terça-feira, 3 de maio de 2022

SONETOS DO SOL E DA LUA

Por Joaquim A. Rocha

 

// continuação de 20/02/2022.

SAUDOSA TERRA

 

Por onde anda minha saudosa terra,

Há muitos séculos que não a vejo;

Fugiu de mim, do meu carente beijo,

Para sítio distante, agreste serra.

 

Toda a minha história em si encerra,

Aquele lugar que eu tanto desejo;

Tem um rio mais belo do que o Tejo,

 Por si a minha alma chora e berra.

 

Não vou ficar sentado à espera

Que ela venha até mim pela manhã;

Irei percorrer todo o universo, 

 

Transformado em nave, azul esfera,

Em estrela do céu, grande ou anã…

Trazê-la de novo para seu berço.

  

 

 MOISÉS

 

Era príncipe, filho de Faraó,

O grande Moisés, surgido do rio;

Não sofria agruras do sol nem do frio,

Não sujava o corpo com reles pó.

 

Em penico de ouro fazia cocó,

Era bem mais famoso do que Io;

Tinha fêmeas belas para o cio,

Nas noites longas não estava só.

 

Mas eis que descobre a sua origem,

Descende, dizem, do povo judeu;    

Seu senhor é o temível Jeová!

 

Cresce no seu cérebro a vertigem,

Sente-se despojado do que é seu,

Raivoso, rasga a roupa tafetá. 

Sem comentários:

Enviar um comentário