sexta-feira, 14 de junho de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cristóval)
 
Por Joaquim A. Rocha




// continuação...

ABREU, Maria José. Filha de Francisco de Abreu e de Maria Engrácia de Abendanho. // Faleceu em São Gregório a 2/1/1871, com sessenta anos de idade, no estado de casada com Manuel Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Luís, Joaquina, e de Carlota.

 

ABREU, Maria José. Filha de Celestino de Jesus Abreu, guarda da Alfândega, e de Adelaide Estefânia Lopes. Neta paterna de Luís Manuel de Abreu e de Albina Josefa de Almeida; neta materna de Francisco António Lopes e de Cármen Durães. Nasceu a 19/12/1889 e foi batizada na igreja de Cristóval a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Fernandes, solteiro, guarda da fiscalização, de Gondarém, Vila Nova de Cerveira, e Maria Teresa Lopes, solteira, tia da criança, todos moradores em São Gregório.

 

ABREU, Miquelina Rosa. Filha de José Joaquim de Abreu (Lima e Castro Abendanho), natural de Alvaredo, e de Francisca Rosa Gomes, natural de Paços, moradores em São Gregório. Neta paterna de Francisco José de Abreu (Lima e Castro) e de Maria Engrácia Araújo Lira de Abendanho, de Alvaredo; neta materna de Manuel José Gomes e de Ana Rosa Esteves, de Sá, Paços. Nasceu em São Gregório a 28/8/1833 (*) e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha Ana. // Proprietária. // Faleceu a 16/7/1905, em São Gregório, onde morava, sem sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada no cemitério paroquial. // Foi mãe solteira do Dr. José Joaquim de Abreu, 1.º Conservador da Conservatória do Registo Civil de Melgaço. /// (*) Em “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, de Augusto César Esteves, volume I, página 608, diz-se que ela nasceu a 3/8/1839.   



 

ABREU, Olívia. Filha de Celestino de Jesus Abreu e de Adelaide Estefânia Lopes, ele guarda da Alfândega. N.p. de Manuel Luís de Abreu e de Albina Josefa de Almeida; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Cármen Durães, todos a morar na Rua Verde de São Gregório. Nasceu a 28/12/1886 e foi batizada na igreja de Cristóval, pelo padre António José Afonso, de Pousafoles, Fiães, a 1/1/1887. Padrinhos: Caetano de Abreu, casado, oficial de alfaiate, e sua mulher, Ludovina Rosa Lopes, tios da criança, moradores no lugar de São Gregório. // Casou com Manuel Joaquim, de 22 anos de idade, cristovalense, filho de Augusto César Correia e de Benedita de Barros, na CRCM, a 7/8/1913. // Ambos faleceram em Cristóval: o marido a 20/8/1969 e ela a 21/4/1971.

 

ABREU, Virgínia Augusta. Filha de Celestino de Jesus Abreu, soldado da Guarda-Fiscal, e de Adelaide Estefânia Lopes. N.p. de Luís Manuel de Abreu e de Albina Josefa de Almeida; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Cármen Durães, todos moradores em São Gregório. Nasceu a 2/4/1892 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Madrinha: Teresa Lopes, solteira, tia materna da batizanda, moradora na Rua Verde. 

 

ACENSO

 

ACENSO, António José. Filho de António Acenso, guarda da alfândega de Valença, e de Adelina do Carmo, moradores, ocasionalmente, em Cevide. Neto paterno de Domingos Acenso e de Maria Francisca Rei, da Vila de Valença; neto materno de Maria Rodrigues, solteira, do lugar de Cristelo Carvão, freguesia de Cigadau (será em Vieira do Minho?). Nasceu a 29/4/1874 e foi batizado na igreja de Cristóval a 11/5/1874. Padrinhos: António José Correia, casado, chapeleiro, e sua filha, Genoveva Maria, paroquianos de Desteriz, moradores no lugar de Lama, bispado de Tui.   

 

*

 

ADELAIDE JOAQUINA. Filha de pais incógnitos. Foi batizada na igreja de Cristóval a 25/2/1838. Padrinhos: Manuel António da Costa, de Vilar, Tangil, Valadares, e Maria Joaquina Pires, de Merelhe, Paços. // Sem mais notícias.  

 

AFONSO

 

AFONSO, Adriano. Filho de José Afonso e de Maria Marques, lavradores, do Coto de São Gregório. N.p. de Bernardo Afonso e de Laura Monteiro; n.m. de Caetano José Marques e de Albina de Barros. Nasceu a 5/4/1885 e foi batizado na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna, proprietária, moradora em São Gregório. // Em Junho de 1913 deu 2$00 para a escola da freguesia (CM 55). // Casou com Rosa, de 34 anos de idade, da freguesia de Cameeira (?), Santa ------------ de Bande (?), filha de António Tojeira e de Maria Fernandes, a 30/11/1930. // Faleceu na sua freguesia natal a 15/3/1968. // Nota: parece ser o mesmo senhor que exerceu a atividade de comerciante; a ser verdade, foi pai de Maria, que casou a 15/8/1954 com seu primo Manuel Afonso Marques, comerciante em Lisboa, filho de António Marques e de Rosa Marques, industriais em Espanha.   

 

AFONSO, Adriano Carlos. Filho de João Manuel Carlos, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, e de Deolinda Marques Afonso, natural de Cristóval, Melgaço, jornaleiros. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913). // Faleceu em São Gregório a --/--/1914, com apenas dezassete meses de idade (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914).  

 

AFONSO, Albina. Filha de Josefa Afonso, solteira, da Soalheira, Cristóval. Neta materna de Tomás Afonso e de Marcelina Pires, do mesmo lugar. Nasceu a 5/5/1856 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: João Bermudes, de Sucastelo.  

 

AFONSO, Albina Augusta. Filha de Manuel Afonso e de Rosa de Jesus de Brito, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. N.p. de António Afonso e de Maria Rosa Domingues; n.m. de António José de Brito e de Maria Joaquina Durães. Nasceu em Cristóval a 17/3/1897 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinho: José Afonso, solteiro, lavrador, o qual (em virtude de se encontrar ausente), foi representado por Luís Domingues, casado, agricultor; e madrinha, Albina da Silva, solteira.   

 

AFONSO, Albina Cândida. Filha de ---------- Afonso e de ---------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Cristóval a --/--/1914, com apenas quarenta meses de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

AFONSO, Alcina Olívia. Filha de Severo Afonso, galego, e de Joaquina Maria Dias, melgacense. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917).

 

AFONSO, Alexandre Maria. Filho de António Afonso e de Elvira Rosa Garcia, do Rego. Nasceu a --/--/19-- e foi batizado na igreja de Cristóval a 11/4/1999. 

 

AFONSO, António Eduardo. Filho de José Afonso e de Maria Marques, lavradores, residentes no Coto de São Gregório. N.p. de Bernardo Afonso e de Laura Monteiro; n.m. de Caetano José Marques e de Albina de Barros. Nasceu a 28/12/1889 e foi batizado na igreja de Cristóval a 1/1/1890. Madrinha: Claudina Marques, casada, tia do neófito, moradora na Rua Verde. // Casou com Rosa, de 23 (ou 25) anos de idade, natural de Fiães, filha de Manuel José Domingues e de Maria José Meleiro, na CRCM, a 11/1/1919. // Ambos faleceram em Fiães: a esposa a 22/2/1972 e ele a 23/6/1975.

 

AFONSO, António José. Filho de Manuel Afonso, natural de Lamas de Mouro, e de Rosa de Jesus de Brito, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. N.p. de António Afonso e de Maria Rosa Domingues; n.m. de António de Brito e de Maria Joaquina Durães. Nasceu em Cristóval a 12/8/1901 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António José Dias, casado, lavrador, e Albina Rosa da Silva, solteira, proprietária. // Fez exame do 1.º grau a 3/7/1914, na escola do sexo masculino de Cristóval, com o professor Abel Nogueira Dantas, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // A 9/5/1937 iriam à praça alguns bens penhorados nos autos de execução sumária em que eram exequentes ele, mais Laura Germana Afonso e marido, José Francisco Bernardo, do Sobreiro, Cristóval, e executados Adriano Dias e sua mulher, Sara Dias, de Alcobaça, Fiães, para pagamento da quantia exequenda de 846$04 e mais despesas acrescidas. 

 

AFONSO, Augusto. Filho de Josefa Afonso, solteira, moradora no lugar da Soalheira. Neto materno de Tomás Alonso e de Marcelina Pires, lavradores, do dito lugar. Nasceu a 21/2/1862 e foi batizado na igreja de Cristóval a 23 desse mês e ano. Padrinho: João Bermudes, casado, lavrador, do Outeiro, Paços. // Faleceu a 18/7/1873 e foi sepultado na igreja. 

 

AFONSO, Bernardino. Filho de Manuel Afonso e de Gertrudes Fernandes, do lugar de Jancebaez (?), São Pedro de Leirado, Ourense. // Casou na igreja de Cristóval a 25/6/1843, com Ana Monteiro, filha de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto, Cristóval. Testemunhas presentes: Manuel Marques, da Granja, e Manuel Afonso, do dito lugar da freguesia de Leirado, Galiza.  

 

AFONSO, Caetana. Filha de Manuel António Afonso e de Antónia Helena Domingues, da Granja, Cristóval. N.p. de Luís Afonso e de Maria José (?), de Quintela de Cima do Mouro; n.m. de Francisco Domingues e de Antónia Maria, da Granja. Nasceu a 11/6/1835 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Domingues e Antónia Maria do Outeiro.

 

AFONSO, Caetano. Filho de José Afonso e de Maria Marques, lavradores, residentes no lugar do Coto. N.p. de Bernardino Afonso e de Laura Monteiro; n.m. de Caetano José Marques e de Albina de Barros. Nasceu em Cristóval a 27/6/1894 e foi batizado na igreja a 2 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: António Eduardo Marques, casado, proprietário, e Albina Isabel de Araújo, solteira. // Faleceu no Coto de São Gregório a 9/1/1895, apenas com seis meses de idade, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

AFONSO, Cândida das Dores. // Faleceu em Cristóval a --/--/1993 (VM 995).

 

AFONSO, Constantino. Filho de José Maria Afonso, soldado da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de São Lourenço de Canedo, arciprestado de Montalegre, e de Carolina Rosa Rodrigues, lavradeira, natural da freguesia de Arão, concelho de Valença, moradores em São Gregório, Melgaço. Neto paterno de Josefa Afonso; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Secundina Lizardo. Nasceu em Cristóval a 12/12/1895 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino José Domingues, casado, lavrador, e Rosa Marques, casada.    

 

AFONSO, Daniel Augusto. Filho de José Afonso e de Maria Marques, lavradores, residentes no Coto da Encruzilhada. Neto paterno de Bernardino Afonso e de Luria Monteiro, de Santa Maria de Leirado, Galiza, moradores no dito lugar; n.m. de Caetano José Marques e de Albina Barros, de São Gregório. Nasceu a 6/9/1881 e foi batizado na igreja de Cristóval nesse dia. Padrinhos: Augusto Marques, solteiro, lavrador, residente em São Gregório, tio do bebé, e Germana de Araújo, solteira (por procuração de Delfina de Sousa Viana, solteira, da Vila de Monção).  

 

AFONSO, Delfina. Filha de Josefa Alonso, solteira, moradora na Soalheira. Neta materna de Tomás Afonso e de Marcelina Pires, do mesmo lugar. Nasceu a 10/2/1869 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: João Bermudes, casado, lavrador, residente no Outeiro, Paços.

 

AFONSO, Deolinda. Filha de José Afonso e de Maria Marques, lavradores, residentes no Coto da Encruzilhada. Neta paterna de Bernardo Afonso e de Luria Monteiro; neta materna de Caetano José Marques e de Albina de Barros. Nasceu a 11/6/1883 e foi batizada na igreja de Cristóval a 14 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, proprietário, e Maria Pires, solteira, moradores em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 30/6/1906 com João Manuel Carlos, de 24 anos de idade, solteiro, jornaleiro, morador no lugar de São Gregório, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, filho de Rosa da Conceição, daquela vila minhota. // Mãe de Adriano Carlos Afonso e de José Manuel Carlos Afonso.    

 

AFONSO, Eduardo. Filho de José Afonso e de Maria Marques, lavradores, do Coto da Encruzilhada, São Gregório. Neto paterno de Bernardo Afonso e de Laura Monteiro; neto materno de Caetano José Marques e de Albina de Barros. Nasceu a 29/12/1887 e foi batizado na igreja de Cristóval a 1/1/1888. Padrinhos: Romão Alves, lavrador, e sua mulher, Benedita Pires, moradores no lugar de Santa Baía (?), freguesia de São Cipriano de Padrenda, bispado de Tui. 

 

AFONSO, Flávia do Nascimento. Filha de José Afonso e de Maria Marques, lavradores, residentes no lugar do Coto de São Gregório. Neta paterna de Bernardino Afonso e de Lauria Monteiro, de São Pedro de Leirado, Ourense; neta materna de Caetano José Marques e de Albina de Barros, de São Gregório. Nasceu a 20/12/1891 foi batizada a 30 desse mês e ano. Madrinha: Maria Restory de Araújo, solteira, parente em 3.º grau da neófita, moradora na Rua Verde. 

 

AFONSO, Francisca. Filha de Josefa Afonso, solteira, da Soalheira. Neta materna de Tomás Afonso e de Marcelina Pires, do dito lugar. Nasceu a 7/1/1858 e foi batizada na igreja de Cristóval a 9 desse mês e ano. Padrinho: João Bermudes, natural do lugar do Outeiro, Paços. // Faleceu a 26 de Janeiro (?) de 1858.

 

AFONSO, Glória Augusta. Filha de José Maria Afonso, guarda da fiscalização, em serviço no ponto de Pousafoles, Fiães, e de Carolina Rosa Rodrigues. Neta paterna de Josefa Afonso, solteira, do lugar de Sesserigo, freguesia de Codeçoso, comarca de Monte Alegre, arcebispado de Braga (atualmente pertence ao concelho de Boticas); neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de ----------- Lizardo, de Arão, Valença. Nasceu a 9/3/1893 e foi batizada na igreja de Cristóval a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Pires e sua mulher, Vicenta (?) do Outeiro, proprietários, do lugar do Outeiro, freguesia de Paços.    

 

AFONSO, Jaime Carlos (Cortinhas). Filho de João Manuel Carlos, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, e de Deolinda Afonso, natural de Cristóval, Melgaço, lavradores, residentes em São Gregório. Neto paterno de Rosa da Conceição; neto materno de José Afonso e de Maria Marques. Nasceu em Cristóval a 12/4/1909 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Afonso, solteiro, lavrador, e Albina Augusta de Araújo, solteira, proprietária. // Casou a 26/4/1932, em Padrenda, Ourense, com Purificación (Pura) Dominguez do Souto. // Foi padeiro em Ponte Barjas, Galiza. // Faleceu no lugar de Ferreiros, Padrenda, a --/--/1992, com 83 anos de idade. // Pai de Deolinda (casada com António Domingues); e de Glória (casada com António Santiago). // Irmão de João Carlos Afonso e de Bernardete de Lurdes Afonso. // Primo do Dr. Adriano Marques de Magalhães.  

 

AFONSO, João. Filho de Josefa Afonso, solteira, do lugar da Soalheira. Neto materno de Tomás Afonso e de Marcelina Pires, do mesmo lugar. Nasceu a 7/7/1865 e foi batizado na igreja de Cristóval a 9 desse mês e ano. Padrinho: João Bermudes, casado, lavrador, do lugar do Outeiro, Paços. 

 

AFONSO, José. Filho de Bernardino Afonso e de Lauria Monteiro, lavradores, residentes no lugar do Coto da Encruzilhada, freguesia de Cristóval. Nasceu e foi batizado em Santa Maria de Leirado, Ourense, Galiza, a 11/1/1844, mas veio para Portugal com os pais em tenra idade. // Era solteiro quando casou a 21/9/1881, na igreja de Cristóval, com Maria Marques, solteira, nascida a 31/1/1852, filha de Caetano José Marques e de Albina de Barros, lavradores, residentes em São Gregório. Testemunhas: Júlio de Sousa Viana, solteiro, negociante, de São Gregório, e Júlio Celestino Gonçalves, solteiro, morador no lugar da Porta.   

 

AFONSO, José Manuel. Filho de João Manuel Carlos, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, e de Deolinda Marques Afonso, natural de Cristóval, Melgaço, jornaleiros. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 247, de 29/4/1917).  

 

AFONSO, Josefa. Filha de Tomás Alonso, galego, e de Marcelina Gonçalves, cristovalense, moradores no lugar da Soalheira. N.p. de José Alonso e de Maria Alonso, de São Cipriano de Padrenda, Tui; n.m. de Maria Genoveva Pires, solteira, da Soalheira, Cristóval. Nasceu a 29/7/1833 e foi batizada pelo padre Manuel António Domingues, de Doma, a 2 de Agosto de esse mesmo ano. Padrinhos: Lourenço Alonso, tio da batizanda, e Josefa Bermudes, solteira, de Sucastelo. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar de Soalheira a 1/10/1901, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.  

 

AFONSO, Laura Germana. Filha de Manuel Afonso, natural de Lamas de Mouro, e de Rosa de Jesus de Brito, de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. N.p. de António Afonso e de Maria Rosa Domingues; n.m. de António José de Brito e de Maria Joaquina Durães. Nasceu em Cristóval a 15/6/1899 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso e Albina Rosa da Silva, solteiros, lavradores. // Casou a 14/10/1922, na CRCM, com José Francisco Bernardo. // Enviuvou a 24/1/1983. // Faleceu em Cristóval a 3/4/1984.

 

AFONSO, Manuel. Filho de ----------- Afonso e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1864. // Morreu no lugar do Sobreiro a --/--/1934, com setenta anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 225, de 11/3/1934).

 

AFONSO, Manuel António. Filho de João Manuel Carlos, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, e de Deolinda Afonso, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de Rosa da Conceição; n.m. de José Afonso e de Maria Marques. Nasceu em Cristóval a 28/8/1907 e foi batizado na igreja a 1 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: António Afonso, solteiro, lavrador, e Albina Augusta de Araújo, solteira, proprietária.

 

AFONSO, Maria. Filha de Josefa Afonso, solteira, moradora no lugar da Soalheira. Neta materna de Tomás Afonso e de Marcelina Gonçalves, do dito lugar. Nasceu a 20/6/1859 e foi batizada na igreja de Cristóval a 22 desse mês e ano. Padrinho: João Bermudes, natural do lugar do Outeiro, freguesia de Paços. // Faleceu a 24/6/1873 e foi sepultada na igreja.

 

AFONSO, Maria de Lurdes. Filha de --------- Afonso e de -----------------------------. Nasceu em Arroteia a --/--/19--. // Casou com Indalécio Fernandes. // Divorciou-se antes de 1976, pois nesse ano efetuou partilhas amigáveis com o seu ex-marido. // Em 1998 residia no dito lugar de Cristóval (VM 1099). 

 

AFONSO, Miquelina de Jesus. Filha de Manuel Afonso e de Rosa de Brito, lavradores, residentes no Sobreiro. N.p. de António Afonso e de Maria Rosa Domingues, de Gavião, Lamas de Mouro; n.m. de António José de Brito e de Maria Joaquina Durães, do Sobreiro. Nasceu a 6/6/1893 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Marques e Miquelina Marques, solteiros, moradores no Sobreiro. 

 

AFONSO, Rita. Filha de Francisco Afonso e de Maria Benta Balasteros, naturais da freguesia de Pontedeva, Ourense. // Faleceu em Cevide, Cristóval, a 31/3/1870, com 70 anos de idade, casada com António José Guerreiro, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Manuel, de José, e de Teresa.  

 

AIRES

 

AIRES, António José. Filho de Guenaro Aires e de Maria Teresa Monteiro, moradores em São Gregório. Neto paterno de António Aires e de Rosa Sanches, moradores que foram na Rua do Assento, São Vítor, Braga, e residentes em São Pedro de Crecente, Tui; neto materno de Bento Monteiro e de Balbina Rosa Domingues, de São Gregório. Nasceu a 3/10/1864 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião Sotto, casado, lavrador, do lugar das Casas Grandes, Desteriz, e a avó paterna do bebé. // Faleceu em São Gregório a 8/1/1882, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

AIRES, Constança. Filha de Guenaro Aires e de Maria Teresa Monteiro, moradores em São Gregório. Neta paterna de António Aires e de Rosa Sanches, da Vila de Alhariz, Ourense; neta materna de Bento Monteiro e de Balbina Rosa Domingues, de São Gregório. Nasceu a 15/1/1873 e foi batizada na igreja de Cristóval a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Correia, casado, chapeleiro, de Desteriz, Galiza, e Francisca Alves, casada, moradora em São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 8/9/1877 e foi sepultada na igreja.  

 

AIRES, Guenaro. Filho de António Aires e de Rosa Sanches, da freguesia de Alhariz, bispado de Ourense. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 2/6/1858, com Maria Teresa, filha de Bento Monteiro e de Balbina (ou Umbelina) Rosa Domingues, de São Gregório. Testemunhas do ato religioso: Concha Pedraja, casada, e Manuel da Costa Pinho, casado, de Desteriz, Tui. (Ambos assinaram). // Casou em segundas núpcias na igreja de Cristóval a 12/5/1884 com Dolores Branca, proprietária, viúva de Pedro José da Costa, moradora no lugar da Ponte de Cevido, freguesia de São Miguel de Desteriz, Galiza. Testemunhas presentes: Manuel Francisco Rodrigues, viúvo, e Francisco José Rodrigues, solteiro, lavradores, residentes no lugar da Porta. // Com geração.  

 

AIRES, José. Filho de Guenaro Aires e de Maria Teresa Monteiro, residentes em São Gregório. Neto paterno de António Aires e de Rosa Sanches, moradores na Rua do Assento, Braga, e naturais da freguesia de Santo Estêvão de Alhariz, Ourense; neto materno de Bento Monteiro e de Balbina (ou Umbelina) Rosa Domingues, de São Gregório, Melgaço. Nasceu a 6/2/1859 e foi batizado na igreja de Cristóval a 8 desse mês e ano. Padrinho: Sebastião do Sotto, das Casas Grandes, Desteriz, Galiza. // Faleceu a 15/2/1867 e foi sepultado na igreja de Cristóval.

 

AIRES, Manuel António. Filho de Guenaro Aires e de Maria Teresa Monteiro, com a sua morada em São Gregório. Neto paterno de António Aires e de Rosa Sanches, de Crecente (São Pedro), Tui; neto materno de Bento Monteiro e de Balbina Rosa Domingues, de São Gregório. Nasceu a 18/3/1871 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: António Correia, casado, chapeleiro, morador no lugar da Travessa, Desteriz, Tui, e Francisca Alves, casada, de São Gregório. // Faleceu a 5/10/1871 e foi sepultado na igreja.  

 

AIRES, Manuel Luís. Filho de Guenaro Aires e de Maria Teresa Monteiro, proprietários, moradores em São Gregório. // Faleceu a 5/9/1884, com sete anos de idade, e no dia seguinte foi sepultado no cemitério.

 

AIRES, Maria Josefa. Filha de Guenaro Aires, chapeleiro, e de Maria Teresa Monteiro, moradores em São Gregório. Neta paterna de António Aires e de Rosa Sanches, com a sua morada na Rua do Assento, Braga; neta materna de Bento Monteiro e de Balbina Rosa Domingues, de São Gregório. Nasceu a 11/8/1861 e foi batizada na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Costa Pinho, casado, chapeleiro, morador no lugar das Casas Grandes, Desteriz, e Josefa Antónia Rodrigues Passos, solteira, de São Gregório.

 

AIRES, Rosa. Filha de Guenaro Aires e de Maria Teresa Monteiro, moradores em São Gregório. N.p. de António Aires e de Rosa Sanches, de São Pedro de Crescente, Tui; n.m. de Bento Monteiro e de Balbina Rosa Domingues, moradores em São Gregório. Nasceu a 10/4/1867 e foi batizada na igreja de Cristóval a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Aires, solteiro, seu tio paterno, e a avó paterna, ambos residentes em Crescente, Galiza. // Casou na igreja de Cristóval a 4/9/1887 com João Umbelino Coelho, guarda, destacado em Cristóval, Melgaço, solteiro, nascido a 21/1/1860, filho de Joaquim Coelho e de Umbelina Antónia de Almeida, moradores na freguesia de Fornos de Algodres. Testemunhas presentes: o padre Luís Manuel Marques, morador em São Gregório, e Joaquim José Fernandes, casado, guarda da Alfândega, morador na Rua Verde. // Faleceu em Cristóval a 11/1/1953. // Com geração.
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário