terça-feira, 18 de junho de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cubalhão)
 
Por Joaquim A. Rocha





 
// continuação…
 
 
 
BARROS

 

BARROS, Francisco. Filho de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira, vendeiros, moradores no lugar de Cima, Cubalhão. Neto paterno de Luís Domingues de Barros e de Luísa Esteves, naturais de Cristóval; neto materno de Ana Maria Ferreira, camponesa, natural de Paderne. Nasceu em Cubalhão a 10/5/1871 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Domingues e Maria Esteves de Sousa, casados, lavradores, do lugar de Baixo.      

 

BARROS, Maria Angélica. Filha de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira, vendeiros, com a sua residência no lugar de Cima. Neta paterna de Luís Domingues de Barros e de Luísa Esteves, naturais de Cristóval; neta materna de Ana Maria Ferreira, natural de Paderne. Nasceu em Cubalhão a 9/6/1873 e foi batizada na igreja desta freguesia a 12 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar de Baixo. // Faleceu em Cubalhão a 21/4/1936.

 

CARVALHO

 

CARVALHO, Ana da Pureza. Filha de Manuel Joaquim Carvalho e de Maria Domingues Peneda, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel Joaquim Carvalho e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar da Cela, freguesia de Cousso; neta materna de Manuel Domingues Peneda e de Marcelina Martins, naturais de Cubalhão. Nasceu em Cubalhão a 8/4/1878 e foi batizada na igreja católica local a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Manuel Meleiro e Ana Meleiro, casados, lavrador, do lugar da Corga, freguesia de Rouças. // Faleceu na sua freguesia natal a 6/10/1954.

 

CARVALHO, António Joaquim. Filho de Miguel Domingues Carvalho, pedreiro, e de Maria Luísa Alves, lavradeira, cubalhanenses, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel Domingues Carvalho e de Isabel Domingues; neto materno de Francisco José Alves e de Engrácia Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 22/10/1878 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues e Joaquina Domingues, casados, cubalhanenses. // Camponês. // Faleceu a 6/9/1902, às sete horas do dia, no sítio chamado Agres do Mouro, limites da freguesia de Cubalhão, repentinamente, «de desgraça», com apenas 24 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial da sua freguesia.    

 

CARVALHO, Artur Marcelo. Filho de Duarte de Carvalho e de Leonor Esteves. Nasceu em Cubalhão a --/--/19--. // A 16/8/2000 regressava de Timor, onde fora soldado paraquedista; pertencia ao 1.º batalhão de infantaria de Tomar. // Irmão do padre Helder Daniel.

 

CARVALHO, Francisco. Filho de ------------ Carvalho e de ------------- Domingues. Nasceu por volta de 1830. // Faleceu no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, a --/--/1914, com 84 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914).  

 

CARVALHO, Helder Daniel (Padre). Filho de Duarte de Carvalho e de Leonor Esteves. Nasceu a --/--/19--. (ver VM 1147, de 15/10/2000).

 

CARVALHO, Joaquina. Filha de Miguel Domingues Carvalho e de Maria Luísa Alves. Neta paterna de Manuel Domingues Carvalho e de Isabel Lourenço Domingues; neta materna de Francisco José Alves e de Engrácia Maria Rodrigues, todos lavradores, do lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a 20/7/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Domingues e Maria Isabel Domingues, casados, lavradores, do lugar acima citado. // Faleceu a 25/9/1873. 

 

CARVALHO, José. Filho de Manuel Domingues de Carvalho e de Balbina Vaz, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de Miguel Domingues Carvalho e de Maria Luísa Alves; neto materno de José Luís Vaz e de Maria Domingues. Nasceu em Cubalhão a 16 de Março de 1901 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Madrinha: Miquelina Vaz, solteira, lavradora. // Faleceu em Cubalhão a --/--/1918, com apenas 18 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/8/1918).

 

CARVALHO, José Bento. Filho de Manuel Domingues Carvalho, do lugar de Cima, onde o casal residia, e de Miquelina Domingues, do lugar de Baixo, lavradores. Neto paterno de Manuel Domingues Carvalho e de Maria de Jesus Pereira; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cubalhão a 9/5/1905 e foi batizado na igreja católica da localidade a 14 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Maria Domingues Carvalho, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Domingues, casada, proprietária. // Faleceu na sua terra de nascimento a 3/10/1986.  

 

CARVALHO, José Luís. Filho de Manuel Domingues Carvalho e de Maria de Jesus Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Domingues Carvalho e de Florinda Domingues; neto materno de João Manuel Pereira e de Maria Domingues, todos camponeses, moradores no lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a 29/4/1876 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu a 6 de Junho de 1878.  

 

CARVALHO, José Maria. Filho de Manuel Domingues Carvalho e de Maria de Jesus Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Domingues Carvalho e de Florinda Domingues; neto materno de João Manuel Pereira e de Maria Vaz, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 18/3/1880 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 29/6/1921 com Deolinda de Jesus, de vinte e cinco anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel António Domingues Seara e de Maria Domingues. // A sua esposa faleceu na freguesia de Cubalhão a 3/8/1964. // Ele faleceu na mesma freguesia a 5/2/1965.   

 

CARVALHO, Ludovina Rosa. Filha de Miguel Domingues Carvalho, pedreiro, e de Maria Luísa Alves, lavradeira, do lugar de Cima. Neta paterna de Manuel Domingues Carvalho e de Isabel Domingues; neta materna de Francisco José Alves e de Maria Engrácia Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 25/3/1864 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Seara, casado, lavrador, e Ludovina Rosa Alves, casada, lavradeira. // Sem mais notícias.  

 

CARVALHO, Manuel. Filho de José Domingues Carvalho e de Florinda Domingues, lavradores, cubalhanenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1835. // Camponês. // Faleceu a 5/9/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Maria de Jesus Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Francisco Domingues Carvalho e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores. Neto paterno de Luís Domingues Carvalho e de Ana Rodrigues; neto materno de Jerónimo Rodrigues e de Luísa Esteves ( defuntos em 1872), todos do lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a 17/6/1872 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues Carvalho e Maria de Jesus Pereira, casados, lavradores, do citado lugar.    

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Manuel Domingues de Carvalho e de Maria de Jesus Pereira. Nasceu em Cubalhão por volta de 1874. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia natal, a 25/9/1901, com a sua conterrânea e parente no 3.º grau de consanguinidade, Miquelina Domingues, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Domingues e de Joaquina Domingues, cubalhanenses. Testemunhas presentes: António Joaquim Domingues e Francisco Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo, Cubalhão.    

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Manuel Domingues Carvalho, natural do lugar de Cima, onde o casal residia, e de Miquelina Domingues, natural do lugar de Baixo, lavradores. Neto paterno de Manuel Domingues Carvalho e de Maria de Jesus Pereira; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cubalhão a 16/11/1903 e foi batizado na igreja católica da localidade a 18 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Carvalho, viúvo, lavrador, e Maria Joaquina Domingues, casada, proprietária. // Faleceu a 2/12/1903, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, apenas com quinze dias de idade, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de ------------ Domingues Carvalho e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1844. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1917, com 73 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917).

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de Miguel Domingues Carvalho, pedreiro, e de Maria Luísa Alves, lavradeira, do lugar de Cima. Neto paterno de Manuel Caetano Domingues Carvalho e de Isabel Domingues; neto materno de Francisco José Alves e de Maria Engrácia Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 31/5/1861 e foi batizado a 1 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: António Joaquim Seara e sua mulher, Ludovina Rosa Alves, lavradores, do lugar de Cima. // Sem mais notícias. 

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de Miguel Domingues Carvalho e de Maria Luísa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel Caetano Domingues Carvalho e de Isabel Domingues; neto materno de Francisco José Alves e de Maria Engrácia Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 10/3/1873 e foi batizado na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: o avô paterno e Isabel Maria Domingues, casada, lavradeira, do lugar de Cima, tia do neófito. // Tinha vinte e três anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cubalhão, a 24/11/1895, com a sua parente no 4.º grau, Balbina Rosa, de trinta e quatro anos de idade, solteira, filha de José Luís Vaz e de Maria Domingues, cubalhanenses. Testemunhas presentes: António Luís Vaz, viúvo, e Constantino Vaz, solteiro, todos lavradores. // Nota: é possível que seja o mesmo senhor, conhecido por “O Parada”, morador no lugar de Orjais, Cubalhão, que a 24/4/1913, pelas oito horas, uma vaca com um dos galhos lhe dilacerou as duas pálpebras do olho esquerdo e o tecido do nariz do mesmo lado; o ferimento causou-lhe grande hemorragia, tendo de ser tratado pelo médico Dr. Vitoriano de Figueiredo e Castro (ver o Correio de Melgaço n.º 47, de 27/4/1913).    

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Carvalho, natural de Parada do Monte, ferreiro de profissão, e de Antónia Maria, jornaleira, natural da freguesia de São Jorge, concelho dos Arcos de Valdevez, moradores no lugar de Cima, Cubalhão. Neto paterno de Manuel José Carvalho e de Maria Ana Fernandes; neto materno de Ana Rosária. Nasceu em Cubalhão a 16/5/1880 e foi batizado na igreja católica local nesse dito dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Albina Rodrigues, camponeses, naturais da freguesia de Cubalhão.

 

CARVALHO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues de Carvalho e de Miquelina Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).

 

CARVALHO, Manuel José. Filho de Manuel Domingues Carvalho e de Maria de Jesus Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Domingues Carvalho e de Florinda Domingues; neto materno de João Manuel Pereira e de Maria Vaz. Nasceu em Cubalhão a 5/5/1873 e foi batizado na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: os avós maternos, moradores no lugar de Cima. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 17 de Janeiro de 1954. 

 

CARVALHO, Maria Albina. Filha de Miguel Domingues Carvalho e de Maria Luísa Alves. Neta paterna de Manuel Caetano Domingues Carvalho e de Isabel Lourenço Domingues; neta materna de Francisco José Alves e de Maria Engrácia Rodrigues, todos do lugar de Cima. Nasceu em Cristóval a 18/10/1857 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. // Sem mais notícias.   

 

CARVALHO, Maria Albina. Filha de Manuel Domingues Carvalho, do lugar de Cima, onde o casal residia, e de Miquelina Domingues, do lugar de Baixo, lavradores. Neta paterna de Manuel Domingues Carvalho e de Maria de Jesus Pereira; neta materna de António Domingues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cubalhão a 6/8/1907 e no dia seguinte foi batizada na igreja da localidade. Padrinhos: António Domingues Seara, solteiro, lavrador, e Maria Albina Domingues, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 21/11/1934 com o seu conterrâneo José Rodrigues. // Enviuvou a 27/12/1946. // Faleceu na sua freguesia de nascimento, no lugar de Cima, a 12/2/2001.   

 

CARVALHO, Maria Rosa. Filha de José Domingues de Carvalho e de Florinda Domingues, lavradores, naturais de Cubalhão. // Nasceu em Cubalhão por volta de 1846. // Foi governanta do padre Miguel Rodrigues Torres, natural de São Paio, abade de Rouças. // Em 1908 tinha à venda todos os seus bens, pela melhor oferta (Jornal de Melgaço n.º 727, de 26/3). // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar de Sante, a 10/10/1908, com todos os sacramentos, com 62 anos de idade, no estado de solteira, proprietária, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério de São Paio de Melgaço. // A sua filha, Maria Joaquina, gerada pelo dito padre Miguel Rodrigues Torres, casou com Manuel Marques, natural da freguesia de Fiães; tiveram pelo menos um filho, Júlio Maximiano Marques, nascido na freguesia de São Paio a 20/1/1901. 

 

CARVALHO, Maria Rosa. Filha de Francisco Domingues Carvalho e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, do lugar de Cima. Neta paterna de Luís Domingues Carvalho e de Ana Rodrigues; neta materna de Jerónimo Rodrigues e de Luísa Esteves. Nasceu em Cubalhão a 24/3/1862 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues e Rosa Domingues, solteiros, lavradores, do lugar de Cima. // Faleceu no citado lugar a 22/11/1939. 

 

CARVALHO, Mariana. Filha de Manuel Domingues Carvalho e de Isabel Domingues, lavradores, cubalhanenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1827. // Camponesa. // Faleceu a 28/3/1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 70 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

COSTA

 

COSTA, Manuel António Domingues (Padre). // Em 1870 era encomendado da freguesia de Cubalhão; e em 1874 presidente da Junta de Cubalhão (ver “Organização Judicial de Melgaço”, de Augusto César Esteves, página 158).

 

COVELO

 

COVELO, Maria. Filha de Manuel Covelo e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1821. // Camponesa. // Faleceu em sua casa de Barro Grande, Penso, a 30/4/1876, com 55 anos de idade, casada com José Custódio Machado, e foi sepultada na igreja dessa freguesia. // Deixou uma filha.   

 

DIAS

 

DIAS, António Joaquim. Filho de Francisco Dias e de Ana da Pureza Carvalho, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Maria Rosa Dias; neto materno de Manuel Joaquim Carvalho e de Maria Domingues “Peneda”. Nasceu em Cubalhão a 18/4/1909 e foi batizado na igreja da localidade a 21 desse dito mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Domingues, casada, lavradeira. // Casou catolicamente, a 2/3/1958, em Mieres, Espanha, com Leonor Rodrigues Iglésias. // Mudou o seu nome para António Joaquim Dias Carvalho (2/5/1994).

 

DIAS, Esperança da Glória. Filha de Manuel Dias e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916). // Casou com ------------ Pires. // Em 1993 estava viúva e residia no lugar de Ranhó, freguesia de Penso (A Voz de Melgaço n.º 992). // (ver, em Cubalhão, Maria Pires).

 

DIAS, Francisco. Filho de Maria Rosa Dias (Sabina), moradora no lugar de Cima. Neto materno de Manuel Dias (Sabino) e de Isabel Maria Vaz. Nasceu em Cubalhão a 22 de Fevereiro de 1874 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Madrinha: Maria Trigueira, solteira, camponesa, do dito lugar de Cima. // Tinha vinte e sete anos de idade, era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 27/11/1901, com a sua conterrânea e parente no quarto grau de consanguinidade, Ana da Pureza Carvalho, de vinte e dois anos de idade, solteira, jornaleira, filha de Manuel Joaquim Carvalho, natural do lugar da Cela, freguesia de Cousso, morador em Cubalhão, e de Maria Domingues Peneda, cubalhanense. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues e Luís Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima. // Faleceu em Cubalhão a 24/11/1942. 

 

DIAS, Francisco José. Filho de José Dias e de Antónia Soares. Nasceu por volta de 1782. // Lavrador. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a 28/2/1862, solteiro, com 80 anos de idade. // Foi sepultado na igreja a 2 de Março desse ano. // Fizera testamento.  

 

DIAS, Júlio (ou José). Filho de Maria Rosa Dias, solteira, jornaleira, do lugar de Cima. Neto materno de Manuel Dias (Sabino) e de Isabel Maria Vaz. Nasceu a 21/3/1863 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião Vaz e sua mulher, Maria Gonçalves, lavradores. // Sem mais notícias.

 

DIAS, Manuel. Filho de Maria Rosa Dias (Sabina), solteira, lavradora. Neto materno de Manuel Dias (Sabino) e de Isabel Maria Vaz (já defuntos). Nasceu a 25/5/1871 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Trigueira, solteira, vendeira, todos do lugar de Cima. // Camponês. // Casou a 10/6/1906, na igreja paroquial de Cubalhão, com a sua conterrânea, Maria Joaquina Domingues, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Joaquim Domingues e de Maria Isabel Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Testemunhas presentes: Joaquim Domingues “Ferraria”, casado, e Manuel Rodrigues da Rocha, casado, ambos camponeses, residentes no lugar de Cima, Cubalhão. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/11/1943.   

 

DIAS, Manuel José. Filho de ------------- Dias e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou em Cubalhão a --/--/1933 com Maria Rosa Lourenço (Notícias de Melgaço n.º 180, de 22/1/1933).

 

DIAS, Manuel José. Filho de Francisco Dias e de Ana da Pureza Carvalho, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Maria Rosa Dias; neto materno de Manuel Joaquim Carvalho e de Maria Domingues “Peneda”. Nasceu em Cubalhão a 3/5/1906 e foi batizada na igreja católica da localidade a 6 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel José Domingues, pároco da Vila, SMP, e Maria Albina Rodrigues, solteira, camponesa. // Casou na igreja de Castro Laboreiro a 9/8/1948 com Rosalina Gonçalves, castreja. // Faleceu na freguesia de Penso a 26/4/1989.     

 

DIAS, Maria Albina. Filha de Francisco Dias e de Ana de Carvalho, moradores no lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 15, de 15/9/1912).

 

DIAS, Maria Rosa. Filha de Manuel Dias e de Isabel Maria Vaz, jornaleiros, cubalhanenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1833. // Jornaleira. // Faleceu a 2/8/1901, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e oito anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

DIAS, Recordina. Filha de Francisco Dias e de Ana da Pureza Carvalho, moradores no lugar de Cima. Neta paterna de Maria Rosa Dias; neta materna de Manuel Joaquim Carvalho e de Maria Domingues “Peneda”. Nasceu em Cubalhão a 9/3/1903 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica da localidade. Padrinhos: padre Manuel José Domingues e Maria Albina Rodrigues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 26/1/1933 com o seu conterrâneo José Meleiro, de 38 anos de idade, filho de Manuel José Meleiro e de Maria Domingues Trigueira. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Cubalhão: o seu marido a 5/4/1942 e ela a 6/5/1985.   

 

DOMINGUES

 

DOMINGUES, Adriano. Filho de Joaquim Domingues e de Joaquina Rosa Martins, lavradores, ele natural de Lamas de Mouro e ela natural de Cubalhão, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de António Domingues e de Maria Domingues; neta materna de Manuel Martins e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Cubalhão a 1/6/1891 e foi batizado na igreja católica local a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Meleiro e Ana Meleiro, casados, lavradores, naturais de Rouças.   

 

DOMINGUES, Albina. Filha de -------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1838. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1917, com 79 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 231, de 7/1/1917).

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues, lavradores. Neta paterna de José Domingues e de Maria Luísa Gregório; neta materna de Manuel Rodrigues (Casa Nova) e de Maria Rodrigues, todos do lugar de Cima. Nasceu a 28/5/1840 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Gregório e sua mulher, Rosa Gregório. (Este assento não foi feito na altura própria, mas sim a 14/8/1860).      

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Francisco Domingues e de Maria Esteves (de Sousa), lavradores, do lugar de Baixo. Neta paterna de José Joaquim Domingues e de Maria Rodrigues; neta materna de Manuel José Esteves de Sousa e de Rosa Esteves. Nasceu a 4/8/1865 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Rosa Esteves, solteiros, lavradores, cubalhanenses. // Sem mais notícias.   

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Manuel Domingues e de Albina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues; neta materna de Manuel Domingues e de Isabel Pereira. Nasceu em Cubalhão a 2/11/1873 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o avô paterno e avó materna. // Faleceu a 7/11/1879.

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Justino Domingues e de Maria Rosa Vieites, moradores no lugar de Cima. Neta paterna de António Luís Domingues e de Eugénia Domingues Seara; neta materna de António Joaquim Vieites e de Mariana Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 22/12/1890 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó paterna e António Domingues, solteiro.    

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Domingues, lavradores, cubalhanenses. Neta paterna de António Domingues e de Vicência Gonçalves; neta materna de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Pires. Nasceu em Cubalhão a 10/9/1904 e foi batizada na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses. // Faleceu a 29/10/1904, em casa de seus pais, sita no lugar de Orjais, com apenas mês e meio de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Albina Rosa. Filha de António Domingues e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neta paterna de Francisco Domingues e de Maria Boaventura Esteves; neta materna de Manuel Caetano Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu a 16/2/1860 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Maria Rosa Rodrigues, solteiros, lavradores, do lugar de Baixo. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a 11/12/1938 (Notícias de Melgaço n.º 427, de 1/1/1939).

 

DOMINGUES, Américo de Jesus. Filho de ------------ Domingues e de ----------------------. Nasceu em Cubalhão a --/--/19--. // Residiu em Prado e na Vila de Melgaço. // Faleceu a --/--/1999 (VM 1126).

 

DOMINGUES, Ana Maria. Filha de Manuel Domingues e de Ângela Pereira. Nasceu por volta de 1780. // Casou com Francisco Fernandes. // Faleceu na sua casa do lugar da Pedra (!), Cubalhão, a 22/10/1860, com oitenta anos de idade. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

DOMINGUES, Ana Rosa. Filha de António Domingues, natural de Cubalhão, e de Vicência Rosa Gonçalves, natural de São Paio, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Isabel Pereira; neta materna de António Gonçalves e de Ana Rosa Durão. Nasceu a 22/6/1862 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Sem mais notícias.  

 

DOMINGUES, António. Filho de Manuel António Domingues e de Isabel Pereira, lavradores, cubalhanenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1822. // Camponês. // Morreu a 30/7/1896, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, viúvo de Vicência Rosa Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

DOMINGUES, António. Filho de Manuel Joaquim Domingues, natural de Cubalhão, e de Maria Pereira, natural da Gave. Nasceu em Cubalhão por volta de 1852. // Faleceu no lugar dos Coelhos, freguesia da Gave, onde morava com seus pais, a 16/11/1882, com 30 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja daquela freguesia de Melgaço. 

 

DOMINGUES, António. Filho de ---------- Domingues e de ------------------------------------. Nasceu em ----------, por volta de 1936. // Morreu no lugar de Orjais, freguesia de Cubalhão, concelho de Melgaço, a --/--/2018, com oitenta e dois anos de idade (ver A Voz de Melgaço n.º 1417, de 1 de Junho de 2018).

 

DOMINGUES, António de Jesus. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Joaquim Domingues e de Maria Pereira; neto materno de Agostinho Pires e de Rosa Marques. Nasceu em Cubalhão a 15/1/1880 e foi batizado na igreja católica local a 18 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e Maria Alves, casados, camponeses, cubalhanenses. // Casou a 18/3/1943 na igreja de Cubalhão com Justina Rodrigues, sua conterrânea. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 29/2/1960.  

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Isabel Pereira, lavradores, cubalhanenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1851. // Camponês. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, a 10/2/1900, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 49 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja (foi o primeiro cadáver a ser ali enterrado).

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de António Domingues e de Joaquina Domingues, do lugar de Baixo. Neto paterno de Francisco Domingues e de Maria Boaventura Esteves, do mesmo lugar; neto materno de Manuel Domingues Carvalho e de Isabel Domingues, do lugar de Cima. Nasceu a 19/10/1855 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Marques e sua mulher, Isabel Gonçalves, do lugar de Baixo. // Casou na igreja de Cubalhão, a 8/7/1895, com a sua parente em 4.º grau, Maria Rosa, de 28 anos de idade, solteira, filha de Francisco Domingues e de Maria Martins, lavradores. Testemunhas: Manuel António Domingues Seara, casado, e José Domingues, solteiro, lavradores, cubalhanenses. // Sem mais notícias.

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Joaquim Domingues e de Maria Pereira; neto materno de Agostinho Pires e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Cubalhão a 15/5/1878 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires e sua mulher, Maria Rosa Alves, naturais de Cubalhão. // Faleceu a 4/11/1878.

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Luís Manuel Domingues e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel Domingues e de Isabel Pereira; neto materno de António Luís Domingues e de Eugénia Domingues Seara. Nasceu em Cubalhão a 7/7/1885 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Domingues Seara, viúvo, e Ana Domingues Seara, solteira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 15/3/1950.  

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Domingues, moradores no lugar de Orjais. Neto paterno de António Domingues e de Vicência Gonçalves; neto materno de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pires, todos lavradores. Nasceu a 21/5/1899 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 25/5/1924, com Maria da Glória, filha de Domingos José Meleiro e de Joaquina Rosa Esteves, nascida na freguesia de São Paio a 27/5/1897. // A sua esposa faleceu na dita freguesia de São Paio a 15/4/1963. // Ele morreu também em São Paio a 19 de Setembro de 1977.   

 

DOMINGUES, António José. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Rosa Vaz, lavradores, ele natural de Parada do Monte e ela natural de Cubalhão, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de António Domingues e de Margarida Pires; neto materno de Joaquim Vaz e de Maria Esteves. Nasceu a 17/6/1892 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e Balbina Vaz, solteiros, lavradores, de Cubalhão. // Sem mais notícias.

 

DOMINGUES, António José (Lara). Filho de ----------- Domingues e de -----------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1912 com Ana Rosa Vieites (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912).

 

DOMINGUES, António José. Filho de ----------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1914 com Albina Domingues (Correio de Melgaço n.º 124, de 10/11/1914).

 

DOMINGUES, António José. Filho de Manuel Domingues, natural de Pomares, freguesia de Paderne, e de Joaquina Rosa Rodrigues, natural do lugar de Orjais, Cubalhão. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Vaz; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Dias. Nasceu em Cubalhão a 13/6/1905 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica da localidade. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 17/4//1930 com Ermelinda do Rosário Vaz. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Paderne: a sua esposa a 8/3/1981 e ele a 13/11/1986.

 

DOMINGUES, António Justino. Filho de Joaquim Domingues e de Joaquina Rosa Martins, lavradores, ele natural de Lamas de Mouro e ela natural de Cubalhão, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de António Domingues e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Martins e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Cubalhão a 12/11/1896 e foi batizado na igreja católica local a 19 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Ludovina Domingues, solteira, natural da freguesia de Lamas de Mouro. // Faleceu a 14/1/1901, na casa de morada de seus pais, no lugar de Cima, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Armando. Filho de --------- Domingues e de ------------------ Vaz. Nasceu em Cubalhão a --/--/19--. // Casou em Janeiro de 1959 com Rosa, filha de Justino (Vieites) Carvalho e de Maria Rosa Alves, comerciantes em Parada do Monte. 

 

DOMINGUES, Armando Tito. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Maria Domingues e de Ludovina Domingues; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 14/3/1905 e foi batizado na igreja católica da localidade a 16 desse dito mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Domingues, abade da Vila de Melgaço, e Maria Albina Rodrigues, solteira, camponesa. // Casou a 13/12/1947 na igreja da sua freguesia natal com a sua conterrânea Maria Rosa de Jesus Gonçalves. // Faleceu na sua terra de nascimento a 6/2/1995.  

 

DOMINGUES, Aurora. Filha de António José Domingues e de Ana Rosa Vieites. Nasceu em Cubalhão a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 127, de 1/12/1914).

 

DOMINGUES, Balbina Rosa. Filha de ----------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em 1938 já estava viúva e residia no lugar de Orjais, Cubalhão. O Ministério Público movia-lhe uma ação (autos de execução por custas e selos) para pagamento de 168$87. Ia à praça uma sua casa de morada, com rocios, além de um canastro, tudo pelo valor de 1.000$00. // Sem mais notícias. 

 

DOMINGUES, Bento José (Padre Peneda). // Era pároco encomendado de Cubalhão em 1867.

 

DOMINGUES, Carlos. Filho de Francisco Domingues e de Maria Marques, lavradores, de Cubalhão. Nasceu por volta de 1790. // Casou com Maria Martins, de quem ficou viúvo. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Trigueira, Cubalhão, a 25/4/1864, com 74 anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

DOMINGUES, Clara. Filha de Joaquina Domingues, solteira, jornaleira, do lugar de Cima. Neta materna de Manuel Domingues e de Marcelina Martins. Nasceu em Cubalhão a 28/7/1866 e foi batizada na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Madrinha: Clara Domingues, solteira, lavradora. // Casou na igreja de Rouças a 28/12/1903 com António Batista da Gama, lavrador, nascido em Rouças a 7/3/1875. // Faleceu na freguesia de Rouças, concelho de Melgaço, a 23/12/1943. 

 

DOMINGUES, Clementina. Filha de Francisco Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, ele natural de Lamas de Mouro e ela natural de Cubalhão, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Joaquim Domingues e de Maria Pereira; neta materna de Bento Manuel Rodrigues e de Joaquina Martins. Nasceu na freguesia de Cubalhão a 1/9/1893 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Gregório e Maria da Glória Gregório, solteiros, naturais de Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a 29/7/1939.     

Sem comentários:

Enviar um comentário