quinta-feira, 25 de janeiro de 2018


QUADRAS AO  DEUS DARÁ
 
Por Joaquim A. Rocha
 
 
 
deus Pã perseguindo as deusas
 
 
As nódoas dessa toalha
são mais limpas do que crês;
sujas sim - e tu não vês,
cobre-as aquela mortalha.
 
O padre da minha aldeia
gosta muito das patrícias;
dá-lhes hóstias de manhã,
À noite faz-lhes carícias.
 
O meu telhado é de vidro,
pedras não posso atirar;
não o quero ver partido,
ver por ele chuva entrar.
 
A geada queima a flor,
a raiz não queima, não;
teus olhos queimam, amor,
o meu frágil coração.
 
Se eu penso, logo existo,
dizia um sábio outrora;
pois eu existo e não penso,
porque a paixão me devora.
 
Roubei ao tempo as horas,
                          Ficou triste, a chorar;
                   Perguntei-lhe: porque choras?
                      - Sem elas vou soçobrar!

Sem comentários:

Enviar um comentário