domingo, 22 de maio de 2022

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia da Gave

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 27/02/2022...


ESTEVES, Joaquim. Filho de António Esteves e de Luísa Domingues, da Lagarteira, Parada do Monte, onde ele nasceu. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no referido lugar, quando casou na igreja da Gave, a 7/4/1867, com Maria Joaquina, de 20 anos de idade, solteira, lavradora, natural da Gave, moradora no lugar de Baldosa, filha de José Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues. Testemunhas do ato religioso: José Joaquim Alves, casado, lavrador, do lugar dos Chãos, e Manuel José Gonçalves Fontes, negociante.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, gavienses. Nasceu na Gave a 19/5/1846. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, morava na freguesia de Santa Eulália, Valadares, quando casou na igreja paroquial da Gave a 25/8/1873 com a sua conterrânea Luísa Rosa Alves, nascida a 22/5/1947, filha de Luís Caetano Alves e de Maria José Gregório, gavienses. Testemunhas presentes: Aires Esteves, casado, lavrador, irmão do nubente, residente no lugar da Costa, e António Joaquim Pereira, casado, carpinteiro, gaviense, morador no lugar de Crastos, Paderne.    

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Florinda Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neto materno de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, rurais, do dito lugar. Nasceu na Gave a 24/2/1872 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Joaquim Esteves, solteiro, do referido lugar, e Maria Fernandes, solteira, do lugar da Costa, camponeses. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja paroquial a 31/1/1896 com a sua conterrânea Maria Madalena Gregório, de 22 anos de idade, filha de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues. Testemunhas presentes: Francisco Rodrigues, lavrador, residente no lugar da Igreja, e Pedro Gregório, casado, camponês, morador no lugar dos Chãos. // Faleceu no lugar do Val, Gave, a 9/10/1940. 

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar do Lameiro. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 24/9/1884 e foi batizado na igreja paroquial a 26 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher Mariana Alves, camponeses, moradores no lugar do Lameiro.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de José Esteves, natural de Parada do Monte, e de Maria Esteves, natural da Gave, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neto paterno de Manuel Esteves e de Margarida Esteves; neto materno de Luís António Esteves e de Ana Maria ---------------. Nasceu na Gave a 15/11/1905 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves, viúvo, rural, e Ana Maria Duque, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 22/5/1930 com Felicidade Afonso (ver Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930). // Enviuvou a 22/2/1987. // Faleceu a 5/9/1991, com oitenta e seis anos de idade, no lugar de Baldosa, Gave. // Com geração.

 

ESTEVES, Jorge A. – Filho de Libânia Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 159, de 1/8/1915).

 

ESTEVES, José. Filho de Aires Esteves, natural da Gave, e de Ana Joaquina, exposta na roda da Vila e Praça de Valença, moradores no lugar do Lameiro, Gave. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, do lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 28/3/1877 e foi batizado na igreja católica local a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, do lugar do Cerdeiral, e Luísa Rodrigues, solteira, filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Rodrigues, do lugar de Pereira, freguesia de Merufe, concelho de Monção.    

 

ESTEVES, José. Filho de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes em Eiriz. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque. Nasceu na Gave a 17/3/1878 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Duque, casado, do lugar de Lijó, Riba de Mouro. // Faleceu no dito lugar de Eiriz, freguesia da Gave, a 18/12/1880, e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

ESTEVES, José. Filho de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Lijó; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque, agricultores, residentes no lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 8 de Julho de 1882 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Maria Joaquina Duque, avó materna do batizando. // Morreu no lugar de Eiriz a 16/9/1883, com um ano de idade, e foi sepultado no adro da igreja (o 1.º a ser ali enterrado).

 

ESTEVES, José. Filho de Aires Esteves, alfaiate, e de Maria Rosa Esteves, moradores no lugar do Lameiro. Neto paterno de António Joaquim Esteves e de Rosa Teresa Alves, lavradores, residentes no dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso, moradores no lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 15/4/1883 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Duque, solteiro, lavrador, residente no lugar da Costa, e Maria Domingues, viúva, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Faleceu a 22/9/1897.  

 

ESTEVES, José. Filho de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Eiriz, Gave. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Lijó, Riba de Mouro; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque, camponeses, moradores no lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 30/7/1884 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Maria Joaquina Duque, avó materna do batizando. // Faleceu no dito lugar, a 5/11/1885, com apenas um ano de idade, e foi sepultado no cemitério.

 

ESTEVES, José. Filho Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves, moradores no lugar da Sobreira. Neo paterno de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves; neto materno de Luís Caetano Alves e de Maria José Gregório, todos moradores no sobredito lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 4/2/1885 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves, tio paterno do batizando, e Florinda Alves, tia materna da mesma, solteiros, residentes no dito lugar. 

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Listedo. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de Bento Manuel Rodrigues e de Luísa Rosa Domingues. Nasceu na Gave a 30/5/1899 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: João António Esteves e sua mulher Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Lage. // Faleceu a 24/6/1899.

 

ESTEVES, José. Filho de Adriano Esteves e de Rosa da Cunha. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).

 

ESTEVES, José. Filho de Rosa Esteves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 92, de 4/1/1931). // Morreu no lugar do Lameiro, freguesia da Gave, a --/--/1931, com apenas seis meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 114, de 21 de Junho de 1931).

 

ESTEVES, José. Filho de Albino Esteves e de Maria Gonçalves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1938 (NM 427, de 1/1/1939).

 

ESTEVES, José Casimiro. Filho de Manuel Maria Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar da Sobreira. Neto paterno de Florinda Rosa Esteves, solteira; neto materno de Rosa Maria Alves, solteira, todos moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 29/3/1891 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Joaquim Fernandes, casado, camponês, morador no lugar do Lameiro, e Maria Joaquina Alves, solteira, tia materna do batizando, moradora no lugar da Sobreira.  

 

ESTEVES, José Fernando (Padre). Filho de Álvaro Esteves, de Riba de Mouro, Monção, e de Maria Fernanda Caldas, de Eiriz, Gave, emigrantes em França. Nasceu em Paris a --/--/197-. // Veio para Portugal aos sete anos frequentar o ensino primário na escola da Gave. // Viveu com a sua avó materna, Maria da Conceição Domingues, na casa que fora do padre José Augusto Alves (Estanqueiro). // Feita a 4.ª classe, em 1984, entra no Seminário de São Teotónio, Monção, e em 1987 ingressa no Seminário da Senhora da Conceição, Braga. // Em 1990 começa a frequentar o curso de Teologia na Faculdade de Teologia de Braga. // A 27/7/1997 foi ordenado diácono na capela do Seminário Diocesano de Viana. // No ano letivo de 1997/1998 vai para o Seminário de Viana do Castelo onde frequentará o ano pastoral e estagiará em uma paróquia. // Cantou missa nova na Gave a 15/8/1998, pelas quinze horas. // Foi nomeado pároco de Soajo, Gavieira, e Ermelo (VM 1101). // Nota: um primo dele, Xavier Amado Fernandes Moreira, em 1997 estava prestes a terminar o curso na Faculdade de Teologia de Braga (VM 1078).         

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Afonso, lavradores, residentes no Val. Neto paterno de Francisco Esteves e de Isabel Domingues; neto materno de António José Alves e de Rosa Maria Afonso. Nasceu na Gave a 24/4/1861 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, e Maria José Esteves, casada, ambos do lugar do Val. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, residia no lugar do Val, quando casou na igreja paroquial a 17/5/1885 com Joaquina Alves, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Tomé de Cousso, de onde era natural, filha de Manuel Luís Alves e de Maria Alves, lavradores, residentes em Cousso. Testemunhas presentes: José Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, residente no lugar do Val, e José Fernandes, solteiro, lavrador, residente no lugar dos Chãos.  

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Luís Manuel Esteves, natural da Gave, Melgaço, e de Maria da Purificação Alves, natural de Valongo, diocese de Lamego, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires. Nasceu na Gave a 28/5/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Esteves e sua mulher, Libânia Esteves, camponeses, naturais da freguesia de Parada do Monte.  

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Joaquim Esteves, natural de Parada do Monte, e de Maria Joaquina Esteves, natural da Gave, lavradores, residentes no lugar de Baldosa, Gave. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Domingues, do lugar da Lagarteira, Parada do Monte; neto materno de José Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues, do lugar de Baldosa. Nasceu na Gave a 26/1/1868 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Luís Pereira, solteiro, do lugar da Barroca, e Maria Joana Rodrigues, viúva, do lugar de Baldosa.    

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Joaquim Esteves, natural do lugar de Lagarteira, freguesia de Parada do Monte, e de Maria Joaquina Esteves, natural da Gave, onde residiam, no lugar de Baldosa. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Domingues, do dito lugar da Lagarteira; neto materno de José Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues, do dito lugar de Baldosa, todos rurais. Nasceu na Gave a 28/6/1873 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Manuel José Afonso e Mariana Afonso, casados, lavradores, do lugar da Baldosa. // Lavrador. // Casou na igreja de Parada do Monte a 21/9/1898 com Maria Rosa Duque, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Parada do Monte, moradora no lugar do Paço, filha de Manuel Joaquim Duque e de Rosa Afonso, rurais. Testemunhas presentes: Francisco Vieites, solteiro, camponês, morador no lugar do Tabulado, e Manuel Luís Esteves, casado, camponês, do lugar de Baldosa, Gave.   

 

ESTEVES, Josefina de Jesus. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Gregório, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neta paterna de Maria Esteves, solteira, do lugar dos Coelhos; neta materna de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, também do lugar dos Coelhos, todos rurais. Nasceu na Gave a 23/9/1869 e foi batizada na igreja católica local a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rosendo Gregório, casado, e Constância de Jesus, solteira, camponeses, do lugar dos Coelhos. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 17/8/1905 com Manuel Alves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento, no dito lugar dos Coelhos, a 15/5/1940.   

 

ESTEVES, Júlio. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Igreja. N.p. de Maria Teresa, solteira; n.m. de Maria Rodrigues, solteira. Nasceu a 4/2/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e Maria Balbina, casados, lavradores.

 

ESTEVES, Justina. // Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar do Val, freguesia da Gave, a --/--/1929, com 75 anos de idade (NM 45, de 12/1/1929).

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Joaquim Esteves, natural do lugar de Lagarteira, freguesia de Parada do Monte, e de Maria Joaquina Esteves, natural do lugar de Baldosa, freguesia da Gave. Neto paterno de António Esteves e de Luísa (!) Domingues; neta materna de José Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues. Nasceu na Gave a 24 de Maio de 1879 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Luís Esteves e Ana Duque, casados, tios do batizando, do dito lugar de Baldosa. // Camponês. // Casou na igreja de Parada do Monte a 14/11/1906 com a sua parente Maria Vieites, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, natural e moradora no lugar da Trigueira, freguesia de Parada do Monte, filha de Francisco Vieites e de Joaquina Esteves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues e Manuel Luís Esteves, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 11/2/1949.   

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Albina Pires, lavradores, residentes no lugar da Baldosa. Neto paterno de Luís António Esteves e de Ana Maria Duque; neto materno de Bento Pires e de Maria Duque. Nasceu na Gave a 25/7/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. // Faleceu na freguesia de Cristóval a 5/7/1979.  

 

ESTEVES, Justino. Filho de José Esteves, natural da freguesia de Parada do Monte, e de Maria Esteves, natural da Gave, lavradores, residentes no lugar da Baldosa. Neto paterno de Manuel Esteves e de Margarida Esteves; neto materno de Luís António Esteves e de Ana Maria Duque. Nasceu na Gave a 21/1/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Pereira e sua mulher, Maria Felicidade Alves, camponeses. // Faleceu na Gave a 10/11/1961.

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Alzira Duque “Fernandes”. Nasceu na Gave a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1165, de 7/7/1917, e n.º 1166, de 14/7/1917). // Nota: deve ser o senhor que casou com Rosa da Anunciação Pereira, sua conterrânea; em 1997 residiam no lugar de Ferrão, Gave (VM 1066). 

 

ESTEVES, Laura. Filha de Felicidade Maria Esteves, solteira, residente na Sobreira, Gave, lavradeira. Nasceu em Março de 1875. // Faleceu no dito lugar, a 27/12/1877, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Laurinda. Filha de Maria Germana Esteves, lavradeira, moradora no lugar da Lage. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave a 25/12/1896 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Manuel de Araújo, casado, proprietário, e Maria Adelaide Alves, viúva, lavradeira. // Faleceu na freguesia de Castro Laboreiro a 19/11/1977.

 

ESTEVES, Libânia. Filha de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves, residentes no lugar da Sobreira. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves; neta materna de Luís Caetana Alves e de Maria José Gregório. Nasceu na Gave a 16/12/1878 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel José Afonso e sua mulher, Joaquina Domingues, moradores à ponte da Cela, freguesia de Cousso. // (ver Jorge Esteves).

 

ESTEVES, Lino Augusto. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, moradores no lugar da Lage. Neto paterno de Maria Teresa Esteves, solteira, moradora nos Coelhos; neto materno de Maria Rodrigues, solteira, moradora no Ferrão, todos lavradores. Nasceu a 31/5/1866 e foi batizado a 2/6/1866. Padrinhos: Manuel José Gonçalves Fontes, negociante, casado na Lage, e Maria Rosa Esteves, solteira, lavradora, residente no Ferrão. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave, a 2/2/1874, e foi sepultado na igreja.       

 

ESTEVES, Lourença. Filha de Felicidade Maria Esteves, solteira, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, rurais. Nasceu na Gave a 18/3/1875 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: José Luís Pereira, solteiro, do lugar da Barroca, e Maria do Carmo, solteira, filha natural de Maria Alves, casada, residente no lugar da Sobreira.

 

ESTEVES, Luís. Filho de Maria José Esteves. Nasceu na Gave por volta de 1830. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, morava em Ferrão, quando casou na igreja da Gave, a 13/7/1862, com Matildes, de 26 anos de idade, solteira, de Riba de Mouro, moradora no lugar do Carvalho, filha de João da Rocha e de Margarida Barreiros. Testemunhas do ato religioso: Francisco António Vale e Manuel José Gonçalves Fontes, lavradores, residentes em Ferrão.   

 

ESTEVES, Luís Manuel. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Nasceu na Gave por volta de 1868. // Tinha 26 anos de idade quando casou na igreja paroquial a 11/11/1894 com Maria da Purificação Alves, de 22 anos de idade, filha de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires, «ele mestre pedreiro e morador no lugar do Lameiro, natural da Gave, ela moradora, natural e paroquiana da freguesia de Santa Catarina de Valongo, diocese de Lamego…» Testemunhas presentes: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, residente no lugar de Baldosa, e Manuel Alves, casado, lavrador, residente no lugar do Lameiro. // Com geração. // (ver José Luís Esteves).    

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Esteves. // Faleceu no lugar de Lagoa, freguesia da Gave (onde nascera e morava), a 23/10/1874, com 84 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Rodrigues, e foi sepultada na igreja paroquial. // Com geração. 

 

ESTEVES, Luísa Rosa. // Nasceu por volta de 1853. // Faleceu no lugar do Val, Gave, a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 106, de 26/4/1931).   

 

ESTEVES, Luísa Rosa. Filha de Justina Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Val. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Alves, lavradores, residentes no dito lugar. Nasceu na Gave a 24/6/1886 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, viúvo, e Luísa Rosa Rodrigues, solteira, camponeses, moradores no dito lugar do Val. // Casou na igreja da Gave a 29/4/1908 com o seu conterrâneo José Gonçalves, de 29 anos de idade, filho de Carolina Gonçalves. // O seu marido, José Gonçalves, morreu na Gave a 2/6/1954. // Ela faleceu também na sua freguesia natal a 13 de Junho de 1964.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António José Esteves e de Ana Domingues, lavradores, dos Coelhos. // Faleceu no dito lugar da Gave (onde residia com seus pais), a 30/1/1871, com apenas 18 anos de idade, solteiro, lavrador, e foi sepultado na igreja. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Aires Esteves, natural da Gave, Melgaço, e de Ana Joaquina Esteves, «exposta que foi na Roda da Vila e praça de Valença», moradores no lugar da Sobreira, Gave. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, do dito lugar. Nasceu na Gave a 14/9/1873 e foi batizado na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, filho legítimo de Joana Rosa Domingues, viúva, do lugar do Cerdeiral, e Ana Marcelina d’Antas, solteira, do lugar da Igreja, freguesia de Badim, Monção.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Luís Esteves, natural do lugar de Lijó, Riba de Mouro, e de Maria Rosa Alves, natural da Gave, residentes no lugar de Eiriz. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque, todos rurais. Nasceu na Gave a 7/2/1876 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Duque, casado, de Lijó, Riba de Mouro. // Faleceu a 26/6/1945, na freguesia de Riba de Mouro, Monção.       

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Angelina Rosa Esteves, solteira, negociante. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, moradores do lugar da Lage. Nasceu na Gave a 22/11/1879 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Carvalho, casado, ferreiro, do dito lugar, e Balbina Rosa de Brito, viúva, do lugar de Ferrão. // Lavrador. // Casou na igreja de Parada do Monte a 6/11/1898 com Florinda Rosa Pires, de 22 anos de idade, solteira, natural de Parada do Monte, moradora no lugar da Trigueira, filha de Manuel Pires e de Maria Pereira, rurais. Testemunhas presentes: o padre Luís Manuel Marques, capelão da freguesia, e Luís Afonso, camponês, morador no lugar da Trigueira. // A sua esposa faleceu em Parada do Monte a 10/3/1951 (ou 1953).     

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar do Lameiro. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 15/8/1882 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves e Mariana Alves, casados, camponeses, moradores no lugar do Lameiro.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Luís António Esteves e de Ana Maria Duque, lavradores, residentes no lugar da Baldosa. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Domingues, camponeses, moradores no lugar da Lagarteira, Parada do Monte; neto materno de Caetano Manuel Duque e de Rosa Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Baldosa, Gave. Nasceu na freguesia da Gave a 2/3/1884 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues Ramos, viúvo, e Maria Luísa Duque, solteira, ambos moradores no mesmo lugar. // Tinha apenas 18 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em casa de seus pais, quando casou na igreja paroquial a 26/5/1902 com a sua conterrânea Albina Pires, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, batizada na igreja de Parada do Monte, filha de Bento Pires, natural de Parada do Monte, e de Maria Duque, natural da Gave. Testemunhas presentes: José Esteves, casado, rural, da freguesia de Parada do Monte, e Albano José Domingues, casado, camponês, gaviense. // Faleceu no lugar da Baldosa, Gave, a 22 de Julho de 1940 (confirmar).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de José Joaquim Esteves, natural da Gave, e de Joaquina Alves, natural de Cousso, lavradores, residentes na primeira freguesia, no lugar do Val. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Alves, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves, residentes no lugar de Cousso. Nasceu na Gave a 1/3/1887 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Luísa Alves, tia materna, solteira.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Luís Esteves Esteves, natural da Gave, e de Libânia Esteves, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Alves. Nasceu na Gave a 26/7/1897 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Maria Esteves, solteiro, e Maria Joaquina Esteves, viúva, camponeses. // Casou na CRCM a 24/3/1917 com Alzira Duque “Fernandes” (Correio de Melgaço n.º 243, de 1/4/1917). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/2/1933. // Pai de Justino Esteves...

 

ESTEVES, Manuel. Filho de ---------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/1898. // Faleceu no lugar de Baldosa, freguesia da Gave, a --/--/1933, com apenas trinta e cinco anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 184, de 26/2/1933). 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Florinda Esteves. Nasceu no lugar de Baldosa, freguesia da Gave, a --/--/1---. // Emigrou para o Brasil ainda novo, no princípio do século XX; nesse país casou com uma brasileira e tiveram geração. Uma das filhas chama-se Gracinda, a qual, em 1999, tinha 74 anos de idade – nunca viera a Portugal (A Voz de Melgaço n.º 1111).   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Luís Manuel Esteves, natural da freguesia da Gave, Melgaço, e de Maria da Purificação Alves, natural da freguesia de Valongo, diocese de Lamego. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires. Nasceu na Gave a 15/9/1900 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves, casado, lavrador, do lugar do Lameiro, e Carolina Rosa Esteves, solteira, tecedeira, do lugar da Igreja.    

 

ESTEVES, Manuel. Filho de José Esteves, natural de Parada do Monte, e de Maria Esteves, natural da Gave, moradores no lugar da Baldosa. Neto paterno de Manuel Esteves e de Margarida Esteves; neto materno de Luís António Esteves e de Ana Maria Duque. Nasceu na Gave a 27/1/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Libânia Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da sobreira. Neto materno de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves. Nasceu na Gave a 16 de Agosto de 1904 e foi batizado na igreja paroquial a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Maria Esteves, tios maternos do batizando, solteiros, lavradores. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Madalena Gregório, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de Florinda Esteves, solteira; neto materno de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 24/4/1905 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Félix Domingues, casado, e Clementina Afonso, solteira, camponeses. // Casou na CRCM, a 17/6/1925, com Felicidade Fernandes. // Enviuvou a 19/5/1983. // Faleceu em França a 30/11/1983. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Gracinda Esteves, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Lameiro. Neto materno de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 22/3/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, casado, e Delfina de Carvalho, solteira, camponeses. // Faleceu a 24/5/1909.

 

ESTEVES, Manuel. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 815, de 27/4/1947: «Nos termos do artigo 567 e seus parágrafos, do Código do Processo Penal, correm editos notificando os réus (…) Manuel Esteves, solteiro, lavrador, do lugar de São Cosme, freguesia da Gave, ausente em parte incerta, para no prazo de sessenta dias a contar da 2.ª publicação, se apresentar em juízo para assistir nos termos do processo de querela que lhe move o Ministério Público pelo crime previsto e punido pelo artigo 392 do Código Penal…» Melgaço, 24/4/1947. O juiz: Manuel Pereira de Oliveira. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Alzira Fernandes. Nasceu na Gave a --/--/1933 (NM 191, de 23/4/1933).

 

ESTEVES, Manuel Albano. Filho de Rosaira (Rosária?) Esteves, solteira. N.m. de Manuel José Esteves e de Luísa Afonso, dos Coelhos. Nasceu a 13/5/1856 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Fernandes e Margarida Esteves, solteiros, dos Coelhos.    

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de António Esteves e de Rosa Maria Alves. Nasceu em Lijó, Riba de Mouro. // Lavrador. // Faleceu em Suadro, Gave (onde residia), a 17/11/1869, com 78 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja da Gave. // Deixou testamento.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Luísa da Rocha, lavradores, do Carrascal, Parada do Monte. // Faleceu na Sobreira, Gave (onde residia), a 31/12/1869, com 60 anos de idade, lavrador, casado com Mariana Rosa Esteves, e foi sepultado na igreja. // Deixou quatro filhos e duas filhas. 

 

ESTEVES, Manuel Bento. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. N.p. de Maria Teresa, solteira, n.m. de Maria Rodrigues, solteira. Nasceu a 5/10/1860 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, lavrador, casado, residente no Ferrão, e Maria Balbina de Brito, casada. (Era o 5.º filho do casal).  

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de Joaquim Esteves e de Felicidade Afonso. Nasceu na Gave a --/--/1938 (NM 400). 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim (Cousso). Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes que foram em Alijó, Riba de Mouro. // Nasceu nessa freguesia de Monção a --/--/1809. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Val, Gave, onde morava, a 9 (?) de Julho de 1889, com 80 anos de idade, viúvo de Joana Rosa Esteves, e foi sepultado na igreja da Gave. Deixou testamento. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Teresa Esteves, solteira, camponesa, do lugar dos Coelhos, freguesia da Gave. // Nasceu por volta de 1811. // Faleceu no lugar da Lage, Gave, a 7/7/1877, alienado, com cerca de sessenta e seis anos de idade, no estado de viúvo, em segundas núpcias, de Maria Luísa Rodrigues, e foi sepultado na igreja. // Trabalhou na agricultura. // Com geração.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filha de Francisco Esteves e de Isabel Domingues, lavradores, residentes na Igreja, Gave. Nasceu a --/--/1821. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Val, Gave (onde morava), a 12/12/1882, com 61 anos de idade, casado com Maria Rosa Alves, e foi sepultado na igreja. // Foram citados por sua morte Francisco Manuel Esteves, casado, e Constantino Esteves, solteiro, ausentes no Brasil (Diário do Governo n.º 104, de 10/5/1883. Escrivão: Mâncio Rosa Botelho). // Com geração. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria José Ferreira, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Joana Fernandes, lavradores, residentes no dito lugar; neto materno de Constantino José Ferreira e de Isabel Alves, camponeses, moradores no lugar do Carvalho, Riba de Mouro, concelho de Monção. Nasceu na Gave a 18/2/1884 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Ferreira, solteiro, tio materno do batizando, do dito lugar do Carvalho, e Ana Esteves, solteira, tia paterna do mesmo, do citado lugar do Lameiro.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de António Esteves e de Maria Gonçalves, lavradores. // Faleceu no Lameiro, a 6/10/1888, com 80 anos, solteiro, lavrador, com a sua residência na Sobreira, e foi sepultado na igreja! // Deixou testamento. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa Afonso, lavradores, do Val, Gave. // Faleceu na Igreja, Gave, a 3/4/1880, com 69 anos, casado em segundas núpcias com Maria Engrácia Rodrigues, e foi sepultado na igreja. // Trabalhava na agricultura. // Com geração.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Maria Esteves, solteira, lavradora, residente nos Coelhos, Gave. N.m. de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Domingues (já defuntos). Nasceu na Gave por volta de 1827. // Tinha 34 anos, era solteiro, quando casou, na igreja da sua terra, a 17/10/1861, com Maria Rosa, de 27 anos, solteira, gaviense, filha de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, neta paterna de Manuel José Gregório e de Maria Teresa Afonso (já defunta), e neta materna de Manuel José Rodrigues e de Maria Alves (já defuntos). Testemunhas do ato religioso: Manuel Francisco Domingues, casado, mordomo da igreja e lavrador, e José de Castro, solteiro, criado de servir. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, lavradores. Nasceu na Gave a 9/4/1854. // Faleceu na Sobreira, a 23/3/1875, e foi sepultado na igreja.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Balbina Esteves, lavradeira, moradora na Sobreira. Neto materno de Maria Teresa Esteves. Nasceu a 31/8/1860 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José António Afonso, lavrador, e Maria Luísa Rodrigues, solteiros, residentes na Sobreira.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves, moradores no lugar da Sobreira. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves; neto materno de Maria José Gregório, todos residentes no dito lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 13/3/1882 e foi batizado na igreja paroquial da freguesia no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Afonso e sua mulher, Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Justino Esteves e de Florinda Pereira. Nasceu na Gave a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 6).

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues. // Casou na igreja da Gave, a 4/2/1856, com Rosa Maria, filha de João Manuel Rodrigues e de Maria Domingues, todos de Eiriz. Testemunhas do ato religioso: João Rodrigues e Francisco Rodrigues.

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de -------- Esteves e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1860. // Faleceu no lugar das Lages, freguesia da Gave, a --/--/1915, com 55 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 151, de 30/5/1915).

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes em Eiriz. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de João Rodrigues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu na Gave a 14/8/1860 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Luís Esteves, casado, lavrador, e Maria Rosa Domingues, viúva, ambos residentes em Eiriz. (Era o 2.º filho do casal). // Era solteiro, lavrador, morava no dito lugar de Eiriz, quando casou na igreja paroquial a 17/4/1885 com a sua conterrânea Maria Rosa Rodrigues, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Lage, filha de Bento Manuel Rodrigues e de Luísa Rosa Domingues, rurais.     

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Joaquim Esteves, natural do lugar de Lagarteira, Parada do Monte, e de Maria Joaquina Esteves, natural da Gave, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neto paterno de António Esteves e de Luísa Domingues; neto materno de José Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues. Nasceu na Gave a 16/4/1870 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Luís António Esteves, solteiro, e Rosa Afonso, solteira, camponeses, do lugar da Lagarteira, Parada do Monte. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, morava em casa de seus pais, quando casou na igreja paroquial a 14/12/1896 com a sua parente Libânia Esteves, de 26 anos de idade, solteira, camponessa, natural de Parada do Monte, onde morava, filha de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Alves. Testemunhas presentes: Francisco José Rodrigues, alfaiate, morador no lugar da Igreja, e Luís António Esteves, camponês, morador no lugar de Baldosa.    

 

ESTEVES, Maria. Filha de José João Esteves e de Isabel Domingues, da Sobreira. // Lavradeira. // Faleceu no Lameiro, a 2/7/1868, com 70 anos de idade, viúva de António Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Deixou quatro filhos.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Afonso, lavradores, da Lage, Gave. // Lavradeira. // Faleceu na sua casa de Ferrão, Gave, a 6/1/1869, com 20 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Maria Joaquina Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Florinda Rosa Esteves, solteira, lavradora, do lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 16/2/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel José Dias Monteiro, casado, lavrador, do lugar da Igreja, e Catarina Alves, casada, do lugar do Listedo.   

 

ESTEVES, Maria. // Nasceu por volta de 1874. // Faleceu no lugar do Lameiro, Gave, a --/--/1929, com 55 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 28, de 1/9/1929).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Joaquim Esteves e de Luísa Rosa Alves, moradores no lugar da Sobreira. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves; neta materna de Luís Caetano Alves e de Maria José Gregório. Nasceu na Gave a 23/7/1874 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel José Esteves, solteiro, tio paterno do batizando, e Florinda Rosa Alves, solteira, tia materna do mesmo, ambos do lugar da Sobreira, todos camponeses.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Francisco Manuel Esteves e de Florinda Rosa Rodrigues, moradores no lugar do Cerdeiral. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Francisco Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, todos rurais. Nasceu na Gave a 17/7/1876 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: o seu avô paterno e Balbina Esteves, solteira, tia paterna da neófita.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Luís António Esteves, natural do lugar da Lagarteira, Parada do Monte, e de Ana Maria Duque, natural da Gave, do lugar de Baldosa. Neta paterna de António Esteves e de Luísa Domingues; neta materna de Caetano Manuel Duque e de Rosa Fernandes. Nasceu na Gave a 7/6/1880 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves e Maria Rosa Esteves, solteiros, naturais do lugar de Pereiral, Parada do Monte. // Casou na igreja de Parada do Monte a 2/1/1902 com o seu parente José Esteves, solteiro, camponês, natural de Parada do Monte.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Gregório, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neta paterna de Maria Esteves, solteira; neta materna de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, todos rurais, moradores no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 29/11/1880 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Joaquina de Caldas, solteira, do dito lugar da Lage. // Casou na igreja da Gave a 26/5/1906 com o seu conterrâneo Manuel Carlos Domingues, de 25 anos de idade, filho de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso. // Faleceu na sua freguesia natal a 19/7/1919.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Rosalina Esteves, solteira, jornaleira, moradora no lugar da Sobreira (falecida antes do casamento da filha). Neta materna de Maria Felicidade (ou Felicidade Maria) Esteves, jornaleira, residente no dito lugar. Nasceu na Gave a 27/2/1893 e foi batizada na igreja paroquial a 1 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, jornaleiro, tio materno da neófita, e Maria Joaquina Esteves, solteira, tecedeira, moradora no lugar da Igreja. // Tinha apenas quinze anos de idade (por isso a sua avó materna teve de dar o seu consentimento), era solteira, morava na Gave, quando casou a 29/8/1908, na igreja da sua freguesia de nascimento, com Manuel Joaquim de Sousa, de 22 anos de idade, solteiro, natural da Gavieira, Arcos de Valdevez, filho de João Manuel de Sousa e de Rosa Martins. // Faleceu no lugar da Sobreira, Gave, a 27/9/1940.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Luís Esteves e de Libânia Esteves, lavradores, residentes nolugar de Baldosa. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Alves. Nasceu na Gave a 21/2/1900 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Alfredo Augusto Esteves, solteiro, e Maria Joaquina Esteves, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 22/1/1923 com Delfim Gonçalves Fontes, de 22 anos de idade, natural de Parada do Monte, filho de Manuel José Gonçalves Fontes e de Angelina Esteves. // Faleceu na freguesia de Parada do Monte a 4/1/1963.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Libânia Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 38, de 23/2/1913). 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Francisco Esteves e de Otília Afonso. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Pureza da Luz Fernandes. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1934 (NM 220, de 21/1/1934).

 

ESTEVES, Maria. Filha de ------------- Esteves e de ------------------------------------------. Nasceu a --/--/1934. // Faleceu em Dezembro de 1934 ou Janeiro de 1935, com apenas dois meses de idade (NM 258, de 20/1/1935).  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Felicidade Fernandes. Nasceu na Gave a --/--/1935 (NM 289, de 27/10/1935). // Faleceu no lugar do Cerdeiral a --/--/2020, com 84 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020). 

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 14/4/1887 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Carlos Rodrigues e Marcelina Fernandes, casados, rurais. // Faleceu no lugar do Lameiro, Gave, a 11/5/1889, com apenas dois anos de idade, e foi sepultada na igreja!

 

ESTEVES, Maria Balbina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Afonso Alves, do Val, Gave. Neta paterna de Francisco Esteves e de Isabel Domingues; neta materna de António Alves e de Rosa Maria Afonso. Nasceu a 16/3/1856 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues e sua mulher, Maria José Esteves, do Val.

 

ESTEVES, Maria do Carmo. Filha de João Manuel Esteves e de Maria Joana Fernandes. Neta paterna de João Manuel Esteves e de Maria Rosa Duque; neta materna de Manuel António Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu a 24/6/1857 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Duque e Mariana Fernandes, solteiros, gavienses.  

 

ESTEVES, Maria do Carmo. Filha de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de António Joaquim Esteves e de Rosa Teresa Alves, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso, do lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 30/5/1872 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves, viúvo, e Ana Esteves, solteira, do lugar do Lameiro, camponeses.

 

ESTEVES, Maria do Carmo. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Madalena Gregório, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Florinda Esteves; neta materna de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 17/5/1897 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel António Esteves e Joaquina Gregório, solteiros, lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 27/4/1990.

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de Manuel Luís Esteves e de Maria da Purificação Alves. Nasceu na Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914). // Ver, em Remoães, Manuel José Fernandes.

 

ESTEVES, Maria das Dores. Filha de Manuel Esteves e de Albina Pires, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neta paterna de Luís António Esteves e de Ana Maria Duque; neta materna de Bento Pires e de Maria Duque. Nasceu na Gave a 17/8/1906 e foi batizada na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Afonso e sua mulher Maria Joaquina Domingues, camponeses, do lugar de Mudelo, Tangil, Monção. // Faleceu na freguesia de Cristóval a 15/10/1975.  

 

ESTEVES, Maria das Dores. Filha de Leopoldina Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1931 (NM 118, de 19/7/1931).

 

ESTEVES, Maria Genoveva. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave por volta de 1851. // Faleceu no lugar da Lage, freguesia da Gave, a --/--/1931, com oitenta anos de idade (NM 100, de 8/3/1931).

 

ESTEVES, Maria Genoveva. Filha de Angelina Rosa Esteves, solteira, moradora na Lage, Gave. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores. Nasceu na Gave a 23/1/1882 e foi batizada na igreja paroquial da freguesia a 24 desse dito mês e ano. Madrinha: Maria Genoveva Esteves, solteira, tia materna da neófita, moradora no lugar da Sobreira. // Faleceu no dito lugar da Lage, a 19/9/1883, com apenas um ano e meio de idade, e foi enterrada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Maria Germana. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Gregório, lavradores, residentes na Lage. Neta paterna de Maria Esteves; neta materna de Manuel (Plácido?) Gregório e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu a 1/3/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Maria Afonso, casado, lavrador, residente no Pombal, e Maria Luísa Rodrigues, casada, moradora nos Coelhos. 

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de ---------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // A 22/7/1912 foi julgada em polícia correcional por ofensas corporais, tendo ficado absolvida (Correio de Melgaço n.º 8).

 

ESTEVES, Maria José. Filha de Manuel Esteves e de Maria Luísa Afonso, lavradores, residentes no Val, Gave. // Faleceu nos Chãos, Gave, a 4/12/1882, com 84 anos de idade, solteira; morava no dito lugar. // Foi sepultada na igreja. // Deixou filhos. 

 

ESTEVES, Maria Judite. Filha de ---------- Esteves e de ----------------------------. Nasceu na Gave a --/--/1959. // Faleceu em Remoães, a 31/7/1993, com 34 anos de idade, e foi sepultada no cemitério da sua freguesia natal.  

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Alves. Neta paterna de Francisco Esteves e de Isabel Domingues; neta materna de António José Alves e de Rosa Afonso. Nasceu a 13/8/1858 e foi batizada na igreja da Gave nesse dia. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues e mulher, Maria José Esteves, do Val, Gave.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de ----------- José Esteves e de Maria Rosa Gregório, lavradores, residentes na Lage. Neta paterna de Maria Esteves; neta materna de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu a 29/3/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os avós maternos.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Joaquim Esteves, natural do lugar do Carrascal, Parada do Monte, e de Rosa Maria Esteves, natural da Gave, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Manuel Luís Esteves e de Margarida Gregório, do dito lugar do Carrascal; neta materna de Manuel José Esteves e de Rosa Maria Domingues, do lugar dos Coelhos, todos rurais. Nasceu na Gave a 13/6/1873 e foi batizada na igreja católica local nesse dito dia, mês e ano. Madrinha: Maria Luísa Rodrigues, casada, lavradeira, do lugar dos Coelhos, Gave.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Joana Pires, lavradores, dos Coelhos. // Faleceu no dito lugar da Gave (onde residia), a 1/4/1870, com 80 anos de idade, lavradeira, viúva de Manuel José Esteves, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de António Esteves e de Teresa Esteves, lavradores. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave, a 12/2/1877, com cerca de 79 anos de idade, solteira. // Morava no dito lugar. // Foi sepultada na igreja. // Deixou testamento.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves, lavradores, da Sobreira. // Faleceu no dito lugar da Gave (onde residia), a 23/9/1872, com 65 anos de idade, solteira, lavradora, e foi sepultada na igreja. // Deixou testamento.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de António Esteves e de Ana Domingues. // Lavradeira. // Faleceu na Sobreira a 2/4/1868, com 60 anos de idade, casada com José Narciso Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Rosa Maria Domingues, lavradores, residentes nos Coelhos. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 25/10/1888, com 49 anos de idade, casada com António José Alves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Francisco Esteves e de Isabel Domingues, do lugar da Igreja, Gave. // Faleceu no dito lugar (onde residia), a 20/12/1872, com 40 anos de idade, solteira, lavradora, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou uma filha. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de --------- Esteves e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Morou no lugar de São Cosme, Gave. // Faleceu por volta de 1919; por sua morte foram citados, pelo juizo de direito da comarca de Melgaço, Manuel Domingues Machado e sua mulher, Solidéria Paulon, ausentes em parte incerta do Brasil, para assistirem a todos os termos do inventário orfanológico (Jornal de Melgaço n.º 1256, de 27/7/1919).

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Luís Esteves e de Rosa Maria Rodrigues. Neta paterna de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de João Rodrigues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 15/9/1857 e foi batizada ainda nesse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Esteves e Maria Rosa Domingues.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Afonso, do Val. Neta paterna de Francisco Esteves e de Isabel Domingues; neta materna de António José Alves e de Rosa Maria Afonso. Nasceu a 15/10/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues e sua mulher, Maria José Esteves, do Val, Gave.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Listedo. Neta paterna de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, camponeses, moradores no lugar de Eiriz; neta materna de Bento Manuel Rodrigues e de Luísa Rosa Domingues, rurais, moradores no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 26/6/1893 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. Padrinhos: João António Esteves e Joaquina Domingues, casados, lavradores, residentes no lugar da Lage. // Casou na igreja da Gave a 9/1/1911 com o seu conterrâneo José de Caldas, de 31 anos de idade, filho de José Albano de Caldas e de Angelina Gonçalves. // O seu marido morreu na Gave a 18/12/1960. // Ela faleceu na mesma freguesia a 7/7/1971.    

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Luís Manuel Esteves, natural da Gave, e de Maria da Purificação Alves, natural da freguesia de Santa Catarina de Valongo, diocese de Lamego, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel José Alves e de Maria Cândida Pires. Nasceu na freguesia da Gave a 13/6/1895 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves, casado, lavrador, residente no lugar do Lameiro, e Carolina Rosa Esteves, solteira, modista, moradora no lugar da Igreja, gavienses. // Casou na CRCM a 2/6/1924 com José Lourenço. // Ambos os cônjuges faleceram na Gave: o marido a 15/5/1941 e ela a 11 de Maio de 1977.   

 

ESTEVES, Mirandolina. Filha de Maria Esteves, lavradeira, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 6/11/1896 e foi batizada na igreja paroquial a 8 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves Fontes e Rosa Esteves, solteiros, lavradores. // Faleceu a 17/10/1898. 

 

ESTEVES, Odete. // Faleceu no lugar da Baldosa a --/--/1930, com apenas vinte e dois dias de vida (Notícias de Melgaço n.º 87, de 23/11/1930).

 

ESTEVES, Odete. Filha de Manuel Luís Esteves e de Alzira Fernandes. Nasceu na Gave a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 92, de 4/1/1931). // Será a de cima?

 

ESTEVES, Palmira. Filha de Manuel Esteves e de Albina Pires, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neta paterna de Luís António Esteves e de Ana Maria Duque; neta materna de Bento Pires e de Maria Duque. Nasceu na Gave a 10/3/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, casado, e Palmira Alves, solteira, camponeses. // Faleceu na Gave a 5 de Março (ou Maio) de 1961.   

 

ESTEVES, Prazeres das Dores. // Nasceu por volta de 1943. // Faleceu no lugar da Baldosa, Gave, a --/--/2022, com 79 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2022).

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Joaquina Gonçalves de Castro, lavradores. // Faleceu no lugar da Lage (junto à igreja), a 30/4/1874, com 34 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. 

 

ESTEVES, Rosa. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 960, de 24/12/1950: «Confrontada com os sacramentos da santa madre igreja faleceu no dia 6 a senhora Rosa Esteves, viúva, do lugar do Cerdeiral. Pêsames

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Aires Esteves e de Maria Rosa Esteves, moradores no lugar do Lameiro. Neta paterna de António Joaquim Esteves e de Rosa Teresa Alves, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso, do lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 27/10/1876 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves e sua irmã, Ana Maria Esteves, solteiros, residentes no lugar do Lameiro, todos camponeses. // Faleceu a 17/3/1951 na freguesia da Gavieira, concelho dos Arcos de Valdevez.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Madalena Gregório. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 99, de 10/5/1914).

 

ESTEVES, Rosa da Conceição. Filha de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 7/4/1889 e foi batizada na igreja paroquial a 9 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco Vieites e Maria da Conceição Domingues, rurais, moradores no lugar de São Cosme. // Faleceu na Gave a 22/4/1982.

 

ESTEVES, Rosa Lina. Filha de Felicidade Maria Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de Manuel António Esteves e de Mariana Rosa Esteves, do dito lugar. Nasceu na Gave a 21/8/1872 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Aires Esteves, solteiro, e Maria Rosa Gregório, solteira, camponeses, ambos do lugar da Sobreira.  

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel José Esteves e de Rosa Maria Domingues, lavradores, do lugar dos Coelhos. Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1843. // Tinha 28 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 14/12/1871 com Manuel Joaquim Esteves, de 30 anos de idade, solteiro, camponês, do lugar do Carrascal, Parada do Monte, filho de Manuel Luís Esteves e de Margarida Gregório, rurais, do dito lugar de Carrascal. // Faleceu nos Coelhos, Gave, a 15/7/1884, com 41 anos de idade, casada com Manuel Joaquim Esteves, lavrador, residente no dito lugar. Foi sepultada no cemitério. // Por sua morte foi citado o viúvo, ausente no Brasil. Era inventariante António José Alves (*), casado, rural, da Gave (Diário do Governo n. 184, de 16/8/1884). // Com geração. /// (*) Devia ser genro da finada.  

 

ESTEVES, Serafim. Filho de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Eiriz, Gave. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Florinda Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro, Monção; neto materno de Manuel Alves e de Maria Joaquina Duque, rurais, moradores no lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 11/3/1889 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel António Duque, solteiro, do dito lugar de Lijó. // Casou na CRCM a 15/7/1915 com Claudina Dias. // A sua esposa faleceu na Gave a 20 de Julho de 1922. // Casou na CRCM em segundas núpcias a 10/3/1924 com Florinda Rosa Alves. // Ele morreu na sua freguesia natal, no lugar da Baldosa, a 20/5/1932 (Notícias de Melgaço n.º 153, de 12/6/1932).

 

ESTEVES, Sónia Maria. Filha de --------- Esteves e de ----------- Domingues. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Casou a 2/8/2000, na capela da Senhora do Alívio, com Agostinho Caldas, de Tangil, Monção. // Presidiu ao acto o padre Xavier Amado, primo da noiva. 

 

ESTEVES, Teófilo (ou Hipólito) Germano. Filho de Maria Esteves, solteira. Nasceu na Gave. // Alfaiate. // Faleceu nos Coelhos, onde morava, a 12/8/1879, com 29 anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário