quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha





MACRÓBIOS




BARROS, Belmira. Filha de António Maria de Barros, soldado da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de Oliveira, concelho dos Arcos de Valdevez, e de Aurélia Augusta Gomes, lavradeira, natural de Prado, Melgaço, onde moravam, no lugar de Santo Amaro. Neta paterna de Antónia Josefa de Barros, solteira; neta materna de António Joaquim Gomes e de Manuela Paula Posse. Nasceu na freguesia de Prado a 26/9/1899 e foi batizada na igreja a 3 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: José Joaquim Gomes, solteiro, natural de Prado, morador na vila de Melgaço, e Maria Carolina Fernandes, viúva, da vila de Melgaço. // Faleceu em São Paio de Melgaço a 26/12/1994, com 95 anos de idade. 

 

CALHEIROS, Bonança Delfina. Filha de Lourenço José Gomes Calheiros, do lugar de Bouços, e de Carolina Rosa Pinheiro, do lugar de Ferreiros, onde residiam. Neta paterna de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Fernandes; neta materna de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques. Nasceu na freguesia de Prado a 8/4/1897 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 9 ou 14 de Dezembro de 1925 com Manuel José Gomes de Sousa, de 23 anos de idade, seu conterrâneo, cabo da Armada Portuguesa, filho de António Augusto Gomes de Sousa e de Maria de Jesus Vaz. // Enviuvou a 4/11/1989. // Ela faleceu na sua freguesia de nascimento a 20 de Junho de 1990, com 93 anos de idade.

 

CALHEIROS, Maria Vitória. Filha de Lourenço José Gomes Calheiros, do lugar de Bouços, e de Carolina Rosa Pinheiro, do lugar de Ferreiros, onde residiam. Neta paterna de José Manuel Calheiros e de Delfina Fernandes; neta materna de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques. Nasceu em Prado a 29/1/1900 e foi batizada na igreja a 6 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Joaquim Pinheiro, solteiro, tio materno da neófita. // Casou na CRCM a 8/8/1929 com Manuel José de Caldas, de 24 anos de idade, filho de Abel Maria Caldas e de Rosa Teresa Vaz. // Ficou viúva no dia 13/11/1984. // Faleceu em São Paio de Melgaço a 7/1/1992, com 91 anos de idade.


Sem comentários:

Enviar um comentário