quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha





Ao lado da CGD estava a CASA DO CAMPO DA FEIRA 

=================
 

CASA DO CAMPO DA FEIRA

 
     Um dos seus proprietários foi o padre Francisco Gomes de Abreu, filho de Manuel Esteves da Costa e de Isabel Gomes de Abreu de Magalhães, e irmão de Sabina Gomes de Abreu, casada com Jerónimo Gomes de Magalhães, da Casa da Calçada. O dito sacerdote justificou a sua nobreza em 1736. Descendia, segundo a carta de brasão, da linhagem dos Costa, Gomes, Abreu e Magalhães. Faleceu na Vila de Melgaço a 10/1/1765. / Essa Casa, com a pedra de armas no frontispício, onde funcionou durante anos a estação dos CTT, ficava perto da Escola Conde Ferreira (agora Agência da Caixa Geral de Depósitos); foi derrubada na segunda metade do século XX. Dela restam apenas as fotografias. (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, volume II, p.p. 60 e 61; e “Padre Júlio Apresenta Mário”, p. 121).


=====================================================


CASA CARIOCA

(Importação e Exportação)

 

     Sita em Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. Os seus propritários são António Conde e esposa, Alzira Monteiro, melgacenses (VM 1176, de 15/2/2002).

 
======================================

                    CASA CASTREJA
 

     Lê-se em A Voz de Melgaço n.º 936, de 1/4/1991: [Em Assembleia Distrital, presidida pelo Governador Civil do Distrito, foi decidido «mandatar uma Comissão para se deslocar a Castro Laboreiro, com o fim de verificar o estado actual de construção da “Casa Castreja” que o Centro Cultural de Castro Laboreiro pretende adquirir para sua propriedade.»] / No “Melgaço Hoje” n.º 3, página 9, de Fevereiro de 1995, fala-se na «Casa Regional “A Castreja”.» / A concepção artística da réplica da Casa Castreja deve-se a Carlos Indalécio Oliveira, na altura finalista do Curso Técnico-Profissional de Conservação e Restauro, numa Escola do Porto. / O telhado é de colmo (Revista Municipal n.º 34, de Dezembro de 2004).     

Sem comentários:

Enviar um comentário