segunda-feira, 3 de junho de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Castro Laboreiro)
 
Por Joaquim A. Rocha





Continuação…


AFONSO, Angélica. Filha de Pedro Afonso e de Domingas Gonçalves, lavradores, castrejos. // Faleceu no lugar do Vido, a 22/5/1877, com 78 anos de idade, no estado de viúva de João Esteves.

 

AFONSO, Angélica. Filha de António Afonso e de Isabel Pires, ele de Ramisqueira e ela de Barreiro, onde moravam. N.p. de António Afonso e de Joaquina Rosa Pires; n.m. de Silvestre Pires e de Maria Domingues. Nasceu a 22/4/1887 e foi batizada no dia 24 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Isabel Afonso, solteira, do lugar de Ramisqueira. 

 

AFONSO, Angelina. Filha de Joaquim Afonso e de Rosa Esteves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1930 (NM 60, de 11/5/1930).

 

AFONSO, Aníbal. Filho de ---------- Afonso e de ---------------------------------------. Nasceu em Laceiras a --/--/19--. // Casou a --/1/1954 com Ana (?) Domingues, de Portelinha (Notícias de Melgaço n.º 1101, de 31/1/1954). // Nota: deve ser o mesmo senhor que sofreu em Janeiro de 1963 um acidente de automóvel para os lados de Penso; o veículo era conduzido por Adelino Medela, também castrejo (Notícias de Melgaço n.º 1458, de 13/1/1963).      

 

AFONSO, Antónia. Filha de Pedro Afonso e de Maria José. // Faleceu em Assureira, a 6/4/1888, com 70 anos de idade, sem sacramentos, por não dar tempo, casada com José Alves. // Deixou filhos e foi sepultada na igreja. 

 

AFONSO, Antónia. Filha de Sebastião Afonso e de Ana Esteves, lavradores, de Cainheiras. // Faleceu em Curveira, a 8/11/1877, com 40 anos de idade, casada com Manuel Afonso. // Com geração.

 

AFONSO, Antónia. Filha de Manuel Afonso e de Rosa Esteves. Nasceu por volta de 1840. // Lavradeira. // Faleceu a 16/6/1897, em Várzea Travessa, com 57 anos de idade, casada com António Fernandes, e foi sepultada no adro. // Com geração.

 

AFONSO, Antónia. Filha de Manuel Afonso e de Maria Domingues, castrejos. // Faleceu em Laceiras, a 1/5/1883, com 32 anos de idade, sem sacramentos, por não darem parte, casada com Joaquim Esteves. // Com geração. // (Ver o jornal “Porto de Cavaleiros” n.º 12, de Dezembro 2005, página 8).   

 

AFONSO, Antónia. Filha de Santiago Afonso e de Maria Rodrigues, residentes em Laceiras. // Faleceu menor de cinco anos, a 26/8/1858, e foi sepultada na igreja no dia 27.

 

AFONSO, Antónia. Filha de Tiago Afonso e de Maria Rodrigues, ele de Covelo e ela de Alagoa, moradores em Laceiras. N.p. de Manuel Afonso e de Rosa Rodrigues; n.m. de Manuel Rodrigues e de Catarina Afonso. Nasceu a 26/1/1866 e foi batizada a 28 desse mês. Padrinhos: António Esteves e sua mulher, Maria José Esteves. // Faleceu em 1867.

 

AFONSO, António. // Faleceu a 6/7/1856, em Portelinha, viúvo de Maria Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

AFONSO, António. // Faleceu solteiro, no Vido, a 7/7/1856, com o sacramento da extrema-unção, e foi sepultado na igreja no dia 9.

 

AFONSO, António. Filho de Manuel Afonso e de Maria Esteves, rurais, moradores em Bico. Nasceu aí por volta de 1785. // Faleceu a 20/11/1862, no dito lugar, com 77 anos de idade, solteiro, sem sacramentos, por ter morte rápida, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. 

 

AFONSO, António. Filho de --------- Afonso e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1824. // Faleceu no lugar de Bico em 1912, com 88 anos de idade. 

 

AFONSO, António. Filho de Manuel Afonso e de Domingas Fernandes. Nasceu por volta de 1828. // Lavrador. // Faleceu a 26/11/1890, no lugar de Bico, com 62 anos de idade, solteiro, e foi sepultado no adro.

 

AFONSO, António. Filho de João Pedro Afonso e de Teresa Afonso, lavradores, castrejos. // Faleceu na vila de Castro a 7/10/1871, com 42 anos de idade, casado com Vicência Fernandes. // Com geração. 

 

AFONSO, António. // Foi casado com Luísa Bernardo. // Casou em segundas núpcias, a 30/10/1864, com Maria Rosa, de 32 anos de idade, solteira, filha de Manuel Domingues e de Rosa Fernandes, do Vido, sua parente em 2.º grau. Testemunhas: Domingos José Pires, casado, negociante, e Domingos Rocha, solteiro, almocreve, morador no lugar da vila de Castro.   

 

AFONSO, António. Filho de João Pedro Afonso e de Teresa Afonso, moradores no lugar do Vido. // Casou com Vicência, filha de António Luís Fernandes e de Escolástica Domingues, da vila de Castro, a 16/6/1856. Testemunhas: Manuel Caetano Gonçalves, mestre sapateiro, morador na dita vila; Belchior Gonçalves, casado, oficial de sapateiro, morador também na citada vila; e João Afonso (viúvo?), do Vido.  

 

AFONSO, António. Filho de José Afonso e de Ana Rosa Alves. // Casou com Joaquina, filha de Manuel Luís Domingues e de Ana Rosa Afonso, todos de Covelo, a 9/7/1856. Testemunhas: padre Francisco Esteves, de Pontes, António Fernandes, casado, morador em Várzea Travessa, e Domingos Domingues, casado, morador em Covelo.  

 

AFONSO, António. Filho de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes, de Bico. Nasceu por volta de 1820. // Lavrador. // Casou com Luísa, filha de António José Bernardo e de Perpétua Alves, de Várzea Travessa, a 7/9/1856. Testemunhas: padres Domingos Esteves, de Bico, e Francisco Esteves, de Pontes, além de António José Bernardo, casado, de Alagoa. // Faleceu em Várzea Travessa a 4/5/1891, com 71 anos de idade, casado com Maria Domingues (é possível que tenha casado em segundas núpcias), e foi sepultado no adro. // Com geração.    

 

AFONSO, António. Filho de Manuel Afonso e de Isabel Esteves, castrejos. Nasceu por volta de 1827. // Lavrador. // Faleceu a 23/4/1894, no lugar de Ramisqueira, com 67 anos de idade, viúvo de Joaquina Pires, e foi sepultado na igreja. // Não recebera quaisquer sacramentos, por não dar tempo. // Com geração.

 

AFONSO, António. Filho de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes, de Assureira. // Casou a 5/8/1857 com Maria Rosa, filha de Luís António Esteves e de Ângela Alves, do lugar de Portelinha. Testemunhas: padres Francisco Esteves e Manuel Vicente Pereira, além do minorista Vicente Conde, do lugar do Barreiro.

 

AFONSO, António. Filho de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves, lavradores, castrejos. // Faleceu no lugar de Bico a 11/7/1878, solteiro, com 35 anos de idade; era lavrador.

 

AFONSO, António. Filho de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues. // Casou com 30 anos de idade, solteiro, a 20/6/1881, com Maria Antónia, de 23 anos de idade, solteira, filha de Manuel Domingues e de Maria Esteves, ele de Laceiras e ela de Mareco. Testemunhas: António Domingues, casado, morador em Curveira, e António José Gonçalves, morador na vila de Castro. Eram parentes no 3.º e 4.º grau de consanguinidade. 

 

AFONSO, António. Filho de António Afonso e de Joaquina Pires. // Casou com 28 anos de idade, solteiro, a 10/9/1879, com Isabel, de 22 anos de idade, filha de Silvestre Pires e de Maria Domingues, ele de Ramisqueira e ela do Barreiro. Testemunhas: José António Alves, clérigo in minoribus, e o reitor da freguesia, padre Manuel António Gonçalves.

 

AFONSO, António. Filho de Joaquim Afonso e de Maria Gonçalves, residentes em Cainheiras. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Esteves, de Bico; n.m. de António José Gonçalves e de Maria Fernandes. Nasceu a 4/5/1857 e foi batizado no dia 6. Padrinhos: António Gonçalves e mulher Maria Alves, de Cainheiras. // Casou com Maria Rosa, de vinte e nove anos de idade, solteira, filha de Sebastião Domingues e de Maria Fernandes, do Vido, a 1/10/1883. Testemunhas: Joaquim Domingues, solteiro, natural de Paços, e Pedro Gonçalves (casado com Rosa Fernandes), do lugar de Cainheiras. 

 

AFONSO, António. Filho de ---------- Afonso e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1858 (?). // Morreu no lugar de Laceiras a --/--/1930, ou 1931 (Notícias de Melgaço n.º 93, de 11/1/1931).

 

AFONSO, António. Filho de Francisco Afonso e de Antónia Alves, ela de Várzea Travessa e ele de Dorna, onde residiam. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Esteves; n.m. de Luís Alves e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 17/5/1867 e foi batizado na igreja a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e sua mulher, Ana Rosa Pires.

 

AFONSO, António. Filho de Manuel José Afonso e de Isabel Maria Esteves, residentes em Assureira. N.p. de Manuel António Afonso e de Maria Alves, do Barreiro; n.m. de Domingos Esteves e de Rosa Afonso. Nasceu a 20/7/1880 e foi batizado no dia 22. Madrinha: a avó materna. // Faleceu a 28/9/1880. 

 

AFONSO, António. Filho de José Afonso e de Ana Pires, ela do Vido e ele de Ramisqueira, onde moravam. N.p. de António Afonso e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel Monteiro e de Joaquina Pires. Nasceu a 6/3/1886 e foi batizado no dia 7. Madrinha: Maria Rosa Afonso, casada, de Assureira.

 

AFONSO, António. Filho de Joaquim Afonso e de Ana Rosa Esteves, moradores em Cainheiras. N.p. de António Afonso e de Maria Antónia Afonso, de Bago de Baixo; n.m. de António Esteves e de Teresa Fernandes. Nasceu a 13/6/1889 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Madrinha: Antónia Domingues, casada, do lugar de Bico. // Casou com Catarina Rodrigues, de Bico, no posto do Registo Civil de Castro, a 2/9/1912. Conta-nos o correspondente do Correio de Melgaço: «Chegaram a esta vila em companhia de diversas pessoas amigas. O acreditado negociante, senhor Domingos António Alves, recebeu-os amavelmente em sua casa, onde lhes foi oferecido apetecível repasto. De tarde regressaram todos aos seus lares, alegres e satisfeitos. Aos noivos desejamos uma prolongada lua-de-mel.» // Enviuvou a 8/7/1958. // Faleceu a 12/4/1965.

 

AFONSO, António. Filho de Manuel Afonso e de Maria Rosa Fernandes, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de António Afonso e de Joaquina Pires; n.m. de José Fernandes e de Rosa Pires. Nasceu a 26/7/1897 e foi batizado a 1 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha Rosa. // Faleceu em Março de 1900 (confirmar).

 

AFONSO, António. Filho de ------------ Afonso e de -------------------------------. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/19--. // Em 1996 ainda estava solteiro; morava em Portelinha (A Voz de Melgaço n.º 1060).

 

AFONSO, António. Filho de José Joaquim Afonso e de -----------------------------. Nasceu em Castro a --/--/19--. // Casou com a sua conterrânea Rosalina Gonçalves. // Em 2008 moravam no lugar de Campelo (VM 1297).

 

AFONSO, António Bento. Filho de João Afonso e de Maria José Fernandes, lavradores, castrejos. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Manuel Caetano Fernandes e de Rosa Afonso, moradores no Vido. Nasceu a 2/3/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Afonso e sua mulher, Maria Domingues. // Faleceu a 16/1/1873.

 

AFONSO, António Bento. Filho de António Afonso e de Maria Domingues, do Vido, moradores em Várzea Travessa. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Manuel Domingues e de Rosa Fernandes. Nasceu a 25/5/1874 e foi batizado a 28 desse mês. Madrinha: Luísa Esteves, casada com Manuel José Esteves. // Faleceu no lugar do Vido a 2/12/1938.

 

AFONSO, António Bento. Filho de António Afonso e de Isabel Pires, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de António Afonso e de Joaquina (?) Pires, de Ramisqueira; n.m. de Silvestre Pires e de Maria Domingues. Nasceu a 20/10/1888 e foi batizado no dia 21 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Ana Pires, casada, da Ponte do Barreiro. 

 

AFONSO, António Bento. Filho de João Afonso e de Isabel Maria Domingues, ele de Santa Maria de Covas, Boticas, e ela de Várzea Travessa, Castro Laboreiro, onde moravam. N.p. de Maria Afonso; n.m. de João Domingues e de Maria José Pires. Nasceu a 15/6/1895 e foi batizado no dia 16 do mesmo mês. Padrinhos: António Bento Esteves e mulher, Maria Luísa Pires.

 

AFONSO, António José. Filho de João Manuel Afonso e de Maria Rodrigues, lavradores, castrejos. Nasceu por volta de 1801. // Faleceu no lugar de Mareco a 15/7/1881, com 80 anos de idade, viúvo de Joana Rodrigues, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

AFONSO, António José. Filho de António Afonso e de Maria Antónia Afonso, lavradores. Nasceu por volta de 1820. // Faleceu a 20/6/1865, em Bago de Baixo, com 45 anos, com todos os sacramentos, sem testamento, casado com Maria Gonçalves, rural, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos. 

 

AFONSO, António José. Filho de Domingos José Afonso e de Maria Antónia Bernardo, residentes em Varziela. Nasceu por volta de 1844. // Casou com 32 anos, solteiro, a 21/8/1876, com Rosa, de 25 anos, solteira, de Laceiras, filha de Salvador Esteves e de Maria Rosa Enes. Testemunhas: Manuel Gonçalves, casado, de Varziela, e António Esteves, casado, de Entalada.

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, moradores em Portelinha. N.p. de Manuel Afonso e de Rosa Esteves; n.m. de Manuel Domingues e de Margarida Rodrigues. Nasceu a 4/4/1861 e foi batizado no dia 10. Madrinha: Rosa Alvares, residente em Portelinha. // Faleceu no dito lugar, a 14/5/1896, solteiro, e foi sepultado no adro. 

 

AFONSO, António José. Filho de Sebastião Afonso e de Maria Esteves, rurais, moradores em Varziela. N.p. de Maria Luísa Afonso, solteira, moradora em Curveira; n.m. de António Esteves e de Rosa Fernandes, de Varziela. Nasceu a 19/3/1862 e foi batizado no dia 20. Madrinha: Rosa Monteiro, solteira, de Cainheiras. // Faleceu a 2/2/1864 e foi sepultado na igreja.   

 

AFONSO, António José. Filho de Sebastião Afonso e de Maria Esteves, ele de Curveira e ela de Varziela, onde moravam. N.p. de Maria Luísa Afonso, solteira; n.m. de António Esteves e de Rosa Fernandes. Nasceu a 21/4/1864 e foi batizado no dia 22. Padrinhos: José Esteves e mulher, Rosa Gonçalves. // Gémeo de Isabel Maria.

 

AFONSO, António José. Filho de --------- Afonso e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1867. // Faleceu no lugar de Seara a --/--/1932, com 65 anos de idade (NM 156, de 10/7/1932).

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Afonso e de Antónia Joaquina Afonso, ela de Cainheiras e ele de Curveira, onde moravam. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Fernandes; n.m. de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 10/4/1868 e foi batizado a 22 desse dito mês e ano. Padrinhos: António Esteves e sua mulher, Isabel Esteves.

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Afonso e de Isabel Pires, moradores em Assureira. N.p. de Manuel Afonso e de Isabel Esteves; n.m. de Manuel José Pires e de Maria Rosa Alves. Nasceu a 16/5/1868 e foi batizado no dia 17. Padrinhos: José Alves (Carabel) e sua mulher, Rosa Afonso.

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Afonso e de Maria Gonçalves, ela de Curveira e ele de Bico, onde residiam. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de António Joaquim Gonçalves e de Rosa Afonso. Nasceu a 15/3/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José Gonçalves e Ana Gonçalves, solteiros. // Lavrador. // Faleceu a 14/3/1895, no lugar de Bico, sem sacramentos, solteiro, e foi sepultado na igreja. 

 

AFONSO, António José. Filho de Tiago Afonso e de Maria Rodrigues, ele de Covelo e ela de Alagoa, moradores em Laceiras. N.p. de Manuel Afonso e de Rosa Rodrigues; n.m. de Manuel António Rodrigues e de Catarina Afonso. Nasceu a 18/1/1872 e foi batizado a 21 desse mês. Padrinho: António Rodrigues, viúvo. // Faleceu em Laceiras, a 16/12/1873.  

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Afonso e de Joana Fernandes, ela da vila de Castro e ele do Vido, onde moravam. N.p. de António Afonso e de Rosa ------; n.m. de António Luís Fernandes e de Escolástica Domingues. Nasceu a 20/2/1875 e foi batizado no dia 22. Padrinhos: José Joaquim Rocha Sousa, casado, negociante na dita vila, e sua irmã Maria Joaquina, solteira. // Nota: parece ser o mesmo que faleceu a 16/5/1887, no Vido, com onze anos de idade; o padre chama à mãe Joaquina em lugar de Joana; foi sepultado na igreja.

 

AFONSO, António José. Filho de Vicente Afonso e de Isabel Esteves, moradores em Bago de Baixo. N.p. de António Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Silvério Esteves e de Antónia Domingues. Nasceu a 31/1/1879 e foi batizado a 2 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Silvério Esteves, pela pessoa de seu filho António José e mulher, Maria Antónia Esteves, de Ameijoeira. 

 

AFONSO, António José. Filho de António Afonso e de Maria Antónia Domingues, ela de Mareco e ele de Laceiras, onde moravam. N.p. de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Esteves. Nasceu a 12/6/1887 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e mulher, Ana Rosa Esteves, de Laceiras. // Casou com Maria Rosa Gonçalves, na CRCM, a 8/11/1937. // Faleceu a 12/12/1976.

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Antónia Esteves, moradores em Cainheiras. N.p. de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves; n.m. de António Esteves e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 2/3/1888 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Francisca Gonçalves, solteira, do lugar de Corveira. // Faleceu a 5/3/1888. 

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Afonso e de Maria Francisca Esteves, moradores em Laceiras. N.p. de Manuel Afonso e de Francisca Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Antónia Bernardo. Nasceu a 16/1/1894 e foi batizado a 18 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Maria Antónia Domingues, do lugar de Laceiras. // Gémeo de Manuel Francisco. 

 

AFONSO, António José. Filho de -------- Afonso e de --------------------------------. // Casou na igreja de Castro Laboreiro com Maria Rosa Gonçalves a --/--/1937 (NM 376, de 14/11/1937).

 

AFONSO, António Luís. Filho de Manuel José Afonso e de Joaquina Fernandes, ela da vila de Castro e ele do Vido, onde habitavam. N.p. de António Afonso e de Rosa Monteiro; n.m. de António Luís Fernandes e de Escolástica Domingues. Nasceu a 27/3/1865 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Benta Esteves, solteira. // Faleceu a 15/5/1865.

 

AFONSO, Arlindo. Filho de José Afonso e de Maria Pires. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1936 (NM 306, de 29/3/1936).

 

AFONSO, Armando. Filho de -------- Afonso e de --------------------------. Nasceu no lugar do Vido a --/--/1923. // Faleceu a --/--/1935, com apenas doze anos de idade (NM 293, de 8/12/1935).

 

AFONSO, Armandino Augusto. Filho de -------- Afonso e de -----------------------. Nasceu em Portelinha a --/--/19--. // Emigrou para França. // Casou com Deolinda Natália Pedreira Trancoso, de Longos Vales, Monção. // Em 1967 compraram a Luís Gomes e mulher, naturais de Alvaredo, alguns bens que o casal possuía em Portelinha. // Faleceu a 14/7/1989, no 15.º Bairro Administrativo de Paris. // Pai de Maria Júlia, nascida em França, casada com Américo Alves, e de Joaquim Augusto, também nascido naquele país (VM 1108).    

 

AFONSO, Artur. Filho de -------- Afonso e de -------------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou a --/--/1954 com Maria Joaquina Rodrigues, de Várzea Travessa (NM 1103, de 28/2/1954). 

 

AFONSO, Artur. Filho de ------- Afonso e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Besteiro de Oliveira, natural de Alvaredo. // Nesta última freguesia, lugar de Padreiro, compraram, em 1976, uma casa de morada a Adelino Joaquim Pereira e sua esposa, Cândida Pessanha da Fonseca, residentes em Lisboa, além de um terreno, denominado “Quintal”, com 1430 m2. // Em 2006 ainda morava nesse lugar.

 

AFONSO, Augusto. Filho de António Afonso (Cerqueira) e de Carolina Domingues (*). Nasceu no lugar de Portelinha a --/--/1933 (NM 186, de 12/3/1933). // Casou com ------------------------------------. // Faleceu a 14/11/1961, em França, devido a desastre de mota (NM 1417, de 19/11/1961). /// (*) Carolina Domingues finou-se antes de Novembro de 1961.

 

AFONSO, Áurea. Filha de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 446, de 28/5/1939).

 

AFONSO, Aurora. Filha de António Bento Afonso e de Antónia Alves. Nasceu a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 146, de 17/4/1932).

 

AFONSO, Carolina. Filha de António José Afonso e de Maria Rosa Esteves, ele de Assureira e ela de Portelinha, onde moravam. N.p. de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes; n.m. de Luís António Esteves e de Angélica Alves. Nasceu a 8/4/1870 e foi batizada a 10 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Domingos José Afonso e sua mulher, Isabel Domingues. 

 

AFONSO, Carolina Augusta. Filha de António José Afonso e de Maria Rosa Esteves, residentes em Portelinha. N.p. de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes, de Assureira; n.m. de Luís [António] Esteves e de Angélica Álvares, de Portelinha, todos lavradores. Nasceu a 8/4/1861 e foi batizada a 14. Padrinho: padre Manuel José Gonçalves. // Faleceu a 15/8/1869.      

 

AFONSO, Catarina. Filha de António Afonso e de (Sebastiana Domingues?), castrejos. // Faleceu no lugar de Alagoa, a 26/12/1885, com 36 anos de idade, viúva de Manuel Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Constantino. Filho de António Afonso e de Joaquina Pires, moradores em Ramisqueira. N.p. de Manuel Afonso e de Isabel Esteves; n.m. de Manuel José Pires e de Maria Alves Conde. Nasceu a 6/6/1863 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Antónia Pires.

 

AFONSO, Deolinda. Filha de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, ela de Mareco e ele de Bico, onde habitavam. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de Alexandre Domingues e de Caetana Rosa Bernardo. Nasceu a 17/6/1883 e foi batizada no dia 25. Padrinhos: Manuel José Monteiro e sua mulher, Antónia Afonso, do lugar de Bico.

 

AFONSO, Deolinda. Filha de José Luís Afonso e de Antónia Esteves, residentes em Cainheiras. N.p. de Sebastião Afonso e de Ana Esteves; n.m. de António Esteves e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 20/3/1886 e foi batizada a 25 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso, viúvo, e sua filha Maria Afonso, solteira (e com procuração Sebastião Alves Barroso, casado). // Casou com Manuel António Monteiro, na CRCM, a 24/8/1912. // Em Julho de 1913 deu à luz uma criança do sexo masculino, mas apenas viveu dois dias. // Faleceu a 6/2/1956.

 

AFONSO, Deolinda. Filha de Joaquim Afonso e de Ana Rosa Esteves, ele de Bago de Baixo e ela de Cainheiras, onde moravam. N.p. de António José Afonso e de Maria Antónia Afonso; n.m. de António Esteves e de Teresa Fernandes. Nasceu a 25/6/1886 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Esteves, viúvo, e sua filha Maria Rosa Esteves, solteira, de Bico. // Faleceu no lugar de Bico, a 27/6/1887, e foi sepultada na igreja. 

 

AFONSO, Dimas. Filho de João Afonso e de Joaquina Domingues. Nasceu a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 67, de 6/7/1930).

 

AFONSO, Domingas. // Faleceu em Portelinha a 13/12/1859, casada com Manuel Bento Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 15.

 

AFONSO, Domingas. Filha de José (ou João) Afonso e de Isabel Enes, lavradores, residentes no lugar de Laceiras. // Faleceu a 10/1/1861, no lugar de Mareco, com 84 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Gonçalves, só com o sacramento da extrema-unção, por estar demente, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 12 do dito mês e ano.

 

AFONSO, Domingas Luísa. Filha de Francisco Afonso e de Antónia Domingues, lavradores, residentes em Bago de Cima. // Faleceu nesse lugar a 5/2/1861, com 68 anos de idade, casada com José António Esteves, rural, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seis. // Deixou filhos e filhas.

 

AFONSO, Domingos. // Faleceu a 21/9/1857, em Curveira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 22. 

 

AFONSO, Domingos. Filho de Manuel Afonso e de Isabel Esteves, lavradores, residentes em Bico. Nasceu por volta de 1801. // Faleceu no dito lugar a 12/1/1861, de morte repentina, com 60 anos de idade, casado com Ana Rosa Gonçalves, rural, e foi sepultado na igreja no dia 14. // Deixou filhos e filhas.

 

AFONSO, Domingos. Filho de João Afonso e de Antónia Bernardo, lavradores, castrejos. // Faleceu em Varziela, a 20/6/1881, com 68 anos de idade, casado com Maria Bernardo. // Com geração.

 

AFONSO, Domingos. Filho de António Afonso e de Maria Antónia Afonso, lavradores, castrejos. // Faleceu em Bago de Baixo, a 5/4/1881, com 56 anos de idade, viúvo de Isabel Bernardo. // Com geração. 

 

AFONSO, Domingos. Filho de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes, residentes em Assureira. // Casou com Isabel, filha de António Joaquim Domingues e de Isabel Monteiro, de Covelo, a 19/5/1856. Testemunhas: Manuel Luís Rodrigues, casado, morador em Bago de Cima; Joaquim José Esteves, viúvo, ex (?) escrivão tabelião do extinto concelho de Castro Laboreiro; Manuel Luís Esteves, viúvo (!), de Bico, estudante.

 

AFONSO, Domingos. Filho de Pedro Afonso e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1831. // Lavrador. // Faleceu a 13/1/1891, em Riba de Mouro, às 22 horas, com 60 anos de idade, casado com Isabel Domingues, e foi sepultado no adro da igreja daquela freguesia de Monção. 

 

AFONSO, Domingos. Filho de Manuel Afonso e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes em Curveira. Nasceu por volta de 1832. // Foi oficial de carteiro. // Faleceu no hospital da cidade de Ávila, Espanha, a 12/6/1869, solteiro, com 37 anos de idade, sem testamento, e foi sepultado no cemitério do dito hospital. // O pároco de Castro Laboreiro recebeu a certidão a 15/7/1869.  

 

AFONSO, Domingos. Filho de Domingos Afonso e de Ana Gonçalves, lavradores. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu em Bico, a 21/3/1882, com 48 anos de idade, casado com Rosa Esteves. // Com geração.

 

AFONSO, Domingos. Filho de -------- Afonso e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1850. // Faleceu em Cainheiras a --/--/1933, com 83 anos de idade (NM 190, de 9/4/1933).

 

AFONSO, Domingos. Filho de ------- Afonso e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1855. // Faleceu no lugar de Teso, após prolongado sofrimento, a 3/6/1915, com 60 anos de idade.

 

AFONSO, Domingos. Filho de António Afonso e de Joaquina Pires, de Assureira, moradores em Ramisqueira. N.p. de Manuel Afonso e de Isabel Esteves; n.m. de Manuel José Pires e de Maria Rosa Alves Conde. Nasceu a 9/2/1866 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves e Rosa Fernandes, solteiros. // Faleceu a 21/2/1866. // Gémeo de Joaquim.

 

AFONSO, Domingos. Filho de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, ela de Mareco e ele de Bico, onde residiam. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de Alexandre Domingues e de Caetana Bernardo. Nasceu a 11/5/1885 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Madrinha: Maria Enes, solteira, do lugar de Bico. // Faleceu a 10/8/1887 e foi sepultado na igreja.  

 

AFONSO, Domingos. Filho de António Afonso e de Maria Domingues, moradores em Laceiras. N.p. de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Esteves. Nasceu a 24/1/1892 e foi batizado a 27 desse mês. Padrinhos: Domingos Rodrigues, viúvo, pela pessoa de seu filho Francisco Manuel e mulher, Maria Teresa Esteves, de Pontes. // Casou com Madalena da Conceição Esteves, na CRCM, a 6/2/1922.

 

AFONSO, Domingos António. Filho de António Afonso e de Isabel Pires, ele de Ramisqueira e ela do Barreiro, onde moravam. N.p. de António Afonso e de Joaquina Rosa Pires; n.m. de Silvestre Pires e de Maria Domingues. Nasceu a 17/5/1894 e foi batizado a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Domingos António Bernardo e sua filha, Maria Rosa, solteira.   

 

AFONSO, Domingos José. Filho de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves. Nasceu por volta de 1835. // Casou a 21/10/1874 com a sua parente em 4.º grau, Rosa, solteira, de 34 anos de idade, filha de António Esteves e de Vitória Domingues, todos de Bico. Testemunhas: Manuel Luís Esteves, viúvo, de Bico, e Manuel António Domingues, casado, de Dorna.  

 

AFONSO, Domingos José. Filho de António José Afonso e de Joana Maria Rodrigues, lavradores, de Mareco. // Casou com 26 anos de idade, solteiro, a 5/7/1875, com Isabel, de 22 anos, solteira, de Pontes, filha de Domingos Bernardo e de Ana Afonso. Testemunhas: padre F. Esteves e António José Bernardo, casado, de Alagoa. // Faleceu em Pontes, a 15/10/1877, com 28 anos de idade, casado. // Com geração.

 

AFONSO, Domingos José. Filho de Domingos José Afonso e de Maria Antónia Bernardo, rurais, moradores em Varziela. N.p. de João Manuel Afonso e de Antónia Bernardo, do dito lugar; n.m. de Sebastião Bernardo e de Antónia Afonso, de Cainheiras. // Faleceu a 1/10/1860, menor de 7 anos de idade, e foi sepultado na igreja no dia dois.  

 

AFONSO, Domingos José. Filho de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues. // Casou com 28 anos de idade, solteiro, a 20/6/1883, com a sua parente em 2.º e 3.º grau, Ana Rosa, de 21 anos de idade, solteira, filha de Tiago Afonso e de Maria Rodrigues, do lugar de Laceiras. Testemunhas: Manuel Caetano Monteiro, casado, de Laceiras, e António Bento Domingues, casado, de Alagoa.  

 

AFONSO, Domingos José. Filho de António José Afonso e de Maria Rosa Esteves, lavradores, ele de Assureira e ela de Portelinha, onde residiam. N.p. de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes; n.m. de Luís António Esteves e de Angélica Alves. Nasceu a 27/5/1868 e foi batizado a 31 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Domingos José Afonso e sua mulher, Isabel Domingues. // Faleceu a 12/8/1869 e foi sepultado na igreja.

 

AFONSO, Domingos José. Filho de Francisco Afonso e de Antónia Alves, ela de Várzea Travessa e ele de Dorna, onde habitavam. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Esteves; n.m. de Manuel Luís Alves e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 27/11/1869 e foi batizado a 30 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Domingos José Domingues e sua mulher, Isabel Esteves.

 

AFONSO, Domingos José. Filho de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, residentes em Bico. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de Alexandre Domingues e de Caetana Bernardo, de Mareco. Nasceu a 28/6/1889 e foi batizado no dia 30. Padrinhos: Domingos José Gonçalves e Maria de Jesus Gonçalves, solteiros, de Corveira. // Faleceu a 22/6/1955.

 

AFONSO, Engrácia. Filha de Sebastião Afonso e de Maria Antónia Afonso. Nasceu por volta de 1815. // Lavradeira. // Faleceu a 15/7/1896, no lugar de Laceiras, com 81 anos de idade, no estado de viúva de Custódio Esteves, e foi sepultada no adro da igreja. // Com geração.

 

AFONSO, Erminda. Filha de Manuel Francisco Afonso e de Antónia Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1929.

 

AFONSO, Esperança. Filha de Manuel Francisco Afonso e de Erminda Esteves. Nasceu a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 448, de 11/6/1939).

 

AFONSO, Felismino. Filho de José Joaquim Afonso e de Maria Rosa Afonso. N.p. de António Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Domingos Afonso e de Isabel Bernardo. Nasceu a 28/4/1892 e foi batizado a 4 de Maio desse ano. Padrinhos: Manuel Afonso, solteiro, todos de Bago de Baixo. // Casou com Maria Rosa Afonso, na CRCM, a 7/10/1912, e na igreja de Castro Laboreiro a 23 desse dito mês e ano. // Faleceu a 3/11/1918.

 

AFONSO, Firmino. Filho de António Afonso e de Isabel Pires, moradores no Barreiro. N.p. de António Afonso e de Joaquina Pires; n.m. de Silvestre Pires e de Maria Domingues. Nasceu a 14/3/1891 e foi batizado no dia 15. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 2/5/1892. 

 

AFONSO, Florinda. Filha de António Afonso e de Joaquina Domingues, residentes em Covelo. N.p. de José Afonso e de Ana Alves; n.m. de Manuel Luís Domingues e de Ana Rosa Afonso. Madrinha: Maria Alves, solteira. // Faleceu a 2/3/1951. 

 

AFONSO, Floripes. Filha de António José Afonso e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu a --/--/1940 (Notícias de Melgaço n.º 499, de 25/6/1940).

 

AFONSO, Fortunato. Filho de Manuel António Afonso e de Maria Esteves, castrejos. // Faleceu em Bago de Baixo, a 7/11/1886, com 63 anos de idade, viúvo de Ana Domingues, e foi sepultado na igreja. 

 

AFONSO, Francisca. Filha de ---------- Afonso e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Faleceu em Campelo, a 24/11/1912. // Devido a doença, estava retida na cama há muito tempo. // Casada e com geração.

 

AFONSO, Francisco. Filho de Manuel Afonso e de Isabel Domingues, lavradores, castrejos. // Faleceu em Pontes a 15/6/1876, com 81 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento.

 

AFONSO, Francisco. Filho de Manuel Afonso e de Maria Esteves, de Dorna. // Casou a 1/7/1857 com Antónia, filha de Manuel Luís Alves e de Ana Rosa Esteves, de Várzea Travessa. Testemunhas: António José Fernandes, casado, negociante, e José Joaquim Rocha de Sousa, solteiro, negociante.  

 

AFONSO, Francisco. Filho de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues, moradores em Laceiras. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Antónia Afonso; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves. Nasceu a 2/7/1862 e foi batizado a 6 desse mês. Padrinhos: Custódio Esteves e mulher, Engrácia Afonso. // Faleceu a 4/12/1862.

 

AFONSO, Francisco. Filho de Manuel António Afonso e de Antónia Joaquina Afonso, ela de Cainheiras e ele de Corveira, onde moravam. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 6/7/1873 e foi batizado no dia 7. Padrinhos: Francisco Gonçalves e mulher, Rosa Afonso. // Casou com Deolinda (confirmar o nome), de 31 anos de idade, filha de Manuel Domingues e de Isabel Maria Gonçalves, na igreja de Castro, a 10/6/1906. // Faleceu a 8/4/1956.

 

AFONSO, Francisco. Filho de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, moradores em Bico. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Gonçalves; n.m. de Alexandre Domingues e de Caetana Bernardo, de Mareco. Nasceu a 9/7/1880 e foi batizado a 11 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, casado, e sua filha Rosa, solteira, do lugar de Corveira. // Faleceu a 17/8/1880.  

 

AFONSO, Francisco. Filho de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, ela de Mareco e ele de Bico, onde moravam. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de Alexandre Domingues e de Catarina Bernardo. Nasceu a 18/7/1887 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Madrinha: Maria Enes (?), solteira, de Bico. // Casou com Maria Rosa, de 17 anos de idade, filha de Domingos Afonso e de Maria Gonçalves, na CRCM, a 3/9/1917. // Faleceu em Cainheiras a 1/3/1933 (NM 186, de 12/3/1933). // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário