sábado, 29 de junho de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Lamas de Mouro)
 
Por Joaquim A. Rocha




// continuação...

ALVES

ALVES, Albina. Filha de António José Alves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Igreja, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Alves e de Maria Pereira; neta materna de António Domingues e de Maria Domingues. Nasceu a 20/5/1889 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: a sua avó paterna, viúva, e Manuel José Alves, casado, lavrador, do lugar de Cima.



 

ALVES, Albina de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues; neta materna de António Domingues (Carriço) e de Clara Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 24/6/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, rurais, do lugar de Cima. // Casou na CRCM a 17/7/1938 com Manuel Luís Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram em Lamas de Mouro: o marido a 7/9/1969 e ela a 20 de Outubro de 1985.   

 

ALVES, Amândio Augusto. // Natural de Lamas de Mouro. // Casou com Elisa de Lurdes Ramos, de Cristóval. // Em 2000 residiam em Lamas, no lugar da Igreja. // Em 1975 adquiriram – por doação verbal de José Joaquim Alves e de sua mulher, Maria de Jesus Domingues – um prédio rústico (Coto da Cabra), com 4.200 m2, sito no lugar de Porto Ribeiro. 

 

ALVES, Ana. Filha de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1844. // Faleceu a 21/9/1844, na casa de sua filha, sita no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, viúva de Manuel José Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

ALVES, Ana Joaquina. Filha de António Alves e de Delfina Pereira. Neta paterna de António Alves e de Maria Rodrigues; neta materna de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 10/9/1872 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gregório e sua mulher, Ana Alves. // Faleceu em Lamas de Mouro a 24/5/1953.

 

ALVES, António. Filho de Manuel Alves e de Isabel Vaz, de Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 7/9/1879, com 80 anos de idade, casado com Maria Luísa de Almeida, lavrador, residente no dito lugar, e foi sepultado na igreja. // Deixou oito filhos.

 

ALVES, António. Filho de António Alves e de Maria Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 6/9/1858, com Delfina, filha de Francisco Luís Pereira e de Maria Rodrigues, lamacenses.

 

ALVES, António. Filho de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 14/11/1880, com Maria Joaquina, de 24 anos de idade, filha de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves, lavradores.

 

ALVES, António. Filho de Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues, moradores no Gavião, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Alves e de Maria Luísa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de Francisco José Domingues e de Domingas Domingues, de Gavião. Nasceu a 15/7/1856 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Mariana Alves, de Lamas de Mouro.  

 

ALVES, António (Senra). Filho de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues. Neto paterno de António Alves (Senra) e de Maria Luísa de Almeida; neto materno de António Domingues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 13/3/1867 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

ALVES, António. Filho de António Alves e de Delfina Pereira. Neto paterno de António Alves e de Maria Luísa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 22/7/1867 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Maria Alves, de Portelinha. // Tinha 33 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 5/9/1900, com Maria Joaquina, de 24 anos de idade, solteira, filha de José António Domingues e de Maria Rosa Pires, de Gavião, Lamas de Mouro. Testemunhas: António Bernardo, casado, de Touça, e Firmino Bernardo, solteiro, do lugar de Igreja. // Faleceu a 23/2/1944.

 

ALVES, António José. Filho de Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues, rurais. Nasceu em Lamas de Mouro a 10/3/1852. // Era solteiro, camponês, e morava no lugar de Gavião quando casou na igreja de Cristóval, a 4/8/1880, com Albina Esteves da Silva, cristovalense, solteira, nascida a 12/4/1858, filha de Gonçalo Luís da Silva e de Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Cruz de Carvão. Testemunhas: Luís Pires e Manuel Joaquim Fernandes, solteiros, lavradores, residentes em Gavião, Lamas de Mouro. // Morreu de senilidade a 27/6/1938, no lugar de Carvão, freguesia de Cristóval, com 86 anos de idade, no estado de viúvo, e foi sepultado no cemitério daquela freguesia melgacense. // Com geração (ver em Cristóval).   

 

ALVES, António José (Senra). Filho de José Alves (Senra) e de Maria Pereira. Neto paterno de Manuel Alves (Senra) e de Isabel Vaz; neto materno de Manuel Joaquim Pereira e de Ana Maria Gregório. Nasceu a 4/3/1855 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a sete desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pereira e Ana Maria Gregório. // Casou com Rosa Domingues (Ferreira). // Morou no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. // Faleceu por volta de 1916; por sua morte foi citado seu filho, Manuel da Cruz Alves, solteiro, ausente em parte incerta do Brasil, a fim de assistir aos termos do inventário orfanológico, até final, sob pena de revelia e sem prejuízo do seu andamento (Correio de Melgaço n.º 225, de 19/11/1916). // Lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1275, de 28/12/1919: «Morava em Lamas de Mouro um nosso assinante de nome António J. Alves, que há dois anos aproximadamente foi obrigado a mudar de domicílio – para o cemitério. Enquanto viveu foi recebendo o nosso periódico, mas depois, continuando nós a enviar para a viúva este semanário, embora com o antigo endereço, pois havia grande número de cintas impressas, a viúva, na ocasião de lhe ser apresentado o recibo, declarou que não tinha recebido o Jornal de Melgaço, e por um nosso amigo daquela freguesia somos informados de o distribuidor rural daquela zona ter dito que, depois do falecimento do aludido António J. Alves, nunca mais se tinha importado da distribuição do seu jornal. Ora o procedimento deste distribuidor rural neste ponto representa para nós um prejuízo de 3$00. A viúva não paga, e faz muito bem, visto que, como diz, não lhe tem sido entregue este semanário, que vive exclusivamente da importância das assinaturas e anúncios…» // Nota: deve ser o senhor que em 1912 se queixou à redação do jornal “Correio de Melgaço” de uns indivíduos que lhe tinham posto bosta na roupa estendida no passal da freguesia (Correio de Melgaço n.º 2, de 16/6/1912). // Em 1913 um indivíduo com o mesmo nome foi escolhido, por sorteio, jurado para as causas-crime por Lamas de Mouro durante o 2.º semestre desse ano (ver Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913), e para o 1.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 132).  

 

ALVES, Bento. Filho de José Alves e de Maria Pereira, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro. // Faleceu em Cedovim, Vila Nova de Foz Coa, a 20/11/1869, com apenas 22 anos de idade, solteiro, e foi sepultado no cemitério daquela freguesia.  

 

ALVES, Emília. Filha de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Alves e de Maria Pereira, do lugar da Igreja; neta materna de Bento Domingues e de Rosa Gregório, do lugar de Cima. Nasceu em Lamas de Mouro a 14/12/1887 e foi batizada na igreja desta freguesia melgacense no dia seguinte. Padrinhos: António Alves e Maria Pereira, do lugar da Igreja. // Tinha 22 anos de idade, era solteira, camponesa, residia no sobredito lugar de Cima, quando casou na igreja paroquial a 27/9/1909 com o seu parente António Moreira, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador, natural e residente no lugar da Peneda, freguesia da Gavieira, Arcos de Valdevez, filho de Manuel José Moreira e de Rosa Domingues, naturais da Peneda. Testemunhas: Joaquim Pereira, viúvo, lavrador, residente no lugar de Cima, e António José Alves, casado, lavrador, do lugar da Igreja, ambos os lugares da freguesia de Lamas de Mouro.    

 

ALVES, Emília. Filha de António Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; neta materna de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 28/11/1892 e foi batizada na igreja paroquial aos 30 dias desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Lourenço, solteiro, lavrador, residente no lugar de Baleiral, freguesia da Gavieira, concelho dos Arcos de Valdevez, e Emília Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Faleceu na freguesia de Moure, Vila Verde, a 29/10/1989. 

 

ALVES, Emília. Filha de Manuel José Alves e de Maria Laura Domingues. Nasceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 20/8/1912 (Correio de Melgaço número 12). 

 

ALVES, Ermelinda. Filha de Joaquim Alves e de Joaquina Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Touça, Lamas de Mouro. Neta paterna de João Alves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Francisco Fernandes e de Margarida Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 17/4/1906 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Bernardo e sua mulher Ana Alves, camponeses, moradores no lugar da Touça. // Casou na CRCM a 3/4/1928 com Joaquim Bernardo. // Faleceu na freguesia de Moreira, Monção, a 18/12/1974.

 

ALVES, Francisco. Nasceu em Riba de Mouro. // Carvoeiro. // Faleceu na casa de Manuel Francisco Domingues, do lugar de Cima, Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, a 2/4/1885, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. // Era casado e tinha filhos.

 

ALVES, Hermínia da Conceição. Filha de José Alves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Alves e de Maria Pereira; neta materna de António Domingues e de Maria Domingues. Nasceu a --/--/1891 e foi batizada a 26 de Junho daquele ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Maria Alves, solteiros, lavradores, do lugar de Cima. // Casou com Manuel Joaquim Domingues, na CRCM, a 11/6/1919. // Faleceu em Sá, Monção, a 18/9/1968.

 

ALVES, Joaquim. // Faleceu no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, a 10/1/1856, casado, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Teve três ofícios de seis padres no dia do corpo presente.

 

ALVES, Joaquim. Filho de António José Alves e de Delfina Pereira, lavradores, residentes em Touça. Neto paterno de António José Alves e de Maria Luísa Esteves; neto materno de Francisco Luís Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 15/4/1862 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Pereira, solteira, moradora em Touça.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues, lavradores. Neto paterno de José Alves “Senra” e de Maria Rosa Pereira; neto materno de Bento Domingues e de Rosa Teresa, todos do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Nasceu a 5/8/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: -------- Domingues e sua mulher, Rosa (?), Teresa (?) (Devem ser os seus avós maternos). // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 17/7/1916, com Deolinda Pereira. // Enviuvou a 12/9/1968. // Faleceu em Lamas de Mouro a 18/1/1969.   

 

ALVES, José (Senra). Filho de Manuel Alves e de Isabel Vaz. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Igreja, freguesia de Lamas de Mouro, a 4/4/1878, com 70 anos de idade, casado com Maria Pereira, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou quatro filhos.

 

ALVES, José Bento. Filho de Manuel Alves e de Maria Luísa (!) Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues; neto materno de António Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 19/3/1911 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, camponeses, moradores no lugar de Cima. // Casou na igreja da freguesia de Lamas de Mouro a 23/8/1945 com Rosa Domingues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/7/1985. // A partir deste assento foram feitos na Conservatória do Registo Civil.   

 

ALVES, José Joaquim. Filho de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues. Neto paterno de António Alves “Senra” e de Maria Luísa de Almeida; neto materno de António Domingues “Amigo” e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 5/7/1872 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ALVES, José Joaquim. Filho de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, do lugar de Cima; neto materno de António José Domingues e de Maria Rosa Domingues, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 28/6/1877 e foi batizado a 3 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: António José Domingues e sua mulher, Maria Luísa Domingues, de Alcobaça. // Casou na igreja de Fiães a 23/9/1905, com Maria Angelina, de 16 anos de idade, solteira, camponesa, nascida na freguesia de Rouças, filha de José Caetano Fernandes de Sousa (ou José Maria Fernandes) e de Ana (ou Maria) Teresa de Neiva, roucenses. Testemunhas presentes: João Manuel Crespim, casado, lavrador, do lugar de Surribas, freguesia de Rouças, e António Joaquim da Cunha, casado, lavrador, do lugar de Chão da Cancela, freguesia de Fiães. // Faleceu em Rouças a 10/1/1953.

 

ALVES, José Joaquim. Filho de António Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas. Neto paterno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; neto materno de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu a 2/5/1890 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Pereira, viúva, lavradeira, do lugar da Igreja, Lamas de Mouro. // Faleceu no dito lugar, a 16/12/1891, e foi sepultado na igreja a 18 desse mês e ano.

 

ALVES, José Joaquim. Filho de --------- Alves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Lamas de Mouro, ficando aprovado (Notícias de Melgaço n.º 364).

 

ALVES, José Joaquim. Filho de --------- Alves e de -----------------------------------. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/19--. // Em 2000 residia no lugar da Igreja (A Voz de Melgaço n.º 1148).

 

ALVES, José Manuel (Padre). // Em Abril de 1859 era pároco encomendado de Lamas de Mouro.

 

ALVES, Luís. Filho de António Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, freguesia de Lamas de Mouro. Neto paterno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; neto materno de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 21 de Julho de 1895 e foi batizado na igreja paroquial a 25 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, do lugar da Touça, e Albina Gonçalves, solteira, do lugar de Cima, ambos lavradores, naturais de Lamas de Mouro.  

 

ALVES, Manuel. Filho de José Alves, lavrador, e de Maria Pereira, doméstica. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1834. // Lavrador. // Casou com Albina Domingues, de quem ficou viúvo. // Morou no lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Faleceu nesse citado lugar a 11/7/1937, com 103 anos de idade (NM 362). // Deixou bens. // Não fizera testamento. // Foi sepultado no cemitério da sua freguesia natal.  

 

ALVES, Manuel. Filho de Maria Alves. // Nasceu por volta de 1854. // Faleceu em sua casa de Alcobaça, Fiães (onde nascera), a 18/2/1884, com apenas 30 anos de idade, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro. // Casara em Penafiel, mas o padre ignorava o nome da esposa. // Deixou um filho.

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel José Alves e de Albina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Alves e de Maria Rosa Pereira; neto materno de Bento Domingues e de Rosa Gregório. Nasceu em Lamas de Mouro a 9/3/1875 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António José Alves e Rosa Domingues, casados, camponeses, moradores no lugar da Touça, Lamas de Mouro. // Lavrador. // Casou na igreja católica local a 3/9/1906 com a sua parente e conterrânea Maria Laura Domingues, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cima, filha de António Domingues e de Clara Domingues. Testemunhas: Manuel Joaquim Domingues e Joaquim Pereira, casados, agricultores, do sobredito lugar de Cima. // Enviuvou a 18/9/1941. // Ele faleceu na sua freguesia de nascimento a 25/3/1961.   

 

ALVES, Manuel. Filho de António Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; neto materno de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu a 23/11/1881 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. // Faleceu em Lamas de Mouro a 24/2/1961.

 

ALVES, Manuel. Filho de José Alves e de Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1940 (NM 480, de 4/2/1940).

 

ALVES, Manuel Bento. Filho de António José Alves e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro por volta de 1843. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 15/8/1859, com Maria Luísa, filha de António Domingues e de Maria Rosa Domingues, do lugar de Alcobaça. // Faleceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, a 17/9/1887, com 44 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Luísa Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja do antigo mosteiro de Fiães.

 

ALVES, Manuel da Cruz. Filho de António [José] Alves e de Rosa Domingues (Ferreira), lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Alves e de Maria Pereira, do dito lugar; neto materno de António Domingues e de Maria Domingues, de Touça. Nasceu a 15/6/1887 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Feijó, natural de Rouças, e Maria Pereira, de Lamas de Mouro. // Emigrou para o Brasil.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Alves e de Joaquina Fernandes, lavradores, naturais de Castro Laboreiro, residentes em Lamas de Mouro, no lugar da Touça. Neto paterno de João Manuel Alves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Francisco Fernandes e de Margarida Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 19/4/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Barreiro e Joaquina Esteves, solteiros, camponeses, moradores em Lamas de Mouro. // Faleceu a 13/8/1905 e foi sepultado no adro da igreja. 

 

ALVES, Manuel José (o Lamas). Filho de Manuel Alves e de Isabel Vaz, lavradores. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro por volta de 1800. // Camponês. // Faleceu a 8/4/1872, no lugar e freguesia de São Tomé de Cousso, concelho de Melgaço, onde morava desde o seu casamento, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, casado com Maria José Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Cousso.   

 

ALVES, Manuel José. Filho de José Alves “Senra” e de -------------------------. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, morava em Lamas de Mouro, onde nascera, quando casou na igreja da sua terra, a 2/8/1869, com Maria Albina, de 30 anos de idade, solteira, filha de Bento Domingues e de Rosa Gregório.

 

ALVES, Manuel José. Filho de António Alves e de Delfina Pereira, moradores em Lamas de Mouro. Neto paterno de António José Alves e de Maria Luísa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de Francisco Luís Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, de Lamas de Mouro. Nasceu a 24/4/1859 e foi batizado na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: António Fernandes e Teresa Fernandes, de Varziela, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 7/8/1887 com Maria da Silva, nascida nessa freguesia de Melgaço a 8 de Junho de 1864, filha de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues. Testemunhas presentes: Constantino Domingues, casado, lavrador, e Júlio Celestino Gonçalves, solteiro, residente em Cristóval. 

 

ALVES, Manuel José. Filho de Adelino Alves, natural de Castro Laboreiro, e de Adelaide Rodrigues, natural de Lamas de Mouro, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Domingos Alves e de Ana Domingues; neto materno de José Rodrigues e de Maria Teresa Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 9/9/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na igreja de São Cipriano de Padrenda, Galiza, a 23/3/1939, com Constança Esteves Domingues. // Enviuvou a 19/10/1975. // Faleceu na sua freguesia natal a 2/11/1976.  

 

ALVES, Maria. Filha de Benta Alves, do lugar do Bago, Castro Laboreiro. Neta materna de Domingos Alves e de Maria Luísa Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 18/2/1859 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Rodrigues e sua filha, Maria Luísa Rodrigues, de Bago, Castro Laboreiro.    

 

ALVES, Maria. Filha de António José Alves e de Rosa Maria Domingues, do lugar da Igreja, Lamas. Neto paterno de José Alves e de Maria Rosa Pereira, do dito lugar; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso, de Touça, todos lavradores. Nasceu a 28/10/1882 e foi batizada a 1 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel José Afonso e Joaquina Domingues, lavradores, da Cela, Cousso. // Casou com António, seu conterrâneo, de 26 anos de idade, filho de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Domingues, na igreja de Lamas de Mouro, a 13/10/1909. // Faleceu em Sá, Monção, a 30/1/1962.  

 

ALVES, Maria. Filha de António Alves e de Maria Gonçalves. Neta paterna de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; neta materna de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu a 14/7/1884 e foi batizada na igreja de Lamas nesse dia. Padrinhos: António José Alves e Rosa Domingues, todos lavradores. // Casou com Manuel António, de 22 anos de idade, filho de Serafim Domingues e de Rosa Pereira, lamacense, a 21/12/1911. // Ambos os cônjuges faleceram em Lamas de Mouro: o marido a 24/2/1960 e ela a 12/3/1968.

 

ALVES, Maria Joana. Filha de Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues, lavradores. // Faleceu no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, a 10/8/1885, com 17 anos de idade, solteira…

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Alves e de Isabel Vaz. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 13/9/1879, com 82 anos de idade, lavradeira, viúva de João Manuel Rodrigues, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou três filhos.  

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de António Alves e de Delfina Pereira. Neta paterna de António Alves e de Maria “Caneja”, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de Francisco Luís Pereira e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu a 20/4/1866 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luísa Rodrigues. // Faleceu em Lamas a 16/2/1947.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues, lavradores. Neta paterna de José Alves e de Maria Rosa Pereira; neta materna de Bento Domingues e de Rosa Gregório. Nasceu em Lamas de Mouro a 4/3/1872 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Bento Domingues e Rosa Gregório. // Faleceu a 31/12/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Joaquim Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Mariana. Filha de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1828. // Camponesa. // Faleceu a 2 de Agosto de 1909 em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 81 anos de idade, viúva de António Joaquim Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.    

 

ALVES, Pureza. Filha de José Alves e de Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1931. // Casou com Alzerino Rodrigues, seu conterrâneo, nascido por volta de 1925. // Moraram na freguesia natal, no lugar de Touça. // Mãe do Dr. Aurélio Rodrigues.

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues. Neta paterna de José Alves e de Maria Pereira, do lugar da Igreja; neta materna de Bento Domingues e de Rosa Gregório, do lugar de Cima. Nasceu a 7/11/1884 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro nesse mesmo dia. Padrinhos: António Alves e Rosa Domingues, do lugar da Igreja, todos lavradores. // Faleceu a 27/12/1957.

 

ALVES, Rosa. Filha de António Alves e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; neta materna de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu a 10/12/1887 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e sua filha, Maria Rosa Rodrigues. // Casou com Justino Pereira, na CRCM, a 12/10/1914. // O seu marido morreu a 7/3/1945. 

 

ALVES, Rosa da Cruz. Filha de António Alves e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de António José Alves e de Maria Rosa Pereira, do dito lugar; neta materna de António Domingues e de Maria Afonso, de Touça. Nasceu em Lamas de Mouro a 6/5/1885 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Afonso e Joaquina Domingues, da Cela, Cousso. // Faleceu a 15/2/1903, numa casa sita no lugar das Cortelhas, freguesia de Cubalhão, sem os sacramentos da penitência, santíssimo viático e extrema-unção, por ter morte quase repentina, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Lamas.

 

ALVES, Rosa de Jesus. Filha de ----------- Alves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Lamas de Mouro, ficando aprovada. Professora: L.G. Ralha (NM 411).

 

ALVES, Rosalina. Filha de António Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; neta materna de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 5 de Outubro de 1901 e foi batizada na igreja paroquial a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e sua mulher, Ana Alves, camponeses, moradores no lugar de Cima. // Faleceu a 14/3/1905 e foi sepultada no adro da igreja paroquial. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário