domingo, 5 de julho de 2015

MACRÓBIOS

Por Joaquim A. Rocha







Freguesia de Alvaredo




... (continuação - ver em 8/6/2015)

SANCHES, Constança. Filha de Manuel Pires Sanches e de Adelaide Nunes, lavradores, residentes no lugar do Maninho, freguesia de Alvaredo, Melgaço. Neta paterna de Francisca Pires, solteira; neta materna de Ana Domingues, solteira. Nasceu em Alvaredo a 7/6/1879 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Domingues, proprietário, e Hermínia da Glória Domingues, solteiros. Casou a 9/6/1935 com Henrique Pires Pintado, na 2.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa. // Faleceu na freguesia do Socorro, Lisboa, a 27/2/1980, com quase 101 anos de idade. // Não sei se deixou geração.
 

SOUSA, Manuel José. Filho de António José de Sousa e de Vitória Fernandes, moradores no lugar da Granja (meeiro de Alvaredo e Paderne). Neto paterno de Diogo Luís de Sousa e de Ana Domingues de Araújo, do lugar de Ferreiros, Alvaredo; neto materno de José Fernandes e de Rosa Martins, da Cela, Cousso. Nasceu na freguesia de Alvaredo, concelho de Melgaço, a 24/1/1840. Foram seus padrinhos de batismo os avós paternos. // Faleceu em Paderne a 10/9/1939. Faltavam-lhe quatro meses e treze dias para completar os 100 anos. // (continua)...


     Nota: este tema da longevidade do ser humano sempre me suscitou muita curiosidade. Jamais saberemos a razão deste prolongamento da vida. O normal é a pessoa morrer por volta dos oitenta anos. Viver vinte ou trinta anos além do esperado é espantoso. Como o conseguiram? Há um senhor em Melgaço, Bento Gomes, natural de Paderne, que nasceu em 1917; pois ainda está ativo! Quase custa a acreditar. Outros, com setenta anos de idade, já não podem com o corpo! E aqueles que morrem novos, como se explica? Claro, as doenças, a má gestão do organismo, etc.  








Sem comentários:

Enviar um comentário