segunda-feira, 15 de janeiro de 2018


     A Sr.ª D. Umbelina Augusta da Cunha faz hoje, dia 15 de Janeiro de 2018, cento e um anos de idade. É uma idade bonita, como diria o meu conterrâneo Alfredo do Paço, mais conhecido por "Pachorrego".  Tinha poucos meses de idade quando ficou órfã do pai, abatido pelos alemães aquando da Grande Guerra 1914-18. Apesar de ela (e uma sua irmã) ter ficado sem o progenitor, foi crescendo, trabalhando, e ei-la agora com mais de cem anos de idade. Penso que não é a pessoa mais idosa do concelho de Melgaço, mas é - sem quaisquer dúvidas - uma das mais idosas. Faço votos para que viva mais uns bons anos, com saúde se possível, e também com alegria. Os jovens melgacenses deixam a terra natal em busca de uma vida melhor, mas viver melhor do que em Melgaço não é possível: bom clima, paisagens lindíssimas, boa comida, boas frutas, bons vinhos, o melhor presunto e enchidos do país, uma história quase milenar, etc., tornam esta terra um pequeno paraíso terrestre.       

                                                                                 Joaquim A. Rocha


FELIZ ANIVERSÁRIO
 

CUNHA, Umbelina Augusta. Filha de José Maria da Cunha, natural de Chaviães, e de Zulminda Rosa Calheiros, natural da Vila de Melgaço. Neta paterna de Aníbal dos Anjos Cunha e de Rosa Rodrigues; neta materna de Silvina Rodrigues (Calheiros). Nasceu na Vila, SMP, a 15/1/1917 e foi batizada a 7 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: António Luís Fernandes e Umbelina Augusta da Cunha, casados. // Embora tivesse namorado na sua juventude, nunca se casou. // Mora na vila de Melgaço, em casa de sua irmã Julieta, viúva de Manuel Lima. No ano de 2015 foi entrevistada por João Martinho, jornalista de «A Voz de Melgaço». Sem geração.   
 
CUNHA, José Maria. Filho de Aníbal dos Anjos da Cunha, lavrador, do lugar das Carvalhiças, vila, SMP, e de Felisbela Cândida Alves, de Chaviães, onde moravam, no lugar da Portela do Couto. Neto paterno de Francisco Manuel da Cunha e de Caetana Maria da Cunha; neto materno de Caetano Maria Alves e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu em Chaviães a 11/3/1893 e foi batizado pelo padre Bernardo António Rodrigues dos Passos a 19 do mesmo mês e ano. Padrinhos: José Cândido Salgado, casado, «de incerta profissão», e Maria Rosa Rodrigues, solteira, ambos de Chaviães. // Casou em SMP, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 24/8/1912, com Zulminda Rosa Rodrigues “Calheiros”, de 22 anos de idade, natural da Vila, filha de Silvina Inocência Rodrigues “Calheiros”. Testemunhas do acto religioso: Dr. António Pereira de Sousa, médico, e Artemisa de Castro e Silva, solteiros. // Embarcou para França integrado no CEP a 15/4/1917 (Brigada do Minho). Morreu em França, numa batalha, na 1.ª Grande Guerra, a 22/11/1917. Era o soldado n.º 659, de Infantaria 3, 1.ª Companhia (Jornal de Melgaço n.º 1188, de 22/12/1917). // Pai de Marieta Zilda (nasceu a 6/6/1915 e faleceu a 26/4/2008) e de Umbelina Augusta (nascida a 15/1/1917). // Nota: o Dr. Augusto César Esteves, in «O Meu Livro das Gerações Melgacenses», volume I, página 576, chama-lhe José Luís da Cunha; também a data de casamento não coincide).
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário