quinta-feira, 20 de junho de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
 
(Freguesia de Fiães)
 
Por Joaquim A. Rocha






 
// continuação
 
AFONSO, Manuel. Filho de Manuel Afonso e de Maria Luisa Domingues (já defuntos em 1837), de Portelinha, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Fiães, a 30/7/1837, com Ana, filha de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça, Fiães. Testemunhas do acto religioso: Domingos Alves Morgado, Manuel Esteves, e Manuel Domingues, solteiros, de Candosa.  

 

AFONSO, Manuel. Filho de Manuel Afonso e de Ana Esteves, moradores no lugar da Assureira, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça. Nasceu a 7/4/1852 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso, de Portelinha, e Nossa Senhora. 

 

AFONSO, Manuel (Manuel do Ferreiro). Filho de ----------- Afonso e de Clementina -----------. Nasceu em Portocarreiro, Fiães, a --/--/19--. // Emigrou para o Brasil, onde casou com Teresa, natural de Freixo, Viseu (*). // Residiram em Petrópolis. // Comerciante. Em homenagem à mãe pôs ao seu estabelecimento de artigos finos, importados, o nome de MELCLEM (Melgaço + Clementina). Por volta de 1999 abriu outra loja, à qual deu o nome “Melgaço”. // Pai de Simone (nasceu em 1976, economista) e de António (nasceu em 1979). // (A Voz de Melgaço n.º 1123, de 15/9/1999, página 10). /// (*) O pai dela era de Castro Daire e a mãe de Freixo.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Afonso e de Ana Esteves, lavradores, residentes no lugar da Assureira, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 30/4/1860 e foi batizado a 4 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco Afonso, casado, lavrador, de Portelinha, e Maria Rosa Marques, casada com Manuel Esteves, do Faval.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Manuel Afonso e de Maria Ventura Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Afonso e de Clara Gonçalves; n.m. de Caetano Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu a 22/1/1867 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores, do lugar de Alcobaça. // Rural. // Casou na igreja de Fiães a 9/6/1901 com Marcelina, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, fenalense, filha de Luís Bernardo e de Clara Rodrigues. Testemunhas presentes: António Joaquim Alves, casado, lavrador, e António Joaquim Domingues, casado, lavrador, ambos do lugar de Ladronqueira. // Faleceu a 26/4/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Portocarreiro, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Domingos Afonso e de Maria Afonso, lavradores, ele de Castro Laboreiro e ela de Fiães, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Covelo, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Afonso e de Clara Gonçalves, de Alcobaça. Nasceu a 28/2/1868 e foi batizado a 2 de Março desse ano. Padrinhos: Joaquim Afonso e Emília Afonso, tios do batizando, solteiros, lavradores, de Alcobaça.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Afonso e de Mariana Domingues, lavradores, de Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Ana Domingues; n.m. de Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues. Nasceu a 11/3/1884 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina Domingues, solteira, lavradora, de Alcobaça, Fiães. // Casou com Maria da Conceição, de 24 anos de idade, filha de Jerónimo José Alves de Figueiredo e de Teresa da Silva, de São Paio, a 29/4/1915 (*). // Faleceu em São Paio a 15/6/1926. /// (*) Trata-se da 2.ª esposa: com a primeira, Rosa de Jesus Caldas (20/7/1869-7/3/1914), casara a 5/12/1913.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel Afonso e de Maria Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro. Nasceu por volta de 1804. // Lavrador. // Faleceu em Assureira, Fiães, a 1/4/1883, com 79 anos de idade, casado com Ana Maria Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos.   

 

AFONSO, Manuel José. Filho de José Afonso e de Isabel Rodrigues. Neto paterno de António Afonso e de Ana Luisa Domingues; neto materno de Domingos Rodrigues e de Maria Luisa Domingues, todos de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 14/3/1849 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Afonso, do sobredito lugar.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel José Afonso e de Ana Maria Esteves, moradores no lugar de Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 13/5/1854 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso e Clara Gonçalves, de Alcobaça.

 

AFONSO, Manuel José (Padre). Filho de ---------- Afonso e de ------------ Rodrigues. Nasceu em Fiães a 13/7/1916. // Depois da 4.ª classe ingressou no Seminário; foi ordenado sacerdote em 1940. A seguir foi nomeado pároco da Gavieira e capelão do Santuário da Peneda, onde viveu 55 anos. // Tinha um irmão, o padre João, professor do ensino primário, que deu aulas na escola oficial da Adedela, Fiães. // Ficou conhecido por “Padre Zé da Peneda”. // (Ver A Voz de Melgaço n.º 1031, de 15/6/1995).   

 

AFONSO, Manuel Vicente. Filho de Manuel Afonso e de Clara Gonçalves, moradores em Alcobaça, Fiães. N.p. de Sebastião Afonso e de Ana Maria Pires, do dito lugar; n.m. de Luis Gonçalves e de Ana Fernandes, de Portocarreiro. Nasceu a 29/1/1851 e foi batizado a 7 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira, natural de Castro Laboreiro (por seu procurador, Francisco Manuel Pereira, seu pai), e Maria Benedita Pereira, solteira, irmã do dito sacerdote. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Alcobaça a 2/5/1881, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja.  

 

AFONSO, Margarida. Filha de Sebastião Afonso e de Ana Maria Pires. // Lavradeira. // Faleceu em Lapela a 27/4/1885, com 70 anos de idade, casada com António Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

AFONSO, Maria. Filha de ----------- Afonso e de ---------------------------------------. Nasceu no lugar do Fulão por volta de 1860. // Faleceu a --/--/1935, com 75 anos de idade (NM 290, de 10/11/1935).

 

AFONSO, Maria. Filha de Joaquim Afonso e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Fulão. Neta paterna de Manuel Francisco Afonso e de Maria Rodrigues; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz. Nasceu em Fiães a 29/1/1911 e foi batizada na igreja católica local a 5 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: António Domingues e Maria Joaquina Afonso, casados, lavradores. // Casou na CRCM a 29 de Maio de 1940 com o seu conterrâneo Adriano da Assunção Domingues. // Enviuvou a 16 ou 17/6/1986. // Faleceu em Monserrate, Viana do Castelo, a 19/9/2006.    

 

AFONSO, Maria Antónia. // Faleceu no lugar da Congosta a 27/12/1839, viúva, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente. // Os filhos encarregar-se-iam de fazer seu bem d’alma.

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Manuel Afonso e de Ana Esteves, moradores no lugar de Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça. Nasceu a 22/3/1843 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves e mulher, Joaquina Vaz, de Lapela. 

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Francisco Afonso e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Afonso e de Clara Gonçalves; n.m. de Caetano Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu a 22/4/1864 e foi batizada a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: Domingos Rodrigues, lavrador, tio materno da neófita, e sua mulher, Rosa Maria Esteves, da Balsada. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 22/9/1895 com o seu conterrâneo António Domingues “Carvalheira”, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Domingos Afonso e de Maria Joaquina Afonso, lavradores, ele de Castro Laboreiro e ela de Fiães, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de Manuel António Afonso e de Rosa Maria Rodrigues, de Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Afonso e de Clara Joaquina Gonçalves, de Fiães. Nasceu a 14/8/1864 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Afonso e Emília Afonso, solteiros, lavradores, tios maternos da criança, de Alcobaça. // Casou na igreja de Fiães a 26/8/1883 com Manuel Bernardo Gonçalves, de 34 anos de idade, natural de Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar de Alcobaça, Fiães, a 27/4/1939.

 

AFONSO, Maria Júlia. Filha de José Afonso, natural da Gave, e de Hermínia Rosa do Nascimento (Geraldes!), natural de Fiães. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 71, de 19/10/1913). // Casou com José Joaquim Afonso a ---/--/1934 (NM 232, de 13/5/1934). // Ver, no apelido Dias, a descendencia de José do Nascimento e de Albina Rosa Mana Dias.  

 

AFONSO, Maria Luísa. Filha de Manuel Afonso e de Isabel Luísa Alves. // Lavradeira. // Faleceu em Pousafoles a 11/4/1885, com 68 anos de idade, casada com Manuel Caetano Henriques, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // Era mãe de António Henriques e irmã do padre António José Afonso (1809-1903).  

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de José Afonso e de Isabel Rodrigues, lavradores. N.p. de António Afonso e de Ana Luísa Domingues; n.m. de Domingos Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, todos de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 11/1/1855 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, por procuração de Luís Esteves e sua mulher Maria Rosa Rodrigues, de Alcobaça. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 12/7/1878, casada com Manuel Joaquim Fernandes; foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Deixou testamento. Escreveu o padre: «tinha um irmão por herdeiro»!  

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Manuel José Afonso e de Ana Esteves, de Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 31/3/1856 e foi batizada a 8/4/1856. Padrinhos: São Bento e Luísa Esteves, tia materna da neófita. 

 

AFONSO, Maria Teresa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, residentes em Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 29/5/1881 e foi batizada a 5 de Junho desse mesmo ano. Madrinha: Maria Teresa Domingues, solteira, de Alcobaça. // Casou com Manuel José Domingues, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 13/8/1912. // Faleceu na freguesia de Sá, concelho de Monção, a 14/10/1945 (?).    

 

AFONSO, Miquelina. Filha de Domingos Afonso e de Maria Joaquina Afonso, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1877. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 4/6/1903 com António José Domingues, de 31 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Lamas de Mouro.

 

AFONSO, Rosa. // Faleceu no lugar de Alcobaça, Fiães, a 23/5/1836, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Era casada com Manuel Esteves. // O seu viúvo pagou três ofícios, cada um de oito padres, e 20 missas.    

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Isabel Luísa Alves, residentes no lugar de Pousafoles. Nasceu em Fiães por volta de 1836. // A 7/8/1855 foi madrinha de Joaquina Henriques, filha da sua irmã Maria Luísa Afonso; o padrinho foi o seu irmão, padre António José Afonso (1809-1903). // Lavradeira. // Casou com o seu conterrâneo Manuel Marques, do lugar do Faval. // Enviuvou a 24/8/1894. // Faleceu no lugar do Faval a 22/10/1896, com todos os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Fiães.

 

AFONSO, Rosa. Filha de José Joaquim Afonso e de Isabel Maria Rodrigues, de Alcobaça, Fiães. N.p. de António Afonso e de Ana Luísa Domingues; n.m. de Domingos Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 2/5/1857 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e a avó materna da criança.

 

AFONSO, Rosa Joaquina. Filho de José Afonso e de Isabel Maria Rodrigues, lavradores, de Alcobaça, Fiães. N.p. de António Afonso e de Ana Luísa Domingues; n.m. de Domingos Rodrigues e Maria Luísa Domingues. Nasceu a 19/7/1861 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, lavradeira, de Alcobaça. 

 

AFONSO, Sebastião. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, já viúvo, a 25/9/1843, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

AFONSO, Teresa. Filha de ----------- Afonso e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, a --/--/1934, com 80 anos de idade (NM 220, de 21/1/1934).

 

AFONSO, Vicente. Filho de Manuel Afonso e de Ana Esteves, de Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça. Nasceu a 19/6/1857 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso, de Portelinha, e a mãe de Jesus de Nazaré.   

 

ALMEIDA

 

ALMEIDA, Ana Isabel. Filha de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Domingues, do Fulão; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Luísa Rodrigues, de Portocarreiro. Nasceu a 12/7/1843 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Bernardo e sua mulher, Antónia Esteves, de Portocarreiro. // Lavradeira. // Deve ser a mesma pessoa que morreu solteira, em Portocarreiro, a 28/8/1878; foi sepultada na igreja. Não fizera testamento, nem deixou filhos. (A dúvida consiste no seguinte: o pároco escreveu apenas o nome Ana, e diz que faleceu com 33 anos de idade; o restante coincide). 

 

ALMEIDA, Anésia. Filha de José Joaquim de Almeida, lavrador, natural de Fiães, e de Angelina de Jesus Marques, doméstica, natural de São Paio, moradores no lugar de Chão da Cancela. Neta paterna de Manuel João de Almeida e de Rosa Domingues; neta materna de Manuel José Marques e de Carolina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 22/4/1906 e foi batizada na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel do Espírito Santo Esteves, solteiro, camponês, e Guilhermina Filomena Alves, solteira, doméstica. // A 19/7/1918 fez exame do primeiro grau na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «ótima»; frequentava o ensino particular em Fiães (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918). // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 15/1/1923 com o seu conterrâneo Ermindo Augusto Alves, de 22 anos de idade, filho de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Gregório. // O seu marido morreu na Argentina a 12/5/1965. // Ela faleceu na freguesia da Vila, SMP, a 19/3/1996, na sua casa da Barbosa. Ambos os cônjuges foram sepultados no cemitério municipal da Vila de Melgaço. // Com geração.    

 

ALMEIDA, António. Filho de Manuel de Almeida e de Rosa Domingues, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Manuel de Almeida e de Isabel Domingues, do mesmo lugar; n.m. de António Domingues e de Maria Rosa Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 10/4/1873 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Foi assassinado, segundo constou na altura, na Beira Baixa, a 18/2/1890.

 

ALMEIDA, António José. Filho de Manuel João de Almeida e de Rosa Domingues, lavradores. // Faleceu no lugar de Chão da Cancela, freguesia de Fiães, a 5/2/1889, com apenas dezoito meses de idade, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

ALMEIDA, Clara Albina. Filha de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Domingues; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Luísa Esteves, todos do Fulão. Nasceu a 11/3/1853 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião José Domingues, de Adedela, representado pelo pai, António Domingues, e Clara Gonçalves, esposa do padrinho, Sebastião José. // Casou com Vitorino José Dantas, natural de Rouças. // Enviuvou a 22/9/1896. // Com geração.

 

ALMEIDA, Clara Joaquina. Filha de Manuel de Almeida e de Maria Rosa Marques, rurais, moradores no lugar da Congosta. N.p. de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques; n.m. de Joaquim Marques e de Joaquina Alves. Nasceu a 4/2/1863 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, do dito lugar da Congosta. // Nota: deve ter falecido ainda bebé.

 

ALMEIDA, Clara Joaquina. Filha de Manuel de Almeida e de Maria Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar da Congosta, Fiães. N.p. de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques; n.m. de Joaquim Marques e de Joaquina Alves. Nasceu a 29/5/1865 e foi batizada a 4 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, do lugar da Congosta. // Casou na igreja de Cristóval a 13/1/1892 com o seu conterrâneo, Manuel Joaquim Domingues, solteiro, nascido em Fiães a 1/7/1861. // Nota: o padre confundiu-a com a sua irmã do mesmo nome.

 

ALMEIDA, Claudina. Filha de Luís de Almeida e de Joaquina Marques, de Portocarreiro. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Domingues, do Fulão; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Cela de Riba (?). Nasceu a 9/2/1856 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião José Domingues e esposa, Clara Gonçalves, de Adavelha. // (ver Manuel Maria Esteves).   

 

ALMEIDA, Joaquim. Filho de Manuel de Almeida e de Maria Domingues, do Fulão. // Casou na igreja de Fiães a 30/7/1849, com Maria Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues e de Maria Marques, de Portocarreiro. Testemunhas do ato religioso: Boaventura Rodrigues, de Portocarreiro, e José Manuel Fernandes, mestre-escola.

 

ALMEIDA, Joaquim. Filho de José de Almeida e de Luisa Esteves. Nasceu por volta de 1843. // Lavrador. // Faleceu solteiro, em Adavelha, com 30 anos de idade, a 22/1/1873. // Não fizera testamento.

 

ALMEIDA, Joaquina. // Casou com José Vaz, da Chã de Cancela, Fiães. // Faleceu a 2/7/1851 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ALMEIDA, Joaquina. Filha de ---------- Almeida e de ------------------------------------. Nasceu em Fiães por volta de 1840. // Faleceu no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a 28/3/1910, sem sacramentos, sem testamento, com 70 anos de idade, e foi sepultada no cemitério municipal. // Sem geração.

 

ALMEIDA, José. // Faleceu em São João de Portocarreiro, a 24/10/1856, e foi sepultado na igreja a 26 desse mês e ano. // Era casado com Luisa Esteves.

 

ALMEIDA, José. Jerónimo de Almeida e de Maria Martins. Nasceu em Fiães por volta de 1812. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Jugaria a 11/7/1872, com 60 anos de idade, casado com Maria Alves da Costa. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha.

 

ALMEIDA, José Joaquim. Filho de Manuel João de Almeida e de Rosa Maria Domingues, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1877. // Camponês. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 21/12/1904 com Angelina de Jesus Marques, de 27 anos de idade, solteira, doméstica, natural de São Paio, filha de Manuel José Marques e de Carolina Rosa Gonçalves, sampaienses. Testemunhas presentes: José Roque Domingues, casado, artista, natural de Fiães, e José Joaquim Gomes, casado, lavrador, natural de Cristóval. // Faleceu na Vila de Melgaço a 25/11/1958. // Com geração.

 

ALMEIDA, Luís. Filho de Manuel de Almeida e de Maria Domingues. // Lavrador. // Faleceu em Portocarreiro a 1/10/1888, com 73 anos de idade, viúvo de Maria Joaquina Marques, só com a extrema-unção, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

ALMEIDA, Luís António. Filho de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria Luísa Rodrigues, de Portocarreiro. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Luísa Domingues, do Fulão; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques, de Portocarreiro. Nasceu a 12/6/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís de Almeida (representado por seu pai, Manuel de Almeida) e Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro. 

 

ALMEIDA, Luisa. // Faleceu em Pousafoles, já viúva, a 8/7/1852, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ALMEIDA, Luísa. Filha de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Domingues, do Fulão; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Sela de Cima, Padrenda. Nasceu a 2/9/1858 e foi batizada a 8 desse mês. Padrinhos: Sebastião José Domingues e mulher, Clara Gonçalves, de Adedela.

 

ALMEIDA, Manuel. Filho de Torcato de Almeida e de Maria Rosa Esteves. N.p. de ---------- de Almeida e de --------------------; n.m. de José Esteves e de Bernarda Esteves. // Faleceu em consequência da catástrofe ocorrida em São João de Portocarreiro, a 17/11/1841. Morreu também a sua mãe e a avó materna, esta já viúva. Foram todos sepultados na igreja do mosteiro e tiveram ofícios da irmandade, conforme o costume. Além disso, foram rezados três ofícios de casa a cada um deles, e 180 missas para salvação das suas almas.    

 

ALMEIDA, Manuel. // Faleceu em Portocarreiro, viúvo, a 24/6/1859, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

ALMEIDA, Manuel. Filho de Jerónimo de Almeida e de Maria Martins, lavradores. // Faleceu em Ladronqueira, a 12/12/1876, com 70 anos de idade, casado com Isabel Esteves, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Não fizera testamento. // Deixou um filho de maior idade, já casado. // Era lavrador.  

 

ALMEIDA, Manuel. Filho de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1833. // Rural. // Casou com Maria Rosa Marques. // Faleceu no lugar da Congosta a 26/6/1897, com 64 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.

 

ALMEIDA, Manuel. Filho de Manuel de Almeida e de Isabel Domingues, moradores em Chã de Cancela, Fiães. N.p. de Jerónimo de Almeida e de Maria -------------, do dito lugar; n.m. de Domingos Domingues e de Maria Rosa Esteves, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 6/6/1838 e foi batizado a 10 desse mês. Padrinhos: João Marques, viúvo, de Adavelha, e Manuel de Araújo, da Jugaria.

 

ALMEIDA, Manuel António. Filho de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Domingues, do Fulão; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Luisa Rodrigues, de Portocarreiro. Nasceu a 8/6/1847 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Madrinha: Ventura Alves, do Fulão. // (Faleceu ainda menino).   

 

ALMEIDA, Manuel João. Filho de Manuel de Almeida e de Isabel Domingues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1843. // Rural. // Faleceu a 19/5/1900, no lugar de Murça, freguesia de Fiães, com 57 anos de idade, sem quaisquer sacramentos, por ter sido encontrado morto, no estado de casado com Rosa Maria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALMEIDA, Manuel Joaquim. Filho de Manuel de Almeida e de Maria Luísa Domingues. Nasceu por volta de 1817. // Lavrador. // Faleceu em Portocarreiro a 16/4/1885, com 68 anos de idade, casado com Maria Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha. 

 

ALMEIDA, Manuel Joaquim. Filho de Manuel de Almeida e de Rosa Marques, lavradores, do lugar da Congosta, Fiães. N.p. de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques; n.m. de Joaquim Marques e de Joaquina Alves. Nasceu a 7/5/1869 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos, lavradores, da Congosta.

 

ALMEIDA, Manuel José. Filho de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques, lavradores, de Fiães. N.p. de Francisco de Almeida e de Faustina Gonçalves; n.m. de António Marques e de Rosa Esteves. // Tinha 32 anos de idade quando casou na igreja de Fiães, a 8/7/1860, com Maria Rosa, de 21 anos de idade, solteira, fenalense, filha de Joaquim Marques e de Joaquina Alves, lavradores, do lugar da Ganchinha (!), Fiães; neta paterna de Manuel Marques e de Maria Gonçalves e neta materna de Manuel Alves e de Domingas Ferreira. (Ela teve que obter o consentimento paterno por ser menor). Testemunhas do ato religioso: Manuel Joaquim Esteves, lavrador, casado, residente na Corga, e Manuel Joaquim Marques, lavrador, solteiro, de Adavelha. 

 

ALMEIDA, Manuel Luis. Filho de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria Rodrigues, de Portocarreiro. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Luisa Domingues, do Fulão; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques, de Portocarreiro. Nasceu a 2/5/1851 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Luis de Almeida e mulher, Maria Joaquina.

 

ALMEIDA, Maria. // Faleceu a 25/7/1846, demente, no estado de casada com Manuel António Esteves, de Adavelha, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 27 desse mês e ano. Foram rezadas 20 missas por sua alma.

 

 

ALMEIDA, Maria. Nasceu em Fiães por volta de 1804. // Faleceu em sua casa de Gavião, Lamas de Mouro, a 25/1/1884, com 80 anos de idade, viúva de António Alves, e foi sepultada no adro da igreja de Lamas de Mouro. (Foi o 1.º corpo a ser ali enterrado). // Com geração. 

 

ALMEIDA, Maria. Filha de José de Almeida e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1840. // Lavradeira. // Casou com José Gregório, rural. // Faleceu em Vila do Conde a 29/7/1880, com 40 anos de idade, só com a extrema-unção, por estar privada da fala, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento; deixou quatro filhos.

 

ALMEIDA, Maria. Filha de Manuel de Almeida e de Maria Rosa Marques, lavradores, do lugar da Congosta. N.p. de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques; n.m. de Joaquim Marques e de Joaquina Alves. Nasceu a 4/5/1861 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores.   

 

ALMEIDA, Maria Joaquina. // Faleceu a 3/3/1847, no estado de casada com Domingos Vaz, do Fulão, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ALMEIDA, Maria Joaquina. Filha de Francisco de Almeida e de (Faustina Gonçalves?). // Faleceu em Adavelha, a 17/2/1877, com 67 anos de idade, viúva de Luis Marques, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos menores.

 

ALMEIDA, Maria Joaquina. Filha de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Esteves Marques, moradores no lugar de Adavelha. N.p. de Francisco de Almeida e de Faustina Gonçalves; n.m. de António Marques e de Rosa Esteves. Nasceu a 5/8/1842 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José de Almeida e sua mulher, Ana Luísa, do sobredito lugar. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Adavelha a 12/9/1890, casada com António Meleiro, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.    

 

ALMEIDA, Maria Luísa. Filha de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Luísa Domingues, todos do Fulão; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Luísa Rodrigues, de Portocarreiro. Nasceu em Fiães a 2/4/1840 e foi batizada na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Esteves e sua filha, Maria Luísa, do Fulão. // Faleceu em Portocarreiro a 28/10/1878, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Era casada com Marcelino Alves, lavrador. // Não fizera testamento. // Deixou um filho de menor idade. // Nota: o padre apenas escreveu o nome Maria, e diz que morreu com 40 anos de idade.

 

ALMEIDA, Maria Rosa (ou Rosa Maria). Filha de José de Almeida e de Luísa Esteves, moradores no lugar de São João de Portocarreiro. Neta paterna de Francisco de Almeida e de Justina Gonçalves, do lugar de Adavelha; neta materna de José Esteves e de Bernarda Esteves, do lugar de São João. Nasceu a 6/1/1837 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves Morgado, do lugar de Ladronqueira, e Maria Rosa Esteves, tia da batizanda. // Teria cerca de 40 anos de idade quando casou com Manuel Joaquim Pires, natural de Lamas de Mouro, residente na freguesia de São Paio de Melgaço, viúvo desde 16 de Novembro de 1869 de Maria Rosa Meleiro, natural do lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio. // O seu marido morreu no dito lugar de São Paio a 4/5/1907. // Com geração (ver em São Paio).   

 

ALMEIDA, Maria Rosa. Filha de José de Almeida e de Luísa Esteves, de São João de Portocarreiro. N.p. de Francisco de Almeida e de Faustina Esteves (ou Justina Gonçalves), de Adavelha; n.m. de José Esteves e de Bernarda Esteves, de São João. Nasceu a 18/4/1841 e foi batizada a 2 de Maio desse ano. Padrinhos: Maurício de Almeida e sua mulher, Rosa Maria Marques, de Adavelha.

 

ALMEIDA, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria Rodrigues, lavradores, de Portocarreiro. N.p. de Manuel de Almeida e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques. Nasceu a 10/8/1860 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Marques e sua mulher, Rosa de Almeida, lavradores, de Adavelha. // Lavradeira. // Faleceu em Portocarreiro a 11/6/1894, casada com o seu conterrâneo Manuel António Esteves, sem sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. // O seu viúvo voltou a casar.   

 

ALMEIDA, Maria Rosa. Filha de João Manuel de Almeida e de Rosa Domingues, lavradores, da Ladronqueira. N.p. de Manuel de Almeida e de Isabel Domingues; n.m. de António Domingues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 28/1/1870 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, de Alcobaça.

 

ALMEIDA, Maurício. Filho de Francisco de Almeida e de Faustina Gonçalves, lavradores. // Faleceu em Adavelha, a 12/8/1864, com 73 anos de idade, viúvo de Rosa Maria Marques. // Não fizera testamento. // Deixou três filhos. // Era lavrador.

 

ALMEIDA, Rosa. Filha de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Nasceu em Fiães por volta de 1832. // Faleceu a 23/3/1902 na casa de residência paroquial, sita no lugar da Igreja, Lamas de Mouro, onde morava, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, por ter ficado sem o uso da fala, com 70 anos de idade, lavradeira, viúva de Manuel José Marques, e foi sepultada na igreja de Lamas de Mouro. // Fizera testamento. // Deixou filhos.

 

ALMEIDA, Rosa. Filha de Luís de Almeida e de Joaquina Maria Marques, lavradores. Nasceu no lugar de Portocarreiro, Fiães, por volta de 1858. // Camponesa. // Faleceu a 16/12/1903, no dito lugar, sem sacramentos, por ter morte súbita, com 45 anos de idade, sem testamento, no estado de viúva de António Luís Ferreira, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

ALMEIDA, Rosa. Filha de Manuel José de Almeida e de Rosa Marques, lavradores, do lugar da Congosta, Fiães. N.p. de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques; n.m. de Joaquim Marques e de Joaquina Alves. Nasceu a 10/8/1867 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, da Congosta.

 

ALMEIDA, Rosa. Filha de Manuel José de Almeida e de Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar da Quingosta, Fiães. N.p. de Maurício de Almeida e de Rosa Maria Marques; n.m. de Joaquim Marques e de Joaquina Alves. Nasceu a 23/11/1871 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 9/1/1901 com Manuel António Pires (ou Peres), de 23 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Fiães (!), morador e paroquiano da freguesia de Padrenda, Galiza, filho de Manuel Peres e de Maria Albina Marques, rurais. Testemunhas presentes: Manuel António Domingues, casado, lavrador, do lugar de Adavelha, e Manuel José Esteves, casado, lavrador, de Soutomendo de Baixo.

 

ALMEIDA, Teresa. // Faleceu em Portocarreiro, solteira, a 18/1/1847, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 20 desse mês e ano.

 

ALMEIDA, Torcato. // Foi casado com Maria Rosa Esteves, natural de São João de Portocarreiro, freguesia de Fiães. // Faleceu em Idanha-a-Nova, bispado de Castelo Branco, em Setembro de 1848, quando exercia a profissão de pedreiro. // Teve um ofício grande e dois pequenos e cinquenta missas. // Nota: este assento foi feito a 1/10/1848.  

 

ALMEIDA, Vitorino. Filho de Manuel João de Almeida e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. N.p. de Manuel de Almeida e de Isabel Domingues; n.m. de António Domingues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 21/5/1883 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Alves, solteiro, lavrador, de Vila do Conde, Fiães, e Maria Joaquina Domingues, solteira, lavradora, tia do batizando, de Alcobaça, Fiães. // Casou na igreja de Cristóval a 16/10/1904 com Miquelina Rosa, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Soalheira, freguesia de Cristóval, de onde era natural, filha de José Joaquim Gomes e de Maria Francisca da Silva. Testemunhas presentes: Manuel Pereira da Costa, casado, proprietário, e António Evaristo Alves, casado, lavrador, residentes no lugar da Porta, Cristóval. // Com geração (ver em Cristóval).

Sem comentários:

Enviar um comentário