sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Lamas de Mouro)
 
Por Joaquim A. Rocha



// continuação…

DOMINGUES, Belina. Filha de Joaquim Domingues e de Teresa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neta paterna de António Domingues e de Maria José Afonso, de Touça; neta materna de Domingos José Rodrigues e de Clara Pereira, todos lamacenses. Nasceu em Lamas de Mouro a 23/6/1878 e foi batizada na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: a avó materna da criança e Francisco Domingues, solteiro, lavrador, residente no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. // Tinha 31 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 11/10/1909 com João Manuel Martins, de 26 anos de idade, solteiro, camponês, natural da Peneda, Gavieira, Arcos de Valdevez, filho de Francisco António Martins e de Joaquina Rosa Domingues. Testemunhas: António Bernardo, casado, lavrador, residente no lugar da Touça, e António José Alves, casado, lavrador, residente no lugar da Igreja. // Faleceu em Lamas de Mouro a 20/9/1953. 

 

DOMINGUES, Bento. Filho de António [Domingues] “Fidalgo” e de Maria Gonçalves, lavradores, de Castro Laboreiro. // Faleceu em Alcobaça, Lamas de Mouro, a 18/3/1868, com 70 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro. // Com geração.

 

DOMINGUES, Bento. Filho de José Domingues e de Ana Maria Esteves, lavradores, lamacenses. / Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 15/3/1883, com 70 anos de idade, casado com Rosa Gregório, e foi sepultado na igreja paroquial. // Com geração.

 

DOMINGUES, Carolina. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria José Domingues, lavradores, residentes em Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Maria Fernandes, de Gavião; neta materna de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Cortes, de Alcobaça. Nasceu a 7/3/1878 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Maria Luísa Domingues, de Alcobaça. // Faleceu a 15/4/1949. // Nota: deve ser a mesma senhora (*) que a 5/3/1913, de manhã, foi agredida com uma pedra por Rosa Alves (a Portocarreira); teve de ir à Vila de Melgaço, à Farmácia Araújo, a fim de lhe colocarem um penso no ferimento. Morava no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro (Correio de Melgaço n.º 40, de 9/3/1913). /// (*) Também pode ser uma das senhoras abaixo mencionadas.

 

DOMINGUES, Carolina. Filha de António José Domingues e de Maria Joaquina Rodrigues. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Esteves; neta materna de António Rodrigues e de Antónia Domingues, todos de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 5/7/1879 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Madrinha: Maria José Rodrigues, solteira, tia materna da batizanda, do dito lugar.

 

DOMINGUES, Carolina. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Domingues, lavradores, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de Bento Domingues e de Rosa Gregório; neta materna de Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues. Nasceu a 19/8/1892 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Joaquina Domingues, lavradores, de Touça. // Faleceu na freguesia de Pico de Regalados, Vila Verde, a 15/2/1973. 

 

DOMINGUES, Casimiro. Filho de Serafim Domingues (Lourenço), natural da Gavieira, e de Rosa Teresa Pereira, natural de Lamas de Mouro, lavradores, residentes na última, no lugar da Igreja. Neto paterno de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Lourenço, da Gavieira, Arcos de Valdevez; neto materno de António Pereira e de Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 5/11/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues Lourenço e sua mulher, Maria Pinto Lourenço, camponeses, moradores no lugar de Baleiral, Gavieira, Arcos de Valdevez. 

 

DOMINGUES, Claudina. Filha de António Domingues e de Maria Domingues, moradores no lugar de Senra. Neta paterna de Francisco José Domingues e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Joaquim Domingues e de Maria Teresa Pereira. Nasceu a 21/3/1873 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Domingues, de Alcobaça. // Segundo o Jornal de Melgaço n.º 714, em 1907 estava solteira e encontrava-se em parte incerta do país; foi citada para assistir ao inventário por óbito de seu pai, António Domingues (Ferraria), morador que fora no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Era cabeça de casal Joaquim Domingues (Ferraria), casado, residente no lugar de Cima, Cubalhão. // (Melgaço, 23/9/1907. O escrivão: Amadeu Carlos José Ribeiro Lima).      

 

DOMINGUES, Clementina. Filha de António Domingues e de Clara Domingues, lavradores, de Touça. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Gregório; neta materna de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 11/8/1877 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, caixeiro (?), castrejo, e Rosa Domingues, solteira, de Touça. // Faleceu em Lamas de Mouro, no lugar de Cima, a 20/6/1934 (NM 238, de 8/7/1934). 

 

DOMINGUES, Conceição. Filha de Manuel Domingues e de Rosa Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1920 (JM 1300, de 8/8/1920). 

 

DOMINGUES, Dolores. Filha de ------------ Domingues e de ----------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Lamas de Mouro, com a professora L.G. Ralha, ficando aprovada.

 

DOMINGUES, Domingos. Filho de Carlos Domingues e de Angélica Domingues, lavradores. Nasceu no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, por volta de 1837. // Camponês. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, morava em Alcobaça, Lamas de Mouro, quando casou na igreja da sua terra a 22/9/1863, com Maria Joaquina, de 23 anos de idade, solteira, de Gavião, filha de Manuel António Pires e de Isabel Esteves. // Faleceu a 6/8/1909, em sua casa de morada, sita no lugar de Gavião, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Joaquina Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Felicidade. Filha de Manuel José Domingues e de Clara Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel Domingues (Carriço) e de Maria Gregório; neta materna de Joaquim Domingues e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 6/3/1876 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, casado, lavrador, residente em Orjaz, Cubalhão, e Clara Pereira, viúva, de Lamas de Mouro. // Faleceu em Lamas de Mouro a 29/11/1935.  

 

DOMINGUES, Felismina. Filha de José Domingues e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes no lugar de Igreja, Lamas. Neta paterna de António Domingues e de Maria José Domingues; neta materna de Luís Pereira e de Ana Gregório. Nasceu a 2/3/1890 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Madrinha: Isabel Pereira, solteira, lavradora, de Touça. // Camponesa. // Faleceu a 11/9/1909, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, apenas com o sacramento da extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Floriano de Jesus. Filho de Manuel Joaquim Domingues, natural de Castro Laboreiro, soldado da Guarda-Fiscal, e de Claudina Joaquina Neves, lavradeira, natural de São Salvador de Ramalde, diocese do Porto, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, Melgaço. Nasceu em Lamas de Mouro a 4/11/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, guarda-fiscal, e sua mulher, Maria Angélica Domingues de Barros, camponesa, moradores no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão.

 

DOMINGUES, Florinda. Filha de ------------- Domingues e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Faleceu na Vila de Melgaço a 28/12/1945. 

 

DOMINGUES, Florinda. Filha de António José Domingues e de Rosa Pires. Neta paterna de António Domingues e de Maria Rosa Alves, de Fiães; neta materna de Manuel António Pires e de Isabel Esteves. Nasceu a 16/3/1868 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pires e sua mulher, Isabel Esteves.

 

DOMINGUES, Florinda Rosa. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues, rurais, moradores em Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Domingues e de Maria Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de António Domingues e de Joaquina Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 24/5/1860 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, casado, lavrador, e Mariana Alves, casada, ambos do lugar de Cima. // Faleceu no dito lugar, a 28/4/1889, com apenas 29 anos de idade, casada com António Joaquim Bernardo, natural de Castro Laboreiro, e foi sepultada na igreja paroquial no dia seguinte. // Com geração.

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Manuel Domingues e de Maria Fernandes, residentes em Lamas de Mouro. Nasceu nesta freguesia. // Morreu às três horas da manhã de 16/7/1883, na casa de Francisco Domingues Cancela, do lugar de Cima, Lamas de Mouro, com setenta anos de idade, no estado de viúvo de Cândida Galvão, da freguesia de Vila Miel, Partido de Cáceres, Espanha, e foi sepultado na igreja. // Segundo o padre, não deixou filhos nem bens!

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Francisco José Domingues e de Domingas Domingues, de Gavião. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 10/9/1856, com Maria Rosa, filha de Manuel António Pires e de Isabel Esteves, do dito lugar.

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Joaquim Domingues e de Maria Rosa Pereira. Neto paterno de José Domingues e de Ana Maria Esteves; neto materno de António Manuel Pereira e de Ana Domingues. Nasceu a 26/5/1858 e foi batizado a (?). Padrinhos: António Pereira e sua mulher, Maria Domingues, todos de Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, Herculano. Filho de Manuel Luís Domingues e de Albina de Jesus Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 390).

 

DOMINGUES, Hermesinda. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de Bento Domingues e de Rosa Gregório; neta materna de Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 21/2/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues (Carriço), casado, e sua filha, Maria Domingues, solteira, ambos camponeses, moradores no lugar de Cima. // Casou na CRCM a 17/1/1923 com o seu conterrâneo José Joaquim Domingues, de 22 anos de idade, filho de José Domingues (Ferraria) e de Joaquina Pereira. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Lamas de Mouro: o seu marido a 28/8/1969 e ela a 15/3/1985.

 

DOMINGUES, Ilda. Filha de Manuel Domingues e de Rosa Gonçalves. Nasceu a --/--/19--. // Irmã de Oliveiros.

 

DOMINGUES, Isabel (Barreira?). // Faleceu em Lamas de Mouro a 29/9/1854, no estado de viúva, e foi sepultada na igreja a 1/10/1854. // Teve três ofícios de corpo presente. 

 

DOMINGUES, Isabel. Filha de ----------- Domingues e de ---------------------. // Faleceu no Gavião, Gave, a 17/12/1855, viúva, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Teve três ofícios de quatro padres.

 

DOMINGUES, Isabel. Filha de João Domingues e de Dominga Domingues, lavradores, de Gavião. // Lavradeira. // Faleceu a 7/10/1901, na sua casa de Gavião, Lamas de Mouro, com 70 anos de idade, no estado de viúva de João Rodrigues, e foi sepultada no adro da igreja. // Com geração.

 

DOMINGUES, Isabel. Filha de Alexandre Domingues e de Caetana Bernardo, naturais de Castro Laboreiro. // Faleceu no lugar de Cima, a 12/10/1895, com 50 anos de idade, no estado de casada com António Rodrigues, e foi sepultada na igreja de Lamas de Mouro a 14 desse mês e ano. // Com geração.

 

DOMINGUES, Isaura Augusta. // Casou a --/--/1932 com António Alves (Notícias de Melgaço 144 -?-, de 3/4/1932).

 

DOMINGUES, João (Pita). Filho de Francisco Domingues (Pita) e de Maria Antónia Gonçalves, de Portelinha, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 8/8/1859, com Maria Luísa, filha de Bento Domingues e de Isabel Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, João. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Antónia Fernandes. // Tinha 22 anos de idade, morava em Gavião, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 7/10/1873, com Maria Josefa, de 31 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Josefa Gonçalves, moradora em Lamas de Mouro. Testemunhas presentes: Domingos Domingues e Luís Pires. 

 

DOMINGUES, João. Filho de Ludovina Domingues, solteira, lavradora, residente no Gavião, Lamas de Mouro. Neto materno de Manuel Domingues e de Maria Antónia Fernandes. Nasceu a 9/2/1888 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Fernandes e Maria Rodrigues, de Gavião. // Faleceu no dito lugar a 1/3/1890, e foi sepultado na igreja a 3 desse mês.

 

DOMINGUES, João Avelino. Filho de Serafim Domingues e de Rosa Teresa Pereira, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Lourenço, da freguesia da Gavieira, Arcos de Valdevez; neto materno de António Pereira e de Maria Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 20/2/1898 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues Morgado e sua mulher Albina Domingues, camponeses, moradores no lugar de Baleiral, Gavieira. // Casou na CRCM a 7/3/1921 com Maria Rosa Domingues. // Enviuvou a 28/4/1969.  

 

DOMINGUES, João Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Maria Fernandes, lavradores. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 3/6/1869, com 70 anos de idade, casado, e foi sepultado na igreja paroquial. // Com geração.

 

DOMINGUES, Joaquim. // Faleceu a 3/3/1875, no lugar de Senra, com 53 anos de idade, no estado de casado com Marcelina Domingues, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de António Domingues e de Maria José Afonso. // Tinha 22 anos de idade quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 11/8/1872, com Teresa de Jesus, de vinte anos de idade, filha de Domingos Rodrigues e de Clara Pereira, moradora em Lamas de Mouro. 

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Joaquim Domingues e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de José Domingues e de Ana Maria Esteves; neto materno de António Manuel Pereira e de Ana Domingues. Nasceu a 12/4/1862 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Clara Pereira, solteira, lavradora.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de António Domingues e de Maria Domingues. Neto paterno de Francisco Domingues e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Joaquim Domingues e de Maria Teresa Pereira. Nasceu a 27/6/1863 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 5/7/1863. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Ana Alves, de Alcobaça. 

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Luís Domingues e de Lina Domingues, moradores em Alcobaça, Fiães. Neto paterno de António Domingues e de Maria Afonso, de Fiães; neto materno de -------- Domingues e de Maria Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu a 10/1/1865 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, de Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Maria José Domingues, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Fernandes; neto materno de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Cortes. Nasceu a 3/3/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Afonso (por procuração) e Emília Afonso.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Domingos Domingues e de Maria Joaquina Pires, lavradores, residentes em Gavião, Lamas de Mouro. Neto paterno de Carlos Domingues e de Angélica Domingues; neto materno de Manuel António Pires e de Isabel Esteves. Nasceu em Lamas a 26/4/1875 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel António Pires, lavrador, de Gavião, e Maria Ana Pires, solteira, tia do batizando. (Ver José Joaquim Domingues, nascido a 27/6/1875). // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Gavião, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 19 de Março de 1902 com a sua parente e conterrânea, Maria Afonso, de 33 anos de idade, viúva, lavradeira, natural e residente no lugar de Gavião, filha de António Afonso, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Domingues, natural de Lamas de Mouro, do citado lugar de Gavião. Testemunhas: Domingos Domingues, casado, lavrador, do dito lugar de Gavião, e José Manuel Pereira, casado, lavrador, do lugar da Touça, Lamas de Mouro.      

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Clara Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Gregório; neto materno de Joaquim Domingues e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 15/10/1877 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues e sua mulher, Maria Rosa Pires, de Orjaz, Cubalhão.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Domingues, lavradores. Neto paterno de Bento Domingues e de Rosa Gregório; neto materno de Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 14/4/1880 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Joaquina Domingues, solteira, tia materna do bebé, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Era solteiro, lavrador, quando o presbítero Armando Tito Domingues, natural da vila de Melgaço, ajudante do pároco de Lamas de Mouro, o casou na igreja da sua freguesia natal a 6/9/1906 com a sua parente e conterrânea Clementina Domingues, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Cima, filha de António Domingues e de Clara Domingues. Testemunhas: Joaquim Domingues, viúvo, lavrador, do lugar da Igreja, e Domingos Domingues, viúvo, lavrador, do lugar de Cima, ambos lugares de Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Clara Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Gregório; neto materno de Joaquim Domingues e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 5/11/1881 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando o padre João Nepomuceno Vaz o casou na igreja paroquial a 22/12/1909 com a sua parente e conterrânea Rosa Pereira, de vinte e dois anos de idade, solteira, camponesa, moradora no sobredito lugar de Cima, filha de José Pereira e de Rosa Teresa Domingues. Testemunhas: António Pereira, solteiro, camponês, morador no lugar da Igreja, e Luís Pereira, casado, lavrador, residente no lugar de Cima, ambos os lugares de Lamas de Mouro. 

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Ludovina Domingues. Neto materno de Manuel Domingues e de Maria Fernandes, todos de Gavião. Nasceu a 21/8/1886 e foi batizado na igreja de Lamas a 23 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina Domingues, do dito lugar. // Faleceu a 10/9/1886.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de ---------- Domingues e de -----------------------. Nasceu a --/--/192. // Fez exame do 2.º grau em 1937, na escola de Lamas de Mouro, ficando distinto (NM 364).

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Luís Domingues e de Maria Esteves, lavradores. Nasceu a --/--/1783. // Faleceu em Lamas de Mouro a 28/11/1869, com 86 anos de idade, viúva, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Manuel Domingues “Cancela” e de Tomásia Rodrigues. Neta paterna de João Manuel Domingues e de Maria Antónia de Barros; neta materna de Henrique Rodrigues e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 7/12/1858 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro a 12 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e sua filha, Maria.

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues, lavradores, residentes em Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Domingues e de Maria Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 23/1/1863 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua neta, Maria José Domingues. // Faleceu em Senra, Lamas de Mouro, a 28/2/1863, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues, lavradores. // Faleceu em Lamas de Mouro a 26/11/1869, com apenas cinco anos de idade, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Joaquim Domingues e de Teresa Rodrigues. Neta paterna de António Domingues e de Maria Afonso; neta materna de Domingos Rodrigues e de Clara Pereira. Nasceu a 18/5/1884 e foi batizada na igreja de Lamas nesse dia. Padrinhos: Francisco Domingues e Joaquina Pereira, todos lavradores. // Faleceu a 16/4/1885. 

 

DOMINGUES, José (Ferreiro). Filho de António Domingues, lavrador, e de Maria José Afonso, moradores no lugar de Touça. Neto paterno de José Domingues e de Ana Maria Esteves; neto materno de Manuel Afonso e de Rosa Maria Domingues. Nasceu por volta de 1837. // Tinha vinte e três anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, onde fora batizado, a 23/7/1860, com Maria Teresa, de vinte e dois anos de idade, solteira, filha de João Domingues e de Maria Antónia de Barros, lavradores, do lugar de Cima da Senra, Lamas de Mouro, neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Fernandes, e neta materna de Domingos de Barros e de Maria Gonçalves. // Foi negociante em Castro Laboreiro. // Faleceu nessa freguesia, no lugar de Covelo, a 4/2/1877, no estado de casado com a dita Maria Teresa, e foi sepultado na igreja da vila de Castro. // Com geração.    

 

DOMINGUES, José. Filho de Bento Domingues e de Rosa Gregório, lavradores. Nasceu por volta de 1849. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 9/11/1869, com 20 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja. 

 

DOMINGUES, José. Filho de António Domingues e de Maria Domingues. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 25/6/1884, com Joaquina, de 27 anos de idade, solteira, filha de Luís Pereira e de Ana Gregório.

 

DOMINGUES, José. Filho de Joaquim Domingues e de Maria Rosa Pereira. Neto paterno de José Domingues e de Ana Maria Esteves; neto materno de António Manuel Pereira e de Ana Domingues. Nasceu a 14/9/1855 e foi batizado na igreja de Lamas a 16 desse mês. Madrinha: Clara Pereira.

 

DOMINGUES, José. Filho de António Domingues e de Maria Luísa Cortes, de Alcobaça. Neto paterno de Luís Domingues e de Maria Esteves; neto materno de Ana Gonçalves. Nasceu a 3/12/1855 e foi batizado na igreja de Lamas a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Fernandes e sua mulher, Joaquina Domingues, de Gavião, Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, José. Filho de António Domingues e de Maria Domingues, de Alcobaça. Neto paterno de José Domingues e de Maria Teresa Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues “Caneja” e de Joaquina Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 10/9/1858 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro. Padrinhos: o seu avô materno e a sua avó materna.

 

DOMINGUES, José. Filho de António Domingues e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Senra. Neto paterno de Francisco Domingues e de Maria Rosa Domingues; neto materno de António Domingues e de Maria Teresa Pereira. Nasceu a 6/4/1861 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Domingues, solteira, lavradora, residente no lugar da Igreja, Lamas. (Era o segundo filho do casal).

 

DOMINGUES, José. Filho de José Domingues e de Maria Rosa Pires. Neto paterno de António Domingues e de Maria Alves; neto materno de Isabel Esteves e de Manuel António Pires. Nasceu a 6/6/1873 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pires e Mariana Pires.   

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel Domingues e de Rosa Gonçalves. Nasceu a --/--/19--. // Irmão de Oliveiros. // Nota: deve ser o mesmo senhor que fez exame do ensino primário em 1938, na escola de Lamas de Mouro, com a professora L.G. Ralha, ficando aprovado (NM 411).   

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel Domingues e de Josefina Gonçalves. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 190, de 9/4/1933).
 
 

DOMINGUES, José (Professor Doutor). Filho legítimo de Oliveiros Domingues e de ------------------------------. Nasceu em Lamas de Mouro a 27/8/1969. // Tirou o Curso de Direito e fez o Doutoramento em História do Direito Medieval. // Juntamente com o Dr. Américo Rodrigues, castrejo, fundou o Núcleo de Estudos de Castro Laboreiro. // Colaborou, com alguma regularidade, e com artigos de grande interesse, no Boletim Cultural da Câmara Municipal de Melgaço. // No ano letivo 2008/2009 foi contratado para lecionar na Universidade Lusíada, sita na cidade do Porto. // Teve um ginásio em Braga, mas trespassou-o em 2009 por se tornar incompatível com a sua profissão de professor universitário. // Tem alguns livros publicados, entre os quais "Os Limites da Freguesia de Lamas de Mouro e os Caminhos da (In) Justiça", obra que exigiu imensa investigação e talento.        

 

DOMINGUES, José Albano. Filho de ------------- Domingues e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Foi ele que declarou, em 1954, no Posto do Registo Civil de Castro Laboreiro, o óbito de Albina Esteves, natural de Parada do Monte, casada com António da Cruz Domingues, de Lamas de Mouro, todos domiciliados no lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Rosa Domingues, sua conterrânea; em 1992 residiam no lugar de Cima (VM 969).  

 

DOMINGUES, José António. Filho de António Domingues e de Maria Rosa Alves. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, morava no lugar de Alcobaça, Fiães, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 11/8/1864, com Maria Rosa, de 30 anos de idade, solteira, de Gavião, Lamas de Mouro, filha de Manuel António Pires e de Isabel Esteves.

 

DOMINGUES, José Augusto. Filho de ---------- Domingues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou com --------------------------------------. // Foi negociante em Alcobaça, Lamas de Mouro. // Ele e seu cunhado, Vitorino Alves, passaram a dormir na loja, visto que os gatunos andavam a roubá-la. A 22/11/1913, pelas duas horas da manhã, ele e seu cunhado, que há dias vinham vigiando o estabelecimento, conseguiram apanhar em flagrante delito os larápios: António Afonso, solteiro, jornaleiro, natural do lugar dos Coelhos, Gave, e seu pai, Francisco Afonso. O António bebia tranquilamente aguardente de uma garrafa quando o comerciante e cunhado surgiram em cena. O mais novo conseguiu fugir, sendo preso mais tarde pela Guarda-Fiscal do posto de Alcobaça. O regedor de Lamas de Mouro, Manuel Luís Domingues, e cabos de polícias, Joaquim Domingues (Carriço) e Manuel Pereira, levaram os prisioneiros para a cadeia da Vila de Melgaço (ver Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913).   

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues, lavradores, residentes em Senra. Neto paterno de João Manuel Domingues e de Maria Antónia de Barros; neto materno de Henrique Rodrigues e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 23 (?) de Novembro de 1860 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Domingues, casado, lavrador, e Maria Antónia de Barros, casada, ambos residentes em Senra.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Domingos Domingues e de Maria Joaquina Pires, lavradores, do Gavião. Neto paterno de Carlos Domingues e de Angélica Domingues; neto materno de Manuel António Pires e de Isabel Domingues. Nasceu a 27/6/1875 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: o avô materno e sua filha, Maria Ana Pires, solteira, lavradores, residentes no Gavião. // (Ver Joaquim Domingues, nascido a 26/4/1875).

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Ludovina Domingues, solteira, camponesa, natural do lugar de Gavião, Lamas de Mouro. Neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Fernandes, do dito lugar. Nasceu a --/4/1881 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 8 de Abril desse ano. Madrinha: Maria Joaquina Domingues, do mesmo lugar, que batizara a criança em casa no dia do nascimento. // Todos lavradores. // Camponês. // Faleceu a 28/3/1911, no lugar de Gavião, sem os sacramentos da igreja católica, por ser demente, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de António Domingues e de Clara Domingues, lavradores, de Touça. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Gregório, do lugar de Cima; neto materno de António Domingues e de Maria Afonso, de Touça. Nasceu a 3/3/1883 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro nesse mesmo dia. Padrinhos: Agostinho Afonso (com procuração de António Afonso) e Isabel Maria Domingues, mulher do dito António Afonso.   

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de José Domingues (Ferraria) e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Domingues (Ferraria) e de Maria José Domingues; neto materno de Luís Pereira e de Ana Gregório. Nasceu em Lamas de Mouro a 23/7/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues (Barreira), solteiro, do lugar de Cima, e Maria Pereira, viúva, do lugar da Igreja, camponeses. // Casou na CRCM a 17/1/1928 com a sua conterrânea, Ermesinda Domingues, de 24 anos de idade, filha de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Domingues. // Faleceu na sua freguesia natal a 28/8/1969. // Nota: deve ser o mesmo senhor que em 1934 foi nomeado juiz de paz para a freguesia de Lamas de Mouro (NM 227, de 25/3/1934). Porém, lê-se no Notícias de Melgaço n.º 245, de 23/9/1934: «Por não ter tomado posse no prazo legal, foi exonerado de juiz de paz da freguesia de Lamas de Mouro o Sr. José Joaquim Domingues Ferreiro e nomeado para exercer o referido cargo o Sr. Manuel Domingues Carriço, da mesma freguesia      

 

DOMINGUES, Júlia. Filha de Manuel Domingues e de Rosa Gonçalves. Nasceu a --/--/19--. // Irmã de Oliveiros.

 

DOMINGUES, Júlia da Assunção. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Pires. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro por volta de 1914. // Casou com José Augusto Afonso, de quem ficou viúva. // Faleceu no lugar de Gramoinha, freguesia de Paderne, a 11 de Abril de 2014, com cem anos de idade, no estado de viúva, e foi sepultada no cemitério daquela freguesia de Paderne, Melgaço.  
 

DOMINGUES, Justino. Filho de António Domingues (Clemente) e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Touça. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria José Afonso; neto materno de Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a 29/3/1893 e foi batizado na igreja paroquial nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel Francisco Domingues, pároco encomendado da freguesia de Lamas de Mouro, e a mãe de Jesus Cristo. // Casou na CRCM a 11/7/1917 com Claudina Esteves. // Faleceu na freguesia de Cousso, Melgaço, a 12/11/1972.

 

DOMINGUES, Laura de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Domingues, guarda-fiscal, natural de Castro Laboreiro, e de Claudina Joaquina Neves, lavradeira, natural de São Salvador de Ramalde, diocese do Porto, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Marcelina Domingues; neta materna de Joaquim da Silva Neves e de Joaquina Rosa Duarte. Nasceu em Lamas de Mouro a 31/8/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 5 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco Fernandes, estudante e minorista, do lugar de Formarigo, Castro Laboreiro, e Laura de Jesus, solteira, camponesa, do lugar de Cima, freguesia de Cubalhão. // Casou na 1.ª Conservatória do Registo Civil do Porto a 28 de Abril de 1928 com Henrique Augusto Borges de Castro. // Enviuvou a 1 de Agosto de 1951. // Faleceu na freguesia e concelho do Barreiro a 16 de Fevereiro de 1997.    

 

DOMINGUES, Libânia. Filha de António Domingues e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de António Domingues e de Clara Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Alves. Nasceu em Lamas de Mouro a 23 de Outubro de 1908 e foi batizada na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Albino Lourenço e sua irmã, Maria Lourenço, solteiros, camponeses, moradores no lugar do Baleiral, Gavieira, Arcos de Valdevez. // Casou na CRCM a 1/9/1928 com o seu conterrâneo Virgílio Pereira, filho de Manuel Pereira e de Emília Gonçalves. // O seu marido morreu em Prado, Vila Verde, a 5 de Abril de 1967. // Ela faleceu na dita freguesia de Prado, concelho de Vila Verde, a 30/10/1994.  

 

DOMINGUES, Libânia. Filha de António Domingues, do lugar de Cima, e de Maria Alves, do lugar da Igreja, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Maria Domingues; neta materna de António José Alves e de Rosa Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 3/9/1910 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António José Alves, casado, lavrador, e sua filha Hermínia da Conceição Alves, solteira, camponesa, moradores no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Monção a 14/12/1932 com Francisco Lourenço. // Enviuvou a 25/9/2004. // Faleceu na freguesia de Sá, concelho de Monção, a 14/2/2005.   

 

DOMINGUES, Lina. Filha de António Domingues, de Fiães, e de Mariana Alves, de Lamas de Mouro, lavradores, residentes em Senra. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Mariana Afonso; neta materna de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu a 25/5/1862 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues, lavrador, e Lina Domingues. // Faleceu a 26/12/1863.

 

DOMINGUES, Ludovina Maria. Filha de Manuel Domingues e de Maria Domingues. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Fernandes; neta materna de António Domingues e de Maria Luísa Cortes. Nasceu a 13/8/1869 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua filha, Ludovina Domingues.

 

DOMINGUES, Luís. Filho de António Domingues e de Maria José Afonso. // Faleceu em Touça, Lamas de Mouro, a 19/2/1874 (ou 1875), com 25 anos de idade, no estado de casado com Maria Domingues, do lugar de Adedela, Fiães, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro.    

 

DOMINGUES, Luís. Filho de Joaquim Domingues e de Maria Rosa Pereira. Neto paterno de José Domingues e de Ana Maria Esteves; neto materno de António Manuel Pereira e de Ana Domingues. Nasceu a 26/5/1858 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro. Madrinha: Clara Pereira.

 

DOMINGUES, Luís. Filho de Maria Rosa Domingues. Neto materno de Francisco Domingues e de Isabel Domingues, de Gavião, Lamas de Mouro. Nasceu a 10/7/1864 e foi batizado na igreja de Lamas a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, do lugar da Congosta, freguesia de Fiães, e Maria Rosa Pires, do lugar do Gavião, Lamas de Mouro. // (2.º do nome). 

 

DOMINGUES, Luís. Filho de António Domingues e de Mariana Alves. Neto paterno de António Joaquim Domingues e de Mariana Afonso; neto materno de António Alves “Senra” e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu a 29/7/1864 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Domingues e sua mulher, Lina Domingues, do lugar de Alcobaça, Fiães. // (3.º do nome). // Casou na igreja de Cristóval a 29/4/1895 com Miquelina Rosa Marques, solteira, nascida na freguesia de Cristóval a 7/1/1871, filha de Manuel José Marques e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. Testemunhas: José Bernardo Domingues, casado, do dito lugar do Sobreiro, e Caetano de Abreu, solteiro, do lugar da Rua Verde de São Gregório, ambos cristovalenses. // Com geração (ver em Cristóval).  

 

DOMINGUES, Luís. Filho de Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues, lavradores, do lugar de Cima. Neto paterno de João Manuel Domingues e de Maria Antónia de Barros; neto materno de Henrique Rodrigues e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 13/4/1870 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Madrinha: a sua avó paterna. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 7/4/1895, solteiro, e foi sepultado na igreja a 9 desse mês e ano. // Teve direito a três ofícios e vinte missas.

 

DOMINGUES, Luís. Filho de António Domingues (Ferraria) e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Francisco José Domingues (Gorita) e de Rosa Domingues, de Alcobaça; neto materno de Joaquim Domingues e de Teresa Pereira, do lugar de Cima. Nasceu a 15/2/1876 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Pereira, viúvo (por procuração de Luís Manuel Pereira “Bacelar”), e sua irmã Maria Pereira, solteiros, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. 

 

DOMINGUES, Luís Manuel. Filho de António Domingues e de Mariana Afonso, de Alcobaça. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 13/7/1855, com Lina Teresa, filha de António Domingues e de Maria José Afonso. 

 

DOMINGUES, Luís Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Joaquim Domingues e de Mariana Alves; neto materno de Domingos Domingues e de Isabel Esteves. Nasceu a 19/5/1889 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Domingues e sua mãe, Mariana Alves, lavradores, do lugar de Cima. // Faleceu no dito lugar, a 20/10/1890, e foi sepultado na igreja a 22 desse mês e ano.

 

DOMINGUES, Luís Manuel. Filho de -------- Domingues e de --------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em 1938 era regente escolar no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro.

 

DOMINGUES, Manuel. // Faleceu a 8/3/1875, em Senra, com 60 anos de idade, casado com Maria Gregório, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro. // Com geração.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Francisco Domingues e de Isabel Domingues. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 9/4/1887, com 70 anos de idade, solteiro. 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de ---------------------. // Tinha 33 anos de idade, era solteiro, morava em Lamas de Mouro, onde nascera, quando casou na igreja da sua terra, a 28/2/1870, com Clara, de 27 anos de idade, filha de Joaquim Domingues e de Maria Pires.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Joaquim Domingues e de Maria Pereira, lavradores, lamamourenses. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1841. // Camponês. // Faleceu a 18/9/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjaz, freguesia de Cubalhão, com todos os sacramentos da igreja católica, com 65 anos de idade, no estado de casado com Maria Rosa Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial de Cubalhão.    

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Ana Alves, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Francisco José Domingues e de Maria Rosa Domingues; neto materno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu a 22/6/1856 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento e Rosa Alves. 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Domingues e de Mariana Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Domingues e de Mariana Afonso; neto materno de António Alves e de Maria Luísa de Almeida. Nasceu a --/3/1860 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Ana Domingues, lavradores, residentes em Alcobaça, Lamas de Mouro. (3.º filho do casal). // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 13/8/1883, com Maria Rosa, de 19 anos de idade, solteira, batizada na igreja de Castro Laboreiro, filha de Domingos Domingues e de Isabel Esteves, de Touça. // (Presidiu à cerimónia o padre Francisco António Gonçalves, encomendado de Castro Laboreiro).  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Domingos Domingues e de Isabel Esteves, lavradores, de Castro Laboreiro, residentes em Lamas de Mouro. // Faleceu em Touça, Lamas de Mouro, a 29/4/1883, com 20 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Maria José Domingues. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Fernandes; neto materno de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Cortes. Nasceu a 13/5/1867 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vaz e sua mulher, Rosa Senra.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues, de Lamas de Mouro, e de Maria Rosa Domingues, castreja, de Campelo. Neto paterno de António Domingues e de Mariana Alves, de Lamas de Mouro; neto materno de Domingos Domingues e de Isabel Esteves, de Castro Laboreiro. Nasceu a 15/5/1884 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues e Mariana Alves, lamacenses.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Augusto Domingues e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes em Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Afonso; neto materno de Domingos Alves e de Lina Teresa Esteves. Nasceu a 25/9/1892 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Justino Domingues, de Porteiro, Castro Laboreiro, e Antónia Alves, de Alcobaça, Fiães. // Faleceu a 23/10/1892, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de José Domingues (Ferraria) e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de António Domingues (Ferraria) e de Maria José Domingues; neto materno de Luís Pereira e de Ana Gregório. Nasceu em Lamas de Mouro a 19/7/1898 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Pereira, casado, e Teresa Pereira, solteira, ambos camponeses, moradores no lugar da Touça, Lamas de Mouro. // Casou na CRCM a 8/11/1920 com Maria Albina Pereira. // Ambos os cônjuges faleceram em Lamas de Mouro: a esposa a 18/6/1974 e ele a 5/2/1987.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Luís Domingues e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Domingues; neto materno de Domingos Domingues e de Isabel Esteves. Nasceu em Lamas de Mouro a 16/11/1909 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues e Ana Afonso, casados, rurais, moradores no lugar de Cima. // Casou na CRCM a 28/4/1938 com Adelaide Teixeira da Silva. // Faleceu em Chaviães a 30/7/1976.

 

DOMINGUES, Manuel António (Ferraria). Filho de António Domingues e de Maria Domingues. Neto paterno de Francisco José Domingues e de Maria Rosa Domingues, de Alcobaça; neto materno de Joaquim Domingues e de Maria Teresa Pereira. Nasceu a 4/7/1857 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e mulher, Ana Maria Domingues, de Alcobaça. // Segundo o Jornal de Melgaço n.º 714, em 1907 ele estava solteiro e encontrava-se em parte incerta do Brasil. Era citado, juntamente com Claudina Domingues (Ferraria), solteira, maior, ausente em parte incerta do reino de Portugal, para assistirem ao inventário por óbito de António Domingues (Ferraria), morador que fora no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Era cabeça de casal Joaquim Domingues (Ferraria), casado, residente no lugar de Cima, Cubalhão. // (Melgaço, 23/9/1907. O escrivão: Amadeu Carlos José Ribeiro Lima). 

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Serafim Domingues e de Rosa Pereira, lavradores, residentes no lugar de Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Lourenço, de Baleiral, Gavieira; neto materno de António Pereira e de Maria Domingues. Nasceu a 25/6/1889 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, de Baleiral, Gavieira (representado por Francisco Manuel Domingues, casado, lavrador) e Albina Domingues, solteira. // Casou com Maria, de 27 anos de idade, filha de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, sua conterrânea, a 20/12/1911. // Faleceu em Lamas de Mouro a 21/2/1968.
 
 

DOMINGUES, Manuel Augusto. Filho de António Domingues e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Domingues “Clemente” e de Maria José Afonso, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de Manuel Francisco Domingues e de Tomásia Rodrigues, de Lamas de Mouro. Nasceu a --/--/ 1891 e foi batizado a 17 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: Augusto Joaquim Domingues e Lina Domingues, solteiros, lavradores, residentes em Portelinha, Castro Laboreiro. // Faleceu a 19/5/1891, com apenas 10 dias de vida, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

DOMINGUES, Manuel do Espírito Santo. Filho de Joaquim Domingues e de Teresa de Jesus Rodrigues, lavradores. Neto paterno de António Domingues e de Maria José Afonso, de Touça; neto materno de Domingos José Rodrigues e de Clara Pereira, do lugar de Cima. Nasceu a 15/6/1881 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no lugar da Igreja, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 25/10/1909 com a sua conterrânea Maria Joaquina Pires, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Gavião, filha de Luís Pires e de Rosa Gonçalves. Testemunhas: António Bernardo e Manuel Domingues, casados, lavradores, residentes no lugar da Touça. // A sua esposa morreu em Castro Laboreiro a 29/7/1956. // Ele faleceu em Lamas de Mouro a 23 de Maio de 1969 (confirmar).  

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de João Domingues e de Maria Antónia de Barros, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1833. // Camponês. // Faleceu a 24/11/1905, em sua casa, sita no lugar de Cima, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, viúvo de Tomásia Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1841. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava na sua freguesia natal, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 7/7/1869, com Rosa Esteves, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, nascida em Parada do Monte por volta de 1844, filha de Francisco Manuel Esteves e de Maria Ana Esteves. Testemunhas presentes: José Rodrigues, solteiro, rural, e Francisco Alves, viúvo, camponês, moradores no lugar de Coto Santo, freguesia de Parada do Monte.

 

DOMINGUES, Manuel Francisco (Padre). // Em Julho de 1888 era pároco encomendado de Lamas de Mouro. // Em Janeiro de 1897 era o abade da freguesia.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Fernandes. Nasceu por volta de 1836. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, morava no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, quando casou na igreja da sua terra, a 20/8/1865, com Maria José, de 25 anos de idade, solteira, natural de Alcobaça, Lamas de Mouro, filha de António Joaquim Domingues e de Rosa Luísa Cortes. // A sua esposa deve ter falecido por volta de 1920, pois nesse ano o Juízo de Direito, cartório do escrivão Brito, citava-o, por estar ausente em parte incerta, a fim de assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que se procedia por seu (dela) óbito (Jornal de Melgaço n.º 1310, de 7/11/1920).

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de António José Domingues e de Maria Domingues, naturais e residentes no lugar de Cima. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1844. // Tinha 61 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no sobredito lugar de Cima, quando casou na igreja paroquial da sua freguesia a 4/5/1905 com Joaquina Rosa Esteves, de 40 anos de idade, solteira, camponesa, natural e moradora no lugar da Igreja, Lamas de Mouro, filha de José Esteves, natural de Castro Laboreiro, falecido antes de 1905, e de Isabel Gregório, natural de Lamas de Mouro, onde residia, no lugar da Igreja. Testemunhas: Luís Pereira, casado, lavrador, e Manuel José Alves, casado, lavrador, ambos do lugar de Cima.    

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Tomásia Rodrigues. Neto paterno de João Domingues e de Maria Antónia de Barros; neto materno de Henrique Rodrigues e de Isabel Gonçalves, todos lamacenses. Nasceu a 27/1/1858 e foi batizado na igreja de Lamas a 31 desse mês e ano. Padrinhos: o avô paterno e sua filha, Maria Domingues. 

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos Domingues e de Joaquina Pires, lavradores. Neto paterno de Carlos Domingues e de Angélica Domingues; neto materno de Manuel António Pires e de Isabel Esteves. Nasceu a 27/1/1869 e foi batizado a 1 de Fevereiro desse ano. Madrinha: Isabel Esteves. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Gavião, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 13/10/1898, com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Joaquina Rosa, de 21 anos de idade, solteira, lavradora, residente em Alcobaça, Fiães, onde nascera, filha de José Pires e de Ana Luísa Alves (já falecida), lavradores. // Faleceu a 25/11/1899, na sua casa de Gavião, casado, e foi sepultado no adro da igreja. // Deixou um filho.  

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Ludovina Domingues, solteira, do lugar de Gavião. Neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Antónia Fernandes. Nasceu em Lamas de Mouro a 31/3/1872 e foi batizado na igreja paroquial a 3 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Fernandes e Maria Joaquina Domingues. // Tinha trinta e cinco anos de idade, era solteiro, camponês, morava no lugar de Gavião, quando casou na igreja paroquial a 23/12/1907 com a sua parente e conterrânea Rosa Domingues, de vinte e nove anos de idade, solteira, camponesa, residente no sobredito lugar, filha de Domingos Domingues e de Joaquina Pires. Testemunhas: Manuel António Domingues, casado, lavrador, do lugar de Gavião, Lamas de Mouro, e António José Alves, casado, lavrador, do lugar de Carvão, freguesia de Cristóval. // Morreu no sobredito lugar de Gavião, Lamas de Mouro, a 18/10/1939. // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário