sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha





Macróbios

           Esta rubrica poder-se-ia intitular «Morrer em Melgaço nos séculos XIX, XX e XXI». Eu próprio fico admirado como as pessoas que habitam neste concelho atingem idades acima dos noventa anos com a maior facilidade do mundo. Esse fenómeno tem a ver com certeza com a ausência de ansiedade, vive-se ali calmamente, pouca gente, pouca poluição, uma comida saudável, paisagens de sonho, quer no monte quer junto ao rio Minho, enfim, um pequeno paraíso terrestre.  É pena os jovens terem de sair daí a fim de arranjarem emprego nas grandes cidades do país ou no estrangeiro.  

REGUENGO, Maria Benta. Filha de Caetana Esteves Reguengo, solteira, jornaleira. Nasceu em Penso por volta de 1769. // Mendiga (*). // Faleceu a 30/10/1865, em sua casa sita no lugar das Mós, com cerca de 96 anos de idade, viúva de António José de Sousa, tendo perdido o uso da razão, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou filhos. // (*) Talvez na sua velhice.   

 
REGUENGO, Maria Rita. Filha de Manuel Esteves Reguengo e de Maria Josefa Soares. Nasceu em Penso por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Barro Pequeno a 22/10/1898, com todos os sacramentos da igreja católica, com 92 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Luís Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. 


REGUENGO, Narciso. Filho de João Esteves Reguengo e de Felipa Esteves, lavradores. Nasceu em Penso por volta de 1769. // Faleceu em sua casa de Lages, a 25/3/1864, com 95 anos de idade, viúvo de Luísa de Caldas, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou filhos. 

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário