terça-feira, 8 de outubro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
 
(Freguesia de Fiães)
 
Por Joaquim A. Rocha





// continuação...


ALVES, Abílio. Filho de Adelino Alves e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Fiães a 20/6/1911 e foi batizado a 29 desse mês e ano. // Casou na igreja de Prado a 7/11/1935, com Deolinda Alves, nascida em Castro Laboreiro a 8/3/1894, filha dos “Castrejos de Cortinhas.”

 

ALVES, Adriano. Filho de Adelino Alves e de Adelaide Rodrigues. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 158, de 25/7/1915).

 

ALVES, Albina Rosa. Filha de --------- Alves e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1847. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a --/--/1912, com 65 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 19, de 13/10/1912). // Deve ser Albina Rosa Alves Morgado (ver António Domingues “Carvalheira”).  

 

ALVES, Albino. Filho de Manuel José Alves, pedreiro, de Fiães, e de Ana Rosa de Sousa, jornaleira, de Aveleda (São Salvador). // Nasceu na freguesia de Aveleda, Lousada, por volta de 1881. // Faleceu em casa de Ana Luísa Alves, de Alcobaça, Fiães, a 18/1/1884, com apenas três anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja de Fiães, Melgaço.  

 

ALVES, Alexandrina Rosa. Filha de António Augusto Alves e de Maria Rosa Vaz, lavradores, da Jugaria, Fiães. N.p. de António Alves e de Maria Gonçalves; n.m. de Ana Rosa Vaz, solteira. Nasceu a 18/7/1883 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José António Vaz (da Carvalheira), solteiro, lavrador, da Jugaria, e Miquelina Rosa Vaz, solteira, lavradora, tia da neófita, de Soutomendo de Baixo. // Casou com José Maria, de 33 anos de idade, fenalense, filho de Joaquim Gonçalves e de Maria Fernandes, na CRCM, a 30/8/1916. // Ambos faleceram em Fiães: o marido a 18/8/1920 e ela a 6/2/1965.

 

ALVES, Alfredo. Filho de Joaquim Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes em Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves de Mateus e de Maria Pinheiro; n.m. de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 21/4/1886 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Manuel Meleiro e sua mulher, Ana Meleiro, lavradores, residentes no lugar da Corga, Rouças. // Rural. // Casou na igreja de Fiães a 25/7/1910 com a sua parente e conterrânea Ermesinda Rosa Gonçalves, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Joaquim Gonçalves e de Maria Fernandes. Testemunhas presentes: José Maria Gonçalves, do lugar da Jugaria, e José Maria Domingues, do lugar de Candosa, solteiros. // Enviuvou a 13/7/1967. // Faleceu em Fiães a 5/6/1981. // Com geração.  

 

ALVES, Amélia. Filha de Manuel José Alves e de Marcelina Rosa de Jesus Domingues, lavradores. // Faleceu em Chão de Cancela a 7/3/1892, com cerca de dois meses de idade, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Ana. Filha de Manuel José Alves e de Ana Maria, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1830. // Lavradeira. // Casou com José Soeiro. // Faleceu no lugar de Chão da Cancela a 18/6/1896, com 66 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Ana da Conceição. Filha de Manuel José Alves (Morgado) e de Joaquina Gonçalves, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Manuel José Alves (Morgado) e de Ana Maria Alves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Vieites. Nasceu a 1/4/1862 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gomes e sua mulher, Ana Luísa Gonçalves, lavradores, tios da neófita, da Jugaria.

 

ALVES, Ana Emília. Filha de Joaquim Alves e de Maria Fernandes, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1838. // Camponesa. // Faleceu a 23/2/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Ladronqueira, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Ana Emília. Filha de Domingos José Alves e de Maria Gregório, lavradores, residentes em Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves e de Domingas Alves; n.m. de Joaquim Gregório e de Antónia Alves. Nasceu a 5/8/1867 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e sua irmã, Ana Emília Alves, solteiros, lavradores, da Ladronqueira.

 

ALVES, Ana Helena. Filha de Manuel Alves e de Francisca Monteiro. N.p. de Manuel Alves e de Maria Josefa Gonçalves, todos de Ladronqueira; n.m. de Inácio Monteiro e de Isabel Afonso, do Vido, Castro Laboreiro. Nasceu a 3/4/1840 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Domingues “Portela” e Helena Monteiro.

 

ALVES, Ana Luísa. Filha de Manuel António Alves e de Maria Joaquina (ou Maria Rosa) Alves, lavradores. N.p. de Manuel Alves e de Ana Gonçalves; n.m. de Francisco Alves e de Rosa Domingues. Nasceu a 8/5/1842 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, e Ana Luísa Domingues, todos de Alcobaça, Fiães. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, a 9/10/1885, casada com José Maria Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Com geração.  

 

ALVES, Ana Maria. Filha de Matias Alves e de Maria Vaz. // Lavradeira. // Faleceu em Ladronqueira, a 22/4/1874, com 70 anos de idade, viúva de Manuel Alves. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos.

 

ALVES, Ana Maria. // Faleceu em Lapela, Fiães, solteira, de menor idade, a 6/7/1843, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 8 desse mês e ano. // Teve um ofício pequeno de casa.

 

ALVES, Ana Rosa. Filha de Manuel António Alves e de Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1832. // Camponesa. // Faleceu a 2/3/1905, em sua casa de morada, sita em Soutomendo de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, com 73 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Ana Rosa. Filha de José Alves e de Maria Meleiro, residentes em Pousafoles. N.p. de Inácio Alves e de Antónia Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 11/2/1849 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. 

 

ALVES, Angélica. Filha de José Alves e de Maria Meleiro, de Pousafoles, Fiães. N.p. de Inácio Alves e de Antónia Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 14/5/1852 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Esteves e sua mulher, Angélica Alves, de Portelinha.   

 

ALVES, Angelina Teresa. Filha de Manuel José Alves e de Marcelina Rosa de Jesus Domingues, lavradores, residentes no lugar de Chão da Cancela. Neta paterna de Manuel José Alves e de Libânia Alves; neta materna de Manuel Domingues e de Maria Alves. Nasceu em Fiães a 4/4/1897 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica da localidade. Padrinhos: José Soeiro (ou Sousa), viúvo, lavrador, e Teresa Rodrigues, casada, lavradeira, ambos do Chão da Cancela. // Casou na igreja de Fiães a 24/2/1944 com o seu conterrâneo Manuel José Alves. // Faleceu na sua freguesia natal a 19/5/1971.     

 

ALVES, Angelininha (?). Filha de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves, de Ladronqueira, Fiães. N.p. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Vieites, da Jugaria. Nasceu a 5/5/1857 e foi batizada na igreja católica a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua mulher, Maria Engrácia Gonçalves, de Parada do Monte.  

 

ALVES, Antónia. // Faleceu em Vila do Conde, Fiães, viúva, a 24/12/1857, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ALVES, Antónia. Filha de Isidoro Alves e de Domingas Pires, moradores na Assureira, Fiães. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Rosa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Domingos Pires e de Maria Domingues, castrejos. Nasceu a 21/4/1845 e foi batizada a 24 desse mês. Padrinhos: Santo António e Antónia Alves, de Lapela. 

 

ALVES, Antónia. Filha de Domingos José Alves e de Lina Teresa Esteves, lavradores, ele de Castro Laboreiro e ela de Fiães. N.p. de Antónia Alves, solteira, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 27/5/1869 e foi batizada a 29 desse mês. Padrinhos: António Domingues e mulher, Luísa Domingues, lavradores, do lugar do Porteiro, Castro Laboreiro, tios paternos da neófita. // Faleceu em Fiães a 30/8/1951.

 

ALVES, António. Filho de José Alves e de Ana Esteves. // Lavrador. // Faleceu na Jugaria, a 20/6/1868, com 62 anos, casado com Maria Gonçalves. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos. 

 

ALVES, António. Filho de José Alves e de Domingas Alves, moradores no lugar de Ladronqueira. // Faleceu a 23/2/1836. Era solteiro. Foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício da irmandade. Seus pais mandaram-lhe rezar dez missas, para o seu bem d’alma.  

 

ALVES, António. Filho de Francisco Alves e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Vieites. Nasceu a 19/5/1867 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, viúvo, e sua filha, Rosa, solteira, lavradores, de Soutomendo de Baixo.

 

ALVES, António. Filho de Pedro Bento Alves, de São Pedro de Leirado, Ourense, e de Isabel Marques, de Fiães, lavradores, residentes no lugar da Balsada. N.p. de Rosa Alves, viúva; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz. Nasceu a 24/9/1869 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Maria Marques, lavradores, dos Casais, Paços. // Rural. // Casou na cidade de Santos, Brasil, com Maria de Jesus Vaz. // Faleceu em sua casa, sita no lugar de Balsada, Fiães, a 27/6/1901, sem quaisquer sacramentos, sem testamento, no estado de casado, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.  

 

ALVES, António. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Miquelina Gregório, lavradores, residentes em Ladronqueira. Neto paterno de Ana Emília Alves; neto materno de José Gregório e de Maria de Almeida. Nasceu em Fiães a 22/4/1904 e foi batizado na igreja católica local a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Carvalho, casado, artista, e Maria Carvalho, solteira, doméstica. // Casou na capela de Pousafoles a 21/12/1944 com a sua conterrânea Adelaide Domingues. // Faleceu na freguesia da Vila a 1/11/1968.    

 

ALVES, António. Filho de Adelino Alves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. Neto paterno de João Alves e de Emília Esteves; neto materno de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 8/6/1909 e foi batizado na igreja católica local a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses.

 

ALVES, António. Filho de Adelino Alves, natural de Castro Laboreiro, e de Adelino Rodrigues, natural de Lamas de Mouro, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Fiães. Neto paterno de Domingos Alves e de Ana Domingues; neto materno de José Rodrigues e de Maria Teresa Domingues. Nasceu em Fiães a 14/2/1910 e foi batizado na igreja católica de Lamas de Mouro pelo padre Matias Vaz a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Vaz, casado, camponês, morador no lugar de Alcobaça, Fiães, e Maria Rodrigues, solteira, camponesa, moradora no lugar de Gavião, Lamas de Mouro. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Monção a 4/9/1933 com Rosa Afonso. // Enviuvou a 8/2/1981. // Faleceu em Viana do Castelo a 20/8/1988.   

 

ALVES, António. Filho de ---------- Alves e de ------------------------------------------. Nasceu por volta de 1912. // Faleceu em Fiães a --/--/1913, com apenas treze meses de idade (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913).

 

ALVES, António. Filho de -------------- Alves e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Alzira Cândida Esteves. // Em 1976 o casal morava em Candosa, Fiães.

 

ALVES, António Augusto. Filho de António Alves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. N.p. de José Alves e de Ana Esteves, de Ladronqueira; n.m. de Pedro Gonçalves e de Gertrudes --------------, da Jugaria. Nasceu a 5/5/1838 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: frei António Monteiro e sua irmã, Maria Rita Monteiro, do lugar de Cavaleiros, freguesia de Rouças. // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1914, com 76 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 100, de 17/5/1914).

 

ALVES, António Caetano. Filho de Manuel José Alves e de Guilhermina Filomena Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 163, de 29/8/1915). // Faleceu em Ladronqueira a --/--/1916, com apenas cinco meses de idade (Correio de Melgaço n.º 181, de 9/1/1916).  

 

ALVES, António Joaquim. Filho de Prudente Alves e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Esteves, de Monte Redondo, Galiza; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 20/6/1861 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, e Isabel Domingues, casada, lavradores. 

 

ALVES, António Joaquim. Filho de Francisco José Alves e de Teresa Caetana Vaz, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de José Alves (…) e de Maria Rosa Pinheiro (?); n.m. de Manuel Vaz e de Maria Teresa Quintela. Nasceu a 9/8/1863 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim António, de Rouças (?), e Maria Alves, de Ladronqueira, solteiros, lavradores. // Camponês. // Casou na igreja de Fiães a 21/6/1893 com a sua conterrânea e parente, Maria Rosa Alves, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Alves, natural de Fiães, e de Maria Teresa Alves, natural de Rouças. Testemunhas presentes: António Joaquim Domingues e Francisco de Jesus Alves, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. // Faleceu em Ladronqueira, Fiães, a 30/4/1939. 

 

ALVES, António José. Filho de Isidoro Alves e de Domingas Domingues, de Alcobaça, Fiães. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Domingues; n.m. de Domingos Joaquim Domingues e de Maria Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro. Nasceu a 15/6/1853 e foi batizado a 26 desse mês. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Maria Rosa Domingues (ele representado por António José Domingues), de Alcobaça, Fiães.

 

ALVES, António José. Filho de Manuel Alves e de Joaquina Vaz, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Francisca Fernandes, do dito lugar; n.m. de António Vaz e de Rosa Gonçalves, da Jugaria. Nasceu a 23/12/1873 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha, Maria Rosa.

 

ALVES, António Vicente. Filho de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves, de Ladronqueira. N.p. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Vieites, da Jugaria. Nasceu a 20/1/1859 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves e Maria Vieites, do lugar da Eira, freguesia de Rouças.

 

ALVES, Armando António. Filho de Porfírio Alves e de Madalena Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1935 (NM 289, de 27/10/1935).

 

ALVES, Armindo. Filho de ----------- Alves e de -------------------------------------------------. Nasceu em -------------, por volta de 1923. // Morreu a --/--/2019, com 96 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/9/2019).

 

ALVES, Augusto. Filho de Francisco de Jesus Alves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Candosa. Neto paterno de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves; neto materno de Manuel Domingues e de Ludovina Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a 20/7/1908 e foi batizado na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e Ludovina Rosa Gonçalves, casados, lavradores. // Casou na CRCM a 10/8/1939 com Júlia Margarida Esteves, solteira, doméstica, natural de Cristóval. // Faleceu na freguesia de Cristóval a 1/7/1998.  

 

ALVES, Augusto. Filho de Manuel José Alves e de Guilhermina Filomena Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1913, ou 1914 (Correio de Melgaço n.º 82, de 11/1/1914).

 

ALVES, Augusto de Jesus. Filho de Vitorino José Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar de Candosa. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Alves; neto materno de Domingos José Alves e de Maria Gregório. Nasceu em Fiães a 6/1/1900 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós paternos, camponeses, do dito lugar de Candosa. // Faleceu a 14/1/1900 e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

ALVES, Augusto José. Filho de Alfredo Alves e de Ermesinda Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 189, de 5/3/1916).

 

ALVES, Belarmino. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Miquelina Gregório, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neto paterno de Ana Emília Alves; neto materno de José Gregório e de Maria de Almeida. Nasceu em Fiães a 5/5/1909 e foi batizado na igreja católica local a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Ludovina Rosa Gonçalves. // Morreu no lugar da Ladronqueira a --/--/1932 – com apenas 23 anos de idade (NM 142, de 6/3/1932). 

 

ALVES, Belina. Filha de José Alves e de Maria Meleiro. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Pousafoles a 29/6/1888, com 44 anos de idade, casada com José Joaquim Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Belina Rosa. Filha de Manuel Alves e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Candosa. N.p. de António Alves e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel José Gonçalves (do Rego) e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 9/8/1866 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha, Ana, solteira, lavradores, da Jugaria. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 2/12/1896 com o seu conterrâneo António José Gregório, de 32 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Fiães a 12/9/1927.    

 

ALVES, Carla (?). Filha de Salvador Alves e de Luísa Esteves, de Alcobaça, Fiães. N.p. de António Alves e de Maria Esteves, da Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Joaquim Esteves e de Ana Rosa Vaz, de Alcobaça. Nasceu a 12/5/1856 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e Maria Alves, de Portelinha.

 

ALVES, Clara. Filha de Isidoro Alves e de Domingas Pires, residentes em Assureira. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Rosa Domingues; n.m. de Domingos Pires e de Maria Rosa Domingues, de Covelo, Castro Laboreiro. Nasceu a 8/4/1858 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Quintela, por procuração de António Pires, e sua mulher, Maria Luísa Quintela, da Eira de Lapela, Fiães. 

 

ALVES, Clara Rosa. Filha de Francisco Alves (de Baixo) e de Maria Joaquina (ou Maria José) Gonçalves, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Vaz; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites. Nasceu a 13/7/1870 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, viúvo, e sua filha, Rosa, solteira, lavradores, de Soutomendo de Baixo. // Camponesa. // Casou com Manuel José Esteves Meleiro. // Faleceu a 7/2/1909, em sua casa de morada, sita em Soutomendo de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.  

 

ALVES, Claudina Rosa. Filha de Manuel Alves e de Francisca Monteiro, de Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Maria Josefa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Inácio Monteiro e de Isabel Afonso, do Vido, Castro Laboreiro. Nasceu a 26/4/1844 e foi batizada a 5 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: José Alves, de Ladronqueira, e Maria Gregório, de Soutomendo de Cima, solteiros.

 

ALVES, Clotilde da Glória. Filha de --------- Alves e de --------------------. Nasceu em Fiães por volta de 1900. // Casou com -------------- Domingues. // Faleceu no estado de viúva, a 14/3/1991, com 91 anos de idade, em casa de sua filha, Maria Amélia Domingues, sita no lugar da Freira, Rouças. // Mãe também de Anselmo Domingues e Manuel António Domingues. // Avó de -------. 

 

ALVES, Constantino. Filho de Francisco Alves e de Teresa Fernandes, moradores no lugar da Candosa. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório; n.m. de Manuel Fernandes e de Bernarda Esteves. Nasceu a 9/4/1843 e foi batizado pelo padre Manuel Pedro Vaz a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Maria Gonçalves, da Jugaria.  

 

ALVES, Constantino. Filho de Prudente Alves e de Luísa Domingues, lavradores, de Alcobaça. N.p. de Maria Rosa Gonçalves, solteira; n.m. de Bento Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu a 24/4/1872 e foi batizado a 5 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: São Bento e Maria Joaquina Domingues, viúva, lavradeira, de Adedela.

 

ALVES, Deolinda. Filha de António Alves e de Maria de Jesus Vaz (casaram em Santos, Brasil), proprietários, naturais de Fiães, onde agora moravam, no lugar de Balsada. Neta paterna de Pedro Bento Alves e de Isabel Marques; neta materna de Aires Vaz e de Maria Albina Alves. Nasceu na dita cidade de Santos a 20/3/1901 e foi batizada na igreja católica de Fiães, Melgaço, a 2 de Junho desse dito ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, e Maria Joaquina Vaz, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 3/2/1921 com Luís Esteves. // O seu marido morreu em Fiães a 18/5/1969. // Ela finou-se na freguesia de Cristóval a 4/7/1989. 

 

ALVES, Domingas. // Faleceu em Lapela, Fiães, a 20/1/1839, no estado de viúva, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os herdeiros pagaram dois ofícios e 22 missas. 

 

ALVES, Domingos. Filho de Manuel António Alves e de Maria Rosa Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Fiães a 10/8/1848, com Maria, filha de Manuel Domingues e de Isabel Pires, de Lapela, Fiães. Testemunhas do ato religioso: José Manuel Fernandes, mestre das primeiras letras, e Isidoro Alves, de Assureira, Fiães. // Escreveu o pároco: «os contraentes acima mencionados declararam na minha presença e das testemunhas que por fragilidade humana tiveram, antes de casar, uma menina, a qual reconheciam por sua filha  

 

ALVES, Domingos José. Filho de José Alves e de Domingas Alves, de Ladronqueira. Nasceu por volta de 1829. // Casou na igreja de Fiães a 24/10/1852, com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Maria, filha de Joaquim Gregório e de Antónia Alves, de Vila do Conde, Fiães. Testemunhas do ato religioso: Joaquim Fernandes, da Jugaria, e Gaspar Soeiro. // Faleceu no lugar de Vila do Conde a 3/9/1889, com 60 anos de idade, casado, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva finou-se a 22/11/1895.  

 

ALVES, Dorinda Rosa. Filha de Manuel Alves, trabalhador, natural de Parada do Monte, e de Rosa Teresa Pires, jornaleira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Alcobaça. Neta paterna de Joaquim Alves e de Maria Esteves; neta materna de José Maria Pires e de Ana Luísa Alves. Nasceu em Fiães a 23/12/1909 e foi batizada na igreja católica local a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso e Rosa Domingues, solteiros, camponeses. // Casou na igreja de Fiães a 19/2/1951 com Manuel Veloso, natural de Cousso.

 

ALVES, Emília Ana. Filha de Joaquim Alves e de Maria Fernandes. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório; n.m. de Manuel Fernandes e de Bernarda Esteves, todos de Ladronqueira. Nasceu a 11/4/1837 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Luísa Fernandes, tia da batizanda, e o padre Manuel Rodrigues, encomendado de Castro Laboreiro. 

 

ALVES, Emília Rosa. Filha de Francisco Alves e de Maria José Gonçalves, moradores em Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Vaz; n.m. de Manuel Gonçalves da Fonte e de Antónia Vieites. Nasceu a 6/1/1863 e foi batizada nesse dia em casa por ameaçar perigo de vida, e na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Gonçalves, tio materno da neófita, e sua mulher, Emília Rosa, lavradores, da Jugaria. // Casou na igreja de Fiães a 25/5/1896 com o seu conterrâneo José António Pinheiro, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Fiães a 6/5/1944.

 

ALVES, Engrácia. Filha de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves, de Ladronqueira. N.p. de Manuel José Alves e de Ana Maria Alves, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Vieites, da Jugaria. Nasceu a 4/3/1853 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua mulher, Maria Engrácia, de Parada do Monte, concelho de Valadares. 

 

ALVES, Ermindo Augusto. Filho de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Gregório, lavradores, residentes em Ladronqueira. Neto paterno de Manuel António Alves e de Joaquina Vaz; neto materno de José Gregório e de Maria de Almeida. Nasceu em Fiães a 28/4/1900 e foi batizado na igreja católica local a 3 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: José Manuel Domingues, casado, lavrador, e Carolina Domingues, solteira, camponesa, ambos de Ladronqueira. // Casou na CRCM a 15/1/1923 com a sua conterrânea Anésia de Almeida, de 16 anos de idade, filha de José Joaquim de Almeida e de Angelina de Jesus Marques. // Morreu na Argentina, para onde emigrara na juventude, a 12/5/1965. // A sua viúva faleceu no lugar da Barbosa, Vila de Melgaço, onde residia, a 19/3/1996. Estão ambos sepultados no cemitério municipal de Melgaço. // Pai de Manuel José; de Maria de Jesus, casada com o juiz desembargador Dr. Vítor Manuel Ribeiro Henriques; e de Angelina da Conceição (ver A Voz de Melgaço n.º 1049).    

 

ALVES, Fernando. Filho de Alcindo José Alves (Neiva), soldado da Guarda-Fiscal, natural de Rouças, e de Palmira de Jesus Vaz, doméstica, natural de Fiães. Nasceu em Fiães a 20/2/1944. // A partir dos nove anos de idade foi com seus pais residir na freguesia de Chaviães. // Depois da 4.ª classe e admissão aos liceus foi para Braga estudar, concluindo o Curso do Magistério Primário no ano de 1964. // No “Notícias de Melgaço” n.º 1585, de 30/1/1966, pode ler-se o seguinte: «A fim de cumprir o serviço militar foi mandado apresentar-se em Mafra, na E.P.I, para frequentar o Curso de Oficiais Milicianos, o professor Fernando Vaz Alves, que prestava serviço no Distrito Escolar de Braga.» // Depois de alguns meses de quartel, foi mobilizado para a Guiné-Bissau, com a patente de alferes, a 8/4/1967, onde esteve cerca de dois anos. // No regresso, casou com a sua colega professora, Fernanda Domingues, de Eiró, Rouças. // Aposentou-se em 1998. // A 5/12/1998 foi agraciado pela Câmara Municipal de Braga, onde morava há muitos anos, com a medalha de prata de mérito cultural, pela sua acção em prol do desporto escolar (ver A Voz de Melgaço n.º 1107). // Pai de Duarte Nuno (falecido a 10/12/1995, com apenas 21 anos de idade, devido a acidente de viação; frequentava o 4.º ano de Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro; os seus restos mortais jazem no cemitério da Vila de Melgaço); de Estela (nasceu em Braga em 1973 e é professora do Ensino Secundário; casada); de Fernanda e de Helena Fernanda. // Avô de ---------------.  

 

ALVES, Filomena. Filha de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Gregório, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neta paterna de Manuel António Alves e de Joaquina Vaz; neta materna de José Gregório e de Maria de Almeida. Nasceu em Fiães a 7 de Julho de 1896 e foi batizada na igreja católica local a 11 desse mês e ano. Padrinhos: os seus tios maternos, António José Gregório e Miquelina Gregório, solteiros, camponeses, do lugar de Vila do Conde. // Casou na CRCM a 7/9/1922 com José António Alves. // Enviuvou a 10/11/1970. // Faleceu na freguesia de Prado a 25/1/1989.

 

ALVES, Florência. Filha de Manuel António Alves e de Maria Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro. // Faleceu em Lapela, Fiães, a 8/9/1873, com 58 anos de idade. // Era casada com Manuel Pires, castrejo. // Não fizera testamento. // Deixou três filhos.    

 

ALVES, Florinda Rosa. Filha de Manuel José Alves, do lugar de Vila do Conde, e de Marcelina Domingues, de Ladronqueira, onde moravam, lavradores. Neta paterna de Manuel José Alves (de Mateus) e de Libânia Alves; neta materna de Manuel Domingues (da Eira) e de Maria Alves, todos rurais. Nasceu em Fiães a 23/9/1902 e foi batizada na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José António Soeiro, viúvo, e Maria Rosa Alves, solteira, lavradores, do Chão da Cancela. // Faleceu em Fiães a 4/12/1961.   

 

ALVES, Francisca. // Faleceu a 15/8/1839, viúva de João Meleiro, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os seus herdeiros pagaram três ofícios e 60 missas. 

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Alves e de Maria Gregório. // Lavrador. // Faleceu em Candosa, a 9/1/1867, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Teresa Fernandes. // Fizera testamento. // Deixou três filhos. 

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Alves e de Maria Josefa. // Faleceu em Ladronqueira, com 68 anos de idade, demente, a 28/8/1869.

 

ALVES, Francisco. Filho de Rosa Fernandes (ou Alves). Nasceu no Carvalhal, Crespos, bispado de Ourense. // Faleceu em Ladronqueira, Fiães, a 12/2/1866, com 58 anos de idade, casado com Isabel Monte Negro. // Era pobre mendigo.

 

ALVES, Francisco. Filho de José Alves e de Maria Pinheiro. Nasceu por volta de 1826. // Lavrador. // Faleceu em Ladronqueira, com 41 anos de idade, casado com Teresa Vaz, a 14/3/1867. // Não fizera testamento. // Deixou dois filhos.

 

ALVES, Francisco (de Baixo). Filho de Manuel Alves e de Rosa Vaz, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1829. // Camponês. // Faleceu a 4/5/1904, em casa de seu filho, sita no lugar da Jugaria, apenas com a extrema-unção, com 75 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado cemitério local.

 

ALVES, Francisco. Filho de Prudente Alves, de Monte Redondo, Ourense, e de Maria Luísa Domingues, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. Neto paterno de Manuel Alves e de Rosa Esteves; neto materno de Bento Domingues e de Isabel Maria Domingues. Nasceu a 15/8/1869 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, lavradeira, de Alcobaça, Lamas de Mouro.  

 

ALVES, Francisco António. Filho de Manuel Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, de Candosa. N.p. de Manuel Alves e de Rosa Vaz; n.m. de Francisco Alves e de Teresa Caetana Fernandes. Nasceu a 10/4/1862 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Alves e sua mulher, Maria Gonçalves, lavradores, de Ladronqueira. // Ficou entrevado desde a infância. // Faleceu em casa dos pais a 6/11/1884, solteiro, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

ALVES, Francisco de Jesus. Filho de Manuel José Alves (Morgado) e de Joaquina Gonçalves, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Ana Maria Alves; n.m. de Manuel Gonçalves da Fonte e de Antónia Maria Vieites. Nasceu a 16/6/1871 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José António Vaz Carvalheira, da Jugaria, e Maria Domingues, de Ladronqueira, solteiros, lavradores. // Rural. // Casou na igreja de Fiães a 24/12/1899 com a sua conterrânea Maria Joaquina Domingues, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Domingues e de Ludovina Gonçalves. Testemunhas: Vitorino Domingues, solteiro, lavrador, do lugar da Candosa, e António Joaquim da Cunha, solteiro, lavrador, do lugar de Chão da Cancela. // Faleceu em Fiães a 15/2/1952. // Pai de Jaime de Jesus e de Manuel José Alves.  

 

ALVES, Francisco José. Filho de José Alves e de Ana Esteves, moradores no lugar de Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 2/3/1850 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Alves, solteiro, de Ladronqueira, e Isabel Esteves, de Candosa. // Faleceu ainda menino. 

 

ALVES, Francisco José. Filho de Pedro Bento Alves, de São Pedro de Leirado, Ourense, e de Isabel Marques, de Fiães, lavradores, residentes em Balsada. N.p. de Rosa Alves, viúva; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz. Nasceu a 4/8/1867 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves e sua irmã, Ana Rosa Esteves, solteiros, lavradores, de Pousafoles.

 

ALVES, Gaspar. Filho de ----------------- Alves e de ----------------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou na igreja de Fiães a --/--/1917 com Maria do Carmo Fernandes (Jornal de Melgaço n.º 1163, de 23/6/1917).

 

ALVES, Helena. Filho de Manuel Alves e de Francisca Monteiro, de Ladronqueira. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Josefa Gonçalves, do dito lugar; neto materno de Inácio Monteiro e de Isabel Gonçalves, do lugar do Vido, Castro Laboreiro. Nasceu a 16/9/1848 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Maio e Helena Monteiro, tia da batizanda, castreja. // Casou com Francisco Manuel Esteves. // Com geração. // (ver Aníbal Esteves).  

 

ALVES, Hilário Augusto. Filho de ----------- Alves e de ----------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Emigrante em Besons, França. // Casou em 1993 com Virgínia Maria, natural de Paços.

 

ALVES, Hilário do Espírito Santo. Filho de Manuel José Alves e de Ludovina Rosa Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1932 (NM 141, de 28/2/1932).

 

ALVES, Isabel. Filha de Domingos Alves e de Maria Domingues, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro. // Faleceu em Pousafoles, Fiães, a 7/9/1877, com setenta e cinco anos de idade, sem testamento, no estado de casada com Manuel Afonso, e foi sepultada na igreja a 9 desse mês e ano.  

 

ALVES, Jaime de Jesus. Filho de Francisco de Jesus Alves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

ALVES, João Manuel. Filho de José Alves e de Isabel Gonçalves. N.p. de Domingos Alves e de Ana Lourenço, todos de Vila do Conde; n.m. de Manuel Gonçalves e de Antónia Quintela, da Jugaria. Nasceu a 17/7/1837 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Araújo, solteiro, do lugar da Jugaria, e --------------------------.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel Alves e de Maria Gregório. // Lavrador. // Faleceu em Ladronqueira, a 14/10/1875, com 78 anos de idade, viúvo de Maria (Fernandes?). // Não fizera testamento. // Deixou três filhos.

 

ALVES, Joaquim. Filho de José Alves (de Mateus) e de Maria Pinheiro. Nasceu por volta de 1832. // Lavrador. // Faleceu em Vila do Conde a 17/5/1894, com cerca de 62 anos de idade, casado com Maria Joaquina Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Francisco Alves e de Teresa Fernandes, moradores no lugar de Candosa. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório; n.m. de Manuel Fernandes e de Bernarda Esteves, de Ladronqueira. Nasceu a 29/7/1839 e foi batizado a 5 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: o padre Manuel Fernandes e sua criada, Benta Rodrigues, da Granja, Cristóval. // Faleceu em Março de 1858 em Escalhão (Figueira de Castelo Rodrigo) «como consta duma certidão do reitor daquela terra, José António Guerra», como escreveu o pároco de Fiães. 

 

ALVES, Joaquim. Filho de José Alves e de Ana Esteves, residentes em Ladronqueira. N.p. de Manuel Alves e de Maria Gregório, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 29/1/1859 e foi batizado a 6 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: Joaquim Alves (com procuração de Manuel Lourenço, irmão do batizando) e Ana Alves, solteira.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel José Alves e de Maria Alves, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1866. // Lavrador. // Tinha 42 anos de idade, estava solteiro, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 1/2/1908 com a sua conterrânea Delfina Gonçalves, de 26 anos de idade, solteira, jornaleira, filha de José Joaquim Gonçalves e de Ana Fernandes, fenalenses. Testemunhas presentes: Vitorino Domingues, do lugar da Candosa, e Manuel do Espírito Santo Esteves, de Landroqueira, ambos da freguesia de Fiães.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Bento Alves e de Isabel Marques, lavradores, de Balsada. N.p. de Maria Rosa Alves; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz. Nasceu a 4/3/1874 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues, solteiro, e sua mãe, Luísa Esteves, da Quingosta. 

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel José Alves, pedreiro, natural de Fiães, e de Ana Rosa de Sousa, jornaleira, natural de Aveleda, Lousada. Nasceu na freguesia de Aveleda (São Salvador), Lousada, por volta de 1878. // Faleceu em casa de Ana Luísa Alves, de Alcobaça, Fiães, a 15/8/1885, com apenas sete anos de idade, e foi sepultado na igreja local.  

 

ALVES, Joaquina. Filha de Teresa Alves. Nasceu por volta de 1808. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 5/12/1891, com 83 anos de idade, solteira, só com a extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Joaquina. Filha de Manuel Alves e de Domingas Ferreira. // Lavradeira. // Faleceu na Congosta, Fiães, a 14/10/1879, com 58 anos de idade, viúva de Joaquim Marques, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha.

 

ALVES, Joaquina. Filha de José Alves e de Maria Meleiro, de Pousafoles. N.p. de Inácio Alves e de Antónia Pires, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 9/3/1845 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. 

                                                                                                         

ALVES, Joaquina. Filha de Isidoro Alves e de Domingas Pires. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Rosa Domingues; n.m. de Domingos Pires e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 30/4/1850 e foi batizada a 5 de Maio desse dito ano. Padrinhos: São Bento e Antónia Alves, do lugar de Lapela.

 

ALVES, Joaquina. Filha de Manuel Alves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, da Candosa. N.p. de António Alves e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de (?). Nasceu a 21/10/1869 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto Alves e Maria Joaquina Alves, solteiros, lavradores, tios paternos, de Ladronqueira.

 

ALVES, Joaquina Rosa. Filha de Francisco Alves e de Maria José Gonçalves da Fonte, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Manuel José Alves e de Rosa Vaz; n.m. de Manuel Gonçalves da Fonte e de Antónia Maria Vieites. Nasceu a 24/7/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, da Jugaria.

 

ALVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel João Alves e de Joaquina Domingues, lavradores, da Jugaria. N.p. de Joaquim Alves e de Maria Fernandes, de Ladronqueira; n.m. de Francisco Domingues e de Maria José (Rentes?), da Jugaria. Nasceu a 11/3/1875 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua mulher, Ana Domingues, de Lobiô, Rouças. // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1915, com 40 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).  
 
// continua…
 
 
 
 

 
 

 

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário