quinta-feira, 1 de março de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha






CASA DO BARRAL

PINHEIRO, Inácio Sampaio. // Descendente de Leonor Pais Pinheiro e de Álvaro Domingues, moradores que foram no lugar da Rasa, São Paio de Melgaço. Nasceu no século XVIII. // Foi capitão de infantaria auxiliar e provedor da SCMM em 1768. // A 26/2/17— mandou lavrar ao tabelião Luís Manuel de Sousa uma escritura para vincular em morgado a Casa do Barral, com a validade de capela imposta em bens no valor de onze mil cruzados, cuja escritura não resultou. 
 

CASA DA BICA
 

     Pequena habitação para turismo rural, sita no lugar de Pias, freguesia da Gave, Melgaço. Proprietário: Agostinho Alves.

         CASA DE BRAGANÇA
 

     Afonso, filho ilegítimo do rei João I e de Inês Pires, casou em 1401 com Brites, filha única de Nunes Álvares Pereira e de Leonor de Alvim. O rei deu-lhes como dote o condado de Barcelos e mais tarde o título de Duques de Bragança. A Vila de Melgaço, com seus termos, pertenceu a esta ilustre Casa, que foi uma das mais ricas do país. O 8.º duque de Bragança, João IV, foi rei de Portugal de 1640 a 1656.         


CASA DO CAMPO

 
     Ficava no lugar de Barro (ou Bairro) Grande, freguesia de Penso, Melgaço, e no século XIX eram seus proprietários Domingos Alves e sua mulher, Maria Luísa Álvares de Magalhães.

CASA DA CORDEIRA

 
     Sita na freguesia de Rouças, concelho de Melgaço. / Nesta Casa nasceu provavelmente o pai do poeta António Feijó. / O seu vínculo de Morgadio foi criado a 19/6/1634 por João de Sousa e Castro (filho e herdeiro de Lopo de Castro, o Moço), e sua mulher, Catarina da Nóboa, fidalga galega. A Casa e Quinta da Cordeira, foi vendida a 27/3/1893 por Júlio Augusto de Castro Feijó, coronel de infantaria, viúvo, residente em Penafiel, a Manuel Pires e sua esposa, Maria Joaquina Cerdeira, do Rio do Porto, Melgaço, por 2.030$000 réis (o dito oficial também era dono do Morgado da Boavista, Rouças). // Os descendentes desta família venderam a Casa e Quinta, entre 1956 e 1958, a Abel Alves “Chimpa”, castrejo, a morar em Braga (ver “Padre Júlio Vaz Apresenta Mário”, p.p. 144 e 145).    


========================================================================

VENDA DE LIVROS



DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO, I                                             10 euros
DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO, II                                            10 euros
LINA, FILHA DE PÃ (romance)                                                              9 euros
OS MEUS SONETOS                                                                                 8 euros
OS NOVOS LUSÍADAS                                                                            10 euros
                                                                                                                                                                                                                                              

       A estes preços acrescentar-se-á os custos de envio através do correio, cerca de cinco euros para Portugal continental; o pagamento será efetuado através de transferência bancária. Os pedidos devem ser feitos através do seguinte email: joaquim.a.rocha@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário