sábado, 6 de novembro de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO 

(Freguesia de Lamas de Mouro)

Por Joaquim A. Rocha



// continuação de 9/07/2021.


RODRIGUES, José Joaquim (Padre). // Em Janeiro de 1871 era pároco da freguesia de Lamas de Mouro. 

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira, moradores no lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Em 1907 achava-se em parte incerta; era citado em virtude de terem falecido seus pais, deixando alguns bens de raiz, que iriam ser partilhados.

 

RODRIGUES, Luís. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira, lavradores. Neto paterno de João Rodrigues e de Rosa Alves “Senra”; neto materno de Francisco Pereira e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu a 16/5/1869 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves “Senra” e sua mulher, Maria Pereira. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 27/9/1895, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

 RODRIGUES, Manuel. Filho de João Rodrigues e de Isabel Domingues. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Ana Maria Esteves; neto materno de João Domingues e de --------- Domingues. Nasceu a 9/6/1868 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Rodrigues e sua irmã, Ana Luísa Rodrigues.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira; neto materno de José Esteves e de Isabel Gregório. Nasceu em Lamas de Mouro a 28/12/1893 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Pereira e Maria Esteves, solteiros, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. // Casou na CRCM a 21/5/1919 com a sua conterrânea Angelina Pereira, de 30 anos de idade, filha de José Bento Pereira e de Rosa Domingues. // A sua esposa faleceu em Lamas de Mouro a 14/3/1957. // Ele morreu também em Lamas de Mouro, no dia 15 de Maio de 1963.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves. // Lavrador. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 14/9/1854 com Maria, filha de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Testemunhas presentes: António Pereira e José Pereira “Bacelar”. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 13/10/1879, com 59 anos de idade, no estado de casado com Maria Rosa Pereira, e foi sepultado na igreja. // Deixou sete filhos.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Rodrigues e de Antónia Domingues. Nasceu por volta de 1846. // Tinha 24 anos de idade, morava em Lamas de Mouro, onde nascera, quando casou na igreja da sua terra, a 28/8/1870, com Ana Joaquina, de 30 anos de idade, filha de José Alves “Senra” e de Maria Pereira.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neto materno de Francisco Luís Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Nasceu a 4/4/1859 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gregório e sua mulher, Ana Joaquina Rodrigues, do dito lugar de Cima. // Lavrador. // Tinha 30 anos de idade quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 15/8/1889, com Ana Rosa, solteira, de 26 anos de idade, sua conterrânea, filha de José Esteves e de Isabel Gregório. // Faleceu a 23/1/1898, na sua casa do lugar de Cima, casado, e foi sepultado na igreja. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Maria. Filha de João Pedro Rodrigues e de Maria Esteves, da Peneda, Gavieira. // Lavradora. // Faleceu em Touça, Lamas de Mouro (onde residia), a 4/8/1876, com 70 anos de idade, viúva de Francisco Luís Pereira. // Deixou quatro filhos. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de ------------------ Rodrigues e de ---------------------. Nasceu em Gavião a --/--/1920. // Casou com Manuel Afonso (Cerqueira). // Faleceu a --/--/1993, vítima de acidente de viação em França, quando lá foi visitar os filhos. Os seus restos mortais jazem no cemitério de Lamas de Mouro. // Mãe de Fernando, de Joaquim, de Oliveiros, de Aurélio, de Judite, e de Amélia (A Voz de Melgaço n.º 992).   

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de António Rodrigues e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Touça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira; neta materna de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 13/3/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Pereira e sua esposa, Florinda Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Touça. // Casou na CRCM a 1/8/1921 com o seu conterrâneo Adriano Domingues, de 21 anos de idade, filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Rosa Domingues. // Faleceu na freguesia de Prado, Vila Verde, a 5/11/1980. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de ------------ Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em ------------, por volta de 1847. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a --/--/1937, com 90 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 360).

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Pereira. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves “Senra”; neta materna de Francisco Luís Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 7 (?) de Agosto de 1855 e foi batizada na igreja paroquial de Lamas de Mouro a 12 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Delfina, tia da neófita. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de João Rodrigues e de Isabel Domingues. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Ana Maria Esteves, de Alcobaça, Fiães; neta materna de João Domingues e de Domingas Gonçalves. Nasceu a 25/3/1864 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues e sua irmã, Ana Rodrigues. // Faleceu em Gavião a 14/11/1939 (?).

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Ana Alves. Neta paterna de António Rodrigues e de Antónia Domingues; neta materna de José Alves e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 23/4/1872 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Lamas de Mouro a 15/7/1953. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Ludovina Rodrigues (ou Pereira), residente no lugar de Touça. Neta materna de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 25/7/1873 e foi batizada na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e Maria Joaquina Rodrigues. // Tinha 31 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar de Touça, onde nascera, quando o padre Matias Vaz a casou na igreja da sua freguesia natal a 31/10/1904 com João Batista da Silva, de 16 anos de idade, solteiro, camponês, natural da freguesia de São Miguel de Barreiros, concelho da Maia, diocese do Porto, morador no lugar de Cima, Lamas de Mouro, Melgaço, filho de Francisco Batista da Silva, natural de Santa Marinha de Anais, Ponte de Lima, e de Maria Joaquina da Silva, natural da freguesia de Alvarães, Viana do Castelo, moradores em Lamas de Mouro. Testemunhas: Joaquim Pereira, casado, lavrador, do lugar de Cima, e Manuel José Domingues, casado, lavrador, do mesmo lugar. // Com geração.      

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Rodrigues e de Maria Teresa Domingues, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Ana Esteves; neta materna de Manuel José Domingues e de Ana Rosa Alves. Nasceu a 5/6/1882 e foi batizada na igreja da sua freguesia natal no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Domingues e Ana Rosa Alves, de Alcobaça. // Faleceu no sobredito lugar de Alcobaça a --/--/1933, com cinquenta anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 180, de 22/1/1933).  

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa Esteves, lavradores, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Pereira; neto materno de José Esteves e de Isabel Gregório. Nasceu a 25/1/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues e Maria Esteves, solteiros, lavradores.

 

RODRIGUES, Maria da Saúde. Filha de ------------ Rodrigues e de --------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Lamas do Mouro, com a professora Laurentina Gonçalves Ralha, ficando aprovada. // (Notícias de Melgaço n.º 363).

 

RODRIGUES, Oliveiros. Filho de -------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // Casou com -------------------------. // Faleceu em Lamas de Mouro a --/--/2000. // Deixou esposa, filhos… // (A Voz de Melgaço n.º 1138).

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de José Rodrigues e de Teresa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de António Rodrigues e de Ana Esteves; neta materna de Manuel José Domingues e de Ana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 16/6/1894 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Rodrigues e Ana Luísa Rodrigues, solteiros, camponeses, moradores no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. // Casou na CRCM a 7 de Agosto de 1919 com José Joaquim Geraldes. // O seu marido morreu na freguesia de Lamas de Mouro a 10/8/1940. // Ela faleceu na mesma freguesia a 29 de Novembro de 1975.    

 

RODRIGUES, Rosa Teresa. Filha de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, lavradores, residentes em Senra. Neta paterna de António Rodrigues e de Antónia Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Pereira, do lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Nasceu a 30/5/1874 e foi batizada na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

RODRIGUES, Teresa. Filha de Domingos Rodrigues e de Clara Pereira. // Camponesa. // Faleceu em sua casa do lugar da Igreja, Lamas de Mouro, repentinamente, a 18/5/1884, com 50 anos de idade, casada com Joaquim Domingues, e foi sepultada no adro da igreja. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Teresa Caetana. Filha de Domingos Rodrigues e de Clara Pereira. Neta paterna de Henrique José Rodrigues e de Isabel Gonçalves; neta materna de António Pereira e de Ana Domingues. Nasceu a 27/1/1855 e foi batizada na igreja de Lamas no dia seguinte. Padrinhos: padre Agostinho Manuel Cardoso e Maria Pires. 

 

RODRIGUES, Tomásia. Filha de Henrique Rodrigues e de Isabel Gonçalves, lavradores, moradores no lugar de Cima. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1834. // Lavradeira. // Faleceu a 11/10/1903, em sua casa, sita no lugar de Cima, Lamas de Mouro, com 69 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Manuel Francisco Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ROQUE

 

ROQUE, Rosa. Filha de Manuel Roque, da paróquia de São Salvador de Neves, bispado de Santiago, e de Maria Garcia, da paróquia de Águas Santas. Neta paterna de Gregório Roque e de Joana Rodrigues; neta materna de Domingos Garcia e de Páscoa Dias. Nasceu a 2/7/1869 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro, Melgaço, a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Moliña, de São Mateus de Vidal, e Rosa Marques, de São Pedro de Fiães, bispado de Lugo.

 

SALES

 

SALES, Emília. Filha de Josefa Sales, da freguesia de Santa Maria de Tagilde, alcaidia de Castro Verde, bispado de Lugo. Neta materna de António Sales e de Maria Fernandes. Nasceu a 22/9/1864 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro, Melgaço, a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Salvador Alves e sua mulher, de Assureira, Fiães.  

 

SALGADO

 

SALGADO, Maria. Filha de ------------ Salgado e de ------------ Domingues. Nasceu no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, a --/--/19--. // Morou na freguesia de Alvaredo, onde faleceu a --/--/2005. // Nota: no jornal que dá a notícia da sua morte aparece o apelido Saugar.

 

SANTOS

 

SANTOS, Francisco. Filho de Joaquim Santos e de Maria Rodrigues, lavradores. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 18/11/1869, com apenas 20 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

SANTOS, Joaquim Domingues. Filho de Manuel Domingues Santos e de Margarida Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 28/2/1859, com Marcelina, filha de Manuel José Domingues e de Domingas Domingues, de Lamas de Mouro.  

 

SANTOS, Manuel. Filho de Joaquim Santos e de Maria Rodrigues, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1846. // Faleceu na Vila de Trancoso a 19/11/1869, com apenas 23 anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado no cemitério de Trancoso. 

 

SANTOS, Maria Rosa. Filha de António Santos e de Maria Barreira (?). // Faleceu a 7/9/1854, solteira «… absolvida debaixo de condição, porque não podia falar…» // Foi sepultada na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte à sua morte. // Teve três ofícios de corpo presente de cinco padres.

 

SILVA

 

SILVA, Laurinda. Filha de João Batista da Silva, natural da freguesia de São Miguel de Barreiros, concelho da Maia, e de Maria Rosa Rodrigues, natural de Lamas de Mouro, Melgaço, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de Francisco Batista da Silva e de Maria Joaquina da Silva; neta materna de Ludovina Pereira (ou Ludovina Rodrigues). Nasceu em Lamas de Mouro a 23/5/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Batista da Silva, casado, e Ludovina da Silva, solteira, camponeses, moradores no lugar de Cima. // Faleceu em Paranhos, Porto, a 22/3/1967. 

 

SOLHA

 

SOLHA, José Fernandes. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1436, de 27/5/1962: «No hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço faleceu no passado dia 25 o senhor José Fernandes Solha, natural de Pontevedra, Espanha, e que residia há vários anos no lugar da Igreja, freguesia de Lamas de Mouro, deste concelho.»

 

SOUSA

 

SOUSA, Deolinda das Dores. Filha de ---------------- de Sousa e de --------------------------. Nasceu em ----------------, a --/--/19--. // Foi proprietária da “Estalagem Paysan”, em Lamas de Mouro. // (ver A Voz de Melgaço n.º 1137, de 1/5/2000, página oito). 

 

VASQUES

 

VASQUES, Maria Rosa. Filha (natural) de Manuel Vasques, de São Bento de (Leres?), bispado de Santiago, e de Maria Garcia, de São (Gorege?) de Águas Santas, bispado de Lugo. Neta paterna de Gregório Vasques e de Maria Joana Rodrigues; avós maternos incógnitos. Nasceu a 4/9/1866 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro, Melgaço, no dia seguinte. Padrinhos: José Bento Molina, de São Mateus de Vidal, bispado de Mondonhedo, província de Lugo, e Maria Rodrigues, de São João de Via (Riaça?), bispado de Lugo.  

 

VAZ

 

VAZ, António. Filho de António Vaz e de Rosa Alves, residentes no lugar de Alcobaça, Fiães. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 26/9/1890, com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Maria Albina, solteira, de 25 anos de idade, filha de Manuel José Domingues e de Ana Alves, do lugar da Ferraria, Lamas de Mouro. Testemunhas presentes: António Joaquim Domingues, casado, lavrador, e António Domingues “Ferraria”, viúvo, lavrador, ambos da freguesia de Lamas de Mouro.

 

VAZ, Augusto Joaquim. Filho de ---------- Vaz e de ----------------------------------. Nasceu em ---------------, a --/--/----. // Foi comerciante em Lamas de Mouro, com a sua loja à entrada do Parque Peneda-Gerês. // Casou com Olívia Malhada, espanhola. // A sua esposa faleceu em Ourense, onde fora submetida a uma intervenção cirúrgica; deixou uma filha, Laurentina Vaz (Notícias de Melgaço n.º 1298, de 9/11/1958). // Ele depois viveu maritalmente com Isaulinda de Sousa, natural de Paderne, salvo erro. // À sua companheira nasceu-lhe um filho na maternidade do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço no ano de 1960, cujo pai da criança deve ser ele, apesar de ser muito mais velho do que ela. // Esse rapaz morreu anos depois, atropelado por uma camioneta.  

 

VAZ, José. Filho de Manuel Joaquim Vaz, de Pomares, Paderne, e de Maria Joaquina Pereira, de Lamas de Mouro. Neto paterno de José Vaz e de Brites Fernandes; neto materno de José Pereira e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 13/6/1870 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Padrinhos: José Vaz e Luísa Gonçalves.

 

VAZ, Manuel. Filho de Domingos Vaz e de Rosa Domingues, lavradores, de Alcobaça, Fiães. Neto paterno de Manuel Vaz e de Maria Gonçalves; neto materno de João Manuel Domingues e de ----------------------------------. Foi batizado na igreja do mosteiro de Fiães. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 2/9/1860, com Rosa Alves, de 27 anos de idade, solteira, lamarense, filha de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, lavradores, do lugar de Cima, Lamas de Mouro; neta paterna de Manuel Alves e de Isabel Vaz, e neta materna de Manuel de Almeida e de Maria Luísa Domingues.

 

VAZ, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Joaquina Pereira. Neto paterno de José Vaz e de Brites Fernandes; neto materno de José Pereira e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 28/9/1872 e foi batizado na igreja paroquial de Lamas de Mouro no dia seguinte. Padrinhos: José Vaz e Maria Vaz. 

 

VAZ, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Vaz, de Pomares, Paderne, e de Maria Joaquina Pereira, de Lamas de Mouro. Neto paterno de José Vaz e de Brites Fernandes; neto materno de José Pereira e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 14/8/1866 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro nesse dito dia. Padrinhos: José Vaz e Luísa Pereira.   

Sem comentários:

Enviar um comentário