quinta-feira, 25 de junho de 2020


DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha





// continuação…

MACRÓBIOS


DANTAS, Zulmira Augusta. Filha de Artur Augusto Dantas e de Rosa Margarida de Castro. Nasceu na freguesia de Prado a 10/1/1916 e foi batizada na igreja a 1 de Março desse ano. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 23/1/1936 com Abílio, carpinteiro, filho de Paulo António Domingues e de Rosa Maria Alves. // Foram emigrantes em França. // O seu marido morreu em Prado a 4/9/1986. // Ela faleceu também em Prado, a 8/1/2016, e foi sepultada a 10/1/2016, no dia em que fazia cem anos de idade. // Com geração.   

 

DIAS, Lourenço José. Filho de Lourenço José Dias e de Benta Antónia Pereira, residentes no lugar das Carvalhiças, SMP. Nasceu a --/--/18--. // Casou a 29/5/1839, na igreja da freguesia de Prado, com Rosa Joaquina Gonçalves, filha de Manuel José Gonçalves e de Ana Maria Gomes de Abreu, do lugar do Carvalhal, Prado. Testemunhas presentes: Diogo Manuel Gonçalves de Abreu, do lugar de Santo Amaro; Francisco António Alves, do mesmo lugar; e Tomaz Lourenço Pinheiro, do lugar de Ferreiros. // Morou no lugar do Cerdedo, depois no Rego e ao pé da igreja, onde morreu com mais de cem anos de idade. 

 

FERNANDES, António Joaquim. Filho de Caetano Maria Fernandes e de Maria Custódia de Jesus, moradores em Ferreiros. Neto paterno de Pelágio António Fernandes e de Rosa Joaquina Rodrigues Soares, do dito lugar, todos lavradores; neto materno de Maria de Jesus, solteira, do lugar de Carvão, freguesia de Cristóval. Nasceu em Prado a 5/3/1879 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues e Maria Carolina Rodrigues, solteiros, rurais, do lugar do Rego. // Era solteiro, trabalhador, morava no sobredito lugar de Ferreiros, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 2/11/1909 com Maria Fernandes, de 27 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, onde residia, no lugar do Souto, filha de Manuel Joaquim Fernandes e de Rosa da Lama. // A sua esposa faleceu na freguesia de Paderne a 10/11/1957. // Ele morreu também em Paderne, a 27/9/1976, com noventa e sete anos de idade, e foi sepultado no cemitério dessa freguesia. // Morava no lugar do Souto. // Com geração.   

 

FREITAS, Rosa Joaquina. // Nasceu a --/--/1918. // Faleceu no lugar dos Bouços, Prado, com cento e um anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1426, de 1/4/2019).

 

GAMA, Maria Delfina. Filha de Luís Caetano de Sousa Gama e de Maria Antónia de Rivera, da Casa da Serra, freguesia de Prado. // Proprietária. // Faleceu na Casa da Calçada, SMP, a 20/1/1891, com cem anos de idade, no estado de viúva de Jerónimo Luís de Magalhães. // Não deixou filhos e foi sepultada no cemitério municipal de Melgaço.

// continua…





Sem comentários:

Enviar um comentário