quinta-feira, 11 de março de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Lamas de Mouro)

Joaquim A. Rocha 


// continuação...


GREGÓRIO

 

GREGÓRIO, Albina. Filha de Manuel Joaquim Gregório e de Ana Joaquina Rodrigues. Neta paterna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves “Senra”. Nasceu a 11/7/1869 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rodrigues.

 

GREGÓRIO, Albino. Filho de Manuel Joaquim Gregório e de Ana Joaquina Rodrigues. Neto paterno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves, todos do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Nasceu a 20/5/1879 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, casado, de Riba de Mouro, e Carlota Joaquina Rodrigues, solteira, de São João de Sá. // Faleceu em Agosto de 1879.

 

GREGÓRIO, Ana. Filha de João Gregório e de Maria Alves, lavradores. // Faleceu em Lamas de Mouro a 24/2/1869, com 80 anos de idade, no estado de casada, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

GREGÓRIO, Ana. Filha de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1826. // Lavradeira. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, a 28/10/1906, com todos os sacramentos da igreja católica, com 80 anos de idade, no estado de viúva de Luís Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

GREGÓRIO, Florinda Rosa. Filha de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Neta paterna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves “Senra”. Nasceu a 11/5/1866 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: João Rodrigues e sua mulher, Maria Rodrigues, de Alcobaça, Fiães. // Faleceu a 15/6/1866.  

 

GREGÓRIO, Florinda Rosa. Filha de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Neta paterna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves “Senra”. Nasceu a 12/4/1867 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Pereira Bacelar e sua mulher, Perpétua Gregório.

 

GREGÓRIO, Joaquina. Filha de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Neta paterna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves “Senra”. Nasceu a 23/6/1870 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Rodrigues. // Faleceu a 22/7/1876 (confirmar).

 

GREGÓRIO, José. Filho de Manuel Gregório e de Ana Alves “Senra”, residentes no lugar de Senra, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves “Senra”. Nasceu a 12/2/1862 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: João Rodrigues e sua mulher, Maria Alves “Senra”, lavradores, residentes em Alcobaça. (Era o 2.º filho do casal).    

 

GREGÓRIO, José. Filho de Manuel Joaquim Gregório e de Ana Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neto materno de João Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu a 2/10/1877 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves, casado, lavrador, e Carlota Joaquina Rodrigues, solteira, ambos moradores em Lamas de Mouro.  

 

GREGÓRIO, Luís. Filho de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Neto paterno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves “Senra”. Nasceu a 10/4/1868 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rodrigues.

 

GREGÓRIO, Manuel. Filho de João Gregório e de (o pároco desconhecia o seu nome), lavradores. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar de Senra, Lamas de Mouro, a 24/3/1881, pela meia-noite, em sua casa, no estado de viúvo de Catarina Domingues. Se acreditarmos naquilo que escreveu o padre Francisco Esteves (o que não é fácil), o defunto tinha 114 (cento e catorze) anos de idade!!! Foi sepultado na igreja. // Com geração.  

 

GREGÓRIO, Manuel. Filho de Manuel Gregório e de Ana Joaquina Rodrigues. Neto paterno de Manuel José Gregório e de Catarina Domingues; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves. Nasceu a 5/4/1855 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, do lugar de Alcobaça.

 

GREGÓRIO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Gregório e de Catarina Domingues, lavradores. // Faleceu em Senra, Lamas de Mouro, a 18/2/1881, com cinquenta anos de idade, casado com Ana Joaquina Rodrigues, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro. // Com geração.

 

GREGÓRIO, Manuel Vitorino. Filho de Manuel José Gregório e de Ana Rodrigues, de Lamas. Neto paterno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves “Senra”. Nasceu a 20/8/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Domingues e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, de Alcobaça, Fiães.

 

GREGÓRIO, Maria. Filha de Manuel Gregório e de Catarina Domingues, lavradores. Nasceu por volta de 1815. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 28/3/1885, com setenta (70) anos de idade, no estado de viúva de Manuel Domingues, e foi sepultada na igreja! // Com geração.

 

GREGÓRIO, Maria. Filha de Manuel Joaquim Gregório e de Ana Rodrigues, lavradores. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 5/2/1878, com apenas treze anos de idade, e foi sepultada na igreja.

   

GREGÓRIO, Maria Rosa. Filha de Manuel José Gregório e de Ana Rodrigues. Neta paterna de Manuel José Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves “Senra”. Nasceu a 13/7/1857 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: João Rodrigues e sua mulher, Maria Alves “Senra”, do lugar de Alcobaça.

 

GREGÓRIO, Maria Rosa. Filha de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Neta paterna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Alves “Senra”. Nasceu a 2/2/1864 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues e sua mulher, Maria Rosa “Senra”.

 

GREGÓRIO, Perpétua. Filha de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu por volta de 1821. // Faleceu no lugar da Igreja, Lamas de Mouro, a 29/5/1893, com 72 anos de idade, viúva de José Pereira (Bacelar), e foi sepultada na igreja paroquial no dia seguinte. // Com geração.     

 

GREGÓRIO, Rosa. Filha de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu por volta de 1811. // Lavradeira. // Faleceu a 14/1/1897, em casa de sua filha, Albina Domingues, do lugar de Cima, Lamas de Mouro, com 86 anos de idade, no estado de viúva de Bento Domingues, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

GREGÓRIO, Rosa Maria. Filha de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Neta paterna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria “Senra”. Nasceu a 19/4/1865 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Rodrigues, do lugar de Alcobaça.

 

GREGÓRIO, Rosalina. Filha de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Neta paterna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu a 15/4/1874 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues e Tomásia Domingues. // Faleceu a 30/4/1874. 

 

LOURENÇO

 

LOURENÇO, Arminda. Filha de ---------- Lourenço e de ----------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Lamas de Mouro, ficando aprovada. // (NM 413).

 

*

 

MANUEL. // Faleceu em Lamas de Mouro às seis horas da manhã de 6/10/1880. // Constava que tinha nascido em Fiães. // Era pobre e morou durante algum tempo em Lamas de Mouro. // O pároco desta freguesia ignorava o nome dos pais, bem assim como o seu apelido, idade, etc. // Foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro.    

 

MARQUES

 

MARQUES, José Joaquim (Padre). // Em Fevereiro de 1876 era pároco encomendado da freguesia de Lamas de Mouro.

 

MARTINS

 

MARTINS, Arminda. Filha de ------------ Martins e de ------------------ Lourenço. Nasceu em -------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Lamas de Mouro, com a professora L.G. Ralha, ficando aprovada. // (Notícias de Melgaço n.º 411).   

 

MARTINS, Ilda. Filha de Rosa Martins. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1938. // Faleceu no lugar de Sante, freguesia de São Paio, a --/--/1938, com apenas dez meses de idade. // (NM 398 e NM 427).

 

MARTINS, João Manuel. Filho de -------- Martins e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 20/3/1918 foi confirmada a sua nomeação para zelador da freguesia de Lamas de Mouro (Jornal de Melgaço n.º 1200, de 21/3/1918).

 

MENDES

 

MENDES, Américo da Conceição. Filho de João Mendes, empregado da Guarda-Fiscal, natural de Ganfei, Valença, e de Rosa Esteves, jornaleira, natural de Castro Laboreiro, Melgaço, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Gaspar José Mendes e de Maria Teresa Lourenço; neto materno de Francisco Esteves e de Maria Domingues “Erdeira”. Nasceu em Lamas de Mouro a 6/5/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Vaz, casado, empregado da Guarda-Fiscal, natural de Cubalhão, e Rosa Alves, solteira, camponesa, do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães.

 

MENDES, Benezinda da Purificação. Filha de João Mendes, empregado da Guarda-Fiscal, natural de Ganfei, Valença, e de Rosa Esteves, lavradeira, natural de Castro Laboreiro, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Gaspar José Mendes e de Maria Teresa Lourenço; neta materna de Francisco Esteves e de Maria Domingues “Erdeira”. Nasceu em Lamas de Mouro a 25/4/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, casado, empregado da Guarda-Fiscal, natural de Cubalhão, e Lina Rosa Domingues, solteira, camponesa, do lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro.    

 

MENDES, Floriano Augusto. Filho de João Mendes, empregado da Guarda-Fiscal, natural de Ganfei, Valença, e de Rosa Esteves, jornaleira, natural de Castro Laboreiro, Melgaço. Neto paterno de Gaspar José Mendes e de Maria Teresa Lourenço; neto materno de Francisco Esteves e de Maria Domingues “Erdeira”. Nasceu em Lamas de Mouro a 6/5/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Ladislau Gonçalves, solteiro, natural da freguesia de Paderne, empregado da Guarda-Fiscal, e Maria Rosa Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães.     

 

MENDES, Laura de Jesus. Filha de João Mendes, empregado da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de Ganfei, Valença do Minho, e de Rosa Esteves, jornaleira, natural de Castro Laboreiro, Melgaço, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Gaspar José Mendes e de Maria Teresa Lourenço; neta materna de Francisco Esteves e de Maria Domingues (Erdeira). Nasceu em Lamas de Mouro a 30/3/1901 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: José Vaz, cabo da Guarda-Fiscal, residente no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, e sua mulher, Maria Angélica Domingues de Barros, lavradeira, ambos naturais de Cubalhão.      

 

MOREIRA

 

MOREIRA, Joaquim. Filho de ---------- Moreira e de ----------- Domingues. Nasceu a --/--/18--. // Foi eleito para a Comissão Venatória que se realizou na Câmara Municipal de Melgaço a 6/8/1916, domingo (Correio de Melgaço n.º 211, de 13/8/1916).

 

MOREIRA, Manuel. // Proprietário abastado. // A 12/2/1914, quinta-feira, entre Lamas de Mouro e Cubalhão, foi atacado por um grande lobo que lhe saiu ao caminho; resistiu ao ataque da fera e pô-la em fuga (ver Correio de Melgaço n.º 87, de 15/2/1914). 

 

MOREIRA, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Moreira e de Luísa Maria Fernandes. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, morava na Peneda, freguesia da Gavieira, onde nascera, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 10/2/1868, com Joaquina, de 24 anos de idade, solteira, filha de Bento Domingues e de Rosa Gregório.

 

PEDREIRA

 

PEDREIRA, Teresa. // Faleceu no lugar de Toussa a --/--/1932, com oitenta anos de idade (NM 141, de 28/2/1932).

 

PEREIRA

 

PEREIRA, Albano. Filho de Justino Pereira e de Maria Bernardo. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1934 (NM 225, de 11/3/1934).

 

PEREIRA, Albertino de Jesus. Filho de --------------- Pereira e de -----------------------------. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/19--. // Casou com Maria de Fátima Afonso, natural de Castro Laboreiro. // Em 1996 residiam em Várzea Travessa, Castro Laboreiro. // (VM 1057). 

 

PEREIRA, Aldemiro. Filho de Manuel José Pereira e de Umbelina Bernardo. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1938. // (Notícias de Melgaço n.º 398).

 

PEREIRA, Amélia. // Nasceu por volta de 19228. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a --/--/1932, com apenas quatro anos de idade (NM 156, de 10/7/1932).

 

PEREIRA, Ana Maria. Filha de Manuel António Pereira e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, lamarenses. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1829. // Camponesa. // Faleceu a 9/2/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Baixo, freguesia de Cubalhão, com todos os sacramentos da igreja católica, com 75 anos de idade, viúva de José Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Cubalhão.

 

PEREIRA, Ana Rosa. Filha de José Pereira, natural de Lamas de Mouro, e de Luísa Gonçalves, natural de Cubalhão. Neta paterna de António José Pereira e de Ana Maria Alves; neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Alves, de Orjais, Cubalhão. Nasceu em Lamas de Mouro a 3/9/1855 e foi batizada na igreja paroquial a oito desse mês e ano. Madrinha: Maria de Jesus Pereira, solteira. // Morou no lugar de Pomares. // Camponesa. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 4/8/1879 com António Lourenço, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador, natural e batizado na vila de Sernancelhe, bispado de Lamego, morador desde tenra idade no lugar de Pomares, freguesia de Paderne, filho natural de António Lourenço Alves, do dito lugar de Pomares, e de Josefa Joaquina Pinto, viúva, natural da dita vila de Sernancelhe. Testemunhas: António Silvério de Castro Araújo, João Manuel Vieites, e Rosa Vieites, todos solteiros, lavradores, naturais da freguesia de Paderne. // Faleceu a 23/11/1910, em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, freguesia de Paderne, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de António Joaquim Lourenço, sem testamento, com filhos (ver em Paderne), e foi sepultada no adro da igreja da freguesia de Paderne.  

 

PEREIRA, Ana Ventura (ou Boaventura). Filha de Francisco Pereira e de Rosa Domingues, lavradores, lamarenses. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1828. // Camponesa. // Faleceu a 17/12/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, sem quaisquer sacramentos, devido a ter morte repentina, com 79 anos de idade, no estado de casada com Francisco Vaz, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Cubalhão.

 

PEREIRA, Angelina. Filha de José Bento Pereira e de Rosa Teresa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Pereira “Bacelar” e de Perpétua Gregório; neta materna de António Joaquim Domingues e de Mariana Alves. Nasceu a 10/4/1889 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Pereira e sua mulher, Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. // Casou com Manuel Rodrigues, de 25 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa Esteves, na CRCM, a 21/5/1919. // Faleceu em Lamas de Mouro a 14/3/1957. // Mãe de Alzerino Rodrigues.   

 

PEREIRA, António. Filho de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues, lavradores. // Faleceu no lugar da Igreja, Lamas de Mouro, a 31/10/1881, viúvo de Maria Domingues, e foi sepultado na igreja paroquial. // Com geração.

 

PEREIRA, António. Filho de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório. Neto paterno de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neto materno de Manuel José Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 5/5/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Pereira e sua mulher, Ana Gregório.

 

PEREIRA, António. Filho de ---------- Pereira e de ------------------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Lamas de Mouro, com a professora L. G. Ralha, ficando aprovado. // (Notícias de Melgaço n.º 411). 

 

PEREIRA, António de Jesus. Filho de --------- Pereira e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/1927. // Morreu em Lamas de Mouro a --/--/2019, com noventa e dois anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1426, de 1 de Abril de 2019).

 

PEREIRA, António Joaquim. Filho de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório; neto materno de António Domingues (Ferraria) e de Maria José Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 21/2/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Gonçalves, viúva, criada de servir do padrinho e avô materno da criança. // Casou na CRCM a 7/10/1924 com Zulmira da Conceição Domingues. // Faleceu em Lamas de Mouro a 25/2/1931. 

 

PEREIRA, António Joaquim. Filho de Basílio da Cruz Pereira e de Libânia Fernandes. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1929 (NM 41, de 8/12/1929).     

 

PEREIRA, Clara. Filha de António Pereira e de Ana Domingues. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 26/3/1893, com 63 anos de idade, no estado de viúva de Domingos Rodrigues, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

PEREIRA, Constantino. Filho de Manuel José Pereira e de Umbelina Bernardo. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1934 (NM 231, de 6/5/1934).

 

PEREIRA, Delfina. Filha de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1844. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Touça, em sua casa, a 10/3/1906, com todos os sacramentos da igreja católica, com 62 anos de idade, no estado de casada com António Alves (ver), sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

PEREIRA, Deolinda. Filha de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Pereira e de Perpétua Gregório; neta materna de António Domingues e de Maria José Domingues. Nasceu a 16/6/1889 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António Pereira e Emília Pereira, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Igreja. // Casou com Joaquim Alves, na CRCM, a 17/7/1916. // Faleceu em Lamas de Mouro a 12/9/1968.  

 

PEREIRA, Emília. Filha de José Pereira “Bacelar” e de Perpétua Gregório. Neta paterna de António Pereira e de Ana Maria Domingues; neta materna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 5/9/1865 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gregório e sua mulher, Ana Rodrigues. // Faleceu no lugar da Igreja, Lamas de Mouro, a 9/4/1941.

 

PEREIRA, Emília. Filha de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Pereira “Bacelar” e de Perpétua Gregório; neta materna de António Domingues e de Maria José Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 16/6/1891 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, do lugar de Cima (por seu procurador, Manuel Domingues, casado, lavrador, do mesmo lugar) e Emília Pereira, solteira, lavradora, do lugar da Igreja. // Camponesa. // Faleceu a 12/8/1909, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, Lamas de Mouro, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro.  

 

PEREIRA, Francisco. Filho de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neto materno de Manuel José Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 20/1/1860 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José Gregório. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, camponês, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 8/7/1886, com Maria, de 22 anos de idade, solteira, filha de António Domingues e de Maria Domingues. // Faleceu a 14/3/1911, no lugar de Cima, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 52 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

PEREIRA, Isabel. Filha de Luís Pereira e de Ana Gregório. Neta paterna de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neta materna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 25/6/1858 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Padrinhos: José Esteves e sua mulher, Isabel Gregório. // Faleceu no lugar da Cela, Castro Laboreiro, a 23/8/1946.  

 

PEREIRA, Isabel. Filha de Ludovina Pereira, solteira. Neto materno de Francisco Luís Pereira e de Maria Luísa Rodrigues, todos de Touça, Lamas de Mouro. Nasceu a 17/9/1879 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Domingues e sua mulher, Isabel Esteves, de Touça. // Casou na CRCM a 14 (?) de Novembro de 1914, com Manuel, de 36 anos de idade, filho de Manuel Esteves e de Maria Pereira, natural de Cubalhão. // O seu marido morreu na freguesia de Cubalhão a --/5/1936. // Ela faleceu em Parada do Monte a --/1/1960.

 

PEREIRA, João Manuel. Filho de Ana Pereira, solteira, lavradora, residente em Senra, Lamas de Mouro. Neta materna de José Pereira e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 7/5/1874 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: João Pereira e sua mulher, Maria Vaz, lavradores, residentes em Cubalhão.

 

PEREIRA, Joaquim. Filho de José Pereira “Bacelar” e de Perpétua Gregório, do lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Pereira e de Ana Maria Domingues; neto materno de Manuel José Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 23/4/1857 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Pereira e sua mulher, Ana Gregório, todos lamarenses. // Tinha 35 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 5/9/1892, com a sua parente por consanguinidade (2. º e 3.º grau por uma via e 3.º e 4.º por outra), Maria Rosa, de 20 anos de idade, solteira, lavradora, residente no lugar de Cima, filha de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues. (Os pais da noiva deram consentimento à filha para ela poder casar).

 

PEREIRA, Joaquim. Filho de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves, lavradores, residentes em Touça. Neto paterno de Manuel Joaquim Pereira e de Ana Maria Gregório; neto materno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu a 6/4/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Domingues, solteira, tia materna, do lugar de Cima, Lamas de Mouro.

 

PEREIRA, Joaquim. Filho de Luís Manuel Pereira e de Florinda Rosa Gregório, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de António Pereira e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 29/9/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 1 de Outubro desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e Rosa Domingues; solteiros, camponeses, moradores no lugar de Cima, freguesia de Lamas de Mouro. // Morreu na sua freguesia de nascimento a --/11/1943.  

 

PEREIRA, Joaquim. Filho de ----------- Pereira e de ----------------------------------. Nasceu em -------------, por volta de 1925. // Casou com Idalina -----------------, moradora em Lamas de Mouro. // Morreu em Lamas de Mouro a 11/6/1995, com 70 anos de idade, no estado de casado. // Pai de Armandino, de Leonel, e de Maria Dinora. 

 

PEREIRA, Joaquim. Filho de Basílio (Vazilo) Pereira e de Libânia Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1935 (NM 259, de 27/1/1935).

 

PEREIRA, Joaquim. Filho de Justino Pereira e de Maria Bernardo. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1936 (Notícias de Melgaço n.º 313).

 

PEREIRA, Joaquim. Filho de Manuel Pereira e de Umbelina Bernardo. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1945. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1535, de 22/11/1964: «Vítima de desastre no trabalho, faleceu em França o nosso conterrâneo senhor Joaquim Pereira, filho do senhor Manuel Pereira e da senhora Umbelina Bernardo, moradores na freguesia de Lamas de Mouro. O seu cadáver foi transportado em auto fúnebre para a terra da sua naturalidade, sendo o seu funeral realizado no dia 20 do corrente, com numerosa assistência. Aos seus inconsoláveis pais, bem como a toda a família enlutada, enviamos os nossos sentimentos.» 

 

PEREIRA, Joaquina (ou Joaquim). Filho/a de Luís Pereira e de Ana Gregório. Neto/a paterno/a de António Pereira e de Ana Domingues; neto/a materno/a de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 21/8/1856 e foi batizado/a na igreja de Lamas de Mouro a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Pereira “Bacelar” e sua mulher, Perpétua Gregório.

 

PEREIRA, José. Filho de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1806. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Igreja, Lamas de Mouro, a 17/12/1881, com 75 anos de idade, casado com Perpétua Gregório. // Com geração.  

 

PEREIRA, José. Filho de António Manuel Pereira e de Ana Maria Alves, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar (ou Rua) de Cima, Lamas de Mouro, a 13/8/1866, com cinquenta anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado na igreja. // Com geração.       

 

PEREIRA, José. Filho de Luís Pereira e de Ana Gregório, de Touça. Neto paterno de António Manuel Pereira e de Ana Maria Domingues; neto materno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 29/8/1867 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 1 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: José Pereira “Bacelar” e sua mulher, Perpétua Gregório. (Gémeo de Manuel). // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua terra, a 23/8/1896, com a sua parente no 2.º e 3.º grau de consanguinidade, Maria da Assunção, de 21 anos de idade, solteira, lavradora, residente no lugar de Igreja, Lamas de Mouro, filha de Joaquim Domingues e de Teresa Rodrigues. Testemunhas presentes: António José Alves, casado, lavrador, e José Domingues “Ferraria”, casado, lavrador, ambos do lugar de Igreja. // Nota: é provável que seja o mesmo senhor que respondeu a 3/8/1915, acusado de tentativa de homicídio frustrado; estava preso na cadeia de Melgaço depois de ter regressado do Brasil, para onde fugira havia alguns anos. Lê-se no jornal: «aborrecido de tanta liberdade, resolveu apresentar-se às autoridades, a fim de assumir a responsabilidade dos seus actos; foi absolvido» (ver Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915).  

 

PEREIRA, José. Filho de Luís Manuel Pereira e de Florinda Rosa Gregório, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Pereira e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 2/2/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues (Carriço), casado, e sua filha Rosa Domingues, solteira, ambos camponeses, moradores no dito lugar de Cima. // Casou na CRCM a 10/6/1926 com Rosa Pereira. // A sua esposa faleceu na freguesia de Lamas de Mouro a 23/2/1947. // Ele morreu também em Lamas de Mouro, a 20 de Março de 1972. 

 

PEREIRA, José Augusto. Filho de José Augusto Pereira e de Miquelina Rosa Pereira. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931). // Emigrante. // Depois de vir do estrangeiro foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Lamas de Mouro (1991, salvo erro). // (ver VM 1137, 1/5/2000).

 

PEREIRA, José Bento. Filho de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja da sua terra, a 15/8/1880, com Rosa Teresa, de 23 anos de idade, solteira, lavradora, sua conterrânea, filha de António Joaquim Domingues e de Mariana Alves. Testemunhas presentes: o padre Francisco Esteves, encomendado de Lamas de Mouro, e Manuel Joaquim Gregório, casado, lavrador. // Morreu no lugar Cima, Lamas de Mouro, a --/--/1932, com 80 anos de idade (NM 141, de 28/2/1932).   

 

PEREIRA, José Joaquim. Filho de Francisco Pereira e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Pereira (Bacelar) e de Perpétua Gregório; neto materno de António Domingues (Ferraria) e de Maria José Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 11/4/1897 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno, e Maria Gonçalves, viúva, lavradeira, criada de servir do dito Francisco Pereira. // Morreu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 16/6/1945.

 

PEREIRA, José Manuel. Filho de Manuel António Pereira e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu por volta de 1838. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, morava em Lamas de Mouro, onde nascera, quando casou na igreja da sua terra, a 24/8/1868, com Florinda, de 24 anos de idade, solteira, filha de António Alves “Senra” e de Maria Luísa de Almeida.

 

PEREIRA, José Manuel. Filho de Manuel Pereira, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Maria Alves, lavradeira, natural de Cousso. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1842. // Rural. // Faleceu a 10/12/1903, em sua casa, sita no lugar de Touça, Lamas de Mouro, com os sacramentos da igreja católica, com sessenta e um anos de idade, no estado de casado com Florinda Rosa Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

PEREIRA, José Manuel. Filho de Manuel Pereira e de Emília Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves; neto materno de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 4 de Junho de 1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Manuel Pereira, casado, camponês, do lugar de Touça, e Albina Gonçalves, solteira, camponesa, do lugar de Cima. // Faleceu a 8 de Março de 1903 e foi sepultado no adro da igreja.

 

PEREIRA, Justino. Filho de Luís Manuel Pereira e de Florinda Rosa Gregório, lavradores, do lugar de Cima, Lamas. Neto paterno de António Pereira e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Gregório e de Ana Rodrigues. Nasceu a 9/4/1892 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Justino Alves, de Porteiro, Castro Laboreiro, e Antónia Alves, de Alcobaça, Fiães, solteiros, lavradores. // Faleceu em Lamas de Mouro a 7/3/1945. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou em 1914 com Rosa Alves (ver o “Correio de Melgaço” n.º 123, de 3/11/1914).    

 

PEREIRA, Justino. Filho de José Pereira, do lugar de Touça, onde moravam, e de Maria da Ascensão Domingues, do lugar da Igreja. Neto paterno de Luís Pereira e de Ana Gregório; neto materno de Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 11 de Outubro de 1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, rural, morador no lugar da Igreja, e Teresa Pereira, solteira, camponesa, moradora no lugar de Touça. // Casou na CRCM a 27/7/1927 com a sua conterrânea Maria Rosa Bernardo, de 29 anos de idade, filha de António Bernardo e de Ana Alves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 26/3/1986. 

 

PEREIRA, Justino. Filho de Joaquim Pereira e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Pereira e de Perpétua Gregório; neto materno de Manuel José Alves e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 21/1/1905 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses, moradores no lugar de Cima. // Faleceu a 21/3/1905 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

PEREIRA, Leonel Armandino. Filho de Joaquim Pereira e de Idalina de Jesus. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/19--. // Casou com Ofélia Maria dos Santos Salgueiro, de Moimenta da Beira. // Em 1979 adquiriram por doação verbal, feita pelos pais dele, moradores no lugar da Igreja, um prédio rústico, com a área de 2100 m2, a confrontar a norte com Álvaro José Pereira, e a sul com herdeiros de António Bernardo. // Em 2000 residiam no dito lugar da Igreja, Lamas de Mouro (VM 1139).

 

PEREIRA, Ludovina. Filha de Francisco Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1843. // Camponesa. // Faleceu a 11/4/1906, em sua casa, sita no lugar da Touça, com todos os sacramentos da igreja católica, com 63 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos (ver nos apelidos Pereira e Rodrigues), e foi sepultada no adro da igreja.  

 

PEREIRA, Ludovino. // Nasceu em Lamas de Mouro (São João Batista), termo de Valadares. // Faleceu a 1/5/1821 e foi sepultado na igreja matriz da Vila de Melgaço. // Deixou testamento.

 

PEREIRA, Luís. // Nasceu por volta de 1846. // Morreu no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, a --/--/1932, com 86 anos de idade (NM 156, de 10/7/1932).

 

PEREIRA, Luís. Filho de António Pereira, de Lamas de Mouro, e de Ana Domingues, de Cubalhão, lavradores, residentes em Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar de Touça a 20/7/1884, com sessenta anos de idade, no estado de casado com Ana Gregório, e foi sepultado no adro da igreja. // Com geração. 

 

PEREIRA, Luís. Filho de José Pereira e de Perpétua Gregório. // Tinha trinta e dois (32) anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro (com dispensa de Roma), a 22/2/1887, com Maria, de 24 anos de idade, solteira, filha de Bento Domingues e de Rosa Gregório, do lugar da Igreja. 

 

PEREIRA, Luís. Filho de José Manuel Pereira e de Florinda Rosa Alves, lavradores, residentes em Touça. Neto paterno de Manuel António Pereira e de Maria Joaquina Rodrigues, de Cousso; neto materno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, de Lamas de Mouro. Nasceu a 10/6/1880 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e Maria Domingues, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a 26/10/1941 (?). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou a --/--/1912 com Libânia (?) Alves (ver Correio de Melgaço n.º 22, de 3/11/1912). // continua...   

Sem comentários:

Enviar um comentário