quarta-feira, 15 de maio de 2019

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha



desenho de Rui Nunes



                                                        AFOGAMENTOS


     // FERNANDES, Erminda da Glória. // A 27/8/1901, às sete horas da manhã, apareceu afogada. Tinha apenas treze anos de idade. // Não se sabe o local onde se afogou e as razões da morte. Suicídio? Descuido? Crime?

     // CASTRO, António José. Filho de Maria Cristina, do lugar de Estelha, freguesia de São Lourenço da Pena, bispado de Ourense. Nasceu na Galiza por volta de 1845 ou 1849. // Lavrador. // Morava na Assadura, Melgaço, tinha 25 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de SMP a 7/9/1874 com Maria Alexandrina Marinho, de 23 anos de idade, solteira, filha de José Marinho e de Brandina Marinho, caseiros na Quinta do Louridal. Testemunhas: Carlos José Ribeiro e mulher, Ludovina Correia dos Santos Lima, proprietários, moradores no Campo da Feira, SMP. (Padre José Joaquim Pires). // Faleceu nos limites da freguesia de SMP, no estado de casado, a 16/3/1902, às seis horas da tarde, com 57 anos de idade (!), por afogamento no rio Minho, na pesqueira chamada a Sardinheira, junto das Galgas, devido a ter caído ao rio, e foi sepultado no cemitério municipal. // Com geração.   
 




     // LOBATO, José. Filho de António Joaquim de Sousa Lobato e de Maria Joaquina Alves, moradores no lugar de Covelo. Neto paterno de Jerónimo José de Sousa Lobato e de Florinda Rodrigues, do Pinheiro; neto materno de António Francisco Alves e de Clara Rosa Carvalho, de Covelo, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 27/1/1883 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e sua irmã, Rosa Alves, solteiros, tios maternos do batizando. // Rural. // Morreu por afogamento; apareceu na margem do rio Minho a 24/6/1902, e foi sepultado no adro da igreja paroquial 



     // GONÇALVES, Firmino. Filho de João José Gonçalves e de Pulquéria Sousa Castro, lavradores, residentes no lugar dos Esteves. Neto paterno de Manuel Gonçalves e de Rosa Maria Alves; neto materno de João Manuel Sousa Castro e de Teresa Mendes Lobato. Nasceu em Alvaredo a 31/5/1886 e foi batizado na igreja a 3 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: António Gonçalves e Carolina Ledo, solteiros. // Lavrador. // Morreu afogado no rio Minho a 8/9/1903; o seu corpo apareceu nos limites da freguesia de Alvaredo e foi sepultado no cemitério local às cinco horas da tarde desse mesmo dia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário