quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Fiães)
 
Por Joaquim A. Rocha






// continuação...

ALVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel João Alves e de Joaquina Domingues, lavradores, da Jugaria. Neta paterna de Joaquim Alves e de Maria Fernandes, de Ladronqueira; neta materna de Francisco Domingues e de Maria José (Rentes?), da Jugaria. Nasceu a 11/3/1875 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua mulher, Ana Domingues, de Lobiô, Rouças. // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1915, com 40 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).  

 

ALVES, José. Filho de Mateus Alves e de Maria Vaz. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Vila do Conde, Fiães, a 17/5/1867, com setenta e dois anos de idade, no estado de viúvo de Maria Pinheiro. // Fizera testamento. // Deixou dois filhos.

 

ALVES, José. Filho de José Alves e de Ana Esteves. N.p. de Manuel Alves e de Antónia Gonçalves; n.m. de Manuel Esteves e de Isabel Domingues. // Nasceu em Fiães por volta de 1809. // Lavrador. // Faleceu em Ladronqueira, a 3/6/1861, com 52 anos de idade, solteiro. // Não fizera testamento.

 

ALVES, José. Filho de Manuel Alves (já defunto em 1836) e de Maria Gregório, moradora no lugar de Ladronqueira. // Casou na igreja de Fiães, a 30/10/1836, com Ana Rosa, filha de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Testemunhas do ato religioso: António Esteves, solteiro, de Soutomendo de Cima, e José Meleiro.  

 

ALVES, José. // Casou com Domingas Alves, de Ladronqueira. // Faleceu a 10/4/1850 e foi sepultado na igreja do mosteiro a 12 desse mês e ano.

 

ALVES, José. // Casou com Maria Domingues, de Pousafoles. // Faleceu a 12/11/1854 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ALVES, José. Filho de Manuel Alves e de Luisa Pires. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Lapela, Fiães, onde morava com a esposa, Ana Joaquina Esteves, a 9/2/1880, com 60 anos de idade, e foi sepultado na igreja a doze (!) desse mês e ano. // Não fizera testamento. // Deixou irmãos (seus herdeiros!). 

 

ALVES, José. Filho de António Alves e de Maria Gonçalves, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1839. // Camponês. // Morreu no lugar dos Carvalhos, Rouças, a 3/6/1906, com todos os sacramentos da igreja católica, com 67 anos de idade, no estado de casado com Teresa Vaz, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério de Rouças. 

 

ALVES, José. Filho de Prudente Alves e de Luísa Domingues, lavradores, de Alcobaça, Fiães. N.p. de Maria Rosa Alves, solteira; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu a 22/5/1875 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. // Faleceu a 7/1/1876 e foi sepultado na igreja a 9 desse mês e ano.   

 

ALVES, José António. Filho de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves, de Ladronqueira. N.p. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Antónia Maria Vieites. Nasceu a 12/2/1855 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, da Jugaria.

 

ALVES, José António. Filho de Manuel Alves e de Marcelina Domingues, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Manuel José Alves e de Libânia Alves; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Alves. Nasceu a 10/4/1887 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Soeiro e mulher, Ana Alves, lavradores, do sobredito lugar. Casou com Filomena Alves, na CRCM, a 7/9/1922. / Faleceu em Prado, Melgaço, a 10/11/1970.

 

ALVES, José Augusto. Filho de -------------- Alves e de ----------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou na igreja de Fiães a --/--/1917 com Maria Esperança Alves (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917).

 

ALVES, José Augusto. Filho de Manuel Alves, do lugar de Candosa, e de Maria Antónia Esteves, de Landroqueira, onde residiam, trabalhadores. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Alves; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Antónia Esteves. Nasceu em Fiães a 25/3/1903 e foi batizado na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Almeida, solteiro, e Rosa Domingues, viúva, lavradores, do Chão da Cancela.   

 

ALVES, José Augusto. Filho de ----------- Alves e de -------------------------. Nasceu por volta de 1922. // Casou com Maria Domingues. // Faleceu em Soutomendo, Fiães, a 2/4/1994, com 72 anos de idade.

 

ALVES, José Augusto. Filho de ---------- Alves e de ----------------------------------. Nasceu em Fiães a 26/6/1970. // A 31 de Maio de 2014, sábado, desapareceu de sua casa. // As autoridades foram alertadas para o facto.

 

ALVES, José Joaquim. Filho de José Alves e de Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1834. // Rural. // Faleceu no lugar de Pousafoles a 15/8/1897, com 63 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

ALVES, José Joaquim. Filho de António Alves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. N.p. de José Alves e de Ana Esteves, de Ladronqueira; n.m. de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Quintela, da Jugaria. Nasceu a 22/6/1836 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e mulher, Maria Gonçalves, da Jugaria.  

 

ALVES, José Joaquim. Filho de António Alves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. N.p. de José Alves e de Ana Esteves, de Ladronqueira; n.m. de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Quintela, da Jugaria. Nasceu a 22/3/1841 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves e sua cunhada, Rosa Vaz, de Ladronqueira.

 

ALVES, José Joaquim. Filho de Prudente Alves, de São João de Monte Redondo, Ourense, e de Luísa Domingues, de Fiães, lavradores, residentes em Alcobaça. N.p. de Maria Alves, galega; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Maria Domingues. Nasceu a 27/2/1868 e foi batizado a 1 de Março desse mesmo ano. Madrinha: a sua avó materna, lavradeira, de Alcobaça.   

 

ALVES, José Joaquim. Filho de Pedro Bento Alves, de São Pedro de Leirado, Ourense, e de Isabel Marques, de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Balsada. N.p. de Rosa Alves, viúva; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz. Nasceu a 3/6/1872 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Rola e sua mulher, Luísa Esteves, lavradores, do lugar da Congosta. 

 

ALVES, José Manuel. Filho de Manuel José Alves e de Francisca Fernandes. N.p. de José Alves e de Domingas Alves; n.m. de Manuel Fernandes e de Bernarda Esteves, todos de Ladronqueira. Nasceu a 14/5/1840 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves “Rego” e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. 

 

ALVES, José Manuel. Filho de José Alves e de Ana Esteves. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Gregório, de Ladronqueira; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 20/6/1841 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vaz e Luísa Fernandes, de Ladronqueira. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a 25/11/1891, no estado de casado com Ana Luísa Raio, sem sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

ALVES, José Manuel. Filho de Domingos José Alves e de Maria Gregório, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves e de Domingas Alves, de Ladronqueira; n.m. de Joaquim Gregório e de Antónia Alves, viúva, de Vila do Conde. Nasceu a 8/7/1858 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Teresa Vaz, solteiros, de Ladronqueira. // Camponês. // Faleceu a 3/3/1909, em sua casa de morada, sita no lugar de Vila do Conde, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local. // Nota: no seu assento de óbito diz-se que ele tinha 43 anos de idade!

 

ALVES, José Maria. Filho de Salvador Alves e de Maria Luísa Esteves, de Assureira, Fiães. N.p. de António José Alves e de Maria Luísa Esteves, de Portelinha, concelho de Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Assureira. Nasceu a 3/4/1854 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Luísa Fernandes, de Portelinha. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Assureira, no estado de solteiro, a 17/11/1874.   

 

ALVES, José Maria (Padre). // Em Maio de 1901 tomou posse da paróquia de Fiães, como encomendado, substituindo o padre encomendado José António Alves Salgueira. Manteve-se nesse cargo durante alguns meses, até Junho de 1902, ocupando o seu lugar, como reitor, o padre António Esteves, que se aguentou até ao final da monarquia (Outubro de 1910).

 

ALVES, José Maria. Filho de Domingos José Alves e de Lina Teresa Esteves, lavradores, de Alcobaça. N.p. de Antónia Alves, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, de Alcobaça. Nasceu em Fiães a 24/7/1874 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Maria Rosa Afonso, de Portelinha, Castro Laboreiro.

 

ALVES, José Maria. Filho de Vitorino José Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Candosa. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Alves; neto materno de Domingos José Alves e de Maria Gregório. Nasceu em Fiães a 6/1/1900 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja católica da localidade. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 8/1/1900 e foi sepultado no adro da igreja.   

 

ALVES, José Maria. Filho de Francisco de Jesus Alves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Candosa. Neto paterno de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves; neto materno de Manuel Domingues e de Ludovina Gonçalves. Nasceu em Fiães a 28/1/1911 e foi batizado na igreja católica local a 2 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses. // Casou na igreja de Fiães a 14/12/1944 com Rosa de Jesus Meleiro. // Faleceu em Bordeus, França, a 16/11/1956.  

 

ALVES, José Maria. Filho de Manuel Alves e de Luísa da Conceição Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1938 (NM 417).

 

ALVES, Laurinda. Filha de Francisco de Jesus Alves e de Maria Joaquina Domingues, trabalhadores, residentes no lugar da Candosa. Neta paterna de Manuel José Alves Morgado e de Joaquina Gonçalves; neta materna de Manuel Domingues e de Ludovina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 10/11/1905 e foi batizada na igreja católica local a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Ludovina Rosa Gonçalves, lavradores. // Casou a 30/9/1931 com o seu conterrâneo Domingos José Domingues. // Faleceu na sua freguesia natal a 20/9/1982.    

 

ALVES, Leopoldina. Filha de Joaquim Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes em Vila do Conde, Fiães. Neta paterna de José Alves “de Mateus” e de Maria Pinheiro; neta materna de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 18/5/1884 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Meleiro e mulher, Ana Meleiro, lavradores, residentes no lugar da Corga, freguesia de Rouças. // Faleceu a 9/5/1885 e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Libânia. Filha de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1813. // Camponesa. // Casou com Manuel José Alves. // Faleceu no lugar de Vila do Conde a 28/1/1898, com 85 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro.

 

ALVES, Ludovina. Filha de José Alves e de Maria Meleiro, residentes em Pousafoles. Neta paterna de Inácio Alves e de Antónia Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 13/4/1846 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves (do Rego) e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria.

 

ALVES, Ludovina. Filha de Francisco Alves e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria Vaz; neta materna de Manuel Gonçalves da Fonte e de Antónia Maria Vieites. Nasceu em Fiães a 29/6/1864 e foi batizada na igreja a 10 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, do lugar da Jugaria. // Casou a 23/11/1885 com o seu conterrâneo Manuel José Esteves, de 22 anos de idade, lavrador.      

 

ALVES, Ludovina. Filha de Manuel Alves e de Joaquina Domingues, lavradores, da Jugaria. N.p. de Joaquim Alves e de Maria Fernandes; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Vieites. Nasceu a 10/5/1872 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua mulher, Ana Domingues, lavradores, de Lobiô, Rouças.

 

ALVES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, de Candosa. N.p. de António Alves e de Maria Almeida, da Jugaria; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. Nasceu a 29/9/1873 e foi batizada a 5 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel António Domingues, solteiro, lavrador, e sua mãe, Maria Joaquina Domingues, de Candosa.

 

ALVES, Luís. Filho de Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues, lavradores, de Alcobaça. N.p. de António Alves e de Maria Luísa de Almeida; n.m. de António Domingues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 5/4/1875 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e sua filha Teresa Alves, solteira.

 

ALVES, Luís António. Filho de Manuel Bento Alves, de Lamas de Mouro, e de Maria Luísa Domingues, de Fiães, lavradores, residentes em Alcobaça. N.p. de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, de Lamas; n.m. de António Domingues (Amigo) e de Maria Rosa Domingues, de Fiães. Nasceu a 14/5/1865 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, de Alcobaça.

 

ALVES, Luís Manuel. Filho de Manuel José Alves e de Maria Luísa Gonçalves. // Lavrador. // Faleceu em Pousafoles a 14/8/1884, com 51 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, Luísa. Filha de António Manuel Alves e de Maria Caetana da Costa. Nasceu por volta de 1803. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Jugaria a 22/12/1881, com 78 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Vaz, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou cinco filhos. 

 

ALVES, Luísa. Filha de Manuel Alves e de Domingas Ferreira. Nasceu por volta de 1805. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Fulão a 12/8/1865, com 60 anos de idade, no estado de viúva de Caetano Marques. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

ALVES, Luísa. Filha de Manuel António Alves e de Maria Domingues. Nasceu por volta de 1818. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo a 21/12/1888, com cerca de 70 anos de idade, no estado de solteira, só com a extrema-unção, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Manuel. Filho de José Alves e de Jacinta Alves, do lugar de Aldeia, freguesia de São Veríssimo de Deva, Ourense. // Casou na igreja de Fiães a 5/5/1837, com Ana Luisa, filha de Manuel Fernandes e de Quitéria Marques, do lugar da Quingosta, Fiães. Testemunhas: Manuel Gonçalves “Lapela” e Domingos Alves Morgado, do lugar de Ladronqueira.

 

ALVES, Manuel. // Morreu no lugar da Ladronqueira a 20 de Fevereiro (?) de 1836 e foi sepultado na igreja do mosteiro a 23 desse mês e ano. // Teve ofício de corpo presente das almas. // A sua viúva, Rosa Vaz, como herdeira tinha a obrigação de fazer o seu bem d’alma. // Fizeram-lhe três ofícios e cinquenta e quatro missas. 

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Ana Gonçalves. // Casou na igreja de Fiães, a 24/8/1840, com Maria Rosa, filha de Francisco Alves e de Maria Rosa Domingues. Testemunhas do ato religioso: Francisco Domingues, solteiro, e António Joaquim Domingues, todos do lugar de Alcobaça, Fiães.

 

ALVES, Manuel. // Morreu a 6/8/1848, no estado de casado com Maria Ferreira, do lugar do Fulão, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve um ofício grande e dois pequenos, e ainda 100 missas.

 

ALVES, Manuel. // Casou com Ana Esteves, de Lapela, Fiães. // Faleceu a 4/11/1848 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ALVES, Manuel. // Casou com Francisca Monteiro, do lugar de Ladronqueira. // Faleceu a 22/5/1854 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ALVES, Manuel. // Morreu no lugar de Lapela, Fiães, a 14/12/1856, no estado de casado com Domingas Gonçalves. Foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

ALVES, Manuel. Filho de José Alves e de Domingas Alves. Nasceu em Fiães por volta de 1808. / Lavrador. // Faleceu em Ladronqueira, a 9/4/1874, com 66 anos de idade, viúvo de Francisca Fernandes. // Não fizera testamento. // Deixou um filho.

 

ALVES, Manuel. Filho de António Alves e de Ana Joaquina Domingues, do lugar de Carvão, freguesia de Cristóval. // Casou na igreja de Fiães a 28/11/1850 com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Ana Joaquina, filha de Manuel Afonso e de Isabel Alves, de Pousafoles, Fiães. Testemunhas do ato religioso: Gaspar Soeiro, de Ladronqueira, e José Manuel Fernandes, professor. 

 

ALVES, Manuel. Filho de António Alves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. // Faleceu no lugar de Candosa, a 4/7/1877, com cinquenta anos de idade, no estado de casado com Maria Gonçalves, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Não fizera testamento. // Deixou três filhos menores.

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Alves e de Joaquina Gonçalves. Nasceu em Fiães por volta de 1846. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a 11/4/1873, com vinte e sete anos de idade, no estado de solteiro.

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Alves e de Maria Alves, moradores no lugar de Candosa. Neto paterno de José Alves e de Ana Esteves, de Ladronqueira; neto materno de Francisco Alves e de Teresa Caetana Fernandes. Nasceu em Fiães a 1/3/1858 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves, da Jugaria, e sua irmã, Maria Alves, solteira. // Rural. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 9/12/1891 com a sua conterrânea Maria Antónia Esteves, de vinte anos de idade, solteira, camponesa, moradora em Ladronqueira, filha de Francisco Esteves e de Antónia Esteves, naturais de Castro Laboreiro. Testemunhas presentes: Manuel António Esteves, casado, lavrador, Francisco de Jesus Alves, e Manuel Joaquim Alves, solteiros, lavradores, os três do lugar de Ladronqueira.   

 

ALVES, Manuel. Filho de António Joaquim Alves e de Ana Joaquina Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neto paterno de Marcelino José Alves e de Maria Luísa de Almeida; neto materno de Manuel José Marques e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a 19/11/1903 e foi batizado na igreja católica local a 23 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, casada, lavradeira, do lugar de Adavelha, e Manuel Maria Domingues, casado, lavrador, de Soutomendo de Baixo. // Casou na igreja da sua terra a 21/2/1955 com a sua conterrânea Aurora Augusta Esteves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/3/1979.    

 

ALVES, Manuel (Manel do Carmo). Filho de --------- Alves e de -----------------. Nasceu em Pousafoles, Fiães, por volta de 1918. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou com Adelaide Esteves. // Faleceu no Centro de Saúde de Melgaço, a --/--/1996, com 78 anos de idade. // Era irmão de Maria da Carmo Alves. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que fez exame do 2.º grau em 1931, ficando aprovado (NM 119, de 26/7/1931). 

 

ALVES, Manuel. Filho de ------------ Alves e de ----------------------------------------. Nasceu em Ladronqueira a --/--/19--. // Faleceu em 1999 (VM 1129). 

 

ALVES, Manuel. Filho de --------------- Alves e de ------------------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Candosa, Fiães, a --/--/2000 (VM 1141).

 

ALVES, Manuel António. Filho de Pascoela Alves. Nasceu no lugar de Aldeia, Pontedeva, bispado de Ourense, por volta de 1802. // Lavrador. // Faleceu na Congosta, Fiães, a 28/10/1863, com 61 anos de idade, casado com Ana Fernandes. // Não fizera testamento. // Deixou três filhos.

 

ALVES, Manuel António. Filho de Manuel Alves e de Francisca Fernandes. // Faleceu em Ladronqueira a 22/7/1874, com 27 anos de idade, casado com Joaquina Vaz. // Deixou um filho.

 

ALVES, Manuel António. Filho de Manuel Alves e de Libânia Alves, de Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves e de -----------------------------; n.m. de Manuel Alves e de Ana Maria Alves, de Ladronqueira. Nasceu a 25/3/1854 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, solteiro, e sua mãe, Maria Rosa Gonçalves, de Lobiô, Rouças. (À margem: «faleceu – Lourenço»).  

 

ALVES, Manuel António. Filho de Manuel José Alves e de Maria Teresa Alves, de Candosa. N.p. de Francisco Alves e de Teresa Fernandes, do mesmo lugar; n.m. de Maria Ventura Alves, de Mijanços, Rouças. Nasceu a 4/6/1858 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro e mulher, Maria Teresa do Outeiro, da Granja, Cristóval. // Lavrador. // Casou na igreja de Paços a 19 de Maio de 1892 com a sua conterrânea Albina Esteves, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, moradora em Paços, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Quintela, fenalenses. Testemunhas presentes: Francisco António Pires, casado, rural, do lugar de Govendo, Paços, e Claudina Alves, solteira, do lugar da Candosa, Fiães.    

 

ALVES, Manuel António. Filho de Francisco Alves e de Maria José Gonçalves, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Vaz; n.m. de Manuel Gonçalves da Fonte e de Maria Antónia Vieites. Nasceu a 9/2/1866 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves e sua mulher, Rosa Alves, lavradores, de Lobiô, Rouças. // Faleceu em Ladronqueira a 15/3/1895, solteiro, sem sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

ALVES, Manuel António. Filho de Maria Albina Alves, solteira. Neto materno de Pedro Bento Alves e de Isabel Marques. Nasceu em Fiães a 26/3/1887 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e António Rodrigues, solteiro, todos lavradores, de Balsada. // Camponês. // Faleceu a 25/11/1907, em casa de sua irmã, sita no lugar de Balsada, sem sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, e foi sepultado no cemitério local.

 

ALVES, Manuel Caetano. Filho de Francisco José Alves e de Teresa Vaz, moradores no lugar de Ladronqueira. Neto paterno de José Alves e de Maria Pinheiro, de Vila do Conde; neto materno de Manuel Vaz e de Maria Teresa Quintela, de Ladronqueira. Nasceu a 21/9/1859 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Vaz, tio do batizando, e sua mulher, Maria Teresa Quintela, de São Paio.

 

ALVES, Manuel Feliciano. Filho de Bento Alves, de Cubalhão, e de Isabel Marques, de Fiães, lavradores, residentes na Balsada. N.p. de Maria Rosa Alves, solteira, cubalhanense; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz, da Balsada. Nasceu a 17/7/1865 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Rodrigues e sua mulher, Joaquina Vaz, lavradores, do Faval. // Com cerca de vinte anos emigrou para Santos, Brasil, onde conseguiu amealhar alguns contos de réis. // Faleceu na sua casa de morada, sita na Rua da Alegria, Lisboa, a 29/12/1913, com 48 anos de idade (ver Correio de Melgaço n.º 81, de 4/1/1914).

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes em Alcobaça, Fiães. N.p. de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, de Lamas de Mouro; n.m. de António Domingues e de Maria Luísa Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 2/3/1862 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua mulher, Mariana Alves, lavradores, de Lamas de Mouro. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 7/11/1895 com Rosa Teresa, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Lamas de Mouro, residente na freguesia de Pontedeva, província de Ourense, filha de António Afonso e de Isabel Maria Domingues. Testemunhas presentes: padre Manuel Vicente Pereira, pároco de Cristóval, e António Lourenço “Pigarra”, natural de Rouças, morador no lugar do Coto, Cristóval.       

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco José Alves e de Teresa Quintela Vaz, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de José Alves (de Mateus) e de Maria Pinheiro; n.m. de Manuel Vaz e de Maria Teresa Quintela. Nasceu a 27/8/1866 e foi batizado a 29 desse mês. Padrinhos: Joaquim Gonçalves e Luísa Gonçalves, solteiros, lavradores, da Cabana, Rouças.  

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos José Alves, de Castro Laboreiro, e de Lina Teresa Esteves, de Fiães, lavradores. N.p. de Antónia Alves, solteira; n.m. de Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 14/5/1871 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, e Joaquina Domingues, viúva, lavradeira, ambos de Portelinha, Castro Laboreiro.   

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Maria Alves e de Rosa Soares, lavradores, da Congosta. N.p. de Manuel António Alves e de Ana Luísa Fernandes; n.m. de Maria Ventura, solteira. Nasceu a 8/9/1871 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e ---------- Alves, solteira, tia paterna do batizando, lavradora, da Cela de Baixo, Padrenda, bispado de Tui. // Faleceu a 7/9/1873.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Maria Alves e de Rosa Soares, lavradores. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Maria Ventura Soares, todos do lugar da Congosta, Fiães. Nasceu a 26/2/1874 e foi batizado a 2 de Março desse ano. Madrinha: Maria Joaquina Alves, solteira, tia paterna do neófito, do lugar do Rio (?) de Baixo. 

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Ana Emília Alves, solteira, lavradora, de Ladronqueira. Neto materno de Joaquim Alves e de Maria Fernandes, do mesmo lugar. Nasceu a 16/5/1875 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pereira e sua mulher, Maria Pereira, da vila de Castro Laboreiro. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 16/10/1898 com a sua parente e conterrânea Miquelina Gregório, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Gregório e de Maria de Almeida, lavradores, fenalenses. Testemunhas presentes: Francisco de Jesus Alves, solteiro, rural, de Ladronqueira, e Vitorino José Gregório, casado, rural, do lugar de Vila do Conde. // Faleceu na Vila de Melgaço a 5/10/1954. // Pai de Porfírio, o qual – a 11/7/1927 – numa desordem ocorrida em Fiães, atingiu com um tiro António Reis, natura da Vila, Santa Maria da Porta.  

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Joaquina Alves, solteira, lavradora, residente no lugar de Vila do Conde. // Faleceu nesse lugar a 29/5/1888, com apenas nove dias de idade.  

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Miquelina Rosa Gregório. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913). // Faleceu em Ladronqueira a --/--/1914, com apenas catorze meses de idade (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).

 

ALVES, Manuel José. // Estava viúvo de Clara Luisa Domingues “Gorita” quando casou na igreja de Fiães, a 29/5/1843, com Domingas Angélica Gonçalves, ambos de Lapela, Fiães. Testemunhas do ato religioso: Manuel José Alves, de Ladronqueira, e Luis Manuel Gonçalves, de Lapela.

 

ALVES, Manuel José. Filho de José Alves e de Maria Pinheiro, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1823. // Rural. // Faleceu a 11/5/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Vila do Conde, com todos os sacramentos da igreja católica, com 84 anos de idade, no estado de viúvo de Libânia Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério. 

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel Alves e de Rosa Vaz. Nasceu em Fiães por volta de 1825. // Lavrador. // Faleceu a 25/11/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Candosa, com todos os sacramentos da igreja católica, com 83 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Joaquina Alves, com testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves. Nasceu por volta de 1829. // Casou na igreja de Fiães a 20/10/1851, com Joaquina Rosa, filha de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites, da Jugaria. Testemunhas do ato religioso: Gaspar Soeiro e Joaquim Gonçalves, ambos do lugar de Chão da Cancela. // Lavrador. // Faleceu em Ladronqueira a 5/3/1890, com 61 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Manuel José (Peneda). Filho de Francisco Alves e de Maria Teresa Fernandes, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1830. // Rural. // Casou com Maria Teresa Alves. // Faleceu a 10/2/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Ladronqueira, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

ALVES, Manuel José. Filho de José Alves e de Maria Meleiro, de Pousafoles. N.p. de Inácio Alves e de Antónia Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Francisco Meleiro e de Ana Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 28/7/1837 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Joaquim Alves e de Maria Fernandes. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório; n.m. de Manuel Fernandes e de Bernarda Esteves. Nasceu a 20/8/1839 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves, solteiro, e sua cunhada, Rosa Vaz, todos de Ladronqueira.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Domingos José Alves e de Maria Gregório, moradores em Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves e de Domingas Alves, de Ladronqueira; n.m. de Joaquim Gregório e de Antónia Alves, de Vila do Conde. Nasceu a 17/4/1855 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria.  

 

ALVES, Manuel José. Filho (espúrio) de Maria Alves, de Alcobaça, Fiães. Neto materno de Francisco Alves e de Rosa Domingues, do dito lugar. Nasceu a 12/5/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Maria Domingues, do lugar de Alcobaça.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel José Alves e de Libânia Alves, de Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves e de Maria Pinheiro, do dito lugar; n.m. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, de Ladronqueira. Nasceu a 30/7/1855 e foi batizado a 12 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Francisco António Esteves e Rosa Alves, de Lobiô, Rouças. // Faleceu em Fiães a 16/3/1940 (?).    

 

ALVES, Manuel José. Filho de Prudente Alves, galego, e de Maria Luísa Domingues, portuguesa, de Lamas de Mouro, moradores em Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Esteves, de Monte Redondo, bispado de Ourense, Galiza; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Domingues, do lugar de Alcobaça, Melgaço. Nasceu a 2/5/1859 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Afonso, por procuração que deu a Joaquim Alves, viúvo, de Ladronqueira, e sua mulher, Isabel (?) Maria Rodrigues, de Alcobaça. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 3/8/1890 com a sua conterrânea Mariana Esteves, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Faval, filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, do lugar da Congosta, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, camponês, de Ladronqueira. // Faleceu em Balsada a 4/9/1893, casado com a dita Mariana Esteves, só com os sacramentos da confissão e da extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel António Alves e de Joaquina Vaz, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Francisca Fernandes; n.m. de António Vaz e de Rosa Gonçalves. Nasceu a 12/12/1868 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vaz e sua mulher, Maria Vaz, lavradores, da Jugaria. // Camponês. // Casou na igreja de Fiães a 16/1/1893 com a sua parente e conterrânea, Maria Joaquina Gregório, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Gregório e de Maria de Almeida, fenalenses. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues e Manuel Joaquim Alves, solteiros, lavradores, residentes em Ladronqueira. // Faleceu em Paços a 12/7/1946. // Com geração. // Nota: deve ter ficado viúvo da primeira esposa, pois casou na CRCM a 13/12/1912, com Guilhermina Filomena Alves, natural de Chaviães.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel Alves e de Marcelina Domingues, lavradores, residentes em Chão da Cancela. N.p. de Manuel José Alves e de Libânia Alves; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Alves. Nasceu a 18/1/1884 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José António Soeiro e sua mulher, Ana Alves, lavradores, do Chão da Cancela. // Faleceu em casa do padrinho a 26/1/1884 e foi sepultado no adro da igreja. 

 

ALVES, Manuel José. Filho de António Augusto Alves e de Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de António Alves e de Maria Gonçalves; n.m. de Ana Rosa Vaz, solteira. Nasceu a 9/6/1885 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José António Vaz da Carvalheira, solteiro, lavrador, da Jugaria, e Miquelina Rosa Vaz, casada, lavradeira, tia do neófito, de Soutomendo. // Casou com Ludovina Rosa Alves, na CRCM, a 15/2/1917. // Faleceu em Fiães a 31/1/1968.

 

ALVES, Manuel José. Filho de ---------- Alves e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1887. // Faleceu em Ladronqueira a --/--/1917, com apenas 30 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917.)

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel Alves e de Marcelina Domingues, lavradores. Nasceu por volta de 1890. // Faleceu em Chão de Cancela a 25 de Maio de 1893, com três anos de idade, e foi sepultado na igreja. 

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel José Alves e de Mariana Esteves, lavradores. // Faleceu no lugar de Balsada, freguesia de Fiães, a 11/5/1893, apenas com onze dias de idade, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Francisco de Jesus Alves, lavrador, do lugar de Ladronqueira, e de Maria Joaquina Domingues, lavradeira, do lugar de Candosa, onde residiam. Neto paterno de Manuel José Alves (Morgado) e de Joaquina Gonçalves; neto materno de Manuel António Domingues e de Ludovina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 21/1/1903 e foi batizado na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // A 14/7/1913 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «bom». // Casou a 22/1/1941, na 1.ª Conservatória do Registo Civil do Porto, com Josefa Perkoki, natural da cidade de Buenos Aires, Argentina. // Faleceu em Chaviães, Melgaço, a 24/11/1958.  

 

ALVES, Manuel José. Filho de Alfredo Alves, solteiro (*) e de Ermesinda Rosa Gonçalves, solteira (*), doméstica, natural de Fiães, moradora no lugar da Jugaria. Neto paterno de Joaquim Alves e de Maria Joaquina Alves; neto materno de Joaquim Gonçalves e de Maria Fernandes. Nasceu em Fiães a 19/12/1909 e foi batizado na igreja católica local a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Gonçalves, solteiro, e Maria Fernandes, viúva, lavradores. // Casou na igreja de Fiães a 24/2/1944 com Angelina ----------------. // Enviuvou a 19/5/1971. // Faleceu na sua terra natal a 8/9/1988. /// (*) Celebraram o casamento na igreja no dia 25/7/1910.

 

ALVES, Manuel Lourenço. Filho de José Alves e de Ana Esteves. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório, todos de Ladronqueira; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 2/8/1837 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves Vilar e Maria ---------, solteiros, de Ladronqueira. 

 

ALVES, Manuel Luís. Filho de Marcelino José Alves e de Maria Luísa de Almeida, de Portocarreiro. N.p. de Manuel António Alves e de Ana Luísa Fernandes; n.m. de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques, todos lavradores. Nasceu a 18/2/1873 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha, Ana Isabel, solteira.

 

ALVES, Manuel Maria. Filho de Manuel Alves e de Joaquina Rosa Gonçalves, de Ladronqueira. N.p. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites, da Jugaria. Nasceu a 30/11/1851 e foi batizado a 10 de Dezembro desse ano. Padrinhos: ---------- e sua irmã, Maria José Gonçalves.

 

ALVES, Manuel Maria. Filho de Ana Luísa Alves, solteira, lavradora, de Alcobaça, Fiães. Neto materno de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves. Nasceu a 22/4/1869 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, lavradeira, de Alcobaça, e São Bento. // (Foi legitimado mais tarde pelo matrimónio dos pais).   

 

ALVES, Manuel Maria. Filho de Evaristo Alves e de Albina Esteves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 238, de 25/2/1917).

 

ALVES, Manuela. // Faleceu no lugar da Congosta, viúva, a 19/7/1847, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ALVES, Maria. // Faleceu a 1/1/1839, no estado de casada com António Vaz, da Jugaria, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Fizera disposição testamentária. // Os herdeiros pagaram dois ofícios e 60 missas.  

 

ALVES, Maria. // Faleceu repentinamente, a 22/4/1843, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 24 desse mês e ano; o seu viúvo, Manuel Esteves, de Candosa, encomendou ao pároco três ofícios e quarenta missas, por sua alma.

 

ALVES, Maria. Filha de Domingos Alves e de Ana Lourenço. // Nasceu por volta de 1790. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Vila do Conde, Fiães, a 5/10/1880, com 90 anos de idade, viúva de José de Almeida, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou quatro netos.

 

ALVES, Maria. Filha de António Alves e de Maria Lourenço. Nasceu por volta de 1803. // Lavradora. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 27/4/1873, com 70 anos de idade, viúva de António Domingues. // Fizera testamento. // Deixou três filhos.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Domingas Ferreira. Nasceu por volta de 1803. // Lavradeira. // Faleceu em Fulão a 7/4/1881, com 78 anos de idade, viúva de José Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha.

 

ALVES, Maria. Filha de António Alves e de Maria Fernandes. Nasceu por volta de 1810. // Faleceu em Portocarreiro, Fiães, a 15/1/1868, com 58 anos de idade, casada com Manuel António Domingues, de Castro Laboreiro. // Deixou duas filhas.

 

ALVES, Maria. Filha de João Alves e de Rosa Esteves, lavradores. Nasceu por volta de 1813. // Faleceu em Lapela, Fiães, a 5/10/1879, com 66 anos de idade, casada com Manuel Gonçalves. Foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. Não deixou filhos, apenas sobrinhos.

 

ALVES, Maria. Filha de José Alves e de Ana Esteves. Nasceu por volta de 1814. // Lavradeira. // Faleceu em Ladronqueira, a 23/3/1874, com 60 anos de idade, viúva de Manuel Rodrigues. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel António Alves e de Maria Domingues. Nasceu em Fiães por volta de 1818. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 13/5/1890, com 72 anos de idade, viúva de Bento Martins, com os sacramentos da penitência e da eucaristia, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

ALVES, Maria. Filha de António Alves e de Maria Gonçalves, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1832. // Camponesa. // Faleceu a 3/5/1902, em sua casa de morada, sita no lugar da Jugaria, com todos os sacramentos da igreja católica, com 70 anos de idade, no estado de casada com José Luís Domingues, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.  

 

ALVES, Maria. Filha de Joaquim Alves e de Maria Fernandes. Nasceu em Fiães por volta de 1834. // Lavradeira. // Faleceu a 19/1/1903, no lugar de Ladronqueira, com todos os sacramentos da igreja católica, com 69 anos de idade, no estado de solteira, sem filhos, sem testamento, por não possuir quaisquer bens, e foi sepultada no cemitério local. 

 

ALVES, Maria. Filha de Isidoro Alves e de Domingas Pires. Nasceu por volta de 1836. // Lavradeira. // Faleceu em Assureira, Fiães, a 18/12/1874, com 38 anos de idade, casada com José Domingues. // Deixou dois filhos.

 

ALVES, Maria. Filha de Francisco de Jesus Alves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Candosa. Neta paterna de Manuel José Alves (Morgado) e de Joaquina Gonçalves; neta materna de Manuel António Domingues e de Ludovina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 8/3/1901 e foi batizada na igreja católica local a 10 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 15/9/1926 com o seu conterrâneo José Augusto Gregório, de 25 anos de idade, filho de Vitorino Gregório e de Joaquina Domingues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 10/5/1973. 

 

ALVES, Maria Albina. Filha de Pedro Bento Alves e de Isabel Marques, lavradores, de Balsada, Fiães. N.p. de Maria Rosa Alves, solteira, de Cubalhão; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz, de Balsada. Nasceu a 1/4/1861 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Madrinha: Maria Marques, solteira, lavradora, tia da batizanda, da Balsada.

 

ALVES, Maria Angélica. // Faleceu a 28/2/1839, no estado de casada com José Francisco Vaz, de Lapela, Fiães, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 1/3/1839. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // O seu viúvo pagou dois ofícios e 23 missas. 

 

ALVES, Maria Antónia. Filha de Manuel Alves e de Francisca Monteiro, moradores em Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Maria Josefa, do dito lugar; n.m. de Inácio Monteiro e de Isabel Afonso, do Vido, Castro Laboreiro. Nasceu a 10/5/1838 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua mulher, Isabel Maria Afonso, do Vido.  

 

ALVES, Maria Antónia. Filha de Manuel Alves e de Francisca Monteiro, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1848. // Camponesa. // Faleceu a 1/7/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Ladronqueira, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 56 anos de idade, no estado de viúva de José Manuel Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

ALVES, Maria Antónia. Filha de Salvador Alves e de Luísa Esteves, residentes no lugar de Assureira, Fiães. N.p. de António Alves e de Maria Luísa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça. Nasceu a 5/8/1858 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e Maria Alves, de Portelinha. 

 

ALVES, Maria Áurea. Filha de Porfírio Alves e de Madalena Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1932 (NM 165, de 18/9/1932).

 

ALVES, Maria Benedita. Filha de José Alves e de Maria Meleiro, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1837. // Camponesa. // Faleceu a 28/9/1902, em sua casa de morada, sita no lugar do Faval, com todos os sacramentos da igreja católica, com 65 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Joaquim Vaz, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.  

 

ALVES, Maria Delfina. Filha de Manuel Maria Alves, de Padrenda, Tui, e de Rosalinda Martins, de Fiães, lavradores, residentes na Congosta. N.p. de Manuel António Alves e de Ana Rosa Fernandes; n.m. de Maria Martins, solteira. Nasceu a 13/1/1870 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Maria Joaquina Alves, solteira, lavradora, tia paterna da neófita, da Cela de Baixo, Padrenda, que batizara a criança em casa com receio de que ela morresse nos primeiros dias de vida.

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de Maria Albina Alves, lavradora, solteira, residente em Balsada. N.m. de Pedro Bento Alves e de Isabel Marques. Nasceu a 15/5/1885 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna (que batizara a neta em casa, no dia do nascimento, julgando que morria) e Francisco José Alves, solteiro, lavrador, tio da neófita, ambos de Balsada. // Faleceu em Fiães a 26/4/1946. // Nota: como os seus pais, Aires Vaz, alfaiate, natural de Cubalhão, e Maria Albina Alves, lavradeira, natural de Fiães, se casaram na igreja a 10/12/1888, a criança foi perfilhada, ficando com o nome completo de Maria de Jesus Alves Vaz.

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de António Joaquim Alves e de Maria Rosa Alves, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1894. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a 29 de Novembro de 1896, com apenas dois anos de idade, e foi sepultada no cemitério local.

 

ALVES, Maria de Jesus. // Nasceu por volta de 1919. // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1932, com apenas treze anos de idade (NM 142, de 6/3/1932).

 

ALVES, Maria de Jesus. // Morou no lugar da Adedela. // Em 1949 deu à luz, na maternidade do hospital da SCMM, um menino (NM 907, de 7/8/1949).

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Alves e de Rosa Vaz, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1829. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a 5/2/1901, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel António Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de José Alves e de Maria L. Domingues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1836. // Camponesa. // Faleceu a 30/1/1911, no lugar de Pousafoles, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, no estado de viúva de Domingos Rodrigues, sem testamento, deixou uma filha, e foi sepultada no cemitério. 

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Alves e de Teresa Fernandes, lavradores. Nasceu em Fiães a 16/5/1901, no lugar da Candosa, com 65 anos de idade, no estado de casada com Manuel José Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de José Alves e de Maria Domingues, moradores em Pousafoles, Fiães. N.p. de Domingos Alves e de Maria --------------, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Benta (Esteves?), de Pousafoles. Nasceu a 31/3/1836 e foi batizada a 5 de Abril desse mesmo ano. // Faleceu a 30/1/1--- (?). 

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Alves e de Ana Fernandes, residentes no lugar da Quingosta, Fiães. N.p. de José Alves e de Jacinta Alves, de Aldeia, São Veríssimo de Deva, Jurisdição de Milmanda, Galiza; n.m. de Manuel Francisco Fernandes e de Quitéria Marques, da Quingosta. Nasceu a 10/8/1838 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Pedro Salgado, do Regueiro, Deva. 

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de José Alves e de Maria Meleiro, moradores em Pousafoles, Fiães. N.p. de Inácio Alves e de Antónia Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 13/5/1842 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. // Casou com Manuel Maria, filho do padre João Manuel Meleiro e de Rita Meleiro, seu conterrâneo. // Deve ter falecido por volta de 1920, pois nesse ano foi citado, pelo cartório do escrivão Soares, seu filho João Manuel Meleiro, ausente em parte incerta, para assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que se estava procedendo (Jornal de Melgaço n.º 1310, de 7/11/1920).       

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de José Alves e de Isabel Gonçalves, do lugar de Vila do Conde, Fiães. Neta paterna de Domingos Alves e de Ana Lourenço; neta materna de Manuel Gonçalves e de Antónia Quintela, da Jugaria. Nasceu a 16/12/1842 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Bento José de Fontes e sua mulher, Maria Joana Esteves, do Barral, Paderne.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de José Alves e de Ana Esteves, residentes em Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 7/5/1851 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves, de Ladronqueira, e Isabel Esteves, tia da neófita.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de José Alves e de Ana Esteves, residentes em Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 2/2/1853 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Ana Maria Alves, viúva, de Ladronqueira.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Alves e de Maria Gregório, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. N.p. de José Alves e de Domingas Alves; n.m. de Joaquim Gregório e de Antónia Alves. Nasceu a 20/3/1862 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Gonçalves, viúva, lavradeira, de Candosa. // Casou na igreja de Fiães a 4/11/1888 com o seu conterrâneo e parente Vitorino José Alves, de 28 anos de idade, solteiro.  

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Alves e de Maria Alves, lavradores, do lugar da Candosa. Neta paterna de Manuel Alves e de Rosa Vaz; neta materna de Francisco Alves e de Teresa Fernandes. Nasceu a 31/3/1864 e foi batizada na igreja a 4 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Caetano Henriques e sua mulher, Maria Afonso, lavradores, de Pousafoles.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Alves e de Maria Gonçalves, lavradores, do lugar de Candosa. Neta paterna de António Alves e de Maria Gonçalves; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 15/2/1865 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Joaquina Gonçalves, solteira, lavradores, da Jugaria. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 28/4/1883 com o seu conterrâneo Francisco José Vaz, de 36 anos de idade, solteiro. // Faleceu em Fiães a 2/8/1939.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Alves e de Joaquina Domingues, lavradores, da Jugaria. N.p. de Joaquim Alves e de Maria Fernandes; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Vieites. Nasceu a 2/3/1870 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua mulher, Ana Joaquina Domingues, lavradores, de Lobiô, Rouças.   

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Alves e de Mariana Esteves, lavradores. Nasceu por volta de 1891. // Faleceu no Faval a 5/1/1896, com apenas cinco anos de idade, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Maria José. Filha de Manuel José Alves e de Libânia Alves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves e de Maria Pinheiro, do dito lugar; n.m. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, de Ladronqueira. Nasceu a 12/9/1858 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e sua mulher, Maria Rosa Meixeiro, de Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia a 14/7/1882 com o seu parente e conterrâneo Manuel José Gonçalves. // Faleceu em Fiães a 14/5/1952.  

 

ALVES, Maria José. Filha de Salvador Alves e de Maria Luísa Esteves, moradores no lugar de Assureira. N.p. de António Alves e de Maria Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça. Nasceu a 12/5/1862 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Prudente Alves e sua mulher, Maria Luísa Domingues, lavradores, do lugar de Alcobaça.  

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de José Alves e de Ana Esteves. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório, todos de Ladronqueira; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 2/8/1839 e foi batizada a 11 desse mês. Padrinhos: Manuel Vaz, solteiro, e Luísa Fernandes, ambos de Ladronqueira. 

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Alves e de Maria Alves, de Alcobaça. N.p. de Manuel Alves e de Ana Gonçalves; n.m. de Francisco Alves e de Rosa Domingues. Nasceu a 2/6/1844 e foi batizada na igreja de Fiães a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua mulher, Maria Luísa Cortes (do mesmo lugar e freguesia de Lamas, «e todos os mais desta freguesia de Fiães»).

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves. Nasceu por volta de 1816. // Lavradeira. // Faleceu em Ladronqueira a 4/3/1893, casada com Manuel Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou duas filhas.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Francisco Alves e de Maria Rosa Domingues. Nasceu por volta de 1826. // Lavradeira. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 11/3/1889, com 63 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, com descendência, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Gertrudes Alves, fenalense. // Nasceu em Fiães por volta de 1830. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Lobiô, freguesia de Rouças, a 13/5/1878, ungida somente, devido a não poder receber os restantes sacramentos, com 48 anos de idade, casada com Francisco António Esteves, sem testamento, com oito filhos, e foi sepultada no cemitério particular de Rouças.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Salvador Alves e de Maria Luisa Esteves, do lugar de Assureira. Neta paterna de António José Alves e de Maria Luisa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 9/2/1850 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: São Bento e Maria Alves, tia da batizanda, de Portelinha. 

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Salvador Alves e de Maria Luísa Esteves, de Assureira (lugar meeiro, quanto ao religioso, salvo erro, com uma freguesia galega). N.p. de António José Alves e de Maria Luisa Esteves, de Portelinha, concelho de Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça. Nasceu a 17/2/1853 e foi batizada a 20 desse mês. Padrinhos: Manuel José Alves e Isabel Fernandes, das Cainheiras, Castro Laboreiro.  

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Prudente Alves e de Luísa Domingues, moradores no lugar de Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Esteves, de Monte Redondo, Galiza; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 12/4/1857 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues e sua mulher, Ana Maria Domingues, de Alcobaça. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 23/4/1888 com Manuel Durães, de 35 anos de idade, solteiro, natural de Rouças.

 

ALVES, Maria Rosa. Filho de Manuel Alves, natural de Fiães, e de Maria Teresa Alves, natural de Rouças, do lugar de Mijanços, lavradores. N.p. de Francisco Alves e de Teresa Caetana Fernandes; n.m. de Maria Ventura Alves, solteira. Nasceu em Fiães a 30/4/1860 e foi batizada na igreja a 9 de Maio desse dito ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro, casado, e Vicente José Soeiro, viúvo, lavradores, de Cristóval. // Casou na igreja de Fiães a 21/6/1893 com o seu parente e conterrâneo, António Joaquim Alves, de vinte e nove anos de idade, solteiro, lavrador.     

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Domingos José Alves, castrejo, e de Lina Teresa Esteves, fenalense, lavradores, residentes em Alcobaça. Neta paterna de Antónia Alves, solteira, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, de Alcobaça, Fiães. Nasceu a 14/6/1867 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e seu 2.º marido, João Manuel Rodrigues. // Faleceu em Fiães a 19/2/1944.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de António Alves e de Maria Rosa Vaz, lavradores. N.p. de António Alves e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Ana Vaz, todos da Jugaria. Nasceu a 1/9/1880 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José António Vaz, solteiro, lavrador, e Maria Rosa Gonçalves, viúva, da Jugaria. // Faleceu em Fiães a 19/8/1966.    

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Alves e de Marcelina Domingues, lavradores, residentes em Chã da Cancela. N.p. de Manuel José Alves e de Libânia Alves; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Alves. Nasceu a 11/6/1885 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José António Soeiro e sua mulher, Ana Alves, lavradores, de Chã de Cancela. // Casou com Manuel Joaquim Ferreira, de 21 anos de idade, fenalense, filho de Rosa Ferreira, na CRCM, a 8/7/1912. // Faleceu em Fiães a 23/1/1967.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Alves e de Ana Joaquina Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Marcelino José Alves e de Maria Luísa de Almeida; neta materna de Manuel José Marques e de Maria Rosa Domingues. Nasceu na freguesia de Fiães a 12/8/1901 e foi batizada na igreja católica a 14 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Domingues, casada, lavradeira. // Faleceu em Fiães a 13/2/1955.

 

ALVES, Maria Teresa. Filha de Maria Antónia Rodrigues, viúva. Nasceu no lugar de Lapela «então desta freguesia e agora da de Padrenda, bispado de Tui», por volta de 1819. // Faleceu no lugar de Candosa a 6/8/1894, com 75 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Pinheiro, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Fiães.  

 

ALVES, Maria Ventura. // Faleceu a 20/9/1839, no estado de casada com Domingos Esteves, de Lapela, Fiães, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os herdeiros pagaram dois ofícios e 36 missas. 

 

ALVES, Mariana. Filha de João Miguel Alves, natural de Paços (confirmar), e de Pilara (!), natural de Fiães. Nasceu em África (!) por volta de 1889. // Faleceu a 7/4/1901, no lugar de Soutomendo, Fiães, com apenas doze anos de idade, sem quaisquer sacramentos, e «foi sepultada no cemitério particular» da freguesia de Fiães.    

 

ALVES, Marinha. Filha de Joaquim Alves e de Joaquina Alves, lavradores. Neta paterna de José Alves de Matos e de Maria Pinheiro; neta materna de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves, todos do lugar de Vila do Conde, Fiães. Nasceu a 19/4/1882 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Meleiro e sua mulher, Ana Meleiro, do lugar da Corga, freguesia de Rouças.

 

ALVES, Mário Augusto. Filho de Manuel Alves, trabalhador, natural de Parada do Monte, e de Rosa Teresa Pires, jornaleira, natural de Fiães. Neto paterno de Joaquim Alves e de Maria Esteves; neto materno de José Maria Pires e de Ana Luísa Alves. Nasceu na freguesia de Fiães a 23/9/1906 e foi batizado na igreja católica local a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, soldado da Guarda-Fiscal, e sua mulher, Claudina Joaquina Neves, doméstica. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 9/3/1935 com Claudina de Carvalho.

 

ALVES, Palmira de Jesus. Filha de Francisco de Jesus Alves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 64, de 31/8/1913).

 

ALVES, Pedro Bento. Filho de Rosa Alves. Nasceu na freguesia de São Pedro de Leirado, bispado de Ourense, por volta de 1830. // Lavrador. // Faleceu em Balsada a 10/7/1894, com 64 anos de idade, casado com Isabel Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Fiães.

 

ALVES, Porfírio. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Miquelina Gregório, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neto paterno de Ana Emília Alves; neto materno de José Gregório e de Maria de Almeida. Nasceu em Fiães a 17/4/1900 e foi batizado na igreja católica a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Carvalho e Maria Carvalho, solteiros, do lugar de Adedela. // Casou na igreja de São Paio a 7/1/1946 com Adelaide da Glória Alves, sampaiense. // Morreu na Vila a 7/12/1981. // A sua viúva faleceu 6/3/2009, com cento e quatro anos de idade!

 

ALVES, Porfírio. Filho de António Alves e de Joaquina Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neto paterno de Marcelino Alves e de Maria Luísa de Almeida; neto materno de Manuel Marques (Paciência) e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a 11/2/1906 e foi batizado na igreja católica local a 18 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Domingues, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 1/8/1931 com Madalena Rosa Domingues (ver Notícias de Melgaço n.º 119, de 26/7/1931). // Morreu na sua freguesia natal a 30/9/1942. // Com geração.   

 

ALVES, Preciosa da Conceição. Filha de Manuel Alves e de Alzinda da Conceição Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1932 (NM 179, de 8/1/1933).

 

ALVES, Rosa. // Foi casada com Manuel Vaz, ferreiro, do Faval. // Faleceu a 28/4/1836 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os seus herdeiros pagaram três ofícios e 20 missas.

 

ALVES, Rosa. // Faleceu a 3/3/1849, viúva de Francisco Meleiro, de Pousafoles, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Deixou testamento. // Foram rezadas 50 missas por sua alma.

 

ALVES, Rosa. // Faleceu em Vila do Conde, Fiães, a 9/10/1849, solteira, demente, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Deixou testamento. 

 

ALVES, Rosa. // Faleceu no lugar do Fulão a 25/3/1858, no estado de viúva, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ALVES, Rosa. Filha de António José Alves e de Maria Luísa de Almeida, lavradores, naturais de Lamas de Mouro. Nasceu em Fiães por volta de 1836. // Camponesa. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Alcobaça, Fiães, a 20/3/1907, com todos os sacramentos da igreja católica, com 71 anos de idade, sem testamento, no estado de casada com Manuel Vaz, com filhos, e foi sepultada no cemitério local. 

 

ALVES, Rosa. Filha de Isidoro Alves e de Domingas Pires, moradores em Assureira, Fiães. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Rosa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Domingos Pires e de Maria Domingues, de Cubelo, Castro Laboreiro. Nasceu a 3/4/1848 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Domingues e sua mulher, Antónia Joaquina Rodrigues, de Cubelo, Castro.

 

ALVES, Rosa. Filha de António Alves e de Joaquina Marques, lavradores, residentes no lugar de Adavelha. Neta paterna de Marcelino Alves e de Maria Luísa de Almeida; neta materna de Manuel Marques (Paciência) e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a 6/3/1908 e foi batizada na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Domingues, viúva, lavradeira. // Faleceu a 7/10/1914.   

 

ALVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Alves e de Domingas Angélica Gonçalves, de Lapela. N.p. de Manuel Alves e de Quitéria Vaz; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz. Nasceu a 20/9/1843 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: São Bento e Rosa Maria Gonçalves, solteira, tia da batizanda, de Lapela.

 

ALVES, Rosa Maria. Filha de [Pedro] Bento Alves, natural de Cubalhão, e de Isabel Marques, natural de Fiães, moradores na Balsada. N.p. de Maria Luísa Alves, solteira, de Cubalhão; n.m. de Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz, de Balsada, Fiães. Nasceu a 16/2/1863 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Maria Marques, dos Casais, Paços. // Casou com Manuel Luís Domingues, natural de Cubalhão. // Faleceu em Cristóval a 28/6/1949. // Com geração.

 

ALVES, Rosa Maria. Filha de Tobias Alves, fenalense, e de Benita Gonçalves, galega. Nasceu em Fiães por volta de 1877. // Camponesa. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 10 de Julho de 1907 com o soldado da Guarda-Fiscal, Alípio António Gonçalves, de 31 anos de idade, solteiro, natural de São Paio de Melgaço. 

 

ALVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues, fenalenses, moradores no lugar de Alcobaça. Nasceu em Fiães por volta de 1879. // Camponesa. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 27/12/1905 com José Augusto Domingues, de vinte e quatro anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Castro Laboreiro. // Com geração. 

 

ALVES, Teresa de Jesus. Filho de Manuel Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Candosa. Neta paterna de Manuel José Alves e de Rosa Vaz; neta materna de Francisco José Alves e de Teresa Antónia Fernandes. Nasceu a 23/8/1872 e foi batizada pelo padre António José Afonso a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José ------------, solteiro, lavrador, e Teresa Caetana Vaz, viúva, lavradeira, ambos de Ladronqueira.

 

ALVES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel José Alves e de Marcelina Rosa de Jesus Domingues, lavradores, residentes em Chão da Cancela. Neta paterna de Manuel José Alves e de Libânia Alves; neta materna de Manuel Domingues e de Maria Alves. Nasceu em Fiães a 4/3/1899 e foi batizada na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Soeiro, viúvo, lavrador, e Teresa Rodrigues, casada, lavradeira, ambos do lugar de Chão de Cancela. // Faleceu a 1/2/1900 e foi sepultada no adro da igreja.   

 

ALVES, Tobias. Filho de José Alves e de Maria Domingues, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1829. // Casou com Benta Gonçalves. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Pousafoles a 20/7/1896, com 67 anos de idade, sem sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

ALVES, Vítor. Filho de Manuel Alves (de Baixo) e de Maria Antónia Esteves, trabalhadores rurais, residentes em Ladronqueira. Neto paterno de Manuel José Alves (de Baixo) e de Maria Alves; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Antónia Esteves. Nasceu em Fiães a 1/2/1907 e foi batizado na igreja católica local a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Artur Esteves e Maria Albina Esteves, solteiros, trabalhadores. // Faleceu a 18/12/1910. 

 

ALVES, Vitorino. Filho de Manuel Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, da Candosa. N.p. de António Alves e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Gonçalves do Rego e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 28/6/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, da Candosa, e sua mãe, Maria Joaquina Domingues, casada, lavradores.  

 

ALVES, Vitorino. Filho de Manuel Alves e de Maria Gonçalves. // Faleceu em Candosa, a 28/10/1877, com apenas um ano e meio de idade, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ALVES, Vitorino. Filho de Manuel Alves, de Lamas de Mouro, e de Maria Luísa Domingues, de Fiães, lavradores, residentes em Alcobaça. N.p. de António José Alves e de Maria Luísa de Almeida; n.m. de António Domingues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 10/5/1883 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, lavradeira, de Alcobaça, Fiães. 

 

ALVES, Vitorino. Filho de ----------- Alves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1916 com Maria Joaquina Marques (Correio de Melgaço n.º 221, de 22/10/1916).

 

ALVES, Vitorino José. Filho de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes em Candosa. N.p. de Manuel José Alves e de Rosa Vaz; n.m. de Francisco Alves e de Teresa Caetana Fernandes. Nasceu a 13/4/1860 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, da Jugaria. // Casou na igreja paroquial a 4/11/1888 com a sua conterrânea e parente Maria Joaquina Alves, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Domingos Alves e de Maria Gregório.    

 

ALVES, Vitorino José. Filho de Joaquim Alves e de Maria Alves, lavradores, de Vila do Conde. N.p. de José Alves de Mateus e de Maria Pinheiro; n.m. de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 13/3/1868 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Pires, de Lobiô, Rouças, e Joaquina Gonçalves, da Jugaria, Fiães, solteiros, lavradores. // Padreiro. // Casou na igreja de Santa Maria Madalena de Chaviães a 21/7/1892 com Maria Florinda de Araújo, de 24 anos de idade, solteira, natural de Chaviães, filha de Maria Josefa de Araújo. Testemunhas: José Maria, casado, negociante, morador no lugar da Portela do Couto, e Augusto Cândido Gonçalves, lavrador, do lugar de Quintas. // Enviuvou em 1914. // Faleceu em Chaviães a 5/8/1956. // Com geração (ver, em Chaviães, Ana Alves).

 

ALVES, Vitorino José. Filho de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neto paterno de Manuel Alves e de Ana Maria Alves; neto materno de Manuel Gonçalves e de Antónia Vieites. Nasceu a 27/5/1869 e foi batizado a 6 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: José António Vaz “Carvalheira”, e Maria Vaz, solteiros, lavradores, da Jugaria. // Camponês. // Casou na igreja de Fiães a 27/11/1893 com Rosa Alves, de vinte e sete anos de idade, solteira, camponesa, natural de Rouças, filha de Francisco José Alves e de Carlota Pereira, roucenses. Testemunhas presentes: João António da Cunha, casado, oficial de diligências, do lugar de Chão da Cancela, António Joaquim Domingues, casado, lavrador, e Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, ambos de Ladronqueira. // Faleceu em Rouças a 23/5/1944. // Com geração (ver em Rouças).  

 

ALVES, Vitorino José. Filho de José Alves e de Ana Vaz, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neto paterno de Manuel Vaz (!) e de Luísa Alves; neto materno de António Vaz e de Rosa Gonçalves. Nasceu a 20/7/1872 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, da Jugaria.

 

ALVES, Vitorino José. Filho de Manuel Alves e de Maria Antónia Esteves, lavradores, residentes em Ladronqueira. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Alves; neto materno de Francisco Esteves e de Antónia Esteves. Nasceu na freguesia de Fiães a 19/4/1897 e foi batizado na igreja católica da localidade a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, do lugar da Ladronqueira. // Faleceu a 1/10/1898 e foi sepultado no adro da igreja.

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário