quinta-feira, 19 de maio de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Fiães

Por Joaquim A. Rocha 


// Continuação de 23/02/2022...


DOMINGUES, Manuel Albano. Filho de José Roque Domingues e de Maria Joaquina Dias, trabalhadores, naturais de São Paio, residentes na freguesia de Fiães, no Regueiro da Ponte. Neto paterno de Manuel Domingues e de Joaquina Alves; neto materno de Manuel Dias e de Ana Marques. Nasceu em Fiães a 6/9/1910 e foi batizado na igreja católica local a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Domingues e Ludovina Domingues, solteiros, camponeses. // Nota: segundo consta, lutou em Espanha, na guerra civil, ao lado de seu irmão Abílio Augusto, contra as tropas de Franco; no final deve ter fugido para França.    

 

DOMINGUES, Manuel António. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, no estado de solteiro, a 19/6/1845, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Manuel Domingues e de Isabel Martins. // Casou na igreja de Fiães a 3/12/1845, com Maria Joaquina, filha de Manuel Domingues e de Antónia Quintela, ambos os noivos de Candosa. Testemunhas: Manuel Domingues, de Candosa, e Manuel Gonçalves Rego, da Jugaria. // Lavrador. // Faleceu em Candosa a 23/11/1895, com (70?) anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou dois filhos.   

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de António Domingues e de Maria Rosa Esteves, de Portocarreiro. Nasceu na freguesia de Fiães por volta de 1800. // Casou na igreja de Fiães a 10/12/1845, com Maria Rosa, filha de António Alves e de Maria Fernandes, de Varziela, Castro Laboreiro. Testemunhas do ato: Simão Esteves, do lugar de Ervedal, e Luís Domingues, da freguesia de Badim. // Lavrador. // Faleceu em Portocarreiro a 3/8/1868, com 68 anos de idade, viúvo. // Deixou duas filhas.     

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Maria Domingues, lavradeira, moradora em Ladronqueira. Neto materno de António Domingues e de Gertrudes de Almeida. // Tinha 35 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Fiães a 17/12/1860, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Maria Joaquina, de 33 anos de idade, solteira, fenalense como ele, filha de Manuel José Alves e de Rosa Vaz, lavradores, de Ladronqueira; neta paterna de José Alves e de Ana Esteves, e neta materna de Bernardo Vaz e de Ana Maria Meleiro. Testemunhas do ato religioso: António Alves, casado, lavrador, da Jugaria, e Manuel de Almeida, casado, lavrador, de Ladronqueira. // Faleceu em Ladronqueira a 2/8/1891, com 66 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou um filho. // A sua viúva finou-se em 1901.    

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Manuel Domingues e de Maria Joaquina Domingues. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Martins; n.m. de Manuel Domingues e de Ana Maria Vaz, todos de Candosa. Nasceu a 28/1/1848 e foi batizado a 2 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: o avô materno e Francisco Domingues, tio da criança.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de António Domingues e de Maria Rosa Domingues. Neto paterno de José Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria Joaquina Domingues, do lugar de Alcobaça. Nasceu a 26/1/1855 e foi batizado a 11 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Isidoro Alves e Domingas Pires, do lugar de Assureira. // Casou com Maria Rosa, filha de [Manuel] José Marques e de Rosa de Almeida. // Morreu no lugar de Adavelha, Fiães, no início do mês de Janeiro de 1918, com 62 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1189, de 5/1/1918). // Pai do pároco de Paderne, António Domingues (padre Amigo), de Aníbal José Domingues, e de Manuel José Domingues, solteiros, residentes em parte incerta do Brasil. // Sogro de Joaquim Esteves Calçada, emigrante no Brasil (Jornal de Melgaço n.º 1200, de 23/3/1918).

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Luís Manuel Domingues e de Helena Teresa Domingues, de Alcobaça, Fiães. N.p. de António Joaquim Domingues e de Mariana Afonso, do mesmo lugar; n.m. de António Domingues e de Maria José Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu a 10/6/1856 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Afonso e Maria Domingues, de Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de José Joaquim Domingues (Mouco) e de Clara Gonçalves, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Domingues (Mouco) e de Maria Ventura Martins; n.m. de António Gonçalves e de Luísa Esteves, de Azevinhos. Nasceu a 6/4/1860 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves, tio do bebé, da Jugaria, e Ana Rosa Alves, de Soutomendo de Baixo, solteiros, lavradores. // Faleceu a 18/4/1860.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de José Domingues, de Castro Laboreiro, e de Maria Alves, de Fiães, lavradores, residentes na Assureira. N.p. de Francisco Domingues e de Engrácia Domingues; n.m. de Isidoro Alves e de Domingas Pires. Nasceu a 4/7/1862 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, lavrador, e Ana Domingues, solteiros, tios do bebé, de Portelinha, Castro Laboreiro.   

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de António Domingues e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Lourenços. N.p. de Manuel Domingues e de Antónia Fernandes; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Quintela. Nasceu a 2/3/1865 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues e sua irmã, Ana Joaquina Domingues, solteiros, lavradores, do Porteiro. // Camponês. // Casou na igreja de Fiães a 2/10/1893 com a sua conterrânea Maria Francisca Rodrigues, de 37 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel José Rodrigues, natural da Gave, e de Angélica Rosa Marques, natural de Fiães. Testemunhas presentes: José Luís Marques, casado, lavrador, residente no lugar de Soutomendo de Cima, e Manuel José Domingues, solteiro, camponês, morador no lugar do Porteiro, ambos de Fiães.    

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Pinheiro, lavradores, de Soutomendo de Cima. N.p. de João Domingues e de Luísa Gregório; n.m. de Manuel Pinheiro e de Maria Teresa Alves. Nasceu a 6/1/1872 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues Carvalheira e sua mulher, Ana Domingues, lavradores, de Soutomendo de Baixo.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de António Joaquim Domingues, natural de Fiães, e de Claudina Alves, natural de Rouças, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Alves; neta materna de Manuel António Alves e de Maria Teresa Alves. Nasceu em Fiães a 3/4/1897 e foi batizado na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João António da Cunha, viúvo, lavrador, residente em Chão da Cancela, e Maria Joaquina Domingues, solteira, camponessa, moradora em Candosa. // Casou na CRCM a 10/7/1921 com Preciosa, nascida em São Paio a 11/3/1898, filha de Manuel José Soares, de São Paio, e de Maria Rosa Fernandes, de Fiães. // A sua esposa faleceu em Fiães a 22/5/1968. // Ele morreu também em Fiães a 4 de Abril de 1972.  

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Vitorino António Domingues e de Clotilde Augusta Alves. Nasceu no lugar do Faval, Fiães, a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 112, de 7/6/1931). No batismo teve por padrinho o professor Manuel José Rodrigues. // Em 1955 emigrou para o Brasil, onde permaneceu alguns anos no Rio de Janeiro; dali foi o Estado do Paraná (Catadunvas), dedicando-se ao comércio. // Casou com --------------------. // Devido ao prestígio que alcançou, o Município pôs a uma rua o nome “Melgaço”. // Pai de Márcia, nascida por volta de 1982 (VM 936). 

 

DOMINGUES, Manuel Augusto. Filho de Manuel Maria Domingues e de Maria Claudina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves; neto materno de Domingos Rodrigues e de Maria Joaquina Alves. Nasceu em Fiães a 4/7/1898 e foi batizado na igreja católica da localidade a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e Maria Rosa Domingues, tios paternos do batizando, solteiros, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu a 12/7/1899 e foi sepultado no adro.

 

DOMINGUES, Manuel Augusto. Filho de António Joaquim Domingues e de Alexandrina Meleiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de Agostinho Domingues e de Rosa Esteves; neto materno de Manuel Luís Meleiro e de Ana Rosa da Cunha. Nasceu em Fiães a 12/5/1902 e foi batizado na igreja católica local a 19 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, rural, e a sua avó paterna, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 12/4/1937 com Rosa de Jesus Esteves. // Enviuvou a 31/8/1985. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, Fiães, a 5/7/1997.

 

DOMINGUES, Manuel Batista. Filho de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz, moradores em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel José Domingues e de Isabel Maria Pires, de Lapela; n.m. de Agostinho Vaz e de Guimar Esteves. Nasceu a 14/2/1845 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e Ana Joaquina Vaz, tia materna. // Casou na igreja de Cristóval a 11/1/1871 com Maria Josefa, de 25 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do lugar do Ramo. Testemunhas: José do Outeiro, do Ramo, Cristóval; João Batista Domingues, de Soutomendo, Fiães, ambos solteiros; e Manuel Luís do Outeiro, casado, do Ramo, todos lavradores. // Ficou a residir com a esposa naquela freguesia. // No 2.º semestre de 1907 foi nomeado jurado por Cristóval. // Em 1912 foi nomeado pela Câmara Municipal de Melgaço para fazer parte como efetivo da Comissão Avaliadora dos prédios rústicos e urbanos da freguesia de Cristóval; o seu substituto era Francisco José Rodrigues (Correio de Melgaço n.º 1). // Foi novamente jurado pela freguesia de Cristóval no 2.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915). // Com geração (ver em Cristóval).   

 

DOMINGUES, Manuel Bento. Filho de Manuel Domingues e de Maria Quintela, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1836. // Rural. // Faleceu a 20/11/1905, em casa de um seu sobrinho, sita em Soutomendo de Baixo, apenas com a extrema-unção, com sessenta e nove anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

DOMINGUES, Manuel Bento. Filho de António Domingues e de Maria Rodrigues. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa, todos de Soutomendo de Baixo; n.m. de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, da Laje, Gave, concelho de Valadares. Nasceu a 14/6/1841 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento Rodrigues, da Gave, tio do neófito, e Ana Marques, solteira, de Soutomendo. 

 

DOMINGUES, Manuel Bento. Filho de António Domingues, de Fiães, e de Maria Rodrigues, da Gave, moradores em Soutomendo de Baixo. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa, de Fiães; n.m. de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, da Lage, Gave. Nasceu a 7/7/1848 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Bento Rodrigues, tio do bebé. // Lavrador. // Faleceu em Pousafoles a 31/1/1884, casado com Maria Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no adro. // Deixou duas filhas.      

 

DOMINGUES, Manuel Bento. Filho de Manuel Domingues e de Miquelina Bernardo, moradores no lugar de Adedela. Neto paterno de Luís Domingues e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Luís Bernardo e de Clara Joaquina Rodrigues. Nasceu em Fiães a 18/9/1896 e foi batizado na igreja católica da localidade a 20 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna, viúva, lavradeira, e o padre Manuel Bento Gomes, pároco colado na freguesia de Fiães. 

 

DOMINGUES, Manuel do Espírito Santo. Filho de Carlos Domingues e de Angélica Domingues. N.p. de João Domingues (Gorita) e de Isabel Domingues, todos de Alcobaça, Fiães; n.m. de Manuel Domingues (Fidalgo) e de ---------- Domingues, da vila de Castro Laboreiro. Nasceu a 16/5/1836 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos da Rocha e sua mulher, Maria Rodrigues, da Vila de Valadares.

 

DOMINGUES, Manuel Francisco (Padre). Filho de José Luís Domingues e de Antónia Esteves, lavradores, residentes em Pousafoles. Neto paterno de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues; neto materno de Francisco António Esteves e de Ana Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a 30/8/1863 e foi batizado a 2 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: o seu avô paterno, casado, e a avó materna, viúva, rurais. // Paroquiou Lamas de Mouro de onde, a 16/7/1902, transitou para Chaviães. // A 6/7/1926 foi-lhe reconhecido o direito à aposentação. // Faleceu em Chaviães a 17/7/1930.    

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de Joaquim Domingues e de Ana Luísa Meleiro, lavradores, de Pousafoles. N.p. de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Meleiro e de Rosa Domingues. Nasceu a 13/1/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Domingues e sua mulher, Clara Domingues, lavradores, de Pousafoles, tios do batizando. 

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de José Manuel Domingues, natural de Carvalhos, Rouças, e de Maria Antónia Alves, de Fiães, lavradores, residentes em Ladronqueira. Neto paterno de Domingos Domingues e de Josefa Antónia; neto materno de Manuel Alves e de Francisca Monteiro. Nasceu a 30/1/1868 e foi batizado a 5 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Francisco Manuel Esteves e sua irmã, Antónia Esteves, solteiros, lavradores, do lugar de Ladronqueira.   

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de José António Domingues e de Florinda Domingues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neto paterno de José Joaquim Domingues e de Belina Alves; neto materno de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 21/10/1907 e foi batizado na igreja católica local a 28 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel Francisco Domingues, pároco de Chaviães, e Maria Albertina Domingues, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 12/5/1962 com a sua conterrânea, Conceição Esteves, de 57 anos de idade, filha de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/6/1967.  

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos Domingues e de Luisa Gregório, de Fiães. // Lavrador. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, a 15/7/1864, com 65 (?) anos, viúvo de Ana Martins. // Deixou três filhos.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Antónia Fernandes, de Lourenços, Fiães. // Casou na igreja de Fiães, a 28/8/1850, com a sua parente no 4.º grau, Isabel Ventura, filha de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Vaz, de Pousafoles. Testemunhas: Gaspar Soeiro e Manuel Vaz, de Ladronqueira.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Domingues e de Maria Caetana Esteves, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1828. // Rural. // Casou na igreja de Fiães, a 11/10/1854, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Marcelina, filha de Francisco Domingues e de Maria do Carmo (?), todos de Pousafoles. Testemunhas: Manuel de Almeida e Manuel Esteves, fenalenses. // Faleceu a 13/3/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Pousafoles, com todos os sacramentos da igreja católica, com 79 anos de idade, no estado de viúvo da sobredita Marcelina, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.     

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Isabel Vaz. N.p. de Sebastião Domingues e de Maria Domingues; n.m. de Manuel Vaz e de Ana Rosa Vaz. Nasceu a 17/10/1837 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Marques e sua mulher, Antónia Barbosa Afonso, todos de Portocarreiro.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues, de Lamas de Mouro, e de Isabel Pires, de Fiães. Nasceu por volta de 1838. // Lavrador. // Faleceu em Lapela a 27/5/1884, com 46 anos de idade, casado com Maria Joaquina Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.   

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos Domingues e de Maria do Carmo Esteves, residentes no lugar do Fulão. Nasceu por volta de 1843. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, morava na sua freguesia de Fiães, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 23/6/1869 com Angélica, de 33 anos de idade, solteira, natural daquela freguesia de Melgaço, filha de Bento Domingues e de Angélica Domingues.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Domingues e de Maria Rodrigues, de Soutomendo de Baixo. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, da Gave, Valadares. Nasceu a 25/12/1843 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Cunha e sua prima, Maria da Cunha, solteiros, de Soutomendo de Baixo.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Marques, de Lapela. N.p. de Domingos Domingues (Moço) e de Rosa Esteves, de Alcobaça; n.m. de Manuel Marques e de Maria Antónia Lourenço, de Lapela. Nasceu a 14/6/1844 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Isabel Gonçalves, de Lapela, todos fenalenses.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Rosa Maria Domingues. N.p. de João Domingues e de Isabel Domingues; n.m. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Alves, todos de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 19/4/1852 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues (por seu procurador, António José Domingues) e Ana Maria Domingues, do sobredito lugar.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de ---------- Domingues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1859. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a --/--/1913, com 54 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913).

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Ana Maria Ferreira, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de Francisco Domingues e de Maria Fernandes; n.m. de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves, da Cela de Cima, Padrenda. Nasceu a 1/7/1861 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Domingues e Maria Domingues, tios do bebé, solteiros, lavradores. // Casou na igreja de Cristóval a 13/1/1892 com Clara Joaquina, solteira, filha de Manuel de Almeida e de Maria Rosa Marques, nascida em Fiães a 4/2/1863. Testemunhas presentes ao ato religioso: Alberto Gonçalves, solteiro, lavrador, residente no lugar de Ladronqueira, e Manuel Joaquim Marques, casado, lavrador, residente no lugar da Congosta, ambos de Fiães. 

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Joana Rosa Marques, moradores no lugar da Congosta. N.p. de Manuel José Domingues e de Ana Maria Joaquina Quintela; n.m. de Francisco Marques e de Bárbara Antónia Afonso. Nasceu em Fiães a 23/1/1862 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. // Camponês. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 4/8/1892 com a sua parente e conterrânea Maria Joaquina Vaz, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Luís Vaz e de Rosa Maria Meleiro, fenalenses. Testemunhas presentes: Manuel Marques, casado, lavrador, e seu irmão José Joaquim Marques, solteiro, lavrador, residentes no lugar do Faval. // Faleceu na freguesia de Ceivães, concelho de Monção, a 17/11/1942 (confirmar).

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Domingues e de Clara Domingues, lavradores, de Pousafoles. N.p. de Joaquim Domingues e de Maria Caetana; n.m. Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues. Nasceu a 19/10/1864 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Ana Luísa Meleiro, lavradores, tios do bebé, do lugar de Pousafoles.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Maria Esteves, lavradores, do Ervedal. N.p. de Caetano Domingues e de Maria Luísa Marques; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Bernardo. Nasceu a 24/5/1868 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. 

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Vitorino Domingues e de Albina Vaz, trabalhadores, residentes em Pousafoles. Neto paterno de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues; neto materno de José Vaz e de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Fiães a 25/4/1906 e foi batizado na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues Miranda, casado, e Miquelina Domingues Miranda, solteira, camponeses. // A 19/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «ótimo»; tinha como seu professor o padre João Nepomuceno Vaz (ver Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918).

 

DOMINGUES, Manuel José. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 28/12/1839 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente. // Os herdeiros pagaram três ofícios e 78 missas.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de José Domingues e de Maria Antónia Afonso. Nasceu por volta de 1792. // Lavrador. // Faleceu na Quingosta, Fiães, a 16/7/1868, com 76 anos de idade, casado com Joaquina Quintela. // Deixou um filho.

 

DOMINGUES, Manuel José (Padre). Filho de Pedro Domingues e de Maria Vaz, moradores no lugar do Faval. Nasceu por volta de 1797. // Em 1842 já era presbítero; em Maio de 1843 era cura na freguesia de Fiães. // Faleceu no Faval a 26/12/1874, com 77 anos de idade. // Deixou testamento. // Era irmão de Maria Caetana.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António Domingues e de Maria Rodrigues Nasceu em Fiães por volta de 1804. // Lavrador e pedreiro. // Casou com Francisca Rosa Vaz. // Faleceu a 14/8/1893, em sua casa de morada, sita no lugar de Gondufe, freguesia de Chaviães, sem sacramentos, por ter morte repentina, com 89 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Chaviães. // Com geração (ver em Chaviães).

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Maria Ventura Gonçalves (!). // Casou na igreja de Fiães, a 13/9/1838, com Maria Joaquina, filha de João Alves e de Rosa Esteves. Testemunhas do ato religioso: Manuel Joaquim Marques e Manuel Esteves, todos de Lapela, Fiães.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel José Domingues e de Ana Maria Joaquina Quintela, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1839. // Rural. // Faleceu a 30/9/1901, em sua casa de morada, sita no lugar da Congosta, com 62 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, casado com Joana Rosa Marques, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Francisco Domingues e de Isabel Marques. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa; n.p. de António Marques e de Maria Gonçalves, todos de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 25/8/1844 e foi batizado a 1 de Setembro desse ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves Rego e sua mulher, Maria Alves, da Jugaria. // Casou com Emília Afonso. // Faleceu por volta de 1920; por sua morte foram citados Francisco Domingues, solteiro, Joaquim Domingues e sua mulher, Cândido Domingues, Manuel Domingues e sua mulher, ausentes em parte incerta, a fim de assistirem ao inventário orfanológico a que se procedia por morte do pai e sogro (Jornal de Melgaço n.º 1311, de 14/11/1920).

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Alves, de Ladronqueira. N.p. de Francisco Domingues e de Maria Vieites, da Jugaria; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Alves, de Ladronqueira. Nasceu a 31/3/1854 e foi batizado a 16 de Abril desse ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura da freguesia de Fiães, e sua irmã, Rosa Maria Marques, de Adavelha.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. N.p. de Joaquim Domingues e de Maria Caetana (?) Esteves; n.m. de Francisco Domingues e de Maria do Carmo. Nasceu a 19/7/1855 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Domingues e Rosa Maria Domingues (tios do bebé?), todos de Pousafoles. // Casou na igreja da sua terra natal a 18/10/1882 com Maria Adelina, solteira, de 21 anos de idade, filha de Joaquim Gonçalves da Fonte e de Emília Rosa Gomes de Sousa, camponeses, moradores no lugar da Jugaria. // Com geração.   

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Domingues (Rola) e de Luísa Esteves, residentes no lugar da Congosta. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Vaz, do dito lugar; n.m. de Torcato José Esteves e de Joaquina Meleiro, de Balsada. Nasceu a 11/1/1857 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Esteves, solteiro, e sua mãe, Maria Vaz, da Eira de Lapela. // Faleceu a 13/3/1857.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Francisco Domingues e de Maria Joaquina Gonçalves, moradores no lugar da Candosa. N.p. de Manuel Domingues e de Ana Maria Vaz, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves do Rego e de Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. Nasceu a 27/7/1858 e foi batizado a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Alves, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Maria Domingues, solteira; n.m. de Manuel Alves e de Rosa Vaz. Nasceu a 20/2/1862 e foi batizado a 2 de Março desse ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António Domingues e de Ana Domingues, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Domingues e de Ana Luísa Martins; n.m. de Manuel Domingues e de Isabel Vaz. Nasceu a 30/4/1870 e foi batizado na igreja a 8 de Maio desse ano. Padrinhos: Manuel José Marques e sua mulher, Maria Rosa Domingues, tia do neófito, lavradores, de Adavelha. (A madrinha já o tinha batizado em casa, no dia do nascimento, devido à sua fragilidade). // Faleceu a 18/5/1870. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de João [Evangelista] Domingues e de Maria [Luísa] Domingues, lavradores, residentes no lugar do Porteiro. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Quintela, do dito lugar; n.m. de António Domingues e de Rosa Vaz, de Balsada. Nasceu a 27/3/1874 e foi batizado a 3 de Abril desse ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Rosa Marques, do Faval. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 21/9/1896 com a sua parente e conterrânea, Joaquina Rosa Martins, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Domingos Martins e de Ana Maria Meleiro. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Esteves e Manuel António Domingues, casados, lavradores, de Soutomendo de Cima. // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu em Soutomendo de Baixo em 1933, com 59 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 205, de 20/8/1933).

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de José Manuel Domingues, natural de Rouças, e de Maria Antónia Alves, de Fiães, lavradores, residentes em Ladronqueira. Neto paterno de Domingos Domingues e de Josefa Antónia; neto materno de Manuel Alves e de Francisca Monteiro. Nasceu a 16/3/1884 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires, solteiro, e sua mãe, Maria Esteves, viúva, jornaleiros, do lugar do Ervedal. // Faleceu a 9/12/1888 e foi sepultado na igreja de Fiães.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Justino José Domingues, lavrador, natural de Castro Laboreiro, e de Antónia Alves, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Alcobaça. Neto paterno de António Domingues e de Luísa Domingues; neto materno de Domingos José Alves e de Lina Teresa Esteves. Nasceu em Fiães a 2/7/1900 e foi batizado na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, cabo da Guarda-Fiscal, e sua mulher, Angélica Domingues, de Lamas de Mouro. // Casou a 5/7/1920, na CRCM, com Josefina Gonçalves. // Ambos os cônjuges faleceram em Lamas de Mouro: a esposa a 9/11/1972 e ele a 11/1/1992. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Maria Rosa Domingues, solteira, camponesa, moradora em Soutomendo de Baixo. Neto materno de José Domingues e de Clara Conde. Nasceu em Fiães a 7/1/1902 e foi batizado na igreja católica local a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Henriques, solteiro, lavrador, e Joaquina Afonso, solteira, proprietária. // Faleceu em Rouças a 29/12/1985.

 

DOMINGUES, Manuel José (Conde). Filho de -------- Domingues e de ----------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // A 25/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de suficiente; era aluno do padre João Nepomuceno Vaz (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com --------------------------------------. Em 1992 residia no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, e já era viúvo. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Laurinda Domingues, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Pousafoles. Neto materno de Manuel Domingues e de Maria Adelina Gonçalves. Nasceu em Fiães a 7/7/1909 e foi batizado na igreja católica local a 11 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Domingues, viúvo, e Maria Domingues, solteira, lavradores.

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de Manuel Domingues e de Isabel Pires, de Lapela. Nasceu por volta de 1818. // Lavrador e proprietário. // Casou na igreja de Fiães a 2/12/1840, com Maria Luísa, filha de Agostinho Vaz e de Guimar Esteves, de Soutomendo. Testemunhas: António Gonçalves e Manuel Gonçalves dos Campos, fenalenses. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 4/3/1891, com 73 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de Sebastião José Domingues e de Angélica Clara Gonçalves, moradores em Adedela. N.p. de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro; n.m. de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu a 23/4/1852 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina Marques, casada com Luís de Almeida, de Portocarreiro. 

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de Sebastião José Domingues, de Lamas de Mouro, e de Angélica Clara Gonçalves, de Fiães, lavradores, residentes em Adedela. N.p. de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves. Nasceu a 14/3/1866 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Luís de Almeida e sua mulher, Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro.   

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de Manuel Domingues, de Lamas de Mouro, e de Ana de Oliveira, de Fiães, lavradores, do Ervedal. N.p. de Bento Domingues e de Isabel Domingues; n.m. de João Batista Bernardo de Oliveira e de Rosa Esteves. Nasceu a 18/6/1866 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues, viúvo, do Fulão, e Clara de Oliveira, solteira, do Ervedal, lavradores.

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de António Manuel Domingues e de Maria Marques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz; neto materno de Luís Marques e de Ana Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 10/8/1896 e foi batizado na igreja católica da localidade a 15 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, lavrador, e sua tia materna, Rosa Marques, solteira, camponesa, ambos de Soutomendo de Baixo.

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de Justino Domingues e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Adedela. Neto paterno de Luís Domingues e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves. Nasceu em Fiães a 21/4/1910 e foi batizado na igreja católica local a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, casado, e Rosa Esteves, viúva, camponeses. // Casou a 1/4/1954 com a sua conterrânea Rosa Martins. // Faleceu em Royens, França, a 14/11/1968.

 

DOMINGUES, Manuel Maria. Filho de Manuel Domingues (do Porto) e de Ana Maria Domingues, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Joaquim Domingues e de Clara Vaz; n.m. de João Domingues e de Luísa Gregório. Nasceu a 23/2/1863 e foi batizado a 1 de Março desse dito ano. Padrinhos: Manuel José Marques e sua mulher, Maria Rosa Domingues, lavradores, de Soutomendo de Baixo. // Rural. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento com a sua conterrânea e parente no 2.º e 3.º grau de consanguinidade, Clara Rosa Marques, de 25 anos de idade, solteira, filha de Manuel Marques e de Maria Domingues, fenalenses. Testemunhas presentes: Francisco de Jesus Alves, Manuel Joaquim Alves, e Manuel Rodrigues, todos solteiros, lavradores, residentes em Ladronqueira. // Faleceu em Fiães a 28/11/1942. // Pai de Angelina.  

 

DOMINGUES, Manuel Maria. Filho de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de António Domingues e de Rosa Vaz; n.m. de Mariana Esteves. Nasceu a 26/10/1865 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro lavrador (representado por Manuel José Esteves, do Faval) e sua irmã, Maria Luísa Domingues, solteira, lavradora, tios paternos do batizando, de Balsada. // Rural. // Casou na igreja de Fiães a 28/7/1897 com a sua conterrânea Maria Claudina Rodrigues, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Domingos Rodrigues e de Rosa Esteves, lavradores, fenalenses. // Faleceu em Fiães a 13/12/1942 (confirmar). // Com geração.   

 

DOMINGUES, Manuel Maria. Filho de Manuel Domingues e de Joana Rosa Marques, lavradores, da Congosta. N.p. de Manuel Domingues e de Joaquina Quintela; n.m. de Francisca Marques e de Antónia Bárbara Afonso. Nasceu a 17/9/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a avó paterna, viúva, lavradeira, e Pedro Nunes, casado, jornaleiro, das Estúrias (deve ser Astúrias), ambos moradores no lugar da Congosta, Fiães. // Faleceu em Fiães a 2/3/1951.

 

DOMINGUES, Manuel Maria. Filho de Rosa Maria Domingues, solteira, lavradora, residente no Fulão. N.m. de Manuel Domingues e de Ana Maria Ferreira. Nasceu a 12/4/1887 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ferreira e sua mulher, Maria Teresa Vaz, lavradores, de Cela de Cima, Padrenda, bispado de Tui. 

 

DOMINGUES, Manuel Mário. Filho de ----------- Domingues e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Pousafoles, Fiães, a --/--/1994 (VM 1014).

 

DOMINGUES, Marcelina. Filha de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues. // Lavradeira. // Faleceu em Pousafoles a 27/7/1895, com 66 anos de idade, casada com Manuel Joaquim Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Marcelina Rosa de Jesus. Filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Alves, de Ladronqueira. N.p. de Francisco Domingues e de Antónia Vieites, da Jugaria; n.m. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, de Ladronqueira. Nasceu a 25/3/1858 e foi batizada a 16 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: João do Telheiro (?) e sua mulher, Marcelina, de Viladraque, Paços.

 

DOMINGUES, Margarida. // Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com Nuno Coelho da Silva. // Em 2021 residia em Vila Praia de Âncora; era dona de um restaurante sito perto da praia. 

 

DOMINGUES, Margarida Augusta. Filha de Justino Domingues e de Elvira de Jesus Fernandes. Nasceu em Fiães a --/--/1935 (NM 293).

 

DOMINGUES, Margarida Rosa. Filha de Francisco Domingues e de Angelina Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1931 (NM 104, de 12/4/1931, e NM 105, de 19/4/1931).

 

DOMINGUES, Maria. // Faleceu no Faval, viúva, a 18/6/1841, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os herdeiros mandaram dizer, para salvação da sua alma, três ofícios e 70 missas. 

 

DOMINGUES, Maria. // Faleceu a 6/7/1841, no estado de viúva de António Domingues, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os herdeiros pagaram três ofícios e 100 missas. 

 

DOMINGUES, Maria. // Casou com Manuel Gonçalves dos Campos, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu a 11/2/1849, demente, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Maria. // Casou com Manuel de Almeida, do Fulão. // Faleceu a 17/8/1853 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

DOMINGUES, Maria. // Faleceu repentinamente, no lugar do Campinho, Soutomendo, já viúva, a 10/1/1855, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Domingues e de Gertrudes de Almeida, lavradores. Nasceu por volta de 1788. // Faleceu em Ladronqueira, a 6/4/1876, com 88 anos de idade, viúva de Gaspar Soeiro (?), lavrador, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Francisco Domingues e de Maria Benta Domingues. Nasceu por volta de 1790. // Lavradeira. // Faleceu em Pousafoles, a 6/7/1870, com 80 anos de idade, viúva de José Alves. // Deixou quatro filhos.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Gomes. Nasceu em Fiães por volta de 1797. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, a 2/11/1873, com 76 anos de idade, casada com Manuel José Meleiro. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Fiães por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu em Adavelha, a 25/6/1870, com 60 anos de idade, viúva de Manuel Vaz. // Deixou um filho.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Luisa Pires, solteira. Nasceu em Fiães por volta de 1811. // Lavradeira. // Faleceu em Lapela, Fiães, a 18/4/1873, com 62 anos de idade, viúva de Manuel Esteves. // Deixou um filho.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel António Domingues e de Isabel Rodrigues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1820. // Camponesa. // Faleceu a 10/6/1903, em casa de sua filha, sita no lugar da Jugaria, sem sacramentos, com 83 anos de idade, no estado de viúva de Joaquim Fernandes, sem testamento, e foi sepultada no cemitério local. 

 

DOMINGUES, Maria. // Nasceu por volta de 1841. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo a --/--/1930, com 89 anos de idade; era, nesse ano, a mulher mais idosa da freguesia (Notícias de Melgaço n.º 47, de 26/1/1930). 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de José Joaquim Domingues e de Belina Alves. N.p. de Joaquim Domingues e de Caetana Esteves; n.m. de José Alves e de Maria Meleiro, todos lavradores, de Pousafoles. Nasceu a --/--/1873 e foi batizada a 18 de Janeiro desse ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, e José Joaquim Alves, solteiro, lavradores, de Pousafoles. // Casou na igreja de Fiães a 16/3/1892 com o seu conterrâneo e parente João Manuel Meleiro. // Faleceu a 3/7/1939.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Francisca Rodrigues. Nasceu em Fiães a --/--/1896. // Morou no lugar de Soutomendo de Cima, Fiães. // Faleceu a 26/4/1977. // Deixou bens. // Não fizera testamento. // Foi sepultada no cemitério local.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Domingues e de Miquelina Bernardo, lavradores, residentes no lugar de Adedela. Neta paterna de Luís Domingues e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Luís Bernardo e de Clara Joaquina Rodrigues. Nasceu em Fiães a 18/7/1903 e foi batizada na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, casada, e Claudino Bernardo, solteiro, lavrador, tio materno da neófita, ambos do lugar de Portocarreiro. // Faleceu em Fiães a 12/11/1973. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Maria Domingues e de Clara Rosa Marques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Manuel Domingues (do Porto) e de Ana Domingues; neta materna de Manuel Marques (Paciência) e de Maria Rosa Domingues, todos rurais. Nasceu em Fiães a 25/10/1903 e foi batizada na igreja católica local a 2 de Novembro desse dito ano. Padrinhos: Luís António Reinales, solteiro, lavrador, do lugar da Congosta, e Maria Albina Marques, solteira, criada de servir, do lugar da Adavelha. // Casou na CRCM a 1/4/1923 com o seu conterrâneo Joaquim Domingues, de 23 anos de idade, filho de Manuel António Domingues e de Maria Francisca Rodrigues. // O seu marido morreu em Fiães a 1/8/1965. // Ela faleceu também em Fiães, no lugar de Soutomendo de Cima, a 21/3/1994, na casa do filho Carlos Domingues, com 90 anos de idade, e foi sepultada no cemitério local. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de ---------- Domingues e de ----------------------. Nasceu a --/--/1906. // Faleceu solteira, com 87 anos de idade, em Soutomendo de Baixo, em casa da sua sobrinha Augusta Domingues, casada, com quem morava. // Irmã de Manuel e de Albano, conhecidos pelos “da Cruz” (A Voz de Melgaço n.º 979, de 15/2/1993).

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel António Domingues e de Preciosa Augusta Soares. Nasceu em Fiães a --/--/1934 (NM 238, de 8/7/1934).

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de António Domingues e de Maria Rodrigues, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, da Gave, Valadares. Nasceu a 25/12/1843 e foi batizada a 28 desse mês e ano: Padrinhos: Manuel da Cunha e sua prima, Maria da Cunha, solteiros, de Soutomendo de Baixo.

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de Maria Rosa Domingues, de Lapela. N.m. de Manuel Domingues e de Isabel Pires, do dito lugar. Nasceu a 13/3/1847 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Domingues (representado pelo avô da neófita) e sua mulher, Maria Luísa Esteves (batizara a criança em casa no próprio dia do nascimento), da Ganchinha, Fiães. 

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de Francisco José Domingues e de Ana Francisca Vaz, lavradores, de Lapela. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques; n.m. de José Francisco Vaz e de Maria Angélica Alves. Nasceu a 14/8/1866 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Florindo Alves e sua mulher, Ana Joaquina Esteves, lavradores, do lugar de Lapela.

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de António Domingues e de Rosa Vaz; n.m. de Mariana Esteves. Nasceu a 26/10/1869 e foi batizada na igreja católica da localidade a 1 de Novembro desse dito ano. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, casado, de Soutomendo de Cima, e Maria Albina Marques, solteira, de Soutomendo de Baixo, lavradores. // Casou na igreja de Fiães a 6/7/1909 com o seu conterrâneo Justino Domingues, de 34 anos de idade, solteiro, negociante. // Faleceu no lugar de Adedela a 14/1/1941.

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de Manuel Bento Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1879. // Tinha 19 anos de idade quando casou na igreja de Fiães a 30/6/1898 com Serafim Alves Conde, de 27 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Castro Laboreiro, filho de Manuel José Alves Conde e de Maria Rosa Esteves, lavradores, castrejos. // Com geração.

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Francisca Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Soutomendo de Cima. Neta paterna de António Domingues e de Joaquina Domingues; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Angelina Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 22/3/1896 e foi batizada na igreja católica da localidade a 25 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António Carvalho e sua mulher, Maria Albina Gonçalves, camponeses, do lugar da Adedela. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 26 de Abril de 1977.

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de António Joaquim Domingues e de Alexandrina Meleiro, trabalhadores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves; neta materna de Manuel Luís Meleiro e de Ana da Cunha. Nasceu em Fiães a 26/2/1906 e foi batizada na igreja católica local a 3 de Março desse ano. Padrinhos: Manuel Luís Meleiro, casado, e Rosa Esteves, viúva, lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 27/1/1993.   

 

DOMINGUES, Maria Alice. Filha de Domingos José Domingues e de Laurinda Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1937 (NM 376).

 

DOMINGUES, Maria Amélia. Filha de Vitorino Domingues e de Clotilde Augusta Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 49, de 9/2/1930).

 

DOMINGUES, Maria Angélica. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Afonso. Nasceu em Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/914).

 

DOMINGUES, Maria Angelina. Filha de --------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1923. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo a --/--/1933, com apenas dez anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 182, de 5/2/1933).

 

DOMINGUES, Maria Antónia. Filha de Manuel José Domingues e de Emília Afonso, lavradores, de Soutomendo de Cima. Neta paterna de Francisco Domingues e de Isabel Marques; neta materna de Manuel Afonso e de Clara Gonçalves, do lugar de Alcobaça. Nasceu a 1174/1882 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Madrinha: Antónia Esteves, solteira, natural de Castro Laboreiro. // Faleceu em Fiães a 12 de Julho de 1942 (confirmar). 

 

DOMINGUES, Maria da Ascenção. Filha de ---------- Domingues e de ----------------------. Nasceu em Pousafoles, Fiães, a --/--/1935. // Faleceu a --/--/1937, com dois anos de idade (NM 363). 

 

DOMINGUES, Maria Augusta. Filha de José Augusto Domingues, lavrador, natural de Castro Laboreiro, e de Rosa Maria Alves, lavradeira, natural de Fiães, moradores no lugar de Alcobaça. Neta paterna de Francisco Domingues e de Ana Domingues; neta materna de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Fiães a 29/9/1906 e foi batizada na igreja católica local a 1 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: José Vaz, casado, cabo da Guarda-Fiscal, e Maria Luísa Domingues, viúva, lavradeira.

 

DOMINGUES, Maria Caetana. Filha de Pedro Domingues e de Maria Vaz, do Faval. Nasceu por volta de 1804. // Casou em primeiras núpcias com Manuel Marques e em segundas com Joaquim Monteiro. // Faleceu no dito lugar, a 28/5/1877, sem testamento, com 73 anos de idade, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Era irmã do padre Manuel José Domingues. 

 

DOMINGUES, Maria do Carmo. Filha de Diogo Domingues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu por volta de 1812. // Lavradeira. // Faleceu em Pousafoles a 9/3/1882, com 70 anos de idade, casada com Francisco Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou quatro filhos.  

 

DOMINGUES, Maria do Carmo. Filha de Francisco Domingues e de Clara Domingues, lavradores, residentes em Pousafoles. N.p. de Joaquim Domingues e de Caetana Esteves; n.m. de Francisco Domingues e de Maria do Carmo. Nasceu a 22/12/1869 e foi batizada a 25 desse mês. Padrinhos: a sua avó paterna, viúva, e Francisco Domingues, casado, lavradores, do lugar de Pousafoles. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 26/11/1890 com Manuel José Fernandes, de 33 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Lamas de Mouro. // Ambos faleceram no lugar da Igreja, freguesia de Cerdal, Valença: o marido a 2/12/1935, e ela a 22/10/1942, em casa do filho Constantino António Fernandes, pároco dessa freguesia valenciana.

 

DOMINGUES, Maria do Carmo. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Adelina Gonçalves, lavradores. // Faleceu no lugar de Pousafoles, Fiães, a 12/1/1893, com apenas três anos de idade, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de Justino Domingues e de Antónia Alves, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1893. // Faleceu no lugar de Alcobaça, Fiães, a 5/1/1897, com apenas quatro anos de idade, e foi sepultada no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de Manuel José Domingues e de Josefina Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1929 (NM 39, de 24/11/1929).

 

DOMINGUES, Maria de Jesus. Filha de José António Domingues e de Florinda Domingues, lavradores, residentes em Pousafoles. Neta paterna de José Joaquim Domingues e de Belina Alves; neta materna de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 28/5/1896 e foi batizada na igreja católica da localidade a 31 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Ralha, soldado aposentado da Guarda-Fiscal, e sua mulher, Maria Luísa Pires, lavradeira, ambos do lugar de Marga, Cristóval. // Faleceu a 11/6/1896, em casa dos seus pais, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. // Faleceu a 1/9/1858, casada com Manuel Esteves, de Adedela, e foi sepultada na igreja a 3 desse mês e ano.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Bento Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, por volta de 1824. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a 3/11/1898, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, no estado de casada com o seu conterrâneo Bento Manuel Esteves, com testamento, sem filhos (!), e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Paços. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Ana Maria Vaz, lavradores, residentes no lugar de Candosa. Nasceu em Fiães por volta de 1826. // Camponesa. // Faleceu a 9/1/1903, em sua casa de morada, sita no lugar de Candosa, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 77 anos de idade, sem testamento, no estado de viúva de Manuel Domingues, e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Marques, naturais de Fiães. Nasceu por volta de 1841. // Lavradeira. // Faleceu em Lapela, Fiães, a 9/2/1870, com 29 anos de idade, solteira. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Caetano José Domingues e de Luísa Esteves, da Congosta. N.p. de António José Domingues e de Maria Domingues; n.m. de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida, do Fulão. Nasceu a 3/12/1845 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues (com procuração que deixou a seu pai, Manuel Domingues) e sua irmã, Maria Joaquina Domingues, de Lapela.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Alves, moradores em Portocarreiro. N.p. de António Domingues e de Maria Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de António Alves e de Maria Fernandes, de Varziela, Castro Laboreiro. Nasceu a 4/9/1846 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Madrinha: Ana Maria Esteves, de Portocarreiro. // Lavradeira. // Faleceu em Portocarreiro a 27/6/1889, casada com o seu conterrâneo Manuel José Vaz, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.      

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Domingues e de Isabel Marques, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa; n.m. de António Marques e de Maria Gonçalves. Nasceu a 29/5/1847 e foi batizada a 6 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Gonçalves, da Jugaria. // Casou na igreja de Fiães a 12/10/1899 com o seu conterrâneo Francisco António Esteves, de 42 anos de idade, viúvo de Miquelina Rosa Meleiro, lavrador.         

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Sebastião José Domingues e de Angélica Clara Gonçalves, de Adedela. N.p. de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro; n.m. de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves, de Adedela. Nasceu a 29/12/1847 e foi batizada a 1/1/1848. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Maria Domingues, solteira, da Jugaria. N.m. de Francisco Domingues e de Maria José Vieites, do dito lugar. Nasceu a 16/5/1848 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e Ana Domingues, tios da batizanda.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de António Manuel Domingues e de Maria Marques. Nasceu em Fiães por volta de 1849. // Camponesa. // Faleceu a 7/2/1909, em casa de seus pais, sita em Soutomendo de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Alves, residentes no lugar de Ladronqueira. N.p. de Francisco Domingues e de Maria Vieites, da Jugaria; n.m. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, de Ladronqueira. Nasceu a 3/6/1850 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Vieites e sua mulher, Ana Maria Meixeiro, de Rouças. // Faleceu por volta de 1919; por sua morte foi citado Manuel José Esteves, solteiro, ausente em parte incerta da República Argentina, para assistir aos termos do inventário (Jornal de Melgaço n.º 1273, de 7/12/1919).

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Isabel Ventura Domingues, residentes em Pousafoles. N.p. de Manuel Domingues e de Antónia Fernandes, de Lourenços; n.m. de Manuel José Domingues (Açafrão) e de Maria Rosa Domingues, de Pousafoles. Nasceu a 4/3/1852 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Gonçalves, solteiro, de Portocarreiro, e sua mãe, Ana Fernandes. // Casou com Manuel, natural de Castro Laboreiro, filho de Jerónimo Esteves e de Maria Bernardo. // Enviuvou a 31/10/1901. // Com geração.     

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de ---------- Domingues e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1853. // Faleceu em Pousafoles, Fiães, a --/--/1917, com 64 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917).

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Maria Joaquina Domingues. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Martins; n.m. de Manuel Domingues e de Ana Maria Vaz, todos de Candosa. Nasceu a 18/2/1854 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: o avô (paterno ou materno?) e tio, Manuel Domingues, do lugar da Candosa.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de António Domingues e de Maria Rodrigues, moradores no lugar de Soutomendo de Baixo. N.p. de João Domingues e de Maria Domingues Barbosa, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, da Lage, Gave, concelho de Valadares. Nasceu a 10/7/1854 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Madrinha: Angélica Marques, solteira, de Soutomendo de Cima. // Nota: deve ser a senhora que faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo a --/--/1930, com 75 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 49, de 9/2/1930).   

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Luís Domingues e de Maria Gonçalves, moradores no lugar da Jugaria. N.p. de João Domingues e de Domingas Gonçalves, de Gavião, Lamas de Mouro; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Vieites, da Jugaria, Fiães. Nasceu a 11/9/1856 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Domingues e de Luísa Esteves, da Congosta. N.p. de Manuel José Domingues e de Isabel Vaz, do dito lugar; n.m. de Torcato Esteves e de Joaquina Meleiro, de Balsada. Nasceu a 25/3/1858 e foi batizada a 4 de Abril desse ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Ventura Esteves, de Lapela.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Luís Domingues e de Luísa Teresa Domingues, residentes em Alcobaça, Fiães. N.p. de António Joaquim Domingues e de Mariana Afonso; n.m. de António Domingues e de Maria José Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu a 30/3/1858 e foi batizada a 6 de Abril desse ano. Padrinhos: José Domingues e Joaquina Domingues, tios da batizanda, de Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Marques, residentes no lugar de Pousafoles. N.p. de Francisco Domingues e de Isabel Esteves, de Lapela; n.m. de António Marques e de Mariana Esteves, de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 4/4/1858 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues e Maria Rosa Domingues (batizara a criança em casa no dia do nascimento, por a achar fraca), do lugar de Lapela. // Faleceu a 20/4/1858.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Pires, lavradores, residentes em Lapela, Galiza (*), «desta freguesia» N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Pires; n.m. de Maria Rosa Pires, solteira. Nasceu a 29/6/1860 e foi batizada a 8 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, solteiro, lavrador, e Maria Rosa Domingues, casada com Domingos Alves, tia paterna da neófita, todos de Lapela. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar de Lapela a 27/4/1883, solteira, sem sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja de Fiães. /// (*) Lapela devia pertencer à Galiza, mas para efeitos religiosos acho que estava ligado a Fiães, por ser talvez a igreja mais próxima desse lugar. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de António Domingues (Amigo) e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes em Alcobaça. N.p. de José Domingues e de Maria Luísa Rodrigues; n.m. de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu a 17/5/1861 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Rodrigues e sua mulher, Maria Rosa Domingues, lavradores, de Alcobaça. // Lavradeira. // Faleceu em Alcobaça a 15/8/1895, casada desde 1885 com Manuel José Fernandes, natural de Lamas de Mouro, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Domingues, solteiro, de Soutomendo de Cima, e de Maria Joaquina Pinheiro, solteira, de Candosa. Neta paterna de João Domingues e de Luísa Gregório; neta materna de Manuel Pinheiro e de Teresa Maria Rodrigues. Nasceu em Fiães a 14/5/1863 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Pinheiro e sua irmã, Ana Joaquina Pinheiro, solteiros, lavradores, tios maternos da criança, do lugar de Candosa. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues (Canejas?) e de Maria Domingues, lavradores, de Candosa. N.p. de Manuel Domingues (Canejas?) e de Isabel Martins; n.m. de Manuel Domingues e de Ana Maria Bernardo. Nasceu a 23/6/1863 e foi batizada a 28 desse mês. Padrinhos: António Domingues, solteiro, tio materno da neófita, e Maria Joaquina Gonçalves, viúva, lavradores, de Candosa. // Faleceu em Fiães a 13/1/1945.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Francisco José Domingues e de Ana Francisca Vaz, lavradores, de Lapela. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques; n.m. de José Vaz e de Angélica Alves. Nasceu a 18/5/1864 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Florindo Alves e Ana Joaquina Esteves, solteiros, lavradores, tios maternos da neófita, de Lapela.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Joaquina Marques, lavradores, de Pousafoles. N.p. de Isabel Esteves, viúva; n.m. de António Marques e de Mariana Esteves. Nasceu a 9/3/1865 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Martins (representado por seu filho, João Martins) e sua mulher, Rita Meleiro, lavradores, de Soutomendo de Baixo.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Domingues e de Luísa Esteves, lavradores, da Congosta. N.p. de Manuel José Domingues e de Ana Isabel Vaz; n.m. de Torcato Esteves e de Joaquina Meleiro. Nasceu a 26/6/1865 e foi batizada na igreja a 5 de Julho desse mesmo ano. Madrinha: a avó paterna, viúva, lavradeira, da Congosta, que batizara a criança em casa no dia do nascimento.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José Domingues, de Castro Laboreiro, e de Joaquina de Almeida, de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. N.p. de Maria Teresa Domingues, solteira, castreja; n.m. de José de Almeida e de Luísa Esteves. Nasceu a 1/7/1867 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves (que batizara a criança em casa) e sua mulher, Maria Leopoldina de Almeida, lavradores. // Casou na igreja a 19/9/1887 com o seu conterrâneo José Joaquim Domingues, mais novo do que ela um ano. // Nota: deve ser a mesma senhora que morreu em Adavelha, Fiães, a --/--/1938, com 71 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 386, de 6/2/1938). 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Rosa Maria Marques, lavradores, de Adavelha. N.p. de Manuel Domingues e de Rosa Vaz; n.m. de Domingos José Marques e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 9/9/1867 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e sua irmã, Maria Joaquina Marques, casada, lavradeira, de Portocarreiro, tios maternos da neófita. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 22/6/1892 com o seu conterrâneo e parente, António José Ferreira, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de João Domingues e de Maria Luísa Domingues, lavradores, do Porteiro. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Quintela; n.m. de António Domingues e de Rosa Vaz. Nasceu a 9/8/1869 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues e mulher, Joaquina Domingues, lavradores, de Lourenços.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José (ou Manuel António) Domingues e de Joana Rosa Marques, lavradores. N.p. de Manuel Domingues e de Joaquina Quintela; n.m. de Francisco Marques e de ------- Antónia Afonso, todos da Congosta. Nasceu a 29/7/1874 e foi batizada a 3 de Agosto desse ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues, irmão da neófita, e Joaquina Alves, solteira, também da Congosta. // Casou na igreja de Fiães a 22/6/1903 com o seu parente e conterrâneo Inácio Vaz, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador. // Ambos os cônjuges faleceram em Fiães: o marido a 5/12/1948 e ela a 2/2/1956.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Domingues e de Ludovina Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar da Candosa. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Joaquina Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. Nasceu a 20/2/1875 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou com Francisco Joaquim Alves (ver Francisco de Jesus Alves). // Ambos faleceram em Fiães: o marido a 15/1/ de (1952?) e ela a 12 de Agosto de (1959?). // Com geração.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José Manuel Domingues, natural de Rouças, e de Maria Antónia Alves, natural de Fiães, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Domingos Domingues e de Josefa Antónia; n.m. de Manuel Alves e de Francisca Monteiro. Nasceu a 29/3/1887 e foi batizada a 3 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pires, solteiro, e sua mãe, Maria Esteves, viúva, lavradores, do lugar do Ervedal. // Faleceu a 18/9/1890 e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José Luís Domingues e de Maria Rosa Vaz, lavradores. // Faleceu em Ervedal a 18/10/1893, com apenas dois meses de idade, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de António Joaquim Domingues e de Claudina Alves, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1894. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a 5/3/1897, com apenas três anos de idade, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José Joaquim Domingues e de Clara Conde, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1895. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo a 20/4/1897, com apenas dois anos de idade, e foi sepultada no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Luís Domingues, lavrador, natural de Cubalhão, e de Rosa Maria Alves, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar da Balsada. Neta paterna de Joaquina Rosa Domingues; neta materna de Bento Alves e de Isabel Marques. Nasceu em Fiães a 29/10/1895 e foi batizada na igreja católica a 3 de Novembro desse dito ano. Padrinhos: Luís António Reinales, lavrador, e Maria Joaquina Vaz, lavradeira, casada, ambos do lugar da Congosta, Fiães.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José Luís Domingues e de Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes no lugar de Ervedal. Neta paterna de Caetano Domingues e de Luísa Esteves; neta materna de Maria Vaz. Nasceu em Fiães a 18/12/1899 e foi batizada na igreja católica local a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Reinales, solteiro, e Maria Joaquina Vaz, viúva, lavradeira, ambos do lugar da Congosta, Fiães.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Maria Domingues, solteira, natural de Soutomendo, moradora no lugar de Pousafoles. Neta materna de José Domingues e de Clara Conde, todos jornaleiros. Nasceu em Fiães a 17/9/1903 e foi batizada na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim de Carvalho e Maria de Carvalho, solteiros, lavradores, do lugar de Adedela. // Faleceu em Mazedo, Monção, a 14/8/1975.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Luís Manuel Domingues e de Ermelinda Rosa de Araújo. Nasceu em Fiães a --/--/1938 (NM 427, 1/1/1939).

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de ---------- Domingues e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1851. // Faleceu em sua casa de Pousafoles, Fiães, a --/--/1916, com 65 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 205, de 2/7/1916). // Estava viúva. // Por sua morte foram citados Maria Joaquina e marido, Manuel Alves, ausentes em parte incerta (Correio de Melgaço n.º 212, de 20/8/1916). 

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Luísa Meleiro, lavradores. N.p. de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Meleiro e de Rosa Domingues. Nasceu a 21/6/1862 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Domingues e sua irmã, Clara Domingues, solteiros, lavradores, tios da neófita, todos de Pousafoles. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 23 de Fevereiro de 1893 com Manuel Meleiro, de 37 anos de idade, solteiro, lavrador, natural da freguesia de São Cipriano de Padrenda, bispado de Tui, filho de José Meleiro e de Joaquina Gonçalves. Testemunhas presentes: José Luís Domingues, casado, lavrador, Júlio Domingues, solteiro, camponês, ambos do lugar de Pousafoles, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, lavrador, do lugar de Ladronqueira. 

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de João Manuel Domingues e de Maria Esteves, lavradores, de Pousafoles. N.p. de Francisco Domingues e de Maria Rosa Fernandes, de Lapela; n.m. de Luísa Esteves, solteira, de Pousafoles. Nasceu a 10/2/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Maria Esteves, lavradores, de Monte Redondo, Galiza.  

 

DOMINGUES, Maria Luisa. // Faleceu a 30/7/1855 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. Estava casada com João Rodrigues, de Alcobaça, Fiães. 

 

DOMINGUES, Maria Luisa. // Faleceu no Fulão, viúva, a 18/9/1855, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.  

 

DOMINGUES, Maria Luisa. // Faleceu a 9/11/1855 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Era viúva de Manuel José Vaz, do Faval. // Teve um ofício de casa, grande, de 18 padres!

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de António José Domingues e de Maria Bernardo. Nasceu em Fiães por volta de 1799. // Lavradeira. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 13/5/1874, com 75 anos de idade, viúva de Domingos Rodrigues. // Deixou dois filhos.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de António José Domingues e de Isabel Rodrigues (confirmar). Nasceu em Fiães por volta de 1809. // Lavradeira. // Casou com José Joaquim da Ribeira. // Faleceu a 3/2/1889, em casa de morada de seu irmão, Manuel José Domingues, sita no lugar de Gondufe, freguesia de Chaviães, sem os sacramentos da igreja católica, por ter sofrido um ataque apoplético fulminante, com 80 anos de idade, viúva, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja de Chaviães.  

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz, moradores em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Pires, de Lapela; n.m. de Agostinho Vaz e de Guimar Esteves, de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 25/10/1841 e foi batizada a 31 desse mês. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de António Domingues e de Rosa Vaz, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1837. // Lavradeira. // Casou com João Evangelista Domingues. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo a 3/2/1897, com 60 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou um filho.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de António Domingues (Amigo) e de Maria Rosa Domingues, moradores em Alcobaça, Fiães. Nasceu por volta de 1843. // Casou com Manuel Bento Alves. // Morreu na Corredoura, Prado, na casa do genro e da filha, a 4/5/1923, com oitenta anos de idade. // Mãe de Rosa, casada com José Augusto Domingues (Cabanal), castrejo, moradores em Prado em certa altura. // Mãe também de José Joaquim Alves (Neiva), do Crasto, Rouças.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Nasceu por volta de 1845. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo a --/--/1930, com 85 anos de idade (NM 47, de 26/1/1930). 

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de José Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues. Neta paterna de José Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de António Domingues e de Maria Joaquina Domingues, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 8/2/1855 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e Maria Luísa Cortes (?).

 

DOMINGUES, Maria Luisa do Carmo. Filha de Pedro Domingues e de Rosa de Almeida. N.p. de Luis Domingues e de Madalena Domingues; n.m. de José de Almeida e de Maria Esteves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Faval a 30/1/1861, com 83 anos de idade, com todos os sacramentos, já viúva. // Deixou uma filha.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. // Faleceu a 2/10/1841, no estado de viúva de Manuel Domingues (Gondarim), do lugar de Pousafoles, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 4 desse mês e ano. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os herdeiros pagaram três ofícios e 110 missas. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Luisa de Almeida. Nasceu em Fiães por volta de 1790. / Lavradeira. // Faleceu em Pousafoles, a 6/1/1868, com 78 anos de idade, viúva de José Bento Henriques. // Deixou dois filhos. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Evaristo António Domingues e de Margarida. Nasceu por volta de 1811. // Lavradeira. // Faleceu em Portocarreiro a 12/10/1881, com 70 anos de idade, viúva de Manuel Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou uma filha e netos.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Vaz, residentes em Pousafoles, Fiães. Nasceu por volta de 1815. // Casou com Manuel Quintela, lavrador, e moraram em Marga, Cristóval. // A 4/8/1882 apareceu morta em um terreno agrícola; nesse terreno colhera pouco tempo antes batata. // Tinha 67 anos de idade. // Morreu sem testamento e foi sepultada na igreja de Cristóval no dia seguinte.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu por volta 1822. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Alcobaça a 17/1/1894, com 72 anos de idade, viúva de António Domingues, com todos os sacramentos, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de ----------- Domingues e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1832. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a --/--/1915, com 83 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 144, de 11/4/1915).

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues (Carvalheira) e de Ana Martins. N.p. de Domingos Domingues e de Luísa Gregório; n.m. de Manuel Martins e de Domingas Marques, todos de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 15/5/1836 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Gonçalves e sua irmã, Maria Rosa Gonçalves, da Jugaria. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Isabel Vaz, de Porteiro, Fiães. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa, de Soutomendo de Baixo; n.m. de Gregório Vaz e de Ana Maria Esteves, de Ervedal. Nasceu a 22/5/1838 e foi batizada a 27 desse mês e ano.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Ana Maria Domingues, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Joaquim Domingues e de Clara Vaz, do dito lugar; n.m. de João Domingues e de Luísa Gregório, de Soutomendo de Cima. Nasceu a 4/2/1858 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e sua mulher, Maria Luísa Domingues, tios da neófita, de Adedela.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Joana Rosa Marques, da Congosta, Fiães. N.p. de Manuel José Domingues e de Joaquina Quintela; n.m. de Francisco Marques e de Antónia Bárbara Afonso. Nasceu a 12/11/1858 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 30/5/1861.   

 

DOMINGUES, Maria Rosa (Paciência). Filha de ------------------ Domingues e de ------------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1294, de 27/6/1920: «Pelo cartório do escrivão Brito, correm editos de trinta dias, citando José Manuel Marques e mulher, Maria Rodrigues, José da Silva e José Augusto Fernandes, casados, ausentes em parte incerta no Brasil, para os termos do inventário de sua mãe e sogra, Maria Rosa Domingues, a “Paciência”, que foi da Adevelha, Fiães…» 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Francisco Domingues (Mouco) e de Maria Rosa Domingues, de Lourenços. N.p. de Manuel Domingues (Mouco) e de Maria Ventura Martins; n.m. de Manuel Domingues e de Antónia Fernandes. Nasceu a 13/4/1862 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, solteiro, lavrador, tio materno da criança (representado por José Joaquim Domingues “Mouco”, tio paterno), e Rosa Marques, solteira, lavradora, de Soutomendo de Baixo.    

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Pinheiro, lavradores, de Soutomendo de Cima. N.p. de João Domingues e de Luísa Gregório; n.m. de Manuel Pinheiro e de Teresa Maria Rodrigues. Nasceu a 4/9/1865 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Luís Lourenço, reitor de Fiães, e Rosa Alves, solteira, lavradora, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu em Rouças a 4/11/1938. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Maria Luísa Esteves, lavradores, da Congosta. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Vaz; n.m. de Torcato Esteves e de Maria Joaquina Meleiro. Nasceu a 19/7/1868 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva, lavradeira, do lugar da Congosta, que batizara a neta em casa no dia do nascimento. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Pinheiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de João Domingues e de Luísa Gregório; n.m. de Manuel Pinheiro e de Teresa Maria Rodrigues. Nasceu a 25/1/1870 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Luís Lourenço, reitor de Fiães, e Rosa Alves, solteira, lavradora, de Soutomendo de Baixo. // Casou na igreja de Fiães a 14/1/1903 com António Domingues, de 32 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Rouças.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Domingues, de Lamas de Mouro, e de Ana de Oliveira, de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Ervedal. N.p. de Bento Domingues e de Isabel Domingues; n.m. de João Batista de Oliveira e de Rosa Esteves. Nasceu a 29/5/1871 e foi batizada a 4 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Rosa Maria Esteves, lavradores, de Portocarreiro. // Faleceu em Cristóval a 10/10/1948.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Luísa Esteves, moradores no lugar da Congosta. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Vaz, do dito lugar; n.m. de Torcato Esteves e de Joaquina Meleiro, de Balsada. Nasceu a 9/8/1873 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e José Joaquim Domingues, solteiro, irmão da neófita. // Casou na igreja de Fiães a 22/12/1897 com o seu conterrâneo e parente Francisco António Vaz, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador. // Com geração.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Joana Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar de Lapela. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques, do dito lugar; n.m. de Maria Teresa, da freguesia de Mondariz (?). Nasceu a 1/7/1874 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e sua irmã, Maria Rosa Gonçalves, solteira, de Lapela.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de José Joaquim Domingues e de Clara Conde, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Joaquina de Matos, de Viladraque, Paços; n.m. de Ramona Conde, de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 14/5/1880 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Meleiro, viúvo, lavrador, de Soutomendo de Baixo, e sua filha, Rosa Maria. // Faleceu em Cristóval a 15/1/1964.     

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Domingues (Amigo) e de Maria Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. N.p. de António Domingues (Amigo) e de Maria Rosa Domingues, de Alcobaça; n.m. de José Marques (do Senhor) e de Rosa de Almeida, de Adavelha. Nasceu a 21/3/1882 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 26/6/1904 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Esteves, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/9/1934. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Domingues; neta materna de Francisco António Domingues e de Maria Teresa Domingues. Nasceu em Fiães a 9/8/1895 e foi batizada na igreja católica a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Florindo Domingues e Maria Rosa Domingues, solteiros, camponeses, de Soutomendo de Baixo. // Casou na CRCM a 23/5/1921 com António Joaquim Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Fiães: o marido a 1/3/1971 e ela a 18/3/1972. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Justino Domingues, natural de Castro Laboreiro, e de Antónia Alves, natural de Fiães, lavradores. Neta paterna de António Domingues e de Luísa Domingues; neta materna de Domingos José Alves e de Lina Teresa Esteves. Nasceu em Alcobaça, Fiães, a 22/6/1902, e foi batizada na igreja católica de Lamas de Mouro a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Alves, casado, rural, e Rosa Alves, solteira, camponesa, ambos do lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 3/1/1944.   

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de ---------- Domingues e de -----------------------. Nasceu por volta de 1926. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a --/--/1933, com apenas sete anos de idade (NM 193, de 7/5/1933). 

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Francisco Domingues e de Maria [Rosa] Fernandes. N.p. de Custódio Domingues, de Balsada, e de Luísa Rodrigues; n.m. de Manuel Fernandes e de Maria Antónia Rodrigues, todos de Lapela (à excepção do avô paterno). Nasceu a 27/2/1838 e foi batizada a 3/3/1838. Padrinhos: Manuel Pinheiro e mulher, Maria Teresa, de Candosa. // Nota: deve ter morrido ainda bebé, pois seus pais deram o mesmo nome a outra filha.  

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Francisco Domingues e de Maria [Rosa] Fernandes. N.p. de Custódio Domingues e de Luísa Rodrigues; n.m. de Manuel Fernandes e de Maria Antónia Rodrigues, todos de Lapela, Fiães (à excepção do avô paterno). Nasceu a 9/3/1841 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pinheiro e sua mulher, Maria Teresa, de Candosa. // Lavradeira. // Faleceu em Pousafoles a 23/8/1895, viúva de Bento Martins, com todos os sacramentos, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Francisco Domingues e de Gertrudes Meleiro, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Pedro Domingues e de Rita Esteves, do dito lugar; n.m. de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 29/7/1853 e foi batizada a 8/8/1853. Padrinhos: Manuel Meleiro e Teresa Vaz, do Faval.

 

DOMINGUES, Maria Ventura. // Faleceu a 21/6//1837, demente, no estado de casada com Manuel António (Martins?), de Pousafoles, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Como não testou, os seus herdeiros pagaram dois ofícios e trinta missas. 

 

DOMINGUES, Maria Ventura. // Faleceu a 3/8/1837, no estado de casada com Manuel Gomes, de Soutomendo de Cima, e foi sepultada na igreja a 5 desse mês e ano. // Não fizera testamento. // Seus herdeiros pagaram três ofícios e 44 missas.  

 

DOMINGUES, Mariana. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues, rurais. Nasceu em Fiães por volta de 1852. // Lavradeira. // Faleceu a 1/2/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Alcobaça, Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, com 52 anos de idade, no estado de casada com Francisco Afonso, sem testamento, e foi sepultada no cemitério paroquial. // Deixou um filho.

 

DOMINGUES, Mariana. Filha de Luís Domingues e de Lina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de António Domingues e de Mariana Afonso, de Lamas de Mouro; n.m. de ------------------ Domingues e de ----------------------------. Nasceu a 30/4/1860 e foi batizada a 8 de Maio desse ano. Padrinhos: Francisco Afonso e Maria Afonso, solteiros, lavradores (a rogo da madrinha assinou José Rodrigues, de Soutomendo de Cima).

 

DOMINGUES, Mariana. Filha de --------- Domingues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1870. // Faleceu no lugar de Alcobaça, Fiães, a --/--/1920 com cinquenta anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1304, de 12/9/1920).

 

DOMINGUES, Marinha. Filha de Manuel Domingues e de Domingas Domingues. Nasceu em Padrenda, Tui. // Lavradeira. // Faleceu no Faval, Fiães, onde morava, a 11/9/1864, com oitenta anos de idade, no estado de viúva de Bento Domingues. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Miquelina. Filha de Vitorino Domingues e de Maria Luísa Esteves, lavradores, de Lapela. N.p. de Caetano Domingues e de Luísa Esteves, da Congosta; n.m. de Francisco Esteves e de Joaquina Vaz, de Lapela. Nasceu a 29/12/1874 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.   

 

DOMINGUES, Miquelina. Filha de Joaquim Domingues (Miranda) e de Ana Luísa Meleiro, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. N.p. de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Meleiro e de Rosa Maria Domingues. Nasceu a 30/4/1880 e foi batizada nesse mesmo dia pelo padre Francisco António Meleiro. Padrinhos: Bernardino e Maria José, solteiros, irmãos da neófita. // Casou na igreja de Fiães a 14/7/1909, com o seu conterrâneo José, de 31 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de António Henriques e de Maria Rosa Marques. // Faleceu em Pousafoles, Fiães, a 1/8/1914. // Com geração.    

 

DOMINGUES, Ozinda de Jesus. Filha de José António Domingues e de Florinda Domingues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de José Joaquim Domingues e de Helena Alves; neta materna de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Nasceu em Fiães a 13/9/1897 e foi batizada na igreja católica local a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Ralha e sua mulher, Maria Luísa Pires, camponeses, do lugar de Marga, Cristóval. // Casou na CRCM a 30/8/1920 com José Manuel Domingues, de 39 anos de idade, natural de Cristóval, filho de Manuel Domingues e de Margarida Joaquina da Silva. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Cristóval: o marido a 11/11/1966 e ela a 6/12/1987.   

 

DOMINGUES, Palmira Augusta. Filha de ------------ Domingues e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/1924. // Faleceu a 8/4/1996, em Soutomendo de Baixo, com 72 anos de idade, solteira, e foi sepultada no cemitério da Adedela. // Irmã de Manuel Domingues. 

 

DOMINGUES, Palmira de Jesus. Filha de José Augusto Domingues (Cabanal), do lugar de Portelinha, Castro Laboreiro, e de Rosa Alves, do lugar de Alcobaça. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/19--. // Formou-se na Escola do Magistério Primário de Braga, foi professora em Castro, em Prado, e numa escola do concelho de Viana. // Embarcou para o Brasil, São Gonçalo, para a companhia do pai, que já lá se encontrava há uns anos. // O seu progenitor morreu em 1967, famoso, tendo dado «o seu nome ao Grupo Escolar Cidade n.º 2 e a uma rua da cidade que bordejava a residência em que vivia» (VM 1136, de 15/4/2000). // Ela ficou a residir com a sobrinha, Dr.ª Maria Odete, com quem esteve até falecer, a 16/1/2000. // Um irmão dela, José, morava em São Gonçalo.  

 

DOMINGUES, Palmira da Ressurreição. Filha de Constantino José Domingues e de Rosa Maria Marques, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de José Luís Domingues e de Antónia Maria Esteves; neta materna de Manuel José Marques e de Rosa de Almeida. Nasceu em Fiães a 19 de Abril de 1897 e foi batizada na igreja católica da localidade a 21 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, do lugar da Adavelha, Fiães, e o padre Manuel Francisco Domingues, abade de Lamas de Mouro. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 9/10/1927 com Augusto José Pinto (1897-16/11/1971), natural da freguesia de Chaviães. // Ela faleceu a 14/6/1978 e está sepultada no cemitério de Chaviães, na mesma campa do seu marido. // Com geração. // Nota: na sua campa consta a data de nascimento de 16/4/1898.

 

DOMINGUES, Páscoa. Filha de Rosa Domingues, lavradeira. Nasceu em Padrenda, Tui. // Faleceu em Pousafoles, Fiães, a 9/2/1869, com 65 anos de idade, casada com Bento Martins. // Não deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Pedro (Padre). // Faleceu em Fiães, freguesia onde nascera em finais do século XVII ou inícios do século XVIII, a 16/8/1766. 

 

DOMINGUES, Pedro. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, solteiro, a 12/3/1836, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 14 desse mês e ano. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os seus herdeiros mandaram rezar 40 missas por sua alma.

 

DOMINGUES, Porfírio Augusto. Filho de António José Domingues e de Maria Joaquina Carvalheira, residentes no lugar de Soutomendo de Baixo. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1930 e foi batizado na capela do Sagrado Coração de Jesus a 1/6/1930 (Notícias de Melgaço n.º 64, de 8/6/1930, e Notícias de Melgaço n.º 67, de 6/7/1930). // Morreu no lugar de Soutomendo de Baixo, freguesia de Fiães, a 14/12/1993, com sessenta e dois anos de idade, no estado de casado com Rosa de Jesus Henriques, e foi sepultado no cemitério de Adedela.

 

DOMINGUES, Pureza da Conceição. Filha de Vitorino Domingues e de Elvira Vaz, lavradores, residentes em Pousafoles. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues; neta materna de José Vaz e de Maria Vaz. Nasceu em Fiães a 19 de Março de 1900 e foi batizada na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues, casado, lavrador, e Esperança Domingues, solteira, camponesa, ambos do lugar de Pousafoles.  

 

DOMINGUES, Rosa. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 18/11/1841, no estado de casada com Francisco Alves, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade e três de casa, além de 29 missas. Os herdeiros ainda pagaram três ofícios e 50 missas, tudo para a salvação da alma da defunta.  

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de António Domingues e de Gertrudes de Almeida. Nasceu em Fiães por volta de 1783. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Chã de Cancela, de repente, a 25/10/1873, com noventa anos de idade, no estado de viúva de Manuel Gonçalves. // Não deixou filhos.

 

Domingues, Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães por volta de 1795. // Lavradeira. // Faleceu no Fulão, a 12/11/1865, com 70 anos de idade, no estado de viúva de Caetano Rodrigues. // Deixou dois filhos.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de João Domingues (Gorita) e de Isabel Domingues. Nasceu em Fiães por volta de 1805. / Lavradeira. / Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 12/9/1871, com 66 anos de idade, viúva de Domingos Vaz. // Deixou um filho.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Francisco Domingues e de Maria Vieites. Nasceu em Fiães por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu na Jugaria, a 24/2/1871, com 36 anos de idade, solteira.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1835. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Pousafoles a 14/4/1898, com 63 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Manuel Afonso, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro. 

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Luís Domingues e de Lina Domingues, lavradores, de Alcobaça, Fiães. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Afonso; n.m. de António Domingues e de Maria Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu a 16/8/1875 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua mulher, Mariana Vaz (?), de Lamas de Mouro. // Faleceu a 5/1/1876 e foi sepultada na igreja a 7 desse mês e ano.   

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de ---------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com António Joaquim Domingues Gonçalves. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, Fiães, a 4/1/1996, com 58 anos de idade, casada, e foi sepultada no cemitério de Adedela. // Irmã de Carlos Domingues e de Maria Domingues.   

 

DOMINGUES, Rosa Augusta. Filha de ------------ Domingues e de -------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar de Adedela a --/--/1997 (VM 1080).

 

DOMINGUES, Rosa Maria. // Faleceu a 29/4/1840, casada com José Meleiro, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade, três de casa, e 200 missas! O filho, João Manuel Meleiro, satisfez tudo.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. // Faleceu a 27/6/1859 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. Estava viúva de Manuel Joaquim Meleiro, de Pousafoles.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de António Domingues e de Maria Rosa Alves. Nasceu por volta de 1832. // Lavradeira. // Faleceu em Alcobaça a 8/2/1894, com 62 anos de idade, no estado de viúva em segundas núpcias de José Camba, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de António Domingues e de Ana Maria Domingues, residentes em Alcobaça, Fiães. N.p. de José Domingues e de Maria Luisa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de António Domingues e de Maria Joaquina Domingues, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 15/2/1849 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Ana Maria Domingues, de Alcobaça, Fiães. // Faleceu em Chão de Cancela a --/--/1915, com 66 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 153, de 20/6/1915).  

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Francisco Domingues e de Isabel Marques, de Soutomendo. N.p. de João Domingues e de Maria Barbosa; n.m. de António Marques e de Maria Gonçalves. Nasceu a 12/2/1853 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e Maria Marques, tia da batizanda. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em Fiães a --/--/1917, com 64 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1165, de 7/7/1917).

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Sebastião José Domingues e de Angélica Clara Gonçalves, lavradores, de Adavelha. N.p. de António Domingues (Canejas) e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves. Nasceu a 27/5/1860 e foi batizada a 3 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: Luís de Almeida, lavrador, e sua filha, Rosa Maria de Almeida, de Portocarreiro. // Casou na igreja de Fiães a 18/1/1892 com o seu conterrâneo José Joaquim Esteves, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Lapela. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Pires; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pires. Nasceu a 29/4/1862 e foi batizada na igreja de Fiães a 4 de Maio desse ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, solteiro, lavrador, e Maria Rosa Domingues, casada, lavradeira, todos de Lapela (reino de Galiza). // Lavradeira. // Faleceu em casa dos pais a 9/5/1883, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Francisca Rodrigues, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. Neta paterna de António Domingues e de Joaquina Domingues; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Angelina Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 14/7/1901 e foi batizada na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Carvalho, casado, camponês, e Maria Albina Gonçalves, casada, lavradeira. // Casou a 6/12/1922 com Júlio Vicente Covelo, de 22 anos de idade, natural de Rouças, filho de José Covelo e de Angelina Rodrigues Pereira. // O seu marido morreu na freguesia de Rouças a 25/2/1967. // Ela faleceu em França a 19 de Maio de 1990.

 

DOMINGUES, Rosalina. Filha de Manuel Luís Domingues, lavrador, natural de Cubalhão, e de Rosa Maria Alves, lavradeira, natural de Fiães, onde residiam, no lugar de Balsada. Neta paterna de Joaquina Domingues; neta materna de Bento Alves e de Isabel Marques. Nasceu em Fiães a 30/4/1898 e foi batizada na igreja católica local a 2 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: José Vaz, cabo da Guarda-Fiscal, e sua mulher, Maria Angélica Domingues, lavradeira, ambos da freguesia de Cubalhão.

 

DOMINGUES, Sara. Ilha de Xavier Domingues e de Elvira Esteves. Nasceu no lugar de Portocarreiro, freguesia de Fiães, a --/--/19--. // Casou com ---------- Monteiro. // Foi emigrante em França, mas como os pais regressaram a Portugal ela também os acompanhou. // Foi comerciante durante 25 anos na Vila (Praia de Âncora?). Em 2021 já ali residia há mais de 40 anos. // Mãe de David Monteiro. (ver A Voz de Melgaço de 1/1/2022, página 7).

 

DOMINGUES, Sara de Jesus. // Nasceu por volta de 1937. // Faleceu na freguesia de Fiães a --/--/2020, com 83 anos de idade (A V. M. n.º 1441, de 1/8/2020).

 

DOMINGUES, Sebastião. // Faleceu em Portocarreiro, repentinamente, já viúvo, a 19/11/1837, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Seus filhos encarregar-se-iam de fazer seu bem d’alma.

 

DOMINGUES, Sebastião José. Filho de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. // Casou na igreja de Fiães a 3/9/1845, com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Angélica Clara, filha de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves, de Adedela. Testemunhas do ato religioso: padre António José Afonso e João Batista Bernardo de Oliveira, fenalenses. // Enviuvou a 14/3/1896. // Com geração.    

 

DOMINGUES, Serafim. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Joaquina Quintela. N.p. de José Domingues e de Antónia Afonso, todos da Congosta; n.m. de ------- Quintela e de Maria Ventura Vaz, de Adavelha. Nasceu a 20/8/1838 e foi batizado a 26 desse mês.  

 

DOMINGUES, Serafim. Filho de Francisco Domingues e de Clara Domingues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. // Faleceu a 31/10/1879, com apenas três anos de idade, e foi sepultado na igreja a 2 de Novembro desse mesmo ano.

 

DOMINGUES, Valentim. Filho de Francisco Domingues e de Clara Domingues, de Pousafoles. N.p. de Joaquim Domingues e de Caetana Esteves; n.m. de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues. Nasceu a 4/7/1867 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, lavrador, e a avó paterna, viúva, lavradeira, de Pousafoles.

 

DOMINGUES, Virgínia Emília. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Adelina Gonçalves, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues; n.m. de Joaquim Gonçalves e de Emília Rosa Gomes de Sousa. Nasceu a 27/1/1885 e foi batizada na igreja a 3 de Fevereiro desse mesmo ano. Madrinha: a sua avó materna, que batizara a neta em casa, no próprio dia do nascimento, por pensar que corria risco de vida. // Camponesa. // Faleceu a 15/5/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Pousafoles, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

DOMINGUES, Vitorino. Filho de Caetano José Domingues e de Maria Luísa Esteves, residentes no lugar da Congosta. N.p. de António Domingues e de Maria Domingues, de Portocarreiro; n.m. de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida, do Fulão. Nasceu a 16/1/1843 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria.  

 

DOMINGUES, Vitorino. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. N.p. de Joaquim Domingues e de Caetana Esteves; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Domingues. Nasceu a 21/9/1863 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Maria Domingues, solteira, lavradora, de Pousafoles. // Rural. // Casou na igreja de Fiães a 16/9/1897 com a sua conterrânea Elvira Vaz, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Vaz e de Maria Vaz. // Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Esteves, casado, lavrador, de Soutomendo de Baixo, e Constantino José Domingues, casado, lavrador, do lugar de Pousafoles. // Faleceu em Fiães a --/--/1942.

 

DOMINGUES, Vitorino. Filho de Manuel Domingues e de Ludovina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Candosa. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. Nasceu a 12/10/1880 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos. // Faleceu em Fiães a 23/1/1943.

 

DOMINGUES, Vitorino António. Filho de José Domingues e de Clara Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Domingues e de Ventura Martins; n.m. de António Gonçalves e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 5/8/1864 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves e Maria Gonçalves, solteiros, lavradores, tios maternos do batizando, da Jugaria. // Camponês. // Casou na igreja de Fiães a 18/8/1902 com a sua conterrânea, Maria Joaquina Henriques, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Henriques e de Maria Rosa Marques. Testemunhas presentes: Francisco Esteves, casado, e Manuel Alves, casado, lavradores, do lugar de Ladronqueira. // Faleceu em Fiães a 9/10/1948 (?). 

 

DOMINGUES, Vitorino António. Filho de António Joaquim Domingues, do lugar de Ladronqueira, onde residiam, e de Claudina Alves, do lugar de Candosa, lavradores. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Alves; neto materno de Manuel António Alves e de Maria Teresa Alves. Nasceu em Fiães a 26/3/1903 e foi batizado na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino António Domingues, solteiro, camponês, e Maria Joaquina Domingues, casada, lavradeira, do lugar de Candosa. // Casou na CRCM a 24/10/1929 com Clotilde da Glória (ou Augusta) Alves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 25/12/1969. // Com geração.

 

DOMINGUES, Zulmira Augusta. // Nasceu por volta de 1925. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo, Fiães, a --/01/2021, com noventa e cinco (95) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2021). // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário