sexta-feira, 21 de agosto de 2015

LEMBRANÇAS AMARGAS

romance

Por Joaquim A. Rocha


... (continuação)

- Boa tarde mestre, e boas tardes também tio Anacleto. Então os meus sapatos estão prontos?
- Prontinhos e a brilhar. Quer que lhos embrulhe?
- Não é preciso, já os levo calçados e deixo cá estes; bota-lhe meias-solas, que me deixam entrar a humidade. Quando mos dás prontos?
- Para a semana; lá para quarta ou quinta-feira já os pode vir buscar.
- Põe na conta estes, que para a semana pago tudo, o patrão diz que me vai aumentar o salário, agora precisam de nós, vai toda a gente para o estrangeiro; que remédio, senão ninguém trabalhará para esses senhores. Bem nos exploraram durante estes anos todos, agora somos nós que mandamos, ainda não, mas já não falta muito, iam-nos comendo a carne e depois botavam-nos os ossos fora, aos cães, mas agora começamos a estar na mó de cima. 
- Ó tio Guilherme, estava a dizer aqui ao tio Anacleto que talvez vá para França, não me está a agradar a ideia de ir para o quartel, aquilo segundo dizem é tramado, passa-se fome de cão e um tipo anda de canga no pescoço, como os bois, todos mandam no desgraçado que lhes cai nas mãos. O pior é o raio do dinheiro, está difícil de arranjar.
- Pede ao meu patrão, esse deve ter algum, mas é um forreta, um somítico, um avaro judeu, não dá uma esmola a um pobre. Ainda outro dia foi lá o Orlando, também quer dar o salto, e saiu de lá com as mãos a abanar. Depois lamenta-se: - «gostaria tanto de ajudar esta gente, vão ter de ir para a guerra, mas não tenho dinheiro, o pouco que vou ajuntando é para a minha velhice, um homem depois não pode trabalhar, não tem nenhuma pensão, tem de se valer do que ajuntou; que vão pedir ali ao Atílio, esse sim farta-se de ganhar dinheiro com o contrabando, agora anda no negócio do café e dos relógios, esse é que o ganha, mas não se descose, vive como um pedinte, o miserável, podia ajudar os rapazes que querem emigrar, eles depois pagavam-lhe, até com juros, mas está-se nas tintas, o que ele quer é que não o chateiem
- Se não emprestou dinheiro ao Orlando muito menos o emprestará a mim, que eu a ele não lhe sou nada, o outro ainda é primo afastado, o maroto do senhor Atílio é que o tem, mas esse é como o seu patrão diz – só vê o próprio umbigo. 

                                                                     // (continua)...

Sem comentários:

Enviar um comentário