terça-feira, 31 de maio de 2016

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha




Macróbios


  Este tema da longevidade atrai-me desde a minha juventude. Ficava fascinado quando uma pessoa atingia os cem anos de idade. No século XX o normal era o ser humano morrer com pouco mais de sessenta anos. O trabalho duro, a fraca alimentação, a ausência de férias para um descanso merecido, etc., enfraquecia o organismo, e a partir dos cinquenta anos já a pessoa era considerada velha. Com a entrada de Portugal na CEE, com a circulação de dinheiro, com o abandono da agricultura e o acesso aos serviços, mais ou menos bem remunerados (bancários, empregados de Companhias de Seguros, etc.), permitiu às populações melhorar a sua vida, estudar os filhos, deslocar-se para a cidade, onde os cuidados médicos são mais abundantes e sofisticados. O consumo de medicamentos aumentou exponencialmente, a consulta médica tornou-se uma rotina. Morria-se por causa da próstata, da diabetes, da tuberculose, de uma simples infeção; hoje é raro alguém finar-se devido a estas doenças. Enfim, melhorou-se a qualidade de vida em alguns aspetos, mas perdeu-se em parte o contacto com a mãe natureza. Não se pode ter tudo.  
Hoje dou-vos a conhecer mais duas melgacenses que atingiram idades consideráveis. 

DOMINGUES, Zulmira da Conceição. Filha de António Domingues e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima, freguesia de Lamas de Mouro. Neta paterna de António Domingues e de Clara Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro, Melgaço, a 6/5/1906, e foi batizada na igreja paroquial a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, casado, e Maria Rodrigues, viúva, camponeses, moradores no lugar de Cima. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 7/10/1924 com António Joaquim Pereira. // Enviuvou a 25 de Fevereiro de 1931. // Faleceu na freguesia de São José e São Lázaro, concelho de Braga, a 14/12/2003, com 97 anos de idade.  


GONÇALVES, Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria de Pinho, lavradores, lamacenses. Nasceu em Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, por volta de 1831. // Faleceu no lugar do Casal, freguesia de Paços, concelho de Melgaço, a 22/6/1938, com 107 anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada no cemitério dessa freguesia ribeirinha. // (ver Notícias de Melgaço n.º 403). // Mãe de Constança Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário