domingo, 4 de setembro de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO 

Freguesia de Prado

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 12/05/2022...

DOUTEIRO

 

DOUTEIRO, José Joaquim (Padre). // Em Agosto de 1884 era reitor da freguesia de Prado. // Em 1887 ainda aqui estava.  

 

DURÃES

 

DURÃES, Alexandrina Augusta. // Ver em Fernandes.

 

DURÃES, António José. Filho do Dr. José Manuel Durães e de Teresa Aniceta de Caldas Magalhães, moradores no lugar de Bouços, Prado. Neto paterno de João Caetano Durães e de Angélica Maria Lopes, do dito lugar; neto materno de Joaquim José de Caldas Magalhães e de Maria Gomes de Araújo, do lugar da Barqueira, Alvaredo, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 26/4/1829, foi batizado nesse dia em casa, por correr risco de vida, e a 28 na igreja. Padrinhos: o padre José Lopes de Araújo, que batizara a criança em casa, e Joaquina Rosa de Caldas, da Barqueira, Alvaredo. // Morreu a 10/12/1830.   

 

DURÃES, João Caetano. Filho de -------- Durães e de --------------------. Nasceu a --/--/17--. // Casou nos Bouços com Angélica Maria Lopes, nascida a 3/6/1756, filha de Rafael Lopes e da sua segunda esposa, Maria Gonçalves, neta paterna de Pedro Lopes, de Sernade, e de Maria Peres, de Deva de Baixo, e neta materna de Domingos Gonçalves e de Marta Domingues. // Com geração.    

 

DURÃES, Joaquim Bernardino. Filho do Dr. José Manuel de Araújo Durães e de Teresa Aniceta de Caldas Magalhães, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neto paterno de João Caetano Durães e de Angélica Maria Lopes, do dito lugar; neto materno de Joaquim José de Caldas Magalhães e de Maria Gomes de Araújo, do lugar da Barqueira, Alvaredo, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 26/3/1836 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: padre Bernardino José de Caldas Magalhães e sua irmã, Joaquina Rosa de Caldas Magalhães, de São Martinho de Alvaredo. // Estudava no Seminário quando foi avisado do estado de saúde da irmã, Maria Justiniana. Veio logo a correr para junto dela, confortou-a como pôde, mas não impediu a sua morte; ele, com o imenso desgosto, perecia também logo a seguir, ainda nesse ano de 1853. Consta que o pai de ambos, com o coração a sangrar, exclamava: «Deus mos deu e Deus mos levou, seja feita a sua vontade 

 

DURÃES, José Manuel (Dr.) Filho de João Caetano Durães e de Angélica Maria Lopes. Nasceu a --/--/1---. // Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra a 17/6/1823. // Casou com Teresa Aniceta, da Casa da Barqueira, Alvaredo, filha de Joaquim José de Caldas Magalhães (ou Joaquim Rocha Caldas Bacelar), e de Maria Gomes de Araújo. // A 27/1/1853 comprou por cinquenta mil réis, a Joaquina Rosa Alves Torres, uma casa de morada. // A 22/2/1855 comprou por quarenta mil réis, a João Manuel Fernandes e sua esposa, Antónia Maria Soares (Belchiora) a leira do Martingo (ou Ambrozinha), e o cerrado dos Bouços, de pão, vinho e oliveiras. // A 11/9/1856, por escritura, obrigou-se por sua pessoa e bens a conservar com toda a decência a capela de Santa Bárbara, por si reedificada no sítio onde – aí por volta de 1829 – seu tio, padre José Lopes, a edificara com fábrica mais acanhada. // Ordenou o seu testamento a 11/2/1858. // Morreu a 4/10/1877. // Com geração. // Lê-se em Obras Completas de Augusto César Esteves, volume I, tomo II, página 509, referindo-se ao padre José Lopes (1752-1830): «… disse que deixava todos os seus bens móveis e de raiz, isto é, bens livres, a seu sobrinho, o Dr. José Manuel Durães…»     

 

DURÃES, José Maria. Filho de Pulquéria de Jesus Fernandes Durães (*), solteira, jornaleira, moradora no lugar de Trás-do-Coto. Neto materno de Albina Fernandes, solteira, jornaleira, residente no dito lugar de Trás-do Coto. Nasceu em Prado a 31/3/1862 e foi batizado na igreja a 4 de Abril desse ano. Padrinhos: Constantino José Rodrigues, oficial de ferreiro, e sua irmã, Maria Benta Rodrigues, jornaleira, solteiros, residentes no lugar de Bouça Nova. // Foi mestre sapateiro. // Casou na igreja de Chaviães a 8/11/1885, com Joaquina Rosa, de 24 anos de idade, natural da Portela do Couto (onde ele passou a residir também), filha de José Luís da Silva e de Teresa Joaquina Ribeira, chavianenses. // Enviuvou a 3/7/1924. // Morreu a 8/8/1929. // Pai de Palmira Augusta, nascida na freguesia de Chaviães. /// (*) Acrescentou o apelido Durães por se considerar filha natural do Dr. José Manuel Durães.

 

DURÃES, Maria Justiniana. Filha do Dr. José Manuel de Araújo Durães e de Teresa Aniceta de Caldas Magalhães, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neta paterna de João Caetano Durães e de Angélica Maria Lopes, do dito lugar; neta materna de Joaquim José de Caldas Magalhães e de Maria Gomes de Araújo, da Casa da Barqueira, Alvaredo, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 20/11/1832 e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinhos: o padre José Joaquim de Caldas Magalhães e sua irmã, Joaquina Rosa, de Alvaredo. // Casou a 7/2/1853 com o seu primo em 2.º grau, João José Lopes, filho de Diogo Manuel Lopes e de Joaquina Rosa Alves. // A 18/11/1853 deu à luz uma menina, Maria Joaquina. // Em consequência do parto, faleceu nos últimos dias do referido mês e ano; a bebé sucumbiu dias depois.       

 

DURÃES, Pedro Caetano. Filho de --------- Durães e de ---------------------------. Nasceu a --/--/17--. // Casou com Maria do Souto. // Pertenceu à Casa da Corredoura. // Pai do padre Lourenço, do padre Manuel João, que foi provedor da SCMM em 1809, de Maria, de Ana, de Bernardo José, de Mariana, que casou com Manuel José Vaz Torres, de quem descendem os Soares Calheiros; a Maria, ou a Ana, casou com António Alves, de quem descendem os “Lourenços da Fichoa” (ver Vitalina Lourenço). 

 

ESTEVES

 

ESTEVES, Alberto (Dr.) Filho de Manuel Esteves (Casanova), natural de Castro Laboreiro, e de Maria Esteves, moradores no lugar do Arrochal, Prado. Nasceu em ---------- a --/--/19--. // Professor e viticultor. // Foi vereador pelo PSD na Câmara Municipal de Melgaço, em 1994, como independente; teve que ser substituído, por motivos de saúde, pelo eng.º Carlos de Jesus Antonino, este filiado no dito partido. // Colaborou no “Jornal de Melgaço”. Travou, durante algum tempo, uma grande polémica com o Dr. Paulo Malheiro, advogado, por causa da “Adega Quintas de Melgaço (ver VM 1069, de 1/4/1997).

 

ESTEVES, Alfredo Cândido. Filho de Rosa Joaquina Esteves, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Cerdedo. Neto materno de Escolástica Teresa Esteves, solteira, do dito lugar. Nasceu em Prado a 12/2/1870 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Maria de Abreu Mosqueira, casado, proprietário, de SMP, e Maria Joana Esteves, solteira, tecedeira, da Orada, SMP. // A 1/2/1872 a mãe apresentou-o à Câmara Municipal de Melgaço, a fim de ser subsidiado, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 279. // Fora admitido por acórdão da Câmara de 31/1/1872. // Nesse dia 1/2/1872 foi entregue à ama, tia da criança, Carlota Joaquina de Sousa, casada com Luís Manuel Rodrigues, moradores na Vila, intramuros. // A 1/5/1872, e por impossibilidade da ama, passou para Maria Joana Esteves, solteira, do lugar da Assadura, Vila, que era a madrinha da criança. // Morreu em casa da dita madrinha a 21/11/1875 e foi sepultado na igreja da Vila.    

 

ESTEVES, Alfredo José. Filho de Luís Caetano Esteves, do lugar da Folia, Remoães, e de Josefina da Conceição Pereira de Castro, do lugar do Coto, Prado, residentes, com negócio, no Rio do Porto, SMP. Neto paterno de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, lavradores, do lugar da Folia, Remoães; neto materno de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Joaquina Pereira de Castro, lavradores, do lugar do Coto, Prado. Nasceu a 24/12/1880 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o avô materno e a avó paterna. // Morreu sem geração.   

 

ESTEVES, Amadeu. Filho de Caetano Maria Esteves, natural de Rouças, e de Maria Teresa Ribeiro, natural de Prado, onde moravam. Neto paterno de Inácio José Esteves e de Maria Luísa Domingues, de Rouças; neto materno de Manuel José Ribeiro e de Rosa Joaquina Rodrigues, de Prado, todos lavradores. Nasceu no lugar do Outeirão, freguesia de Prado, a 25/11/1886, e foi batizado na igreja a 6 de Dezembro desse ano. Padrinhos: Domingos Ferreira de Araújo, solteiro, farmacêutico, residente na Vila de Melgaço, e Joaquina Ribeiro, solteira, camponesa, tia materna do neófito. 

 

ESTEVES, Ana Maria. Filha de Catarina de Jesus Esteves. Nasceu em Prado a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 244, de 8/4/1917). // Faleceu no lugar de Bouços, freguesia de Prado, a --/--/1917, com apenas três dias de vida.

 

ESTEVES, Angelina Perpétua. Filha de António Joaquim Esteves e de Maria Violante de Sousa Gama. Nasceu em Prado a --/--/1835. // Casou com o seu conterrâneo, João José Lopes, lavrador, filho de Diogo Manuel Lopes e de Joaquina Rosa Alves, viúvo de Maria Justiniana Durães. // Enviuvou a 29/3/1905. // Faleceu no lugar de Bouços a 21/8/1917, com 82 anos de idade, no estado de viúva (Jornal de Melgaço n.º 1175, de 15/9/1917). // Mãe de Aníbal Lopes e de José Lopes, e sogra de Vitorino José Domingues. // Os pobres chamavam-lhe «mãe da pobreza desvalida 

 

ESTEVES, António. Filho de António Esteves e de Maria Esteves, lavradores, castrejos. Nasceu por volta de 1801. // Faleceu no Cerdedo, Prado, com sessenta e seis anos de idade, a 9/11/1867, viúvo de Benta Afonso, e foi sepultado na igreja local. // Com geração.  

 

ESTEVES, António Caetano. Filho de Rosa Joaquina Esteves, moradora no lugar do Cerdedo. Neto materno de Escolástica Teresa Esteves, do dito lugar, ambas solteiras, camponesas. Nasceu em Prado a 14/9/1865 e foi batizado na igreja a 19 de esse mesmo mês e ano. Padrinhos: frei António de Santa Isabel Monteiro, do lugar de Cavaleiros, Rouças, e serviu de madrinha Caetano Maria de Abreu Mosqueira, casado, proprietário, natural da Vila.  

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de João Joaquim Esteves, boticário, e de ----------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1841 era juiz da Confraria das Almas de Prado. // Em 1846 morava no lugar do Carvalhal, Prado, estava solteiro e exercia a profissão de boticário. // A 10/3/1846 foi padrinho de Maria Joaquina Esteves, nascida no lugar de Santo Amaro quatro dias antes. // Casou entre 1846 e 1850, na “Casa das Várzeas”, com Maria Violante Sousa Gama, filha de António de Sousa Gama e de Rita Maria Joaquina Vasconcelos. // Em 1858 tinha na sua companhia um sobrinho, e praticante, de nome José Esteves Dias. // Morreu antes de 1879. // Com geração.  

 

ESTEVES, Bebiana de Jesus. Filha de António Esteves e de Maria Teresa Alves de Puga, moradores no lugar de Trás-do-Coto, Prado. Neta paterna de avós incógnitos; neta materna de José Alves de Puga e de Maria Josefa Alves, de Senra, São Miguel de Messegães, julgado de Valadares. Nasceu em Prado a 7/3/1839 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Luís de Sousa e Gama e sua filha, Alexandrina Augusta, solteira, da Casa e Quinta da Serra, Prado, julgado de Melgaço. // Mãe de Germano José Esteves. // Jornaleira. // Morava em Raposos quando casou na igreja de Prado, a 11/3/1872, com Domingos, de 27 anos de idade, solteiro, jornaleiro, da freguesia de Santa Maria de Cotas, Alijó, filho de Honório da Silva (Fanfarrão) e de Maria Rosa Martins. Testemunhas: José Joaquim Esteves, casado, rural, do lugar de Raposos; e Manuel Luís Marques, casado, rural, do lugar de Bouça Nova.    

 

ESTEVES, Carlos José. Filho de Escolástica Teresa Esteves, moradora no lugar do Cerdedo, Prado. Neto materno de Manuel Esteves e de Luísa Maria Fernandes, do dito lugar. Nasceu em Prado a 26/12/1829 e foi batizado na igrejá paroquial dois dias depois. Madrinha: Francisca Rosa Martinho, do lugar de Várzea, Paderne, na altura termo de Valadares.   

 

ESTEVES, Clara Rosa. Filha de Caetano Maria Esteves, natural de Rouças, e de Maria Teresa Ribeiro, natural de Prado, moradores no lugar do Outeirão. Neta paterna de Inácio José Esteves e de Maria Luísa Domingues, do lugar de Carvalhos, Rouças; neta materna de Manuel José Ribeiro e de Rosa Joaquina Rodrigues, do lugar do Outeirão, Prado, todos lavradores. Nasceu em Prado a 18/7/1881 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Claudino de Sousa Palhares, do lugar de Ferreiros, e Clara Fernandes, solteira, do lugar do Outeirão. 

 

ESTEVES, Constância da Pureza. Filha de Luís Caetano Esteves, natural de Remoães, e de Josefina da Conceição Pereira de Castro, natural de Prado. Neta paterna de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Aráujo; neta materna de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Joaquina de Magalhães. Nasceu no lugar do Coto, Prado, a --/--/1887 (ou 1890). // Casou na igreja de Prado a 24/4/1909 com José Bento (Zenha), natural do lugar da Gaia, São Paio, carpinteiro, nascido em 1880, filho de Manuel António Afonso e de Rosa Joaquina Lourenço. // Em 1937 residiam em Espanha. // Ela faleceu na sua freguesia natal a 9/3/1957. // Com geração (ver, em Prado, Aníbal Esteves Afonso). // Uma sua filha, Regina dos Anjos Afonso, casou no dia 22/3/1937 com José Lopes Godinho, industrial, de Vila Praia de Âncora (NM n.º 348, de 4/4/1937).   

 

ESTEVES, Corina Augusta. Filha de Luís Caetano Esteves, natural de Remoães, e de Josefina da Conceição Pereira de Castro, natural de Prado. // Ver na Vila.

 

ESTEVES, Emília da Glória. Filha de Rosa Joaquina Esteves. Neta materna de Escolástica Teresa Esteves, ambas solteiras, camponesas, moradoras no lugar do Cerdedo, Prado. Nasceu em Prado a 24/11/1862 e foi batizada na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Gonçalves e Rosa Margarida Gonçalves, casada, negociante na Vila de Melgaço.  

 

ESTEVES, Fabiano José. Filho de Francisco Manuel Esteves, natural de Prado, e de Maria Rosa Lourenço, natural de São Paio, moradores no lugar de Santo Amaro. Neto paterno de José António Esteves e de Rosa de Araújo, do dito lugar; neto materno de Rita Joaquina Lourenço, solteira, do lugar de Barata, São Paio. Nasceu em Prado a 21/7/1878 e foi batizado na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves de Sousa e Ludovina Rosa Alves de Sousa, solteiros, do lugar da Breia, todos lavradores. // Casou na igreja paroquial de Prado a 3/6/1904 com a sua conterrânea Deolinda da Glória Domingues, solteira, camponesa, residente no lugar da Breia, filha de Caetano Celestino Domingues e de Joana Rosa Gomes. Testemunhas presentes: Manuel Domingues e Maria Domingues, solteiros, do dito lugar da Breia. // Morreu no lugar da Breia, Prado, a 21/6/1945. // A sua viúva finou-se a 1/7/1951. // Pai de Manuel Bento Esteves.

 

ESTEVES, Francisco Joaquim. Filho de António Joaquim Esteves e de Ana Luísa Alves, moradores no lugar de Raposos, Prado. Neto paterno de Luís Inácio Esteves e de Maria Josefa Lourenço, do dito lugar; neto materno de João Luís Alves e de Ana Maria Alves, do lugar de Crastos, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 16/8/1831 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Francisco Joaquim Domingues Salgado, do lugar de Ferreiros, e Ana Antónia Esteves, do lugar de Santo Amaro, ambos de Prado. // Morava na Vila (era amanuense da Câmara Municipal) quando casou a 10/8/1853, na igreja de SMP, com Maria Joaquina Rodrigues (mais tarde passou a usar o apelido Magalhães), filha de Teresa, galega, solteira, de Gomezende, Santa Maria de Pao, bispado de Ourense. Testemunhas: José Maria Pereira, veterano, e Manuel José Esteves, solteiro, morador em Eiró, Rouças. // Morreu na Assadura, Vila, a 3/6/1870, no estado de casado com a dita Maria Joaquina, e foi sepultado na igreja onde se casara. // A sua viúva apareceu morta a 3/2/1906, na sua casa da Rua da Calçada, Vila. // Com geração. // Nota: a sua esposa fora exposta, salvo erro (ver, na Vila de Melgaço, Felisbela Cândida Esteves).   

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de José António Esteves (*) e de Rosa Maria de Araújo, moradores no lugar de Santo Amaro. Neto paterno de Caetano Esteves e de Maria Josefa Pinheiro, do dito lugar; neto materno de João António de Araújo e de Maria Fernandes, do lugar das Carvalhiças, SMP. Nasceu em Prado a 26/12/1844 e foi batizado pelo padre LMMMA dois dias depois. // Lavrador. // Casou na igreja de Prado a 12/2/1877 com Maria Rosa Lourenço, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Barata, São Paio, filha de Rita Joaquina Lourenço, solteira, lavradora, do mesmo lugar. Testemunhas presentes: Manuel José Vaz, casado, rural, do lugar da Breia; e Vitorino Joaquim Domingues Salgado, solteiro, rural, do lugar do Cerdedo. // Morreu antes de 1907, pois nesse ano, a 1 de Fevereiro, faleceu a sua viúva. // Pai de Fabiano José Esteves. /// (*) José António Esteves faleceu em 1867.    

 

ESTEVES, Genoveva Augusta. Filha de António Joaquim Esteves e de Maria Violante de Sousa Gama. Nasceu a --/--/1843. // Casou com José Maria Camanho de Carvalho, boticário, natural de Alvaredo. // Faleceu a 19/6/1911. // Nota: devia possuir algumas terras, pois tinha um criado galego ao seu serviço.

 

ESTEVES, Germano José. Filho de Bebiana de Jesus Esteves, solteira, moradora no lugar dos Raposos. Neto materno de António Esteves e de Maria Teresa Alves de Sousa (ou de Puga), do dito lugar, todos lavradores. Nasceu em Prado a 7/12/1868 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Vaz, casado, lavrador, do lugar da Breia, e sua filha, Carolina Vaz, solteira, camponesa, a morar com os pais.  

 

ESTEVES, Isabel Cândida. Filha de Luís Caetano Esteves, natural de Remoães, e de Josefina da Conceição Pereira de Castro, natural de Prado. Neta paterna de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo; neta materna de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Joaquina de Magalhães. Nasceu a --/--/18--. // Morou no lugar do Coto. // Antes de casar, deu à luz um nado-morto (Correio de Melgaço n.º 97, de 26/4/1914). // Casou a 28/5/1914 com Alberto Augusto, natural de Prado, filho de Joaquim José Gonçalves e de Maria José Salgado. // Enviuvou a 1/11/1939.

 

ESTEVES, José Albano. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Rosa Alves, rurais, moradores no lugar de Santo Amaro, Prado. Neto paterno de Caetano Esteves e de Maria Josefa Pinheiro; neto materno de Manuel António Alves e de Joana Joaquina Gomes (todos os avós defuntos), do lugar de Santo Amaro. Nasceu em Prado a 8/3/1851 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sá Vilarinho, solteiro, residente na Vila de Melgaço, e Maria Teresa Domingues, do lugar do Souto, Prado. // Lavrador. // Morreu no lugar de Ferreiros, onde residia, a 14/12/1906, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local. // Estava demente.  

 

ESTEVES, José António. Filho de Caetano José Esteves e de Maria Josefa Pinheiro, de Prado. // Casou na igreja de SMP a 28/10/1837 com Rosa Maria, filha de João António de Araújo e de Maria Gonçalves, do lugar das Carvalhiças, SMP. Testemunhas: Manuel Joaquim de Sá Vilarinho e António Máximo Gomes de Abreu. 

 

ESTEVES, José Cândido. Filho de Luís Caetano Esteves, do lugar da Folia, Remoães, e de Josefina da Conceição Pereira de Castro, do lugar do Coto, Prado, residentes com o seu genro no Rio do Porto, Rouças. Neto paterno de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus de Araújo, rurais, do lugar da Folia, Remoães; neto materno de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Joaquina Pereira de Castro, rurais, do lugar do Coto, Prado. Nasceu em Prado (!) a 3/6/1875 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, comerciante na vila. // Morreu no Brasil em Setembro de 1890.  

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de António Joaquim Esteves e de Ana Luísa Alves, moradores no lugar de Raposos, Prado. Neto paterno de Luís Inácio Esteves e de Maria Josefa Lourenço (defuntos), do dito lugar; neto materno de João Luís Alves e de Ana Maria Alves (defuntos), do lugar de Crastos, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 9/4/1829 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Madrinha: Mariana Lourenço, solteira, dos Raposos, Prado. // Casou na igreja de Prado a 16/9/1852 com Maria das Neves Rodrigues de Castro, filha de Antónia Joaquina de Castro, solteira (defunta), do lugar do Cerdedo, Prado. Testemunhas: Manuel Joaquim Gonçalves, ferreiro, e Caetano Maria Fernandes, lavrador, ambos do lugar de Ferreiros, e Manuel José Fernandes, lavrador, do lugar do Carvalhal.  

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Maria Joaquina Esteves, do lugar dos Moinhos, SMP. Neto materno de Duarte Esteves e de Antónia Lourenço, do dito lugar. Nasceu a 7/4/1827 e foi batizado na igreja de Prado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Soares, do lugar da Gaia, São Paio, e Maria Rosa Alves, do lugar de Santo Amaro, Prado, todos do termo de Melgaço.  

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Maria Benedita Esteves, moradora no lugar do Cerdedo. Neto materno de António Esteves e de Maria Josefa Quintela, do lugar de Corçães, Rouças. Nasceu em Prado a 30/9/1836 e foi batizado na igreja a 4/10/1836. Padrinhos: José Vaz, negociante na Vila de Melgaço, e Josefa Clara do Souto, viúva, do lugar de Ferreiros, freguesia de Prado. // Morreu ainda não tinha um ano de idade, a 9/9/1837. 

 

ESTEVES, José Maria. Filho de José Luís Esteves e de Antónia Maria Martins, moradores no lugar da Corredoura, Prado. Neto paterno de Bento Manuel Esteves e de Teresa Maria Martins, do dito lugar; neto materno de Pedro Francisco Martins e de Maria Gonçalves, da Vila de Melgaço. Nasceu em Prado a 6/2/1842 e nesse dia foi sopeado em casa por julgarem que corria risco de vida; levaram-no à igreja, a fim de ser batizado, a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Maria de Abreu Mosqueira e sua esposa, Maria José Moreira da Cunha Rego, da Vila de Melgaço. // Morreu a 7/8/1843.  

 

ESTEVES, Julieta da Conceição. Filha de -------- Esteves e de -------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar do Arrochal, Prado, a --/--/1995 (VM 1033).

 

ESTEVES, Luís Augusto. Filho de José António Esteves e de Rosa Maria de Araújo, moradores no lugar de Santo Amaro, Prado. Neto paterno de Caetano José Esteves e de Maria Josefa Pinheiro, do dito lugar; neto materno de João António de Araújo e de Maria Fernandes de Araújo, do lugar das Carvalhiças, SMP. Nasceu em Prado a 19/2/1842 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinho: António Joaquim Esteves, boticário, do lugar de Ferreiros, Prado. // Morreu a 12/3/1842. // Gémeo de Rosa Cândida.   

 

ESTEVES, Luís José. Filho de António Joaquim Esteves e de Joana Rosa Vaz, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neto paterno de Diogo Manuel Lopes (!) e de Maria Joaquina Gomes, do dito lugar; neto materno de Luís Manuel Vaz e de Maria Benta Rodrigues (defuntos), moradores que foram em Cima de Vila, Remoães. Nasceu em Prado a 15/9/1849 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: o tio materno, padre Luís José Vaz, e Rosa Clara de Magalhães, solteira, ambos do lugar de Cima de Vila, Remoães.  

 

ESTEVES, Manuel. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1566, de 29/8/1965: «Realizou-se no dia 10 do corrente a festividade em honra de São Lourenço, padroeiro desta freguesia, levada a efeito por um grupo de jovens rapazes e raparigas, respetivamente dos lugares de Ferreiros e Corredoura, que foi bem uma demonstração de “querer é poder”. Tomando tal iniciativa, bem tardiamente, foram incansáveis para que a mesma se revestisse do brilhantismo a que o seu padroeiro tinha jus. A procissão foi muito bem organizada, sendo digno de louvar, e que muito chamou a atenção, dois pequenos andores, ornamentados a primor e conduzidos - o 1.º por gentis meninas desta freguesia; e o 2.º por meninas infantis, que tão graciosamente tornavam o percurso da mesma, da igreja ao cruzeiro e vice-versa. Também é digno de louvor o esforço destes rapazes que – ao que nos parece – eram chefiados por um jovem moço, Manuel Esteves (o Manel de Malha-Grilhos), pois ali o vimos, incansável, nos seus trabalhos para que tudo corresse na melhor ordem, como aliás correu. Como acima dissemos, estão de parabéns os briosos rapazes que levaram a efeito esta festividade, não lhes regateando os nossos sinceros louvores, por se haverem, como gente grande, como soi dizer-se      

 

ESTEVES, Manuel (Manel das Barbas). Filho de ----------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu em ------------- a --/--/19--. // Não faço a mínima ideia os estudos que ele tem. // Cumpriu parte do serviço militar em Angola, salvo erro, no período da guerra colonial. // Foi funcionário do Ministério da Educação. // Já trabalhou na Escola Secundária de Melgaço; depois, e devido a uma promoção, foi transferido para a capital do país. // Em Melgaço esteve ligado ao SCM, dinamizando o clube, criando receitas extraordinárias através de rifas, etc.. // Solteiro.

 

ESTEVES, Manuel Bento. Filho de Fabiano José Esteves, do lugar de Santo Amaro, onde o casal morava, e de Deolinda da Glória (ou Deolinda da Conceição) Domingues, do lugar da Breia. Neto paterno de Francisco José Esteves e de Maria Rosa Lourenço; neto materno de Caetano Celestino Domingues e de Joana Rosa Gomes, todos lavradores. Nasceu em Prado a 11/7/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 16 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e Maria Domingues, tios maternos do batizando, solteiros, rurais, do lugar da Breia. // Casou na igreja de Prado a 26/6/1958 com a sua conterrânea e prima no primeiro grau, Maria Isaura Salgado, filha natural de Júlia da Glória Salgado e de Manuel Domingues (Nenho). // Embarcou para o Brasil a 24/3/1959 e regressou no ano seguinte. // Morreu em Prado a 18/1/1989.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Caetano Esteves e de Maria Josefa Pinheiro, moradores no lugar de Santo Amaro. Neto paterno de António Esteves e de Bárbara Esteves; neto materno de Lourenço José Pinheiro e de Maria dos Anjos Vaz Torres, todos pradenses. // Casou na igreja de Prado a 3/12/1845 com Ana Rosa, filha de Manuel António Alves e de Joana Joaquina Gomes de Abreu (defuntos), do lugar de Santo Amaro; neta paterna de Pedro Alves e de Maria Domingues, do lugar de Carvalha Furada, São Paio, e neta materna de Manuel Gomes de Abreu e de Ana da Ribeira, de Prado. Testemunhas presentes: António Joaquim Esteves, boticário, do lugar do Carvalhal; Bento Manuel da Costa, carpinteiro, do lugar de Trás-do-Coto; e José António Esteves, lavrador, do lugar do Souto.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José António Esteves e de Rosa Maria de Araújo, moradores no lugar de Santo Amaro, Prado. Neto paterno de Caetano Esteves e de Maria Josefa Pinheiro, do dito lugar; neto materno de João António de Araújo e de Maria Fernandes, do lugar das Carvalhiças, SMP. Nasceu em Prado a 21/12/1843 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Joaquim de Sá Vilarinho, solteiro, natural da Vila de Melgaço. // Morreu ainda criança, a 6/11/1845.  

 

ESTEVES, Maria Carlota. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria Neves Rodrigues, rurais, moradores no lugar de Raposos, Prado. Neta paterna de António Joaquim Esteves (defunto) e de Ana Luísa Alves, do dito lugar; neta materna de Antónia Joaquina de Castro, solteira, do lugar do Cerdedo. Nasceu em Prado a 22/9/1854 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Alves e sua irmã, Carlota Joaquina Alves, solteiros, do lugar da Granja, meeiro de Paderne e Alvaredo (julgados de Melgaço e Valadares). // Faleceu ainda criança.  

 

ESTEVES, Maria Carlota. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria das Neves Rodrigues, rurais, moradores no lugar dos Raposos, Prado. Neta paterna de António Joaquim Esteves e de Ana Luísa Alves, do dito lugar; neta materna de Antónia Joaquina de Castro, solteira, do lugar do Cerdedo. Nasceu em Prado a 19/6/1856 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Alves e sua irmã, Carlota Joaquina Alves, solteiros, do lugar da Granja, meeiro de Paderne e Alvaredo, comarca de Melgaço. // Casou na igreja de Prado a 9/6/1884, com Agostinho dos Santos Bezelga, jornaleiro, de Paredes da Beira, São João da Pesqueira, distrito de Viseu, diocese de Lamego, filho de Domingos Bezelga e de Luísa dos Santos Almeida, da dita freguesia, viúvo de Josefa. Testemunhas presentes: António Joaquim da Neiva e Caetano Maria Fernandes, casados, lavradores, residentes em Prado. // Tiveram um filho, ao qual atribuíram o nome de (Artraquilino?), que morreu a 30/11/1888 (nascera em Raposos, Prado, a 9/10/1887, e fora batizado cinco dias depois, tendo por padrinhos Manuel Luís Marques, casado, lavrador, e Maria Delfina Ribeiro, solteira, camponesa, ambos pradenses). // O seu marido morreu no Brasil antes da dita criança nascer. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Prado, a 5/9/1898, com José de Matos, solteiro, de 53 anos de idade, natural da freguesia de Moreira do Lima, concelho de Ponte de Lima, filho de António Joaquim de Matos e de Gertrudes Joaquina.  

  

ESTEVES, Maria Fernanda. Filha de ---------- Esteves e de ------------------------. Neta paterna de ----------- Esteves e de ------------------------------; neta materna de ------------------------------- e de -----------------------------------. Nasceu em ---------------, a 11/7/1952. // Casou com Fernando Augusto Domingues, bancário, nascido na Vila a 7/9/1949. // Foi chefe da Secretaria da Casa do Povo de Melgaço. // Enviuvou a 11/4/2001. // Mãe de Miguel Alexandre, nascido a 4/5/1976, e de Mónica Regina, nascida a 29/10/1978. // (Irmã do “Manel das Barbas”).

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de José António Esteves e de Rosa Maria de Araújo, moradores no lugar de Santo Amaro. Neta paterna de Caetano José Esteves e de Maria Josefa Pinheiro, do dito lugar; neta materna de João António de Araújo e de Maria Gonçalves (defuntos), do lugar das Carvalhiças, SMP. Nasceu em Prado a 6/3/1846 e foi batizada na igreja quatro dias depois. Padrinhos: António Joaquim Esteves, solteiro, boticário, do lugar do Carvalhal, e Antónia Joaquina de Castro, solteira, do lugar do Cerdedo.  

 

ESTEVES, Maria José. Filha de José Luís Esteves e de Antónia Maria Martins, moradores no lugar da Corredoura, Prado. Neta paterna de Bento Manuel Esteves e de Teresa Maria Martins, do dito lugar; neta materna de Pedro Francisco Martins e de Maria Gonçalves, da Vila de Melgaço. Nasceu em Prado a 19/10/1830 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Caetano Maria Soares de Abreu e sua esposa, Maria José Moreira da Cunha Rego, representados por José Albano de Abreu Cunha Araújo, todos da Vila (SMP). // Faleceu em 1832. 

 

ESTEVES, Maria dos Remédios. Filha de José Manuel Esteves e de Rosa Emília Fernandes, moradores no lugar dos Moinhos, SMP. Neta paterna de Joaquina Esteves, solteira; neta materna de Ágata Fernandes, solteira, do dito lugar. Nasceu a 20/3/1857 e foi batizada na igreja de Prado pelo padre Luís Manuel M. M. Araújo a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Baleixo, residente na Vila de Melgaço, e Rosa Joaquina Gomes da Rosa, do lugar do Cerdedo, freguesia de Prado, solteiros. 

 

ESTEVES, Olímpia dos Anjos. Filha de Rosa Joaquina Esteves, solteira, costureira, moradora no lugar do Cerdedo. Neta materna de Escolástica Teresa Esteves, solteira, do dito lugar. Nasceu em Prado a 28/5/1868 e foi batizada na igreja paroquial a 1 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: Caetano Maria de Abreu Mosqueira, casado, proprietário, de intramuros, SMP, e Olímpia dos Anjos da Guerra Barboa, solteira, da Quinta do Real, Vila de Monção, residente na Vila de Melgaço, intramuros.  

 

ESTEVES, Orlando. Filho de Orlando Solheiro Esteves, solteiro, natural da Vila, e de Pureza Carolina Camanho de Carvalho, natural de Prado. Nasceu em Prado a 21/3/1933 e foi batizado na igreja a 14/2/1934. // Sem mais notícias.

 

ESTEVES, Rosa Cândida. Filha de José António Esteves e de Rosa Maria de Araújo, moradores no lugar de Santo Amaro, Prado. Neta paterna de Caetano José Esteves e de Maria Josefa Pinheiro, do dito lugar; neta materna de João António de Araújo e de Maria Fernandes de Araújo, do lugar das Carvalhiças, SMP. Nasceu em Prado a 19/2/1842 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Joaquim de Sá Vilarinho, morador na Vila de Melgaço. // Faleceu a 24/4/1842. // Gémea de Luís Augusto.    

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de António Joaquim Esteves e de Ana Luísa Alves, moradores no lugar de Raposos, Prado. Neta paterna de Luís Inácio Esteves e de Maria Josefa Lourenço; neta materna de João Luís Alves e de Ana Maria Alves, de Crastos, Paderne. Nasceu em Prado a 10/8/1826 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Madrinha: Mariana Lourenço, residente no lugar dos Raposos.  

 

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário