domingo, 26 de maio de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
 
Freguesia de Alvaredo 
 
Por Joaquim A. Rocha
 
 
 



 
 
continuação
 
 
 
ABREU

    

ABREU, Albertina. Filha de Aureliano de Abreu, natural de Paderne, e de Augusta Esteves, natural de Alvaredo, viúva, tecedeira, residente no Maninho. Neta paterna de Caetano Manuel de Abreu e de Ana de Castro, lavradores, residentes em Ferreiros; neta materna de Rosa Esteves, solteira. Nasceu em Alvaredo a 10/9/1894 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José de Abreu e Maria de Abreu, solteiros, lavradores, do lugar de Ferreiros.

 

ABREU, Albina de Jesus. Filha de José Joaquim de Abreu, de Paderne, e de Clara Alves Sanches, de Alvaredo, lavradores, residentes no lugar de Canda. N.p. de António Manuel de Abreu e de Maria José Besteiro; n.m. de Joana Domingues, solteira. Nasceu em Alvaredo a 9/7/1888 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Ponciano de Abreu e sua irmã, Maria Júlia de Abreu, solteiros, de Paderne. // Faleceu a 25/7/1888, com apenas dezasseis dias de idade, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

ABREU, Ana. // Faleceu em Ferreiros a 16/1/1859. // Era solteira. 

 

ABREU, Ana. Filha de Luís Abreu, natural de Alvaredo, e de Benta Domingues, natural de Penso. // Faleceu a 13/7/1873 na casa dos pais, sita no lugar de Ferreiros. // Era solteira, lavradora, do dito lugar. // Tinha 30 anos de idade. // Não deixou testamento.

 

ABREU, Angelina Anésia. Filha de José de Abreu e de Esmeralda Mendes, moradores no lugar da Fonte. N.p. de José de Abreu e de Elísia Domingues; n.m. de Angelina Mendes. Nasceu a 11/5/1939. // Agricultora. // Casou na igreja de Alvaredo a 4/2/1967 com Aurélio Alves. // Morou no lugar do Maninho. // Com geração.    

 

ABREU, António. Filho de Francisco de Abreu e de Francisca Pires, moradores no lugar do Souto. N.p. de Lourenço José Abreu e de Francisca Mendes, do Pereiro; n.m. de João Pires e de Ana Besteiro. Nasceu 18/5/1833 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António de Abreu e Luísa de Abreu, tios do bebé. // Casou com Maria Rodrigues. // Faleceu a 22/3/1898, na sua casa do lugar do Barbeito, com todos os sacramentos, viúvo, sem testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja paroquial.   

 

ABREU, António. Filho de Manuel António de Abreu, natural de Alvaredo, e de Faustina Rodrigues, natural de Penso, residentes no lugar do Coto. Neto paterno de Lourenço José de Abreu e de Francisca Mendes, do lugar do Pereiro; neto materno de João Manuel Rodrigues Vilarinho e de Maria Joana Esteves, naturais de Penso. Nasceu em Alvaredo a 2/5/1840 e foi batizado na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Gomes e Luísa de Abreu. // (Gémeo de Francisco, falecido a 8/3/1846). // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar do Coto, quando casou na igreja de Penso, a 7/4/1875, com Maria Teresa, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, residente em Paradela, filha de João Francisco Rodrigues e de Mariana de Araújo, naturais de Penso. Testemunhas: Domingos Esteves Cordeiro, rural, morador em Rabosa, e José Joaquim Rodrigues de Azevedo, rural, morador em Barro Grande. // Pai de Joaquina, casada com Ilídio de Castro, natural de Paderne, e de Manuel. 

 

ABREU, António. Filho de Bento Abreu e de Deolinda Martins. N.p. de Manuel Timóteo Abreu e de Joaquina Ferreira; n.m. de António Luís Martins e de Clara Fernandes, todos os avós falecidos antes do seu nascimento. Nasceu em Bouças a 5/9/1914. // Casou a 3/12/1949 com Doroteia da Luz Rodrigues. // Em 1955 teve problemas com a justiça; a GNR enviara um auto ao tribunal por ele ter agredido (mais José Bento Fernandes e José Carpinteiro, de São Paio) António Pires, natural de Chaviães. // Enviuvou a 27/12/1991 e faleceu a 5/9/2002. // Era tio de António Abreu, dono do restaurante Pomba, sito no lugar da Sobreira.

 

ABREU, António. Filho de Albino de Abreu e de Rosa Eufémia Castro, residentes em Bouças. Nasceu por volta de 1947. // Casou com Maria Elvira Domingues. // É proprietário do conhecido Restaurante Pomba, da Charneca. Devido a um serviço de razoável qualidade, ganhou fama no país e na Galiza. Ali serve-se o arroz de lampreia, além de outros pratos. À mesa servem duas senhoras: uma delas, filha dos donos. // Em 2007 justificou, no Cartório Notarial de Melgaço, um prédio rústico “Outeiros”, adquirido em 1986 por doação de seus pais. 

 

ABREU, António. Filho de -------- Abreu e de ----------- Rodrigues. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // Casou com Virgínia Fernandes. // Em 1979 adquiriram um prédio rústico por doação de Manuel Abreu e mulher Isolina Fernandes, moradores em Bouças, onde eles também residiam em 2001.

 

ABREU, Augusta. Filha de ----------- Abreu e de ----------- Esteves. Nasceu em -----------, a --/--/1---. // A 17/8/1934, três horas da manhã, manifestou-se um incêndio na sua casa «que se não fosse a prontidão com que lhe acudiram os vizinhos teria ficado em penúria extrema» (NM 243, de 2/9/1934).

 

ABREU, Benigno. Filho de Mário de Abreu e de Delfina Mendes, moradores no lugar do Maninho. Neto paterno de José de Abreu e de Elisa Pires; neto materno de Manuel Mendes e de Maria de Sousa. Nasceu em Alvaredo a 16/1/1930. // Casou na igreja da sua freguesia a 24/5/1949 com Isaura Gonçalves.  

 

ABREU, Bento. Filho de Manuel Timóteo Abreu e de Joaquina Ferreira, solteiros, lavradores, moradores em Bouças. Neto paterno de João Abreu e de Joana Rosa Besteiro Santos; neto materno de Bento Manuel Ferreira e de Luísa Gonçalves, de Bouças. Nasceu no dito lugar a 12/3/1860 e foi batizado na igreja a 19 (já fora batizado em casa, por correr risco de vida, por Luísa Gonçalves, ficando esta sua madrinha). // Casou a 11/11/1901 com Deolinda Martins. // Faleceu no lugar das Bouças a --/--/1934 (NM 225, de 11/3/1934). // Com geração.  

 

ABREU, Caetano Manuel. Filho de Manuel António Abreu e de Faustina Maria Rodrigues, residentes no lugar do Coto. Neto paterno de Lourenço de Abreu e de Francisca Mendes, do Pereiro; neto materno de João Manuel Rodrigues (Marinho ou Vilarinho) e de Maria Joana Esteves, de Penso. Nasceu a 8/7/1843 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Manuel Alves de Magalhães e Vitória Ventura Castro de Sousa, de Penso. // Casou na igreja de Paderne a 17/5/1865, exibindo licença do Juízo Orfanológico, com Ana, de trinta anos de idade, solteira, padernense, filha de António Luís de Castro e de Maria Joaquina Soares, do lugar do Paço, moradores no lugar de Crastos, Paderne. Testemunhas: António Manuel de Abreu, solteiro, lavrador, irmão do noivo, e António Fernandes, solteiro, rural, do lugar de Penelas. // A 8/4/1870 nasceu-lhes o filho Aureliano, o qual morreu em 1894. // Caetano Manuel morreu no lugar de Ferreiros, Alvaredo, a --/--/1914.

 

ABREU, Delfina. Filha de José de Abreu e de Elisa Pires, lavradores, residentes no lugar do Maninho. Neta paterna de Caetano Manuel de Abreu e de Ana de Castro; neta materna de Manuel Joaquim Pires e de Domingas Camanho de Carvalho. Nasceu em Alvaredo a 11/7/1897 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José de Sousa Lobato e sua mulher, Maria Angélica de Fontes, rurais, do Maninho. // Casou a 30/12/1918, na CRCM, com Manuel Gonçalves, de dezanove anos de idade, seu conterrâneo, filho de Teresa Gonçalves. // Ambos faleceram em Alvaredo: o seu marido a 11/4/1977 e ela a 30/6/1986.     

 

ABREU, Emília. Filha de Bento de Abreu e de Deolinda Martins, lavradores, residentes no lugar de Bouças. Neta paterna de Manuel Timóteo de Abreu e de Joaquina Ferreira; neta materna de António Luís Martins e de Clara Fernandes. Nasceu em Alvaredo a 7/11/1903 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Albino Martins e Emília Pires, alvaredenses. // Casou a 13/6/1925, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com Eduardo José Fernandes. // Ambos os cônjuges falecerem em Alvaredo: o marido a 10/10/1971 e ela a 13/1/1982.   

 

ABREU, Fernando. Filho de António de Abreu e de Doroteia da Luz Rodrigues. Nasceu em Alvaredo a --/--/1950. // Casou a --/--/1973 com Maria Teresa Fernandes. // Morou no Maninho. // Faleceu na Vila de Melgaço a 11/1/1998 e foi sepultado no cemitério de Alvaredo.

 

ABREU, Iracema. Filha de Julieta de Abreu. Nasceu em Alvaredo a --/--/1939.

 

ABREU, Joaquim José. Filho de João de Abreu e de Joana Rosa Besteiro, residentes em Bouças. Neto paterno de Ventura de Abreu e de Maria Besteiro; neto materno de Manuel Besteiro dos Santos e de Francisca Gomes. Nasceu a 17/10/1826 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Abreu, do lugar de Barreto (tocou na pia batismal, com procuração do mesmo, Manuel António Lourenço, do Souto), e Maria Abreu, de Barreto.

 

ABREU, Joaquina. Filha de Francisco José de Abreu e de Maria Engrácia, lavradores, residentes no lugar da Charneca. // Faleceu a 25/7/1865 na sua casa, sita no dito lugar, com 75 anos de idade. // Era casada. // Sem geração.           

 

ABREU, Joaquina. Filha de Luís de Abreu e de Maria da Lage. Nasceu em Alvaredo por volta de 1817. // Casou com Luís Manuel Fernandes. // Lavradeira. // Faleceu na sua casa do lugar do Barreto a 10/10/1897, repentinamente, com 80 anos de idade, viúva, com testamento, com filhos, e no dia seguinte foi sepultada na igreja paroquial.  

 

ABREU, Joaquina. Filha de António de Abreu e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Coto. Neta paterna de Manuel António de Abreu e de Faustina Rodrigues; neta materna de João Francisco Rodrigues e de Mariana de Araújo. Nasceu na freguesia de Alvaredo a 25/4/1888 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Matias da Rocha e esposa, Benta Joaquina Rodrigues, lavradores, de Penso. // Casou a 17/8/1911 com Ilídio (7/6/1888-8/10/1933), natural de Paderne, filho de Eduardo Manuel de Castro e de Maria Amália Esteves. // Faleceu no lugar do Coto a 24/11/1963 e foi sepultada no cemitério de Alvaredo, na mesma campa de seu marido. // Com geração. 

 

ABREU, José. Filho de Maria de Jesus Abreu, da Charneca. Neto materno de Ana Luísa de Abreu, de Penso, moradora em Alvaredo. Nasceu no dito lugar a 11/5/1857 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues e Maria de Sousa Gama, solteira, ambos do referido lugar.

 

ABREU, José. Filho de ---------- Abreu e de -------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Ver Notícias de Melgaço n.º 868, de 15/8/1948. // No Notícias de Melgaço lê-se: «a 5/1/1949, pelas 11 horas, à porta do tribunal, se há-de proceder à arrematação em hasta pública pelo maior preço oferecido acima do valor matricial do prédio denominado “Chadeiro”, sito no lugar da Torre… e vai à praça por 12.023$20, por haver falta de acordo entre os interessados na sua adjudicação, na acção de divisão de coisa comum que José Abreu, solteiro, maior, de Fonte, move contra José Pires e mulher Isabel Andrade, João Pires Carvalho e mulher Genoveva Canes, Delfina Abreu e marido Manuel Gonçalves, Mário Abreu e mulher Delfina Mendes, todos de Alvaredo, e ainda Manuel Abreu, viúvo, de Penso. Por este são citados os credores e comproprietários incertos para assistirem à praça. Melgaço, 6/12/1948

 

ABREU, José. Filho de José de Abreu e de Elísia Pires, rurais, moradores no Maninho. Neto paterno de Caetano Manuel de Abreu e de Ana de Castro; neto materno de Manuel Joaquim Pires e de Domingas Camanho de Carvalho. Nasceu a 9/7/1907 e foi batizado pelo padre Francisco Leandro Álvares de Magalhães a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Barbosa Martins, negociante, e Emília Martins, lavradeira, ambos solteiros. // Morreu a 5/4/1984 (na sepultura ficou registado o dia seis). // Na mesma campa foi sepultada sua esposa, Esmeralda Mendes (21/3/1907-10/10/1989). // Com geração. 

 

ABREU, Luís. // Deve ter nascido ainda no século XVIII. // Casou com Maria Luísa da Laje. // Ele morreu primeiro; ela, sua viúva, faleceu a 12/10/1859. // Pais de Joaquina, casada com Luís Manuel Fernandes da Costa, e avós de Manuel Abreu Fernandes da Costa, nascido a 15/1/1841, entre outros.

 

ABREU, Luís Manuel. Filho de Manuel José Abreu e de Luísa Rodrigues Leite, moradores no lugar de Ferreiros. // Faleceu a 30/8/1876, na sua casa, sita no dito lugar, no estado de viúvo de Maria Benta Domingues, com 63, ou 73 anos de idade. // Era lavrador. // Fez testamento. 

 

ABREU, Luís Manuel. Filho de ----------- Abreu e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 16/7/1918 fez exame do 1.º grau e obteve um «bom».

 

ABREU, Luísa. Filha de Lourenço José de Abreu e de Francisca Mendes, da Parreira. // Faleceu na sua casa de Ferreiros a 26/1/1876, com 92 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Gomes. // Fez testamento. // Com geração.

 

ABREU, Manuel. Filho de António de Abreu e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Coto. Neto paterno de Manuel António de Abreu e de Faustina Rodrigues; neto materno de João Rodrigues e de Maria Ana de Araújo, de Paradela, Penso. Nasceu a 21/2/1876 e foi batizado no dia 23 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato, do lugar de Vilar, e Carolina Rodrigues, do lugar do Pinheiro. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 981, de 10/6/1951: «No passado dia 3 faleceu em sua casa de residência, no lugar da Granja, freguesia de Alvaredo, o nosso amigo, senhor Manuel de Abreu, de 76 anos de idade, esposo querido da senhora D. Constança Augusta de Sousa Lobato e pai amantíssimo do nosso estimado amigo e assinante senhor Luís Abreu, probo comerciante no Peso. O seu funeral, realizado no dia seguinte, foi muito concorrido, tendo-se celebrado missa e ofícios de corpo presente com muita concorrência de fiéis. À família enlutada, especialmente àquele nosso amigo, envia Notícias de Melgaço o seu cartão de sentidas condolências    

 

ABREU, Manuel. Filho de António de Abreu e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Barbeito. N.p. de Francisco de Abreu e de Francisca Pires; n.m. de José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 14/2/1882 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato e Ana de Sousa Lobato, solteira. // Faleceu a 7/8/1882.

 

ABREU, Manuel. Filho de António de Abreu e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Barbeito. N.p. de Francisco de Abreu e de Francisca Pires; n.m. de José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 30/6/1885 e foi batizado a 2 de Julho desse ano. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato e Benta Domingues Caldas, casada. // Faleceu a 6/9/1892 e foi sepultado na igreja de Paderne.

 

ABREU, Manuel. Filho de Bento Manuel de Abreu e de Deolinda Martins. Nasceu em Alvaredo a --/--/1918. // Casou em 1946 com Isolina Fernandes. // Morou em Bouças. // Faleceu a 9/8/1998. 

 

ABREU, Manuel António. Filho de Lourenço José de Abreu e de Francisca Mendes. N.p. de José de Abreu, solteiro, e de Joana Rodrigues, solteira; n.m. de Manuel Mendes e de Joana Rodrigues! Nasceu por volta de 1782. // Casou com Faustina Rodrigues [Vilarinho], natural de Penso. // Lavrador. // Faleceu na sua casa, sita no lugar do Coto, com 78 anos de idade, a 22/2/1860. // Deixou três filhos. // A sua viúva, Faustina, faleceu com 65 anos de idade, a 8/9/1872.

 

ABREU, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António de Abreu, natural de Alvaredo, e de Faustina Rodrigues [Vilarinho], natural de Penso, lavradores, residentes no lugar do Coto. N.p. de Lourenço José de Abreu e de Francisca Mendes; n.m. de João Manuel Rodrigues Vilarinho e de Maria Joana Esteves, de Lages, Penso. Nasceu em Alvaredo a 14/9/1837 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e Maria Joana Esteves, de Lages, Penso. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, rural, morava no lugar do Coto, Alvaredo, quando casou na igreja de Penso a 11/5/1865, com Maria José, de 18 anos de idade, filha de Domingos José Esteves de Abreu e de Maria Rosa de Araújo, pensenses. Testemunhas: Manuel António de Abreu, solteiro, rural, do Coto, Alvaredo, e José Joaquim Rodrigues, solteiro, camponês, de Mós, Penso. // Morreu em Cortinhas a 10/12/1879, com 41 anos de idade, casado com a sobredita Maria José, e foi sepultado na igreja de Penso. // Deixou filhos.

 

ABREU, Manuel José. Filho de Lourenço José Abreu, solteiro, do Pereiro, Alvaredo, e de Caetana (?) Rocha, solteira, do lugar de Felgueiras, Penso. N.p. de José de Abreu, solteiro, e de Joana Rodrigues, solteira; n.m. de Cipriano da Rocha e de Francisca Gonçalves. // Casou com Maria Luísa Rodrigues. // Faleceu na sua casa do lugar de Ferreiros, com 80 anos de idade, a 13/5/1861, no estado de viúvo. // Deixou um filho.

 

ABREU, Manuel Luís. Filho de Luís de Abreu e de Maria Luísa da Laje, lavradores, de Alvaredo. Nasceu em Alvaredo por volta de 1801. // Tinha setenta anos de idade, era viúvo de Maria Teresa da Rocha, morava na Casa da Bastida, Penso, quando voltou a casar, na igreja de Penso, a 18/8/1871, com Maria Teresa, de 44 anos de idade, solteira, moradora no lugar de Mós, filha de António de Sousa e de Maria Benta Esteves Reguengo, de Penso. Testemunhas presentes: o padre Manuel José Domingues e o padre IJGT. // Morreu em sua casa da Bastida, lugar de Laranjeira, a 22/7/1873, com 72 anos de idade, casado com Maria Teresa de Sousa, e foi sepultado na igreja de Penso. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.   

 

ABREU, Manuel Timóteo. Filho de João de Abreu e de Joana Rosa Besteiro dos Santos. // Casou com Joaquina, filha de Bento Manuel Ferreira e de Luísa Gonçalves, nascida a 10/3/1828. // Morou em Bouças. // Faleceu nesse lugar a 5/9/1895, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva finou-se a 9/1/1908. // Com geração.

 

ABREU, Marcelina. Filha de José de Abreu e de Esmeralda Mendes. Nasceu na freguesia de Alvaredo a --/--/1933 (NM 300, de 1/10/1933). // Faleceu no lugar de Fonte a --/--/1935, com apenas dezoito meses de idade (NM 264, de 10/3/1935).

 

ABREU, Maria. Filha de Luís Manuel de Abreu e de Maria Luísa da Lage. // Casou com Joaquim Gonçalves. // Faleceu na sua casa do Barbeito (?), no estado de viúva, com 70 anos de idade, a 7/7/1879. // Fez testamento. // Sem geração.      

 

ABREU, Maria. Filha de João de Abreu e de Joana Rosa Besteiro dos Santos, residentes no lugar de Bouças. N.p. de Ventura de Abreu e de Maria Besteiro; n.m. de Manuel Besteiro dos Santos e de Francisca Luísa Gomes de Abreu, de Bouças. // Lavradeira. // Faleceu na sua casa do Maninho, com quarenta e quatro anos de idade, no estado de casada com Severino António de Sousa e Castro, a 23/4/1860. // Deixou três filhos. // O seu viúvo morreu a 14/2/1886.  

 

ABREU, Maria. Filha de Bento de Abreu e de Deolinda Martins, lavradores, residentes no lugar de Bouças. N.p. de Manuel Timóteo de Abreu e de Joaquina Ferreira; n.m. de António Joaquim Martins e de Clara Fernandes. Nasceu em Alvaredo a 28/9/1909 e foi batizada a 3 de Outubro desse ano. Padrinhos: Albino Martins e Emília Pires, casados, lavradores, do lugar de Bouças. // Faleceu a 21/12/1909, no dito lugar de Bouças, com apenas três meses de idade, e no dia seguinte foi sepultada no cemitério local.

 

ABREU, Maria. Filha de José de Abreu e de Elisa Pires, lavradores, residentes no lugar do Maninho. N.p. de Caetano de Abreu e de Ana de Castro; n.m. de Manuel Joaquim Pires e de Domingas Camanho de Carvalho. Nasceu em Alvaredo a 27/3/1910 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Barbosa Martins, solteiro, negociante, e Emília Martins, solteira, camponesa.

 

ABREU, Maria Adelina. Filha de ----------- Abreu e de -------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Em 1979 era solteira e residia no Maninho.

 

ABREU, Maria José. Filha de Manuel Timóteo de Abreu e de Joaquina Ferreira, lavradores, residentes em Bouças. N.p. de João de Abreu e de Joana Rosa Besteiro dos Santos; n.m. de Bento Manuel Ferreira e de Luísa Gonçalves, todos do referido lugar. Nasceu a 29/7/1864 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Manuel de Abreu, casado, lavrador, e Maria José Pires, casada, lavradeira, ambos de Bouças. // Lavradeira. // Morou no lugar de Bouças. // Faleceu a 16/2/1892, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ABREU, Maria José. Filha de ------------ Abreu e de --------------- Fernandes. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // A partir das eleições autárquicas de 9/10/2005 assumiu o cargo de secretário na Junta de Freguesia.

 

ABREU, Maria Luísa. Filha de Francisco José Esteves de Abreu e de Maria Joaquina Vaz, residentes no lugar de Barbeito. N.p. de Manuel Esteves de Abreu e de Teresa de Sousa; n.m. de Matias Vaz e de Maria Antónia Pires, do lugar de Pinheira, freguesia de São João de Barcela, Galiza. Nasceu a 23/4/1834 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: padre Lourenço Esteves de Abreu, do lugar do Barbeito, e Maria Joaquina, do lugar do Coto.

 

ABREU, Maria Rosa. Filha de ------------ Abreu e de --------------------------------. Nasceu na Charneca a --/--/1---. // Em 1955 foi autuada pela GNR por apascentar gado em terreno alheio. // Na reunião da Câmara Municipal de Melgaço de 20/5/1957 foi lido um requerimento seu, no qual solicitava internamento num hospital do Porto. Deferido. // (Parece ser a mãe de Julieta, casada com Adelino Lourenço Alves).

 

ABREU, Maria Rosa. Filha de Aureliano de Abreu, solteiro, de Paderne, e de Augusta Esteves, solteira (*), tecedeira, de Alvaredo, moradora no lugar do Maninho. N.p. de Caetano Manuel de Abreu e de Ana de Castro; n.m. de Rosa Esteves, solteira. Nasceu em Alvaredo a 14/11/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Martins, casado, e Rosa Martins, solteira, lavradores. // Casou na CRCM a 3/6/1926 com Daniel Gonçalves. // O seu marido morreu a 21/2/1947. // Ela faleceu em Alvaredo a 23/1/1969. /// (*) À margem do assento de batismo da filha ficou escrito: «legitimada por subsequente matrimónio por Aureliano de Abreu.» // Ver Albertina de Abreu.

 

ABREU, Mário. Filho de José de Abreu e de Elisa Pires. Nasceu em Alvaredo a --/--/1902. // Casou com Delfina Mendes. // A GNR passou-lhe uma multa por ter violado o parágrafo único do artigo 118.º do Código das Posturas Municipais (deixou pastar o seu gado em terreno alheiover NM 846, de 18/1/1948). // Foi autuado pela GNR, em 1956, por possuir um canídeo sem o devido registo. // Pai de Benigno de Abreu...   

 

ABREU, Rosa. Filha de Mário de Abreu e de Delfina Mendes. Nasceu na freguesia de Alvaredo a --/--/1939.

 

ABREU, Rosa Maria. Filha de ---------- Abreu e de ------------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Casou com Paulo Fernandes, funcionário da Empresa de Transportes “Gama”, do Porto. // Mãe de Joana Filipa, nascida na década de 80 do século XX. // (A Voz de Melgaço n.º 952).

 

ABREU, Virgínia. Filha de Bento de Abreu e de Deolinda Martins, residentes no lugar de Bouças. N.p. de Manuel Timóteo de Abreu e de Joaquina Ferreira; n.m. de António Luís Martins e de Clara Fernandes. Nasceu 18/6/1911. // Faleceu em Bouças em 1916, ainda não tinha cinco anos de idade.

 

ABREU, Vítor. Filho de José de Abreu e de Esmeralda Mendes, ambos de Alvaredo, residentes no lugar de Fonte. N.p. de José de Abreu e de Elísia Pires; n.m. de Angelina Mendes. Nasceu em Alvaredo a 16/7/1931. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 9/11/1952 com Adélia de Jesus dos Santos.   

 

ABREU, Vitorino Manuel. Filho de João de Abreu e de Joana Rosa Besteiro. Nasceu em Alvaredo por volta de 1822. // Casou com Maria José Pires (1824-1904). // Morou no Maninho. // Foi eleito “juiz” para o biénio 1872-1873, tendo como substitutos José Joaquim Martins e José Bento Domingues Freitas, ambos de Fonte. // Faleceu a 13/1/1897, com setenta e cinco anos de idade, no dito lugar do Maninho, sem sacramentos, por não poder recebê-los, com testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja. 
 
NOTA: não esquecer que a freguesia de Alvaredo só pertence ao concelho de Melgaço a partir de Outubro de 1855; antes pertencia ao concelho de Valadares.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog, sou do Brasil e achei aqui os primos de 1º grau do meu avô parteno !!!

    ResponderEliminar