sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha





escritores melgacenses
 
 
    Esta rubrica não vai terminar, pois entretanto surgirão mais escritores  nascidos em Melgaço, sobretudo jovens, apesar deste concelho ter vindo a perder população depois dos anos sessenta do século vinte devido à guerra colonial e à emigração em massa. Lamento que até agora nenhum daqueles que está vivo me tenha contactado a fim de eu divulgar a sua obra. Talvez a timidez, o acanhamento, os tenha impedido de o fazer. Eu estou sempre disponível para os melgacenses. É óbvio que não será a minha análise, o meu parecer, que lhes trará a fama, essa conquista-se ao longo dos anos, publicando os seus escritos, conquistando leitores, e sobretudo os críticos literários, os especialistas em análise textual, cada vez mais raros. A arte literária é tão difícil, tão subtil, como qualquer outra arte: pintura, música, cinema, teatro, etc. O verdadeiro escritor é como o arquiteto, procura tornar o seu trabalho agradável e duradouro. 
    Segue-se uma das mais jovens escritoras melgacenses, cuja data de nascimento ainda não consegui - talvez tenha nascido na década de setenta do século XX. 
                                                       

- Dr.ª Teresa de Jesus Rodrigues. Nasceu na freguesia de Paderne, concelho de Melgaço do Minho, a --/--/19--. // É professora. Em 1997 obteve o grau de Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Devido à sua juventude, só lhe conheço a seguinte obra: «O Entre Minho e Lima de 1381 a 1514 – antecedentes e evolução da comarca eclesiástica de Valença do Minho». Este livro foi publicado pelo Centro de Estudos Regionais, Viana do Castelo, no ano de 2002. Na Revista de Guimarães (Casa de Sarmento) n.º 106, de 1996, páginas 79 a 93, publicou o artigo «D. Afonso Henriques e o Alto Minho.» E na Revista da Faculdade de Letras do Porto pode ler-se o seu artigo «A Fronteira do Minho nos Finais da Idade Média: aspectos sócio-económicos.» É provável que nos últimos anos tenha publicado outras obras, não sei. 

 


 




 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário