sábado, 7 de maio de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Cristóval

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 25/01/2022


DOMINGUES

 

DOMINGUES, Abelardo. Filho de ----------- Domingues e de ---------- Gonçalves. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cristóval, ficando aprovado.

 

DOMINGUES, Abílio António. Filho de Manuel Francisco Domingues e de Ana Rosa Gonçalves. Nasceu em Cristóval a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 21, de 27/10/1912). 

 

DOMINGUES, Adelaide Miquelina. Filha de Maria Isabel Domingues, viúva, do lugar de Tibo, Gavieira, Arcos de Valdevez. Neta materna de António Domingues e de Matildes Domingues, do dito lugar e freguesia. Nasceu a 2/4/1892 e foi batizada na igreja de Cristóval a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Bernardo Pereira, cabo de guardas, casado, em serviço no ponto fiscal de São Gregório, e Miquelina de Carvalho, solteira, moradora em Ponte Vargas, Padrenda.  

 

DOMINGUES, Adelino António. Filho de Joaquina Rosa Domingues, solteira, jornaleira, natural de Fiães, moradora em São Gregório. Neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa de Oliveira. Nasceu em Cristóval a 13/8/1909 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Adelino Manuel Alves, solteiro, lavrador, e Ana Rosa de Oliveira, viúva, lavradeira. // Casou a 19/10/1933, na CRCM, com Maria da Glória Araújo, de 23 anos de idade, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, filha de João José de Araújo Junior e de Angelina Augusta -----------. // Enviuvou a 29/5/1950. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30/10/1979.   

 

DOMINGUES, Adriano. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria do Outeiro, moradores em Doma. Neto paterno de Manuel Domingues e de Bernarda Rodrigues, solteiros, do lugar da Calçada; neto materno de Manuel do Outeiro e de Francisca Bermudes, de Doma, todos de Cristóval. Nasceu a 28/9/1875 e foi batizado na igreja a 1 de Outubro desse ano. Padrinhos: Francisco do Outeiro, solteiro, negociante, morador em São Gregório, e Carlota do Outeiro, solteira, tia do bebé, moradora em Doma. // Em 1919, aquando da morte de sua mãe, estava solteiro e encontrava-se em parte incerta do Brasil (JM 1236). 

 

DOMINGUES, Águeda (ou Agneda). Filha de José Domingues e de Maria Benta Esteves, moradores em Pousadas. N.p. de Francisco Domingues e de Rosa Pires, do dito lugar; n.m. de Joaquina Esteves, solteira, do Sobreiro. Nasceu a 15/5/1868 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. 

 

DOMINGUES, Albano Eugénio. Filho de José Bernardo Domingues e de Joaquina Esteves, residentes no lugar do Sobreiro. N.p. de Manuel Domingues e de Gertrudes Pires, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Duarte Esteves e de Maria Luísa do Souto, do Sobreiro, Cristóval. Nasceu a 15/11/1876 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, lavrador, e sua filha, Albina Esteves, solteira, moradora no lugar do Sobreiro. // Casou a 17/11/1917 com Glória Esteves (Jornal de Melgaço n.º 1185, de 1/12/1917). // Faleceu a 18/9/1940.  

 

DOMINGUES, Alberto. Filho de Manuel Domingues e de Margarida da Silva, lavradores, residentes em Pousadas, Cristóval. N.p. de Vicente Domingues e de Ana Domingues; n.m. de Manuel da Silva e de Francisca Rodrigues. Nasceu a 21/8/1885 e foi batizado nesse dia. Madrinha: a avó paterna, que o batizara em casa. // Em 1920 estava solteiro e encontrava-se em parte incerta do Brasil; nesse ano foi citado pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço a fim de assistir a todos os termos do inventário orfanológico por óbito de sua mãe (Jornal de Melgaço n.º 1310, de 7/11/1920). 

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Maria Domingues, solteira, moradora no lugar do Coto de São Gregório. Neto materno de João Domingues e de Maria Benta Gonçalves, do dito lugar. Nasceu a 23/9/1864 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Madrinha: Cândida Domingues, solteira, tia da neófita, de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 18/4/1897 com José Joaquim Domingues, de vinte e nove anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar de Gorvela. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 14/8/1948 e ela a 19/2/1950.

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Francisco António Domingues e de Florinda Esteves Pires, moradores em Sucastelo, Cristóval. N.p. de Inácia Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de António Esteves Pires e de Maria José Rodrigues, do lugar da Mós, Penso. Nasceu a 24/2/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Caetano José Gonçalves, sapateiro, e sua mulher, Luísa Domingues, moradores em São Gregório. // Casou com Manuel Pereira, natural de Penso. // Com geração. 

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Francisco António Domingues e de Josefa Gonçalves, lavradores, residentes no Sobreiro. N.p. de Fulgêncio Domingues e de Francisca Fernandes, do Regueiro; n.m. de Manuel Gonçalves (Vilar) e de Joaquina Gomes, da Granja. Nasceu a 26/7/1887 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, solteiro, proprietário, e sua irmã, Maria Rodrigues, solteira, ambos da Granja.  

 

DOMINGUES, Albina de Jesus. Filha de Francisco Domingues e de Ana Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar do Campo do Souto. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Luísa Rodrigues; n.m. de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Cristóval a 10/9/1906 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Estêvão Gonçalves, solteiro, lavrador, e Albina Monteiro, viúva, lavradeira. // Casou a 10/6/1931, na CRCM, com António Luís do Vale, de 25 anos de idade, natural de Fiães, filho de Manuel Joaquim do Vale e de Maria Josefa Esteves. // O seu marido morreu em Cristóval a 7/3/1966. // Ela faleceu na Vila a 5/6/1991.

 

DOMINGUES, Albina Rosa. Filha de Fulgêncio Domingues e de Francisca Fernandes, moradores no Regueiro. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Rosa Maria Fernandes, de Mouriga; neta materna de Manuel Fernandes e de Rosa Pires, do Regueiro. Nasceu a 14/2/1848 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Madrinha: Balbina Rosa, solteira, tia da batizanda. // (ver Maria Luísa Domingues).

 

DOMINGUES, Albina Rosa. Filha de Francisco António Domingues e de Florinda Esteves Pires, moradores em Sucastelo. Neta paterna de Inácia Domingues, solteira, do dito lugar; neta materna de António Esteves Pires e de Maria José Rodrigues, de Mós, Penso. Nasceu em Cristóval a 20/12/1875 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinho: António Esteves, casado, lavrador, residente no lugar do Ramo. // Lavradeira. // Casou na igreja de Cristóval a 22/11/1896 com Manuel José Pereira, de 29 anos de idade, solteiro, natural de Penso. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Albina Rosa. Filha de Antónia Domingues, solteira, moradora no lugar do Regueiro, Cristóval. Neta materna de Fulgêncio Domingues e de Francisca Fernandes, lavradores, do dito lugar. Nasceu a 6/3/1887 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Marcelina Esteves, solteira, proprietária, moradora no lugar de Ranhado. // Faleceu com apenas oito dias de vida.  

 

DOMINGUES, Albina Rosa. Filha de António Cândido Domingues e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Neta paterna de Manuel Caetano Domingues e de Maria Tomásia Domingues; neta materna de José Bento Rodrigues e de Fortunata de Jesus. Nasceu em Cristóval a 28/2/1894 e foi batizada na igreja a 1 de Março do mesmo ano. Padrinhos: José Bento Rodrigues, casado, lavrador, e Albina Rosa Rodrigues, solteira. // Casou a 20/3/1918, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com Vitorino Manuel Monteiro. // O seu marido morreu em Cristóval a 10/3/1958. // Ela faleceu também em Cristóval a 25/1/1983.    

 

DOMINGUES, Albina Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Ana Pires, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de Constantino Domingues e de Luísa Esteves; n.m. de Manuel Pires e de Rosa Alves. Nasceu em Cristóval a 2/2/1900 e foi batizada na igreja católica a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues, casado, lavrador, e Albina Rosa Esteves, solteira. // Casou a 14/10/1925, na CRCM, com Manuel Lourenço. // Enviuvou a 20/12/1974. // Faleceu na sua freguesia natal a 26/10/1982.

 

DOMINGUES, Alexandrina Rosa. Filha de Manuel Batista Domingues e de Maria Luísa do Outeiro, moradores no Ramo. Neta paterna de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz, de Soutomendo, Fiães; neta materna de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do Ramo. Nasceu a 20/3/1880 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Domingues e Ana Rosa Domingues, solteiros, lavradores, residentes em Soutomendo, Fiães, tios da neófita.

 

DOMINGUES, Alfredo Augusto. Filho de José Bernardo Domingues e de Joaquina Esteves, proprietários, moradores no Sobreiro, Cristóval. N.p. de Manuel Domingues e de Gertrudes Pires, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Duarte Esteves e de Maria Luísa do Souto, do Sobreiro. Nasceu a 29/9/1884 e foi batizado a 1/10/1884. Padrinhos: Mâncio Rosa Botelho, escrivão do juiz de direito da comarca de Melgaço, e mulher, Emília Clementina Pedreira Botelho da Cunha Bacelar. // Casou com Maria do Carmo (ou Maria Cândida), de 29 anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel José Fernandes e de Marcelina Esteves, na CRCM, a 9/10/1919. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: a esposa a 1/4/1966 e ele a 27/2/1970.

 

DOMINGUES, Alfredo Cândido. Filho de António Cândido Domingues e de Albina Rosa de Brito, lavradores, residentes no Ramo, Cristóval. Neto paterno de Manuel Caetano Domingues e de Maria Rosa (?) Domingues, do dito lugar; neto materno de António José de Brito e de Maria Joaquina Durães, do Sobreiro. Nasceu a 17/8/1889 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Rosa Domingues, casada, tia do bebé, moradores no Ramo.

 

DOMINGUES, Alfredo da Silva. Filho de José Manuel Domingues e de Ozinda de Jesus Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 72, de 10/8/1930). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1433, de 29/4/1962: «Por ser portador de hérnia estrangulada foi operado de urgência no hospital da Misericórdia desta vila o soldado da Guarda-Fiscal em serviço no posto da Peneda, ASD, natural de Cristóval, Melgaço. O seu estado é satisfatório.»

 

DOMINGUES, Alzira. Filha de António Cândido Domingues e de Ludovina Rosa Lourenço. Nasceu em Cristóval a --/--/1935 (NM 269, de 28/4/1935).

 

DOMINGUES, Amélia Maria. Filha de Joaquina Rosa Domingues, solteira, jornaleira, moradora em São Gregório. Neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa de Oliveira. Nasceu em Cristóval a 21/4/1907 e foi batizada na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Carlos, casado, lavrador, e Júlia Amélia Esteves de Magalhães, solteira, camponesa. // Casou em Agosto de 1930, na CRCM, com Manuel Dias Carneiro. // O seu marido morreu na freguesia da Sé Nova, Coimbra, a 13/6/1950. // Ela faleceu na sua freguesia natal a 23/1/1980.  

 

DOMINGUES, Américo. Filho de Augusto Domingues e de Rosa dos Prazeres da Ribeira. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 34, de 13/10/1929).

 

DOMINGUES, Américo José. Filho de José Domingues, natural de Rouças, e de Ana Joaquina Fernandes, natural do lugar do Sobreiro, Cristóval, onde moravam. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Florinda de Castro; neto materno de António José Fernandes e de Rosa Salgado. Nasceu em Cristóval a 28/11/1900 e foi batizado na igreja católica a 5 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: José Joaquim Fernandes, representado pelo avô materno, e Júlia Fernandes, solteira. // Casou a 6/9/1937, na 1.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, com Rosa Silva. // Faleceu na freguesia da Pena, Lisboa, a 28/12/1983.   

 

DOMINGUES, Ana. Filha de Manuel Domingues e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu por volta de 1796. // Faleceu em Marga a 3/5/1866, com 70 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Ana. Filha de António Domingues e de Luísa Pires. Nasceu por volta de 1806. // Faleceu no Ramo a 19/4/1876, com 70 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

DOMINGUES, Ana. Filha de Francisco Domingues e de Rosa Pires, residentes no lugar de Pousadas. Nasceu por volta de 1817. // Faleceu no Sobreiro a 30/6/1888, com 71 anos de idade, viúva de Manuel Luís Pires, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja a 2 de Julho. // Com geração.

 

DOMINGUES, Ana. Filha de Francisco António Domingues e de Josefa Gonçalves, lavradores, residentes no Sobreiro. N.p. de Fulgêncio Domingues e de Francisca Fernandes, do Regueiro; n.m. de Manuel Gonçalves (Vilar) e de Joaquina Gomes, da Granja. Nasceu a 14/9/1890 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Rodrigues Junior, solteiro, e Maria Rodrigues, proprietários, moradores na Granja.  

 

DOMINGUES, Ana Joaquina. Filha de Manuel Batista Domingues e de Maria do Outeiro, moradores no Ramo, Cristóval. N.p. de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz, de Soutomendo, Fiães; n.m. de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do Ramo. Nasceu a 2/2/1878 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o avô paterno e Ana Joaquina, solteira, tia do pai da neófita, de Soutomendo de Baixo, Fiães. 

 

DOMINGUES, Ana Luísa. Filha de Manuel Domingues e de Margarida da Silva, lavradores, residentes no lugar de Pousadas, Cristóval. Neta paterna de Vicente Domingues e de Ana Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel da Silva e de Francisca Rodrigues, de Carvão. Nasceu a 14/8/1888 e foi batizada nesse dia. Madrinha: a sua avó paterna. // Em 1920 estava solteira e encontrava-se em parte incerta do Brasil; nesse ano era citada pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço a fim de assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que se procedia por óbito de sua mãe (Jornal de Melgaço n.º 1309, de 7/11/1920). 

 

DOMINGUES, Antónia. // Faleceu, sem qualquer testamento, a 1 de Janeiro de 1839, e foi sepultada na igreja de Cristóval com ofício de cinco padres; era viúva de Francisco Domingues, do lugar de Pousada. 

 

DOMINGUES, Antónia. Filha de Fulgêncio Domingues e de Francisca Fernandes, moradores no lugar do Regueiro. N.p. de Francisco José Domingues e de Maria Rosa Fernandes, de Mouriga; n.m. de Manuel Francisco Fernandes e de Rosa Pires, do Regueiro. Nasceu a 6/1/1851 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Silva, solteiro, de Carvão, e Antónia Rodrigues, solteira, do lugar da Porta. // Faleceu no lugar do Regueiro a 21/9/1899, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Deixou um filho menor.    

 

DOMINGUES, Antónia Helena. Filha de Francisco Domingues e de Antónia Maria. // Faleceu na Granja a 11/1/1876, com oitenta anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Afonso, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha: Caetana Domingues.

 

DOMINGUES, Antónia Maria. Filha de Manuel Domingues e de Maria Pardelhas. // Faleceu em Marga a 24/12/1872, com 80 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, António. Filho de António Domingues e de Maria Benta Pires, moradores no lugar de Gorvela. // Casou na igreja de Cristóval a 24/11/1828, com Francisca Rosa, filha de Manuel José da Ribeira e de Jerónima Esteves, da Soalheira, todos de Cristóval. Testemunhas: Francisco António Esteves, da Granja; Gregório Ventura Rodrigues e mulher, Antónia Maria Domingues, de Doma.    

 

DOMINGUES, António. Filho de João Domingues e de Maria Benta Gonçalves. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Fernandes; n.m. de Luís Gonçalves e de Maria Durães. Nasceu a 8/1/1834 e foi batizado na igreja de Cristóval a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Sousa e Rosa Maria Durães, de São Gregório. 

 

DOMINGUES, António. Filho de Manuel Francisco Domingues e de Rosa Fraga, moradores em Carvão. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Joaquina Esteves, do dito lugar; neto materno de Pedro Fraga e de Catarina Garcia, solteira, da Peña, Padrenda, Tui. Nasceu a 28/11/1854 e foi batizado na igreja de Cristóval a 30 desse mês e ano. Madrinha: Antónia Vaz, solteira, de Sucastelo. // Faleceu a 12/9/1873, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, António. Filho de José Domingues e de Josefa Alves, moradores no Ranhado. Neto paterno de Francisco António Domingues e de Juliana Pires, do dito lugar; neto materno de João Alves e de Luísa Domingues, de Ferreiros de Baixo, Padrenda, Tui. Nasceu a 5/10/1857 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: António Maria Rodrigues, casado, da Calçada, Cristóval.  

 

DOMINGUES, António. Filho de Apolinário Domingues e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Pousadas. Neto paterno de Manuel Domingues e de Isabel Domingues, de Doma; neto materno de Rosa Domingues, solteira, de Pousadas. Nasceu a 24/3/1863 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Maria Rodrigues, negociante, e Maria Rodrigues, casados, moradores no lugar da Calçada, Cristóval. // Faleceu a 21/1/1869 e foi sepultado na igreja.  

 

DOMINGUES, António. Filho de Caetano José Domingues e de Albina Alves, negociantes, moradores na Rua Verde de São Gregório, Cristóval. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Antónia Alves; neto materno de Manuel Alves (Catarinho?) e de Luísa Pereira. Nasceu a 26/5/1881 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: José Maria Montes e sua mulher, Hemélia Esteves e Ribeira, proprietários, moradores no lugar das Casas Grandes, São Miguel de Desteriz, Galiza. // Faleceu a 21/1/1882 e foi sepultado na igreja paroquial no dia 22.

 

DOMINGUES, António. Filho de Manuel Domingues e de Ana Pires, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de Constantino Domingues e de Luísa Esteves; n.m. de Manuel Pires e de Rosa Alves. Nasceu em Cristóval a 23/1/1904 e foi batizado na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira da Costa, casado, proprietário, e Francisca da Silva, casada, proprietária. // Casou a 20/10/1924, na CRCM, com Júlia Fernandes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 9/5/1943.  

 

DOMINGUES, António. Filho de José Domingues e de Joaquina Pires. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou na igreja de Cristóval a --/--/1938 com Deolinda Rosa Gomes (Notícias de Melgaço n.º 397).

 

DOMINGUES, António. Filho de Augusto Domingues e de Rosa dos Prazeres da Ribeira. Nasceu em Cristóval a --/--/1933 (NM 184, de 26/2/1933). // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Ladronqueira, Fiães, a 31/10/1993, com cerca de 60 anos de idade, solteiro, e foi sepultado no cemitério de Cristóval; deixou irmãos, sobrinhos…

 

DOMINGUES, António (Tota). Filho de ---------- Domingues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em França a --/--/1995 e foi sepultado no cemitério de Cristóval (VM 1028).

 

DOMINGUES, António Augusto. Filho de Augusto Jaime Domingues e de Maria de Jesus Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (NM 72, de 10/8/1930).

 

DOMINGUES, António Augusto. Filho de Aurora Domingues. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1933 (NM 193, de 7/5/1933).

 

DOMINGUES, António Cândido. Filho de Manuel Caetano Domingues e de Maria Tomásia Domingues, moradores no lugar do Ramo. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Maria Pires, de Soutomendo, Fiães; neto materno de António José Domingues e de Luísa Pires, do Ramo, Cristóval. Nasceu a 4/2/1849 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinho: Domingos António Lopes, solteiro, da Vila de Melgaço. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 30/6/1888 com Albina Rosa, solteira, nascida a 2/3/1868, filha de António de Brito e de Maria Joaquina Durães, moradores no lugar do Sobreiro. Testemunhas presentes: José Maria Quintela, casado, lavrador, residente no lugar do Ramo, Luís Vicente Trancoso, casado, lavrador, do mesmo lugar, e José Joaquim de Brito, casado, morador no lugar de Viladraque, Paços. // A sua esposa faleceu em Cristóval a 20/8/1891. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Cristóval, a 1/11/1891, com Maria Joaquina, solteira, nascida a 9/12/1866, filha de José Bento Rodrigues e de Fortunata de Jesus, lavradores, residentes no lugar do Pico. Testemunhas presentes: José Maria Quintela, viúvo, José Gonçalves, solteiro, ambos lavradores, residentes no lugar do Ramo. // Faleceu no lugar do Ramo a 7/12/1904, com todos os sacramentos, com cinquenta e seis anos de idade, casado, sem testamento, e foi sepultado no cemitério. // Com geração.

 

DOMINGUES, António Cândido. Filho de José Bernardo Domingues e de Joaquina Esteves, moradores no Sobreiro, Cristóval. N.p. de Manuel Domingues e de Gertrudes Pires, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Duarte Esteves e de Maria Luísa do Souto, do Sobreiro. Nasceu a 8/5/1880 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinho: José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, comerciante, da Vila. // Casou com a sua conterrânea, Ludovina da Conceição Lourenço. // Faleceu na sua freguesia natal a 28/4/1956.

 

DOMINGUES, António Cândido. Filho de -------- Domingues e de ----------------------------. Neto paterno de António Cândido Domingues e de Maria Joaquina Rodrigues; neto materno de ------------------- e de --------------------------. Nasceu no lugar do Ramo a --/--/1922. // Foi 1.º cabo da Guarda-Fiscal. // Casou com Glória Rodrigues Otero, espanhola. // Faleceu em Reguenga, Santo Tirso, com setenta e um anos de idade, em casa de sua filha Rosa Maria, casada com Adelino Trada, a --/--/1993, e foi sepultado no cemitério de Cristóval (VM 988, de 1/7/1993).

 

DOMINGUES, António Eduardo. Filho de José Joaquim Domingues e de Albina Domingues, lavradores, residentes no lugar do Coto de São Gregório. Neto paterno de Francisco António Domingues e de Florinda Esteves Pires; neto materno de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 27/6/1898 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Correia dos Santos, casado, negociante, e Germana Augusta de Araújo, viúva. // Fez exame do 1.º grau a 14/7/1913, conseguindo a classificação de «ótimo». // Casou a --/--/1919 com Albina Isabel Rodrigues (Jornal de Melgaço n.º 1251, de 22/6/1919). // Com geração.

 

DOMINGUES, António Guilherme. Filho de Manuel Domingues e de Margarida da Silva, lavradores, residentes no lugar de Pousadas. N.p. de Vicente Domingues e de Ana Esteves, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues, do lugar da Cruz de Carvão. Nasceu a 6/6/1891 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Lopes e mulher, Ana Joaquina do Outeiro, proprietários, do Outeiro, Paços. // Casou na CRCM a 2/11/1915 com Ana de Jesus Lourenço. // Faleceu em Cristóval a 11/10/1968. // Pai de Julieta de Jesus Domingues.  

 

DOMINGUES, António José. Filho de Manuel Domingues e de Rosa Veloso. // Nasceu por volta de 1766. // Faleceu no lugar do Ramo, Cristóval, a 20/7/1864, com noventa e oito (98) anos de idade, viúvo de Maria Luísa Pires, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Ana, de Maria Tomásia, e de Francisca. 

 

DOMINGUES, António José. Filho de Luís Domingues e de Maria de Araújo, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Pardelhas, de Marga; n.m. de Joana Afonso, solteira, da Granja, Merufe. Nasceu a 22/3/1841 e foi batizado «sub conditione, por dúvida do batismo…» (*) a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ventura de Araújo e sua mulher, Mariana Loné, de São Gregório. // Faleceu a 9/7/1841. /// (*) Certamente fora batizado em casa devido a ter fraca aparência.

 

DOMINGUES, António José. Filho de Luís Domingues e de Miquelina Rosa Marques, proprietários, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Manuel Joaquim Domingues e de Mariana Alves; neto materno de Manuel José Marques e de Maria Pires. Nasceu em Cristóval a 17/1/1898 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Marques, solteiro, lavrador, e Maria Marques, solteira. // Faleceu a 17/11/1899, menor de 22 meses, e foi sepultado no cemitério. 

 

DOMINGUES, António José. Filho de Rosa Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar do Regueiro. Neto materno de Francisco António Domingues e de Josefa Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 2/9/1906 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Fernandes, casado, lavrador, e Maria Gonçalves, casada, lavradeira. // Casou a 7/7/1928, na CRCM, com Maria Alice Machado de Oliveira, de 22 anos de idade, natural da freguesia de Santa Ana, Rio de Janeiro, Brasil, filha de Belmiro Machado de Oliveira e de Rosa (ou Marcelina Rosa) Gonçalves. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 87, de 23/11/1930: «A fim de prestarem serviço no posto de marinha desta vila vieram de Caminha em 15 do corrente as seguintes praças (…). Deixou de prestar serviço neste posto, por ter regressado a Caminha em 17 do corrente, o grumete de manobra número 7331, AJD, de Cristóval.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1036, de 10/8/1952: «A.J.D., natural da freguesia de Cristóval, casado com M.A.M.O., residente no lugar de Marga, da mesma freguesia, declara por este meio que não se responsabiliza por qualquer dívida que sua mulher, ou filhos, fizerem durante a sua ausência.» a) A.J.D. // A sua esposa faleceu em Cristóval a 4/4/1962. // Ele morreu em Lisboa, na freguesia de São Vicente de Fora, a 21/5/1962.   

 

DOMINGUES, António José. Filho de António Cândido Domingues e de Ludovina da Conceição Lourenço. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 33, de 6/10/1929).

 

DOMINGUES, António Júlio. Filho de Adelino António Domingues e de Maria da Glória de Araújo. Nasceu em Cristóval a --/--/1935 (NM 259, de 27/1/1935).

 

DOMINGUES, António Manuel. Filho de Manuel Batista Domingues e de Maria do Outeiro, moradores no Ramo, Cristóval. Neto paterno de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz Carvalheira, de Soutomendo, Fiães; neto materno de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do lugar do Ramo. Nasceu a 30/7/1875 e foi batizado a 2 de Agosto desse ano. Padrinhos: o seu avô paterno, lavrador, e a avó materna, viúva. // Faleceu a 24/11/1875 e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

DOMINGUES, António Manuel. Filho de ---------- Domingues e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1548, de 14/3/1965: «Carta de Cristóval. Problemas da nossa terra. Já não é um mito, é uma realidade!... É com a maior satisfação que podemos dizer a quem nos perguntar se a escola é construída acima da igreja ou é apenas um mito?! Não, não é coisa de mitologia, vai ser uma realidade!... Sua Excelência, o senhor ministro da educação nacional, dignou-se escutar a voz do povo que gritava unanimemente: “precisamos de uma escola”. Não é preciso dizer quão grande a necessidade, porque em verdade só os que têm sofrido é que sabem… Digamos que foi pedido ao povo o dinheiro para a expropriação do terreno destinado à construção do edifício e que esse contribuiu generosamente… O senhor presidente do município e delegado escolar expôs a necessidade da escola com luz e aquecimento e quanto ao diretor escolar é desde longo tempo que ele se vem batendo pela nossa escola. É a este nobre senhor que nós ficamos inteiramente gratos pela boa orientação. Esperamos que Sua Excelência o senhor ministro das obras públicas dará início à construção do novo edifício escolar, assim como ao trecho do acesso ao local. É Cristóval a freguesia que mais tem dormido o sono letárgico… Nada temos tido que nos mostre que vivemos no século das luzes… Falar da nossa estrada?! Estamo-nos servindo pela que foi mandada construir pela benemérita família do saudoso Daniel Rodrigues, da Casa Branca, mas essa vai a pontos de desaparecer com o temporal. Precisava das águas cortadas e outros arranjos, mas quem de direito finge não ver e não se quer ocupar desses trabalhos. Esperamos que a JF exponha as nossas necessidades ao senhor presidente da Câmara e vereadores. Sabemos que foi elaborado um projeto que elevará uma despesa da parte da nossa Câmara a 200 contos. Na verdade vemos que não há fundos e como recorrer ao bom público que em outras ocasiões tão generosamente contribuiu nas subscrições e foi frustrado? Que não nos perguntem como e quando, senão dizemo-lo!...» AMD // No ano 2000 residia em São Gregório (VM 1151).

 

DOMINGUES, Apolinário. Filho de Manuel (ou Francisco) Domingues e de Isabel Domingues, moradores que foram em Doma (ou em Mouriga). // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 20/10/1859, com a sua parente em terceiro grau de consanguinidade, Maria, filha de Rosa Domingues, solteira, de Pousadas. Testemunhas presentes: António Maria Rodrigues, casado, da Calçada, e Manuel Luís do Outeiro. // A sua esposa faleceu no lugar de Pousadas a 12/1/1872, com apenas 36 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos (*), e foi sepultada na igreja. // Ele morreu também no lugar de Pousadas, a 28/9/1886, com 59 anos de idade, no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultado na igreja. /// (*) O casal teve filhos, mas morreram antes de sua mãe.     

 

DOMINGUES, Armando Manuel. Filho de António Domingues, funcionário das Alfândegas, e de Maria Domingues, do lugar de Tortim, Cristóval. Nasceu a --/--/1965. // Faleceu com 32 anos de idade, a --/--/1997, num hospital do Porto (VM 1073/4).

 

DOMINGUES, Artur. Filho de José Domingues e de Albina Domingues, jornaleiros, moradores no lugar do Coto de São Gregório. Neto paterno de Francisco António Domingues e de Florinda Esteves Pires; neto materno de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 5/10/1907 e foi batizado na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: António Correia dos Santos, casado, negociante, e Germana de Araújo, viúva, proprietária. // Casou a 26/3/1931 com Leonídia Esteves, natural de Rouças. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 1/3/1958. 

 

DOMINGUES, Artur José. Filho de Caetano José Domingues e de Albina Alves. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Antónia Luísa Alves; neto materno de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago. Nasceu a 10/3/1878 e foi batizado na igreja de Cristóval a 14 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô paterno, todos moradores em São Gregório. // Faleceu em Outubro de 1880 (?).  

 

DOMINGUES, Artur Manuel. Filho de António Eduardo Domingues e de Albina Isabel Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (NM 55, de 30/3/1930).

 

DOMINGUES, Augusta. Filha de Caetano José Domingues e de Albina Alves, negociantes. Neta paterna de Manuel Domingues e de Antónia Alves; neta materna de Manuel Alves e de Luísa Pereira, todos moradores da Rua Verde, São Gregório, Cristóval. Nasceu a 21/11/1884 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António da Rocha, oficial de ferrador, e Maria Alves, tia da criança, ambos casados, moradores em São Gregório. // Casou a 30/5/1908, na freguesia de Santa Maria do Pao, diocese de Ourense, com --------------------------------. 

 

DOMINGUES, Augusto. Filho de António Guilherme Domingues e de Ana de Jesus Lourenço. Nasceu em Cristóval a --/--/1937 (NM 367).

 

DOMINGUES, Augusto Eduardo. Filho de José Joaquim Domingues e de Albina Domingues, jornaleiros, moradores no lugar do Coto de São Gregório. N.p. de Francisco António Domingues e de Florinda Esteves Pires; n.m. de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 18/2/1900 e foi batizado na igreja católica a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Correia dos Santos, casado, negociante, e Germana de Araújo Marques, viúva. // Fez exame do 1.º grau a 14/7/1913, obtendo a classificação de «ótimo». 

 

DOMINGUES, Augusto Jaime. Filho de Francisco António Domingues e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar do Regueiro. Neto paterno de Florêncio Domingues e de Francisca Fernandes; neto materno de Maria Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 31/10/1902 e foi batizado na igreja a 2 de Novembro desse dito ano. Madrinha: Maria Teresa Lourenço, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 17/10/1927 com Maria de Jesus Domingues, sua conterrânea. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/4/1971. 

 

DOMINGUES, Augusto Jaime. Filho de Manuel Augusto Domingues e de Angelina Gomes Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou a 11/8/1990 com Cidália Maria Fernandes, residente em São Paio, filha de António José Fernandes e de Maria Madalena Gonçalves.

 

DOMINGUES, Augusto Rafael. Filho de Manuel Domingues e de ---------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (NM 64, de 8/6/1930).

 

DOMINGUES, Augusto dos Santos. Filho de Manuel Domingues e de Margarida da Silva, lavradores, residentes em Pousadas. N.p. de Vicente Domingues e de Ana Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel da Silva e de Francisca Rodrigues, da Cruz de Carvão. Nasceu a 25/10/1893 e foi batizado a 1 de Novembro desse mesmo ano. Madrinha: Ana Joaquina do Outeiro, casada, proprietária, natural do Outeiro, Paços. // Faleceu a 20/6/1895 e no dia seguinte foi sepultado na igreja católica local.

 

DOMINGUES, Aurora. Filha de Francisco Augusto Domingues e de Ursulina Maria Vidal. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 196, de 23/4/1916).

 

DOMINGUES, Avelino Augusto. Filho de António Cândido (ou António Máximo) Domingues e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no Ramo. Neto paterno de Manuel Caetano Domingues e de Maria Tomásia Domingues, do dito lugar; neto materno de José Bento Rodrigues e de Fortunata de Jesus, do Pico. Nasceu a 12/8/1892 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues, solteiro, tio materno do batizando, do Pico, e Libânia Quintela, solteira, prima do neófito, do Ramo. // Faleceu a 1/2/1895 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

DOMINGUES, Balbina Rosa. Filha de Escolática Domingues, solteira. Neta materna de Manuel Domingues e de Maria Antónia Durães, lavradores. // Faleceu em São Gregório a 5/1/1861, com 57 anos de idade, no estado de casada com Bento Monteiro, sem testamento. // Mãe de João, de Teresa, de Maria, e de Benedita. 

 

DOMINGUES, Bargelina de Jesus. Filha de Maria Rosa Domingues, solteira, lavradora, natural de Fiães, moradora no lugar de Mouriga. Neta materna de José Domingues e de Clara Conde. Nasceu em Cristóval a 26/10/1910 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Marques, casado, lavrador, e Albina Gonçalves, solteira, camponesa. // Casou em Padrenda, Ourense, a 5/9/1928, com Manuel José da Silva. // Faleceu em Ribadávia, Ourense, a 18/9/1998.

 

DOMINGUES, Beatriz Idalina. Filha de António Guilherme Domingues e de Ana de Jesus Lourenço. Nasceu em Cristóval a --/--/1933 (NM 184, de 26/2/1933).

 

DOMINGUES, Belarmino José. Filho de Ursulina Augusta Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 47, de 26/1/1930). 

 

DOMINGUES, Belina. Filha de Francisco Domingues e de Rosa Fernandes, lavradores, cristovalenses. Nasceu por volta de 1827. // Lavradeira. // Faleceu a 3/4/1910, no lugar de Mouriga, onde morava e nascera, sem sacramentos, com 83 anos de idade, viúva de Francisco Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Benedita. Filha de Manuel Domingues e de Antónia Alves, de São Gregório. N.p. de Francisco José Domingues e de Isabel Ventura Rodrigues, de Pousadas; n.m. de Manuel Caetano Alves e de Maria Benta Baldera, de São Gregório. Nasceu a 21/9/1845 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos.

 

DOMINGUES, Benedita. Filha de Manuel Domingues e de Antónia Alves, moradores em São Gregório. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Isabel Ventura Rodrigues, de Pousadas; n.m. de Manuel Caetano Alves e de Maria Benta Baldera, de São Gregório. Nasceu a 27/6/1847 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Alves e sua mãe, Maria Benta Baldera, avó e tio da batizanda. // Faleceu em São Gregório a 18/4/1873, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.    

 

DOMINGUES, Benta. Filha de Manuel Domingues e de Francisca Domingues, moradores que foram na Granja. // Faleceu no lugar de Marga a 4/4/1873, com sessenta anos de idade, no estado de casada com António Vaz, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Francisco.

 

DOMINGUES, Bento José. Filho de Bento José Domingues de Araújo e de Maria Joana Pereira Bacelar, naturais da freguesia de Alvaredo, Valadares. // Casou na igreja de Cristóval a 13/11/1843, com a sua parente em 2.º grau, Maria Joana, filha de Manuel Domingues de Araújo e de Ventura de Agoada e Cabia, da Vila de Ribadávia, Tui, moradora em São Gregório. Testemunhas presentes: padre Luís Manuel Marques, de Cousso, e o padre Manuel Joaquim Fernandes, de Cristóval.   

 

DOMINGUES, Caetana. Filha de Manuel Caetano Domingues e de Maria Tomásia Domingues, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Domingues, de Soutomendo, Fiães; n.m. de António Domingues e de Luísa Pires, do Ramo. Nasceu a 2/5/1851 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua filha, Áurea, solteira, avô e tia maternos da neófita. 

 

DOMINGUES, Caetano. Filho de Francisco Domingues e de Antónia do Outeiro, da Granja. // Casou na igreja de Cristóval a 29/3/1829 com Maria Josefa, filha de Manuel José da Ribeira e de Jerónima Esteves, da Soalheira. Testemunhas: Francisco Rodrigues, do lugar da Cruz; Vitorino da Costa e Manuel Pires, do lugar da Porta. 

 

DOMINGUES, Caetano. Filho de Manuel Francisco Domingues e de Rosa Pires. // Casou na igreja de Cristóval a 26/11/1834, com Maria, filha de Manuel Pires e de Rosa Pereira, do Sobreiro. Testemunhas: Diogo Manuel Rodrigues, minorista, do Ranhado, e Manuel Caetano de Araújo, alferes, de São Gregório. // Faleceu em Marga a 22/1/1886, com 77 anos de idade, viúvo da citada Maria Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultado dentro da igreja.

 

DOMINGUES, Caetano. Filho de Francisco Domingues e de Maria Antónia do Outeiro, moradores no lugar da Granja. // Casou na igreja de Cristóval a 5/6/1836, com Josefa Monteiro, filha de Manuel Monteiro e de Luísa Pires, do Coto de São Gregório. Testemunhas: António Pires e António Monteiro, ambos de Doma. // Faleceu no lugar de Carvão a 4/9/1867, com 60 anos de idade, no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

DOMINGUES, Caetano. Filho de João Domingues (Carradas) e de Benta Gonçalves, moradores no lugar do Coto. Neto paterno de Manuel Domingues e de Isabel Fernandes; neto materno de Luís Gonçalves e de Maria Durães, dos Casais. Nasceu a 15/1/1836 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Marques e sua mulher, Albina Ventura de Barros, do lugar de São Gregório.

 

DOMINGUES, Caetano. Filho de Manuel José Domingues e de Antónia Luísa Alves, moradores na Rua Verde de São Gregório. N.p. de Francisco Domingues e de Isabel Domingues, de Pousadas; n.m. de Manuel Caetano Alves e de Maria Benta Baldera, da Rua Verde. Nasceu a 16/9/1843 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos. // Casou na igreja de Cristóval a 12/8/1874, com a sua parente em 2.º grau de consanguinidade, Albina, de 22 anos de idade, solteira, filha de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, moradores em São Gregório. Testemunhas: Francisco José Rodrigues, lavrador, solteiro; José Pires, viúvo, lavrador, residentes no lugar da Porta; e Luís da Costa Pinho, casado, morador em São Gregório.   

 

DOMINGUES, Caetano José. Filho de Manuel Domingues e de Maria Pardelhas, moradores no lugar de Marga. Nasceu por volta de 1800. // Casou na igreja de Cristóval a 13/4/1831, com Francisca Rosa, filha de Francisco Rodrigues e de Francisca Monteiro, de Aldeia do Souto. Testemunhas: Jerónimo Quintela, de Marga; Feliciana do Outeiro, da Calçada; e Maria Ventura Pires, do lugar da Porta. // Faleceu no lugar do Ramo a 28/10/1864, com 64 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Maria.  

 

DOMINGUES, Camilo. // Faleceu em Cevide a 2/10/1859, no estado de solteiro, pobre, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com uma missa cantada. // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário