domingo, 9 de junho de 2019

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha





CASA DE SOENGAS

 

     Sita em Chaviães, Melgaço. A pedra de armas, encontrada numas escavações, é um brasão de forma indefinida, barbaramente trabalhado, que parece mostrar-nos um escudo cortado, sendo a segunda parte partida. / No século XVIII pertencia a Sebastião Gomes de Magalhães e à sua mulher, Jerónima Luísa de Araújo (esta a herdara de seus pais – António Álvares do Souto e Maria dos Santos Araújo). Uma filha do casal, Jerónima Luísa de Abreu Araújo de Magalhães, casou na igreja de Chaviães, a 26/8/1797, com António Jacinto de Araújo Azevedo, ficando ambos a viver, depois do casamento, nesta Casa. Aí lhe nasceram os filhos. // O Dr. Augusto César Esteves, ao fazer a biografia de Baltazar Luís de Araújo Azevedo, nascido na Casa da Gaia, São Paio, a 27/7/1840, escreveu: «A rica casa de bens que foi a de Soengas começou a desmembrar-se na vida do avô deste fidalgo pela alienação da velha Quinta do Carvalho do Lobo; continuou o declínio no tempo do pai e de todo a deixaram perder os filhos do António Caetano (1798-1878). / Baltazar e seu irmão Joaquim venderam, a 6/8/1880, por quatro contos e quinhentos mil réis, ao “brasileiro” António Joaquim Afonso, então solteiro, quanto possuíam em Chaviães, ou seja, a Casa, a Quinta, e o mais por ali situado» (“O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, volume I, página 566). / O tio de Baltazar Luís, de seu nome José Vitório de Araújo Azevedo, também vendeu, ao dito comprador, por 200$000 réis, o seu quinhão.       

 
 
==========================

 

CASA DA VÁRZEA

 

     Lê-se em “Padre Júlio Vaz Apresenta Mário”, página 131: «Em 2/2/1776 foi admitido como irmão, na Confraria das Almas de Prado, Francisco Pinheiro Gomes, do Barral, então já residente em Várzea, na “Quinta da Torre”, por a ter comprado, em Lisboa, em 3/5/1774 e por 2.900.000 réis, ao celebérrimo cardeal da Cunha: D. João Cosme da Cunha e Távora…» // Fazia parte do acervo do extinto mosteiro de Paderne. // Francisco Pinheiro Gomes fora emigrante no Brasil. // Na página anterior (130) mostra-nos o brasão de armas (Casa da Várzea – Paderne). // O referido comprador acabou por vendê-la, antes de 1820, a Luís José, filho de José Bento de Sousa e de Vicência Engrácia de Castro, capitão e oficial da Casa Real, casado com Rita Joana de Sousa, dama da Real Câmara, o qual faleceu a 26/3/1824.      

 
 

CASA DA ZENHA

 

     Armoriada. Sita no lugar da Portela de Paderne. Em Março de 1853 pertencia a Joaquina Falcão. O Dr. Augusto César Esteves escreveu: «o referido prédio pertenceu a D. Joaquina Clara de Sousa Meneses, senhora solteira e por altura de 1877 moradora na Casa do Casal, no lugar do Soutinho, da freguesia do Vale, no termo dos Arcos de Valdevez» (Obras Completas, Volume I, tomo I, página 213). Mais tarde pertenceu a Manuel Joaquim Vaz e esposa, tendo ido à praça, devido a dívidas do casal, em 1896. Foi então comprada por Claudino Ribeiro de Figueiredo e Castro, natural de Paderne, ourives em Viana do Castelo, que depois a vendeu a seu irmão, António Xavier Ribeiro de Figueiredo e Castro por cento e cinquenta mil réis. 
 
 
 

 
 

 

 

 
 

 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário