padrinhos: Vitorino Lopes, casado, de Cavaleiro Alvo, e Ana Rosa Meixeiro, solteira, da Carpinteira, ambos sampaienses. // Casou na CRCM a 20/8/1914 com Rosa, de 26 anos, sua conterrânea, filha de Francisco Meleiro e de Ludovina Esteves (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914). // Em 1915 a sua esposa deu à luz um nado-morto (Correio de Melgaço n.º 153, de 20/6/1915). // Ambos se finaram em São Paio: a esposa em Maio de 1932 e ele a 17/5/1960.  

 

LOPES, Manuel José. Filho de José Joaquim Lopes e de Angelina da Glória. N.p. de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves; n.m. de avós incógnitos. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 8/9/1894, e foi batizado pelo padre AE a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Rosa Maria Alves, casados, do mesmo lugar, todos lavradores. // Morreu a 29/1/1905.

 

LOPES, Manuel José. Filho de Vitorino José Lopes e de Maria Joaquina Pires. N.p. de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Pires e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 10/6/1901, e foi batizado pelo padre António Esteves a 13 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Alves, casado, proprietário.  

 

LOPES, Marcelina. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Alves. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 19/11/1897, e foi batizada a 21 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques e Maria Josefa Marques, casados, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Faleceu na Vila de Melgaço a 12/11/1954.

 

LOPES, Maria. Filha de José Joaquim Lopes e de Angelina da Glória. Neta paterna de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves; neta materna de avós desconhecidos. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 6/4/1886, e foi batizada pelo padre JAF a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Lopes e Maria Joaquina Lopes, tios paternos, solteiros, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Morreu em Paderne a 31/7/1949.

 

LOPES, Maria do Carmo. Filha de Pedro Lopes e de ----------------------------? Nasceu em --------------, por volta de -----------. // Faleceu no lugar dos Lourencos, São Paio, a 17/8/1892, com todos os sacramentos, no estado de viúva de José Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

LOPES, Maria Clara. Filha de José Pedro [Lopes] e de Maria Custódia, lavradores, residentes no lugar de Barata. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Lavradeira. // Casou com Bento Lourenço, de quem enviuvou. // Faleceu em Barata a 21/8/1861, com 68 anos de idade, com todos os sacramentos, à excepção da eucaristia, por perigo de vómito, e foi sepultada na igreja a 23. // Não fizera testamento. // Deixou dois filhos do matrimónio e uma filha nascida depois de ela estar viúva. 

 

LOPES, Maria de Jesus. Filha de Manuel José Lopes e de Rosa Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 201, de 28/5/1916).

 

LOPES, Maria Joaquina. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu no estado de viúva, com todos os sacramentos, sem testamento, a 6/8/1857, e no dia seguinte foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente. 

 

LOPES, Maria Joaquina. Filha de António Lopes e de Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo. N.p. de José Lopes e de Maria ---------------, de Vila Nova de Cerveira; n.m. de Manuel Domingues e de Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 14/4/1813 e foi batizada a 18 desse mês. Padrinhos: António Lourenço e Rosa Domingues, solteira, de Cavaleiro Alvo. // Casou com Manuel Afonso. // Com geração.

 

LOPES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 19 (?) de Janeiro de 1857 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves e Joaquina Rosa Lopes, todos de Cavaleiro Alvo. // Casou a 28/7/1887 com Manuel António, de 26 anos de idade, filho de Manuel Joaquim Pires e de Maria Rosa Meleiro, lavradores, de Cavaleiro Alvo. // Camponesa. // Tinha 40 anos de idade, estava viúva, quando casou na igreja a 24/10/1897 com o seu conterrâneo Manuel Meleiro, de 52 anos de idade, viúvo.

 

LOPES, Maria Joaquina. Filha de --------- Lopes e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1862. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a --/--/1917, com 55 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 235, de 4/2/1917).

 

LOPES, Maria José. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel José Esteves e de Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 16/2/1890, e foi sujeita ao batismo no dia seguinte. Madrinha: Maria Joaquina Pires, solteira, moradora no dito lugar.

 

LOPES, Maria Josefa. Filha de José Pedro Lopes e de Maria Custódia Domingues, lavradores, residentes que foram no lugar de Barata. // Casou com Pedro Marques, de quem ficou viúva. // Faleceu no dito lugar a 15/5/1874, com todos os sacramentos. // Tinha 80 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

LOPES, Maria Josefa. Filha de António Lopes e de Maria Rosa Loeda, da Granja. N.p. de José Lopes e de Maria Codesseira, de Barata; n.m. de Domingos de Loeda e de Isabel Rodrigues, da Granja. Nasceu em São Paio a 6/4/1798 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Diogo Rodrigues e sua mulher Ana Maria de Castro, de Barata. 

 

LOPES, Maria Luísa. // Da Raza. // Faleceu, apenas com os sacramentos da penitência e extrema-unção, não recebendo os demais por impedimento da sua enfermidade, a 26/12/1847, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, de acordo com o testamento deixado, a 28.

 

LOPES, Maria Rosa. Filha de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves. Neta paterna de António Lopes e de Maria Domingues Camila (ou Zamila); neta materna de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em São Paio a 14/1/1855 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Soares e Maria Marcelina Soares, todos de Cavaleiro Alvo. // Casou a 30/6/1888 com Manuel José, de 36 anos de idade, solteiro, lavrador, seu parente em 2.º grau, filho de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves. // Enviuvou a 21/2/1903. // Com geração.   

 

LOPES, Maria Rosa. Filha de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço, do dito lugar; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Rosa Rodrigues, de Orjaz, Cubalhão. Nasceu em São Paio a 23/12/1882 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, casados, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Casou a 30/9/1906 com o seu conterrâneo Manuel José Esteves. // Faleceu na sua terra natal a 9/2/1947. 

 

LOPES, Maria Rosa. Filha de Manuel Bernardo Lopes e de Maria Esteves. N.p. de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Alves. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 15/12/1894, e foi batizada pelo padre AE a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques e Maria Josefa Marques, casados, do mesmo lugar, todos lavradores.

 

LOPES, Maria Rosa. Filha de Vitorino Lopes e de Rosa Albina Pinheiro. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 227, de 3/12/1916).

 

LOPES, Maria Rosa. Filha de Vitorino Lopes e de Rosa Maria Soares. Nasceu em São Paio a –/--/1923. // S.m.n.

 

LOPES, Maria Teresa. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de António Lopes e de Maria Teresa Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel Lourenço e de Maria Rosa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 22/6/1846 e foi batizada pelo padre Manuel da Rosa a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lourenço, solteiro, e sua irmã, Maria Teresa Lourenço, tios da criança. // (Faleceu a 7/9/1849 e foi sepultada na igreja no dia seguinte). Há aqui um engano, pois ela casou a 16/5/1867 com José Joaquim Soares, de 31 anos de idade, filho de António José Soares e de Maria Rosa (ou Maria Luísa) Afonso. Com tantas crianças que morriam todos os anos, é de crer que o padre uma ou outra vez trocasse o nome. Morreu (agora sim) em Cavaleiro Alvo, a 22/11/1885, sem sacramentos, por ter morrido de repente, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

LOPES, Maria Teresa (Teresa de Jesus, ou Teresa Rosa). Filha de António Lopes e de Claudina [Rosa] Soares. Neta paterna de António José Lopes e de Maria Luísa Domingues; neta materna de Francisco José Soares e de Maria Luísa Marques, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. Nasceu em São Paio a 28/6/1870 e foi batizada a 3 de Julho desse ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Teresa Lourenço, de Lobiô, Rouças. // Casou a 6/4/1905 com o seu conterrâneo António Marques, solteiro, lavrador. // Faleceu na sua terra de nascimento a 8/2/1951. // Com geração.  

 

LOPES, Miquelina. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Esteves. N.p. de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel José Esteves e de Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 3/9/1892, e foi batizada pelo padre AE a 10 desse mês. Padrinhos: António Joaquim Soares, casado, e Ana Meleiro, viúva, do mesmo lugar, todos lavradores.

 

LOPES, Rosa. Filha de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves, de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 10/2/1866 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Alves e sua mulher, Joaquina Lopes, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Morreu no dito lugar, a 12/9/1869, e foi sepultada na igreja. 

 

LOPES, Rosa. Filha de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues, lavradores. Neta paterna de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Lourenço; neta materna de Manuel Domingues e de Maria Rosa Rodrigues, estes de Orjaz, Cubalhão. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 5/4/1886, e foi batizada pelo padre JAF a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, casados, do dito lugar de São Paio, todos lavradores. // Casou na igreja da sua terra a 9/4/1905 com José Joaquim, de 25 anos de idade, sampaiense, filho de Francisco António Esteves e de Joaquina Marques. // A 17/6/1912 foi julgada em polícia correcional por crime de dano, tendo sido condenada em cinco dias de prisão e três dias de multa (Correio de Melgaço n.º 3). // Faleceu na freguesia onde nascera a 11/3/1968. // Com geração.    

    

LOPES, Rosa. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Rosa Esteves, jornaleiros. N.p. de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 22/5/1900, e foi batizada pelo padre AE a 26 desse mês. Padrinhos: Vitorino José Lopes e Albina Rosa Pinheiro, casados, serviçais, de Cavaleiro Alvo. 

 

LOPES, Rosa de Jesus. Filha de António Joaquim Lopes e de Claudina Rosa Soares, lavradores, residentes em Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Francisco José Soares e de Maria Luísa Lourenço. Nasceu em São Paio a 10/6/1872 e foi batizada a 13 desse mês e ano.

 

LOPES, Rosa Maria. Filha de António José Lopes e de Maria Domingues, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de José Lopes e de Maria Luísa, do Pinheiro, Santa Maria de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira; n.m. de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 15/11/1825 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher Maria Rosa, de Cavaleiro Alvo.

 

LOPES, Rui. // Morou no lugar da Rasa, São Paio. // Em 1602 era vereador mais velho e juiz pela ordenação. // (OJM, de ACE, p. 115).

 

LOPES, Serafim José. Filho de António Joaquim Lopes e de Claudina Rosa Soares, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues; n.m. de Francisco José Soares e de Maria Luísa Marques, todos lavradores. Nasceu em São Paio a --/--/1862 e foi batizado a 2 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Teresa Lourenço, lavradores, de Lobiô, Rouças. // Lavrador. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 4/8/1889 com Ana Domingues, de 32 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, residente no lugar de Sainde, filha de Manuel Domingues e de Maria Luísa Pereira, rurais, padernenses. Testemunhas: Lourenço Domingues, casado, lavrador, residente no lugar de Sainde, e José Alves, solteiro, criado de servir, morador no lugar da Igreja, ambos os lugares pertencentes à freguesia de Paderne. // Faleceu a 1/12/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Sainde, Paderne, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja de Paderne. // Com geração (ver em Paderne). 

 

LOPES, Teresa Joaquina. Filha de António José Lopes e de Maria Domingues, lavradores, de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de José Lopes e de Maria Luísa; neta materna de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro. Nasceu em São Paio a 3/10/1833 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Rosa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. // Casou com Manuel José Alves. // Faleceu no dito lugar, a 14/1/1873, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

LOPES, Teresa Joaquina. Filha de Manuel José Lopes e de Maria Lourenço, de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Lopes e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Lourenço e de Rosa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 1/3/1849 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Lourenço e Teresa Lourenço, solteiros, de Lobiô, tios da criança. 

 

LOPES, Vitorino. Filho de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves, lavradores. Neto paterno de António Lopes e de Maria Domingues; neto materno de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 6/2/1859 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves e sua mulher, Joaquina Rosa Lopes. // Casou na igreja de São Paio a 6/7/1890 com Maria Joaquina Pires, de 25 anos de idade, solteira, moradora no lugar de Cavaleiro Alvo, filha de Manuel Joaquim Pires e de Maria Rosa Meleiro, rurais. Testemunhas presentes: Manuel José Vieites, solteiro, do lugar dos Lourenços, e Francisco José Rebelo, casado, do lugar do Cruzeiro, camponeses.  

 

LOPES, Vitorino. Filho de ---------------- Lopes e de -----------------------------------------. Nasceu por volta de 1864. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a --/--/1915, com 51 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

LOPES, Vitorino. // Nasceu por volta de 1866. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, a --/--/1931, com 65 anos de idade (NM 114, de 21/6/1931).

 

LOPES, Vitorino José. Filho de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves, lavradores. Neto paterno de António Lopes e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 15/8/1872, e foi batizado pelo padre Manuel José Vaz no dito dia. Padrinhos: Manuel Alves e Joaquina Rosa Lopes, casados, proprietários, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. // Nota: este assento foi feito pelo padre António Esteves a 10/8/1898. // Casou na igreja de São Paio a 12/9/1898 com a sua conterrânea Balbina Rosa Pinheiro, de 24 anos de idade, solteira, filha de José António Pinheiro e de Maria Rosa Afonso, do lugar de Cavaleiro Alvo. // Com geração.   

 

LOPES, Vitorino José. Filho de José Joaquim Lopes e de Angelina da Glória. N.p. de Domingos José Lopes e de Maria Rosa Esteves; n.m. de avós incógnitos. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 22/5/1884, e foi batizado pelo padre JAF a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Joaquim Lopes e Maria Joaquina Lopes, tios paternos, solteiros, residentes em Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Casou na CRCM a 8/8/1921, com Rosa Maria Soares. // Faleceu na sua freguesia a 11/11/1936. // Com geração.   

 

LOUÇA

 

LOUÇA, Manuel Joaquim. Filho de Rosa Louça*, solteira, da freguesia de Cristo Rei, bispado de Lugo, moradora na Granja, São Paio de Melgaço. Neto materno de Romão Louça e de Manuela Vargas, do lugar do Cabido, freguesia de Cristo Rei, Galiza. Nasceu em São Paio a 10/4/1870 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, casado, da Carreira, e Joaquina Rosa da Costa, solteira, da Granja. * (Não será Maria Joana Louça, que casou na igreja de São Paio de Melgaço a 3/6/1871 com José Bamonde?)

 

LOURENÇO

 

LOURENÇO, -----------. Filho de ------- Lourenço e de -------------, da Granja. N.m. de Joaquim Lourenço e de -------------------. Nasceu em São Paio a 19/3/1836. 

 

LOURENÇO, Agostinho. // Do lugar da Costa. // Faleceu no estado de casado, a 22/1/1825.

 

LOURENÇO, Ana. // Do lugar da Carreira. // Faleceu viúva, a 19/12/1811.

 

LOURENÇO, Ana. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu, apenas com o sacramento da penitência, não recebendo o sagrado viático, nem a extrema-unção, por impedimento da doença, que não deu mais tempo, e sem testamento, a 6/11/1855, e a sete foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.   

 

LOURENÇO, Ana Maria. // Do lugar de Barata. // Faleceu viúva, a 19/1/1832, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

LOURENÇO, Ana Ventura. // Da Carpinteira. // Faleceu, só com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais «por lhe dar repentinamente», ficando sem fala, a 6/2/1845, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. // Deixou testamento. // (Parece ser a mesma que foi casada com Inácio José de Oliveira). 

 

LOURENÇO, Antónia. / De Real. // Faleceu solteira, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 30/10/1809. // Deixou testamento.

 

LOURENÇO, Antónia. // Do lugar de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 8/4/1822.

 

LOURENÇO, Antónia. // Do lugar do Regueiro (ou Requeixo). // Viúva. // Faleceu a 15/5/1843, com todos os sacramentos, deixando testamento, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.   

 

LOURENÇO, António. // Foi casado com Maria Rodrigues de Neiva, do Requeixo. // Faleceu por volta de 1792. // O seu assento de óbito foi feito apenas a 28/3/1824, pelo padre Lapa, tendo servido de testemunha, perante a autoridade eclesiástica, Francisco José Vaz, do Requeixo. // A sua viúva (?) finou-se em 1813. 

 

LOURENÇO, António. // De Barata. // Faleceu, viúvo, a 18 de Março de 1805. Foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente. 

 

LOURENÇO, António. // Foi casado com Maria Vaz, da Carpinteira. // Faleceu, sendo sepultado, com ofício de corpo presente, a 8/4/1806.

 

LOURENÇO, António. // Do lugar de Lourenços. // Casou com Umbelina Domingues. // Faleceu a 7/3/1823. // Deixou testamento.

 

LOURENÇO, António. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu viúvo, a 20/1/1828.

 

LOURENÇO, António. // Natural de Sante. // Solteiro. // Faleceu a 15/8/1846 «morto de facadas», sem quaisquer sacramentos, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

LOURENÇO, António. // Em 1803 era solteiro e morava em Fonte (deve ser Sante). // Juntamente com sua irmã, Maria Rosa, solteira, foi padrinho de uma criança nascida em São Paio a 25/4/1803 e batizada pelo padre José Vaz de Carvalho a 27 desse mês e ano. A neófita era neta materna de ------------ Gonçalves e de Maria Rosa Afonso, de Sante; os avós paternos eram de Paderne.  

 

LOURENÇO, António. Filho de Manuel Lourenço e de Maria Domingues, lavradores, residentes que foram em Sante. // Faleceu nesse lugar a 6/9/1876, com todos os sacramentos, solteiro. Tinha 51 anos de idade. Foi sepultado na igreja de São Paio. Não fizera testamento.

 

LOURENÇO, António. Filho de António Lourenço e de Maria das Dores da Cunha. Nasceu em São Paio a --/--/1934 (NM 221, de 28/1/1934).

 

LOURENÇO, António Augusto. Filho de Manuel Cândido Lourenço e de Rosa Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1937 (NM 360).

 

LOURENÇO, António Fernando. Filho de ----------- Lourenço e de --------------------------. Nasceu na Carreira, São Paio, a --/--/19--. // Casou com Maria Alberta. // Faleceu em França a --/--/1997, com 31 anos de idade. O funeral realizou-se a 27/10/1997 para o cemitério da sua terra natal. // (VM 1082).

 

LOURENÇO, António de Jesus. Filho de Alfredo Armando Lourenço e de Maria Rosa Gomes, moradores no lugar da Costa. Nasceu em São Paio a --/--/1948 e foi batizado na igreja paroquial a 24/10/1948, domingo. Padrinhos: António de Jesus Lourenço e Alcinda de Jesus Lourenço. Em casa dos pais da criança festejou-se o acontecimento (ver Notícias de Melgaço n.º 880, de 28/11/1948).

 

LOURENÇO, António Joaquim. Filho de Manuel José Lourenço e de Rosa da Rosa, da Carpinteira. N.p. de João Lourenço e de Maria Rodrigues, do mesmo lugar; n.m. de João da Rosa e de Maria Luísa da Costa. Nasceu em São Paio a 20/2/1816 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua irmã Maria Rosa Fernandes, do Ameal. 

 

LOURENÇO, António Joaquim. Filho de Daniel Lourenço e de Maria Joaquina Alves. N.p. de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Francisco Alves Macedo e de Maria Luísa de Carvalho. Nasceu em Sante, São Paio, a 12/9/1888, e foi batizado pelo padre JAF a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião Alves, casado, de Sante, e Clara Rosa Carvalho, casada, do Covelo, Paderne, todos lavradores.

 

LOURENÇO, António Joaquim. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1424, de 21 de Janeiro de 1962: «Tribunal Judicial de Melgaço, Anúncio, 2.ª publicação. Pelo juízo de direito desta comarca de Melgaço correm editos de 30 dias, contados da 2.ª e última publicação deste anúncio citando o réu António Joaquim Lourenço, casado, lavrador, ausente em parte incerta da França, com a última residência conhecida no país no lugar do Nogueiral, freguesia de São Paio, para no prazo de dez dias, posterior àquela dilação dos editos, contestar a ação sumária que lhe movem e a outros os autores – José Manuel Alves e mulher, Felismina Joaquina Rodrigues, proprietários, do lugar das Cavencas, da citada freguesia de São Paio, desta mesma comarca. Estes pedem ali que os réus sejam condenados a ver declarada irrita (!) e nula a escritura lavrada no Cartório Notarial de Melgaço em 8/9/1960 pela qual Manuel José Alves e mulher, Teresa Alves, venderam ao citando e mulher, Áurea dos Anjos Esteves, uma propriedade denominada “Leira da Toga da Veiga”, de semeadura e vinha, sita no lugar de Requeijo, inscrita na respetiva matriz sob o artigo 3.368, numa indemnização de perdas e danos de cinco mil escudos, custas e selos e no máximo de procuradoria. Melgaço, 5/1/1962. O Chefe da Secção: José Henrique Pinheiro Calheiros. Verifiquei: O Juiz de Direito, José Gonçalves Ambrósio.»       

 

LOURENÇO, António José. Filho de Manuel Lourenço e de Maria Rodrigues Torres. N.p. de José Lourenço e de ------------- Álvares; n.m. de José Maria Soares e de Maria Josefa Rodrigues, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 5/8/1804 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre Domingos Gonçalves de Caldas, do Pinheiro, Paderne.  

 

LOURENÇO, António José. Filho de Joaquim Lourenço e de Teresa Alves. N.p. de Manuel Lourenço e de Joana Lourenço; n.m. de Domingos Alves e de Luísa Codesseira, todos da Granja de Cima. Nasceu em São Paio a 28/12/1805 e foi batizado a 1/1/1806. Padrinhos: António José Lopes e Maria Rosa, da Granja de Baixo.

 

LOURENÇO, António José. Filho de Manuel Joaquim Lourenço e de Teresa Luísa Lourenço, de Sante. N.p. de António Lourenço e de Maria Codeça, do mesmo lugar; n.m. de António Lourenço e de Maria Vaz, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 2/5/1807 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: António Luís de Araújo e Cunha, da Quinta da Gaia.

 

LOURENÇO, António José. Filho de Domingos José Lourenço e de Rosa Teresa Marques, moradores no lugar de Carvalha Furada. Neto paterno de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Afonso, do dito lugar; neto materno de Domingos José Marques e de Maria Teresa Domingues, do lugar de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 6/11/1864 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e Maria Marques. // Lavrador. // Casou na igreja de São Paio a 13/10/1890 com Maria Rosa Fernandes, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Joaquim Fernandes e de Vitorina Rosa Quintela, rurais, residentes em Carvalha Furada. // Morreu no lugar de Carvalha Furada a 27/2/1909, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.   

 

LOURENÇO, António Luís. Filho de Tomaz Joaquim Lourenço e de Maria Rosa Marques, ele do Granjão, Paderne, e ela de São Paio, lavradores, residentes em Barata. N.p. de Joaquim Lourenço e de Teresa Cerqueira, do Granjão; n.m. de Pedro Marques e de Maria Josefa Lopes, de Barata. Nasceu em São Paio a 5/11/1863 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinho: padre António Luís da Cunha Araújo, da Quinta da Gaia. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar da Oliveira, Vila, quando casou na igreja matriz de SMP a 26/3/1894 com Rosa, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, de Paços, filha de Emília Rodrigues, solteira, pacense. Testemunhas: Caetano Celestino de Sousa, sacristão, e José Dias, casado, ambos da Vila.   

 

LOURENÇO, António Manuel. Filho de Bento Lourenço e de Clara Maria, residentes em Baratas, São Paio. N.p. de Teresa Lourenço, de Santa Cristina, Tui; n.m. de José Pedro Lopes e de Maria ------------ Domingues, de Baratas. Nasceu em São Paio a 5/4/1827 e foi batizado pelo padre JVC a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António Durães (por procuração) e sua mulher, Rosa Alves, de Baratas.

 

LOURENÇO, Áurea dos Prazeres. Filha de Manuel Cândido Lourenço e de Rosa Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (NM 41, de 8/12/1929).

 

LOURENÇO, Bento. // Filho de Teresa Lourenço, solteira, de Santa Cristina, Galiza. // Casou com Clara Joaquina, filha de José Pedro e de Maria Vitória, de Barata, São Paio de Melgaço. // Faleceu a 11/7/1830, sendo amortalhado em hábito de São Francisco; foi sepultado na igreja de São Paio, com ofício de corpo presente de dez padres. Era pobre. // Com geração.

 

LOURENÇO, Bento. Filho de Daniel Lourenço e de Rosa Maria (ou Maria Joaquina) Alves Macedo. N.p. de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Francisco Alves Macedo e de Maria Luísa Carvalho, todos de Sante, lavradores. Nasceu em São Paio a 17/2/1881 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Gonçalves, galego, solteiro, negociante, morador no sobredito lugar, e Clara Rosa Carvalho, casada, lavradeira, de Covelo, Paderne. // Faleceu em Sante, a 24/3/1885, e foi sepultado no cemitério de São Paio.     

 

LOURENÇO, Caetano José. Filho de Domingos José Lourenço e de Rosa Teresa Marques, lavradores, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1872. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, criado de servir, morava no lugar do Paço, Paderne, quando casou na igreja do mosteiro a 3/11/1897 com Teresa de Jesus Lourenço, de 38 anos de idade, solteira, criada de servir, natural de Paderne, moradora no dito lugar do Paço, filha de Luís Manuel Lourenço e de Maria Joaquina Afonso. Testemunhas: Manuel José Meleiro, solteiro, lavrador, residente em Carvalha Furada, São Paio, e João de Puga, casado, alfaiate, morador no lugar de Crastos, Paderne. // Nota: deve ser o senhor que morreu na sua residência de Carvalha Furada a 14/4/1947 (ver Notícias de Melgaço n.º 815, de 27/4/1947). 

 

LOURENÇO, Daniel. Filho de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues. N.p. de José Lourenço e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel José Domingues e de Rosa Gonçalves, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 25/12/1842 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e Helena Rosa Domingues, do sobredito lugar. // Lavrador. // Casou a 14/8/1870 com Rosa Maria (ou Maria Joaquina), de 25 anos de idade, nascida em São Paio e batizada na igreja de Paderne, moradora em Sante, filha de Francisco José Alves (de Macedo) e de Maria Luísa de Carvalho. Testemunhas: Sebastião Alves, solteiro, de Sante, e Manuel Joaquim da Costa, casado, do Cruzeiro. // Com geração.  

 

LOURENÇO, Delfina de Nazaré. Filha de Manuel José Lourenço e de Maria Rosa Afonso, de Carvalha Furada, São Paio. N.p. de António Lourenço e de Maria Fernandes; n.m. de António Afonso e de Maria Josefa. Nasceu em São Paio a 19/2/1832 e foi batizada pelo padre MJGC a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio José Gonçalves, da Carpinteira, e Antónia Luísa, solteira, filha de António Manuel Gonçalves, do lugar da Carpinteira. // Faleceu, com os sacramentos da penitência e da comunhão, não recebendo a extrema-unção por a sua doença não o permitir, a 5/4/1850, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

LOURENÇO, Delfina Rosa. Filha de Daniel Lourenço e de Maria Joaquina (ou Rosa Maria) Alves de Macedo. N.p. de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Francisco Alves de Macedo e de Maria Luísa Carvalho, todos de Sante, lavradores. Nasceu em São Paio a 10/4/1879 e foi batizada a 14 desse mês. Padrinhos: Bento Gonçalves, solteiro, galego, e Clara Rosa Carvalho, casada, de Covelo, Paderne.  

 

LOURENÇO, Domingos. // Do lugar de Cavaleiro Alvo. // Faleceu no estado de viúvo a 28/4/1816. // Deixou testamento.

 

LOURENÇO, Domingos. Filho de José Lourenço e de Maria Gonçalves, de Sante. N.p. de João Lourenço e de Francisca Domingues, de Poules (ou Fontes?), Paderne; n.m. de Gregório Gonçalves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em São Paio a 3/7/1808 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Lourenço e sua irmã Maria Lourenço, de Poules (?), Paderne.

 

LOURENÇO, Domingos José. Filho de Manuel José Lourenço e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes no lugar de Carvalha Furada. N.p. de António Lourenço e de Maria Fernandes, do Sobral, Rouças; n.m. de António Afonso e de Maria Josefa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 20/7/1835 e foi batizado a 28 do dito mês e ano. Padrinhos: Domingos José Gonçalves e Maria Rosa Gonçalves, solteiros, da Raza. // Lavrador. // Casou com Rosa Teresa Marques, filha de Domingos José Marques e de Maria Teresa Meixeiro, do lugar dos Lourenços. // Morreu a 15/5/1909, no lugar de Carvalha Furada, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com geração, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

LOURENÇO, Domingos José. Filho de António Lourenço e de Rosa Maria Rodrigues. N.p. de José Lourenço e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 6/3/1839 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Domingues e sua mulher, Rosa Maria Rodrigues, de Lourenços.

 

LOURENÇO, Evangelina Lourenço. Filha de Rosa Maria Lourenço. Nasceu em São Paio a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 241, de 18/3/1917).

 

LOURENÇO, Felisménia de Jesus. Filha de Tomás Joaquim Lourenço e de Maria da Conceição Alves. N.p. de Boaventura Lourenço e de Maria de Jesus Costa, residentes que foram no Cruzeiro, todos lavradores; n.m. de João Vicente Alves e de Florinda Rosa Alves, artistas, do Barral. Nasceu no Barral, São Paio, a 4/7/1890, e foi batizada pelo padre MJV a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Alves, casado, artista, morador em Crastos, e Florinda Rosa Alves, tia materna, solteira, artista, moradora no Barral, ambos de Paderne. // Faleceu na freguesia de Paderne a 26/4/1959.

 

LOURENÇO, Florinda Rosa. Filha de José Francisco Lourenço e de Maria Joaquina Domingues, de Sante. N.p. de José Lourenço do Cabo e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Domingues Casal e de Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 9/6/1835 e foi batizada pelo padre Ambrósio Custódio Araújo e Cunha, vigário de Remoães, a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Maria (!) e Helena Rosa da Rosa Domingues, do lugar acima mencionado. 

 

LOURENÇO, Fortunata. Filha de Maria Lourenço, moleira, de Paderne. N.m. de Ventura Lourenço e de Maria Joaquina Gomes, lavradores, residentes no Granjão, Paderne. Nasceu nos moinhos de Policarpo José de Fontes, situados no lugar de Montrigo, São Paio, a 17/7/1888, e foi batizada pelo padre JAF nesse mesmo dia. Padrinhos: Jerónimo José Alves, casado, lavrador, e Fortunata Afonso, solteira, lavradora, moradores em Sante.

 

LOURENÇO, Francisco. Filho de António Lourenço e de Umbelina Domingues, lavradores, de Lourenços. Nasceu na década de 80 do século XVIII. // Lavrador. // Casou com Rosa Vieites, de quem ficou viúvo. Moraram em Barata. // Faleceu no Barral, São Paio, a 27/7/1867, com todos os sacramentos. Tinha 78 anos de idade. Foi sepultado na igreja. Fizera testamento. Deixou filhos. 

 

LOURENÇO, Francisco. Filho de Maria Lourenço, solteira, dos Lourenços. Neto materno de Luís de Fontes e de Maria Lourenço, do mesmo lugar. Nasceu em São Paio a 1/5/1813 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Lourenço e sua mulher Umbelina Domingues, dos Lourenços.  

 

LOURENÇO, Francisco. Filho de José António Lourenço e de Maria Rosa de Carvalho. Nasceu em São Paio a --/--/1920 (JM 1304, de 12/9/1920). // Casou a 20/2/1947 com Maria do Céu Ferreira, filha de António José Ferreira e de Teresa de Jesus da Cunha, naturais e residentes no lugar de Sante.

 

LOURENÇO, Francisco António. Filho de Cipriano Lourenço e de Domingas Fernandes, ele da freguesia de São Paio de Pandelo, arcebispado de Santiago, Galiza, e ela do bispado de Ourense, moradores em Real, São Paio de Melgaço. N.p. de Raimundo Pires e de Josefa Bernardes, de Pandelo; n.m. de Romão Trigo e de Maria Fernandes, de Ourense. Nasceu em São Paio a 13/6/1865 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Gonçalves, solteiro, de Golães, Paderne, todos lavradores.

 

LOURENÇO, Francisco José. Filho de Domingos José Lourenço e de Rosa Teresa Marques, de Carvalha Furada. N.p. de Manuel José Lourenço e de Maria Rosa Afonso, do mesmo lugar; n.m. de Domingos José Marques e de Maria Teresa Meixeiro, de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 30/8/1877 e foi batizado a 3 de Setembro desse ano. Padrinhos: José Manuel Lourenço e mulher, Rosa Joaquina Gonçalves, de Perzes, Rouças. (Gémeo de Joaquina Rosa).

 

LOURENÇO, Isabel. // De Barata. // Faleceu a 6/10/1819.

 

LOURENÇO, Jerónimo José. Filho de Manuel Joaquim Lourenço e de Maria Vitória Exposta, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Granja. Nasceu em São Paio na década de trinta ou quarenta do século XIX. // Camponês e moleiro. // Tinha sessenta e dois (!) anos de idade, estava viúvo de Ramona Aida, morava em Corçães, Rouças, quando casou na igreja de São Paio a 31/10/1898 com a sua conterrânea Amália Cândida Esteves, de 46 anos de idade, solteira, serviçal, moradora no lugar de Real, filha de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Testemunhas: Augusto César Martins, casado, lavrador, sampaiense, e Germano dos Santos Pires, solteiro, estudante, do lugar do Cruzeiro. // Morreu a 1/4/1905, no lugar de Corçães, Rouças, com todos os sacramentos, com sessenta e três (!) anos de idade, no estado de casado com Amália Cândida Esteves, com testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial de Rouças. // Com geração (ver em Rouças).

 

LOURENÇO, Joana. // Casou com Manuel José Lourenço, da Granja, de quem enviuvou. // Faleceu a 27/2/1823. 

 

LOURENÇO, João. // Casou com Ana Pires, dos Barreiros. // Faleceu a 27/10/1805 e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente.  

 

LOURENÇO, João. // Casou com Ana Soares, da Carpinteira. // Faleceu em São Paio e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 23/3/1806.

 

LOURENÇO, João. // De Sante. // Faleceu, no estado de casado, a 19/4/1827.

 

LOURENÇO, João Luís. Filho de Bernardo Lourenço e de Isabel Álvares, moradores no lugar de Barata. N.p. de António Lourenço, de Galvão, Vila, e de Ana Lourenço, viúva, da Carreira, São Paio; n.m. de António Álvares e de Maria Lourenço, de Real, São Paio. Nasceu em São Paio a 27/2/1790 e foi batizado a 1 de Março desse ano. Padrinho: Manuel José Álvares, da Carreira.   

 

LOURENÇO, João Luís. Filho de Joaquim Lourenço e de Teresa Codesseira Alves. N.p. de Manuel José Lourenço e de Joana ---------; n.m. de Domingos Alves e de --------- Codesseira, todos da Granja de Cima. Nasceu em S. Paio a 27/8/1808 e foi batizado a 29 desse mês. Padrinhos: João Luís Codesseira, da Granja de Cima, e Maria Rosa Alves, viúva, da Granja de Baixo.

 

LOURENÇO, Joaquim (Socena?). Do lugar de Sante. // Faleceu solteiro, sem sacramentos e sem testamento, a 30/1/1813.

 

LOURENÇO, Joaquim. // Da Granja de Cima. // Faleceu no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, a 6/6/1858, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de seis padres, e cantata.

 

LOURENÇO, Joaquim. Filho de António Lourenço e de Umbelina Domingues. N.p. de Sebastião Lourenço e de Maria Domingues; n.m. de Maria Alves, todos do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 12/9/1797 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Alves e sua filha Ana, solteira, do dito lugar. // (Deve ter falecido ainda bebé, pois os seus pais deram o mesmo nome ao filho seguinte).

 

LOURENÇO, Joaquim. Filho de António Lourenço e de Umbelina Domingues. N.p. de Sebastião Lourenço e de Maria Domingues; n.m. de Maria Alves, todos do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 21/6/1802 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Alves, viúvo… // Lavrador. // Casou com Maria Joaquina Alves, chavianense. // Faleceu a 17/1/1867, já viúvo, às oito horas da manhã, na sua casa da Portela do Couto, Chaviães, e foi sepultado na igreja dessa freguesia. // Deixou descendência. 

 

LOURENÇO, Joaquim. Filho de José Lourenço e de Maria Rosa Gonçalves, de Sante. N.p. de João Lourenço e de Francisca Domingues, de Poules, Paderne; n.m. de Gregório Gonçalves e de Maria Rosa Afonso, de Sante. Nasceu em São Paio a 25/7/1816 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Lourenço e sua mulher Maria Luísa Alves, de Poules. 

 

LOURENÇO, Joaquina. // Nasceu por volta de 1883. // Faleceu no lugar de Real, São Paio, a --/--/1929, com 46 anos de idade (NM 31, de 22/9/1929).

 

LOURENÇO, Joaquina Matilde. // Nasceu por volta de 1895. // Faleceu no lugar de Real, São Paio, a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 32, de 29/9/1929).

 

LOURENÇO, Joaquina Rosa. Filha de -------- Lourenço e de ---------------------------. Nasceu em -------------, por volta de 1847. // Faleceu em Nogueiral, São Paio, a --/--/1913, com 66 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 77, de 30/11/1913).

 

LOURENÇO, Joaquina Rosa. Filha de Domingos José Lourenço e de Rosa Teresa Marques, residentes no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel José Lourenço e de Maria Rosa Afonso, do dito lugar; n.m. de Domingos José Marques e de Maria Teresa Meixeiro, dos Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 30/8/1877 e foi batizada a 3 de Setembro desse ano. Padrinhos: José Manuel Lourenço e sua mulher, do lugar de Perzes. // (Gémea de Francisco José). Camponesa. // Faleceu a 21/2/1896, no dito lugar de Carvalha Furada, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro.   

 

LOURENÇO, José. // Do lugar de Sante. // Faleceu, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 27/3/1809.

 

LOURENÇO, José. // De Sante. // Faleceu a 18/9/1820.

 

LOURENÇO, José António. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Joaquina (ou Joaquina Rosa) de Carvalho. N.p. de José Francisco Lourenço e de Joaquina Domingues; n.m. de Francisco Alves Carvalho e de Maria Teresa Alves Garelha, todos de Sante, lavradores. Nasceu em São Paio a 22/10/1876 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Soares, casado, e Maria Joaquina Domingues Casal, viúva. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 19/4/1908 com a sua conterrânea e parente Maria Rosa de Carvalho, de 28 anos de idade, solteira, doméstica, residente no lugar de Sante, filha de Francisco de Carvalho e de Rosa Alves Garelha, rurais. Testemunhas: Manuel Joaquim Gomes, solteiro, camponês, e Manuel António Domingues, solteiro, trabalhador, moradores no lugar de Sate. // Pai de Francisco Lourenço. 

 

LOURENÇO, José Bernardino. Filho de Caetano José Lourenço, de São Paio, e de Teresa Lourenço, de Paderne, serviçais. N.p. de Domingos José Lourenço e de Rosa Marques; n.m. de Luís Manuel Lourenço e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em Carvalha Furada, São Paio, a 26/3/1899, e foi batizado pelo padre AE no dia seguinte. Padrinhos: José Bernardino Codesseira e Carolina Rosa Gonçalves, casados, lavradores, da Raza, São Paio.        

 

LOURENÇO, José Francisco. Filho de José Lourenço e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Sante. // Casou com Joaquina Domingues, de quem ficou viúvo. // Faleceu no lugar de Sante a 10/1/1873, com todos os sacramentos. Tinha 67 anos de idade e foi sepultado na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Deixou filhos.

 

LOURENÇO, José Joaquim. Filho de Manuel Lourenço e de Maria Rodrigues Torres. N.p. de José Lourenço e de Madalena Mendes; n.m. de José Maria Torres e de Maria Josefa Rodrigues, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 13/3/1807 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: padre Domingos Gonçalves, do lugar do Pinheiro, Paderne, que o batizara.

 

LOURENÇO, José Joaquim. Filho de Bento Lourenço e de Clara Maria Lopes, de Barata. Neto paterno de Luísa Lourenço, do lugar de Bagura (?), freguesia de Santa de Crutima (?), bispado de Tui; neto materno de José Pedro (?) e de Maria Custódia, de Barata. Nasceu em São Paio a 24/8/1824 e foi batizado a 29 desse mêse ano. Padrinhos: Domingos Fernandes e sua mulher Maria Caetana, (de Carvalha Furada?), São Paio. 

 

LOURENÇO, José Joaquim. Filho de António Lourenço e de Joaquina Rosa Rodrigues, ele de Rouças e ela de São Paio, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de Francisco Lourenço e de Ana Rodrigues, da Cabana, Rouças; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Isabel Soares, de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 3/7/1871 e foi batizado a 10 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Agostinho Gonçalves e mulher, Rosa Martins, de Cavaleiro Alvo.  

 

LOURENÇO, José Joaquim. Filho de Tomás Joaquim Lourenço e de Maria da Conceição Alves. N.p. de Boaventura Lourenço e de Maria de Jesus Costa, residentes que foram no Cruzeiro, todos lavradores; n.m. de João Vicente Alves e de Florinda Rosa Alves, artistas. Nasceu no Barral, São Paio, a 25/11/1887, e foi batizado pelo padre JAF a 27 desse mês. Padrinhos: José Joaquim Alves e Florinda Rosa Alves, tia materna, ele casado, de Crastos, e ela solteira, do Barral, artistas, ambos de Paderne.

 

LOURENÇO, José Maria. Filho de Miquelina Rosa (ou Maria Miquelina) Lourenço, solteira, costureira, da Granja de Cima, São Paio. N.m. de Manuel Joaquim Lourenço e de Maria Vitória, do mesmo lugar «serventes da dita indústria e trabalho». Nasceu em São Paio a 15/4/1861 e foi batizado nesse dia. Madrinha: Rosa Joaquina de Magalhães, casada, de intramuros, Vila de Melgaço. // Foi 2.º cabo da guarda-fiscal, tendo-se reformado por motivos de doença. // Faleceu no hospital da Vila a 7/3/1902, com todos os sacramentos, solteiro, sem testamento, e foi sepultado no cemitério municipal. Morava na Praça do Paço do Concelho, Vila de Melgaço.  

 

LOURENÇO, José Maria. Filho de Domingos José Lourenço e de Rosa Teresa Marques, residentes em Carvalha Furada. N.p. de Manuel José Lourenço e de Maria Rosa Afonso, do dito lugar; n.m. de Domingos José Marques e de Maria Teresa Meixeiro, do lugar de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 19/3/1874 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e sua mulher, Maria Marques, de Carvalha Furada. // Rural. // Casou na igreja de Fiães a 5/2/1903 com Maria Rosa Marques, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, natural do lugar de Adavelha, Fiães, filha de José Marques e de Maria Esteves. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Rodrigues e António José Ferreira, casados, lavradores, do lugar de Adavelha, Fiães. // Faleceu (em Fiães?) a 6/3/1947.


                              // continua...