quarta-feira, 24 de março de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Alvaredo)

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 27/11/2020...


CARVALHO

 

CARVALHO, Albertina. Filha de Manuel dos Reis Camanho de Carvalho e de Requelinda Gonçalves. Nasceu em --------------, a --/--/1939.

 

CARVALHO, Amadeu António (Dr.) Filho de Amadeu António de Carvalho, de SMP, Vila, comerciante em África, e de Adelina Pia Pereira, de Alvaredo, professora. N.p. de Silvana Cândida Carvalho, comerciante na Vila de Melgaço; n.m. do professor Adelino José Pereira e de Rosalina Soares de Castro. Nasceu a --/--/1939. // Em 1969 era finalista, em Coimbra, do Curso de Direito. // Foi chefe de gabinete do ministro da Educação Nacional, Veiga Simão, no tempo de Marcelo Caetano. // Em finais de 1975 exerceu as funções de adjunto do Diretor Geral do Ensino Superior. // Foi também funcionário superior da Universidade do Minho, que ele ajudara a fundar. // Advogado em Braga, onde reside. // Casado. // Com geração.   

 

CARVALHO, António. Filho de --------- de Carvalho e de --------------------------. Nasceu por volta de 1848. // Faleceu no lugar de Ferreiros a --/--/1916, com sessenta e oito anos de idade. «Pobre na vida e pobre na morte. Parece até que os elementos se revoltaram: chovia a potes, os caminhos estavam intransitáveis, mas almas caridosas acompanharam-no até à última jazida», assim se expressava o “Daenilo”, correspondente do "Correio de Melgaço" em Alvaredo.

 

CARVALHO, António Camanho. Nasceu em Intimes, arcebispado de Santiago, Galiza. // Casou com Tomásia Romero, sua conterrânea. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar do Maninho, Alvaredo, com setenta e três anos de idade, a 24/9/1876. // Fizera testamento. // A sua viúva finou-se na mesma casa, a 25/5/1888, com setenta e um anos de idade, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

CARVALHO, Carlos A. Filho de -------------- de Carvalho e de ------------ Lima. Nasceu a --/--/19--. // Em 2006 morava no lugar do Pinheiro.

 

CARVALHO, Claudina. Filha de Manuel Esteves Carvalho e de Maria Angélica da Lama, residentes no lugar de Bouças. Neta paterna de José António Esteves e de Maria Esteves Carvalho; neta materna de João Francisco Lamas e de Teresa Pires. Nasceu a 25/12/1845 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: João Lamas e Maria Teresa Martins, ambos de Carrasqueira. // Camponesa. // Casou com Manuel, filho de João Domingues e de Joana Rodrigues. // Faleceu no lugar de Bouças a 12/3/1899, com os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, sem testamento. // Mãe de Ana Rosa, casada com João Manuel Teixeira.   

 

CARVALHO, Conceição. Filha de António de Carvalho, lavrador, natural de Cousso, e de Petronila Besteiro, lavradeira, de Alvaredo, residentes no lugar de Ferreiros. Neta paterna de Maria José de Carvalho, solteira; neta materna de João Besteiro e de Florinda Rosa de Araújo. Nasceu em Alvaredo a 18/6/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Aureliano de Abreu e Miquelina de Abreu, lavradores. // Casou a 9/7/1922, na CRCM, com Manuel Marques, de 32 anos de idade, natural de Paderne, filho de António José Marques e de Maria Teresa Alves. // Faleceu em Alvaredo a 12/12/1940.    

 

CARVALHO, Daniel. Filho de António Carvalho, natural de Cousso, e de Petronila Besteiro, natural de Alvaredo, lavradores, residentes no lugar de Ferreiros. Neto paterno de Maria José Carvalho, solteira; neto materno de João Besteiro e de Florinda Rosa Araújo. Nasceu a 28/2/1886 e foi batizado a 1 de Março desse ano. Padrinhos: José Joaquim Lamas, viúvo, e Albina Besteiro, solteira. // Casou com Josefina, de 19 anos de idade, de São Pedro, Funchal, filha de Manuel Simões Dias Saquete (?) e de Felizarda Belisanda Saquete (?). O casamento civil decorreu em casa particular, à Rua Nova de São Pedro, 41, Funchal, a 24/5/1913. // A esposa faleceu no Funchal a 12/12/1977. // Ele morreu em São Martinho, Funchal, no dia em que completava cem anos de vida, ou seja, a 27/2/1986!

 

CARVALHO, Elisa Antónia. Filha de António Camanho de Carvalho e de Tomásia Romero. Nasceu em Intimes, Galiza, por volta de 1840. // Casou com Manuel José Canes. // Lavradeira. // Faleceu a 15/7/1893, na sua casa de residência do lugar do Maninho, com cinquenta e três anos de idade, sem testamento, com filhos, e no dia 17 foi sepultada na igreja de Alvaredo. 

 

CARVALHO, Emília. Filha de António Carvalho, natural de Cousso, e de Petronila Besteiro, natural de Alvaredo, lavradores-jornaleiros, residentes em Ferreiros. Neta paterna de Maria José Carvalho, solteira; neta materna de João Besteiro e de Florinda Rosa de Araújo. Nasceu a 25/11/1882 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: André Domingues, solteiro, e Albina Besteiro, solteira. // Faleceu a 10/2/1895, no dito lugar de Ferreiros, e foi sepultada na igreja.  

 

CARVALHO, Francisco. Filho de ----------- Carvalho e de ---------- Fernandes. Nasceu a --/--/19--. // Em 1990 morava no lugar da Granja (A Voz de Melgaço n.º 930); nesse ano elaborou um protesto/reclamação, por a Câmara Municipal ainda não ter construído a estrada Granja-Alvaredo, que há anos fora entregue ao empreiteiro!

 

CARVALHO, Jacob. Filho de António Camanho de Carvalho e de Tomásia Romero. Nasceu em Entrimes, diocese de Santiago da Galiza, por volta de 1841. // Proprietário. // Tinha quarenta anos de idade quando casou na igreja de Alvaredo, Melgaço, a 30/8/1883, com Maria do Patrocínio Gonçalves, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Penso. Testemunhas: António Manuel Gonçalves, lavrador, e Bruno Gonçalves, também lavrador, residentes no lugar de Rabosa, Penso. // Morou no lugar do Maninho, Alvaredo. // Faleceu nesse lugar a 27/10/1895, com 54 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja paroquial de Alvaredo. // A sua viúva voltou a casar.   

 

CARVALHO, Jaime. Filho de António Manuel Carvalho, natural de Paderne, e de Maria de Araújo, natural de Alvaredo, lavradores, residentes no lugar de Ferreiros. N.p. de Bento Carvalho e de Emília Ferreira Passos; n.m. de Francisco Manuel de Araújo e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Alvaredo a 26/10/1901 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Firmino Carvalho, solteiro, lavrador, e Clara Pires, solteira, camponesa.   

 

CARVALHO, Januário. Filho de António Camanho de Carvalho e de Tomásia Romero, naturais de Intrimes, Galiza. Nasceu em Alvaredo por volta de 1838. // Lavrador. // Morreu no Maninho a 18/5/1899, solteiro, com 61 anos de idade, com os sacramentos da igreja católica, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 20. // Sem geração.  

 

CARVALHO, João. Filho de ----------- Carvalho e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1965 recebeu o prémio de 50$00 em uma exposição de gado; apresentou uma vaca de raça barrosã. // Nota: ver, em Alvaredo, Gracinda de Araújo Pereira Lima, nascida a 5/10/1920 em Arcozelo, Ponte de Lima.

 

CARVALHO, José. // Nasceu por volta de 1930. // Morreu no lugar da Granja, Alvaredo, a --/02/2021, com noventa (90) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2021).

 

CARVALHO, José Maria. Filho de António Camanho Carvalho e de Filomena Tomásia Romeiro, galegos. // Casou com Genoveva Augusta, filha do boticário de Ferreiros, António Joaquim Esteves, e de Maria Violante (ou Maria Umbelina) de Sousa Gama, em cuja botica sucedeu a seu sogro. Essa senhora, aquando do seu nascimento, e pelo facto dos pais ainda não terem casado, foi exposta, a 6/11/1846, à porta de Maria Luísa Alves, solteira, do Granjão, Paderne. (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, volume II, página 23, do Dr. Augusto César Esteves). // Residiram no Carvalhal, Prado, onde ele se finou a 18/5/1877. // A sua viúva faleceu a 19/6/1911, com sessenta e oito anos de idade! // Com geração. 

 

CARVALHO, Lucília do Rosário (*). Filha de João Pires de Carvalho e de Genoveva Canes, lavradores, residentes no Maninho. N.p. de Manuel Joaquim Pires e de Domingas Camanho de Carvalho; n.m. de Manuel José Canes e de Elisa Camanho de Carvalho. Nasceu em Alvaredo a 30/3/1901 e foi batizada a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: Manuel Camanho de Carvalho e Palmira Camanho de Carvalho, solteiros, proprietários, de Prado. /// (*) É provável que seja Palmira; o padre deve ter-se enganado.

 

CARVALHO, Manuel José. Filho de Manuel José Esteves de Carvalho e de Maria Angélica Lamas, lavradores, residentes em Bouças. N.p. de José António Esteves e de Maria Esteves de Carvalho; n.m. de João Francisco Lamas e de Teresa Maria Pires, de Carrasqueira. Nasceu a 5/2/1835 e foi batizado no dia 6 desse mês e ano. Padrinhos: João Francisco Lamas e Ana Maria Lamas. // Casou com Benedita Domingues de Freitas. // Faleceu na sua casa de Bouças a 18/11/1863. // Deixou uma filha, Maria, e a mulher grávida. // Ver, a seguir, Manuel José Esteves de Carvalho.

 

CARVALHO, Manuel José. Filho de Manuel José Esteves Carvalho e de Benedita Domingues Freitas, lavradores. N.p. de Manuel José Esteves Carvalho e de Maria Angélica Lamas; n.m. de Francisco Domingues Freitas e de Clara Francisca Lourenço Soares, todos de Bouças. Nasceu a 6/6/1864 (já seu pai tinha falecido) e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: João Fernandes Roxo, casado, lavrador, e Clara Lourenço Soares, casada, lavradeira, ambos de Bouças.  

 

CARVALHO, Maria. Filha de Manuel José Esteves Carvalho e de Benedita Domingues de Freitas, lavradores. N.p. de Manuel José Esteves Carvalho e de Maria Angélica Lamas; n.m. de Francisco Domingues Freitas e de Clara Francisca Lourenço Soares, todos de Bouças. Nasceu a 2/11/1860 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: João António Fernandes e Clara Francisca Lourenço Soares, lavradores, de Bouças.

 

CARVALHO, Porfírio. Filho de António de Carvalho, lavrador, do lugar e freguesia de Cousso, e de Petronila Besteiro, lavradeira, do lugar de Ferreiros, Alvaredo, onde residiam. Neto paterno de Maria José de Carvalho, solteira; neto materno de João Besteiro e de Florinda Rosa de Araújo. Nasceu em Alvaredo a 5/7/1888 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Domingues e Maria Joaquina Exposta, solteiros. // Em 1913 a Comissão Paroquial passou-lhe um atestado de pobreza (Correio de Melgaço n.º 53, de 9/6/1913). // Faleceu em Ferreiros a 21/2/1917, no estado de solteiro, com apenas 28 anos de idade. // Era demente.

 

CARVALHO, Sara Cândida. Filha de ---------------- Carvalho e de ------------------ Vaz. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 1.º grau em Julho de 1915 e obteve um ótimo. // Em 1917 fazia parte da comissão para angariar donativos para os familiares dos soldados feridos e mortos em combate na Grande Guerra. // Em 1933 era professora do ensino primário na freguesia de Penso; nesse ano o Estado atribuiu-lhe a primeira diuturnidade a contar de 12/8/1931 (Notícias de Melgaço n.º 214, de 19/11/1933).   

 

CARVALHO, Teresa. Filha de Manuel Esteves Carvalho e de Maria Angélica da Lama. Nasceu na freguesia de Alvaredo por volta de 1844. // Lavradeira. // Casou com António Cândido Gonçalves. // Faleceu a 26/4/1904, na sua casa de morada, sita no lugar do Maninho, com todos os sacramentos, com sessenta anos de idade, sem testamento, com filhos, e no dia seguinte foi sepultada no cemitério paroquial.

 

CASAL

 

CASAL, Rosa Claudina. Filha de ---------- Casal e de -------------- Castro. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 2.º grau no verão de 1954.

 

CASTRO

    

CASTRO, Abel. Filho de Salvador Abreu de Castro e de Delfina Rosa Durães. Nasceu em Alvaredo a --/--/1933 (NM 207, de 3/9/1933).

 

CASTRO, Adelino. Filho de Luís de Castro e de Domingas Alves Sanches, lavradores, residentes no lugar de Bouças. N.p. de José Joaquim de Castro e de Maria Fernandes; n.m. de Luís Alves Sanches e de Maria do Patrocício Domingues de Freitas. Nasceu em Alvaredo a 28/7/1895 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou a 24/1/1917 com Angelina, filha de Manuel Gonçalves e de Rosa Martins, ele de Bouças e ela de Preza. // Morreu em Alvaredo a 12/11/1947.

 

CASTRO, Adolfo. Filho de Rosa de Castro (*), lavradeira, moradora no lugar do Coto. Neto materno de Caetano José de Castro e de Maria Fernandes. Nasceu na freguesia de Alvaredo a 27/2/1903. Padrinhos de batismo: a sua avó materna e Joaquim Garcia. // Em Julho de 1915 fez exame do 1.º grau e obteve um “bem”. // Foi empregado do comércio. // Morreu no lugar do Coto a 9/5/1932 (NM 150, de 22/5/1932, e 153, de 12/6/1932), com apenas 28 anos de idade, no estado de solteiro, devido a uma tuberculose pulmonar. /// (*) Quando seu filho morreu ela já estava casada. 

 

CASTRO, Aires. Filho de Bernardino António Sousa de Castro e de Joana Maria de Sousa. // Lavrador. // Solteiro. // Faleceu na sua casa do lugar da Torre em Abril de 1875. // Sem geração.

 

CASTRO, Ana. Filha de José de Castro, do lugar da Granja, batizado na igreja de Paderne, e de Miquelina Barbosa Lobo, do lugar do Rego, Alvaredo, onde residiam. N.p. de António José de Castro e de Ana Vaz; n.m. de António José Barbosa Lobo e de Maria de Castro. Nasceu em Alvaredo a 12/9/1898 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos. // Casou a 26/2/1927, na CRCM, com Luís, seu conterrâneo, de 35 anos de idade, filho de Francisco Fernandes e de Libânia Martins Peixoto. // Ambos os cônjuges faleceram em Alvaredo: o seu marido a 22/5/1959 e ela a 21/6/1966. // Com geração.   

 

CASTRO, Ana Maria. Filha de Luís Soares de Castro (*) e de Maria Benta Rodrigues, moradores no lugar de Canda. // Casou com José Luís Alves Sanches, de quem ficou viúva. // Faleceu a 15/3/1858. /// (*) Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1505, de 15/3/1964, escrito pelo Dr. Augusto César Esteves: «Os Soares de Castro eram uma família distinta de Alvaredo (…) com casa falada no lugar da Fonte dos Esteves.» 

 

CASTRO, Angelina. Filha de Bento Manuel Sousa Castro e de Joaquina Fernandes, moradores no lugar dos Esteves. Neto paterno de Francisco Joaquim Castro e de Joaquina ------------, da Fonte; neto materno de ------------ Fernandes e de Rosa Domingues, da Fonte. Nasceu a 9/11/1856 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos de Castro e Joaquina Lourenço, ambos de Fonte. // Casou com Mariano Beselga, natural de Paredes da Beira, São João da Pesqueira. // Mãe de Manuel Beselga (ver em Alvaredo).

 

CASTRO, Anselmo Mamede. Filho de ------------ de Castro e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Hermínia Fernandes. // Finou-se em 1993. // Deixou filhas, genros, netos… (VM 999).  

 

CASTRO, António. Filho de Manuel António de Abreu e Castro, natural de Alvaredo, e de Paulina Rodrigues Vilarinho, natural de Penso. Nasceu em Alvaredo por volta de 1841. // Lavrador. // Casou com Maria Teresa Rodrigues. // Faleceu no lugar do Coto, Alvaredo, a 10/1/1911, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.  

 

CASTRO, António. Filho de Severino António de Castro e de Maria Joana de Abreu, moradores no lugar do Maninho. Neto paterno de Bernardino António Sousa Castro e de Joana Maria de Sousa, do dito lugar; neto materno de João António de Abreu e de Joana Rosa dos Santos, do lugar de Bouças. Nasceu a 1/12/1857 e foi batizado a 2 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues Caldas e sua mulher, Maria Luísa Esteves, do lugar do Barbeito. // Faleceu a 9/12/1857. // Nota: os pais do neófito moravam, em 1847, no lugar da Serra, Prado. 

 

CASTRO, António. Filho de ---------- de Castro e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1881. // Proprietário. // Morreu no lugar da Granja com sessenta e oito anos de idade, a 17/5/1949 (NM 900, de 29/5/1949).

 

CASTRO, António. Filho de Luís de Castro e de Domingas Alves Sanches, lavradores, residentes no lugar de Bouças. Neto paterno de José Joaquim de Castro e de Maria Fernandes; neto materno de Luís Manuel Alves Sanches e de Maria do Patrocínio Domingues de Freitas. Nasceu em Alvaredo a 11/10/1889 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. // Agricultor. // Faleceu no lugar de Bouças a 10/8/1963, vitimado por colapso cardíaco. No Notícias de Melgaço n.º 1481, de 11/8/1963, vem anunciada a sua morte; estava casado desde 28/6/1915 com Emília Eufémia, filha de Manuel Joaquim Martins e de Maria Emília Pereira Dantas, nascida na freguesia de Formariz, Paredes de Coura, por volta de 1893. // Pai de Maria Eufémia, casada com Manuel Gomes, e de Cordália de Castro, casada com Luís de Abreu, comerciante no Peso, freguesia de Paderne. 

 

CASTRO, António. Filho de Manuel José de Castro e de Clara Vaz Torres, residentes no lugar de Fontainha. N.p. de José Luís Soares de Castro e de Ludovina Alves; n.m. de António Vaz Torres e de Rosa Soares de Castro. Nasceu em Alvaredo a 24/1/1897 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos.  

 

CASTRO, António. Filho de José de Castro e de Miquelina Barbosa Lobo, lavradores, residentes no lugar do Rego. Neto paterno de António José de Castro e de Ana Vaz; neto materno de António José Barbosa Lobo e de Maria de Castro. Nasceu em Alvaredo a 29/8/1903 e foi batizado a 31 desse mês e ano. // Padrinhos: os avós paternos. // Nota: é provável que tenha morrido antes de 1908, pois os seus pais deram o mesmo nome ao seu irmão, o que não era habitual (ver a seguir).    

 

CASTRO, António. Filho de José de Castro, do lugar da Granja (Alvaredo-Paderne), e de Miquelina Barbosa Lobo, de Alvaredo, rurais, moradores no lugar do Rego. Neto paterno de António José de Castro e de Ana Vaz; neto materno de António José Barbosa Lobo e de Maria de Castro. Nasceu em Alvaredo a 22/9/1908 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou a 8/4/1944, na igreja do mosteiro de Paderne, com Libânia de Jesus Fernandes. // Faleceu em Paderne a 1/9/1984 e foi sepultado no cemitério de Alvaredo; na mesma campa foi sepultada a sua esposa (5/3/1905-19/1/1985).

 

CASTRO, António. Filho de Salvador de Abreu Castro e de Delfina Rosa Durães. Nasceu em Alvaredo a 22/7/1927. // Casou em 1952 com Amabélia de Fátima Gomes (deu à luz, em 1958, um menino). // Faleceu na sua freguesia de nascimento, no lugar do Pinheiro, onde tinha casa, a 15/11/1993. // Deixou viúva, filhos, genros, netos…

 

CASTRO, António Adão. Filho de Ilídio de Castro, natural de Paderne, e de Joaquina de Abreu, natural de Alvaredo, onde residiam. N.p. de Eduardo Manuel de Castro e de Maria Amália Esteves; n.m. de António de Abreu e de Maria Teresa Rodrigues. // Nasceu em Alvaredo a --/--/1919. // Casou em 1949 com Maria Amélia Fernandes. // Faleceu em Ferreiros a 23/8/2005.

 

CASTRO, António Alfredo. Filho de Lourenço José Ribeiro Figueiredo Castro e de Maria José Domingues Barbeitos. Nasceu a 16/11/1945. // Cumpriu cerca de três anos de tropa – dois dos quais na Guiné-Bissau (1967/8), no período da guerra colonial, sendo então conhecido (em África) por «Melgaço». Era soldado e tinha a especialidade de padeiro, profissão que aprendera certamente com o pai, talvez por não ter querido ou podido estudar. Quando regressou foi admitido como carteiro nos CTT. // Casou com Rosa, nascida em 1952, filha de Adelino Gonçalves e de Ortelinda Afonso (*). // Aposentou-se, após 34 anos de serviço, em 1999 (VM 1125). O seu tempo passa-o agora nas pesqueiras do rio Minho, pertença da família, e na caça, da qual é, segundo consta, um adepto ferrenho. /// (*) Ortelinda estava com 87 anos de idade em 2006, viúva, a residir com a filha e o genro na belíssima Quinta da Carvalheira.

       

CASTRO, António Joaquim. Filho de Bento Manuel de Castro e de Joaquina Fernandes, lavradores, residentes no lugar de Esteves. Neto paterno de Francisco Joaquim de Castro e de Joaquina Lourenço; neto materno de Félix Fernandes e de Rosa Domingues, todos de Fonte. Nasceu a 12/9/1863 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Manuel Veloso, casado, negociante, e Antónia Domingues Araújo, casada, proprietária, do Maninho.

 

CASTRO, António José. Filho de Manuel José Soares de Castro e de Antónia Pires, moradores no lugar do Coto. Neto paterno de Luís Soares de Castro e de Maria Benta Rodrigues, de Canda; neto materno de Manuel Pires e de Manuela Esteves, do Maninho. Nasceu a 8/5/1835 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: padre João Domingues, do lugar do Coto, e Maria Pires, solteira, do lugar do Maninho. // Proprietário. // Casou com Ana, filha de Pedro Rodrigues e de Teresa Ferreira, nascida por volta de 1842 na freguesia de São João de Lamares, Vila Real. // A sua esposa finou-se no lugar do Maninho, Alvaredo, onde residia, a 9/6/1893, com todos os sacramentos, com 51 anos de idade, sem testamento, e no dia onze foi sepultada na igreja paroquial de Alvaredo. // Ele morreu também no Maninho a 15/2/1899, sem os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo, com sessenta e três anos de idade, e foi sepultado na igreja paroquial no dia seguinte. // Não fizera testamento. // Pai de Olívia da Conceição e de Rosalina Soares de Castro.

 

CASTRO, António José. Filho de --------- de Castro e de --------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1914 (2.º semestre) foi jurado por Alvaredo.

 

CASTRO, António Manuel. Filho de António José Castro e de Ana Vaz, moradores no lugar da Granja. Neto paterno de Francisco António Castro e de Maria Teresa Gonçalves; n.m. de Manuel José Vaz e de Emília Sousa. Nasceu a 25/3/1882 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: padre João António Castro e Rosa Clementina Castro, solteira. // Casou com Maria, sua conterrânea, filha de Manuel António Esteves e de Maria de Sousa, do lugar da Granja. // Faleceu a 17/5/1949.

 

CASTRO, Aristides. Filho de Rosa de Castro (*), solteira, jornaleira, moradora no lugar dos Esteves. Neto materno de Bento de Castro e de Joaquina Fernandes. Nasceu no dito lugar dos Esteves, Alvaredo, a 2/1/1897 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Ilídio de Magalhães, solteiro, proprietário, do lugar da Barqueira, e Rosa de Abreu, solteira, camponesa. // Foi empregado de comércio. // Casou a 29/9/1920 com Carolina Alves Sanches, de 30 anos de idade, solteira, doméstica, natural e domiciliada no lugar de Canda, filha de José Alves Sanches (já falecido), de Alvaredo, e de Rosa Ledo, do lugar dos Moinhos, Paderne, lavradores. Testemunhas da boda: Manuel Esteves, solteiro, empregado no comércio, do lugar dos Esteves, António Alves Sanches, casado, proprietário, do lugar de Ferreiros, e Maria da Glória Douteiro, casada, doméstica, também do lugar de Ferreiros, todos da freguesia de Alvaredo. // A sua esposa deve ter morrido ainda nova, pois ele casou-se na 8.ª Conservatória de Lisboa com Adélia Gomes a 14/7/1948. // Faleceu na freguesia da Ajuda, Lisboa, a 5/5/1968. /// (*) Rosa de Castro faleceu antes de 1920 (ver Florentina de Castro).

 

CASTRO, Augusto. Filho de Luís de Castro e de Domingas Sanches, lavradores, residentes no lugar de Bouças. N.p. de José Joaquim de Castro e de Maria Fernandes; n.m. de Luís Alves Sanches e de Maria do Patrocínio de Freitas. Nasceu em Alvaredo a 19/4/1892 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

CASTRO, Aurélio Joaquim. Filho de Manuel José de Castro, natural de Alvaredo, proprietário e emigrante no Brasil, e da professora Marcelina Rosa de Araújo Azevedo, natural do lugar do Outeiro, Chaviães. Neto paterno de Caetano de Castro (*), proprietário, natural do lugar da Várzea, Paderne, e de Rosa Fernandes, proprietária, natural e residente no lugar da Charneca, Alvaredo; neto materno de Francisca Rosa de Araújo Azevedo, solteira, natural e falecida no lugar do Outeiro, Chaviães. Nasceu no lugar do Maninho, Alvaredo, a 2/11/1911. Padrinhos: Aurélio de Araújo Azevedo, solteiro, comerciante, de Chaviães, e Ana Joaquina Vasques de Abreu, viúva, proprietária, da Vila. // No dia 1/6/1924, solteiro, foi padrinho de Maria Judite Pires, nascida em SMP a 28/7/1923. // Casou com ------------------------, moradora em Adavelha, Fiães. // Em 1934 residia em Lisboa; nesse ano foi visitar a sua mãe a Alvaredo. Com ele vinha seu irmão, Guilherme, e esposa, Angelina. // A sua companheira faleceu em Fiães em 1942. /// (*) Caetano de Castro faleceu no lugar da Charneca, Alvaredo, em 1886.

 

CASTRO, Avelino. Filho de Manuel José de Castro, lavrador, natural de Paderne, e de Cândida Domingues, lavradeira, natural de Alvaredo, moradores no lugar de Canda. N.p. de João Luís de Castro e de Maria do Carmo; n.m. de Ana Domingues, solteira. Nasceu em Alvaredo a 8/4/1889 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Henrique da Silva, viúvo, e Rosa Pires, solteira.     

 

CASTRO, Benezinda da Glória. Filha de Ilídio de Castro, natural de Paderne, e de Joaquina Abreu, natural de Alvaredo. Neto paterno de Eduardo Manuel de Castro e de Maria Amália Esteves; neto materno de António de Abreu e de Maria Teresa Rodrigues. Nasceu em Alvaredo em Agosto de 1916.

 

CASTRO, Bento. Filho de José Luís de Castro e de Maria Luísa, ou Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes em Bouças. Neto paterno de Francisco Joaquim de Castro e de Joaquina Lourenço, de Fonte; neto materno de João António Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, de Bouças. Nasceu a 9/6/1869 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, casado, lavrador, e Carolina Gonçalves, casada, lavradeira, ambos de Canda.

 

CASTRO, Bento Manuel. Filho de Francisco Manuel Sousa Castro e de Maria Joaquina Lourenço, moradores no lugar da Carvalheira. N.p. de Joaquim António Sousa Castro e de Luísa Marques, do Maninho; n.m. de António Lourenço e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 14/5/1829 e foi batizado nesse mesmo dia 14. Padrinhos: Bento José Domingues e sua irmã Rosa, solteiros, do lugar do Maninho. // Almocreve. // Casou com Joaquina, filha de Félix Fernandes e de Rosa Domingues. // A sua esposa faleceu a 12/2/1892. // Ele finou-se a 23/2/1892, na sua casa do lugar dos Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e no dia vinte e cinco foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou filhos. 

 

CASTRO, Brígida. Filha de José Rodrigues de Castro e de Rosa de Castro. Nasceu em Alvaredo a --/--/1913. // Faleceu em Agosto desse ano, na Charneca, com apenas 56 dias de vida. 

 

CASTRO, Carlota. Filha de António de Abreu e Castro, de Alvaredo, e de Maria Teresa Rodrigues, de Penso, lavradores, residentes no lugar do Coto. N.p. de Manuel António Abreu Castro e de Faustina (ou Paulina) Rodrigues Vilarinho; n.m. de João Francisco Rodrigues e de Mariana de Araújo. Nasceu a 8/4/1883 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato e Carlota Esteves Cordeiro, viúva. // Casou com Manuel, de 28 anos de idade, natural de Penso, filho de José Esteves e de Ana Pires, na CRCM, a 28/12/1911. // Faleceram ambos em Penso: o marido a 9/10/1950 e ela a 21/11/1961. // Com geração.  

 

CASTRO, Clementina. Filha de Manuel José de Castro e de Claudina Domingues, lavradores, residentes em Canda. N.p. de João Luís de Castro e de Maria do Carmo Almuinha, de Várzea, Paderne; n.m. de Ana Maria Domingues, solteira, de Canda, Alvaredo. Nasceu a 21/4/1877 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Henrique Silva, viúvo, guarda da fiscalização, e Rosa Pires, solteira, do lugar da Torre. // Casou na igreja da sua terra natal a 9/1/1900 com José Maria, de 25 anos de idade, solteiro lavrador, filho de João Evangelista Martins e de Inácia Belmira da Silva, natural de Gandra, Valença do Minho, residente em Alvaredo. Testemunhas: João Esteves Lira e António Domingues, casados, lavradores. // Mãe de Laurinda Martins.  

 

CASTRO, Cordália. Nasceu em Alvaredo a --/--/19--. // Filha de António de Castro e de Emília Eufémia Martins. // Casou na igreja de Alvaredo a 27/12/1948, segunda-feira, com Luís de Abreu, comerciante no lugar do Peso, freguesia de Paderne. Padrinhos da boda: Albano de Abreu e sua esposa, Albertina de Abreu. O copo de água foi servido no Hotel Ranhada.    

 

CASTRO, Custódio José. Filho de António Abreu de Castro, natural de Alvaredo, e de Maria Teresa Rodrigues, natural de Penso, lavradores, residentes no lugar do Coto. N.p. de Manuel António Abreu de Castro e de Faustina Rodrigues Vilarinho; n.m. de João Francisco Rodrigues e de Mariana Araújo. Nasceu a 25/4/1881 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Custódio José de Abreu, casado, e Maria Angélica Almeida, casada.

 

CASTRO, Diogo. // Nasceu em Alvaredo (confirmar) por volta de 1987. // Eleições de 2017. Lê-se em “A Voz de Melgaço” n.º ---------, de 1/--/2017: «Com duzentos e quinze votos o candidato do Partido Socialista, Diogo Castro, assegurou a liderança da Junta de Freguesia de Alvaredo, com uma margem de 70,8%. A candidatura da coligação PPD/PSD-CDS/PP conquistou apenas 26% da população votante, com oitenta e cinco votos. Houve ainda oito votos em branco e dois nulos, Votaram trezentos e vinte e seis dos quinhentos e noventa e nove eleitores inscritos na freguesia

 

CASTRO, Domingos. Filho de Francisco Manuel Sousa Castro e de Maria Joaquina Lourenço, moradores no lugar da Carvalheira. N.p. de Joaquim António Sousa Castro e de Luísa Marques, do Maninho; n.m. de António Lourenço e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 2/4/1831 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Filipe, de Felgueiras, e Domingas Esteves, solteira, sua tia. // Casou com Maria Joana Domingues (confirmar). // A sua esposa finou-se no lugar do Maninho a 28/3/1903, com 70 anos de idade. // Ele faleceu em Fonte em 1915. // «Diziam-no algebrista de mérito

 

CASTRO, Eduardo Vicente. Filho de Ilídio de Castro e de Joaquina Abreu de Castro. Nasceu em Alvaredo a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 51, de 23/2/1930). // Em 1962 residia em Lisboa (?).

 

CASTRO, Elvira da Glória. Filha de Lourenço José de Figueiredo e Castro e de Maria José Domingues Barbeitos. Neto paterno do Dr. Vitoriano de Castro. Nasceu em Alvaredo a 26 de Abril de 1934. // Foi regente do ensino primário. // Em 1956 foi colocada na escola de Bravães, concelho de Ponte da Barca. // Casou com António Bernardo, de Pinhel, nascido a 27 de Fevereiro de 1947. // Residem na Quinta da Carvalheira, Alvaredo. // É uma pessoa culta e ótima conversadora. Leu muito, e continua a ler. Nas estantes da sua sala vêem-se imensos livros. Preserva a memória da família. /// (Na fotografia, tirada em 1966, está com o seu irmão e a sua irmã).  

 

CASTRO, Emília. Filha de Bento Manuel de Castro e de Joaquina Fernandes, lavradores, residentes no lugar dos Esteves. Neta paterna de Francisco Joaquim de Castro e de Joaquina Lourenço, de Fonte; neta materna de Félix Fernandes e de Rosa Domingues, também de Fonte. Nasceu a 9/10/1869 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Alves Sanches e Maria do Patrocínio Domingues de Freitas, casados, lavradores, de Bouças. // Em 1891 foi madrinha de batismo da sua sobrinha Emília de Castro Gonçalves; estava solteira. // Casou na igreja da sua freguesia a 17/4/1893 com Manuel, sapateiro, solteiro, de 21 anos de idade, natural da freguesia de Mentestrido, Vila Nova de Cerveira, morador no lugar de Esteves, Alvaredo, filho de Pedro Durão e de Francisca Benita. Testemunhas: José Luís de Castro, casado, e Manuel de Castro, solteiro, rurais. // Com geração.   

 

CASTRO, Emília. Filha de [Caetano] Manuel Abreu Castro e de Ana de Castro, lavradores, residentes em Ferreiros. Neta paterna de António Abreu Castro e de Faustina Rodrigues Vilarinho, lavradores, residentes no Coto; neta materna de António Luís Castro e de Joaquina de Sousa, lavradores, residentes no Paço, Paderne. Nasceu a 24/1/1878 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Luís Manuel da Silva, solteiro, lavrador, residente na Portela de Paderne, e Maria Domingues, solteira, lavradora, a residir em Ferreiros, Alvaredo.

 

CASTRO, Emília. Filha de Luís de Castro e de Domingas Alves Sanches, lavradores, residentes em Bouças. Neta paterna de José Joaquim de Castro e de Maria Fernandes; neta materna de Luís Manuel Alves Sanches e de Maria do Patrocínio Domingues de Freitas. Nasceu a 11/4/1883 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Castro e Maria Fernandes, casados (devem ser os avós paternos). // Casou com José, de 27 anos de idade, de Alvaredo, filho de Aires José Domingues e de Rosa Domingues, na CRCM, a 10, ou 20/10/1911. // O marido faleceu a 1/8/1931. // Ela finou-se a 17/1/1962.

 

CASTRO, Emília dos Anjos. Filha de ------------- de Castro e de -------------------------------. Nasceu a 31 de Dezembro de 1910. // Casou com Germano Domingues Casal (11/9/1900-15/7/1970 – ver na freguesia de Paderne). // Esteve vinte e cinco anos no estado de viúva. // Faleceu a 5 de Novembro de 1995 e foi sepultada no cemitério de Alvaredo, onde já estava inumado seu marido. // Com geração.   

 

CASTRO, Emília dos Anjos. Filha de José António de Castro e de Miquelina Barbosa Lobo. Nasceu em Alvaredo a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 367).

 

CASTRO, Eufémia. Filha de José Luís de Castro e de Maria Luísa, ou Maria Rosa Esteves, moradores em Bouças. Neta paterna de Francisco Manuel Sousa Castro e de Maria Joaquina Lourenço, de Fonte; neta materna de João António Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Bouças. Nasceu a 14/9/1874 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Carolina Gonçalves, casados, lavradores, ambos de Bouças. // Casou a 20/8/1903, na igreja de Alvaredo, com Alberto Vaz, seu conterrâneo. // O seu marido faleceu a 12/12/1928 e ela a 20/8/1969, com quase noventa e cinco anos de idade. // Com geração.

 

CASTRO, Evaristo. Filho de --------- de Castro e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame da instrução primária em 1936.

 

CASTRO, Fernando. Filho de António de Castro, lavrador, natural de Alvaredo, Melgaço, e de Emília Eufémia Martins, lavradeira, natural da freguesia de Formariz, Paredes de Coura. Nasceu no lugar de Bouças a --/--/193-. // Faleceu também em Bouças, Alvaredo, a 25/4/1932, com apenas quatro meses de vida.

 

CASTRO, Florentina. Filha de Rosa de Castro, solteira, moradora no lugar dos Esteves. N.m. de Bento Manuel de Castro e de Joaquina Fernandes. Nasceu em Alvaredo a 7/12/1893 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Castro, casado, e Florentina Aldecoa, casada, natural de Espanha.  

 

CASTRO, Florinda Rosa. Filha de Manuel José Soares de Castro e de Antónia Pires, moradores no lugar do Coto. Neta paterna de Luís Soares de Castro e de Maria Benta Rodrigues, de Canda; neta materna de Manuel Pires e de Manuela Esteves, do Maninho. Nasceu a 2/3/1829 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: padre João Domingues, do lugar do Coto. // Lavradeira. // Faleceu a 22/9/1907, no lugar do Maninho, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultada no cemitério local. // Foi mãe de uma menina.  

 

CASTRO, Francisco. Filho de João Manuel Castro e de Maria Teresa Mendes, moradores no lugar da Sobreira. N.p. de Bernardino António de Castro e de Joana de Sousa, do Maninho; n.m. de Manuel Mendes e de Brites Alves. Nasceu a 1/9/1849 e foi batizado a 2 desse mês e ano. Padrinho: Francisco António Mendes Lobato, solteiro, da Sobreira.   

 

CASTRO, Francisco Manuel. Filho de Joaquim António Sousa Castro e de Luísa Marques, moradores no Maninho. Nasceu por volta de 1799. // Casou com Maria Joaquina, filha de António Lourenço e de Maria Luísa Esteves. // Faleceu na sua casa de Fonte, com 73 anos de idade, a 12/11/1872. // Com geração.

 

CASTRO, Glória. Filha de Rosa de Castro, solteira, jornaleira, moradora no lugar dos Esteves. Neta materna de Bento de Castro e de Joaquina Fernandes. Nasceu na freguesia de Alvaredo a 26/5/1903 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Hermenegildo Rodrigues, natural de Alvaredo, e Ana Cândida Cortes, natural de Paderne, solteiros, jornaleiros.

 

CASTRO, Henrique. Filho de Manuel José de Castro e de Cândida Domingues, lavradores, de Alvaredo. Neto paterno de João Luís de Castro e de Maria do Carmo, da Várzea, Paderne; neto materno de Ana Domingues, solteira, do lugar de Canda, Alvaredo. Nasceu a 7/4/1875 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Henrique Silva, guarda da fiscalização da alfândega de Valença, e Rosa Pires, solteira, da Torre. // Faleceu em Canda, onde os pais moravam, a 15/4/1879. 

 

CASTRO, Hermenegildo do Carmo. // (ver em Rodrigues).

 

CASTRO, Irene de Fátima. Filha de Lourenço José Ribeiro Figueiredo Castro e de Maria José Domingues Barbeitos. Nasceu em Alvaredo a 11/1/1929 (Notícias de Melgaço n.º 2, de --/2/1929). // Solteira. // Em 2006 morava com a sua irmã, Elvira da Glória, na Quinta da Carvalheira, freguesia de Alvaredo. 

 

CASTRO, Isabel de Jesus. Filha de ----------- de Castro e de ---------- Sousa. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 1.º grau em Julho de 1915 e obteve um «ótimo».

 

CASTRO, Jerónimo. Filho do Dr. Vitoriano da Glória Ribeiro de Figueiredo e Castro e de Joaquina de Boa Memória Rocha Queirós. Nasceu na Quinta da Carvalheira em 1913 e morreu com trinta e três dias de vida, a 9/1/1914.  

 

CASTRO, Jerónimo José. Filho de Lourenço José Ribeiro Figueiredo Castro e de Maria José Domingues Barbeitos. Nasceu na Quinta da Carvalheira a 9/2/1938 (ou 1939?). // Em 1952 fez exame do 1.º grau. // Emigrou para o Brasil ainda jovem, onde casou com Maria da Conceição. // É pai de três filhas: Cristiane e Viviane, casadas e mães, e Fabiane, solteira. // Em «A Voz de Melgaço» n.º 1298, de 1/7/2008, e da autoria de Manuel Igrejas, lê-se: «Não obstante os mais de cinquenta anos “acampado” neste país, onde construiu bonita família, a lembrança da terra natal é uma constante em sua mente. Mesmo que seja para reclamar da descaracterização e da indiferença dos conterrâneos quando aí vai     

 

CASTRO, João. Filho de Manuel José de Castro, natural de Alvaredo, e de Rosa Fernandes Capelas, natural da freguesia da Trindade do Pará, Brasil, proprietários, moradores no lugar do Maninho. Neto paterno de Caetano de Castro e de Maria Fernandes; neto materno de Manuel Fernandes Capelas e de Maria Rogen Fernandes Capelas. Nasceu em Alvaredo a 8/4/1901 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José de Castro e Rosa de Castro, solteiros, do Maninho. // A 9/7/1912 fez exame do 1.º grau e obteve um ótimo. // Era enteado da professora oficial de Alvaredo, Marcelina Rosa Araújo Azevedo.

 

CASTRO, João Manuel. // Casou com Teresa Mendes (Lobato). // Faleceu na sua casa do Maninho, com 76 anos de idade, a 16/2/1877. // A sua viúva finou-se na mesma casa a 5/12/1890. // Com geração.

 

CASTRO, José. Filho de António José Castro e de Ana Vaz, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Francisco António Castro e de Maria Teresa Gonçalves, da Quinta do Paço, Paderne; neto materno de Manuel José Vaz e de Emília Perfeita de Sousa Lobato, do dito lugar da Granja. Nasceu em Alvaredo a 22/8/1873 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre João António de Castro, da Quinta do Paço, Paderne, e Ana Vaz, solteira, lavradora, da Granja. // Casou na igreja de Alvaredo a 23/9/1896 com Miquelina, do lugar do Rego, de 32 anos de idade, filha de António Barbosa Lobo e de Maria de Castro. Testemunhas: padre João José de Castro, pároco de Remoães, e José de Castro, solteiro, do lugar do Paço. // Faleceu no lugar do Rego, Alvaredo, a 31/12/1938. // Com geração.  

 

CASTRO, José. Filho de Caetano de Castro, alfaiate, e de Maria [Rosa] Fernandes, lavradeira, moradores no lugar da Charneca. Neto paterno de Manuel José de Castro e de Ana Rosa Fontes, do lugar da Várzea, Paderne; neto materno de Joaquim Fernandes e de Joana Domingues, do Maninho, Alvaredo. Nasceu em Alvaredo a 25/2/1876 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato, coadjutor na freguesia de Alvaredo, e Libana de Magalhães, casada, proprietária, da Quinta da Barqueira. // Lavrador. // Faleceu a 29/10/1910, no lugar do Maninho, onde morava, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, e foi sepultado no cemitério.  

 

CASTRO, José. Filho de Luís de Castro e de Domingas Alves Sanches, moradores em Bouças. Neto paterno de José Joaquim de Castro e de Maria Fernandes; neto materno de Luís Manuel Alves Sanches e de Maria do Patrocínio Domingues de Freitas. Nasceu a 21/5/1887 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós paternos. // Nota: deve ser este senhor que foi trabalhar para Lisboa – em 1916 veio visitar os pais, moradores no lugar de Bouças.

 

CASTRO, José. Filho de Manuel José de Castro, lavrador, natural da freguesia de Paderne, e de Cândida Domingues, lavradeira, de Alvaredo, moradores no lugar de Canda. Neto paterno de João Luís de Castro e de Maria do Carmo Almuinha; neto materno de Ana Domingues, solteira. Nasceu em Alvaredo a 6/5/1892 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Henrique da Silva, guarda aposentado, e Rosa Pires, criada de servir. // Faleceu a 8/5/1893.   

 

CASTRO, José. Filho de Manuel José [Soares] de Castro e de Clara Vaz Torres, moradores no lugar da Fontainha. Neto paterno de José Luís Soares de Castro (ver em Soares) e de Ludovina Alves (ver em Paderne); neto materno de António Vaz Torres e de Rosa Soares de Castro. Nasceu em Alvaredo a 4/10/1900 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

CASTRO, José. Filho de ----------------- de Castro e de ------------------------------. Nasceu a 6 de Dezembro de 1910. // Faleceu a 4 de Março de 1990 e foi sepultado no cemitério de São Martinho de Alvaredo.

 

CASTRO, José Avelino. Filho de Lourenço José Ribeiro Figueiredo Castro e de Maria José Domingues Barbeitos. Nasceu na Quinta da Carvalheira, Alvaredo, a 26/2/1931 (Notícias de Melgaço n.º 103, de 5/4/1931). // Carteiro. // Em 2006 estava aposentado. // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário